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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sete maneiras de melhorar a sua comunicação com os surdos

Usar frases curtas e ser expressivo são recursos que facilitam a conversa
 
O Dia Nacional da Surdez foi  lembrado neste sábado, dia 10 de novembro. No Brasil, há 9,8 milhões de deficientes auditivos, segundo dados do IBGE. A melhor forma de mantermos a comunicação com surdos é por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Porém, como nem sempre isso é possível, existem outras formas eficientes de se comunicar com os deficientes auditivos.
 
"É extremamente importante tentar conversar com os surdos. Além deles se sentirem valorizados, eles têm a maior paciência para fazer com que os outros os entendam", afirma a psicóloga Ana Maria Amoroso, da Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida). Por isso,  trouxemos algumas dicas importantes para melhorar o diálogo com os surdos. Confira:
 
Fale de frente - Getty ImagesFale de frente
A expressão "o corpo fala" faz ainda mais sentido com os surdos. "Quando a pessoa fala de frente, ela traz a contribuição do olhar e de todo o corpo para a conversa", explica a fonoaudióloga da clínica Cristiane Skoretzky, da Adavida. A percepção visual dos surdos é mais aguçada e eles conseguem captar a mensagem, seja pela leitura labial ou mesmo pela expressão facial, de acordo com a fonoaudióloga.
 
Faça frases curtas - Getty ImagesFaça frases curtas
A Língua dos Surdos é bem menos complexa que a Língua Portuguesa e não conta com conjunções, segundo a fonoaudióloga Cristiane. Portanto, quanto mais objetiva a mensagem, mas fácil fica o entendimento dos surdos. Se formos comparar a frase "eu prefiro vermelho ao azul" na Língua dos Surdos se torna "vermelho sim, azul não". Portanto, evite rebuscar e elaborar demais as frases.
 
Seja expressivo - Getty ImagesSeja expressivo
Uma pessoa com deficiência auditiva consegue compreender as emoções transmitidas nas mensagens, por meio de nossas expressões faciais e corporais. Para a psicóloga Ana Maria, é essencial fazer gestos, mímicas, acenar e até tocar na pessoa para chamar sua atenção. "Valem todos os esforços na hora de passar a mensagem." A dica dela é falar devagar e gesticular bem a boca na hora de falar, mas é preciso cuidado para não separar muito as sílabas e confundir o entendimento dos surdos.
 
Não altere o tom de voz - Getty ImagesNão altere o tom de voz
A fonoaudióloga Cristiane conta que um dos maiores erros é gritar com surdos. "Além de o esforço ser em vão, já que ele não vai ouvir, o surdo pode entender que a pessoa está brava", destaca. Quem grita transmite à pessoa surda uma sensação de agressividade, o que gera ansiedade e nervosismo. É bom sempre se lembrar que os deficientes auditivos captam com riqueza de detalhes de toda a linguagem do corpo, "eles têm os sentidos visuais bem aguçados", completa a fonoaudióloga.
 
Tente a comunicação escrita - Getty ImagesTente a comunicação escrita
Quando a mensagem fica muito complicada para ser transmitida, usar da comunicação escrita pode ser uma boa solução. Os especialistas recomendam fazer desenhos ou até escrever para facilitar a comunicação. ?O estímulo visual é de fácil entendimento, os surdos entendem placas, símbolos e desenhos.? Outra alternativa é pegar um objeto para exemplificar a mensagem. Por exemplo, ?se for chover, aponte para o guarda-chuva e para o céu, ele vai entender que se trata de uma chuva?, segundo a fonoaudióloga.
 
Demonstre interesse e tenha paciência - getty ImagesDemonstre interesse e tenha paciência
A psicóloga explica que os surdos se sentem valorizados quando outras pessoas se aproximam na tentativa de estabelecer comunicação, "eles têm muita paciência para ensinar". Por isso, tenha calma e insista na comunicação, afinal você tem todas as expressões corporais e faciais como aliadas deste diálogo. De acordo com a psicóloga, os interessados na comunicação com surdos precisam aprender alguns sinais básicos da Libras.
 
Se for você quem não entende... Getty ImagesSe for você quem não entende...
Quando as peças mudam de posição e você passa a ser a pessoa que não entende o que a pessoa surda está tentando dizer, o melhor caminho é não fingir. "Procure demonstrar que não entendeu e nunca faça de conta que conseguiu captar a mensagem. Os surdos percebem na hora", afirma a fonoaudióloga. Além disso, a pessoa surda pode evitar a comunicação quando não existe a reciprocidade do diálogo. A psicóloga e a fonoaudióloga são unânimes na hora de defender que os deficientes auditivos são prestativos. "Eles vão tentar explicar de outra forma, se você não entender, e quantas vezes for preciso", finaliza Ana Maria.
 
Fonte Minha Vida

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