Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cuide dos olhos no verão com essas sete dicas

Sete dicas para cuidar dos olhos no verão Evitar coçar e ter um colírio lubrificante à disposição é essencial
 
A estação mais esperada do ano por quem gosta de calor, praia e piscina também tem seus problemas. É nesta época que costumam acontecer epidemias de conjuntivite, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença.
 
O período também fica marcado pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. Para completar, muita gente ainda sofre com a claridade e muitas vezes fica em dúvida sobre como proceder. Felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples.
 
Confira quais são eles e aproveite o verão sem deixar a saúde de lado:
 
Banho de mar
"A irritação mais frequente após o banho de mar é a conjuntivite", afirma a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, coordenadora da Pós Graduação em Oftalmologia FCM/UNICAMP. Por isso, ela recomenda usar um colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, evitando, assim, o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular. Lembre-se ainda de retirar as lentes de contato antes de mergulhar. Elas podem ser contaminadas com a sujeira da água, favorecendo infecções.                    

Piscina
Embora pareçam limpas, piscinas costumam ser usadas por diversas pessoas e ainda são alvo de inúmeros produtos químicos. Por isso, a oftalmologista Denise Fornazari Oliveira, da Unicamp, recomenda o uso de colírios lubrificantes ao sair da água. "Algumas pessoas são tolerantes a esses agentes e não apresentam qualquer desconforto mesmo mergulhando de olhos abertos, mas isso não é regra", explica. Ela alerta ainda para que as lentes de contato sejam retiradas antes de entrar na piscina para evitar sua contaminação.

Sol forte
Na falta de óculos de sol, invista em bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular. "Contrair os olhos também é um método de proteção natural do corpo, já que a ação é reflexa e involuntária", aponta a oftalmologista Keila. Isso reduz a entrada de luz nos olhos, promovendo mais conforto para quem está exposto ao sol.

Óculos escuros
"Óculos escuros sem filtro de raios ultravioletas podem prejudicar os olhos, por isso, não invista em produtos de procedência duvidosa", afirma a oftalmologista Denise. Segundo ela, o conforto proporcionado pela redução da luminosidade faz com que nossos olhos fiquem mais vulneráveis, caso não haja proteção adequada. Por isso, na dúvida prefira bonés, uma sombra ou mesmo a exposição direta.

Filtro solar
O contato dos olhos com o filtro solar costuma causar ardência e irritação, por isso, fique atento na hora de espalhar o produto no rosto. "Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível", recomenda a oftalmologista Denise. A especialista afirma, entretanto, que não há grande perigo decorrente da interação e que lavar o rosto com água corrente ou usar colírios lubrificantes já é o suficiente para aliviar o desconforto.

Cisco
"Por mais tentada que a pessoa fique, ela deve evitar coçar os olhos quando sentir um cisco, pois há risco de lesões na superfície ocular", diz a oftalmologista Keila. O que fazer? Usar um colírio lubrificante e, caso o problema não seja resolvido, dirigir-se a um pronto-socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado que não expõe o paciente ao risco de infecções. "Após a retirada do cisco, é comum a realização de um curativo ocular oclusivo que favorece a cicatrização da lesão por 24 horas", explica.

Suor
Até mesmo nosso próprio suor pode gerar irritações oculares. "As sobrancelhas impedem que a água escorra, mas com o aumento da transpiração, decorrente da prática de exercícios, por exemplo, isso se torna inevitável", aponta a oftalmologista Denise. Para evitar o problema, vale apostar em faixas, como a que os jogadores de tênis usam, ou contar com uma toalhinha para evitar que o suor escorra.
 
Minha Vida

Anvisa discute impacto da nanotecnologia para a vigilância sanitária

Uso intensivo da nanotecnologia colocará estruturas no meio ambiente, exigindo estudos de impacto. Especialistas se reuniram para discussão
 
Promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) nesta terça-feira (3), em Brasília, a oficina temática “Nanotoxicidade e Análise de Riscos” reuniu especialistas em nanotecnologia. A promoção do ciclo de debates, com foco em nanotecnologia, é voltado às indústrias de saúde e o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde que necessitam de políticas específicas para o fortalecimento da capacidade de inovação e de competição internacional.
 
Segundo a professora Zulmira Lacava, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), o grupo de estudos da UnB desenvolve desde 1997 testes para averiguar a toxidade da interação entre as nanoestruturas e as células. Um deles testando a atuação das nanoestruturas em células sadias e em células tumorais.
 
José Maria de Monserrat, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disse que uma indicação feita nestes estudos é que o uso, cada vez mais intensivo, da nanotecnologia trará estas estruturas ao meio ambiente, por isso é importante saber o impacto disto. Segundo ele, um dos trabalhos mais bem sucedidos fez os testes da fase “in vivo” com um verme classificado como nematoide, cuja espécie teve sua estrutura de genoma integralmente decifrada.
 
Para a chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Anvisa, Daniella Guimarães de Araújo, o debate sobre análise de riscos relacionado às nanotecnologias é fundamental para a Agência considerando a missão institucional na proteção à saúde em grande escala.
 
A primeira oficina, realizada em outubro, teve como tema “O panorama mundial da nanometrologia e a inserção do Brasil no uso desta tecnologia”. A terceira será sobre “Regulação”, prevista para fevereiro de 2014, em data ainda a ser definida.
 
* com informações da assessoria de imprensa da Anvisa
 
SaudeWeb

Atividade estomacal noturna pode explicar tendência à obesidade

Reprodução / BBC
Células do estômago podem ser a chave para entender a tendência
 à obesidade e ao diabetes, segundo estudo australiano
Isso é o que revela um estudo divulgado nesta quinta-feira (5) na Austrália
 
As células do estômago, que funcionam como uma espécie de relógio neural para reduzir o apetite durante a noite, podem ser a chave para entender a tendência à obesidade e ao diabetes das pessoas que não têm turnos regulares de trabalho, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (5) na Austrália.
 
Os nervos que ficam nas paredes musculares ao redor do estômago, cuja função principal é emitir sinais para dar a sensação de plenitude, são a base do estudo de um grupo de cientistas australianos da Universidade de Adelaide. O grupo de pesquisadores, liderados por Stephen Kentish, utilizou ratos de laboratório para estudar as respostas de um grupo de nervos situados nas paredes musculares ao redor do estômago durante um período de 24 horas.
 
Os cientistas mediram a atividade dos nervos quando as paredes do estômago estavam estiradas em intervalos de três horas entre as 6 da manhã até as 3 da madrugada do dia seguinte. Assim descobriram que os nervos eram menos sensíveis ao estiramento do estômago quando os ratos estavam normalmente acordados, enquanto eram mais sensíveis quando os animais estavam dormindo, o que permitia que o cérebro recebesse a sensação de estar saciado mais rápido, aplacando a vontade de comer.
 
Os pesquisadores observaram que as células atuam como uma espécie de relógio neural no estômago para regular a quantidade de comida necessária e obter a sensação de plenitude.
 
Kentish e seus companheiros sustentam que esse mesmo mecanismo existe nos seres humanos e esperam poder vincular os resultados da pesquisa ao entendimento dos hábitos alimentares das pessoas que sofreram variações em seus relógios circadianos.
 
— Sabemos que as condições metabólicas como a obesidade e o diabetes são mais comuns nos trabalhadores com diversos turnos e nas pessoas que não têm um ciclo consistente de luz e escuridão.

EFE

5 passos para você se livrar dos sintomas de ansiedade

Para definir a ansiedade a partir de termos não técnicos, é possível encontrar várias expressões, tais como aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros, entretanto, se for levar em conta os termos científicos, é possível entender que a ansiedade é um tipo de fenômeno que tanto pode ajudar, quanto prejudicar.
 
A ansiedade pode estimular a pessoa a estar sempre em alerta aos acontecimentos, mas, quando há excesso, pode fazer exatamente o contrário, deixando a pessoa paralisada e impedida de ter qualquer tipo de reação.
 
Os sintomas de ansiedade são:
 
- Preocupações e tensões em excesso
 
- Frequente sensação de que algo ruim vai acontecer
 
- Medo inexplicável de algo ou algum objeto
 
- Panico após a vivência de uma situação difícil
 
Para auxiliar aqueles que precisam controlar melhor a ansiedade, traremos algumas dicas especificamente orientadas a esse objetivo logo mais na sequência.
 
Veja os 5 passos para você se livrar dos sintomas de ansiedade
 
1 -  Faça contato com a natureza, passeios de barco, caminhadas no parque, piqueniques no campo com pessoas que lhe tragam algum tipo de segurança, são algumas das atividades que podem fazer bem, ao menos é o que se pode concluir com base nos dados divulgados por um estudioso Sueco.
 
2 -  Sorria, mesmo que não esteja feliz encontre uma maneira de sorrir, leia piadas, assista uma comédia, ou faça qualquer outra atividade que possa arrancar sorriso, pois ele emite sinais ao cérebro para que ele aumente a produção de endorfinas, substância conhecida por ter poder analgésico e proporcionar bem estar ao corpo.
 
3 -  Se conheça, as vezes ficar um momento sozinho faz bem, e ajuda a organizar as ideias e pensamentos. Reservar um momento para esvaziar a mente, relaxar e controlar a respiração melhora a pressão arterial, essa técnica ajuda a combater o estresse e a angústia.
 
4 -  Relaxe. Se você cria um roteiro em sua cabeça de que alguma situação deve acontecer exatamente como você quer, pode se frustrar quando essa situação fugir de seu controle. Por isso relaxe, ao invés de se preocupar, procure manter sua mente ocupada com outras coisas para não ser surpreendido com imprevistos, dessa forma aprenderá a lidar melhor com alguns acontecimentos.
 
5 - Faça amigos, ficar sozinho por muito tempo não é saudável, embora em determinados momentos o isolamento seja um benefício conforme já mencionado, o fato é que o ser humano precisa conhecer novas pessoas, nesse momento é importante priorizar a amizade de pessoas sorridentes para trocar ideias, conselhos, e divertir-se.

Clickgratis

Caso raro: espanhola é operada para extrair tumor de 25 kg do ovário

Reprodução/BBC
Cirurgiões espanhóis extraíram tumor de 25 kg do ovário de mulher
Existem na literatura científica apenas cinco casos de tumores gigantes no mundo
 
Uma equipe de cirurgiões espanhóis extraiu, com sucesso, um tumor benigno de 25 kg do ovário de uma mulher de 47 anos, informou o hospital de Torrevieja (leste), onde a operação foi realizada. A data da intervenção médica não foi divulgada.
 
O chefe do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do hospital, Eduardo Cazorla, garantiu que em seus "20 anos de carreira nunca tratou de um caso com características similares", declarou a instituição, em um comunicado.
 
Segundo a nota do hospital, até agora, existem na literatura científica apenas cinco casos de tumores gigantes no mundo. Nessa categoria, considera-se os que são maiores de 11,3 kg.
 
A paciente foi enviada para o hospital por seu médico, após se queixar de muitas dores e observar "um constante crescimento de sua região abdominal". Os médicos detectaram uma "tumoração quística gigante" de 41 cm e 25 kg, extraída em uma operação de duas horas.
 
— A complexidade desse tipo de intervenção é muito alta, levando-se em conta a particularidade do tamanho da tumoração. Depois de cinco dias de internação e pelo menos 20 dias de repouso, a paciente se recuperou completamente.

AFP/R7

Governo entrega primeira clínica para dependentes de crack no interior

Clínica de Botucatu será referência para tratamento de dependentes químicos (Foto: Reprodução/TV Tem)
Foto: Reprodução/TV Tem
Clínica de Botucatu será referência para tratamento de
dependentes químicos
Local será referência de atendimento para os 68 municípios que compõem a região de Bauru
 
O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira (5) a primeira clínica pública estadual destinada ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos, especialmente de crack, no interior do Estado.
 
Com 76 leitos, o serviço faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 15,4 milhões na implantação da clínica de recuperação, que será referência de atendimento para os 68 municípios que compõem a região de Bauru.
 
Atualmente, no interior, o Estado compra leitos para tratamento de dependência química em instituições como o Instituto Bairral, de Itapira.
 
Construída em uma área de 3,7 mil m², a clínica é dividida em sete blocos que, juntos, contam com 42 leitos destinados ao tratamento de pacientes do sexo masculino, 24 para pacientes do sexo feminino e 10 voltados ao processo de desintoxicação dos dependentes. O centro de reabilitação conta ainda com quadra poliesportiva coberta, espaço para ginástica e piscina.
 
Além do atendimento clínico, os pacientes internados na unidade também receberão acompanhamento com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos, entre outros.
 
A nova unidade oferecerá ainda cursos profissionalizantes, como de garçom e confeiteiro, por exemplo, tanto para os dependentes em tratamento quanto para os seus familiares.
 
A clínica de reabilitação ficará sob gestão do HC local, responsável também pela contratação de recursos. Já o atendimento dos pacientes será feito via encaminhamento realizado pelas unidades de saúde municipais.
 
Segundo David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, "o combate à dependência química é um compromisso firmado pelo governo do Estado de São Paulo que vem investindo fortemente para ampliar e facilitar o acesso dos dependentes químicos a unidades de tratamento modernas, bem equipadas e que contam, sobretudo, com equipes multiprofissionais altamente capacitadas”.

R7

Procuradoria de Nova York acusa 49 diplomatas russos de fraude na saúde

A procuradoria federal de Manhattan apresentou nesta quinta-feira acusações contra 49 diplomatas russos e algumas de suas esposas por uma trama de fraude que, entre 2004 e agosto de 2013, obteve ilegalmente cerca de meio milhão de dólares pelo Medicaid, o plano público assistência médica para os mais pobres.
 
O promotor do distrito federal do sul de Nova York, Preet Bharara, apresentou acusações por fraude contra diplomatas, na ativa ou não, da Embaixada da Rússia nas Nações Unidas, do Consulado Geral em Nova York e na sede nova-iorquina do Escritório Comercial da Rússia nos Estados Unidos. Eles falsificaram suas relações de emprego e apresentaram alguns de seus filhos como cidadãos americanos para terem acesso ao Medicaid, especialmente nos casos de gravidez, maternidade e pediatria.
 
A acusação aafirmou que um casal de acusados solicitou e obteve essas ajudas apesar de seus cartões de crédito registrarem compras de até US$ 48 mil em um ano, incluindo produtos de luxo.
 
"A diplomacia deveria se dedicar a estender a mão, não a roubar os bolsos em seu país de amparo", criticou Bharara.
 
 
"Este sistema médico é pensado para ajudar famílias americanas desfavorecidas" e o suposto abuso dos acusados reflete, "corrupção vergonhosa e sistemática dos diplomatas russos em Nova York", acrescentou.
 
 
Das 49 pessoas implicadas neste caso, 11 residem atualmente nos Estados Unidos: cinco deles trabalham na Embaixada da Rússia nas Nações Unidas, cinco são esposas de diplomatas, e o último trabalha na Embaixada da Rússia em Washington.
 
Os restantes 38 acusados já não moram nos Estados Unidos, revelou a procuradoria federal. Em Washington, uma porta-voz do Departamento de Estado considerou que esta acusação não deveria afetar às relações bilaterais com a Rússia.
 
"Há muitos assuntos importantes nos quais devemos trabalhar juntos.
 
O sistema de justiça seguirá adiante como é aqui e não achamos que deveria afetar nossa relação", disse a porta-voz Marie Harf em entrevista coletiva.

EFE

Óleo de coco ajuda a combater cáries, diz pesquisa

Óleo de coco ajuda a combater bactéria que causa as cáries
Deterioração dos dentes é um problema que atualmente afeta de 60% a 90% das crianças de países industrializados
 
Uma pesquisa científica comprovou que óleo de coco ajuda a combater uma bactéria responsável pelo surgimento de cáries nos dentes e que o produto poderia ser usado em artigos de higiene bucal.
 
De acordo com a publicação da BBC, cientistas irlandeses do Instituto Athlone de Technologia, de Dublin, dizem que o produto, após ser tratado com enzimas, impediu a evolução da bactéria Streptococcus, que é uma das maiores causadoras de cáries.
 
A deterioração dos dentes é um problema que atualmente afeta de 60% a 90% das crianças de países industrializados.
 
Aftas
Em uma palestra na Conferência da Sociedade de Microbiologia, foram apresentados os resultados da pesquisa que testou os impactos dos óleos de coco, de oliva e vegetal nos seus estados naturais e após tratamentos com enzimas, em um processo similar a digestão.
 
O óleo de coco foi o único que conseguiu conter a bactéria que é encontrada na região bucal. Além disso, outro benefício apontado é que ele pode evitar aftas.
 
O pesquisador do Instituto Athlone de Technologia, Damien Brady, disse que o produto funciona bem em baixas concentrações e pode ser uma alternativa atraente ao uso de aditivos químicos.
 
'Com o aumento da resistência bacteriana, é importante que nós voltemos a nossa atenção para o combate a infecções de micro-organismos', disse.
 
A pesquisa irlandesa está estudando ainda formas de controlar a evolução bacteriana no intestino humano e a descoberta pode ter implicações na saúde do sistema digestivo.

R7

Bebês que dormem na mesma cama dos pais têm mais chances de morte súbita

Reprodução / Daily Mail
Recém-nascido não deve dormir na mesma cama que os pais
Médico recomenda que bebês menores de três meses durmam em suas próprias camas
 
Os pais não devem permitir que bebê divida a mesma cama que eles, porque a prática aumenta o risco de morte súbita do recém-nascido. O alerta foi feito pelas autoridades de saúde na Suécia, que emitiram novas diretrizes para destacar os perigos do mau hábito. As informações são do site Daily Mail.
 
Para evitar que o recém-nascido corra qualquer risco, o médico Kerstin Nordstrand, do Conselho Nacional de Saúde e Bem-Estar, ressalta que "crianças menores de três meses devem dormir em suas próprias camas".
 
Anteriormente, a instituição já havia alertado que bebês não devem dormir no mesmo quarto que um fumante e na mesma cama com uma pessoa sob a influência de drogas ou álcool.
 
Para o professor de pediatria Goeran Wennergren, da Universidade de Gotemburgo, "as pesquisas dos últimos anos deixa claro que dividir a cama com um bebê é fator de risco para a Síndrome da Morte Súbita Infantil”.
 
Um estudo publicado em uma revista pediátrica em 2001 mostrou que 65% dos bebês suecos de três meses dormiam com os pais. Esta é a maior taxa no mundo ocidental. Um relatório publicado pelo British Medical Journal, que analisou 1.500 mortes infantis repentinas, revelou que 22 % ocorreram enquanto o bebê dormia na cama dos pais.
 
De acordo com o professor de estatística médica Bob Carpenter, que era responsável pelo estudo, o risco de morte súbita entre bebês que dormem com os pais é cinco vezes maior do que aqueles que dormem sozinhos.
 
Outros países, como França e Estados Unidos, recomendam que o bebê durma no mesmo quarto dos pais, mas não na mesma cama.

R7

Secretaria de Saúde de São Paulo

A Coordenadoria de Serviços de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgou dois editais de concursos públicos para 249 vagas de médicos e enfermeiros. Os salários variam de R$ 1.464,83 a R$ 5.162,50.

Os profissionais vão atuar no serviço pré-hospitalar móvel. As vagas são para São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Praia Grande, São José dos Campos, São José do Rio de Preto, Bauru, Araçatuba, Sorocaba e Piracicaba.

No edital nº01 são 137 vagas para médicos. O salário é de R$ 2.650, podendo chegar a R$ 5.162,50, com o prêmio de produtividade médica. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em medicina, registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo, e residência médica ou título de especialista nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, medica intensiva (adulta ou pediátrica) e neurocirurgia.

No edital nº02 são 112 vagas para enfermeiros. O salário é de R$ 1.464,83, podendo chegar a R$ 2.464,83, com o prêmio incentivo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas de 19 de novembro a 10 de dezembro pelo site www.caipimes.com.br. A taxa é de R$ 60.

A seleção terá três fases: prova objetiva de conhecimentos específicos, prova prática de condicionamento físico e prova de títulos.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 19 de janeiro de 2013, nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Santo Antônio do Içá (AM)

A Prefeitura de Santo Antônio do Içá (AM) abriu nesta quarta-feira (13) as inscrições do concurso público para 453 vagas em cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 678,00 a R$ 4.920,00. Do total, são disponibilizadas 134 vagas para profissionais da área de saúde e 319 para educação.

Os cargos de nível superior são para médico, enfermeiro, fonoaudiólogo e professor (neste caso,
completo ou cursando).

 Para nível médio/técnico, as vagas são de agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, professor de 1º a 5º ano do ensino fundamental - Zona Rural, professor/creche, professor indígena Tikuna, auxiliar administrativo.

Já a vaga de vigia pede que o candidato tenha cursado até o 5º ano do ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas de 11 de novembro de 2013 até as 17h do dia 11 de dezembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Içá, situada na Avenida Álvaro Maia, s/n, Centro. Não será cobrada taxa de inscrição.

O edital não especifica a data prevista para as provas. O G1 tentou contato com a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, mas não obteve resposta. Segundo o edital, os candidatos passarão ainda por avaliação de títulos.

O concurso terá um ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Taboão da Serra - SP

A Prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, divulgou edital de concurso público para 212 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 889 a R$ 4.048,29.

Os cargos de nível superior são para assistente social, contador, enfermeiro, engenheiro de obras públicas), farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico cardiologista, médico clínico geral, médico endocrinologista, médico generalista, médico ginecologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico pneumologista adulto, médico socorrista, médico do trabalho, odontólogo, professor adjunto, professor de educação básica I - PEBI, psicólogo e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para desenhista, telefonista de PABX e topógrafo.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 13 de novembro e 13 de dezembro pelo site www.zamibni.org.br. A taxa é de R$ 54,90 para nível médio/técnico e R$ 72,90 para nível superior.

A prova objetiva está prevista para o dia 26 de janeiro de 2014. Ainda haverá prova de títulos para professores.

A validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Reserva do Cabaçal - MT

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Reserva do Cabaçal, a 412 km de Cuiabá. O edital dispõe de 47 vagas para os níveis ensino fundamental médio e superior. A remuneração oferecida vai de R$ 678 a até R$ 10, 8 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro através do site da organizadora do concurso.


 
As taxas são de R$ 30 para profissionais de nível fundamental; R$ 60 para médio e professores; e R$ 100, para nível superior. Esse concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Caso os interessados não possuam acesso à internet, até o último dia de inscrição serão disponibilizados terminais de acesso na sede da prefeitura, localizada na Avenida Mato Grosso, Centro.

São oferecidas vagas para os seguintes cargos: agente de fiscalização, agente de serviços gerais, assistente administrativo, auditor público, contador, eletricista, enfermeiro, farmacêutico, mecânico, médico clínico geral, motorista, operador de máquina pesada, pedreiro, procurador jurídico, professor, recepcionista, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.

A prova escrita objetiva terá duração de três hora e será realizada no dia 22 de dezembro, em horário e local a ser divulgado em edital complementar. A prova de títulos também será realizada no dia 22. A homologação do resultado final desse concurso tem com data prevista para publicação o dia 10 de janeiro de 2014.

Prefeitura de Piracuruca - PI

Estão abertas desde o dia 11 de novembro as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Piracuruca para o preenchimento de 72 vagas, bem como formação de cadastros de reserva. As oportunidades são para cargos de formação de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de 20h e 40h semanais e salários de R$ 678,00 a R$ 1.060,00.

Segundo edital, há vagas para as funções de motorista, técnico em radiologia e dentista, entre outras e cadastros de reserva (CR) para os cargos de agente comunitário de saúde junto aos bairros Baixa da Ema, Centro, Jacareí e Fura-Mão, assim como para os cargos de Dentista Protesista, Médico PSF, Urologista e Gastroenterologista. A organização do certame é da empresa Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda. (Consep).

Os interessados tem até o dia 3 de janeiro de 2014 para fazer sua inscrição pela página eletrônica www.consep-pi.com.br, com limite das 17h do último dia. As taxas terão valor de R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental, de R$ 50,00 para médio/ técnico e de R$ 80,00 para superior.

Todos os participantes do certame serão avaliados por meio de prova objetiva em 2 de fevereiro de 2014, a partir das 9h, em locais que serão divulgados até 27 de janeiro de 2014.

Prefeitura de Nova Belém - MG

A prefeitura de Nova Belém, no Leste de Minas Gerais, abriu concurso para 102 vagas para 24 cargos, de nível fundamental, médio e superior, sendo que sete delas são destinadas a candidatos com necessidades especiais. Os salários variam de R$ 678,00 à R$ 3.083,43.

As vagas são para os cargos de Gari, Operário, Servente Escolar, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Oficial de Serviços – Eletricista, Oficial de Serviços – Pedreiro, Motorista, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Educação Ensino Infantil , Técnico em Enfermagem, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Ensino Fundamental Pedagogo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo , Nutricionista, Enfermagem, Médico, Odontólogomunicípio. Todas para o município de Nova Belém, sede e zona rural.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de nível médio e fundamental e R$ 100,00 para os cargos de nível superior. O edital pode ser encontrado no site da empresa que realiza o processo. As inscrições serão abertas no dia 20 de dezembro e o prazo vai terminar no dia 30 de janeiro.

A seleção constará de prova objetiva, prova prática e prova de títulos. A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de março de 2014. O gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha será divulgado na data prevista de 10 de março de 2014, às 17h.

Prefeitura de Campo Grande - MS

A Prefeitura Municipal de Campo Grande abre nesta sexta-feira (22) inscrições de concurso público para preencher 466 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Há ainda 25 vagas destinadas a candidatos deficientes. Os salários variam de R$ 738,35 a R$ 1932.06 e a carga horária é de 40 horas semanais.

Os cargos de nível superior são para analista de sistemas, assistente social, farmacêutico, atendente de berçário, educador infantil e recreador.

As vagas para nível médio são para técnico de enfermagem, técnico agrícola (ambos com cursos técnicos), assistente administrativo II e monitor de alunos.

Os postos de nível fundamental são para motoristas (com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior) e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições vão até 9 de dezembro. Elas devem ser feitas pela internet no site da Fapec, que organiza o processo seletivo. O valor da inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido, sendo R$ 50,00 para o nível fundamental, R$ 80 para os cargos de nível médio e R$ 100 para os de nível superior.

O concurso terá duas fases: prova escrita objetiva e prova de títulos. A primeira será em 12 de janeiro de 2014, com 50 questões de múltipla escolha e terá quatro horas de duração. A segunda é válida para os aprovados na 1ª fase para os cargos de analista de sistemas, assistente social e farmacêutico.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Polícia Federal

 Polícia Federal abriu concurso público para 566 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18.

Os cargos de nível superior são para administrador (curso superior de bacharelado em administração), arquivista (curso superior de bacharelado em arquivologia), assistente social (curso superior de bacharelado em serviço social), contador (curso superior de bacharelado em ciências contábeis e ou ciências atuariais), psicólogo (curso superior de bacharel em psicologia). Esses cargos têm salário de R$ 4.039,32.

Os outros cargos de nível superior são de engenheiro civil (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia civil), engenheiro eletricista (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia elétrica), engenheiro mecânico (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia mecânica). Os cargos de engenheiro têm salário de R$ 5.081,18.

 O cargo de nível médio é de agente administrativo. O salário é de R$ 3.316,77.

 As 32 vagas de nível superior são para o Distrito Federal. As 534 vagas de nível médio são para todas as unidades da Federação - 274 são para o Distrito Federal.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo de 1º a 23 de dezembro. As taxas são de R$ 60 para nível médio e de R$ 70 para nível superior.

A seleção será realizada em etapa única: provas objetivas para todos os cargos, prova discursiva para cargos de nível superior.

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, no turno da manhã. As provas objetivas para os cargos de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, no turno da tarde.

Na data provável de 7 de fevereiro de 2014, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

As provas e a perícia médica serão realizadas no estado da Federação no qual o candidato optou pelo cargo.

As provas objetivas e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível médio, serão realizadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal. As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível superior, serão realizadas somente em Brasília/DF.

As disciplinas de conhecimentos básicos para agente administrativo são língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito administrativo e noções de direito constitucional. As disciplinas de conhecimentos específicos são noções de administração pública, noções de administração financeira e orçamentária, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e legislação aplicada à Polícia Federal.

Os últimos concursos para os cargos foram realizados em 2004 e organizados pelo Cespe/UnB. Para agente administrativo foram 276.060 inscritos para 1.244 vagas (média de 221,91 por vaga). Para administrador foram 1.850 inscritos para 35 vagas (52,86 por vaga). Para arquivista foram 230 inscritos para 10 vagas. Para assistente social foram 844 para 19 vagas (44,42). Para contador foram 677 para 16 vagas (42,31 por vaga). As carreiras de engenharia e psicologia ofereceram vagas em várias áreas.

Hospital de Forças Armadas (HFA)

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com o Ministério da Defesa, autorizou a contratação de 106 médicos para o Hospital de Forças Armadas (HFA). A contratação, para atuar nas atividades finalísticas do HFA, é temporária, para atender à necessidade de excepcional interesse público.

De acordo com a Portaria interministerial 471, publicada ) no "Diário Oficial da União", o contrato terá duração mínima de 1 ano e máxima de 2, com remuneração de até R$ 6.947, conforme estabelecido na Lei Nº 5.181/2013 – que reestrutura a tabela de vencimento da carreira médica A jornada de trabalho será de 26 horas semanais.

A medida é regulada pela Lei 8.745/1993, que determina a realização de processo seletivo até que seja possível a realização de concurso público.

Prefeitura de Vila Velha - ES publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), abriu edital n° 002/2013 de processo seletivo, para a contratação de 100 Agentes de Combate às Endemias em caráter temporário de 180 dias (seis meses).

Os candidatos devem ter nível fundamental, recebendo  salário de R$ 678,00, por carga horária de 40 horas semanais. Vencimento mensal acrescido de 20% de insalubridade conforme legislação vigente.
Os agentes de Combate às Endemias aprovados neste certame farão jus à percepção de auxílio-transporte e auxílio-alimentação, conforme legislação vigente.
 
As inscrições serão realizadas no Hall de entrada da Secretaria de Saúde do Município de Vila Velha, na Rua Castelo Branco 1.803, Centro – Vila Velha – ES, a partir do dia 11 até o dia 13 de dezembro de 2013. As inscrições terão início às 8h30  e se encerrarão às 16 horas.

A seleção acontecerá em uma única etapa, de caráter classificatório com base na avaliação de títulos.

O resultado final do certame estará disponível no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Vila Velha www.vilavelha.es.gov.br e no quadro de avisos, no térreo da Secretaria Municipal de Saúde, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos após o término da inscrição.

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT realiza processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte lançou edital de processo seletivo nº 10/2013, para contratação de três profissionais nas funções de Enfermeiro (nível superior) e Motorista de Ambulância (nível fundamental incompleto). Para os contratados, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 3.869,46.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 10 de dezembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte, MT.
 
O certame será constituído de prova objetiva, a ser realizada na data provável de 14 de dezembro de 2013, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte. 
 
A validade do processo seletivo será de 06 meses, a partir da sua homologação.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 04 de dezembro de 2013. 

Concurso Polícia Civil - SP 2013/2014: Edital e Inscrição

A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou edital de concurso público para o provimento de cargos iniciais vagos na Carreira de Perito Criminal - PC 1/2013. No total serão 447 vagas na referida carreira, sendo 93 para atuação na capital e Grande São Paulo e 354 para as seguintes regiões: Araçatuba (22 vagas), Bauru (55), Campinas (69), Presidente Prudente (23), Ribeirão Preto (46), Santos (29), São José dos Campos (43), São José do Rio Preto (29) e Sorocaba (38).

O Perito Criminal de 3ª Classe tem direito a uma remuneração total a partir de R$ 7.516,02, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial - RETP. Incide sobre o total de oportunidades vagas o percentual de 5% reservadas aos candidatos deficientes, nos termos da Lei Complementar nº 683/92. A jornada de trabalho dos efetivados será de 40 horas semanais.

Para participar da concorrência, os candidatos devem possuir formação em Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Moleculares, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia e Bioquímica, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.

As inscrições, no valor de R$ 63,92, deverão ser realizadas exclusivamente pelo www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 09 de dezembro de 2013 às 16 horas de 13 de janeiro de 2014.

A prova preambular acontecerá na data prevista de 16 de fevereiro de 2014, nos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo (capital e Grande São Paulo) e Sorocaba e será composta por 100 questões. Os candidatos ainda passarão pelas fases de: prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, investigação social e prova de títulos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos.

O edital foi publicado em 4 de dezembro no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo, nas páginas 167 a 170 e está disponível no site da organizadora.

Prefeitura de Ouro - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ouro, cidade do estado de Santa Catarina, publicou edital nº 007/2013 de processo seletivo visando a contratação de 65 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.881,30 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada pelo Município - Georgeo Almeida ME - APRENDER.COM.

As vagas são para os cargos de Agente de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Professor Nível I e II, Auxiliar Prof. Regente, Orientador Pedagógico, Psicólogo, Monitor de Arte Aplicada, Monitor de Teatro e Dramatização, Monitor de Recreação e atividades desportivas, Monitor de Violão, Flauta, Teatro,Teclado e Percussão, Monitor de Capoeira, Monitor de Karatê, Monitor de Dança, Monitor de Coral, Odontólogo, Nutricionista, Motorista, Operário Geral e Operador de Máquinas.

Inscrições
As inscrições serão recebidas somente pela internet, através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no endereço eletrônico www.aprendersc.com.br, até às 23:59 min do dia 19 de dezembro de 2013, observando-se o horário oficial de Brasilia/DF.

Taxas
Ensino Superior - R$ 80,00;
Ensino Médio e Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 40,00.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 05 de janeiro de 2014, na Escola Estadual Prefeito Silvio Santos, localizada na Rua Júlio de Castilho - Centro – Ouro – SC, com início pontualmente as 08h30. O gabarito oficial referente à prova objetiva de conhecimentos será divulgado a partir das 9h do primeiro dia útil subsequente à realização da referida prova no endereço eletrônico www.aprendersc.com.br e no Mural Público da Prefeitura Municipal de Ouro(SC).

Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Salto Veloso - SC

A Prefeitura de Salto Veloso, estado de Santa Catarina, promove concurso público pelo edital nº 001/2013, para o preenchimento de 44 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 2.682,35 e a carga horária varia entre 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Auxiliar de Alimentação e Nutrição, Auxiliar de Limpeza, Motorista classe I, Atendente de Creche, Atendente de Biblioteca, Nutricionista, Fonoaudiólogo e professor de Ciências, Educação Física, Educação Infantil,  História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Séries Iniciais.
 
Os interessados devem se inscrever entre 05 de dezembro de 2013 e 06 de janeiro de 2014, pelo site www.iobv.com.br. As taxas variam de R$ 40 a R$ 100. 
 
Seleção
O certame constará de prova escrita objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014. A seleção também será constituída de prova prática e prova de títulos. 
 
A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 03 de fevereiro de 2014. A homologação do resultado final estará disponível nos sites www.iobv.com.br, www.saltoveloso.sc.gov.br e na imprensa local de Salto Veloso.

UNIRIO abre processo seletivo

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgou edital de concurso público nº 113/2013, destinado à contratação de 06 Professor Adjunto (nível superior). A remuneração é de R$ 8.049,77, pelo regime da Dedicação Exclusiva.
 
Os docentes aprovados irão atuar nos Departamentos de Nutrição Aplicada, Ciências Morfológicas, Estudos e Processos Documentais, Estudos e Processos Museológicos, Fundamentos em Ciências Jurídicas, Políticas e de Administração, e de Composição e Regência, dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Jurídicas e Políticas e de Letras e Artes.
 
 
As inscrições deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de janeiro de 2014, nos centros acadêmicos detentores das vagas. A taxa é de R$ 89,00.
 
Provas Escrita, Didática, Prática e de Títulos.
 
O certame será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Polícia Civil - SP 2014: Edital e Inscrição

A Polícia Civil do Estado de São Paulo disponibilizou o edital de concurso público que visa preencher 140 vagas de trabalho para a função de Médico Legista. Desse total, 61 profissionais serão lotados na capital e Grande São Paulo e os demais serão distribuídos entre os municípios de Araçatuba (14 vagas), Bauru (15), Campinas (6), Presidente Prudente (11), Ribeirão Preto (7), Santos (1), São José dos Campos (10), São José do Rio Preto (14) e Sorocaba (1).
 
 O Médico Legista de 3ª Classe tem o total de remuneração a partir de R$ 7.516,02, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da gratificação do Regime Especial de Trabalho Policial – RETP.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período das 10 horas do dia 24 de fevereiro às 16 horas de 26 de março de 2014, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 63,92.
 
O concurso será organizado através da empresa Fundação Vunesp, que aplicará a prova preambular na data prevista de 27 de abril de 2014 em locais e horário a serem divulgados oportunamente. As outras fases do certame são: prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, Investigação Social e prova de títulos.
 
O edital ML 1/2013 foi publicado no dia 5/12/2013 no Diário Oficial do Estado (DOE), a partir da página. 210 e está disponível no site da organizadora.

IFC promove processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) publicou editais n°s 253 e 254/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 06 vagas para Docente Substituto e Temporário no campus Videira. Os vencimentos vão até R$ 4.649,65.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 12 de dezembro de 2013, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Setor de Recursos Humanos do campus Videira (Rodovia SC 135, km 125, bairro Campo Experimental). A taxa é de R$ 20,00.

A Prova Didática versará sobre o ponto a ser sorteado e publicado no dia 13 de dezembro de 2013. A Prova Didática será realizada em sessão restrita à Comissão Julgadora, e consistirá de uma aula com duração de no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos.

O horário de comparecimento no campus para o sorteio do ponto para a prova didática será às 10h00 do dia 13 de dezembro de 2013 na Sala de Reuniões do Bloco Administrativo do Câmpus Videira onde a presença dos candidatos é facultativa. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de Dezembro de 2013.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Pontalinda - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pontalinda, no estado de São Paulo, publicou edital nº 01/2013 de processo seletivo, que será executado pela CONRIO Concurso Público e Assessoria, visando à contratação temporária para eventuais substituições em caso de afastamentos por licenças maternidade, médicas, saúde, prêmio e outras situações afins.
 
São ofertadas vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor de Educação Básica I/II e Técnico em Enfermagem. A remuneração varia entre R$ 923,26 a R$ 1.447,22.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, através do site www.conrio.com.br, até às 24h do dia 19 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (nível fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
O certame constará de prova objetiva a ser aplicada na data provável de 29 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses contados, da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de Pontalinda.

Prefeitura de Sacramento - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sacramento, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, lançou edital de processo seletivo nº. 02/2013, com o objetivo de contratar 49 profissionais por tempo determinado, sendo uma vaga separada para contratação de candidato com necessidade especial. As chances são para profissionais de nível alfabetizado até os de nível superior, por salários até R$ 1.308,86.

As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, apoiador de oficinas, auxiliar administrativo I de escola, auxiliar de multimeios didáticos, auxiliar de serviços gerais de escola, bibliotecário, educador físico, instrutor de oficinas, motorista e demais cargos.

As inscrições deverão ser realizadas pelo www.exameconsultores.com.br, no período de 18 de dezembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Sacramento, situada à Praça Monsenhor Saul Amaral, nº 512, Centro, CEP 38190-000, Sacramento/MG.

As provas serão aplicadas na data prevista de 19 de janeiro de 2014, às 9h, em locais e horários a serem divulgados. A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha será na data prevista de 21 de janeiro de 2014, às 14h.

O prazo de validade do certame é de 01 ano.

FunC (SC) abre vagas para estagiários

Estudantes de nível médio, técnico ou superior que estão em busca de colocar o aprendizado em prática e ainda ter uma remuneração por isso podem contar com oportunidades de estágio oferecidas pela Fundação Universidade do Constestado, em Santa Catarina.

Por meio dos editais nº 134 e 135/2013, de processo seletivo, a entidade objetiva contratar 17 estagiários para atuarem em diversos departamentos da fundação, dando direito à bolsa auxílio de até R$ 508,50 por jornada de 20 ou 30 horas semanais. Os selecionados ainda terão vale-transporte nos valores entre R$ 80 e R$ 114.

Há vagas para graduandos em Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem, Pedagogia, Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou Técnico/Tecnólogo ou Ensino Superior em Administração/Ciências Contábeis.

Para os candidatos as vagas do edital nº 135/2013, as inscrições serão feitas nas unidades de ensino da FunC, localizadas nas cidades de Mafra, Rio Negrinho, Canoinhas e Concórdia, em datas que vão  até 19 de dezembro de 2013, tendo uma pausa após este período e retornando às inscrições novamente entre 17 e 29 de janeiro de 2014.

Já para os estudantes que disputarão as vagas do edital nº 134, as inscrições estarão abertas até 11 de dezembro de 2013, nas mesmas unidades de ensino das cidades citadas acima.

Os inscritos serão avaliados por Análise de Curriculo e Entrevista, cujas datas de realização também serão de acordo com cada edital.

Os editais podem ser lidos, na íntegra, no site http://www.unc.br/.

Tudo sobre os cuidados com a região íntima feminina

Ginecologista responde aos principais questionamentos das mulheres sobre limpeza e proteção da região íntima
 
A médica Nilma Neves, professora de Ginecologia da Universidade Federal da Bahia, fala sobre os cuidados que as mulheres devem ter com a região íntima. 
 
1. Por que é importante cuidar da região íntima e manter o pH equilibrado?
Cada parte do organismo humano possui características e propriedades específicas e, precisa de atenção e cuidados especiais. A área externa da região íntima possui uma camada protetora naturalmente ácida, que previne a proliferação de microrganismos e bactérias não pertencentes a esse ambiente. A acidez do pH da região atua como um mecanismo de defesa, prevenindo infecções, irritações e possíveis odores. Por isso, manter em equilíbrio o pH é indispensável à sua preservação.
 
2. E como podemos manter o pH da região íntima em equilíbrio?
O melhor recurso para esse cuidado é a higienização com sabonetes íntimos com pH ácido, que, de acordo com o Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) são especialmente formulados para não agredir a pele e as mucosas da área íntima1.
 
3. Ainda com todos os cuidados, às vezes as mulheres notam odores indesejados. Por que isso pode acontecer?
Há fatores externos ligados ao comportamento da mulher que podem prejudicar a preservação do caráter ácido da pele. Suor, abafamento, higiene inadequada e uso de roupas justas e de tecidos sintéticos são elementos que podem dificultar a ventilação ou agredir a região íntima e, como consequência, alterar o seu pH, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de incômodos desse tipo.
 
4. Fale um pouco mais sobre esses fatores externos e como afastar os odores indesejados nesses casos.
Pouca ventilação: o uso frequente de roupas justas ou que deixam a região íntima abafada por muito tempo pode trazer um odor mais forte. O ideal é evitar esse tipo de peça, mas quando não conseguir, é importante não exceder muito o período com a roupa.
 
Muito tempo fora de casa: a higienização deve ser feita pelo menos uma vez ao dia em climas mais amenos e de uma a três vezes em temperaturas mais quentes. Quem fica muito tempo fora de casa e une a isso outros fatores como a prática de exercício físico e o uso de roupas justas, por exemplo, deve redobrar o cuidado.
 
Prática de exercício físico: na correria do dia, muitas vezes torna-se impossível sair do trabalho e passar em casa antes de ir para academia para tomar uma ducha. Desta forma, levar uma nécessaire com alguns produtos que facilitem principalmente a limpeza íntima, é indispensável.
 
Tipo de lingerie: aliado a agitação da vida moderna, surgiram mudanças de hábitos como o uso mais frequente de roupas sintéticas e calcinhas de lycra, que prejudicam a ventilação, alterando o pH e criando um ambiente propício ao desenvolvimento de odores e infecções ginecológicas.
 
Menstruação: no período menstrual há uma variação do pH da região íntima. Essa fase afeta as mulheres de diversas formas. Uma delas é a mudança no odor vaginal, já que o sangue, em contato com o ar, pode causar um odor peculiar, que incomoda as mulheres. Trocar o absorvente sempre que perceber que a região íntima está úmida e higienizar com sabonete específico para a região, com pH equilibrado, pode ajudar a amenizar o cheiro.
 
1. De forma geral, o odor pode ser prevenido com o cuidado adequado com a higiene íntima. A escolha de um sabonete adequado, hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima pode reduzir a chance de ocorrência de quadros irritativos e odores indesejados.
 
Referências:
1FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Orientações sobre higiene íntima feminina baseadas no 1º Guia prático de condutas sobre higiene genital feminina. São Paulo: FEBRASGO, 2010.
 
iG

Os perigos do parto feito antes da hora

Bebês que nascem a termo, segundo a nova definição, têm os
 melhores resultados de saúde
Diante do aumento de partos antes de 39 semanas de gestação, associação americana estabelece novos padrões para classificar "gravidez a termo"
 
Uma gestação mais curta ou mais longa do que o normal, pode, às vezes, não ser ideal para a criança e, ocasionalmente, para a mãe. Uma gravidez com uma semana a mais ou a menos do que o normal pode afetar a saúde do feto notavelmente, mostram estudos.
 
A frase "gravidez a termo" refere-se àquelas que duram entre 37 e 42 semanas. Entretanto, o termo é confuso e sujeito à interpretação individual. O fato de qualquer momento em um período de cinco semanas poder ser classificado como "a termo" gerou um grande desentendimento entre grávidas e médicos quanto à melhor hora para os bebês nascerem quando não há motivo convincente para adiantar ou atrasar o parto.
 
Alarmadas pela recente tendência de induzir o parto ou agendar cesarianas antes de 39 semanas de gestação de um único bebê, em outubro, a Escola Americana de Obstetras e Ginecologistas e a Sociedade da Medicina Maternal e Fetal lançaram quatro novas definições de partos "a termo" para esclarecer as dúvidas das mulheres e dos médicos.
 
"A linguagem e os termos são importantes", disse Jeffrey L. Ecker, especialista materno-fetal em Boston, e presidente do comitê sobre práticas obstétricas da faculdade. "As consequências podem variar, e nós queremos nos certificar de que todos os envolvidos – médicos, parteiras e pacientes – estejam falando a mesma língua."
 
Mudanças de terminologia
As novas definições são baseadas na duração da gravidez calculada desde o primeiro dia da última menstruação da mulher, a data conhecida da concepção ou da medição do feto através de ultrassom, durante as 13 primeiras semanas de gravidez:
 
- Pré-termo: entre 37 semanas e 0 dia, e 38 semanas e 6 dias.

- A termo: entre 39 semanas e 0 dia, e 40 semanas e 6 dias.

- Pós-datismo: entre 41 semanas e 0 dia, e 41 semanas e 6 dias.

- Pós-termo: 42 semanas e 0 dia, ou mais.
 
"Esta mudança na terminologia deixa claro tanto para o médico quanto para a paciente que os resultados não são uniformes mesmo depois de 37 semanas", disse Ecker. "Cada semana de gestação, até a semana 39, é importante para o feto desenvolver-se completamente antes do parto e ter um começo saudável."
 
Durante as últimas semanas de gravidez, entre a semana 37 e a 40, os pulmões do bebê e o cérebro estão completamente maduros. Os bebês que nascem a termo, segundo a nova definição, em média, têm os melhores resultados de saúde.
 
Ecker, entre outros especialistas, defende a paciência: observar a mãe e o feto semanalmente, e permitir que a natureza tome seu curso quando não há outro motivo para intervir. Se for importante agendar uma cesariana ou induzir o parto em uma gravidez saudável, "é propício apenas depois da trigésima nona semana", observa.
 
Quando adiantar é necessário
Obviamente, há muitas situações nas quais um parto planejado antes das 39 semanas é desejável e, possivelmente, salvará vidas. Uma circunstância comum é na gravidez de gêmeos, que agora costumam nascer com 38 semanas. Estudos sugerem que, em média, os gêmeos não se saem tão bem quando a gravidez continua até o fim.
 
Outras condições que podem justificar um parto pré-termo incluem anomalias placentárias, uma cesariana anterior que tenha cortado a parede muscular do útero, uma quantidade inadequada de fluidos amnióticos e ruptura permanente das membranas que envolvem o feto.
 
"Se tudo estiver certo com a mãe e o bebê, um parto antes da semana 39 não é justificável", disse Catherine Y. Spong, especialista materno-fetal no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, cujos estudos, em grande parte, formaram a nova definição da gravidez a termo.
 
Riscos para o bebê
Em uma pesquisa realizada com 28.867 mulheres que haviam marcado uma segunda cesariana, Spong e colegas avaliaram as chances de um resultado adverso para um bebê em relação à duração da gestação. Eles descobriram que quanto mais cedo o parto, maiores os riscos para o bebê desenvolver problemas respiratórios, ser levado para a UTI neonatal, precisar de ressuscitação cardiopulmonar ou ventilação mecânica, desenvolver uma infecção, enfrentar baixo nível de açúcar no sangue ou precisar de hospitalização prolongada.
 
Dados mostram que o bebê que nasce na trigésima sétima semana tem quatro vezes mais chance de ter problemas de saúde do que quando o parto é feito com 39 semanas. Esse risco é o dobro quando o procedimento é feito com 38 semanas de gestação, ainda comparando com 39 semanas.
 
"Nossos resultados indicam que uma proporção elevada de cesarianas são feitas antes das 39 semanas nos Estados Unidos", escreveram. "Esses partos prematuros estão associados a um aumento da morbidade neonatal e às entradas na UTI neonatal, que têm um custo financeiro elevado. Essas descobertas apoiam as recomendações de atrasar o parto eletivo até a trigésima nona semana de gestação." O parto após 40 semanas também está relacionado a um risco maior de perigo para a criança.
 
Uma pesquisa israelense descobriu uma taxa de morte infantil três vezes maior entre aqueles nascidos entre 34 e 37 semanas, quando comparados a bebês nascidos a termo. Os autores mostraram que as últimas seis semanas de gestação "representam um período crítico de crescimento do cérebro e pulmões fetais, entre outros sistemas".
 
Efeitos de um nascimento pré-termo podem durar a vida toda. Um estudo finlandês publicado na edição de outubro da revista médica Pediatrics que acompanhou aproximadamente 9.000 homens e mulheres nascidos entre 1934 e 1944 descobriu que, comparados àqueles nascidos a termo, os que nasceram entre 34 e 36 semanas de gestação eram menos educados, tinham rendimentos mais baixos e cargos menores do que os pais.
 
Spong também apontou os riscos que a mãe corre ao dar à luz antes do tempo. O parto induzido pode não funcionar e demorar muito; as chances de infecções e hemorragia pós-parto são maiores. Além disso,  a hospitalização pode ser prolongada.
 
The New York Times/Delas

Controle o excesso de ácido úrico no organismo

O ácido úrico é o resultado da quebra das moléculas de purina, feita por uma enzima chamada xantina oxidase.
 
A purina é uma proteína encontrada em muitos alimentos e também em algumas bebidas alcoólicas – na cerveja, por exemplo, há uma grande quantidade de purina. Além da bebida e das proteínas, o estresse físico, o uso de anti-inflamatórios e o uso de diuréticos são mais três fatores que podem desencadear o problema.
 
Grande parte da purina, depois de consumida, e transformada em ácido úrico, é eliminada pelos rins, pela bile e pelo intestino. O nível de ácido úrico no sangue sobe ou pelo aumento da produção, ou pela pouca eliminação pela urina ou por interferência de medicamentos.
 
O alto nível de ácido úrico forma pequenos cristais de urato de sódio nas articulações, o que causa dor e inflamação. Mãos, pés, joelhos e tornozelos são, geralmente, os mais afetados. O ácido úrico em excesso pode trazer problemas renais, inclusive pedras nos rins, e problemas cardiovasculares.
 
Algumas dicas para controlar o excesso de ácido úrico no sangue são:
 
- Exclua do cardápio carnes como bacon, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
 
- Peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra e camarão também devem ser evitados para controlar o ácido úrico.
 
- Não beba nada de origem alcoólica.
 
- Dê preferência aos alimentos in natura e procure manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e legumes.
 
- Evite ao máximo produtos industrializados.
 
- Beba bastante água para conseguir eliminar o ácido úrico.
 
- O consumo de leite, chá, café, chocolate, queijo magro, ovo cozido, cereais, macarrão, fubá, arroz e frutas estão liberados.
 
Antes de qualquer atitude, procure um médico para o diagnóstico preciso e siga o tratamento corretamente.

Universo Jatobá

Estudo mostra que diagnóstico do câncer infanto-juvenil demora até oito anos

Alan Sampaio / iG Brasília
Em Brasília, Hospital da Criança realiza 1.230 atendimentos
 mensais em hematologia e oncologia
Dados da UFMG alertam para a necessidade de identificação ágil da doença, a que mais mata brasileiros de 1 a 19 anos no país; chances de cura, que são altas, dependem disso
 
Diagnosticar o câncer infanto-juvenil de forma rápida ainda é um desafio para o país. Dados de um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostram que alguns pacientes aguardaram até oito anos para descobrir a doença. O câncer infanto-juvenil é raro quando comparado ao adulto, porém é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.
 
O Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG monitorou prontuários dos jovens pacientes do Hospital das Clínicas entre 2004 e 2012. De 488 suspeitas, 364 (74,5%) foram confirmadas. Do total, 42% dos casos eram tumores do sistema nervoso central, que só foram identificados entre quatro e seis meses depois dos sintomas. Para tumores de partes moles (vísceras e epiderme), o tempo foi de sete meses.
 
“O diagnóstico ainda é tardio, porque o câncer infanto-juvenil é uma doença rara. Não é a primeira hipótese que o pediatra vai levantar e os sinais iniciais da doença são comuns, como febre, dor de cabeça, vômitos, aumento de gânglios”, pondera Karla Emilia de Sá Rodrigues, oncologista pediátrica, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e autora da pesquisa.
 
Segundo Karla, o objetivo do estudo é alertar especialmente os serviços médicos sobre o tema. “Apesar de raro, o câncer já mata mais crianças e adolescentes que desnutrição e doenças infectocontagiosas. Só não perde para causas externas, como violência e acidentes. Já avançamos muito no tratamento e chegamos a índices de cura entre 70% e 80% do câncer entre crianças e adolescentes. Mas isso depende do diagnóstico precoce”, comenta.
 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) contabilizou, em 2011, 1.288 mortes de jovens de 0 a 19 anos por causa da doença. Do total, 147 ocorreram na região Norte, 365 na Nordeste, 490 na Sudeste, 192 na Sul e 94 na Centro-Oeste. A estimativa é de que 11.530 novos casos de câncer em crianças e adolescentes sejam registrados este ano. Eles representam 3% da incidência total da doença na população brasileira.
 
Para Isis Quezado Magalhães, diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, referência para o tratamento da doença na capital federal, os médicos generalistas precisam estar atentos e encaminhar qualquer suspeita para um centro de referência. Ela lembra que até a identificação das células malignas depende de um treinamento específico dos profissionais. “Nem sempre é fácil perceber a doença”, diz.
 
Pouco conhecimento
Os especialistas acreditam que a oncologia pediátrica precisa ser mais discutida dentro das universidades. Os currículos ainda tratam pouco do câncer em crianças e adolescentes. Além de a biologia dos tumores ser diferente em crianças e adultos, muitos médicos passam anos sem atender um paciente com câncer. Segundo Carla, os pediatras generalistas recebem um paciente com câncer a cada sete anos.
 
“Por isso, os profissionais de saúde têm de saber para onde mandar os casos suspeitos. É importante ter centros de referência para que o diagnóstico seja mais preciso. A experiência mostra que o câncer infantil precisa ser tratado de forma centralizada, por uma equipe multidisciplinar e especializada”, ressalta Isis. No DF, é o Hospital da Criança quem recebe esses pacientes. A meta é que eles sejam atendidos em até 48 horas lá.
 
O câncer nas crianças e adolescentes é mais agressivo. Por outro lado, essa rapidez na multiplicação das células nos jovens se torna uma aliada, porque aumenta a chance de resposta aos medicamentos. A grande arma contra a doença em crianças e adolescentes é a quimioterapia. “O diagnóstico tardio, além de diminuir as chances de cura, aumenta as chances de sequela, porque o tratamento é mais forte”, ressalta Karla.
 
Khetlen King, 24 anos, comemora o fato de ter conseguido atendimento adequado para a filha em cerca de dois meses. A pequena Alexandra, de 7 anos, sentia muitas dores na barriga, que passaram para a garganta e uma febre que não cessava. Ela não descansou enquanto não descobriu o que a filha tinha. Entre idas e vindas a hospitais em Boa Vista, Roraima, recebeu o diagnóstico de leucemia. “Fiquei sem chão. Lá não tem tratamento”, diz.
 
Há três meses, ela e a filha se mudaram para Brasília em busca de tratamento. Mesmo perdida, sem conhecer ninguém na cidade, ela veio para a consulta no Hospital da Criança. “Foi maravilhoso o acolhimento, o tratamento que recebi”, afirma. As duas encontraram na Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) o apoio que precisavam: casa, comida, transporte na cidade.
 
A Abrace ajudou, há dois anos, a construir o hospital que já realiza 1.230 atendimentos só na hematologia e oncologia por mês. A unidade já está sendo ampliada para construir 200 novos leitos para internação. Os ambientes do hospital foram todos desenhados para dar mais conforto aos pacientes. As famílias recebem todo o atendimento necessário: assistência social, nutrição, psicologia, fisioterapia.
 

Divulgação
Espaço que o Instituto Desiderata ajuda a construir nos
 hospitais do Rio de Janeiro
Khetlen está esperançosa e já vê os avanços da filha no tratamento. A leucemia é o tipo mais frequente de câncer em crianças. Corresponde entre 25% e 35% de todos os tipos. O exemplo da jovem de Roraima serve para reforçar o recado das médicas Isis e Karla. “Os pais não precisam entrar em pânico. Mas as queixas das crianças devem ser valorizadas por eles e as deles, pelos médicos. Mas a avaliação deve ser feita pelo profissional de saúde”, diz Isis.
 
Promovendo a união
No Rio de Janeiro, outro projeto melhorou os índices de atendimento rápido de crianças com suspeita de câncer.

O Unidos pela Cura é um projeto encabeçado pelo Instituto Desiderata, que ajudou a articular o atendimento nos hospitais públicos cariocas. Desde 2006, a proposta é reunir quem atua com essas crianças – organizações, hospitais, centros de saúde – para garantir diagnóstico precoce e atendimento de qualidade.
 
A meta é garantir que todas as crianças sejam atendidas em até 72 horas nos centros de referência para o câncer. Segundo Roberta Costa Marques, diretora executiva do Instituto Desiderata, 70% das crianças são atendidas em até 15 dias e 30% em até sete dias.
 
“Apresentamos uma carta de recomendações sobre o tratamento do câncer infanto-juvenil para os gestores, pedindo melhorias de acesso a tratamento, humanização no tratamento, integração de sistemas de acesso às consultas (hoje o do estado não conversa com o do município, por exemplo). O SUS é integração. É isso que precisamos”, avalia.
 
iG

Arritmias cardíacas: veja os cuidados ao praticar exercícios

Consulta médica, entender ritmo e intensidade e atenção à medicação são fundamentais

O dia 12 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. No Brasil, são cerca de 40 milhões de pessoas convivendo com o problema, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Batimento cardíaco irregular, palpitações, sensação de esmagamento ou aceleração cardíaca.
 
Esses são os principais sintomas da arritmia cardíaca, uma alteração que surge em função de um distúrbio do sistema elétrico do coração, que faz com que as contrações musculares aconteçam de forma desordenada. Quando a arritmia está presente, o batimento pode ser muito lento, muito rápido ou irregular, prejudicando o funcionamento do órgão e, podendo trazer consequências, como angina (dor no peito), infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.

Existem vários tipos de arritmia cardíaca, algumas delas apresentam alto risco outras são benignas e mais fáceis de conviver. O cardiologista Adalberto Lorga, presidente da SOBRAC, explica que a prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata do tratamento de arritmia cardíaca. Uma das formas de evitar complicações é praticando exercícios físicos - sempre bem feitos, com moderação e responsabilidade. ?O exercício moderado e de baixa intensidade melhora a hipertensão e a circulação, ajudando a reduzir as chances de arritmia?, explica o cardiologista Adalberto. Pode começar a treinar, mas antes tome todos os cuidados necessários para evitar problemas.
 
Veja quais são a seguir:

Consulta médica e exames
"Se o portador de arritmias cardíacas deve ou não fazer exercícios físicos é uma decisão que deve ser feita sempre em conjunto com o médico", recomenda Adalberto Lorga. O cardiologista é o profissional ideal para identificar se há arritmias e de que tipo ela é. Essa recomendação vale para qualquer indivíduo, mesmo que ele não desconfie que tem arritmias. Isso porque existem arritmias silenciosas, como a Síndrome do QT longo e a Síndrome de Brugada, que quando percebidas podem provocar danos irreversíveis, causando infartos fulminantes. 

"Caso alguém na família, principalmente pais e avós, já tiveram arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, infarto, AVC, outras doenças cardiovasculares (como hipertensão) e até morte súbita, deve redobrar a atenção antes de fazer exercícios físicos", explica o cardiologista Leandro Zimerman. A genética pode ter influencia no aparecimento dessas alterações, aumentando as chance de arritmias cardíacas. 

O médico poderá pedir exames como o eletrocardiograma, que através de eletrodos colocados na pele detecta como estão sendo transmitidos os impulsos elétricos do coração. O teste de esforço, que também pode ser solicitado, é feito com análise do comportamento do coração enquanto o paciente caminha e corre numa esteira. Por vezes é feita a análise Holter, que avalia a frequência e ritmo cardíaco por 24 horas, enquanto a pessoa avaliada anota num diário todas as atividades deste dia. Tudo isso irá auxiliar o médico a identificar qual é a frequência e a intensidade dos exercícios praticados de forma segura.
 
Medicação
 
Caso você use medicação betabloqueadora
Os remédios betabloqueadores são usados para arritmias cardíacas e agem inibindo que o coração cardíaco chegue a picos de frequência cardíaca. "Quem usa esse tipo de remédio não deve se basear na frequência cardíaca, que estará naturalmente alterada", explica o cardiologista Adalberto. Nesse caso o exercício físico não está contraindicado, mas sua intensidade deve ser avaliada através de outros métodos que não a frequência cardíaca. A principal delas é percepção do esforço: "a pessoa não pode se cansar e não deve nunca ultrapassar seus limites, o exercício tem que ser leve", explica Adalberto. Abre-se uma exceção para os casos em que a atividade é acompanhada por um profissional, educador físico ou fisioterapeuta, especializado em reabilitação cardíaca. Nesse caso o profissional avaliará o paciente, através de testes específicos que identificam a frequência cardíaca que pode ser atingida com o uso de medicamentos e outras variáveis, e o acompanhará durante a rotina de atividades, garantindo a segurança.
 
Caminhada 
 
Intensidade e tempo com que o exercício deve ser feito
A intensidade, o tempo e a frequência da atividade física dependem inicialmente da determinação do risco do paciente. "Indivíduos com arritmias de baixo risco, como a extrassístole supraventricular, podem fazer o exercício que quiserem, sem restrições, desde que com avaliação médica", explica Leandro Zimerman.

Já para pessoas com arritmia de riscos um pouco mais altos, o cardiologista Adalberto Lorga explica que o ideal é sempre começar a atividade de acordo com a recomendação médica ou por atividades mais leves, como a caminhada com duração de 30 a 40 minutos três ou quatro vezes por semana. A partir da recomendação do médico, fisioterapeuta ou educador físico o exercício pode se tornar mais forte. O mais importante é que ele seja sempre mantido abaixo da zona de frequência e ritmo do coração que apresentam riscos.

Dor no peito
 
Sintomas que merecem atenção
Caso você já saiba que tem arritmia cardíaca, a atenção a alguns sintomas que podem aparecer durante o exercício físico merece ainda mais atenção. Dor torácica, palpitações, vertigem, tontura, sudorese excessiva - maior do que você costuma ter -, falta de ar, palidez, coração acelerado, batidas do coração fora do ritmo são sinais de que você deve interromper a atividade física. Em seguida é hora de procurar o médico. O cardiologista Leandro Zimerman explica que o médico avaliará o motivo pelo qual se deu a alteração e indicará se o paciente deve parar os exercícios físicos ou se deve alterar o ritmo. "Em alguns casos, quando a alteração é bem suportada pelo paciente e não apresenta riscos à saúde, ele pode até ser mantido, mas sempre depois de consulta médica", esclarece o cardiologista Leandro.
 
Descanse depois
Para que o coração se recupere do esforço, é muito importante permitir que o músculo retome os batimentos normais ao final do exercício. O cardiologista Leandro Zimerman orienta que nos últimos dez a 15 minutos finais, o ritmo seja progressivamente diminuído até a parada. "Essa medida já ajuda o coração a retornar a seu ritmo norma", explica Leandro. Logo após o exercício, caso você se sinta cansado, descanse até que se sinta pronto para continuar as rotinas do dia. Além disso, o coração precisa de um tempo de descanso até que seja submetido a um novo esforço. Espere ao menos um dia até se submeter ao exercício novamente.

 Casos específicos
"Pessoas com arritmia cardíaca que já tenham insuficiência cardíaca ou doenças das artérias coronárias - os vasos que levam o sangue ao coração e que podem ser facilmente entupidas - estão, salvo aval médico, proibidas de fazer atividades, principalmente sem o acompanhamento de um profissional", explica o cardiologista Adalberto. Essa restrição acontece porque os riscos são muito maiores nesses casos. Podem surgir falta de ar durante e após a atividade física, palpitações, pulso irregular, fadiga, fraqueza, dor no peito e desmaios.
 
Minha vida.com