Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pílulas naturais para emagrecer: entenda como elas agem e conheça os riscos

Pílulas naturais para emagrecer: benefícios e riscosPílula do pãozinho, spirulina e pholia magra estão entre os fitoterápicos mais buscados para a perda de peso
 
A ideia de conseguir emagrecer sem precisar fazer uma dieta equilibrada e a proibição da venda de alguns remédios para o emagrecimento faz com que muita gente recorra ao universo das pílulas naturais vendidas nas farmácias e em lojas especializadas. Porém, é preciso tomar cuidado ao ingerir estes fitoterápicos. Algumas delas podem causar o aborto, hemorragia, úlcera, distensão abdominal, entre outros problemas quando utilizadas sem a orientação de um profissional da área da saúde.

Vale ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla a produção, a liberação para consumo (todos os produtos devem ter registro) e acompanha a comercialização dos medicamentos fitoterápicos, podendo retirá-los do mercado caso seu consumo apresente risco para a população.

Selecionamos as principais pílulas e explicamos como elas ajudam no emagrecimento. Confira os benefícios e riscos da mucuna pruriens, pinnothin, spirulina, pílula do pãozinho, pholia negra, pholia magra, alga-marrom e feno-grego.   
 
Pílula do pãozinho diminui a absorção de carboidrato - Foto: Getty ImagesCápsulas anticarboidrato ou pílula do pãozinho 
A pílula do pãozinho é uma combinação de algas marrons, Ascophylium nodosum e Fucus vesiculosus. Elas agem reduzindo a absorção de carboidrato e também o apetite, pois o contato com a água resulta na formação de uma espécie de gel no estômago fazendo com que a pessoa sinta-se satisfeita.

Esta cápsula deve ser evitada por pacientes com doenças intestinais e quem possui hipertireoidismo precisa ter o consumo monitorado, pois o Fucus é um estimulante da tireoide. Ao ser ingerida sem a orientação de um profissional da área da saúde, a pílula pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.

Quando ingerida sem a orientação correta de um profissional da área da saúde, o fitoterápico pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.  
 
Não existem provas de que a mucuna pruriens ajuda a emagrecer - Foto: Getty ImagesMucuna Pruriens
A mucuna pruriens é uma leguminosa originária da Índia e das Antilhas. Apesar de ser utilizada para a perda de peso, não existem provas científicas de que ela ajude no emagrecimento. "Esta indicação se atribui ao fato de que ela seria termogênica, isto significa que aumenta o gasto energético, e também contribuiria para o crescimento da massa magra do corpo", explica a nutricionista e fitoterapeuta Maria Angélica Fiut, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).

Existem indicações científicas de que esta leguminosa contribui no tratamento e prevenção da Doença de Parkinson. Isto porque ela possui altas quantidade de L-Dopa , um neurotransmissor em potencial que melhora os sintomas da doença ao ser convertida em dopamina no cérebro. Isto é interessante porque o Parkinson ocorre devido à falta de dopamina, que deixa de ser produzida porque células nervosas responsáveis por sua elaboração são destruídas. Outros estudos ainda com animais indicam que a mucuna contribui para o controle da glicose no sangue e do colesterol.

A planta não deve ser ingerida durante a gravidez. "Ela pode causar defeitos de nascimento e possui atividade estimulante uterina, o que pode favorecer a perda do bebê. Também evite o uso em casos de problemas cardiovasculares, pois há risco de baixa pressão sanguínea, úlcera gastroduodenal, possibilidade de hemorragia e câncer de pele", diz Fiut.

O uso da mucuna sem a orientação de um profissional da área de saúde é perigoso. Isto porque a planta atua diretamente no sistema nervoso central e pode levar a problemas como insônia e náuseas.  
 
O pinho coreano pode ajudar no emagrecimento - Foto: Getty ImagesPinnothin (pinho coreano)
O pinnothin ou pinho coreano é uma árvore originaria da Ásia. Há poucos estudos sobre esta espécie. Acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento porque inibe o apetite por meio da estimulação e liberação de dois hormônios intestinais: a colecistoquinina e o péptido análogo ou glucagon. "Ele enviam um sinal de saciedade ao cérebro, induzindo a diminuição do desejo de comer", conta Fiut.

Não há efeitos colaterais conhecidos para esta planta. Seu uso deve ser feito sob a orientação de um profissional da área da saúde, isto porque como existem poucas pesquisas sobre o fitoterápico seus riscos podem ser grandes, mas ainda não conhecidos.  
 
A spirulina é rica em proteínas - Foto: Getty ImagesSpirulina
A spirulina é normalmente chamada de alga, mas na realidade é uma cianobactéria, que realiza a fotossíntese como as plantas. "Ela já tem algum uso e reconhecimento para o tratamento de obesidade. A spirulina é rica em aminoácidos livres, incluindo a fenilalanina, que atuam no centro da fome no hipotálamo", afirma o clínico geral e fitoterapeuta Alexandros Botsaris, presidente do Conselho Diretor da ABFIT. Assim, este fitoterápico proporciona saciedade.

A pílula também é interessante por ser rica em proteínas, importante para a reparação de tecidos, ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Também carrega cálcio, importante para a manutenção de ossos, dentes e unhas e tem ação antioxidante.

Pessoas com doenças intestinais devem tomar cuidado com o consumo da spirulina. Quando ingerida sem a orientação correta de um profissional da área da saúde, o fitoterápico pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.  
 
A alga marrom estimula o metabolismo  - Foto: Getty ImagesAscophyllum nodosum (alga marrom)
A alga marrom está entre os fitoterápicos que podem auxilar na perda de peso. "Ela possui aminoácidos iodados que agem de forma semelhante ao hormônio tireoidiano, que estimula o metabolismo", explica Botsaris. Além disso, a alga proporciona saciedade porque aumenta o bolo intestinal. O fitoterápico ainda conta com polissacarídeos chamados alginatos que ajudam a reduzir a glicose e o colesterol no sangue.

Assim como a spirulina, pessoas com doenças intestinais devem ficar atentas para o consumo da alga marrom. Ingerir o fitoterápico sem a orientação médica pode levar a náuseas, vômitos, astenia, sede excessiva, dor e distensão abdominal.  
 
A pholia negra possui metilxantinas que podem ajudar no emagrecimento - Foto: Getty ImagesPholia Negra
A pholia negra é um extrato de erva-mate. Acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento por conter metilxantinas que proporcionam um efeito termogênico, isto significa que aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico em repouso. "A ação conjunta da cafeína, teobromina e saponinas presentes no fitoterápico proporcionam a redução das leptinas circulantes, levando a melhora da resposta do cérebro à saciedade", diz Fiut.

As saponinas ainda são importantes por auxiliarem na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, podem facilitar a digestão de alimentos. As metilxantinas também podem ter ação diurética, contribuindo para a eliminação de toxinas.

Testes experimentais realizados com ratos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo concluiu que a o fitoterápico ajudou na redução da massa corporal dos animais.

O consumo sem a orientação de um profissional da área da saúde pode ser arriscado. "Por ser rica em cafeína, a pholia negra pode ter vários efeitos colaterais como palpitações, gastrite e insônia", afirma Botsaris. Ela ainda pode causar insônia, descompensar a pressão arterial e taquicardia. A pholia negra não deve ser utilizada no período da noite em função das alterações no sono e pacientes hipertensos precisam evitá-la.  
 
A pholia magra é rica em cafeína - Foto Getty ImagesPholia Magra
Assim como a pholia negra, a pholia magra é um extrato de erva-mate. Ainda há poucos estudos sobre o seu uso para o emagrecimento. "Sabemos que todas bebidas ricas em cafeína, como é o caso deste fitoterápico, aumentam o metabolismo, e por isso podem ajudar um pouco a perda de peso", observa Botsaris.

A cafeína presente na pholia magra também pode ajudar a reduzir a celulite por estimular a circulação. Porém, há o risco deste mesmo composto trazer problemas quando ingerido sem a orientação de um profissional de saúde. "Por sua atividade sobre a pressão arterial, ela pode descompensar o paciente, principalmente se estiver fazendo uso de algum medicamento anti-hipertensivo", afirma Fiut. O consumo da pholia magra deve ser evitado durante a gravidez, amamentação e por pessoas com diabetes e hipertensão.  
 
O feno-grego possui propriedades laxativas e digestivas - Foto: Getty ImagesPílulas de Feno-grego
Estas pílulas contam com propriedades que atribuem funções laxativas e digestivas. O consumo sem a orientação de um profissional da área da saúde pode descompensar as taxas de glicose do sangue. O fitoterápico não deve ser ingerido por gestantes, lactantes e pessoas com diabetes. 
 
Minha Vida

Cigarro eletrônico pode salvar milhões de vidas, dizem especialistas

Cigarros matam 5,4 milhões de pessoas por ano no mundo
Estima-se que sete milhões de pessoas fumem esse tipo de cigarro
 
O cigarro eletrônico pode salvar as vidas de milhões de fumantes, afirmaram nesta terça-feira (12) os participantes de uma conferência sobre a rápida expansão deste dispositivo da qual participaram especialistas, políticos e empresários.
 
No entanto, outros participantes destacaram que, por enquanto, não há informações sobre os efeitos nocivos do dispositivo, particularmente a longo prazo.
 
O cigarro eletrônico tem perdido a aura de artigo sofisticado e está ganhando adeptos como uma forma relativamente eficaz de parar de fumar, com o apoio de um número crescente de estudos favoráveis. As vendas dobraram e estima-se que sete milhões de pessoas fumem cigarros eletrônicos.
 
Segundo Robert West, professor de saúde mental e diretor de estudos sobre o tabaco na Escola Universitária de Londres (UCL), os cigarros matam 5,4 milhões de pessoas por ano no mundo.
 
Segundo ele, o uso de cigarros eletrônicos pode salvar milhões de vidas, mas seria preciso saber "se é possível alcançar esse objetivo e como atingi-lo da melhor forma" possível.
 
Jacques Le Houezec, consultor em saúde pública e dependência do tabaco, afirmou aos presentes que os cigarros eletrônicos contêm algumas substâncias nocivas, mas seus níveis de toxicidade são de 9 a 450 vezes inferiores aos dos cigarros de tabaco.
 
Já Deborah Arnott, diretora executiva do grupo de pressão antitabaco ASH, considerou que os cigarros eletrônicos podem permitir avanços no campo da saúde pública, mas advertiu que ainda não há informações suficientes acerca dos seus efeitos, reforçando que a indústria do tabaco está começando a controlar a fabricação de cigarros eletrônicos.
 
— Muitas das maiores companhias de cigarros eletrônicos já foram absorvidas. A ASH acredita que os cigarros eletrônicos têm um potencial significativo. São muito menos prejudiciais que o tabaco, No entanto, sem regulamentação, sua segurança e eficácia não estão garantidas.
 
Além disso, segundo Arnott, "se chegam a ter agentes cancerígenos, não veremos seus efeitos imediatamente, mas 10, 15 ou 20 anos depois as pessoas vão morrer disso", acrescentou.
 
As autoridades sanitárias dos países ocidentais afirmam que ainda é prematuro para avaliar os impactos a médio e longo prazo de um fenômeno recente como o do cigarro eletrônico.
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) sustenta que a segurança dos cigarros eletrônicos não foi verificada cientificamente.
 
Mas os relatórios científicos e médicos destacam cada vez mais que sua periculosidade é muito inferior à dos cigarros verdadeiros.
 
A OMS adverte que "também não foi provada cientificamente" a eficiência dos sistemas eletrônicos de administração de nicotina para parar de fumar.
 
Um estudo neozelandês publicado em setembro pela respeitada revista científica The Lancet sustentou que o novo dispositivo é "pelo menos igual em eficácia aos adesivos de nicotina" para ajudar um fumante a abandonar o vício.
 
A principal crítica ao cigarro eletrônico é que, embora possa ajudar a abandonar o tabaco, também pode incentivar o fumo em muitos jovens que nunca o fizeram, criando dependência em nicotina e, por fim, levando-os ao tabagismo.

AFP/R7

“Nada deve ser proibido, nem mesmo o açúcar”, alertam médicos sobre diabetes

O segredo é comer pouco, de tudo e várias vezes ao dia
Nesta  reportagem da série especial sobre a doença, saiba o que mudou no tratamento
 
“Controlar a glicemia”, respondem os médicos ao serem questionados sobre o segredo de conviver bem com o diabetes. Mais do que o remédio, alcançar este objetivo exige força de vontade e determinação para mudar hábitos de vida. Na teoria parece simples, mas executar a tarefa é um dos principais desafios do tratamento.
 
Após a confirmação do diagnóstico de diabetes, é comum as pessoas acreditarem que basta tomar um remedinho para a doença parar de incomodar. Além disso, a maioria entra em desespero ao pensar que o pão francês do café da manhã, a macarronada de domingo e a sobremesa após a refeição serão substituídos por uma dieta restrita, insossa e sem nenhuma pitada de açúcar.
 
Em entrevista ao R7 para a série especial, o endocrinologista Márcio Krakauer, presidente da Adiabc (Associação de Diabetes do ABC) e coordenador da campanha do Dia Mundial do Diabetes da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), garante que esta realidade não faz mais parte do universo de quem tem diabetes.
 
— Com o avanço do tratamento, a técnica de contar carboidratos e o conhecimento da doença, nada mais é proibido, nem mesmo o açúcar. Para conviver bem com a doença e prevenir as temidas complicações, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis.
 
O excesso de açúcar no sangue — sinônimo do mau controle da doença — pode desencadear uma série de complicações em todo o corpo, como retinopatia diabética (lesão da retina do olho), nefropatia (alteração da função renal), problemas cardiovasculares, falta de sensibilidade nos membros inferiores (neuropatia) e até impotência sexual.  
 
O primeiro passo para manter uma boa relação entre rotina diária e controle glicêmico é buscar informação, entender a doença e aceitá-la. A endócrino-pediatra Denise Ludovico, da ADJ Brasil (Associação de Diabetes Juvenil), avisa que o nome deste “relacionamento” é educação em diabetes e tende a facilitar a adesão ao tratamento de forma natural.
 
— Costumo dizer que o diabetes precisa ser adaptado à vida do paciente e não ele se adaptar ao diabetes. A alimentação deve priorizar o paladar de quem vai comer, assim como o exercício físico deve ser escolhido de acordo com a aptidão e o prazer de quem vai praticar. Nada precisa ser imposto, mas negociado de acordo com o estilo de vida de cada paciente.
 
Para Krakauer, o segredo é comer pouco, de tudo e várias vezes ao dia. Ele acrescenta que manutenção do peso ideal, controle do estresse, da pressão arterial e do colesterol, assim como abandono do cigarro e consumo moderado de bebida alcóolica também entram em cena para tratar o diabetes tipo 2.
 
— O remédio, a metformina em geral é a mais usada, não faz milagre. Para não deixar que as taxas de glicemia se assemelhem a uma montanha-russa, ou seja, fiquem muito altas [hiperglicemia] ou muito baixas [hipoglicemia], é fundamental incorporar a vida saudável.
 
As temidas picadas de insulina
Nem todo diabético precisa de insulina. Ela é fundamental para a sobrevivência das pessoas com diabetes tipo 1, que não a produz. Este hormônio, originalmente produzido no pâncreas, ajuda a glicose a sair da corrente sanguínea e entrar nas células, fornecendo energia para o organismo.
 
No entanto, o pavor se instala quando o paciente descobre que a administração do medicamento é feito por meio de injeções diárias. Você leu certo, no plural, já que geralmente são no mínimo quatro, explica a endócrino-pediatra da ADJ Brasil.
 
— A quantidade depende da idade e do estilo de vida da pessoa. No entanto, a maioria associa o uso da insulina à gravidade da doença, o que é um mito. Há pessoas mais saudáveis com diabetes do que sem nenhum problema de saúde.
 
O SUS fornece as chamadas insulinas humanas (NPH e regular), mas o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente da SBD, diz que o mercado já disponibiliza drogas mais modernas.
 
— Dá para tratar o diabetes com o que o governo fornece, mas em algumas situações é imprescindível usar outras terapias. Muitas vezes, seria até mais vantajoso e barato para os cofres públicos. Isso evitaria a judicialização excessiva, ou seja, diminuiria os gastos com as ações de pedidos destes medicamentos à Justiça.
 
O especialista defende uma parceira entre governo e sociedades médicas para analisar quais pacientes realmente precisam “deste ou daquele tipo de tratamento”.
 
— Assim, conseguiríamos atender mais gente sem onerar demais as contas públicas. Se o paciente usa pouca insulina, por exemplo, é mais barato fornecer a caneta para aplicação do que a seringa, porque a quantidade do refil é menor e não haveria desperdício.
 
Além do uso diário de insulina para tratar o diabetes tipo 1, os especialistas reforçam que alimentação balanceada e prática regular de atividade física não podem ser esquecidas.
 
A cura
Segundo os especialistas, a cura do diabetes está muito distante. Tschiedel lembra que “quando a insulina foi descoberta em 1921 e o primeiro ser humano usou, ela foi vista como a cura da doença”.
 
— Regenerar um órgão que está absolutamente destruído pode ser possível com o uso de células-tronco. Um sonho. Então, como ainda não temos a cura, o ideal é se tratar muito bem com insulina. Até porque se surgir alguma coisa nova, a pessoa precisa estar com a saúde boa para poder se beneficiar.
 
Sobre a cirurgia bariátrica ser a solução do diabetes tipo 2, Krakauer enfatiza que os estudos mostram remissão da doença durante dois ou três anos”.
 
— Falar em cura é totalmente errado. A cirurgia pode controlar a doença. De qualquer forma, a prevenção é o melhor caminho para driblar o diabetes tipo 2.
 
R7

Caso Joaquim: superdosagem de insulina provoca tremores, coma e pode levar à morte

1Reprodução/Rede Record
Joaquim era portador de diabetes tipo
Especialista afirma que 30% a mais de hormônio no corpo já causa problemas
 
Após o encontro do corpo do menino Joaquim Ponte Marques, de três anos, a polícia passou a investigar a hipótese de que a criança tenha recebido uma superdosagem de insulina. Marques era portador do diabetes tipo 1. Segundo o presidente da Adiabc (Associação de Diabetes do ABC), Márcio Krakauer, a aplicação de insulina além da quantidade pode levar à morte por falta de açúcar no sangue (o problema é chamado tecnicamente de hipoglicemia).
 
— Os sintomas são tremor, suor frio, comportamento alterado. A pessoa pode entrar em coma. Os efeitos demoraram de 30 minutos a duas horas. Tudo depende do tipo de insulina usada, se é de absorção rápida ou lenta.
 
De acordo com Krakauer, 30% a mais de insulina no corpo já pode causar problemas. Água com açúcar, suco de laranja ou algum alimento doce podem melhorar o quadro.
 
A falta de insulina, porém, também pode levar à morte. De acordo com o médico, sem o hormônio, o corpo de um diabético não consegue usar a glicose como energia.
 
— Nesse caso, demoraria de um a dois dias para a pessoa morrer. O paciente entraria em coma por causa da hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). Antes, surgiriam sintomas como desidratação, olhos fundos, respiração rápida, dor abdominal, enjoo, náusea e vômito. 
 
Diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 é geralmente diagnosticado na infância ou na adolescência e representa 10% de todos os casos da doença. Como o pâncreas não produz insulina, é preciso administrá-la por meio de injeções diárias do hormônio. Além do medicamento, a prática de atividade física e uma alimentação balanceada também fazem parte do tratamento, reforça Krakauer.
 
—  A maioria dos casos de diabetes é caracterizada como tipo 2. A doença costuma dar os primeiros sinais depois dos 40 anos, em indivíduos sedentários e bem acima do peso. Os quilos extras fazem com que o corpo não utilize a insulina de forma correta. Essa situação é chamada de resistência à insulina.
 
 
R7

Totvs lança software gratuito para médicos residentes

Ferramenta automatiza o acompanhamento do histórico clínico de pacientes. Para acesso, estudante precisa comprovar matrícula
 
A Totvs, empresa brasileira de softwares de gestão, anunciou esta semana o lançamento de uma solução para médicos residentes: uma versão gratuita do Série 1 Saúde, sistema para clínicas e consultórios médicos. A ferramenta automatiza o acompanhamento do histórico clínico do paciente e a personalização do atendimento.
 
Segundo a fabricante, o produto cobre 100% dos processos regulamentados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) direcionados a consultórios e clínicas médicas, e atende a 36 especialidades. A solução para residentes comporta ainda o histórico clínico de até 500 pacientes.
 
André Bretas, diretor de pequenos negócios da Totvs, diz que as clínicas ainda usam papéis para controle e histórico dos pacientes, mas que os novos médicos já possuem familiaridade com a tecnologia. Assim, a solução atende os profissionais que querem controlar a evolução dos pacientes por meio de uma plataforma mais simples.
 
Para ter direito a ferramenta gratuitamente, os residentes devem comprovar inscrição no curso de Medicina.
 
SaudeWeb

Operadoras de grande porte já têm ouvidorias

Segundo a ANS, todas as empresas com mais de 100 mil beneficiários já se adequaram à norma que exige departamento para resolução de conflitos
 
Todas as 98 operadoras de planos de saúde consideradas de grande porte (com número igual ou superior a 100 mil beneficiários) já contam com ouvidorias para atender o consumidor. A exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estipulou o prazo limite de 31 de outubro, busca reduzir conflitos entre operadoras e consumidores e melhorar a qualidade do atendimento.
 
Essas operadoras possuem 32,9 milhões dos 49,2 milhões de beneficiários de planos de assistência médica do País – ou seja, 67% deles –, além de 11,6 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos. A Resolução Normativa nº 323 da ANS, que obrigou a criação de ouvidorias pelas operadoras, havia sido publicada em 4 de abril de 2013. A partir dessa data, foi determinado o prazo de 180 dias para a implementação das ouvidorias nas operadoras de grande porte.
 
As operadoras de médio e pequeno portes – aquelas com número inferior a 100 mil beneficiários – têm prazo de 365 dias, a partir da publicação daquela Resolução Normativa, para implementar sua ouvidoria. As operadoras de assistência médica com menos de 20 mil beneficiários e as que são exclusivamente odontológicas com até 100 mil beneficiários não estão obrigadas a criar estrutura física de ouvidoria. No entanto, precisarão designar um representante institucional para o exercício das atribuições de ouvidor.
 
“A medida visa facilitar a garantia de acesso dos beneficiários aos serviços contratados junto às operadoras. A expectativa é de que essa norma traga resultados positivos tanto para os consumidores quanto para as empresas, agilizando a solução dos conflitos e reduzindo os casos de judicialização”, explica o diretor-presidente da ANS, André Longo.
 
O consumidor que tenha reclamações, dúvidas ou sugestões deve procurar as ouvidorias das operadoras, nos casos em que não obtiverem êxito nos principais canais de atendimento.
 
Mais reclamações
A ANS vem recebendo um número crescente de reclamações dos consumidores pelos seus canais de relacionamento (Disque ANS 0800 701 9656; em um dos 12 Núcleos da ANS existentes no país; ou via Central de Atendimento ao Consumidor em ans.gov.br). De janeiro a agosto deste ano, foram 65.199 reclamações – no mesmo período de 2012, haviam sido 49.287. Houve, portanto, um crescimento de 32% nas reclamações. A Agência mantém um desempenho de 4 queixas solucionadas apenas com a intermediação de conflitos entre operadoras e clientes, em cada 5 recebidas.
 
O aumento das reclamações à ANS suscitou a medida, de determinar a implantação de ouvidorias nas operadoras. As ouvidorias devem ser compostas por titular e substituto, designados especificamente para o exercício dessa atividade. A apresentação de relatórios estatísticos e de recomendações ao representante legal da operadora e à Ouvidoria da ANS está entre as atribuições do ouvidor das empresas.
 
O serviço também deve contar com canais próprios e protocolos específicos de atendimento e uma equipe de trabalho compatível para responder as demandas no prazo máximo de 7 dias úteis. Esse prazo poderá ser pactuado livremente com os clientes diante de situações específicas, mais complexas.
 
* com informações da ANS

SaudeWeb

Novo teste torna mais eficaz a detecção dos vírus HIV e da hepatite C

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, assinou a portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT
Foto: Rondon Vellozo/Ascom/MS
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, assinou a portaria que
torna obrigatória a realização do teste NAT
O teste NAT derruba a janela imunológica dos atuais 22 para 10 dias, no caso do HIV; e de 35 para 12 dias no vírus da Hepatite C
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, nesta terça-feira (12), portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país.
 
O novo teste reduz a janela imunológica ou o tempo em que o vírus permanece indetectável por testes de 22 para 10 dias, no caso do HIV; e de 35 para 12 dias, em relação ao vírus da Hepatite tipo C. O NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos (como ocorre em outros exames), o que permite um resultado mais rápido e eficaz.
 
Segundo o governo, desde 2011, o NAT está em fase de implementação por meio do desenvolvimento gradativo de tecnologia nacional, sem importação de produtos e com rigorosos processos que garantem a qualidade do sangue. O NAT brasileiro é produzido pelo laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
 
A universalização do teste NAT ocorre após a implantação, em 14 estados, de centros de referência para a realização dos testes (sítios testadores), que são responsáveis por analisar as amostras nos respectivos estados e nos estados de sua abrangência. Segundo o Ministério da Saúde, as amostras de sangue coletadas no Acre, Roraima e Rondônia, por exemplo, são transportadas em até 24 horas para o HEMOAM (Hemocentro testador no Amazonas). A devolução do resultado do teste para o estado de origem ocorre em até 48 horas.
 
O modelo segue exemplo de países como EUA, Japão e Austrália, que também optaram pela centralização dos exames. Atualmente, 75% da coleta de sangue no país é feita na rede pública e 25%, na rede privada. Os hemocentros de todo o país terão 90 dias para se adequar às novas regras, que serão fiscalizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
Outra novidade é que o Ministério da Saúde, a partir de 2014, irá financiar todos os gastos dos sítios testadores para implantação do NAT, incluindo recursos humanos e armazenagem das amostras.
 
Durante o evento, o ministro anunciou, ainda, que a Fiocruz desenvolve tecnologia para detecção da hepatite B no teste NAT com previsão de uso a partir do segundo semestre de 2014.
 
"O Sistema Único de Saúde oferta, desde a década de 90, os testes para detecção dos vírus das hepatites B e C, HIV, Doenças de Chagas, Sífilis e Malária (na Região Norte). O teste NAT será realizado de forma adicional (para detecção de HIV e hepatite tipo C) somado aos exames de sorologia que continuarão sendo aplicados," completou o ministro.
 
Aumento da idade de doação
O Ministério da Saúde também ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que amplia em dois milhões o público potencial de doadores. A atual faixa etária para doação é de 16 a 67 anos. Países como EUA, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos.
 
Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da OMS, o Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para doação de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
 
Isaude.net

Dosímetro analisa irradiação de sangue de forma mais simples e rápida

Nos bancos de sangue, o aparelho controla a dose recomendada de irradiação de sangue, diminuindo a viabilidade dos linfócitos T
 
Pequisa de doutorado desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) possibilitou a criação de um dosímetro químico que pode ser preparado e analisado por profissionais de banco de sangue de maneira mais rápida e simples do que os disponíveis atualmente.

O dosímetro é utilizado para quantificar a dose absorvida, isto é, a energia que certo meio recebeu após ser exposto à radiação ionizante. Nos bancos de sangue, ele ajuda a controlar a dose recomendada de irradiação de sangue, técnica empregada para diminuir a viabilidade dos linfócitos T (células de defesa) no sangue doado, o que reduz no paciente o risco de rejeição do órgão ou do tecido transplantado.

Para obter esse resultado, o pesquisador Lucas Sacchini Del Lama caracterizou e adaptou o dosímetro Fricke Xilenol Gel (FXG). "Usualmente, a dosimetria realizada em equipamentos que irradiam sangue é feita com dosímetros termoluminescentes, filmes radiocrômicos ou com a solução Fricke. Mas, esses métodos são demorados, pois são utilizados diversos dosímetros, os quais devem ser lidos unitariamente. Com o nosso dosímetro e nossas sistemáticas de auferição e aferição, esse processo pode ser realizado em poucos minutos", explica.

De acordo com Del Lama, o FXG é um dosímetro do tipo radiocrômico, ou seja, altera sua coloração de acordo com o que é irradiado, e também interage com a radiação analogamente ao tecido humano. "O princípio físico responsável pela inferência da dose absorvida pelo FXG é a oxidação radio-induzida dos íons ferrosos (Fe+2) presentes na solução em íons férricos (Fe+3), sendo estes últimos pigmentados pelo Alaranjado de Xilenol (XO). Sua análise é realizada principalmente por métodos ópticos, embora outros, como a ressonância magnética e a fotoacústica, também possam ser empregados", detalha o pesquisador.

Os principais métodos utilizados na pesquisa para a caracterização e a adaptação do FXG para a dosimetria associada à irradiação de sangue basearam-se em "curvas de calibração, que relacionavam a resposta óptica do FXG em função da dose absorvida para diferentes alterações na composição do dosímetro; e em comparações teóricas, as quais relacionavam parâmetros de interação da radiação com a matéria entre o dosímetro e o sangue", afirma Del Lama.

Segundo o pesquisador, a irradiação do sangue doado é recomendada para casos específicos, como para a transfusão em pacientes imunocomprometidos, que são pessoas acometidas por algum tipo de deficiência nos mecanismos básicos de defesa, em geral devido a alguma intervenção cirúrgica, como transplante de medula óssea, cirurgia cardíaca, vascular, gastrointestinal e abdominal, transplante de fígado e pancreoesplênico, devido a tratamentos de tumores, como neuroblastoma, carcinoma de pulmão, glioblastoma, carcinoma cervical, adenocarcinoma renal, ou devido a alguma deficiência congênita. Além disso, a irradiação do sangue também é recomendada para casos de doações de sangue entre familiares.

A irradiação do sangue evita uma reação rara, mas fatal, conhecida como Doença Enxerto Contra Hospedeiro Associada à Transfusão (DECH-AT). Os agentes da reação são os linfócitos T, que atuam no sistema imunológico do corpo humano. Quando essas células, presentes no sangue do doador, identificam uma eventual incompatibilidade com o sistema do paciente, começam a se multiplicar e a atacar alguns sistemas no organismo do receptor. Em poucos dias, elas provocam necrose dos tecidos e falência da medula.

O pesquisador Del Lama destaca que as principais organizações regulamentam a irradiação de sangue, como a Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), a agência americana FDA e o guia europeu de controle de qualidade, recomendam a irradiação de sangue para diversos quadros clínicos, com doses absorvidas que variam de 15 até 50 Gy (Gray, unidade de medida da dose absorvida), dependendo do guia escolhido, sendo essa medição feita por meio de dosímetros.
 
Isaude.net

Investigação associa apneia em crianças à má formação dentária

As alterações serão analisadas por meio de um exame de telerradiografia cefalométrica e polissonografia
 
Resultado de tese de pós-doutoramento desenvolvida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, pesquisa mostrou que a apneia em crianças pode estar ligada à má formação dentária.

O pesquisador Almiro José Machado Júnior está avaliando em crianças de 7 a 11 anos possíveis alterações na estrutura óssea dentária, que podem fornecer indícios sobre a existência da síndrome da apneia obstrutiva do sono.

As prováveis alterações serão analisadas por meio de um exame de telerradiografia cefalométrica. A avaliação indicará variações ósseas na face dos pacientes. A má oclusão dentária pode ser um dos fatores que esteja predispondo à apneia do sono, afirma Almiro Machado. "Vamos propor e avaliar o uso de um dispositivo maxilomandibular. Acreditamos que um tratamento odontológico que promova alterações na estrutura óssea dentária possa ser eficaz na intervenção da doença".

A terapêutica proposta após o diagnóstico da síndrome baseia-se na ortopedia funcional dos maxilares. O uso do aparelho removível permitirá um avanço mandibular e afastamento de lábio com alteração na postura da língua, explica o dentista. "Algumas crianças que participam do estudo já estão usando este dispositivo. A ideia é avaliar se ele possui eficiência no tratamento da doença", acrescenta.

"Em adultos esta síndrome é muito conhecida. Os problemas do estresse, dormir no trabalho e acidentes de automóveis por sonolência já têm sido relacionados com a apneia do sono. Nas crianças o diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que a doença leva a um comprometimento físico e neuropsicomotor", alerta.

Polissonografia
Antes de avaliar as possíveis alterações ósseas, os pacientes são submetidos à polissonografia. "Este é um exame 'padrão ouro' para se identificar a apneia. Ainda estamos na fase de seleção de voluntários para a realização das investigações. Apesar de não ser invasivo, é um exame difícil de ser feito, muito trabalhoso, principalmente em crianças", admite o dentista.
 
Por meio de sensores, o exame registra, durante o sono, a atividade elétrica cerebral, os movimentos dos olhos, o tônus de músculos faciais, a frequência cardíaca, o fluxo e esforço respiratório, a oxigenação do sangue, o ronco e a posição corpórea.
 
Algumas avaliações vêm sendo realizadas nas residências dos pacientes, com um aparelho portátil; e outra parte no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Segundo Almiro Machado é cada vez mais forte a tendência da monitorização domiciliar do sono.
 
Isaude.net

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a realização de concurso público para 604 vagas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (30).

A seleção deve observar as disponibilidades orçamentário-financeiras e obedecer os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.

O despacho ainda autoriza o hospital a proceder à reposição automática, com vigência até 31 de dezembro de 2014, das funções-atividades, de nível técnico e específicas da área da saúde, que vagarem em decorrência de dispensa, falecimento e aposentadoria, mediante concurso público e/ou aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade
em vigor.

Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação do edital.

Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc) - RJ

O Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc), na cidade de Araruama, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, abriu processo seletivo para 265 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 918,25 a R$ 5.000,00.

Os cargos de nível superior são de analista administrativo, analista de comunicação, analista de contratos, analista de RH, analista financeiro, arquivista – bibliotecário, assistente administrativo, assistente de contratos, assistente financeiro, assistente social, enfermeiro centro cirúrgico, enfermeiro de regulação, enfermeiro do trabalho, enfermeiro generalista, enfermeiro terapia intensiva adulto, enfermeiro terapia intensiva pediátrico e neonatal, engenheiro do trabalho, estatístico, farmacêutico, faturista, fisioterapeuta em atenção ao adulto, fisioterapeuta em atenção pediátrica e neonatologia, fonoaudiólogo, médico do trabalho, nutricionista, odontólogo, ouvidor e psicólogo.

Os cargos de nível médio e técnico são de agente administrativo, auxiliar administrativo, auxiliar de manutenção, auxiliar de rouparia, eletricista, encanador, maqueiro, marceneiro, pedreiro, pintor, técnico de aparelho gessado, técnico de enfermagem terapia intensiva adulto, técnico de enfermagem terapia intensiva pediátrico e neonatal, técnico de enfermagem centro cirúrgico e central de material esterilizado, técnico de enfermagem generalista, técnico de laboratório, técnico de radiologia, técnico de refrigeração, técnico de saúde bucal, técnico de segurança do trabalho, técnico em hemoterapia, técnico mecânico de gases e telefonista.

As inscrições devem ser feitas na Fundação Apoio Escola Técnico Rio de Janeiro (Faetec), na Rua República da Argentina, nº 502, Parque Hotel, Araruama, Auditório, das 8h30 às 17h, até 13 de novembro. Não há taxa de inscrição.

A seleção terá análise curricular, avaliação psicológica e entrevista por competência.

 O processo seletivo será realizado na cidade de Araruama.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou edital de concurso público para 737 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Do total das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774.

As vagas são para o Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes).

No edital nº02 são 139 vagas em cargos de nível superior na área médica. O salário é de R$ 6.495. As oportunidades são para médico nas especialidades de anestesiologia, angiologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cardiologia, cardiologia, eletrofisiologia clínica invasiva, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, clínica médica, coloproctologia, densitometria óssea, dermatologia, diagnóstico por imagem - ultrassonografia geral, dor, ecocardiografia, ecografia vascular com doppler, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia digestiva - endoscopia ginecológica, endoscopia respiratória, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, genética médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hematologia e hemoterapia pediátrica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, hepatologia, infectologia, mamografia, mastologia, medicina da família e comunidade, medicina do adolescente, medicina do trabalho, medicina fetal, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, nefrologia pediátrica, neonatologia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem, radiologia intervencionista e angiorradiologia, reumatologia, reumatologia pediátrica, ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, urologia e urologia – transplante.

No edital nº03 são 526 vagas em cargos de nível médio e superior na área assistencial. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774.

Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro nas especialidades de assistencial, cardiologia, centro cirúrgico, nefrologia, neurologia, oncologia, saúde da família, saúde da mulher – obstetrícia, saúde do trabalhador, saúde mental, terapia intensiva, terapia intensiva neonatal, terapia intensiva pediátrica, urgência e emergência e vigilância, farmacêutico, físico - física médica – radiodiagnóstico, fisioterapeuta nas especialidades de saúde da mulher, terapia intensiva e terapia intensiva neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo - área hospitalar, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em anatomia e necropsia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem – saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº04 são 72 vagas em cargos de nível médio e superior na área administrativa. Os salários variam de R$ 1.841 a R$ 7.774.

Os cargos de nível superior são para advogado analista administrativo nas especialidades de administração, contabilidade, economia, estatística e jornalismo, analista de tecnologia da informação nas áreas de processos e suporte e redes, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, pedagogo e psicólogo na área organizacional.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo, técnico em informática, técnico em química e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 de novembro e 9 de dezembro pelo site www.institutoaocp.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 2 de fevereiro, em Vitória. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional para todos os cargos.

 O concurso público terá 2 anos de validade, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI)

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) abriu concurso para 3 vagas e cadastro de reserva para farmacêutico fiscal e assistente administrativo.

O salário é de R$ 2.225 para farmacêutico, que deve ter graduação em farmácia e registro no CRF–PI, e de R$ 1.200 para assistente administrativo, que deve ter ensino médio.

As inscrições devem ser feitas de 1º a 30 de novembro pelo site www.institutomachadodeassis.com.br. A taxa é de R$ 100,00 para farmacêutico e de R$ 60,00 para assistente administrativo.

A prova objetiva escrita será aplicada no dia 8 de dezembro, das 9h às 12h

Companhia Energética de Brasília (CEB)

A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai reabrir as inscrições do concurso para 89 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.404,36 a R$ 5.634,10.

Os cargos de nível superior são para advogado, administrador, analista de sistemas (negócios e infraestrutura), arquiteto, arquivista, assistente social, contador, economista, engenheiro (civil, eletricista, eletrônico, segurança do trabalho e telecomunicações), médico do trabalho, pedagogo e redator/revisor de texto.

As vagas de nível médio são para agente de suporte administrativo, técnico industrial (eletrotécnica, eletrônica, edificações e telecomunicações), técnico de segurança do trabalho, técnico de informática e técnico de enfermagem do trabalho.

O postos de nível fundamental é para agente de serviços operacionais (eletricidade e serviços gerais).

Os profissionais ainda vão receber plano de saúde contributivo extensivo aos dependentes legais, auxílio alimentação mensal de R$ 821,48, programa de capacitação e treinamento, auxílio-creche e plano previdenciário contributivo.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de outubro e 9 de dezembro pelo site www.exatuspr.com.br. A taxa vai de R$ 30 a R$ 50.

A seleção será feita por meio de prova escrita para todos os cargos, prova prática para agente de serviços operacionais, prova de títulos para analista de sistemas e agente de serviços operacionais e serviços gerais e prova de avaliação física e avaliação psicológica para agente de serviços operacionais, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro de telecomunicações, técnico industrial (eletrotécnico, eletrônica e edificações) e técnico de segurança do trabalho.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 26 de janeiro de 2014.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) abriu concurso para 624 vagas e cadastro de reserva para em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.188,81 a R$ 5.763.

Os cargos de nível fundamental são de agente de saneamento ambiental, motorista operador de equipamentos automotivos, oficial de manutenção - caldeiraria, civil, elétrica, eletroeletrônica, hidráulica, mecânica e soldador.

Os cargos de nível médio são de atendente a clientes, técnico em gestão, controlador de sistemas de saneamento, técnico de segurança do trabalho, técnico em gestão - informática, técnico em sistemas de saneamento nas especialidades de agrimensura, edificações, eletromecânica, eletrônica / instrumentação, eletrotécnica, hidráulica, mecânica, química, meio ambiente / saneamento e saneamento.

Os cargos de nível superior são de advogado, analista de gestão - administração de empresas, contabilidade, economia, serviço social e sistemas, biólogo, enfermeiro do trabalho, engenheiro de agrimensura, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, engenheiro mecatrônico, engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, tecnólogo - construção civil - edifícios, tecnólogo construção civil - hidráulica, tecnólogo construção civil - pavimentação, tecnólogo - saneamento ambiental e tecnólogo - sistemas.

As inscrições devem ser feitas de 14 de novembro a 13 de dezembro pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa varia de R$ 52 a R$ 75.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 2 de fevereiro de 2014.

UFRJ promove seleção para contratação de professores

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou oficialmente o edital nº 384/2013, que estabelece as regras do processo seletivo público para contratação temporária de 141 docentes, que possam atender a necessidade temporária de excepcional interesse público da instituição.
 
Podem participar do certame professores de diversas áreas, desde que possuam diploma de graduação e, pelo menos, Curso de Especialização ou já tenha concluído os créditos obrigatórios do curso de Mestrado na área de interesse. O vencimento básico oferecido poderá variar de R$ 1.914,58 a até R$  2.714,89, valores que podem chegar a até R$ 4.649,65, dependendo da titulação do docente. A jornada de trabalho pode ser de 20 ou 40 horas semanais.
 
O período de inscrição se encerrará no dia 14 de novembro de 2013. Os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição mediante requerimento ao Diretor da Unidade ou Instância Equivalente responsável pela vaga, cujo endereço e outros dados de contato encontram-se no edital (anexo II, página 127, DOU), acompanhado dos seguintes documentos (cópias e originais): Documento de Identidade; CPF; e Currículo documentado.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira será constituída por análise dos currículos, sendo eliminatória; aos classificados na primeira etapa serão aplicadas pelo menos duas das três provas seguintes: a) prova escrita; b) prova didática e c) prova prática.
 
O edital completo encontra-se no Diário Oficial da União de 11/11/2013, seção 3, a partir da página 124 (http://portal.in.gov.br/) e deverá ser disponibilizado na seção de editais do site da UFRJ (http://www.ufrj.br)

Prefeitura de Papanduva - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Papanduva, no estado de Santa Catarina, publicou edital n° 004/2013 para realização de processo seletivo, destinado ao provimento de 06 vagas mais cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior sendo o certame será realizado pela empresa Click Soluções. Os salários vão até R$ 1.958,27 em carga horária de 10 a 40h semanais.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais/Secretaria da Educação, Auxiliar de Serviços Gerais/Demais Secretarias, Pedreiro, Professor, Psicólogo/Psicopedagogo e Operador de Máquinas.
 
As inscrições serão realizadas no período de 14 a 29 de novembro de 2013, pelo site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. A taxa é de R$ 50,00 para cargos de nível superior, de R$ 30,00 para médio e de R$ 20,00 para o nível alfabetizado e fundamental.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Também haverá avaliação de títulos e de tempo de serviço, de caráter classificatório, além da prova prática, de caráter classificatório e eliminatório, para Pedreiro e Operador de Máquinas.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, com duração máxima de 3 horas e duração mínima de 1 hora, em local e horário a ser divulgado no edital da homologação das inscrições no dia 09 de dezembro de 2013.
 
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 16 de dezembro de 2013.
 
A validade deste processo seletivo será de um ano, a contar da homologação do resultado final.

Concurso Conselho Regional de Medicina - PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná anunciou a realização de concurso público por meio do edital 01/2013. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 4.808,65, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. 
 
Cargos 
Copeira, Assistente Administrativo I, Operador de Áudio e Vídeo, Advogado, Contador e Médico Fiscal. 
 
Inscrição e Seleção
A inscrição será admitida exclusivamente pelo site www.quadrix.org.br, até 12 de janeiro de 2014. As taxas de inscrição variam entre R$ 35 e R$ 60. 
 
 O concurso será constituído de prova objetiva, para todos os cargos, além de redação para os candidatos que concorrem às vagas que exigem níveis médio e superior. A prova objetiva será realizada nas cidades de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR) e Umuarama (PR) e/ou cidades vizinhas, na data provável de 26 de janeiro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Witmarsum - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Witmarsum, no estado de Santa Catarina, através da empresa Click Soluções, publicou os editais nº 04 e 05/2013 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 33 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.621,27.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Enfermeiro (PSF), Engenheiro Civil, Médico (PSF), Motorista/Socorrista (SAMU), Operador de Equipamentos, Operário, Pedreiro/Carpinteiro, Psicólogo (PSF), Técnico em Enfermagem (PSF), Técnico em Enfermagem (SAMU), Veterinário e professor.
 
As inscrições estarão abertas no período de 13 a 28 de novembro de 2013, somente via internet, pelo sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
O valor para inscrição no certame será:
- R$ 20,00 para os cargos de nível Alfabetizado e Fundamental;
- R$ 30,00 para os cargos de nível Médio e Técnico;
- R$ 40,00 para os cargos de nível Superior.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 07 de dezembro de 2013, com duração máxima de 3 horas e duração mínima de 1 hora, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições no dia 04 de dezembro de 2013. Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 09 de dezembro de 2013.
 
A prova prática será realizada no dia 07 de dezembro de 2013, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições no dia 04 de dezembro de 2013.
 
A validade do processo seletivo do edital N° 04/2013, será de 1 ano, prorrogável por igual período. Já a validado do edital N° 05/2013, será de 1 ano, a contar de 1º de janeiro de 2014.

Concurso SAP - SP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em São Paulo, através da Fundação VUNESP, publicou edital n° 141/2013 de concurso público, para provimento dos cargos de Agente Técnico de Assistência à Saúde – Farmacêutico, Arquiteto, Engenheiro I – Civil, Engenheiro I – Eletricista, Executivo Público, Médico I – Clínico Geral, Médico I – Ginecologista e Médico I – Psiquiatra.

Haverá 332 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 4.085,25 e carga horária de 20 a 40h semanais. Ficam reservados 5% das vagas, por código de cargo em concurso, para candidatos com deficiência.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet, no site da Fundação VUNESP no www.vunesp.com.br, entre período das 10 horas de 02 de dezembro de 2013 às 16 horas de 17 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 78,50.

A data prevista para aplicação da prova objetiva é 09 de março de 2014, no período da tarde, em locais e horários a serem divulgados. A data prevista para a aplicação da prova de títulos é 09 de março de 2014, no período da manhã, no mesmo local e data da prova objetiva. Os gabaritos das provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de março de 2013.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, segundo a legislação vigente, a critério da Secretaria da Administração Penitenciária.

Prefeitura de Aparecida - SP abre processo seletivo

A prefeitura do município paulista de Aparecida, cidade turística religiosa que fica a 171 km da capital, divulgou o edital n° 003/2013 de processo seletivo, para formação de cadastro reserva em cargos de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.451. 
 
Cargos 
Nutricionista, Monitor de Creche Escola, Prof. PI (Educação Infantil), Prof. II (Ens. Fund. Anos Iniciais), Prof. III (Ens. Fund. Anos Finais) em Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, Ciências, Ed. Artística, Ed. Física, História, Geografia, Inglês e Educação Especial, Prof. III (Téc. Administração, Informática, Direito e Legislação e Desenho). 
 
Inscrição e Seleção
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da NetEduc Tecnologia. As inscrições, no valor de R$ 44, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.neteduc.com.br, no período de 12 a 26 de novembro de 2013.
 
O processo seletivo consistirá de prova e títulos. As provas terão caráter classificatório e serão realizadas provavelmente nos dias 07 e 08 de dezembro de 2013, na Escola Coteca (Profª Virgulina Fázzeri), situada à Pç Pe Vitor Coelho de Almeida, 499. O gabarito será divulgado no site de inscrições, a partir das 08 horas do dia 12 de dezembro deste ano. 

Prefeitura de Luz - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luz, no estado de Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo nº. 003/2013, destinado à contratação eventual e temporária para fins de criação de cadastro reserva de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 1.951,07 por jornadas de 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Gari, Lavador /Lubrificador, Jardineiro, Operador de Trator Pneu, Pedreiro, Operador de Máquina Pesada, Professor (Capoeira, Dança e Ensino Religioso) e Cirurgião Dentista.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita no Serviço de Administração de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Luz, situada à Rua Dezesseis de Março, 172 – Centro – Luz/MG, até o dia 14 de novembro de 2013, das 13:00 às 17:00.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 30 de novembro de 2013, na Escola Estadual Dom Manoel Nunes Coelho, situada à Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 307, no município de Luz/MG, às 9 horas. Já a prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transportes, situada à Rua Goiás, 15, no município de Luz/MG, às 14 horas.
 
O resultado final será publicado no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e nos sites www.diariomunicipal.com.br/amm-mg, www.luz.mg.gov.br, a partir do dia 13 de dezembro de 2013.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se divulgado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 12 de novembro de 2013, pág. 30 a 33.

Prefeitura de Presidente Bernardes - SP abre concurso público

A Prefeitura de Presidente Bernardes, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 002/2013, com a intenção de ocupar vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 700,66 a R$ 1.141,01 por carga horária de 30 ou 44 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As vagas são para os cargos de Operador de Máquina Rodoviária I, Borracheiro, Mecânico, Almoxarife e Nutricionista.

As inscrições, nos valores de R$ 20, R$ 30 e R$ 50, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 24 de novembro de 2013.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Triunfo - PE promove processo seletivo

O município de Triunfo, no Estado de Pernambuco, abre processo seletivo nº. 001/2013, destinado à contratação temporária de pessoal para atender necessidades da Secretaria Municipal de Saúde deste município. A seleção está oferecendo 11 vagas em cargos de níveis médio e superior, por remuneração de até R$ 1.800,00, por jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Coordenador ACESSUAS, Agente Social, Psicólogo, Coordenador Pedagógico, Técnico de Enfermagem e Condutor Socorrista.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de novembro de 2013, das 08:00 às 12:00, na Secretaria de Administração da Prefeitura de Triunfo/PE, situada na Avenida José Veríssimo dos Santos nº 365, Bairro Guanabara.
 
Prova
O processo seletivo se dará através da análise curricular e da respectiva documentação comprobatória a serem entregues pessoalmente ou por procurador habilitado, na Prefeitura de Triunfo - Secretaria Municipal de Administração, situada na Avenida José Veríssimo dos Santos nº 365, Bairro Guanabara, CEP: 56.870-000, Fone: (87) 3846-1365, no horário de 8h às 12h, no período de realização das inscrições.
 
O resultado preliminar do certame será divulgado a partir do dia 28 de novembro de 2013, na Prefeitura de Triunfo - Secretaria Municipal de Administração, no site www.triunfo.pe.gov.br e nos quadros de avisos da Câmara Municipal e da Prefeitura de Triunfo-PE. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 05 de dezembro de 2013, nos mesmos locais anteriormente descritos.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final no site do município www.triunfo.pe.gov.br, no site do Diário Oficial de Pernambuco - www.cepe.com.br e nos quadros de avisos da Câmara Municipal e da Prefeitura de Triunfo/PE.
 
O edital encontra-se publicado no site www.triunfo.pe.gov.br.

Concurso Coordenadoria de Serviços de Saúde - SP

A Coordenadoria de Serviços de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, publicou os editais nºs 21 e 22/2013, ambos para a abertura de concurso público destinado ao provimento de 249 oportunidades, sendo 137 para Médicos e 112 para Enfermeiros. O salário oferecido podem ser de até R$ 5.162,50.
 
As inscrições serão recebidas no período de 00:00 horas do dia 19 de novembro até 23:59 horas do dia 10 de dezembro de 2013 (horário de Brasília), exclusivamente via endereço eletrônico www.caipimes.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas serão submetidos às Provas Objetiva (prevista para dia 19 de janeiro de 2013), Prática de Condicionamento Físico (prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2014) e de Títulos, a ser marcada em data oportuna.
 
A validade dos certames é de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Saiba mais detalhes consultando os editais, que se encontram publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo (09 de novembro de 2013, Poder Executivo, Seção 1, a partir da página 147) e deverão ser disponibilizados no site de inscrição (www.caipimes.com.br).

Concurso Prefeitura de Santa Maria do Salto - MG

Com oferta de 98 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santa Maria do Salto, no Estado de Minas Gerais, publicou a retificação do edital de concurso público nº. 002/2009. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 2.500,00 por jornada de trabalho de 25 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Vigilante, Recepcionista/Telefonista, Técnico (Laboratório e Enfermagem), Professor (Português, Matemática, Geografia, História, Inglês, Ensino Religioso, Educação Física, Ciências e Artes), Operário, Operador de Máquinas, Oficial de Serviços, Odontólogo, Nutricionista, Motorista de Veículos Leves/Pesados, Mecânico, Gari, Fisioterapeuta, Fiscal (Vigilância Sanitária, Tributos e Obras/Posturas), Especialista em Educação Básica, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Defensor Público, Controlador Interno, Bioquímico, Auxiliar (Secretaria, Biblioteca e Administrativo) e Assistente de Controle Interno.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 13 de novembro a 12 de dezembro de 2013, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas nos dias úteis, na Biblioteca Municipal Maria Aguilar Porto, situada na Praça Aurelina Mota Santos, Nº 204 - Centro, ao lado da Câmara Municipal e/ou através do site www.gazzinelliconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 42,00, 50,00 e 52,00;
Nível médio: R$ 50,00, 52,00 e 82,00;
Nível superior: R$ 52,00, 56,00, 75,00 e 100,00.
 
Prova
O certame constará de prova objetiva, práticas e de títulos.
 
As provas objetivas e práticas (Operador de Máquinas II e III) serão aplicadas na data provável de 19 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura e Santa Maria do Salto-MG, no site www.gazzinelliconsultoria.com.br, na Imprensa oficial e em jornal de grande circulação no município, a partir do dia 06 de janeiro de 2014.
 
O gabarito oficial será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura e Santa Maria do Salto-MG, a partir do dia 21 de janeiro de 2014.
 
Os títulos dos candidatos aprovados na prova objetiva, deverão ser entregues na Prefeitura de Santa Maria do Salto ou encaminhados pelos correios via carta com AR, averiguando-se sua tempestividade pela postagem ou qualquer outra forma que identifique o candidato, cópia autenticada dos títulos, para Gazzinelli Consultoria Técnica Ltda, situada à Rua Engenheiro Lindemberg, nº 26 – Sala 202- Centro - Teófilo Otoni-MG - Cep: 39.800-088, no prazo de 03 dias úteis, iniciado no 1º dia útil subsequente ao dia da publicação no quadro de avisos da Prefeitura de Santa Maria do Salto-MG e no site www.gazzinelliconsultoria.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no concurso dentro do prazo de validade do certame.

Prefeitura de Ipiaçu - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ipiaçu, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo n° 01/2013, para o Cargo de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, por meio da empresa ASSCONEX - Assessoria Concursos e Exame. Há 15 vagas para esses cargos, que exigem e paga, salário de R$ 680,00 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 08h do dia 13 de novembro até as 16h30 de 02 de dezembro de 2013, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no Centro Administrativo Iolando Guimarães - no endereço Avenida Dr. Omar Diniz, 396 centro, fone: (34) 3252 0123. A taxa é de R$ 30,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 15 de dezembro de 2013. Os locais e horários serão divulgados em até 07 dias após o término das inscrições. A divulgação se dará no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Ipiaçu/MG e no endereço eletrônico www.assconex.com.br, responsabilizando-se o candidato por buscar esta informação.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de dezembro de 2013, às 14:00h.
 
O certame terá prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

URBES de Sorocaba - SP prorroga inscrições de processo seletivo

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba - URBES, no estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo n°01/2013, sob a responsabilidade da empresa Publiconsult ACP Ltda. A finalidade é o preenchimento de oito vagas de níveis fundamental e médio, distribuídas entre os cargos de Ajudante Geral, Desenhista de AutoCAD, Operador de Caixa e Técnico em Segurança do Trabalho. Os salários oferecidos são de até R$ 1.798,91, em carga horária de 40 horas semanais.
 
A inscrição prorrogada deverá ser efetuada exclusivamente pela internet até o dia 15 de dezembro de 2013, através do site www.publiconsult.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 ou R$ 30,00, de acordo com o nível de escolaridade.
 
O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos de acesso à internet, tais como: Acessa São Paulo, que disponibiliza Infocentros (locais públicos para acesso à internet), na cidade de Sorocaba. Este programa, além de oferecer facilidades para os candidatos que não tem acesso à internet, é completamente gratuito. Para utilizar os equipamentos, basta fazer cadastro apresentando o RG no próprio Posto Acessa São Paulo, situado na Rua Santa Cruz, 116, Centro, Sorocaba/SP. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08 às 17 horas.
 
As provas avaliativas serão realizadas no município de Sorocaba/SP, com data prevista para o dia 05 de janeiro de 2014, às 9h. O gabarito será divulgado na data prevista de 06 de janeiro de 2014.
 
A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação para as Provas a ser divulgado pela internet, nos sites www.urbes.com.br e também www.publiconsult.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a juízo da Administração.