Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diferentes técnicas de Acupuntura proporcionam melhor recuperação em pacientes com queixas de dor

Atualmente, grande parte da população brasileira sofre com dores músculoesqueléticas como tendinopatias, artroses, lombalgias, cervicalgias e cefaléia. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que há tratamentos alternativos para casos como estes, como a acupuntura, que tem como objetivo o reequilíbrio energético, emocional e físico. Para entender melhor esta técnica, as fisioterapeutas da Acquaterapia, Deise Andriotti Bertante e Lígia de Cássia Pardini, explicam algumas vertentes que englobam a Medicina Tradicional Chinesa.

Em termos fisiológicos a acupuntura é uma técnica neuromoduladora, cujos alvos incluem ramos nervosos, terminais sensoriais superficiais e profundos visando à produção de mudanças funcionais nestas redes neurais. Com isso, apresentam repercussões locais e sistêmicas, possibilitando a restauração da normalidade fisiológica e o controle das dores.
 
“Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se numa energia que flui por todo o corpo, denominada ‘Qi’. Quando esta energia flui pelo corpo humano ao longo dos meridianos, tem como uma das funções fazer circular o sangue, e quando há alguma estagnação, do sangue e do ‘Qi’ ocorrem doenças e dores. Sendo assim, a função da acupuntura é liberar a livre circulação destas fontes de energia, devolvendo a homeostase ao paciente, ou seja, melhorando as queixas dolorosas”, explica a fisioterapeuta da Acquaterapia, Ligia de Cássia Pardini.
 
Indicada para alívio e tratamento nos processos de dores agudas e crônicas, tanto para dores de origem musculoesqueléticas, quanto para casos de dores como gastrites, enxaquecas, cólicas menstruais, entre outras; a acupuntura consiste, basicamente, na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para se alcançar a resposta terapêutica desejada. Mas, além do estímulo com as agulhas nos pontos e meridianos, são utilizados outros recursos e técnicas, como: eletroacupuntura (estímulo elétrico), laser, moxabustão (aquecimento feito com artemísia) e/ou ventosas.
 
Além disso, também há a auriculoterapia (em pontos específicos nas orelhas são utilizadas agulhas pequenas, permanentes ou não, sementes de mostarda ou pequenas esferas de aço inox), craniopuntura (aplicação de agulhas em pontos específicos no crânio) e koryopuntura ou quiro-acupuntura (pontos específicos nas mãos).
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário