Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de junho de 2014

As novas tecnologias estão mudando nossa memória?

http://www.3mw.com.br/wp-content/uploads/2014/03/brain.jpgInternet e celular armazenam informações e liberam espaço no seu cérebro

Por Dr. André Felício 

Pouco se conhece ainda sobre a capacidade que a tecnologia pode ter de alterar as nossas funções cognitivas, em particular, a memória. O que parece, entretanto, é que, paulatinamente, esta tecnologia vem se tornando uma extensão de nossa memória. 

Vivemos em uma sociedade muito dinâmica e complexa, cuja informação se transforma rapidamente. Mais do que isto, essa "informação" parece replicar sem controle. Com os buscadores da internet, seja o Google, Yahoo, entre outros, estamos desenvolvendo muito mais estratégias para "achar" o que procuramos do que propriamente "lembrar" o que queremos. Assim, talvez você não se lembre, de bate pronto, da capital de um país, mas com o acesso à internet e o Google, sabe como encontrar esta resposta facilmente.

Os neurologistas sempre dividiram a memória em memória de trabalho, memória de curta duração e memória de longa duração. O fato é que hoje temos à disposição uma memória virtual com capacidade de armazenar e resgatar informações muito mais facilmente do que fazemos. A diferença é que essa memória está localizada "fora" do corpo humano e é coletiva, ou seja, não pertence a apenas um indivíduo.

Um dos benefícios de poder contar com um banco de dados online é deixar o cérebro livre para armazenar conteúdos mais relevantes. Assim, na agenda de telefone, no bloco de anotações e usando o Google você procura um telefone do colega, o local exato do compromisso ou a capital de um país, respectivamente. O ruim dessa tecnologia é a dependência que se cria. Quem, afinal, nunca ficou com raiva por causa da internet que não funcionou?

A tecnologia mudou, de maneira inexorável, nossa relação com as funções cognitivas, e este processo, daqui para frente, parece-me irreversível. Cabe a nós "filtrar" o que é informação útil, porque o advento desta mesma tecnologia trouxe consigo um lixo eletrônico perturbador, que gera ansiedade e atrasa a procura por informação "de verdade".

Minha Vida

Invista em exercícios que valem por remédio

Diabetes - Getty ImagesProblemas respiratórios, depressão e até diabetes podem ser aliviados 

De hipertensão a osteoporose, diversos males podem ser amenizados e controlados com a escolha do exercício físico certo. 

De acordo com o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp, a prática de atividade física - aliada ao tratamento médico - tem tanto poder que pode diminuir a quantidade de medicação. 

"Dependendo da pessoa, é possível até chegar a situações em que os remédios não são mais necessários", conta. 

Confira as opções de exercício mais indicadas para combater oito doenças a seguir: 

1. Diabetes

Exercício: caminhada, hidroginástica e atividades aeróbicas em geral
O diabetes vem da insuficiência ou falta total de insulina, substância responsável por metabolizar o açúcar e fornecer energia ao corpo. Com isso, em vez de a glicose entrar nas células, fica acumulada no sangue. Segundo o fisiologista Raul Santo de Oliveira, o exercício físico aeróbico precisa de energia e, por isso, facilita essa entrada da glicose nas células, diminuindo os níveis no sangue.

Mas cuidado para não exagerar na intensidade! O clínico geral João Marcello Branco, especialista em medicina do esporte, explica que o nosso corpo tem três tipos de fontes de energia: glicose, aminoácidos (moléculas presentes nos músculos) e gordura. "Quando temos pouco condicionamento físico, o organismo busca primeiro a fonte mais fácil, ou seja, queima mais aminoácidos do que glicose e gordura", afirma. Isso é grave para quem tem diabetes, pois seu corpo já tem dificuldades em queimar açúcar, e terá ainda mais, já que a fonte primária de energia serão os aminoácidos, não a glicose. 

2. Doenças respiratórias

O exercício: natação
A natação pode ser uma grande amiga de quem sofre com doenças respiratórias, como asma e bronquite. "A umidade relativa do ar é bastante elevada nesses ambientes, o que provoca vasodilatação e facilita o processo respiratório", diz o fisiologista Raul Santo. Além disso, lembra o clínico geral João Branco, a natação trabalha a parte cardiovascular e a musculatura pulmonar, aumentando a capacidade respiratória.

Cuidado, porém, com a temperatura da piscina, pois isso pode piorar as crises respiratórias. A piscina precisa estar com temperatura agradável - não muito quente ou muito fria, para que não haja choque térmico - e sem cloro e outros produtos químicos.

3. Hipertensão

O exercício: aeróbicos, como caminhada
Qualquer exercício - até uma simples caminhada- que tenha intensidade leve a moderada pode ajudar a combater hipertensão. A atividade física criará novos vasos sanguíneos, em um processo chamado de neo-formação de vasos. "Com a neo-formação, diminui-se a resistência periférica, ou seja, o sangue consegue percorrer todo o corpo com mais facilidade", conta Raul Santo. "Isso diminui a sobrecarga cardíaca e o coração trabalha com mais eficiência", completa. É como se abrissem novas avenidas e ruas em uma grande cidade, diminuindo o congestionamento.

4. Distúrbios de ansiedade (depressão)

O exercício: Ioga
Um dos principais fatores dos distúrbios de ansiedade é o estresse. Ele libera uma série de hormônios, como adrenalina, cortisol, noradrenalina e prolactina. Raul Santo conta que esses hormônios, chamados de catabólicos, causam um desajuste no corpo, capaz de afetar até o ritmo cardíaco.

A atividade física em carga leve a moderada melhora o condicionamento do cérebro, equilibrando a secreção hormonal e a produção de neurotransmissores, que são sinalizadores do cérebro. Para o clínico geral João Branco, atividades como ioga e Tai Chi Chuan são boas opções porque controlam a ansiedade por meio da respiração. Isso reduz o estresse e auxilia no equilíbrio do organismo.

No caso da depressão, o fisiologista Raul conta que as doses da medicação podem diminuir com o tempo até serem extinguidas, tamanho o benefício da atividade física.

5. Insônia

O exercício: Tai Chi Chuan
O sono é regulado por uma série de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina. Se, durante o dia, os hormônios responsáveis por deixar você em estado de alerta dominam (como a adrenalina), à noite precisa ocorrer o inverso. Antes de dormir, conta Raul Santo, você deve alcançar o estado chamado "sub-ativo", onde o metabolismo está estabilizado - ou seja, as frequências cardíaca e respiratória estão estáveis, assim como a secreção hormonal. "Como a atividade física equilibra a secreção de hormônios e a produção de neurotransmissores, o seu corpo saberá a hora de ficar em alerta e a hora de descansar", conta Santo. O Tai Chi é uma atividade relaxante e ideal para ser praticada depois que o sol se põe, já que trará a calma necessária para o sono.

6. Fibromialgia  

O exercício: alongamento e hidroterapia
Os remédios para combater a dor e a ansiedade intensas da fibromialgia podem ficar ainda mais potentes com a prática de exercícios físicos. Mas, como o corpo já está muito dolorido, nada de exagerar no exercício para não piorar o sintoma. "Uma atividade que relaxe, como alongamento e hidroterapia, trará melhoras ao paciente. Isso regulará a serotonina, ajudando a pessoa a ter menos ansiedade", diz João Marcello Branco. 

7. Osteoporose

O exercício: na fase inicial, a caminhada previne a perda óssea
Já diria o ditado: "é melhor prevenir do que remediar". No caso da osteoporose, essa frase ganha intensidade. Segundo Raul Santo, mesmo para quem já sofre com a doença é possível fazer exercícios para evitar uma perda ainda maior de massa óssea. No entanto, é preciso sempre praticar com orientação médica, já que a recomendação da atividade física depende do estágio da doença.

Quase todas as atividades físicas causam impacto - desde natação até pegar ônibus em pé -, mas o especialista em medicina do esporte João Branco destaca a caminhada, que não tem grandes riscos de sobrecarga nos ossos. "O impacto do pé no chão estimula o osteoblasto, célula responsável pela criação de tecido ósseo. Conforme a pessoa tem perda hormonal e sedentarismo, essa célula fica adormecida. O pequeno impacto deve ser contínuo e regular, para fazer com que a célula volte à sua função normal", explica. 

8. Tabagismo  
O exercício: treino de resistência
A nicotina do cigarro causa dependência química ao cumprir a função de neurotransmissor. Com o tempo de fumo, o cérebro acaba deixando de produzir alguns neurotransmissores, que são supridos pela nicotina. Ao tirar o cigarro, o cérebro sentirá falta. "A atividade física ajuda a colocar o cérebro e corpo em equilíbrio omeostático, ou seja, faz com que a pessoa volte a produzir neurotransmissores que não produzia antes", conta João Branco. Para o fisiologista Raul Santo, a atividade física também pode ser um incentivo para deixar de fumar, já que melhora a respiração, traz sensação de bem estar e fornece mais energia para as atividades cotidianas.

Além disso, existe a pressão social. O indivíduo que passa a praticar qualquer atividade física passa a conviver com pessoas que, em geral, não fumam e nem gostam de cigarro. "Com o tempo, isso pode resultar no abandono do tabagismo por insistência dos novos colegas", sugere Raul Santo.

Embora todas as atividades físicas colaborem com a melhoria, estudo realizado pelo Miriam Hospital's Centers for Behavioral and Preventive Medicine, nos Estados Unidos, indica o treino de resistência com o melhor. De acordo com os resultados, homens e mulheres fumantes que completaram 12 semanas de treinamento de resistência - como parte de um programa de tratamento contra o tabagismo - têm duas vezes mais chances de parar de fumar, em comparação a aqueles que não levantam pesos regularmente. 

Minha Vida

Tire dúvidas sobre a cirurgia de retirada da próstata e quando é indicada

próstata - Foto: Getty ImagesEjaculação é afetada após prostatectomia, mas libido se mantém

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado oficialmente no dia 17 de novembro, mas as ações de prevenção se estendem por todo mês como parte da campanha de conscientização da doença, o Novembro Azul. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 60 mil homens serão diagnosticados com este tipo de câncer a cada ano no Brasil. Parte natural do desenvolvimento do homem, a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) pode acometer até 80% dos homens com 50 anos ou mais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. 

Em alguns casos, esse crescimento é exagerado, e pode causar complicações durante a micção, uma vez que a próstata aumentada pode pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. 

Essa condição benigna pode evoluir para um câncer de próstata - o segundo câncer mais incidente entre os brasileiros do sexo masculino. O tratamento padrão para o câncer de próstata é a prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata e, consequentemente, do tumor que ali se instala. 

Por envolver questões relacionadas à sexualidade, muitos homens preferem tratar o assunto como um tabu e não buscam mais informações a respeito da cirurgia ou mesmo da doença. Se você tem algum fator de risco para o câncer de próstata ou já sofre com a doença e quer saber mais sobre o procedimento usado para tratá-lo, tire suas dúvidas:    

A prostatectomia é indicada apenas para o câncer de próstata?
Sim, a prostatectomia é, por excelência, a cirurgia para retirada da próstata. "O procedimento cirúrgico é indicado para pacientes que podem se beneficiar do tratamento", explica o urologista Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia regional Rio de janeiro. A cirurgia é realizada nos casos de câncer de próstata pois seu objetivo é retirar todo o tumor maligno - e essa é a única maneira de obter êxito. Entretanto, em alguns casos, ela pode ser indicada para a hiperplasia prostática, doença definida pelo crescimento anormal da próstata. A hiperplasia, embora possa se transformar em um câncer, é uma condição ainda benigna.

A próstata é sempre retirada completamente?
Nem sempre. "No tratamento do câncer de próstata, sim, é necessário retirar todo o órgão para extirpação total da doença, visando cura e diminuindo a possibilidade de recidiva ou necessidade de tratamento complementar", afirma o urologista e cirurgião geral Rodrigo Frota, diretor da Sociedade de Urologia do Rio de Janeiro. Nesse caso a cirurgia é chamada de prostatectomia radical, e são retiradas a próstata e as vesículas seminais. "Mas também pode ser feita a prostatectomia retropúbica, para tratamento da hiperplasia de próstata, onde se retira parcialmente o órgão." 

Voltarei a urinar normalmente?
É muito comum a hiperplasia prostática causar urgência para urinar ou gotejamento de urina, e a expectativa do paciente é que esse problema seja extinguido com a cirurgia. Entretanto, a prostatectomia envolve a retirada de uma parte da musculatura que controla a abertura e o fechamento da uretra - e o resultado disso é a incontinência urinária. "Parte da uretra passa pela próstata, e com a sua retirada, é necessário ligar a bexiga com parte da uretra, o que ocasiona incontinência pós-operatória", afirma o urologista Rodrigo. Essa complicação no geral é transitória, e, de acordo com Alfredo Canalini, o tratamento fisioterápico específico é uma opção para aumentar as chances de recuperação no pós-operatório.

Além disso, a técnica robótica usada hoje em dia para a realização desse tipo de cirurgia possibilita uma maior liberdade de movimentos dos instrumentos e melhor visualização do local. "Dessa forma, evoluímos com uma melhora importante na recuperação da continência urinária, além de garantir que ela permaneça por um tempo mais curto", diz Rodrigo.

A cirurgia pode causar impotência?
Sim, o problema pode acontecer em menor ou maior grau. Mas atualmente há mais cuidado e técnicas avançadas para que a cirurgia afete o mínimo possível a função sexual masculina. "A dificuldade de ereção após esta cirurgia ocorre porque os nervos que inervam o pênis, comandando a ereção, passam ao lado da próstata, e por vezes podem ser lesados em casos que, devido ao tamanho e extensão do câncer, uma dissecção mais ampla em torno da próstata seja necessária", conta o urologista Alfredo. Segundo Rodrigo Ueta, a técnica robótica também pode ajudar nesse sentido, uma vez que proporciona melhor visualização dos nervos, portanto, menos danos e menor possibilidade de impotência no pós-operatório. "Nos casos em que a neoplasia permite a preservação dos feixes nervosos, há possibilidade de manutenção e recuperação precoce da função erétil", afirma Ravendra Ryan Moniz, coordenador do Departamento de Urologia do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Ele afirma que, atualmente, tanto a disfunção erétil quanto a incontinência urinária podem ser revertidas com o tempo médio de seis meses a um ano.

Não vou mais ejacular?
A próstata é uma importante glândula, acessória do aparelho reprodutor masculino. "Com a retirada total da próstata e vesículas seminais não ocorrerá mais a ejaculação, uma vez que são esses os órgãos responsáveis pela formação do sêmen", afirma o urologista Rodrigo. Por isso que, para pacientes que pretendem ter filhos após a cirurgia, é recomendada a criopreservação do esperma, que é o congelamento do espermatozoide para ser usado em futuras técnicas de fertilização. "É importante ressaltar que não há mais ejaculação, porém, o orgasmo continua normal."

A libido pode ser prejudicada?
Não, a cirurgia não é responsável por possíveis alterações na libido. "A alteração da libido está relacionada com fatores hormonais, que não são afetados com esta cirurgia", explica o urologista Alfredo. Dessa forma, a prostatectomia não irá interferir organicamente do desejo sexual do homem. Entretanto, o homem poderá se sentir psicologicamente afetado pela cirurgia e, com isso, ter sua libido prejudicada. Caso isso aconteça, é importante o acompanhamento com um profissional.

A prostatectomia interfere no tamanho do pênis?
De forma alguma. A prostatectomia é a retirada da próstata e glândulas seminais, não tendo qualquer relação com o pênis. A cirurgia não interfere no tamanho do pênis ou qualquer outro tipo de deformação, uma vez que não envolve qualquer procedimento com esse órgão.

Quais sintomas indicam que houve uma complicação importante na cirurgia?
Segundo o urologista Rodrigo, é importante ficar atento a sintomas como incontinência urinária (com o uso de mais de três fraldas por dia), trombose vascular, lesões no intestino e hemorragias. No geral, os pacientes devem ser acompanhados e qualquer mudança perceptível após a cirurgia deve ser informada ao médico. "Pacientes mais jovens e que tem por hábito, já no pré-operatório, a prática de atividade física e mantém o peso ideal costumam ter uma recuperação mais breve", afirma o urologista Ravendra.

Minha Vida

Estudo mostra que mulher é mais preocupada com saúde bucal

Foto: ShutterstocK
Segundo a pesquisa, para os homens, vergonha e medo de dor ainda os mantêm longe do consultório
Os cuidados e a preocupação com a saúde bucal estão tomando proporções cada vez maiores na vida das pessoas. Porém, quando o assunto é extração e implante dentário, as mulheres são as mais interessadas, segundo levantamento feito pelo Centro de Cirurgia Oral (CCO), clínica especializada em extração que já realizou mais de quinze mil cirurgias

Para Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP e sócio da CCO, o fato das mulheres procurarem mais alguns tratamentos odontológicos não quer dizer que elas possuam mais problemas bucais. “A presença feminina em maior número nos nossos consultórios se dá porque a mulher é mais receptiva a novos tratamentos e existe na sociedade a idéia de que elas aguentam mais as possíveis dores que eles podem causar. Os homens apresentam mais desconfiança com o novo e receio a dor”. 

Segundo o especialista, com base em cadastros e a partir do cruzamento de informações, percebeu-se que a maioria das extrações da clínica foi feita em mulheres. “Das 4.087 extrações de sisos realizadas entre pessoas de 15 a 24 anos, de janeiro de 2007 a março de 2014, 58% foram em mulheres”, diz Henrique. 

Quando analisadas faixas etárias mais altas, esse número cresce ainda mais. Em relação aos implantes dentários e/ou extrações, as mulheres entre 40 a 85 anos representam 61% do total (4.539 procedimentos). “Nesta faixa etária, elas buscam tratamentos preventivos ou mesmo o restabelecimento da mordida, já os homens postergam ao máximo esta decisão”, conta o especialista.

Outro fator que influencia a presença feminina nos consultórios que lidam com esses tipos de tratamentos é a vaidade. “A mulher não tem vergonha de procurar mil opções para ficar mais bonita e com a auto-estima elevada. Ela faz o tratamento, conta para todo mundo e indica para as amigas. O homem ainda tem muita vergonha de procurar tratamentos estéticos. Eles só procuram o dentista quando estão com dor”, diz o especialista. 

Ronco, impotência e barriga de chope
A falta de vaidade masculina pode causar muito mais problemas do que uma aparência não atrativa. Procurar o dentista só quando sente dor pode fazer com que outros tipos de problemas mais sérios não sejam percebidos com rapidez, como mandíbula inferior muito retraída, língua maior do que o normal e palato muito baixo.

Esses problemas bucais somados à famosa barriga de chope masculina (gordura abdominal que se concentra na região do diafragma, atrapalhando a respiração), podem causar apneias do sono e ronco.   

O ronco impede que o homem alcance níveis mais profundos de descanso necessários para a produção de testosterona e óxido nítrico.  A testosterona está ligada diretamente a libido sexual e a vitalidade do homem, já o óxido nítrico é um neurotransmissor responsável pela ereção, ou seja, uma falha na produção deles pode causar impotência. 

O que mais chama a atenção para Henrique, é que os homens que procuram ajuda por causa de problemas com o ronco vão ao consultório por causa de suas mulheres. “As mulheres diretamente se cuidam bem mais e indiretamente cuidam de seus maridos. São elas as mais incomodadas com o ronco e com a saúde de seus parceiros”. 

Terra

Vacina protege contra tumores do sistema nervoso

http://www.neurocranioecoluna.com.br/site/images/neurocirurgia/tumor_cerebral/tumor_03.jpg
Foto: Reprodução - Glioma Cerebral
Cientistas alemães testaram uma vacina que ajuda a proteger ratos dos tumores gliomas, aqueles localizados no sistema nervoso, o que significa um avanço para futuros tratamentos, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira na revista "Nature"

A vacina, ainda não testada em seres humanos, provoca uma resposta imune contra células tumorais com uma mutação específica na proteína conhecida como IDH1, segundo a pesquisa dos especialistas do Centro de Pesquisa do Câncer da cidade alemã de Heidelberg.

Esta proteína está presente em grande parte dos gliomas, tumores originados nas células gliais do cérebro ou da espinha dorsal, indicou o estudo.

Os gliócitos são células do sistema nervoso que desempenham principalmente função de suporte dos neurônios.

As mutações na proteína IDH1 acontecem no começo do desenvolvimento de alguns gliomas, segundo os especialistas.

Michael Platten, que liderou o estudoacredita que esta mutação pode ser atacada através de um tratamento imunológico.

A vacinação dos ratos portadores da mutação IDHI produziu anticorpos específicos que atacam as células tumorais, o que pode ser eventualmente aplicado em seres humanos. 

Efe / Terra

Cigarro é mais perigoso para saúde hoje do que há 50 anos

Getty Images
Relatório conclui que fabricantes aumentaram concentração de nicotina e incluíram compostos químicos que tornam os cigarros mais venenosos 

Os cigarros são mais perigosos hoje do que eram há 50 anos, isso porque os fabricantes incluíram mais produtos químicos na composição e investiram pesado em design e diferenciais atrativos, como sabores, por exemplo. Segundo um levantamento da instituição que coordena o projeto Campaign fot Tobacco-Free Kids, os ingredientes do cigarros mudaram muito ao longo de cinco décadas, tornando o produto ainda mais venenoso para a saúde do que os que eram vendidos em 1964, quando os primeiros estudos que compravavam os malefícios da nicotina começaram a ser publicados. As informações são do site inglês Daily Mail.

Com base em estudos científicos, documentos da indústria do tabaco e relatórios de médicos especialistas, os cigarros hoje representam mais risco para câncer de pulmão e doenças respiratórias graves apesar das pessoas fumarem menos atualmente do que há 50 anos. "Eles mudaram o design e a composição dos cigarros e estas mudanças os tornaram ainda mais viciantes", explica o relatório.

Entre as mudanças, está o aumento da concentração de nicotina que existe em um cigarro, além da adição de amônia, composto que aumenta a velocidade com que a nicotina chega ao cérebro.

Outra tática adotada é colocar açúcar, que aumenta os efeitos viciantes da nicotina e facilita a inalação do tabaco. Com esses novos componentes, a nicotina chega mais rápido ao pulmão do que ao coração e ao cérebro por isso os riscos de doenças respiratórias aumentam bastante.

Os cigarros têm ainda menos cheiro ruim e também gosto melhor devido a criação de filtros e aromas especiais. Alguns fabricantes adicionam também ácido levulínico à formula como maneira de tornar a fumaça mais leve e menos irritante. "Estes fatores fazem com que seja mais fácil começar e continuar a fumar, especialmente entre os jovens", diz o relatório.

Daily Mail / Terra

DRS em São José do Rio Preto – SP lança editais de concurso

O Departamento Regional de Saúde (DRS) XV de São José do Rio Preto, São Paulo, autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde, anunciou a abertura de concursos públicos, por meio da publicação dos editais nº 01, 02,03 e 04/2014, os quais pretendem integrar no órgão Farmacêutico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Oficial de Saúde. O salário vai de R$ 842,00 a R$ 1.464,83, mais  acréscimos referentes a prêmio de incentivo.

As inscrições estarão abertas de 13 de junho a 03 de julho de 2014, na unidade que promove os certames, endereçada na Rua General Glicério, nº 3.330, Centro, em São José do Rio Preto – SP. A taxa de inscrição é de R$ 44,31 ou R$ 66,46.

Os inscritos serão selecionados por Prova Objetiva e Avaliação de Títulos. A Prova Objetiva está agendada para a provável data de 27 de julho de 2014, pela manhã ou tarde, em locais a serem informados no http://www.imprensaoficial.com.br.  

Os concursos serão válidos por dois anos, com chance de prorrogação por mais dois anos.

Os editais podem ser encontrados do Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 06 de junho de 2014, a partir da página 169.

Concurso da Prefeitura de Osasco - SP

A Prefeitura de Osasco, no Estado de São Paulo, divulgou os aguardados editais para realização de grande concurso público que se destina ao preenchimento de 3.215 vagas em quatro áreas da rede municipal, as quais são: Administrativo, Educação, Saúde e Segurança. O certame está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas e há vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem variar de R$ 767,42 a R$ 4.738,38.

Cargos por edital
Edital 01/2014 - serão ocupadas 1.224 no setor Administrativo assim distribuídas: 90 vagas para os cargos de Analista de Recursos Humanos, Bibliotecário, Fiscal Tributário – 1ª Classe (especialidades), Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista (Nível Superior); 320 vagas para os cargos de Agente de Trânsito, Agente Fiscal – 1ª Classe, Atendente e Oficial Administrativo (Nível Médio Completo); 15 vagas para o cargo de Agente Funerário (Nível Médio Incompleto); 155 vagas para os cargos de Motorista de Transportes Leves, Motorista de Transportes Pesados e Motorista de Funerária (Nível Fundamental Completo); 644 vagas para os cargos de Ajudante Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Copa e Cozinha, Coveiro, Cozinheiro, Jardineiro, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor e Serralheiro (Nível FundamentalIncompleto).
Edital 02/2014 - 1.018 vagas na Educação, sendo 250 para Professor de Educação Básica I (PEB I), 108 para Professor de Educação Básica II (PEB II), 440 para Professor de Desenvolvimento Infantil I (PDI I), 100 para Inspetor de Alunos e 120 vagas para Oficial de Escola.

Edital 03/2014 - 753 vagas na Saúde, sendo 95 para os cargos de Médico Diarista (diversas especialidades), 120 para Médico Plantonista (várias especialidades), 188 para Enfermeiro (especialidades), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional (Nível Superior), 300 vagas para o cargo de Técnico de Técnico de Enfermagem (Nível Médio) e 50 para o cargo de Motorista de Ambulância (Nível Fundamental). 

Edital 04/2014 - serão preenchidas 220 vagas na Segurança, sendo 100 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Masculino), 50 para Guarda Civil Municipal – 3ª Classe (Feminino) (Nível Médio Completo), 70 vagas para os cargos de Vigia – 1ª Classe (Masculino) e Vigia – 1ª Classe (Feminino) e 10 vagas de Agente de Defesa Civil – 1ª Classe (Nível Fundamental Completo).

Inscrições
Os interessados devem acessar a página da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco) até 07 de julho de 2014, mediante o pagamento de taxas de inscrição que variam de R$ 35 a R$ 60. Aqueles candidatos que se enquadrarem nos critérios de renda dispostos no edital, poderão solicitar isenção do pagamento dessa taxa.

Seleção
A seleção dos candidatos dar-se-á por meio de Prova Escrita Objetiva (todos) e demais fases, a depender do cargo pretendido (Prova Prática, Avaliação de Títulos, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Exame Médico Pré-Admissional).

As Provas Objetivas estão previstas para os dias 31 de agosto e 14 de setembro de 2014, a depender do cargo pretendido.

Confira as outras datas dos eventos e todos os detalhes do certame nos editais completos, acessíveis pelo link: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradeosasco.

Concurso Prefeitura de Couto Magalhães - TO

A Prefeitura de Couto Magalhães, no estado do Tocantins, por meio do IVIN - Instituto Vicente Nelson, abriu edital de concursopúblico n° 001/2014, com o objetivo de preencher 68 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.500,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para as funções de Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico, Normal Superior, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Agente de Tributação, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Administrativo em Saúde, Educador Social, Fiscal de Obras, Posturas e Serviços, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Agente de Obras e Serviço, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais Educacional, Gari, Mecânico, Merendeira Educacional, Motorista, Motorista Escolar, Operador de Máquinas e Vigia.

Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 13 de junho a 14 de julho de 2014.

Taxas
Nível Superior - R$ 90,00;
Nível Médio - R$ 70,00;
Nível Fundamental Incompleto - R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 17 de agosto de 2014. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, no Portal do Candidato, no mural da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 17 de agosto de 2014. Os resultados desta etapa serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, na sede da Organizadora bem como em mural na Prefeitura Municipal de Couto Magalhães.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até dois anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

SESAU – TO abre vagas para Instrutores

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo nº 104/2014 da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins, que oferece 02 vagas de Instrutores de Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas. 

A remuneração do profissional pode variar conforme o título do candidato, ficando entre R$ 100,00 e R$ 180,00 por hora/aula, para jornada mensal de 30 horas por módulo.

As inscrições para o certame podem ser realizadas gratuitamente pela internet, por meio do site formsus.datasus.gov.br, até 30 de junho de 2014.

A escolha dos candidatos será realizada por meio de análise de currículo. O resultado provisório do certame será divulgado na data provável de 04 de julho de 2014, no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

Já o resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 09 de julho de 2014. A seleção será válida por um ano e poderá ser prorrogada por igual período, conforme necessidade do órgão.

Concurso Secretaria de Saúde - RR

A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU) reabriu as inscrições do processo seletivo nº. 032/2012, visando preencher 04 vagas na coordenação do Curso Técnico em Hemoterapia. Os contratados assumirão as funções de coordenador geral e coordenador técnico-pedagógico, que exigem dos interessados nível superior completo em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Gestão Pública ou curso superior na área da Saúde com especialização ou qualificação de no mínimo 120 horas na área de Hematologia e/ou Hemoterapia.

O certame será desenvolvido pela Escola Técnica do SUS (ETSUS).

O salário dos selecionados será de R$ 1.700,00, em jornadas de 30 horas por semana.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS - RR), localizada à Rua Uraricuera, nº 1668, Bairro São Vicente, Boa Vista - RR, até 11 de julho de 2014, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. 

No ato da inscrição, deve ser entregue documentação citada no edital.

Os inscritos serão selecionados por meio de análise curricular e entrevista, com data de aplicação prevista entre 17 de julho de 2014 e 8 de agosto de 2014.

Os contratos serão cumpridos pelo prazo de 12 meses, com possibilidades de prorrogação.

Prefeitura de Rio do Sul - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Rio do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 006/2014. O certame destina-se ao preenchimento de 16 vagas para profissionais de nível superior. Os selecionados atuarão, em caráter temporário, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e receberão salários de até R$ 3.402,03, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

As vagas são para assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de Educação Física na Saúde, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Para participar do processo seletivo, os interessados têm até as 11h30 de 07 de julho de 2014 (horário oficial de Brasília/DF) para efetuar a inscrição, via internet, no www.riodosul.sc.gov.br/rh. Os candidatos serão submetidos a uma prova de títulos, de caráter classificatório.

Os documentos deverão ser entregues no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Rio do Sul, situado na Praça 25 de julho n. 01, centro, Rio do Sul - SC. Só terão validade aqueles que chegarem em dias úteis, no horário das 7h30 às 11h30, durante o período de inscrição,

O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.riodosul.sc.gov.br/rh, a partir do dia 17 de julho de 2014.

O prazo de validade do certame será de um ano, contado a partir da data de publicação do decreto de homologação do resultado final, podendo, a critério da administração, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, edição de 24 de junho de 2014, pág. 298 a 305.

Prefeitura de São Francisco do Sul - SC divulga edital de seletivo

A Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo nº 009/2014, com a finalidade de contratar 03 médicos, nas especialidades clínico geral, endocrinologista e  ortopedista. A remuneração é de R$ 2.060,15, para todas as especialidades, mais adicional de insalubridade, no valor de R$ 412,03, para carga horária de 20 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas até 30 de junho de 2014, das 08h às 11h30, na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, sito à Praça Dr. Getúlio Vargas, n° 01, Centro.

Os candidatos serão avaliados através da comprovação de tempo de serviço e dos títulos apresentados, especificamente referentes à área que estiverem concorrendo.

A divulgação dos resultados provavelmente será dia 1º de julho de 2014 a partir das 14h, através do site www.saofranciscodosul.sc.gov.br

Os contratos terão validade de 01 ano, podendo, por interesse de ambas as partes, ser prorrogados por igual período.

Prefeitura de Alegre - ES divulga edital de processo seletivo

No estado do Espírito Santo, a Prefeitura de Alegre divulgou edital de processo seletivo nº 01/2014, tendo como objetivo preencher 21 vagas em cargos de níveis médio e superior. O vencimento mensal oferecido varia de 724,00 a R$ 2.229,47, com carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

Há vagas para assistente social, psicólogo, coordenador, educador social, educador físico, auxíliar administrativo, cuidador e auxiliar de cuidador.

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, através do site www.alegre.es.gov.br, até 29 de junho de 2014. 

Atenção para a documentação solicitada
  • Cópia cédula de identidade
  • Cópia do CPF;
  • Cópia Carteira de Trabalho e Previdência Social (número, série, data da expedição);
  • Cópia certificado de reservista (sexo masculino);
  • Cópia do Titulo de eleitor (acompanhado de comprovante da última eleição ou certidão de regularidade emitida pelo Cartório Eleitoral);
  • Cópia do comprovante de escolaridade exigida para o cargo;
  • Laudo médico, no caso de portador de necessidades especiais;
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada.
O processo de seleção será realizado em 02 etapas e consistirá em: inscrição e avaliação de títulos.

A documentação (títulos) poderá ser apresentada em cópia simples, em envelope fechado e entregue ao servidor responsável, nas dependências da Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos - SEMASDH, situada à Rua Sete de Setembro, s/nº, Centro- CEP: 29500-000, Alegre-ES, no período entre 30 de junho até as 17:00 horas do dia 03 de julho de 2014.

O prazo de validade do processo seletivo será de até dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Chefe do Executivo Municipal.

O edital completo está publicado no site da Prefeitura de Alegre - www.alegre.es.gov.br.

Prefeitura de Cordeirópolis - SP abre concurso público

A Prefeitura de Cordeirópolis, município localizado a 173 km da capital paulista, lançou edital n° 002/2014 de concurso público com o objetivo de preencher 48 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O certame será realizado através da SHDias Consultoria e Assessoria. Os aprovados farão jus a uma remuneração de até R$ 4.703,89 mais 25% gratificação para especialização na área e 15% de gratificação de nível superior, se concluído, mesmo que desempenhe função não técnica.
Além da remuneração indicada, o servidor terá direito ao recebimento de vale alimentação no valor atual de R$ 200,00.

As oportunidades são para os cargos de cozinheira, trabalhador braçal, auxiliar de serviços gerais, motorista, oficial de jardinagem, pedreiro, agente comunitário de saúde, agente visitador de zoonoses, auxiliar de consultório dentário, orientador social, técnico em prótese dentária, técnico em segurança do trabalho, assistente social, dentista (cirurgião,  periodontista, endodontista e dentista da Estratégia de Saúde da Família - ESF), psicólogo, supervisor de RH, técnico em informática, terapeuta ocupacional, professor PEB I e médico (ginecologista, neurologista, ortopedista, pediatra e psiquiatra).

As inscrições serão realizadas das 08h de 26 de junho até as 24h do dia 21 de julho de 2014, por meio do site www.shdias.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00, de acordo com a função concorrida.

A realização da prova escrita está prevista para 17 de agosto de 2014 (domingo). O Termo de Convocação para a Prova Escrita contendo o local e o horário para a realização da mesma será publicado no Jornal Oficial do Município e, em caráter informativo, estará disponível no site www.shdias.com.br, a partir 1º de agosto de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada emprego, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, por igual período.

Prefeitura de Seringueiras - RO oferece chances para diferentes cargos

A Prefeitura de Seringueiras, no estado de Rondônia, publicou edital n° 001/2014 de processo seletivo, com a finalidade de ocupar 29 vagas  para cargos de níveis médio e superior. O salário vai até R$ 1.722,30.

Fica estabelecido o percentual de 05% das vagas reservadas aos portadores de deficiência, para os cargos cuja atribuição lhe seja compatível.

O prazo do contrato de trabalho será de 06 meses, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Cargos
22 Professores Nível – II/Pedagogo 40h;
01 Professor Nível - II Licenciatura Plena em Artes 40 h;
01 Professor Nível - II Licenciatura Plena em Inglês 40 h;
01 Professor Nível - II Licenciatura Plena em Matemática 40 h;
01 Odontólogo - 40h;
01 Técnico de Enfermagem 40h;
02 Técnicos de laboratório 40h.

Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada gratuitamente até 27 de junho de 2014, das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto, sábado, domingo e feriado, na Secretária Municipal de Educação - SEMEC, situada na Av. Jorge Teixeira, 1.118 – Centro – Seringueiras-RO.

Prova
O processo seletivo constará de análise de títulos que ocorrerá nos dias 1º e 02 de julho de 2014.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia, edição de 23 de junho de 2014, pág. 44 a 47.

Prefeitura de Rondonópolis - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, lançou edital n° 02/2014-SMS de processo seletivo, com a intenção de suprir 20 vagas livres, em função da substituição de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Há cargos a serem ocupados por profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde o fundamental até o superior.

Os aprovados serão lotados, por tempo determinado, em unidades de Saúde e setores da referida secretaria. As oportunidades são para as funções de auxiliar de serviços diversos/plantonistas, técnico de enfermagem, enfermeiro/plantonista, enfermeiro e técnico em radiologia. Os salários vão até R$ 2.700,00.

As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas até 1º de julho de 2014, na Sala de Gerência de Enfermagem, localizada na Rua S Salvador, s/nº, Jardim Santa Marta, Rondonópolis, MT. O horário de atendimento é das 7h às 17h, em dias úteis.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 20 de julho de 2014, em locais a serem divulgados. O gabarito preliminar sairá no dia 23 de julho de 2014 e será publicado no site da prefeitura www.rondonopolismt.gov.br.

O certame terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a depender da necessidade e interesse da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura de Nova Xavantina - MT anuncia processo seletivo na saúde

A Prefeitura de Nova Xavantina, no Mato Grosso, por meio do edital nº 006/2014, abriu as inscrições para o processo seletivo que dispõe de 10 vagas permanentes, sendo 08 para a função de Agente Comunitário de Saúde – ACS e 02 para Agente Comunitário de Endemias – ACE. 

Os cargos exigem que os candidatos tenham o ensino fundamental completo e residam na área onde irão atuar. O salário oferecido é de R$ 881,43, em jornada de trabalho de 40 horas por semana.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no site www.novaxavantinamt.com.br, até 14 de julho de 2014. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 03 de agosto de 2014, das 08h às 11h. O local para realização da mesma será divulgado em edital complementar no dia 31 de julho de 2014, através do Mural Oficial da Prefeitura e nos sites www.novaxavantinamt.com.br e www.amm.org.br. Também será realizado teste de aptidão física, prova prática e contagem de títulos.
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado, provavelmente, em 4 de agosto de 2014.
O prazo de validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso aberto na Prefeitura de Roseira - SP

Em Roseira, no estado de São Paulo, já está disponível o edital nº 01/2014 de concurso público, que visa o provimento de 44 vagas, as quais serão subdivididas em funções para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico ou superior, para admissão de novos profissionais em vários cargos da prefeitura.

Os aprovados serão contratados para carga horária de 20 a 40 horas semanais, com salários que oscilam entre R$ 738,72 e R$ 6.480,00, conforme a função.

Oportunidades

Nível Fundamental - lavadeira, ajudante geral, faxineiro, coletor de lixo, cozinheiro, vigia, agente de controle de endemia, pintor, pedreiro, motorista e operador de máquina.

Nível Médio e Curso Técnico (algumas funções) - fiscal de obras e viação, recepcionista, inspetor de aluno, escriturário, técnico de enfermagem e instrutor de informática.

Nível Superior - engenheiro, enfermeiro, professor (nas disciplinas de educação física, matemática, língua portuguesa, ciências, geografia, história, inglês, educação artística), PEB I - ensino fundamental, PEB I - ensino infantil, monitor e médicos do trabalho, plantonista e médico PSF.

Os interessados a participarem da seleção deverão se inscrever até o dia 25 de julho de 2014, pela internet, através do endereço eletrônico www.ckverza.com.br. As taxas de inscrições variam entre as cifras de R$ 30,00 a R$ 55,00.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Roseira, com data de aplicação prevista para 31 de agosto de 2014. Os locais e horários serão divulgado em edital próprio afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Roseira e nos sites www.ckverza.com.br e www.roseira.sp.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Araputanga - MT divulga edital de seletivo na saúde

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no Estado do Mato Grosso. Desta vez, é a Prefeitura de Araputanga que abre vagas para candidatos que estão em busca de uma chance no mercado de trabalho.

O edital nº 03/2014 de processo seletivo está oferecendo 03 vagas temporárias, sendo uma para técnico em Enfermagem e 02 para técnicos em Radiologia. O salário é de R$ 2.169,15, para as duas funções, em regimes laborais que vão de 20 a 40 horas semanais.

Podem concorrer às vagas os candidatos que tiverem concluído o ensino médio e curso técnico na área requisitada. É fundamental possuir o registro no respectivo Conselho Profissional.

As inscrições, através da entrega de envelope contendo o currículo, ficarão abertas até 27 de junho de 2014, das 7h às 13h, na sede da Prefeitura de Araputanga. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo será constituído de uma única etapa, análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório.
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 25 de junho de 2014, pág. 12 a 14.

Concurso Prefeitura de Américo de Campos - SP

A Prefeitura de Américo de Campos, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de admitir 16 profissionais de níveis fundamental e superior. O certame será organizado pela empresa Persona Capacitação, Assessoria e Consultoria Eireli.

Do total de vagas ofertadas, 02 são para cirurgião-dentista ESF e 14 para Agente Comunitário de Saúde, todas com jornadas de 40h semanais. Os salários são de R$ 4.000,00 e R$ 910,71, respectivamente.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 4 de julho de 2014, na sede da prefeitura (avenida Fortunato Ruza, nº. 270, Centro), apenas em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h. As taxas são de R$ 30,00 e R$ 50,00.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 20 de julho de 2014, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 21 de julho de 2014.

Os aprovados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde também serão submetidos ao curso introdutório de Formação Inicial e Continuada.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Américo de Campos.

Concurso Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná - CISLIPA divulgou edital n° 01/2014 de teste seletivo, destinado ao provimento de 14 vagas para contratações imediatas, mais a formação de cadastro reserva, nos cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.800,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Há vagas para condutor de veículo de emergência, rádio-operador, técnico-auxiliar de Regulação Médica, técnico de Enfermagem, técnico de Informática, enfermeiro e farmacêutico.

Fica reservado às pessoas portadoras de necessidades especiais o percentual de 5% das vagas oferecidas neste teste seletivo, de acordo com o previsto no Decreto Estadual nº 2508/2004.

A inscrição poderá ser efetuada entre os dias 30 de junho e 04 de julho de 2014, das 08h às 17h, na Subsede Administrativa do CISLIPA situada à Rua Noêmio Gabriel Sima, 138, Prédio do Provopar, Praia de Leste, Pontal do Paraná, estado do Paraná. Não haverá cobrança de taxas de inscrição.

A prova objetiva será realizada na cidade de Pontal do Paraná, estado do Paraná, na data provável de 10 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados em edital específico. O edital de homologação das inscrições e ensalamento será divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, órgão oficial do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná, no endereço www.diariomunicipal.com.br/amp na data provável de 09 de julho de 2014.

O gabarito provisório está previsto para ser divulgado em 11 de julho de 2014.

O certame tem validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Consórcio.

Prefeitura de União da Vitória - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de União da Vitória, no estado do Paraná, disponibilizou 80 vagas em seu quadro de pessoal, a serem preenchidas por profissionais cuja escolaridade mínima seja o nível fundamental completo. Para assumirem as funções de merendeira, zelador e agente de serviços gerais, os aprovados receberão a remuneração de R$ 983,40, por carga horária de 40 horas semanais. As informações foram publicadas no edital de processo seletivo nº 4/2014.

Às pessoas portadoras de deficiência ficam asseguradas 5% das vagas oferecidas em todos os cargos, desde que as atribuições sejam compatíveis com a sua deficiência.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de julho de 2014, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, situada na Praça Coronel Amazonas, nº 46, Centro, União da Vitória – Paraná.

Os candidatos serão avaliados através da escolaridade e tempo de serviço, a divulgação dos resultados está prevista para o dia 02 de julho de 2014 no site www.uniaodavitoria.pr.gov.br.

O certame terá a validade de 02 anos, com prorrogação de mais um ano, se necessário, ou a realização de concurso público, o que ocorrer primeiro, conforme a necessidade de preenchimento das vagas.

IFMT anuncia processo seletivo

O Instituto Federal de Mato Grosso lançou o edital nº 48/2014 de Processo Seletivo Simplificado, mediante Exame de Desempenho Didático para provimento temporário de 21 vagas para professor substituto em nove campi  (Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva,  Pontes e Lacerda, Rondonópolis e São Vicente) do Instituto.

Salários podem chegar a R$ 4.699,21, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais. Acrescido de auxílio alimentação e auxílio transporte (quando houver transporte coletivo na cidade).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de junho de 2014, exclusivamente pelo site – www.ifmt.edu.br  e http://selecao.ifmt.edu.br.

Os candidatos inscritos receberão no dia 30 de junho de 2014, às 16h, na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Campus para o qual o candidato se inscreveu, mediante sorteio, o conteúdo da disciplina para prestar o Exame de Desempenho Didático.

O Exame de Desempenho Didático será realizado a partir de 1º de julho de 2014, podendo ser prorrogado os dias do exame no campus, considerando a quantidade de inscritos e a disponibilidade de cada campus.

O exame será realizado no campus para o qual o candidato se inscreveu. O candidato deverá se apresentar 30 minutos antes da prova de desempenho e apresentar os documentos elencados no edital nº 48/2014. O resultado final será divulgado a partir do dia 03 de julho de 2014, e posteriormente publicado no Diário Oficial da União.

O certame terá validade de 12 meses, a contar da data da homologação dos resultados.

Concurso Prefeitura de Itariri - SP

Através do edital resumido nº 01/2014, a Prefeitura de Itariri, no estado de São Paulo, realiza concurso público com a finalidade de preencher 23 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em vários empregos públicos. A remuneração inicia em R$ 751,35 e vai até R$ 2.302,94, por jornadas de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

Candidatos que ainda não completaram o ensino fundamental podem concorrer às vagas de auxiliar de serviços diversos e servente.

Para quem completou o ensino fundamental, há chances para agente comunitário de saúde, operador de máquinas e motorista.
No nível médio ou curso técnico, as vagas são para auxliar de enfermagem, escriturário, inspetor de alunos monitor esportivo, técnico de radiologia e vigia.

Profissionais que concluíram o ensino superior podem disputar os postos vagos são de assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, procurador jurídico e professor - várias disciplinas.

A execução do certame ficará sob a responsabilidade da empresa FSV Concursos e as inscrições foram reabertas e devem ser feitas até às 16h de 1º de julho de 2014, somente pela internet, no site www.fsvconcursos.com.br, mediante pagamento de uma taxa, no valor correspondente a R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio/técnico, e R$ 50,00 nível superior.

As datas previstas para aplicação da prova objetiva serão as especificadas oportunamente no edital de convocação.

O edital completo acha-se publicado no mural da Prefeitura Municipal de Itariri e nos sites www.itariri.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações na Imprensa, no mural da Prefeitura Municipal e nos sites acima especificados.

Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP abre vagas de até R$ 1.272,99

Foi divulgado o edital n° 01/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo, com ofertas de 27 vagas e cadastros de reserva. As chances são para profissionais com formação em níveis fundamental, médio/técnico e superior (completo ou incompleto), conforme o cargo escolhido.

O certame será realizado através da empresa CK Verza Consultoria e Assessoria Ltda e as oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Merendeira, Motorista Fonoaudiólogo, Secretaria Escolar, Inspetor de Alunos, Servente de Limpeza, Cozinheira, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professor.

De acordo com o edital, serão pagas quantias que variam de R$ 6,33 por hora-aula a R$ 1.272,99 mensais, por jornadas semanais de trabalho de 25h, 30h ou 40h. No caso de Monitores Profissionalizantes, a jornada será de acordo com a necessidade.

As inscrições seguem abertas até 18 de julho de 2014 pelo endereço eletrônico www.ckverza.com.br, por taxas que são de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 45,00, variando de acordo com o nível de escolaridade dos interessados. Caso não tenha acesso à internet, o candidato deve comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, nº. 01, Centro), das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, eliminatória e classificatória. As mesmas serão realizadas na cidade de Cachoeira Paulista, em data prevista para 10 de agosto de 2014. Os locais e horários da avaliação serão divulgado em Edital próprio afixado no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira Paulista e no site www.ckverza.com.br.

O prazo de validade deste certame será de 06 meses, contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período.

Aplicativos: powernAPP

powernAPPPowernAPP pemite que você tenha o seu merecido sono de maneira fácil e rápida 

Explore os efeitos benéficos de tirar uma soneca e reduzir o estresse e o risco de doenças cardíacas ao mesmo tempo. Com comandos de voz e uma interface de uso simples, o despertador é definido em um piscar de olhos. E não se preocupe se o termo ""power nap"" é novo para você. Nosso aplicativo powernAPP ajuda você com isso..." 

Gratuito
 
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos 
 
instalar 

Distribuidor 
Benjamin Sautermeister  

Tamanho do download 
6 MB 

Última atualização 
21/05/2014 

Versão  
2.2.0.0  

Funciona com
- Windows Phone 8.1
- Windows Phone 8 

Aplicativos necessários
- biblioteca de música
- reprodução de mídia
- microfone
- serviços de dados
- controle por voz
- componente do navegador
- HD720P (720x1280)
- WVGA (480x800)
- WXGA (768x1280)

O que é isso? 

Idiomas suportados (6)
Deutsch English (United States) Français Bahasa Indonesia Italiano

mostrar idiomas
 

OMS pede medidas drásticas contra epidemia de ebola e convoca reunião

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2014/3/30/1396201003288/An-closeup-image-of-the-E-008.jpg
Vírus Ebola
Organização denunciou número de mortes e casos na África ocidental. Reunião com 11 países será realizada na próxima semana em Gana

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu nesta quinta-feira (26) a realização de “medidas drásticas” para lutar contra a epidemia de ebola na África ocidental, e anunciou que realizará entre os dias 2 e 3 de julho uma reunião com os ministros da Saúde de 11 países. 

Em um comunicado, a OMS adverte que “faltam medidas drásticas ante o número de mortos e de casos de vírus ebola que seguem aumentando na Guiné, Libéria e Serra Leoa”.

A reunião será realizada em Acra, capital de Gana.

Na semana passada a OMS informou que desde fevereiro o número de mortes chegou a 337. Este é o surto com o maior número de vítimas fatais desde que o ebola surgiu pela primeira vez em 1976.

Nesta semana, a organização Médicos Sem Fronteiras informou que a epidemia de ebola na Guiné, Libéria e Serra Leoa está fora de controle e vai exigir enormes recursos dos governos e agências para evitar uma maior disseminação.

G1

Humor: O SUS é ótimo!

http://www.paulista40graus.com.br/wp-content/uploads/2013/10/charge053.jpg

Extinção dos planos individuais põe em risco a saúde do consumidor

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/wp-content/uploads/2014/04/16/planos-de-saude.jpgContratar um plano de saúde individual é missão quase impossível

Por Renata Vilhena Silva

O mercado vêm assistindo a um aumento crescente dos planos coletivos empresariais ou por adesão (aqueles aos quais as pessoas se filiam por intermédio de um sindicato ou associação corporativa), e a uma diminuição expressiva de possibilidades de encontrar um plano individual (aquele que pode ser feito diretamente com a operadora). Dezesseis anos se passaram desde a criação da Lei 9656/98 que regulamenta o setor e as operadoras inventaram uma fórmula para obter mais lucro, aplicando o aumento por sinistralidade – conceito que caracteriza a maior ou menor utilização do convênio saúde – aos planos coletivos.

Como esse parâmetro da sinistralidade é proibido nos contratos de planos individuais, empresas que monopolizam a maior parte do mercado não encontram qualquer impedimento legal para a atuação, a maior delas tem até registro na ANS.

As regras para os planos individuais são muito claras, o aumento tem um teto máximo, controlado anualmente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e o cancelamento só pode ocorrer se o pagamento mensal não for efetuado. No caso dos planos coletivos, o reajuste é ilimitado e os contratos podem ser rescindidos a qualquer momento, numa decisão unilateral da operadora, surpreendendo negativamente o beneficiário na hora em que mais precisa. 

Enquanto as operadoras movimentam um mercado bilionário que teve faturamento de 100 bilhões de reais em 2013, mesmo fingindo que a lei não existe, a ANS, por sua vez, nada faz para coibir os reajustes abusivos e as atuações predatórias de monopólio de mercado. Se para o consumidor adulto e saudável já é difícil contratar um plano, não é difícil imaginar como sofrem os idosos e pessoas doentes que todos os dias têm suas propostas recusadas pelas operadoras. Além disso, quando um plano aceita um idoso, impõe um valor tão alto e incompatível com a aposentadoria, que o contrato se torna inviável. Outra estratégia adotada pelas operadoras para vetar o idoso é o reajuste aos 59 anos (um ano antes da pessoa completar 60 anos, quando não mais é permitido o aumento), como forma de driblar a regra do Estatuto do Idoso, prevista na lei. Já os desempregados, que não estão filiados à nenhuma empresa ou entidade de classe, também ficam sem o acesso e desprotegidos. 

Se o mercado não disponibiliza mais planos individuais, o consumidor está num beco sem saída ou sem saúde: ele topa o abuso e paga caro pelo plano, que nem sempre presta um bom serviço – as reclamações contra operadoras por mau atendimento cresceram muito nos últimos dois anos – ou fica sem a cobertura de saúde.

A única saída seria uma investigação séria do Ministério Público para averiguar a atuação da ANS, que foi capturada por interesses privados, deixando o sistema entrar em colapso.

Outro exemplo absurdo da inoperância da Agência é a portabilidade, que foi criada para aumentar a concorrência entre planos. Ela só vigora na teoria, ou quando o consumidor recorre à justiça, pois na prática ele sequer consegue ter acesso ao formulário para requerer o benefício.

Saúde Web

SUS poderá ter exames genéticos para câncer de mama

http://www.fleury.com.br/medicos/medicina-e-saude/artigos/PublishingImages/Artigos/marcadores-geneticos-predisposicao-mama.jpg
Foto: Reprodução
Projeto quer incluir exames e procedimentos preventivos entre protocolos do sistema único

Poderão ser incluídos entre os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS) exames para identificação de biomarcadores para câncer de mama, para mulheres com antecedentes familiares da doença, e, nos casos positivos, tratamentos e intervenções preventivas. As mudanças na Lei 11.664/2008, que estabelece os protocolos do SUS, estão sendo propostas pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 157/2014, que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto quer disponibilizar às brasileiras acesso a diagnóstico de alta probabilidade genética para desenvolver câncer e a possibilidade de retirada preventiva da mama, como vem ocorrendo em outros países.

Vital do Rêgo explica que sua proposta complementa o PLS 158/2009, já aprovado no Senado e que tramita na Câmara. Esse projeto, diz ele, também inclui no SUS pesquisa de biomarcadores, mas não assegura o direito a tratamento e intervenções preventivas, quando os exames apontarem o alto risco de neoplasias malignas.

Com o PLS 157/2014, o parlamentar também propõe que a realização de mamografia preventiva pelo SUS passe a ser autorizada para mulheres a partir dos 35 anos de idade quando houver antecedente familiar de câncer. A lei em vigor prevê que o exame seja realizado em mulheres a partir dos 40 anos de idade.

A matéria aguarda parecer da relatora, senadora Ana Rita (PT-ES), e será votada em decisão terminativa na CAS.

Saúde Web

Anvisa apresenta Projeto Imagem Sanitária para estrangeiros

http://www.racine.com.br/ir/wp-content/uploads/2013/05/anvisa.jpegObjetivo foi mostrar para agências reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde que a regulação de produtos no Brasil segue rígidas normas de controle 

Com o objetivo de divulgar a iniciativa Projeto Imagem Sanitária, a Anvisa reuniu nesta última terça-feira (24/06) em Brasília representantes do setor regulado e de agências reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde, além da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo da iniciativa é mostrar ao mercado internacional que produtos regulados seguem rígidas normas de controle.

O Projeto Imagem Sanitária é uma parceria da Apex com a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), e com a Abiquif (Associação Brasileira da Indústria Farmacoquímica e de Insumos Farmacêuticos).

A reunião foi aberta pelo Diretor-presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, que salientou a importância da realização de ações conjuntas que estimulem a adoção de práticas reguladoras eficazes. “Um produto seguro é um produto competitivo em qualquer mercado”, destacou.

A chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Anvisa, Ana Paula Jucá, e o Gerente Geral da área de produtos para a saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa, fizeram uma apresentação sobre as principais ações da Agência, salientando que a instituição regula um mercado que movimenta cerca de R$ 100 bilhões no mundo e representa 30% do PIB brasileiro.

Na área de serviços para a saúde, a Agência destacou que promove ações regulatórias em um ambiente com 182,8 mil serviços ambulatoriais, 8,5 mil hospitais e 21,4 mil outros tipos de estabelecimentos de saúde.

Saúde Web

Cade sugere condenação de hospitais por cartel

http://www.atualfm.com.br/site/wp-content/uploads/2013/04/justicaaa.jpg
Foto: Reprodução
Instituições teriam se unido para forçar renegociação com operadoras. Unidas também é acusada de impor queda de preços

Em um parecer publicado nesta terça-feira (24), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação de três hospitais do Distrito Federal e da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, a Unidas. As entidades são acusadas de crime contra a ordem econômica no mercado de prestação de serviços médico-hospitalares no estado.

Os hospitais Santa Luzia, Santa Lúcia e Anchieta teriam negociado coletivamente com operadoras de planos de saúde a cobrança de preços mais altos pela prestação de serviços médico-hospitalares, mas em patamares praticamente idênticos. As empresas recusaram os aumentos e os hospitais comunicaram, de forma paralela, a rescisão dos contratos ou suspensão do atendimento dos beneficiários daqueles planos.

Para o órgão do Cade, a tentativa conjunta dos três hospitais de combinar preços configura prática de cartel. Segundo o parecer, a conduta teria provocado aumento dos preços dos planos de saúde acima do nível considerado competitivo, prejudicando o mercado e os consumidores.

Autogestões
O processo administrativo também apurou que a Unidas negociava de modo uniforme a aquisição de serviços médico-hospitalares em nome das autogestões vinculadas a ela, não deixando margem para negociações individuais entre operadoras e prestadores. Para a Superintendência, devido a participação de mercado dos planos representados pela Unidas no DF (cerca de 40% dos beneficiários na região), conferia às autogestões elevado poder de compra nas negociações dos valores de serviços.

Essa estratégia, segundo o colegiado, poderia diminuir os valores pagos por procedimentos médicos abaixo do nível de um mercado com plena competição, com efeito negativo na qualidade e na oferta dos serviços.

Outros nove hospitais, uma clínica médica e três entidades representativas citadas no processo devem ser, segundo a superintendência, inocentadas por falta de provas. O processo segue agora para julgamento pelo Tribunal do Cade, responsável pela decisão final. 

Procurada, a Unidas, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que não se manifestará sobre o julgamento enquanto não houver uma decisão final.

A prática de infrações à ordem econômica sujeita os responsáveis ao pagamento de multas de até 20% de seus faturamentos, além de outras penalidades previstas em lei. 

Saúde Web

Bebês que dormem menos tendem a comer mais

Bebês que dormem menos tendem a comer mais Justyna Furmanczyk/stock.xchng
Foto: Justyna Furmanczyk / stock.xchng
Pesquisa britânica apontou que hábitos de sono das crianças podem interferir na quantidade de calorias ingeridas 

Um novo estudo realizado pela University College London (UCL) descobriu que bebês que dormem 10 horas por dia ou menos comem mais do que os que passam pelo menos 13 horas dormindo. E os que dormem menos têm assim mais chances de ficarem acima do peso ideal.

Os pesquisadores acompanharam 1.303 famílias britânicas que participavam do grupo de estudo Gemini. Foram observados gêmeos e os fatores genéticos e ambientais que ajudam a determinar o peso precoce. Eles estudaram os hábitos de sono das crianças de 16 meses e, em seguida, examinaram a dieta quando completaram 21 meses. Os pesquisadores descobriram que os que não dormiam muito consumiam um décimo de calorias a mais que os bebês que dormiam. Eles também notaram que o consumo maior de calorias colocava as crianças em risco de ficarem obesas e sofrerem com outros problemas de saúde.

O motivo pelo qual as crianças que dormem menos consomem mais calorias ainda não é certo, mas os pesquisadores acreditam que tenha a ver com a regulação dos hormônios do apetite e com o fato de que um padrão de sono mais curto possa interferir com esse processo.

— Sabemos que um padrão mais curto de sono na fase inicial da vida aumenta o risco de obesidade, então queremos entender se as crianças que dormem menos acabam consumindo mais calorias. Estudos anteriores revelaram que adultos e crianças mais velhas que dormem menos acabam comendo mais, mas, quando ainda bebês, são os pais que determinam quando elas comem, o que leva a pensar que os bebês não mostram os mesmos padrões — afirmou Abi Fisher, do centro de pesquisa de saúde e comportamento da UCL. 

Ela também notou que, embora um sono mais curto possa resultar em um aumento no consumo de comida, mais pesquisas ainda são necessárias.

O estudo foi publicado no International Journal of Obesity. Um estudo publicado em 2013 no jornal Pedriatrics que se concentrava em crianças entre 8 e 11 anos, obteve resultados parecidos: elas comiam mais quando dormiam menos, aumentando assim o risco de obesidade e outros problemas de saúde.

Zero Hora