As plantas dos pés formam um imenso mapa do corpo humano em que cada área, ou pontos reflexos nos pés e mãos corresponde a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Esse é o princípio da reflexologia, uma terapia que trabalha com estimulos sensoriais nas mais de 70 mil terminações nervosas que existem nos pés.
Ao se trabalhar nesses reflexos, de acordo com os terapeutas, a tensão em todo o corpo é reduzida. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Quando esse fluxo flui permanecemos saudáveis. E quando estamos tensos, ansiosos, com dor de cabeça ou má digestão – as principais queixas de quem procura a reflexologia – ocorre doença. Com o tratamento dos reflexos, segundo os terapeutas, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todo o organismo. Com uma massagem em certos lugares, os órgãos são estimulados e elimimam toxinas. Um dos benefícios da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão e melhorar a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre as funções do corpo e combate o estresse.
Apesar de ajudar no bem-estar, a reflexologia não é prática médica ou psicoterapêutica; não faz diagnóstico clínico; não prescreve medicamento alopático e nem tira os medicamentos prescritos; não interrompe nenhum tipo de tratamento em andamento. Pessoas diabéticas, hipertensas, cardiopatas e com doenças neurológicas só receberão os estímulos com acompanhamento médico.
Um dos gurus mundiais da reflexologia, o holandês Imre Somogyi, autor do livro “A linguagem dos pés” diz que é possível reconhecer traços atuais de uma pessoa, além de avaliar suas condições físicas e emocionais, apenas com uma olhada nos pés. Segundo o autor, dedão e unha levantados para cima indica que a pessoa é sonhadora, vive no mundo da lua e se desliga rapidamente; joanete é indicativo de tendência a colocar os interesses dos outros em primeiro lugar e só depois pensar em si próprio; dedos bem separados é uma caractéristica de pessoas independentes, sem apego a questões familiares; no pé harmonioso se as pontas de todos os dedos formarem um traço giagonal reto, a pessoa expressa bem seus sentimentos.
Já os dedos muito juntos indicam pessoas que tendem a ser apegadas a tudo e todos, principalmente à família; os dedos de ponta quadrada refelte uma pessoa direta, determinada, que não tem meio-termo; os pés com calosidades são indicadores de mágoas ainda não superadas; dedos virados par baixo em forma de garra são marcas de pessoas perfeccionistas e que gostam de fazer tudo do seu jeito; os dedos murchos, sem viço significam apatia em relação a algum aspecto da vida (dependedo do dedo) e o dedão mais curto do que os outros dedos é sinal de que a pessoa é rápida no falar e no agir. Normalmente acha que os outros são lentos.
Fonte Corposaun
Cerca de 65% das brasileiras sofrem de TPM, que de uns tempos para cá também tem sido chamada de Síndrome Pré Menstrual por alguns médicos, pois agrega mais de 150 sintomas, entre os quais a tensão é apenas um deles.
A terapia floral, ainda pouco conhecida pela população brasileira, é recomendada desde 1983 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, em alguns hospitais públicos do país é aplicada como terapia complementar com excelentes resultados.
Uma pesquisa recente aponta que o mamão papaya pode ser um grande aliado para quem luta contra o câncer.
Pesquisadores da Georgia Health Sciences University, EUA, descobrem que um dispositivo comum de controle de natalidade é eficaz também no tratamento de câncer de endométrio em estágio inicial.
Você anda com seus níveis de humor alterados ou com depressão? Isso pode ser sinal de que você está andando errado! De principio essa afirmação pode não fazer muito sentido, mas seguindo um estudo feito pelos pesquisadores da San Francisco State University, EUA, andar com postura corporal desleixada ou desanimada piora o humor e pode até causar quadros de depressão.
Assim como as carnes vermelhas se diferenciam uma das outras, tanto em qualidade nutricional quanto em sabor, também existem diversos tipos de peixes, cada qual com sua característica.
O riso é uma expressão emocional que é inata dos seres humanos. Isso quer dizer que rir dos outros também é universal. Entretanto, o medo de ser o motivo da risada pode causar enormes problemas para a vida social de algumas pessoas. Isso é conhecido como “geliotofobia”, um transtorno que afeta pessoas em todas as culturas aponta pesquisa feita por diversas universidades no mundo todo.
Estudo sugere novo caminho para o desenvolvimento de terapias anticâncer que imitem as estratégias utilizadas pelos vírus

A doença de Alzheimer (DA), tipo mais comum de demência, afeta 36 milhões de pessoas no mundo e cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil.
É difícil ser cheinha, enquanto jovem, numa época em que se dita a magreza a todo o custo. Pelo menos, adolescentes que convivem com quilos extras acreditam que a felicidade está relacionada com a magreza.
Endocrinologistas e nutricionistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) têm alertado para a relação entre a prática de atividades físicas e o risco do surgimento de transtornos alimentares em pessoas suscetíveis.
Pesquisa sugere que aplicação adequada da terapia também pode auxiliar na saúde de homens com diabetes tipo 2
O estudo usa terapias de sono com apoio de drogas que bloqueiam proteinas em área ligadas ao medo no cérebro
São Paulo – Uma em cada três brasileiras vai desenvolver osteoporose, doença que
enfraquece os ossos, após a menopausa, aponta estudo da Associação Brasileira de
Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Apesar do alto percentual entre a
população feminina, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos já fizeram algum
exame para detectar a doença.
São Paulo – Pessoas que passaram ontem(20) pelo Parque Ibirapuera, em São
Paulo, puderam aferir gratuitamente sua pressão arterial e medir a glicemia.