Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sanecap informa que há risco eminente de vazamento de cloro em Cuiabá

A Sanecap informa que vem desde o ano passado, em 2010, desenvolvendo um trabalho de prevenção contra o vazamento de gás cloro nas Estações de Tratamento de Água (ETA´s) em Cuiabá. O trabalho vem sendo monitorado pela Defesa Civil Estadual, Municipal, Corpo de Bombeiros e Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Conforme o responsável técnico e engenheiro de segurança do trabalho da Senacap, Homar Capistrano, não há risco eminente de vazamento do elemento químico, porém assim como em outras capitais, a vigilância deve ser permanente. “Mediante as visitas técnicas as ETA´s, tomamos providências legais de prevenção, que devem ocorrer durante o manuseio e transporte do equipamento”, explicou Homar.

Segundo o técnico, essas ações preventivas levaram a compra de equipamentos de alta tecnologia como sensores de vazamento de cloro para todas as Estações. A da ETA São Sebastião será instalado ainda esta semana.

Outras medidas de proteção serão adotadas, como a compra de Equipamento de proteção responsável (EPR) e os equipamentos de Proteção individual (EPI´s) que foram pedidos, ambos de uso e manuseio para proteção do trabalhador.

Já em relação ao transporte, a empresa que fornece o gás cloro, transporta o material até o berçário, que se localiza no Ribeirão do Lipa, e de lá são feitas as distribuições às outras ETA’s pela companhia.

Durante as inspeções do Grupo de Trabalho, a Defesa Civil sugeriu a criação de rotas alternativas para o translado dentro da capital. Mediante a solicitação, as adequações estão sendo estudadas para implantação.

A Sanecap reforça que todos os estudos feitos e sugestões propostas pela Defesa Civil são no sentido de prevenção, e que a população pode se despreocupar, pois não há risco eminente de vazamento do gás cloro.

Treinamento - Técnicos que trabalham no sistema operacional de troca de cilindros irão participar do treinamento teórico e prático durante a última semana do mês de novembro. O curso será oferecido pela empresa que fornece o gás cilindro para Cuiabá. O tema do curso é: “Manuseio do sistema de cloração e aplicação de kits de emergência para eventual vazamento de cloro”. O curso é oferecido semestralmente pela empresa mineira. Em janeiro, foi oferecido um cursoe este mês acontece o segundo.

Fonte noticianahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário