Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Veja como os exercícios físicos beneficiam o corpo por dentro e por fora

Abandonar o sedentarismo tem efeitos positivos até mesmo no humor


Que os exercícios físicos fazem bem ao corpo não é novidade. Mas há uma série de vantagens, que vão além da boa forma. Na hora de escolher qual exercício praticar, é necessária uma avaliação médica e, se possível, a orientação de um professor de educação física. Os cuidados devem ser redobrados para pessoas com mais de 40 anos, fumantes, sedentárias, obesas ou apresentam alguma doença crônica. Lembre-se que, para entrar em forma, não é necessário se tornar um atleta de ponta.

A nova diretriz do Colégio Americano do Esporte recomenda a prática de exercícios cinco vezes por semana. Porém, é importante deixar bem claro que, para romper a inércia, ela não tem que iniciar com cinco vezes por semana. Ela tem que progressivamente começar com duas vezes, depois três vezes até chegar a cinco vezes por semana, dentro de um processo progressivo.

O organismo está sempre queimando calorias para manter suas funções vitais básicas, incluindo respiração, circulação e funcionamento dos órgãos. A energia necessária para manter estas funções é denominada "taxa metabólica basal" ou "taxa metabólica de repouso".

Quaisquer outras atividades realizadas exigem um consumo adicional de energia, obtida a partir da metabolização de glicogênio — forma sob a qual os carboidratos são armazenados — e gordura. Quando você realiza atividades aeróbicas, o organismo queima calorias.

Para perder peso, dê preferência a atividades mais prolongadas, com intensidade moderada, como caminhada, natação e ciclismo. As atividades curtas e de maior intensidade, como musculação, tendem a queimar carboidratos em vez de gorduras e, portanto, são menos eficazes para perda de peso, mas excelentes para ganhos de massa magra e prevenção de lesões.

Todo o organismo é beneficiado

:: Eficiência cardíaca

Um coração mais forte é capaz de bombear mais sangue a cada batimento. Portanto, o coração não precisa bater tão rápido durante o repouso ou a atividade física.

:: Perda e manutenção do peso
A associação de uma dieta alimentar balanceada e a prática regular de atividades físicas reduzem o peso e substituem gordura por massa magra (músculos).

:: Saúde mental em dia
A prática regular de atividades físicas promove a liberação de endorfinas, substâncias naturais com ação analgésica. Além disso, as endorfinas combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.

:: Fortalecimento do sistema imunológico
Pessoas que praticam exercícios físicos regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como resfriados e gripes. Acredita-se que os exercícios ajudam a ativar o sistema imunológico e prepará-lo para combater infecções.

:: Disposição e bom humor
Os exercícios físicos podem deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após o treinamento, mas posteriormente aumentam a disposição e reduzem a fadiga, além de melhorarem o humor.

:: Menor risco de doenças
O excesso de peso é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e alguns tipos de câncer. Perdendo peso, você apresenta um menor risco de desenvolver estas doenças. Além disso, atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhada, por exemplo, podem reduzir o risco de osteoporose e suas complicações. Em pacientes com artrite, boas opções que evitam o estresse articular são a natação e a hidroginástica.

:: Você vive mais — e melhor
Em 1986, os resultados do Harvard Alumni Health Study, publicados no New England Journal of Medicine, comprovaram cientificamente que a prática de exercícios físicos está diretamente relacionada com uma maior expectativa de vida. Desde então, novos estudos têm demonstrado resultados semelhantes.

:: Força muscular e alívio das dores
Os exercícios estimulam o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos nos músculos. Assim, o organismo consegue fornecer maiores quantidades de oxigênio para o tecido muscular, removendo o que é indesejável no metabolismo, como o ácido láctico, por exemplo. Assim, é possível combater problemas como a dor muscular crônica, a fibromialgia e as dores lombares.

Para quem quer começar...
:: Aqueça os músculos com uma caminhada de cinco a dez minutos. Em seguida, faça alongamentos por mais cinco ou 10 minutos antes de iniciar os exercícios. Não alongue seu corpo com os músculos frios.
:: No começo, vá devagar. Podem ser necessárias algumas semanas para conseguir realizar cerca de 20 a 30 minutos de atividade física contínua. Tenha paciência.
:: A regularidade do exercício é essencial. Não adianta caminhar uma vez por semana. Reserve um tempo diário e torne-o sagrado. Lembre-se que a recompensa será um corpo mais saudável e uma mente mais leve.

Fonte: A importância e os Benefícios dos Exercícios Aeróbicos, Elisabete Fernandes Almeida

Por Zero Hora

Ressonância magnética é o exame mais indicado para verificar integridade de implante, diz mastologista

Presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Sul, Rodrigo Cericatto, reafirma que não está comprovada a ligação entre silicone e câncer


Depois da francesa PIP, agora a holandesa Rofill está sob suspeita de ter usado silicone industrial para preencher próteses mamárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa reclamações de problemas com implantes dessa marca, mas ainda não emitiu comunicado oficial anunciando providências. Enquanto isso, a recomendação dos médicos é para que mulheres que passaram pelo procedimento cirúrgico mantenham a calma e procurem informações com seu cirurgião.

— Primeiro, é preciso ter o conhecimento de qual marca foi usada na cirurgia, mas não há motivo para pânico, até porque não ficou comprovado pelos testes feitos pela agência sanitária francesa que o silicone da PIP tenha relação com casos de câncer. O alerta é preventivo — comenta o mastologista Rodrigo Cericatto, presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Sul.

Um cartão com a informação sobre a marca e o lote do silicone utilizado na cirurgia é entregue a todas as pacientes que recebem o implante. Caso a paciente tenha perdido o comprovante, o cirurgião deve ter essa informação em seus arquivos e prontuários médicos, conforme explica Cericatto.

— Várias pacientes têm entrado em contato para esclarecimentos. Temos alguns casos sendo acompanhados no Rio Grande do Sul de problemas com ruptura e a consequente remoção da prótese — relata o médico.

Segundo Cericatto, o exame mais indicado para verificar a integridade do implante é a ressonância magnética.

— A recomendação da Anvisa serve de reforço para que as pacientes que decidirem fazer o implante mamário façam isso com calma, já que essa é uma cirurgia totalmente eletiva e permite um tempo de reflexão — salienta.

O médico orienta a verificar se o cirurgião é titular na Sociedade Brasileira de Mastologia ou na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois da cirurgia, é necessário fazer reavaliações periodicamente.

Fonte Zero Hora

Centro de pesquisa cadastra meninas e mulheres para receber vacina contra HPV em Porto Alegre

Foco é em populações de baixa renda, já que a vacina não é oferecida pela rede pública de saúde


O Centro de Pesquisa do Câncer da Mulher está cadastrando pessoas do sexo feminino com idade entre nove a 25 anos para receber gratuitamente vacina para a prevenção da infecção pelo vírus HPV, agente causador do câncer de colo do útero.

O médico Paulo Naud, professor de ginecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do projeto, explica que o objetivo é fazer um acompanhamento da eficácia de duas vacinas contra o HPV disponíveis no mercado. Segundo Naud, a vacina ainda não é oferecida pela rede pública de saúde. Em clínicas particulares, cada dose — são três no total — custa em torno de R$ 300.

— O HPV é um problema de saúde pública muito grave, pois leva à morte em 50% dos casos. Como acomete mulheres jovens, muitas vezes com filhos pequenos, isso tem um impacto social negativo, pois acaba deixando muitos órfãos, por sua vez, suscetíveis à marginalidade — comenta o professor.

Dados trazidos por Naud apontam que 18 mil casos da doença são registrados por ano no Brasil. Além disso, mulheres soropositivas têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer de colo do útero. Por isso, entre as mulheres de 15 a 25 anos, o interesse é o cadastramento de pacientes HIV positivo.

— As mulheres que forem incluídas no projeto receberão atendimento ginecológico gratuito de primeira linha, inclusive com o fornecimento de pílulas anticoncepcionais — destaca o médico.

Interessadas em se cadastrar não podem estar grávidas, nem pretendendo engravidar nos próximos dois anos — período de acompanhamento previsto pela pesquisa. Auxílio para transporte e lanche também será oferecido. O acompanhamento médico será no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para fazer o cadastro é preciso entrar em contato pelos telefones (51) 3388-6442 ou (51) 3359-8703.

Fonte Zero Hora

Filhos de homens que fumam têm 35% mais chances de desenvolver leucemia

Tabaco pode danificar o DNA do esperma


Parar de fumar não é uma recomendação válida apenas às mulheres que pretendem engravidar — pais e futuros pais também deveriam largar o cigarro. Estudo feito em Perth, na Austrália, e publicado na revista científica American Journal of Epidemiology indica que filhos de homens que fumavam mais de 15 unidades por dia na época da fecundação têm 35% mais chances de desenvolver leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil.

Os especialistas entrevistaram famílias de quase 400 crianças com leucemia linfoblástica aguda sobre hábitos dos pais. A equipe comparou esses dados com informações de mais de 800 crianças com idades similares, mas que não tinham tumores. O tabagismo materno não teve impacto no risco de desenvolver câncer, mas, quando os pais eram fumantes, o risco aumentou.

— O resultado confere com o que já sabíamos sobre como a fumaça do tabaco pode danificar o DNA do esperma, e que esse esperma mesmo assim pode fecundar um óvulo — afirma a principal autora do estudo, Elizabeth Milne, do Telethon Institute for Child Health Research.

A médica acrescenta que não houve aumento de incidência do câncer em filhos de ex-fumantes. Isso sugere que esperma com DNA normal pode ser produzido depois que o homem para de fumar. Ela pondera, contudo, que esse é apenas um dos fatores de risco do desenvolvimento de linfoma:

— Mas realmente consideramos ser importante que futuros pais saibam dos danos que podem ser causados ao seu esperma e tenham a oportunidade de reduzir esse risco ao largar o cigarro.

Fonte Zero Hora

Dieta equilibrada pode beneficiar crianças hiperativas, diz estudo

Seguir uma dieta saudável pode melhorar o comportamento de crianças que sofrem de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), se fracassarem a terapia e a medicação, revelou um estudo publicado na edição desta segunda-feira da revista americana Pediatrics.

"Uma atenção maior à educação de pais e filhos para que sigam uma dieta saudável, que omita elementos que parecem predispor ao TDAH, talvez seja o tratamento complementar ou alternativo do TDAH mais promissor e prático", destacou o estudo, feito por médicos da Northwestern University Medical School, de Chicago.

"A educação pública quanto a um modelo de dieta e um estilo de vida saudável para prevenir ou controlar o TDAH pode ter um êxito maior a longo prazo", afirmaram os cientistas, que mencionaram uma dieta rica em peixe, verduras, frutas, legumes e grãos inteiros.

No entanto, os cientistas, que revisaram os últimos estudos sobre o tema, encontraram evidências contraditórias sobre o impacto dos suplementos e as dietas com restrições, que em alguns casos não tiveram desempenho melhor do que um placebo. Portanto, destacaram que as intenvenções nutricionais devem ser consideradas um método alternativo ou secundário para tratar o TDAH, e não uma primeira opção.

De 3% a 5% dos estudantes de escolas nos Estados Unidos, ou cinco milhões de crianças, são diagnosticados com TDAH, que implica comportamento hiperativo, incapacidade de prestar atenção e impulsividade. Com frequência, este transtorno é tratado com medicamentos estimulantes, como a controversa Ritalina.

As causas exatas do TDAH são desconhecidas, embora estudos apontem para fatores hereditários, bem como influências sociais e ambientais. Comer alimentos ricos em açúcar e com alta concentração de gordura pode piorar os sintomas, demonstraram algumas pesquisas.

Mas embora medidas, como dar suplementos de ferro ou evitar os aditivos e corantes alimentíceos, tenham se tornado muito populares nos últimos anos, o estudo da revista Pediatrics alerta haver pouca base científica para apoiar estas afirmações.

Por exemplo, a muito elogiada Dieta Feingold, que restringe o açúcar, e proíbe aditivos e corantes, bem como maçãs, uvas, embutidos e salsichas, não parece ser tão benéfica como se acredita. "Os estudos revistos não confirmaram a eficácia da dieta, como afirmam seus promotores", alertou a revista Pediatrics, que também destacou que o regime era muito difícil de seguir para muitos pais.

Da mesma forma, informaram que o consumo de possíveis alérgenos na dieta, como trigo, ovos, chocolate, queijo e frutas secas, demonstraram um sucesso limitado em algumas crianças com TDAH, "mas o efeito placebo não pode ser descartado", disse o estudo.

Inclusive quando se trata de adoçantes e refrigerantes light, dois elementos que muitos pais pensam poder provocar hiperatividade nas crianças, os estudos científicos não puderam demonstrar um vínculo definitivo. "A maioria dos estudos revistos não prova um efeito adverso importante da sacarose ou do espartame", disse o estudo.

Os autores apontaram que evitar alimentos com alto conteúdo de açúcar em crianças pequenas "pode prevenir exacerbações do TDAH relacionadas com a dieta". Mas quando os pais restringem o consumo de açúcar em uma criança a fim de evitar o mau comportamento, sua crença inerente de que isto vai funcionar provavelmente contamina qualquer avaliação positiva sobre se funciona ou não.

"Na prática, a relação entre o açúcar e o comportamento hiperativo é tão universal na opinião dos pais de filhos com TDAH que provavelmente nenhum estudo ou conselho médico mudará esta percepção", emendou. Já o suposto papel do zinco e da deficiência de ferro merece mais pesquisas, enquanto não ficou demonstrado que a terapia com megadoses de vitamina funcione, podendo ser inclusive perigosa a longo prazo, informou o estudo.

Fonte Correio Braziliense

Dores na coluna vertebral incomoda quase 80% da população mundial

No Brasil, dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria. Terapia criada em Fortaleza beneficia pacientes

Belo Horizonte — Já sentiu dor na coluna? É bem provável que a maioria dos leitores responda que sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população terão pelo menos um episódio durante a vida, o que faz com que essa seja a queixa mais frequente ouvida pelos ortopedistas. Má postura, sedentarismo e histórico familiar estão entre os principais fatores de risco, além do aumento da expectativa de vida, já que a chance é três vezes maior com a idade avançada.

A dor na coluna pode estar associada a doenças degenerativas, como a hérnia de disco, a mais comum, que acomete 5,5 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por algum motivo, a parte central do disco que fica entre as vértebras desloca-se e provoca a compressão da raiz nervosa, levando à dor. Outros exemplos são a espondilolise, que é uma falha na vértebra; a artrose, provocada por um processo de envelhecimento da cartilagem; e a estenose, caracterizada pelo estreitamento do canal vertebral. Quando surge com febre, dor noturna, perda de peso e histórico de câncer, a dor na coluna pode indicar a existência de tumor ou infecção.

Uma causa comum é a distensão muscular, que atinge principalmente a região lombar, por ela ter mais mobilidade e estar ligada à sustentação do corpo. Apesar de ser corriqueira, em 85% dos casos a dor na coluna não tem um motivo específico. É o que diz o médico do Instituto Mineiro de Ortopedia e Traumatologia (Imot) Rodrigo D’Alessandro de Macedo. “O bom é que a maioria dos pacientes, mesmo sem diagnóstico, tem melhora com medidas simples, como atividade física e fisioterapia, e deixa de sentir os sintomas em três meses”, afirma.

Sorrateira
A altura não ajuda, muito menos a profissão. Com 1,98m, o piloto comercial Paulo Augusto Ferreira Sampaio, 37 anos, luta há dois com uma dor na coluna. Como trabalha sentado o dia todo, em ambiente pressurizado, carrega mala de um lado para o outro, cada noite dorme em um colchão diferente e não tem tempo para praticar exercício regularmente, achava normal sentir o incômodo. Até que um dia não conseguiu levantar da cama e descobriu que tinha três protusões discais na coluna vertebral, estágio anterior à hérnia de disco.

O piloto se livrou da dor com a reconstrução musculoarticular, tratamento que já beneficiou três mil pacientes em todo o país. Vindo de Fortaleza (CE), o programa de reabilitação baseado em técnicas de fisioterapia também é aplicado em outras capitais, como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. “O objetivo é ganhar mobilidade das articulações e melhorar a flexibilidade muscular, levando ao alívio da dor”, explica o fisioterapeuta Felipe Augusto Pimenta Moraes, do Centro de Reabilitação FortaleSer, unidade do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Belo Horizonte (ITC).

Tratamento
Dividido em cinco etapas, o tratamento dura, em média, dois meses. Para começar, a fisioterapia manual, utilizada para manipular as articulações, seguida pela mesa de tração eletrônica, na qual o paciente permanece deitado de barriga para cima e é puxado por uma corda em direção ao aparelho. “O pinçamento da raiz nervosa gera um processo inflamatório, que é a neuropatia. A mesa é usada para aumentar o espaço entre as vértebras, que fica diminuído com a degeneração ou o desgaste articular, para que o disco pare de encostar na raiz nervosa, aumentando o metabolismo no local e estimulando a cicatrização”, esclarece Moraes.

Na sequência, o paciente deita de barriga para baixo na mesa de flexão-descompressão, cujo objetivo é realinhar a coluna vertebral com o movimento das pernas. A estabilização vertebral, pensada para trabalhar a musculatura interna que envolve a coluna, é a base da próxima etapa. Com uma bolsa inflável, a pessoa que sofre com a dor aprende a controlar a contração muscular.

“Fortalecer a musculatura que envolve o tronco, tanto abdominal quanto de quadril e pelve, é necessário para a proteção da coluna e, consequentemente, ganho de estabilidade. A estrutura estável sustenta melhor a articulação”, diz o fisioterapeuta do ITC Vertebral. O treino é fundamental para o último passo, em que o paciente é inserido em programa de atividade física.

A prática regular de exercício é considerada a etapa mais importante, segundo Felipe Moraes, pois é o que vai manter os benefícios do tratamento. “Quem tem problema de coluna deve se preocupar o resto da vida com seu fortalecimento, fazendo programa de atividade física. As mais indicadas são musculação e pilates”, pontua o fisioterapeuta.

Até pacientes graves costumam alcançar resultado satisfatório e deixam de passar por cirurgia — que deve ser a última opção. De acordo com o ortopedista Rodrigo D’Alessandro de Macedo, estudos europeus apontam que a operação não dá resultado melhor que a fisioterapia no caso de lombalgia inespecífica, em que a causa não é identificada. O médico acredita que o tratamento é como uma escada: deve-se subir aos poucos os degraus. Primeiro, tenta-se aliviar a dor com remédios; depois, com fisioterapia; e, se for preciso, passa-se para o bloqueio — injeção de anestésico no ponto doloroso. Para Macedo, cirurgia, só em caso extremo. “Você consegue ter melhora se tiver motivação para mudar o estilo de vida com a atividade física.”

Mesmo sem rotina fixa de trabalho, o piloto Paulo Sampaio encontra tempo para se dedicar à coluna. Pelo menos duas vezes por semana, dá continuidade ao tratamento. “Isso mostra que até um piloto de avião com a escala mais apertada do mundo consegue fazer”, conclui. Como recompensa, ele ganhou mais disposição e bom humor. E menos dor.

Fonte Correio Braziliense

Dor é o sinal que o organismo dá para mostrar que algo não vai bem

Após seis meses de duração, a dor é considerada crônica. Muitos casos, sem diagnóstico, não são curados, apenas abrandados

Belo Horizonte — Inexplicavelmente, surge uma dor na mão. O incômodo faz com que o braço pare de mexer e, em pouco tempo, o ombro perde a função. A pessoa já não consegue executar as tarefas domésticas nem dormir direito. Logo precisa se afastar do trabalho e abandona a atividade física que mais gosta. Como está sempre triste e de mau humor, não quer mais sair de casa. Não é raro ouvir esse tipo de relato de pacientes que sofrem com dores crônicas. “A sensação é de que a vida vai descendo a ladeira e o paciente não consegue encontrar uma explicação para o que está sentindo”, relata a anestesista da Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Renata da Cunha Ribeiro.

A dor é um importante mecanismo de defesa do organismo, pois, na maioria dos casos, sinaliza que algo não está funcionando bem. Quando dura de três a seis meses e tem uma causa definida, é classificada como aguda. “Só que a dor pode perder a função e começa a estar ali sem você precisar dela. Passa a ser um transtorno”, alerta a anestesista. É o que caracteriza a dor crônica. Ela dura mais de seis meses e, como não está associada a um trauma, é difícil explicar de onde veio.

Renata diz que nem sempre o médico consegue chegar a um diagnóstico, o que não significa que a dor não exista. “Às vezes, a gente não identifica uma lesão física e não sabe explicar porque a dor está ali. Isso não quer dizer que ela seja psicológica, significa apenas que o fator concreto não foi detectado”, pontua. O paciente pode relatar que, na época em que a dor surgiu, estava, por exemplo, chateado por que havia terminado o namoro, estava desempregado e a mãe havia morrido, mas a anestesista esclarece que não se pode atestar que só existe o componente psicológico. A dor está sempre relacionada a várias causas, mesmo que haja indícios de que tenha sido desencadeada por um fator emocional.

De acordo com a médica, os pacientes com dor crônica que a procuram já passaram por vários especialistas e continuam sem diagnóstico. “São pessoas que perdem a esperança e se sentem até frustradas. Elas chegam ao consultório com aquele tanto de exames e nenhum deles explica o que está sentindo”, comenta. Renata conta que conversa com o paciente, faz exame físico, e se houver necessidade, solicita avaliação de outro especialista: aciona fisioterapeuta, acupunturista, psicólogo ou psiquiatra.

Por nem sempre ter uma causa específica, o foco do tratamento da dor crônica não é a cura, e sim fazer com que o paciente conviva melhor com ela — ou seja, não dá para pensar que o médico falhou porque os sintomas não desapareceram. “Pode ser que a dor nunca deixe de ser sua companheira, então quero que você se sinta melhor, durma bem, volte a trabalhar e tenha qualidade de vida. Essas são as pequenas conquistas do tratamento”, afirma a médica da Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da UFMG.

Enquanto conta sua história, o vigilante João Ademar da Mata, 45 anos, diz que chegou ao fundo do poço. Há quatro anos, começou a sentir uma dor “insuportável” na região lombar que irradiava para as pernas. Ele viu sua vida ativa mudar de uma hora para outra. Parou de nadar, jogar bola e teve que sair do emprego, pois não conseguia mais ficar de pé o dia inteiro. “Até a hora de lazer era difícil. Como tinha duas crianças de colo na época, era desconfortável sair com elas. Ainda por cima, não tinha pique. Meu corpo pedia para ficar deitado”, relembra. Logo vieram os sintomas da depressão e João Ademar precisou buscar a ajuda de um psicólogo. Só se sentiu melhor quando aprendeu a conviver com a dor.

Controle
“É preciso diminuir o grau de interferência da dor na vida do paciente, mesmo que não haja melhora. O problema é quanto mais você foca na dor, mais ela te limita e fica cada vez mais forte”, diz a terapeuta ocupacional Ronise Costa Lima, coordenadora do Grupo de Autogerenciamento da Qualidade de Vida para Indivíduos com Dor Crônica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), que oferece atendimento gratuito para quem se queixa de dor há mais de seis meses.

Todas as semanas, Ronise reúne pacientes com dor crônica no Ambulatório de Terapia Ocupacional. O grupo aprende técnicas de automassagem, relaxamento, reeducação postural e respiração. Tudo para aliviar a tensão muscular e diminuir a ansiedade. No encontro, os participantes também ficam à vontade para falar sobre a própria dor. Ao fim, cada um descobre o que pode mudar para conviver melhor com os sintomas. “A dor entra de tal maneira na vida da pessoa que, aos poucos, ela vai perdendo sua função social. Na medida em que ela aprende a lidar com o problema, leva uma vida mais saudável e mais equilibrada, porque a dor deixa de interferir em sua rotina”, explica a terapeuta ocupacional.

Nem só de tristeza vive o vigilante João Ademar da Mata. Depois de conhecer o Ambulatório de Terapia Ocupacional, ele se sente feliz. “Não é que estou curado, mas a minha autoestima melhorou bastante e hoje tenho vontade de fazer as coisas”, conta. Agora mais suportável, a dor não o impede de sair com os amigos para pescar e jogar bola nem de passear com a família.

Fonte Correio Braziliense

Bétula

Resumo
Bétula: Planta Medicinal utilizada como diurético contra as cistites (leves), é geralmente encontrada em forma de infusão.

Observações
A bétula é útil para tratar as infecções urinárias leves, mas infelizmente ela nem sempre é o suficiente e pode ser necessário empregar um tratamento à base de antibióticos (após uma consulta médica).

Nomes
Nome em português: Bétula
Nome latim: Betula pendula
Nome inglês: birch
Nome francês: Bouleau, bouleau pleureur
Nome alemão: Birke
Nome italiano: betulla

Família
Betulaceae (betuláceas)

Constituintes
Flavonóides (derivados da quercetina), taninos, óleo essencial.

Partes utilizadas
Folhas secas

Propriedades da bétula
Diurético (sem irritar os rins), desinfetante leve das vias urinárias.

Indicações da bétula
Infecções urinárias, cistites, gota, edemas, reumatismo.

Efeitos secundários
Desconhecemos

Risco de alergia
Atenção, durante os meses de setembro e outubro, os pólens desta planta podem provocar alergias (alergia à bétula), em particular a febre do feno (rinite alérgica)

Contra-indicações
Alguns distúrbios cardiovasculares. Desconhecemos outros.

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de bétula

- Infusão de bétula

- Suco de bétula

- Cápsula de bétula

Onde cresce a bétula?
As bétulas crescem na Europa, na Ásia, na América do Norte, ...

Quando colher a bétula?
As folhas de bétula podem ser colhidas na primavera, no verão e no outono.

Fonte Criasaúde

Cuidados com as mochilas na volta às aulas

Preocupar-se com o peso da mochila e a maneira como ela é transportada é importante para evitar problemas de coluna

Na volta às aulas, a lista de material escolar é grande: livros, cadernos, agendas, estojos, entre outros. E todo este material vai dentro da mochila da criança ou adolescente, que deve tomar certos cuidados para que o peso não prejudique a saúde, pois os reflexos do mau uso das mochilas podem causar sérios problemas.

"Devemos nos atentar ao peso corporal da criança ou adolescente, modelo da mochila e seu peso. O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da pessoa. Por exemplo, se o peso corporal é de 30 quilos, a mochila deve ter até três quilos", explica Samantha Sanches, fisioterapeuta e diretora da Master Fisio.

Outra dica importante é sempre transportar a carga de maneira simétrica. Para isso, o modelo mais indicado é o de costas com duas alças, que não sobrecarrega as estruturas da coluna.

"Observamos uma grande incidência de queixas dos alunos quanto a dores nas diversas regiões da coluna, podendo evoluir para outros problemas estruturais onde a coluna poderá ter suas estruturas comprometidas pelo sobrepeso, desgastando-se num processo evolutivo e não regenerativo. Portanto, todo cuidado é pouco", complementa a fisioterapeuta.

Para Samantha, se preocupar com o peso da mochila e a maneira como ela é transportada já é um grande passo para que o futuro adulto não tenha problemas de coluna. "A mochila deve ser transportada bilateralmente, ou seja, nos dois ombros. Se houver dores, é preciso procurar um médico", conclui.

Fonte Band

Oncologista: Troca de próteses pode 'esperar'

Especialista diz que é necessário uma avaliação com o cirurgião que fez o implante das próteses mamárias da marca PIP

O mastologisa e oncologista Cicero Urban enxerga um aspecto positivo na onda de casos de rupturas das próteses mamárias francesas da marca PIP: as mulheres agora estão mais interessadas em saber o que estão colocando em seu corpo.

Segundo ele, a histeria que ocorre em vários países por conta das próteses de silicone não se justifica, porque a substância, desde que não adulterada, é segura à saúde. O problema, diz Urban, é o uso de material de má qualidade, apenas por conta do critério preço.

Urban esclarece as dúvidas sobre próteses mamárias:

As próteses de silicone são perigosas?
O silicone não é o bandido. O perigo está na adulteração. Mas mesmo o silicone industrial, que não é o adequado, não causa câncer, nem doença neurológica. Causa uma reação inflamatória mais intensa.

Qual a urgência de quem tem prótese de procurar o médico?
Hoje parece que todas as mulheres que têm prótese têm medo. Não é preciso correr. Mesmo para quem tem uma prótese rompida e vai ter que fazer a cirurgia, essa não será uma cirurgia de urgência.

O problema não vai se agravar em questão de horas, dias ou semanas. O importante é que as pacientes façam a avaliação junto com o cirurgião. O ideal é uma ressonância magnética para ver como está a situação e decidir o que é melhor em cada um dos casos.

Com o que as mulheres devem se preocupar ao decidir fazer um implante?
As pacientes devem ser corresponsáveis, buscar muita informação sobre o que vão deixar implantar em seu corpo. E não definir apenas pelo mais barato.

Sem risco
De acordo com Cicero Urban, o silicone é seguro.

Produtos médicos
O silicone é usado em diversos produtos da área médica, inclusive em catéteres para fazer quimioterapia.

Adulteração
As próteses que apresentaram problemas foram adulteradas. Há suspeita de inclusão de produtos usados na produção de borracha e óleo, além de silicone industrial.

Ressonância magnética
O exame detecta rupturas com 95% de precisão.

Outras marcas
Quem tiver a PIP e quiser trocar pode usar uma das marcas aprovadas pela Anvisa.

Fonte Band

Pessoas humildes são mais solidárias, aponta estudo

De acordo com o estudo, na maioria dos casos, a decisão de uma pessoa em ajudar alguém é influenciada por situações temporárias ou pessoais, como se ela está com tempo, se há outras pessoas observando a situação, empatia momentânea ou angústia pessoal.

A pesquisa indica que a humildade é uma qualidade positiva com potenciais benefícios”, diz Wade Rowatt, autor do estudo. “Enquanto vários fatores parecem influenciar a decisão de uma pessoa em ajudar ou não o próximo, parece que as pessoas humildes, em média, são mais solidárias do que os indivíduos egoístas ou presunçosos”, diz.

Rowatt e sua equipe realizaram, então, uma série de testes onde foram medidos traços de personalidade de voluntários – estudantes da universidade. Em seguida, apresentaram aos participantes uma situação: um estudante havia supostamente quebrado a perna em um acidente e teria que ficar afastado das aulas. Cada participante foi questionado sobre quantas horas durante as próximos três semanas estaria disposto a reunir-se com o estudante ferido para fornecer ajuda. Aqueles que foram identificados como mais humildes ofereceram mais tempo para ajudar do que os identificados como menos humildes ou egoístas. Os resultados foram publicados no periódico The Journal of Positive Psychology.

Como cada estudante poderiam exagerar ou subestimar o quão prestativo eram, os pesquisadores criaram uma escala para medir humildade e controlaram os fatores que poderiam influenciar os voluntários.

“Nossa descoberta indica que a característica da humildade prevê utilidade”, conclui Rowatt. “Agora precisamos saber se a humildade pode ser cultivada e se ela é benéfico em outros contextos, tais como os avanços médicos e científicos ou de desenvolvimento de liderança.”

Fonte O que eu tenho?

Conheça sete benefícios da vitamina C para a sua saúde

Suplemento de vitamina C - Foto Getty Images
Redução dos sintomas da gripe e combate ao estresse são algumas das vantagens

Se você não inclui uma alimentação rica em vitamina C no seu dia a dia, é melhor repensar seus hábitos. Obtido facilmente pela alimentação ou até por meio de suplementos vitamínicos, esse nutriente é essencial. Sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.

Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele. Segundo a nutróloga Daniela Hueb, ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.

Boas fontes dessa vitamina são frutas cítricas - como laranja, limão e abacaxi -, verduras em geral, salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, tomate, entre outras. A seguir, você confere bons motivos para inserir esses alimentos no seu cardápio, além de dicas de cuidados e combinações necessárias para aproveitar melhor a vitamina C:

Reduz os sintomas de gripes e resfriados
Quando se trata de um resfriado comum, a vitamina C não funciona como uma cura. Entretanto, alguns estudos mostram que tomá-la para gripes e resfriados pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares. De acordo com Daniela, a vitamina C está relacionada com a redução da gravidade dos sintomas e dos dias de duração da doença.

"O poder da vitamina C foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling, duas vezes ganhador do Prêmio Nobel, em 1954 e 1962", conta a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Ele pregava que altas doses da vitamina agia contra gripes e resfriados. Desde então, o assunto é controverso, mas Roberta lembra que a vitamina C é um nutriente que, em conjunto com diversos outros, faz parte do sistema imunológico, sendo essencial para o nosso sistema de defesa.

É eficiente contra o estresse
Uma pesquisa alemã mostrou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido devido ao estresse - complicação muito comum em nossa sociedade.

Os pesquisadores submeteram 120 pessoas a momentos estressantes: falar em público e resolver problemas de matemática. Metade delas receberam 1.000 mg de vitamina C. Como resultado, os principais sinais de estresse, como os níveis elevados de do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores naqueles que não receberam o suplemento vitamínico.

Já os participantes que receberam a vitamina C relataram que se sentiram menos estressados. Isso acontece porque a vitamina cessa a secreção de cortisol, que é o hormônio liberado pela glândula adrenal - em resposta ao estresse - e responsável por transmitir essa "notícia" do estresse para todas as partes do corpo.

Além disso, a nutróloga Daniela Hueb explica que a vitamina melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.

Laranjas - Foto Getty ImagesCombate o envelhecimento da pele
A Vitamina C também traz benéficos às células no interior e no exterior do corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada.

Segundo a especialista Daniela Hueb, o ácido ascórbico - substância contida na vitamina C - é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células, além de ter um efeito clareador sobre a pele.

A vitamina C pode vir em formas manipuladas como hidratantes para o rosto, com filtro solar que ajuda a prevenir eventuais manchas na pele. Ela também pode ser ingerida em forma de cápsula, gelatinas ou shakes. "É importante, antes de escolher como incluir a vitamina C em sua rotina, não esquecer que ela está presente em alimentos ricos nessa fonte e que devem ser consumidos diariamente e, claro, sempre com acompanhamento médico", adverte a nutróloga.

Aumenta a absorção de ferro
Esse nutriente é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal - como verduras e feijões -, prevenindo a anemia. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, devido à sua característica antioxidante, a vitamina C consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

Roberta afirma que a recomendação diária de vitamina C é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres. Ela é facilmente obtida quando a alimentação é adequada. Confira a quantidade do nutriente em alguns alimentos:

Uma fatia grande de abacaxi = 115,9 mg
Uma acerola = 164,3 mg
Uma unidade grande de chuchu = 74,4 mg
Uma unidade média de mamão papaya = 142,6 mg
Uma laranja grande = 135,8 mg

Diminui crescimento de tumores
Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

A pesquisa mostrou que, quando ingerida em altas doses, a vitamina pode apresentar um efeito de pró-oxidação, diferente do seu efeito mais conhecido que é a atividade antioxidante. Essa constatação levantou a hipótese de que o efeito pró-oxidante pode gerar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que provocaria a eliminação das células do tumor.

Evita doenças oftalmológicas
Um estudo americano, feito pelo National Institutes of Health, descobriu que certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade. Este coquetel é composto por vitamina C (500 mg), vitamina E (400 UI), betacaroteno (15 mg), zinco (80 mg) e cobre (2 mg).

Reduz o risco de derrames
Pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os participantes que tinham esse nutriente em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.

Segundo os autores, as razões para isso não estão completamente esclarecidas, mas eles afirmam que pessoas que comem muitas frutas e verduras têm níveis sanguíneos elevados de vitamina C, o que pode aumentar a prevenção contra derrames.

Suplementos de vitamina C
Como todo medicamento, é preciso consultar um especialista antes de tomar a iniciativa de ingerir suplementos da vitamina. A nutricionista Kelly Balieiro, do Laboratório da Mulher Femme, diz que a deficiência é comum na gestação - devido ao surgimento da doença hipertensiva e pré-eclampsia - e em fumantes, que necessitam de mais vitamina antioxidante para combater os radicais livres ocasionados pelo fumo.

No entanto, mesmo nesses casos, nem sempre é preciso recorrer a suplementos. "Pelas fontes alimentares, conseguimos obter boa parte das necessidades diárias ou até em excesso. A ANVISA se limita a 1000mg/dia como consumo máximo seguro da vitamina C. Abusar desse nutriente pode provocar diarréia osmótica, distúrbios gastrointestinais, aumento da excreção de oxalato - responsável pela formação de cálculo renal - e aumento da excreção de ácido úrico", conta Kelly.

Fonte Minha Vida

Sete cuidados para acabar com o cálculo renal

Diminuir a ingestão de sal e hidratar-se ajuda a eliminar as pedras no rim

Complicação difícil de lidar, a dor do cálculo renal provoca dores horríveis, além de náuseas, vômitos, febre e até sangue na urina. A pedra se forma quando algumas substâncias secretadas pela urina - como o cálcio - estão presentes no rim em quantidade excessiva, isso causa um processo de cristalização, formando a pedra.

O tamanho do cálculo influencia a intensidade da dor - até quatro milímetros podem ser expelidos espontaneamente, sem dor. "Acima desse tamanho, a chance de episódios com dor aumenta", conta o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Confira alguns cuidados que especialistas recomendam para evitar que o cálculo se desenvolva e até mesmo para ajudar o corpo a expeli-lo.

Hidrate-se
A principal recomendação para evitar as pedras e auxiliar o tratamento é ingestão de líquidos acima de dois litros por dia. "Isso deixa a urina menos concentrada, auxiliando a diluição dos cristais", explica o nefrologista Eduardo Garcia, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Atenção redobrada em climas quentes
A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. "O principal motivo é a maior perda de líquido pela transpiração, levando a uma urina mais concentrada", conta Pedro Rocha, Nefrologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Por isso, se você já tem pedras no rim ou quer evitá-las, aumente a ingestão de água nos dias quentes e use roupas mais leves, evitando a transpiração excessiva. 

Evite o excesso de álcool
"A ingestão de álcool em grandes quantidades pode levar à desidratação e à elevação no ácido úrico", explica o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. As bebidas fermentadas são as que têm maior teor desse ácido e seu consumo elevado pode levar a um agravamento das pedras ou ao surgimento delas.

Modere a quantidade de sal
O sal pode ser tido como o grande vilão na formação de cálculos renais. "O consumo elevado leva a uma maior excreção de sódio pelo rim, o que pode aumentar a produção de cálcio, fósforo, acido úrico ou oxalatos, causando a pedra no rim", conta o nefrologista André Sloboda.  

Atenção às proteínas e ao cálcio
Em casos de cálculo renal mais grave, é recomendado evitar a ingestão de alimentos fontes de proteínas ou de cálcio em grandes quantidades. "O excesso de proteína animal aumentará a secreção de acido úrico urinário, podendo agravar ainda mais o cálculo", conta o nefrologista Pedro Rocha.

A restrição do cálcio é aplicada a pessoas que desenvolveram pedras formadas por esse nutriente - o cálculo renal por excesso de cálcio é o mais comum. É preciso esse controle para não formar mais pedras ou aumentar as já existentes. 

Tratamento clínico e cirúrgico
Em casos de pedra nos rins acima de quatro milímetros, é necessário o auxilio de medicamentos analgésicos, para que ela possa ser expelida sem dor, e outros medicamentos que ajudem a sua passagem - todos receitados por um médico.

De acordo com os especialistas, é recomendado o tratamento cirúrgico quando as pedras possuem mais de 10 milímetros, já que são mais agressivas. Há dois tipos de cirurgias: litotripsia (emissão de ondas de choque que quebram o cálculo) e procedimentos endoscópicos (retirada da pedra através de sondas e cateteres).

Para todos os casos, a recomendação é conversar com o seu médico e descobrir qual é o método mais adequado. 
Fique atento!
Existem doenças sistêmicas que podem ter o cálculo renal como o seu primeiro sintoma. Alguns exemplos são gota, doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais e doenças renais. ?Quando o cálculo renal aparece junto com febre, pode sinalizar uma infecção associada e deve ser motivo para procurar assistência médica imediata?, conta o nefrologista Eduardo Garcia.

Todo cuidado é pouco: se você está desconfiando que o seu cálculo renal pode ser sintoma de qualquer complicação mais grave, fale com seu médico. 
Fonte Minha Vida

Los Angeles quer obrigar atores pornô a usar camisinha

Indústria já precisou suspender atividades após descoberta de ator que estava com HIV

Deputados de Los Angeles votaram na terça-feira (10) uma medida que exige que os atores pornô utilizem preservativos nas filmagens, um novo capítulo da batalha entre ativistas contra a Aids e a indústria pornográfica.

A votação, que deve ser confirmada na próxima semana, aconteceu no Conselho da Cidade e teve resultado de 11 a 1 a favor da medida.

O texto foi aprovado depois que ativistas da luta contra a Aids conseguiram assinaturas suficientes para forçar os legisladores locais a tomar uma decisão: aprovar a proposta ou convocar um caro referendo.

Michael Weinstein, presidente da AHF, uma fundação que luta contra a Aids, afirmou que a votação foi um passo adiante para regulamentar a "máquina que promove o sexo inseguro" na indústria pornô dos Estados Unidos.

Nina Hartley, atriz pornô desde 1984 e enfermeira, criticou a decisão.

Ela afirmou que os filmes pornográficos exigem relações que duram entre 30 e 60 minutos. Segundo a atriz, uma camisinha pode gerar feridas e, portanto, aumentar o risco de transmissão de doenças.

- É um desastre para o cuidado da saúde. Sei que parece diferente quando observado de fora, mas não funcionará e não protegerá ninguém.

A indústria teve que suspender as atividades por algumas semanas ano passado quando um ator descobriu que havia sido infectado com o vírus HIV.

Em entrevista ao R7 em 2010, Ricardo Sobhie Diaz, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), falou sobre a testagem sistemática dos atores pornô. Segundo ele, isso não impede totalmente a infecção pelo vírus HIV durante as filmagens, mesmo que os exames sejam feitos mensalmente.

Fonte R7

Mentalização e soneca após as refeições ajudam a diminuir o estresse

Especialistas dizem que é importante deixar o coração calmo para evitar problemas

Preocupados com o elevado estresse da população dos centros urbanos, médicos americanos estão partindo para técnicas alternativas na intenção de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

Um grupo de especialistas em psicologia e clínica geral desenvolveu itens que podem diminuir o estresse.

A doença do mundo moderno pode causar dores, depressão, problemas cognitivos e até problemas no coração.

Conheça as dicas dos especialistas americanos:

- Uma das sugestões dos médicos e escrever em uma página em branco o que tem levado a pessoa ao estresse. Acredita-se que ao colocar para fora o que incomoda a mente, a pessoa faz uma espécie de limpeza mental.

- Se o momento impede fazer uma viagem para um lugar paradisíaco, que o coloque em contato com a natureza, os especialistas recomendam a mentalização. A sugestão é visualizar uma praia. Nela, a sugestão é se imaginar caminhando na areia, molhando os pés na água e mergulhando no mar.

- Aquele soninho após as refeições também ajuda a diminuir o estresse. A famosa sesta não só relaxa o corpo e a mente como também ajuda manter a pressão baixa do sangue.

- A velha prática de terapias alternativas como yoga, meditação e tai chi chuan também são prescritas pelos médicos. O fundamental, ressaltam, é deixar o coração calmo.

Fonte R7

Alimentos não devem ser guardados em panela de alumínio

Metal traz problemas à saúde e solta resíduos que contaminam a comida

Panelas de alumínio só devem ser usadas para preparar o alimento. Depois de pronta, a comida não deve ser armazenada dentro deste recipiente. Isso porque o alumínio é prejudicial à saúde e solta resíduos que contaminam o alimento.

O excesso de alumínio pode trazer danos à saúde. Ele está relacionado ao surgimento do mal de Alzheimer, câncer de pulmão, entre outros males.

Quando o sal é acrescido à comida durante seu preparo na panela de alumínio, o poder de transferir o metal para o alimento aumenta.

O recomendado é só salgar a comida após seu preparo.

Além de atingir o cérebro, possibilitando o surgimento do mal de Alzheimer, o alumínio desprendido da panela também pode causar a osteoporose porque o metal expulsa o cálcio dos ossos.

O alumínio também pode causar bursite e cálculos renais.

Fonte R7

Consumo de refrigerante de cola aumenta risco de osteoporose

Substância da bebida cria uma acidez no sangue e retira o cálcio dos ossos

As mulheres que consomem diariamente bebidas a base de cola correm o risco de sofrer osteoporose.

A conclusão é de uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition.

Doença comum nas mulheres que passaram da menopausa, a osteoporose enfraquece os ossos, fazendo-os quebrar mais facilmente.

No caso dos refrigerantes com cola, o responsável em descalcificar os ossos seria o ácido fosfórico, presente na bebida.

Segundo os pesquisadores, o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue e, assim, o cálcio seria retirado dos ossos.

As mulheres analisadas no estudo tinham uma boa ingestão de cálcio e mesmo assim tiveram a densidade óssea atingida pela bebida.

Fonte R7

Mais de 500 latino-americanas pedirão indenização na França por próteses PIP

Outras 500 podem se somar a esses pedidos, segundo advogada do caso

Mais de 500 mulheres latino-americanas farão parte da investigação judicial aberta na França por homicídio e danos involuntários contra a empresa que fabricava os implantes mamários defeituosos PIP, segundo informou nesta terça-feira (10) a advogada Marie Alimi.

"A ideia é ir em frente e pedir que a Comissão Europeia nos receba", disse à Agência Efe a advogada, que recebeu a função de defesa da associação de vítimas argentinas.

A associação, liderada por Virgínia Luna, conta com 500 mulheres registradas, e segundo a advogada, foi contatada por outras 500 pessoas que também podem se somar à iniciativa.

As vítimas dos implantes defeituosos, que possuíam um gel industrial no lugar do silicone, esperam ser recompensadas com indenizações ao término do processo judicial aberto em Marselha, sul da França.

Além disso, o escritório de Alimi representará também uma vítima venezuelana que apresentou um recurso de amparo perante a Corte Constitucional de Caracas.

A advogada confia que outras vítimas latino-americanas, especialmente colombianas e brasileiras, sigam os passos das argentinas e participem do processo na França, onde as autoridades sanitárias anunciaram há cerca de um mês que mulheres com os implantes PIP declararam ter câncer.

No entanto, a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos da Saúde declarou que não se estabeleceu nenhum vínculo entre esses casos de câncer e os implantes, retirados na França por seus riscos para a saúde porque podem se romper.

A estimativa é de que cerca de 30 mil pacientes implantaram estas próteses no país. O fundador da empresa fabricante dos implantes Poly Implant Prothèse (PIP), Jean-Claude

Mas, de 72 anos, enfrenta outras duas investigações judiciais por fraude.

Ele reconheceu à Polícia que era consciente de que os implantes não estavam homologados, e que os utilizou para poupar dinheiro porque pensava que não representavam um risco para a saúde.

Após detectar problemas nos implantes, o Governo recomendou às francesas que retirassem as próteses e se comprometeu a pagar a extração, mas só financiará a colocação de novas próteses caso os motivos sejam médicos e não estéticos.

No total, a estimativa é de que entre 400 e 500 mil mulheres tenham esses implantes no mundo todo.

Fonte R7

Concurso Prefeitura e Câmara de Araputanga - MT

A Prefeitura e Câmara de Araputanga, Estado de Mato Grosso, lançaram edital de concurso público destinado ao preenchimento de várias vagas. O concurso, que terá validade inicial de dois anos contados após a homologação final, ficará sob a responsabilidade da ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA.
São ofertadas 34 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 3.399,36, para carga horária de 20 a R$ 40h semanais.
Cargos

Prefeitura: Auditor Público Interno, Contador, Procurador Jurídico, Professor, Técnico em Radiologia, Técnico de Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Limpeza Pública, Braçal, Coveiro e Zelador. Câmara: Contador.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou via internet, até o dia 06 de fevereiro de 2012, em um destes sites: http://www.acpi.inf.br/ ou http://www.araputanga.mt.gov.br/. Podem ser feitas pessoalmente no Telecentro Comunitário da Prefeitura Municipal de Araputanga/MT, localizado na Rua Carlos Luz, nº 454 - Centro - CEP 78.260.000 - Araputanga/MT. As taxas de participação oscilam conforme a exigência do cargo:
Para cargos que exigem ensino superior completo - R$ 100,00;
Para cargos que exigem ensino médio completo - R$ 60,00;
Para cargos que exigem ensino alfabetizado - R$ 20,00.

Provas
As provas objetivas para todos os cargos da Prefeitura Municipal de Araputanga/MT serão realizadas provavelmente no dia 26 de fevereiro de 2012 no período matutino, das 08h às 11h. Já a prova objetiva para o único cargo da Câmara Municipal será realizada no dia 26 de fevereiro de 2012 no período vespertino, ainda sem local definido.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Barra do Turvo - SP 2012

A partir de 16 de janeiro, estarão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Barra do Turvo, Estado de São Paulo, para o preenchimento de várias vagas em diversos cargos. O certame será realizado através da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda e disponibiliza 163 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde de ESF, Agente de Controle  Interno, Ajudante de Obras e Serviços, Analista de Recursos Humanos, Arquivista, Assistente Administrativo, Assistente de Departamento Jurídico, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário de ESF, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista de ESF, Contador, Coveiro, Cozinheiro, Cuidador de  Idoso, Eletricista, Enfermeiro, Enfermeiro de ESF, Enfermeiro Psiquiátrico do NASF 3, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Planejamento e Desenvolvimento, Horticultor, Inspetor de Alunos, Médico, Médico de ESF, Monitor de Ações Culturais e de Turismo, Monitor de Informática, Motorista, Motorista do ESF, Nutricionista, Pedagogo, Pedreiro, Procurador, Professor de Ensino Básico I – Educação Infantil, Professor de  Ensino Básico  II – 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental, Professor de Ensino Básico  II – 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental Especialista – Artes, Professor de Ensino Básico II – 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental Especialista - Educação Física,  Professor de Ensino Básico II – 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental Especialista - Inglês, Psicólogo, Psicólogo do NASF 3, Psicopedagogo, Secretário de Escola, Técnico de Raio X, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem de ESF, Técnico em Meio Ambiente, Telefonista, Terapeuta Ocupacional - NASF 3,Tesoureiro, Veterinário, Vigia, Viveirista e Zelador.

Os salários estão na faixa de R$ 551,40 a R$ 8.000,00, por jornadas de trabalho de 30 a 40h semanais.
Inscrições
A inscrição será feita pelo site da organizadora - http://www.rboconcursos.com.br/ - até o dia 31 de janeiro de 2012. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
Se o candidato optar em fazer sua inscrição presencial, deverá se dirigir  pessoalmente, ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição, lotado na Prefeitura Municipal, localizado Av. 21 de Março nº 304, Barra do Turvo/SP, das 08h às 13h.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Barra do Turvo e/ou em outras cidades ao  redor desta, caso seja necessário, por definição conjunta da Prefeitura Municipal de Barra do Turvo e da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Santa Cecília (PB)

A Prefeitura Municipal de Santa Cecília, cidade de 6.661 habitantes localizada no Agreste Paraibano, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Com validade inicial de dois anos, prorrogável por mais dois este concurso oferece 62 empregos em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1.500,00. Confira o edital.

As vagas são tanto para o quadro permanente quanto para formação de Cadastro de Reserva, nos cargos de Assistente Social, Agente de Arrecadação e Tributação, Agente de Combate a Endemias, Agente Fiscal Sanitário, Agente Comunitário de Saúde,Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Cirurgião Dentista - Saúde Bucal, Bioquímico, Cirurgião Dentista - Saúde Bucal, Educador em Saúde, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Instrutor de Banda Musical, Médico PSF, Motorista, Operador de Máquinas, Psicólogo, Técnico em Construção Civil, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem do PSF, Nutricionista, Tratorista e Vigilante.

Quem quiser participar, deve se inscrever no endereço eletrônico  http://www.mettaconcursos.com.br/ de 09 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012. Presencialmente, a inscrição poderá ser feita de 11 de janeiro a 03 de fevereiro 2012, no Prédio da Prefeitura Municipal. As taxas são de R$ 37,00 R$ 47,00 e R$ 59,00.

A data da prova objetiva será divulgada em 02 de março de 2012, juntamente com o cartão de homologação do candidato, no site http://www.mettaconcursos.com.br/. As provas poderão ocorrer nos períodos matutino e ou vespertino e em dias distintos, com início às 08h e às 14h.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pelo mesmo site em até 48 horas, contados da realização da prova objetiva.

A prova prática será realizada  em data a ser divulgada oportunamente.

Saiba mais

Prefeitura de Saudades - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Saudades, Estado de Santa Catarina, lançou edital para realização de processo seletivo. O certame é válido pelo prazo de 1 ano, prorrogável uma vez, por igual período e se destina ao provimento de 12 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O vencimento inicial vai de R$ 752,07 a R$ 2.952,10, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.

Cargos
Nível Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Agente de Defesa Civil, Auxiliar Administrativo, Merendeira, Servente e Serviços gerais;
Nível Médio - Técnico em Informática;
Nível Superior - Psicólogo, Farmacêutico e Enfermeiro.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas pela internet até o dia 30 de janeiro de 2012, no endereço eletrônico: http://www.icap.net.br/. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 30,000, R$ 40,00 e R$ 60,00.

Provas
A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 12 de fevereiro de 2012, com  início às 09h e término às 12h, nas dependências Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF, situada na Rua Vereador Ivo Stulp, s/n, Bairro Lage de Pedra, na cidade de Saudades (SC). O gabarito provisório será divulgado a partir das 18h do dia 12 de fevereiro no site da empresa organizadora do certame http://www.icap.net.br/.

Prefeitura de Lacerdópolis (SC) abre vagas

A Prefeitura de Lacerdópolis, Estado de Santa Catarina, através da Empresa Georgeo Almeida ME – (APRENDER.COM), abriu o processo seletivo 001/2012 destinado a prover várias vagas temporárias de excepcional interesse público no município.Os vencimentos são de até R$ 10.842,86, para carga horária de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo.
O processo seletivo e respectivo resultado terão validade para o exercício de 2012.
Cargos

Candidatos que têm o Ensino Alfabetizado podem concorrer aos cargos de Serviços Gerais Masculino, Serviços Gerais Feminino, Operador de Máquinas Leves e Pedreiro;
Para quem possui o Nível Médio a chance é para Assistente Administrativo;
Já para aqueles que concluíram o ensino superior as oportunidades são destinadas aos cargos de Professor Nível I - Séries Iniciais, Professor Nível I - Educação Infantil, Professor Nível Especial, Médico, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Professor Educação Física, Professor Escolinha Futebol, Monitor da Terceira Idade e Professor de Xadrez.

Inscrições e Taxas
As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2012, das 08:30 às 11:30, na Prefeitura Municipal de Lacerdópolis (SC), localizada na Rua Rua 31 de março, 289, Centro, na cidade de Lacerdópolis (SC). A taxa de inscrição para o curso superior é de R$ 40,00 e Para os demais R$ 20,00.

Provas

As provas serão realizadas em 11 de fevereiro de 2012, das 08 às 11h, no Prédio da Escola de Educação Básica Joaquim D'Agostini, situado na Rua 7 de Setembro nº 40. O gabarito oficial referente à prova objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da prova no Mural da Municipalidade e no site http://www.aprendersc.com.br/.

Haverá prova prática para todos os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas Leves, Pedreiro, Aux. Serv. Gerais Masculino e Feminino logo após o término da prova escrita e objetiva. O local de espera para a realização da prova prática será na garagem da prefeitura da municipalidade em horário divulgado no dia da realização da prova escrita e objetiva desta primeira etapa.