Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Composto presente na uva torna tumores de próstata mais sensíveis à radioterapia

Resveratrol aumenta chances de recuperação completa de todos os tipos de câncer de próstata, incluindo tumores agressivos
 
Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, descobriram que o resveratrol, composto encontrado na casca da uva e no vinho tinto pode tornar as células tumorais da próstata mais suscetíveis ao tratamento de radiação.
 
A pesquisa revela que o consumo da substância aumenta as chances de uma recuperação completa de todos os tipos de câncer de próstata, incluindo tumores agressivos.
 
"Outros estudos observaram que o resveratrol torna as células tumorais mais sensíveis à quimioterapia, e queríamos ver se tinha o mesmo efeito para a terapia de radiação. Verificamos que, quando expostos ao composto, as células tumorais são mais susceptíveis à radioterapia", afirma o pesquisador Michael Nicholl.
 
Células tumorais da próstata contêm níveis muito baixos de duas proteínas, perforina e granzima B, que podem funcionar em conjunto para matar as células. No entanto, ambas as proteínas têm de ser altamente "expressas" para matar as células tumorais.
 
No estudo atual, quando Nicholl introduziu resveratrol nas células de tumor da próstata, a atividade das duas proteínas aumentou consideravelmente. Após o tratamento com radiação, os pesquisadores descobriram que até 97% das células tumorais morreram, porcentagem muito mais elevada do que o tratamento com a radiação sozinha.
 
"É crítico que ambas as proteínas, perforina e granzima B, estejam presentes a fim de matar as células tumorais, e verificamos que o resveratrol ajudou a aumentar a atividade das mesmas em células de tumor da próstata. Após o tratamento com radiação fomos capazes de matar muitas células tumorais. É importante notar que a abordagem matou todos os tipos de células de tumor da próstata, incluindo células de tumor agressivo", afirma Nicholl.
 
Resveratrol está presente na casca da uva e no vinho tinto. No entanto, a dosagem necessária para ter um efeito sobre as células tumorais é tão grande que muitas pessoas experimentam efeitos secundários desconfortáveis. "Não precisamos de uma grande dose no local do tumor, mas o corpo processa este composto de forma tão eficiente que uma pessoa tem de ingerir uma grande quantidade de resveratrol para ter certeza suficiente de que ele chegue ao tumor. Devido a esse desafio, temos de olhar para métodos de entrega diferentes para que este composto seja eficaz. Ele é muito atraente como um agente terapêutico, uma vez que é natural e é altamente consumido", destaca Nicholl.
 
O próximo passo da equipe será testar o procedimento em um modelo animal antes que quaisquer ensaios clínicos possam ser iniciados.
 
Fonte isaude.net

Cientistas removem cromossomo extra que causa síndrome de Down

Técnica não promove cura da síndrome, mas pode levar a terapias celulares para doenças que aparecem em pessoas com a trissomia
 
Cientistas da University of Washington, nos EUA, conseguiram remover a cópia extra do cromossomo 21 de culturas de células derivadas de uma pessoa com síndrome de Down.
 
A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par habitual de cromossomos número 21. Por isso, também é conhecida como trissomia 21.
 
O termo "trissomia" pode ser usado para explicar a triplicação de qualquer cromossomo, o que representa uma grave anomalia genética.
 
Trissomias são responsáveis por quase um quarto dos abortos espontâneos. Além de síndrome de Down (trissomia 21), algumas outras trissomias humanas são síndrome de Edwards (trissomia 18), síndrome de Patau (trissomia 13), ambas com taxas extremamente altas de mortalidade de recém-nascidos, e trissomias causadas por cromossomos Y ou X extras.
 
A remoção de uma trissomia humana de uma linha de células não curaria uma condição como a síndrome de Down, por exemplo. "Certamente não estamos propondo que o novo método levaria a um tratamento para a síndrome de Down. O que estamos vendo é a possibilidade de que os cientistas e médicos possam criar terapias celulares para algumas das doenças que acompanham a síndrome de Down", afirma o líder da pesquisa Li B. Li.
 
De acordo com os pesquisadores, um dia, por exemplo, os médicos poderiam coletar e derivar células-tronco das células do próprio paciente, corrigir a trissomia em laboratório, e realizar um transplante dessas novas células sem o cromossomo extra para que o paciente fabrique células sanguíneas saudáveis a partir de suas próprias células-tronco que, em seguida, não promoverão leucemia.
 
 
A equipe acredita que a capacidade de gerar células-tronco com e sem a trissomia 21 da mesma pessoa pode levar a uma melhor compreensão de como os problemas ligados à síndrome de Down se originam.
 
As linhagens de células seriam geneticamente idênticas, exceto pelo cromossomo extra. Sendo assim, seria possível comparar como as duas linhas de células formam células nervosas do cérebro, para saber os efeitos que a trissomia 21 têm em um neurônio em desenvolvimento, o que por sua vez pode ajudar os cientistas a compreender os problemas cognitivos enfrentados pelos pacientes com Down ao longo da vida adulta, como o declínio mental.
 
Abordagens comparativas semelhantes poderiam tentar compreender as bases do envelhecimento prematuro ou dos defeitos cardíacos adjacentes à condição genética.
 
A formação de trissomias é também um problema no domínio da investigação, medicina regenerativa com células estaminais. Russell e sua equipe observaram que essa abordagem pode também ser usado para reverter os trissomias indesejáveis que surgem frequentemente na criação de culturas de células estaminais.

Remoção da trissomia
Li e seus colegas utilizaram um adenovírus para carregar um gene estranho chamado TKNEO a um ponto particular no cromossomo 21, precisamente dentro de um gene chamado APP.
 
O transgene TKNEO foi escolhido devido à sua resposta prevista para a seleção positiva e negativa em meios de crescimento específicos de laboratório. Quando cultivados em meios que eram "negativos" ao TKNEO, a razão mais comum para que as células sobrevivessem era a perda espontânea do cromossomo 21, que estava abrigando o gene.
 
Outras táticas de sobrevivência foram mutações pontuais, que são pequenas alterações individuais em pares de bases de DNA; silenciamento do gene, o que significa que o TKNEO foi desligado pela célula; ou exclusão do TKNEO.
 
Segundo os autores, uma das principais vantagens desta técnica é se livrar totalmente do cromossomo extra. Uma vez que ele se foi, nada foi deixado para trás. "Pesquisadores de terapia genética tem que ter cuidado para que suas abordagens não causem toxicidade genética. Isto significa, por exemplo, que a remoção de um cromossomo não deve quebrar ou reorganizar o código genético restante"
 
Fonte isaude.net

Novo eletrodo 10 vezes menor promete melhorar implantes cerebrais

Elétrodo é pequeno o suficiente para permanecer no cérebro por longos períodos, sem prejudicar o sistema imunológico, talvez captando sinais para enviar para prótesesTecnologia pode enviar sinais a próteses e ajudar a entender como os sinais elétricos se movem através de redes neurais no cérebro
 
Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, desenvolveram um eletrodo fino e flexível, 10 vezes menor do que os existentes, capaz de fazer medições da atividade neural em longo prazo.
 
A tecnologia pode ser usada para enviar sinais a próteses e superar inflamação que eletrodos maiores causam e que danificam o cérebro.
 
O principal problema que os neurônios têm com eletrodos é que eles não se relacionam bem. Além de serem enormes em comparação com os neurônios, eles são rígidos e tendem a entrar em atrito da forma errada. As células do sistema imunológico os detectam como objetos estranhos e os atacam, inflamando o tecido cerebral e bloqueando a comunicação entre o eletrodo e as células.
 
O novo eletrodo desenvolvido pelas equipes de Daryl Kipke e Nicholas Kotov é discreto e até mesmo 'amigável' em comparação com os atuais. Ele consiste em um fio de fibra de carbono altamente condutor, revestido de plástico para bloquear sinais de outros neurônios. A almofada de gel condutor no final se 'aconchega' às membranas celulares macias, e essa estreita conexão significa que os sinais provenientes de células cerebrais são muito mais claros.
 
"É um enorme passo a frente. Este eletrodo tem cerca de sete microns de diâmetro, ou 0,007 milímetros, e a sua concorrente mais próxima tem cerca de 25 a 100 microns", observa Kotov.
 
O gel ainda 'fala a língua da célula'. Impulsos elétricos viajam através do cérebro por movimentos de íons, ou átomos com cargas elétricas, e os sinais movem-se através do gel da mesma forma. Por outro lado, a fibra de carbono reage com os íons movendo os elétrons, traduzindo o sinal do cérebro para a linguagem de dispositivos eletrônicos.
 
Para demonstrar quão bem o eletrodo se comunica com os neurônios reais, a equipe implantou o dispositivo no cérebro de ratos.
 
A espessura do eletrodo permite que ele se concentre em apenas um neurônio, e a equipe notou isso por meio dos sinais elétricos provenientes através da fibra. Eles não estavam recebendo uma confusão de neurônios em várias conversas. Além de captar sinais específicos para enviar a próteses, 'ouvir' neurônios sozinhos poderia ajudar a desvendar muitos enigmas do cérebro.
 
"Como esses dispositivos são tão pequenos, podemos combiná-los com novas técnicas ópticas para observar visualmente o que as células fazem no cérebro ao ouvir seus sinais elétricos. Isso pode permitir entender como o cérebro funciona em nível celular e de rede", afirma o pesquisador Takashi Kozai.
 
Enquanto não vemos braços biônicos no mercado, a equipe afirma que dispositivos protéticos poderiam começar a estabelecer ligações com o cérebro dentro de uma década ou mais.
 
Fonte isaude.net

Dor é somente a ponta do iceberg – confira cinco casos

dolor de cabeza Dor é somente a ponta do iceberg   confira cinco casosA dor é o efeito de um mecanismo de proteção que avisa que algo nocivo está acontecendo. Por isso, ignorar os sinais do corpo e achar que é um sintoma passageiro pode ter um alto preço, ainda mais quando existe a automedicação.
 
Estudos apontam uma taxa de mais de 60% de brasileiros que tentam se livrar da dor sem procurar ajuda. “Na dúvida, toda dor precisa ser checada, ainda mais aquela que você nunca sentiu igual”, aconselha o cardiologista Paulo Bezerra, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba para o portal de saúde da Abril.

Uma das mais frequentes e comuns é a dor de cabeça, que é geralmente causada pelas mudanças de hormônios ou visão. Uma atenção redobrada deve ser dada à dor de cabeça que aparece depois dos 50 anos, que pode estar relacionada à hipertensão. Outra que não deve ser ignorada é a dor de garganta, que pode ser causada por amidalite viral, que evolui para bacteriana e precisa de cirurgia se não for tratada. Se a dor de garganta teima em não desaparecer, cuidado. Alguns tumores no pescoço podem ser facilmente confundidos com inflamações pelos leigos.

Uma dor no peito irradiada na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços pode ser um alerta vermelho do coração que não está sendo devidamente irrigado. Já a dor abdominal pode ser causada pela inflamação da vesícula biliar, quando começa do lado direito e passa para costas e ombros. Outra dor abdominal é a cólica constante em mulheres, e agravada em período menstrual, pode indicar uma suspeita de endometriose.

A dor nas costas pode ser resultado de má postura e esforço físico, que machucam a coluna lombar. Além do desgaste físico e do sedentarismo, um causador dessa dor pode ser um tumor no pâncreas, quando a dor é lenta e progressiva. Mas lembre-se de antes de querer fazer um auto diagnóstico ou praticar a automedicação, procure um especialista.

Fonte Corposaun

Entenda o que são desordens no processamento auditivo

Dificuldades na reprodução de sons podem ser sinal de problema
 
É um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ ou interpretar padrões sonoros. Desordens do processamento auditivo são diferentes de surdez, pois a criança pode ter audição normal e ter dificuldade para processar e compreender bem o que é falado.
 
Crianças com desordem do processamento auditivo podem apresentar:
 
- problemas de produção de fala envolvendo os sons /r/ e /l/ principalmente- problemas de linguagem expressiva envolvendo regras da língua (estrutura gramatical)
 
- dificuldade em compreender em ambiente ruidoso
 
- dificuldade de compreender palavras com duplo sentido (piadas)- dificuldades escolare resuldades em reconhecimentos de seqüências auditivas.
 
- dificuldades em reconhecimento de palavras e frases na presença de ruídos.
 
- dificuldade no relacionamento com crianças da mesma idade
 
- memória auditiva prejudicada. É necessário que a criança seja avaliada por um fonoaudiólogo,
 
- para fazer uma análise completa da audição, incluindo testes especiais para avaliar o processo auditivo.
 
No caso de alteração, as habilidades auditivas prejudicadas podem reabilitadas. Orientações a pais e professores :
 
  • antes de começar a falar, garanta que a criança está olhando para você, olhe ou toque nela.
  •  
  • fale um pouco mais alto, sem precisar gritar.
  •  
  • fale mais pausado, articulando melhor as palavras.
  •  
  • repita a ordem várias vezes.
  •  
  • use frases mais curtas.
  •  
  • acrescente informações à fala da criança para que ela possa aprender novas palavras.
  •  
  • no início, diminua os barulhos da casa ou da sala de aula enquanto fala com a criança: desligue o rádio ou a televisão, feche as janelas, peça silêncio... Crie situações de comunicação com a criança de pelo menos 15 minutos diários: conte histórias, cante músicas, pergunte sobre as atividades realizadas no dia.
  •  
    Fonte Minha Vida

    Música pode ajudar no desenvolvimento de prematuros

    Freqüência cardíaca e respiração melhoram com as canções
     
    Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, afirmam que ouvir música pode auxiliar no tratamento de bebês prematuros e no desenvolvimento de crianças em geral. Segundo a pesquisa, que foi realizada entre 1989 e 2008, as canções auxiliam no aprendizado de ações primárias como a sucção e aliviam a dor, diminuindo a necessidade de intervenções médicas no processo de cura de crianças em UTIs.

    Prematuros e crianças que se encontravam em tratamento em UTIs ouviram canções de diversos gêneros durante tempo de exposição não determinado e observaram-se alterações significativas na freqüência cardíaca e na saturação de oxigênio dos pacientes. Tais resultados permitem a interrupção do uso de medicamentos mais fortes durante o tratamento e até a antecipação da alta destes pacientes.

    No Brasil, inúmeros hospitais já usam esta técnica no tratamento de seus pacientes. Um exemplo disso é a UTI neonatal da Maternidade Escola da UFRJ que vem usando a musicoterapia como estímulo para mulheres com dificuldades em amamentar. Das 94 mulheres avaliadas (a maioria com idade entre 21 e 30 anos), 88% das que participaram de sessões no hospital ainda continuavam a amamentar na primeira consulta após a alta dos bebês.
     
    Fonte Minha Vida

    Bebês prematuros têm mais chance de desenvolver doenças motoras

    Interrupção da gestação prejudica o desenvolvimento das estruturas motoras, diz estudo
     
    Um estudo, realizado pela Universidade de Villejuif (França), revela que bebês nascidos entre 24 e 32 semanas de gestação correm mais risco de apresentar limitações motoras graves ou moderadas na infância.

    Foram analisadas mais de 2.900 crianças nascidas prematuramente, entre 24 e 32 semanas de gestação, e outras 667 crianças nascidas após a 39ª ou a 40ª semana - tempo normal de uma gravidez. As crianças tiveram sua capacidade motora analisada ao nascer e, mais tarde, aos cinco anos de idade a partir de testes cognitivos e exames médicos.

    Os resultados mostraram que a incidência de incapacidades motoras era maior nas crianças que nasceram prematuramente. Entre as crianças que nasceram de parto prematuro, 5% tinham alguma incapacidade grave; 9%, incapacidades moderadas e 25%, incapacidades menos graves. Já no grupo de crianças que nasceram após o período de gestação normal, os percentuais caíram para 0,3%, 3% e 8%, respectivamente.
     
    O estudo também revela que as semanas de gestação de um parto são inversamente proporcionais ao percentual de crianças que têm necessidades especiais de saúde em algum momento da infância. Os médicos acreditam que essa propensão se dá pela interrupção abrupta do desenvolvimento do feto no estágio final da gestação, o que compromete a formação das estruturas e capacidades motoras. 
     
    Fonte Minha Vida

    Estudar música ao longo da vida diminui perda auditiva na velhice

    Erudição musical retarda envelhecimento auditivo em até 20 anos
     
    Pesquisadores da Baycrest's Rotman Research Institute, em Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que estudaram música a vida inteira possuem menos problemas de audição relacionados à idade do que aqueles que não estudaram. Os resultados foram publicados no periódico Psychology and Aging.

    No estudo, 74 músicos (entre 19 e 91 anos) e 89 não músicos (entre 18 e 86 anos) participaram de uma série de avaliações auditivas. Aqui, um músico foi definido como alguém que começou a estudar a arte desde os 16 anos, continuou a praticar até o dia dos exames e teve o equivalente a, ao menos, seis anos de ensino formal de música. Não músicos, no estudo, foram tidos como aqueles que não tocam nenhum instrumento musical.

    Usando fones de ouvido, os participantes sentaram em uma sala com isolamento acústico e completaram quatro tarefas auditivas que avaliaram os limiares tonais (capacidade de detectar sons que ficavam cada vez mais silenciosos); detecção de lacunas (habilidade de detectar uma pequena lacuna de silêncio em meio a um som contínuo, o que é importante para perceber sons da ala comum, como nas sílabas "aga" ou "ata"); detectar desafinações harmônicas (capacidade de detectar a relação entre diferentes frequências sonoras, o que é importante para separar os sons que acontecem simultaneamente em um ambiente barulhento); e fala em meio a barulhos (habilidade de ouvir uma sentença falada em meio a ruídos).

    Os cientistas descobriram que o fato de ser músico não ofereceu nenhuma vantagem no teste de limiares tonais quando a idade vai chegando. No entanto, nos outros três testes auditivos - detecção de lacunas, desafinações harmônicas e fala em meio a ruídos -, os músicos mostraram clara vantagem sobre os demais, e essa vantagem cresce junto à idade de ambos os grupos. Aos 70 anos, músicos medianos ainda tinham a mesma capacidade de entender uma fala em ambiente barulhento do que não músicos de 50 anos. Isso sugere que aqueles que estudaram música podem retardar a perda de audição relacionada à idade em 20 anos.

    Vale ressaltar que as três avaliações onde os músicos demonstraram uma vantagem dependem do processamento auditivo no cérebro, o que não acontece com os limiares tonais. Isso sugere que o estudo musical ao longo da vida atua no cérebro - no centro de processamento da audição -, o que provavelmente provoca um sistema auditivo de alto nível dos músicos.
     
    Música faz bem à saúde do coração e proporciona alegria e bem-estar
    Que a música faz bem ao corpo e a mente, todo mundo sabe (ou já sentiu). Você ouve um acorde ali, outro acolá e em poucos segundos é tomado por emoções que acalmam fazem você viajar no tempo e relaxar.

    Mas você sabia que além de relaxar, alegrar e trazer à tona lembranças e saudades, a música pode agir em nosso organismo curando doenças? Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, analisou 10 mil voluntários fumantes e sem problemas de saúde.

    Entre outras atividades, os cientistas pediram aos pacientes voluntários que elegessem uma canção que os fizesse se sentir bem e outra que aumentasse a ansiedade.

    Após a pesquisa, os cientistas perceberam que os vasos sanguíneos dos braços dos voluntários se dilataram em 26% após ouvirem uma música alegre, enquanto as canções que lembravam tristeza e causavam ansiedade provocaram uma redução de 6% no fluxo sanguíneo.

    Você sabe por que isso acontece?
    Quando escutamos música, nosso ouvido transforma os sons em estímulos elétricos que chegam ao nosso cérebro provocando o aumento da produção de endorfina. Este hormônio, por sua vez, causa sensação de bem-estar e relaxa o corpo, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

    "Nosso organismo é dotado de uma Identidade Sonora, chamada de ISO, que comanda nossa percepção e produção dos sons. Quando há um desequilíbrio neste sistema, a pessoa doente se sente menos motivada e mais triste e a música consegue trazer de volta o equilíbrio que ela precisa", explica a fundadora e coordenadora do curso de musicoterapia da FMU, Maristela Smith.
     
    Fonte Minha Vida

    Sete maneiras de melhorar a sua comunicação com os surdos

    Usar frases curtas e ser expressivo são recursos que facilitam a conversa
     
    O Dia Nacional da Surdez foi  lembrado neste sábado, dia 10 de novembro. No Brasil, há 9,8 milhões de deficientes auditivos, segundo dados do IBGE. A melhor forma de mantermos a comunicação com surdos é por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Porém, como nem sempre isso é possível, existem outras formas eficientes de se comunicar com os deficientes auditivos.
     
    "É extremamente importante tentar conversar com os surdos. Além deles se sentirem valorizados, eles têm a maior paciência para fazer com que os outros os entendam", afirma a psicóloga Ana Maria Amoroso, da Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida). Por isso,  trouxemos algumas dicas importantes para melhorar o diálogo com os surdos. Confira:
     
    Fale de frente - Getty ImagesFale de frente
    A expressão "o corpo fala" faz ainda mais sentido com os surdos. "Quando a pessoa fala de frente, ela traz a contribuição do olhar e de todo o corpo para a conversa", explica a fonoaudióloga da clínica Cristiane Skoretzky, da Adavida. A percepção visual dos surdos é mais aguçada e eles conseguem captar a mensagem, seja pela leitura labial ou mesmo pela expressão facial, de acordo com a fonoaudióloga.
     
    Faça frases curtas - Getty ImagesFaça frases curtas
    A Língua dos Surdos é bem menos complexa que a Língua Portuguesa e não conta com conjunções, segundo a fonoaudióloga Cristiane. Portanto, quanto mais objetiva a mensagem, mas fácil fica o entendimento dos surdos. Se formos comparar a frase "eu prefiro vermelho ao azul" na Língua dos Surdos se torna "vermelho sim, azul não". Portanto, evite rebuscar e elaborar demais as frases.
     
    Seja expressivo - Getty ImagesSeja expressivo
    Uma pessoa com deficiência auditiva consegue compreender as emoções transmitidas nas mensagens, por meio de nossas expressões faciais e corporais. Para a psicóloga Ana Maria, é essencial fazer gestos, mímicas, acenar e até tocar na pessoa para chamar sua atenção. "Valem todos os esforços na hora de passar a mensagem." A dica dela é falar devagar e gesticular bem a boca na hora de falar, mas é preciso cuidado para não separar muito as sílabas e confundir o entendimento dos surdos.
     
    Não altere o tom de voz - Getty ImagesNão altere o tom de voz
    A fonoaudióloga Cristiane conta que um dos maiores erros é gritar com surdos. "Além de o esforço ser em vão, já que ele não vai ouvir, o surdo pode entender que a pessoa está brava", destaca. Quem grita transmite à pessoa surda uma sensação de agressividade, o que gera ansiedade e nervosismo. É bom sempre se lembrar que os deficientes auditivos captam com riqueza de detalhes de toda a linguagem do corpo, "eles têm os sentidos visuais bem aguçados", completa a fonoaudióloga.
     
    Tente a comunicação escrita - Getty ImagesTente a comunicação escrita
    Quando a mensagem fica muito complicada para ser transmitida, usar da comunicação escrita pode ser uma boa solução. Os especialistas recomendam fazer desenhos ou até escrever para facilitar a comunicação. ?O estímulo visual é de fácil entendimento, os surdos entendem placas, símbolos e desenhos.? Outra alternativa é pegar um objeto para exemplificar a mensagem. Por exemplo, ?se for chover, aponte para o guarda-chuva e para o céu, ele vai entender que se trata de uma chuva?, segundo a fonoaudióloga.
     
    Demonstre interesse e tenha paciência - getty ImagesDemonstre interesse e tenha paciência
    A psicóloga explica que os surdos se sentem valorizados quando outras pessoas se aproximam na tentativa de estabelecer comunicação, "eles têm muita paciência para ensinar". Por isso, tenha calma e insista na comunicação, afinal você tem todas as expressões corporais e faciais como aliadas deste diálogo. De acordo com a psicóloga, os interessados na comunicação com surdos precisam aprender alguns sinais básicos da Libras.
     
    Se for você quem não entende... Getty ImagesSe for você quem não entende...
    Quando as peças mudam de posição e você passa a ser a pessoa que não entende o que a pessoa surda está tentando dizer, o melhor caminho é não fingir. "Procure demonstrar que não entendeu e nunca faça de conta que conseguiu captar a mensagem. Os surdos percebem na hora", afirma a fonoaudióloga. Além disso, a pessoa surda pode evitar a comunicação quando não existe a reciprocidade do diálogo. A psicóloga e a fonoaudióloga são unânimes na hora de defender que os deficientes auditivos são prestativos. "Eles vão tentar explicar de outra forma, se você não entender, e quantas vezes for preciso", finaliza Ana Maria.
     
    Fonte Minha Vida

    Gripe na gravidez duplica risco de autismo na criança

    As mulheres afetadas por gripe durante a gravidez têm duas vezes mais possibilidades de conceber um filho autista, revela um estudo realizado na Dinamarca e publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.
     
    A investigação, baseada em entrevistas com as mães, envolveu quase 97 mil crianças dinamarquesas com entre 8 e 14 anos nascidas entre 1997 e 2003. Deste total, apenas 1% (976) foi diagnosticado com autismo.
     
    Mas quando os autores perguntaram às mães se haviam sofrido algum tipo de enfermidade durante a gravidez, entre as que relataram a ocorrência de gripe o risco de ter um filho autista mais que dobrou, destaca o estudo publicado pela revista americana Pediatrics.
     
    O risco até triplicou quando as mães sofreram febre por períodos prolongados, de sete dias ou mais de duração, antes da 32ª semana de gravidez.
     
    Os autores ignoram "se o tratamento com antibióticos está associado com o autismo observado". "Esta relação entre antiobiótico e autismo é algo novo e ainda não confirmado".
     
    Diante do vínculo observado entre a gripe da mãe e o autismo da criança, os autores do estudo recomendam às mulheres grávidas que se vacinem por precaução.
     
    Os pesquisadores realizaram o estudo com base em resultados de uma investigação realizada com ratos que sugeriu que a ativação do sistema imunológico materno durante a gravidez pode provocar deficiências no desenvolvimento neuronial do feto.
     
    Fonte R7

    Empresa japonesa inventa cueca que absorve odores

    Empresa também oferecerá calcinha antiodor e camisetas que absorvem o suor das axilas
     
    Poder soltar flatulências sem incomodar o próximo, esse foi o desafio perseguido durante anos pela companhia têxtil japonesa Seiren, que agora comercializa com sucesso sua cueca que absorve odores, conforme explica Nami Yoshida, uma porta-voz da companhia.
     
    — Levamos vários anos para chegar a uma cueca-desodorante que fosse confortável e, ao mesmo tempo, eliminasse os odores fortes. A princípio pensávamos em vendê-la em hospitais, mas um número incrível de pessoas se dispôs a comprá-la, especialmente empresários que têm várias reuniões durante o dia.
     
    O segredo da cueca reside na inclusão de partículas cerâmicas na fibra têxtil.
     
    A Seiren resolveu expandir o conceito e também oferecerá um leque de 22 produtos diferentes, da calcinha antiodor até camisetas que absorvem o suor das axilas.
     
    Os japoneses são muito zelosos quanto a discrição corporal. Dessa forma, alguns banheiros costumam emitir sons de canto de pássaro ou cascata para encobrir ruídos considerados inconvenientes.
     
    Fonte R7

    Alface transgênica brasileira terá 15 vezes mais vitaminas

    Hortaliça poderá suprir 70% da necessidade diária de ácido fólico
     
    A Embrapa promete colocar no mercado em até cinco anos uma alface transgênica com concentração 15 vezes maior de folato. Em fase de estudos de biossegurança, a hortaliça, com apenas 12 gramas, poderá suprir 70% da necessidade diária de ácido fólico, cuja ausência no organismo pode causar de depressão a problemas na gravidez.
     
    O projeto, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, desenvolveu uma alface crespa com genes da planta Arabidopsis thaliana, primeira espécie a ter o genoma completamente sequenciado.
     
    Após serem realizados os testes, a comercialização dependerá da liberação na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O pesquisador Francisco Aragão, que coordena a pesquisa, afirma:“
     
    — A principal função desta alface será servir como alternativa para obtenção de ácido fólico sem necessidade de ingestão de medicamentos.
     
    Segundo ele, a ideia é exercer o mesmo tipo de função que o espinafre possui na Europa — no País, a erva consumida é produzida na Nova Zelândia e possui baixa concentração de folato.
     
    — Futuramente, será possível inserir este gene para a criação de outras espécies transgênica de alface.
     
    Nos homens adultos, é indicada a ingestão de cerca de 200 microgramas por dia, enquanto que para as mulheres a recomendação é de 180 microgramas.
     
    Para complementar a alimentação, há quase uma década a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que o ácido fólico seja acrescentado à farinha industrializada.
     
    A medida inclui 150 miligramas de ácido sintetizado a cada 100 gramas das farinhas de trigo, milho e, recentemente, também de mandioca.
     
    Alguns especialistas da área de saúde suspeitam, porém, que a medida é pouco eficiente em alguns estados com menos recursos, onde o consumo de farinha é majoritariamente de origem artesanal.
     
    Na gravidez
    Segundo o médico Eduardo Fonseca, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), estudos mostram que o consumo adequado de ácido fólico por gestantes reduz em até 80% os casos de má formação do tubo neural de bebês — que implicam em anomalias permanentes como espinha bífida e anencefalia. Na gravidez, a dose diária recomendada dobra para 400 microgramas. “
     
    — Temos um estudo que mostra que só 13,8% das mulheres tomam suplemento de ácido fólico antes de engravidar. Além disso, a prevenção ocorre de maneira desigual, pois no sistema público este número cai para 3,8%.
     
    O suplemento deve ser tomado até 1 mês antes e durante os primeiros três meses de gestação. Outros estudos mostram que o ácido fólico ajuda a prevenir fissura labiopalatal (lábio leporino), além de evitar casos de depressão em jovens e adultos.

    Fonte R7

    Médicos fazem greve na França

    Os médicos de clínicas particulares e de hospitais públicos franceses iniciaram nesta segunda-feira uma greve por tempo ilimitado para protestar contra o nível dos salários e as condições de trabalho.
     
    No total, 30 sindicatos e organizações sindicais convocaram a greve, que afeta aproximadamente 70% das clínicas particulares.
     
    Para os atendimentos de emergência, os pacientes estão sendo conduzidos para hospitais públicos.
     
    Fonte R7

    A importância do café da manhã

    Após horas dormindo, a primeira refeição pela manhã não pode faltar, mas deve ser regrada e ajudar o corpo a despertar da melhor forma possível, além de contribuir para a diminuição da ingestão calórica ao longo do dia. Para as crianças e adolescentes – que enfrentam a escola logo pela manhã e ainda estão em período de crescimento – a atenção deve ser redobrada.
     
    “O café da manhã é uma refeição de grande importância, pois durante a noite, ficamos um longo período em jejum. Ao nos levantarmos, é importante hidratarmos o organismo com pelo menos 1 a 2 copos de água, o que irá de certa forma ‘acordar’ o organismo. Em seguida, devemos iniciar a primeira refeição do dia, com calma, sem correria”, explica Gislaine Nogueira Mendes, nutróloga e pesquisadora da área na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
     
    Para as crianças e adolescentes, explica a especialista, esta refeição assume papel ainda maior, pois caso elas não se alimentem – principalmente antes de irem para a escola – a atenção, o raciocínio e o rendimento ficarão prejudicados, pois não haverá nutrientes suficientes, especialmente carboidratos, vitais para funções do cérebro.
     
    Fuja do desânimo matinal com um bom desjejum
    Sem um bom café da manhã, diz Mendes, tanto crianças e adolescentes quanto adultos podem apresentar cansaço, desânimo, dificuldade de concentração, sinais de fadiga muscular ou com dores no corpo. Além disso, pode haver outros problemas como tonturas e dores de cabeça. “Sair de casa sem antes tomar um bom café da manhã, em qualquer faixa etária, não é saudável e nem produtivo”, completa.
     
    Também se deve controlar a ingestão de gorduras – dica importante nessa e em outras refeições – com substituições pequenas, mas que podem ajudar no controle de calorias e na proteção do organismo contra diversas condições de saúde ligadas ao sobrepeso e ao colesterol alto. Abaixo, a equipe de Nutrição da USCS, liderada por Mendes, responde algumas questões sobre a primeira refeição do dia.
     
    O que deve ter em um bom café da manhã?
    Um alimento de cada grupo que compõe a pirâmide alimentar, ou seja, pelo menos uma fonte de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de fibras.
     
    Por exemplo:
    • Carboidratos: 2 fatias de pão integral
    • Proteínas: leite (com teor de gorduras reduzido – como leite semidesnatado ou desnatado), queijos, iogurte
    • Gorduras: margarina (de preferência light)
    • Vitaminas e minerais: frutas
    • Fibras: cereal integral, granola
    “O pão integral, devido à quantidade considerável de fibras, oferece sensação de saciedade por maior tempo. As versões light das margarinas são mais interessantes, por possuírem menor teor de gorduras de maneira geral, especialmente as gorduras trans – que favorecem o aumento do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), que é a fração ruim do colesterol”, diz a nutróloga.
     
    Para consumo diário, aponta, recomendam-se os queijos brancos, sendo possível deixar os queijos amarelos, como prato e mussarela, para um consumo mais esporádico.
     
    “A presença de pelo menos uma porção de frutas e cereais integrais é importante, devido às vitaminas, minerais e fibras nelas encontradas em maiores quantidades, que por sua vez favorecem inúmeras funções importantes do organismo, além da atuação preventiva em relação ao câncer de cólon, por favorecerem o funcionamento intestinal.”
     
    Diminuir o consumo de manteiga, por exemplo, pode realmente contribuir para uma melhora na qualidade de vida?
    Sim, aponta a nutróloga. “A manteiga é produzida com gordura animal, tendo, portanto, maior quantidade de gordura saturada e colesterol. Diminuindo seu consumo e tendo uma dieta equilibrada, diminui-se o risco de aterosclerose, especialmente para portadores de perfil lipídico alterado”, explica.
     
    Entretanto, para crianças e adolescentes saudáveis e que não tenham outros fatores de risco para doença coronária, a manteiga é uma fonte de vitamina A e, portanto, pode ser interessante manter o consumo sem exageros, lembra Mendes.
     
    Margarinas são uma boa opção?
    “Sim, as margarinas na versão light são uma boa opção, pois são advindas de gordura vegetal e, por esse motivo, não contêm colesterol, que está presente apenas em alimentos de origem animal”, diz.
     
    As margarinas contêm ácidos graxos mono e poli-insaturados, que são importantes para algumas funções do organismo, como auxiliar na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Algumas margarinas light são acrescidas de vitaminas. É importante, antes de escolher, a observação atenta do rótulo, dando-se preferência às que “não contêm gorduras trans”.
     
    No entanto, pontua a especialista, é também importante verificar a presença de gordura vegetal na lista de ingredientes, no rótulo, pois o produto pode conter quantidades pequenas de gorduras trans, porém as indústrias não precisam informar. Caso o consumo seja mais elevado, certamente irá superar os limites recomendados para a saúde.
     
    Devemos lembrar que ao longo de um dia inteiro, consumimos inúmeros alimentos que podem conter pequenas quantidades de gorduras trans, sendo que ao final do dia, teremos excedido os limites.
     
    Substituir o leite integral pelo semidesnatado ou o desnatado faz alguma diferença?
    Faz diferença, uma vez que o leite integral apresenta 3% de gordura total, já o leite semidesnatado contém 2% de gordura e o leite desnatado possui apenas 1% de gordura. Em questão de calorias, 1 copo de leite integral possui cerca de 123,5 calorias – o que representa 6,17% da recomendação diária; 1 copo de leite semidesnatado possui em média 99,9 calorias – cerca de 5%; e 1 copo de leite desnatado possui em média 84 calorias – 4,2% da recomendação diária de consumo calórico para um adulto saudável (cerca de 2.000 kcal). Na somatória de uma semana inteira, ou ao final de um mês, diz a especialista, isso faz uma grande diferença no consumo calórico.
     
    Queijos ou embutidos também deveriam ser deixados de lado e substituídos por outros alimentos?
    “Em relação a valor nutricional, não”, afirma a especialista. “Porém, pode-se optar por queijos brancos, cream cheese, requeijão light, ricota e queijo tipo minas, que são alimentos com menor teor de gordura e mesmo assim contêm quantidades consideráveis de cálcio”, conclui.
     
    Mendes indica, também, que embutidos mais gordurosos, como presunto, mortadela, lombo, salsicha, linguiça, de preferência, não devem ser consumidos com maior frequência, devido à alta concentração de gorduras saturadas, colesterol, sódio e corantes.
     
    Os pães integrais também ajudam a manter um café da manhã mais saudável?
    “Não só o pão integral como cereais integrais em geral ajudam na regulação da função intestinal, além de conter outros importantes nutrientes, como zinco, selênio e vitaminas”, finaliza a especialista em nutrição.
     
    Fonte O que eu tenho

    Cyberbullying no ambiente de trabalho precisa de maior atenção das empresas

    O cyberbullying – o bullying realizado através de tecnologias como e-mails, sms e redes sociais – tem se tornado cada vez mais comum no trabalho que o bullying tradicional, aponta nova pesquisa. A grande diferença desse novo fenômeno é que a relação entre abusados e abusadores tem ficado cada vez menos em evidência, o que não quer dizer que deixam de existir ou que isso seja menos impactante.
     
    As descobertas são de um estudo feito pela equipe de Chistine Sprigg da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que partiu de uma série de pesquisas feitas com questionários online e financiada pelo Conselho Britânico de Pesquisas Econômicas e Sociais.
     
    O fenômeno, antes observado apenas em ambientes escolares, parece ter alcançado os ambientes profissionais. E quanto maior a inserção das novas tecnologias nos escritórios, maior a propensão desse tipo de violência se tornar cada vez mais comum.
     
    “Os questionários que aplicamos indicava diversos níveis de bullying, como ser humilhado publicamente, ser ignorado ou isolado e ser alvo de fofocas. Os trabalhadores eram questionados sobre quais tipos dessas violências ocorriam de forma física e também virtualmente e também com qual constância”, explica a autora.
     
    Os resultados apontam que entre 8% e 10% dos trabalhadores entrevistados haviam presenciado ou sido alvos do cyberbullying nos 6 meses anteriores à pesquisa. E entre 14% e 20% desses profissionais sofriam com o cyberbullying de forma constante (reportavam algum tipo de violência com uma constância semanal).
     
    “Quanto maior a constância do cyberbullying menor o nível de bem estar e maiores os níveis de estresse e insatisfação com o trabalho. Em alguns questionários ficou claro que o cyberbullying era muito mais danoso a saúde mental dos funcionários que o bullying tradicional”, diz Ian Coyne, outro autor envolvido na pesquisa.
     
    Outra diferença importante foi quanto a quem presenciava esse tipo de bullying. No bullying tradicional o indivíduo que presencia esse tipo de violência também é impactado negativamente. No ambiente virtual esse impacto é muito menor para quem testemunha o bullying e traz muito mais sensação de insegurança e injustiça para quem sofre.
     
    “Nossa pesquisa pode servir de guia para que os patrões e chefias em geral formulem estratégias para identificar e combater o cyberbullying no ambiente profissional, pois os danos têm grande impacto econômico, podendo aumentar o absenteísmo [faltas no trabalho por conta de problemas de saúde física], piorar a saúde mental do empregado, diminuir o rendimento da equipe de trabalho e gerar mais problemas jurídicos, além de maior turnover [perda de bons profissionais para outras empresas]”, alertam os autores. “Aprender a reverter esse processo é importante para as empresas nesse novo cenário tecnológico”, finalizam.
     
    Fonte O que eu tenho

    O poder do aperto de mão: menos desconfiança e maior colaboração

    Um bom aperto de mão é popularmente conhecido como a melhor maneira de se apresentar no mundo dos negócios. Historicamente o gesto é uma forma de dizer que você está aberto ao diálogo e não traz nenhuma animosidade para uma reunião. Mas como nosso cérebro enxerga o aperto de mão?
     
    Um estudo de neuropsicologia publicado no Journal of Cognitive Neuroscience, aponta que o aperto de mão é visto pelo nosso cérebro como a primeira avaliação das intenções de alguém em uma interação social qualquer.
     
    “O ser humano tem desconfianças quando é apresentado a um novo indivíduo ou alguém desconhecido do seu círculo social já construído. E o aperto de mão pode reverter essa desconfiança em curiosidade especialmente porque, caso o cérebro tenha uma boa impressão, ele tende a nos deixar menos tensos com a situação”, explica Florin Dolcos, pesquisador da Universidade do Illinois, nos EUA.
     
    A partir do monitoramento das funções cerebrais (com tecnologia de ressonância magnética funcional) de homens e mulheres que assistiam vídeos que simulavam uma série de interações sociais – sem verbalizações – em ambientes de negócio, os pesquisadores localizaram quais áreas do cérebro eram acionadas. Uma das interações eram os apertos de mão.
     
    “O aperto de mão não só diminui uma impressão negativa – deixa os indivíduos mais relaxados – como também aumenta a tendência das interações serem mais colaborativas. Um bom aperto de mão mitiga impactos negativos que podem ocorrer quando se conhece alguém novo durante uma negociação qualquer, por exemplo”, diz o autor.
     
    Dolcos lembra ainda que o estudo replicou e ajudou a confirmar diversas outras pesquisas anteriores que procuravam identificar a cognição em interações sociais. “Nossa contribuição foi colher diversos dados que confirmam essas pesquisas”, completa o pesquisador.
     
    Fonte O que eu tenho

    Prefeitura Municipal de Cacimbas – PB

    A Prefeitura Municipal de Cacimbas – PB realiza concurso para preenchimento de 122 vagas.

    Inscrições:
    Até 20 de novembro

    Valor:
    De R$ 32,00 a R$ 52,00

    Provas:
    Haverá Prova Objetiva, Prova de Títulos para Professor de Educação Básica 3 - Matemática, Orientador Educacional e Supervisor Escolar.

    Cargos
    Sem exigência de escolaridade - Artífice - Encanador, Artífice - Pedreiro, Artífice - Eletricista, Gari e Jardineiro;

    Fundamental - Motorista com CNH D e Operador de Máquinas Pesadas com CNH D;

    Médio - Agente Administrativo, Agente Administrativo Financeiro, Agente Comunitário de Educação e Auxiliar de Consultório Dentário - PSF;

    Técnico - Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem - PSF (ambos com registro no Conselho Profissional);

    Superior - Bioquímico, Consultor Técnico Administrativo, Enfermeiro, Médico, Médico - PSF, Médico-veterinário, Professor de Educação Básica 3 - Matemática, Orientador Educacional e Supervisor Escolar

    Prefeitura Municipal de Apicum Açu - MA

    A Prefeitura Municipal de Apicum Açu, Maranhão, realiza seleção para preenchimento de vagas

    Inscrições:
    Até 19 de novembro, na Prefeitura Municipal, Avenida Cândido Reis, nº. 05, bairro Novo Apicum.

    Valor:
    R$ 30,00, R$ 35,00 e/ou a R$ 80,00

    Remuneração:
    Entre R$ 622,00 e R$ 4.411,53

    Provas:
    Prova Objetiva, Prova de Títulos para Professor de Nível I e II, e prova prática para Motorista Profissional, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico e Enfermeiro.

    Cargos:
    Fundamental - Auxiliar Operacional e Auxiliar de Serviços Gerais;


    Médio/Magistério - Professor de Nível I para Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Motorista Profissional, Auxiliar de Consultório de Odontologia e Técnico em Enfermagem;

    Superior - Professor Nível II - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) nas disciplinas de Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Professor Nível II - Ensino Fundamental - Educação Especial, Supervisor Pedagógico, Cirurgião-dentista, Médico Generalista, Enfermeiro, e Bioquímico.


    Prefeitura Municipal de Águas Formosas – MG

    A Prefeitura Municipal de Águas Formosas – MG realiza concurso para provimento de 65 vagas

    Inscrições:
    De 12 a 25 de novembro, pelo www.polisauditoria.c
    om.br ou no Centro de Cultura (rua Doutor Sebastião Figueiredo, nº. 643, Centro)

    Valor:
    Entre R$ 25,00 e R$ 50,00.

    Remuneração:
    De R$ 622,00 a R$ 1.300,00.

    Provas:
    Haverá prova objetiva

    Cargos:
    Fundamental - Agente Comunitário de Saúde - PSF;

    Médio - Agente de Combate as Endemias - PSF e Monitor de Programas Especiais - Cras;

    Superior - Assistente Social - Nasf, Nutricionista - Nasf, Farmacêutico - Nasf, Psicólogo - Nasf, Terapeuta Ocupacional - Nasf, Assistente Social - Cras, Psicólogo - Cras e Advogado - Cras

    Prefeitura Municipal de São João – PE

    A Prefeitura Municipal de São João – PE realiza seleção para preenchimento de 179 vagas

    Inscrições:
    Até 30 de novembro pelo www.concursopublicosaojoao.co
    m.br

    Valor:
    De R$ 25,00 a R$ 100,00.

    Remuneração:
    De R$ 622,00 a R$ 1.490,00

    Provas:
    Provas objetivas: 16 de dezembro
    Haverá prova de títulos para Professores de Educação Básica e cargos de nível superior.

    Cargos:
    Fundamental - Motorista categoria C, Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Tratorista, Vigia Escolar, Auxiliar de Serviços Educacionais e Motorista Escolar - categoria D;

    Médio - Auxiliar de Controle Interno, Auxiliar Administrativo, Técnico em Agropecuária, Assistente Administrativo, Agente de Disciplina Escolar, Técnico Educacional em Informática, Assistente Administrativo Educacional e Professor I - Séries/Anos Iniciais - Creche/Educação Infantil;

    Superior - Professor II - Educação Física, Professor II nas disciplinas de Geografia, História, Ciências, Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Secretário Escolar, Agente de Controle Interno, Psicólogo Escolar, Fonoaudiólogo Escolar, Nutricionista Escolar, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Médico - Cirurgião, Anestesista, Cardiologista, Ginecologista, Ortopedista e Pediatra

    Prefeitura de Palmeirina - PE

    A Prefeitura de Palmeirina, PE, realiza seleção para preenchimento de 206 vagas

    Inscrições:
    Até 30 de novembro pelo www.concursopublicopalmeirin
    a.com.br ou na Câmara de Vereadores de Palmeirina (Rua Presidente João Pessoa, nº. 114, Centro)

    Valor:
    De R$ 25,00 a R$ 100,00

    Remuneração:
    Entre R$ 622,00 e R$ 2.000,00

    Provas:
    Haverá prova escrita, prova de títulos para nível superior e Professor de Educação Básica.

    Cargos:
    Alfabetizado - Auxiliar de Serviços Gerais;

    Fundamental - Motorista, Motorista Escolar, Auxiliar de Serviços Educacionais, Agente Administrativo e Vigia Escolar/Educacional;

    Médio - Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo Educacional, Instrutor Musical, Técnico Agrícola e Técnico Agropecuária;

    Médio/Magistério - Professor de Educação Básica (1ª a 4ª Série) Infantil e Especial;

    Superior - Médico Clínico-geral, Nutricionista Escolar, Odontólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escolar, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico, Psicopedagogo Escolar, Auditor em Sistema de Saúde, Secretário Escolar, Sanitarista e Professor do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Série) nas disciplinas de Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Língua Inglesa

    Prefeitura de Novo Hamburgo

    A Prefeitura de Novo Hamburgo realiza concurso para provimento de 29 vagas

    Inscrições:
    Até 19 de novembro

    Cargos:
    Cozinheiro, Técnico de Enfermagem para as áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, UTI Adulto, Emergência, Samu e Centro Cirúrgico Unidade de Internação e Ambulatório e UTI Neonatal e Materno-infantil, Auxiliar de Imobilização Ortopédica e Atendente de Farmácia.

    Remuneração:
    R$ 752,38, R$ 806,12 e R$ 943,69

    Seleção:
    Haverá análise curricular.

    Prefeitura de Monte Alegre dos Campos - RS

    A Prefeitura de Monte Alegre dos Campos, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 11 vagas

    Inscrições:
    De 7 a 21 de novembro pelo www.unar
    s.com.br ou na prefeitura (avenida Pedro Zamban, nº. 1.000, Centro)

    Valor:
    De R$ 30,00 a R$ 60,00

    Cargos:
    Operador de Máquinas Rodoviárias Pesadas, Auxiliar de Odontologia, Contador, Médico Comunitário Geral, Médico Clínico Geral, Ginecologista - Obstetra e Professor de Séries ou Anos Finais do Ensino Fundamental

    Remuneração:
    De R$ 714,00 a R$ 7.560,00

    Provas:
    Haverá provas escrita; e prática para Operador de Máquinas Rodoviárias Pesadas. Os Professores serão submetidos a prova de títulos.

    Concurso Prefeitura de São João do Sul - SC

    A Prefeitura de São João do Sul, Estado de Santa Catarina, através da empresa Concursul, abriu edital N° 001/2012 de concurso público, com a finalidade de ocupar 157 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
     
    Cargos
    As oportunidades são para os cargos de advogado, agente comunitário de saúde, agente de controle interno, assistente social, assistente técnico pedagógico, auxiliar administrativo, auxiliar administrativo escolar, auxiliar de biblioteca, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de ensino, auxiliar de serviços gerais da educação, auxiliar de serviços gerais I, auxiliar de serviços gerais II, contador, educador social, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, farmacêutico, professor e outros. O salário é de até R$ 6.377,32 e a carga horária a ser cumprida vai de 20 a 40 horas semanais.
     
    Inscrições
    As inscrições serão exclusivamente realizadas pela internet, até às 18:00 horas do dia 04 de dezembro de 2012, através do site: www.concursul.com.br.
     
    Taxas
    Cargos de Nível Fundamental (completo e incompleto) R$ 50,00;
    Cargos de Nível Médio R$ 80,00;
    Cargos de Nível Superior R$ 100,00.
     
    Provas
    A prova escrita objetiva será realizada no Município de São João do Sul/SC, provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, para todos os cargos que menciona, sendo que o candidato deverá comparecer munido da ficha de inscrição, sendo obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia.
     
    Por questão de logística, os locais e horários das provas serão definidos através de Edital, o qual será publicado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São João do Sul/SC e no endereço eletrônico www.concursul.com.br no dia 11 de dezembro de 2012.
     
    Gabaritos
    O gabarito será disponibilizado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São João do Sul e no site www.concursul.com.br no dia 16 de dezembro de 2012, juntamente com um exemplar de cada prova (este, apenas no site).
     
    Validade
    A validade do concurso será de 02 anos, permitida a prorrogação, uma vez, por igual período, nos termos do Art. 37, III, da Constituição Federal de 1988 c/c Art. 7º da Lei Municipal nº. 1.063, de 2002.

    Edital / Publicações

    Prefeitura de Ipaba (MG) divulga edital de processo seletivo

    Foi divulgado o edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Ipaba, Minas Gerais. O certame tem como finalidade preencher 39 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 5.400,00, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
     
    Cargos
    Monitor de Biscuit, Monitor de Cabeleireiro, Monitor de Corte e Costura, Monitor de Pintura em Tecido, Monitor de Trabalhos Manuais, Monitor do Grupo 3ª Idade, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Monitor de Artes Cênicas, Monitor do Sisvan, Médico, Monitor de Dança, Monitor de Esportes e Orientador Social.
     
    Inscrição
    Os interessados deverão se inscrever do dia 21 a 30 de novembro de 2012, na Prefeitura Municipal de Ipaba – Av. José Rodrigues de Almeida, 212 – Centro – Ipaba - MG, das 12:00 às 17:30 horas ou através do site www.magnusconcursos.com.br.
     
    Prova
    A prova objetiva será aplicada na data provável 09 de dezembro de 2012, em local e horário que serão divulgados no site www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 06 de dezembro de 2012.
     
    Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 18 e 19 de dezembro de 2012 pelo candidato ou pelo seu procurador, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: Processo Seletivo Prefeitura Municipal de Ipaba - Edital nº 01/2012, o nome do candidato, número de inscrição e o cargo pleitado. O candidato, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento, com data de postagem até o dia 19 de dezembro de 2012, para a Prefeitura de Ipaba - processo seletivo 001/2012 - Av. José Rodrigues de Almeida, 212 – Centro – Ipaba – MG – CEP: 35.198-000.

    Edital / Publicações

    Concurso Hospital Estadual de Mirandópolis - SP

    O Hospital Estadual Dr. Oswaldo Brandi Faria de Mirandópolis, Estado de São Paulo, publicou 3 editais para realização de Concurso Público (N°s 056, 057 e 058/2012). O concurso visa o preenchimento de 3 vagas para a classe de Médico Especialidade: Clínica Médica, Pediatra e Anestesiologista.
     
    O vencimento será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1000,00, para jornada de trabalho de 20 horas semanais.
    Inscrição
    As inscrições serão recebidas até o dia 23 de novembro de 2012, exceto feriado, sábado e domingo, das 10h às 16h, à Avenida Dr. Raul da Cunha Bueno, nº. 585, Centro, Mirandópolis-SP.
    O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.

    Prova
    A prova será realizada na cidade de Mirandópolis, com data prevista para o dia 2 de dezembro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
     
    Validade
    O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

    Prefeitura de Angatuba (SP) abre processo seletivo

    A Prefeitura de Angatuba, Estado de São Paulo, através da empresa Integri Brasil Assessoria e Consultoria LTDA, publicou edital Nº 01/2012 para realização de processo seletivo. O certame tem o objetivo de ocupar 21 vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 9,86 hora aula, por jornada de trabalho de 20 a 40h semanais.
     
    Cargos: Monitor de casa abrigo, instrutor de atividades esportivas, PEB II - ciências, PEB II - educação física, PEB II - geografia, PEB II - inglês, PEB II - língua portuguesa, PEB II - matemática e professor substituto.
     
    As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, até o dia 27 de Novembro de 2012, no site www.integribrasil.com.br. As taxas variam de R$ 18,00 e R$ 30,00.
     
    A realização da prova objetiva está prevista para o dia 16 de Dezembro de 2012 no município de Angatuba/ SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

    A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, única e exclusivamente por edital de convocação, através da publicação no Jornal de Angatuba, Folha de Angatubae Folha de Itapetininga, pela internet no endereço www.integribrasil.com.br e ainda; Por afixação na Prefeitura de Angatuba/SP.

    O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 18h00 do dia da realização da prova, bem como o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

    Edital / Publicações

    Prefeitura de Timbó - SC abre processo seletivo

    A Prefeitura de Timbó, Estado de Santa Catarina, através do Instituto o Barriga Verde - IOBV, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo, para compor Cadastro de Reserva, visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público, do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Timbó.
     
    As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 981,55. Todos os cargos têm direito ao Prêmio Eficiência no valor de R$ 9,40 por dia.
     
    Cargos
    Alfabetizado: Auxiliar Operacional I.

    Ensino Médio Completo: Educador Infantil (habilitado) e Auxiliar de Recreação- Educação Infantil.

    Ensino Superior: Professor Pré- Escolar (habilitado; Professor Pré- Escolar (habilitado); Professor de Jovens e Adultos (habilitado); Professor de Jovens e Adultos (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental Série/Anos Iniciais (habilitado); Professor de Ensino Fundamental Série/Anos Iniciais (não-habilitado); Professor De Educação Física – Pré-Escolar (habilitado); Professor De Educação Física – Pré-Escolar (não-habilitado); Professor de Inglês- Pré Escolar (habilitado); Professor de Inglês- Pré Escolar (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental e Pré-Escolar- Artes (habilitado); Professor de Ensino Fundamental e Pré-Escolar- Artes (não- habilitado); Professor De Ensino Fundamental Ciências (habilitado); Professor De Ensino Fundamental Ciências (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Educação Física (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Educação Física (não- habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Espanhol (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Espanhol (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental Geografia (habilitado); Professor de Ensino Fundamental Geografia (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental- História (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- História (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Inglês (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Inglês (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Matemática (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Matemática (não-habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Português (habilitado); Professor de Ensino Fundamental- Português (não-habilitado); Professor de Informática Educacional (não- habilitado); Secretário Escolar e Educador Infantil (habilitado).
     
    Inscrições
    Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 26 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.iobv.com.br.

    Taxas
    Valor da taxa de inscrição
    Nível Superior - R$ 20,00;
    Nível Médio - R$ 15,00;
    Nível Alfabetizado - R$ 5,00.

    Provas e Gabaritos
    As provas serão realizadas no município de Timbó - SC, provavelmente, no dia 09 de dezembro de 2012. A confirmação da data e as informações sobre horários, locais e distribuição dos cargos e candidatos por sala (ensalamento) serão divulgadas oportunamente por meio de edital próprio a ser publicado no mural oficial e site da Prefeitura (www.timbo.sc.gov.br) em caráter meramente informativo no site www.iobv.com.br.

    Os gabaritos serão disponibilizados no site www.iobv.com.br, em até 24 horas após a realização das provas.

    Validade
    O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da publicação de sua homologação podendo ser prorrogado por igual período, sendo que o período contratual atenderá as necessidades da SEMED.

    Concuros UFSM (RS)

    A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público N° 129/2012, com a intenção de contratar 16 Professores Adjuntos para as cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
     
    De acordo com a UFSM, os salários variam de R$ 4.472,00 e R$ 7.627,02, para jornadas de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva.
     
    Segundo o edital, as oportunidades serão distribuídas entre os Departamentos de Eletrônica e Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Defesa Fitossanitária, Metodologia do Ensino, Estomatologia, Ciências da Saúde, Zootecnia e Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Ciências Agronômicas e Ambientais e Centro de Artes e Letras.
     
    Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.ufsm.br. As taxas variam de R$ 110,00 e R$ 190,00.
     
    Haverá prova escrita, didática, de defesa da produção intelectual, prova de títulos e prova prática, quando for o caso, de 27 de dezembro de 2012 a 12 de março de 2013.

    Concurso Prefeitura de Boa Vista – RR

    A Prefeitura de Boa Vista, Estado de Roraima, através da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, lançou edital n° 0004/2012 de concurso público para o provimento de 1.134 vagas e cadastro de reserva para cargos de técnico e analista municipal de níveis médio, técnico e superior.
     
    Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.721,38, por carga horária de 25 a 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal Roraima - UFRR.
     
    Os cargos de técnico municipal compreendem as especialidades de assistente administrativo, cuidador escolar e técnico em contabilidade. Para analista municipal são oferecidas vagas de administrador, administrador hospitalar, analista de sistemas, bibliotecário, contador, economista e professor de educação básica (pedagogia e educação física).
     
    As inscrições poderão ser feitas por meio do site www.ajuri.org.br/concursos. O candidato deve preencher todos os dados solicitados, clicar em confirmar, imprimir o comprovante de inscrição e o boleto referente à taxa, que deverá ser paga até a data do encerramento das inscrições.
     
    O valor da taxa é de R$ 60,00 para nível médio e técnico, e R$ 80,00 para ensino superior. O período de inscrição inicia às 9h do dia 14 de novembro e encerra-se às 18h do dia 23 de novembro de 2012.
     
    A prova do nível médio e técnico será realizada no dia 15 de dezembro, das 8h às 12h. Os que concorrem as vagas de ensino superior farão prova no dia 16 de dezembro de 2012, das 8h às 12h.
     
    Os locais da prova serão publicados no Diário Oficial do Município, fixados nos quadros de avisos da Fundação Ajuri e divulgados na internet no site da instituição responsável pela aplicação da prova.
     
    O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

    Edital / Publicações

    Concurso COREN - RR

    Foi publicado edital n° 01/2012 de concurso público para o provimento de 08 vagas do quadro de empregados do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Roraima - COREN/RR.
     
    No nível médio, estão abertas 6 vagas para os cargos de técnico administrativo e técnico em informática (Curso Profissionalizante de Técnico em Informática), com salário de R$ 720,00, em jornada de 40 horas semanais.
     
    Para o nível superior, há 02 vagas para o cargo de enfermeiro fiscal, cuja remuneração é de R$ 3.200,00 e a carga horária é de 40 horas semanais. Para esse cargo é exigido Curso de Graduação em Enfermagem + Mínimo de 02 (dois) anos de registro definitivo na categoria profissional de enfermeiro, além de CNH categoria “B”.
     
    As inscrições poderão ser realizadas a partir das 08h do dia 19 de novembro até às 23h59min do dia 13 de dezembro de 2012, através do endereço eletrônico www.aocp.com.br.
     
    A taxa de inscrição custará R$ 50,00, para todos os cargos.
     
    A prova objetiva será aplicada na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, na data provável de 20 de janeiro de 2013, em horário e local a ser informado através de Edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br e no Cartão de Informação do Candidato, que será divulgado à partir de 07 de janeiro de 2013.
     
    O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.aocp.com.br.
     
    O prazo de validade do concurso público será de 2 (dois) anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério exclusivo do COREN/RR.

    Edital / Publicações

    Prefeitura de Corumbá – MS lança edital de processo seletivo

    A Prefeitura de Corumbá, Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Escola de Governo (EGOV), abriu edital de processo seletivo para contratação de profissionais que atuarão na Equipe de Referência do Programa Nacional de Promoção do Acesso do Mundo do Trabalho (ACESSUAS/Trabalho). O certame oferece salários que podem chegar a R$ 1.672,23, para carga horária de 40h semanais.
     
    Serão contratados 01 gestor de relações institucionais (psicólogo) e 03 técnicos de atividades institucionais II (auxiliar administrativo), para desempenhar suas atribuições na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a vigência do Programa.
     
    Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e o currículo e encaminhá-los para a sede da Escola de Governo, localizada na rua Colombo, 1766, das 8:00 às 12:00 horas. A ficha de inscrição deverá ser entregue na Escola de Governo até o dia 13 de novembro de 2012.
     
    A seleção será através de Avaliação Curricular, Avaliação de Títulos e Entrevista Técnica.
     
    Os candidatos deverão apresentar-se para a entrevista no local, data e horário que serão informados no edital de convocação para a contratação.