Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Siga sete cuidados com o corpo nos dias de calor intenso

Saiba como evitar desidratação, suor excessivo e problemas para dormir
 
Apesar de o clima quente ser mais comum no verão, nada impede o sol de aparecer com toda a força em pleno inverno - e é preciso estar preparado até mesmo nessas situações adversas. Dias de calor intenso podem causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados adequados. "O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro se agrava nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas", explica a nutricionista Flávia Ferazzo, de Goiânia.
 
A seguir, confira como passar qualquer dia de calorão sem ficar no sufoco!
 
mulher bebendo um copo d'água - Foto Getty ImagesHidratação em primeiro lugar
Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal - eliminando água e sais minerais. De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

"A sede é um sintoma tardio de falta de água - significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena desidratação", explica a nutricionista. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina - se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente!
                 
mulher comendo morango e leite - Foto Getty ImagesAlimente-se bem
Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. "Outra fonte importante é o leite, que possui mais de 80% de água em sua composição", declara Flávia Ferazzo. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa. "Portanto, invista também nos sucos de frutas para repor a água e os sais minerais perdidos em dias quentes", recomenda a nutricionista.

O consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são bem metabolizadas, por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois.
 
casal correndo no parque - Foto Getty ImagesExercícios físicos
Durante a atividade física, a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio. É preciso ingerir líquidos: "Apesar de não fornecer todos os nutrientes que os isotônicos possuem, a água já pode ser suficiente para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca", conta.

Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida. Confira a dica da nutricionista Flávia Ferazzo para manter a hidratação antes, durante a após a atividade física nos dias quentes:

- Antes do exercício: tome de 400 a 600ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar o exercício;

- Durante o exercício: caso o exercício tenha mais de uma hora de duração, tomar de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos;

- Após o exercício: beba o suficiente para matar a sua sede.
 
mulher escolhendo um vestido - Foto Getty ImagesUse roupas leves
A dermatologista Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, explica que o ideal é usar tecidos de algodão e malha - que absorvem o suor - e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração. "Também é importante evitar roupas de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar", conta. Para evitar alergias e outros problemas de pele, procure lavar as roupas sempre que usá-las, sem repeti-las, e não usar peças de outras pessoas.
 
homem dormindo - Foto Getty ImagesPara dormir fresquinho
Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir, principalmente para pessoas que não têm um ventilador no quarto. A dermatologista Sara Bragança aconselha tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente. "O ideal é usar roupas de dormir frescas, manter o quarto arejado com as janelas abertas e não usar qualquer tipo de cobertor", diz.
 
mulher passando desodorante na axila - Foto Getty ImagesTranspirando demais?
Para manter o efeito do desodorante o dia inteiro, a dermatologista Sara Bragança recomenda aplicar um antitranspirante logo após o banho, pois ele obstrui os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor. Manter axilas e virilha também depiladas ajuda a evaporar o suor e diminuir a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro. Caso você sofra com suor nos pés, é possível usar talco ou mesmo o antitranspirante usado nas axilas, que funcionará reduzindo a transpiração dessa área também.
 
casal de idosos usando chapéus para andar na rua - Foto Getty ImagesFuja do sol!
A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, das 10 às 16 horas.

A exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, que é quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. "Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves", diz o fisiologista do esporte Daniel Portella, da Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul.
 
Fonte Minha Vida

Adote sete hábitos para se proteger de micoses

Especialistas recomendam controlar o suor e enxugar-se bem após o banho
 
Lesões de pele causadas por fungos, as micoses não geram desconforto somente pela coceira. Os machucados ou descamações causam constrangimento sempre que ficam à mostra, quando os pés estão descalços ou é necessário usar trajes de banho. De acordo com a dermatologista Vitória Regina, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental tratar o problema para evitar a transmissão para outras pessoas ou a disseminação pelo resto do corpo. Confira a seguir alguns hábitos que reduzem o risco de desenvolver micose.
 
Mulher secando o cabelo com a toalha - Foto Getty ImagesEnxugue-se bem
"O fungo precisa de três coisas para proliferar: calor, pele e umidade", aponta o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico-Cirúrgica. Assim, por estarmos na época mais quente do ano já preenchemos dois dos três requisitos. O especialista recomenda, portanto, enxugar-se bem após o banho. "Dê atenção especial aos dedos dos pés e as dobrinhas do corpo, como a virilha", alerta.                   
 
Mulher com roupa apertada - Foto Getty ImagesEvite roupas apertadas e sintéticas
O tecido sintético esquenta e não absorve o suor do corpo, criando um ambiente quente e úmido, favorável à proliferação de fungos. Já roupas apertadas podem machucar as dobras do corpo e o desgaste da pele serve de alimento aos fungos, contribuindo com a sua multiplicação. "Use roupas leves e confortáveis", sugere o dermatologista Valcinir.
 
Homem suando - Foto Getty ImagesControle o suor
"O suor excessivo favorece a recidiva de alguns tipos de fungos e deve ser controlado", aponta a dermatologista Vitória. Assim, use roupas de algodão, que absorvem o suor, aposte em antitranspirantes e tome quantos banhos achar necessários diariamente. Mas evite banhos muito quentes que podem ressecar a pele. Se, mesmo assim, o suor atrapalhar, procure um dermatologista para entender a causa do problema.
 
Pés descalços - Foto Getty ImagesEvite andar descalço em lugares públicos
A umidade dos pés favorece o desenvolvimento de algumas micoses e alguns fungos são transmitidos de uma pessoa para a outra. Por isso, evite andar descalço em lugares públicos, recomenda a dermatologista Vitória. Lembre-se, entretanto, de permitir que seus pés respirem e use chinelos ou sandálias que não sejam de plástico, pois este material favorece a transpiração.
 
Toalhas - Foto Getty ImagesNão compartilhe peças de vestuário
"Como alguns tipos de fungos podem ser transmitidos, recomenda-se evitar o compartilhamento de qualquer vestuário", alerta a dermatologista Vitória. Adquira seu próprio chinelo, roupão e até chapéu.
 
 
Homem nadando - Foto Getty ImagesEvite ficar de roupas molhadas
Ao sair do mar ou piscina, procure secar ou trocar a roupa de banho. "Como ela demora para secar, cria um ambiente aquecido e úmido em contato com nossa pele", explica o dermatologista Valcinir.
 
 
Mulher lixando as unhas - Foto Getty ImagesNão compartilhe seu kit de unhas
Assim como as roupas, alicates e cortadores de unhas também podem transmitir fungos causadores da micose. "Cada pessoa deve ter seu kit individual de unhas", alerta o dermatologista Valcinir. Segundo ele, por serem objetos cortantes e que, portanto, podem conter sangue, eles mantém os fungos ativos por mais tempo podendo ocorrer a transmissão até mesmo bastante tempo depois que o portador da doença tiver usado.
 
Fonte Minha Vida

USP tem ambulatório gratuito para atender viajantes

Objetivo principal é fornecer informações sobre o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco
 
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) tem um serviço gratuito para acabar com a desinformação de quem vai viajar, principalmente para áreas consideradas de risco.
 
O Ambulatório do Viajante atende no campus (Av. Bandeirantes, 3.900) às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h, com agendamento prévio pelo telefone (16) 3602-2695.
 
A Agência USP cita a médica infectologista Karen Mirna Morejón, uma das criadoras do ambulatório, destacando que nem sempre as agências de turismo estão preparadas para fornecer informações apropriadas. Segundo ela, com o advento das compras de passagens pela internet, a desinformação aumenta.
 
Para a médica, é importante as pessoas saberem o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco. “
 
— Às vezes, não é só uma questão de identificar a vacina que o viajante deve tomar, mas as orientações sobre consumo de produtos nativos, como no caso do açaí no Norte do País, onde ainda há incidências da Doença de Chagas”.
 
Até mesmo dicas de segurança, como as zonas em conflitos bélicos, terrorismo e hábitos culturais são pontuados pela equipe do ambulatório. Ao ser atendido, o viajante é orientado a tomar a vacina necessária de acordo com a região de destino. “
 
— A orientação vai desde o tipo da vacina até o posto de saúde que encontrará”.
 
Outra característica do serviço é que os atendimentos podem ser feitos antes e após a viagem.

Fonte R7

Medida da Anvisa acelera fila para processo de medicamentos

Pedidos que antes tinham de aguardar na fila de análise do órgão regulador agora serão autorizados imediatamente
 
Os laboratórios farmacêuticos poderão notificar de forma automática a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre alterações de rotulagem e bula. A Anvisa anunciou que os pedidos antes tinham de aguardar na fila de análise do órgão regulador e agora serão autorizados imediatamente.
 
Conforme comunicado da agência, a alteração foi aprovada por sua diretoria colegiada e está nas resoluções 60 e 61 publicadas nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A nova regra abrange, por exemplo, mudanças de rotulagem e de bula que não representam risco para o consumidor.
 
As resoluções permitem a notificação de alterações para inclusão de dados de segurança e de formato, como cor, tamanho da embalagem, e diagramação. Além disso, poderão ser feitas por notificação as modificações de informações não obrigatórias para as bulas. Com a notificação, a expectativa é de que cerca de 700 processos que hoje aguardam na fila possam ser resolvidos imediatamente.
 
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a medida acelera o trâmite de questões que dispensam uma análise detalhada e permite à Anvisa concentrar esforços nas questões de maior importância, como o registro de novos medicamentos e genéricos.
 
Fonte R7

Nova lei seca prevê fiscalização também para uso de remédio

Contran quer verificar quando o motorista está sob efeito de qualquer “substância psicoativa”
 
A mudança na lei seca planejada pelo Congresso vai atingir também quem dirigir sob o efeito de qualquer outra substância que possa provocar alteração na capacidade psicomotora — ou seja, até remédios.
 
A proposta abre a possibilidade de que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran)regulamente testes para verificar quando o motorista está sob efeito de qualquer “substância psicoativa”.
 
Hoje, o Código de Trânsito prevê a proibição de dirigir sob efeito de qualquer dessas substâncias, mas não trata da fiscalização. Autor do projeto original, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) destacou na justificativa que até mesmo pessoas que tomam medicamentos podem ser enquadradas, se isso alterar sua capacidade de dirigir.
 
Ele destacou que o objetivo não é só atacar o álcool, mas qualquer produto que interfira negativamente na capacidade do motorista. Nesse trecho, a lei seca será alterada para deixar claro que o objetivo é combater o que leva o condutor a ter “capacidade psicomotora alterada”. “
 
Desde o início da lei seca, o artigo não fala só em álcool. Com a possibilidade de ampliação da prova, poderemos enquadrar outras substâncias psicoativas. Pode ser droga lícita, mas, se causa desestabilização, como um medicamento psiquiátrico, a pessoa poderá ser enquadrada.”
 
Apesar da ampliação, técnicos do governo ouvidos nos últimos meses ressaltam que o objetivo da mudança é combater principalmente quem dirige sob efeito de drogas ilícitas.
 
O texto final do projeto, costurado ainda na Câmara, teve a participação dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades).
 
Apesar de aceitar pontos polêmicos, como o enquadramento por remédios, o governo optou por não aceitar a chamada “tolerância zero”.
 
Fonte R7

Bebê vai parar em hospital depois de engolir pena que perfura bochecha

Pais de Mya Whittington pensavam se tratar de uma glândula inflamada
 
Uma bebê de sete meses foi levada ao hospital sábado por seus pais preocupados com o inchaço na parte abaixo de sua mandíbula que cresceu e ficou do tamanho de uma bola e meia de golfe.
 
Depois de diagnosticar a infecção, os médicos se surpreenderam quando descobriram uma pena debaixo da pele de Mya Whittington.
 
Segundo o pai, Aaron Whittington, ele e sua esposa, Emma, pensavam se tratar de uma glândula inflamada.
 
Os médicos receitaram antibiótico para a menina e mandaram a família de volta para casa.
 
Mais tarde, a avó de Mya voltou com ela para o hospital depois de uma espécie de “espinha” ter aparecido na área inflamada e ter crescido até chegar ao tamanho de uma bola e meia de golfe. O susto foi grande, lembra Aaron:
 
— Ela se parecia o Quasímodo.
 
Então um médico abriu a suposta espinha para tentar drená-la e marcou seu rosto para ver se a inflamação continuava crescendo. O antibiótico intravenoso continuou sendo administrado.
 
Na segunda-feira, o médico raspou uma crosta que havia se formado na região. Foi então que os pais de Mya notaram o que parecia ser uma pequena corda ou vara saindo pela pele. O médico na ocasião decidiu deixar a região como estava.
 
Quando a pediatra da menina a visitou mais tarde, percebeu que havia algo estranho. Então ela pegou um par de luvas e puxou da área inflamada uma pena que havia perfurado o interior de sua bochecha.

Os pais de Mya não sabem como a menina engoliu a pena. Eles suspeitam que a pena pode ter vindo de um travesseiro que têm, mas no qual a bebê não costuma ficar.
 
Fonte R7
O que era para ser um memorável cruzeiro de luxo em meio à romântica atmosfera de Natal no norte da Europa se transformou em um pesadelo, depois que centenas de passageiros foram retirados e colocados em quarentena em suas cabines após um surto de norovírus — que causa vômito intenso — em viagem pelo Mar Báltico.
 
Passageiros que pagaram mais de 1.429 libras (cerca de R$ 4.791) para a viagem pela região báltica classificaram a embarcação de “navio da praga”, segundo o site do jornal Daily Mail. Turistas a bordo disseram que alguns passageiros começaram a ficar doente no primeiro dia do cruzeiro e a epidemia se espalhou rapidamente.
 
Segundo os turistas a bordo, cerca de 400 pessoas foram acometidas por crises de vômito e foram ordenados a permanecer em suas cabines.
 
O cruzeiro Oriana da empresa P& O Cruises foi atingido por surtos de norovírus várias vezes nos últimos anos. Em 2009, um passageiro morreu por conta do vírus. No último surto de alguns disseram ter esperado horas para ser examinado pelo médico do navio, enquanto outros afirmam que tiveram de ficar em meio ao fedor do vômito abaixo do convés.
 
Desta vez, um homem atendido pelo médico do navio disse ter recebido uma conta de mais de 1 mil libras (R$ 3.353) por seu tratamento.
 
Passageiros disseram ainda terem sido informados de que se pegassem o vírus seria exclusivamente culpa deles por não estarem suficientemente limpos.
 
Cerca de 300 passageiros irritados com a falta de informações se reuniram para exigir uma atitude dos organizadores do cruzeiro. Eles foram informados por um funcionário que a reunião era ilegal e deveriam se dispersar.
 
Fonte R7

Café da manhã reforçado não ajuda na dieta

Um estudo do Centro de Medicina Nutricional de Munique, na Alemanha, derrubou o mito de que um café da manhã reforçado ajuda a emagrecer.
 
Os pesquisadores analisaram o que 380 pessoas comiam ao acordar.
 
Os que comeram grandes quantidades de comida no café da manhã- no caso uma refeição de 400 calorias- acabou ganhando essas calorias no fim do dia.
 
Os médicos ressaltam que o fundamental ao acordar é ter uma alimentação rica em frutas, grãos e carboidratos, no caso, pão integral, e manter o metabolismo acelerado, fazendo lanchinhos rápidos e saudáveis de três em três horas. Esse hábito ajudará o corpo a queimar mais calorias.
 
Fonte R7

Estudo libera a ingestão de meio litro de cerveja por dia

É liberado o consumo desde que seja associada a uma dieta mediterrânea
 
Uma pesquisa chegou para tranquilizar os apaixonados por cerveja. De acordo com o estudo do Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, o consumo moderado da bebida não engorda e não cria a famosa barriguinha de chope.
 
Segundo os cientistas envolvidos com a pesquisa, é liberado o consumo de até meio litro diário de cerveja, desde que associado a uma dieta mediterrânea.
 
A dieta é caracterizada pela abundância de pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas, azeite de oliva, aves e pouca quantidade de carne vermelha.
 
O estudo demonstra que beber cerveja com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.
 
Os médicos recomendam uma dose diária de dois copos para as mulheres e de três para os homens, desde que eles sigam uma dieta equilibrada e pratiquem exercícios.
 
Fonte R7

Adultos também têm intolerância ao leite de vaca

Problema se dá devido a incapacidade do organismo de digerir quantidades significativas do açúcar do leite
 
Veículo para a primeira proteína estranha a ser introduzida no estômago das crianças, o leite de vaca pode provocar reações alérgicas ao ser humano.
 
Apesar de ser mais comum no público infantil, a alergia a lactose contida na bebida também pode atingir os adultos.
 
A intolerância à lactose se dá devido a incapacidade do organismo de digerir quantidades significativas do açúcar do leite. Essa incapacidade resulta da falta de quantidade suficiente de uma enzima (lactase) no interior das dobras do intestino.
 
Nas pessoas alérgicas, a lactose continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido lático e gases.
 
Os sintomas de quem sofre com intolerância à lactose são dores abdominais, diarréia e até vômitos. Uma vez diagnosticada a alergia a lactose, o alimento deve ser eliminado da alimentação.
 
Os médicos sugerem a substituição do leite de vaca comum por um sem lactose.
 
O leite com UHT hidrolisado pode ser usado também na preparação de iogurte, bolos, pudins e outras iguarias, sem provocar a intolerância no indivíduo alérgico.
 
Fonte R7

Exercícios físicos curam a depressão, diz OMS

A produção de endorfina provocada pelos exercícios seria uma das explicações
 
A depressão e doenças do coração serão o grande mal dos próximos 10 anos. A conclusão é da Organização Mudial da Saúde, OMS.
 
A baixo autoestima, tristeza, desesperança e desespero acompanham a doença. Mas segundo a OMS, os exercícios físicos melhoram e podem até curá-la. A produção de endorfina provocada pelos exercícios seria uma das explicações.
 
A atividade física desencadeia uma secreção de endorfina capaz de provocar um estado de euforia natural, o que alivia o estado da depressão.
 
Os exercícios também regulam a neurotransmissão da noradrenalina e da serotonina, que aliviam os sintomas da doença. Além disso, uma boa condição física aumenta a autoestima e dá saúde e bem estar.
 
Fonte R7

Papagaio salva vida de aposentada com apneia do sono

Pássaro de estimação acorda sua dona toda vez que percebe a pausa na respiração típica da doença
 
A aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre de apneia do sono — uma doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo e pode ser fatal. A interrupção repentina do ar coloca a vida de Barbara em risco, mas o papagaio africano Dominic, de sete anos, é seu “anjo da guarda”.
 
— No começo eu ficava bastante irritada quando Dominic me acordava com bicadas no ombro durante a noite. No entanto, mais tarde entendi que ele tentava me manter viva.
 
Segundo informações do jornal Daily Mail, os primeiros sinais da doença começaram a aparecer em 2009. A apneia do sono é caracterizada pelo ronco alto e pode causar vários problemas de saúde, inclusive Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 
—Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa doença. Na verdade, procurei o médico porque estava com incontinência urinária noturna, ou seja, acordava molhada de três a quatro vezes por noite. Só então, recebi o diagnóstico de apneia.
 
O Dr. Michael Oko, cirurgião otorrinolaringologista e especialista em Apneia do Sono, foi quem detectou a doença. Ele explica que o barulho do ronco é alto e atrapalha o parceiro.
 
— Muitas vezes, o ronco crônico é visto como um fenômeno inofensivo, mas é extremamente desagradável para o parceiro de cama e precisa ser tratado.
 
Além de atuar como guardião de Barbara, o papagaio Dominic é bilíngue, ou seja, fala inglês e alemão, e ajudou sua dona a enfrentar o medo de pássaros. Hoje, a aposentada vive com sete papagaios de estimação.
 
— Dominic é um amor e vai ganhar um presente especial de Natal.
 
Fonte R7

Prefeitura de Barra do Corda - MA

A Prefeitura de Barra do Corda - MA realiza concurso para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 30 de Novembro a 16 de Dezembro pelo www.fsadu.org.b
r/concursos e www.sousandrade.or.br/concursos

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro (20); Farmacêutico - Bioquímico (7); Fisioterapeuta (3); Coordenador Pedagógico - Supervisor Escolar (15).
Nível Superior - Professor Nível II - Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano:Ciências (20); Educação Física (13); Geografia (14); História (18); Língua Portuguesa (97); Matemática (74).
Nível Médio: Agente Administrativo (148); Agente Municipal de Trânsito (20); Auxiliar de Saúde Bucal (4); Guarda Municipal (20); Técnico em Edificação (2); Técnico em Enfermagem (30); Técnico em Radiologia (05).
Nível Médio - Professor Nível I: Educação Infantil - Curso de Nível Médio (Magistério) ou Curso Normal de Nível Superior ou Licenciatura em Pedagogia ou; Licenciatura Plena em Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (30).
Nível Médio - Professor Nível I: Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 5º ano - Curso de Nível Médio (Magistério) ou Curso Normal de Nível Superior ou Licenciatura em Pedagogia ou; Licenciatura Plena em Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (211).

Provas:
Haverá provas objetivas

Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP

O Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 17 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013, no Setor de Sessão de Pessoal, Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226, Aimorés, Bauru-SP ou pelo www.sa
ude.sp.gov.br

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Área:
Médico Especialidade: Medicina do Trabalho

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro de 2013

Concurso Governo de São Paulo - Saúde

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 1 vaga para o Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru, São Paulo.

Inscrições:
De 12 de Dezembro de 2012 a 31 de Janeiro de 2013 pelo www.ibfc.org.br.


Valor:
R$ 20,00.

Cargo:
Auxiliar de Saúde (auxiliar em saúde bucal).

Remuneração:
R$ 745,11

Provas:
Prova Objetiva: 24 de Fevereiro

Concurso Governo de Rondônia

O Governo de Rondônia realiza seleção para preenchimento de vagas para professores

Inscrições:
Até 14 de dezembro, na Escola de Estudos e Pesquisas (ESEP/SEJUS), avenida Carlos Gomes, nº. 2443, bairro São Cristóvão, Porto Velho

Áreas:
Cursos de Formação Básica de Agente Penitenciário e Socioeducador - Primeiros Socorros e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Tóxicos e Entorpecentes, Noções de Psicologia Criminal, Direitos Humanos, Legislação Penitenciária, Lei de Execuções Penais, Noções de Direito Penal e Legislação Extravagante, Direito Administrativo, Ética Profissional, Ressocialização e Reintegração Social, Redação Oficial, Educação Física, Família e sua Responsabilidade, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Sistema de Garantias de Direitos, Adolescência e seu processo e Fases da Ação Socioeducativa. Além dessas matérias, também há oportunidade para Professores com formação em curso de nível médio para lecionar aulas nas seguintes disciplinas: Rádio e Comunicação, Prevenção e Combate a Incêndio, Defesa Pessoal, Segurança Física em Unidade Prisional, Gerenciamento e Negociação em Situação de crise, Técnica operacional de ação penitenciária, Armamento e Tiro, Normas e Procedimentos de Rotina e Segurança em Unidades de Internação e Dinâmica funcional da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei.

Seleção:
Haverá análise de títulos

Concurso Governo de Minas Gerais - Saúde

O Governo de Minas Gerais realiza concurso para provimento de 97 vagas para Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Inscrições:
De 17 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funcab.org.


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 78,00

Cargos:
Médico Perito (Cardiologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Médico do Trabalho, Ortopedista, Clínico Médico, Neurologista e Qualquer Especialidade) e Gestor Governamental (Fisioterapeuta)

Remuneração:
De R$ 1.421,48 a R$ 2.967,54

Provas:
Haverá provas objetivas, e prova de títulos

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB/SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vagas paraprofessores

Inscrições:
16 e 17 de janeiro de 2013 na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (rua Antônio da Veiga, nº. 140)

Valor:
R$ 88,89

Área:
Farmacotécnica do Centro de Ciências da Saúde.

Provas:
Prova didática: 7 de fevereiro

Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais - Funcraf

A Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf) realiza seleção para preenchimento de vaga para Enfermeiro.

Inscrições:
Até 15 de dezembro na Funcraf de Campo Grande (rua 14 de Julho, nº. 4827, bairro Monte Castelo) ou na Funcraf (rua José Ferreira Marques, nº. 10-54, Vila Universitária, Bauru)

Valor:
R$ 50,00

Remuneração:
R$ 1.840,84

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista

Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília - Famar/SP

A Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília(Famar), São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vaga para Assistente de Ensino

Inscrições:
Até 14 de dezembro, na avenida Monte Carmelo, nº. 800, Bairro Fragata C, Marília.

Área:
Radiologia e Imaginologia.

Remuneração:
A partir de R$ 1.034,05

Seleção:
Haverá prova objetiva, avaliação curricular e entrevista

Companhia Paranaense de Energia - Copel/PR

A Companhia Paranaense de Energia (Copel), Paraná, realiza concurso para preenchimento de 18 vagas

Inscrições:
Até 23 de dezembro pelo www.ufmt.br/concursos


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 65,00

Cargos:
Ensino Superior - Engenheiro Eletricista Júnior e Engenheiro Mecânico Júnior;
Ensino Médio/Técnico - Técnico Industrial de Mecânica I, Técnico de Segurança do Trabalho I, Técnico Industrial de Eletromecânica I Atuação: Operação; Técnico Industrial de Eletromecânica I Atuação: Manutenção, Técnico Florestal I e Profissional de Nível Médio I - Oficial de Manutenção Eletromecânica Aprendiz.

Remuneração:
De R$ 1.180,19 a R$ 4.944,27.

Provas:
Haverá provas objetivas, discursivas e/ou redação

Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos de Botucatu-SP realiza concurso para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
De 19 a 21 de dezembro de 2012, na Gerencia de Recursos Humanos do respectivo CAIS Professor Cantídio, Rua Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº., Jardim Aeroporto, Botucatu-SP.

Cargo:
Médico - Psiquiatria

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc

A Celesc Distribuição S/A (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realiza concurso para preenchimento de 190 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo http://celesc2012.fepese.org.br


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 90,00

Cargos e vagas:
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;
Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.

Remuneração:
Entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60

Provas:
Haverá provas objetivas, e teste de aptidão física para Assistente Operacional.

Vagas de estágio na UNICAMP

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, lançou edital n° 29P-30453/2012 de processo seletivo para o preenchimento de 02 vagas de estágio, bem como de outras que surgirem no prazo de validade da seleção. O estagiário cumprirá jornada de 30 horas semanais e receberá a título de bolsa, a importância mensal de R$ 610,58, mais auxílio transporte no valor de R$ 6,60 por dia de efetiva atividade.
 
Para participar, o candidato deve ser estudante de Técnico em Eletrônica, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Eletrotécnica ou Telecomunicações, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 2º semestre do ano de 2012 esteja cursando no mínimo 2º ao 4º semestre do curso.
 
Inscrição
Aos interessados, o requerimento de inscrição deverá ser protocolado na Seção de Recursos Humanos da FEEC, localizado no endereço Avenida Albert Ainstein, nº 400, até o dia 14 de dezembro de 2012, no horário compreendido entre 9h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00.

Provas
A seleção do estagiário será realizada em três etapas:
- análise dos requerimentos de inscrição.
- prova escrita teórica.
- entrevista.

Os editais do processo seletivo serão divulgados no Portal DGRH (www.dgrh.unicamp.br) e no Portal Unicamp (www.unicamp.br) nos dias 20 de dezembro de 2012 (Edital de Convocação para Prova), 10 de Janeiro de 2013 (Edital de Convocação para Entrevista) e 24 de Janeiro de 2013 (Edital de Classificação Final).

A seleção terá validade de um ano, a contar da data de divulgação do edital de classificação final.

UFT publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou edital N° 105/2012 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 21 vagas para o cargo de Professor Substituto. A jornada de trabalho comum a todos os cargos será de 40h semanais, com salários de R$ 4.472,00.
 
As oportunidades serão distribuídas nos campi Tocantinópolis, Porto Nacional, Palmas, Miracema, Gurupi, Arraias e Araguaína, entre os cursos de Gestão e Negócios (Cooperativismo), Matemática, Pedagogia, Engenharia Florestal, Serviço Social, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Geografia, Letras, Ciências Sociais e Pedagogia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2012, com taxa de R$ 80,00. Caso não haja inscritos, o período será reaberto de 21 a 25 de dezembro para profissionais com mestrado e de 27 de dezembro de 2012 a 1º de janeiro de 2013 para especialistas.
 
Todos os inscritos serão submetidos à análise curricular, entrevista e prova didática, de caráter eliminatório e classificatório; e por fim, prova de título, de caráter apenas classificatório.
 
A entrevista e a análise do curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2013. Já a prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 24 de janeiro de 2013.

Prefeitura de Piquete (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Piquete, localizada a 180km da Capital Paulista, com cerca de 15.431 habitantes, abriu 03 (três) editais de processo seletivo. Há 06 vagas para os cargos de Técnico de Enfermagem (médio/técnico), Condutor e Atendente do SAMU (nível médio), com salários de até R$ 838,54.

As inscrições serão recebidas até o dia 14 de dezembro de 2012, das 09hs às 12hs, e, das 13:30hs às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde (hospital de Piquete). Não haverá taxa de inscrição.

Os candidatos serão submetidos a prova de redação e de conhecimentos específicos, além de prova prática. A previsão é de que as avaliações escritas sejam aplicadas no dia 15 de dezembro de 2012, na Escola Municipal Antônio João.

O prazo de validade do certame será de 01 ano contado a partir da data da divulgação do resultado final da classificação, sendo o mesmo prorrogável a critério do Prefeito Municipal de Piquete.

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) publicou edital n° 76/2012 de concurso público para provimento de 04 vagas docentes nos Centros de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Universitário Norte do Espírito Santo. A remuneração varia de acordo a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 7.627,02, por jornada de 20 e 40 horas semanais em regime de DE.

Inscrição: deve ser realizada até o dia 02 de janeiro de 2013 e o recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 deverá ser feito em nome da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível no endereço eletrônico www.tesouro.fazenda.gov.br.

Locais de inscrição:
- Secretaria do Departamento de Clínica Médica - Avenida Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, CEP 29.043-900, Vitória-ES, de segunda à sexta-feira, no horário de 9h às 12h.

- Departamento de Química e Física - Alto Universitário, Bairro Guararema, Caixa postal 16, Alegre-ES, CEP 29.500-000, de segunda à sexta-feira, no horário de 13h às 17h.

- Secretaria do Departamento de Ciências da Saúde - Rodovia BR 101 Norte, KM 60, Bairro Litorâneo, São Mateus-ES, CEP 29.932-540, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 12h e das 13h às 16h.

Provas
Haverá prova escrita, entre os dias 18 e 19 de fevereiro conforme a área; aptidão didático-prática, 20 e 21 de fevereiro, conforme o cargo; plano de trabalho, 21 e 22 de fevereiro, também conforme a função e prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum Vitae, no dia 22 de fevereiro de 2013.

Validade
O certame terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

UFRA - PA abre processo seletivo

Com a intenção de preencher 03 vagas de Professor Substituto nos campi de Belém e Parauapebas, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no Pará, abriu edital N° 36/2012 de processo seletivo. A remuneração será de R$ 2.215,54 para graduados e de R$ 3.137,18 para mestres.

Os profissionais serão designados para trabalhar com as áreas de Sistema de Computação e Medição, Estatística e Experimentação e de Tecnologia de Alimentos.

As inscrições estarão abertas no período de 29 de janeiro a 07 de fevereiro de 2013, de segunda à sexta-feira, no horário de 09h00min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, na UFRA/Belém situada na Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501, Bairro Montese, CEP 66.077-830, Belém/PA (Edifício Rubens Lima - Andar Superior - Sala da CPS) e na UFRA/Parauapebas situada na Rua A, Quadra Especial 654, Bairro da Cidade Nova, CEP: 68515-000, Parauapebas/PA. A taxa é de R$ 100,00.

O certame constará de prova didática no dia 21 de fevereiro às 9h e avaliação curricular no dia 22 de fevereiro de 2013, no mesmo horário nos respectivos campi.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico da UFRA www.concursospublicos. ufra.edu.br, na data provável de 13 de março de 2013.

O Prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período após a divulgação do Edital de homologação dos resultados.

Prefeitura de Diamantino (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Diamantino, estado de Mato Grosso, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 004/2012/SMEC de processo seletivo. A seleção visa a contratação temporária nos cargos de Professor, Auxiliar de Educação Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Apoio Administrativo Educacional, Monitor Educacional e Motorista, para o quadro de reserva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura no ano letivo de 2013.
 
As inscrições serão realizadas do dia 17 a 21 de dezembro de 2012, das 13:00 h às 17:30 h, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Diamantino e na comunidade de Deciolândia no período de 14 a 19 de dezembro de 2012, das 11:00 às 16:00 horas, na sede da Escola Municipal Décio Furigo.
 
O resultado classificatório das inscrições aos cargos temporários de Professor, Auxiliar de Educação Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Apoio Administrativo Educacional (manutenção de infra-estrutura, nutrição escolar), Monitor Educacional e Motorista, será disponibilizado no mural da SMEC e das Unidades Escolares a partir das 14 horas do dia 14 de janeiro de 2013 e no dia 05 de fevereiro de 2013 a partir das 13:00 horas haverá a atribuição de aulas para professores e auxiliares de regência. A partir das 16:00 hs atribuição para Técnico Administrativo Educacional, Apoio Administrativo Educacional (manutenção de infra-estrutura, nutrição escolar), Monitor Educacional e Motorista .
 
A sessão pública para atribuição aos cargos de Professor e Auxiliar de Educação Infantil será realizada provavelmente no dia 07 de fevereiro de 2013, às 8:00 hs e para Técnico Administrativo Educacional, Apoio Administrativo Educacional, Monitor Educacional e Motorista deverá ser realizada no mesmo dia a partir das 14:00 hs, na SMEC, respeitando-se, para efeito do contrato, o início do ano letivo da unidade escolar.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, os candidatos selecionados e não contemplados com contrato temporário, na primeira atribuição de aulas ou cargos, poderão ser chamados de acordo com as necessidades observando a classificação obtida para futuras contratações.

SES - DF oferece várias vagas

A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou o edital normativo N° 47/2012 abrindo processo seletivo para contratação de 20 profissionais. As vagas são para o cargo de Técnico em Saúde - Técnico de Laboratório - Anatomia Patológica (nível Médio/Técnico) e a contratação será por tempo determinado.
 
A remuneração para o cargo, em jornada de 24 horas, será de R$ 1.724,91. Para 40 horas semanais a remuneração será de R$ 2.834,91, lembrando que 20 % das vagas são reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
A inscrição será realizada somente de forma presencial, com a entrega do Currículo na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento, da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho e dos Profissionais da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, situada no SAIN s/nº Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte – Brasília/DF, no período entre 14 e 18 de dezembro de 2012, das 09 às 16h, exceto sábado, domingo e feriados.
 
Será admitida a inscrição por terceiros mediante procuração do interessado, digitada ou datilografada, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e CPF. Esses documentos serão retidos.
 
A seleção será constituído de avaliação de currículos e comprovação dos títulos e o resultado parcial será divulgado através do site www.saude.df.gov.br.
 
A contratação por tempo determinado será pelo período 6 meses, prorrogável por igual período.

Vagas de estágio nos Correios do Piauí

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Estado do Piauí, divulgou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 12 vagas e formação de cadastro de reserva de estagiários de nível superior, sendo 07 vagas para o turno matutino e 05 para o turno vespertino.
 
As oportunidades serão para as localidades de Teresina e de Picos. Os contratados cumprirão jornadas de 20 horas semanais e receberão bolsa de R$ 425,95, auxílio transporte no valor de R$ 80,72, vale alimentação de R$ 171,37, assistência médica, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado.

Podem concorrer alunos dos cursos de Administração, Direito, Informática, Psicologia e Serviço Social matriculados com frequência efetiva em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas, entre o 3º e penúltimo semestre, e que tenham nota mínima de seis. No caso de estudante de Direito, deve-se ter concluído 50% das disciplinas.

A informação é de que os candidatos devem realizar sua inscrição até 26 de dezembro de 2012, mediante o preenchimento de ficha disponível em www.correios.com.br e entrega da mesma na Seção de Educação Corporativa/GEREC/DR/PI (rua Álvaro Mendes, nº. 1680, 2º andar, sala 206, Centro, Teresina) das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, juntamente com o histórico escolar; declaração de escolaridade; cópia de comprovantes de atividades extracurriculares.

A seleção terá 2 etapas: análise curricular classificatória e entrevista. O resultado final será divulgado no site dos Correios.
 
O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Processo Seletivo Hemocentro de Ribeirão Preto – SP

A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FHRP/USP), em São Paulo, está promovendo processo seletivo para provimento de 01 vaga na função de Recepcionista. O candidato deverá ter o ensino médio completo e habilidades em informática.

O salário base será de R$ 564,61 e o contratado ainda receberá vale alimentação de R$ 250,00, com direito a plano de saúde e seguro de vida em grupo após o término do contrato de experiência (90 dias). O contrato de trabalho seguirá as normas da consolidação das leis do trabalho (CLT) e a jornada será de 36h semanais, em escala de revezamento.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de dezembro de 2012, pelo site www.hemocentro.fmrp.usp.br. A taxa é de R$ 25,00.

A seleção dos inscritos será realizada por meio de prova de múltipla escolha com 50 questões sobre Português, Matemática e Informática. A convocação para prova será feita via internet no dia 19 de dezembro de 2012, com indicação do dia, hora e local da prova.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de divulgação da homologação, podendo a critério da Diretoria ser prorrogado ou não.

Concurso PMMG abre vagas na área da saúde

Foi publicado edital Nº. 13/2012, de 11 de dezembro de 2012, para a realização do concurso público destinado a selecionar candidatos para o quadro de Oficiais de Saúde (QOS) da Polícia Militar de Minas Gerais. O concurso da PMMG oferece 115 vagas de nível superior, com remuneração de até R$ 5.446,80.
 
Cargos
Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta e Cirurgião Dentista.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 108,94, serão realizadas somente via internet, através do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 11 a 27 de fevereiro de 2013.
 
ProvaO processo seletivo será constará de 05 fases, sendo elas:

1ª Fase: Provas de Conhecimentos;
2ª Fase: Prova Prática e de Títulos
3ª Fase: Exames de Saúde (preliminares, complementares e psicológico);
4ª Fase: Teste de Capacitação Física (TCF);
5ª Fase: Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO).
 
A prova de conhecimentos está prevista para ser aplicada no dia 07 de abril de 2013, com início às 08:00h e término às 11:00h, em local específico a ser divulgado na data de 20 de março de 2013.
 
O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização das provas de conhecimentos, previsto para 11:01 no site www.pmmg.mg.gov.br/crs.
Validade
O concurso da PMMG terá a validade improrrogável de 30 dias, contados a partir da data de matrícula no curso.

Edital / Publicações

Prevenir é mais barato (e menos dolorido) do que remediar

Gengivite
Doenças periodontais como a gengivite (inflamação na que causa inchaço, vermelhidão e até sangramento), e a periodontite (evolução da gengivite que pode causar perda do suporte ósseo e dos dentes), estão entre as doenças bucais mais comuns, e que tendem a aumentar com a idade, principalmente se a higiene bucal não for feita de forma correta e adequada.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, de 2010, o percentual de indivíduos que apresentaram problema periodontal foi de 32% para a idade de 12 anos, 49% para a faixa de 15 a 19 anos, 83% para os adultos de 35 a 44 anos e 98,2% nos idosos de 65 a 74 anos. Além do desconforto e complicações causadas pela doença ao paciente, não é só na boca que o problema afeta as pessoas, mas também no bolso.

Você já fez a conta de quanto custa a prevenção versus o tratamento na hora de cuidar de sua boca? Estima-se que o custo médio do tratamento da gengivite no setor privado, dependendo da severidade e estágio da doença, seja de R$ 200,00 por sessão, sendo que o número de sessões varia de uma a quatro, o que pode representar um gasto de até R$ 800,00.
 
Já a prevenção não chega a R$ 500,00 por ano, considerando a troca de escovas a cada três meses, uso do fio dental e de enxaguatório bucal duas vezes ao dia. “A prevenção é a maneira menos dolorida e mais econômica para cuidar da saúde bucal. A higiene oral adequada depende do cuidado diário da boca que deve ser feito por meio dos três passos básicos: escovação, fio dental e enxaguatório”, explica o dentista José Eduardo Pelino.
 
Sobre a gengivite:
A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.
 
Fonte Corposaun

Diferentes técnicas de Acupuntura proporcionam melhor recuperação em pacientes com queixas de dor

Atualmente, grande parte da população brasileira sofre com dores músculoesqueléticas como tendinopatias, artroses, lombalgias, cervicalgias e cefaléia. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que há tratamentos alternativos para casos como estes, como a acupuntura, que tem como objetivo o reequilíbrio energético, emocional e físico. Para entender melhor esta técnica, as fisioterapeutas da Acquaterapia, Deise Andriotti Bertante e Lígia de Cássia Pardini, explicam algumas vertentes que englobam a Medicina Tradicional Chinesa.

Em termos fisiológicos a acupuntura é uma técnica neuromoduladora, cujos alvos incluem ramos nervosos, terminais sensoriais superficiais e profundos visando à produção de mudanças funcionais nestas redes neurais. Com isso, apresentam repercussões locais e sistêmicas, possibilitando a restauração da normalidade fisiológica e o controle das dores.
 
“Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se numa energia que flui por todo o corpo, denominada ‘Qi’. Quando esta energia flui pelo corpo humano ao longo dos meridianos, tem como uma das funções fazer circular o sangue, e quando há alguma estagnação, do sangue e do ‘Qi’ ocorrem doenças e dores. Sendo assim, a função da acupuntura é liberar a livre circulação destas fontes de energia, devolvendo a homeostase ao paciente, ou seja, melhorando as queixas dolorosas”, explica a fisioterapeuta da Acquaterapia, Ligia de Cássia Pardini.
 
Indicada para alívio e tratamento nos processos de dores agudas e crônicas, tanto para dores de origem musculoesqueléticas, quanto para casos de dores como gastrites, enxaquecas, cólicas menstruais, entre outras; a acupuntura consiste, basicamente, na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para se alcançar a resposta terapêutica desejada. Mas, além do estímulo com as agulhas nos pontos e meridianos, são utilizados outros recursos e técnicas, como: eletroacupuntura (estímulo elétrico), laser, moxabustão (aquecimento feito com artemísia) e/ou ventosas.
 
Além disso, também há a auriculoterapia (em pontos específicos nas orelhas são utilizadas agulhas pequenas, permanentes ou não, sementes de mostarda ou pequenas esferas de aço inox), craniopuntura (aplicação de agulhas em pontos específicos no crânio) e koryopuntura ou quiro-acupuntura (pontos específicos nas mãos).
 
Fonte Corposaun

Crianças em casa: mantenha o controle, mas não perca a calma

1191196 sts  3 Crianças em casa: mantenha o controle, mas não perca a calma
Um estudo sobre a efetividade de disciplinar os filhos usando de pequenas violências (puxões de orelha ou tapas leves) contra as crianças demonstrou a dificuldade que alguns pais têm em manter o controle sobre os filhos, especialmente em períodos de maior convivência, como férias escolares ou feriados.
É importante que os pais, durante esse período, reconheçam o desafio de manter o estresse fora do ambiente familiar e prestem mais atenção em como controlar seus sentimentos e frustrações.
 
“Nessa época, as crianças podem ser mais irritantes que o normal, pedindo coisas o tempo todo ou procurando chamar a atenção. Isso pode ser exaustivo e frustrante e alguns pais podem perder a cabeça mais facilmente com seus filhos. É possível usar estratégias para se acalmar antes de perder a paciência, como exercícios de respiração, conversar com amigos ou mesmo repetir frases positivas que ajudem a não se deixar levar pela situação”, diz Bob Montgomery, pesquisador da Sociedade Australiana de Psicologia (APS).
 
Mesmo sair do ambiente para dar uma volta, ir tomar um copo de água ou tocar um instrumento – para os mais hábeis – pode quebrar um círculo vicioso que levaria a um evento mais violento, físico ou psicológico, contra os filhos.
 
Punição é diferente de regras
Isso tudo porque uma série de estudos feitos pela APS mostra que a punição física contra o mau comportamento das crianças não funciona e há outros modos de tentar impor disciplina aos filhos.
 
“Usar punições físicas frequentes não propicia que as crianças aprendam a se controlar por si próprias”, afirma o estudo. Além disso, esse tipo de punição não ajuda a ensinar às crianças a diferença entre certo e errado.
 
O estudo também afirma que os tapinhas ou puxões de orelha deixam as crianças com medo dos pais, mas somente quando eles estão presentes. Se os pais não estão presentes, o nível de desobediência e mau comportamento dessas crianças costuma ser muito pior. E ainda: bater nos filhos também pode influenciar negativamente na qualidade da relação dos pais com as crianças.
 
Consequência lógica, regras claras
Entre as dicas da APS para os pais está a necessidade de se ensinar aos filhos a noção de consequência lógica, por meio de regras. “Se você não se comportar, não irá brincar com seus amigos, como da outra vez”, por exemplo, é uma frase de disciplina imposta dentro de casa.
 
Castigos simples, que envolvam tirar certos privilégios – não deixá-los jogar videogame ou ver televisão por um tempo – e fazê-los ficar em seus quartos, para se acalmar após uma briga com o irmão, são outras práticas que usualmente funcionam muito bem.
 
O estudo também aponta que ser consistente na aplicação dessas regras é imprescindível. Outra coisa é deixá-las claras e, se possível, traçar – e, por que não, escrever e deixar em um local visível – uma série de regras gerais de convívio familiar, elaboradas com a ajuda das crianças. O mais importante, diz o estudo, é ficar calmo: perder a paciência pode indicar, para os filhos, que eles controlam a situação.

Fonte O que eu tenho

Feriados e estresse: como controlar as situações estressantes no final do ano

Os feriados de festas de final de ano podem ser divertidas – afinal, é o momento mágico mais esperado do ano –, mas algumas vezes também se tornam uma fonte de estresse, pois não coincidem com a realidade que se esperava encontrar. Então, como lidar com os problemas durante essas férias?
 
Ser realista é o primeiro passo. No caso de encontros familiares, caso você tenha pendências com alguém – uma briga mal resolvida ou uma mágoa guardada – tente não fazer desse momento a hora de ir à forra.
 
Evite entrar em conversas muito profundas, tente não ficar sozinho com a pessoa. Mas isso não quer dizer que você tenha de fingir que tudo está bem. Saber equilibrar esses sentimentos é o melhor para que você não desrespeite seus próprios sentimentos e ao mesmo tempo não se estresse tanto.
 
O estresse econômico acaba com seu espírito de final de ano?
Saber que seus gastos têm um limite pode ajudá-lo a se estressar menos. As pessoas acreditam que é necessário sair para comprar presentes para todo mundo nessa época perto do Natal, mesmo quando não se pode pagar por isso.
 
O estresse não aparece somente no momento em que você compra um presente caro, mas também toda vez em que as parcelas desse presente caírem na sua conta. Então, não se envergonhe de fazer uma lista de presentes personalizada, onde as pessoas mais importantes têm prioridade e outros amigos ou parentes ganhem algo mais simples.
 
O pouco tempo para se preparar para o final de ano também pode estressar
Não é preciso parar de fazer as atividades do dia a dia para fazer as compras e preparativos de final de ano. Basta se programar um pouco por dia.
 
Tente também priorizar os compromissos sociais e não se sinta obrigado a comparecer a todas as festinhas com os colegas e amigos. E caso você tenha de ir, não precisa ficar muito tempo. Isso já ajuda você a ter um tempinho para ir onde quer que seja e se preparar para o Natal ou a viagem para a praia, por exemplo.
 
Como lidar com o final de ano após uma tragédia pessoal recente, como a morte de alguém próximo ou o final de um relacionamento?
Se você está passando por problemas assim, talvez queira evitar alguns eventos sociais, pois você não estará em sintonia com as outras pessoas.
 
Tente ficar perto de quem você realmente gosta ou que lhe dê segurança. Essas pessoas vão saber como apoiá-lo nesse momento difícil e vão entender caso você desista de ir às festas de última hora.
 
Como lidar com as crianças que querem fazer tudo no final do ano e não sabem o quanto as coisas custam para acontecer?
Ser realista é um aprendizado, e as crianças precisam ser ensinadas. Você não estará estragando os sonhos delas caso faça isso de uma maneira correta. Não há problema algum em explicar para seus filhos que um brinquedo é caro demais. Afinal, até Papai Noel tem um limite de crédito e pode ter escolhido outro brinquedo, pois sua lista de presentes este ano tinha muita gente.
 
Você também pode dizer que a mamãe, o papai e o Papai Noel tentaram chegar a um acordo sobre o que era melhor para eles. As crianças precisam saber que alguém é responsável por elas e que há limite para tudo, até para os presentes. Não é porque é Natal que elas podem tudo, correto?
 
Outras estratégias para lidar com o estresse no final do ano
Contenha suas expectativas e seja realista ao extremo. Não espere mais deste final de ano do que de outros finais de anos anteriores. Evitar a televisão também pode diminuir a ansiedade por essa data tão mistificada.
 
Não é incomum encontrar pessoas que não gostam das festas de final de ano, pois se frustraram muitas vezes anteriormente. Siga seus instintos e não tente fazer o que você sabe que pode dar errado. E caso você se sinta muito ansioso, lembre-se de manter uma rotina mais ou menos fixa e saiba que esses dias também passarão rapidamente.
 
Mas também saiba que a “depressão de final de ano” pode não ser por causa da época de Natal e ano-novo, mas por conta de outras coisas na sua vida, e esses sentimentos só afloraram porque você saiu da rotina tradicional do trabalho. Caso descubra isso, não se envergonhe ou evite esses sentimentos, mas enfrente-os e procure a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta.

Fonte O que eu tenho

Desenvolvimento emocional de bebês pode piorar com uso de chupeta

O desenvolvimento emocional de bebês pode ser impactado por algo considerado inofensivo. De acordo com uma pesquisa americana, as chupetas podem fazer com que as crianças exercitem menos suas expressões faciais, o que levaria a uma pior identificação das mesmas em outras pessoas.
 
A pesquisa concluiu isso após uma série de pesquisas diferentes e que observaram outros tipos de problemas relacionados ao uso da chupeta. Além do desenvolvimento emocional, as chupetas também podem piorar o padrão alimentar dos bebês e também aumentar o risco de infecção nos ouvidos, graças a movimentação causada pelos maxilares durante a sucção das chupetas.
 
Os estudos foram publicados no periódico Basic and Applied Social Psychology e confirmam uma preocupação já levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMC) que publicou diretrizes pedindo para que os profissionais médicos recomendem o controle do uso das chupetas, por essas serem causadoras de problemas de desenvolvimento da arcada dentária e dos músculos e ossos faciais.
 
“Quando pensamos no que outras pessoas ao nosso redor estão fazendo, nós normalmente criamos um laço de empatia. É assim que entendemos as emoções de outras pessoas. Se alguém está sorrindo ou carrancudo, isso nos dá pistas de como abordar aquela pessoa ou então evitá-la”, explica Paula Niedenthal, a principal autora do estudo.
 
Aprendizado comprometido
O aprendizado desse tipo de comportamento, nos bebês, se dá por imitação, e isso inclui copiar a linguagem corporal, movimentos e expressões faciais. É assim que as crianças aprendem e compreendem como lidar com as pessoas que as rodeiam.
 
“As chupetas podem, de diversas formas, fazer com que essa imitação e aprendizado sejam comprometidos, principalmente quando falamos de expressões faciais. Assim elas podem não aprender o significado dessas expressões e emoções associadas em outras crianças e pessoas”, explica a pesquisadora.
 
Resultados similares aos de adultos que usam botox
Os resultados, dizem os autores, são similares aos encontrados em estudos sobre o uso de botox para acentuar rugas na face, por exemplo. Diversas pesquisas já indicaram que pessoas que fazem uso constante desse tipo de técnica têm maiores dificuldades de reconhecer as expressões alheias.
 
“A infância é um período crucial para certos desenvolvimentos, incluindo o emocional. Qualquer coisa que comprometa minimamente essas fases e desenvolvimento podem se tornar problemas maiores no futuro”, diz Niedenthal e que descreveu em seu artigo como crianças entre 6 e 7 anos de idade que usavam chupeta constantemente tinham grande dificuldade de imitar expressões faciais ou compreendê-las.
 
Outro teste, feito com indivíduos em idade universitária, também observou que identificar emoções e humor era muito mais difícil para os participantes que haviam afirmado terem usado chupetas durante muito tempo na infância.
 
Homens são os mais impactados
“O mais interessante é que esses resultados negativos são muito superiores nos homens. Ao que parece as mulheres, aos poucos, revertem essa perda no desenvolvimento. Mas os homens as mantêm durante longo tempo”, diz a pesquisadora.
 
Niedenthal lembra entretanto, que a pesquisa não pretende demonizar a chupeta, que podem ser um grande auxílio em determinadas ocasiões e ajudam os pais a controlarem certas situações.
 
“Elas não são ruins o tempo todo, mas qual o limite para o uso? Então a ideia é definir os limites e alertar aos pais e pediatras que as chupetas podem piorar a única maneira que os bebês têm para se comunicar, o uso de estratégias não verbais. Sem saber explorar e reconhecer emoções elas podem ter problemas diversos no futuro, talvez de ansiedades, fobias ou outros transtornos”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Novo regime para licitações pode dar mais eficiência para a saúde no Brasil

Por Sandra Francoe Nina Neubarth*
 
A saúde no Brasil ainda é um dos principais problemas sociais enfrentados em pleno século XXI. O Sistema Único de Saúde (SUS) não possui infraestrutura necessária para atender a população. Vale ressaltar que o direito à saúde está previsto em nossa Constituição Federal, ou seja, a saúde é direito de todos e obrigação do Estado. Porém, a realidade é outra: apesar dos altos impostos pagos pela população, não há retorno de investimentos na saúde e falta uma gestão eficiente dos recursos, deixando milhares de pessoas sem atendimento básico.
 
Para se proteger das duras críticas, os gestores públicos das três esferas alegam que a exigência legal de realização de certame licitatório para prestação de qualquer serviço público, é um entrave para a melhora do sistema de saúde. De certo que a Constituição Federal, por força do artigo 37, XXI, determina que para contratação de serviços e realização de obras é necessária a realização de um certame licitatório como forma de assegurar o princípio constitucional da isonomia. Tal princípio determina que todas as pessoas possam concorrer de forma igualitária oferecendo seus serviços ao poder público, que deve atender aos dispositivos apresentados na Lei 8666/93 para contratação do melhor prestador e do melhor preço, resguardando o bem maior que é o interesse público em administrar os recursos financeiros de toda sociedade.
 
Embora haja outras explicações para ineficiência do Estado na administração do setor de saúde, considera-se um importante passo para agilidade da máquina pública a aprovação pelo Senado Federal, no último dia 04 de dezembro, do texto da Medida Provisória 580/12, que flexibiliza as normas de concorrências públicas para obras e contratos de prestação de serviços do SUS.
 
A ideia é ampliar o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) criado pela Lei 12.462/2001, antes aplicável exclusivamente para licitações e contratos necessários à realização dos Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e Copa do Mundo, para os contratos de serviços e obras da área da saúde. Em setembro, o Senado já havia ampliado o novo sistema RDC aos certames licitatórios do sistema de ensino.
 
Sem dúvida a aplicação do RDC para os contratos da saúde agilizará a contratação de serviços e a realização de obras, porém importante que haja uma eficácia na fiscalização da aplicação dos recursos utilizados neste novo sistema de contratação. Certamente a nova regulamentação será menos burocrática, porém será mais frágil aos cofres públicos caso os recursos forem mal administrados.
 
O RDC facilita, em especial, a compra de produtos na área da saúde, eis que, nos termos do artigo 7º da Lei 12.462/2011, a administração pública poderá indicar marca e modelo, apresentando as justificações necessárias, o que pode dar mais eficiência aos produtos especiais para os atendimentos médicos. A medida ajuda os médicos que utilizam de medicamentos e equipamentos visando o melhor para saúde de seus pacientes e não o menor custo.
 
A saúde precisa com urgência de mais investimentos e agilidade na solução dos problemas apresentados na nova Medida Provisória, que vem com intuito de dar mais eficiência e rapidez nas contratações para área da saúde. Contudo, a população deve ficar alerta para que o RDC não vire uma regra para facilitar desvios de recursos financeiros – talvez se devam criar com urgência punições mais severas ao gestor que fizer mal uso do dinheiro público para que iniciativas positivas não sirvam a interesses particulares.
 
* Sandra Franco é sócia-diretora da Sfranco Consultoria Jurídica em Direito Médico e da Saúde, do Vale do Paraíba (SP), especializada em Direito Médico e da Saúde, membro efetivo da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico- Hospitalar da OAB/SP e Presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde (ABDMS)
 
Fonte SaudeWeb

Pontos polêmicos sobre o Ato Médico devem ser discutidos por mais tempo

Em audiência pública conjunta das comissões de Educação e de Assuntos Sociais do Senado nesta quarta-feira (12) para discutir o Projeto de Lei do Senado 268/02 que regulamenta o exercício da medicina, conhecido como Ato Médico, a coordenadora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Miraci Mendes, defendeu que haja mais tempo para o diálogo sobre os pontos polêmicos do projeto na busca de construir um consenso entre profissionais de saúde.
 
O projeto determina as atribuições que serão exercidas exclusivamente por profissionais formados em medicina e gera polêmica entre profissionais de áreas como psicologia, nutrição e fonoaudiologia, que se sentem prejudicados alegando que sofrerão restrição em suas atividades.
 
Segundo Miraci, o ministério tem se reunido com conselhos profissionais para construir um entendimento e pôr fim à polêmica em torno do projeto que tramita no Congresso Nacional há dez anos. “Nossa posição é pelo diálogo. Pelas conversas que temos feito com os vários conselhos, estamos perto de uma solução negociada que é a melhor saída pra todos, para o SUS [Sistema Único de Saúde] e para a população brasileira. Gostaríamos de ter um tempo para sentar com os interessados”, disse.
 
A audiência pública da Comissão de Educação ouviu apenas representantes do governo, mas o plenário ficou lotado de profissionais da área de saúde contra e a favor do projeto. O ponto mais polêmico citado pela coordenadora do Ministério da Saúde, Miraci Mendes, e por integrantes do movimento contra a aprovação do texto é o trecho que define como atividade exclusiva dos médicos o diagnóstico nosológico, referente ao diagnóstico de sinais e sintomas das doenças.
 
Em contraponto, o membro da comissão criada no Conselho Federal de Medicina (CFM) para acompanhar as discussões do Ato Médico, Dirceu Sales, diz que os debates ocorridos ao longo dos dez anos de tramitação do projeto foram suficientes. Ele também nega que o projeto vá prejudicar profissionais de saúde que não são formados em medicina.
 
“Esse projeto completa 11 anos de tramitação em fevereiro do ano que vem. Já ocorreram 23 audiências públicas, reuniões setoriais. O diagnóstico nosológico sempre foi de atribuição do médico. Eles [outros profissionais da saúde] fazem o diagnóstico psicológico, nutricional e que está contemplado no projeto”, disse.
 
A representante da Frente Mineira em Defesa da Saúde, que reúne conselhos e sindicatos de Minas Gerais em áreas como nutrição, fonoaudiologia e enfermagem, Lourdes Machado, acompanhou os debates da audiência e defende que ocorra uma mudança no trecho do texto onde se registra “são atividades privativas do médico a formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica”.
 
“Defendemos que seja colocado o termo ‘diagnóstico médico’ no lugar de ‘diagnóstico nosológico’. Se trocarmos esse termo temos consenso. Não somos contra a regulamentação da medicina, mas o diagnóstico nosológico pode ser feito por qualquer profissional de saúde e no momento que mantém essa palavra superempodera uma profissão”, explica Lourdes.
 
Após a audiência pública, a Comissão de Educação aprovou parecer favorável ao substitutivo da Câmara ao projeto de lei do Senado. A comissão manteve o texto já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais antes de ir ao plenário. O passo seguinte é a sanção presidencial.
 
Fonte SaudeWeb