Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O veneno que você come sem querer e te deixa doente sem saber

Se você achou nossa chamada muito sensacionalista, errou feio... o problema é realmente muito preocupante e a comunidade médica têm se empenhado em combater esse inimigo invisível e, até bem pouco tempo atrás, desconhecido

Em 1º de janeiro de 2012, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de mamadeiras e outros utensílios para lactentes que contenham a substância BPA (Bisfenol-A). Isso porque vários estudos mostram que o BPA é um sério risco à saúde.

O que é o BPA (BISFENOL-A)?
É um composto utilizado na fabricação de produtos plásticos, e também está presente nas resinas usadas na fabricação dos revestimentos internos de latas de alimentos, para evitar a ferrugem e a contaminação externa, assim como em algumas embalagens do tipo "Tetra Pak", aquelas caixinhas de leite, suco, etc.

Quais os riscos?
De acordo com a Anvisa, muitas pesquisas ainda não conclusivas, indicam que a substância pode causar câncer, problemas hormonais e doenças cardíacas.

O caso é ainda mais grave para os bebês entre 0 a 12 meses, que não conseguem expelir a substância adequadamente por conta do seu metabolismo ainda pouco desenvolvido. Desde 2010, a SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de SP) já faz a a campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”, com o objetivo de eliminar essa substância de vez.

Estudos indicam que o BPA, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, pode alterar o sistema endócrino e a ação dos hormônios, acarretando danos à saúde, como infertilidade, modificações de órgãos sexuais internos, endometriose e até câncer.

Como Evitar o BPA (Bisfenol-A) ?
1. Nunca esquente no microondas, nem mantenha na geladeira ou freezer, bebidas e alimentos acondicionados em plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido ou resfriado.

2. Escolha mamadeiras e utensílios de vidro ou, pelo menos,que indiquem "BPA free" ou "sem BPA" em suas embalagens.

3. Evite consumir alimentos e bebidas enlatados, as latinhas também contém em seu revestimento interno, o bisfenol.

4. Dê preferência aos utensílios de vidro, porcelana ou aço inoxidável, evitando pratos, copos e quaisquer outros utensílios de plástico.

5. Não use utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite também lavá-los com detergente ou na máquina de lavar louças.

6. Evite principalmente as embalagens plásticas com os símbolos de reciclagem números 3 e 7, que indicam que a embalagem contém ou pode conter o BPA.

Veja o vídeo da Dra. Tania Bachega, que faz parte da campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”. Para maiores informações, você pode consultar o site oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de SP.


Entre você também nessa campanha e faça sua parte. Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares. E conte sempre com o nosso site pra se manter informado, também, sobre tudo de mais importante pra sua saúde.
 
Curto e Curioso

Tratamento de hormônios apresenta avanços contra o câncer de próstata

Célula com câncer de próstata
Uma estratégia de tratamento com hormônios mostrou resultados positivos contra o câncer de próstata
 
A nova técnica foi desenvolvida por um grupo de cientistas norte-americanos e detalhada na primeira edição do ano da revista Science Translational Medicine.
 
A expectativa é de que se transforme em uma intervenção eficiente para tratar o segundo tumor maligno mais comum em homens, atrás apenas do melanoma (na pele). No ano passado, atingiu 68.800 pessoas no Brasil e mata anualmente cerca de 13 mil homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Os cientistas usaram doses intermitentes e alternadas de testosterona em 16 pacientes com a doença, com o intuito de matar as estruturas cancerígenas.
 
O hormônio foi escolhido para o experimento porque estudos anteriores haviam indicado que substâncias malignas ao corpo humano podem ficar vulneráveis quando expostas a doses altas de testosterona. Sete dos 16 pacientes que receberam a terapia hormonal entraram em remissão — quando a doença começa a desaparecer. Níveis de um antígeno associado ao câncer de próstata ficaram menores no sangue desses voluntários.
 
“O estudo demonstrou que a administração sistêmica da testosterona foi bem tolerada nesses homens, que mostraram uma baixa carga da doença metastática”, destaca Michael Schweizer, um dos autores do trabalho e oncologista e professor da Universidade de Washington. O tratamento foi feito de forma bipolar, alternando entre a aplicação de grandes e pequenas doses de hormônios.

Schweizer destacou que os resultados positivos são importantes, mas ressalta que o estudo precisa passar pela fase de ensaios clínicos, além da busca de variações genéticas que possam explicar a melhora do câncer de próstata por meio da abordagem hormonal bipolar. A terapia clássica hormonal contra o câncer de próstata é feita pela injeção do hormônio a cada três, quatro ou 12 meses, geralmente por toda a vida do paciente. Por vezes, no entanto, não se revela eficaz, e os tumores acabam avançado pelo resto do corpo.

Saúde Plen

Curta mostra história de acusado de tráfico por importar semente de maconha para tratamento

Reprodução:Thais Carvalho em cena do filme: maconha foi
 usada para conter efeitos colaterais de quimioterapia
Produção é lançada por campanha que defende reflexão sobre cannabis medicinal no mesmo dia em que Anvisa reclassifica CBD
 
Rio - Depois de ver sua mulher assolada por efeitos colaterais provocados pela quimioterapia, Jairo Carvalho decidiu importar sementes de maconha, uma vez que a cannabis aliviava dores e enjoos.
 
Hoje, cinco anos depois, Thais Carvalho está livre do câncer no ovário, mas o marido é acusado de tráfico internacional. A história dos moradores de Belém está no curta “(IN)JUSTIÇA” produzido pela Repense, campanha de informação e reflexão sobre o uso terapêutico da planta. O lançamento ocorre nesta quarta-feira, mesmo dia em que a Anvisa autorizou o uso do canabidiol (CBD) como medicamento controlado.
 
- Eu prefiro estar atrás das grades, mas saber que a minha esposa e a minha filha estão bem do que, de repente, ter cruzado meus braços. Hoje estaria aqui me perguntando se valeu a pena cruzar meus braços e ver a minha esposa morrer - afirma Jairo no filme.
 
Thais descobriu a doença logo após o parto da filha. Ao fim do primeiro ciclo de quimioterapia, ela adiou o tratamento devido aos efeitos colaterais. Segundo a família, diferentes remédios indicados por médicos não tiveram sucesso no controle dos sintomas. Foi então que a maconha foi introduzida no tratamento.
 
Coordenador da Repense, Tarso Araujo diz que a decisão de lançar o filme no mesmo dia da reclassificação do CBD tem como objetivo mostrar que a medida é apenas um primeiro passo no processo de regulamentação do uso terapêutico da maconha:
 
- Tememos que a reclassificação dê a impressão de que está tudo resolvido. Na prática, ela não muda muito a vida do paciente porque os produtos que importam têm traços de THC. Precisamos discutir a regulamentação dos produtos a base dessa substância, que tem potenciais terapêuticos e podem aliviar a vida de pacientes com dores crônicas e esclerose múltipla, por exemplo. Nenhuma dessas pessoas é beneficiada pela regulamentação atual.
 

O Globo

Ácido fólico é aliado do cérebro, das gestantes e do coração

Nutriente também é bom para a imunidade e a saúde da pele, unhas e cabelo

Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.
 
Benefícios comprovados do ácido fólico
O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias.

O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.                                          
 
Bom para as grávidas: Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.            

Aliado do cérebro: Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Segundo estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.                                                 

Bom para a imunidade: Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, uma série de fatores são necessários, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato.                                               

Brócolis é rico em folato - Foto: getty Images
Brócolis é rico em folato
Bom para a pele, unhas e cabelos: Todo o complexo B, incluindo o folato, tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos. O folato ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada. Um estudo de 2013 publicado na revista Subcellular Biochemistry mostrou que o folato protege contra o câncer de pele causado pela radiação ultravioleta. 

Bom para o coração: O folato se combina com as vitaminas B6 e B12 formando uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular (um processo conhecido por metilação). Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial.

Benefícios em estudo do ácido fólico
Previne o câncer: Suplementos de ácido fólico podem prevenir a progressão do câncer, segundo estudo publicado na revista científica Cancer da Sociedade Americana de Câncer. O estudo forneceu dados para apoiar a hipótese de que a insuficiência de ácido fólico é um fator de risco para a ocorrência do câncer. O folato é incorporado a coenzimas que são essenciais para uma variedade de reações no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos, tais como a síntese e reparação de DNA (o que evita a formação de células defeituosas que poderiam se transformar em uma célula maligna) e a conversão de homocisteína em metionina, seu excesso está ligado a problemas de saúde crônicos, tais como câncer e doenças cardiovasculares.

Deficiência de ácido fólico
Na maior parte das vezes a deficiência de folato é assintomática. Em casos graves pode haver fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico é feito pela dosagem de ácido fólico no sangue.                                                   

Uma deficiência de folato pode levar a anemia em adultos e desenvolvimento mais lento em crianças. No caso das gestantes, a ausência de ácido fólico pode fazer com que o feto tenha malformações neurológicas. 

Interações do ácido fólico
O álcool interfere na absorção de folato e também aumenta a quantidade da vitamina que é eliminada pela urina. Por isso, muitos alcoólatras podem ter deficiência de ácido fólico. Além disso, é frequente os alcoólatras terem dietas pobres e não alcançarem a ingestão diária recomendada de folato.                                                 

Se houver uma ingestão exagerada de ácido fólico por um longo período isto pode resultar em uma deficiência de vitamina B12, o que pode causar danos ao sistema nervoso e anemia por deficiência de vitamina B12. 

Combinações com o ácido fólico
Devido aos problemas mencionados acima sobre a deficiência de vitamina B12, o ideal é sempre associar o ácido fólico com uma fórmula completa contendo todos os elementos do complexo B para não causar um desequilíbrio entre eles, B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina, ácido pantotênico, colina, inositol, todos que compõe o complexo B. 

Fontes de ácido fólico
Os alimentos ricos em folato são todas as folhas verdes escuras, com ênfase para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, vísceras (fígado de galinha), abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja e germe de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.                                                 

Portanto, os alimentos ricos em folato são bem variados. Todos eles devem fazer parte da dieta diária. Folhas verdes, frutas, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), ovo, carne e vísceras. Não é difícil conseguir um bom aporte da vitamina se o cardápio incluir estes alimentos. 

Quantidade recomendada de ácido fólico

Idade/Momento de vida Quantidades
0 - 6 meses 65 microgramas/ dia
7- 12 meses 80 microgramas/ dia
1 a 3 anos 150 microgramas/ dia
4 a 8 anos 200 microgramas/ dia
9 a 13 anos 300 microgramas/ dia
14 anos em diante 400 microgramas/ dia
Gestantes 600 microgramas/ dia
Lactantes 500 microgramas/ dia
 
Fonte: Institute of Medicine of the National Academies
 
Uso do suplemento de ácido fólico
Existem alguns momentos da vida e condições de saúde em que a suplementação com o ácido fólico é orientada. São eles: gravidez, lactação, anemia por deficiência de folato, excesso de homocisteína e sempre que houver deficiência medida no exame de sangue - estas são as indicações principais.
 
Espinafre é rico em folato - Foto: Getty Images
Agrião é rico em folato
Deficiências têm sido observadas em alcoólatras, em mais de 50 % dos casos. O álcool interfere com a absorção de folato e também aumenta a quantidade da vitamina que é eliminada pela urina. Além disso, muitos alcoólatras têm dietas pobres e não alcançam a ingestão diária recomendada de folato.                                                 
 
Vitaminas, como o suplemento de ácido fólico, não apresentam efeitos colaterais tão intensos como medicamentos alopáticos. Muito mais perigoso é tomar um analgésico ou um anti-inflamatório. Se houver uma ingestão exagerada de ácido fólico por um longo período isto pode resultar em uma deficiência de vitamina B12, o que pode causar danos ao sistema nervoso e anemia por deficiência de B12. O ideal é sempre associar o folato com uma fórmula completa contendo todos os elementos do complexo B para não causar um desequilíbrio entre eles (B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina, ácido pantotênico, colina, inositol, todos eles fazem parte do complexo B. 
 
Riscos do consumo em excesso do ácido fólico
Folato é uma vitamina solúvel em água e isso facilita a sua regulação pelo corpo: qualquer excesso será eliminado naturalmente através da urina. Assim a overdose não ocorre com a alimentação, mas pode ocorrer a partir de suplementos - ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas de ácido fólico por dia é considerada perigosa. 
 
Fonte consultada
Dra.Tamara Mazaracki, médica nutróloga e pós-graduada em medicina ortomolecular. CRM: 52301716/RJ  
 
Minha Vida

Anvisa autoriza registro de vacina contra meningite B

Vacina é produzida pela Novartis e a empresa acredita que o
 produto estará disponível para venda em meados deste ano
Vacina poderá ser incorporada ao calendário nacional de vacinação
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro da vacina meningocócica B.
 
Essa é a primeira vacina recombinante contra meningite B liberada no Brasil. O meningococo B, de acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, é o principal causador da doença meningocócica em menores de um ano.
 
A vacina é produzida pela Novartis e a empresa acredita que o produto estará disponível para venda em meados deste ano. Também será solicitada a avaliação da incorporação do produto no calendário nacional de vacinação do SUS.
 
Isabella avalia que a principal indicação do imunizante é para crianças de até um ano. A vacina atualmente é usada em 33 países.
 
Estadão Conteúdo

Benefícios da azeitona e modos de consumo

Benefícios da azeitona e modos de consumoQueridinhas como petiscos e ingredientes de pratos e saladas diversos, as azeitonas são conhecidas como vilãs por serem muito calóricas

Além de ser muito saborosa, a azeitona traz muitos benefícios à saúde, de acordo com a nutricionista Cristiane Mara Cedra. Ainda de acordo com ela, a azeitona possui uma gordura boa para a saúde em uma quantidade de 75%, chamada ácido oleico. Esta gordura ajuda a combater o colesterol ruim, regulando os níveis do colesterol.

O grande problema deste alimento é que quando o consumimos, estamos consumindo uma grande quantidade de sal em que ela é conservada. Devido à isso, faz-se necessário um controle no consumo, principalmente para pessoas hipertensas ou que estão passando por um processo de redução de sódio.

Além disso, seu consumo deve ser controlado devido às calorias que, quando em excesso, podem fazer com que o peso aumente.
 
Os benefícios da azeitona
Como citamos anteriormente, a azeitona possui gordura boa e, além disso, é rica em ferro, zinco, potássio, silício, vitaminas E, C, A, B1, B2 e possui um pouco de fibra. Entre suas propriedades, podemos encontrar sua ação como anti-inflamatória e antioxidante, além de muitos outros benefícios.

Suas propriedades atuam na prevenção de infarto, derrame, aterosclerose – pois por ser rica em ácidos graxos, ajuda a aumentar o colesterol bom. Além disso, atuam no fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da saúde dos olhos, alivio de problemas respiratórios, prevenção de problemas cardíacos, absorção de cálcio, prevenção de cãibras, regulagem dos batimentos cardíacos, combate à prisão de ventre e prevenção contra gastrites e úlceras.

Além de tudo isso, por ser um antioxidante natural, a azeitona ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e o combate aos radicais livres – que podem causar danos em células que, quando danificada, não produz energia e morre. Isso pode fazer com que surjam células cancerígenas.


Sua ação como anti-inflamatório reduz a gravidade de problemas como asma, osteoartrite, artrite reumatoide e combater também a intensidade dos efeitos da menopausa em mulheres neste período.

Como consumir?
Mas como consumir a azeitona sem que seja em excesso ou de forma calórica? Normalmente encontramos as azeitonas em pizzas, ou então como petiscos junto aos queijos, salames e cerveja.

Para consumir de forma saudável, procure adicionar a azeitona em sua alimentação em pratos como saladas e cozidos, mas sempre de forma cautelosa para não consumir em excesso. Quando associada a uma dieta equilibrada, a azeitona somente trará benefícios para a sua saúde.

Remédio Caseiro

Pholia Magra, a erva antibarriga

Pholia Magra, a erva antibarrigaA Ecalyculata vell, uma planta nativa que anda fazendo muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa, está ficando conhecida aqui, em território brasileiro, como uma salvação para aqueles que querem perder os centímetros a mais de circunferência abdominal
 
Os resultados se mostraram tão bons que a Pholia Magra ficou popular com nome de Erva Antibarriga.
 
A pholia magra é uma erva com efeitos termogênicos e que vem impressionando não apenas aqueles que fazem uso dela, mas também os profissionais de saúde. Por ser um emagrecedor natural, quem a consome não costuma apresentar efeitos colaterais vistos em outros termogênicos sintetizados em laboratório. Aumento dos batimentos cardíacos, irritabilidade, elevação da pressão arterial entre outros são alguns dos sinais e sintomas que não costumam se apresentar.

A erva consegue atuar diretamente no sistema nervoso central suprimindo o apetite. Outro benefício é o fato de reduzir a celulite, pois contém uma substância chamada de ácido alantóico. Ele ajuda a eliminar a gordura localizada e assim consegue reduzir consideravelmente a celulite.
 
Outras informações
Não há muitos estudos sobre a planta, mas o que se pode afirmar é que o principal componente da pholia magra é a cafeína. Essa substância dispensa apresentações já que é bastante conhecida por todos por ser um excelente estimulante. A planta foi liberada pela Anvisa aqui no Brasil para ser comercializada em forma de cápsulas. Porém, só pode ser liberada com receita e são feitas em farmácias de manipulação. É possível também encontrá-las em conjunto com as balas de colágeno, fazendo uma excelente associação.
 
Porém não vá achando que encontrou a oitava maravilha do universo. Nenhuma dessas plantas conseguirão fazer um milagre na sua vida. Se você continuar sedentário e com uma péssima alimentação. A pholia magra é uma planta com propriedades inigualáveis, mas é necessário unir o útil ao agradável.
 
Malhar Bem

Bebê de 10 meses pesa 20kg e chama atenção de médicos na Colômbia

Peso de Juanita Valentina Hernandez é equivalente a uma criança de 5 anos
 
Com apenas dez meses de idade a bebê colombiana, Juanita  Valentina Hernandez, tem o mesmo peso de uma criança de cinco anos de idade. De acordo com o site DailyMail, a menina nasceu com 6kg, mas começou a engordar e, hoje, pesa cerca de 20kg.
 
Segundo especialistas ouvidos pela publicação, o peso médio de uma criança nessa idade deve ser 8,5 kg. Além do sobrepeso, Juanita também corre o risco de desenvolver diabetes tipo 2 dentro de dois anos se não for imediatamente tratada.
 
A mãe de Juanita diz que não tem ideia o que pode levado a filha a aumentar tanto de peso.

— Ela nasceu muito magra e só agora com dez meses eu percebi que ela está com obesidade mórbida.
 
Tam Fry, dono da Fundação Criança Crescimento, disse que o peso pode variar de acordo com a etnia.

— Mas independentemente disso, essa criança é muito, muito acima do peso. É trágico.
 
Fry explicou que há várias condições médicas que podem causar ganho de peso rápido em crianças.
 
Entre elas: a Síndrome de Prader-Willi, que provoca uma sensação permanente de fome e pode facilmente levar ao ganho de peso perigosa, a  Cushing Sydrome em que altos níveis do hormônio do estresse cortisol pode causar ganho de peso.
 
No mês passado, a ONG colombiana Gorditos de Corazon levou  Juanita à capital, Bogotá, para ser tratada por uma equipe de especialistas. A entidade diz que é fundamental  intervir no problema da obesidade antes de um ano de idade para prevenir doenças graves e de grande risco à saúde.

R7

OPME: uma conta perigosa e compartilhada

OPME: uma conta perigosa e compartilhada“Somos todos vítimas do esquema". Há um princípio bem simples na Economia: um serviço com uma base coletiva, como é o caso do SUS e dos planos, é financiado por todos
 
Por Paulo Sardinha
 
Há alguns dias vimos estourar na imprensa uma denúncia da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) sobre a Máfia das Próteses. A entidade que representa os planos de saúde – que por sua vez tem nas empresas uma parcela significativa de clientes - denunciou um esquema fraudulento e escandaloso que envolve profissionais, hospitais e fabricantes de órteses, próteses e materiais especiais – as chamadas OPMEs -, e que lesa pacientes, o Sistema Único de Saúde (SUS), as operadoras e à sociedade como um todo. 
 
Aí está o ponto X da questão. Somos todos vítimas do esquema. Há um princípio bem simples na Economia: um serviço com uma base coletiva, como é o caso do SUS e dos planos de saúde, é financiado por todos. Assim, as fraudes da Máfia das Próteses, além de colocarem em risco a saúde e a vida de inúmeros pacientes, encarecem todo o sistema. Há um efeito cascata. Os altos custos impostos a esses prestadores, muitas vezes por força de liminares, são repassados aos beneficiários e à população. Quem paga a conta das negociatas somos nós.

Em uma década, o percentual médio dos gastos com o benefício saúde saltou de aproximadamente 3% para, em vários casos, chegar a mais de 11% em relação a folha de pagamento das empresas. Reajustes sistemáticos acima do IPCA provocaram esta realidade indesejada. Convivemos com alguns “ofensores” de custos médicos lícitos: novas tecnologias em diagnóstico, novos medicamentos, maior longevidade da população e maiores coberturas incorporadas a cada dois anos pela agência reguladora. Apesar de dificuldades na hora de pagar a fatura, podemos compreender a conta. O que não é compreensível, são más e inescrupulosas práticas de profissionais de saúde que promovem a disparada da utilização de “materiais cirúrgicos” de alto custo em busca de “suas comissões obscenas” pela indicação dessas órteses e próteses, dispensáveis em boa parte dos casos.

Se retirarmos o custo das fraudes, poderíamos supor que, pelo preço atual, as empresas poderiam oferecer a seus trabalhadores um plano de saúde com coberturas muito melhores, o que permitiria um tratamento mais completo e digno.

A denúncia do esquema repercutiu em todo o Brasil não só pela covardia e pela irresponsabilidade com os pacientes, muitos deles com risco de agravamento de seus quadros clínicos e até de morte. A revelação da fraude acendeu um alerta na Economia, porque atinge em cheio o benefício mais oferecido pelas empresas e mais procurado por brasileiros de todas as classes sociais (principalmente com o aumento do poder aquisitivo entre as camadas mais populares): o plano de saúde.

Recentemente, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) encomendou uma radiografia sobre a percepção dos profissionais de grandes empresas do Rio de Janeiro em relação aos benefícios oferecidos por suas corporações. Nesta pesquisa 83% dos entrevistados responderam que o plano de saúde é o benefício mais valorizado entre os trabalhadores, que começa a ser acompanhado de perto pela concessão da Previdência Privada, beneficio que também se torna cada vez mais relevante para os trabalhadores, diante de outra falência do sistema público oficial.

A sociedade precisa acompanhar de perto casos como o da Máfia das Próteses, porque são vergonhosos e nos afrontam. Após o Governo federal anunciar a formação de um grupo de trabalho para estudar medidas que ponham fim ao esquema, outras propostas surgiram e devem ser apoiadas, como a divulgação das principais empresas fornecedoras desses materiais, com os volumes comprados e os valores envolvidos. Além do Ministério da Saúde, a Polícia Federal e o Ministério Público devem agir com rigor. E a sociedade deve estar atenta. Se a conta é nossa, devemos acompanhar, e o governo fica devendo uma resposta rápida para a sociedade.
 
*Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio (ABRH-RJ)
 
Saúde Web

Prefeitura de Rio Negro - PR lança edital de processo seletivo

Com uma vaga para médico ginecologista/obstetra, a Prefeitura de Rio Negro, no Estado do Paraná, deu início às inscrições de processo seletivo do edital nº 002/2015. A remuneração ofertada é de R$ 3.039,99, incluindo benefícios, em jornada semanal 20 horas.
 
Os interessados deverão comparecer a Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situado na Praça João Pessoa nº 131, Centro, das 8h00 às 11h30 ou das 13h30 às 17h00, no dia 15 de janeiro e das 8h00 às 11h30 no dia 16 de janeiro de 2015.
 
A seleção será através de avaliação de títulos, a ser entregue no ato de inscrição. Sua realização provavelmente será no dia 20 de janeiro de 2015, as 13h30, na Secretaria. O resultado será divulgado via endereço eletrônico: www.rionegro.pr.gov.br.
 
O prazo de duração do contrato será de um ano, podendo ser prorrogado em casos excepcionais, por motivo de força maior.
 
O edital está disponível no site do Diário Oficial dos Municípios do Paraná:
 
http://www.diariomunicipal.com.br/amp/materia/1777485.
 

Concurso Prefeitura de Paracuru - CE

A Prefeitura de Paracuru, no estado do Ceará, abriu edital n°001/2015 de concurso público, para provimento de 1.526 vagas do Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo Municipal. Os salários vão até R$ 5.600,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Do total de vagas abertas,  501 são para ampla concorrência, 23 para pessoas com deficiência e 1.002 para cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será executado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE.

Cargos
As vagas são para os cargos de Advogado, Agente Administrativo, Agente de Combate a Endemias, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Social, Atendente de Saúde Bucal, Atendente de Serviços Médicos, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Cirurgião Dentista e demais cargos.

Inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.cetrede.com.br, até o dia 13 de fevereiro de 2015.

Taxas
- R$ 120,00, para os Cargos de Nível Superior;
- R$ 80,00, para os Cargos de Nível Médio;
- R$ 60,00 para os Cargos de Nível Fundamental.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Paracuru-CE, na data prevista de 15 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados no dia 05 de março de 2015.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.cetrede.com.br, em data a ser determinada no caderno de provas e, na omissão desta, 72 horas após a realização das mesmas.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Carandaí - MG lança edital de concurso público

Do dia 16 de março ao dia 16 abril de 2015, a Prefeitura de Carandaí, em Minas Gerais, realizará inscrições de concurso público para admissão de 70 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são para os cargos de bibliotecário, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal (obras, posturas e sanitário), mecânico de máquinas e veículos pesados, veterinário, nutricionista, oficial de serviços (calceteiro e pedreiro), operador de máquinas (CNH C, D ou E), operário, professor e técnico (higiene dental, meio ambiente e segurança do trabalho). As remunerações variam de R$ 18,92 a hora aula a R$ 4.231,71 mensais, em jornadas de 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.seapconcursos.com.br, com taxas de R$ 35,00 a R$ 80,00.
 
Será aplicada prova objetiva e prova prática. O local da prova será publicado no mural de avisos da Prefeitura e nos sites: www.seapconcursos.com.br e www.carandai.mg.gov.br, provavelmente no dia 4 de abril de 2015.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 10 de maio de 2015, com gabarito a ser divulgado no dia seguinte. Já a prova prática provavelmente será aplicada no dia 21 de junho de 2015. Estima-se que o resultado final seja disponibilizado no dia 10 de julho de 2015.
 
Organizado pela empresa SEAP Consultoria e Concursos Públicos, o concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma única vez, por período semelhante, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Piratuba - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Piratuba, no estado de Santa Catarina, através da empresa Aprender.Com, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2015. O objetivo é a contratação de 56 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração para os contratados pode chegar até R$ 2.193,45, em carga horária que vai de 10 a 40 horas semanal.
 
As chances são para os cargos de agente de serviços gerais, agente de edificação e manutenção, pedreiro, arquiteto, engenheiro ambiental, motorista, eletricista, operador de máquinas, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, auxiliar administrativo, cuidador escolar, professores, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até 26 de janeiro de 2015, na Secretaria Municipal de Educação e Esporte do Município de Piratuba, situada na Avenida 18 de Fevereiro, nº 65, no horário das 7h30 às 11h30.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para nível superior, R$ 50,00 para nível médio/técnico e R$ 20,00 para os demais.
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva e prática e de títulos, de acordo o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de fevereiro de 2015, o local e horário serão divulgados antecipadamente.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano.

Prefeitura de Leopoldina - MG divulga edital de processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Leopoldina divulgou edital Nº. 001/2015 de processo seletivo oferecendo uma vaga para médico, com vencimento de até R$ 1.549.72 mais R$ 1.549,72 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 3.841,76 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
Interessados deverão se inscrever, pessoalmente, até o dia 16 de janeiro de 2015, no horário das 07h00min às 16h00min (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
Será exigida dos candidatos à seleção, para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
  • Currículo.
A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos.

O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado a partir do dia 21 de janeiro de 2015 no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade desse seletivo será de seis meses, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.
 
O edital encontra-se publicado no site www.leopoldina.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Ribas do Rio Pardo - MS

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital n° 01/2015 de concurso público, com a intenção de ocupar 227 vagas e formar cadastro reserva em empregos de todos os níveis de escolaridade na administração municipal. As remunerações ofertadas variam entre R$ 809,78 e R$ 10.655,00.
 
O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura - FAPEC, e edital reserva 10% das vagas aos portadores de deficiência.
 
Cargos
- Nível superior: Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Educador Social, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Farmacêutico, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico ESF, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor de 0 a 3 Anos, Professor de 4 a 5 Anos, Professor de Inglês, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Professor de Matemática;

- Nível médio: Técnico Agrícola, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Fiscalização, Eletricista de Baixa e Alta Tensão, Mecânico Eletricista de Veículos, Mecânico Especialista em Motores, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Agente de Administração, Inspetor de Alunos e Educador Social I;

- Nível fundamental: Borracheiro, Lubrificador, Mecânico, Motorista "D", Oficial de Manutenção, Tratorista, Motorista de Ambulância, Educador Social, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira e Cozinheira de Escola Rural.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 15 de janeiro a 09 de fevereiro de 2015, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os cargos que exigem ensino superior, R$ 65,00 para os de ensino médio e R$ 35,00 para nível fundamental.

Provas
Serão aplicadas provas objetivas para todos os candidatos inscritos, mais prova prática para Motoristas, Operadores de Máquinas, Mecânicos, Eletricistas, Oficiais de Manutenção, Tratoristas e Cozinheiras, além de avaliação de títulos para os cargos de nível superior.

As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 01 de março de 2015. Os locais e horários de realização das mesmas constarão em edital específico, que será publicado no mural da Prefeitura, no Diário Oficial do estado de MS, e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.ribasdoriopardo.ms.gov.br e www.fapec.org/concurso.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso do Sul, edição do dia 14 de janeiro, entre as páginas 38 e 65.

Prefeitura de Itapecerica - MG divulga edital de processo seletivo

Termina no dia 30 de janeiro de 2015 as inscrições ao processo seletivo da Prefeitura de Itapecerica, em Minas Gerais. Por meio do edital nº 001/2015, publicado no site da empresa SEAP Consultoria e Concursos Públicos serão contratados 24 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas em aberto são para os cargos de auxiliar de serviços gerais (educação), agente público de combate às endemias, assistente administrativo, analista ensino superior (farmacêutico fonoaudiólogo), auxiliar de enfermagem, médico, professor (educação física e regente) e psicólogo. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 788,00 a R$ 9.526,00, em jornadas de 24 a 40 hora semanais.
 
Para participar da seleção, os interessados deverão acessar o site: www.seapconcursos.com.br, se inscrever e pagar a taxa que varia de R$ 40,00 a R$ 80,00.
 
O seletivo será composto por prova objetiva, programada para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local a ser informado provavelmente no dia 12 de fevereiro, pela organizadora. A divulgação do gabarito está prevista para ocorrer no dia seguinte à prova. Estima-se que o resultado seja publicado no dia 27 de março de 2015.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Coronel Sapucaia - MS anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Coronel Sapucaia, município localizado a 420 km de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, está realizando o processo seletivo nº. 002/2015 no qual é oferecida 1 vaga de nível médio/técnico para atuação na função de técnico em enfermagem. O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul de 14 de janeiro de 2015.
 
O candidato apto habilitado atuará em regime de 40 horas e fará jus a remuneração de até R$ 1.050,00.
 
As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado por procuração pública ou particular, elaborada especificamente para esse fim, na Secretaria Municipal de Administração, situada à Rua Abílio Espindola Sobrinho, 570, Jardim Siriema, na cidade de Coronel Sapucaia/MS, no horário das 7h às 13h, nos dias úteis no período de 16 a 19 de janeiro de 2015.
 
No ato da inscrição, o candidato ou procurador deverá apresentar:
  • Fotocópia da cédula de identidade;
  • Fotocópia do C.P.F. (M.F.).
  • A seleção será realizada por meio de análise curricular (títulos) e entrevista oral.
  • Os títulos deverão ser entregues no ato da realização da inscrição.
A entrevista oral será realizada em dia, local e horário que será oportunamente divulgado através de edital.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contados a partir da data da homologação de seus resultados, prorrogável por até igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Tefé - AM abre mais de 100 vagas em processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo da Prefeitura de Tefé, no estado do Amazonas. O edital conta com 106 vagas temporárias em cargos que exigem ensino fundamental, médio e superior para lotação na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Os salários das funções variam entre R$ 788,00 e R$ 2.420,00, por jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
- Nível superior: Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Educador Físico e Advogado;

- Nível médio: Auxiliar Administrativo, Educador Social (25), Instrutor de Violão, Cuidador Social e Motorista "A" e "B";

- Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cuidador, Cozinheiro e Motorista Fluvial.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas no período de 22 e 24 de janeiro de 2015, das 08h as 12h e das 14h as 17h, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SEMAC, Rua Marechal Deodoro, 514, Centro - Tefé-AM.

Provas
A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do Curriculum Vitae que deverá ser apresentado no ato da inscrição.

Validade
O prazo do contrato será de doze meses, a contar da data de admissão, podendo ser prorrogável por igual período. O edital foi divulgado por meio do Diário Oficial dos Municípios do dia 14 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Rondonópolis – MT abre processo seletivo

Encerra no dia 16 de janeiro de 2015, o prazo para inscrição no processo seletivo da Prefeitura de Rondonópolis, no Mato Grosso. Sob o edital nº 001/2015 serão admitidos 405 profissionais de todos os níveis escolares.
 
As vagas são para os cargos de psicólogo, nutricionista, docente, agente administrativo, operador de computador, agente de vigilância, auxiliar de serviços diversos, eletricista, pedreiro e motorista. As remunerações variam de R$ 802,40 a R$ 2.043,72, em jornadas de 12 a 30 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: seletivosemed.blogspot.com.br. Os aprovados prestarão serviços na Secretaria Municipal de Educação do Município (SEMED).
 
Todos os participantes passarão por prova escrita, programada para ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, com início as 8h00, em local a ser divulgado provavelmente no dia 20 de janeiro de 2015, através do Diário Oficial do Município (DIORONDON). Provavelmente o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a prova e o resultado será divulgado no mural da Secretaria, situado à Rua Rio Branco nº 2.916, 1º andar, Bairro Santa Marta e nos sites: www.rondonopolis.mt.gov.br e seletivosemed.blogspot.com.br, em data estimada de 28 de janeiro de 2015, a partir das 13h00.
 
O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado, podendo haver prorrogação por período semelhante, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Educação.

UFU - MG abre concurso público

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Estado de Minas Gerais, lançou o edital nº 099/2014 de concurso público em provimento de cinco vagas ao cargo de professor para o Instituto de Ciências Agrárias, no Campus de Monte Carmelo, em Monte Carmelo.
 
Podem participar graduados em agronomia, ciências biológicas, ecologia, engenharia (florestal, agronômica, agrícola, ambiental) e biossistemas. Os aprovados cumprirão a jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, com remunerações de R$ 5.736,27 a R$ 8.344,64.
 
As inscrições serão realizadas do dia 22 de janeiro ao dia 5 de fevereiro de 2015, através do site: www.ingresso.ufu.br/sistemas/inscricao/, mediante pagamento de taxa, no valor de R$ 60,00.
 
O concurso será composto por prova escrita, prova didática e análise de títulos, em datas a ser informadas brevemente. O resultado final do concurso será homologado pelo Reitor e publicado no Diário Oficial da União.
 
A validade do concurso público será de um ano, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável por igual período, no interesse da UFU.

Prefeitura de Rio Azul - PR abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Rio Azul, Estado do Paraná, abriu inscrições para o processo seletivo nº.01/2015 destinado a contratação por tempo determinado nas funções de Médico para o Programa Saúde da Família (PSF), Médico Especialista e Médico Clínico Geral - Plantonista.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 20 de janeiro de 2015, de forma presencial ou postal, através de sedex, cabendo ao candidato enviar/apresentar os formulários e os documentos comprobatórios, para a Prefeitura Municipal de Rio Azul-PR, localizada à Rua Guilherme Pereira, nº 482, Centro, Rio Azul/PR, CEP 84560-000.
 
A seleção será realizada em etapa única, denominada prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 14 de janeiro de 2015.

Concurso CONSAMU - PR 2015: Edital e Inscrição

Com oferta de 58 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, o Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste – CONSAMU, no estado do Paraná, lançou edital nº. 01.001/2015 para realização de concurso público nº 01/2015. O vencimento pode variar de R$ 781,92 a R$ 7.632,00, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
 
Cargos
Agente Administrativo, Zelador, Técnico em Enfermagem, Motorista Socorrista (Condutor de ambulância), Enfermeiro, Contador, Farmacêutico, Médico, Rádio Operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica e Assessor Jurídico. As jornadas laborativas poderão variar de 12 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas no site www.saber.srv.br, solicitada até 27 de janeiro de 2015, ao custo de R$ 30, R$ 60 ou R$ 100, referente à taxa de inscrição.
 
Provas
O concurso público constará de prova objetiva, prática (para o cargo de Assessor Jurídico), prova de aptidão física (Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Motorista Socorrista), avaliação de títulos (cargos de Assessor Jurídico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico) e exame médico pré-admissional.
 
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
Validade
O certame terá validade de um ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do CONSAMU.

O edital e outras informações podem ser obtidos no site da organizadora.

Prefeitura de Vidal Ramos - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Vidal Ramos, no estado de Santa Catarina, através da empresa Click Soluções, abriu processo seletivo pelo edital de nº 01/2015. O objetivo é a contratação de dois profissionais de ensino fundamental. 
 
As chances são para os cargos de psicólogo agente comunitário de saúde. A remuneração prevista é de R$ 2.779,98.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 19 de janeiro até o dia 02 de fevereiro de 2015, pelo site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 30,00.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 15 de fevereiro de 2015, na Escola Municipal Padre Heriberto Hartmann, situada na rua Augusto Stoltenberg, 110, centro, com início as 9h. 
 
Os gabaritos das provas escritas estão previstos para serem divulgados após as 18h do dia 15 de fevereiro de 2015, no sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Concurso Prefeitura de Bom Retiro - SC

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Bom Retiro publicou edital Nº. 01/2015  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Nubes Tecnologia e Serviços Ltda, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 25 vagas mais cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.602,23, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargos
Servente, Trabalhador Braçal, Operador de Trator Agrícola, Escriturário, Vigia, Motorista, Operador de Máquina Rodoviária, Técnico em Contabilidade, Assistente Administrativo, Professor, Psicólogo, Farmacêutico / Bioquímico e Veterinário.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br, no período de 20 de janeiro a 3 de fevereiro de 2015.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Provas
O concurso constará de provas objetivas e práticas, previstas para 1 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.
 
O gabarito oficial será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Bom Retiro, nos sites www.bomretiro.sc.gov.br e www.nubesconcursos.com.br.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, contados da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, por necessidade da administração municipal.
 
O edital encontra-se publicado no site www.bomretiro.sc.gov.br.

Prefeitura de Bom Retiro (SC) publica editais de processo seletivo

Na Prefeitura de Bom Retiro, estado de Santa Catarina, foram publicados os editais Nº. 01 e 02/2015, informando sobre a realização de processo seletivo, que visa o preenchimento de 2 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 10.289,70, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Médico e Professor.
 
interessados, deverão se inscrever no período entre 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2015, através do site www.nubesconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 100.
 
A seleção será constituída de prova escrita, prevista para 1 de março de 2015, em locais e horários a serem definidos e publicados, com ampla divulgação no mural de publicações da Prefeitura de Bom Retiro, situada na Avenida Major Generoso, 19, Centro, em Bom Retiro, nos sites www.bomretiro.sc.gov.br e www.nubesconcursos.com.br.
 
O gabarito oficial da prova escrita será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural de publicações da Prefeitura de Bom Retiro, nos sites www.bomretiro.sc.gov.br e www.nubesconcursos.com.br.
Os editais foram publicados no site www.bomretiro.sc.gov.br.

Concurso MPU 2015: Edital e Inscrição

O Ministério Público da União (MPU) divulgou o edital n° 01/2015 do 9º concurso público para o provimento dos cargos de Analista e Técnico. Sob a responsabilidade do Cespe/UnB, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 25 vagas, mais cadastro de reserva, nas funções de níveis médio e superior.

Segundo o edital, a função de Analista fará jus ao salário de R$ 8.178,06, e à de Técnico será devida a remuneração de R$ 5.007,82. Os profissionais desempenharão jornadas semanais de 40 horas.

Os candidatos convocados atuarão nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de no Distrito Federal.

As áreas de atividades que exigem nível superior são de Apoio Técnico-Administrativo: Atuarial, Apoio Técnico-Especializado: Finanças e Controle, e Perícia: Engenharia Química. Já as funções de nível médio, são de Apoio Técnico Administrativo: Segurança Institucional e Transporte.

O período de inscrição ocorre a partir das 10h do dia 23 de janeiro até 11 de fevereiro de 2015, pelo site da organizadora, www.cespe.unb.br. O valor da taxa é de R$ 110,00 ou R$ 140,00.

O concurso será constituído de Provas Objetiva, Discursiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Médica e Programa de Formação Profissionais, conforme o método adotado por cada cargo. O conteúdo programático dos testes pode ser conferido no documento disponível em nosso site.

Com exceção da etapa do Programa de Formação Profissional, que será realizada em Brasília - DF, as demais fases serão aplicadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal.
 
As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Analista do MPU terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 22 de março de 2015, no turno da manhã. As provas objetivas para o cargo de Técnico do MPU terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 22 de março de 2015, no turno da tarde.

Na data provável de 16 de março de 2015, será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/mpu_15, edital que informará a disponibilização da consulta dos locais e dos horários de realização das provas.

A validade do resultado final deste certame é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Mulheres bissexuais sofrem de mais transtornos mentais do que as lésbicas

EFE/Jeffrey Arguedas
As mulheres bissexuais sofrem mais problemas de saúde mental do que as lésbicas, apontou um estudo elaborado no Reino Unido
 
As mulheres bissexuais sofrem mais problemas de saúde mental do que as lésbicas, apontou um estudo elaborado no Reino Unido publicado na revista científica “Journal of Public Health”.
 
As mulheres bissexuais tem 64% mais de possibilidades de sofrer desordens alimentares, 37% mais chances de se automutilar e 26% mais de sofrer depressão do que as lésbicas, segundo a pesquisa elaborada pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
 
O estudo se baseia na análise de dados obtidos em 2007 a partir dos testemunhos de 5.706 mulheres bissexuais e lésbicas com mais de 14 anos residentes no Reino Unido.
 
“As pessoas bissexuais têm um risco particular de sofrer invisibilidade e serem marginalizadas nas comunidades de gays e lésbicas, assim como no resto da sociedade”, alertou o pesquisador Ford Hickson.
 
“Apesar de as mulheres bissexuais de nosso estudo terem sofrido menos discriminação de gênero que as lésbicas, isto não significou um benefício para sua saúde mental”, explicou o cientista.
 
O estudo detectou que as mulheres bissexuais são menos propensas a comunicar sua tendência sexual a amigos, familiares e colegas de trabalho, e também mantêm menos relações estáveis.
 
“Os serviços de saúde mental deveriam ser advertidos sobre as diferenças e as similitudes entre as mulheres bissexuais e as lésbicas e desenhar sua assistência nesse sentido”, afirmou Hickson.
 
Lisa Colledge, co-autora da pesquisa, ressaltou que o resultado foi semelhante aos de outros que traçaram as diferenças entre bissexuais e homossexuais.
 
“Apesar de as mulheres não heterossexuais terem saúde mental muito pior do que as heterossexuais, as bissexuais mostraram mais transtornos”, afirmou Colledge.
 
EFE Saúde

Tire suas dúvidas sobre a autorização para uso medicinal do canabidiol

Decisão da Anvisa significa um reconhecimento oficial de que o componente da Cannabis sativa oferece efeitos terapêuticos
 
Depois da polêmica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que o canabidiol, um derivado da maconha usado para fins medicinais, não faz mais parte da lista de substâncias proibidas no país. Ela foi reclassificada como substância controlada.
 
Além de abrir caminho para a fabricação de medicamentos à base de canabidiol no país, a decisão da Anvisa significa um reconhecimento oficial de que o componente da Cannabis sativa oferece efeitos terapêuticos. A reclassificação foi aprovada por unanimidade na diretoria colegiada.
 
— É um momento histórico — definiu o diretor Ivo Bucaresky, ao declarar seu voto.
 
A discussão sobre a reclassificação teve início em 2014, quando pacientes com síndromes que levam a espasmos e epilepsia conseguiram na Justiça o direito de acesso ao chamado CBD, que oferecia os melhores resultados para tratar sua condição. Desde então, a Anvisa passou a liberar a importação do produto em caráter excepcional. O pedido era necessário porque medicamentos sem registro no país não contam com dados de eficácia e segurança registrados pelo órgão.
 
Nos pareceres de quarta, os diretores da Anvisa citaram estudos científicos segundo os quais o CBD, administrado sobretudo por via oral, oferece benefícios aos pacientes e não apresenta risco de dependência.
 
— Considerando esses fatores, a pergunta não é por que reclassificar, mas por que manter em uma lista de substâncias entorpecentes e psicotrópicas um produto que não possui essas propriedades — argumentou o diretor-presidente substituto da agência, Jaime Oliveira, durante a apresentação de seu voto.
 
Com a decisão, o canabidiol passa da lista F2, que inclui as substâncias proibidas, para a lista C1, de substâncias controladas, como medicamentos, cuja pesquisa, desenvolvimento e registro precisam ser aprovados pela Anvisa.

Na prática, segundo a agência, a medida vai ajudar a mobilizar esforços em torno da pesquisa da substância, facilitando a condução de estudos que possam levar ao desenvolvimento e registro de um medicamento nacional. Também deve ter efeito na disposição dos profissionais de saúde em utilizar o canabidiol como recurso.
 
Como ainda não existe produto com canabidiol registrado no Brasil, os pacientes continuarão tendo que importá-lo. Por isso, a Anvisa também aprovou uma iniciativa regulatória para normatizar a importação e permitir que famílias e pacientes tenham um processo mais rápido. A Anvisa vai definir uma lista de produtos que terão liberação previamente autorizada, isentando a avaliação caso a caso.
 
Desde a simplificação do procedimento de importação de produtos à base de Canabidiol, ocorrido em dezembro de 2014, o prazo médio de resposta da Anvisa aos pedidos de importação excepcional do CBD é de quatro dias. A expectativa é de que as autorizações sejam feitas em até dois dias com o novo processo.
 
O que é o canabidiol?
É uma substância química encontrada na maconha e que, segundo estudos científicos, tem utilidade médica para tratar diversas doenças. Ao contrário de outro princípio da maconha (THC), o CBD não tem efeito entorpecente.
 
Quem poderá usar?
Pacientes com doenças neurológicas, como epilepsia e esclerose múltipla, cujo diagnóstico médico aponte a necessidade de consumir medicamentos com o princípio CBD.
 
Quais países autorizam uso medicinal?
O canabidiol é permitido em cápsulas, sprays, gotas e até adesivos em países como Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Israel.
 
O canabidiol já é usado para fins medicinais no Brasil?
Sim, mas condicionado a pedido excepcional de importação junto à Anvisa, que envolve complexo processo de solicitação e documentação. Chega a 336 o número de autorizações concedidas pelo órgão no país.
 
No Brasil, quem poderá receitar?
Qualquer médico, obedecendo as regras de medicamentos de uso controlado, com receita em duas vias. Uma cópia da prescrição médica deverá ser encaminhada à Anvisa.
 
Onde os medicamentos serão comprado?
Como ainda não há remédio à base de canabidiol registrado na Anvisa, a compra continuará sendo feita por importação, embora com regras facilitadas e sem necessidade de autorização especial.
 
Os medicamentos serão vendidos nas farmácias?
Por enquanto, não. Mas a expectativa é que passem a ser vendidos no Brasil em até nove meses, tempo para que a Anvisa avalie e aprove a comercialização. Atualmente, há um pedido de laboratório em estudo.
 
A nova regra facilita a pesquisa com canabidiol?
A Anvisa avalia que sim, pois a substância não será mais considerada ilegal. Mas a produção da maconha, mesmo que para estudos, segue proibida — hoje, pesquisadores trabalham com maconha apreendida pela Polícia Federal.
 
Zero Hora

Canabidiol é reclassificado como substância controlada

A Anvisa decidiu, nesta quarta-feira (14/1), pela retirada do Canabidiol (CBD) da lista de substâncias proibidas no Brasil
 
Com isso, o Canabidiol para a ser uma substância controlada e enquadrada na lista C1 da Portaria 344/98, que regula define os controles e proibições de substâncias no país. O novo enquadramento do CBD deverá ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.
 
A decisão foi tomada em reunião pública da Diretoria Colegiada da Anvisa por unanimidade. O entendimento dos diretores foi fundamentado nas indicações técnicas de que a substância, isoladamente, não está associada a evidências de dependência, ao mesmo tempo em que diversos estudos científicos recentes têm apontado para possibilidade de uso terapêutico do CBD. Com isso, a Diretoria entendeu não haver motivos para que o CBD permaneça proibido, conforme apontou o relatório das áreas técnicas que participaram da avaliação e o voto dos quatro diretores da Anvisa.
 
Na prática, a medida vai ajudar a mobilizar esforços em torno da pesquisa desta substância, facilitando a condução de estudos que possam levar ao desenvolvimento e registro de um medicamento em território nacional. A medida também deve ter efeito na disposição dos profissionais de saúde em utilizar o CBD como recurso quando a avaliação médica apontar essa necessidade, já que o uso desta substância no país não será mais considerado ilegal.
 
Confira a entrevista do Diretor-Presidente, Jaime Oliveira, sobre a reclassificação do Canabidiol:
 

Importação mais ágil
Como não existe produto com CBD registrado no Brasil, os pacientes que necessitam desta substância continuarão tendo que importar o Canabidiol. Por isso, a Anvisa também aprovou uma Iniciativa Regulatória para normatizar a importação específica do CBD e permitir que as famílias e pacientes tenham um processo ainda mais rápido.
 
Segundo o relator da proposta de regulamento, o diretor Renato Porto, uma das inovações é que a Anvisa vai definir uma lista de produtos já conhecidos da Agência e que terão liberação previamente autorizada, isentando a avaliação caso a caso.
 
Desde a simplificação do procedimento de importação de produtos à base de Canabidiol, ocorrido em dezembro de 2014, o prazo médio de resposta da Anvisa aos pedidos de importação excepcional do CBD é de quatro dias. A expectativa é de que as autorizações sejam feitas em até dois dias com o novo processo.
 
A norma específica para a importação de CBD é necessária porque todos os produtos conhecidos no mercado contêm outros canabinóides que continuam proibidos no país, entre eles o THC.
 
A proposta de regulamento ainda será apresentada para apreciação da Diretoria.
 
Estudos em andamento
De acordo com o diretor-presidente interino, Jaime Oliveira, a Anvisa também está discutindo um acordo de cooperação com universidades brasileiras para que os pacientes que estão fazendo uso do Canabidiol possam ser monitorados. O objetivo é obter mais dados sobre os riscos e benefícios do uso deste produto por meio de uma rede nacional de monitoramento.
 
Pedidos
Até o momento, a Anvisa recebeu 374 pedidos de importação do Canabidiol para uso pessoal, por meio do pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil.
 
Dos 374 pedidos encaminhados à Agência, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica. Há, ainda, sete arquivamentos realizados por solicitação dos interessados.
 
Registro
Há cerca de um mês, a Anvisa recebeu o primeiro pedido de registro de um medicamento no país com CBD. O pedido, apresentado por um laboratório estrangeiro, ainda será analisado.
 
Histórico
A discussão sobre a reclassificação do Canabidiol teve início em 2014 a partir da identificação de pacientes com síndromes que levam a espasmos e epilepsia e que encontram no CBD a melhor resposta terapêutica para seus tratamentos. O Canabidiol é uma substância extraída a partir da planta Cannabis, cujo uso no Brasil é proibido.
 
ANVISA

Conheça alguns cuidados na hora de consumir alimentos vendidos por ambulantes

Foto: Reprodução
Na hora de comer alguma coisa vendida em carrocinhas de ambulantes é preciso ficar atento a alguns cuidados. Comida vendida na rua pode representar risco à saúde
 
Durante uma viagem de férias, o estudante Pedro Vinícius Santos e a família comeram camarão vendido na praia por um ambulante e todos passaram muito mal.

"Eu comi um camarão, que o ambulante passa vendendo, eu comi um camarão que me deu uma intoxicação alimentar muito forte, como eu nunca tinha sentido. Tanto que eu necessitei de atendimento médico na UPA, tomei soro, antibiótico e toda a minha família tiveram caso de intoxicação alimentar. Agora a gente tem que tomar mais cuidado com os alimentos que a gente ingere, principalmente na praia, como eles são preparados. Foi um pouquinho ruim, atrapalhou um pouco as nossas férias".
 
A Consultora técnica da coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Lorena Melo, explica quais cuidados são necessários na hora de fora de casa, principalmente em barracas, trailers e carrocinhas. "Sempre alguns vários cuidados são fundamentais compra, consumo, manipulação dos alimentos. A gente sempre tem que estar atento às condições de higiene do local que a gente compra o alimento, da pessoa que prepara e que vende esses alimentos também. Então sempre procurar os lugares limpos e organizados por serem opções de alimentos de boa qualidade, num bom estado de conservação. Se forem alimentos refrigerados, sempre ter também um cuidado de ver se ele está sob refrigeração e manter o menor tempo possível esse alimento exposto a temperatura ambiente".
 
A Consultora técnica da coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Lorena Melo, explica que comida preparada de maneira inadequada pode fazer muito mal à saúde e causar doenças.
 
"Os microorganismos são os principais causadores de doenças quando presente nos alimentos. os sintomas mais comuns das doenças transmitidas por alimentos são vômito, diarreia, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça, febre e pode ter também algum tipo de efeito mais grave em algumas situações como algum tipo de desidratação severa, insuficiência renal ou respiratória, ou diarreia com presença de sangue".
 
Se você estiver na praia, prefira alimentos naturais como frutas frescas ou secas e sucos das próprias frutas, mas observando sempre se esses alimentos foram lavados na hora do preparo.
 

Mulheres satisfeitas com a vida têm melhor saúde dos ossos

Os dados foram obtidos a partir de um levantamento sobre a densidade óssea e fraturas ósseas entre 1999 e 2009
 
Um estudo realizado pela Universidade do Leste da Finlândia apontou que mulheres entre 60 e 70 anos que estão satisfeitas com suas vidas têm maior densidade óssea e sofrem de osteoporose com menos frequência.
 
Segundo os cientistas, a densidade dos ossos fica mais baixa quando as pessoas envelhecem e, para as mulheres, a menopausa é um fator de risco significativo. No estudo, os pesquisadores tinham como objetivo descobrir se a satisfação com a vida também está associada à saúde óssea.
 
Os dados foram obtidos a partir de um levantamento sobre a densidade óssea e fraturas ósseas desde 1989. Os participantes do estudo responderam questionários e participaram de testes para medir a densidade dos ossos.
 
Cerca de duas mil mulheres se submeteram aos testes em 1999. Dez anos mais tarde, 1.147 delas refizeram as avaliações. A satisfação com a vida foi avaliada por quatro questões relacionadas com facilidade de vida, felicidade e solidão. Com base nas respostas, os participantes do estudo foram divididos em três grupos: satisfeitos, regulares e insatisfeitos.
 
Durante esse intervalo de 10 anos, a densidade óssea de todos os participantes do estudo foi enfraquecida em uma média de 4%. No entanto, a diferença entre o satisfeito e o insatisfeito foi de 52%. Mudanças na satisfação com a vida no decorrer do estudo também afetaram a densidade óssea.
 
Nos casos em que a satisfação com a vida diminuiu, a densidade do osso enfraqueceu 85%, em comparação com pessoas cuja satisfação melhorou.
 
Os cientistas avaliaram que a satisfação com a vida tem uma importante associação com a saúde dos ossos. Eles concluíram que a promoção da satisfação com a vida e do bom humor em idosos é tão importante quanto a promoção de estilos de vida saudáveis.
 
Zero Hora