Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Centro de pesquisa cadastra meninas e mulheres para receber vacina contra HPV em Porto Alegre

Foco é em populações de baixa renda, já que a vacina não é oferecida pela rede pública de saúde
 
O Centro de Pesquisa do Câncer da Mulher está cadastrando pessoas do sexo feminino com idade entre nove a 25 anos para receber gratuitamente vacina para a prevenção da infecção pelo vírus HPV, agente causador do câncer de colo do útero.

O médico Paulo Naud, professor de ginecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do projeto, explica que o objetivo é fazer um acompanhamento da eficácia de duas vacinas contra o HPV disponíveis no mercado. Segundo Naud, a vacina ainda não é oferecida pela rede pública de saúde. Em clínicas particulares, cada dose — são três no total — custa em torno de R$ 300.

— O HPV é um problema de saúde pública muito grave, pois leva à morte em 50% dos casos. Como acomete mulheres jovens, muitas vezes com filhos pequenos, isso tem um impacto social negativo, pois acaba deixando muitos órfãos, por sua vez, suscetíveis à marginalidade — comenta o professor.

Dados trazidos por Naud apontam que 18 mil casos da doença são registrados por ano no Brasil. Além disso, mulheres soropositivas têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer de colo do útero. Por isso, entre as mulheres de 15 a 25 anos, o interesse é o cadastramento de pacientes HIV positivo.

— As mulheres que forem incluídas no projeto receberão atendimento ginecológico gratuito de primeira linha, inclusive com o fornecimento de pílulas anticoncepcionais — destaca o médico.

Interessadas em se cadastrar não podem estar grávidas, nem pretendendo engravidar nos próximos dois anos — período de acompanhamento previsto pela pesquisa. Auxílio para transporte e lanche também será oferecido. O acompanhamento médico será no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para fazer o cadastro é preciso entrar em contato pelos telefones (51) 3388-6442 ou (51) 3359-8703.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário