Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Soja é importante para uma alimentação vegetariana equilibrada

Soja é importante para uma alimentação vegetariana equilibrada  stock.xchng/Divulgação
A soja tem sido bastante popular na dieta vegetariana pelo
 seu poder nutricional e sua versatilidade de consumo
Com alto valor nutricional, o grão é considerado o alimento de origem vegetal mais completo
A soja tem sido protagonista no cardápio de vegetarianos como opção para repor alguns nutrientes da carne. Sendo totalmente de origem vegetal, os alimentos à base de soja são substitutos potenciais para produtos feitos com proteína animal, como o leite e a carne. A escolha do grão deve-se ao ser rico perfil nutricional: 35% de carboidratos, entre 18 e 20% de lipídios, sendo a maior parte de gorduras boas (ômegas 3 e 6), e 45% de proteína em sua composição.
A proteína das carnes é considerada de alto valor biológico, pois apresenta aminoácidos — estruturas que formam as proteínas — essenciais em quantidades suficientes, e com alta digestibilidade pelos seres humanos. A metodologia PDCAAS (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, desenvolveu um ranking para avaliar a qualidade de uma proteína. Segundo a PDCAAS, as proteínas que possuem score acima de 0.8 são consideradas de alto valor biológico. A soja possui score 1.0, mais alto que a carne, que possui score 0.8, seguida pela ervilha, com 0.73, e o feijão, com 0.68.
— Desta forma, a soja é o único vegetal que também contém proteína de alto valor biológico, podendo suprir a falta das carnes na alimentação — diz a nutricionista Gisele Pavin.
A soja oferece aspectos vantajosos não só frente aos alimentos de origem animal, mas também aos outros grãos integrantes do grupo das leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha. Gisele afirma que a soja é considerada o alimento de origem vegetal mais completo devido ao seu perfil proteico.
— Diferente de outros alimentos vegetais, é o único de seu grupo que contém proteína de alto valor biológico como a animal, mas com o benefício de uma composição de gorduras característica dos grãos, ou seja, alta em gorduras boas (mono e poli-insaturadas), com baixo teor de gorduras ruins (saturada) e isenta de colesterol e lactose — ressalta a nutricionista.
Segundo o consultor nutricional do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, Mark Messina, o grão possui importante papel na redução do risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, problemas renais, colesterol alto, sintomas da menopausa e até algumas formas de câncer.
Indicação de consumo
Vegetarianos e não vegetarianos podem beneficiar-se ao incluir mais alimentos à base de soja em sua alimentação, que são ricos em fibras e proteínas. Com exceção a reações alérgicas à proteína da soja, o que é pouco frequente em adultos, de acordo com Mark Messina, não há motivos para se preocupar com efeitos adversos decorrentes de uma ingestão excessiva de soja. Entretanto, considerando que um importante princípio dietético é consumir os alimentos com moderação, e existe uma ampla variedade de outras leguminosas para equilibrar a dieta, são recomendadas quatro porções de alimentos de soja por dia para os vegetarianos.
Mil e uma opções saudáveis
A soja tem sido bastante popular na dieta vegetariana não só pelo seu poder nutricional, mas também pela sua versatilidade de consumo. O grão pode ser facilmente incorporado à alimentação vegetariana de diferentes formas. De acordo com Mark Messina, todos os alimentos de soja podem desempenhar papel importante em uma dieta vegetariana saudável. As bebidas à base de soja são uma alternativa prática e bastante saborosa, além de servir de opção dietética tanto em caso de alergia à proteína do leite de vaca, quanto de intolerância à lactose. Além disso, são fontes de proteínas, vitaminas A, C, D, E B2, B6, B12 e ácido fólico e os minerais zinco e cálcio.
Para o consumo sólido, o grão de soja cozido é uma alternativa prática para tornar a salada mais nutritiva. Na forma de proteína texturizada, o grão pode substituir a carne moída em receitas tradicionais, como o quibe, a berinjela recheada ou o molho para massas e lasanha. E, em formato de cubos, é comumente usada nas versões vegetarianas de pratos como o estrogonofe e a feijoada.

Scanner 3D mostra o efeito do salto alto nos pés

Scanner 3D mostra o efeito do salto alto nos pés Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução / Youtube
Pacientes entram no scanner usando os sapatos ou descalços,
 enquanto centenas de raios X em 2D são projetados nos seus pés
Aparelho foi criado por especialistas britânicos e pode descobrir o que leva as dores e danos a longo prazo nos pés e tornozelos
 
Viciada em sapatos de salto? Pesquisadores britânicos criaram um novo scanner 3D do pé feminino em um sapato de salto, para mostrar exatamente o que acontece. E o resultado não é nada bom.

Especialistas do Royal National Orthopaedic Hospital, no norte de Londres, estão usando uma nova tecnologia para avaliar o pé e o tornozelo em três dimensões. Eles esperam que o aparelho, batizado de PedCAT 3D scanner, mostre como podem ser tratados aqueles problemas causados pelo queridinho das mulheres.

— O novo scanner nos permite ver claramente como o pé e o tornozelo se parecem e funcionam dentro dos sapatos preenchidos com a sustentação do peso — disse em um comunicado à imprensa Andy Goldberg, cirurgião ortopédico consultor no hospital.

Para capturar a imagem, os pacientes entram no scanner usando os sapatos ou descalços, enquanto centenas de raios X em 2D são projetados nos seus pés. Em seguida, as imagens são combinadas para criar uma imagem 3D em menos de um minuto. Com isso, os pesquisadores podem ver onde o sapato forçou o pé e o que poderia levar à dor e danos a longo prazo.

Os especialistas dizem que esta é a primeira vez que o efeito de sapatos de salto alto no pé pode ser visto em tempo real.

Mas se você não quiser desistir dos seus, Goldberg alerta que não precisa. Basta usá-los com moderação.

Assista como o scanner funciona:

 
 
AFP

Cigarro pode afetar o desempenho no ambiente de trabalho

Cigarro pode afetar o desempenho no ambiente de trabalho vildan uysal,stock.xchng/DivulgaçãoAlém do impacto direto na saúde, produtividade de quem fuma ou trabalha próximo de fumantes fica comprometida e gera alto custo para as empresas
 
Fumar não faz bem à saúde. A constatação é um senso comum, mas alguns dados vêm provocando novos questionamentos sobre a maior intensidade do perigo que o tabaco traz à saúde, chamando a atenção, também, no ambiente de trabalho. Recentemente, a revista Tobacco Control, do grupo do British Medical Journal (BMJ), divulgou uma pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, que afirma que um fumante custa, em média, quase US$ 6 mil a mais por ano nas empresas, comparado a quem não fuma. O valor foi calculado em cima dos motivos pelos quais se justifica o alto custo: o absenteísmo dos trabalhadores em função de consultas médicas diante de doenças, perda de produtividade nas tarefas habituais e as inúmeras pausas para fumar durante a jornada diária.
 
A nicotina é apenas uma das cinco mil substâncias presentes no cigarro e provoca não só a dependência química, fazendo com que o fumante tenha necessidade orgânica de fumar, como uma dependência psicológica, quando o fumante usa o cigarro para provocar sensações de tranquilidade ou de êxtase. No ambiente corporativo, essas características ficam mais evidentes.
 
— O profissional fuma em uma quantidade maior no ambiente de trabalho, quando comparado com quem fuma apenas fora. É visível a maior chance de adoecer e de se ausentar, com consequências negativas sobre a sua produtividade — comenta a pneumologista Beatriz Gehm Moraes.
 
Segundo a especialista, as pessoas que fumam durante o trabalho estão se expondo e comprometendo também a saúde dos colegas pela ação da fumaça. No Brasil, a pesquisa Vigitel 2011 do Ministério da Saúde mostra que, entre os fatores de risco para doenças crônicas, mais de 12% são representados por fumantes passivos nas empresas.
 
— Os colegas do fumante, expostos à poluição tabágica ambiental (PTA), apresentam um aumento da incidência de doenças relacionadas ao tabaco, como bronquite crônica, enfisema e câncer de pulmão, além de aumentar os custos com as licenças para tratamento de saúde, absenteísmo e queda na produção — alerta.
 
Ambientes livres de tabaco
O tabagismo é uma doença crônica reconhecida, com tratamento bem estabelecido através da abordagem cognitiva, comportamental e farmacológica. No ambiente de trabalho, o ideal é que haja promoção de campanhas de conscientização e prevenção do tabaco, além do desenvolvimento de programas de saúde para encorajar os empregados a cessar o vício.
 
— Inicialmente, deve-se avaliar o grau de dependência química à nicotina e o nível de motivação em que se encontra o paciente, traçando um plano terapêutico associado, se necessário, aos medicamentos. Incluir a discussão sobre o tabagismo nos programas de saúde e segurança do trabalho e implantar um ambiente livre de tabaco na empresa também são alternativas efetivas — afirma Beatriz.
 
Os locais sem a presença do cigarro, como cita a pneumologista, seriam a fase final para quem está acostumado a utilizar fumódromos no trabalho.
 
— O fumódromo só é aceitável no período de transição, antes da implantação do ambiente livre de tabaco, para preparar gradativamente as pessoas. Quando se aplica essa medida, a prevalência do tabagismo cai em média 10% e os fumantes reduzem o consumo em torno de 20% — observa.

Zero Hora

Adesivo de microagulhas facilita diagnóstico da tuberculose

Adesivo de microagulhas sendo testado em pele humana
Foto: Marco Rolandi/UW
Adesivo de microagulhas sendo testado em pele humana
Testes atuais utilizam agulhas hipodérmicas que podem penetrar na pele de forma errada e comprometer o resultado
 
Equipe liderada por engenheiros da Universidade de Washington, nos EUA, criou um adesivo com microagulhas biodegradáveis que podem penetrar na pele e realizar um teste de tuberculose de forma menos invasiva.
 
A cada ano, milhões de pessoas nos Estados Unidos fazem um teste de tuberculose na pele para ver se ainda têm a infecção que afeta um terço da população do mundo.
 
No entanto, o teste de diagnóstico padrão é difícil, porque uma agulha hipodérmica deve ser inserida em um ângulo e profundidade precisos.
 
Os resultados forma publicados na revista Advanced Healthcare Materials.

Comparação entre teste de tuberculose com microagulhas e teste tradicional com agulha hipodérmica. Imagens menores mostram problemas com a profundidade da agulha que pode ocorrer no teste convencional
Comparação entre teste de tuberculose com microagulhas e
teste tradicional com agulha hipodérmica. Imagens menores
 mostram problemas com a profundidade da agulha que pode
ocorrer no teste convencional
 
"Com um teste de microagulhas há pouco espaço para erro do usuário, porque a profundidade de entrega é determinada pelo comprimento de agulhas ao invés do ângulo de inserção de agulha. Este teste é eficiente e mais fácil de ser administrado do que o tradicional teste de pele com uma agulha hipodérmica", afirma o autor sênior Marco Rolandi.
 
Os investigadores testaram o adesivo em cobaias e descobriram que, após as microagulhas serem inseridas utilizando o adesivo, a reação da pele associada com uma infecção por tuberculose era a mesma que quando se utiliza o teste de agulha hipodérmica normal.
 
"É como colocar um curativo. Contanto que o adesivo seja aplicado sobre a pele, o teste é sempre entregue na mesma profundidade debaixo da pele", destaca Rolandi.
 
Segundo os pesquisadores, com o teste padrão, se uma agulha hipodérmica é inserida no ângulo errado, a solução para verificar a tuberculose é injetada de forma muito profunda ou muito rasa na pele, e o teste falhará.
 
A equipe pretende, agora, continuar a desenvolver o teste de tuberculose com microagulhas e planeja testá-lo em seres humanos. Eles também esperam desenvolver diferentes testes de diagnóstico usando microagulhas, incluindo testes de alergia.
 
isaude.net

Exames cerebrais detectam transtorno bipolar com 81% de precisão

Método de imagem revelou uma precisão de 81% na determinação de quais mulheres sofriam de transtorno bipolar e quais mulheres tiveram depressão unipolar
Método de imagem revelou uma precisão de 81% na
determinação de quais mulheres sofriam de transtorno
bipolar e quais mulheres tiveram depressão unipolar
Técnicas de neuroimagem utilizam o fluxo sanguíneo para a diferenciação entre transtorno e depressão
 
Equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, descobriu que os novos métodos de imagem cerebral que medem o fluxo sanguíneo podem ajudar a diagnosticar o transtorno bipolar em seus estágios iniciais.
 
Os resultados, publicados no British Journal of Psychiatry, revelam ainda que as técnicas podem diferenciar o transtorno da depressão.
 
A equipe analisou 44 mulheres para o estudo. Destas, 18 tinham transtorno bipolar-I, 18 apresentaram depressão unipolar e 18 serviram como grupo de controle, sem qualquer forma de transtorno de humor ou depressão.
 
Usando um novo método de imagem chamado "Arterial Spin Labeling", os pesquisadores foram capazes de medir o fluxo de sangue dos participantes, a fim de monitorar as regiões do cérebro relacionadas à depressão.
 
Este novo método de imagem revelou uma precisão de 81% na determinação de quais mulheres sofriam de transtorno bipolar e quais mulheres tiveram depressão unipolar.
 
Outro novo método também foi utilizado, chamado de " Pattern Recognition Analysis", que permite aos investigadores para monitorizar as diferenças específicas do cérebro, para cada indivíduo.
 
"No início, o diagnóstico mais preciso pode fazer uma enorme diferença para os pacientes e suas famílias, e pode até salvar vidas. Esta é uma descoberta muito promissora, que destaca a utilidade da neuroimagem para ajudar a identificar marcadores biológicos associados a diferentes condições de saúde mental", afirma o líder da pesquisa Jorge Almeida.
 
isaude.net

Consumo de framboesa aumenta níveis de fertilidade nos homens

Framboesa pode estar envolvida na proteção do espermatozoide do
Framboesa pode estar envolvida na proteção do espermatozoide
 do "estresse oxidativo"
Fruta é rica em vitamina C, nutriente chave na fertilidade masculina, e magnésio, que está envolvido na produção de testosterona
 
O consumo elevado de framboesas pode ajudar a aumentar as chances de um homem se tornar pai. É o que revela estudo realizado por pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos.
 
Os resultados mostram que a fruta contém níveis elevados de vitamina C, um nutriente- chave na fertilidade masculina, e níveis altos de magnésio, que está envolvido na produção do hormônio testosterona.
 
Segundo os pesquisadores, a framboesa também pode estar envolvida na proteção do espermatozoide do "estresse oxidativo".
 
A equipe de pesquisa descobriu que aqueles homens com mais de 44, que tinham uma maior ingestão de vitamina C, apresentaram 20% menos danos no seu DNA dos espermatozoides do que os homens que não comem essas substâncias.
 
De acordo com os autores, uma porção de framboesas fornece a mesma quantidade de vitamina C de 173 uvas.
 
Eles destacam ainda que as framboesas são uma boa fonte de ácido fólico, que é conhecida por ser essencial para fases mais importantes da fertilidade feminina e o desenvolvimento embrionário inicial.
 
As bagas da fruta também ajudam a manter um peso corporal saudável, que é a chave para equilibrar os hormônios sexuais e aumentar a probabilidade de concepção.
 
isaude.net

Medicamento duplica os efeitos benéficos do exercício físico

Droga ativa uma proteína chamada Rev-ErbAa que influencia a queima de gordura
Droga ativa uma proteína chamada Rev-ErbAa que influencia
 a queima de gordura
Droga aumenta o nível de atividade metabólica nos músculos esqueléticos dos animais, que desenvolvem músculos maiores
 
Cientistas do Scripps Research Institute, nos EUA, estão desenvolvendo uma droga conhecida como SR9009, que promete aumentar os efeitos do exercício físico.
 
Testada em camundongos, ela aumenta o nível de atividade metabólica nos músculos esqueléticos dos animais, que desenvolvem músculos maiores e podem correr distâncias mais longas.
 
Se efeitos semelhantes puderem ser obtidos em humanos, a reversão da obesidade, da síndrome metabólica e talvez do diabetes do tipo II podem ser resultados muito bem-vindos.
 
O medicamento foi desenvolvido pelo professor Thomas Burris, que descobriu que a droga era capaz de reduzir a obesidade em populações de ratos.
 
Segundo os pesquisadores, a droga ativa uma proteína chamada Rev-ErbAa, que influencia a queima de gordura e açúcar no fígado, a produção de células de gordura e a resposta inflamatória do corpo.
 
Estudos anteriores em ratos que não recebiam a Rev-ErbAa mostraram músculos esqueléticos, taxa metabólica baixa e capacidade de correr diminuída.
 
Quando o grupo de ratos passou a receber a proteína, os resultados foram notáveis. A taxa metabólica nos músculos esqueléticos dos ratos aumentou significativamente. Os ratos tratados não foram autorizados a se exercitar, mas, apesar disso, desenvolveram a capacidade de correr cerca de 50% mais do que podiam antes de serem interrompidos por exaustão.
 
"Os animais realmente obtiveram músculos como os de um atleta que treina diariamente. O padrão de expressão gênica após o tratamento com SR9009 é a de um músculo do tipo oxidativo, mais uma vez, igual a de um atleta", afirma Burris.
 
O pesquisador observou que os efeitos benéficos do SR9009 em ratos poderiam ser reproduzidos em pessoas com síndrome metabólica ou outras condições que reduzam sua capacidade de praticar exercícios.
 
A torcida dos pesquisadores é para que os efeitos observados nos ratos possam ser reproduzidos em humanos, e assim auxiliarem em tratamentos para obesidade, síndrome metabólica e diabetes.
 
isaude.net

Tratamento inédito com pílula diária reduz tamanho de tumores faciais

Medicamento elimina tumores na face e no pescoço que não podem ser removidos utilizando tratamentos de rotina
 
Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma pílula diária capaz de reduzir o tamanho de tumores de pele que se desenvolvem na região da face.
 
Os resultados indicam que o medicamento elimina tumores na face e no pescoço que não podem ser removidos utilizando os tratamentos de rotina. O comprimido age bloqueando as mensagens nas células que induzem os tumores a crescer.
 
A droga, chamada Vismodegib, foi licenciada no início deste mês e agora estará disponível para pacientes do National Health Service.
 
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele, que afeta cerca de 100 mil pessoas por ano no Reino Unido.
 
Normalmente ele é desencadeado pela exposição excessiva à radiação UV, tais como a luz solar, e é facilmente tratado com radioterapia ou cirurgia e raramente se torna fatal.
 
No entanto, um pequeno número de pacientes ou não detecta o crescimento dos tumores, não procura ajuda médica, ou têm tumores em uma posição onde eles são difíceis de serem removidos, como em áreas próximas ao olho.
 
A cada ano, os médicos veem cerca de 700 pacientes que têm tumores tão grandes que iriam torná-los desfigurados após a remoção.
 
Agora, a nova droga, que tem o nome de marca Erivedge, encolheu estes tumores em cerca de metade dos pacientes, e também foi capaz de parar a progressão dos tumores durante cerca de nove meses.
 
"Este medicamento é um grande avanço para o tratamento desta doença, proporcionando aos pacientes com carcinoma de células basais avançado uma nova opção de tratamento. Esta é uma grande notícia para os pacientes", afirma Harpal Kumar, diretor-executivo da Cancer Research UK.
 
isaude.net

Quatro ou mais xícaras de café por dia impedem recorrência do câncer de próstata

Homens que bebem quatro xícaras de café por dia experimentaram uma redução de 59% no risco de recorrência do câncer de próstata
Homens que bebem quatro xícaras de café por dia experimentaram
uma redução de 59% no risco de recorrência do câncer de próstata
Pesquisa sugere que os compostos bioativos presentes no café podem ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes
 
O consumo de café está associado a um menor risco de recorrência do câncer de próstata, de acordo com estudo de pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA.
 
Os resultados mostram que os compostos bioativos presentes no café e no chá podem prevenir a doença de retornar e atrasar sua progressão.
 
A líder da pesquisa Janet L. Stanford e seus colegas descobriram que os homens que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia experimentaram uma redução de 59% no risco de recorrência do câncer de próstata e / ou progressão, em comparação com aqueles que bebiam apenas uma ou menos xícaras por semana.
 
O estudo envolveu 1.001 sobreviventes de câncer de próstata, com idades entre 35 e 74 anos de idade no momento do diagnóstico, entre 2002 e 2005.
 
Os participantes responderam a perguntas sobre sua dieta e consumo de bebidas dois anos antes do diagnóstico do câncer de próstata por meio de um questionário de frequência alimentar e foram entrevistados sobre informações demográficas e de estilo de vida, história familiar de câncer e uso de medicamentos.
 
Dos participantes, 630 responderam a questões referentes à ingestão de café, se encaixaram nos critérios de acompanhamento e foram incluídos na análise final. Destes, 61% dos homens consumiram pelo menos uma xícara de café por dia e 12% consumiram uma quantidade maior: quatro ou mais xícaras por dia.
 
"Nosso estudo difere dos anteriores porque usamos uma definição composta da reincidência e progressão do câncer de próstata. Usando dados detalhados, nós podemos determinar se um paciente tem risco de recorrência ou progressão do câncer de próstata", afirma o primeiro autor Milan Geybels.
 
Segundo os pesquisadores, as atividades biológicas associadas com o consumo de compostos fitoquímicos encontrados no café incluem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além da modulação do metabolismo da glicose.
 
Apesar dos resultados promissores, a equipe enfatiza que o café ou seus componentes ainda não podem ser recomendados para prevenção secundária do câncer de próstata antes que seu efeito preventivo seja demonstrado em um ensaio clínico.
    
isaude.net

Concurso Prefeitura de Jari - RS

Profissionais de níveis fundamental, médio e superior que esperavam uma oportunidade na Prefeitura de Jari, município do estado do Rio Grande do Sul, devem ficar atentos. Foi publicado o edital n° 001/2013 do concurso público, com oferta de 11 vagas para preenchimento imediato, além da possibilidade de formação de cadastro reserva. O concurso será executado através da empresa Objetiva Concursos Ltda.

As vagas são para os cargos de Atendente Educacional, Educador Especial, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Procurador Jurídico, Professor Ensino Fundamental de Anos Finais e Psicólogo. O salário oferecido varia de R$ 708,26 a R$ 6.043,12, com carga horária de 08 a 44 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 08 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 65,72 para todos os cargos.

A prova Objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 13 de outubro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação final das inscrições em 27 de setembro de 2013.

O concurso terá validade de até dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, uma vez, por igual prazo a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Nova Roma do Sul - RS

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital nº 02/2013 de concurso público, sob a coordenação técnica-administrativa da Objetiva Concursos, para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro reserva. São ofertadas 05 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.612,74.  A jornada de trabalho será de 22 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Contador, Professor do Ensino Fundamental Séries Iniciais, Técnico de Enfermagem e Tesoureiro. As inscrições serão realizadas de 26 de agosto a 14 de setembro de 2013 pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 80. 
 
As provas serão aplicadas no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Nova Roma do Sul, na data prevista de 19 de outubro de 2013. Para o cargo de Professor, o concurso também constará de prova de títulos.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Nova Roma do Sul.

Concurso PRUDENPREV - SP

A PRUDENPREV, Sistema de Providência Municipal de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria Concursos Ltda, abriu edital de concurso púbico n° 01/2013, para provimento de cargos vagos para assistente social, auxiliar de enfermagem, contador, escriturário, médico perito, motorista, procurador, serviços gerais, técnico em  informática, vigia diurno e vigia noturno.
 
Há 22 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.556,04, mais adicional de 65%, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59seg do dia 16 de setembro de 2013, horário de Brasília. As taxas variam de R$ 7,00 a R$ 12,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
A data, horário e local das provas serão divulgadas pela imprensa e disponibilizadas nos sites  www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria, com pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
O concurso público terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, por até igual período.

Concurso Prefeitura de São Marcos - RS 2013

Com o objetivo de preencher 17 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Marcos, no estado do Rio Grande do Sul, publicou os editais 089 e 090/2013 para realização de concurso público. São 17 vagas disponíveis, mais formação de cadastro de reserva, para salário de até R$ 13.471,08, por jornada de trabalho de 12 a 44 horas semanais.
 
Cargos do Edital nº 089/2013
Professor Ensino Fundamental Séries Finais (Artes, Educação Física, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática). 
 
Cargos do Edital nº 090/2013
Agente Comunitário de Saúde, Agente Social, Biólogo, Borracheiro, Contador, Médico (Clínico Geral, PSF, Ginecologista, Neurologista, Oftalmologista, Pediatra e Psiquiatra), Monitor, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Operador de Máquina Leve, Operário, Pedreiro, Secretário de Escola e Técnico de Enfermagem. 
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições poderão ser realizadas no período de 26 de agosto a 15 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 80, de acordo com o cargo escolhido. 
 
A prova escrita será realizada na data prevista de 09 de novembro de 2013, para todos os cargos. O certame também constará de prova prática para os cargos de Borracheiro, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Operador de Máquina Leve, Operário e Pedreiro. A prova de títulos será aplicada apenas para os cargos de Professor. 
 
Segundo o edital, os concursos terão validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério do Município de São Marcos/RS.

Prefeitura de Indiavaí (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Indiavaí, município localizado a 367 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, lançou aviso de edital destinado a selecionar candidatos para contratação por tempo determinado. São ofertadas 05 vagas de níveis fundamental e superior, com salários de até R$ 9.106,92 por jornada de 40 horas semanais.

Cargo
Agente Comunitário de Saúde e Médico.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 30 de agosto de 2013, na Prefeitura de Indiavaí, situada à Rua Getulio Vargas, Nº. 650, Centro, Indiavai-MT, das 7hs às 13hs (exceto ao sábado, domingo e feriados). A taxa de inscrição é de R$ 30 para o nível fundamental e de R$ 50 para o nível superior.
 
Prova
A prova será aplicada na data provável de 15 de setembro de 2013.
 
O edital completo encontra-se fixado no mural da sede da Prefeitura de Indiavaí – MT, a partir do dia 19 de agosto de 2013.
 
O aviso do edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 26 de agosto de 2013, pág. 33 a 34.

Concurso Prefeitura de Rosana - SP

Com a finalidade de preencher 09 vagas mais cadastro de reserva, a Prefeitura de Rosana, município localizado a 755 km de São Paulo, liberou edital de concurso público n° 001/2013. São 09 vagas destinadas a profissionais dos níveis fundamental e superior, estando a seleção dos candidatos sob os cuidados da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda.

Os vencimentos variam de R$ 1.093,00 a R$ 3.159,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais. Para todos os cargos haverá complementação (Vale Alimentação) no valor de R$ 400,00 mensais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Instrutor de Corte e Costura e Motorista.

Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 10,20 a R$ 12,20, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet, no endereço www.klcconcursos.com.br, até às 23h59min do dia 09 de setembro de 2013.

Provas
A realização da prova escrita objetiva está prevista para o dia 06 de outubro de 2013, na cidade de Rosana – SP, em horário e local que serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições, o qual será divulgado no dia 18 de setembro de 2013 no site oficial do Município www.rosana.sp.gov.br, no site www.klcconcursos.com.br e publicado no Jornal “O Imparcial.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável á critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Agrolândia - SC

A Prefeitura de Agrolândia, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº 003/2013, para provimento de 02 vagas, mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.030,66 em carga horária de 08 ou 40 horas semanais.
 
O concurso destina-se à seleção de candidatos para contratação de pessoal destinado ao preenchimento de Emprego Público para Médico Clínico Geral da Família, Médico Pediatra da Família, Técnico de Enfermagem da Família e Agente Comunitário de Saúde (Micro-áreas: 12, 17, 24).
 
As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº107, centro, Agrolândia, Santa Catarina, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, até o dia 23 de setembro de 2013.
 
As provas escritas serão realizadas nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº 107, bairro Centro, Município de Agrolândia, Estado de Santa Catarina, no dia 06 de outubro de 2013 (domingo), iniciando às 09h00min com término as 12h00min.
 
O gabarito preliminar da prova escrita será publicado na data provável de 07 de outubro de 2013.
 
O concurso terá validade por um ano a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO) 2013

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, município localizado a 11 km de Goiânia, no estado do Goiás, lançou edital n° 001/2013 para realização de um grande concurso público. A meta é o provimento de 944 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salário inicial que pode chegar a R$ 1.586,58, em carga horária de 30 ou 40h semanais.
 
O concurso público será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás, lembrando que 5% do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência.

Inscrições e cargos
As inscrições serão realizadas no período de 23 de setembro a 07 de outubro de 2013, exclusivamente via internet, no sítio www.cs.ufg.br.
 
Os valores da taxa de inscrição, conforme os cargos oferecidos, são os abaixo determinados:

- Cargos de nível superior_ Profissional de Educação I- (PE I): R$ 75,00;
- Cargo de nível superior _ Bibliotecário I: R$ 60,00;
- Cargos de nível médio _ Agente Educativo e Intérprete de Libras I: R$ 45,00;
- Cargo de nível médio _ Auxiliar de Secretaria I: R$ 35,00;
- Cargo de nível fundamental _ Instrutor Surdo I: R$ 35,00.

Provas, Gabaritos e Resultados
As provas serão realizadas provavelmente no dia 17 de novembro de 2013. Haverá a aplicação de Prova Objetiva e Prova de Redação para os cargos de Profissional de Educação I e Prova Objetiva para todos os demais cargos.

Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do dia 12 de novembro de 2013, através do sítio
www.cs.ufg.br.

O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no dia 17 de novembro de 2013, após o término das provas. O resultado preliminar da Prova Objetiva, o boletim de desempenho da Prova Objetiva, o gabarito oficial e a disponibilização do cartão-resposta da Prova Objetiva serão divulgados no dia 26 de novembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fundo Municipal de Saúde de Porangatu - GO abre vagas

Foi divulgado o extrato do edital nº. 002/2013 para a realização de processo seletivo do Fundo Municipal de Saúde de Porangatu, no estado de Goiás. O certame visa a contratação de pessoal em caráter temporário para a função de Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições serão realizadas do dia 02 a 12 de setembro de 2013, no Fundo Municipal de Saúde de Porangatu, situado à rua Rui Barbosa, nº. 3, centro.
 
Maiores informações pelo telefone: (62) 3362-5033.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 26 de agosto de 2013, pág. 8.

Prefeitura de Rio Claro - RJ abre vagas

Com oferta de 353 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro, lançou dois editais nº. 001/2013 para realização de concurso público e processo seletivo.
 
A carga horária dos aprovados e contratados será de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 680,00 e R$ 4.499,68. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Pedreiro, Motorista, Lavadeira, Cozinheira, Operador de Máquinas Pesadas, Coveiro, Carpinteiro, Borracheiro Especializado, Agente Auxiliar de Serviços Municipais Gerais, Telefonista, Recepcionista, Monitor Escolar, Monitor de Educação Especial, Guarda Municipal Ambiental, Eletricista de Autos, Eletricista Civil, Auxiliar de Creche, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Médico, entre outros.
 
Inscrição
A inscrição será efetuada do dia 02 a 13 de setembro de 2013, no site www.ibam-concursos.org.br ou de forma presencial na Câmara de Rio Claro, situada à rua Dr. Salim Alexandre Elias, nº. 274, centro, no horário das 09:00 às 17:00 de segunda à sexta-feira.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 22,00;
Nível Médio: R$ 42,50;
Nível superior: R$ 65,00.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, títulos e prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de outubro de 2013, às 9:00 e às 15:00 com duração de 3 horas. O local será divulgado no site www.ibam-concursos.org.br. O gabarito será divulgado a partir do dia 29 de outubro de 2013.
 
Os candidatos inscritos nos cargos de nível superior e aprovados na prova objetiva deverão enviar seus títulos, nos dias 20 e 21 de novembro de 2013, para o instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, Núcleo de Concursos, situado no Largo IBAM, nº. 1 - Humaitá, Rio de Janeiro/RJ, Cep.: 22271-070, por meio de Sedex com AR.
 
A prova prática será realizada na data provável de 07 e 08 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados oportunamente, através de edital de convocação a ser publicado nos sites de inscrição e da Prefeitura (www.rioclaro.rj.gov.br), assim como no Mural Oficial de Atos da Prefeitura de Rio Claro.
 
Validade
O certame será válido por dois anos, a serem contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Rio Claro.

Processo Seletivo aberto na Prefeitura de Itabirito - MG

A Prefeitura de Itabirito, no estado de Minas Gerais, anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo regido pelo regulamento nº. 01/2013, A meta é a contratação temporária de 29 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ensino fundamental), com remuneração de até R$ 950, por jornada de 40 horas semanais. 
 
Para participar da seleção o interessado deve se inscrever no período de 02 a 06 de setembro de 2013, na Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na rua Getúlio Vargas, nº. 220, Centro, Itabirito.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, além de entrevista e Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada. 
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.
 
Maiores informações no site: www.gestaoconcurso.com.br

Concurso Prefeitura de Modelo - SC

A Prefeitura de Modelo, no estado de Santa Catarina, publicou edital n° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários de até R$ 2.281,48 por carga horária de 40 horas semanais.

Há 07 vagas para os cargos de Farmacêutico, Auditor Fiscal – Tributário e de Serviços Públicos Municipais, Auxiliar de Serviços Gerais Interno e Agente Comunitário de Saúde Pública – ESF (Estratégia Saúde da Família – PSF). O concurso será executado pelo Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP.

As inscrições para o certame somente serão efetuadas pela internet, no endereço eletrônico: www.icap.net.br, até o dia 25 de setembro de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 80 (para nível superior) e R$ 30 ( nível fundamental).
 
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 13 de outubro de 2013, na Escola Reunida Municipal Professora Griseldi Maria Müller, Rua Cristóvão Colombo, S/N, Centro, no município de Modelo (SC).

O gabarito provisório será divulgado a partir das 18 horas do dia 13 de outubro de 2013, no site da empresa organizadora do certame www.icap.net.br.

O concurso público é válido pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogado nos termos da legislação vigente.

Concurso Prefeitura de São José do Xingu - MT

A Prefeitura de São José do Xingu, no estado do Mato Grosso, abriu as inscrições para concurso público regido pelo edital nº. 001/2013, que selecionará 40 candidatos em todos os níveis de escolaridade. A faixa salarial vai de R$ 678,00 a R$ 5.788,07 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Trabalhador Braçal, Coveiro, Borracheiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Operador (Trator de Pneus, Pá Carregadeira e Motoniveladora), Motorista, Mecânico de Máquinas Pesadas, Guarda, Gari, Eletricista Auto Elétrica, Técnico (Laboratório, Enfermagem, Sistema do Processo Regulatório e Sistemas da Saúde), Fiscal Sanitário, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Administração, Psicólogo, Professor de Educação Física, Professor, Procurador Jurídico, Odontólogo, Nutricionista, Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Contador, Biólogo e Assistente Social.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no site www.noroesteconcursos.com.br até o dia 10 de setembro de 2013.
 
Os valores correspondentes à taxa de inscrição, por cargo, serão:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de São José do Xingu, situado à rua 20 de setembro, nº 15– São José do Xingu/MT, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, até o dia 10 de setembro de 2013.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, títulos e prática.
 
A prova objetiva e a prática estão previstas para serem realizadas no dia 27 de outubro de 2013, das 09:00 às 12:00 e às 13:00, em locais que serão divulgados oportunamente por meio de edital de convocação, no site oficial do município www.saojosedoxingu.mt.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
No dia seguinte a aplicação das provas, os cadernos de questões estarão disponíveis na integra no site www.noroesteconcursos.com.br, para consulta on-line pelos candidatos.
 
Os candidatos aprovados deverão encaminhar via SEDEX para a organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes, situado à Rua Coripheu de Azevedo Marques, nº 65 - Jd. Santo Antônio - CEP: 87.030-250 - Maringá – PR, em até 01 dia útil posterior ao término do período de inscrições, cópia reprografada autenticada em cartório de eventuais títulos que possuam.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da administração, por igual período.
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 27 de agosto de 2013, pág. 141 a 159.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG publica edital de processo seletivo

O município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, publicou edital nº 039/2013 de processo seletivo com a finalidade de preencher 02 vagas para o cargo de Auxiliar de Enfermagem - Ambulância, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, no período entre o mês de setembro a 31 de dezembro de 2013. A remuneração é de até R$ 776,18 por jornada de 40 horas semanais. 
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
 
Ser portador de diploma de Curso Técnico de Enfermagem ou Curso de Auxiliar de Enfermagem;
Possuir registro junto ao Conselho Profissional – COREN.
 
Os interessados poderão se inscrever até o dia 02 de setembro de 2013, das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:00, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
A seleção constará de prova de títulos.

Concurso IFRJ 2013

Foi divulgado o edital de concurso público N° 59/2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O certame tem o fito de ocupar 102 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, classe D.

A jornada de trabalho prevista é de 40h semanais, em regime de Dedicação Exclusiva, com vencimento básico de R$ 3.594,57, acrescido de R$ 272,46 a R$ 4.455,20, referente à retribuição por titulação.

Os aprovados atuarão nos campi das cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda, São Gonçalo, Realengo, Nilo Peçanha, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Duque de Caxias e Arraial do Cabo.
 
Inscrições
A inscrição, no valor de R$ 110,00, deverá ser efetuada pelo próprio candidato ou por seu representante legal no período de 02 de setembro a 16 de outubro de 2013, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10 às 17 horas, nos postos de inscrição para o qual o candidato deseja concorrer, e que funcionarão nos seguintes endereços:
 
- Campus Arraial do Cabo: Rua José Pinto de Macedo s/nº, Prainha, Arraial do Cabo, RJ;

- Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Avenida Maria Luiza,s/nº Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ;

- Campus Duque de Caxias: Avenida República do Paraguai, nº120, Sarapuí, - Campus Nilo Peçanha - Pinheiral: Rua José Breves, nº 550, Centro, Pinheiral, RJ;

- Campus Nilópolis: Rua Lúcio Tavares, nº 1045, Nova Cidade, Nilópolis, RJ;

- Campus Paracambi: Rua Sebastião Lacerda, s/nº, Centro, Paracambi, RJ;

- Campus Realengo: Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, Realengo, RJ;

- Campus Rio de Janeiro: Rua Senador Furtado, nº 121/125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ;

- Campus São Gonçalo: Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº, Neves, São Gonçalo, RJ;

- Campus Volta Redonda: Rua Antonio Barreiros, nº 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda, RJ (entre o Clube Náutico e o Estádio da Cidadania).
 
Provas
O concurso público será administrado pela Diretoria de Concursos e Processos Seletivos (DCPS) e será realizado em três fases:

- Prova de Conteúdo (escrita);
- Prova de Desempenho Didático;
- Prova de Títulos.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, aplicada provavelmente em 3 de novembro de 2013, prova de desempenho didático de 29 de novembro de 2013 a 6 de dezembro de 2013 e prova de títulos, com entrega de documentação de 1º a 8 de dezembro de 2013.

A confirmação de inscrição, que informará o local da realização da Prova de Conteúdo, estará disponível para consulta na página do IFRJ, www.ifrj.edu.br, a partir de 30 de outubro de 2013, após às 16 horas.
 
Validade
O concurso terá validade por até 01 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso POLITEC - MT 2013: Edital e Inscrição

Foi divulgado edital N° 001/2013-SAD/SESP/MT de concurso público da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec - MT). Haverá 190 vagas para Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico Legista e Perito Oficial Odonto Legista, em diversas cidades do estado.
 
Todos os aprovados receberão o salário de R$ 7.661,87, em jornada de 44h semanais, com possibilidade de regime de plantão. O concurso será organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
 
Cargos e Vagas
Do total de vagas, 106 são para Perito Oficial Criminal com formação nas seguintes áreas: Administração, Arquitetura, Biologia; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Direito; Economia; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária; Farmácia; Física; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Geologia; Informática; Matemática; e Química. Para Perito Oficial Médico Legista existem 81 vagas e para ocupar este cargo o candidato pode ser Médico e Médico Psiquiatra. Já as outras 03 vagas são para Perito Oficial Odonto Legista, cargo que admite a formação em Odontologia.

Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser efetuadas no período de 02 a 29 de setembro de 2013, pelo site www.funcab.org. A taxa de inscrição será de R$ 120,00.

Provas
A prova objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 20 de outubro de 2013, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, podendo ser aplicada também em Várzea Grande, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando, data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site www.funcab.org.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Iguaí - BA

A Prefeitura de Iguaí, no estado da Bahia, lançou edital Nº 01/2013 de processo seletivo, com o intuito de preencher 210 vagas, além de formar cadastro reserva. Os profissionais contratados farão jus a remuneração de até R$ 1.500, por jornadas de trabalho de 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Níveis Alfabetizado e Fundamental - Auxiliar de Limpeza, Merendeira, Porteiro, Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais (Manutenção de Parque Infantil), Pedreiro, Ajudante de Pedreiro, Auxiliar de Limpeza (Rede de Esgoto), Armador de Ferragem, Auxiliar de Limpeza (Carregador de Entulho), Calceteiro, Pintor, Ajudante de Pintor, Marceneiro, Auxiliar de Limpeza (Construção de Bueiros e Pontes), Ajudante de Patrol, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Ajudante de Trator, Ajudante de Mecânico, Auxiliar de Limpeza (Banheiro Público e Coletor de Lixo), Auxiliar de Serviços Gerais (Operador de Pulverizador de Veneno), Coveiro, Auxiliar de Limpeza (Estádio de Futebol), Auxiliar de Serviços Gerais (Operador de Roçadeira), Gari, Motorista com Categoria D, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais (Operador de Bomba de Água), Porteiro (Casa de Farinha) e Auxiliar de Serviços Gerais (Cozinha).
 
Nível Médio - Auxiliar Administrativo, Digitador, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório, Auxiliar de Secretaria, Orientador Social, Operador de TV, Facilitadores de Esportes, Dança, Cultura, Teatro, Balé, Capoeira, Artes e Artesanato, Canto, Percussão e Violão. 
 
Nível Superior - Fisioterapeuta.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições ficarão abertas no período de 02 a 11 de setembro de 2013, por meio do site www.solucaogov.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 50.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 29 de setembro de 2013. A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

CREMESC abre concurso público

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina - CREMESC abriu edital nº. 001/2013 de concurso público, que visa a contratação de 04 funcionários que possuam o ensino médio ou superior. A remuneração é de até R$ 5.283,30 por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
Serão reservadas a pessoas com deficiência 5% do total de vagas.
 
Cargos: Assistente Administrativo e Médico Fiscal.
 
As inscrições serão efetuadas no site www.cremesc2013.ieses.org até o dia 6 de setembro de 2013.
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 75,00 (nível superior).
 
O concurso será efetuado mediante aplicação de provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas provavelmente no dia 6 de outubro de 2013, em locais e horários disponíveis no Documento de Confirmação de Inscrição, e terão duração de 4 horas.
 
O gabarito oficial das provas objetivas estará disponível no site www.cremesc2013.ieses.org, até às 10 horas do dia 7 de outubro de 2013.
 
Os resultados finais e as listas de classificação, serão disponibilizadas no site www.cremesc2013.ieses.org, após às 18 horas do dia 6 de novembro de 2013.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada emprego, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

Concurso UEPG - PR

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no estado do Paraná, divulgou os editais 01 e 02/2013 de concurso público objetivando o preenchimento de 95 vagas para o cargo de Docente. A remuneração pode chegar a R$ 8.502,24, por jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As oportunidades disponíveis se distribuem entre os seguintes setores/departamentos: Setores de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Humanas Letras e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas, além dos Departamentos de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola, Fitotecnia e Fitossanidade, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Informática, Educação Física, Análises Clínicas e Toxicológicas, Biologia Geral, Biologia Estrutural, Molecular e Genética, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Saúde Pública, Matemática e Estatística, Geociências, Física, Química, Métodos e Técnicas de Ensino, Artes, Letras Vernáculas, Línguas Estrangeiras Modernas, Pedagogia, Serviço Social, Economia, Jornalismo, Administração e de Medicina.
 
Os interessados devem ter nível superior e poderão realizar suas inscrições entre os dias 02 de setembro e 02 de outubro de 2013, pelo endereço eletrônico www.pitangui.uepg.br. A taxa é de R$ 220.
 
De acordo com os editais que regulamentam os certames, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, prova didática com arguição, exame de títulos e, se necessário, prova prática. As provas serão aplicadas provavelmente no período de 14 a 18 de novembro de 2013.
 
Os concursos terão validade por dois anos, podendo ser prorrogados por igual período. 

Concurso UNIFAL - MG

A Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, em Minas Gerais, lançou editais nºs 140/2013 e 147/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 32 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.049,77 por regime de dedicação exclusiva.
 
No edital N° 140/2013, dispõe de oportunidades para Assistente em Administração (12, sendo duas destinadas a pessoas com deficiência), Pedagogo (2); Técnico de Laboratório em Análises Clínicas (3); Técnico em Edificações (1); Técnico em Refrigeração (1); Arquiteto e Urbanista (1); Analista de Tecnologia da Informação (1); Enfermeiro - Saúde Coletiva (2); Enfermeiro - Hospitalar (1); Economista (1); Médico - Clínica Médica (2); Fisioterapeuta (2); Técnico em Audiovisual (1); e Odontólogo (1). Já no edital N° 147/2013, é destinado ao provimento de 01 vaga no cargo de Professor Adjunto.
 
Inscrições
O período de inscrições para as oportunidades do edital 140/2013 seguem abertas até o dia 25 de setembro de 2013. Já no edital 147/2013, terá início em 28 de agosto, com a data prevista para o encerramento no dia 26 de setembro de 2013. As inscrições, devem ser efetuadas exclusivamente pelo site www.unifalmg.edu.br/app/rh/inscricoes.
 
Taxa de Inscrição
No edital N° 140/2013: R$ 47,00 para cargos de Nível de Classificação D e R$ 78,00 para cargos de Nível de Classificação E;

Edital N° 147/2013: R$ 200,00 para professores.
 
Provas, Gabaritos e Validade
Os inscritos para o edital 140/2013 serão avaliados mediante aplicação de Prova de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, composto por questões de múltipla-escolha. A seleção do edital 147/2013, será composta por Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Títulos.
 
A divulgação do caderno de provas e do gabarito darse- á a partir de 24 horas após o término das provas no endereço eletrônico www.unifal-mg.edu.br/progepe/concursotae.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.

Concurso UFOP - MG

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, lançou edital nº 39/2013, informando sobre concurso público para contratação de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior. A remuneração oferecida pode chegar até R$8.049,77. 
 
São 08 vagas disponíveis para as áreas de pediatria; clínica médica; ensino de química e química geral; química tecnológica; bioquímica e biologia molecular; engenharia mecânica/máquinas, motores e equipamentos/estatística e dinâmica aplicada; arquitetura e urbanismo/fundamentos de arquitetura e urbanismo/história da arquitetura e urbanismo/teoria da arquitetura/ história do urbanismo/teoria do urbanismo e administração/teoria geral da administração/organização/gestão de pessoas. 
 
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.concurso.ufop.br, até 09 de setembro de 2013. Os valores das taxas serão de R$ 70, R$ 109 e R$ 160. 
 
A seleção será composta de prova objetiva, didática e de títulos. A data da prova objetiva será informada no site www.concurso.ufop.br, no prazo máximo de 30 dias após a publicação da relação de inscritos. O cronograma para as outras avaliações também será divulgado no mesmo portal, sendo responsabilidade do candidato obter todas as informações necessárias sobre o certame.

Anvisa libera por 12 meses uso de extratos de café e alcaçuz no fumo

A menos de um mês para a entrada em vigor da norma que baniu dos cigarros aditivos como mentol e cravo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma lista de 121 substâncias autorizadas por um ano, até a conclusão de uma nova avaliação.
 
Constam na lista, por exemplo, extratos de café, ameixa seca, figo, mate, alcaçuz e mimosa; óleos de camomila, rosa, endro, patchouli e sândalo amarelo; e substâncias como maltol, ácido cítrico e benzoato de benzila.
 
Em março 2012, a agência vetou o uso de aditivos ao fumo de forma geral. A regra passa a valer em setembro para a indústria, mas produtos em estoque podem ser comercializados até março de 2014.
 
Em julho deste ano, atendendo a parte de um pedido da indústria de fumo, a Anvisa autorizou o uso temporário de uma lista de substâncias que não dão sabor característico ao cigarro --como mentol e cravo, que continuam vetados. Durante um ano, essa lista será estudada por uma comissão independente. E, ao final do prazo, a Anvisa dará novo parecer sobre as 121 substâncias.
 
A decisão da diretoria Anvisa não foi unânime e contrariou o parecer da área técnica da agência, que opinou pelo veto integral à lista, pois as substâncias poderiam atuar no cigarro de diferentes formas para melhorar sua palatabilidade e atratividade.
 
Segundo disseram dois diretores da Anvisa à Folha, as substâncias autorizadas temporariamente estavam, sim, vetadas pela decisão de março de 2012. A norma previa, no entanto, que a liberação de grupos de aditivos poderia ser analisada pela agência desde que a pedido --o que foi feito pela indústria.
 
Folhaonline

Parcela de brasileiros obesos cresce 54% nos últimos seis anos

A parcela de pessoas obesas no Brasil aumentou 54% nos últimos seis anos. Hoje, a obesidade atinge 17% da população. Em 2006, 11% dos brasileiros eram obesos.
 
Os dados são da pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde.
 
A pesquisa é feita anualmente desde 2006 e ouve, por telefone, maiores de 18 anos. Nessa edição, foram entrevistadas 45,4 mil pessoas.
 
Editoria de Arte/Folhapress
O estudo mostrou também que mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. O excesso de peso atinge 54,5% dos homens e 48% das mulheres.
 
Na média, a parcela de brasileiros com sobrepeso passou de 43% em 2006 para 51% em 2012.
 
A classificação de excesso de peso ou obesidade é feita pelo IMC (Índice de Massa Corporal), obtido dividindo o peso, em quilos, pela altura, em metros, ao quadrado. Para o excesso de peso, o IMC deve ser de 25 ou mais e, para a obesidade, o índice é igual ou maior que 30.
 
Comparando com países próximos, o número de obesos no Brasil é menor.
 
No Uruguai, 19,9% da população faz parte desse quadro. Na Argentina são 20,5%; no Paraguai, 22,8%; no Chile, 25,1% e nos EUA, 27,7%.
 
"O excesso de peso e a obesidade continuam crescendo. Ainda somos mais magros que nossos vizinhos, mas temos de fazer um esforço conjunto, com governo, sociedade e iniciativa privada", disse Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde.
 
A obesidade é uma das causas de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardíacas.
 
Preocupações
Apenas 22,7% dos brasileiros consomem a quantidade ideal de frutas e legumes recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
E, segundo Barbosa, é alta a frequência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Entre a população de 18 a 24 anos, 21,8% bebem álcool dessa maneira. De 25 a 35 anos, esse uso foi feito por 24,7% dos brasileiros. O percentual começa a cair na faixa de 35 a 44 anos, para 20%.
 
A pesquisa identificou ainda, nas principais capitais do país, a quantidade de adultos que bebem e dirigem em seguida. Maior quantidade de casos ocorre em Florianópolis, Palmas, Teresina, Campo Grande, Goiânia e Aracaju.

Folhaonline

Anvisa libera aditivos como extrato de café para uso em cigarros

Editoria de Arte/Folhapress
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou ontem uma lista de 121 substâncias cujo uso no tabaco será autorizado por um ano, até a conclusão de uma nova avaliação.
 
A divulgação acontece a menos de um mês para a entrada em vigor da norma que bane dos cigarros aditivos como mentol e cravo.
 
Constam da lista, por exemplo, extratos de café, ameixa seca, figo, mate, alcaçuz e mimosa; óleos de camomila, rosa, endro, patchouli e sândalo amarelo; e substâncias como ácido cítrico e maltol, composto orgânico usado também pela indústria de alimentos.
 
Em março de 2012, a agência vetou o uso de aditivos no fumo de forma geral. A regra passa a valer em setembro para a indústria, mas produtos em estoque podem ser comercializados até março de 2014.
 
Em julho deste ano, atendendo a parte de um pedido da indústria de fumo, a Anvisa autorizou o uso temporário de uma lista de substâncias que não dão sabor característico ao cigarro --como mentol e cravo, que continuam vetados.
 
Por um ano, a lista será estudada por uma comissão independente. Ao final do prazo, a Anvisa dará novo parecer sobre as 121 substâncias.
 
A decisão da diretoria da Anvisa não foi unânime e contrariou o parecer da área técnica da agência, que opinou pelo veto integral à lista, pois as substâncias tornariam o cigarro mais palatável.
 
Segundo disseram dois diretores da Anvisa à Folha, as substâncias autorizadas temporariamente estavam, sim, vetadas pela decisão de março de 2012. A norma previa, no entanto, que a liberação de grupos de aditivos poderia ser analisada pela agência desde que a pedido --o que foi feito pela indústria.
 
Para Paula Johns, diretora-executiva da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), a decisão fragiliza a norma que veta os aditivos. "[As substâncias liberadas pela Anvisa] são aditivos de sabor."
 
Johns afirma que, além de disfarçar o gosto do tabaco, as funções dos compostos no cigarro são muitas, como broncodilatador e facilitador da inalação da fumaça. "É justamente isso que a norma buscava proibir. As substâncias tornam o cigarro mais palatável e isso tem apelo para a iniciação ao fumo."
 
Guerra de informação
Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa, nega que haja fragilização da norma e diz que os aditivos liberados servem para diferenciar os cigarros uns dos outros.
 
Barbano se diz ainda em meio a uma guerra de informações. De um lado, afirma, as fabricantes alegam que, sem o aval a essas substâncias, a produção dos cigarros ficaria comprometida. De outro, há os que defendem que os aditivos servem para dar odor e sabor ao cigarro.
 
Daí a decisão de criar uma comissão para analisar a função dos compostos. Se houver evidências claras de que os aditivos servem para melhorar o sabor do cigarro, diz Barbano, eles serão banidos.
 
Para ele, a questão mais importante ainda é o veto ao tabaco com sabores característicos, incluindo cigarro, cigarrilha e narguilé.
 
"Isso se enquadra no nosso argumento de que os jovens iniciam o uso do cigarro com produtos com sabor."
 
Para a Abifumo, que representa a indústria do cigarro, a decisão da Anvisa de permitir os aditivos é positiva. No entanto, a associação diz que parte dos ingredientes solicitados pela indústria não foi contemplada pela agência, "sem que fosse dada qualquer justificativa técnica".
 
Segundo a entidade, os aditivos são necessários à produção dos cigarros vendidos no país, do tipo "American Blend", "os quais não são mais atrativos ou possuem maior toxicidade do que aqueles produzidos sem os ingredientes".
 
Folhaonline

Correlação inesperada entre autismo e câncer é identificada

The New York Times
A americana Lucy Dabinett com seu filho Tommy, de 9 anos,
 que tem autismo causado pelo gene PTEN: ligação com
risco maior de câncer
Gene PTEN, que causa uma série de tumores, também é responsável pelo surgimento do transtorno neurológico, e descoberta pode abrir caminho para novos tratamentos
 
Ao estudarem dois problemas de saúde aparentemente não relacionados - o autismo e o câncer -, pesquisadores convergiram para uma inesperada descoberta. Algumas pessoas com autismo têm genes tumorais que aparentemente causam o transtorno cerebral.
 
Dez por cento das crianças com mutações em um gene chamado PTEN, que causa câncer de mama , cólon, tireoide e outros órgãos, também têm autismo. Assim como aproximadamente metade das crianças com mutações genéticas que podem levar a alguns tipos de câncer no cérebro e no fígado e a grandes tumores em vários órgãos, incluindo o cérebro. Trata-se de um índice bem mais elevado do que a taxa de autismo na população em geral.
 
"É estranho", diz Evan Eichler, professor de Ciência do Genoma da Universidade de Washington, sobre a convergência.           
           
Ele e outros alertam que a descoberta se aplica a uma pequena parcela de pessoas com autismo. Na maioria dos casos, a causa permanece misteriosa. E como acontece com quase todos os distúrbios genéticos, nem todos com as mutações desenvolvem autismo ou câncer, ou outras doenças associadas com os genes, como a epilepsia, os cérebros dilatados e os tumores cerebrais benignos.
 
Contudo, pesquisadores dizem que a descoberta é intrigante. Como não existem animais que naturalmente iniciem um quadro de autismo, não há nenhuma maneira de analisar o que pode causar distúrbio em cérebros em desenvolvimento e tampouco há cura. A correlação recentemente descoberta permitiu que os cientistas modificassem ratos geneticamente, provocando neles muitos sintomas do distúrbio humano.
 
A ligação recém-descoberta permitiu aos cientistas analisar camundongos com sintomas do transtorno, o que levou ao primeiro teste clínico de um possível tratamento para crianças com autismo, que receberam drogas para tratar tumores com a mesma base genética.
 
Richard Ewing, um menino de 10 anos de Nashville, Tennessee, que tem uma forma de autismo causada por um gene tumoral, está entre os voluntários do estudo. Seus pais, Alexandra e Rick Ewing, sabem que ele tem risco de desenvolver tumor no cérebro, coração, rim, pele e olhos. Porém, a má notícia foi minimizada com sua elegibilidade para o teste clínico, que acabou de começar.           
                          
"Existe uma grande diferença entre nós e o resto da comunidade autista", diz o pai. "Nós recebemos um diagnóstico genético bastante genuíno."
 
Nem todos concordam que a descoberta é tão promissora. Steven McCarroll, geneticista de Harvard, ressalta que o cérebro de crianças com autismo que são portadoras do gene tumoral "falha de várias formas". "O autismo nessas crianças pode ser uma manifestação de um mau funcionamento do cérebro em geral, disse ele, acrescentando que "o fato de o autismo ser um dos muitos problemas neurológicos que surgem nesses pacientes não necessariamente nos diz algo relevante sobre os déficits sociais e de linguagem que são específicos do transtorno".
 
No entanto, outros cientistas que não estão envolvidos na pesquisa dizem que o trabalho está mudando a compreensão sobre o autismo e seu desenvolvimento. Assim como o câncer, o distúrbio envolve o crescimento irregular de células, neste caso, de neurônios.
 
O chefe do Centro de Genoma Molecular e Doenças Neuropsiquiátricas da Universidade da Califórnia, Jonathan Sebat, descreve o paralelo entre câncer e autismo como "muito estranho".
 
"Nós não resolvemos tudo, só uma pequenina parte. Mas o pouco que resolvemos já foi muito esclarecedor", disse.           
             
Foi Charis Eng, geneticista da Clínica Cleveland, que primeiro notou uma surpreendente incidência de autismo em crianças cujos pais tinham a mutação PTEN. Os pesquisadores viram que esta taxa de autismo era de 10 por cento, cerca de 10 vezes maior do que o esperado.
 
No mesmo período, cientistas descobriram que outro distúrbio genético tinha uma probabilidade ainda maior de resultar em autismo: a esclerose tuberosa, que aumenta o risco de câncer no rim e no cérebro. Aproximadamente metade dos pacientes com esclerose tuberosa tinha autismo.
 
Embora o PTEN e os genes da esclerose tuberosa não sejam os mesmos, eles são parte de uma mesma rede de genes que freiam o crescimento celular. Desativando o PTEN ou um dos genes da esclerose tuberosa, esse freio é liberado. Um dos resultados disso pode ser câncer ou a presença de tumores. Outro pode ser uma anormalidade nas fibras nervosas ou o autismo.
 
O Dr. Mustafa Sahin, do Hospital Pediátrico de Boston, decidiu testar se as drogas usadas para tratar tumores causados pela mutação do gene da esclerose tuberosa também poderiam tratar o autismo em pessoas com a mesma mutação.
 
Ele começou com camundongos, removendo os genes da esclerose tuberosa de seu cerebelo. As fibras nervosas do cérebro do animal cresceram descontroladamente, e os ratos desenvolveram comportamentos anormais, que lembram o autismo. Começaram a se movimentar de modo repetitivo e a esfregar o próprio corpo constantemente, tanto que, por vezes, chegavam a machucar a própria pele. E ao contrário de ratos normais, que preferem outros ratos a um objeto inanimado, estes animais passaram a apreciar igualmente um copo de plástico.
 
Porém, a rapamicina, que tem como alvo o gene da esclerose tuberosa e bloqueia uma proteína envolvida na divisão celular, alterou os animais. Eles deixaram de se esfregar compulsivamente, e deixaram de gostar do copo de plástico tanto quanto de um rato vivo. Os animais tiverem um melhor desempenho em testes de aprendizagem e de memória, e o crescimento das fibras nervosas no cérebro foi controlado.
 
Agora Sahin dá uma droga similar, a everolimus, para crianças autistas que tem a mutação genética associada à esclerose tuberosa, verificando se o medicamento melhora as habilidades mentais dos pacientes. Richard está entre as crianças. Cada uma tomará a droga ou um placebo por seis meses. O estudo deve ser concluído até dezembro de 2014.
 
Enquanto Eng começou estudando as mutações genéticas ligadas ao câncer e descobriu-se uma correlação com o autismo, Eichler, da Universidade de Washington, começou com o autismo e encontrou uma correlação com os genes do câncer.
 
Ele se concentrou no que ele chama de "autismo que aparece do nada", que ocorre sem histórico familiar, recrutando 209 famílias com crianças autistas.
 
Eichler percebeu uma diferença genética marcante. Comparados com seus pais e irmãos normais, as crianças autistas tinham duas a três vezes mais mutações que desativavam um gene. Os genes mutantes faziam muitas vezes parte de um percurso que controla o crescimento celular. No começo, os pesquisadores acharam que esse caminho era onipresente, e que sua ligação com o autismo era obscura.
 
"Ficamos um pouco chateados", disse Eichler. "Então eu disse: 'Peraí, alguns desses genes são genes associados ao câncer'."
 
Todavia, ele ainda não sabe se essas crianças autistas também correm risco de sofrer de câncer no futuro.
 
"Trata-se obviamente de uma questão importante", disse Eichler. "Mas é preciso esperar até que a ciência a investigue adequadamente."
 
O casal Ewing, cujo filho está participando do ensaio clínico sobre o autismo, aprendeu a viver com a ameaça de um tumor. Por enquanto, os maiores problemas estão sendo lidar com o autismo de Richard.
 
Quando os pais de Richard ouviram falar sobre o estudo de Sahin, imediatamente entraram em contato com ele, mesmo isso significando que eles têm de viajar para Boston de Nashville por nove vezes em apenas seis meses.
 
Eles não tinham tido coragem de levar o filho em viagens de aviões antes, preocupado que ele não conseguisse lidar com aeroportos lotados.
 
Entretanto, o estudo era importante demais para que não tentassem aproveitá-lo, disse Rick Ewing.
 
"Viajar com uma criança que não consegue falar, quem tem problemas alimentares, que não é paciente: nós realmente não tínhamos feito essas coisas", disse Ewing.
 
Eles esperam que o medicamento faça diferença.
 
"Nós sempre achamos que o Richard tem muita coisa acontecendo no cérebro", disse Alexandra Ewing. "Sentimos que há um grande potencial inexplorado."
 
Para o filho de nove anos de idade de Andrew e Lucy Dabinett, Tommy, cujo autismo é causado por uma mutação no gene PTEN, ainda não foram possíveis ensaios clínicos do gênero.
 
Tommy, que vive com a família em Rye, Nova Iorque, tem um vocabulário limitado, agita os braços, balança para trás e para frente, e precisa usar fraldas.
 
Quando tinha três anos, um médico disse a seus pais que ele tinha uma mutação PTEN e que, além de autismo, ele tinha um alto risco de sofrer de câncer.
 
"É claro que é aterrorizante", disse Lucy Dabinett. "Mas eu já sabia que havia algo extremamente errado com o meu filho. Eu só precisava de uma resposta."
 
"Honestamente," disse ela, "foi um alívio tê-la."
 
The New York Times/iG