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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Clientes precisam deixar a Unimed até o fim desta quarta-feira

Empresa responde a processo extrajudicial desde 6 de dezembro. Dificuldades financeiras vêm de 2005 (Breno Fortes/CB/D.A Press - 27/10/11)
Empresa responde a processo judicial desde 6 de dezembro.
Dificuldades financeiras vêem de 2005
Usuários da operadora em Brasília têm até o fim da tarde de hoje para mudar de plano de saúde sem ter que cumprir carência

Termina nesta quaqrta-feira (18/12) o prazo para os beneficiários da Unimed Brasília mudarem de plano de saúde sem ter que cumprir período de carência. O direito à portabilidade foi concedido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em razão dos problemas de caixa e atendimento apresentados pela operadora, que, desde o dia 6 de dezembro, responde a processo de liquidação extrajudicial.

Todos os quase 9 mil conveniados à Unimed Brasília podem escolher outro convênio, desde que ele esteja na mesma faixa de preço do anterior, mantendo a carência cumprida até 18 de abril de 2013, quando a portabilidade foi decretada. Quem ainda estava dentro do período de carência em abril também pode migrar e cumprir o resto do prazo na nova operadora. A decisão independe do tipo de contratação do convênio — individual, familiar ou coletivo — e do aniversário do contrato.

Para saber quais planos são compatíveis, a ANS recomenda que o consumidor procure o Guia de Planos no portal da agência. Para isso, o usuário deverá portar o número do convênio, que pode ser obtido com a Unimed Brasília. Assim que decidir para qual operadora quer ir, ele deve solicitar à empresa a adesão tendo em mãos o “relatório de planos em tipo compatível”, que é disponibilizado ao fim da consulta que o beneficiário faz ao portal da ANS. 

 Correio Braziliense

Na China, mulher morre com um novo vírus da gripe aviária, o H10N8

Segundo informações do governo, ela visitou um mercado de aves vivas. Agência de notícias chinesa cita baixo risco de transmissão entre humanos
 
Um novo tipo de vírus de gripe aviária já fez uma vítima na China. A agência de notícias Xinhua divulgou, nesta quarta-feira (18), que uma mulher de 73 anos morreu após contrair o vírus H10N8.
 
O caso ocorreu em Nanchang, capital da província de Jiangxi. A mulher morreu no dia 06 de dezembro por insuficiência respiratória e choque. Ela havia procurado assistência médica no fim de novembro. Citando especialistas, mas sem identificá-los, a agência de notícias disse que o vírus tem um baixo risco de propagação para os seres humanos.
 
O Centro Chinês para o Controle e Prevenção de Doenças identificaram a cepa como o vírus da gripe aviária H10N8 , disse a Xinhua.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS ) não possui nenhuma informação sobre o novo tipo de vírus, informou uma porta-voz da organização.
 
Segundo a agência Xinhua, a vítima visitou um mercado de aves vivas e estava exposta ao negócio de aves de capoeira. De acordo com as informações oficiais do governo chinês, as pessoas que tiveram contato próximo com ela não tiveram sintomas anormais.
 
A China está no início da temporada de gripe tradicional, e há muito tempo enfrenta um problema com a gripe aviária.
 
A cepa H7N9 da gripe aviária surgiu este ano na China e já infectou pelo menos 139 pessoas na China, Taiwan e Hong Kong, matando 45 pessoas.
 
Especialistas dizem que não há nenhuma evidência de qualquer transmissão de H7N9  de pessoa para pessoa.
 
Mas uma análise científica de provável transmissão do vírus H7N9, publicado em agosto, deu a mais forte indicação de que às vezes o vírus pode saltar entre as pessoas e, por isso, poderia causar uma pandemia humana.

G1

Cientistas relacionam perda de memória à ingestão de 'junk food'

Hamburguer (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Hambúrguer é um dos alimentos ricos em gordura
Segundo pesquisadores, efeitos aparecem antes do ganho de peso. Ratos submetidos a dieta de açúcar e gordura perderam memória espacial
 
Um grupo de cientistas da Austrália vinculou a perda de memória com a ingestão de 'junk food' após realizar experimentos com ratos, informou nesta terça-feira (17) a imprensa local.
 
Margaret Morris, chefe da pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul, afirmou que os ratos submetidos a uma dieta de açúcar e gorduras mostraram, seis dias após o início dos experimentos, sintomas de perda de memória ao serem submetidos a testes relacionados com a memória espacial.
 
"Os animais não estavam obesos após seis dias, mas as mudanças na capacidade cognitiva, como a perda da memória, ocorreram antes de qualquer variação de peso", declarou Margaret à emissora 'ABC', e acrescentou que ficou surpresa com a rapidez com que os animais perderam essas faculdades mentais.
 
Os cientistas notaram que os ratos alimentados com uma dieta com alta concentração de gorduras e açúcar tinham uma inflamação na região do hipocampo, a parte do cérebro que está relacionada com a formação e o armazenamento da memória e uma das primeiras regiões afetadas pela mal de Alzheimer.
 
"Ainda é muito cedo para afirmar que existe um vínculo causal entre os dois, mas achamos que provavelmente a inflamação é altamente relevante no declive cognitivo", comentou a cientista.
 
"É difícil afirmar que o mesmo ocorre com os humanos. Mas existem dados sobre pessoas que se submeteram voluntariamente a testes em que se alimentavam de 'junk food' por cinco dias e que perderam suas funções executivas" apontou Margaret ao citar como exemplo que necessitavam de mais tempo para reagir.
 
Por outro lado, Manny Noakes, especialista em nutrição da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica do Commonwealth (CSIRO, sigla em inglês) na Austrália disse à 'ABC' que o estudo traz uma reflexão sobre o impacto da 'junk food' nas pessoas à medida que envelhecem e em torno da conexão entre uma boa dieta e melhoras na memória.

G1

Comissão aprova cadastro de entrada de idosos em hospitais

PL busca instituir programa de entrada de idosos em hospitais e postos de saúde. Objetivo é garantir cadastramento para acompanhar e agendar consultas
 
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto de Lei 3045/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que institui o Programa de Entrada de Idosos em hospitais e postos de saúde. O objetivo é garantir o cadastramento de idosos nas unidades de saúde para acompanhar e agendar consultas, além de dar orientações preventivas e assistência domiciliar para os que têm dificuldade de locomoção.
 
O relator, deputado João Dado (SDD-SP), recomendou a aprovação com o argumento de que a proposta não cria novas despesas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele analisou somente a adequação financeira e orçamentária do projeto. “De fato, já faz parte da política do SUS garantir atenção integral à saúde da população idosa”, apontou.
 
A proposta foi aprovada com uma alteração feita pelo relator. Ele definiu que os recursos necessários para a aplicação da lei sairão do Orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, conforme regulamento a ser editado em até 60 dias após sua pblicação. O projeto original atribui somente à União a responsabilidade pelas despesas.
 
“O financiamento do SUS, por força da Constituição Federal, cabe aos três entes federados”, ressaltou Dado. O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
A proposta pode ser vista na íntegra em camara.gov.br.

SaudeWeb

Senadores avaliam projetos para gestão de UTIs

Foto: Wikipédia
UTI do Hospital Mário Dourado Sobrinho em Irecê, Bahia, Brasil
PLS 332 torna obrigatória a avaliação da qualidade e do desempenho das UTIs, enquanto PLS 233 determina competência do gestor estadual do SUS
 
Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) devem lidar com uma extensa pauta de projetos na área de saúde nesta quarta-feira (18). Dois deles podem mudar a administração das unidades de terapia intensiva (UTI) caso virem lei.
 
O primeiro torna obrigatória a avaliação da qualidade e do desempenho das UTIs, públicas e privadas, e a divulgação dos resultados aos órgãos de vigilância sanitária (PLS 332/2013). Pelo texto, a comunicação dos dados consolidados do ano anterior deve ser feita obrigatoriamente até o último dia do mês de fevereiro do ano corrente.
 
A avaliação é feita com base em 30 indicadores que especificam estrutura, processos e resultados das UTIs avaliadas, como número de leitos, o tempo médio de permanência dos pacientes e o número de mortes. Além disso, cada unidade deverá ser avaliada individualmente. O projeto também determina a distinção dos tipos de UTI (adulto, especializada, neonatal, pediátrica ou pediátrica mista).
 
O relator do projeto na CAS, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), é favorável à proposta e afirma que o monitoramento e a avaliação da atividade das unidades de terapia intensiva são relevantes pelo fato de elas oferecerem assistência à saúde de pessoas em estado grave ou crítico.
 
Estaduais
O outro projeto sobre UTI altera a Lei Orgânica de Saúde para determinar a competência do gestor estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) na participação das diversas etapas relacionadas à prestação dos serviços (PLS 233/2012). Pelo projeto, os gestores estaduais do SUS devem atuar ativamente no planejamento, na programação e na organização desse serviço para que os atendimentos sejam racionalizados e aprimorados.
 
Para o autor, senador Vital do Rêgo, (PMDB-PB), esta é uma forma de minimizar a dificuldade de acesso a leitos de UTI: a articulação dos entes municipais por meio da atuação dos gestores estaduais.
 
O relator da proposta, senador Humberto Costa (PT-PE), que é favorável ao projeto, afirma que atualmente, diante da carência de vagas em serviços próprios, os gestores são obrigados a contratar leitos em hospitais particulares, o que acarreta enormes gastos.
 
Humberto frisou que os recursos atualmente despendidos nas internações compulsórias poderiam ser aplicados na instalação de leitos em hospitais públicos, caso os gestores do SUS se dedicassem ao planejamento da instalação das unidades e na identificação de aspectos que influenciam as decisões.
 
Esses dois projetos são terminativos na CAS, ou seja, se forem aprovados sem recurso para votação em plenário, seguirão direto para análise da Câmara dos Deputados.
 
SaudeWeb

Roche lança sistema para testes desenvolvidos em laboratório

Software Flow permite fluxos de trabalho padronizados com automação de dados para laboratórios com um alto volume de testes desenvolvidos em laboratório
 
A Roche anunciou nesta segunda-feira (16/12) lançamento de seu novo sistema Flow para uso com Testes Desenvolvidos em Laboratório (TLD) na Europa, Ásia-Pacífico, África e América Latina.* De acordo com a farmacêutica, o sistema, definido pelo usuário, oferece flexibilidade ao longo de toda a cadeia de fluxo de trabalho, a partir da manipulação da amostra primária para análise dos resultados qPCR.
 
O sistema tem uma ampla gama de aplicações laboratoriais em virologia e microbiologia. Além disso, a oferta da Roche de reagentes, controles e ensaios projetados para trabalhar na instrumentação Flow, traz um novo nível de conveniência e padronização de laboratórios que executam um grande volume de LDTs.
 
A padronização do fluxo de trabalho e a automação de dados ativadas pelo sistema são projetadas para aplicações tipicamente exigidas nos laboratórios que realizam testes laboratoriais com diversos menus de testes moleculares, números elevado de amostras e grande variedade alvo. “O software conecta todos os passos do processo, permitindo um novo padrão de confiabilidade reprodutibilidade dos resultados e proporciona total rastreabilidade de dados e comunicação direta com o sistema de informações laboratoriais (LIS)”, afirmou em comunicado.
 
“O FLOW é um sistema aberto, o que nos permite aplicar nossos próprios ensaios internamente. Além disso, ele melhorou claramente a rastreabilidade dos resultados de testes qPCR, reduzindo a carga de trabalho repetitivo dos nossos técnicos”, disse Kurt Handberg, do Departamento de Microbiologia Clínica do Hospital Universitário Aarhus, Skejby, Dinamarca.
 
“Os clientes com aplicações LDT de alto rendimento precisam de alta confiabilidade de resultado, a qual é melhorada com a automação do fluxo de trabalho”, disse Paul Brown, chefe da Roche Molecular Diagnostics. “Com o lançamento do Flow, podemos melhorar a automação no cenário LDT com a primeira solução de fluxo de trabalho qPCR com suporte de TI e de amostra a resultado, desenvolvida em nossas tecnologias e sistemas bem estabelecidos. Até o momento, recebemos um feedback muito positivo de usuários pilotos em países europeus, destacando o aumento da confiabilidade dos resultados.”
 
O sistema FLOW estará imediatamente disponível na Europa, Ásia-Pacífico, África e América Latina.
 
*O sistema FLOW não está disponível nos EUA e outros territórios.
 
SaudeWeb

Órteses e Próteses: comissão debate custos para o sistema

Comissão de Defesa do Consumidor debate o impacto dos custos
de órteses e próteses para o sistema de saúde
De acordo com deputado que pediu a audiência, em operadoras privadas estima-se que os gastos com o materiais comprometem até 15% do faturamento
 
A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência publicou ontem, às 14h30, um debate sobre o custeio de órteses e próteses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por operadoras privadas de planos de saúde. Também será discutida a influência dos fabricantes das órteses e próteses e possíveis irregularidades na aquisição desses itens pelo setor público. Entre os convidados para a discussão estão representantes do Ministério da Saúde, entidades de classe, CFM, além de representantes de operadoras de saúde. As informações são da Agência Câmara.
 
De acordo com a agência, a audiência foi solicitada pelo deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que explicou que dados recentes indicam que as órteses e próteses são responsáveis por gastos elevados tanto nas operadoras privadas de plano de saúde quanto no SUS. Em relação às operadoras privadas, disse ele, estima-se que em alguns casos os gastos comprometem até 15% do faturamento.
 
Essa situação estaria prejudicando o desempenho das atividades dos planos de saúde e, segundo Izar, os crescentes gastos com esses materiais coloca as operadoras em um dilema: ou se repassa os gastos elevados para o beneficiário ou elas correm risco de se endividarem.
 
SUS
Em audiência pública realizada ao final de setembro último, para debater incentivos para produtos voltados para pessoas com deficiência, o representante da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), Henrique Grego, destacou que existem entraves no sistema de concessão de órteses e próteses.
 
De acordo com ele, dos 43 milhões de brasileiros com deficiência, pouco mais de 20 milhões necessitam de alguma órtese ou prótese. Na época, ele afirmou não existir condições de atender a toda essa demanda em razão do alto custo.
 
Ele relatou que o atendimento pelo SUS não chega a 0,3% das pessoas que precisam de próteses. Ainda segundo Grego, com o sistema de pregão eletrônico, a empresa que oferecer o menor preço ganha, e talvez seja a que não tenha boa qualidade no serviço, sem um controle eficiente da atividade. Ele ainda informou que cerca de 70% das próteses não reabilitam totalmente o paciente.
 
Convidados
Foram convidados para participar da audiência de ontem (17):

-o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha;

-o gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa), Joselito Pedrosa;

-o diretor comercial da Federação Unimed Nordeste Paulista, Otto Barbosa;

-o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Bruno Sobral de Carvalho;

-o conselheiro do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo;

-o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), José Cechin;

-o diretor-presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abiis), Carlos Eduardo Gouvêa; e

-a presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), Denise Eloi.

SaudeWeb

Benefícios dos cogumelos para a sua saúde

Shitake, shimeji, champignon, cogumelo-do-sol, entenda como estes e outros tipos podem ajudar até mesmo no combate ao câncer
 
Existem diversas espécies de cogumelos comestíveis e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a prevenir doenças graves. Com a ajuda de especialistas, listamos os principais benefícios proporcionados por estes fungos e apontamos quais os tipos que podem oferecer este auxílio.

Não existe uma quantidade exata recomendada de cogumelo. "Acredito que em torno de 250 a 300 gramas por semana seja interessante para uma alimentação balanceada", estima Priscila Credendio. O excesso do alimento não acarreta problemas para a saúde, a única questão é que algumas pessoas podem ser alérgicas.

Conheça quais problemas o shitake, shimeji, champignon de Paris, portobello, cogumelo-do-sol, pleurotus salmon, hiratake, cogumelo rei e cogumelo salmão podem ajudar a prevenir e combater.
 
Os cogumelos podem ajudar no combate ao câncer - Foto: Getty ImagesO cogumelo e o câncer
Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana. "Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer que destroem as células cancerígenas", explica o oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari.

Jorge Genari utiliza comprimidos de cogumelo-do-sol como parte do tratamento do câncer de mama. "Tenho 400 pacientes em observação para saber se o cogumelo auxilia no tratamento deste câncer. Porém, isso não invalida a recuperação convencional, como cirurgia e quimioterapia, ele não é milagroso", alerta Genari.

A mesma substância também pode ser interessante para o tratamento de portadores do vírus HIV. "Afinal, como as beta-glucanas melhoram o sistema imunológico, elas também podem ser interessante para o tratamento desta doença, contudo, estudos mais detalhados ainda são necessários", diz Genari.

O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com esta substância benéfica para o organismo.  
 
O shitake possui ação antimicrobiana - Foto: Getty ImagesAção antimicrobiana
Alguns cogumelos se destacam pela ação antimicrobiana e assim podem combater alguns micro-organismos prejudiciais para o organismo. Isto ocorre porque em seu ambiente natural os cogumelos necessitam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver. Alguns estudos iniciais apontaram inclusive melhora de sintomas do HIV após o consumo do fungo.

Certas espécies se destacaram por sua ação antimicrobiana. "O pleurotus salmon possui esta atividade comprovada contra certas bactérias por conter a substância pleurotina", explica biotecnóloga Priscila Credendio, mestre em Ciência dos Alimentos. Segundo a bióloga Sascha Habu, o shitake, o funghi e o cogumelo dourado também possuem ação antimicrobiana.  
 
Os cogumelos possuem ação anioxidante - Fotos: Getty ImagesAção antioxidante
Os cogumelos possuem forte ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres do organismo. "Isso implica positivamente em várias doenças humanas como o câncer, a artrite reumatoide, cirrose, arteriosclerose, bem como processos degenerativos associados com a idade", explica Habu.

A ação antioxidante ocorre porque os cogumelos são ricos em vitaminas A e C, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos, entre outras substâncias que possuem este efeito. Os principais tipos que se destacam por essa ação positiva são: champignon de Paris, portobello, cogumelo-do-sol, shitake, hiratake, cogumelo rei e cogumelo salmão.  
 
Os cogumelos podem ajudar a baixar o colesterol - Foto: Getty ImagesDiminui o colesterol
Estudos iniciais relacionam os cogumelos com a diminuição do colesterol. "Uma pesquisa que realizamos com ratos demonstrou que o nível do colesterol total foi reduzido em 27% com polissacarídeos do cogumelo-do-sol, Agaricus brasilensis, no entanto o mecanismo ainda é desconhecido", conta Habu.

Uma das questões que poderia contribuir para o benefício é o fato de alguns cogumelos, o shimeji e o oudemansiella canarii, serem ricos em vitamina B3, que ajuda na diminuição do colesterol ruim, LDL. Outra possibilidade é o fato do fungo ser rico em fibras o que também contribui para reduzir os níveis do LDL. Alguns cogumelos especialmente o shitake, possuem a eritadeina, esta substância também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.  
 
Os cogumelos podem ajudar a combater o diabetes - Foto: Getty ImagesCombate o diabetes
Outro ponto interessante dos cogumelos é que ajudam no controle do diabetes. "Vários tipos possuem propriedades hipoglicêmicas, que baixam o açúcar no sangue, devido à quantidade de fibras, polissacarídeos e outros compostos presentes no alimento", afirma Habu.

As beta-glucanas também teriam um efeito antidiabético. Diversos estudos preliminares realizados com ratos, entre eles um feito pela Universidade de Gimhae na Coreia do Sul, mostraram que após consumirem o cogumelo-do-sol, que é rico em beta-glucanas, houve redução na concentração de glicose dos animais.  
 
Os cogumelos são bons para quem tem problemas na tireoide - Foto: Getty ImagesBom para quem tem doenças na tireoide
Alguns estudos apontam que certos tipos de cogumelos possuem compostos que agem no metabolismo e podem auxiliar no controle de alguns hormônios. Alguns deles são os secretados pela tireoide, portanto o consumo do alimento é interessante para quem tem doenças na tireoide como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. 
 
Os cogumelos são ricos em ácido fólico - Foto: Getty ImagesRico em ácido fólico
O ácido fólico está presente nos cogumelos, especialmente no shitake. A carência desta substância pode levar a doença cardiovasculares, câncer e desordens mentais, como a doença de Alzheimer, além de resultar na má formação do feto e más formações congênitas.

O nutriente é essencial para as gestantes, pois contribui para evitar malformações neurológicas no feto, já que ele ajuda na construção do tubo neural do bebê. Além disso, um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observou que tomar suplementos alimentares de ácido fólico durante a gravidez reduz as chances do bebê nascer com autismo.  
 
Minha Vida

Com 26 kg, mulher com doença rara diz: "As pessoas me viam e queriam saber o que eu tinha de errado"

Lizzie Velasquez
Foto: Reprodução/Facebook
Depois de lançar dois livros, jovem pretende abrir empresa "anti-bullying"
 
Com uma síndrome rara, Lizzie Velasquez, de 24 anos de idade, do Texas, Estados Unidos, superou a própria vergonha de ser magra demais e, hoje, ganha a vida com palestras motivacionais e livros. Nos cerca de 200 eventos que faz por ano, ela conta as dificuldades e como deu a volta por cima.

 — As pessoas me viam e se perguntavam o que eu tinha de errado.
 
Por causa de sua condição rara, ela pesa 26 kg é obrigada a comer cerca de 60 vezes por dia. Seu corpo tem dificuldade em “fixar” a gordura.
 
Apesar dos obstáculos, Lizzie conta que resolveu superar as dificuldades se tornando ativista anti-bullying e fazendo palestras motivacionais para incentivar as pessoas.

 — Tinha duas escolhas. Ou escolhia ser feliz ou desistir de tudo.
 
Em um dos vídeos de sua palestra, ela conta que, quando nasceu, os médicos disseram que ela teria muitas limitações.

— Eles disseram que eu não poderia andar correr, brincar, ou seja, não poderia fazer nada. Mas meus pais me levaram para casa e fizeram o que podiam. Cresci completamente normal.
 
Segundo Lizzie, mesmo se pudesse “nunca iria mudar” sua aparência.

 — Levei muitos anos para aceitar quem eu sou, e, hoje, gosto da pessoa que vejo no espelho.
 
Lizzie é uma das poucas pessoas no mundo que têm essa condição.
 
Em setembro, ela lançou seu segundo livro, Be Beatiful, Be You (Seja Bonita, Seja Você). Segundo ela, a obra dá conselho de como as pessoas podem fazer e manter bons amigos, lidar com o bullying e negatividade, além de trazer dicas sobre espiritualidade. O tema central é amar a si mesmo e ter autoestima.
 
Recentemente ao site Daily Mail, a jovem contou que seu sonho "para o futuro é ajudar os outros".

— Quero criar uma empresa de anti-bullying. Algo para crianças, adultos e adolescentes.
 
R7

Milagre: bebê de 430 g vai para casa após cinco meses de internação

Foto: Reprodução / Daily Mail
Após nascimento, médicos deram ao bebê 10% de chance de sobrevivência
 
A pequena Meghan Hope Pacyna, de Illinois, nos Estados Unidos, pode ser considerada uma vitoriosa. Ela nasceu prematura, de seis meses, com 20 cm e 430 g. Para os médicos, a chance de sobrevivência não ultrapassava 10%. Mas, o milagre aconteceu. As informações são do Daily Mail.
 
A chance de sobrevivência, segundo os médicos, era mínima, mas Meghan foi forte o suficiente para passar cinco meses no hospital e agora receber a tão esperada alta médica.
 
Meghan nasceu no dia 9 de julho e desde então nunca saiu do hospital. A mãe René contou que a bolsa estourou durante o chá de bebê. Por isso, foi levada às pressas ao hospital. 

— Eu só ficava pensando que os médicos são milagrosos e iriam fazer alguma coisa para impedir o nascimento.
 
Mas, depois de dois dias internada, o bebê nasceu contra todas as probabilidades. Para os médicos, isso foi um milagre, mas não era possível saber se o bebê viveria horas, semanas ou meses. A única coisa que os pais podiam fazer era rezar.
 
Meghan provou ser uma lutadora pela segunda vez, quando os médicos descobriram um coágulo de sangue raro em seu abdômen. O tratamento foi feito imediatamente e o bebê ficou curado. Agora, os pais estão muito felizes por, finalmente, poder levar a sua filha para casa.

R7


Falta controle a entidades de saúde, diz TCM-SP

Secretaria Municipal de Saúde tem 15 dias para se manifestar
 
Relatório do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) sobre a gestão das Organizações Sociais da área da saúde aponta que a prefeitura ainda não tem controle efetivo sobre os gastos das entidades. A auditoria avaliou, entre outubro e dezembro, os 26 contratos vigentes no primeiro ano do prefeito Fernando Haddad (PT). O relatório foi concluído na quinta-feira passada e a Secretaria Municipal de Saúde tem 15 dias para se manifestar.

O relatório aponta que só cinco servidores são responsáveis por controlar as prestações de contas apresentadas; outros oito são terceirizados. Além disso, não há regras nem indicadores formais para a análise dos contratos, o que torna os critérios subjetivos. A auditoria também constatou que não há verificação rotineira, mesmo que por abordagem, de notas fiscais ou folhas de pagamento.

Houve um aumento de 55,95% no volume de recursos destinados a contratos com OSs entre 2010 e 2013, de R$ 993,7 milhões para R$ 1,6 bilhão, enquanto os gastos globais com a saúde por parte do município cresceram 35%. “Ainda assim, não há uma análise qualitativa e não há consistência na prestação de contas”, diz Maurício Faria, conselheiro do TCM e relator da função saúde.

Entre junho de 2012 e junho de 2013, as OSs firmaram empréstimos no valor total de R$ 447 milhões (e gastaram cerca de R$ 1 milhão em juros), sem esclarecer se o motivo teria sido atraso no repasse de recursos ou insuficiência de caixa. Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), diz que neste ano, pela primeira vez, houve atraso no repasse do pagamento para cerca de 750 dos 6 mil médicos que atuam nas OSs, o que deflagrou uma greve de quatro dias em outubro. Os salários estavam atrasados em um mês e o pagamento dos plantões extras, em quatro meses. “Esses contratos são péssimos.”

Na avaliação do professor Oswaldo Yoshimi Tanaka, da Faculdade de Saúde Pública da USP, o poder público não está preparado para controlar as OSs. “Se o repasse de recursos está adequado, não teria por que as OSs tomarem empréstimos. Os contratos não conseguem suportar o custo?”

A Secretaria Municipal da Saúde informou que ainda não teve acesso ao relatório, mas que mantém diálogo constante com o TCM e que neste ano adotou medidas para ampliar o controle dos repasses às OSs, como encerramento de parcerias e substituição de profissionais.
 
O Estado de São Paulo

Como tratar a indigestão

Quando você sente uma forte indigestão, é difícil se livrar daquilo e seguir em frente com o seu dia. Não importa o que está causando o problema, você quer que ela vá embora rápido. Se esse problema está incomodando você, tente esses passos para obter algum alívio.
 
1. Observe o que você come
Evite comer alimentos que são picantes ou gordurosos, pois estes podem agravar a sua indigestão. Além disso, literalmente, ver o que você come. Se você comer muito rápido, fala enquanto come, ou come grandes bocados de uma só vez é susceptível de ter mais indigestão. Portanto, coma devagar, observe o seu prato, e evite falar durante a mastigação (assim você não engole ar).
 
2. Beba somente após sua refeição
Se você bebe normalmente líquidos durante as refeições, tente bebê-los depois. Evite beber refrigerante, café ou álcool, pois estes podem ser abrasivos para o revestimento do estômago. Para acalmar o estômago irritado, tente beber um copo de leite. O leite neutraliza os ácidos no estômago.
 
3. Tome enzimas digestivas
Estes estão disponíveis em uma forma de suplemento na maioria das lojas de alimentos saudáveis. Há enzimas digestivas baseadas em plantas fúngicas, mais eficaz em muitos casos. Siga as instruções de dosagem para cada suplemento de enzima individualmente.
 
4. Tente óleo de menta com revestimento entérico
Este é outro suplemento em forma de gel-cápsula que você toma em uma base diária. Ao longo do tempo, tem mostrado para reduzir ou curar a indigestão em 75% dos usuários. Siga as instruções de dosagem que vêm com o suplemento para obter a quantidade certa para a sua situação.
 
5. Beba chá
Essas três ervas mágicas: hortelã, gengibre e camomila! Maravilhas para problemas de estômago. Beba-os na forma de chá de um saco de chá comprado em loja ou infundido em sua forma seca com água quente. Adicione limão ou mel para adicionar um pouco de sabor, sem aumentar a sua ingestão de açúcar.
 
6. Tente chá de canela
Ferva um pouco de chá com canela em pó. Use dois saquinhos de chá ou o equivalente. Adicione 2 sachês Igualdade (ou similar) para o chá e misture juntos. Funciona como um encanto!
 
7. Tome probióticos
Estas são boas bactérias que crescem em seu estômago para ajudar a digerir alimentos. Se você não tem probióticos suficientes, o estômago é incapaz de digerir a comida com a rapidez necessária e vai deixar você com aquela sensação desconfortável de indigestão. Probióticos são normalmente tomados na forma de iogurte e outros produtos lácteos cultivados.
 
8. Experimente o extrato de folha de alcachofra
Esta opção está disponível na maioria das lojas de alimentos saudáveis, e funciona através do aumento do fluxo de bile em seu sistema digestivo. Siga as instruções de dosagem que vêm com o suplemento para obter melhores resultados.
 
9. Descanse depois de comer
Embora não seja aconselhável que você vá se deitar após uma grande refeição, faça uma pausa antes de fazer qualquer atividade física. Certifique-se de comer pelo menos três horas antes de ir para a cama.
 
10. Tome medicação
Há muitas prescrições que podem tratar a sua indigestão. No entanto, estas, por vezes, têm efeitos secundários negativos, tais como diarreia e constipação, pois tudo que eles fazem é bloquear o seu estômago de fazer ácido. Mas quando o ácido não está presente, ele impede que a digestão adequada ocorra. Use-os com moderação, e fale com o seu médico sobre a melhor opção para você.
 
Como Fazer

Prefeitura de Osasco - SP publica edital de processo seletivo

Com intuito de contratar 01 profissional para ocupar o cargo de Médico Ultrassonografista Diarista, a Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, publicou o edital nº 120/2013, de processo seletivo. Os salários são de R$ 3.583,62 por jornada semanal de 20 horas.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 19 de dezembro de 2013, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista, Osasco, no horário das 9 às 16 horas. 
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista técnica. O resultado da seleção pública será publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 13 de dezembro de 2013. 

Vagas de estágio na Prefeitura de Ribeirão Preto - SP

A Prefeitura de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, publicou o edital 04/2013 de processo seletivo, para o provimento de 257 vagas para estudantes de ensino médio, técnico e superior.
 
A bolsa-auxílio varia de R$ 230 ou R$ 350, por jornada de 4 a 6 horas diárias.  As oportunidades são para estudantes dos cursos de Arquitetura; Administração; Biomedicina; Técnico em Contabilidade; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Biológicas; Direito; Engenharia Civil; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; História; Letras; Medicina veterinária; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Serviço Social e Técnico em Informática, além de alunos do ensino médio. 
 
As inscrições serão realizadas até 15 de janeiro de 2014, pelo site www.ciee.org.br. De acordo com o edital, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será realizada na data prevista de 19 de janeiro de 2014, na EMEFEM PROFº ALFEU LUIZ GASPARINI, localizado a Av. D. Pedro I nº 196 - Ipiranga, Ribeirão Preto. 
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Pradópolis - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Pradópolis, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso
 público n° 001/2013, para preenchimento de 28 vagas no quadro de funcionários do município, além de formação de cadastro reserva. As vagas ofertadas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 2.920,88, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. 
 
As chances são para Agente de Desenvolvimento Infantil, Motorista, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica I– Educação Especial (Educação Especial), Professor de Educação Básica II, Educação Física, Professor de Educação Básica II, nas disciplinas de Arte, Ciências, Geografia, História, Inglês e Matemática, Psicólogo, Psicopedagogo (especialista área clínica), Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Inspetor de alunos, Monitor de ônibus, Secretário de Escola e Servente. 
 
As inscrições gratuitas serão feitas até 27 de dezembro de 2013, por meio do endereço eletrônico www.indepac.org.br/concursos. Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, prevista para o dia 12 de janeiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a

partir da data de publicação de sua homologação.

Prefeitura de São Sebastião do Oeste - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Oeste, no estado de Minas Gerais, lançou o edital 05/2013, de processo seletivo, visando a contratação de Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico, Cirurgião Dentista. A remuneração pode chegar a R$ 4.886,55.
 
As inscrições serão recebidas até 20 de dezembro de 2013, na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Paulo VI, nº 1.759, Centro. O horário de atendimento será das 11 às 16 horas.
 
A avaliação será realizada mediante a análise curricular e avaliação psicológica, para todas as funções. O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no site www.saosebastiaodooeste.mg.gov.br, na seção Diário Oficial do Município. 

Prefeitura de Carmo do Cajuru - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Carmo do Cajuru, Minas Gerais, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2013, por meio da organizadora Polis - Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis. Pelo certame, serão contratados 16 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de R$ 678,00 a R$ 2.650,91 em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Nível Fundamental: Instrutor de Atividades - CAPS e Auxiliar de Serviços Gerais - CAPS;

Nível Médio: Auxiliar Administrativo - CREAS, Auxiliar Administrativo - CAPS e Técnico em Enfermagem - CAPS;

Nível Superior: Advogado - CREAS, Assistente Social - CAPS, Psicólogo - CAPS, Terapeuta Ocupacional - CAPS, Assistente Social - CREAS, Coordenador - CREAS, Coordenador de CAPS, Médico Saúde Mental - CAPS, Psicólogo - CREAS e Enfermeiro - CAPS.
 
As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de dezembro de 2013, pelo site www.polisauditoria.com.br, ou na Praça Rio de Janeiro, nº. 90, Centro, das 8h30 às 11h e de 12h30 às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 para concorrer às funções de nível fundamental, de R$ 45,00 para médio e de R$ 65,00 para superior.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório. A validade do certame é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Cariacica - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, no estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu as inscrições referentes ao edital de processo seletivo nº 06/2013, destinado ao provimento de cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.727,50, em jornadas de 25 ou 44 horas semanais.
 
- Nível Fundamental: Motorista;
 
- Nível Médio: Agente Administrativo I e Técnico Municipal de Nível Médio I (Informática);
 
- Nível Superior: Professor MAPB (Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Língua Inglesa, Artes, História, Educação Física, Língua Portuguesa e Ensino Religioso), MAPP (Professor no Exercicio da Função Pedagógica), MAPA (Professor de Ensino "A" - Turmas de Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA) e Analista Municipal de Nível Superior I (Nutrição).
 
As inscrições devem ser preenchidas até 22 de dezembro de 2013, pelo site  www.cariacica.es.gov.br. Os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos e entrevista.
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Botucatu – SP

A Prefeitura de Botucatu, no estado de São Paulo, através da CAIP/ USCS, lançou edital n°01/2013 de concurso público, para o provimento de diversas vagas em seu quadro de pessoal. Ao todo serão 145 oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.694,19.
 
As oportunidades são para as funções de Arquivista, Atendente de Creche, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Encanador, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Padeiro, Agente de Atividades Escolares, Agente Fiscalizador, Analista de Projetos de Construção, Auxiliar Tributário, Desenhista, Fiscal de Rendas, Guarda Civil Municipal Feminino, Guarda Civil Municipal Masculino, Intérprete de Libras, Lançador Contador, Monitor, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imagem e Som, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Topografia, Analista Contábil, Analista de Planejamento e Orçamento, Analista Orçamentário, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Agrimensor, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Orientador de Esportes e Recreação, Professor de Educação Básica de Ciências, Educação Física, Educação Básica Infantil e Psicólogo.
 
A inscrição deverá ser efetuada até o dia 15 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet no site www.caipimes.com.br. As taxas de inscrição variam de R$ 25,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas na cidade de Botucatu, na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em horários e locais a serem informados através de editais de convocação que serão publicados oportunamente no Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Botucatu e simultaneamente divulgados no site www.caipimes.com.br, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos relativos a este certame.
 
O certame terá validade de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da Homologação do Certame, a critério da Prefeitura Municipal de Botucatu.

Concurso Prefeitura de Bannach - PA

A Prefeitura de Bannach, no estado do Pará, através do IVIN, publicou edital de concurso público n° 001/2013, para provimento de 139 vagas nos cargos efetivos da Administração Direta e Indireta no níveis Fundamental, Médio e Superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 5.900,00.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar De Serviços  Gerais, Mecânico, Motorista Categoria C e D, Operador De Máquinas Leves, Operador De Motoniveladora, Operador De Retroescavadeira, Agente de Vigilância em Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente Tributário, Fiscal De Tributos, Obras E De Posturas, Técnico Agropecuário, Técnico Em Enfermagem, Técnico Em Higiene Dental, Técnico Em Radiologia, Assistente Social, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral e Professor.
 
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 18 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 09 de fevereiro de 2014, na cidade de Bannach, Estado do Pará. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br, no Portal do Candidato, na sede da Organizadora na sede do Município de Bannach, com antecedência mínima de até 05 (cinco) dias da data de realização.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 09 de fevereiro de 2014. Já a divulgação do resultado final será na data provável de 19 de março de 2014.
 
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de Jaguaruna - SC reabre inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, reabriu as inscrições do processo seletivo de edital n° 002/2013, organizado pela Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes. São ofertadas 86 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.819,19 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Carpinteiro, Motorista CNH B, Motorista CNH D, Operador de Máquinas, Agente de Serviços Gerais - Braçal, Vigia, Mecânico e Agente Comunitário de Saúde;

- Nível Médio: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar Administrativo, Telefonista e Auxiliar de Consultório Dentário;

- Nível Superior: Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Odontólogo, Médico ESF, Fisioterapeuta e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pelo www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 02 de janeiro de 2014.
 
Taxas
Ensino Fundamental: R$ 20,00;
Ensino Médio e Técnico: R$ 40,00;
Ensino Superior: R$ 60,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, na cidade de Jaguaruna – SC, com duração de 03 (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação e no www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do certame será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

AMAZUL abre processo seletivo

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - AMAZUL lançou edital nº. 01/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 21 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam entre R$ 2.250,00 e R$ 5.355,00
 
Cargos
Médico do Trabalho, Analista de Administração (Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças), Comunicação Social, Analista de Sistemas ERP - BENNER (RECURSOS HUMANOS) e TOTVS (FINANÇAS), Assistente de Administração (Recursos Humanos, Finanças e Técnico de Contabilidade) e Técnico TIC – Suporte Técnico
 
Inscrições e Prova
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do IBFC - www.ibfc.org.br, no período das 10 horas do dia 19 de dezembro às 23h59min do dia 19 de janeiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
A prova objetiva está prevista para o dia 16 de fevereiro de 2014, em local e horário a serem divulgados no site www.ibfc.org.br, a partir de 03 de fevereiro de 2014. O gabarito será divulgado em até 24 horas através do site www.ibfc.org.br.
 
O formulário de avaliação de títulos e experiência profissional, deverão ser encaminhados ao IBFC, via correio, na modalidade SEDEX ou entregue pessoalmente, conforme período estabelecido no edital de convocação, indicado no site do IBFC, por ocasião da referida fase, no seguinte endereço: Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - Chácara Agrindus - Taboão da Serra – SP – 06763.020.
 
Os contratos terão duração máxima de 24 meses.

Concurso Prefeitura de Arco-Íris - SP

A Prefeitura de Arco-Íris, no estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, abriu edital n° 01/2013 de concurso público, para provimento dos cargos públicos efetivos de Farmacêutico e Professor de Educação Básica I - PEB I. São ofertadas 02 vagas para esses profissionais, por salários de R$ 1.307,89 e R$ 1.603,18 em carga horária de 20 ou 30 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no Telecentro Municipal ou acessar o site www.cematconcurso.com.br até o dia 27 de dezembro de 2013. O horário de atendimento aos candidatos é das 9h às 11h e das 13h às 16h. A taxa de inscrição em ambos os cargos é de R$ 50,00.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Arco-Íris-SP, na Escola Estadual Auda Malta, localizada à Rua José Demori, nº 104, na data prevista de 12 de janeiro de 2014 (domingo), no horário com início às 9h00 (nove horas).
 
O certame terá validade por 01 ano, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Itueta - MG

A Prefeitura de Itueta, no estado de Minas Gerais, através da empresa TRConcursos, abriu edital de concurso público nº. 001/2013, com o objetivo de ocupar 65 vagas, sendo 62 de ampla concorrência e 03 para pessoas com necessidades especiais. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.800,00. A jornada de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Alfabetizado/ Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Operário, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Epidemiologia;

- Nível Médio: Oficial Administrativo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Fiscal Sanitário, Técnico em Segurança do Trabalho e Professor de Ensino de Uso da Biblioteca;

- Nível Superior: Enfermeiro, Farmacêutico, Cirurgião-Dentista, Assistente Social, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Tecnólogo Ambiental, Professor P I e Supervisor Pedagógico.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, num período superior a 30 dias, compreendidos entre 17 de fevereiro a 21 de março de 2014, sendo que a Prefeitura Municipal de Itueta – MG disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro Comunitário do Distrito de Quatituba - Itueta, situado à Rua Santo Antônio, s/nº- CEP 35.220-000 no horário de 8h às 11h e 13h às 16h, devendo ser observado o horário de expediente bancário.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 20 de abril de 2014, nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, em horário definido conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Itueta e no site: www.trconcursos.com.br. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 22 de abril de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Prefeitura de São João do Sul - SC abre processo seletivo

Foi divulgado o edital nº. 001/2013 para a realização do processo seletivo simplificado 002/2013 da Prefeitura de São João do Sul, estado de Santa Catarina. O certame oferece várias vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 6.809,06 em regime de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicólogo e Farmacêutico.
 
Inscrição
Os interessados deverão preencher o formulário de pré-inscrição disponível no site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul, até o dia 23 de dezembro de 2013, imprimir o comprovante que foi gerado e dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Virgílio Borba, n.º 26, centro, São João do Sul/ SC, munido dos documentos comprobatórios, listados abaixo:
  • Formulário de Pré-inscrição impresso;
  • CPF e Carteira de Identidade ou CNH (original e cópia);
  • Comprovante de residência;
  • Título Eleitoral e comprovante de quitação eleitoral e, quando do sexo masculino, de estar quite com as obrigações do serviço militar;
  • Documentos para comprovação de cursos de aperfeiçoamento ou atualização (original e cópia);
  • Comprovante de habilitação profissional (registro no Órgão Fiscalizador) e da escolaridade exigida para o cargo pleiteado (graduação), curso de pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação (original e cópia);
  • Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o certificado de conclusão ou diploma do curso (original e cópia);
  • Laudo médico, para os candidatos que concorrerem como pessoa com deficiência.
ProvaO processo seletivo será composto de prova objetiva e de títulos, a depender do cargo pretendido.
 
A prova objetiva será aplicada no município de São João do Sul/SC, na data provável de 19 de janeiro de 2014, com início às 16h:00min  e término às 17:30, na Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes de Borba, situada na Rua Jaime Grundler, n.º 468, Centro, São João Sul - SC.
 
O gabarito será divulgado até às 23h:59min do dia da realização da prova objetiva, através do site www.processosseletivos.com.br/saojoaodosul.
 
A classificação final será divulgada a partir do dia 31 de janeiro de 2014.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar de sua homologação, permitida sua prorrogação, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 17 de dezembro de 2013, pág. 361 a 368.

Prefeitura de Capinzal - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, no estado de Santa Catarina, lançou os editais 036 e 37/2013, de processo seletivo, com a finalidade de contratar 114 profissionais nas áreas de educação e saúde. A remuneração será de até R$ 2.114,76.
 
As vagas são para Agente de Serviços Gerais, Motorista, Pedreiro, Carpinteiro, Orientador Social, Assistente Social, Monitor, Professor, Auxiliar de Professor, Técnico Atividades Desportivas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro, Odontólogo e Médico. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 17 de dezembro de 2013 a 9 de janeiro de 2014, de forma presencial, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Sílvio Santos, sito à rua Carmelo Zocolli, 155, Térreo, na cidade de Capinzal. As taxas são de R$ 20 e R$ 40. 
 
O processo seletivo será constituído de Prova Objetiva de conhecimentos e títulos para os cargos de Professor e Técnico em Atividades Desportivas, além de prova prática para os cargos de Operador de Máquinas Pesada, Motorista, Monitor de Informática e Professor de Informática. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Capinzal, na data provável de 19 de janeiro de 2014, em local a ser divulgado oportunamente. 
 
O gabarito oficial referente à prova objetiva de conhecimentos será divulgado a partir do primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico www.capinzal.sc.gov.br e no Mural do Centro Administrativo Municipal.
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Itajubá - MG

A Prefeitura de Itajubá, no estado de Minas Gerais, através da empresa IMAM, divulgou editais nºs 001, 002 e 003/2013 de concurso público, visando o preenchimento de 50 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 871,56 a R$ 2.068,97 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Educador Infantil (Magistério), Especialista da Educação, Motorista (CNH “D”), Operador de Máquinas Pesadas (CNH “D” ou “E”), Técnico Agropecuário, Médico Veterinário, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Guarda Municipal.
 
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.br, a partir das 10h do dia 17 de fevereiro até às 23h59 do dia 17 de março de 2014. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 93,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente no Balcão de Informações da Prefeitura Municipal de Itajubá, localizado no Centro Administrativo, à Av. Jerson Dias, 500, Estiva - Itajubá-MG, no horário 12:00 às 17:30H.
 
A prova será aplicada na cidade de Itajubá provavelmente nos dias 19 e/ou 20 de abril de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.
 
Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de locais (espaço físico) adequados nos estabelecimentos de ensino disponíveis do município de Itajubá, a Prefeitura reserva-se o direito de modificar a data provável para realização das provas.
 
Havendo alteração nas datas prováveis os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.itajuba.mg.gov.br e www.imam.org.br, além da imprensa escrita e falada.
 
O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.itajuba.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Bom Jardim de Goiás - GO

A Prefeitura de Bom Jardim de Goiás, cidade localizada a 360 km de Goiânia, no estado de Goiás, publicou edital de concurso público n° 001/2013, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos. São ofertadas 190 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.000,00.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços de Limpeza, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar em Saúde Bucal, Biomédico, Cirurgião Dentista, Cozinheiro, Educador Físico, Eletricista, Encanador, Enfermeiro e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br no período de 18 de dezembro de 2013 a 02 de janeiro de 2014.
 
Taxas
- Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 40,00;
- Ensino Médio e Técnico - R$ 60,00;
- Nível Superior - R$ 80,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. A Prova Prática, de caráter eliminatório, será aplicada para todos os candidatos inscritos no concurso para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas (de cada Secretaria), mediante convocação em Edital específico, a ser publicado nos sites www.bomjardim.go.gov.br e no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Companhia Docas - RN

A Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) publicou o edital 01/2013, de concurso público, com o intuito de prover 35 vagas e formar cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos para os cargos podem chegar a R$ 2.016,24 para uma jornada de 44 horas semanais. 
 
Cargos
Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Biólogo, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro (Civil, Mecânico, Segurança do Trabalho e Elétrico), Assistente Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico de Contabilidade, Técnico de Eletrotécnica, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Hardware, Técnico em Mecânica, Técnico em Software, Eletricista de Manutenção, Jatista, Mecânico de Manutenção, Operador de Guindastes e Equipamentos Similares, Operador de Pá Mecânica e Equipamentos Similares, Pintor Especializado, Soldador, Torneiro Mecânico e Trabalhador Portuário. 
 
Inscrição e Seleção
A inscrição será realizada no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, solicitada no período entre 20 de dezembro de 2013 e 9 de janeiro de 2014, observado o horário oficial do Rio Grande do Norte. As taxas de inscrição variam de R$ 36 a R$ 70. 
 
A seleção será constituída de provas objetivas, prova discursiva, avaliação de títulos e provas práticas. As provas escritas serão realizadas nos municípios de Natal/RN e Areia Branca/RN, na data prevista de 02 de fevereiro de 2014. 
 
Os locais e os horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva serão publicados no endereço eletrônico http://www.consulplan.net, na data provável de 27 de janeiro de 2014. 
 
Validade 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Brunópolis - SC abre vagas

A Prefeitura de Brunópolis, no estado de Santa Catarina, divulgou edital de processo seletivo nº. 004/2013 para o preenchimento de vagas temporárias e emergenciais, com a execução técnico-administrativa da AMPLASC. São ofertadas 22 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de ensino fundamental, médio/magistério e superior.

Os aprovados receberão salários de até R$ 3.055,28 por jornada de 40h semanais, de acordo com o cargo.
 
Somente serão considerados os títulos para pontuação aqueles emitidos a partir do ano de 2010.

Cargos
Enfermeiro, auxiliar de serviços gerais, instrutor e professor (educação física, artes e língua inglesa).

Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias úteis entre 16 a 20 de dezembro de 2013, e ainda entre os dias 06 a 10 de janeiro de 2014, das 13h30min às  16h00min, com exceção aos sábados, domingos e feriados, devendo ser feita na Prefeitura de Brunópolis-SC, situada na Rua Armindo Leobet, 441, centro da cidade de Brunópolis/SC, CEP: 89.634-000. A taxa de inscrição é de R$ 25,00, R$ 30,00, R$ 50,00 ou 60,00, dependendo do cargo/nível.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física ou o comprovante de inscrição;
  • Título de Eleitor, acompanhado do comprovante que votou na última eleição ou certidão de quitação eleitoral, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral;
  • Comprovante de quitação do serviço militar através da apresentação do certificado de reservista, ou de dispensa do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Guia de recolhimento da taxa de inscrição;
  • Comprovante de escolaridade exigido para o cargo, será opcional no ato da inscrição e obrigatório no ato da contratação;
  • Comprovante de habilitação (inscrição no órgão fiscalizador da profissão) exigido para o cargo, será opcional no ato da inscrição e obrigatório no ato da contratação;
  • Procuração para as inscrições feitas por procurador;
  • Duas fotos 3 X 4, iguais e recentes;
  • Carteira de Habilitação exigida para o cargo (obrigatória no ato da inscrição).
Prova
O certame constará de prova objetiva, títulos e prática.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 18 de janeiro de 2013, na cidade de Brunópolis, das 09h00min às 12h00min, na Escola Municipal Padre Bruno, situada na rua Jacir Becker, s/n, Distrito Industrial, cidade de Brunópolis-SC.
 
O gabarito oficial será divulgado junto ao mural da Prefeitura Municipal e nos sites www.brunopolis.sc.gov.br e www.amplasc.org.br.

A prova prática somente será aplicada aos candidatos inscritos para o cargo de serviços gerais, na mesma data e local de realização da prova objetiva, com início às 13h30min e término às 15h30min.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 17 de dezembro de 2013, pág. 23 a 36.

Prefeitura de Garopaba - promove processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o processo seletivo nº. 25/2013, destinado à contratação de 04 profissionais de nível médio/técnico para ocupar a função de técnico em raio X, em regime de trabalho de 24 horas semanais. O vencimento é de até R$ 897,54.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 26 de dezembro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à Rua Antônio  José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Curso técnico em Radiologia e registro no órgão competente;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência.
Seleção
O processo seletivo constará de Análise dos documentos apresentados e entrevista. A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no site www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 17 de dezembro de 2013, pág. 196 a 198.

Concurso Prefeitura de Gonçalves - MG

A Prefeitura de Gonçalves, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 19 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.182,85, em carga horária de 25 a 42:30 horas  semanais. A organização, aplicação e correção do Concurso Público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As chances são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Calceteiro, Oficial Especializado II (Pedreiro), Agente de Administração I (Auxiliar Administrativo), Auxiliar de Saúde e Assistência Social, Monitor Escolar,
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 18 de fevereiro a 20 de março de 2014. As taxas variam de R$ 35 a R$ 55 de acordo com a função escolhida.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Vagas de estágio no Google Brasil - SP

Estudantes universitários que se formam em dezembro de 2014 e que tenham interesse em estagiar no Google, devem ficar atentos, pois a empresa está oferecendo 30 vagas de estágio. São oportunidades para diversas áreas, entre as quais vendas, marketing, jurídico e outras, para atuação no escritório de São Paulo.
 
O programa de estágio do Google está na quarta edição e tem duração de seis meses, com grandes possibilidades de efetivação dos contratados, além de oportunidades de efetivação no exterior. Em 2013, 80% dos estagiários foram contratados após o programa.
 
As inscrições prosseguem abertas até o dia 14 de fevereiro de 2014, por meio do site https://www.google.com/about/jobs/search/#!t=jo&jid=14855001&
 
Testes e Entrevistas
Os candidatos passarão por testes online e entrevistas em vídeo conferência com a Companhia de Talentos e funcionários do Google. As entrevistas serão realizadas pela internet via Hangouts do Google+, o que poderá facilitar a vida dos candidatos que estejam fora de São Paulo e que desejam participar do recrutamento. 
 
Com informações do Google Brasil - http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/

Prefeitura de Guaramirim - SC publica edital de processo seletivo

Na Prefeitura de Guaramirim, no Estado de Santa Catarina, foram publicados os editais nº. 009 e 010/2013, informando sobre a realização de processo seletivo, que visa o preenchimento de 16 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental e médio, por vencimento de até R$ 1.537,81 em  regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Setor e Agente de Serviços Gerais.
 
Inscrição
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 11 de janeiro de 2014, no horário das 07h30 às 13h30, junto a Secretaria Municipal da Saúde, situada à Rua Henrique Friedmann, nº 415, Guaramirim – SC.
 
Prova
As provas serão aplicadas provavelmente nos dias 18 e 19 de janeiro de 2014, nas dependências da Secretária de Saúde, localizada à Rua Henrique Friedemann, nº 415, Bairro Centro, município de Guaramirim-SC.

O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 17 de dezembro de 2013, pág. 225.