Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 9 de abril de 2013

Saiba como recuperar e aumentar a autoestima de forma natural

Exercícios, acupuntura e fototerapia podem ajudar a reconquistar o bem-estar
 
Você já parou para pensar qual foi a última vez que você reservou um tempo para se cuidar e tirar um dia inteiro para chamar de seu? Este dia já existiu ou ainda é um sonho distante? Atropelados pelos afazeres do cotidiano, muitos acabam esquecendo do próprio bem-estar. Esquecemos que somos bonitos, que temos dons, amigos ótimos e mergulhamos em um mundo de pessimismo. E se não damos valor ao que é bom, o caminho para ficar deprimido é curto.

De acordo com o psiquiatra Maurício Lima, a depressão deve ser tratada. Há casos que só medicamentos têm o poder de tirar um paciente de um quadro clínico em estágio avançado, segundo o profissional. "Porém, quase na mesma proporção dos pró-remédios, existe uma grande parcela da população que busca ajuda em outras formas de recuperar o bem-estar emocional e, consequentemente, o amor próprio e a autoestima", pondera o psiquiatra. 
 
A auto-observação, um exercício mental bastante dificil no começo, pois exige que se preste atenção e veja o tempo todo a forma de pensar e sentir, como se estivéssemos fora do corpo, assistindo a nós mesmos em um programa de TV é uma delas. Assim, é possível notar o que fazemos inconscientemente para nos auto-sabotar e quais as razões que nos levam a isso, até então imperceptíveis.

Atitudes consideradas naturais, como praticar exercícios, seja ao livre ou numa academia, também são recomendadas. "As atividades físicas liberam endorfina, que faz bem para o cérebro e causa sensação de bem-estar", diz o profissional.

Praticar a meditação, outra ótima aliada do bem-estar, ajuda a promover mudanças na maneira de pensar pois diminui a ansiedade. Aos que ficam tristes em dias sem sol, há a fototerapia como alternativa. O paciente é colocado com os olhos perto de uma lâmpada fluorescente de pelo menos 2,5 mil lux (unidade de medida de luz), em sessões de 30 minutos. Nesse caso, é importante que o aparelho não emita raios ultravioleta.
 
Se submeter a técnicas como acupuntura também é válido. Os efeitos de alívio surgem entre 5 e 15 aplicações, diz o especialista, que também recomenda a técnica aos pacientes. Segundo o psiquiatra, existem vários métodos para recuperar o amor próprio. "O desespero em ficar bem logo, de uma hora para outra, não ajuda.
 
A busca quase obsessiva por medicamentos ansiolíticos e antidepressivos também não. Eles são prescritos e ajudam a tratar doenças graves, como depressão e crises de ansiedade, mas não são uma fórmula mágica para a vida inteira", afirma o médico. Entender seu próprio comportamento e não se mutilar com julgamentos ou avaliações severas são passos importantes para manter o equilíbrio e jamais precisar recorrer às fórmulas químicas ou qualquer outro método.
 
Fonte Minha Vida

Amizades e vínculos afetivos tranqüilos protegem seu coração

O músculo trabalha melhor quando suas emoções estão em dia
 
O coração é mesmo o centro das emoções. Se elas são processadas de fato no cérebro, é verdade que o peito traduz imediatamente o que se sente, alterando seu ritmo. É por isso que os batimentos se aceleram diante de uma surpresa, de uma grande alegria ou de uma forte angústia. E essa ligação tão profunda não poderia deixar de afetar a própria saúde desse órgão nobre. Não faltam pesquisas revelando o impacto dos estados emocionais, como depressão ou ansiedade, sobre ele.

O deprimido, por exemplo, já sai em desvantagem por vários motivos. Em primeiro lugar, esses pacientes que estão de mal com a vida dificilmente conseguem seguir à risca as orientações do médico. São pessoas que tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada. Além disso, entregam-se com mais facilidade a vícios como álcool e cigarro. Sabe-se que pessoas com síndromes depressivas correm maior risco de desenvolver doenças cardiológicas, embora o mecanismo não esteja bem estabelecido, conta o cardiologista Juliano de Lara Fernandes, do Instituto do Coração, em São Paulo.

Uma das suspeitas é que a depressão aumente os níveis dos hormônios do estresse, acelerando o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Não à toa os médicos recomendam, entre as medidas para um estilo de vida saudável, encontrar uma rotina harmoniosa, procurar estar de bem com a vida e apostar nas amizades e nos vínculos familiares.

O estresse, por sua vez, é um conhecido vilão. Se em doses normais é até saudável afinal, é dele que vem a energia que nos impulsiona na busca de objetivos --, em excesso é garantia de dores musculares, problemas no estômago, fadiga, irritação e ansiedade. Esses são efeitos da alta constante do cortisol e da adrenalina, os hormônios da tensão, capazes de detonar uma série de problemas que abalam a saúde do coração.

Além disso, estresse e ansiedade aumentam a liberação de substâncias do sistema nervoso simpático, aumentando um grupo de substâncias chamadas catecolaminas (como a adrenalina). Estas são responsáveis por contrair os vasos, aumentando os níveis de pressão arterial e gerando mais arritmias , completa Juliano Fernandes.

Vários estudos até apontam um perfil típico que teria mais tendência a desenvolver males cardíacos: são aquelas pessoas que vivem num estado permanente de tensão, que explodem por qualquer bobagem e que desenvolvem uma relação de hostilidade com tudo o que as rodeia. Para ficar longe dos riscos, vale investigar as causas dessa ansiedade permanente e procurar ajuda profissional para aprender a lidar com as emoções negativas. Encontrar um hobby e investir em atividade física são ótimos antídotos.

Fonte Minha Vida

Descubra cinco aspectos positivos da timidez

Evitar exposição desnecessária e saber ouvir são algumas das qualidades dos tímidos
 
Na Universidade de Stanford, na Califórnia, existe um grupo de pesquisa sobre timidez comandado por Philip Zimbardo. Esse grupo organizou um questionário sobre o tema e distribuiu para mais de cinco mil pessoas em várias partes do mundo. Mais de 80% dos entrevistados se consideraram tímidos em alguma fase da vida e 40% se consideram tímidos atualmente.

A timidez é um padrão de comportamento em que o indivíduo não interage ativamente de forma verbal ou não verbal, expressando pouco os seus pensamentos e sentimentos. A psicóloga e professora Denise Diniz, da Unifesp, classifica a timidez em dois tipos: a primeira é a situacional, que ocorre em ocasiões específicas. Já a outra é crônica e se manifesta em todas as formas de convívio social.
 
Esse comportamento faz parte da vida de muitas pessoas e, às vezes, é mal interpretado e considerado um sinal de antipatia. No entanto, Bernardo Carducci, especialista em timidez da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, conta que é preciso procurar entender essas pessoas, em vez de tentar mudá-las. "Não há nada de errado em ser tímido. O problema com a timidez é não entendê-la e deixá-la te controlar, em vez de você controlá-la", aconselha. Ao saber conviver bem com isso, é possível até mesmo usufruir de vantagens.
 
Saiba quais são elas:
 
1- A timidez evita que as pessoas dominem as conversas
É comum as pessoas quererem falar e não se interessarem pelo que o outro tem a dizer. Um tímido, pelo contrário, pode ser um excelente ouvinte. "Demonstrar um interesse pelo outro, dar lugar para que o outro se coloque, são algumas das qualidades de uma pessoa mais tímida", ressalta a psicóloga Anna Hirsch Burg, do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas. Ela afirma que, quando a pessoa sempre tem que falar e ocupar o "centro do palco", pode ser sinal de grande insegurança - e até maior que a de alguém tímido.
 
2- Preserva a sua vida pessoal e a sua imagem
O tímido, por não expor muito seus pensamentos e sentimentos e apresentar certo "acanhamento" - incômodo ou inibição nos relacionamentos interpessoais -, preserva a sua imagem e não se expõe demais perante os outros nas situações cotidianas. De acordo com a coordenadora do setor de gerenciamento de estresse e qualidade de vida da Unifesp, Denise Diniz, um dos aspectos positivos desse tipo de atitude é a defesa. A pessoa acaba tendo uma atitude de cautela, buscando a atitude adequada para a situação. O tímido preserva a sua vida pessoal, apresenta um baixo volume de voz e costuma ser uma pessoa mais comedida.
 
3- As pessoas se aproximam de tímidos com interesse genuíno
Alguns tímidos transmitem paz e tranquilidade. A psicanalista Anna Burg enfatiza que, muitas vezes, pessoas caladas e tímidas são vistas como alguém que não fala porque está escondendo o "ouro", ou seja, alguém muito sábio, que pensa para falar e tem respostas geniais para os problemas. Dessa forma, as pessoas tímidas podem ser requisitadas de maneira genuína para se tornarem amigas. Por serem mais discretas, costumam guardar melhor os segredos dos outros e esta é uma qualidade que aumenta a confiança, imprescindível em qualquer amizade.
 
4- São mais cautelosos na hora de se relacionar
A timidez pode servir como o comportamento de adaptação a novos relacionamentos. "Para o começo de relações amorosas ou de amizade, essa cautela do tímido pode ser muito benéfica", adverte a psicóloga Denise. Passada a inibição, cautela e, até mesmo, o medo inicial, o tímido consegue conviver bem com a outra pessoa e só aprofunda a relação quando sabe que o outro também é de confiança e merece respeito e amizade. Dessa forma, eles se decepcionam menos com as suas relações e só investem o seu tempo e o seu carinho em pessoas que fazem por merecer.
 
5- A timidez evita ofensas desnecessárias
Por não falar tudo o que pensa e ser comedido com as palavras, o tímido evita fazer comentários desnecessários, e assim, não ofende as outras pessoas com "excesso de sinceridade" e de palavras. De acordo com os especialistas entrevistados, vivemos em uma sociedade que exige que as pessoas sejam lindas, inteligentes e extrovertidas. Por conta disso, a timidez pode ser até vista como ruim para os outros, mas não é necessariamente um mal para o tímido. Se esse tipo de comportamento é só mais um fator da sua personalidade e você convive bem com ele, não há razões para mudar a sua essência. Só é preciso preservar a sua autoestima e valorizar-se do jeito que você é.
 
Fonte Minha Vida

Entenda a importância do café da manhã

Ele repõe a energia gasta durante o sono e ajuda a emagrecer
 
Importância
Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos.
 
Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas. O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso.

Alimentos
Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, nas frutas e nas geléias. Além disso, leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos).
 
As fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, também são encontradas nos alimentos que fazem parte dessa refeição. 
 
Opções de alimentos
Ingerir os alimentos corretos na quantidade certa é importante para manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição, buscando saciedade e retardando a sensação de fome. Dessa maneira, optar pelos alimentos que apresentam menor teor calórico, mas que fornecem nutrientes adequados para uma boa refeição ajudará a manter a alimentação durante o dia sob controle, além de colaborar para que atinja ou mantenha o peso adequado.
 
Fonte Minha Vida

“Obesidade é fator de risco para o câncer”, alerta médico

Foto Getty Images
Idade e obesidade são fatores de risco importantes para o câncer
Especialista dá dicas de prevenção
 
Nesta segunda-feira (8) foi  comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que o Brasil reúna cerca de 520.000 novos casos da doença até o final desse ano. Diante do quadro, o cirurgião-oncologista Ademar Lopes, diretor de cirurgia pélvica e vice-presidente do Hospital A.C.Camargo, reforça a importância da prevenção.
 
— Em 90% dos casos, o câncer aparece em decorrência dos péssimos hábitos de vida, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, exposição aos raios solares sem proteção e má alimentação. Por isso, a importância de adotar uma rotina saudável para prevenir a doença.
 
Além dos maus hábitos, o médico cita o aumento da expectativa de vida como outro fator para o crescimento do número de casos da doença.
 
— A população tem vivido mais tempo e isso faz com que as pessoas fiquem mais expostas aos agentes de risco.
 
Dados do Inca revelam que o câncer da pele do tipo não melanoma é o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero.
 
— O câncer é uma doença comum, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado é possível curar 90% dos casos, sem mutilação e com menor custo.
 
O mais importante para prevenir a doença, garante o médico, é fazer check-up anualmente e, no caso de histórico familiar de câncer, “é imprescindível iniciar os exames com dez anos de antecedência”.
 
— Por exemplo, se a mãe diagnosticou o câncer de mama aos 45 anos, a filha deve começar a mamografia com 35 anos.
 
A previsão da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que, no ano 2030, sejam contabilizados 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com a doença. Ainda de acordo com o órgão, o maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média renda.
 
Fonte R7

Menina que soluça há 10 semanas é mistério para médicos

Reprodução BBC
Menina já fez vários exames mas não descobriu a causa dos soluços
Britânica soluça a cada dois segundos; exames ainda não identificaram causa
 
O caso de uma adolescente britânica que não para de soluçar há 10 semanas está se tornando um mistério para os médicos. Emily Marsh, de 13 anos, soluça a cada dois segundos e já passou por vários exames — endoscopia, ressonância magnética, raio-x e ultrassonografias — que até agora não conseguiram identificar a causa do problema.
 
Os médicos dizem que sua condição é 'extremamente rara' e já receitaram vários medicamentos que não surtiram efeito. Ela também já tentou técnicas alternativas, como hipnose, osteopatia e as tradicionais receitas caseiras, como tomar água, vinagre, prender a respiração e respirar dentro de um saco de papel.
 
'Também já levei muitos sustos na escola', disse Emily à BBC, acrescentando que os soluços a deixam tão exausta que ela já precisou faltar a aulas para descansar. Os soluços também causam muita dor na garganta, diz a menina.
 
Contração involuntária
Emily conta que os soluços param quando está em sono profundo, mas retornam assim que ela começa a acordar.
 
Em entrevista à BBC, o médico Brian Hope explica que o soluço é uma contração involuntária do diafragma que causa o fechamento momentâneo da glote, levando ao aumento da pressão pulmonar a ao consequente 'barulho' característico dos soluços.
 
— A boa notícia é que, na maioria dos casos, o soluço vai embora sozinho. Apesar de já estar durando dez semanas e ser muito angustiante para Emily, o prognóstico é positivo e provavelmente isso vai parar quando ela menos esperar.
 
Fonte BBC Brasil

África do Sul lança o tratamento antirretroviral '3 em 1' mais barato do mundo

AP Photo/Schalk van Zuydam
África do Sul é o país com mais soropositivos do mundo
País conta com mais de seis milhões de soropositivos, um recorde absoluto no mundo
 
A África do Sul, o país com mais soropositivos do mundo, lançou nesta segunda-feira (8) um novo programa de distribuição de medicamentos antirretrovirais (ARV), mais barato, e que reduz o número de pílulas prescritas por dia.
 
Ministro da Saúde, Aaron Motsoaledi, falou para a imprensa.
 
— A principal vantagem é que melhorará a logística — passando de três para uma pílula diária — e além disso agora podemos tratar pacientes por 89 rands por mês (cerca de 9 dólares). É algo que jamais foi visto antes. Isto significa que poderemos tratar mais pacientes.
 
A África do Sul conta com mais de seis milhões de soropositivos, um recorde absoluto no mundo.
 
Este programa é resultado de um acordo anunciado em novembro com três laboratórios farmacêuticos (Aspen Pharmcare, Cipla Medpro e Mylan Pharmaceuticals) para simplificar o tratamento e reduzir seu preço.
 
Fonte R7

Médicos querem anti-inflamatório sejam vendidos com retenção de cópia da receita

Boa parte dos atendimentos de urgência, como hemorragias e
lesões agudas gástricas, é provocada pelo uso exagerado do remédio
Objetivo é que venda aconteça da mesma forma em que os antibióticos são vendidos
 
Um dos campeões de vendas nas farmácias e da automedicação, os anti-inflamatórios estão na mira das sociedades médicas. Com aumento de complicações e atendimentos de urgência provocados pelo uso inadequado, algumas entidades passaram a defender uma mudança na forma da prescrição. A proposta é que todos os medicamentos dessa classe sejam vendidos com a retenção de uma cópia da receita.

De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, José Roberto Almeida, "é preciso fazer algo".
 
— Boa parte dos atendimentos de urgência, como hemorragias e lesões agudas gástricas, é provocada pelo uso exagerado do remédio. Somos uns dos campeões mundiais no uso dessa classe de medicamento.
 
O diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Anthony Wong, disse que eles são importantes, úteis, mas quando usados de forma adequada.

 Um dos principais erros, diz Wong, é usar anti-inflamatórios como ferramenta para reduzir a dor.
 
— O remédio não foi desenvolvido com essa finalidade. Ele atribui a grande incidência de complicações ao desconhecimento das interações que o medicamento pode trazer. Geralmente esse tipo de remédio é usado por pessoas idosas, que já têm outros tipos de problemas.

A ideia, portanto é estabelecer como regra geral para todos os anti-inflamatórios o que já acontece com alguns medicamentos da classe e todos os antibióticos. O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, afirma que pedidos de regras mais rígidas já chegaram à agência.
 
— Por enquanto temos outra prioridade. Não acreditamos que o comportamento possa ser mudado só com o aumento de restrições.
 
Barbano diz que a agência quer encontrar mecanismos para fazer valer uma regra antiga, mas que raramente é respeitada: a necessidade da apresentação da receita para remédios de tarja vermelha. Em fevereiro, a Anvisa publicou pela segunda vez um edital para interessados em participar de uma força de trabalho encarregada de estabelecer medidas para estimular o uso racional de medicamentos. Cerca de 120 inscrições foram feitas. A expectativa é a de que até o fim do ano uma política já esteja traçada.

A intenção é alertar a população sobre os riscos da automedicação, chamar a atenção dos locais de venda para a necessidade do cumprimento das regras e reforçar a vigilância.
 
— Vamos alertar todos os setores envolvidos, discutir estratégias de tal forma que, quando a cobrança começar a ser feita, ninguém possa dizer que não estava preparado.

O presidente do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), Nelson Mussolini, considera acertada a estratégia da Anvisa.
 
— Toda venda de medicamento com tarja deve ser feita mediante a apresentação da receita."
 
Para ele, a automedicação tem de ser reduzida não com mais burocracia, mas com a criação de campanhas de esclarecimento.

Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, concorda.
 
— É preciso exigir receita, mas também garantir o acesso da população a atendimento médico. Enquanto o acesso for difícil, as pessoas vão recorrer ao palpite da vizinha ou aos medicamentos sugeridos nas farmácias." Roberto Almeida diz que atividades educativas são imprescindíveis. Se isso não funcionar, é preciso pensar em algo mais restritivo.

Vendas
Em 2012, 129.279 caixas de anti-inflamatórios foram vendidas no País, segundo o levantamento feito pelo Sindusfarma e IMS Health. Essa classe de medicamentos, representa 4,9% da movimentação do setor. Em 2010, haviam sido vendidas 106.043, ou seja, uma alta de 21,9% em dois anos.
 
Segundo o presidente do sindicato, houve um aumento, mas equivalente ao crescimento que ocorreu no mercado neste período", diz o presidente do sindicato. Em 2012, foram vendidas no País 2.587.868 caixas de remédios, uma alta de 25% em comparação ao total de 2010 (2.069.607).
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Por R7

Doença de chagas e malária agora são problemas de países ricos, diz especialista

EUA o sétimo país do mundo em números de casos de Chagas
 
Doenças como malária, chagas e leishmaniose não estão mais restritas aos países pobres. São um problema também nos países desenvolvidos, segundo alerta do economista Eric Stobbaerts, diretor executivo para a América Latina da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês). A entidade foi criada em 2003 com a missão de dar resposta a um dos principais problemas dos profissionais que atuam na organização Médicos Sem Fronteiras: tratamentos pouco eficientes ou inexistentes para doenças que não atraem investimentos da indústria farmacêutica.

— As doenças negligenciadas muitas vezes foram olhadas pelo prisma de doenças das populações rurais, pobres; de pessoas que não têm voz. Hoje em dia, sabemos que essas doenças atingiram zonas urbanas. A doença de Chagas é endêmica da América Latina, mas está se globalizando. Há casos no México, Estados Unidos (hoje, o sétimo país em número de casos), Canadá, Europa e Japão. E isso tem a ver com os fluxos migratórios.

A DNDi completa dez anos e seu braço na América Latina recebe, na quinta-feira (11), o Prêmio Carlos Slim em Saúde, pelo desenvolvimento de dois medicamentos no Brasil — uma droga para malária e uma formulação pediátrica para Chagas.
 
Nesse período, a DNDi produziu ao todo seis remédios para doenças negligenciadas. A meta é chegar a 13 até 2018.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Por R7

Equipe identifica novos genes associados à obesidade infantil grave

Estudo sugere que uma série de variantes genéticas tanto raras quanto comuns é responsável pela obesidade em crianças
 
Pesquisadores do Wellcome Trust Sanger Institute, no Reino Unido, identificaram quatro novos genes associados à obesidade infantil grave. Eles também encontraram um aumento dos encargos de raras variações estruturais sobre crianças gravemente obesas.
 
Os resultados mostram que variações estruturais podem excluir seções de DNA que ajudam a manter os receptores de uma proteína envolvida na regulação do peso. Estes receptores são alvos promissores para o desenvolvimento de novos medicamentos contra a obesidade.
 
Segundo os pesquisadores, crianças com obesidade severa são mais propensas a ter uma forte contribuição genética. Este estudo reforçou o entendimento de como ambas as variantes raras e comuns em torno de genes e regiões genéticas específicas estão envolvidas na obesidade infantil grave.
 
"Sabemos há muito tempo que mudanças em nossos genes podem aumentar nosso risco de obesidade, por exemplo, o gene FTO tinha sido inequivocamente associado ao IMC, obesidade e outras características relacionadas à obesidade. No nosso estudo de crianças com obesidade grave, verificou-se que as variações em ou perto de dois genes recentemente associados, PRKCH e RMST, parecem ter um efeito comparável ou maior sobre a obesidade do que o gene FTO", afirma a autora da pesquisa Eleanor Wheeler.
 
A equipe descobriu que genes diferentes podem estar envolvidos na obesidade infantil grave, em comparação com a obesidade em adultos.
 
Raras alterações genéticas em um dos novos genes associados, LEPR, são conhecidas por causar uma forma grave de obesidade de início precoce. A equipe identificou uma variante mais comum neste gene, encontrada em 6% da população, que pode aumentar o risco de obesidade. A equipe afirma que este achado é um exemplo de onde as variações raras e mais comuns em torno do mesmo gene ou região podem influenciar o risco de obesidade grave.
 
Algumas das crianças neste estudo tiveram um maior número de variações estruturais do seu DNA que eliminaram os receptores da proteína G, que são importantes na regulação do peso. Esses receptores são alvos-chave para o desenvolvimento de medicamentos atuais e podem ter potenciais implicações terapêuticas para a obesidade.
 
"Algumas crianças serão obesas porque eles têm mutações graves, mas nossa pesquisa indica que alguns podem ter uma combinação de mutações graves e variantes de atuação mais leves que, em combinação, contribuem para a obesidade. À medida que descobrimos mais variantes e mais ligações genéticas, ganhamos uma melhor compreensão básica da obesidade, que por sua vez vai abrir portas para áreas de pesquisa clinicamente relevantes", destaca o coautor Sadaf Farooqi.
 
A equipe agora está explorando todos os genes de 1 mil crianças com obesidade grave nas quais uma mutação de diagnóstico não foi encontrada. Este trabalho irá encontrar novas mutações graves que podem explicar as causas da obesidade em outras crianças.
 
"Nosso estudo acrescenta evidências de que uma série de variantes genéticas tanto raras quanto comuns é responsável pela obesidade infantil grave. Este trabalho nos leva um passo mais perto de compreender a biologia subjacente a esta forma grave de obesidade infantil e proporcionar um diagnóstico potencial para as crianças e seus pais", conclui a pesquisadora Inês Barroso.
 
 
Fonte isaude.net

Morre na China sétima vítima do novo vírus da gripe aviária

Agente de saúde vacina pombo na luta contra o vírus da gripe H7N9
Foto: Xinhua
Agente de saúde vacina pombo na luta contra o vírus da gripe H7N9
Homem de 64 anos de idade de Xangai teve doença diagnosticada após a morte. Número de infectados chega a 24
 
Um homem de 64 anos de idade de Xangai tornou-se a sétima vítima fatal do novo vírus da gripe aviária H7N9. O número total de casos de infecção na China subiu para 24.
 
O homem, de sobrenome He, morreu em um hospital da metrópole chinesa e teve a doença diagnosticada somente depois de morto. As informações são da agência Xinhua.
 
O caso de Xangai aumentou os casos de infecção pelo vírus H7N9 no país para 24, depois que dois novos casos foram registrados na província de Jiangsu, leste da China.
 
Os dois pacientes recém-diagnosticados com H7N9 em Jiangsu são um homem de 85 anos de idade, de sobrenome Yu na capital da província de Nanjing e uma mulher de 25 anos de idade em Zhenjiang City. Ambos os pacientes estão em estado crítico.
 
As autoridades de Xangai e Jiangsu estão monitorando aqueles que tiveram contato direto com os pacientes, e não relataram sinais de nova infecção.
 
Às 18h de hoje, 7h no horário de Brasília, o governo da China informou oficialmente que o número total de casos da doença subiu para 24, divididos entre Xangai (11), Jiangsu (8), Zhejiang (3) e Anhui (2).
 
Quanto aos mortos, cinco são de Xangai e os outros dois, da região de Zhejiang.
 
Outras regiões do país, como Hong Kong e Taiwan, que não têm nenhum caso registrado da gripe aviária, reforçaram as medidas de prevenção e estão praticando exames em pacientes "suspeitos" de ter contraído o H7N9, que por enquanto só tiveram resultados negativos.
 
Fonte isaude.net

Material usado no processo de produção adiciona metal arsênio a cervejas

Material utilizado para filtragem da cerveja libera metal arsênio na bebida
Foto: Elbepictures/Stock Photo
Material utilizado para filtragem da cerveja libera metal
arsênio na bebida
Metal, quando inalado ou ingerido em níveis muito elevados, pode causar doenças a médio e longo prazo e mortes por envenenamento
 
Pesquisadores da Technische Universität in Munich, na Alemanha, descobriram que um material amplamente utilizado para a filtragem de cervejas libera níveis elevados do metal arsênio na bebida.
 
A pesquisa revela que o arsênio encontrado em 140 cervejas alemãs é proveniente de um material de filtragem chamado diatomito ou terra de diatomáceas, usado para remover levedura, lúpulo e outras partículas e dar à cerveja uma aparência cristalina.
 
 
Segundo o autor do estudo, Mehmet Coelhan, a descoberta pode ser importante para cervejarias e outros processadores de alimentos que usam a mesma tecnologia de filtragem implicada nos elevados níveis de arsênio nas cervejas alemãs.
 
Coelhan e seus colegas testaram 140 amostras de cervejas vendidas na Alemanha como parte de um programa de monitoramento. O monitoramento verificou níveis elevados de metais pesados como arsênio e chumbo, bem como toxinas naturais que podem contaminar grãos utilizados na produção de cerveja, pesticidas e outras substâncias indesejáveis.
 
De acordo com Coelhan, a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza 10 microgramas por litro de arsênio na água potável como limite. No entanto, algumas cervejas continham níveis mais elevados do metal. "Quando o nível de arsênio na cerveja é mais elevado do que na água utilizada durante a infusão, este excesso de metal deve ser proveniente de outras fontes. Isso foi um mistério para nós. Como consequência, foram analisados todos os materiais, incluindo o malte e o lúpulo utilizados durante cerveja para a presença de arsênio", explica o pesquisador.
 
Eles concluíram que o arsênio foi liberado na cerveja do material de filtragem diatomito, usado para remover levedura, lúpulo e outras partículas e dar à cerveja uma aparência cristalina. Terra de diatomáceas consiste de restos fossilizados de diatomáceas, um tipo de carapaça dura de algas que viveram há milhões de anos atrás.
 
O diatomito é utilizado amplamente na filtragem de vinho, cerveja e é um ingrediente de outros produtos.
 
"Concluímos que o diatomito pode ser uma fonte significativa de contaminação por arsênio na cerveja. Esta conclusão foi apoiada pela análise de amostras de terra de diatomáceas. Esses testes revelaram que alguns diatomitos liberaram arsênio nas amostras. Os níveis de arsênio resultantes, no entanto, foram apenas ligeiramente elevados, e não é provável que as pessoas fiquem doentes por beber cervejas feitas com este método de filtragem", afirma Coelhan.
 
O arsênio é um elemento do ambiente que pode ser encontrado naturalmente em rochas, no solo, na água potável, no ar e em plantas e animais. O metal também pode ser liberado para o ambiente a partir de algumas fontes agrícolas e industriais.
 
O arsênio não tem gosto ou cheiro. Apesar de algumas vezes encontrado em sua forma pura, ele é geralmente parte de compostos químicos.
 
O arsênio e seus compostos são extremamente tóxicos, especialmente o arsênio inorgânico, que, quando inalado ou ingerido em níveis muito elevados pode causar doenças a médio e longo prazo e mortes por envenenamento.

 A equipe ressalta que cervejas produzidas em pelo menos outros seis países tiveram maiores quantidades de arsênio do que as cervejas alemãs, de acordo com um relatório publicado há quatro anos. Eles afirmam que as cervejarias, adegas e processadores de alimentos que utilizam o diatomito devem estar cientes de que a substância pode liberar arsênio.
 
Segundo eles, substitutos para o produto estão disponíveis e medidas simples, como lavar o diatomito com água pode remover o arsênio antes do uso.
 
Fonte isaude.net

Concurso ARSS - Francisco Beltrão (PR)

A Associação Regional de Saúde do Sudoeste - ARSS, do Estado do Paraná, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para provimento de vagas legais em seu quadro de pessoal, com a execução técnico-administrativa da organizadora Objetiva Concursos Ltda.
 
O concurso público destina-se ao provimento de 31 vagas, todas para lotação na cidade de Francisco Beltrão/PR, com salários variados de R$ 678,00 a R$ 2.857,07, em carga horária de 20 a 40 horas semanais. Podem disputar uma das chances profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Advogado, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Motorista, Pedagogo, Técnico em Contabilidade e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 20 de abril de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00.

Provas e Validade
A prova objetiva, para todos os empregos será aplicada provavelmente em 19 de maio de 2013, no Município de Francisco Beltrão/PR, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 03 de maio de 2013.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período.

UERN abre processo seletivo

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis e do Departamento de Serviço Social, torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção simplificada para professor(a) substituto(a) do curso de Serviço Social, conforme demanda por semestre letivo.
 
Estão sendo oferecidas 4 vagas, para atuar na área de fundamentos do trabalho profissional e fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade de horário e graduação em Serviço Social.
 
As inscrições podem ser feitas entre os dias 8 e 17 de abril, na Faculdade de Serviço Social, no Campus Central da UERN (Secretaria do Departamento de Serviço Social - Campus/Central da UERN na Av. Prof. Antônio Campos, s/n - Mossoró/RN). No dia 18 de abril será divulgada a homologação das inscrições.
 
A Prova Didática ocorrerá de 25 a 26 de abril de 2013 e a análise curricular será feita no dia 29 de abril de 2013. Já o resultado final do Processo seletivo será divulgado em 30 de abril de 2013.
 
Confira o Comunicado do Processo Seletivo

UEA (AM) abre concurso público

Profissionais da área de Química interessados em fazer parte do quadro professores efetivos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) podem se inscrever no concurso público que oferece 7 vagas, distribuídas entre os Centros de Estudos Superiores da UEA em Parintins e Tefé. Do total de vagas oferecidas, uma é destinada a portador de necessidade especial.
 
A remuneração para professor especialista, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, será de R$ 6.111, já incluindo o adicional de localidade.

As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 12h e de 14 às 18h, até o dia 24 de abril de 2013, em três endereços: reitoria da UEA - localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 3.578, em Manaus; Centro de Estudos Superiores de Parintins - situado na Estrada Odovaldo Novo, bairro Djard Vieira, em Parintins; e Centro de Estudos Superiores de Tefé - na Estrada do Bexiga, nº. 1085, bairro Jerusalém, em Tefé.

Também serão aceitas inscrições via Correios, mediante ao atendimento das condições descritas no edital. A taxa de inscrição é de R$ 200, a ser paga no Banco do Brasil, na conta corrente 31990-2 e agência 3053-8, sob o título UEA Concurso Professores.

O horário, dia e local de realização das provas será divulgado no edital de convocação de candidatos com inscrição confirmada, cuja publicação ocorrerá no portal da universidade. Todas as provas serão aplicadas em Manaus e o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Mais informações podem ser obtidas no Edital 01/2013, disponível aqui

Prefeitura de Nova Europa - SP abre processo seletivo

A prefeitura de Nova Europa, município do interior paulista, anunciou que irá preencher 10 vagas de trabalho disponíveis para Agentes de Saúde (Ensino Fundamental incompleto). As vagas serão preenchidas por meio do processo seletivo nº 01/2013 e o rendimento mensal dos contratados será de R$ 686,19.
 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.assessorarte.com.br, até 16 de abril de 2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00, que deve ser pago na data limite de 17 de abril.
 
O processe seletivo ocorrerá por meio de prova objetiva, aplicada provavelmente em 28 de abril de 2013, na Escola Municipal Prefeito Francisco Metidiere, Rua 12 de Outubro, Centro, Nova Europa - SP. Os portões serão abertos às 8h30 e fechados às 9h.
 
A lista de classificação final será publicada no jornal Empresa Jornalística Tribuna Araraquara (Tribuna Impressa), afixada na Prefeitura Municipal de Nova Europa e no site www.assessorarte.com.br.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Nova Europa.

Prefeitura de Vera Cruz (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vera Cruz, estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 048/2013 de processo seletivo, visando a ormação de cadastro de reserva para contratação de profissionais, por prazo determinado, para os cargos de Médico (40 horas) que atue na Equipe de Saúde da Família, além de Turismólogo que preste serviço na Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente e da Cultura.
 
O Médico contratado receberá mensalmente o vencimento de R$ 3.570,00, mais Gratificação Especial mensal de 11.5 considerando como referência o valor do Padrão 1A da tabela de Vencimentos, descrita no Art. 25 da Lei nº 931/91 e suas alterações, totalizando R$ 10.124,00.
 
Pelo efetivo exercício da função temporária de Turismólogo 20h será pago mensalmente o vencimento de R$ 1.587,00.
 
As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Comissão designada, na sede do Município, sito à Av. Nestor Frederico Henn, 1645, no período de 08 a 12 de abril de 2013, no horário das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.
 
As inscrições serão gratuitas.
 
O certame será constituído através da análise de currículos.
 
O prazo de validade do certame será de dois (02) anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso CRN - 4ª Região

O Conselho Regional de Nutricionistas-4ª Região - CRN-4 abriu edital n° 01/2013 de concurso público destinado ao preenchimento de 19 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior, a serem direcionadas para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A remuneração varia entre R$ 1.030,00 e R$ 3.100,06, com carga horária de 35 horas semanais.
 
O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social e as vagas são para as cidades de Rio de Janeiro, Macaé, Petrópolis, Volta Redonda e Vitória/ES.
 
Cargos
Nível Médio: Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Assistente Técnico em Informática e Assistente Técnico em Nutrição e Dietética;

Nível Superior: Fiscal Nutricionista Jr e Secretário Executivo Jr.
 
Inscrições e Taxas
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas de 08 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 23 de maio de 2013. As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível médio e de R$ 60,00 para cargos de nível superior.
 
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva será realizada nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), na data provável de 16 de junho de 2013, no turno da tarde. Haverá prova de títulos para os candidatos de nível superior.
 
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, com o comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 03 de junho de 2013.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 17 de junho de 2013. Já o resultado final será divulgado provavelmente no dia 20 de agosto de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Mâncio Lima (AC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Mâncio Lima, cidade localizada a 617 km de Rio Branco, no Acre, divulgou extrato do edital nº. 002/2013 de processo seletivo com o objetivo preencher 175 vagas no quadro de servidores temporários, que possam manter a normalidade das atividades de segurança pública, limpeza pública, saúde, educação e demais serviços essenciais e inadiáveis à população das zonas urbana e rural.
 
Os cargos disponíveis são professor, auxiliar operacional de serviços diversos, gari, motorista, operador de estação elevatória, coveiro, vigia, agente de vigilância em saúde e microscopista.
 
As inscrições serão realizadas no período de 10 a 13 de abril, no prédio do Centro de Florestania, situado na Avenida Japiim, s/nº, Bairro Centro, município de Mâncio Lima. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 50.
 
O certame será constituído de provas objetivas.
 
A contratação terá validade de 10 meses prorrogável por igual período, de acordo com a legislação aplicável.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Acre, de 08 de abril de 2013, pág. 58 como também no site www.prefeituramaciolima.com.br.

Concurso Complexo Hospitalar Padre Bento - SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público n° 008/2013 para contratação de dois ( 02) médicos na especialidade Oftalmologia. Os vencimentos iniciais, para o cumprimento de 20 horas semanais, correspondem a R$ 2.650,00, mais vantagens pecuniárias e prêmio de produtividade médica de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 10 e 20 de abril de 2013, das 8 às 15 horas, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, à Avenida Emílio Ribas, nº 1819, Gopouva, Guarulhos-SP. A ficha de inscrição está disponível no site www.saude.sp.gov.br. A taxa é de R$ 63,92.
 
O concurso constará de Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, que será aplicada na data prevista de 05 de maio de 2013, e Avaliação de Títulos.
 
O certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso da Universidade Federal do Amazonas

A Fundação Universidade do Amazonas publicou edital de concurso público nº. 11, de 5 de abril de 2013 destinado ao preenchimento de cargos na carreira do Magistério Superior. São ofertadas 34 vagas para Professores Auxiliares, com salário de até R$ 8.506,61.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 07 de maio de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nas secretarias das unidades acadêmicas abaixo relacionadas de acordo com a área do concurso, ou de forma descentralizada nos departamentos:
 
Unidades Acadêmicas localizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho - Av. General Rodrigo Octávio, 3000, 69077-000 Manaus.
 
SETOR NORTE:
Faculdade de Tecnologia (FT) - (Fone: 92 3305-4635/4636);
Faculdade de Direito (FD) - (Fone: 92 3305-4654/3305-4650/3305-4651) e-mail: s.marcelice@hotmail.com;

Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) - (Fone: 92 3305-4575) e-mail: secretaria_ichl@ufam.edu.br;

Faculdade de Educação (FACED) - (Fone: 92 3305-4365/3305-4556);

Instituto de Ciências Exatas (ICE) (entre Faculdade de Tecnologia e Direito) (Fone: 92 3305-4618/3305-4617/3305-2829);
 
SETOR SUL:
Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) - (Fone: 92 3305-4042/3305-4041/3305-1797/3305-1798) e-mail: fca_ufam@hotmail.com;
 
Local de inscrição para as vagas das Unidades no Interior do Estado do Amazonas:
 
Universidade Federal do Amazonas, em Manaus - Secretaria do Departamento de Recursos Humanos - DRH - End.: Universidade Federal do Amazonas, Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, Bloco da Reitoria, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor Norte, Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000. 69.077-000 Manaus AM, Fone: (92) 3305-1487;

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, Tel.: (92) 3533-1884/3533-2251 (ICSEZ, Parintins);

Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, Tel: (97) 3561-2363/3561-4162 (ISB/COARI), e-mail: isbcoari@ufam.edu.br.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Requerimento de inscrição dirigido ao Presidente da Comissão de Concurso para a Carreira do Magistério Superior - CCCMS da respectiva Unidade Acadêmica. Modelo disponível no site www.proplan.ufam.edu.br/IndexConcurso.htm ou clicando no banner CONCURSO PÚBLICO DOCENTE;
Curriculum Vitae em 01 via impressa, preenchido na Plataforma Lattes (www.cnpq.br), contendo a relação dos títulos do candidato;
Cópia da Cédula de Identidade e CPF;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (GRU).
A taxa de inscrição é de:
Professor Auxiliar I em Regime de 40 horas: R$ 55,38;
Professor Auxiliar em Regime de Dedicação Exclusiva: R$ 71,89.
 
O concurso será composto de análise do pedido de inscrição, prova escrita, didática e de títulos.
 
O calendário definitivo com as datas das provas será divulgado após a data de divulgação da homologação dos pedidos de inscrição (30 de maio de 2013) no endereço eletrônico www.proplan.ufam.edu.br/Index Concurso.htm, clicando no banner CONCURSO PÚBLICO DOCENTE, pelo menos dez dias antes da realização da primeira prova.
 
A validade do concurso será de 1 ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 08 de abril de 2013, págs. 28 a 31.

Concurso da Universidade Federal do Amazonas

A Fundação Universidade do Amazonas publicou edital de concurso público nº. 11, de 5 de abril de 2013 destinado ao preenchimento de cargos na carreira do Magistério Superior. São ofertadas 34 vagas para Professores Auxiliares, com salário de até R$ 8.506,61.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 07 de maio de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nas secretarias das unidades acadêmicas abaixo relacionadas de acordo com a área do concurso, ou de forma descentralizada nos departamentos:
 
Unidades Acadêmicas localizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho - Av. General Rodrigo Octávio, 3000, 69077-000 Manaus.
 
SETOR NORTE:
Faculdade de Tecnologia (FT) - (Fone: 92 3305-4635/4636);
Faculdade de Direito (FD) - (Fone: 92 3305-4654/3305-4650/3305-4651) e-mail: s.marcelice@hotmail.com;

Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) - (Fone: 92 3305-4575) e-mail: secretaria_ichl@ufam.edu.br;

Faculdade de Educação (FACED) - (Fone: 92 3305-4365/3305-4556);

Instituto de Ciências Exatas (ICE) (entre Faculdade de Tecnologia e Direito) (Fone: 92 3305-4618/3305-4617/3305-2829);
 
SETOR SUL:
Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) - (Fone: 92 3305-4042/3305-4041/3305-1797/3305-1798) e-mail: fca_ufam@hotmail.com;
 
Local de inscrição para as vagas das Unidades no Interior do Estado do Amazonas:
 
Universidade Federal do Amazonas, em Manaus - Secretaria do Departamento de Recursos Humanos - DRH - End.: Universidade Federal do Amazonas, Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, Bloco da Reitoria, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor Norte, Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000. 69.077-000 Manaus AM, Fone: (92) 3305-1487;

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, Tel.: (92) 3533-1884/3533-2251 (ICSEZ, Parintins);

Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, Tel: (97) 3561-2363/3561-4162 (ISB/COARI), e-mail: isbcoari@ufam.edu.br.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Requerimento de inscrição dirigido ao Presidente da Comissão de Concurso para a Carreira do Magistério Superior - CCCMS da respectiva Unidade Acadêmica. Modelo disponível no site www.proplan.ufam.edu.br/IndexConcurso.htm ou clicando no banner CONCURSO PÚBLICO DOCENTE;
Curriculum Vitae em 01 via impressa, preenchido na Plataforma Lattes (www.cnpq.br), contendo a relação dos títulos do candidato;
Cópia da Cédula de Identidade e CPF;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (GRU).
A taxa de inscrição é de:
Professor Auxiliar I em Regime de 40 horas: R$ 55,38;
Professor Auxiliar em Regime de Dedicação Exclusiva: R$ 71,89.
 
O concurso será composto de análise do pedido de inscrição, prova escrita, didática e de títulos.
 
O calendário definitivo com as datas das provas será divulgado após a data de divulgação da homologação dos pedidos de inscrição (30 de maio de 2013) no endereço eletrônico www.proplan.ufam.edu.br/Index Concurso.htm, clicando no banner CONCURSO PÚBLICO DOCENTE, pelo menos dez dias antes da realização da primeira prova.
 
A validade do concurso será de 1 ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 08 de abril de 2013, págs. 28 a 31.

Concurso Faculdade de Medicina da USP

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) promove dois concursos públicos, por meio dos editais ATAD/FM/04/2013 e 05/2013, visando o preenchimento de 02 vagas no cargo de Especialista em Laboratório. A contratação será sob o regime da CLT, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 6.040,48.
 
O candidato deverá ter formação de nível superior em Biologia, Farmácia, Engenharia, Física, Biomedicina ou Química, conhecimentos básicos de Inglês e Informática, além de estar devidamente registrado no órgão profissional. Para a vaga disponibilizada pelo edital 04/2013 também há exigência de conhecimentos em Espectrometria de Massas.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições prosseguem até 17 horas do dia 17 de abril de 2013, mediante acesso ao site https://uspdigital.usp.br/marteweb. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 91,00.
 
A avaliação dos certames será composta de Prova de Múltipla Escolha e Prova Dissertativa, que serão realizadas em data, horário e local a serem comunicados oportunamente, mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
 
O concurso público terá validade de 06 meses a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Colinas - RS

A Prefeitura de Colinas, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa organizadora SCHNORR, lançou edital de concurso público n° 255/2013 com a intenção de ocupar quatro vagas para os cargos de Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil e Médico (nível superior), com salários de até R$ 9.281,72 por carga horária de 35 e 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 77,79, serão recebidas na Prefeitura Municipal durante o horário de expediente que é das 9h as 11h e 13h30 às 16h, até o dia 19 de abril de 2013.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2013, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, situada à Rua Fernando Ferrari, s/n, em Colinas. A publicação do gabarito preliminar será na data provável de 28 de abril de 2013, a partir das 18 h no site: www.schnorr.com.br.

Este concurso público terá validade de até um (01) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Hospital Universitário Osvaldo Cruz (PE) abre processo seletivo

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou a Portaria Conjunta SAD/UPE Nº 27, de 05 de abril de 2013 para realização de concurso público.
 
O certame oferece 95 vagas para médicos nas seguintes especialidades: anestesiologista, radiologista, cirurgião pediátrico, intensivista pediátrico, cirurgião oncológico, oncologista clínico, oncologista pediátrico, hematologista pediátrico, hematologista adulto, cirurgião torácico, cirurgião oncológico de cabeça e pescoço, mastologista, nefrologista, neurologista, neurologista polissonografista, neurologista pediátrico, radioterapeuta, clínico geral com atuação em infectologia, intensivista adulto uti, intensivista adulto dip, endocrinologista, endocrinologista pediátrico, gastroenterologista/hepatologista, geriatra, otorrinolaringologista, pediatra clínico, pediatra hepatologista, pneumologista, pneumologista pediátrico, reumatologista e clínico geral.
 
O vencimento básico para todas as especialidades médicas será de R$ 3.668,94, sendo que para as especialidades que exigem regime de plantão haverá uma gratificação no valor de R$ 2.326,06, perfazendo, para estes casos, uma remuneração total de R$ 5.995,00 mensais.
 
As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão realizadas do dia 19 de abril a 19 de maio de 2013, no site www.upenet.com.br. São reservadas 3% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Seleção
O concurso público terá a sua execução sob a responsabilidade do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e será realizado em duas etapas: prova objetiva de conhecimentos e prova de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 07 de julho de 2013, em local e horário a serem divulgados no site www.upenet.com.br, a partir do dia 18 de junho de 2013. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização da prova após o término da mesma.
 
Os candidatos aprovados na prova objetiva de conhecimentos que declararam ser portadores de titulação deverão encaminhar o documento comprobatório dessa titulação à CONUPE, situada na Rua Dr. Carlos Chagas, nº 136, Andar Térreo, Sala 04, Bairro de Santo Amaro, Recife – PE, CEP 50.100-080, através dos Correios, por SEDEX ou encomenda registrada com AR, do dia 16 a 18 de julho de 2013. O resultado final será publicado a partir do dia 13 de agosto de 2013.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Universidade de Pernambuco.
 
A Portaria Conjunta encontra-se publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 06 de abril de 2013, pág. 3 a 9.

PROCAPE lança edital de processo seletivo

O Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE) lançou a portaria conjunta SAD/UPE nº 28/2013 de concurso público oferecendo 07 vagas para médicos na especialidade de cardiologia. A remuneração mensal total será de até R$ 5.995,00 mensais.
 
Os candidatos que forem nomeados, empossados e entrarem em exercício cumprirão carga horária correspondente a um plantão semanal de 24 horas. Do total de vagas ofertadas, 3% ou pelo menos 01 será reservada para pessoas com deficiência.
 
As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão efetuadas no período entre 19 de abril e 19 de maio de 2013, mediante acesso ao endereço eletrônico www.upenet.com.br.
 
O concurso será realizado em etapa única, denominada de prova objetiva, que será realizada provavelmente no dia 07 de julho de 2013, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 18 de junho de 2013, no site de inscrição. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização das provas.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de publicação da homologação do seu resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado por igual período.
 
A portaria conjunta encontra-se no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 06 de abril de 2013, pág. 9 a 11.

Prefeitura de Serra Talhada (PE) abre vagas

A Secretária Municipal de Esporte e Lazer do município de Serra Talhada, cidade localizada a 415 km de Recife, no estado de Pernambuco, divulgou no Diário Oficial do Estado (06 de abril de 2013) extrato do edital nº. 001/2013 de processo seletivo.
 
A seleção visa a contratação temporária de profissionais para atuarem junto a Secretaria de Esporte e Lazer do município. As inscrições serão realizadas até o dia 16 de abril de 2013.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, na Secretaria de Saúde e no Fórum de Serra Talhada.

Prefeitura de Recreio (MG) abre vagas

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, lançou no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (08 de abril de 2013, pág. 41) o extrato do edital nº. 005/2013 para realização de processo seletivo, com oferta de 24 vagas. A seleção destina-se à contratação temporária de 24 servidores, para ocupar as funções de Educador Inclusivo (5), Assistente Social (2), Nutricionista (1), Psicólogo (1) e Agente Controlador de Dengue (15).
 
Os interessados deverão se inscrever das 13 às 17 horas, no período de 12 a 16 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Recreio/MG.

Concurso CRO - CE 2013

O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) abriu edital n° 001/2013 de concurso público, sob a execução da sociedade empresária PRÓ-MUNICÍPIO Serviços LTDA. A oferta é de 08 vagas, sendo 04 imediatas e 04 para cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.700,00.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, motorista, fiscal (cirurgião dentista) e bibliotecário, todos de nível I.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 12 de abril e às 23h e 59min do dia 3 de maio de 2013, observado o horário local.

Taxas
- R$ 80,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas para todos os cargos do concurso serão realizadas provavelmente no dia 16 de junho de 2013. Os locais de realização da prova constarão do cartão de identificação, a ser distribuído ao candidato na data prevista de 10 de junho de 2013. O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 18 de junho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso SAAESP 2013

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (SAAESP), em São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2013, organizado pela empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda. O objetivo é o provimento dos empregos públicos de auxiliar de serviços, eletricista, encanador, motorista, operador de tratamento de água e técnico de laboratório para análises químicas (níveis fundamental e nível técnico completo).
 
São providas 15 vagas com salários variados de R$ 904,00 a R$ 1.407,78 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet a partir das 09h do dia 15 de abril até 24 de abril de 2013, mediante acesso ao site da organizadora (www.sigmaassessoria.com.br). As taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental e de R$ 30,00 para cargos de nível técnico.
 
As provas escritas para todos os empregos serão aplicadas na data provável de 12 de maio de 2013, em horário e local divulgados por ocasião da homologação das inscrições acolhidas ao concurso público, através de publicação no órgão oficial de imprensa do Município, afixação no Quadro de Avisos do SAAESP e em caráter meramente informativo no site de inscrição. O gabarito será divulgado na data provável de 18 de maio de 2013.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da direção do SAAESP.

Prefeitura de Duas Barras (RJ) abre processo seletivo

A Prefeitura de Duas Barras, estado do Rio de Janeiro, publicou edital de processo seletivo nº. 003/2013. A iniciativa visa preencher 133 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento que chega a R$ 8.000,00, por jornada de trabalho de até 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Faturista, Supervisor Geral de Endemias, Supervisor Campo de Endemias, Motorista, Cozinheiro, Serviços Gerais, Agente Comunitário, Agente de Endemias, Tec. de raio X, Auxiliar de Enfermagem, Tec. de Laboratório, Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Cirurgião Dentista e Médico (Plantonista Hospital, Plantonista Spam, Psiquiatra, Cardiologista, Anestesista s/aviso, Cirurgião Geral s/aviso, Pediatra e PSF).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 12 de abril de 2013, das 09 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Praça Governador Portela, nº 07, Centro, Duas Barras.
 
Deverão ser apresentados os seguintes documentos no ato da inscrição:
Original e fotocópia do Título de Eleitor (para brasileiros natos ou naturalizados);
Original e fotocópia da Cédula de Identidade;
Prova de quitação com a justiça eleitoral; e, quando couber, com o serviço militar (para brasileiros natos ou naturalizados);
Original e Fotocópia do CPF;
Fotocópia do diploma de ensino técnico, médio e/ou superior, conforme o caso;
Curriculum vitae abrangendo títulos acadêmicos, atividades didáticas, atividades científicas, profissionais e/ou artísticas, sendo apenas uma via acompanhada dos documentos comprobatórios.
 
Prova
O processo seletivo será realizado de análise de curriculum vitae e entrevista, que será realizada das 09 às 12 horas, na Praça Governador Portela, nº 07, Centro, Duas Barras/RJ, na casa da Cultura, na seguinte ordem:
 
Nº de inscrição 01 a 50 - 17 de abril de 2013;
Nº de inscrição 51 a 100 - 18 de abril de 2013;
Nº de inscrição 101 a 150 - 24 de abril de 2013;
Nº de inscrição 151 a 200 - 25 de abril de 2013;
Nº de inscrição maior de 200 - 26 de abril de 2013.
 
O não comparecimento do candidato acarretará na sua eliminação do certame, bem como se o mesmo comparecer sem os seguintes documentos no ato da entrevista: Ficha de Inscrição, Cadastro de Pessoas Físicas, Carteira de trabalho, Carteira de Identidade, Certidão de Casamento e/ou Nascimento.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 06 meses, prorrogável por igual período, no interesse da Prefeitura de Duas Barras, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, de 08 de abril de 2013, pág. 2 a 10.

Coordenadoria de Serviços de Saúde de São Paulo abre seleção

A Coordenadoria de Serviços de Saúde, divisão da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, lançou os editais nº 002/2013 e 003/2013 de processo seletivo. O objetivo da seleção é contratar profissonais para ocupar 44 vagas nas funções de enfermeiro e médico das especialidades anestesiologia, cirurgia médica, clínico geral, medicina intensiva (adulto e infantil) e neurocirurgia. Os profissionais contratados irão atuar no Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências - GRAU.
 
O vencimento inicial para Médico é de R$ 2.650,00, acrescido de mais R$ 2.512,50 em produtividade, por jornadas de trabalho de 20 horas semanais. Já os vencimentos iniciais referentes à classe de Enfermeiro, em Jornada de Trabalho de 30 horas semanais, correspondem à R$ 1.464,83 e demais benefícios.
 
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 15 e 26 de abril de 2013, pessoalmente, no endereço da na Sede do Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências - GRAU, situada à Avenida Dr. Arnaldo, 351, 12° andar, sala 1214.
 
A seleção será realizada apenas por meio de análise curricular, que será de caráter eliminatório. O resultado final da seleção será informado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
 
O prazo de validade improrrogável do presente Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano a partir da data de publicação da classificação final.
 
Os editais estão disponíveis na página da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, de 6 de abril de 2013, Seção I.

Concurso Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou edital N° 10/2013 de concurso público com o objetivo de ocupar 20 vagas no cargo de Professor Auxiliar. A remuneração será de acordo com a titulação do profissional, podendo variar de R$ 3.594,57 a R$ 8.049,77.

As inscrições estarão abertas até o dia 07 de maio de 2013, na Secretaria da Diretoria do Centro Acadêmico de Vitória, na Rua Alto do Reservatório, s/n, Bela Vista, no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h. A taxa é de R$ 100,00.

As provas serão realizadas no Centro Acadêmico de Vitória, no Campus de Vitória de Santo Antão da UFPE, no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no prazo de até 60 dias a contar da data de encerramento das inscrições. As datas e horários previstos no Cronograma do Concurso serão afixados na Secretaria da Diretoria do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, disponibilizados na página eletrônica da PROACAD (www.ufpe.br/proacad) e informados por meio de comunicado aos candidatos via telegrama, com antecedência mínima de 10 dias da data de seu início.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Martinho (SC) abre processo seletivo

Com oferta de 07 vagas de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Martinho, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2013 para realização de processo seletivo. A carga horária dos contratados é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 557,29 e R$ 2.392,53.
 
Cargos
Enfermeiro, Fisioterapeuta, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Motorista.
 
Inscrição
As inscrições serão exclusivamente pela internet até 15 horas do dia 08 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.concursul.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e prática, que serão realizadas na data provável de 19 de maio de 2013, em locais e horários que serão divulgados no mural público da Prefeitura de São Martinho/SC e no site www.concursul.com.br até o dia 16 de maio de 2013. O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização das provas.

Prefeitura de Botelhos (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Botelhos, estado de Minas Gerais, publicou edital 01/2013 de processo seletivo para contratação de 01 Agente de Combate às Endemias. O profissional, que deverá ter ensino fundamental completo, irá cumprir carga horária de 220 horas mensais, por remuneração de R$ 808,20.
 
As inscrições estarão abertas até 24 de abril de 2013, das 12 às 17 horas, na sede da Prefeitura de Botelhos, situada na Praça São Benedito, nº 131 - Bela Vista - Botelhos/MG. A taxa é de R$ 8,08.
 
Provas
As provas serão realizadas no dia 28 de abril de 2013, na Escola Municipal Isaura Vilela Brasileiro, situada na Praça Gabriel Botelho, nº 150, em Botelhos /MG.
 
O gabarito oficial será disponibilizado no site www.botelhos.mg.gov.br a partir do dia 29 de abril de 2013, permanecendo no site pelo prazo de cinco dias. Já o resultado final será divulgado no dia 08 de maio de 2013.
 
A validade deste processo seletivo será de um ano, contado da sua homologação e publicidade do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Hospital do Servidor concede curso para cuidadores de idosos

Curso gratuito é oferecido pelo Iamspe aos acompanhantes de pacientes internados para garantir assistência adequada após a alta; participantes recebem certificado
 
Acompanhantes de idosos internados no ambulatório de geriatria Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, agora contam com um curso gratuito de cuidador para que possam cuidar dos pacientes em casa, depois que eles deixarem a unidade. A iniciativa é do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Gestão Pública.
 
“Cerca de 60% do público internado no hospital é da terceira idade. O curso tem como objetivo auxiliar o acompanhante após a alta do paciente. Também disponibilizamos um Manual para cuidadores de idosos”, afirma a enfermeira Magda Thereza de Toledo.
 
As aulas, ministradas pelas equipes de terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e enfermagem, acontecem de terça a sexta-feira, com duração de uma hora por dia.
 
Segundo a terapeuta ocupacional Tatiana Couto, o curso é essencial devido ao grande número de pacientes idosos. “Dar continuidade aos cuidados fora do hospital muitas vezes não é uma tarefa fácil.”
 
O curso faz parte do Programa Integralidade, que atua junto à diretoria do hospital para desenvolver ações que promovam o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos, como assistência médica multidisciplinar e apoio aos familiares.
 
Após o curso, o cuidador recebe um certificado de conclusão.

O HSPE oferece ainda um Manual virtual para cuidadores, que pode ser acessado pelo link: http://goo.gl/rsYB7.
 
Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.
 
Fonte Saudeweb