Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 21 de outubro de 2012

Reflexologia auxilia organismo através de estimulos nos pés

As plantas dos pés formam um imenso mapa do corpo humano em que cada área, ou pontos reflexos nos pés e mãos corresponde a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Esse é o princípio da reflexologia, uma terapia que trabalha com estimulos sensoriais nas mais de 70 mil terminações nervosas que existem nos pés.
 
Ao se trabalhar nesses reflexos, de acordo com os terapeutas, a tensão em todo o corpo é reduzida. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
 
Quando esse fluxo flui permanecemos saudáveis. E quando estamos tensos, ansiosos, com dor de cabeça ou má digestão – as principais queixas de quem procura a reflexologia – ocorre doença. Com o tratamento dos reflexos, segundo os terapeutas, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todo o organismo. Com uma massagem em certos lugares, os órgãos são estimulados e elimimam toxinas. Um dos benefícios da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão e melhorar a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre as funções do corpo e combate o estresse.
 
Apesar de ajudar no bem-estar, a reflexologia não é prática médica ou psicoterapêutica; não faz diagnóstico clínico; não prescreve medicamento alopático e nem tira os medicamentos prescritos; não interrompe nenhum tipo de tratamento em andamento. Pessoas diabéticas, hipertensas, cardiopatas e com doenças neurológicas só receberão os estímulos com acompanhamento médico.
 
Um dos gurus mundiais da reflexologia, o holandês Imre Somogyi, autor do livro “A linguagem dos pés” diz que é possível reconhecer traços atuais de uma pessoa, além de avaliar suas condições físicas e emocionais, apenas com uma olhada nos pés. Segundo o autor, dedão e unha levantados para cima indica que a pessoa é sonhadora, vive no mundo da lua e se desliga rapidamente; joanete é indicativo de tendência a colocar os interesses dos outros em primeiro lugar e só depois pensar em si próprio; dedos bem separados é uma caractéristica de pessoas independentes, sem apego a questões familiares; no pé harmonioso se as pontas de todos os dedos formarem um traço giagonal reto, a pessoa expressa bem seus sentimentos.
 
Já os dedos muito juntos indicam pessoas que tendem a ser apegadas a tudo e todos, principalmente à família; os dedos de ponta quadrada refelte uma pessoa direta, determinada, que não tem meio-termo; os pés com calosidades são indicadores de mágoas ainda não superadas; dedos virados par baixo em forma de garra são marcas de pessoas perfeccionistas e que gostam de fazer tudo do seu jeito; os dedos murchos, sem viço significam apatia em relação a algum aspecto da vida (dependedo do dedo) e o dedão mais curto do que os outros dedos é sinal de que a pessoa é rápida no falar e no agir. Normalmente acha que os outros são lentos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário