Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portugal: “Há o risco de falta de medicamentos”

João Cordeiro, Pres. da Ass. Nacional de Farmácias, analisa quebra de receitas existente na venda de medicamentos
 
Correio da Manhã – Perante a dificuldade financeira das farmácias, admitiu que este mês possa haver falta de medicamentos . O risco permanece?
João Cordeiro – Sim, é uma ameaça que ainda não está afastada. Essa dificuldade é já visível. Os doentes são obrigados a deslocarem-se por várias vezes à farmácia para aviar uma receita, porque as farmácias não possuem dinheiro para repor na totalidade os stocks.
 
– Qual o seu comentário às palavras do secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, no Congresso dos Farmacêuticos, em que aponta um referencial de confiança aos dez mil profissionais do sector?
– São palavras bonitas de reconhecimento do papel do sector, mas que nada dizem sobre a crise que afecta as farmácias. O Governo tem uma política de avestruz em que face ao problema mergulha a cabeça na areia.
 
– Nos últimos dois anos a despesa do Estado para com as farmácias em medicamentos desceu 600 milhões de euros. Ainda há margem para redução nas comparticipações?
– Não. A continuar a redução do preço dos medicamentos genéricos, verificamos que em 2014 serão gratuitos. Numa hipótese de continuação da descida dos preços, em 2019 as farmácias ficarão obrigadas a dar 140 milhões de embalagens a custo zero.
 
– Haverá mais cortes em 2013?
– Na proposta de Orçamento são referidos cortes no ambulatório de 146 milhões de euros, mas não se verifica redução na despesa hospitalar. São sempre as farmácias a pagar.
 
– Na campanha ‘Farmácias de Luto’ prevê o fecho de 600 unidades até Dezembro?
– É verdade, a situação é insustentável para muitos.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário