Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TS002851
 
Ao longo do tempo o ser humano vem evoluindo, entretanto muitas atitudes e costumes que no passado eram tidas como corretas, hoje são um verdadeiro exemplo de insanidade.

Confira algumas:

Xarope Mrs. Winslows
Esse xarope foi comercializado até 1929, o xarope Mrs. Winslows antigamente era utilizado pelo seu efeito calmante, muitos pais aderiram ao medicamento para fazerem seus filhos dormirem, porém desconheciam que a composição do remédio continha morfina (substancia analgésica de grande potência, capaz de aliviar dores extremas, pois atua em receptores específicos do sistema nervoso), causando assim alguns efeitos colaterais aos usuários da droga, como a diminuição de batimentos cardíacos. Com o tempo as crianças dormiam e não acordavam mais.

 
soothingsyrup

Enema de Tabaco
Descoberto inicialmente por índios norte-americanos o enema de tabaco foi um procedimento muito utilizado na medicina ocidental durante a virada do século 19, os médicos introduziam um tubo no anus do paciente que forçava a fumaça pelo reto, a partir desse momento notaram que o corpo humano poderia sofrer um estimulo pela própria respiração.

Esse tratamento foi de grande valia no estudo de respiração artificial, o procedimento era utilizado para diversos fins medicinais principalmente para reanimar vitimas de afogamentos, no ano de 1811, o cientista Inglês Benjamin Brodie provou que a nicotina era um poderoso veneno para o coração, pois a substância poderia interromper a circulação sanguínea dos animais, com isso o uso de enemas de tabaco passou a diminuir até a ter o seu fim no século XIX.
tobacco_enema

Lobotomia
A lobotomia foi outro bizarro método de tratamento, ele tinha como objetivo tratar uma série de doenças mentais e alguns casos graves de esquizofrenia.

É uma das formas mais antigas de cirurgias em pacientes com distúrbios mentais, que consiste em destruir os lobos superiores do cérebro, teoricamente isso fazia com que os pacientes ficassem calmos e “mansos”, mas a eficácia real da lobotomia não era comprovada, até mesmo os defensores dessa técnica duvidavam do seu efeito, pois afirmavam que apenas um terço dos pacientes apresentavam melhoras.
dully_icepick450


Vídeo sobre Dr. Walter Freeman e o início da Lobotomia, hoje também conhecida como psicocirurgia:

Tudo sobre Alergia

O que é Alergia?
Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Causas

Principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade

  • Ácaros e baratas
  • Mofo (fungos)
  • epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães)
  • Esporos de fungos e pólens de flores
  • Alimentos
  • Medicamentos.
Ácaros são um dos principais desencadearores das reações alérgicas Ácaros são um dos principais desencadearores das reações alérgicas

Tipos

Alimentar

  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Amendoim
  • Soja
  • Peixes e frutos do mar
  • Nozes.

Pele

Manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.

Nariz

A inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repetida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.

Principais sintomas da rinite alérgica

  • Espirros repetidos
  • coriza líquida e abundante
  • Coceira nasal insistente (ou coçam também os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta)
  • Mucosa nasal congestionada e narinas entupidas
  • olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando
  • Sensação de escorrimento da secreção pela parte de trás do nariz, que pode provocar pigarro ou tosse insistente
  • Alteração do olfato e do paladar
  • Tosse crônica noturna
  • Sinusite
  • Amigdalites
  • Faringites
  • Otites repetidas.

Vias respiratórias

A asma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é conhecida como bronquite alérgica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente, por:
  • Alérgenos e irritantes
  • Infecções de vias aéreas
  • Exercício físico inadequado
  • Refluxo gastro-esofágico
  • Medicações e alimentos
  • Causas emocionais, como a ansiedade.

Ocular

A conjuntivite alérgica é a alergia mais comum, provocando irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.

Sintomas de Alergia

Principais sintomas da asma

  • Sensação de "aperto" ou opressão no peito ("peito preso")
  • Falta de ar ou cansaço
  • Chiados no peito
  • Tosse, que pode acompanhar-se de eliminação de secreção (gosma branca).

Tratamento de Alergia

Como proceder em casos de alergia: É importante procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.

Complicações possíveis

Anafilaxia ou choque anafilático

É uma reação alérgica grave, que provoca acometimento de todo o organismo; Dificuldade de respiração; Perda de consciência; Até a morte, quando não tratada imediatamente.

Dicas para uma casa saudável

  • Ventilação: manter janelas abertas durante o dia. Não tenha receio: vento não faz mal
  • Móveis: o mobiliário deve ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza
  • Limpeza: deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco. Evitar, também, usar vassouras e espanadores, bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas
  • Colchões e travesseiros: trocar travesseiros uma vez por ano e preferir modelos com espuma inteiriça. Evitar penas ou flocos. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros e trocar as roupas de cama semanalmente.

Fonte Minha Vida

Câncer de pênis: raro, sério e pouco discutido no país

A maior incidência está em indivíduos a partir dos 50 anos de idade

A doença responde por poucos casos de câncer nos homens. No entanto, torna-se muito grave porque atinge a camada da população de baixo nível econômico, que convive com a miséria e com a falta de informação sobre o assunto. No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Entretanto, nas regiões de maior incidência, o câncer de pênis supera os casos de câncer de próstata e de bexiga. Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará são os estados com maior concentração de casos de câncer de pênis no Brasil. A informação consta do estudo epidemiológico da doença no país, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Assim, está diretamente relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a indivíduos não circuncidados. O dado social mais triste é o de que a maioria dos casos só é descoberta em estágio avançado, quando o único tratamento possível é a retirada total do órgão.

A falta de higiene é um dos maiores fatores de risco para esse tipo de câncer. Faz parte da prevenção da doença lavar o o pênis diariamente com água e sabão, em especial debaixo do prepúcio, a pele que recobre a cabeça do genital (glande). Esse ato não só impede o surgimento de infecções, como leva o homem a observar se existe algum tipo de alteração ou ferida no órgão.

Outros fatores de risco são as lesões penianas crônicas, o comportamento sexual de risco, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a fimose que ocorre quando a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica, impedindo a exposição da glande e a limpeza adequada.

A manifestação clínica mais comum do câncer de pênis é uma ferida persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. É preciso destacar que qualquer ferimento que não cicatriza, ou uma tumoração, independente de causarem dor devem ser examinados por um médico. Em alguns casos, o crescimento nos gânglios inguinais - íngua na virilha - pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, (INCA), cerca de mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que traz conseqüências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura. O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são as alternativas terapêuticas.

Quando falamos em câncer de pênis, o mais importante é disseminar massivamente entre a população masculina noções básicas de higiene íntima. Além disto, a prevenção da doença pode ser feita se o cidadão tiver a noção da importância de fazer o auto-exame do pênis. Ao realizar o autoexame, os homens devem estar atentos à:

- perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;
- feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico, e que apresentam secreções e mau cheiro;
- tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
- inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.

Fonte Minha Vida

Até que idade é seguro a mulher engravidar

Novas técnicas de inseminação prolongam o período reprodutivo feminino

Já comentamos em nossos artigos as mudanças que ocorreram na vida das mulheres nas últimas décadas. O mercado de trabalho torna o crescimento profissional uma tarefa de dedicação integral. A mulher precisa ser a profissional ideal, a amiga ideal, a companheira ideal. E, se por um lado ela é o suporte da família, por outro se vê obrigada a postergar a gravidez. Além disso, durante esta jornada, nem sempre encontra seu parceiro ideal ou não se sente preparada para ter filhos naquele momento.

Assim, pairam sobre a mulher preocupações constantes sobre a gravidez. As dúvidas são válidas. Sabemos que os óvulos não se multiplicam após o nascimento e seu número só reduz com os anos, até se esgotarem. Portanto, quanto maior a idade, menor a quantidade e pior a qualidade dos óvulos. As perguntas que surgem são: qual o risco de eu não conseguir engravidar? Qual o risco desta gravidez ter problemas?

Apesar de todo avanço na medicina reprodutiva, ainda é difícil responder com total certeza qual o limite seguro para engravidar. Falamos que o ideal é que a mulher engravide antes dos 35 anos de idade, mas isso pode ser cedo para algumas ou tarde para outras. A avaliação específica para cada mulher é realizada através de dois parâmetros: a qualidade e a quantidade dos óvulos.

Atualmente, a qualidade dos óvulos é deduzida indiretamente pela idade da mulher. Sabemos que quanto maior a idade, pior a qualidade dos óvulos e, portanto, maior o risco de abortamento e de doenças genéticas. Citamos o exemplo da Síndrome de Down: enquanto mulheres com 30 anos de idade têm risco aproximado de 1/800, mulheres com 40 têm risco de 1/100, ou seja, cerca de oito vezes mais. No entanto, apesar do aumento considerável do risco, devemos lembrar que este é de 1%, ou seja, a chance desta mulher ter um filho sem a Síndrome é de 99%.

O segundo parâmetro que consideramos é a reserva ovariana, ou seja, a quantidade dos óvulos nos ovários da mulher. A avaliação precisa deste número é possível somente através da contagem de todos os óvulos presentes nos ovários. No entanto, este procedimento é inviável, pois teríamos que os retirar e os estudar com microscópio, o que por si só resultaria em perda dos mesmos.

Assim, dentre os exames que temos usado, citamos o hormônio folículo-estimulante (FSH), a avaliação dos ovários por ultrassonografia e o hormônio anti-mülleriano.

O FSH é feito através de coleta de sangue e é o exame mais usado pelos ginecologistas. Ele é produzido por uma pequena glândula próxima ao cérebro e tem a função de estimular o desenvolvimento dos folículos ovarianos, estruturas que contém os óvulos. Desta maneira, quando os ovários passam a ter menos óvulos, a secreção do FSH aumenta. Valores acima de 12 UI/L estão associados a ovários com menor reserva.

A avaliação dos ovários por ultrassom é feita através da contagem dos folículos que iniciaram o seu desenvolvimento. Como cada folículo ovariano contém um óvulo, podemos raciocinar que mulheres que têm mais folículos nos ovários, têm maior reserva de óvulos armazenados.

O último exame, o hormônio anti-mülleriano, é um método novo, ainda pouco utilizado pelos ginecologistas. É realizado através da coleta simples do sangue, em qualquer dia do ciclo menstrual. Como é secretado pelos folículos em desenvolvimento, o raciocínio é semelhante ao do ultrassom. Quanto maior a dosagem do hormônio anti-mülleriano, maior a reserva de óvulos. Como se trata de exame recente, o valor ideal não está completamente definido, mas mulheres com hormônio anti-mülleriano menor do que 1,0 ng/mL apresentam menor chance de engravidar.

Por fim, vale ressaltar que todos estes exames são indiretos, ou seja, nenhum deles avalia diretamente a quantidade de óvulos dentro dos ovários

O que fazer?

Infelizmente, hoje não conseguimos aumentar a quantidade ou melhorar a qualidade dos óvulos. Assim, os pontos importantes são:

1.Procurar seu ginecologista para avaliar periodicamente a reserva de óvulos, através dos exames citados acima;
2.Tentar se programar para engravidar o mais cedo que a vida permitir (o que às vezes não é fácil!);
3.Considerar métodos de preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos ou embriões.

Fonte Minha Vida

Tire 16 dúvidas sobre o câncer de laringe

Conheça sintomas, causas e possibilidades de tratamento deste tipo de câncer

O câncer na laringe do ex-presidente Lula vem chamando a atenção para os riscos do tabagismo e outros hábitos ligados ao desenvolvimento da doença. Para esclarecer esta e outras dúvidas, a última Sexta da Saúde Minha Vida convidou o médico José Magrin, cirurgião de câncer de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Ele falou sobre os sintomas da doença, o tratamento mais indicado e pontuou alguns alertas sobre a prevenção. Veja as principais perguntas realizadas e acompanhe o Minha Vida no Facebook para saber quais serão os próximos temas abordados.

Sandra Marques: Quais são os principais sintomas do câncer de laringe?
Dr. José Magrin: O principal sintoma é a rouquidão (que chamamos disfagia). O paciente também pode ter um caroço no pescoço e dor no ouvido.

Carolina Serpejante: Como saber a diferença entre uma rouquidão comum e a do câncer?
Dr. José Magrin: A suspeita de câncer de laringe existe quando a rouquidão não cessa com tratamentos convencionais no período de um mês.

Sandra Marques: A rouquidão e a dor no ouvido são constantes ou esporádicas?
Dr. José Magrin: São constantes. A rouquidão vem com dificuldades em emitir a voz, que vai se acentuando, sem melhoras. A dor de ouvido é reflexo do câncer e incomoda sempre. Sandra Marques: Quais são as principais causas? Dr. José Magrin: Álcool e tabagismo. Indivíduos que trabalham em indústrias químicas de derivados do petróleo também costumam sofrer com este câncer. Existe, ainda, o fator genético - existem pessoas que não fumam, não bebem e têm câncer de laringe.

Sandra Marques: Quais são as principais causas?
Dr. José Magrin: Álcool e tabagismo. Indivíduos que trabalham em indústrias químicas de derivados do petróleo também costumam sofrer com este câncer. Existe, ainda, o fator genético - existem pessoas que não fumam, não bebem e têm câncer de laringe.
Laura Tavares: O hábito de fumar é a principal causa do câncer laringe?
Dr. José Magrin: Sim, é a principal causa, junto ao álcool.

Fernando Menezes: Como o consumo de bebida alcoólica aumenta as chances de câncer de laringe?
Dr. José Magrin: Acreditamos que isso aconteça porque o álcool irrita a mucosa da laringe.

Letícia Almeida: É possível perder a voz por causa desse câncer? Se a resposta for positiva, o que pode ser feito?
Dr. José Magrin: Sim, é possível. Se o tumor estiver localizado nas pregas vocais e não for tratado em tempo, o indivíduo perde totalmente a voz. Se for uma lesão inicial, pode ser tratado com cirurgia e conserva-se a voz, com auxílio do fonoaudiólogo.

Letícia Almeida Gonçalves: E se e o câncer afetar apenas uma das pregas vocais? Sei de pessoas com esse problema que fizeram aplicação de ácido hialurônico, aí no A. C. Camargo, e hoje conseguem falar quase que normalmente. Esse efeito é temporário? A voz poderá falhar novamente um dia?
Dr. José Magrin: O ácido hialurônico é injetado para empurrar a prega vocal mais para o centro, para que ela possa encostar na outra prega vocal, melhorando a qualidade da voz. Quando falamos, as duas pregas vocais se movem, uma em direção à outra. Quando ela fecha direitinho, temos a voz normal. Se existe um obstáculo entre elas, elas não se fecham e surge a rouquidão. O ácido hialurônico é aplicado uma vez só. Brenda Costa: Vivo com a garganta fechada, de não conseguir respirar pela boca nem pelo nariz. Isso é acompanhado de tosse sem secreção. Quais as chances de eu ter câncer na laringe? Dr. José Magrin: Muito dificilmente. Mas você precisa consultar um otorrinolaringologista, que irá examinar sua faringe e laringe, descobrindo a causa. Esses sintomas podem ser um resultado de um processo alérgico. 

Tereza Amalia Andrade Pinheiro: Quando uma pessoa que bebe demais e já fumou está com dificuldade em falar (quase que a voz não sai, sai rouca), pode ser câncer ou apenas estresse?
Dr. José Magrin: Pode ser uma lesão benigna ou maligna. O ideal é procurar com um médico.

Areia Morena: Quando criança, passei por três operações de polipum (não sei se assim se chama em português). Depois voltou de uma maneira bem agressiva, tiveram que retirar a minha orelha e rasparam a minha cabeça porque se tornou um câncer. Perdi a audição. Então eles colocaram um implantato e posso ouvir algo, mas não mais normalmente. Me disseram que foi um câncer. Até osso da minha cabeca tiveram que raspar. Agora em fevereiro, eles vão operar meu ouvido outra vez para tirar o implantato. Eu gostaria de saber se esse câncer poderá voltar. Qual é o risco de que volte? Por que vão tirar o implantato? Sempre será assim, terei que repetir várias vezes esse terror? O tumor estava vazando uma secreção negra e muito fedida. Também cortaram o nervo de sentir sabor da minha garganta, eu sinto um sabor de ferrugem constantemente na boca. Em fevereiro, faço a minha oitava operação no ouvido.
Dr. José Magrin: Se for um câncer, você tem que ser acompanhada pelo resto da vida, pois existe a chance de 20% a 30% de o câncer voltar em outro lugar. Seu problema pode ser efeito de um câncer ou de um processo inflamatório.

Vinicius Cavalcante Donato: Como é o tratamento do câncer de laringe? É possível a cura total?
Dr. José Magrin: Pode ser tratado com cirurgia e radioterapia, quando as lesões são iniciais. As chances de cura são as mesmas, mas depende de quem estiver tratando. Nas lesões mais avançadas, o tratamento inclui a cirurgia, seguida da radioterapia pós-operatória. Se é um tumor avançado que está destruindo a cartilagem da laringe, as chances de cura dependem da realização de cirurgia, só quimioterapia e radioterapia não resolvem.

Luanda Menina: Chimarrão ou outras bebidas muito quentes podem causar câncer de laringe?
Dr. José Magrin: Existe um trabalho científico publicado acerca disso. O chimarrão é uma bebida forte, ingerida quente. Ele pode causar mais câncer de esôfago do que câncer de laringe. Existe a chance de que o câncer na laringe ocorra, embora seja mínima. 
Ingrid Araújo: Em que faixa etária os riscos de câncer de laringe são maiores?
Dr. José Magrin: Acima dos 45 anos, mas existem casos de pessoas mais novas. Já cuidei de um garoto com 15 anos que tinha câncer de laringe.

Minha Vida: É verdade que homens sofrem mais da doença?
Dr. José Magrin: A incidência é maior no sexo masculino. Mas, pelas mudanças de hábito das mulheres, que têm consumido cada vez mais álcool e cigarro, a incidência nelas tem crescido também.

Minha Vida: Câncer de laringe tem cura?
Dr. José Magrin: Tem. Quando as lesões são detectadas em estado inicial, as chances são de 90%. Em casos avançados, a possibilidade de cura cai pra 40%. 

Fonte Minha Vida

Combinar remédio é mais eficaz para controle da enxaqueca

Pesquisa sugere tomar dois remédios diferentes mesmo em doses menores

Um estudo coordenado pelo neurologista brasileiro Abouch Valenty Krymchantowski comprovou, pela primeira vez, que a combinação de dois remédios é mais eficaz para o controle da enxaqueca do que o uso de um dos medicamentos isolados. O trabalho foi publicado no Official Journal of the European Headache Federation.

Oitenta pacientes foram recrutados no Ambulatório de Cefaleia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Eles tinham idades entre 20 e 60 anos e relatavam episódios de enxaqueca havia pelo menos um ano.

Trinta e oito deles receberam dois medicamentos - o anticonvulsivante topiramato e o antidepressivo nortriptilina. O outro grupo tomou um dos medicamentos, já usados no tratamento convencional de enxaqueca, e um placebo (comprimido sem a substância química).

Entre os pacientes que passaram pelo tratamento com dois medicamentos, 78,3% relataram a redução das crises em mais de 50%, parâmetro de eficácia para esse tipo de tratamento.

Já os que tomaram apenas um dos remédios, 37% perceberam a melhora

Krymchantowski, professor convidado do departamento de neurociência da UFF (Universidade Federal Fluminense) comentou os resultados do estudo.

- O estudo comprova cientificamente, pela primeira vez, que combinar drogas é muito melhor do que usá-las isoladamente, mesmo em doses mais baixas.

Os pacientes receberam um dos medicamentos por seis semanas. Depois, nas nove semanas seguintes, passaram a tomar o outro remédio ou o placebo. Foi necessário esperar três semanas até se atingir a dose ideal.

Fonte R7

Droga experimental reduz gordura em macacos

Uma droga experimental reduziu o peso de macacos obesos em 11%, em apenas um mês, e está sendo vista como a nova promessa para combater a obesidade em humanos, informaram pesquisadores nesta quarta-feira.

A droga, conhecida como Adipotide, funciona atacando o fluxo de sangue para certo tipo de gordura, conhecida como tecido adiposo branco, que tende a se acumular sob a pele e em torno da barriga.

A maior parte dos medicamentos contra o excesso de peso se concentra na redução do apetite, no aumento do metabolismo ou na prevenção da absorção da gordura.

A pesquisa, realizada pelo Centro de Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas, se revelou ainda mais promissora em ratos de laboratório, que perderam 30% do peso durante os testes.

"A maioria das drogas contra a obesidade falha na hora de corresponder os efeitos entre roedores e primatas", explicou Renata Pasqualini, uma das autoras do estudo, em declarações à revista Science Translational Medicine.

Os macacos utilizados no estudo ganharam peso de forma natural, comendo à vontade e deixando de fazer exercícios.

Sua perda de peso foi registrada nas primeiras três semanas de tratamento, com um leve aumento na quarta semana. Em média, houve redução de 11% da massa total ao final do período.

A droga, criada pelo MD Anderson, "se une à uma proteína localizada na superfície dos vasos sanguíneos da gordura, e contém pépticos sincréticos que induzem à morte celular", destaca o estudo. "Quando se inibe a circulação sanguínea, as celulas adiposas são reabsorvidas e metabolizadas".

Outro sinal promissor é que os macacos tratados com a droga melhoraram sua resistência à insulina, sugerindo que ela pode evitar o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Mas também foram registrados alguns efeitos nocivos nos rins, que podem ser evitados com a redução da dose administrada.

O financiamento da pesquisa ficou a cargo dos Institutos Nacionais de Saúde e do Instituto Nacional do Câncer.

Fonte R7

Descoberto vetor único de agentes da malária

A descoberta de um vetor único por onde passam os agentes da malária para invadir os glóbulos vermelhos permite um novo enfoque promissor para atacar o mal na origem, mediante a elaboração de uma vacina eficaz, segundo vários cientistas.

De acordo com os especialistas, cujo parecer foi publicado na edição desta quarta-feira da revista científica britânica Nature, este mecanismo de entrada essencial é comum para todas as cepas do parasita mais letal, o 'Plamodium falciparum', afirmaram os cientistas, esta quarta-feira.

Consequentemente, uma futura vacina poderia, teoricamente, ser eficaz para o conjunto das cepas do parasita, explicaram.

Até agora, pensava-se que o parasita 'P. falciparum' dispusesse de várias opções para vencer as defesas das células do sangue.

Mas segundo o doutor Gavin Wright, do Instituto Sanger (Cambridge, Reino Unido), co-autor do estudo e seus colegas de Senegal, Japão e Estados Unidos, a interação entre uma molécula específica do parasita, chamada "ligand PfRH5", e um receptor do glóbulo vermelho, a basigina (BSG), é indispensável para a infecção.

Mais ainda, segundo seus trabalhos, os anticorpos anti-BSG podem bloquear a infecção das células sanguíneas, seja qual for a cepa experimentada em laboratório.

A descoberta deste receptor único, que pode ser fixado para deter a invasão do parasita através do sangue, deixa de esperar uma solução mais eficaz que um dia poderá erradicar a doença.

Atualmente, a malária ainda mata 781.000 pessoas ao ano e 85% das crianças com menos de cinco anos na África subsaariana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte R7

Ácido glutâmico auxilia no tratamento da hipertensão

Aminoácido encontrado na soja e no feijão controla pressão arterial

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), revelou que o ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais, como a soja, lentinha, grão de bico e feijão, tem alto poder de redução da pressão arterial.

Foram observadas mais de 4.600 pessoas de meia-idade provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido, China e Japão, que ingeriram quantidades distintas e não pré-determinadas de alimentos compostos por ácido glutâmico.

A intenção do estudo era explicar porque as dietas vegetarianas controlam a pressão arterial. A conclusão é de que a presença da substância combinada com demais aminoácidos interfere diretamente na pressão arterial por reduzir e ajudar no metabolismo do sal no organismo.

Embora a redução da pressão arterial associada ao consumo das proteínas vegetais seja relativamente pequena, os pesquisadores explicam que ela já faz uma grande diferença para a saúde das pessoas hipertensas, pois reduzem os riscos de acidentes vasculares.

A nutricionista Simone Freire explica que o sal é um dos principais vilões do combate a hipertensão . "O consumo saudável de sal é de 6 g por dia (2,4 g/dia de sódio), correspondente a quatro colheres de café rasas de sal (4 g) e 2g provindas naturalmente dos alimentos", explica.

Para conseguir atingir esses valores, recomenda-se reduzir o sal nas escolhas de alimentos com menor teor de sal; evitar o consumo de enlatados, conservas, frios, embutidos, sopas, temperos, molhos prontos e salgadinhos. A conduta da diminuição do sal deve estar associada ao aumento de alimentos ricos em potássio (frutas e hortaliças frescas), que além de ajudar a diminuir os riscos da hipertensão arterial, evitam o desenvolvimento de cálculos renais (pedras) e ainda minimizam a perda da massa óssea.

Fonte Minha Vida

Falta de vitamina D provoca hipertensão nas mulheres

Sol, fígado e gema do ovo são as principais fontes da vitamina aliada da pressão arterial

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D no organismo.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas sua principal fonte é a luz solar. O nutriente também é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo no intestino e na mineralização, ou seja, crescimento e reparo dos ossos.

Durante o estudo foram testadas mais de 550 mulheres que responderam a questionários sobre hábitos de vida e dados como altura, peso e casos de hipertensão na família. As pacientes foram monitoradas por um ano e cerca de 20% delas apresentaram grande redução da pressão após a reposição da vitamina.

Segundo os estudiosos, isso se dá porque a vitamina D é a principal responsável pelo controle da tensão arterial (enrijecimento das artérias) que eleva a pressão nas mulheres. Com a falta da vitamina, o organismo feminino faz um esforço três vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.

A nutricionista Daniela Jobst, especialista do MinhaVida, explica que a falta de vitamina D também é bastante associada à obesidade, o que aumentaria as chances das pacientes desenvolverem hipertensão."Mulheres com insuficiência de vitamina D são significativamente mais pesadas, com um maior índice de massa corporal e aumento da gordura abdominal, do que as mulheres com níveis normais da vitamina, o que deixa o organismo mais propenso à pressão alta", comenta Daniela.

Fonte Minha Vida

Fatores de risco do derrame também favorecem declínio mental

Estudo mostra resultados similares na propensão de ter as doenças

Um estudo publicado na revista Neurology, da American Academy of Neurology, mostrou que quanto maior for o risco de uma pessoa sofrer de um acidente vascular cerebral (AVC), mais chances ela tem de sofrer de declínio mental. A análise foi liderada por pesquisadores da Indiana University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Mais de 23 mil pessoas de, no mínimo, 45 anos foram acompanhadas durante quatro anos. Neste período, 1.907 delas apresentaram comprometimento cognitivo ao longo do estudo. Os resultados mostraram que fatores de risco do derrame, como pressão alta, diabetes, tabagismo, idade avançada e doenças cardiovasculares, também eram indicadores de uma maior propensão ao comprometimento cognitivo.

Assim, a cada aumento de 10 milímetros na pressão arterial sistólica, o risco de declínio mental aumentava em 4%. Além disso, a cada década, o risco de declínio mental dobrava, resultado similar aos da probabilidade de se ter um AVC.

Segundo os pesquisadores, a descoberta é um alerta para que as pessoas façam exames periódicos para que seja possível o diagnóstico e o tratamento precoce da pressão alta, manutenção fundamental para a preservação do cérebro.

Fumo passivo também prejudica a saúde mental
A exposição à fumaça do cigarro pode aumentar os riscos de uma doença psiquiátrica, mesmo entre aqueles que não fumam, segundo um estudo da University College London, no Reino Unido.

Avaliando os níveis de cotinina na saliva, substância indicadora de exposição ao fumo, de 5,5 mil não fumantes e 2,7 mil fumantes sem histórico de doenças mentais, os especialistas descobriram que uma maior exposição ao cigarro estava associada a 50% mais chances de relatar sofrimento psicológico. Os riscos de desenvolver, futuramente, doença psicológica também aumentavam devido à maior exposição ao cigarro, seja ela direta ou indireta.

Os pesquisadores disseram que, com os grandes avanços em relação as leis de restrição do tabagismo em locais públicos, a exposição ao fumo passivo em casa está crescendo. E o novo estudo, publicado na revista Archives of General Psychiatry, indica que, além dos péssimos efeitos físicos do tabagismo no organismo, deve haver uma maior preocupação com a saúde mental daqueles que convivem com fumantes.

Fonte Minha Vida

Gêmeas siamesas dominicanas são separadas nos EUA

siamesas republica dominicana 300x450
As meninas compartilhavam o fígado e o duodeno, mas cada uma tinha seu próprio coração

As duas gêmeas siamesas da República Dominicana unidas pelo peito e abdôme foram separadas com sucesso, nesta terça-feira (8), pelos médicos do Hospital Infantil de Richmond, após uma operação que durou cerca de 24 horas.

As irmãs, María Teresa e Teresa María, de 19 meses de idade, chegaram aos Estados Unidos no final de agosto com sua mãe, Lisandra Sanatis, e sua irmã, María Estela Reynaldo, informou o jornal Richmond Times Dispatch.

As crianças foram internadas no hospital no último domingo (6) após semanas de testes e procedimentos prévios à cirurgia, que incluíram o uso de globos extensores de tecido na região abdominal para aumentar a pele adicional destinada à reconstrução.

Lisandra viu primeiro María Teresa sem sua irmã, enquanto os médicos continuavam a reconstrução abdominal de Teresa María, que terminou duas horas mais tarde.

As meninas compartilhavam o fígado e o duodeno, a parte superior do intestino delgado, mas cada uma tinha seu próprio coração, rins e extremidades.

Ambas estavam saudáveis, mas uma delas pesava 20% mais porque estava aproveitando mais os processos nutritivos.

David A. Lanning, cirurgião-chefe do hospital, comemorou o sucesso da cirurgia.

- Tudo saiu muito bem, durou muito tempo, mas correu tudo bem.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Colatina (ES)

Dois editais acabam de ser abertos pela Prefeitura Municipal de Colatina, no Estado do Espírito Santo. O primeiro documento (nº 001/ PMC/ES) trata da abertura de concurso público destinado ao provimento de 241 vagas em diversos cargos dos níveis fundamental, médio/magistério/técnico e superior.  O segundo edital (nº 002/2011) promove a abertura de Processo Seletivo Público exclusivo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (173 vagas mais cadastro de reserva).

Cargos e salários

Ambos os certames serão executados pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) e, juntos, oferecem um total de 414 oportunidades efetivas, com salários que variam de R$ 576,01 a R$ 3.991,30. Do total de postos, fica reservado o percentual legal destinado aos portadores de necessidades especiais.
Além das funções já mencionadas para a área de saúde, há também vagas para os cargos de  Assessor Jurídico, Assistente Social, Agente Municipal de Trânsito, Auditor de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Bioquímico, Braçal, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fiscal de Rendas, Fiscal Sanitário, Fiscal de Transporte, Médico (diversas especialidades), Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Pedagogo, Psicólogo, Procurador, Professor, Técnico em Edificações, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática (Educação), Técnico em Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho e Terapeuta Ocupacional. 

Inscrições

Os interessados em participar do Concurso Público de Colatina deverão efetuar a inscrição acessando o site da FUNCAB (www.funcab.org) entre os dias 19 de outubro a 13 de novembro de 2011, sendo necessário o pagamento de uma taxa que varia de R$ 40,00 a R$ 100,00. Aos que pretenderm solicitar isenção do pagamento dessa taxa, conforme as condições expostas no regulamento, deverão fazê-lo entre os dias 19 a 21 de outubro  de 2011.
As inscrições para o Processo Seletivo de Colatina, por sua vez, serão realizadas entre 19 de outubro a 20 de novembro, sendo o período para pedidos de isenção o mesmo informado para o Concurso Público.

Processo de Seleção

Haverá a aplicação de provas objetivas para todos os cargos. Além disso, os que optaram pelos cargos de nível superior e magistério serão submetidos a Prova Discursiva e Prova de Títulos.
Farão Teste de Aptidão Física os candidatos ao cargo de Agente Municipal de Trânsito e Braçal. Por fim, candidatos aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas Leves e Pesadas farão também Prova Prática.
Todo o cronograma de eventos pode ser acessado nos anexos inclusos nos respectivos editais.

Editais

Concurso Prefeitura de Sampaio - TO

Em Sampaio, no Tocantins, a prefeitura publicou edital Nº 01/2011 de concurso público para provimento de cargos efetivos e de cadastro de reserva no âmbito da  Administração Pública Municipal. O Concurso Público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.

Serão distribuídas 88 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 4.800,00.

Cargos: Médico, Contador, Nutricionista, Professor de Séries Iniciais, Administrador, Analista de Controle Interno, Analista de Contratos e Convênios, Educador Físico, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Assistente Social, Pedagogo, Assessor Jurídico e entre outros.  

Inscrições: Os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente pela internet, no  endereço  www.consep-pi.com.br, até o dia 18 de novembro de 2011.

Taxas: As taxas de inscrição variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior.

Provas: A prova será realizada, provavelmente, no dia 11 de dezembro de 2011, a partir das 9:00 hs com três  horas  de duração, sendo este horário (9:00 hs) o limite para ingressar no local de aplicação das provas. Os locais de aplicação das prova objetivas serão divulgado até dia 8 de  Dezembro de 2011, na sede da Prefeitura de Sampaio e no site www.consep-pi.com.br  .Caso o numero de candidatos inscritos supere a capacidade de espaço físico do município, as provas serão realizadas em datas e horários a serem divulgados com antecedência mínima de 5 dias da realização da mesma.  

Validade: O prazo de validade do concurso será de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Saúde São Paulo 2011: governo autoriza 3,3 mil vagas

O Governo do Estado de São Paulo autorizou nesta segunda-feira, 10, a realização de concurso público para contratação de 3.266 novos profissionais pela Secretaria da Saúde. O anúncio foi feito nesta manhã pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, durante a liberação de R$ 40 milhões para obras de modernização em hospítais estaduais.

"(Serão contratados) 700 médicos, 800 enfermeiros, quase mil auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos, radiologia, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, todas as áreas. Recursos humanos para a administração direta, fora aqueles que são contratados por contrato de gestão através das organizações sociais", declarou Alckmin.

Do total de postos, 837 são para auxiliar de enfermagem, 500 para enfermeiros e 700 para médicos, além de 150 auxiliares de serviços de saúde. Também haverá vagas para cirurgiões dentistas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos em radiologia, entre outras funções, para a rede estadual.

A autorização para a realização do concurso levou em conta a necessidade de reforçar o atendimento à população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado, além da ampliação dos serviços nos últimos anos e de vagas abertas em decorrência de aposentadorias, falecimentos e demissões ocorridas nos últimos anos.

O próximo passo será a elaboração do edital do concurso pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, com todas as informações sobre documentos necessários para a inscrição e provas às quais os candidatos serão submetidos.

"A abertura deste concurso demonstra o compromisso do governo do Estado de ampliar e aperfeiçoar a assistência em saúde oferecida à população paulista. As novas contratações certamente se refletirão em mais atendimentos aos pacientes de hospitais e centros de saúde estaduais", afirmou o secretário Giovanni Guido Cerri.

Concurso INSS: MPOG autoriza 1875 vagas

O Diário Oficial da União publicou, autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a realização do concurso para técnico do seguro social e perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A seleção vai preencher 1500 vagas para candidatos que possuem nível médio (técnico do seguro social) e 375 para candidatos de nível superior (perito médico).

As vagas são para trabalhar nas Agências de Previdência Social (APS) em todo o país. O foco são as novas agências previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Mais informações sobre o certame devem ser divulgadas em breve com a publicação do edital.

PEX - O Plano de Expansão, iniciado em 2009, prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência Social em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuam unidades fixas. Desse total, 86 já foram inauguradas e 181 estão em andamento. Até o final de 2014, as unidades restantes deverão ser entregues à população.

MPOG autoriza contratação de 533 temporários no Ministério da Saúde

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou na quarta-feira, dia 09 de novembro a Portaria Interministerial nº 479/2011 que autoriza ao Ministério da Saúde (MS) a realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 533 novos profissionais temporários. Os selecionados e contratados deverão atuar no MS até 30 de junho de 2012 e as despesas com as contratações ficarão sob a responsabilidade do próprio Ministério da Saúde. Do total de vagas anunciadas, 171 serão para funções de Nível Superior e 362 para atribuições de Nível Médio.

Com essas contratações, o MS deverá extinguir 589 postos de trabalho terceirizados, que estão, segundo a Portaria, "em desacordo com a legislação vigente".

Concurso Prefeitura de Taubaté - SP

O Município de Taubaté, Estado de São Paulo, através do Instituto Qualicon, publicou edital Nº 004/2011 de concurso público de Provas para provimento de diversos cargos do quadro de pessoal efetivo da Prefeitura Municipal de Taubaté.

Serão providas 118 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 1.113,18 a R$ 2.569,36, para carga horária de 40 e 30h semanais. Ao candidato portador de necessidades especiais habilitado será reservado o percentual de 5% das vagas existentes e das que vierem a surgir no prazo de validade.

 
Cargos
Nível Fundamental: Braçal, Servente, Padreiro e Motorista.
Nível Médio: Agente de trânsito, Agente fiscal de transporte público, Fiscal de posturas, Guarda municipal - masculino, Guarda municipal - feminino e Supervisor de  Segurança do trabalho.
Nível Superior: Agente fiscal de rendas, Assistente de informática, Bibliotecário e Enfermeiro do trabalho.

Inscrições: As inscrições poderão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.institutoqualicon.org.br, no período das 9h do dia 03 de novembro ás 21h do dia 22 de novembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas: A taxa de inscrição é de:
R$ 45,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 60,00 para nível médio;
R$ 80,00 para nível superior.

Provas: As provas objetivas serão realizadas na cidade de Taubaté  – SP na data prevista de 18 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os locais e horários serão comunicados oportunamente através de Edital de convocação para as provas a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, em listas que serão afixadas no Paço Municipal da Prefeitura Municipal de Taubaté e através da internet no endereço www.institutoqualicon.org.br, a partir de 07 de dezembro de 2011. 

A Prova Prática para o cargo de Motorista e Braçal será realizada na cidade de Taubaté/SP na data prevista de 04 e/ou05 de fevereiro de 2012 em local e horário a serem comunicados através de listas que estarão afixadas na Prefeitura Municipal de Taubaté/SP, a partir do dia 20 de janeiro de 2012, e que também estarão disponíveis para consulta através da Internet no endereço www.institutoqualicon.org.br.

Validade: O prazo de validade do Concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Taubaté, ser prorrogado uma vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Caçapava - SP

A Prefeitura de Caçapava, Estado de São Paulo, lançou edital Nº 001/2011 de concurso público de provas e títulos, para o preenchimento de vagas. O concurso público será realizado pela empresa CONSESP.

Serão oferecidas 51 vagas mais cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.527,12, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.

Cargos
Nível Alfabetizado: Auxiliar de Topografia, Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino), Borracheiro, Copeiro, Coveiro, Frentista, Lavador de Autos e Servente de Obras.

Nível Fundamental completo e incompleto: Cozinheira, Mecânico de Máquina, Serralheiro, Soldador, Agente de Campo e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.

Nível Médio: Agente da Defesa Civil, Agente de Fiscalização do PROCON, Almoxarife, Educador Social, Fiscal de Obras e Inspetor Mecânico. 

Nível Superior: Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Médicos, Procurador Jurídico e Professor Orientador Pedagógico.

Concurso DMAES de Ponte Nova (MG) 2011

O Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais, reabriu as inscrições do concurso público (nº. 01/2011). O concurso do DMAES de Ponte Nova oferece 47 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração será de até R$ 1.785,27.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Bioquímico, Bombeiro, Contador, Esgoteiro, Eletricista, Mecânico de Bombas, Motorista, Oficial Administrativo, Operador de ETA, Operador de Máquina, Pedreiro, Técnico em Informática e Torneiro Mecânico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 11 e 30 de novembro de 2011, na sede Administrativa do DMAES, das 12:00 hs. às 17:00 hs (exceto sábados, domingos e feriados) e/ou através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.
As taxas de inscrições serão entre R$ 17,00 e R$ 56,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 11 de dezembro de 2011, os locais e horários serão divulgados a partir do dia 07 de dezembro de 2011, na sede do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova e disponíveis nos sites: www.magnusconcursos.com.br e http://www.dmaespontenova.com.br/.

O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das provas.

A prova prática está prevista para ser realizada no dia 21 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados na sede do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova e disponíveis nos sites: www.magnusconcursos.com.br e www.dmaespontenova.com.br, a partir do dia 18 de janeiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do presente concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de Balsas - MA

Município de Balsas, no Estado do Maranhão, lançou edital de concurso público para Provimento de Cargos Efetivos e Formação de Cadastro de Reserva na Administração Pública. O concurso público está sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.

Serão distribuídas 557 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.102,01, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Cargos
As vagas serão oferecidas para os cargos de assistente social, auditor - médico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, gestor em saúde ocupacional, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, professor, técnico de raio x, agente de coleta lixo, gari ou margarida, motorista, auxiliar de administração, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de segurança e vigilância e auxiliar de serviços gerais.

Inscrições
As inscrições será realizadas no período de 21 de novembro a 04 de dezembro de 2011, através da internet, nos sites  www.fsadu.org.br e http://www.sousandrade.org.br/.

Taxas
As taxas de inscrição variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio a R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas na própria cidade de Balsas, nas datas previstas de 17 e/ou 18 de dezembro de 2011. O seu horário e locais de realização serão divulgados, no dia 12 de dezembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Balsas-MA, no quadro de avisos da FSADU, e no site oficial do Concurso Público.

Gabaritos
O Gabarito Oficial da Prova de Múltipla Escolha será publicado até 72 horas a contar  do dia subsequente ao de sua realização, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Balsas-MA, no quadro de avisos da FSADU, e no site oficial do Concurso Público.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da  publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Balsas-MA.

Saiba mais

SPDM abre processo seletivo

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Básica e Saúde da Família, em Rio de Janeiro, lançou edital nº 04/2011 de Processo Seletivo para preenchimento de 324 vagas em diversos cargos dos níveis fundamental, médio/técnico e superior. As contratações serão através do Regime Jurídico CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e, portanto, os futuros servidores não gozarão do direito a estabilidade.

A remuneração varia entre R$ 766,51 e R$ 3.725,00, por jornada de até 40 horas semanais. Além da remuneração mensal, serão oferecidos benefícios como vale alimentação, refeição no local, seguro de vida e adicionais previstos em Lei/Convenção Coletiva referente a cada cargo.

Os cargos vagos estão distribuídos conforme os seguintes níveis de escolaridade:

Nível Fundamental - Auxiliar de Portaria.

Nível Médio/Técnico - Auxiliar de Farmácia, Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Plantonista Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem.

Nível Superior - Assistente Social, Médicos Clinicos Plantonistas, Médicos Pediatras Plantonistas, Dentista, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Diarista e Farmacêutico.

As inscrições serão realizadas, via internet,  no site www.spdmpsf.com.br até 20 de novembro de 2011.

A taxa de inscrição varia de R$ 18,00 para cargos de nível fundamental, R$ 23,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 40,00 para cargos de nível superior.

A aplicação da Prova Objetiva está prevista para 27 de Novembro de 2011, podendo ser alterada por critério da SPDM/PABSF. O candidato deverá consultar o cartão de convocação para a Prova Objetiva a partir do dia 23 de novembro de 2011, através do site www.spdmpsf.com.br, para obter as informações de data, local e horário das provas.

Os aprovados serão lotados na Unidade de Pronto Atendimento, conforme plano de trabalho aprovado pelo Gestor local.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contado a partir da data do resultado final, podendo, também por critério da SPDM/PABSF, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Água Fria - BA

A Prefeitura de Água Fria, Estado da Bahia, lançou edital Nº 006/2011 de concurso público de provas e títulos para provimento de 150 vagas. O concurso será realizado através da empresa MULTYDEIAS - Concurso & Consultoria.

Serão ofertadas várias vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 5.500,00, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.

Cargos: Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Secretaria, Assistente Administrativo Educacional, Fiscal de Arrecadação, Técnico Agropecuário, Técnico em Enfermagem, Agente Público, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Cozinheiro, Gari, Guarda Municipal, Jardineiro e Motorista.

Inscrições: As inscrições, estritamente presenciais, ficarão abertas no período de 10 a 25 de novembro de 2011, no Município de Água Fria/Bahia, na Avenida Antonio Sérgio Carneiro nº, Centro, Centro de Inclusão Digital de Água Fria-BA de segunda a sexta-feira (dias úteis) no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Taxas: As taxas de inscrições variam entre R$ 30,00, 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: As provas serão realizadas na data, horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet nos endereços eletrônico: www.multydeias.com.br e www.ipmbrasil.org.br.

Gabaritos: O Gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela MULTYDEIAS - Concurso & Consultoria, no endereço eletrônico www.multydeias.com.br, após a realização das respectivas provas conforme previsto no anexo IV deste edital.

Validade: O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Jambeiro (SP) 2011

A Prefeitura de Jambeiro, Estado de São Paulo, publicou 02 editais para realização de concurso público (nº. 002/2011) e processo seletivo (nº. 002/2011). O concurso de Jambeiro oferece 09 vagas de nível fundamental, médio/técnico, superior, com remuneração de até R$ 3.481,16.

Cargos

Motorista, Auxiliar de Enfermagem UPA, Auxiliar de Enfermagem PSF, Enfermeiro, Agente de Saúde, Professor.

Inscrição

As inscrições estarão abertas até o dia 18 de novembro de 2011, no horário das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00 horas, na sede da Prefeitura de Jambeiro, à rua Cel. João Franco de Camargo, 80 - Centro.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

A data prevista para a prova é dia 04 de dezembro de 2011 e/ou outras datas que se fizerem necessárias, às 09:00 horas, em local a ser divulgado no mural da Prefeitura de Jambeiro, em jornal de grande circulação e no site www.jambeiro.sp.gov.br, no mínimo 5 dias antes da realização das provas.