Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atividade física diminui desistência de tratamento pós-cirurgia bariátrica

Reprodução BBC
Brasil é o segundo País do mundo que mais realiza cirurgias
de redução de estômago
Índices de abandono do tratamento após a intervenção cirúrgica chegam a 60%
 
O Brasil é o segundo País do mundo onde mais se realizam cirurgias de redução de estômago — como é conhecida a cirurgia bariátrica —, atrás apenas dos Estados Unidos. O rigoroso tratamento depois da cirurgia, que exige redução da alimentação, faz, porém, com que seja alto o índice de desistência. Mas essas taxas caem quando os pacientes conseguem incorporar a atividade física regular ao tratamento, diz o psiquiatra do ambulatório de obesidade da USP (Universidade de São Paulo), Adriano Segal.
 
— Os índices de abandono do tratamento após a intervenção cirúrgica são muito altos, chegam a 60%. A prática de atividade física regular impacta diretamente no aumento dos índices de manutenção do tratamento.
 
A importância da realização de atividades físicas no tratamento posterior à operação ainda precisa ser reforçada junto à população, alerta o especialista. Segal explica que, para a eficácia da cirurgia, é necessário um acompanhamento nutricional associado à prática de atividades físicas pensadas de acordo com a saúde de cada paciente, caso contrário, o peso perdido pode voltar com o tempo. Essa postura envolve mudanças também na relação do paciente com a alimentação.
 
— Além do gasto calórico, essencial para quem precisa perder peso, os exercícios físicos fazem com que os pacientes escolham melhor os alimentos, uma vez que, por questões fisiológicas, o organismo passa a pedir outras fontes alimentares.
 
De acordo com a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), em média, 50% dos pacientes que passam pela cirurgia volta a engordar parcialmente, e cerca de 5% dos operados volta ao patamar inicial, antes de fazer a cirurgia, principalmente pela falta de reeducação alimentar.
 
Nos últimos cinco anos, o Brasil teve um aumento de 90% nos casos cirúrgicos, de acordo com a SBCBM. Só em 2012, 72 mil cirurgias foram realizadas no país — mais de seis mil pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os dados representam uma alta na procura da operação em cerca de 300% em relação a 2003, quando foram coletados os primeiros registros da realização da cirurgia bariátrica no país.
 
O aumento significativo por esse tipo de solução é preocupante, de acordo com o especialista, porque a cirurgia deve ser utilizada apenas em casos extremos, que não sejam resolvidos com tratamentos preventivos, como dietas e atividades físicas.
 
— O mais importante é manter um estilo de vida saudável, com práticas de exercícios e uma boa alimentação, lembrando que é possível procurar tratamentos antes da cirurgia. Cada caso é um caso e a operação é a alternativa para aquelas pessoas às quais não se aplica mais nenhuma outra técnica.
 
Efe

Cigarro eletrônico gera interesse e controvérsia na Europa e EUA

Cigarro eletrônico gera interesse e controvérsia
Bruxelas e Washington se preparam para regulamentar o produto
 
Milhões de europeus e americanos já provaram e muitos conseguiram abandonar o tabaco graças a ele. O cigarro eletrônico gera interesse e controvérsia, enquanto Bruxelas e Washington se preparam para regulamentá-lo de forma mais estrita.
 
Os usuários deste aparelho eletrônico sem tabaco, com tamanho de um charuto ou de um cigarro e que produz na boca um vapor aromatizado que contém nicotina, se mobilizam diante de uma regulamentação que o assimilaria a um "produto farmacêutico".
 
Se este dispositivo for votado no Parlamento europeu, o "e-cig" só poderá ser vendido na União Europeia em farmácias, lojas especializadas e pela internet.
 
Nos Estados Unidos, onde o dispositivo está na moda, a poderosa agência federal FDA (Food and Drug Administration), que regulamenta alimentos e medicamentos no país, se dispõe a anunciar uma norma este mês que assemelharia o "e-cig" a um produto com tabaco.
 
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) emitiu um sinal de alerta no começo de setembro ao publicar um estudo que evidenciou o aumento do uso do cigarro eletrônico entre os jovens, particularmente entre aqueles não fumantes, temendo que se torne uma ponte para o cigarro verdadeiro.
 
Tom Frieden, diretor do CDC, comenta que "o aumento do uso do cigarro eletrônico é inquietante", porque a nicotina "é uma droga que causa forte dependência".
 
No entanto, para dois especialistas britânicos em dependência e militantes antitabaco, o professor Gerry Stimson (Imperial College) e o ex-diretor da associação antitabaco ASH Clive Bates, o "e-cig" é "uma solução, não um problema".
 
Eles criticaram em um relatório o desejo da Comissão Europeia de querer regulamentá-lo como se fosse um medicamento, o que tornaria o "e-cig" em "algo mais difícil de comprar do que um maço de cigarros".
 
— O cigarro eletrônico é uma alternativa pouco arriscada ao cigarro. Muitos usuários, com frequência fortes tabagistas, relatam sua passagem ao cigarro eletrônico como uma experiência que os transformou. São muitos os que reduzem o consumo e estão a caminho de abandoná-lo por completo.
 
Um médico americano especialista em tabaco, Joel Nitzkin, deu uma opinião similar.
 
— Não duvido nem por um segundo que o cigarro eletrônico salva a vida dos fumantes que o adotam.
 
E considera como "má e equivocada" a ideia europeia de torná-lo um produto farmacêutico. O pneumologista e militante antitabaco francês Bertrand Dautzenberg tem uma opinião um pouco mais equilibrada. Embora defenda uma maior regulamentação do cigarro eletrônico, que "não pode ficar como objeto de consumo normal", considera contraproducente "uma regulamentação que tornaria mais disponível o cigarro comum que os 'e-cigs'".
 
Mas a Comissão Europeia insiste que "os cigarros eletrônicos devem manter seu papel inicial de ajudar os fumantes a parar de fumar. Daí a nossa proposta de classificá-lo como um produto farmacêutico", explica um porta-voz em Bruxelas.
 
Muito ativo na internet, os "vapeadores" — neologismo que se atribui ao fumante que exala vapor de nicotina e que, embora não esteja nos dicionários, muitos adeptos o usem na rede - convocam um protesto contra o projeto, que será submetido à votação em 8 de outubro no Parlamento Europeu, no âmbito de uma comissão antitabaco.
 
Várias associações de usuários convocaram, ainda, manifestações em 7 de outubro em Estrasburgo.
 
Os usuários alemães entregaram uma petição com 27.500 assinaturas para defender o uso "livre e responsável" dos "e-cigs", e na França 37.000 assinaturas já foram coletadas.
 
Brice Lepoutre, que lidera a associação francesa, faz um alerta.
 
— Estima-se em sete milhões o número de 'vapeadores' na União Europeia. Sete milhões que pararam de fumar e corre-se o risco de que voltem a fazê-lo.
 
AFP

Quase 850 milhões de pessoas ainda sofrem com a fome no mundo

Sudaneses procuram alimento em depósito de lixo. África Subsaariana abriga 24,8% das pessoas que passam fome, o índice mais alto do mundo.
Foto: UN Photo/Tim McKulka
Sudaneses procuram alimento em depósito de lixo. África
Subsaariana abriga 24,8% das pessoas que passam fome,
o índice mais alto do mundo
A novidade no relatório Estado da Insegurança Alimentar é a inclusão dos países desenvolvidos que sofrem com o desemprego
 
Relatório da ONU com base no biênio 2011/2013 sobre o "Estado da Insegurança Alimentar" mostra que 842 milhões de pessoas sofrem com fome crônica no mundo.
 
O documento afirma que o número de pessoas com fome nos países em desenvolvimento caiu 17% em mais de duas décadas, entre 1990 e 2013.
 
Segundo as agências da ONU envolvidas na organização do relatório, a maioria das pessoas com fome vive em países em desenvolvimento, mas 15,7 milhões estão em nações desenvolvidas.
 
Para o representante de políticas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Adoniram Sanches, esse fato tem chamado a atenção dos especialistas.
 
"Tradicionalmente, a metodologia não tratava de países desenvolvidos. Ela começou a ser tratada nesses dois últimos relatórios em decorrência do aumento do desemprego. Em muitos países, o acesso que as pessoas têm ao alimento é via salário. Então, como não há uma estabilidade de renda, começam a aparecer problemas no núcleo da família. Em Portugal este índice já atinge a casa dos 7%."
 
Objetivos do milênio
A FAO afirma que a meta de se reduzir à metade o número de pessoas com fome no mundo em 2015, não poderá ser cumprida, apesar de 22 países, incluindo o Brasil, terem atingido esta índice no ano passado.
 
Segundo o relatório, o constante crescimento econômico nos países em desenvolvimento melhorou os salários e o acesso à comida. Além disso, o aumento da produção agrícola melhorou também a disponibilidade de alimentos.
 
As maiores reduções aconteceram na América Latina e no sudeste e leste da Ásia. Apesar do progresso mundial, a região da África Subsaariana registrou um avanço muito pequeno. A região abriga 24,8% das pessoas que passam fome, o índice mais alto do mundo.
 
Isaude.net

Uso de cocaína deixa organismo mais vulnerável ao HIV

Cocaína deixa as células T CD4 + sensíveis ao HIV, resultando num aumento significativo da infecção e propagação do vírus
Cocaína deixa as células T CD4 + sensíveis ao HIV, resultando
num aumento significativo da infecção e propagação do vírus
Segundo estudo da UCLA, a droga altera as células T CD4+ quiescentes, facilitando o contágio e progressão do vírus
 
O uso de cocaína pode aumentar a vulnerabilidade à infecção pelo HIV. A droga altera as "células T CD4+ quiescentes", deixando esta células mais susceptíveis ao vírus, e, ao mesmo tempo, tornando mais fácil a proliferação do HIV

"Esperamos que, finalmente, nossos estudos proporcionem uma melhor compreensão de como o abuso de drogas impactam em nosso organismo, especialmente no sistema de defesa. Essa descoberta pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos usuários de drogas", disse Dimitrios N. Vatakis, autor do estudo e cientista do Departamento de Medicina da University of California, Los Angeles (UCLA)."

Para o estudo, os cientistas colheram sangue de doadores humanos saudáveis, isolando as células T CD4 + quiescentes. Estas células foram expostas à cocaína e, em seguida, infectadas com o HIV. Após a infecção, os pesquisadores acompanharam a progressão do ciclo de vida do HIV comparando com a reação das células não tratadas. Eles descobriram que a cocaína deixou este subconjunto de células T CD4 + sensíveis ao HIV, resultando num aumento significativo da infecção e propagação do vírus.

"A relação entre doenças infecciosas e o uso de drogas está bem documentada, embora seja comum imaginar que esta condição ocorre em decorrência de escolhas de estilo de vida e do consequente aumento da exposição das pessoas que consomem drogas. O que muitas vezes não vem à mente é que drogas como a cocaína podem estar ajudando a impulsionar as infecções nesta população de alto risco, alterando o sistema imunológico. Esses novos estudos são um avanço importante documentar como o uso de cocaína pode aumentar a vulnerabilidade de uma pessoa para o HIV, destacando ainda a necessidade de melhoria da educação, tanto para a prevenção do HIV quanto para a abstinência de drogas," afirma John Wherry, editor do Journal of Leukocyte Biology.
 
Isaude.net

OMS quer R$ 250 milhões/ano para acabar com tuberculose infantil

São necessários US$ 120 milhões por ano para equalizar o problema de saúde pública com a tuberculose
Foto: ONU
São necessários US$ 120 milhões por ano para equalizar o
problema de saúde pública com a tuberculose
Os números fazem parte do novo "Guia para a tuberculose infantil: em direção a zero mortes", lançado nesta terça-feira
 
Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (01), os números da nova campanha que tem por objetivo acabar com as mortes de crianças causadas por tuberculose.
 
De acordo com a agência, são necessários US$ 120 milhões (mais de R$ 250 milhões) por ano para equalizar o problema de saúde pública em todo mundo.
 
Segundo as agência da ONU, o novo plano baseia-se em dados mais recentes sobre a doença, e identifica ações claras para prevenir as mortes infantis.
 
O "Guia para a tuberculose infantil: em direção a zero mortes", destaca a necessidade de organizar formações sobre a doença na infância, além de incorporar uma educação contínua sobre a tuberculose e a coinfecção TB / HIV.
 
A nível global, o roteiro recomenda 10 ações, que levem em conta as necessidades de crianças e adolescentes nas pesquisas e no desenvolvimento de políticas e práticas clínicas sobre a tuberculose.
O documento também pede a melhoria na coleta de dados e nas medidas preventivas, além de destacar a necessidade de melhor formação dos profissionais de saúde.

Quase 80 mil mortes por ano
Diariamente, 200 crianças com menos de 15 anos morrem desnecessariamente por causa de uma doença que poderia ser evitada e curada. No total, são registradas 74 mil mortes todos os anos.
 
De acordo com a OMS cerca de um em cada 10 casos de tuberculose no mundo ocorre entre os menores, mas considera-se que o número possa ser ainda maior porque muitas crianças simplesmente não são diagnosticadas.
 
A África do Sul, a Etiópia e a República Democrática do Congo estão entre os sete países que, juntos, representam 64% do fardo global da tuberculose na infância. No grupo, estão também Índia, Indonésia, Paquistão e Bangladesh.

 
Isaude.net

Vacina que reforça ação da BCG é nova esperança contra tuberculose

A vacina, com base em vírus da gripe geneticamente modificado, começou a ser testada em humanos em 2009
 
Pesquisadores da Macmaster University, em Ontário (Canadá) divulgaram, nesta quarta-feira (2) , o sucesso de uma nova esperança na luta global contra a tuberculose em forma de vacina. A droga foi criada para agir como um "reforço" para BCG, atualmente a única vacina contra a tuberculose disponível.

"A BCG foi descoberta na década de 1920 e desde então tem sido utilizada em todo o mundo. A nova vacina tem como objetivo reativar elementos do sistema imunológico que diminuem ao longo do tempo após a vacinação com a BCG," afirma os pesquisadores.

Depois de quase uma década de testes, os pesquisadores começaram o primeiro ensaio clínico em humanos em 2009, com 24 voluntários saudáveis, incluindo 12 que foram previamente imunizados pela BCG.

"O objetivo primário foi garantir a segurança de uma única dose, bem como as suas condições de ativar o sistema imunitário", disse Zhou Xing, professor de medicina e patologia molecular do Centro de Pesquisa Imunologia da Universidade McMaster.

Em 2012, a equipe conseguiu comprovar a segurança da vacina, observando uma resposta imunológica robusta na maioria dos integrantes do estudo. "Mais ensaios clínicos são necessários para medir o potencial real da vacina antes que ela possa ser levada ao mercado," acrescentou Xing.

"A tuberculose é uma séria ameaça à saúde pública. Um terço da população mundial está infectado com o organismo que causa a tuberculose, e a doença continua a ser a segunda causa de morte infecciosa, atrás apenas do HIV. No entanto, a vacina que temos para seu controle, atualmente, é ineficaz," afirma Fiona Smaill, da Michael G. DeGroote School of Medicine.

 
Isaude.net

Chip microfluídico pode capturar células cancerosas no sangue

Em 10 análises, o chip conseguiu capturar uma média de 73% das células doentes entre bilhões de células normais
 
Um chip microfluídico desenvolvido na Universidade de Michigan consegue capturar células cancerígenas no sangue, abrindo possibilidade para o diagnóstico precoce da doença, além do acompanhamento dos tratamentos, sem submeter os pacientes à biópsia tradicional.

"Se conseguirmos implementar esta tecnologia, vamos alcançar um grande avanço na criação de novos medicamentos contra o câncer e revolucionar o tratamento", disse Max Wicha, um dos responsáveis pelo estudo.

Para testar o dispositivo, a equipe usou amostras de um mililitro de sangue através da câmara fina do chip. Mesmo quando se tinha adicionado apenas três a cinco células cancerosas entre 5 a 10 bilhões de células sanguíneas normais o chip conseguiu obter sucesso na detecção das células doentes. Nas 10 análises realizadas, a média de captura foi de 73% das células de câncer. Na metade dos testes, o chip capturou todas as células tumorais.

Separar as células tumorais das normais, principalmente em estágios iniciais da doença, é um dos grandes desafios da medicina. "Este nível de análise vai nos ajudar a compreender os mecanismos biológicos básicos que levam à metástase das células cancerosas, a principal causa de morte dos pacientes." afirmam os pesquisadores.

O novo chip pode capturar células cancerosas da mama, do pâncreas e do pulmão e deve começar a ser comercializado em três anos.

Funcionamento
Os novos chips microfluidos funcionam como "densas florestas de cadeias moleculares", cada uma equipada com um anticorpo para "agarrar" as células cancerosas.

As pesquisas envolveram o engenheiro elétrico Hyeun Joong Yoon. Ele começou com uma base de silício e acrescentou uma grade de cerca de 60 mil formas de ouro planas, como as flores de quatro pétalas, cada uma mais fina que um fio de cabelo.

As flores de ouro atraem naturalmente um material chamado óxido de grafeno. Através desta formação de camadas a equipe consegui desenvolver cadeias moleculares densas para capturar o tumor. "É quase como se cada grafeno tivesse muitos nano-braços para capturar células", disse o professor de engenharia química Sunitha Nagrath.

 
Isaude,net

Estudo associa excesso ou falta de sono a várias doenças crônicas

Doenças do sono comuns, incluindo a apneia do sono e insônia, ocorrem com frequência em pessoas com uma doença crônica
Doenças do sono comuns, incluindo a apneia do sono e insônia,
ocorrem com frequência em pessoas com uma doença crônica
Na lista das doenças que afetariam adultos com mais de 45 anos estão problemas cardiovasculares, ansiedade, diabetes e obesidade
 
Estudo realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, associa a falta (seis horas ou menos) ou excesso de sono (10 horas ou mais) com doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, ansiedade e obesidade, em adultos com mais de 45 anos.

"É fundamental que os adultos consigam ter entre sete a nove horas de sono por noite para manter uma vida saudável. Um alerta que se torna mais importante para pessoas que já sofrem com algumas destas doenças crônicas," afirmou Safwan Badr, presidente da American Academy of Sleep Medicine (AASM).

Doenças do sono comuns, incluindo a apneia do sono e insônia ocorrem com frequência em pessoas com uma doença crônica e podem dificultar a sua capacidade de dormir profundamente. O conselho para quem está acordando exausto é procurar um especialista. "Se a pessoa é diagnosticada com uma doença do sono, o tratamento poderia melhorar significativamente os sintomas de outros problemas de saúde, aumentando significativamente a qualidade de vida," afirma Badr.

Algumas das relações entre durações de sono e doenças crônicas foram parcialmente explicadas pelo sofrimento mental frequente e obesidade. Isto sugere que os médicos devam considerar a monitorização da saúde mental e do peso corporal, além dos hábitos noturnos de pacientes com doenças crônicas," diz a integrante da equipe Janet B. Croft.

Dormir mais não significa necessariamente que se está dormindo bem. É importante entender que a qualidade e a quantidade de sono têm impacto direto na saúde. Um estilo de vida saudável e equilibrado não se limita a dieta e exercícios físicos; quando e como você dorme é tão importante quanto o que você come ou como você se exercita," completa Badr.

O estudo envolveu mais de 54 mil participantes de 45 anos ou mais em 14 estados americanos. Quase um terço dos participantes (31%) foram identificados como pessoas que dormem pouco, o que significa que relataram dormir seis horas ou menos, em média. A maioria, cerca de 64%, foi classificada como tendo sono normal. Apenas 4% dos participantes ficaram na lista dos que dormem em excesso.
 
Isaude.net

Falta de remédios faz mães passarem por cesarianas

Desde o dia cinco de setembro não há hormônio Ocitocina, que estimula as contrações na hora do trabalho de parto normal, no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista. Segundo informações de uma acompanhante que não quis se identificar, três mulheres precisaram passar por cesarianas devido à falta do remédio.

?Todas as três mães tinham plenas condições de fazer o procedimento normal sem precisar entrar no centro cirúrgico. Isso é falta de respeito com as pessoas. Esses gestores estão brincando com a vida de muita gente. Não há vários outros medicamentos na maternidade?, contou.

Por telefone, a denunciante disse ainda que vários médicos pediram para que ela denunciasse na imprensa esses fatos. ?Eles estão lá todos os dias e sabem do perrengue que as pessoas passam ao dar entrada na maternidade. Falta de tudo. Hoje mesmo, cedo da manhã, não havia sequer água para beber nem tomar banho?.

?Os lençóis dos quartos estão todos sujos, rasgados. Parece mais que os setores estão abandonados. Há relatos ainda de atendimento precário. Alguns servidores parecem estar de mau-humor e acabam transferindo isso para os pacientes e acompanhantes. Já vi algumas enfermeiras tratando mal outras mãezinhas?, relatou.

Para averiguar as denúncias, a reportagem da Folha procurou a direção do Hospital que fica na rua Presidente Costa e Silva, no bairro São Francisco, zona Norte, mas foi informada por uma servidora que não poderia passar qualquer informação, sem antes autorização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A Folha encaminhou email para a assessoria da Sesau e aguarda retorno.
 
Folha de Boa Vista Online

Colesterol: mais um grande problema em crianças

Cada dia mais, temos doenças de adultos em crianças. Isso pode ser percebido pelo grande aumento de obesidade infantil, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial diagnosticados entre crianças e adolescentes.

A obesidade infantil é visível
A hipertensão arterial pode ser medida. Porém, o diabetes tipo 2 e a dislipidemia familiar (problemas com colesterol) só podem mesmo ser avaliados nessa faixa de idade através de exames rotineiros, baseados em determinados critérios estabelecidos?, explica o pediatra Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

Dados importantes
Antes de tudo, vale uma observação importante: o colesterol é uma gordura de origem animal. Assim quando se lê que um óleo de origem vegetal (soja, canola, milho, etc.), usado para nossa alimentação, contém zero de colesterol, é tudo o que se espera.

De toda a gordura que ingerimos em nossa alimentação diária, 90% vem na forma de triglicérides e apenas 10% como colesterol. Isso explica, por exemplo, porque a dieta ou a reeducação alimentar conseguem diminuir drasticamente os níveis de triglicérides, mas não apresentam a mesma eficácia na redução dos níveis de colesterol, sendo necessário, muitas vezes, um tratamento medicamentoso?, observa o médico.

O colesterol é um componente importante de nosso organismo. Cerca de 65 a 70% do colesterol que temos é produzido pelo nosso fígado; apenas 30 a 35% vem da nossa alimentação.

O colesterol faz parte da formação dos hormônios esteroides, da síntese de ácidos biliares e é precursor da vitamina D, entre outras funções nas membranas celulares, sendo um dos compostos da bainha de mielina (que recobre os nervos - sem a qual há um risco de prejuízo de nossos impulsos nervosos fica prejudicada, algo que pode ser visto no filme óleo de Lorenzo).

Nem todo colesterol é ruim
Todos sabem que níveis altos de colesterol no sangue podem acarretar problemas vasculares cardíacos, cerebrais entre outros. O colesterol é transportado no nosso corpo pelo sangue por proteínas que se ligam a ele (LDL e HDL).

 Todo o colesterol que vem do fígado passeia pelo sangue na forma de LDL e é levado para os órgãos para serem utilizados para suas funções. Quando há um excesso de colesterol no sangue, cai a sua captação pelas células. Assim, o LDL colesterol se deposita nas paredes dos vasos, diminuindo o fluxo de sangue através deles, levando à arteriosclerose com suas consequências. Esse é o colesterol ruim?, explica o pediatra.

O LDL pode estar aumentado por características familiares, genéticas, por obesidade, por hipertensão, sedentarismo, tabagismo e também por hábitos alimentares ruins.

Já o HDL colesterol capta o excesso que está no sangue, leva-o de volta ao fígado e o elimina através da bile ou pela forma natural ou como sais biliares. Dessa forma, quanto maior nossa taxa de HDL, mais protegidos ficamos contra a arteriosclerose. Esse é o colesterol bom?, afirma o médico.

Hipercolesterolemia: um problema que pode vir do berço
Até há algum tempo, apenas os obesos eram ?culpados? quando o assunto era colesterol aumentado. E esse quadro acometia principalmente a faixa entre adultos jovens e a terceira idade.

 Com a transcrição do nosso DNA, com descoberta da epigenética, da nutrogenômica, estabeleceu-se um novo e assustador panorama. Todos nascem com genes que podem desencadear problemas de colesterol. De acordo com a alimentação da gestante até a criança de 2 anos de idade (os primeiros mil dias), o gene não muda, mas pode manifestar sua capacidade de desenvolver determinadas características, diz Chencinski.

Explicando melhor: numa família não há nenhum caso de problemas com colesterol. Através de uma alimentação inadequada na gestação e nos dois primeiros anos de vida da criança (rica em frituras, gordura, pobre em frutas fibras, por exemplo), ocorre o estímulo à ação do gene que vai fazer com que essa a criança passe a ter seus níveis de LDL colesterol (o ruim) aumentado.

 E essa criança, não só pode ter que conviver com esse problema pelo resto de sua vida, como também passa a transferir essa característica genética a seus descendentes. Assim surge a sombra de um quadro, cada vez mais frequente, que vem atingindo crianças cada vez mais novas: a hipercolesterolemia familiar, afirma o pediatra.

Por conta desse aumento nos índices de obesidade (adulta e infantil) dos últimos 20 anos e do número alarmante de crianças com doenças de adultos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, divulgou em sua Revista (agosto de 2012), a primeira Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (HF).

O que mudou?
Até o surgimento dessa diretriz, a rotina orientada pela Sociedade Brasileira de Pediatria era de se colher exames (glicemia de jejum, insulina basal, índice de HOMA-IR, dosagem de colesterol total e frações, de triglicérides, entre outros) a partir dos 10 anos.

Desde então, a triagem de perfil lipídico passa a ser rotineira entre 2 e 10 anos de idade quando houver:

- História de pais ou avós que tiveram problemas arteriais antes de 55 anos no sexo masculino ou 65 anos no sexo feminino;

- Pais com níveis de colesterol total acima de 240;

- Fatores de risco na criança associados como hipertensão, obesidade, diabetes, ter nascido pequeno para a idade gestacional, seguir uma alimentação inadequada e rica em gorduras saturadas;

- Crianças em tratamento de doenças ou que usem drogas que aumentem as taxas de lípides (tratamento de HIV, hipotireoidismo, etc.);

- Tenham outras manifestações aparentes de problemas de colesterol.

 Além disso, a diretriz recomenda que acima dos 10 anos, com ou sem esses fatores, toda criança deve ter dosado seu colesterol total pelo menos uma vez. Vale lembrar que os valores de colesterol total e frações para crianças e adolescentes são diferentes dos valores dos adultos. Assim, cada vez mais continua sendo melhor prevenir do que remediar. E nesse caso, o remédio pode ter um gosto muito amargo, com riscos de prejuízos importantes no tempo e na qualidade de vida, alerta o pediatra Moises Chencinski.
 
JorNow

Concurso reaberto em Conceição do Mato Dentro - MG

Com objetivo de preencher 216 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, estado de Minas Gerais, publicou a 6ª retificação ao edital n° 001/2012 de concurso público, após a revogação da suspensão. Os profissionais serão contratados para carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais, com salários previstos que variam de R$ 737,74 a R$ 8.852,97. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Nível Fundamental - Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Creche, Almoxarife, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Administração, Operador de Máquinas Pesadas/Leves, Motorista Carteira D, Motociclista, Fiscal de Obras, Mecânico de Máquinas/Veículos, Pedreiro, Eletricista, Mãe Social, Pintor, Coveiro, Servente Escolar/Contínuo, Ajudante de Obras/Serviços e Guarda Parque/Patrimonial.

Nível Médio - Fiscal (Tributos, Ambiental e Sanitário) e Técnico (Tributação, Contabilidade, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Radiologia e Informática).

Nível Superior - Professor PI/PII (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Física, Educação Ambiental, Ensino Religioso e Educação Artística), Assistente Social, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional, Farmacêutico/Bioquímico, Nutricionista, Odontólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Advogado, Analista Ambiental, Analista em Geo Processamento, Engenheiro Sanitarista, Arquiteto Urbanista, Médico Especialista (Pediatra e Clínico Geral) e Médico Plantonista.

Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 18 de outubro a 19 de novembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e/ou pelo site www.polisauditoria.com.br.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 35,00 e 40,00 para nível fundamental, R$ 55,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Provas
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no município de Conceição do Mato Dentro, provavelmente no dia 22 de dezembro de 2013. Os locais e horários serão divulgados a partir das 17 horas do dia 13 de dezembro de 2013.
 
A prova prática e a prova de capacidade física serão realizadas na mesma data da prova objetiva (22 de dezembro de 2013), em locais e horários que serão divulgados oportunamente.

O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir das 17 horas do dia 26 de dezembro de 2013.

Validade
O prazo de validade do Processo Seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Penápolis - SP reabre inscrições de concurso

A Prefeitura de Penápolis, no estado de São Paulo, anunciou a reabertura das inscrições do concurso público regido pelo edital 01/2013, com intuito de prover 07 vagas em cargos de níveis fundamental e superior.
 
As oportunidades são para os cargos de Motorista, Advogado, Médico Plantonista, Médico Plantonista do Trabalho e Professor de Arte. A remuneração pode chegar a R$ 2.136,85, acrescida de benefícios, por jornada de 12, 20 e 40 horas semanais. 
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, pelo site www.milconsultoria.com.br, no período de 02 a 07 de outubro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 28 a R$ 93. 
 
De acordo com o edital, as provas serão realizadas provavelmente no dia 20 de outubro de 2013. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico de inscrição, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Penápolis e na imprensa escrita, em 11 de outubro de 2013.
 
O certame também constará de prova prática para o cargo de Motorista e Prova de Títulos, apenas para os candidatos que concorrem ao cargo de Médico Plantonista, Advogado e Professor de Artes.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

SESAB promove processo seletivo para contratações pelo REDA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) abriu edital n° 04/2013 de processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). São ofertadas 02 vagas para Técnico em Radiologia (níveis médio/técnico), com atuação prevista para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A remuneração é de R$ 1.299,68, por carga horária de 120 horas mensais. 
 
As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, no período de 08 a 14 de outubro de 2013, por meio do endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br.
 
Segundo o edital, o processo seletivo simplificado será constituído de Análise Curricular, que terá caráter eliminatório e classificatório. O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado. 

Concurso Prefeitura de Canabrava do Norte - MT

A Prefeitura de Canabrava do Norte, no estado de Mato Grosso, reabriu o prazo de inscrições para o concurso público regulado anteriormente pelo Edital nº 001/2012, passando a vigorar de acordo com as regras do Edital de Reabertura nº 001/2013. O certame oferece 112 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 5.792,52.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilante Escolar, Agente de Limpeza, Coveiro, Jardineiro, Pedreiro, Encanador, Tratorista, Guarda Municipal Vigilância, Agente de Nutrição Escolar, Auxiliar de manutenção de Rede de Esgoto/Água, Agente Sanitário, Fiscal Ambiental, Fiscal Sanitário, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Operador de Máquinas (Leves e Pesadas), Motorista de veículos (leves e pesados), Mecânico de máquinas pesadas, Mecânico de veículos leves, Eletricista de rede de energia, Técnico Administrativo Educacional, Secretária Escolar, Auxiliar Administrativo Educacional, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Advogado, entre outros. Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos.
 
A Lei Municipal nº 559/2013 excluiu os seguintes cargos: Tratorista, Telefonista, Auxiliar Administrativo I, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Contabilidade, Operador do Sistema GEOBRAS, Agente Sanitário, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Engenheiro Agrônomo, Fisioterapeuta Ocupacional e Fiscal de Contratos.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 16 de outubro de 2013, de forma presencial, na Prefeitura de Canabrava do Norte, situada na praça Frederico Souza Brito, s/nº, Centro ou através do site www.acpi.inf.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 03 de novembro de 2013, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no endereço eletrônico de inscrição: www.acpi.com.br.
 
O concurso público será válido por dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da administração.

Concurso da Marinha do Brasil tem inscrições prorrogadas

A Diretoria de Ensino da Marinha prorrogou as inscrições do edital de concurso público, destinado ao provimento de 80 vagas para o ingresso no Cargo Técnico de Praças da Armada em 2013. Para concorrer, os interessados devem ter nível técnico nas áreas profissionais ofertadas. 
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Eletrotécnica Naval;  Técnico em Mecatrônica; Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Mecânica; Técnico em Mecânica Naval; Técnico em Mecatrônica; Técnico em Refrigeração e Climatização; Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e Técnico em Mecânica da Precisão.
 
As inscrições serão realizadas até 17 de outubro de 2013, pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nas organizações responsáveis pelas inscrições. 
 
De acordo com o edital, a data das provas será divulgada oportunamente. O certame constará de Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais e Redação, Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física. O resultado final será anunciado a partir de 26 de março de 2014 e o curso será iniciado em 14 de abril de 2014. 
 
O edital de abertura do certame foi publicado no Diário Oficial da União, de 02 de setembro de 2013, página 25. Todas as publicações também podem ser encontradas no endereço: https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=283

Concurso Prefeitura de Ibirapuã - BA

A Prefeitura de Ibirapuã, no estado da Bahia, abriu os editais 01/2013 de concurso público e processo seletivo, destinados ao preenchimento de 69 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. O certame será organizadora pela empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda.
 
O concurso público oferece 60 vagas para os cargos de Agente de Alimentação Escolar, Agente de Serviços Escolares, Auxiliar de Serviço, Gari, Inspetor de Alunos, Motorista, Operador de Trator Agrícola, Operário, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Monitor Escolar, Operador de Sistemas, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Especialista em Educação, Fisioterapeuta, Professor Fundamental II de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática e Psicólogo. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.772,30, em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Já no processo seletivo
Há 03 vagas para Enfermeiro com o salário de R$ 2.650,00, 03 vagas para Médico com o vencimento mensal de R$ 8.000,00 e 03 vagas para Odontólogo, com a remuneração de R$ 3.000,00. As jornadas poderão ser de 30 ou 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, no período de 3 a 14 de outubro de 2013. Também é possível se inscrever até o dia 11 de outubro de 2013, na Lan House localizada na rua Pedro Manso Cabral, nº. 226, centro, Ibirapuã - BA. A taxa de inscrição  varia de R$ 34,00 R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2013 e poderão ser aplicadas das 08h às 10h ou das 13h horas às 15h nas Escolas do Município de Ibirapuã-BA, de acordo com a quantidade de inscritos.
 
O certame terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

CISNORPI de Jacarezinho - PR lança edital de processo seletivo

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro - CISNORPI, no estado do Paraná, abriu inscrições para o processo seletivo público 01/2013, visando a contratação de novos servidores para o Quadro de Pessoal da Sede do CISNORPI, em Jacarezinho. São ofertadas 17 vagas, mais cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
As oportunidades são para Almoxarife, Assessor Jurídico, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Bioquímico, Contador, Cozinheiro, Cozinheiro Hospitalar, Cuidador de Saúde, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda de Segurança, Jardineiro, Lavador de Roupa Hospitalar, Monitor de Artesanato, Monitor de Educação Física, Motorista, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Manutenção, Técnico em Radiologia, Telefonista e Terapeuta Ocupacional. Os salários oferecidos são de até R$ 2.734,44 e a jornada de trabalho será de até 44 horas semanais.

Os interessados deverão se inscrever pela internet, por meio do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, no período de 02 a 16 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 30 a R$ 70.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa oficial do município e no site de inscrições, com pelo menos cinco dias de antecedência.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre seleção

O município de Divinópolis, em Minas Gerais, lançou o edital nº. 060/2013 para a realização de processo seletivo de prova de títulos. A seleção oferece 03 vagas para Enfermeiros - 40h, para compor banco de reserva pelo período de 12 meses. A remuneração pode chegar a R$ 3.198,97 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 03 a 09 de outubro de 2013, das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Minas Gerais, nº. 900, Centro, na cidade de Divinópolis/MG, no setor de Recursos Humanos.
 
Deverá ser entregue no ato da inscrição o currículo padronizado.
 
A relação de classificados estará disponível a partir do dia 11 de outubro de 2013, na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 02 de outubro de 2013, pág. 22 a 24.

Prefeitura de João Monlevade - MG lança edital de processo seletivo

Com oferta de 02 vagas para o cargo de Auxiliar de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família – ESF, o Município de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 012/2013 para realização de processo seletivo. Os aprovados e contratados terão carga horária de 40 horas semanais e receberão subsídio de até R$ 678,00.
 
Para participar, o candidato deverá ter concluído o Curso de Auxiliar em Enfermagem e ter registro no COREN/MG – Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 03 a 09 de outubro de 2013, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde/ Coordenação de Atenção Primária, na Avenida Getúlio Vargas, nº. 2640 – Bairro Belmonte – João Monlevade/MG.
 
O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia dos seguintes documentos: CPF; Carteira de identidade; e Comprovante de escolaridade.
 
Prova
O processo seletivo será composto de prova objetiva e entrevista.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 13 de outubro de 2013, na Escola Cônego José Higino de Freitas, situada à Rua Dom Bosco, nº. 813 – Aclimação, das 08h às 11h. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 14 de outubro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde.
 
No dia 18 de outubro de 2013, serão afixados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde a data, o local e o horário das entrevistas.
 
O resultado será afixado nos quadros avisos da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do dia 24 de outubro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 02 de outubro de 2013, pág. 27 a 29.

Concurso Prefeitura de São Miguel - RN

A Prefeitura de São Miguel, no estado do Rio Grande do Norte, publicou edital de concurso público nº 001/2013, destinado ao provimento de 79 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.958,00. A jornada de trabalho será de 30 e 40 horas semanais, exceto os cargos de médico que terão plantão de 24 horas.
 
As vagas são para os cargos de Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Médico, Nutricionista, Engenheiro Civil, Arquiteto, Pregoeiro, Auditor de Serviços em Saúde, Fiscal de Tributos Municipais, Auditor de tributos Municipais, Supervisor Pedagógico, Professor, Instrutor de Informática, Técnico de Laboratório, Auxiliar Técnico de Controle Interno, Fiscal de Obras, Técnico de Consultório Dentário, Técnico em enfermagem, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Ag.de Fiscalização Ambiental e Sanitária, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal e Guarda Noturno.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.conpass.com.br, no período de 14 de outubro a 13 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de São Miguel e no site: www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 16 de dezembro de 2013. O resultado preliminar da prova escrita do concurso será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal e na internet na página www.conpass.com.br, até o dia 13 de janeiro de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Jundiaí - SP

A Prefeitura Municipal de Jundiaí, cidade localizada a 60 km de São Paulo, abriu concurso público, por meio do edital nº 463, para o provimento de sete vagas de níveis fundamental, médio e superior. As oportunidades são para Professor de Educação Básica II (Inglês e Educação Física), Agente de Desenvolvimento Infantil e Cozinheiro, por remuneração de até R$ 3.123,27, acrescida de auxílio transporte. A jornada de trabalho é de 30 a 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no endereço www.makiyama.com.br, entre os dias 02 e 15 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 35 a R$ 50. 
 
A seleção será constituída de prova objetiva para todos os cargos, que será aplicada na data prevista de 10 de novembro de 2013, além de prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem ao cargo de Professor. O gabarito preliminar será disponibilizado em 13 de novembro deste ano. 
 
O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro de 2013. 

Concurso Prefeitura de Itapiratins - TO

A Prefeitura de Itapiratins, no estado do Tocantins, publicou edital n° 001/2013 do seu 4º concurso público, com o objetivo de preencher 27 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleção será executada pelo IDESC Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania.

Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 4.980,53 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais. Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas dos cargos previstos.

Inscrições
A inscrição será efetuada, via internet no período das 08h do dia 07 de outubro e término às 24h do dia 05 de novembro de 2013, no endereço eletrônico www.idescassessoria.org.br.

Será disponibilizado, para os Candidatos que não dispõem de acesso à internet, um ponto de atendimento para a realização das inscrições, no endereço: Telecentro Comunitário, situado na Av. Tocantins, QD 04, LT 08, s/nº, centro, em Itapiratins-TO.

Taxas e Cargos
- No valor de R$ 40,00 para os concorrentes aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Jardineiro, Merendeira, Monitor de Transporte Escolar, Motorista I, Motorista II, Recepcionista, Tratorista e Vigia;

- No valor de R$ 70,00 para os concorrentes aos cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário e Técnico em Enfermagem;

- No valor de R$ 100,00 para os concorrentes aos cargos de: Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Professor I e Professor II e Psicólogo.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 08 de dezembro de 2013, com início às 08h, para todos os níveis, com duração de quatro horas, em local a ser determinado e divulgado na internet no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Itapiratins.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia útil imediato à realização das provas.

Validade
A validade do concurso será de dois anos a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Concurso CREFONO 1ª Região - RJ

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região (Crefono 1), no Rio de Janeiro, lançou edital de concurso público n° 001/2013. O certame oferece 04 vagas para profissionais de nível médio completo e superior. Os salários são de R$ 923,85, R$ 1.102,55 e R$ 2.083,90, sendo de acordo com o cargo escolhido.
 
Há 01 vaga para Profissional Administrativo, 02 para Profissional Técnico e 01 para Agente Fiscal, todas para cumprimento de jornada de 40h semanais. O certame será realizado através da empresa Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.cetroconcursos.org.br, de 7 a 20 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 48,00 e R$ 68,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva com 40 questões de língua portuguesa, matemática/ raciocínio lógico, informática e de conhecimentos específicos, no caso das vagas de nível médio; e com 50 questões de língua portuguesa, matemática/ raciocínio lógico e conhecimentos específicos, para nível superior. Haverá, ainda, prova discursiva com duas questões para Agente Fiscal.
 
As avaliações ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, capital, na data prevista de 24 de novembro de 2013 em local a ser divulgado.
 
O concurso será válido por dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do CRFa-1ª Região.

Processo Seletivo Prefeitura de Jucás - CE

A Prefeitura de Jucás, no estado do Ceará, publicou o extrato do edital de processo seletivo, pelo edital nº 01/2013, para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 07 a 18 de outubro de 2013, no Polo de Lazer Cely Correia, localizado na Rua Joaquim Vieira Nobre, s/n, bairro Centro, Jucás. O edital será disponibilizado no site www.consisconsultoria.com.br e na sede da Secretaria Municipal de Saúde. 
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União (02/10/13), seção 3, página 243. 

Concurso UNEMAT 2013 reabre inscrições

A Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT ainda recebe inscrições de candidatos interessados em participar do concurso público n° 001/2013 destinado ao preenchimento de vagas na Docência da Educação Superior. A oferta total é de 169 vagas para professores, com salários de até R$ 12.583,40 e carga horária de 20 ou 30 horas semanais.
 
Foram reabertas as inscrições através do edital complementar nº 4, que serão efetuadas via internet, no endereço eletrônico www.unemat.br/concursos, até às 23:59 do dia 06 de outubro de 2013. A taxa é de R$ 120,00.

O concurso público compreenderá 3 etapas distintas, a serem realizadas somente na cidade de Cáceres/MT:

- Primeira Etapa: Prova Escrita, de natureza teórica, será de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda Etapa: Prova de Desempenho Didático, de natureza prático-pedagógica, será de caráter eliminatório e classificatório;

- Terceira Etapa: Avaliação de Títulos será de caráter unicamente classificatório.

A prova escrita será aplicada na data prevista de 15 de outubro de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 10 de outubro de 2013.

A divulgação e homologação do resultado final do concurso será na data provável de 25 de novembro de 2013.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de homologação do concurso público, podendo ser prorrogado por igual período, se houver conveniência para a Administração.

Prefeitura de Tiradentes - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo 01/2013, para o provimento de 01 vaga na área de saúde, para função de Médico Pediatra. A remuneração é de R$ 3.121,05, por jornada semanal de seis horas. 
 
Os interessados deverão se inscrever até 04 de outubro de 2013, na Secretaria de Saúde do Município de Tiradentes, situada à Rua do Chafariz, nº 10, bairro Centro.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de Análise de Currículos e Entrevista. De acordo com o edital, os resultados serão afixados no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde e Recursos Humanos. 

Prefeitura de Jeriquara - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Jeriquara, no estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo N° 004/2013, com a intenção de ocupar 05 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 752,65 a R$ 1.500,00 por carga horária de 30 ou 40h semanais.
 
O certame será realizado pelo INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação). As chances são para os empregos de Operador de Máquinas, Farmacêutico, Fisioterapeuta (NASF), Psicóloga (NASF) e Terapeuta Ocupacional (NASF).

As inscrições serão recebidas a partir da 00h00min horas do dia 03 de outubro às 23h59min do dia 13 de outubro de 2013, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas nesta cidade de Jeriquara em data, local e horário a serem oportunamente divulgados. Os cadernos de questões (provas) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br durante o prazo de recurso do gabarito.

O prazo de validade do certame será de um (01) ano, contados da data da publicação da homologação.

Concurso UFBA 2013

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu as inscrições ao concurso público nº 03/2013, destinado ao provimento de 122 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, para lotação tanto na própria UFBA quanto na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
 
Estão sendo oferecidas 122 vagas, distribuídas entre os cargos de Auxiliar em Administração (ensino fundamental), Assistente Administrativo, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Edificações, Técnico em Equipamento Médico-Odontológico, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em contabilidade, Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais, Técnico em Agropecuária, Técnico em Tecnologia da Informação (ensino médio/técnico), Arquiteto, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arqueólogo, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Contador, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Farmacêutico, Médico (diversas especialidades), Nutricionista, Programador Visual, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais (nível superior).
 
A remuneração dos futuros servidores corresponderá a R$ 1.547,23, R$ 1.912,99, R$ 3.138,70, a depender da classe, nível de capacitação e padrão iniciais do cargo. O regime de trabalho será de 40 horas semanais.
 
As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 23 de outubro de 2013, exclusivamente pelo site www.concursos.ufba.br. O valor da taxa de inscrição poderá variar de R$ 40,00 a R$ 70,00.
 
O processo seletivo será composto de provas escritas que serão aplicadas em 1º de dezembro de 2013 para todos os cargos, nas cidades de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista, das 13h10 às 17h10.
 
Haverá também prova oral/prática, na segunda fase, para os cargos de Médico Veterinário/Clínica de Pequenos Animais, Médico Veterinário/Clínica de Ruminantes, Médico Veterinário/Cirurgia de Grandes Animais, Médico Veterinário/Anestesiologia Veterinária, Médico Veterinário/Patologia Clínica Veterinária, Biólogo/Microbiologia, Biólogo/Biodiversidade, Biólogo/Genética, Técnico em Agropecuária, Tradutor e Interprete de Linguagem de Sinais-LIBRAS.
 
O resultado do concurso será divulgado até o dia 23 de dezembro de 2013.
 
O edital completo encontra-se no endereço www.concursos.ufba.br. Demais informações podem ser obtidas no mesmo site, ou no SSOA, Rua Dr. Augusto Viana, 33, Canela, Salvador-BA, pelo telefone: (71) 3283-7820, ou e-mail: ssoa@ufba.br.

Concurso Prefeitura de Itapecerica da Serra – SP

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, no estado de São Paulo, realiza concurso público (edital 30/2013) para o preenchimento de oito vagas para níveis médio e superior. As oportunidades são para Técnico II (Arquiteto, Assistente Social, Programador de Sistemas de Informação e Psicólogo) e Técnico I (Técnico de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Informática). A remuneração pode chegar a R$ 1.364,22. 
 
As inscrições estarão abertas no período de 7 a 31 de outubro de 2013 e deverão ser feitas somente via internet, pelo site www.itapecerica.sp.gov.br. As taxas são de R$ 40 e R$ 60. 
 
As provas serão realizadas no Município de Itapecerica da Serra/SP, sendo que a data, horário e local serão divulgados oportunamente por Edital de Convocação. O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Reeducação alimentar pode aumentar qualidade de vida na terceira idade

Uma alimentação mais saudável está diretamente ligada ao
controle do sobrepeso, da hipertensão arterial e do diabetes.
Além disso, a reeducação alimentar aumenta a qualidade de vida
Nunca é tarde para aprender a se alimentar corretamente. Em qualquer idade, a reeducação alimentar colabora para equilibrar o peso e proporcionar melhor qualidade de vida. Isso também acontece na terceira idade. 

Nesta fase da vida em que o organismo enfrenta várias alterações fisiológicas e de metabolismo, uma boa alimentação é fundamental para garantir a saúde.
 
De acordo com a professora Aline Tibúrcio, coordenadora da Clínica de Nutrição da Unopar e responsável pelo Projeto Nutrição para Idosos, problemas com sobrepeso, hipertensão arterial e diabetes são comuns a partir dos 60 anos de idade. 

"Possivelmente a pressão alta e a diabetes estão associadas ao excesso de peso que observamos na maioria dos pacientes que atendemos na clínica", esclarece. 

Ela atribui esses problemas à vida sedentária, consumo de muita fritura e alimentos industrializados e maus hábitos alimentares: "Entre os pacientes que vivem sozinhos, a maioria não cozinha em casa. Muitos não têm costume de comer frutas e verduras com frequência e não fazem a quantidade de refeições diárias recomendáveis", explica.

Entre os cuidados nutricionais principais na terceira idade, Aline recomenda evitar o consumo excessivo de sal e açúcar. 
 
"À medida que envelhecemos nossa sensibilidade para os sabores doce e salgado vai diminuindo. Isso faz com que as pessoas de mais idade aumentem, às vezes sem perceber, a quantidade de sal e açúcar na alimentação. 
 
A ingestão de remédios também produz alterações no paladar", alerta. Segundo a professora, o sal está diretamente relacionado à pressão arterial e o açúcar, ao sobrepeso e diabetes.

Ela também ensina a evitar o consumo de gordura, principalmente frituras. Outra dica é ficar atento à hidratação: "Nós dizemos que os idosos são desidratados crônicos. Isso acontece porque eles não sentem sede e diminuem radicalmente o consumo de água, o que não pode acontecer", ensina. 

Também existem medicamentos que alteram o paladar, tornando o sabor da água ruim. "Essa é uma queixa comum entre os idosos. Nestes casos, ensinamos a adicionar sabor à água, como folhas de hortelã, por exemplo", exemplifica.

Todas essas orientações fazem parte do Projeto Nutrição para Idosos, que atende gratuitamente na Clínica de Nutrição da Unopar. Para participar é preciso apenas ter mais de 60 anos e ser fisicamente ativo.

O atendimento é individual, com avaliação nutricional e cardápio personalizado. O Projeto também inclui reuniões coletivas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h.

"Procuramos trabalhar em grupo temas que interessam a todos como as alterações fisiológicas na terceira idade, a pressão alta e a alimentação, a comida e o excesso de peso, alimentação e diabetes e muitos outros", aponta Aline. Ocasionalmente o grupo tem aulas práticas no Laboratório de Gastronomia da Unopar. "Eles adoram conhecer novas receitas e aprender a preparar os alimentos", conta a professora. 

"Nestas aulas práticas associadas a receitas indicadas para diabetes e hipertensão e o resultado é muito bom", garante.

Novos grupos são formados periodicamente, geralmente a cada seis meses. Segundo a professora Aline, o foco principal do Projeto não é a perda de peso e sim a reeducação alimentar. "Quando aprendem a se alimentar corretamente e a escolher bem o que vão comer os idosos não só controlam melhor o peso, mas também ganham em qualidade de vida, se tornam mais saudáveis", diz.
 
Serviço: 
O Projeto de Nutrição para Idosos está com inscrições abertas. Para participar é só ligar no (43) 3371-7775. Todas as consultas e reuniões acontecem na Clínica de Nutrição da Unopar, que fica à Rua Marselha s/n , no Jardim Piza.
 
(Fonte: Assessoria de imprensa da Unopar)   
 
Planeta Londrina

Sírio-Libanês reduz glosas em 30% com Lean

Metodologia implantada há cerca de um ano pela consultoria Everis ajudou instituição no relacionamento com operadoras de saúde; tempo para recebimento do convênio caiu 25%
 
Há dois anos, o superintendente comercial e de marketing André Osmo e o CFO Carlos Marsal, ambos do Hospital Sírio-Libanês, sentiram a necessidade de rever os processos da cadeia de faturamento de contas e recebimento dos cerca de 50 planos de saúde atendidos pela instituição. Na revisão também entraram as contas geradas por pacientes particulares – que são cerca de 20% do faturamento do hospital.
 
A ideia dos executivos era reduzir a glosa e o tempo de recebimento das cobranças e melhorar a ponte com as auditorias. Depois de avaliar algumas consultorias do mercado, a escolhida foi a Everis, consultoria espanhola que atua há cerca de um ano e meio no setor de saúde brasileiro. Os executivos André Osmo e o sócio da área de saúde da Everis no Brasil, Vicente Olmos conversaram com o Saúde Web durante o Saúde Business Forum 2013.
 
O projeto da consultoria identificou o fluxo do trabalho e os indicadores de eficiência, qualidade do processo e o potencial de melhorias. Com o diagnóstico dos gargalos em mãos, a consultoria começou a sugerir melhorias e aplicar a metodologia Lean, que enxuga os processos reduzindo os custos.
 
Tal mapeamento envolve a conta do paciente desde a entrada no hospital (seja de operadora ou particular), até o repasse para a operadora e o recebimento pelo hospital. Ou seja, a partir deste momento, todos os processos que envolvem determinado paciente (procedimentos, remédios, internações) e que resultará na sua conta de cobrança, são rastreados e colocados na sua conta hospitalar.
 
Implantação
Na implantação deste sistema foram necessárias 20 pessoas do Sírio-Libanês e quatro consultores da Everis. “A ideia do Lean é não documente, faça”, explica o executivo da Everis. Ele afirma que com o lema, os processos são absorvidos rapidamente pelos profissionais, o que acaba por resultar em melhoria contínua.
 
Para a Everis, o projeto ajudou a conhecer todo o hospital e ajudou a ter uma visão de integrar o hospital e a implementação das ferramentas não atrapalharam o processo assistencial “, garante Olmos. O Sírio-Libanês já contava com a metodologia Lean- que tem sido implantada por vários hospitais no País, na área de diagnóstico por imagem, mas segundo Osmo, há ineditismo na implantação das contas hospitalares, o que gerou grandes melhorias.
 
Os resultados, que começaram a ser apurados desde o começo da implantação são: a redução de 30% nas glosas e 25% na redução de tempo para o recebimento do convênio. “As reclamações dos pacientes particulares também reduziram, pois afinal, isso nada mais é ‘que a glosa do paciente’ ”.
 
Osmo também ressalta a importância do projeto para o relacionamento com as próprias operadoras. No sistema de saúde onde impera o “custo da desconfiança”, que é composto entre outros itens pelas enormes equipes de auditorias tanto nas operadoras quanto nos hospitais, onde cada lado investe nestes departamentos para não ter prejuízos com contas não faturadas ou cobradas erroneamente. “Houve uma integração da equipe comercial com a financeira [dentro do próprio hospital] e melhorou o relacionamento com as operadoras”.
 
Além disso, o superintendente aponta uma mudança de cultura dentro do próprio hospital.

“ Gerou uma cultura de melhoria contínua de processos onde as pessoas trabalham em conjunto”. Hoje, com a metodologia rodando na instituição, algumas coisas são feitas pelos próprios funcionários de maneira autônoma.
 
Frutos
Como principais frutos do projeto, além dos resultados já citados acima, está a manutenção e a busca por aprimorar os processos. Foram mapeadas 138 iniciativas de melhorias que estão agrupadas em 16 projetos presentes no planejamento do Hospital Sírio-Libanês. No momento três deles estão em operação pela equipe do hospital e a quarto, mais complexo, está sendo feito com a ajuda da Everis, pois se trata da revisão total do sistema de lançamento das contas hospitalares.
 
SaudeWeb

Qual é o futuro das pequenas e médias operadoras?

Setor discute o impacto das novas regulamentações na operação de empresas de pequeno e médio porte. No horizonte, novo rol pode causar grandes impactos
 
Qual é o futuro das pequenas e médias operadoras de saúde? A questão preocupa a cabeça dos empresários e tem colocado em xeque a própria sustentabilidade do setor. No horizonte, a expansão do rol de procedimentos – com começo previsto para 2014, que implica na incorporação obrigatória de novos procedimentos e, por sua vez, mais gastos. No presente, a difícil realidade de tentar sobreviver em meio as grandes, obedecendo as mesmas regulamentações que incluem normas de estrutura mínima e prazos para atendimento.
 
Diante da discussão, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece o cenário adverso, mas como autarquia reguladora se posiciona para garantir o acesso ao beneficiário ao invés de promover “possíveis incentivos”. “O papel da agência não é incentivar ou não incentivar, e sim estabelecer padrões e regras que devem ser observados do ponto de vista assistencial e econômico-financeiro”, afirmou o diretor da autarquia Leandro Tavares, durante evento em São Paulo.
 
Movimento natural de um setor regulamentado, os 13 anos da agência e as normas estabelecidas empurraram o segmento para a consolidação. Assim ocorreu uma espécie de “seleção natural”: àquelas que conseguiram obedecer continuaram na ativa, muitas quebraram e outras foram incorporadas por grandes companhias que conseguem operar, entre outros motivos, em razão da escala.
 
Dados da agência mostram que eram 1345 empresas em 2003 e, atualmente, o número é de 959 (considerando as operadoras com beneficiários e excluindo a área odontológica). Neste universo, com 529 consideradas pequenas empresas e 279 de médio porte, estão beneficiários que, muitas vezes, precisam de atendimento em pequenas cidades.
 
“Entendo que a médio prazo não dá para a saúde suplementar deixar de contar com as pequenas operadoras nos menores centros”, alerta o presidente da Comissão de Pequenas e Médias Operadoras da Abramge Nacional, Cyro Alves de Britto Filho. A entidade representa cerca de 80% de operadoras com este perfil.
 
Consultores ouvidos pela reportagem relataram que a própria ANS admitiu, em 2012, que “havia cerca de 300 operadoras de pequeno porte sem condições de continuar atuando”. A autarquia não trabalha com regras específicas de acordo com o tamanho das instituições e vê nesta situação um movimento natural do mercado.
 
“Não sei se as empresas menores existirão no futuro. Têm mercados onde já ficou claro que escala é fundamental e eles operam sem empresas menores. Há outros que tenderam a organizar melhor seu regramento e perceberam a importância das menores, pois elas possuem capacidade de estar em algumas regiões onde outras não estarão”, pontua Tavares.
 
Para o diretor, diante disso as operadoras devem inovar na gestão, pois “o cenário adverso supera o mérito da gestão ortodoxa”. Questionado sobre como seria essa inovação, Tavares acredita que a TI pode ajudar a conter desperdícios.
 
Sobrevivência
O fato é que tais empresas não estão sobrevivendo e um dos fatores apontados pelo mercado é justamente o impacto das novas medidas. “Toda vez que se aumenta o rol de procedimentos, as coisas vão ficando mais complicadas e o custo do plano tende a subir e afastar o consumidor”, afirmou o presidente da Abramge, Arlindo Almeida.
 
De acordo com o executivo, as reservas técnicas que poderiam ajudar as pequenas operadoras, que podem quebrar com apenas um caso de judicialização ou de alto risco, por exemplo, não podem ser usadas. “Há praticamente uns R$ 15 bilhões para todas as operadoras, mas isso não pode ser mexido”, diz.
 
O diretor da ANS enfatiza que o recurso não deve ser tratado como uma espécie de poupança. “O que está definido é que pode ser usado no momento de interrupção da operação, onde os recursos reservados sejam suficientes para quitar as dívidas com os prestadores”, explica.
 
Para o consultor de saúde suplementar Horácio Cata Preta, há uma evidente crise entre as empresas de pequeno porte. Se a ANS resolvesse eliminar do mercado as operadoras com problemas econômico-financeiros e operacionais sobrariam poucas alterativas para o consumidor. “Não restariam mais do que 400 das cerca de 1000 que estão em operação atualmente, todas pequenas, com 20 mil ou menos beneficiários [seriam incorporadas]”, pontua.
 
* O 18º Congresso Abramge ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto em São Paulo (SP)
 
SaudeWeb