Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saiba mais sobre nascimento do primeiro dente do bebê

Mesmo pais informados e atentos podem ser pegos de surpresa pelos sintomas
 
Uma das maiores expectativas para o primeiro ano de vida do bebê é o rompimento do primeiro dente. Mas mesmo pais informados e atentos podem ser pegos de surpresa e não se dar conta, inicialmente, do que há por trás da irritação, sono agitado e febre baixa apresentados pela criança repentinamente.
 
— Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, estranham quando o bebê fica incomodado — afirma o pediatra Vanderlei Wilson Szauter, do hospital e maternidade São Cristóvão. em São Paulo.
 
O médico explica que, ao contrário do que muitos pensam, a dentição começa ainda durante a gravidez, quando são formados os fundamentos dos dentes-de-leite — os botões dentários.
 
Esses botões começam a romper a superfície da gengiva entre o terceiro e 12º mês de vida da criança. Geralmente , o primeiro dentinho nasce por volta dos seis meses, momento em que a dieta do bebê passa a incluir alimentos pastosos e sólidos.
 
De acordo com o pediatra, os sintomas mais frequentes são irritabilidade, aumento da salivação, sono mais agitado, gengivas inchadas e avermelhadas e até febre baixa.
 
Para aliviar os sintomas, podem ser usados mordedores — a dica é deixá-los na geladeira, pois a temperatura baixa alivia a dor e a coceira na gengiva.
 
Szauter também orienta quanto ao uso de géis anestésicos:
 
— Existe no mercado opções de géis anestésicos para massagear a gengiva do bebê, porém não são muito indicados. O que se deve fazer é massagear a gengiva com uma gaze macia enrolada no dedo, embebida em soro fisiológico gelado. Isso dá um bom alívio no desconforto.
 
Comidas pastosas e frias, como frutas amassadas e resfriadas por alguns minutos, são indicadas se o leite materno não é mais o alimento exclusivo. Água, sucos e chás também são bem-vindos.
 
Mas nem todas as crianças apresentam sintomas.
 
— Há bebês que não apresentam nenhuma alteração nesse período. A mãe identifica o nascimento dos dentes visualmente ou durante a amamentação — conta o profissional.
 
A partir do momento em que os primeiros sinais dos dentinhos aparecem, o pediatra orienta que se adote hábitos de higiene.
 
— Antes que a escovação se faça necessária, deve-se limpar a boca do bebê com gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico, fazendo movimentos leves nas gengivas e nos dentes — diz o pediatra.
 
A escovação deve começar logo que os primeiros dentes apareçam.
 
— Desde que seja feita com delicadeza e escova totalmente macia, sem pasta, não há incômodo algum para o bebê — diz o médico.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário