Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Porto Alegre recebe novo lote de vacinas antigripais para cumprir meta do MS

Três dos cinco grupos prioritários ainda não foram imunizados. Campanha segue até que estoque de doses esteja esgotado

O não cumprimento da meta de imunização de pelo menos 80% de todos os públicos priorizados na edição 2012 da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, fez com que Porto Alegre recebesse do Ministério da Saúde (MS) um novo lote de doses. Com carregamento, os Postos de Saúde irão vacinar até que o estoque termine.

Até o momento, o objetivo foi alcançado apenas entre os trabalhadores de saúde e indígenas. A preocupação maior é com crianças de seis meses a 2 anos, idosos e gestantes.

Aberta dia 5 de maio, a campanha se encerraria inicialmente em primeiro de junho, mas foi prorrogada até o dia 13. Foram 21.446 crianças (o equivalente a 76,60% da meta), 9.305 gestantes (66,47%) e 157.852 idosos com 60 anos ou mais (74,50%). Na soma de todos os grupos, no entanto, o percentual sobe para 83%.

Neste ano, Porto Alegre teve até agora seis casos confirmados de gripe A um deles com óbito de uma criança de 2 anos, não vacinada e sem comorbidade (quando não há outras doenças). A criança era moradora de área de invasão. Passou por atendimento de emergência no último dia 19 e foi internada com sinais de trauma físico, prostração e problemas respiratórios. O quadro evoluiu desfavoravelmente e ela faleceu dia 25.

Quem recebe a vacina fica protegido contra os três principais vírus de Influenza que circularam no Hemisfério Sul em 2011, entre eles o H1N1, causador da gripe A. Com a chegada do inverno, a proteção é importante especialmente para os idosos que, depois de vacinados, segundo levantamento do Ministério da Saúde, têm 60% menos chances de complicações graves e risco de morte reduzido em 80%. A imunização também diminui de 30% a 70% as hospitalizações por pneumonia.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário