Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Governo decide suspender venda de 301 planos de saúde no País

Decisão ocorre após descumprimentos de prazos para marcação de consultas, exames e cirurgias; serviços irregulares são de 38 operadoras com 3,6 milhões de usuários
 
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciaram nesta terça-feira a suspensão da comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras. A venda de novos planos fica suspensa a partir da próxima sexta-feira (05). Os 301 planos representam 7,6% do mercado e atingem 3,6 milhões de beneficiários.
 
A decisão, anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo presidente da ANS, Maurício Ceschin, se deve ao descumprimento de prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias. Na lista dos planos suspensos, 80 receberão pela primeira vez a punição e os outros já foram alvo da medida em julho.
 
Levantamento do órgão indica que, entre julho e setembro deste ano, foram registradas mais de 10 mil reclamações por parte de usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos. Das 1.006 operadoras médico-hospitalares existentes no país, 241 receberam pelo menos uma queixa. Veja aqui a lista das operadoras com planos supensos.
 
Ceschin lembrou ainda que o beneficiário não terá o atendimento prejudicado. A estratégia da ANS, segundo ele, consiste em impedir as operadoras de vender os planos para novos segurados. “Os beneficiários que estão nesses planos continuam com atendimento sem nenhuma alteração, com seus direitos preservados”, reforçou.
 
Essa é terceira fiscalização que é feita esse ano nos planos de saúde. Dados mostram ainda que, do total de planos punidos este mês, 80 vão receber a primeira suspensão, enquanto 221 já tiveram a comercialização suspensa na última avaliação, realizada em julho deste ano.
 
Como deve funcionar
No país, existem 1.016 operadoras, que comercializam cerca de 22 mil planos. Atualmente, 47,6 milhões de brasileiros estão vinculados a um plano médico, o equivalente a quase um quarto da população. Os planos são avaliados a cada três meses, de acordo com o cumprimento dos prazos de atendimento.
 
Para as consultas básicas, o cliente deve esperar no máximo por sete dias úteis para conseguir o atendimento. Outras especialidades o prazo é 14 dias e para procedimentos de alta complexidade, 21 dias. De acordo com a legislação, as operadoras que não cumprem os prazos máximos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil e de R$ 100 mil.
 
Segundo a ANS, o consumidor que pretende contratar um plano de saúde deve verificar se o registro deste produto corresponde a um plano com comercialização suspensa.
 
Fonte iG

Exame de sangue pode substituir mamografia no diagnóstico do câncer de mama

Exame de sangue pode substituir mamografia no diagnóstico do câncer de mama
 
Cientistas britânicos desenvolveram um exame de sangue simples que pode ser mais eficaz e preciso do que a mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
A pesquisa mostra ainda que o teste tem potencial para melhorar o tratamento ao detectar se os pacientes são mais propensos a recaída e a quais drogas o seu tipo específico de tumor irá responder.
 
Primeiro, os pesquisadores recolhem amostras de sangue de mulheres e comparam o DNA no sangue de mulheres diagnosticadas com câncer de mama com aquelas que não têm a doença para verificar a presença de determinados marcadores de DNA.
 
"Esta pesquisa mostra que poderemos, um dia, realizar um teste de sangue que detecta os sinais iniciais de câncer. Isso significa que as mulheres podem realizar um teste de sangue anual, em vez de exames da mama. Isto evitaria preocupação e ansiedade para as mulheres que são chamadas para mais exames após uma mamografia apenas para descobrir que não têm câncer", observa Jacqui Shaw, principal investigador da Universidade de Leicester, que trabalhou em conjunto com o Cancer Research UK e o Imperial College London.
 
De acordo com Shaw, atualmente não é possível monitorar pacientes com câncer de mama depois de passarem por cirurgia e receberem tratamento. O novo exame de sangue poderia mudar esse panorama.
 
"Quando uma mulher tem câncer de mama, podemos dizer isso pelo DNA no sangue. Mas o que tentamos descobrir é o quão cedo os sinais de câncer de mama aparecem em um exame de sangue. Então, olhando para amostras de sangue de mulheres que têm câncer de mama, diagnosticado através da triagem, podemos ver se o câncer já está aparecendo em seu sangue", afirma o coautor Charles Coombes.
 
A equipe acredita que, em um futuro próximo, um simples exame de sangue para câncer de mama, que pode não só detectar câncer, mas ajudar com opções de tratamento, irá se tornar prática padrão no serviço de saúde.
 
Ensaios clínicos do novo exame estão tento início na maior clínica de triagem da mama do Reino Unido, Charing Cross Hospital, em Londres.
 
 
Fonte isaude.net

Faltam profissionais de saúde para atender idosos no país, afirma especialista

Profissionais em saúde do idoso cobram políticas públicas para esta população. Brasil tem hoje mais idosos que crianças
 
" Não temos serviços preparados para os idosos e faltam profissionais de saúde para atender o idoso". A afirmação é da especialista em geriatria Ana Lúcia de Sousa Vilela. Segundo ela, faltam políticas públicas eficazes para os idosos, que são comuns em países desenvolvidos, onde representam quase maioria da população. " O país do futuro envelheceu. O Brasil tem hoje mais idosos que crianças, embora as políticas para as crianças, gestantes, sempre foram maiores", explica.
 
Segundo ela, o preconceito contra os idosos, considerados por muitos indivíduos inúteis, " como se estivessem aposentados não só do trabalho, mas também do convívio social. O idoso está conquistando seu espaço e está mudando o modo de pensar" , comentou, ao citar o Estatuto do Idoso (criado em 2003), como avanço na legislação.
 
Já na opinião do geriatra Salo Buksman, o estatuto não tem sido colocado em prática. " O estatuto é completo e bonito, mas não funciona, pois não há mecanismos para garantir que ele funcione. Como o estatuto vai assegurar, por exemplo, o atendimento, a reabilitação, o atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios, unidades geriátricas de referência, sem profissionais suficientes? A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia tem no máximo 1,5 mil sócios no país inteiro."
 
Buksman concorda que os idosos estão mais ativos e participativos na esfera social e ganhando respeito da sociedade. " Temos agora um cidadão idoso que procura trabalhar, procurar ser útil na administração do seu prédio, veste-se com roupas da moda, com um comportamento bem diferente do idoso de antigamente. A auto-estima e a valorização do idoso têm melhorado."
 
No Brasil, a média é 12% da população com mais de 60 anos. No total, são 23,5 milhões de idosos no país.
 
Pesquisas comprovam ano a ano a tendência de envelhecimento da população - resultado da melhoria na qualidade de vida, queda na taxa de natalidade, acesso à assistência médica e a remédios, alimentação e prática de atividade física. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgados no mês passado, o número de idosos no país mais que duplicou desde 1991, quando essa faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Com informações da Agência Brasil
 
Fonte isaude.net

Congresso na Europa discute uso da aspirina na prevenção do câncer

Debate visa saber se existe evidência suficiente para começar a usar o medicamento para reduzir o risco de câncer colorretal
 
Especialistas europeus reunidos no European Society for Medical Oncology 2012 Congress (ESMO 2012) estão discutindo o uso da aspirina na prevenção do câncer.
 
O medicamento, tomado todos os dias por inúmeras pessoas ao redor do mundo para tratar a dor e reduzir o risco de doenças cardíacas, pode também auxiliar na prevenção do câncer.
 
Um crescente corpo de evidências sugere que o medicamento pode reduzir as chances de um indivíduo desenvolver câncer colorretal e talvez outras doenças malignas, mas se essa evidência é forte o suficiente para compensar os riscos de prescrever o remédio a milhões de pessoas saudáveis é o tema do debate.
 
No ESMO 2012, que acontece em Viena, na Áustria, ambos os lados do debate estão sendo ouvidos.
Argumentando a favor da pergunta "É a aspirina eficaz para quimioprevenção do câncer colorretal?" está o pesquisador Robert Benamouzig do Hospital Avicenne, na França.
 
"A eficácia da aspirina na prevenção do câncer colorretal foi mostrada por mais de vinte anos de pesquisa. Em 2010, pesquisadores publicaram os 20 anos de seguimento de cinco conjuntos de ensaios aleatórios que avaliaram o efeito da aspirina sobre a incidência de câncer colorretal e mortalidade. Estudo de mais de 14 mil pacientes mostrou que o uso diário de aspirina em qualquer dose reduziu o risco de câncer colorretal em 24% e as mortes associadas em 35% após cerca de 8 a 10 anos", afirma Benamouzig.
 
Argumentando que a resposta para a pergunta deveria ser "Não" está o pesquisador Nadir Arber, do Tel Aviv Sourasky Medical Center, em Israel.
 
"A aspirina é muito promissora na prevenção secundária da neoplasia colorretal, no entanto o seu papel na prevenção primária ainda não está provado. Isso significa que a maioria da população não precisa e não vai se beneficiar do uso da aspirina. Dito isto, específicas populações de alto risco podem definitivamente se beneficiar da ingestão de aspirina, incluindo pessoas com câncer colorretal hereditário e outras doenças relacionadas. No futuro, com base no perfil genômico, poderíamos ser capazes de identificar pessoas que estão em alto risco de desenvolver câncer colorretal e que poderiam se beneficiar da terapia com aspirina", destaca Arber.
 
Durante a discussão, o professor Arber vai apresentar os dados preliminares que mostram como a eficácia e a toxicidade de aspirina na prevenção do câncer podem ser previstas com base em alguns polimorfismos de nucleotídeo único.
 
"Antes de a aspirina poder ser usada para prevenir o câncer, precisamos desenvolver meios de identificar as pessoas que vão se beneficiar da droga sem o desenvolvimento de efeitos colaterais", observa Arber.
 
Segundo Arber, é necessário um estudo que irá medir a morbidade e a mortalidade e não a eficácia e a toxicidade de um único órgão ou doença, como doenças cardiovasculares.
 
O debate sobre a aspirina é apenas uma das seis sessões populares que acontecem no ESMO 2012 entre 28 de setembro e 2 de outubro.
 
Fonte isaude.net

Vaca transgênica produz leite que oferece menos risco de alergia

Alimento contém menores níveis da proteína beta-lactoglobulina, presente no soro do leite e que desencadeia reações alérgicas
 
Pesquisadores do AgResearch Institute, na Nova Zelândia, criaram a primeira vaca transgênica capaz de produzir um tipo de leite com menor quantidade de uma proteína específica e que oferece menor risco de alergias.
 
O alimento contém menores níveis da proteína beta-lactoglobulina (BLG), presente no soro do leite e conhecida por desencadear reações alérgicas.
 
A proteína, que não está presente no leite materno, é uma das causas mais comuns de alergia. Segundo os pesquisadores, essa proteína está envolvida em entre 60% e 80% dos casos de alergia ao leite. Entre 2% e 3% das pessoas têm esse tipo de alergia.
 
A equipe, liderada por Goetz Laible, queria descobrir se poderia produzir leite que continha menos beta-lactoglobulina.
 
Os cientistas primeiro testaram o processo em um modelo de rato. Usando um método chamado interferência de RNA, que impede a atuação de um gene específico, os especialistas conseguiram bloquear a produção da beta-lactoglobulina.
 
Em seguida, eles repetiram a técnica em vacas, e tiveram sucesso. A vaca transgênica criada pelos cientistas produz um leite com apenas 4% da quantidade da proteína presente no leite tradicional.
 
"Esta descoberta tem enormes implicações devido ao seu potencial para reduzir as alergias ao leite que têm impacto significativo sobre as crianças e ordenadamente evita as preocupações associadas com a modificação genética das proteínas do leite", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Nanotecnologia e falhas em diagnósticos trazem novos desafios à dermatologia

Crescimento dos estudos e da manipulação dos nanomateriais pedem mais pesquisas que analisem impactos dessas tecnologias
 
As aplicações da nanotecnologia e as falhas nos diagnósticos de doenças provenientes dessas tecnologias representam os novos desafios da dermatologia. A constatação é de um estudo realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com pesquisadores envolvidos na pesquisa, o crescimento e o investimento dos estudos e da manipulação dos nanomateriais, além da abrangência do seu uso exigem, cada vez mais, o desenvolvimento de pesquisas que analisem seus impactos.
 
" Nas próximas décadas, teremos uma verdadeira revolução com a nanotecnologia. Para isso, além das discussões sobre a inovação tecnológica e os benefícios trazidos, precisamos analisar os riscos à saúde do trabalhador causados pela inalação dessas partículas, pois podem facilmente penetrar no sistema respiratório e na pele, em função do seu tamanho, que é a bilionésima parte do metro" , afirma a pesquisadora da Fiocruz, Ana Luiza Castro Fernandes.
 
Segundo ela, " outras preocupações são os equipamentos de proteção coletiva e individual adequados. A penetração de alguns nanomateriais na pele, especialmente nanotubos de carbono, um dos mais utilizados na indústria hoje, pode potencialmente desencadear dermatites de contato em virtude da sua ação irritativa na pele. Nos últimos anos, tivemos um aumento de mais de 300% dos bens de consumo com algum tipo de nanotecnologia. Abordar esse risco em relação aos trabalhadores é importante" , disse.
 
Dermatose ocupacional
Segundo a coordenadora do Serviço de Dermatologia da Fiocruz, Maria das Graças Mota Melo, o serviço recebe trabalhadores encaminhados pela rede do Sistema Único de Saúde, sindicatos ou INSS, e inicia o processo de investigação, na maior parte das vezes, por meio do teste de contato, que detecta a causa da alergia. " O produto emitido pelo serviço é um laudo técnico que informa se o trabalhador possui dermatose ocupacional, se tem condições de continuar no trabalho, quais as medidas de proteção e prevenção que devem ser adotadas, ou até mesmo a sugestão de mudança de atividade" , explicou.
 
Para Maria das Graças, há um subdiagnóstico dos casos pela falta de informação dos profissionais de saúde da rede pública e privada. " Há um déficit na própria formação dos médicos, com falta de informação na graduação e especialização sobre as dermatoses relacionadas ao trabalho. Além disso, há um desconhecimento das legislações sobre essas dermatoses, falta integração dos diferentes níveis de assistência. Quem sofre é o trabalhador, por não ter seus direitos trabalhistas reconhecidos" , conclui.

Com informações da Fiocruz
 
Fonte isaude.net

Epidemia de HIV pode ter gerado novo tipo de bactéria do gênero Salmonella

Estudo feito na África sugere que vírus permite evolução de novos patógenos que usam saúde frágil das pessoas imunodeprimidas
 
Pesquisadores do Wellcome Trust Sanger Institute, no Reino Unido, descobriram que a epidemia de HIV pode ter gerado um novo tipo de bactéria do gênero Salmonella.
 
A descoberta sugere que o HIV pode estar permitindo a evolução rápida de novos patógenos humanos usando o estado de saúde mais frágil das pessoas imunodeprimidas.
 
A maioria das pessoas já teve infecções por salmonelas, geralmente comendo carne contaminada com as bactérias. Os efeitos, contudo, não passam de um desarranjo intestinal passageiro.
 
Na África, no entanto, a bactéria parece estar passando para o sangue das pessoas com o sistema imunológico deprimido pela má nutrição, sobretudo crianças, pela AIDS ou pela malária.
 
"A susceptibilidade do sistema imunológico causada pelo HIV, malária e desnutrição em uma idade jovem, pode criar uma população na África sub-saariana que é grande o suficiente para este patógeno prejudicial entrar, se adaptar e prosperar. Nós usamos o sequenciamento do genoma para definir uma nova linhagem de Salmonella Typhimurium que está causando uma epidemia não reconhecida anteriormente em toda a região", afirma o líder da pesquisa Chinyere Okoro.
 
A contaminação causa uma febre que os médicos estão chamando de iNTS (invasive non-typhoidal salmonella), salmonela não-tifoide invasiva.
 
O grande problema é que o efeito da infecção é muito grave e pode matar os pacientes em até 45% dos casos. Okoro e sua equipe conseguiram sequenciar o DNA de várias amostras de iNTS coletadas na África.
 
Isto tornou possível mapear a origem genética dessas bactérias, determinando sua "árvore genealógica" conforme elas se espalhavam pelo continente.
 
A primeira cepa foi documentada no Malawi, no sudeste da África, nos anos 1960, e levou cerca de 10 anos para se espalhar pela África Central.
 
Contudo, a partir dos anos 1980, essa linhagem parece ter sido substituída por uma segunda cepa resistente ao cloranfenicol, antibiótico usado para tratar as infecções da primeira bactéria.
 
Segundo os pesquisadores, tanto a época quanto a localização dos surtos iniciais de iNTS coincidem com a epidemia de HIV no continente.
 
Eles acreditam que a epidemia não adquiriu proporções ainda mais graves porque a iNTS afeta sobretudo crianças, que praticamente não viajam. Já o HIV, espalhou-se acompanhando o movimento de adultos em viagem.
 
De acordo com os autores, este é mais um caso de bactérias que tiram vantagem adaptando-se ao ser humano, como já ocorrera com outra Salmonella, a que causa a febre tifoide.
 
No caso da febre tifoide, a adaptação foi tão grande que agora a doença já pode ser transmitida entre pessoas, em vez de depender de uma contaminação no ambiente.
 
Se a suspeita dos cientistas estiver correta, a iNTS brevemente poderá ser transmitida de pessoa para pessoa, gerando um problema de saúde ainda mais grave.

 
Fonte isaude.net

Exercício físico melhora funcionamento do cérebro após AVC

Pesquisa mostra que seis meses de prática regular de atividade física melhorou memória, linguagem e raciocínio em 50%
 
Pesquisadores da Heart and Stroke Foundation of Canada, em Toronto, descobriram que apenas seis meses de exercício físico pode melhorar o funcionamento do cérebro em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).
 
A pesquisa mostra que a prática regular de atividade física melhorou a memória, linguagem e raciocínio em 50%.
 
"Pessoas que têm déficits cognitivos após derrame têm um risco três vezes maior de mortalidade. Se pudermos mesmo melhorar a cognição através de exercícios, o que também tem muitos benefícios físicos, então isto deve se tornar um padrão de atendimento para as pessoas após o AVC", afirma a pesquisadora Susan Marzolini.
 
Os pesquisadores avaliaram 41 pacientes, dos quais 70% apresentavam dificuldades de locomoção, andando com ajuda de uma bengala ou de um andador. Os participantes seguiram um programa de treinamento com exercícios aeróbicos e de resistência cinco dias por semana, adaptados para suas limitações.
 
A equipe de pesquisa descobriu melhorias significativas na função cerebral geral ao final do programa, com maior benefício para atenção, concentração, planejamento e organização. Força muscular e a capacidade de caminhar também aumentaram.
 
"Estes resultados fornecem evidências convincentes de que, melhorando o condicionamento cardiovascular através de exercício aeróbico e aumentando a massa muscular com o treinamento de resistência, as pessoas com AVC podem melhorar a saúde do cérebro", afirma Marzolini.
 
 
Fonte isaude.net

Consumo de batatas fritas pré-cozidas pode desencadear câncer

Pesquisa oferece maneiras de reduzir a quantidade de produto químico nocivo à saúde encontrado em níveis elevados no alimento
 
Estudo recente realizado por pesquisadores da Suécia mostrou que as batatas fritas congeladas podem desencadear câncer. Os resultados sugerem que o alimento pré-cozido pode conter níveis muito elevados de um produto químico que é possivelmente nocivo à saúde, a acrilamida.
 
O composto químico foi descoberto pela primeira vez em 2002. Os investigadores suecos descobriram o produto em diferentes alimentos processados. A acrilamida se forma naturalmente durante o cozimento desses produtos alimentares e seus níveis variam de acordo com a temperatura à qual o alimento é exposto.
 
Após a descoberta da acrilamida, novas investigações foram realizadas. Durante a realização de estudos, os pesquisadores verificaram que o produto químico é capaz de provocar o câncer.
 
Eles avaliaram o processo de produção e cozimento da batata frita. A pesquisa mostrou que quando as batatas são fervidas em alta temperatura e, em seguida, congeladas em tratamento com uma solução de açúcar, o nível de acrilamida aumenta e, consequentemente, o risco de câncer se eleva.
 
A equipe agora planeja estudos adicionais para avaliar a forma como a acrilamida provoca a doença.

Menos acrilamida
Um segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, identificou possíveis formas de reduzir os níveis de acrilamida em batatas fritas congeladas pré-cozidas.
 
A equipe, liderada por Donald Mottram, mostrou que ao alterar o processo utilizado para a preparação da batata frita antes da fritura final, é possível reduzir a quantidade de acrilamida produzida.
 
Segundo os pesquisadores, a diminuição da quantidade de componentes naturais da batata, tais como glucose, frutose e aminoácidos reduziu a produção do composto químico.
 
A equipe acredita que, trabalhando com a indústria de alimentos, a pesquisa fornece maneiras de reduzir a quantidade de acrilamida na babata frita pré-cozida e, portanto, reduzir o risco potencial de câncer.
 
 
Fonte isaude.net

Campanhas são fundamentais para detecção precoce do câncer bucal no país

Saude Bucal Londrina - O que é o Câncer de Boca?O Brasil é um dos países com maior incidência de doença no mundo, sendo este o sexto tipo de tumor mais prevalente na população
 
Estudo da Unicamp revelou que as campanhas para detecção precoce de câncer bucal são fundamentais para prevenção do mal, responsável por elevados índices de morbidade e mortalidade no país. Estimativas apontam que o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer bucal no mundo, sendo este o sexto tipo de tumor mais prevalente no país. Segundo o autor da pesquisa, o cirurgião-dentista José Ribamar Sabino, apesar dos avanços científicos, não houve melhora na sobrevida destes pacientes. " A não realização do diagnóstico em estágios iniciais é o principal fator que limita o tratamento e consequentemente o prognóstico" , destaca.
 
Sabino comparou a campanha realizada pelo Ministério da Saúde, denominada Campanha de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal desenvolvida em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe com um programa desenvolvido pela FOP intitulado Busca Ativa de Lesões Bucais, Lesões Malignas e Potencialmente Malignas da Cavidade Bucal. Ainda que o programa da FOP tenha sido mais eficiente na detecção do câncer bucal, as duas campanhas mostraram resultados importantes para o diagnóstico de inúmeras lesões benignas, sendo que ambas contribuíram para a promoção da saúde bucal na região.
 
O pesquisador avaliou os prontuários de um período de dez anos (2001-2010) dos pacientes que foram encaminhados ao Orocentro da FOP, um serviço especializado em diagnóstico e tratamento de lesões bucais. Os pacientes apresentavam lesões detectadas nas campanhas de prevenção e detecção do câncer bucal do Ministério da Saúde, realizadas em Piracicaba e cidades da região. Os prontuários dos pacientes atendidos por meio do projeto desenvolvido pela FOP num período de dois anos (2009-2011) também foram analisados.
 
O número de pacientes com confirmação do diagnóstico de lesões malignas foi maior na campanha Busca Ativa, na qual os pacientes com maior risco de desenvolver câncer bucal foram recrutados para exame. " Mas é importante frisar que as duas estratégias foram capazes de diagnosticar inúmeras outras lesões, principalmente, as lesões traumáticas relacionadas ao uso de próteses" , revela.

Incidência
José Sabino lembra que o câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, são os principais fatores de risco. Afeta mais comumente língua e assoalho bucal. Câncer de lábio inferior é considerado separadamente e exposição solar é a causa principal. Neste sentido, a Organização Mundial de Saúde reconhece que a prevenção e detecção precoce são os principais objetivos para melhorar o controle do câncer bucal. Assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para reduzir a mortalidade pela doença.
 
Fonte isaude.net

Cerca de 300 pessoas são intoxicadas na Holanda e nos EUA por salmão defumado

Redação Central, 2 out (EFE).- Cerca de 300 pessoas, 200 delas residentes na Holanda e 100 nos Estados Unidos, sofreram intoxicação alimentar após o consumo de salmão defumado produzido na Holanda, informou o Instituto Holandês de Saúde Pública (RIVM) nesta segunda-feira em uma nota.
 
O Instituto admite que o número de pessoas infectadas, detectadas desde o final de junho, pode ser "provavelmente maior", embora especificasse que o salmão não foi exportado para o exterior, exceto os EUA, onde foram reportados casos resultantes da mesma bactéria, a Salmonela Thompson.
 
O salmão é elaborado pela empresa Foppen, que fornece seus produtos a um grande número de supermercados, atacadistas e peixarias, segundo o Instituto, que informou também que está realizando a retirada dos produtos que contêm o salmão defumado.
 
A infecção por salmonela, explica o RIVM, pode causar febre, diarreia, náuseas, vômitos, cólicas abdominais e dores de cabeça. Os primeiros sintomas aparecem entre 24 e 48 horas depois da ingestão dos alimentos contaminados.
 
A maioria das pessoas afetadas mantém os sintomas durante um período que vai de três a sete dias, embora a febre costume desaparecer rapidamente.
 
Fonte R7

Pesquisa liga área do cérebro à sensação de apego

Estudo de neurocientistas brasileiros abre caminho para ajudar a compreender os mecanismos envolvidos em distúrbios psiquiátricos, como a depressão pós-parto e transtornos de personalidade.
 
A pesquisa, coordenada pelos neurocientistas Jorge Moll Neto, Ricardo de Oliveira e Patrícia Bado, do Instituto D’Or, identificou, com imagens de ressonância magnética, quais estruturas do cérebro estão relacionadas ao sentimento de apego e ternura. O trabalho foi publicado no periódico Journal of Neuroscience.
 
O estudo acompanhou 27 pessoas, com idades entre 20 e 35 anos. Os pesquisadores liam cenários com situações positivas e negativas a respeito de situações familiares, mas também questões de trabalho. Enquanto isso, uma equipamento de ressonância magnética captava imagens do cérebro em funcionamento. “
 
Queríamos identificar as áreas do cérebro que respondem ao sentimento de ternura, conhecido como mecanismo de afiliação, que faz as pessoas se apegarem umas às outras”, explicou Moll Neto. “Muitos trabalhos já mostraram imagens do cérebro reagindo a situações positivas ou negativas. Mas não havia nenhum controle para saber se era uma resposta emocional genérica ou se tinha o componente de apego, que é a afiliação”.
 
Ao comparar o resultado das imagens, os pesquisadores puderam perceber que a região septo-hipotalâmica, área de transição entre o hipotálamo e a região septal, que fica na base do cérebro, era ativada diante de cenários como a doença de um irmão ou a homenagem do filho. Essa região do cérebro não reagia diante do anúncio de uma promoção no trabalho ou demissão súbita, embora a notícia positiva tenha ativado os circuitos de recompensa no cérebro. “
 
O hipotálamo é a área mais central, envolvida em regulação de resposta de sobrevivência, como, por exemplo, alimentação, resposta sexual, agressão. É o centro da motivação do cérebro humano. Já a região anterior, a septo-hipotalâmica, tem papel mais específico nos mecanismos sociais, de apego.
 
Em camundongos, se você danificar essa região, a mãe não cuida mais da cria”, explicou Moll Neto.
 
Fonte R7

Surto de Gastroenterite afeta mais de 9 mil jovens no leste da Alemanha

Berlim, 1 out (EFE).- Mais de 9 mil crianças e adolescentes foram afetados nas últimas semanas pela maior onda de gastroenterite causada por ingestão de alimentos contaminados registrada no leste da Alemanha, informou nesta segunda-feira o Instituto Robert Koch (RKI) de Berlim.
 
Os afetados, pelo menos 9,4 mil, evoluem favoravelmente, mas os especialistas seguem sem saber se foi um vírus ou uma bactéria que desencadeou este foco de gastroenterite, embora todos tenham concordado que a origem deste incidente se encontra na comida servida nos refeitórios escolares.
 
Os colégios e creches de Berlim e do sul de Turíngia, por prevenção, pararam de servir os alimentos preparados pela empresa Sodexo, a maior do setor e com distribuição em todos os centros afetados. Brandeburgo é o estado mais afetado, com 2.896 casos registrados, seguido de Saxônia (2.880), Berlim (2.223), Turíngia (913) e Saxônia-Anhalt (50).
 
Entre os infectados, 23 tiveram que ser hospitalizados, embora não tenham registrado maiores complicações e, por isso, receberam alta em pouco tempo. Segundo o RKI, a situação se normalizou depois do pico registrado na última semana.
 
Aparentemente, os primeiros casos de gastroenterite foram registrados no dia 19 de setembro na Saxônia, ou seja, mais de uma semana antes da confirmação da chamada onda. No entanto, o instituto virológico assinala que é possível também que estes primeiros casos não tenham nada a ver com o surto posterior.
 
A companhia Sodexo, que conta com 17 mil empregados, administra umas 30 cozinhas industriais repartidas pela Alemanha, as quais alimentam cerca de 150 mil crianças e adolescentes em centros escolares germânicos.
 
Um porta-voz da Sodexo ressaltou que a empresa, fundada em 1992, não tinha tido um só problema sanitário até agora e que seus especialistas já estão em busca da origem dessa suposta contaminação alimentícia.
 
Enquanto o Escritório Federal de Defesa do Consumidor e Segurança Alimentar criou um grupo de trabalho com a participação do RKI, o Instituto Federal de Avaliação de Riscos e representantes das respectivas autoridades regionais se uniram para determinar o mais rápido possível a origem da infecção.
 
Fonte R7

TDAH: cresce número de crianças que usam tarja preta

 
Brasil é o segundo maior consumidor da chamada "pílula da obediência"

O Brasil é o segundo maior consumidor da chamada "pílula da obediência", um remédio tarja preta usado para controlar o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em crianças e jovens.

Comercializada com o nome de ritalina, a droga promete aumentar a concentração e a atenção.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 4% dos adultos e de 5% a 8 % de crianças e adolescentes de todo o mundo sofrem de TDAH.


 
Fonte R7
Devido aos defeitos fatais no coração, operação durou 15 horas e meia
 
O casal recebeu a notícia de que seu bebê prematuro iria morrer, pois ele nasceu com quatro problemas cardíacos fatais.
 
Alfie McAusland, que nasceu três meses antes da data prevista, apresentou quatro problemas em seu coração: as principais artérias foram desenvolvidas no lugar errado; um grande buraco no coração; uma válvula estreita e vasos sanguíneos desconexos.
 
Seus pais, Natalie e Christopher McAusland, de Tullibody, na Escócia, disseram que não havia esperança para o seu filho.
 
Os médicos, que nunca haviam lidado com esses defeitos antes, aconselhou o casal a deixar Alfie “morrer naturalmente”, pois ele era pequeno demais para resistir a uma cirurgia, segundo o site Daily Mail. Os pais disseram:
 
— Como pais, foi difícil enfrentar essa situação. Mas nós sentimos que seria uma injustiça não dar a ele a oportunidade de lutar por sua vida.
 
Alfie nasceu tão fraco que sua mãe precisou esperar três semanas para poder segurá-lo no colo pela primeira vez.
 
No entanto, como Alfie ganhou peso com o tempo, os médicos decidiram fazer uma operação de risco.
 
Durante a cirurgia, de 15 horas e meia, o bebê ficou ligado a uma máquina de circulação pulmonar para mantê-lo vivo. Ele só saiu da UTI (unidade de terapia intensiva) depois que o seu coração conseguiu se adaptar com as mudanças.
 
Após seis meses de recuperação no hospital, Alfie se sente bem e nem precisa mais tomar os 12 medicamentos como antes.
 
Fonte R7
Devido aos defeitos fatais no coração, operação durou 15 horas e meia
 
O casal recebeu a notícia de que seu bebê prematuro iria morrer, pois ele nasceu com quatro problemas cardíacos fatais.
 
Alfie McAusland, que nasceu três meses antes da data prevista, apresentou quatro problemas em seu coração: as principais artérias foram desenvolvidas no lugar errado; um grande buraco no coração; uma válvula estreita e vasos sanguíneos desconexos.
 
Seus pais, Natalie e Christopher McAusland, de Tullibody, na Escócia, disseram que não havia esperança para o seu filho.
 
Os médicos, que nunca haviam lidado com esses defeitos antes, aconselhou o casal a deixar Alfie “morrer naturalmente”, pois ele era pequeno demais para resistir a uma cirurgia, segundo o site Daily Mail. Os pais disseram:
 
— Como pais, foi difícil enfrentar essa situação. Mas nós sentimos que seria uma injustiça não dar a ele a oportunidade de lutar por sua vida.
 
Alfie nasceu tão fraco que sua mãe precisou esperar três semanas para poder segurá-lo no colo pela primeira vez.
 
No entanto, como Alfie ganhou peso com o tempo, os médicos decidiram fazer uma operação de risco.
 
Durante a cirurgia, de 15 horas e meia, o bebê ficou ligado a uma máquina de circulação pulmonar para mantê-lo vivo. Ele só saiu da UTI (unidade de terapia intensiva) depois que o seu coração conseguiu se adaptar com as mudanças.
 
Após seis meses de recuperação no hospital, Alfie se sente bem e nem precisa mais tomar os 12 medicamentos como antes.
 
Fonte R7

Produtor alemão da talidomida pede perdão, 50 anos depois

A empresa alemã que produzia a talidomida, um remédio para amenizar os enjoos nos primeiros meses da gravidez, pediu desculpas 50 anos depois da substância ter provocado malformações em milhares de crianças, mas as associações de defesa das vítimas exigem ações mais concretas.
 
O diretor executivo da Grunenthal Harald Stock afirmou em um discurso na sexta-feira que a empresa "sente muito" pelo silêncio a respeito das vítimas da talidomida, um produto que era vendido nos anos 50 e 60 às mulheres grávidas para acalmar as náuseas matinais durante a gravidez.
 
"Pedimos que considerem nosso silêncio como um símbolo do impacto que nos provocou seu destino", disse Harald.
 
Freddie Astbury, consultor chefe da associação Thalidomide Agency UK, respondeu que a empresa tem que acompanhar as palavras com indenizações, e não apenas ficar limitada a um pedido de desculpas.
 
De acordo com cálculos de especialistas, 10.000 crianças nasceram com malformações, às vezes sem alguns membros, depois que suas mães tomaram talidomida, uma substância que foi vendida em quase 50 países antes de ser retirada do mercado em 1961.
 
Fonte R7

Estrias

As estrias, aqueles riscos que podem ser de cor vermelha ou branca, são resultados do rompimento das fibras de colágeno e elastina da pele.
 
Esses sulcos também podem aparecer a partir do crescimento muito rápido na adolescência, durante a gravidez ou com o uso de corticóides.
 
Elas podem estar presentes em qualquer parte do corpo, mas atacam mais o bumbum, seios e barrigas. A estria vermelha é o processo inicial da que mais tarde vai virar a estria branca. Ela é um processo inflamatório assim que as fibras do tecido se rompem.
 
As estrias vermelhas permanecem lá por meses, até que a ferida se transforme em uma cicatriz esbranquiçada e funda. Quanto antes ela for tratada, maiores são as chances de ela sumir.
 
Para eliminar as estrias vermelhas há o peeling de ácido retinóico e o quantum.
 
O primeiro é um creme de ácido retinóico (com concentração de 5% a 8%) aplicado sobre a área afetada no consultório do dermatologista. Após duas horas, o creme é retirado com água ou soro fisiológico.
 
A substância estimula uma maior produção de colágeno, que interrompe o processo inflamatório e preenche a depressão caso ela já esteja se formando.
 
No caso do Quantum, ele é um aparelho de laser que emite um feixe de luz sobre a estria.
 
Ao atingi-la, há um maior estímulo à produção de colágeno, o que interrompe a inflamação e restitui a pele danificada. A partir da terceira ou quarta sessão é possível notar o resultado de melhora.
 
Fonte R7

Concurso HOB - Hospital Odilon Behrens - Belo Horizonte

O Hospital Municipal Odilon Behrens - HOB publicou edital n° 001/2012 de concurso público com o objetivo de preencher 103 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.759,95 em carga horária de 24 a 40 horas semanais. O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Cargos
Técnico de nível médio: Técnico de serviço de saúde e analista de políticas públicas; Técnico superior de saúde: Enfermeiro, médico e cirurgião dentista.

Inscrições
A inscrição será realizada via Internet pelo site eletrônico www.magnusconcursos.com.br, a partir das 09:00 do dia 30 de outubro até às 24:00 do dia 28 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.

O candidato que tiver dificuldade de acesso à Internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente na Magnus Auditores e Consultores Associados, na Avenida Amazonas, 311/3º andar – Centro – Belo Horizonte - MG, no horário de 09:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira.

Taxas
Cargos públicos efetivos de nível médio: R$ 45,00;
Cargos públicos efetivos de nível superior: R$ 90,00.

Provas
O certame será desenvolvido em duas fases: a primeira fase, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de provas objetivas de múltipla escolha; a segunda fase, de caráter classificatório, será realizada através de julgamento de títulos.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2012, em local e horário constantes no Comprovante Definitivo de Inscrição.

O gabarito provisório para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado até o 3º dia útil após a realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez por igual período, a critério da Superintendente do HOB.

Concurso CISMAS - Alto Sapucaí (MG)

Foi publicado edital n° 001/2012 do concurso público de provas para provimento de cargos públicos no Quadro de Pessoal do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Estado de Minas Gerais. O concurso será executado através da empresa JCM – Consultoria Municipal Ltda.
 
Haverá 02 vagas para os cargos de Analista de Água e Técnico em Enfermagem (níveis médio e superior), com salários variados de R$ 1.123,25 e R$ 1.276,43 por carga horária de 44h semanais.
 
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 08 horas do dia 05 de novembro até às 22 horas do dia 05 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.
 
Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição presencial, na Sede do CISMAS, Rua Antônio Simão Mauad, 301 – Bairro Pinheirinho, Itajubá-MG – 37.500-180, no período de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 13h e 30min às 17h.
 
Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas no dia 06 de janeiro de 2013. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva e através do site www.jcmconcursos.com.br e na sede do CISMAS. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CISLESTE (MG)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (CISLESTE), em Minas Gerais, divulgou o edital nº.001/2012 para realização de concurso público. Estão sendo oferecidas 10 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.260,00, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Atendente Administrativo, Técnico em Eletroencefalograma, Auxiliar Administrativo II e Técnico Administrativo.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever do dia 27 de setembro a 29 de outubro de 2012, através do site www.ecapconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 11 de novembro de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br, a partir do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012 e o concurso será válido por 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso Fhemig 2012 - Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital nº. 01/2012 de concurso público. O objetivo do órgão é selecionar candidatos para o preenchimento de 1.330 vagas de nível médio e superior, oferecendo salário de até R$ 4.637,60, para o cumprimento de carga horária entre 24 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Técnico Operacional da Saúde, Enfermagem, Analista de Gestão e Assistência à Saúde e Médico.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período entre 25 de outubro a 23 de novembro de 2012, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.
 
Taxa de inscrição
Técnico Operacional da Saúde – TOS e Profissionais de Enfermagem: R$ 72,70;
Analista de Gestão e Assistência à Saúde – AGAS: R$ 122,70;
Médico: R$ 137,70.
 
Seleção
O concurso será constituído de prova objetiva, dissertativa e títulos.
 
As provas objetiva, dissertativa e de redação da primeira etapa serão aplicadas na data provável 03 de fevereiro de 2013, em local e horário a serem divulgados no Cartão Informativo a ser disponibilizado pela organizadora em sua página web. O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das provas objetivas.
 
Os candidatos habilitados na prova de redação, os candidatos ao cargo de Técnico Operacional de Saúde - nível I e os aprovados na prova dissertativa para os demais cargos serão convocados para prova de títulos. Os interessados deverão atentar para todas as instruções relacionadas aos procedimentos de entrega dos títulos, bem como acompanhar as demais informações pertinentes do edital, que foi retificado, conforme publicação na imprensa oficial do Estado, em 22/09/2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da FHEMIG.

Edital / Publicações

UEMS – MS abre Processo Seletivo

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul divulgou edital Nº. 051/2012-RTR para realização de concurso público destinado ao provimento 62 oportunidades, sendo 33 vagas de Técnico de nível superior e 29 vagas para Assistente Técnico de nível médio. A remuneração é de até R$ 4.590,78.
 
Aos candidatos portadores de deficiência será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas e aos candidatos negros ou índios será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas oferecidas.
 
As inscrições serão admitidas somente no site www.fapems.org.br, até o dia 10 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.
 
A taxa de inscrição é de R$ 83,40, (nível médio) e R$ 133,44 (nível superior).
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012, às 08:000 e às 14:00, com duração de 4 horas, nos municípios de Dourados, Campo Grande, Paranaíba e Naviraí, em locais que serão publicados por meio de edital e divulgados no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br, e disponibilizado no site www.fapems.org.br.
 
Os candidatos serão convocados para prova prática e para a entrega dos títulos por meio de editais, a serem publicados nos mesmos sites.
 
A validade do concurso será de 1 ano, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, divulgou dois editais N°s 005 e 006/2012 de concurso público destinado ao provimento de 86 vagas nos cargos integrantes da carreira do Magistério Superior, oriundas das demandas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Os salários podem chegar até R$ 7.333,67.

O concurso destina-se ao provimento de 86 vagas nos cargos da carreira do Magistério Superior, sendo 30 vagas para a classe de Professor Adjunto, 45 para a classe de Professor Assistente e 11 para a classe de Professor Auxiliar.

Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, através do site www.ufmt.br/concurso, no período de 22 de outubro a 06 de novembro de 2012. A taxa será de R$ 100,00.

A Prova Escrita será realizada provavelmente no dia 26 de novembro de 2012 e terá início às 8 horas, sendo que os locais de prova serão divulgados no endereço eletrônico www.ufmt.br/concurso no dia 20 de novembro de 2012.

O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União, conforme Decreto n.º 6.944, de 21/08/2009, podendo ser prorrogado, a critério da UFMT, por igual período.

Universidade Federal da Paraíba abre concurso público

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou através do Diário Oficial da União o edital nº. 73/2012 para realização de concurso público destinado ao preenchimento de 33 vagas para professor. Do total de oportunidades, 23 são para Adjunto, 08 para Assistente e 02 para Auxiliar.
 
Os docentes serão lotados nos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Tecnologia (CT), Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Educação (CE), Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) ou de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

A jornada de trabalho prevista será de 40 horas semanais para a área de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e de 40 horas em regime de Dedicação Exclusiva para as demais áreas, com salários de R$ 2.872,85 a R$ 7.627,02, conforme cargo.

A inscrição será realizada até o dia 25 de outubro de 2012, nas secretarias das respectivas Unidades de Ensino (ver edital completo) e apresentar requerimento preenchido; e comprovante de recolhimento da taxa, no valor de R$ 35,00 a R$ 120,00.

O concurso terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação dos resultados finais no DOU.

Processo seletivo da Universidade Federal de Pernambuco II

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital nº. 55/2012 de concurso público com 15 vagas para Professor Titular nos Centros de Artes e Comunicação, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Filosofia e Ciências Humanas.
A previsão é de que os contratados sejam submetidos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e ministrem aulas nas áreas de Ciência da Informação; Design e Ergonomia; Processos Comunicacionais; Físico Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Orgânica; Neurologia e Neurocirurgia; Cirurgia Geral; Cirurgia Urológica; Patologia Oral; Fisioterapia; Neonatologia e Puericultura; Saúde Coletiva; Serviço Social, Desigualdade Social e Direitos Sociais; Educação; e Ciência Política (Estado e Governo e Relações Internacionais).
 
A remuneração será de R$ 7.247,17 em regime dedicação exclusiva (DE).
 
A inscrição deverá efetuada até o dia 12 de março de 2013, na Secretaria do Centro Acadêmico ao qual a vaga é destinada, de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 170,00.
 
O concurso para a classe de Professor Titular constará de três etapas: julgamento de títulos; defesa pública de memorial; e prova escrita, didática ou didática-prática.
 
O certame terá a validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo da Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital nº. 55/2012 de concurso público com 15 vagas para Professor Titular nos Centros de Artes e Comunicação, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Filosofia e Ciências Humanas.
A previsão é de que os contratados sejam submetidos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e ministrem aulas nas áreas de Ciência da Informação; Design e Ergonomia; Processos Comunicacionais; Físico Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química de Materiais e Química Orgânica; Neurologia e Neurocirurgia; Cirurgia Geral; Cirurgia Urológica; Patologia Oral; Fisioterapia; Neonatologia e Puericultura; Saúde Coletiva; Serviço Social, Desigualdade Social e Direitos Sociais; Educação; e Ciência Política (Estado e Governo e Relações Internacionais).
 
A remuneração será de R$ 7.247,17 em regime dedicação exclusiva (DE).
 
A inscrição deverá efetuada até o dia 12 de março de 2013, na Secretaria do Centro Acadêmico ao qual a vaga é destinada, de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 170,00.
 
O concurso para a classe de Professor Titular constará de três etapas: julgamento de títulos; defesa pública de memorial; e prova escrita, didática ou didática-prática.
 
O certame terá a validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Carnaíba - PE

Foi divulgado edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Carnaíba, Estado do Pernambuco. O concurso destina-se ao preenchimento de 381 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 4.000,00, por jornada de trabalho de 24 e 40 horas semanais.
Ficam reservados 3% do total das vagas de cada cargo para candidatos portadores de deficiência.

Cargos

Médico, Psicólogo, Odontólogo, Enfermeiro, Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Nutricionista, Veterinário, Auditor Fiscal, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio-X, Aux.de Consultório Dentário, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Ag.Desenvolvimento Comunitário, Técnico em Contadoria, Aux.de Contadoria, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Ag. Administrativo, Ag.Com.de Saúde, Ag.de Endemias, Aux.de Vigilância Sanitária, Motorista, Op. de Máquinas Pesadas, Vigia e Aux. Administração.

Inscrição

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de setembro a 25 outubro de 2012, através do site www.conpass.com.br ou no posto de inscrição instalado no Teatro Municipal (antigo Clube), situado na Praça de Eventos - Carnaíba/PE, e adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 6,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

Prova

As provas escritas serão realizadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura de Carnaíba e no site - www.conpass.com.br, a partir do dia 12 de novembro de 2012.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, a partir do dia 26 de novembro de 2012.

Validade

O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Afrânio - PE

A Prefeitura de Afrânio, Estado do Pernambuco, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 280 vagas na estrutura administrativa do Município, distribuídas em 48 cargos públicos. O concurso será realizado através da empresa ASCONPREV e será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Haverá várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 10.500,00.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Agente de Manutenção Mecânica, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Advogado de Assistência Judiciária, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais e demais cargos.
 
Inscrições e Provas
As inscrições, que ocorrerão até o dia 03 de outubro de 2012, serão efetuadas pela internet através do site: www.asconprev.com.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 para os cargos de nível Superior, R$ 70,00 para os cargos de nível Médio e nível Técnico e R$ 45,00 Nível Fundamental.
 
A prova objetiva será realizada em datas, locais e horários a serem divulgados no site www.asconprev.com.br. As provas e o gabarito preliminar serão disponibilizados, ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso.

Edital / Publicações

Concurso Iamspe (SP)

Foram publicados 03 (três) editais de concurso público do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE. Serão distribuídas 52 vagas para Médicos nas especialidades de Medicina Intensiva, Clínica Médica e Cardiologista, para o Serviço de Cardiologia, do Hospital do Servidor Público Estadual "Francisco Morato de Oliveira" - FMO. Os salários vão até R$ 3.358,02.
 
Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, Ticket Alimentação ou Ticket Refeição, Assistência Médica Assistência Médica para si, seus beneficiários e agregados, nos termos do Decreto Lei 257/70, artigo 26, alterado pela Lei 11.456, de 09.10.2003, desde que efetue a inscrição no prazo de até 180 dias contados da data de sua contratação, sendo sua adesão opcional.

As inscrições serão realizadas direta e exclusivamente na Avenida Ibirapuera, nº. 981, Vila Clementino, São Paulo-SP, 4º andar, Núcleo de Seleção, das 10h às 15h, no período de 1 a 19 de outubro de 2012 (Horário Oficial de Brasília).
 
O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,85 deverá ser efetuado exclusivamente em favor do IAMSPE.

A data e local de realização da prova objetiva serão divulgados oportunamente por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo - Seção I - Concursos, e no site: www.iamspe.sp.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

SEDS (MG) abre processo seletivo

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SRHU), recebe até o dia 04 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento dos quadros de pessoal e de reserva do Centro Socioeducativo de Unaí, que está sendo construído na região Noroeste do Estado e terá capacidade para 90 adolescentes. Haverá várias vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até até R$ 1.954,67.

O processo seletivo disponibiliza 216 vagas, sendo 162 para agentes de segurança socioeducativos masculino, 18 vagas para agentes femininas, 06 para auxiliar administrativo, 01 para auxiliar dentário, 08 para auxiliar educacional, 04 para técnicos de enfermagem, 02 para assistentes técnico-jurídicos, 04 para assistentes sociais, 01 para dentista, 01 para enfermeiro, 04 para pedagogos, 03 para psicólogos e 02 para terapeutas ocupacionais.

Inscrições
Para fazer a inscrição, o interessado deverá acessar endereço eletrônico www.seds.mg.gov.br e preencher a ficha de inscriçã ocom os dados pessoais, conforme orientação do Instrumento Convocatório. A ficha, juntamente com a documentação solicitada, deverá ser entregue de 1º a 05 de outubro de 2012, em um dos seguintes endereços:
 


Diretoria de Recrutamento e Seleção (SRDU), da Secretaria de Estado de Defesa Social: 5º andar do Edifício Minas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº., Bairro Serra Verde, Belo Horizonte-MG, das 9h às 12h e de 13h às 16h.
Presídio de Unaí: Rua Buritis, s/nº., Centro, Unaí-MG, das 9h às 12h e de 13h às 17h.

Seleção
A seleção dos candidatos se dará por análise de currículo, fase eliminatória, avaliação psicológica, investigação social e treinamento introdutório.

A seleção dos candidatos se dará por análise de currículo, fase eliminatória, avaliação psicológica, investigação social e treinamento introdutório. Os candidatos aprovados neste processo seletivo serão convocados por ordem de classificação, conforme listas que serão divulgadas no site da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, contados a partir da data da publicação do Ato de Resultado da Avaliação Psicológica, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Polícia Civil de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de empregos vagos na carreira de Perito Criminal - PC 1/2012. Há 56 postos à espera de habilitados, os quais deverão ter nível superior e farão jus a uma remuneração de R$ 6.709,32.
 
Quanto à exigência de nível superior, vale ressaltar que é preciso ter formação em áreas ligadas às Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas, conforme a listagem dos 34 cursos disposta no edital. Além disso, é necessário ter idade mínima de 18 anos, não registrar antecedentes criminais, ser habilitado para a condução de veículos automotores na categoria "B", entre outros requisitos.
 
A inscrição deverá ser efetuada das 10 horas do dia 8 de outubro às 16 horas de 12 de novembro de 2012 (horário de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa será de R$ 60,85.

De acordo com o edital, a seleção será composta das seguintes fases:

-Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
-Prova de aptidão psicológica, de caráter unicamente eliminatório;
-Prova de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório;
-Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter unicamente eliminatório;
-Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório.

A Prova Preambular, com data a ser divulgada oportunamente, será aplicada nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, conforme opção formulada pelo candidato no ato da inscrição.

O candidato deverá acompanhar a publicação da convocação no DOE podendo, ainda, consultar o site www.vunesp.com.br, não podendo alegar qualquer espécie de desconhecimento ou justificar sua ausência ou atraso.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo SESC – Bahia

O Serviço Social do Comércio - SESC, através da Diretoria Regional da Bahia/Assessoria de Recursos Humanos, divulgou edital para processo seletivo visando o preenchimento de 560 vagas na Administração Regional do Estado da Bahia. As oportunidades são para profissionais que possuam nível fundamental, médio ou superior completos, lembrando que também será formado um cadastro de reservas.
 
Os salários vão até R$ 3.132,85 por carga horária de 08 a 44h semanais. O certame será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
 
Os municípios com oferta de vagas são Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, Barreiras, Santo Antonio de Jesus e Itaparica. As contratações serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
 
Cargos
Ensino Fundamental Completo: Ajudante de Manutenção, Auxiliar de Rouparia e Lavanderia, Camareira, Carregador, Jardineiro, Passador de Roupas II, Piscineiro, Salva-vidas e Servente.

Ensino Médio Completo: Artífice de manutenção Odontológica, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Lanchonete, Auxiliar de Matrícula, Barista, Bilheteiro, Cabeleireiro, Caixa, Carpinteiro, Chefe de Praça – Açougue, Chefe de Praça – Grand Manger, Chefe de Praça – Patissaria, Cozinheiro, Cumin, Depiladora, Eletricista I, Encanador I, Encarregado de Bar/Lanchonete, Encarregado de Lavanderia, Encarregado de Manutenção, Encarregado de Zeladoria, Garçom, Lancheira, Maître, Manicure, Massagista, Motorista, Operador de Som, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Recepcionista, Serralheiro, Técnico em Iluminação).Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Lazer, Caldeireiro, Chefe de Cozinha, Comprador, Eletricista II, Encarregado de Almoxarifado, Secretária Escolar, Desenhista Cadista, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese e Técnico em Saúde Bucal.

Ensino Superior Completo: Advogado (Administrativo), Advogado (Trabalhista), Analista de Pesquisa e Planejamento, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto, Arquiteto (decoração de interiores), Arquivista, Assistente Contábil II, Assistente de Contratos, Assistente de Licitação, Assistente de Patrimônio, Assistente de Pessoal I, Assistente de Reservas, Assistente de Secretaria, Assistente Social para trabalho com Recursos Humanos, Bibliotecária, Chefe Executivo de Cozinha, Encarregado de Reservas e Recepção, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Governanta Executiva, Instrutor de Bike Indoor, Instrutor de Capoeira, Instrutor de Dança, Instrutor de Dança de Salão, Instrutor de Esportes de Quadra - Educação Infantil e Ensino Fundamental, Instrutor de Esporte de Quadra - Jovens e Adultos, Instrutor de Ginástica, Instrutor de Yoga, Instrutor de Musculação, Instrutor de Natação/Hidroginástica, Instrutor de Pilates, Instrutor de Karatê, Instrutor de Swing Baiano, Orientador Social, Recreador, Secretária Ensino Gerencial, Supervisor de Esportes e Recreação, Técnico Contábil, Técnico Cultural (Música), Técnico Cultural (Produção Musical), Técnico de Turismo Social, Técnico em Comunicação Social, Técnico em Informática, Agente em Educação em Saúde, Assistente Social para trabalho com Assistência/Comunidade, Enfermeiro, Médico Clínico, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo (Clínica Geral), Odontólogo (Endodontia), Odontólogo (Odontopediatria), Odontólogo (Periodontia) e Odontólogo (Prótese).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser feitas no site da Funcab (www.funcab.org) até o dia 21 de outubro de 2012.
O valor da inscrição será:

R$ 42,00 para as funções de Ensino Fundamental Completo;
R$ 55,00 para as funções de Ensino Médio Completo;
R$ 65,00 para as funções de Ensino Superior Completo.
Provas, Gabaritos e Validade
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de novembro de 2012, no Estado da Bahia, nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Itaparica, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista. O gabarito será publicado nos dias 12 e 13 de novembro de 2012, no site da FUNCAB, a partir das 12h.
 
O prazo de validade do certame é de 1 ano, a contar da data da publicação da primeira lista de convocação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Edital / Publicações