Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de junho de 2012

Portugal: Remédio está sob investigação

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) está a investigar a escassez do Sinemet 25 mg/100 mg, para o tratamento da doença de Parkinson, nas farmácias. Os doentes queixam-se da dificuldade em comprar o remédio, para o qual não há alternativa.

Fontes contactadas pelo CM afirmam haver "suspeitas de exportação do medicamento, porque sai do laboratório mas não chega às farmácias em quantidades suficientes para as necessidades". Fonte do Infarmed afirmou que o "caso está em investigação", após denúncias por parte de doentes e farmácias.

O laboratório que produz o Sinemet, Merck Sharp & Dohme, garante ao CM que reforçou o fornecimento às farmácias. "Entre Janeiro e Abril, foram vendidas 140 mil embalagens, mais 12 por cento do que em igual período de 2011."

Duarte Abreu, da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, afirma que há doentes que "compraram o medicamento no estrangeiro". "O Sinemet é o remédio-base, temos de o tomar várias vezes ao dia", explica Duarte Abreu.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário