Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de junho de 2012

Sete exames para fazer no seu bebê antes de deixar a maternidade

Teste do pezinho e outros exames fazem diagnóstico precoce e otimizam tratamentos

Cuidados relacionados à prevenção não só livram você de muitas doenças como aumentam as chances de sucesso de um eventual tratamento nos casos em que, pela genética ou fatores ambientais, os cuidados não foram suficientes para afastar um problema de saúde. No caso de um recém-nascido, as precauções começam antes mesmo de deixar a maternidade - quanto mais cedo melhor, porque um diagnóstico preocupante tem mais chances de ser revertido. O teste do pezinho e a tipagem sanguínea são exemplos de exames que ajudam bastante os especialistas a identificarem doenças que exigem reação urgente.

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, ocorrido em 6 de maio, veja sete exames importantes, ainda que nem sempre obrigatórios ou oferecidos pela rede pública de saúde, que são recomendados para o recém-nascido. A pediatra Rejane Silva Cavalcante, do departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBD), e o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, neonatologista do Hospital Albert Einstein explicam quais são eles e como funcionam.

Teste do pezinho - Foto Getty Images1. Teste do pezinho básico

O que diagnostica: fenilcetonúria (deficiência no metabolismo de determinada proteína que pode levar ao retardo mental), hipotireoidismo congênito (deficiência na produção de hormônios da tireoide que pode afetar o desenvolvimento da criança ou levar ao retardo mental), fibrose cística (doença hereditária que pode gerar acúmulo de muco nos pulmões e no pâncreas, podendo levar à morte), hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme)

Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento

Como é feito: por meio da coleta de sangue do calcanhar (pela praticidade) ou da veia do bebê. Ele precisa ter sido amamentado antes do exame, pois o leite materno deixa problemas metabólicos do organismo mais evidentes.

Disponibilidade: obrigatório e realizado gratuitamente pela rede pública de saúde

Teste do pezinho ampliado - Foto Getty Images2. Teste do pezinho ampliado

O que diagnostica: mais de 30 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose

Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento

Como é feito: por meio da coleta de sangue do calcanhar ou da veia do bebê. Ele precisa ter sido amamentado antes do exame, pois o leite materno deixa problemas metabólicos do organismo mais evidentes

Disponibilidade: não obrigatório e não oferecido pela rede pública de saúde, mas pode ser solicitado na maternidade

Tipagem sanguínea - Foto Getty Images3. Tipagem sanguínea

O que diagnostica: tipo sanguíneo para o caso de emergências médicas

Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento

Como é feito: a coleta pode ser feita do bebê ou, em alguns casos, até da placenta

Disponibilidade: obrigatório e realizado gratuitamente pela rede pública de saúde

Teste da orelhinha - Foto Getty Images4. Teste da orelhinha

O que diagnostica: surdez

Quando deve ser feito: ainda na maternidade

Como é feito: o pediatra coloca um aparelho similar a um fone de ouvido na criança ligado a um equipamento que produz estímulos inaudíveis que identificam traços de surdez.

Disponibilidade: obrigatório e realizado gratuitamente pela rede pública de saúde

Teste do olhinho - Foto Getty Images5. Teste do olhinho

O que diagnostica: alterações oculares, como a catarata, que podem levar à cegueira

Quando deve ser feito: na primeira semana de vida

Como é feito: um feixe de luz é direcionado nos olhos da criança. Se eles forem saudáveis, emitirão uma cor avermelhada e contínua

Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Oferecido pela rede pública, mas realizado obrigatoriamente apenas em algumas cidades

Teste do coraçãozinho - Foto Getty Images6. Teste do coraçãozinho

O que diagnostica: doenças cardíacas, como defeitos nas válvulas do coração

Quando deve ser feito: ainda na maternidade

Como é feito: um aparelho de pressão chamado oxímetro é colocado em dois membros do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco e, assim, outros exames são solicitados

Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Algumas redes públicas realizam o exame gratuitamente

Teste do quadril - Foto Getty Images7. Teste do quadril

O que diagnostica: problemas no quadril, como encurtamento do membro e osteartrose precoce, que destrói a cartilagem que reveste o osso

Quando deve ser feito: ainda na maternidade

Como é feito: o pediatra movimenta as pernas e o quadril do bebê com técnicas da chamada Manobra Ortolani. Se perceber algum problema, solicita outros exames

Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Oferecido pela rede pública, mas realizado obrigatoriamente apenas em algumas cidades

Fonte Minha Vida

Antes de viajar, apronte a caixa de primeiros socorros

Veja o que levar para se prevenir contra os apuros longe da farmácia

Calça, blusa, biquíni, sapatos, colares, meias: a lista indica que, desta vez, você não esqueceu nada e vai conseguir curtir a viagem de férias sem muitas complicações. Mas existe um item que precisa estar incluso na sua mala de viagem e que, quase sempre, é deixado para trás. A caixinha de primeiros socorros pode garantir muito mais do que férias tranquilas e alegres, é ela uma das responsáveis por deixar sua saúde em ordem.

E se você já enfrentou um dor de cabeça enorme pela falta de um simples remédio durante uma viagem de final de ano, precisa conferir os itens que não podem ficar de fora do sei kit de emergências.

Comece pelos remédios diários
Antes de partir para os curativos e pomadas, lembre-se dos remédios que fazem parte do seu dia-a-dia. Eles devem ser os primeiros a ganharem um espaço na sua caixinha. Nesse grupo entram os anticoncepcionais, remédios para hipertensão, diabetes e outros comprimidos já receitados pelo especialista. E não se esqueça de conferir quantos comprimidos você vai precisar durante a viagem, evitado imprevistos caso eles acabem antes da hora.

Analgésicos
Já pensou em passar parte da sua viagem com um daquelas dores chatas que tiram qualquer um do sério? É por isso que os analgésicos precisam estar presentes na sua caixinha de primeiros socorros. Mas é preciso cuidado na hora de escolher qual colocar na maleta. A opção certa é aquela recomendada pelo seu médico e qualquer idéia de automedicação deve ser excluída do seu repertório. O seu remédio habitual contra enjôo também deve constar na maleta. O exagero nos brindes pode ter consequências desagradáveis e é melhor estar preparado para elas.

Os curativos
Tombos, arranhões e pequenos cortes são comuns durante as viagens. Um curativo feito logo após o machucado evita complicações, como a formação de inchaços e de pus. Para isso, leve com você gaze, esparadrapo, água oxigenada, anti-séptico e band-aid.

Cuidados com a pele
Se você está no grupo que não consegue passar uma viagem sem aquelas marcas horríveis de picada de inseto, aposte nos repelentes e nas pomadas que acabam com a coceira (desde que elas tenha sido indicadas pelo seu médico em outra situação parecida). Os protetores solares também não podem faltar na sua bagagem, além de um bom hidratante para acalmar a pele após um dia de curtição no sol.

Crianças
Quem sai com elas precisa estar prevenido. A primeira medida é levar com você os medicamentos que o pediatra costuma recomendar. Mas, notando qualquer reação estranha, não deixe de buscar ajuda médica, como recomenda o pediatra e diretor da FACIS, Carlos Brunini. "Não é recomendável a automedicação em crianças, pois a família não sabe interpretar os sintomas e pode até dar algum remédio indevido. Um antitérmico pode aliviar uma febre, por exemplo. Mas o remédio não resolve uma infecção, só mascara". Acidentes simples, no entanto, pedem solução rápida. Contra eles, aposte nas dicas do pediatra do Hospital Copa D Or, Grant Carvalho:


- Gazes hidrófilas esterilizadas
- Vendas e compressas de diferentes tamanhos
- Esparadrapo antialérgico
- Solução anti-séptica (água oxigenada)
- Álcool ou outro desinfetante
- Luvas de látex ou vinil (vários pares)
- Creme para queimaduras ou gazes esterilizadas
- Creme para picadas de insetos
- Pinças de sobrancelha (para retirar fiapos de madeira, por exemplo)
- Tesoura - Lanterna (com pilhas ou bateria extra)
- Caixa metálica ou plástica

Grant Carvalho também ressalta que para crianças maiores outros cuidados podem ser adicionados a lista. "Os bebês, geralmente, precisam de remédio para cólica e as crianças necessitam de remédio para enjôo no carro", diz o médico.

Fonte Minha Vida

Garota com tumor gigante no cérebro é salva por passeio na montanha-russa

tumorBrinquedo ajudou a redistribuir líquido retido no cérebro diminuindo pressão no crânio

Emma Basset, de 20 anos, de Twickenham, de Londres, se recuperou milagrosamente de um tumor gigante no cérebro, após um passeio em uma montanha-russa, no Parque Thorpe.

Os médicos disseram que ela tinha sobrevivido à doença, porque durante o passeio no brinquedo, o líquido que ficou retido no cérebro, por causa do tumor, foi redistribuído diminuindo a pressão sobre o crânio e dando-lhe mais algumas horas de vida.

Aos doze anos, foi diagnosticada a doença na garota devido aos sintomas que ela vinha sentindo, como fortes dores de cabeça e tonturas. Isso causou uma retenção do líquido no cérebro.

Após o passeio na montanha-russa, Emma ganhou mais tempo de vida e, assim, os médicos do Hospital St. George puderam realizar uma operação para a retirada do tumor e outra para a retirada do líquido.

A garota teve que aprender a falar, andar e até comer de novo, mas depois de sete anos, com o apoio de sua família, nota-se que sua recuperação foi um sucesso.

Fonte R7

Antidepressivo pode reduzir avanço de tumores

Pesquisadores taiwaneses fizeram cobaias viverem mais com Mirtazipine

Uma equipe de pesquisadores taiwaneses descobriu que o antidepressivo Mirtazipine pode reduzir o avanço de tumores de câncer colorretal, afirmou nesta quinta-feira o diretor do projeto, Fang Chun-kai, do Hospital Mackay de Taipé.

— No estudo, as cobaias que foram tratadas com Mirtazipine viveram 67 dias em média, enquanto as que não receberam medicamentos só viveram 43 dias.

Segundo o pesquisador, este remédio não cura o câncer, mas desacelera seu crescimento. O médico iniciou essa pesquisa após constatar que os pacientes com câncer colorretal que eram submetidos ao tratamento contra depressão com Mirtazipine apresentavam um atraso no crescimento tumoral.

O professor de radiologia da Universidade Yang Ming John J.J. Hwang explicou que agora vão realizar o estudo em outros tipos de câncer. Os resultados da pesquisa serão publicados neste mês na revista científica "Public Library of Science One":

— Este medicamento melhora o sistema imunológico, eleva os níveis de serotonina e reduz o fator de necrose nos tumores.

Fonte R7

Digestão faz arroz engordar mais do que o macarrão

Massa tem baixo nível glicêmico e leva mais tempo para ser digerido

Não há mais dúvidas: o macarrão engorda menos do que o arroz branco. Além disso, os benefícios do alimento superam os do grão e do pão.

Isso porque o macarrão tem baixo nível glicêmico. Dessa forma, leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade.

Apesar de ser um prato tradicional na culinária italiana, o macarrão foi inventado pelos árabes.

O alimento chegou à Itália graças a eles que circularam pela Sicília e península Ibérica durante a Idade Média.

Na fórmula do macarrão também existe uma baixa concentração de sódio, gordura e colesterol. Ele também é rica fonte de carboidrato, elemento essencial para produzir energia para o dia a dia.

O consumo da massa também beneficia o cérebro ao reabastecer as suas reservas de energia.

O macarrão facilita a captação do triptofano, um precursor da serotonina que está ligado às sensações de calma e bem-estar.

Consumido com molho de tomate, ele é menos calórico do que o arroz. Em 110 g, um prato de macarrão chega a ter 122 calorias, contra 138 do arroz na mesma proporção.

Fonte R7

Vacina contra Parkinson é testada em humanos na Áustria

No Brasil, o mal atinge entre 100 a 200 pessoas em cada 100 mil habitantes

O primeiro teste em pacientes para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson teve início ontem na Áustria. No Brasil, o mal atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde. A novidade foi anunciada pela empresa de biotecnologia austríaca Affiris.

Batizada de PDO1A, a vacina ataca a proteína alfa-sinucleína, responsável no desenvolvimento da doença. O Parkinson é provocada por depósitos da proteína de forma patológica no cérebro.

No entanto, ainda não se sabe ao certo qual é a função convencional da alfa-sinucleína no cérebro. Uma hipótese defendida pelos pesquisadores é de que ela possa ajudar na comunicação entre os neurônios.

Fonte R7

Comportamentos estranhos podem esconder grave problema de saúde

São pessoas com hábitos nada normais e muitas vezes que agem com exagero

São pessoas com hábitos nada normais e muitas vezes que agem com exagero.

Um homem que tem o corpo tatuado, uma mulher que tem mania de bronzeamento artificial e uma brasileira que ficou famosa pelo excesso de silicone que aplicou nos seios.

Confira a reportagem:


Fonte R7

Menina em estado quase vegetativo responde ao ouvir Justin Bieber

meninaMúsicas do cantor fazem a garota sorrir e chutar

Uma das coisas que Megan Ham, de 11 anos, em estado quase vegetativo, consegue responder é quando ela escuta Justin Bieber.

A garota, de Vancouver, sofre de Lissencefalia, uma condição neurológica rara, que a faz ter crises várias vezes ao dia, deixando a incapaz de andar e falar.

Os médicos disseram à família que provavelmente a garota nunca seria capaz de reconhecê-los ou expressar suas emoções.

Os pais de Megan acharam que ela não passaria do segundo aniversário, mas já com onze anos, ela surpreendeu a todos quando respondeu com chutes e sorrisos ao ouvir a música do Justin Bieber.

Sua professora, Kim Graves, foi a primeira pessoa que percebeu que o cantor surtia um efeito profundo na jovem.

Segundo a Fox News, os médicos nunca pensaram que a música de Bieber fosse fazer Megan reagir e interagir com sua família.

Depois que a história da garota apareceu na televisão, o cantor prometeu que iria visitá-la.

Fonte R7

Unicef indica pneumonia e diarreia como principais causas de morte infantil

São 18% e 11%, respectivamente, dos óbitos — Malária tem 7%, e Aids, 2%

Pneumonia e diarreia são as duas principais causas de morte infantil no mundo, principalmente entre os pobres, informou nesta sexta-feira um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Unicef informou que estas duas doenças matam mais de dois milhões de crianças ao ano, o que representa 29% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo, mas algumas iniciativas simples poderiam salvar muito mais vidas nos próximos anos.

O documento exorta os 75 países com as maiores taxas de mortalidade a buscar um "enfoque de equidade" para todas as crianças de forma a evitar as mortes por diarreia e pneumonia.

As intervenções incluem a vacinação contra as principais causas de pneumonia e diarreia, o incentivo à amamentação infantil, a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento básico, assim como a oferta de antibióticos contra pneumonia e soluções para a reidratação para a diarreia.

"Estimativas baseadas em modelos sugerem que em 2015, mais de dois milhões de mortes infantis por pneumonia poderiam ser evitadas nos 75 países com maior índice de mortalidade", destacou o informe.

Isso seria possível se as principais ações contra a pneumonia e a diarreia alcançassem cobertura nacional ao nível do que recebem 20% dos lares mais ricos de cada país, acrescentou.

Cerca da metade das mortes infantis no mundo por diarreia ou pneumonia acontece em cinco países: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e Etiópia, destacou o informe.

O documento ressaltou que, apesar de alguns avanços na oferta de vacinas contra o 'Haemophilus influenza' tipo b, assim como de vacinas antipneumocócicas conjugadas e de vacinas contra o rotavírus nos países mais pobres, mais esforços são necessários.

A falta d'água e saneamento é outro obstáculo fundamental, com 783 milhões de pessoas no mundo sem acesso à água potável e 2,5 bilhões sem saneamento.

"Quase 90% das mortes por diarreia ao nível mundial foram atribuídas à insalubridade da água, ao saneamento inadequado e à falta de higiene", destacou o informe.

"Lavar as mãos com água e sabão, em particular, é uma das intervenções de saúde com maior custo-benefício para reduzir a incidência, tanto da pneumonia infantil quanto da diarreia", acrescentou.

A pneumonia é responsável por 18% das mortes infantis em todo mundo anualmente e a diarreia está relacionada com el 11%.

A título de comparação, a Aids é responsável por 2% das mortes infantis mundiais e a malária, de 7%, acrescentou o documento.

Fonte R7

Saiba o que fazer para evitar aquela "gripe chata" neste frio

Tomando os cuidados corretos, você pode evitar aquele resfriado indesejado

Várias regiões do Brasil estão sofrendo com as baixas temperaturas neste feriadão: o Rio Grande do Sul está com marcas abaixo de 0ºC em diversas cidades, enquanto a cidade de São Paulo teve a tarde mais fria do ano nesta sexta-feira, por exemplo. O mau tempo tem prejudicado até aeroportos, inclusive no Rio de Janeiro.

Com temperaturas tão baixas assim e aquele "friozinho", sempre tem gente pegando aquela gripe. O número de casos de doenças respiratórias, inclusive, aumenta de 30% a 40% nesta época.

Líquidos: o consumo de líquidos é indispensável. É essencial que a pessoa beba bastante água. Aquela que não bebe pode ter certeza que terá mais chances de pegar um resfriado ou uma gripe. Não só água, como também sucos de frutas: laranja, acerola, maracujá, pois contêm bastante vitamina C.

Ventilação: em períodos mais frios e secos, as pessoas precisam ficar em lugares com maior ventilação. Com este frio, as pessoas preferem ficar em lugares fechados e quentes. Isso é prejudicial à saúde, porque sem ventilação, as chances de pegar alguma doença viral ou bacteriana são maiores.

Alimentação: cuide bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes.

Respiração: colocar uma bacia com água no quarto é uma boa dica. O procedimento evita irritações nasais e previne problemas respiratórios. Da mesma forma, é importante fazer inalações e usar o umidificador para que não haja acúmulo de bactérias em casa ou no trabalho.

Histórico: para aqueles que já têm problemas respiratórios, como asma ou bronquite, recomenda-se a continuação do uso dos medicamentos. Além da prevenção em casa, é necessário que haja um acompanhamento médico.

Rinite: a rinite é a mais comum das doenças respiratórios desta época. Ela é, de fato, uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são variadas: pode ser uma alergia, uso de produtos químicos irritantes, medicamentos e até resfriados. Mas é muito comum o surgimento da inflamação por causa do frio e do uso de roupas de lã e cobertores com acúmulo de poeiras.

Fonte R7

Silicone explode os seios e faz mulher levar 310 pontos

siliconeEla evitou até próteses PIP para tentar garantir o sonho de usar biquíni

Kylie Hudson sempre sofreu por não ter seios tão volumosos quanto ela queria. Na verdade, ela não tinha volume algum — tanto que nem existia tamanho de sutiã para ela. Só que, quando ela finalmente conseguiu o implante de silicone com que sonhava, as próteses explodiram.

Ela é mãe de três filhos, tem 27 anos e mora em Bridlington, Inglaterra. Fez o implante e foi aproveitar suas férias. Seria a primeira vez na vida que ela usaria biquíni. Mas o sonho acabou antes mesmo de começar:

— Meu "corpo de praia" literalmente explodiu. Com todo aquele caso da PIP [próteses francesas que deram problemas], fiz questão de me certificar de que estava colocando próteses seguras.

Agora o corpo dela também pode rejeitar novas próteses, segundo os médicos. E ela pode ficar com a pele, flácida, sobrando.

— Agora eu estou vivendo um pesadelo. Para aquelas que querem fazer plástica só para ter seios maiores, eu diria para que pensem seriamente sobre os riscos. Eu estou devastada.

Segundo o tabloide inglês The Sun, depois de conseguir ver os implantes dentro dela, ela levou 310 pontos na cirurgia.

— Em vez de usar o biquíni que eu sonhava, eu vou ter que cobrir as centenas de pontos e usar peças esportiva em baixo da roupa.

Fonte R7

Austrália adota plano para detectar transtornos mentais na infância

Metade dos problemas mentais começa a se manifestar bem cedo

A Austrália começará a aplicar no dia 1º de julho um plano nacional para detectar sinais de transtornos mentais nas crianças a partir de três anos, que se prevê beneficiará cerca de 27 mil pessoas, informa neste domingo a imprensa local.

Pediatras e psicólogos decidirão que crianças com problemas de comportamento são candidatos a entrar neste programa, que começa com um orçamento de 11 milhões de dólares australianos (US$ 10,91 milhões).

A metade dos problemas mentais que as pessoas sofrem começa a se manifestar na infância, concretamente a partir dos três anos, segundo a Associação Médica Australiana.

"Temos que ter muito cuidado para não diagnosticar comportamentos normais. Este é o perigo real com as crianças", assinalou o presidente da Associação Médica Australiana, Steve Hambleton.

Os diagnósticos que podem representar um transtorno mental grave são autismo, psicose, esquizofrenia, paranoia, os de personalidade de tipo limite ou antissocial, os generalizados do desenvolvimento e os afetivos graves.

Fonte R7

Andar a cavalo contribui no tratamento de distúrbios alimentares

Além disso, atua também na parte física e emocional da pessoa

A Equoterapia (andar acavalo) contribui no tratamento de distúrbios alimentares. A atividade atua tanto na parte física quanto emocional, ajudando as pessoas que sofrem de anorexia, ansiedade, bulimia, insegurança, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) que acabam descontando na comida.

A fisioterapeuta Letícia Junqueira explica:
— Os exercícios em cima do cavalo vão atuar no controle e, em alguns casos, normalização desses sintomas, fazendo com que o praticante comece a se gostar mais e não deixe de se alimentar corretamente devido aos problemas emocionais.

Ao realizar os exercícios, o nível de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade, aumenta e faz com que a pessoa melhore a autoestima, além de ajudar na diminuição dos distúrbios alimentares.

Os resultados do tratamento dependem do estado psicológico da pessoa e também do tipo de distúrbio que ela tem.

Fonte R7

Números da dengue

Prefeitura de Mariápolis - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Mariápolis, Estado de São Paulo, lançou edital Nº 01/2012 de processo seletivo para contratação de pessoal, em caráter temporário. O objetivo é prover os cargos de agente comunitário de saúde, médico PSF e monitor de transporte escolar.
São oferecidas 11 vagas, sendo 06 para agente comunitário de saúde, 01 para médico PSF e 04 para monitor de transporte escolar. A remuneração é de R$ 622,00 para agente comunitário de saúde, R$ 7.000,00 médico PSF e R$ 622,00 para monitor de transporte escolar, em jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico da organizadora CEMAT (www.cematconcurso.com.br) no período de 04 a 13 de junho de 2012. A taxa de inscrição oscila entre R$ 35,00 e R$ 45,00. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar o ACESSA São Paulo, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, localizado à Rua São Sebastião, no 603, na cidade de Mariápolis-SP.
As provas serão aplicadas na cidade de Mariápolis-SP, na data de 24 de junho de 2012 (domingo), na E.M.E.F. "Nelson Magnani", localizada à Avenida Prefeito Joaquim da Costa e Silva, nº 710, no horário com início às 9h00 (nove horas).
O certame terá validade de 01 ano, contando da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vila Propício - GO

A Prefeitura de Vila Propício, Estado de Goiás, visando reforçar seu quadro de servidores, informa que estão reabertas as inscrições para concurso público. Serão ofertadas 749 vagas, sendo 182 imediatas e 567 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 5.000,00. Confira o edital.
Cargos
Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Biomédico, Procurador Municipal, Profissional da Educação, Professor, Fiscal de Obras/Postura e Vigilância Sanitária, Monitor Esportivo, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Executor Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Merendeira, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Gari, Auxiliar de Limpeza e Braçal.
A carga horária dessas ocupações poderá ser de 20, 30 ou 40 horas semanais
Inscrição
O candidato deverá realizar sua inscrição via internet, através do site www.ebraconconcursos.com.br, até às 23:59 horas do dia 11 de junho de 2012, horário de Brasília.
Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, sendo reservadas 5% das vagas de cada cargo oferecidas no concurso.
O valor da taxa de inscrição será: R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 35,00 para o cargo de nível médio e R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
Prova
A prova objetiva será aplicada na cidade de Vila Propício, na data, local e horário informados no site www.ebraconconcursos.com.br e no placar deste órgão, até no 10º dia útil após o encerramento das inscrições.
Os títulos a serem avaliados deverão ser enviados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340,Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por sedex, durante todo o período de inscrição do concurso e até o 1º dia útil após o encerramento das inscrições.
Este certame terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

SIMSAÚDE - Ubá lança edital de processo seletivo

O SIMSAÚDE - Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região, Estado de Minas Gerais, promoveu o edital 001/2012 para a realização de processo seletivo. O objetivo do Consórcio é contratar novos servidores por tempo determinado, oferecendo vencimento que varia entre R$ 622,00 a R$ 1.758,50, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
São ofertadas vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista / Telefonista, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia e Enfermeiro.
As inscrições serão efetuadas até o dia 15 de junho de 2012, no endereço eletrônico www.ecapconsultoria.com.br, devendo o candidato pagar taxa de R$ 27,00 (nível fundamental), R$ 31,50 (nível médio) ou R$ 40,50 (nível superior).
A prova objetiva será realizada na data provável 24 de junho de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br.
O gabarito preliminar será divulgado no site www.ecapconsultoria.com.br no mesmo dia de realização da prova objetiva. O processo seletivo será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Hospital Padre Bento – SP abre vagas

No Estado de São Paulo, o processo seletivo nº 024/2012 do Hospital Padre Bento, Guarulhos, prossegue recebendo inscrições. Trata-se da seleção promovida pelo Complexo Hospitalar Padre Bento, que pretende contratar 05 profissionais na área de medicina.
As oportunidades são para Médico com especialidade em Clínica Médica. Os aprovados em seleção deverão atuar no referido Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, São Paulo.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de junho de 2012 na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, situado à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.
Os candidatos serão avaliados a partir da análise curricular. O prazo de validade deste processo seletivo será de 12 meses, mas poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Cachoeirinha (RS) abre vagas

Foram divulgados os editais 025 e 026/2012 para realização do processo seletivo da Prefeitura de Cachoeirinha, Estado do Rio Grande do Sul. A seleção visa preencher 79 vagas de nível fundamental e superior, com salário de até R$ 10.100,08 e jornada de trabalho entre 08 e 40 horas semanais.
Cargos: Médico (36), Auxiliar de Serviços Gerais (18), Cozinheira (19) e Servente (06).
A inscrição para o cargo de Médico deverá ser efetuada no setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Cachoeirinha, localizado na Av. Flores da Cunha, 2209, no período de 06 a 15 de junho de 2012, das 9 horas às 17 horas, já para os demais cargos deverão ser efetuadas até o dia 12 de junho de 2012, no mesmo local e horário.
O processo seletivo será constituído de análise de títulos (para os cargos de médico) e análise do curriculum para os demais cargos, a serem entregues juntamente com as inscrições.
A classificação dos candidatos (Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira e Servente) com inscrições aceitas será definida após análise do Curriculum pela Comissão de Julgamento no dia 13 de junho de 2012, às 14h e 30min.
O resultado com a classificação final para o cargo de médico será publicado no mural Oficial no hall de entrada da Prefeitura de Cachoeirinha, na data provável de 18 de junho de 2012, às 9 horas.

Concurso Prefeitura de Machado (MG)

A Prefeitura de Machado, Estado de Minas Gerais, através da empresa SESP Concursos, publicou edital para realização de concurso público oferecendo 61 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 3.743,97, lembrando que serão reservadas a candidatos portadores de deficiência 5% das vagas.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar Sanitário, Motorista, Operador de Máquina Leve e Pesada, Pedreiro, Profissional Braçal, Profissional dos Serviços Gerais e Rondante;
Nível Médio: Agente de Administração, Agente Fiscal e Técnico de Enfermagem;
Nível Superior: Advogado, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta, Médico (Urologista, Clínico Geral, Ginecologista, Médico Pediatra e Psiquiatra), Nutricionista, Professor Municipal, Psicólogo, Professor de Educação Básica, Supervisor Pedagógico e Veterinário.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas via internet no período de 18 de junho até o dia 18 de julho de 2012, utilizando-se do endereço eletrônico www.sespconcursos.com.br.
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na sede da Prefeitura de Machado/MG, situada na Praça Olegário Maciel, nº 25 – Bairro Centro – Machado -MG, das 12:00h às 17:00h, exceto sábados, domingos e feriados.

Taxas de inscrição
Nível fundamental: R$ 28,31, 30,67, 35,38, 37,53 e 61,71;
Nível médio: R$ 58,91 e 58,89;
Nível superior: R$ 47,75, 54,93, 67,95, 78,64, 135,65, 167,92 e 224,63.

Provas
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 02 de setembro de 2012, às 09h00, na Escola Estadual Iracema Rodrigues, situada à rua Irmão Arnaldo Izidoro n.º 500 Centro - Machado/MG e na Escola Estadual Gabriel Odorico, Avenida Santa Cruz, 315, Centro - Machado MG.
Os gabaritos oficiais das Provas Objetivas serão publicados no quadro de avisos do Município de Machado- MG - Sito à Praça Olegário Maciel, nº 25 – Bairro Centro - Machado -MG e no site www.sespconcursos.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas, até as 13h00.
Validade
O concurso público terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Instituto Clemente Ferreira abre vagas

Através do edital de processo seletivo nº 001/2012, divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o Instituto Clemente Ferreira contratará médicos especialistas em pneumologia, com ênfase em pneumologia pediátrica. Os aprovados na seleção do instituto, que é um órgão beneficente criado em 1956, deverão receber remuneração baseada na Referência I, conforme especifica a lei que regimenta esse fator.
Requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em gozo de boa saúde física e mental, não ser portador de deficiência incompatível com o exercício da atividade a ser desempenhada, possuir residência médica, completa ou estar cursando especialização em pneumologia.
Inscrições: Estarão abertas no período que compreende 11 de junho a 10 de julho de 2012, no Núcleo de Recursos Humanos do Instituto Clemente Ferreira, situado à Rua da Consolação, 717, Consolação, São Paulo. No momento da inscrição o interessado deverá apresentar documentos pessoais, original e cópias, tais como: RG, CPF, CRM e currículo.
Seleção: Avaliação curricular que será realizada com base nos títulos apresentados. Segundo consta no edital será considerado habilitado o candidato que somar 05 pontos nesta avaliação curricular.
Validade da Seleção: Será de 01 ano, podendo sofrer prorrogação por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Antônio Carlos (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Antônio Carlos, Estado de Santa Catarina, divulgou aviso do edital Nº. 004/2012 de processo seletivo. A seleção visa preencher cargos na Secretaria Municipal de Saúde, admitidos em caráter temporário.
Cargos vagos: Médicos e Técnico em Enfermagem.
As inscrições serão efetuadas do dia 06 a 22 de junho de 2012, na Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Antônio Carlos, Praça Anchieta, nº 10, Centro, Antônio Carlos, SC, das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.
A prova está prevista para 28 de junho de 2012.
Maiores informações na Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Antônio Carlos.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Minas - MG

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público para o provimento de cargos de nível superior nas áreas de saúde, contabilidade e educação. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas distribuídas entre as funções de Contador, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Prof. Educação Basica Séries Finais e Professor de Informática.
Além do curso superior, o edital estabelece que os candidatos devam possuir registro da especialidade nos respectivos conselhos de cada classe que assim o exige. A remuneração oferecida oscila entre as cifras de R$ 1.079,27 a R$ 2.798,34, com exceção do cargo de Professor educação básica, que tem o vencimento baseado em hora/aula no valor de R$ 14.64.
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas de 08 de agosto até o dia 6 de setembro de 2012 através do site www.jcmconcursos.com.br. Quem preferir se inscrever de forma presencial poderá deslocar-se ao Posto de Inscrição instalado na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, localizada na Praça da Liberdade, s/nº, centro, das 13h às 16h.

A taxa de inscrição oscila entre R$ 40,00 e R$ 85,00.

Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório formulada com questões de múltipla escolha. As provas deverão ser realizadas, provavelmente, no dia 14 de outubro de 2012. O horário e local da realização das provas será divulgado em data oportuna.
Os gabaritos serão divulgados no dia 15 de outubro de 2012 no mural na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas e no site da organizadora: www.jcmconcursos.com.br.
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis - RO

A Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, Estado de Rondônia, através do Instituto Exatus Ltda - ME, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 11 vagas para os cargos de médico, fisioterapeuta e professor de nível superior. Os salários variam de R$ 1.518,00 a R$ 6.100,00 em carga horária de 20, 30 e 40h semanais.
As inscrições serão feitas até o dia 14 de junho de 2012, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com. A taxa é de R$ 70,00.
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 24 de junho de 2012, iniciarão às 8hs e terminarão às 11hs (horário local) em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público. Se necessário poderão ser criados dias, horários e locais alternativos para a aplicação das provas. Os gabaritos com as respostas corretas estão previstos para serem divulgados no dia 24 de junho de 2012, às 14 horas.
A validade do concurso será de 02 anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Sebastião Barros - PI

A Prefeitura de Sebastião Barros, Estado do Piauí, através da empresa Fundelta, lançou edital nº 06/2012 de concurso público com vista ao preenchimento de vagas em seu quadro de pessoal. Serão oferecidas 35 vagas em cargos de nível superior e médio com salários de até R$ 8.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos:
Médico, Enfermeiro, Dentista, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico, Assistente Social, Agente de Controle Interno, Professor Classe B - Letras Português, Professor Classe B - Matemática, Professor Classe B - Inglês, Professor Classe B - História, Professor Classe B - Geografia, Professor Classe B - Ciências, Professor Classe A - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal e Agente de Vigilância Sanitária.

Inscrições:
As inscrições poderão ser feitas via internet no site www.fundelta.com.br até o dia 24 de junho de 2012. A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 a R$ 90,00.
Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão efetuar sua inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Sebastião Barros, localizada na Rua 1º de Janeiro, s/nº, Centro, em Sebastião Barros-PI.
Provas:
A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 29 de julho de 2012, no município de Sebastião Barros, Estado do Piauí. Até 07 dias antes da data de realização das provas, será disponibilizado no site da organizadora o "Cartão de Inscrição", no qual constarão o local e o horário de realização da prova pelo candidato.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser renovado por igual período, se for conveniente para a Administração Municipal.

Concurso Hospital Regional de Assis

Através do Diário Oficial do Estado de São Paulo, foram lançados os editais de nº 063/2012 064/2012 e 065/2012, que dispõem sobre a abertura de concurso público para provimento de vagas no quadro de profissionais do Hospital Regional de Assis, em São Paulo. As vagas são para os cargos de Técnico de Laboratório, Agente de Saúde e Técnico de Radiologia, totalizando 06 vagas, sendo Médio/Técnico o nível de escolaridade exigido.
Segundo consta em edital, a remuneração para os referidos cargos é a seguinte:
Técnico de Laboratório: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo no valor de R$ 287,00.
Agente de saúde: R$ 731,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 247,00.
Técnico de Radiologia: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 288,00.

Inscrições 
Os interessados em alguma destas vagas precisam efetuar a inscrição até o dia 22 de junho de 2012 presencialmente no Hospital Regional de Assis, situado à Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/nº. Assis-SP. A taxa de inscrição será de R$ 40,57.

Provas
Este concurso terá como forma de classificação e eliminação a aplicação de Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos com questões de múltipla escolha. O edital estabelece que a prova ocorrerá na cidade de Assis, Estado de São Paulo, na provável data de 29 de julho de 2012. Os inscritos serão convocados através de edital de convocação a ser publicado também no Diário Oficial do Estado de São Paulo (www.imprensaoficial.com.br).
Este concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Conheça um Pouco do Hospital Regional de Assis
O Hospital Regional de Assis surgiu de uma necessidade específica para combater ou suprir o déficit de leitos hospitalares na respectiva cidade de Assis. No ano de 1972 o Rotary Club, Mitra Diocesana e outros segmentos filantrópicos dão início à construção do hospital para a cidade de Assis denominado Hospital Distrital de Assis.
O hospital com 75% das obras prontas foi repassado ao governo do Estado de São Paulo em 1988. Aberto desde 1991 este Hospital foi considerado em 2012 como o nonagésimo melhor Hospital do Estado de São Paulo, segundo avaliação feita pelo Sistema Único de Saúde que efetuou uma pesquisa, segundo consta no site oficial do Hospital, onde ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos conveniados.

Portugal: “Impor essa medida é intolerável e inaceitável”

Correio da Manhã – Os médicos de família que vierem a ser contratados pelo Ministério da Saúde devem atender quatro doentes por hora. É razoável?
Rui Nogueira – Essa medida é uma falta de respeito para com o doente e o médico. É intolerável e inaceitável que o ministério queira impor essa medida. Aliás, espero que acabe por retirar mesmo a contratação de serviços médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de empresas.

– E o que é que acontece se a tutela não anular a contratação?
– Se esses procedimentos não forem anulados, os médicos dos centros de saúde juntam-se à greve nacional marcada para os dias 11 e 12 de Julho, tal como já foi anunciado. Não gostamos de fazer greve, mas tem de ser. A tutela não dá outra alternativa. Lamentamos os distúrbios no funcionamento do SNS, mas a nossa preocupação é com os portugueses e o futuro do SNS.

– Os doentes é que ficam prejudicados...
– Os doentes já estão a ser prejudicados com a lentidão com que está a ser efectuada a abertura de novas unidades de saúde familiares e com o fecho de muitos serviços de saúde espalhados por todo o País.

– São sinais da crise económica que o País atravessa?
– São sinais da delapidação do bem social que temos nos serviços públicos.

– Quer dar exemplo de outras situações que considera que estejam a afectar os cuidados de saúde primários?
– Os ataques à autonomia organizativa e técnica dos médicos de família são preocupantes. Além disso, é preciso referir que os médicos que não detenham a especialidade de Medicina Geral e Familiar não estão devidamente qualificados para trabalhar na primeira linha do SNS.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Casal de enfermeiros tem de devolver 15 mil euros

O casal de enfermeiros da Unidade de Saúde de Macedo de Cavaleiros, que em Setembro do ano passado foi suspenso por ter cobrado ao hospital dinheiro por horas extras que nunca fez, terá de devolver 15 mil euros.

Esta é a conclusão do inquérito da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, que não tem dúvidas de que o enfermeiro adjunto da direcção do hospital e a mulher, que trabalhava na unidade de cuidados continuados, lesaram a unidade de saúde.

Entretanto, o Ministério Público continua a investigar o caso, nomeadamente se terá havido mais envolvidos no esquema. Recorde-se que a situação foi detectada através de uma auditoria que analisou os horários de trabalho e as entradas no serviço dos enfermeiros.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Remédio está sob investigação

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) está a investigar a escassez do Sinemet 25 mg/100 mg, para o tratamento da doença de Parkinson, nas farmácias. Os doentes queixam-se da dificuldade em comprar o remédio, para o qual não há alternativa.

Fontes contactadas pelo CM afirmam haver "suspeitas de exportação do medicamento, porque sai do laboratório mas não chega às farmácias em quantidades suficientes para as necessidades". Fonte do Infarmed afirmou que o "caso está em investigação", após denúncias por parte de doentes e farmácias.

O laboratório que produz o Sinemet, Merck Sharp & Dohme, garante ao CM que reforçou o fornecimento às farmácias. "Entre Janeiro e Abril, foram vendidas 140 mil embalagens, mais 12 por cento do que em igual período de 2011."

Duarte Abreu, da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, afirma que há doentes que "compraram o medicamento no estrangeiro". "O Sinemet é o remédio-base, temos de o tomar várias vezes ao dia", explica Duarte Abreu.

Fonte Correio da Manhã

Áustria: Cadáver de obesa provoca incêndio em crematório


Bombeiros de Graz ficaram cobertos de gordura incinerada
A extrema gordura no cadáver de uma obesa com mais de 200 quilos provocou um incêndio num crematório da cidade austríaca de Graz. Com a temperatura a atingir 300 graus e a gordura a obstruir os filtros de ventilação, o isolamento do forno crematório pegou fogo.

O caso insólito, agora noticiado pela imprensa internacional, ocorreu em meados de Abril, levando os bombeiros - cujos fatos ficaram cobertos de gordura incinerada - a combater o incêndio direccionando as mangueiras para as condutas de ventilação.

Citado pela televisão pública austríaca, Otto Widetschek, ex-chefe dos bombeiros de Graz, sublinhou que será preciso construir crematórios especializados em cadáveres de obesos, tal como já acontece na Suíça, visto que se têm verificado incêndios deste tipo em vários pontos da Europa.

Fonte Correio da Manhã

Voz de namorada indonésia faz chorar britânico em coma

Os médicos avisaram a família de Mathew Taylor de que o britânico de 31 anos poderia nunca acordar do coma profundo em que se encontrava devido a um acidente de motocicleta na Indonésia. Mas tudo mudou quando ouviu a voz da namorada, num telefonema feito a milhares de quilómetros de distância, pelo que a esperança voltou a ser a última a morrer…

Mathew Taylor sofreu um acidente de mota em Balí, onde vivia com a namorada há 18 meses, segundo o 'Daily Telegraph'. Estavam noivos e faziam planos para casar quando o trágico acidente alterou o destino.

O jovem profesor sofreu graves traumatismos cranio-encefálicos, foi operado em Balí e transferido para o Reino Unido. A namorada Handayani Nurul, de 27 anos, conseguiu um visto de três meses para acompanhar o noivo, mas teve de regressar à Indonésia.

Apesar da distância, o seu telefonema teve algo de milagroso. "Ele tinha lágrimas nos olhos. Ela perguntou-lhe alguma coisa e ele disse um 'sim' sem emitir som, enquanto as lágrimas lhe caíam pelo rosto. Foi brilhante", explicou Simon Moore, padrasto de Mathew, ao jornal britânico.

Desde que ouviu a voz da namorada, o jovem passou a um estado de coma menos profundo, levantando a mão sempre que ouve o telefone tocar.

"Cada caso é diferente, mas sabemos de vários exemplos de pessoas que despertam de comas, recuperam e vivem vidas felizes e realizadas", explicou o porta-voz do hospital. "Casos como o do Mathew demonstram que a terapia de estímulos aplicada a doentes em coma pode ter resultados muito positivos", acrescentou Luke Griggs.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Hospital de Santo André disponibiliza aos utentes tradução em nove línguas

O Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, tem disponível uma bolsa de tradutores em nove línguas europeias e 13 voluntários para apoio no tratamento de utentes estrangeiros.

Segundo o administrador da Gestão de Doentes, José Carlos Borges, o projeto iniciado em 2005 é "uma peça fundamental na humanização dos cuidados de saúde do hospital".

Este responsável considerou que o hospital tem de "dar resposta" a todos os utentes que procuram cuidados de saúde, pelo que este pretende "facilitar a comunicação entre utentes estrangeiros e profissionais de saúde".

Fonte Destak

Portugal: Greve dos trabalhadores da cantina do Hospital de S. João com adesão "muito elevada" - sindicato

A greve de hoje dos trabalhadores da cantina do Hospital de S. João, Porto, está a registar uma adesão "muito elevada", mas as refeições dos doentes estão garantidas, afirmou à Lusa o dirigente do sindicato do sector.

Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria e Turismo, restaurantes e Similares do Norte, disse que "dos 125 trabalhadores, apenas cinco" não aderiram ao protesto, juntando-se assim aos 17 que tinham sido destacados para os serviços mínimos.

"Serão servidas as refeições dos doentes internados, mas os médicos, os enfermeiros e demais funcionários terão de procurar alternativas", acrescentou Francisco Figueiredo.

Fonte Destak

Excesso de videogame eleva isolamento e agressividade das crianças, diz estudo

Pesquisa alerta para riscos de jogos eletrônicos; vício pode anular capacidade de interação social

Crianças que jogam até 16 horas de videogames por dia podem estar viciadas e desenvolver comportamento mais agressivo, intolerante e de isolamento da sociedade, segundo aponta um estudo da Associação Britânica de Gerenciamento da Raiva (BAAM, na sigla em inglês).

Em uma pesquisa que ouviu 204 famílias da Grã-Bretanha, a entidade ressalta os riscos do excesso da atividade e a necessidade de que os pais estabeleçam limites na relação que as crianças desenvolvem com os jogos eletrônicos.

Os pais de crianças entre 9 e 18 anos acreditam que o videogame influencie o convívio familiar e as habilidades sociais de seus filhos. A pesquisa apurou que 46% dos pais acham que o excesso dos jogos leva a menos cooperação em casa.

"A situação mais típica que encontramos é da criança que se torna irritada e agressiva quando solicitada a arrumar o quarto, fazer os deveres de casa ou jantar, quando o que ela realmente quer é continuar jogando videogame", disse Mike Fisher, diretor da BAAM.

Na escola, professores se queixam de alunos com falta de concentração, sonolência, irritabilidade e dificuldades de interagir com os colegas. Mas esses são apenas alguns dos efeitos que a obsessão pelos jogos pode causar, explica Fisher.

Estudos e exemplos práticos mostram que a continuidade do isolamento social pode levar a casos extremos como o dois dois adolescentes que mataram 12 colegas e um professor em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, e do norueguês Anders Breivik, que em julho do ano passado matou 69 pessoas em um ataque a uma colônia de férias. Nos dois casos emblemáticos os assassinos passavam mais de dez horas por dia jogando videogames violentos.

"Breivik admitiu jogar 'Call of Duty', um game de violência, por mais de 16 horas por dia, com o objetivo de treinar a coordenação necessária para atirar com eficiência", diz Fisher.

Fuga da realidade
Embora o início do interesse pelo videogame esteja relacionado a uma diversão saudável - estágio no qual muitas crianças e adolescentes permanecem e que não tem grandes efeitos nocivos - o aumento do número de horas em frente da tela e o distanciamento do convívio social está ligado a uma fuga de questões emocionais.

"Atualmente as famílias e a escola não estão preparadas para lidar com a crescente frustração e outras dificuldades enfrentadas pelas crianças. Muitos encontram nos videogames uma realidade virtual para fugir de suas próprias emoções", diz Fisher.

Na visão da BAAM, que oferece tratamento e sessões de terapia a jovens entre 13 e 17 anos, em casos extremos a capacidade de empatia e cooperação com outros seres humanos chega a ser praticamente anulada. Os resultados mostram que 67% das crianças jogam sozinhas, 38% com amigos e 54% em plataformas online.

Muitos adolescentes não conseguem mais se identificar com sentimentos de compaixão, solidariedade e outros aspectos de convivência em grupo, e alguns chegam a replicar as cenas de violência dos jogos na realidade, quando confrontados com desafios, ordens, pedidos ou situações em que ficam irritados com irmãos, amigos ou colegas de classe.

Limites
Os resultados da pesquisa britânica reforçam tais padrões psicológicos e alertam para a necessidade de os pais identificarem e tomarem atitudes.

Para Mike Fischer, as famílias precisam deixar claro às crianças e adolescentes que o desrespeito às regras da casa e o número excessivo de horas em frente à tela do videogame serão punidos. "Achei que teríamos resultados ainda mais negativos, mas de qualquer forma são números preocupantes. Os pais precisam determinar a quantidade de horas que as crianças jogam. Muitos pais querem paz e tranquilidade, e assim a criança aprende que ao ficar irritada conseguirá o que quer", diz o diretor da BAAM, acrescentando que a entidade treina os pais a estabelecerem limites.

Fonte Estadão

Pesquisa comprova benefício da bengala para artrose de joelho

Acessório ajuda a reduzir dor e consumo de anti-inflamatórios; nenhum estudo havia investigado se prática é realmente benéfica

Pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o uso de bengala por pacientes com artrose de joelho ajuda a reduzir a dor e o consumo de anti-inflamatórios, além de melhorar a capacidade de locomoção.

A recomendação faz parte das diretrizes das principais sociedades médicas do mundo mas, embora existam relatos sobre o uso de bengala desde a antiguidade, nenhum estudo havia investigado, até então, se a prática é realmente benéfica.

“Qualquer intervenção médica, seja para diagnóstico ou tratamento, deve ser baseada em evidências científicas. Por isso, delineamos esse estudo seguindo o mais alto padrão de qualidade científica. Foi feito um ensaio controlado, randomizado e com avaliador cego”, contou o médico Jamil Natour, coordenador da pesquisa que teve apoio da FAPESP.

Os resultados do estudo realizado com 64 pacientes foram publicados na revista Annals of the Rheumatic Diseases, uma das mais importantes da área de reumatologia, com destaque no editorial.

A artrose é uma doença causada pela degeneração das cartilagens que revestem as articulações. A dor e o impacto funcional variam de acordo com a região afetada e o grau de comprometimento da cartilagem.

“Quando atinge o joelho, a artrose pode ser muito incapacitante. O paciente sente muita dor e perde autonomia. Tem grande impacto na qualidade de vida”, disse Natour.

Os casos mais leves são tratados com medicamentos analgésicos e exercícios para fortalecer a musculatura do membro. Os mais graves podem exigir cirurgia para colocação de prótese.

A bengala é indicada para diminuir a sobrecarga na articulação. “Parte do esforço vai para o membro superior. E o correto é usá-la sempre do lado oposto ao do joelho afetado”, disse Natour.

Os médicos, no entanto, preocupavam-se com o aumento no gasto de energia ao caminhar quando se usa a bengala. “No caso de idosos com problemas cardíacos ou respiratórios, por exemplo, isso deve ser considerado”, afirmou.

Mas a pesquisa mostrou que, após um período de adaptação, o gasto de energia ao andar com e sem a bengala se equipara. “O paciente precisa usar o acessório pelo menos durante um mês para perceber os benefícios”, disse Natour.

Teste de caminhada
Na pesquisa os voluntários foram divididos em dois grupos e passaram por avaliações para medir o nível de dor e a capacidade funcional. Para verificar o gasto energético, foi feito um teste de caminhada de 6 minutos com e sem auxílio de bengala. Durante o trajeto determinado, os pacientes usavam uma máscara que analisa a troca dos gases respiratórios.

Metade do pacientes recebeu uma bengala de madeira para levar para casa e foi orientada a usá-la por dois meses. A outra metade, o grupo controle, manteve o mesmo tratamento, mas não recebeu a bengala. Todos foram reavaliados após 30 e 60 dias.

Ao final, o nível de dor havia diminuído de 20% a 30% no grupo que recebeu a bengala e o consumo de medicamento para dor havia sido menor quando comparado ao do grupo controle. Também houve uma melhora de 20% na capacidade funcional no grupo que recebeu a intervenção.

“No teste feito após 30 dias, o gasto energético ao andar com a bengala tinha se equiparado ao gasto sem o acessório no grupo que sofreu a intervenção. Já no grupo controle, os pacientes ainda gastavam mais energia ao caminhar com a bengala”, disse Natour.

Os resultados podem servir de base para a inclusão da bengala no rol de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), afirmou o pesquisador.

Podem ainda ajudar os médicos a convencer os pacientes a adotar o acessório. “Muitos resistem a usar bengala, pois sua imagem está associada à velhice e à incapacidade. Agora, podemos mostrar os benefícios de forma objetiva”, disse.

O artigo Impact of cane use on pain, function, general health and energy expenditure during gait in patients with knee osteoarthritis: a randomised controlled trial (doi:10.1136/ard.2010.140178) pode ser lido em http://ard.bmj.com/content/71/2/172.full?sid=b8efe0d0-0b72-42b7-bcf4-

Fonte Estadão

Diga não ao aborto

Governo prepara cartilha para mulher que decide abortar

Ministério e especialistas começam a discutir orientações para que procedimento seja feito com segurança

O Ministério da Saúde e um grupo de especialistas se reúnem na segunda-feira para discutir um programa para aconselhamento de mulheres que decidiram abortar. Formada por médicos, antropólogos, juristas e cientistas sociais, a comissão vai sugerir a formulação de uma cartilha, com orientações para que o procedimento seja feito com segurança. O material deverá conter alertas sobre sintomas que podem sugerir complicações no procedimento, como febre e sangramento.

"A intenção é fecharmos o material de orientação em, no máximo, um mês", afirmou o coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Thomaz Gollop.

A rodada de discussão termina no fim do mês, em São Paulo. O formato final do programa será definido pelo ministério. A cartilha conteria, por exemplo, informações para mulher escolher o lugar do procedimento.

"Recomendações, por exemplo, para ela observar a higiene do local, a pessoa encarregada do procedimento. Em suma, a pessoa deve fugir dos serviços de fundo de quintal", disse Gollop.

O grupo foi convidado pela pasta para preparar um programa de redução de danos para aborto, a exemplo do que ocorre no Uruguai e na Cidade do México, para reduzir a morte de mulheres por complicações. No Uruguai, um grupo interdisciplinar faz o aconselhamento. Uma das opções é a oferta do misoprostol, remédio para tratamento de úlcera que é abortivo.

Gollop afirma o grupo não tem ainda um posicionamento sobre esse assunto. "Embora a prescrição seja bastante segura e tenha reduzido de forma significativa o número de complicações, a realidade do Brasil é outra. Temos várias dúvidas." No Brasil, o misoprostol é remédio de uso hospitalar.

Integrante do Movimento Católicas pelo Direito de Decidir, Rosângela Talib, admite a dificuldade: "Sem mudanças, seria o mesmo que encaminhar a paciente para o primeiro camelô da esquina."

"Não é um sistema para incentivar o aborto, mas aconselhar a mulher que já tomou sua decisão", afirma Rosângela. O aconselhamento, completa, é uma reivindicação antiga do movimento feminista.

Em nota, a pasta diz manter uma política para orientar profissionais no atendimento de intercorrências clínicas relacionada à gravidez e o processo precisa ser constantemente aprimorado.

Fonte Estadão

Morre criança que inspirou lei da 'morte digna'

A menina de 3 anos que motivou a aprovação da Lei da Morte Digna pelo Senado argentino morreu na quinta-feira após o respirador que a mantinha com vida ter sido desligado.

Camila Sánchez morreu no Hospital Centro Gallego, de Buenos Aires, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória não traumática, duas horas após ser desconectada do respirador.

A menina havia nascido em 27 de abril de 2009, com uma hipoxia (baixa taxa de oxigênio no sangue) cerebral, que a impediu de respirar durante o parto. Apesar das tentativas de reanimação, ela entrou em coma.

Aos quatro meses, Camila foi submetida a uma traqueostomia e recebeu o implante de um botão gástrico, com o qual permaneceu até anteontem.

Legislação
O caso de Camila veio a público em outubro de 2011, quando sua mãe enviou uma carta à presidente argentina, Cristina Kirchner, na qual reivindicava uma mudança na legislação para o reconhecimento do direito à morte digna. No documento, ela também denunciava que sua filha era vítima de uma "clara obstinação terapêutica".

A Lei de Morte Digna, aprovada por unanimidade pelo Senado argentino em maio, consagra o direito dos pacientes - ou seus tutores legais, no caso de menores de idade - que sofrem doenças irreversíveis, incuráveis ou em estágio terminal, de decidir voluntariamente a retirada de aparelhos de suporte da vida.

Fonte Estadão

Riscos da maconha são 'subestimados', dizem especialistas

Alguém fumando um cigarro de maconha traga quatro
vezes mais alcatrão do que com um cigarro de tabaco,
e cinco vezes mais monóxido de carbono
Especialistas alertam para o fato de o público perigosamente subestimar os riscos à saúde provocados pela maconha.

A British Lung Foundation realizou um levantamento com mil adultos e e constatou que um terço erroneamente acredita que a Cannabis não faz mal à saúde. Outros 88% pensavam incorretamente que cigarros de tabaco seriam mais prejudiciais do que os de maconha --um cigarro de maconha traz os mesmos riscos de um maço de cigarros.

A British Lung Foundation afirma que a falta de consciência é "alarmante".

Uso
Os números mais recentes mostram que 30% das pessoas entre 16 e 59 anos, na Inglaterra e no País de Gales, usaram a Cannabis em suas vidas.

Um novo relatório do BLF diz que há ligações científicas entre fumar maconha e a ocorrência de tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão.

O uso de Cannabis também tem sido associado ao aumento da possibilidade de o usuário desenvolver problemas de saúde mental, como a esquizofrenia.

Parte da razão para isso, dizem os especialistas, é que as pessoas, ao fumar maconha, fazem inalações mais profundas e mantêm a fumaça por mais tempo do que quando fumam cigarros de tabaco.

Isso significa que alguém fumando um cigarro de maconha traga quatro vezes mais alcatrão do que com um cigarro de tabaco, e cinco vezes mais monóxido de carbono, diz a BLF.

A pesquisa descobriu que particularmente os jovens desconhecem os riscos.

Prevenção 
Quase 40% dos entrevistados com até 35 anos --a faixa etária mais propensa a ter fumado Cannabis -- acreditam que maconha não é prejudicial.

No entanto, cada cigarro de Cannabis aumenta as chances de se desenvolver câncer de pulmão para o equivalente aos riscos de quem fuma um pacote inteiro de 20 cigarros de tabaco, a BLF advertiu.

A chefe-executiva da BLF, Helena Shovelton, diz: "É alarmante que, enquanto pesquisas continuam a revelar as múltiplas consequências para a saúde do uso de maconha, ainda há uma perigosa falta de sensibilização do público sobre o quão prejudicial esta droga pode ser."

"Este não é um problema de nicho. A Cannabis é uma das drogas recreativas mais utilizadas no Reino Unido, já que quase um terço da população afirma ter provado."

"Precisamos, portanto, de uma campanha de saúde pública, à semelhança das que têm ajudado a aumentar a conscientização sobre os perigos de se comer alimentos gordurosos ou fumar tabaco, para finalmente acabar com o mito de que fumar maconha é de algum modo um passatempo seguro."

O relatório do BLF recomenda a adoção de um programa de educação pública para aumentar a conscientização do impacto de fumar maconha e um maior investimento na pesquisa sobre as consequências para a saúde de seu uso.

Fonte Folhaonline

Estudos enfatizam controle de efeitos adversos da químio

Se antes o foco da luta contra o câncer era a sobrevivência dos pacientes, outro aspecto da oncologia está ganhando espaço: a busca por qualidade de vida durante e após o tratamento.

No encontro anual da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), que ocorre nesta semana em Chicago, especialistas discutiram como melhorar o controle dos efeitos colaterais da quimioterapia, como náusea e dor.

Editoria de arte/folhapress
O oncologista americano Steven Grunberg, do Fletcher Allen Health Care, falou sobre as falhas de comunicação entre médicos e pacientes.

"Nem todos sabemos como os pacientes se sentem. Pesquisas mostram que eles têm mais efeitos colaterais do que seus cuidadores presumem."

Isso ocorre porque ambos querem limitar o número de medicações, porque o paciente não quer ficar reclamando o tempo todo e, o mais impressionante, porque alguns médicos acreditam que a náusea é um sinal de que o tratamento está funcionando, o que não é verdade, de acordo com Grunberg.

Outro estudo mostrou que o antipsicótico Zyprexa foi eficaz contra náuseas em pessoas que não respondem aos antieméticos usados para tratar esses sintomas.

Os efeitos indesejados ocorrem em cerca de 50% dos pacientes submetidos à químio. Náusea e vômito podem ser controlados, mas de 30% a 40% das pessoas sofrem com o problema mesmo com o uso da medicação.

Outra pesquisas apontou, pela primeira vez, que uma droga conseguiu reduzir a dor neuropática periférica decorrente do tratamento.

O remédio (duloxetina) é aprovado para depressão e dor neuropática em diabéticos e diminuiu as dores decorrentes da químio na maioria dos pacientes (59% contra 39% do grupo controle).

A dor atinge pés, mãos, braços e pernas e pode dificultar a execução de tarefas rotineiras. Cerca de 40% dos pacientes sentem esse efeito, que pode durar anos.

Terapias alternativas também têm sido testadas contra os efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Segundo Rebecca Anne Clark-Snow, enfermeira da Universidade do Kansas, 88% dos pacientes oncológicos usam alternativas não medicamentosas, como dietas e práticas religiosas.

A enfermeira apresentou um estudo com 576 pacientes mostrando que cápsulas de gengibre são mais eficazes que placebo contra náusea.

"Há uma dificuldade em colocar esse tipo de terapia na prática clínica porque faltam evidências robustas", diz o oncologista Ulisses Nicolau, do Hospital A.C. Camargo.

Fonte Folhaonline