Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bactérias da boca podem causar doenças no organismo

O que doenças como osteoporose, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e até parto prematuro têm a ver com a boca? Muita coisa.
 
De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, as placas dentárias podem aumentar em até 80% o risco dessas doenças.
 
Isso ocorre porque a bactérias alojadas na gengiva se deslocam pelo organismo e se instalam em determinados órgãos prejudicando seu funcionamento.
 
Fonte R7

Queima do diesel pode causar câncer

Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde constatou que a fumaça da queima do óleo diesel contém substâncias cancerígenas.
 
O órgão alerta que é preciso adotar os mesmos alertas contra o fumo passivo. De acordo com o estudo, muitos casos de câncer de pulmão podem estar relacionados com à queima de diesel.
 
A fumaça afeta pedestres, tripulação de navios e até mesmo trabalhadores que operam maquinaria pesada.
 
Ainda segundo a OMS, além de atingir o pulmão, os gases emitidos com a queima de diesel também podem causar tumores na bexiga.
 
A poluição pode acelerar perdas cognitivas em mulheres entre 70 e 80 anos elevando os riscos de diabetes, AVC, anemia e outras doenças do sistema respiratório e circulatório.
 
Fonte R7

Coquetel de bactérias elimina patógeno causador de infecções hospitalares graves

Testes com ratos mostram que mistura de seis espécies de bactérias suprime C. difficile e reduz uso excessivo de antibióticos
 
Cientistas do Reino Unido desenvolveram um coquetel de bactérias capaz de eliminar infecções causadas pelo patógeno Clostridium difficile. O trabalho deve ter um impacto significativo no controle e no tratamento de infecções hospitalares graves no futuro.
 
O líder da pesquisa Trevor Lawley e seus colegas do Wellcome Trust Sanger Institute analisaram uma estirpe de C. difficile, conhecida como O27, que estabelece uma infecção persistente e contagiosa que é muito difícil de tratar com antibióticos.
 
C. difficile pode causar inchaço, diarreia, dor abdominal e é um fator que contribuiu para mais de 2 mil mortes no Reino Unido em 2011. A bactéria vive naturalmente no corpo de algumas pessoas onde outras bactérias intestinais suprimem e evitam sua propagação. Se uma pessoa é tratada com antibiótico, as bactérias naturais do corpo podem ser destruídas e o intestino pode se tornar invadida por C. difficile. A cepa agressiva de C. diff analisada no estudo tem sido responsável por epidemias na Europa, América do Norte e Austrália.
 
Utilizando modelos de ratos, os pesquisadores descobriram seis bactérias naturais que eliminam esta estirpe altamente contagiosa de C. diff. Três das bactérias não haviam sido descritas antes.
 
"Tratamos camundongos infectados com esta forma persistente de C. diff com uma série de antibióticos, mas eles sempre recaíram a um alto nível de contágio. Em seguida, tentamos tratar os animais com transplante fecal, fezes homogeneizadas a partir de um rato saudável contendo as bactérias. Esta abordagem suprimiu a doença rapidamente e de forma eficaz, sem recorrência, na grande maioria dos casos", afirma Lawley.
 
Segundo os pesquisadores, a combinação de seis espécies de bactérias suprimiu de forma eficaz C. difficile em camundongos, restaurando a diversidade bacteriana do intestino. "Nossos resultados abrem o caminho para reduzir o uso excessivo de tratamento antibiótico e aproveitar o potencial natural de comunidades microbianas para o tratamento de infecção por C. difficile e outras doenças potencialmente associadas aos desequilíbrios microbianos", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Scanners de segurança de aeroportos podem danificar bombas de insulina

Exposição a equipamentos causa danos eletromagnéticos em aparelhos usados por diabéticos para a gestão da doença
 
Pesquisa publicada na revista Diabetes Technology & Therapeutics revela que scanners de corpo inteiro ou de raios-X usados para garantir a segurança de aeroportos podem alterar o funcionamento de equipamentos usados por diabético como a bomba de insulina e dispositivos de monitoramento contínuo da glicose.
 
O estudo sugere que as pessoas com diabetes podem apresentar uma declaração do próprio médico para evitar possíveis danos causados pela exposição a equipamentos de imagem nos aeroportos.
 
Quando uma bomba de insulina ou outro dispositivo de monitoramento contínuo de glicose é passado através de um scanner de corpo inteiro ou de raios-X, ou outro equipamento de imagem, existe o risco de que o motor possa apresentar defeitos eletromagnéticos.
 
Há pouca pesquisa publicada sobre o impacto da tecnologia de imagem sobre dispositivos usados por diabéticos, embora os fabricantes tenham realizado inúmeros testes relacionados em seus produtos e ofereçam recomendações a respeito de que tipo de equipamento pode causar interferências.
 
Algumas fabricantes afirmam que os dispositivos podem passar com segurança através de detectores de metal, mas que devem ser removido ao se passar por um scanner corporal de aeroporto.
 
Segundo algumas empresas, se uma pessoa optar por passar através de um scanner de corpo inteiro, deve remover a bomba de insulina e o dispositivo de monitoramento de glicose e não enviar os dispositivos através da máquina de raios-X.
 
"Dado o aumento do uso de dispositivos como a bomba de insulina, não só nos EUA, mas em todo o mundo, com centenas de milhares de pessoas que utilizam esta tecnologia, parece fundamental que mais pesquisas sejam financiadas para entender melhor e potencialmente reparar esse problema", afirma Irl Hirsch, editor sênior da Diabetes Technology & Therapeutics e professor da Universidade de Washington, nos EUA.

 
Fonte isaude.net

Proteína necessária para lactação suprime metástase do câncer de mama

Pesquisa fornece novos caminhos para melhorar tratamento e diagnóstico da doença e de outros cânceres
 
Cientistas da Universidade de Buffalo, nos EUA, descobriram que uma proteína necessária para a lactação em mamíferos é capaz de suprimir tumores e metástases no câncer de mama.
 
Resultados fornecem novos caminhos para melhorar o tratamento e o diagnóstico da doença e, possivelmente, câncer de outros órgãos também.
 
"Este é o primeiro relatório a confirmar que essa proteína, chamada Elf5, age como supressor de tumor no câncer de mama", afirma o autor da pesquisa Satrajit Sinha.
 
Em circunstâncias normais, Elf5 é um fator de transcrição que controla os genes que permitem a produção de leite. Mas quando os pesquisadores usaram camundongos em que Elf5 foi removido, eles encontraram mais do que apenas uma incapacidade de produzir leite. Eles descobriram que as células epiteliais das glândulas mamárias também se tornaram mais mesenquimais, ou seja, mais como células estaminais, um anúncio precoce do câncer.
 
"Nós descobrimos que quando os níveis de Elf5 estão baixos ou são inexistentes, as células epiteliais tornam-se mais como células-tronco, transformando-se em células mesenquimais, mudando sua forma e aparência e migrando para outras partes do corpo. É assim que o câncer se espalha", explica Sinha.
 
Segundo os pesquisadores, Elf5 mantém as células normais da mama em sua forma atual e restringe sua circulação. Eles notaram que a proteína consegue isso suprimindo a transição epitelial-mesenquimal diretamente por meio da repressão da transcrição do Snail2, um regulador de células-tronco mamárias.
 
Elf5 mantém Snail2 reprimido, mas uma vez que eliminamos Elf5, então não há nada para reprimir a ação do regulados de células-tronco.
 
"Parece que a perda de Elf5 é um evento inicial do câncer de mama, por isso também pode ser uma importante ferramenta de diagnóstico. Nós queremos saber, como a perda de Elf5 ocorre e poderíamos usar essa falta como uma ferramenta de diagnóstico confiável", afirma Sinha.
 
 
Fonte isaude.net

Identificado primeiro gene envolvido na perda auditiva relacionada à idade

Descoberta vai permitir criar medidas de prevenção eficazes para pessoas em maior risco de desenvolver a condição
 
Pesquisadores da Universidade do Sul da Florida, nos EUA, identificaram o primeiro biomarcador genético ligado à perda de audição relacionada ao envelhecimento, ou presbiacusia.
 
O estudo revela que a mutação genética em pessoas que sofrem perda de audição na velhice está ligada a habilidades de fala de processamento em pessoas mais velhas.
 
Em colaboração com o House Ear Institute, em Los Angeles, os pesquisadores descobriram um gene que produz uma proteína-chave no ouvido interno chamada receptor de glutamato metabotrópicos 7 (GRM7). A proteína GRM7 está intimamente envolvida na conversão de som para o código do sistema nervoso, na cóclea, que é então enviado para as partes do cérebro utilizadas para processamento da audição e da fala.
 
Depois de identificado o gene, os pesquisadores acreditam que as pessoas podem ser testadas e prescritas com medidas de prevenção mais cedo na vida, como evitar ruídos altos, usar protetores de ouvido e evitar certos medicamentos conhecidos por danificar a audição, a fim de proteger essa capacidade.
 
O estudo envolveu 687 pessoas que passaram três horas de extensa análise das suas capacidades de audição, incluindo análises genéticas e testes de processamento da fala.
 
"Esse gene é o primeiro biomarcador genético identificado para perda auditiva relacionada à idade, ou seja, se uma pessoa tem determinadas configurações deste gene, ela sabe que provavelmente vai perder a audição mais rápido do que outra que tem outra configuração", afirma o pesquisador Robert Frisina Jr.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo sugere que a causa da presbiacusia é uma combinação de múltiplos fatores ambientais e genéticos.
 
Curiosamente, eles notaram que a mutação do gene trabalha de forma diferente nas mulheres e nos homens. Enquanto a variação teve um impacto negativo para os homens, fez o oposto para as mulheres, que realmente tinham melhor audição.

 
 
Fonte isaude.net

Açaí não é indicado para tratar desnutrição de pacientes com câncer

Pesquisa da USP investigou efeitos da fruta no trato da caquexia, uma inflamação crônica que leva a perda excessiva de peso
 
Estudos feitos no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) têm ajudado a esclarecer aspectos associados ao câncer, principalmente com relação a suplementação do açaí para tratar desnutrição de pacientes com a doença. Pesquisa mostra que a suplementação com composto de açaí pode funcionar como antiinflamatório, mas causa aumento significativo da massa tumoral.
 
A constatação faze parte de pesquisas conduzidas pela professora associada do ICB, Marília Seelaender, que busca caracterizar a caquexia associada ao câncer, que consiste em uma inflamação crônica dos órgãos levando a desnutrição e perda excessiva de peso. A pesquisadora investigou a suplementação com açaí em casos de caquexia em seu mais recente trabalho científico concluído a respeito do tema.
 
" A caquexia se manifesta em 80% dos casos terminais e é responsável pela morte de mais de 20% dos pacientes com câncer. Ainda assim, é tratada por meio da reposição calórica, a qual tem se revelado completamente inócua" , disse Seelaender.
 
Muito além de uma dieta de calorias o que, segundo ela, é a recomendação mais comum para atenuar a caquexia , a pesquisa propôs analisar o efeito desse alimento em uma dieta de longo prazo, visando à modulação da expressão gênica pelo nutriente da fruta.
 
Sabe-se que o açaí tem propriedades antiinflamatórias em sua composição natural. No entanto, os estudos feitos no ICB verificaram que, em bebidas comerciais, com a adição de xarope de glicose, os ganhos metabólicos dos nutrientes são eliminados.
 
" Essa constatação foi feita na primeira fase do projeto, quando testamos bebidas de açaí encontradas em supermercados na suplementação de ratos sadios. Pudemos notar início de esteatose ou fígado gorduroso , redução de enzimas ligadas ao metabolismo da glicose e aumento de peso e adiposidade" , destacou Seelaender.
 
Na segunda etapa da pesquisa, o xarope de glicose foi substituído por mel orgânico, que tem propriedades antiproliferativas. " Dessa vez, comprovamos que, tanto nos animais sadios como nos que portavam tumor, a ingestão desse suco finalmente fez com que a propriedade antiinflamatória do açaí se manifestasse" , disse Seelaender.

Aumento tumoral
Outra propriedade do açaí, ainda mais conhecida do que a antiinflamatória, é a antioxidante. Seelaender e equipe procuraram verificar se a suplementação com suco de açaí e mel resultava na redução do estresse oxidativo relacionado à caquexia.
 
" A ingestão desse composto diminuiu a concentração de malondialdeído que é um elemento pró-oxidante apenas em ratos sadios. Além disso, em animais doentes, ela causou um aumento significativo da massa tumoral" , disse.
 
O resultado é que, embora os nutrientes do açaí tragam melhorias em relação ao perfil antiinflamatório do organismo, eles não são eficientes no combate ao estresse oxidativo e ainda podem resultar no crescimento do tumor.
 
" Por conta disso, não indicamos a suplementação com açaí para o tratamento da caquexia associada ao câncer" , advertiu Seelaender, que, atualmente, realiza testes em humanos, para analisar as consequências da prática de exercícios físicos no combate a esse sintoma.
 
Segundo a pesquisadora, essa relação já havia sido estudada em ratos com resultados surpreendentes. " Todos os sintomas da caquexia foram contrabalançados pela atividade física regular e, em humanos, já temos notado inclusive uma diminuição da massa tumoral" , disse.

Com informações da Fapesp
 
Fonte isaude.net

Molécula perturba processos vitais para sobrevivência de parasita da malária

Técnica interfere em fase importante do ciclo de crescimento do Plasmodium e mata até estirpes resistentes a medicamentos
 
Cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, descobriram uma maneira de matar rapidamente o parasita Plasmodium falciparum causador da malária e erradicar a doença.
 
O novo tratamento utiliza moléculas que interferem com uma fase importante do ciclo de crescimento do parasita e aproveita este efeito para matá-los.
 
Segundo os pesquisadores, o impacto é tão agudo que matou 90% dos parasitas em apenas três horas e eliminou todos os patógenos em amostras de laboratório dentro de 12 horas.
 
"Plasmodium falciparum causa de 90% das mortes por malária, e sua capacidade de resistir a terapias atuais está se espalhando drasticamente, enquanto novas drogas estão em desenvolvimento, a maioria trabalha da mesma maneira que as terapias atuais e, portanto, só é eficaz a curto prazo. Acreditamos que podemos ter identificado o ' calcanhar Aquiles' do parasita, utilizando uma molécula que perturba muitos processos vitais para sua sobrevivência e desenvolvimento", afirma o líder da pesquisa Matthew Fuchter.
 
Os pesquisadores identificaram dois compostos químicos que afetam a capacidade do Plasmodium falciparum de sofrer transcrição, processo fundamental que traduz o código genético em proteínas. Estes compostos são capazes de matar o parasita durante o período de tempo do seu ciclo de vida complexo, enquanto ele habita a corrente sanguínea. Isto está em contraste com a maioria dos fármacos antimaláricos, cuja ação é limitada às fases mais curtas do ciclo de vida do Plasmodium.
 
"Um aspecto particularmente interessante desta descoberta é a capacidade de rapidamente matar todos os vestígios do parasita", afirma Fuchter.
 
Testes iniciais mostraram que as moléculas também foram capazes de matar estirpes de Plasmodium que desenvolveram uma resistência aos tratamentos atuais, embora os cientistas ressaltem que mais experimentos são necessários para confirmar estes resultados.
 
A equipe agora espera refinar essas moléculas, aumentando sua eficácia e criando uma estratégia viável para o tratamento da malária em humanos. Eles esperam que a abordagem possa levar ao desenvolvimento de uma cura eficaz contra a doença nos próximos dez anos.

 
Fonte isaude.net

Consumo elevado de produtos lácteos prejudica fertilidade masculina

Estudo sugere que hormônios femininos que ocorrem naturalmente no leite podem interferir na qualidade do esperma
 
Homens jovens que consomem mais de três fatias de queijo por dia podem estar arriscando sua fertilidade, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos.
 
A pesquisa sugere que mesmo pequenas quantidades de gordura integral derivada dos alimentos lácteos prejudicam dramaticamente a qualidade do esperma. As informações são do jornla Daily Mail.
 
Segundo os pesquisadores, hormônios femininos que ocorrem naturalmente no leite podem estar interferindo com a capacidade dos homens para se reproduzir.
 
Cientista da Harvard School of Public Health, nos EUA, compararam as dietas de 189 homens com idades entre 19 a 25 anos.
 
Nenhum participante estava acima do peso e todos se mantinham em forma se exercitando pelo menos uma hora e meia de atividade por semana.
 
Os voluntários preencheram um questionário respondendo quantas vezes eles comeram produtos lácteos, frutas, carnes e outros tipos de alimentos durante uma semana normal.
 
Os pesquisadores também analisaram o esperma incluindo o quão rápido ele viajou e sua forma.
 
Eles descobriram que o esperma de homens que consumiam mais de três porções de alimentos lácteos ricos em gordura por dia tinham 25% pior qualidade.
 
Segundo a líder do estudo, Myriam Afeiche, o hormônio feminino estrogênio presente no leite que veio da vaca pode estar afetando a fertilidade dos homens. "Embora tenha sido sugerido que os produtos com alto teor de gordura podem afetar negativamente a qualidade do sêmen, poucos estudos têm examinado realmente esta questão diretamente. A associação pode ser atribuída aos elevados níveis de ocorrência natural de hormônios reprodutivos em produtos lácteos comerciais", afirma Afeiche.
 
A equipe também sugere que é possível que a presença de outros compostos em produtos lácteos, tais como pesticidas, poluentes clorados e metais pesados poderiam ser responsáveis por esta relação.
 
Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que os homens não devem desistir de consumir laticínios totalmente. Segundo eles, apesar de a fertilidade dos homens ter caído, os homens não teriam qualquer problema em engravidar.
 
Fonte isaude.net

Consumo exagerado de álcool reduz produção de novas células cerebrais em 40%

Ingestão moderada a compulsiva pode ter efeitos profundos sobre a plasticidade estrutural do cérebro adulto em longo prazo
 
Pesquisadores da Rutgers University, nos EUA, descobriram que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode diminuir a produção de células cerebrais adultas em até 40%.
 
A pesquisa revela ainda que a ingestão de moderada a compulsiva, ou seja, beber menos durante a semana e mais nos finais de semana, reduz significativamente a integridade estrutural do cérebro adulto.
 
"Beber moderadamente pode se tornar dependência sem a pessoa perceber. Em curto prazo pode não haver quaisquer habilidades motoras visíveis ou problemas de funcionamento global, mas em longo prazo, este tipo de comportamento pode ter um efeito adverso sobre a aprendizagem e memória", explica a líder do estudo Megan Anderson.
 
Anderson e seus colegas utilizaram modelos de camundongos para representar o consumo excessivo de bebida alcoólica por seres humanos.
 
Durante o estudo o nível de álcool no sangue dos animais atingiu 0,08%, o limite legal de condução nos Estados Unidos e em muitos outros países. A análise dos animais mostrou que a produção de células do cérebro foi afetada negativamente entre aqueles que consumiam esta quantidade de bebida.
 
Os pesquisadores descobriram que, a este nível de intoxicação em ratos, comparável a cerca de 3 a 4 doses de bebidas para mulheres e cinco para os homens, o número de células nervosas no hipocampo do cérebro foram reduzidas em cerca de 40% em comparação aos animais abstinentes. O hipocampo é uma parte do cérebro onde novos neurônios são produzidos e também é conhecido por ser necessário para alguns tipos de aprendizagem.
 
Esse nível de consumo de álcool não foi suficiente para prejudicar as habilidades motoras, tanto de ratos machos quanto fêmeas ou impedi-los de aprender por associação em curto prazo. "Ainda assim, esta diminuição substancial no número de células cerebrais ao longo do tempo pode ter efeitos profundos sobre a plasticidade estrutural do cérebro adulto, porque essas novas células se comunicam com outros neurônios para regular a saúde do cérebro", conclui Anderson.
 
Fonte isaude.net

Transplante pioneiro de intestino ajuda britânico a comer novamente

Com novo intestino, Michael Seres tem vida normal ao lado da família
 
Cirurgiões britânicos conseguiram um procedimento pioneiro de transplante de intestino, que permite pacientes condenados a se alimentar por sonda a comer normalmente, segundo o site do Daily Mail.
 
Um dos pacientes que passou pela cirurgia pioneira é o executivo de marketing Michael Seres, que sofria de um mal chamado doença de Crohn, um transtorno intestinal inflamatório.
 
Doente há muitos anos, Seres pensava que nunca mais desfrutaria de uma refeição à mesa com sua família novamente. Depois do transplante realizado em outubro, no entanto, o homem de 42 anos tem um novo intestino e é capaz de comer sem ajuda médica pela primeira vez em três anos.
 
O procedimento, que praticamente "sonda" o intestino no sistema digestório e dura 15 horas, era considerado muito arriscado e na década de 90 levou à morte de alguns pacientes. Mas os métodos melhoraram e a operação passou a ser aprovada em 2010.
 
Michael, que vive com a mulher, Justine, de 43 anos, e os filhos Aarón, 16 anos, Nathan, 14 anos, e Lauren, 12 anos, em Hertfordshire, na Inglaterra, contou que sabia do risco, mas preferiu arriscar ou seu futuro seria sombrio.
 
— Eu sabia que podia morrer, mas não havia outra alternativa.
 
Com a doença, ele foi obrigado a renunciar à carreira profissional, havia desenvolvido insuficiência intestinal, não podia absorver comida ou bebida, tendo de ser alimentado por uma sonda que ficava em sua veia 16 horas por dia.
 
Antes da cirurgia que mudou sua vida, ele havia passado por 20 operações para eliminar as partes inflamadas e doentes de seu intestino.
 
Fonte R

Mãe perde 20 litros de sangue após sofrer doença na gestação

Poh desenvolveu a síndrome do Hellp, após passar por uma pré-eclâmpsia, duas semanas antes de dar à luz
 
Poh Parcell, de 34 anos, que mora em Yorkshire, Inglaterra, perdeu 20 litros de sangue depois de sofrer uma pré-eclâmpsia, doença que ocorre na gestação e é marcada por hipertensão e proteína na urina. No entanto, ela se recupera milagrosamente.
 
Ao se submeter a uma cesariana de emergência, ela perdeu 3 litros de sangue e continuou perdendo ao entrar em coma induzido durante 12 horas, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
Isso ocorreu porque Poh desenvolveu a síndrome do Hellp — uma complicação que afeta uma em cada cinco mulheres que sofrem pré-eclâmpsia grave — duas semanas antes de dar à luz.
 
Seus órgãos começaram a falhar ao perder 20 litros de sangue — cinco vezes mais do que o valor normal contido no corpo humano. Seu marido, Colin, de 54 anos, relata:
 
— Ela estava em casa sentido dores no peito e vomitando sangue. Se eu tivesse demorado mais uns 15 minutos para levá-la ao hospital, eu teria perdido ela e o bebê.
 
Após nove dias no hospital, Poh e o bebê se recuperam bem depois de passar pelo susto.
 
Fonte R7

Cachorro com três patas ajuda menino a superar medo de falar com os outros

Owen sofre de síndrome de Schwartz-Jampel, condição que deixa os músculos tensos
 
Owen Howkins, de sete anos, e o cachorro Haatchi, se tornaram inseparáveis depois que o animal de estimação o ajudou a enfrentar a ansiedade.
 
O menino, que mora em Hampshire, Inglaterra, sofre da síndrome de Schwartz-Jampel, uma condição que faz seus músculos ficarem tensos. Isso fez com que Owen desenvolvesse o medo de conversar com as pessoas, causando o seu isolamento, principalmente na escola.
 
O cachorro também passou por momentos difíceis. Após ser atropelado por um trem, Haatchi sofreu uma cirurgia para amputar uma das patas e o rabo. Depois disso, a família de Owen o adotou, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
A madrasta do menino, Colleen, disse que assim que eles se encontraram, Haatchi trouxe alegria e animação a Owen que, até então, não gostava nem de sair de casa.
 
— Owen costumava ter medo de estranhos, mas agora ele quer conversar com todo mundo sobre o cachorro e quer sair o tempo todo para passear com ele.
 
Fonte R7

Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu - SP

A Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 16 vagas

Inscrições:
Até 7 de maio, pelo www.integribrasil.co
m.br

Valor:
R$ 25,00.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Saúde.

Remuneração:
De R$ 677,62 a R$ 765,12

Provas:
Prova escrita: 27 de maio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realiza concurso para provimento de três vagas para professores do campus Corrente.

Inscrições:
De 29 de outubro a 19 de novembro

Valor:
R$ 40,00

Áreas:
Ambiente e Saúde e de Informática e Comunicação.

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89

Provas:
Haverá prova de títulos e de desempenho didático

Hospital Geral de São Mateus

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, realiza seleção para preenchimento temporário de 4 vagas

Inscrições:
De 29 de outubro a 22 de novembro de 2012 no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico:

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Estadual de Mirandópolis - SP

O Hospital Estadual "Dr. Oswaldo Brandi Faria" de Mirandópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de uma vaga para Médico Pediatra

Inscrições:
De 29 de outubro a 5 de novembro na avenida Dr. Raul da Cunha Bueno, nº. 585, Centro ou pelo www.saude.sp.gov.br
.

Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 2 de dezembro
Haverá prova de títulos.

Hospital de Heliópolis - SP

A Unidade de Gestão Assistencial I (UGA) - Hospital de Heliópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de duas vagas médicas para Coloproctologia.

Inscrições:
De 29 de outubro a 8 de novembro na rua Cônego Xavier, nº. 276, Sacomã - SP ou pelo www.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 25 de novembro
Haverá prova de títulos

Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de vaga para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Inscrições:
Até 26 de outubro pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br


Área:
Odontologia.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (III)

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vaga para Professor Universitário para o Centro de Ciências da Saúde.

Inscrições:
Entre 30 e 31 de outubro na rua Antônio da Veiga, nº. 140, Blumenau, Bloco A, Sala 108

Área:
Enfermagem

Valor:
R$ 88,89

Seleção:
Haverá análise de títulos e prova didática

Companhia Energética de Brasília - CEB/DF

A Companhia Energética de Brasília (CEB), Distrito Federal, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 8 de outubro a 7 de novembro pelo www.exatuspr.com.br.


Remuneração:
De R$ 1.312,60 a R$ 5.266,01

Valor:
R$ 821,48

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Prática para Agente de Serviços Operacionais; Prova de Títulos para Analista de Sistemas e Agente de Serviços Operacionais e Serviços Gerais; Prova de Avaliação Física e Avaliação Psicológica para Agente de Serviços Operacionais, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Telecomunicações, Técnico Industrial (Eletrotécnico, Eletrônica e Edificações) e Técnico de Segurança do Trabalho.

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Administrador, Analista de Sistemas (Negócios e Infraestrutura), Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro (Civil, Eletricista, Eletrônico, Segurança do Trabalho e Telecomunicações), Médico do Trabalho, Pedagogo e Redator/Revisor de Texto;

Ensino Médio - Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial (Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações e Telecomunicações), Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática e Técnico de Enfermagem do Trabalho;

Ensino Fundamental - Agente de Serviços Operacionais (Eletricidade e Serviços Gerais).

Prefeitura de Camboriú – SC abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 002/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Camboriú, Estado de Santa Catarina, destinado a admissão de pessoal em Caráter Temporário e formação de cadastro de reserva para atender o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI do Governo Federal No Município de Camboriú e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.
 
Há 15 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 704,24 a R$ 1.408,48 em carga horária de 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Merendeira, Vigia, Assistente Social, Profissional de nível superior, Psicóloga e Servente.
 
Inscrições
A inscrição será efetuada na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, situada a Rua Hercílio Zuchi, s/nº , Centro - Camboriú/SC, até o dia 07 de novembro de 2012, das 13h às 19h.
 
Provas e Gabaritos
As Provas terão a duração de 2h30min (duas horas e trinta minutos) e serão realizadas em 02 de dezembro de 2012, com início às 09h, em locais e horários a serem divulgados.
 
O gabarito da prova escrita será fixado no mural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e no mural da Prefeitura Municipal de Camboriú no dia 03 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal do Espírito Santo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou edital de concurso público N° 70/2012, destinado ao provimento de 20 vagas para Professores Mestres e Adjuntos nos Centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Ciências da Saúde (CCS). A remuneração é de até R$ 7.627,02.

As oportunidades serão distribuídas entre os Departamentos de Farmácia e Nutrição, Química e Física, Engenharia Rural e de Educação Integrada em Saúde, todas com jornadas de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 31 de outubro a 29 de novembro de 2012, nas secretarias dos respectivos Departamentos, exceto no caso das vagas para o Departamento de Química e Física, em que o período de inscrições se dará de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2012. A taxa será de R$ 250,00.

Haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório; e por fim, prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum.

O período provável para estas avaliações será de 14 a 25 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados.

O concurso terá validade pelo prazo de 02 anos, contado a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Poção de Pedras - MA

A Prefeitura de Poção de Pedras, estado do Maranhão, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. O concurso oferece 197 vagas de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia entre R$ 622,00 e R$ 3.000,00, por jornada de trabalho 20 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, o mínimo de 5% por cento, não excedendo 20% por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo.
 
Cargos
Administrador, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Médico, Veterinário, Nutricionista, Cirurgião Dentista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Químico, Procurador Municipal, Monitor do PETI, Técnico em Enfermagem, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Motorista e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site www.institutoludus.com.br, até o dia 09 de novembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 15,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
A prova está prevista para ocorrer no dia 09 de dezembro de 2012(domingo), na cidade de Poção de Pedras– MA, no horário das 08:00 às 11:00h, em locais que serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br.
 
O gabarito será divulgado no primeiro dia útil a data da aplicação das provas, a partir das 18:00h no site www.institutoludus.com.br .
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por até igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Coronel Barros - RS

A Prefeitura de Coronel Barros, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 11 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 623,37 a R$ 3.500,43, com carga horária de 08 a 40h semanais. O concurso será executado através da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de Controle Interno, Auxiliar de Serviços Gerais Externos, Auxiliar de Serviços Gerais Internos, Auxiliar em Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Contador, Fisioterapeuta, Motorista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra e Oficial Administrativo.

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser realizadas pela internet até às 23h59min, do dia 08 de novembro de 2012, no site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,30, R$ 50,60 e R$ 101,20 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 09 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 20 de novembro de 2012.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis uma vez, a critério do Município de Coronel Barros/RS.

Edital / Publicações

Prefeitura de Caçu (GO) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial do Estado de Goiás extrato do edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Caçu. A seleção destina-se ao preenchimento de 41 vagas, sendo 15 imediatas e 26 para cadastro reserva, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. A remuneração é de até R$ 953,65, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas abertas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas no período entre 25 de outubro a 09 de novembro de 2012, através do site www.consultarconcursos.com.br ou no prédio da Prefeitura Municipal, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva/avaliação de currículo e curso introdutório de formação inicial e continuada.
 
Os documentos da prova de avaliação do currículo deverão ser protocolados perante a COPS na sede da Prefeitura de Caçu, até dia 07 de dezembro de 2012, em horário de expediente ou ainda postado nos correios para o endereço da empresa organizadora.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 08 de dezembro de 2012, em horários e locais previamente divulgados pela comissão fiscalizadora do processo seletivo.
 
O gabarito da prova preliminar será divulgado provavelmente no dia 10 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

UNIVASF abre processo seletivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Pernambuco, divulgou edital de processo seletivo N° 41/2012 para a contratação de 06 Professor Substituto de nível superior. Os salários vão até R$ 4.472,00.

As oportunidades serão para atuar nos campi Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) em jornadas de 20h semanais, exceto para a área de Psicologia que será de 40h.

Serão 03 vagas para a classe de Auxiliar e outras 03 para Auxiliar com Especialização nas áreas de Meteorologia e Bioclimatologia Animal, Algoritmos e Programação, Psicologia, Expressão Gráfica e Pediatria.

As inscrições serão realizadas até às 23 horas e 50 minutos do dia 31 de outubro de 2012, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.concurso.univasf.edu.br). A taxa será de R$ 40,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova didática e de exame de títulos e que o edital completo seja publicado na página da Universidade.

O sorteio do ponto e a prova de aptidão didática serão realizados no Campus de Petrolina-PE. O sorteio do ponto acontecerá no dia 12 de novembro de 2012 em horário a ser divulgado posteriormente.

O sorteio da ordem de apresentação e a prova didática serão realizados na data prevista de 13 de novembro de 2012, respeitando-se o intervalo mínimo de 24 horas do sorteio do ponto.

O certame terá prazo de validade de 01 ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado a critério da Administração.

UFRJ publica edital de processo seletivo

Foi publicado edital de processo seletivo n° 253/2012 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), destinado ao provimento de 06 vagas para Professor Substituto nos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

A jornada de trabalho será de 20h semanais e o prazo da contratação é até 31 de março de 2013.

As oportunidades serão distribuídas entre as Faculdades de Farmácia e de Direito, Núcleo de Estudos Internacionais e Instituto de Física.

As inscrições serão realizadas até o dia 31 de outubro de 2012, nos seguintes endereços:
 
- Faculdade de Direito: Secretaria dos Departamentos, Rua Moncorvo Filho, nº 08, 3º Andar, Centro - 10h as 18h;

- Núcleo de Estudos Internacionais (NEI): Avenida Pasteur nº 250, fundos;

- Instituto de Física: Centro de Tecnologia - Cidade Universitária, Ilha do Fundão - RJ Sala A 334, Bloco A - 09h as 16h;

- Faculdade de Farmácia: Secretaria do departamento de análises clínicas e toxicológicas - CCS- Bloco A - 2º andar sala 05 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - 10h as 16h.

Haverá prova escrita, didática e prática para todos os inscritos no certame.

Processo Seletivo da Prefeitura de Catas Altas - MG

O município de Catas Altas, Estado de Minas Gerais, localizado a 130 km da Capital, avisa aos interessados que se encontram abertas as inscrições do processo seletivo para admissão em caráter temporário para o cargo de Odontólogo.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 25 e 26 de outubro de 2012, no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Catas Altas, das 08h às 11h e 13h às 16h.
 
Maiores informações através do tel.: (31) 3832 7113.

Processo seletivo UFAL

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulgou edital N° 90/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 20 vagas de Professor Substituto para diversas áreas. A remuneração varia de R$ 2.356,41 e R$ 3.137,18, em carga horária de 40h semanais.
 
De acordo com o edital, 14 vagas serão para a classe de Auxiliar e as outras 06 para a classe de Assistente.

As inscrições serão realizadas através da internet, pelo site www.copeve.ufal.br, até às 17h do dia 05 de novembro de 2012. A taxa é de R$ 45,00.

As provas terão inicio em data provável de 20 de novembro de 2012. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site www.copeve.ufal.br, até 31 de outubro de 2012.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

UNICENTRO lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Estado do Paraná, lançou o edital de processo seletivo N° 089/2012, visando preencher 153 vagas de nível superior para o cargo de Professor. A remuneração pode-se chegar a R$ 7.452,01.
 
As inscrições, no valor de R$ 80,00, no período entre 5 e 13 de novembro de 2012, através do site www.unicentro.br, e a entrega da documentação exigida para a inscrição é feita no Protocolo do Campus Santa Cruz (Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875, Santa Cruz, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min), no Protocolo do Campus CEDETEG (Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03, Vila Carli, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 18h30min às 22h), no Protocolo do Campus de Irati (PR 153, Km 07, Riozinho, Irati/PR, 8h às 12h, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min).
 
O processo seletivo será constituído de prova didática e títulos.
 
O sorteio do ponto da prova didática está previsto para se realizado no dia 4 de dezembro de 2012, às 8h, nos respectivos campus de Santa Cruz e Irati.
 
A prova didática será realizada na data provável de 5 de dezembro de 2012, nos campus de Santa Cruz e Irati, em horários que serão divulgados no edital de homologação e convocação para a prova didática, a ser expedido pela Diretoria de Concursos, no dia 26 de novembro de 2012.
 
O resultado do teste seletivo será publicado pela Diretoria de Concursos a partir do dia 10 de dezembro de 2012, por meio de

edital afixado em local próprio, nos Campi e no site da www.unicentro.br, concomitantemente com a publicação em Diário Oficial.
 
A validade do teste seletivo será de um ano, a contar da data de publicação do edital de aprovação e classificação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Miravânia - MG

O Município de Miravânia, Estado de Minas Gerais, abriu edital N° 001/2012 de concurso público para Cargos de Provimento Efetivo do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal. O concurso terá a execução técnico administrativa da Empresa CÁTEDRA Projetos & Empreendimentos Culturais Ltda.
 
O concurso destina-se ao preenchimento de 84 vagas, para 36 cargos de caráter efetivos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.000,00.
 
Neste certame será respeitado 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal de Miravânia - Av. Novo Oriente, 150 - Centro - CEP 39465-000, no período 01 a 30 de novembro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 17 h (segunda à sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos), ou através da internet, no site www.catedraconsultoria.com.br.
 
A Prova Escrita, para todos os cargos, será aplicada provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012 (das 9h às 12h) e das (14h às 17h), em locais a serem divulgados, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Miravânia e em caráter informativo no site: www.catedraconsultoria.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de dezembro de 2012, até às 10h.
 
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Órgão promotor do Concurso, conforme dispõe o art. 12, da Lei 8.112/90.

Concurso Prefeitura de Itapira – SP 13 vagas na saúde – 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Itapira do Estado de São Paulo (SP) com 13 vagas para os níveis técnico e superior.
 
A remuneração varia de R$ 954,87 a R$ 2.448,02.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora IDECAN em parceria com a Prefeitura de Itapira .
 
As inscrições devem ser feitas de 24 de outubro a 18 de novembro de 2012 no site www.idecan.org.br . Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00. A inscrição também poderá ser feita presencial, até o dia 16 de novembro, no centro de valorização do trabalho, situado na rua Victorio Coppos, nº. 122, bairro São Benedito, Itapira, das 9h às 16h.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora IDECAN informado.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 16 de dezembro de 2012.
 
Haverá questões de Português , Raciocínio Lógico , Saúde Pública , Conhecimentos Gerais. , entre outras (clique para ver material relacionado/publicidade).
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Itapira’.

Resumo do Edital
Concurso:Prefeitura de Itapira
Vagas:13
Salário:A remuneração varia de R$ 954,87 a R$ 2.448,02.
Escolaridade:níveis técnico e superior.
Inscrições:de 24 de outubro a 18 de novembro
Valor das Inscrições:é de R$ 65,00
Data das Provas:16 de dezembro
Organizadora:IDECAN
Link do Edital:http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=F7Aytr9L19w=
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de Itapira” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora IDECAN.
 
Cargos disponíveis:
- Nível Superior: Farmacêutico; Médico Anestesista; Cirurgião Geral; Cirurgião Vascular; Médico do Trabalho; Endoscopista; Ginecologista Obstetra; Neurocirurgião; Pediatra; Urologista e Médico Plantonista;
 
- Nível Técnico: Técnico de Gesso.

Concurso Prefeitura de Pacajus – CE 2012 – 518 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Pacajus do Estado do Ceará ( CE) com 518 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 6.000,00.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora INGA em parceria com a Prefeitura de Pacajus .
 
As inscrições devem ser feitas até 06 de novembro de 2012 no site www.ingagestao.org.br. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 120,00.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora INGA informado.
 
A organizadora ainda não divulgou a data das provas.
 
Haverá questões de Português , Matemática , Saúde Pública , Conhecimentos Gerais , História , Geografia , entre outras (clique para ver material relacionado/publicidade).
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Pacajus ‘.
 
Resumo do Edital
Concurso: Prefeitura de Pacajus
Vagas:518
Salário:A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 6.000,00.
Escolaridade:os níveis fundamental, médio e superior.
Inscrições:até 06 de novembro
Valor das Inscrições:varia de R$ 50,00 a R$ 120,00
Data das Provas:Não informado
Organizadora:INGA
Link do Edital:http://www.ingagestao.org.br/site/index.php?menu=concursos&acao=ver&id=4
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de Pacajus ” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora INGA.
 
Cargos disponíveis:
- Nível Superior: Professor de Educação Básica II nas áreas de Língua Portuguesa; Língua Inglesa e Artes; Geografia; História; Filosofia e Religião; Ciências e Matemática; Professor de Educação Física; Professor de Libras; Bibliotecário; Dentista do PSF; Enfermeiro do PSF; Enfermeiro Plantonista; Enfermeiro Plantonista em Obstetrícia; Fiscal Ambientalista; Fonoaudiólogo; Gestor Ambiental; Médico Plantonista; Médico Plantonista; Médico do PSF; Médico do Trabalho e Terapeuta Ocupacional.
 
- Nível Médio: Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Básica I; Agente de Trânsito; Fiscal de Arrecadação e Tributos; Fiscal de Comércio Ambulante; Guarda Municipal; Guarda-Vidas; Maqueiro; Técnico Agrícola; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Contabilidade; Técnico em Gesso Hospitalar; Técnico em Enfermagem; Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Radiologia;
 
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Almoxarife; Arquivista; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Consultório Dentário do PSF; Cozinheira; Coveiro e Gari;

Concurso Prefeitura de São João do Rio do Peixe – PB 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de São João do Rio do Peixe do Estado da Paraíba ( PB) com 122 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 7.838.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Contemax em parceria com a Prefeitura de São João do Rio do Peixe .
 
As inscrições devem ser feitas de 21 de outubro a 09 de novembro de 2012 no site www.contemaxconsultoria.com.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 50,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Contemax informado.
 
Provas
A organizadora ainda não divulgou a data das provas.
 
Haverá questões de Português , Matemática , Informática , Conhecimentos Gerais , Atualidades , entre outras (clique para ver material relacionado/publicidade).
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de São João do Rio do Peixe ‘.
 
Resumo do Edital
Concurso:Prefeitura de São João do Rio do Peixe
Vagas:122
Salário:A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 7.838.
Escolaridade:os níveis fundamental, médio e superior.
Inscrições:de 21 de outubro a 09 de novembro
Valor das Inscrições:varia de R$ 30,00 a R$ 50,00
Data das Provas:Não informado
Organizadora:Contemax
Link do Edital:http://www.contemaxconsultoria.com.br/
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de São João do Rio do Peixe ” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora Contemax.

Centro de pesquisa cadastra meninas e mulheres para receber vacina contra HPV em Porto Alegre

Foco é em populações de baixa renda, já que a vacina não é oferecida pela rede pública de saúde
 
O Centro de Pesquisa do Câncer da Mulher está cadastrando pessoas do sexo feminino com idade entre nove a 25 anos para receber gratuitamente vacina para a prevenção da infecção pelo vírus HPV, agente causador do câncer de colo do útero.

O médico Paulo Naud, professor de ginecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do projeto, explica que o objetivo é fazer um acompanhamento da eficácia de duas vacinas contra o HPV disponíveis no mercado. Segundo Naud, a vacina ainda não é oferecida pela rede pública de saúde. Em clínicas particulares, cada dose — são três no total — custa em torno de R$ 300.

— O HPV é um problema de saúde pública muito grave, pois leva à morte em 50% dos casos. Como acomete mulheres jovens, muitas vezes com filhos pequenos, isso tem um impacto social negativo, pois acaba deixando muitos órfãos, por sua vez, suscetíveis à marginalidade — comenta o professor.

Dados trazidos por Naud apontam que 18 mil casos da doença são registrados por ano no Brasil. Além disso, mulheres soropositivas têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer de colo do útero. Por isso, entre as mulheres de 15 a 25 anos, o interesse é o cadastramento de pacientes HIV positivo.

— As mulheres que forem incluídas no projeto receberão atendimento ginecológico gratuito de primeira linha, inclusive com o fornecimento de pílulas anticoncepcionais — destaca o médico.

Interessadas em se cadastrar não podem estar grávidas, nem pretendendo engravidar nos próximos dois anos — período de acompanhamento previsto pela pesquisa. Auxílio para transporte e lanche também será oferecido. O acompanhamento médico será no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para fazer o cadastro é preciso entrar em contato pelos telefones (51) 3388-6442 ou (51) 3359-8703.
 
Fonte Zero Hora

Estudo indica redução sutil do risco de câncer em homens que tomam multivitamínico diariamente

Resultados foram apresentados em conferência nos Estados Unidos
 
O consumo diário de multivitamínico reduz o risco de ocorrência de câncer, de acordo com resultados do II Estudo de Saúde dos Médicos (Physicians' Health Study II), apresentado na 11ª Conferência Anual da Associação Americana de Pesquisa para o Câncer, na Califórnia, Estados Unidos.
 
No estudo, que também foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), pesquisadores da Divisão de Medicina Preventiva do Hospital Brigham and Women's, da Faculdade de Medicina de Harvard, avaliaram os benefícios do uso diário de multivitamínico por homens adultos ao longo de 12 anos.
 
Os resultados revelam uma redução de 8% na ocorrência de todos os tipos de câncer entre os participantes que utilizaram o multivitamínico. Embora o câncer da próstata seja o de maior incidência na população masculina, o estudo não identificou benefícios específicos na ocorrência desse tipo de câncer. No entanto, quando os pesquisadores avaliaram o efeito do multivitamínico sobre outros cânceres, excluindo o de próstata, foi verificada uma redução de aproximadamente 12% na ocorrência da doença.
 
— A reposição de micronutrientes pode ser benéfica na prevenção de neoplasias, conforme estudos epidemiológicos recentes. Considerando-se o estresse dos dias atuais e a nutrição desequilibrada cotidiana, o uso de vitaminas e minerais auxilia para que haja um melhor equilíbrio nutrológico e consequente prevenção de doenças crônico-degenerativas — avalia o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Sobre a pesquisa
O II Estudo de Saúde dos Médicos (Physicians' Health Study II) é um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo realizado pela Divisão de Medicina Preventiva do Hospital Brigham and Women's da Faculdade de Medicina de Harvard. A pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health. Os produtos usados pelos participantes foram fornecidos pela Pfizer Consumer Healthcare, BASF Corporation e DSM Nutritional Inc.
 
A pesquisa acompanhou 14.641 médicos saudáveis do sexo masculino com mais de 50 anos, indicados pela Associação Médica Americana, entre os anos de 1997 e 2011. Durante esse período, os participantes usaram o multivitamínico Centrum Silver, fornecido pelos pesquisadores.
 
A fórmula de Centrum Silver utilizada no estudo foi a mesma durante toda a pesquisa, e atualmente ela não é mais comercializada pela Pfizer Consumer Healthcare. No Brasil, Centrum Select é a versão formulada especialmente para as necessidades das pessoas com mais de 50 anos.
 
As fórmulas de Centrum comercializadas hoje, em todo o mundo, são fabricadas sob o mesmo conceito científico, para fornecer um suplemento multivitamínico com vitaminas e minerais essenciais nos níveis recomendados para a população a que se destina e considerando os avanços da ciência da nutrição.

Preste atenção
Apesar de não ser necessário apresentar receita para a aquisição de suplemento, a orientação médica é somente consumir esse tipo de produto com indicação de um especialista, pois a suplementação equivocada pode ter efeitos adversos no organismo.
 
Fonte Zero Hora

Saiba o que perguntar ao médico quando ele receita um antibiótico

Prescrição inadequada pode gerar efeitos colaterais fortes e de longo prazo
 
Antibióticos são medicamentos importantes, que restabelecem a saúde e salvam vidas. Mas, como qualquer remédio, eles podem causar efeitos colaterais indesejados e extremamente sérios, alguns dos quais podem surgir somente após o tratamento de milhares de pacientes.
 
Esse é o caso de uma importante classe de antibióticos conhecidos como fluoroquinolonas. Os mais conhecidos são o Cipro (ciprofloxacina), o Levaquin (levofloxacina) e o Avelox (moxifloxacina). Em 2010, o Levaquin era o antibiótico mais vendido dos Estados Unidos. Mas, no ano passado, ele também foi alvo de mais de 2 mil processos de pacientes que sofreram reações severas após se submeterem ao tratamento.
 
Parte do problema ocorre pelo fato de que as fluroquinolonas são prescritas de forma inapropriada. Em vez de serem utilizados apenas para combater infecções bacterianas sérias e que colocam a vida do paciente em risco, como uma pneumonia hospitalar, esses antibióticos são prescritos com frequência para combater sinusites, bronquites e outras doenças que poderiam sarar sozinhas.
 
Em entrevista, a epidemiologista farmacológica Mahyar Etminan, da Universidade de Columbia Britânica, afirmou que os medicamentos eram utilizados em excesso "por médicos preguiçosos que querem matar moscas com submetralhadoras".
 
Etminan realizou um estudo, publicado em abril no The Journal of the American Medical Association, mostrando que o risco de sofrer um descolamento de retina era cinco vezes maior entre usuários de fluoroquinolonas, comparando-se com o restante da população.
 
Usuários de fluoroquinolonas como Lloyd Balch, 33 anos, gestor de websites no City College de Nova York, sofreram com sintomas colaterais. Em uma entrevista, Balch afirmou que estava saudável até o dia 20 de abril, quando uma febre seguida de tosse o levou ao médico. Este não ouviu nada de estranho pelo estetoscópio, mas, ainda assim, receitou Levaquin após um Raio X indicar uma pequena pneumonia. O paciente conhecia os problemas com o Levaquin e perguntou se havia chance de tomar outro antibiótico, mas foi informado de que aquele seria o medicamento recomendado.
 
Paciente sofreu bastante
Depois de apenas uma dose, Lloyd Balch passou a sentir dor e fraqueza generalizada. Ele ligou para o laboratório e comunicou a reação adversa, mas foi informado de que deveria tomar a próxima dose. Mas a pílula seguinte causou dores nas juntas e problemas de visão.
 
Os sintomas também incluíam olhos, boca e pele ressecados, zumbidos nos ouvidos, uma tremedeira incontrolável, queimação nos olhos e pés, palpitações e espasmos musculares nas costas e em torno dos olhos. Ainda que a reação de Balch não seja comum, médicos que estudaram os efeitos colaterais das fluoroquinolonas afirmam que outros pacientes sofreram sintomas similares.
 
Os problemas continuaram três meses e meio depois, e poderia demorar um ano até que os sintomas diminuíssem.
 
Reações adversas podem ser generalizadas
Diretrizes da Sociedade Americana de Medicina Torácica afirmam que as fluoroquinolonas não deveriam ser utilizadas como tratamento primário para pneumonias comuns: o órgão recomenda antes o uso de doxiciclina, ou de um macrólido.
 
Reações adversas a fluoroquinolonas podem ocorrer em quase qualquer parte do corpo. Além dos ocasionais efeitos colaterais nos sistemas renal, visual e musculoesquelético, em raras ocasiões o medicamento pode causar danos graves ao sistema nervoso central, ao coração, fígado e pele, ao sistema gastrintestinal, à audição e ao metabolismo do açúcar no sangue.
 
O aumento no uso desse tipo de medicamento também causou o aumento de duas infecções sérias e difíceis de tratar: cepas resistentes de Staphylococcus aureus (conhecido como MRSA) e diarreias graves, causadas por Clostridium difficile.
 
Faltam estudos de longo prazo
Ninguém sabe ao certo com que frequência reações adversas sérias podem acontecer. Acredita-se que o sistema da Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA) que relata efeitos adversos documente apenas 10% deles.
 
Complicando ainda mais o problema há o fato de que, diferentemente do descolamento de retina, que foi relacionado ao uso recente de fluoroquinolonas, os efeitos adversos podem surgir depois de semanas ou meses do final do tratamento. Até o momento, nenhum estudo de longo prazo foi realizado entre ex-usuários desses tipos de antibióticos.
 
Cerca de meia dúzia de fluoroquinolonas foram tiradas do mercado em função dos riscos de efeitos adversos. Os medicamentos restantes são extremamente positivos, mas apenas quando utilizados da forma correta.
 
Saiba o que perguntar quando o médico prescreve um antibiótico:
— O medicamento é necessário?
 
— Quais são os principais efeitos adversos?
 
— Há alternativas eficazes?
 
— Quando a doença estará curada?
 
— O que fazer se acontecer algo inesperado ou a recuperação for demorada?
 
Fonte Zero Hora