Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

França autoriza remédio para alívio da dor derivado da planta cannabis

Spray bucal é produto do laboratório britânico GW Pharmaceuticals. Medicamento alivia dores ocasionadas pela esclerose múltipla

As autoridades médicas francesas autorizaram nesta quinta-feira (9) o lançamento comercial do medicamento Sativex, derivado da Cannabis, planta da qual é produzida a maconha, voltado para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla.

De acordo com a agência de notícias France Presse, esta autorização "é uma etapa prévia à comercialização do produto, que será realizada por iniciativa do laboratório", declarou o ministério.

O Sativex, um spray bucal do laboratório britânico GW Pharmaceuticals, deve ser comercializado na França por outro laboratório, Almirall.

Segundo o jornal francês “Le Monde”, o Sativex terá indicação terapêutica será limitada e deve ser comercializado a partir de 2015.

De acordo com a Agência Nacional de Segurança, órgão francês responsável pela liberação de medicamentos, a prescrição deve durar por seis meses. A permissão ocorreu após estudos clínicos comprovarem a eficácia do produto.

O Sativex foi o primeiro medicamento no mundo a ser aprovado contendo como base a Cannabis. Ele foi lançado em 2005.

G1

Alimentos contaminados afetaram mais de mil pessoas no Japão

Exemplos de produtos do grupo japonês Maruha Nichiro Holdings que estavam contaminados por pesticidas (Foto: Jiji Press/AFP)
Foto: Jiji Press/AFP
Exemplos de produtos do grupo japonês Maruha Nichiro
Holdings que estavam contaminados por pesticidas
Empresa admitiu presença de pesticida em comida congelada. Bebê de 9 meses foi hospitalizado após ingerir croquetes contaminados

Mais de mil pessoas em todo o Japão afirmaram ter ficado doentes por consumir alimentos congelados contaminados com pesticidas, anunciou nesta quarta-feira (8) a agência de notícias Jiji.

Até terça-feira foram registrados 360 casos, mas desde que a imprensa divulgou a notícia foram feitas novas denúncias e o número de vítimas cresceu rapidamente.

No fim de dezembro, a filial Aqlifoods do grupo japonês Maruha Nichiro Holdings apontou a presença inexplicada de um pesticida chamado Malathion em diversos produtos congelados confeccionados em uma fábrica da cidade de Gunma, a noroeste de Tóquio.

Vários clientes detectaram um odor estranho em alimentos, sobretudo em croquetes e pizzas, e avisaram a empresa. Os alimentos foram retirados da venda, mas pessoas que os ingeriram foram afetadas.

Um bebê de nove meses precisou ser hospitalizado de urgência depois de ter comido os croquetes contaminados. No total, mais de 1.000 pessoas de quase todas as cidades do Japão apresentaram sinais de diarreia, vômito e outros transtornos.

Produtos retirados das prateleiras
A maior quantidade de casos, mais de 200, foi registrada na cidade de Hokkaido, no norte do Japão. A empresa decidiu retirar da venda mais de 6,4 milhões de artigos, mas até o momento só conseguiu recuperar 1,49 milhões, menos de um quarto do número total.

Entre 29 de dezembro, quando a Aqlifoods fez o primeiro anúncio de retirada dos alimentos, e 7 de janeiro a empresa recebeu 630.000 chamadas de consumidores inquietos. A polícia abriu uma investigação para determinar a origem da contaminação.

A quantidade de pesticida medida nos produtos afetados é tão alta que levantou a suspeita de uma introdução deliberada de Malathion, um inseticida utilizado na agricultura e de fácil acesso para os particulares.

G1

Risco de morte por câncer cai 20% em 20 anos nos EUA, aponta relatório

Dados foram divulgados pela Sociedade Americana contra o Câncer. Levantamento prevê 1,6 milhão de novos casos este ano no país

O risco de morte por câncer nos Estados Unidos caiu 20% em 20 anos, fato que seria reflexo de uma prevenção maior e de avanços no tratamento da doença, segundo o último relatório da Sociedade Americana contra o Câncer (ACS), divulgado nesta semana.

A mortalidade por câncer caiu ininterruptamente nessas duas décadas, informou a ACS, destacando que os maiores avanços ocorreram em homens adultos negros. Nesse grupo, a taxa de mortalidade causada pela doença diminuiu pela metade.

Mas, apesar dos feitos impressionantes, os negros americanos ainda registram a maior incidência de câncer e morte pela doença entre todos os grupos étnicos. De acordo com o relatório da ACS, esse grupo registra o dobro dos casos em relação aos asiáticos, os menos afetados.

Queda entre homens
De 2006 a 2010, ano das últimas estatísticas disponíveis, a incidência de câncer diminuiu 0,6% por ano entre os homens nos EUA e permaneceu estável entre as mulheres. A taxa de mortalidade pela doença, no entanto, caiu 1,8% por ano entre os homens e 1,4%, entre as mulheres.

A taxa combinada de mortalidade diminuiu nas últimas duas décadas, passando do nível máximo de 215,1 por 100 mil habitantes, em 1991, para 171,8 por 100 mil, em 2010. Essa redução de 2% se traduz em 1,34 milhão de mortes evitadas (952.700 homens e 387.700 mulheres) durante o período.

No entanto, a magnitude dessa queda varia significativamente de acordo com a idade, a origem étnica e o sexo dos doentes, passando de uma taxa de mortalidade que continua imutável entre mulheres brancas de 80 anos para uma queda de 55% entre homens negros entre 40 e 49 anos.

"O progresso que estamos vendo é excelente e excepcional, mas podemos e devemos torná-lo melhor", disse o presidente da ACS, John Seffrin.

"A redução à metade do risco de morte entre os homens negros de 40 a 49 anos em apenas duas décadas é algo extraordinário", destacou Seffrin, mesmo tendo ressaltado que "a taxa de mortalidade por câncer continua sendo mais alta entre os negros que entre os brancos, em quase todos os principais tipos da doença".

Segundo o relatório, "essa disparidade racial na sobrevivência é explicada sobretudo pelas diferenças de tratamento no momento do diagnóstico".

Novos casos em 2014
O relatório da ACS também prevê 1,66 milhão de novos casos de câncer nos Estados Unidos em 2014, além de 585.720 mortes – 1.600 por dia – causadas pela enfermidade.

Entre os homens, os cânceres de próstata, pulmão e colorretal serão a metade de todos os tipos de carcinomas diagnosticados. Um em cada quatro cânceres detectados no país é de próstata.

No caso das mulheres, os três tipos de tumores mais comumente diagnosticados em 2014 serão o de mama, o de pulmão e o colorretal, que representarão a metade de todos os casos. O câncer de mama equivalerá a 29% de todos os novos casos de câncer entre as mulheres americanas, segundo projeções da ACS.

Os cânceres de pulmão, próstata, mama e colorretal são as principais causas de morte relacionadas com a doença, representando quase metade do total de mortes por câncer entre homens e mulheres nos EUA.

"Atualmente, estamos em um ponto de inflexão (desvio) na história da medicina do câncer", disse o médico Ronald DePinho, presidente do MD Anderson Cancer Center, em Houston, no Texas, sul dos EUA, um dos institutos mais importantes do mundo em pesquisas sobre a doença.

"Agora, teremos uma profunda compreensão sobre os mecanismos do câncer e avanços tecnológicos que nos permitem tratar muito melhor os pacientes" e detectar previamente os tumores, explicou DePinho, durante entrevista à emissora de televisão CNN, no ano passado.

Segundo o presidente, o avanço mais importante da medicina na última década foi na área de imunoterapia, que é a capacidade de ensinar o sistema imunológico do corpo a lutar com eficácia contra as células cancerosas.

G1

Saiba como tirar a oleosidade da pele e evitar cravos e espinhas

tirar-oleosidade-da-pelePele oleosa é um dos principais terrores do mundo feminino, capaz de estragar qualquer produção, deixando a pessoas com ar de desleixada ou muito brilhosa.

Felizmente, existem no mercado inúmeros cosméticos capazes de reduzir a oleosidade ou mesmo eliminar o mau por completo, entretanto, quem não sabe o procedimento correto para uma pele saudável pode acabar se perdendo em meio ao processo, por isso, traremos na sequência algumas dicas úteis.

Higiene da pele
Não use qualquer tipo de sabonete no rosto, lembre-se que a pele de seu rosto é diferente das demais partes de seus corpo, portanto, necessita de cuidados especiais. Opte sempre por usar sabonete neutro que remova a oleosidade do rosto, lavando-o apenas duas vez por dia, sendo uma vez de manha e outra à noite, pois a pele precisa de sebo natural para se proteger.

Hidratação da pele
Mulheres com peles oleosas devem evitar o uso de hidratantes faciais, o que não significa necessariamente deixar a pele desidratada. Para hidratar a pele, o ideal é usar produtos a base de gel e sem óleo, pois além de evitar a obstrução da pele o produto irá também hidratá-la

Tonificar a pele
Tonificar a pele é algo muito importante pois ajuda a fazer uma limpeza mais profunda, entretanto, deve-se sempre ler o rótulo para saber qual teor de álcool presente na loção, se o teor for muito alto, poderá acabar estimulando ainda mais a produção de sebo.

Proteção da pele
O uso de protetor solar é indispensável, principalmente os que têm proteção para UVA/UVB, entretanto, escolha sempre os protetores à base de gel. Vale ressaltar que o uso do protetor é indispensável mesmo em períodos frios, pois ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele.

Clickgratis

Nestlé fecha acordo para testar nutrientes em células humanas

A Nestlé fechou um acordo para obter células cerebrais e de fígado da Cellular Dynamics International.

O objetivo do acordo é estudar como nutrientes encontrados em alimentos afetam essas células, disse Emmanuel Baetge, diretor do Instituto Nestlé de Ciências de Saúde.

A companhia suíça pretende usar as descobertas para desenvolver bebidas com maior valor nutritivo e outros produtos que possam ser comercializados como benéficos à saúde.

A Cellular Dynamics fornece células para a maior parte das grandes companhias farmacêuticas, mas este é o primeiro acordo fechado com uma empresa de alimentos.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Estadão

Canadá registra 1ª morte na América do Norte causada por vírus H5N1

As autoridades sanitárias do Canadá informaram nesta quarta-feira que uma pessoa morreu no país infectada com o vírus H5N1 - o primeiro caso do tipo na América do Norte - após retornar da China. Em entrevista coletiva, as autoridades disseram se tratar de "um caso isolado" e que a morte aconteceu no último dia 3.

O Canadá entrou hoje em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e também notificou o caso à China. A vítima, uma mulher que vivia na província de Alberta, no oeste do Canadá, desenvolveu os primeiros sintomas da gripe aviária em 27 de dezembro, enquanto viajava de Pequim a Vancouver no voo 3030 da Air Canada.

Após passar várias horas no aeroporto de Vancouver, a vítima pegou outro voo da mesma companhia para ir a Edmonton, capital da província de Alberta. Por fim, a mulher foi internada em um hospital no dia 1º, recebeu tratamento com o remédio Tamiflu e faleceu em 3 de janeiro. E, na noite de ontem, as autoridades sanitárias canadenses receberam confirmação de que a morte foi causada pelo vírus H5N1.

O diretor médico de Saúde de Alberta, James Talbot, não revelou a identidade da vítima ou o hospital no qual ela foi internada. Por sua vez, Gregory Taylor, subdiretor de saúde do Canadá, disse que as autoridades não sabem como a vítima contraiu a doença, já que não se conhece nenhum caso de gripe aviária em Pequim, e a transmissão só é feita de aves a humanos, e não entre pessoas.

"A China vai se interessar muito por este caso", disse Taylor. A ministra da Saúde do Canadá, Rona Ambrose, tentou acalmar a população ao destacar que "o risco de contrair H5N1 é muito baixo".

As autoridades canadenses também revelaram que a vítima viajou à China acompanhada de duas pessoas que não desenvolveram a doença. Taylor destacou que só foram confirmados cerca de 650 casos de gripe aviária no mundo todo desde que a doença apareceu há uma década.

A taxa de mortalidade é de 60% dos casos. Em 2013, houve 38 casos em todo o globo, dos quais 24 resultaram em morte do paciente.

EFE/R7

Veja os 10 erros mais comuns que podem comprometer a saúde bucal

O importante é a
qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez
minutos, e fazer a higiene bucal de duas a três vezes ao dia é o suficienteEspecialistas da clínica Branemark Center citam os principais deslizes na hora de cuidar da boca

1. Ao longo do tempo, as cerdas duras desgastam o esmalte dental e causam retração gengival. Deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar

2. A escovação deve ser feita sem o emprego de força. O que importa é a técnica correta e o uso de uma escova de boa qualidade. Segundo os dentistas, uma boa técnica é apoiar a escova sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com metade das cerdas na superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva. Sem pressionar a cabeça da escova de forma exagerada, os movimentos devem ser vibratórios e circulares, durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes

3. Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses

4. O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, e fazer a higiene bucal de duas a três vezes ao dia é o suficiente

5. O que promove a desorganização da placa dental é a escova e não a pasta de dente. O creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente  

6. O  creme dental abrasivo faz bastante espuma, mas pode tornar os dentes sensíveis

7. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. O ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos

8. A  água pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições, é melhor utilizar uma escova interdental ou fio dental

9. As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. A escova interdental e o fio dental alcançam esta área e desorganizam o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes

10. Os enxaguantes são meios auxiliares de prevenção. O importante é usar esse tipo de antisséptico quando for indicado pelo dentista. A frequência do uso varia de pessoa para pessoa. Não existe produto milagroso para combater o mau hálito. Alguns enxaguantes são bons para prevenir a halitose, mas se usados por muito tempo podem causar manchas nos dentes. Não dá para se enganar com o sabor do produto na boca. Ela já está higienizada, esse sabor dura no máximo meia hora

R7

Ocitocina sintética: o trabalho de parto e suas contrações naturais

O hormônio produzido em laboratório é usado em situações específicas para melhorar o trabalho de parto

Por Dra. Barbara Murayama

A ocitocina é um hormônio naturalmente produzido pelo nosso organismo para gerar as contrações do útero durante o trabalho de parto e a liberação do leite durante a amamentação. Ele foi sintetizado em laboratório e assim se tornou uma medicação muito útil, que pode ajudar a salvar vidas, se corretamente indicado. 

Esse hormônico também pode ser usado para iniciar o trabalho quando ele não ocorre naturalmente, podendo regularizar as suas contrações quando elas não estiverem efetivas e for diagnosticado que o trabalho de parto não está evoluindo de maneira adequada.

Além disso, também pode ser usado para contrair o útero após o parto ou aborto, quando o sangramento está muito abundante, prevenindo hemorragias que poderiam levar a perda do útero e até a morte se não controladas adequadamente. É normal ocorrer sangramento após o parto, mas essa perda de sangue não pode ser muito forte, pois o risco de haver uma hemorragia nessa fase aumenta a cada parto que a mulher tenha, podendo ser maior em gestações gemelares, independente se for parto normal ou cesárea, por exemplo. 

Desvantagens do hormônio sintético
Como todo medicamento, há efeitos colaterais. Pode haver, por exemplo, rotura do útero quando usado durante o trabalho de parto. Por isso é uma medicação que só deve ser utilizada em ambiente hospitalar para gestão do trabalho de parto, sob prescrição e supervisão médica para que a dose e a infusão sejam feitas adequadamente. 

As contrações causadas pela ocitocina artificial podem ser mais doloridas, mas quando se utiliza, é porque foi feito um diagnóstico de algum problema no andamento do trabalho de parto. E se a mãe optou pelo parto sem analgesia, pode conversar com seu médico, para avaliar a possibilidade da analgesia ou lançar mão de outras técnicas como banho, massagens, que aliviam parcialmente a dor. 

É preciso entender que a ocitocina é utilizada como um medicamento, e portanto deve ser utilizado apenas quando há necessidade. Existem também situações que contraindicam o seu uso, como a alergia a algum componente da medicação. 

Conversar com o médico é fundamental
É importante que a mulher escolha seu obstetra após conversar muito sobre esse assunto e todos os outros relacionados ao momento do parto. Hoje existem mulheres que não desejam receber nenhum tipo de intervenção durante o trabalho de parto, mas é preciso entender que o obstetra, tanto quanto os pais, só quer o melhor para o a mãe o bebê e fará o que estiver ao seu alcance para entregar à família o binômio mãe e bebê saudáveis. 

Mas é claro, que como tudo na medicina, há variações e linhas de pensamento diversas entre os médicos, baseado na literatura médica, já que o estudo do ser humano não é uma ciência exata. Então, além de entender e esclarecer dúvidas é importante que se encontre um profissional obstetra que se encaixe nas suas expectativas. Nem sempre seu ginecologista de toda vida será seu obstetra e não há que se ter vergonha de perguntar, conhecer outros profissionais. 

Quando explicamos desde o início todo o processo, o que pode acontecer e o que será necessário fazer em cada situação, o casal se sente seguro e na hora do parto deixa que a médica e sua equipe trabalhem, se preocupando apenas em aproveitar o momento e curtir. 

Minha Vida

Aplicativos: Love Cycles - para controlar o fluxo menstrual

2 de 6Controlar os ciclos menstruais agora é divertido e simples!

LoveCycles é um calendário do ciclo menstrual simples e divertido.

Utilize o LoveCycles para aumentar a precisão na contracepção e concepção.

Gratuito
instalar                

Distribuidor
Plackal Techno Systems Private Limited                

Peso do arquivo
2 MB

Última atualização
31/10/2013            

Versão
2.1.2.0

Funciona com

- Windows Phone 8

- Windows Phone 7.5

Aplicativos necessários

- serviço de dados

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280

Idiomas suportados (13)
Inglês (USA)

Alemão

Francês

Italiano

mostrar idiomas

Faça o download e instale manualmente                    

Siga estes 10 passos para controlar a pressão alta

Dê mais atenção ao que você come, as suas emoções e pratique mais esportes 

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

Previna a hipertensão

1. Manutenção do peso ideal
O sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física
Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal
O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4. Evitar bebidas alcoólicas
O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5. Dieta saudável
Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura.

6. Medicamentos
Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antinflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro
O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse
Ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos
Avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão
No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

Minha Vida

Hipertensão: cuidados ao medir pressão facilitam acompanhamento

Medidores eletrônicos não necessitam da ajuda de um profissional
Veja como conferir sua pressão arterial em casa corretamente

Por Dr. Bruno Valdigem

A hipertensão arterial é responsável indiretamente por milhares de mortes ao ano. Ela é causa e fator independente de morte súbita, e a cada elevação de 10 mmHg (milímetros de mercúrio) na medida da pressão já existe aumento significativo do risco de morte. A hipertensão é responsável por 54% dos acidentes vasculares cerebrais e por 47% dos casos de infarto agudo do miocárdio.

A medida da pressão arterial normal deve ser menor que 130 (máxima) por 85 (mínima). Essa é a medida em milímetros de mercúrio, unidade usada para mensurar a pressão - nesse caso, a pressão do sangue correndo pelas artérias. Outro jeito de falar é em centímetros, que caiu no gosto popular, ficando 13 por 8,5. A pressão arterial é uma medida indireta do quanto o coração esta bombeando de sangue e como a resistência das artérias impede a passagem deste, aumentando a pressão dentro do vaso sanguíneo.

Pessoas com a pressão arterial elevada devem monitorá-la com frequência, e alterações significativas devem ser informadas ao médico. No entanto, é importante seguir instruções simples para aferir a pressão de forma correta, evitando resultados equivocados.

Hoje existem muitos dispositivos eletrônicos para a medida da pressão. Eles permitem que a pessoa seja autossuficiente no acionamento do aparelho, que geralmente é colocado no pulso ou braço. Além dos eletrônicos, temos os de coluna de mercúrio, cada vez mais raros no mercado, e os analógicos (os dois últimos são mais confiáveis, mas dependem de uma pessoa capacitada medindo a pressão).

A medida da pressão arterial deve ser feita em repouso, por pelo menos dois minutos (idealmente cinco minutos), em posição sentada e de bexiga vazia (para evitar que a distensão de bexiga cause desconforto e eleve a pressão). Dê preferencia a momentos em que você ou a pessoa que está medindo a pressão esteja sem dor ou ansiedade extrema.

O braço deve estar posicionado na altura do coração, apoiado em alguma superfície. Braço baixo pode acumular sangue e criar um pequeno edema que falseia a medida. Após o posicionamento do aparelho digital eletrônico, aguardamos trinta segundos, com o manguito permitindo entrada de um dedo sem dificuldade entre a braçadeira e a pele (não deixar muito apertado ou muito solto).

Evite falar durante a medida. De preferencia, repita a medida apos cinco minutos no aparelho digital, para conferir o resultado. Os aparelhos analógicos e de mercúrio não necessitam disso.

Não faz diferença medir em braço esquerdo ou direito, exceto no caso de doenças da aorta ou nos grandes vasos. Na primeira vez, a pressão pode ser observada nos dois braços para referencia futura - mas essa deve ser feita pelo medico no consultório.

Os aparelhos devem ser calibrados a cada dois a três meses, sendo que os de mercúrio podem ser calibrados menos frequentemente.

A medida residencial da pressão arterial (MRPA) é uma ferramenta extremamente útil para guiar tratamento, e o paciente pode estabelecer um diário, com duas medidas ou mais por semana em horários diferentes e mostrar para o seu medico na consulta.

Quais os valores que preocupam?
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem três estágios: de 140/90 a 160/100 mmHg, de 160/100 a 180/110 mmHg e maior que 180/110 mmHg. A pressão da pessoa é elevada constantemente, não fica elevada às vezes. Essa ideia de que a pressão não está sempre elevada faz com que as pessoas só tratem dela quando estão com sintomas (os mais comuns dores de cabeça, cansaço, palpitações).

Quando a pressão esta elevada, mas sem sintomas, a filtração forçada através do rim cria pequenos buracos e cicatrizes que vão levar a insuficiência renal, pequenos aneurismas no cérebro que podem romper e pequenas hemorragias na retina, que podem levar à cegueira. Daí a importância de não substituir doses ou esquecer remédios.

Enfrentando a doença
Segundo a Sociedade Brasileira de HAS, o tratamento é multidisciplinar e complementar. As dietas recomendadas são a DASH e a dieta mediterrânea, sendo que as dietas vegetarianas exclusivas não são uma abordagem para tratar HAS, pois apesar do baixo teor de sódio e gordura, são pobres em vitaminas e nutrientes. Dietas como a Dunkan e Atkins (dietas da proteína), não tem beneficio por conta da sobrecarga de sódio e gorduras, que leva à descompensação aguda de lipídeos, colesterol, triglicérides, acido úrico e da própria pressão.

Os exercícios aeróbicos são preferidos pra tratamento da hipertensão, por causar menos alterações na pressão arterial do que os exercícios de resistência. Para controle do estresse, técnicas de relaxamento como yoga são estimuladas, desde que se adequem ao gosto do paciente.

Em mulheres uma das causas de hipertensão está relacionada com o uso de contraceptivos hormonais. Em mulheres com HAS em uso de anticoncepcional devemos, se possível, suspender o anticoncepcional e avaliar a pressão ao longo de três meses. Caso houver redução, reiniciar com doses mínimas de estrogênio e progesterona. Caso persista elevada, devemos considerar outra forma de anticoncepção.

Minha Vida

SES - MG abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES - MG) publicou edital de processo seletivo que abre 53 vagas de trabalho temporário em diversas cidades do Estado. As vagas destinam-se a candidatos de nível superior para as áreas de Assistentes Sociais, Biólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais).

A remuneração é de R$ 2.292,10, correspondente ao regime de 40 horas semanais. 

Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia 14 de janeiro de 2014,  através do endereço eletrônico www.saude.mg.gov.br.

O Processo Seletivo será conduzido pela Diretoria de Inovação e Pesquisa em Gestão de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas da SES-MG e composto por meio de análise de títulos.

Concurso Fundação Hospitalar Getúlio Vargas 2014: Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de empregos públicos e Cadastro de Reserva (CR). São ofertadas 1.525 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.645,20 em carga horária de 12 a 40 horas semanais.

O concurso será executado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC. As chances são para atuar nos Polos de Tramandaí e Sapucaia do Sul.

Cargos

- Nível Fundamental: Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Segurança, Auxiliar de Serviços Gerais, Costureira, Cozinheira e Marceneiro;

- Nível Médio/Técnico: Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório - Análises Clínicas, Auxiliar de Laboratório - Farmácia Hospitalar, Desenhista Projetista de Arquitetura, Eletricista, Motorista, Programador de Sistemas, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hidráulica, Técnico em Informática, Técnico em Nutrição, Técnico em Radiologia, Técnico em Refrigeração, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Telefonia;

- Nível Superior: Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletrônico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista Plantonista, Médico Auditor, Médico Cardiologista com Área de Atuação em Ecocardiografia, Médico-Cirurgião Geral Plantonista, Médico-Cirurgião Geral Rotineiro, Médico-Cirurgião Torácico Rotineiro, Médico-Cirurgião Vascular Rotineiro, Médico Clínico Hospitalista Rotineiro, Médico Clínico para Atendimento Adulto e Pediátrico, Médico Clínico Plantonista, Médico Clínico Rotineiro, Médico do Trabalho, Médico Ecografista, Médico Endoscopista Digestivo, Médico Ginecologista Rotineiro, Médico Ginecologista, Médico Gineco-Obstetra Plantonista, Médico Gineco-Obstetra Rotineiro, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico Intensivista Rotineiro, Médico Neonatologista Plantonista, Médico Neonatologista Rotineiro, Médico Neurocirurgião, Médico Neurologista Rotineiro, Médico Neuropediatra, Médico Oftalmologista Rotineiro, Médico Pediatra Plantonista, Médico Pediatra Rotineiro, Médico Psiquiatra Rotineiro, Médico Radiologista, Médico Traumatologista Plantonista, Médico Traumatologista Rotineiro, Médico Urologista Rotineiro, Nutricionista, Procurador, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 06 de fevereiro de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. A FUNDATEC e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 18h, e na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, no horário das 9h às 17h, nos seguintes endereços: em Sapucaia do Sul na Travessa Aliança, nº 01 e em Tramandaí na Avenida Emancipação nº 1255.

Taxas
Valor da Inscrição:
Nível Superior: R$ 90,00;
Nível Técnico: R$ 55,00;
Nível Médio: R$ 50,00;
Nível Fundamental: R$ 35,00.

Provas e Gabaritos

O concurso público será composto das seguintes etapas:

- Prova Teórico-Objetiva para todos os cargos;
- Prova de Títulos para todos os cargos de Nível Superior;
- Avaliação Psicológica.

As provas teórico-objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados, em jornal de circulação local e no site www.fundatec.org.br. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 10 de março de 2014.

Validade
O concurso público tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Diretor do Hospital.

Concurso Prefeitura de Alvorada de Minas - MG

Com oferta de 227 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Alvorada de Minas, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público.

A carga horária é de 12 a 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 11.000,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Contador, Médico (Plantonista e Especialista), Farmacêutico, Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente Social,  Psicólogo, Psicopedagogo, Geógrafo, Educador Físico, Professor, Especialista em Educação, Fiscal de Vigilância Sanitária/Zoonoses, Técnico (Saúde Dental, Enfermagem, Laboratório, Radiologia, Agrícola, Informática e Segurança do trabalho), Auxiliar (Saúde Bucal, Secretaria e Administrativo), Fiscal (Obras/Postura, Tributos/Renda e Meio Ambiente), Telefonista, Agente de Controle de Zoonoses, Monitor Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari e Auxiliar de Mecânico), Oficial de Serviços Públicos (Pintor, Eletricista, Mecânico, Pedreiro e Carpinteiro), Operador de Máquinas Pesadas/Leves, Condutor de Veículos Pesados, Servente Escolar (Serviços Básicos, Cozinha, Vigia e Zelador) e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrição
As inscrições serão realizadas via internet, através do site www.rvcon.com.br, no período de 10 de março a 10 de abril de 2014.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 40,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Interessados, poderão se inscrever de forma presencial ou por procurador com poderes específicos, por meio de instrumento publico ou particular com firma reconhecida, no posto de atendimento localizado na Prefeitura, situada na Av. José Madureira Horta, n° 190 - Centro, Alvorada de Minas/MG, no período acima descrito, no horário das 08:00 às 17:00 horas (exceto sábados, domingos e feriados).

Prova
O concurso constará de prova objetiva e análise de títulos.

A documentação para a prova de títulos, deverá ser entregue em fotocópia autenticada, no setor de protocolo da Prefeitura Municipal até o dia 10 de abril de 2014, aos cuidados da Comissão Coordenadora.

As provas objetivas serão realizadas no dia 17 e 18 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados nos sites www.rvcon.com.br e www.alvoradademinas.com, no quadro de publicações da Prefeitura de Alvorada de Minas a partir do dia 02 de maio de 2014.

O gabarito oficial será divulgado na data provável de 19 de maio de 2014, nos sites www.rvcon.com.br/ www.alvoradademinasmg.com e no quadro de publicação da Prefeitura Municipal.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Prefeitura de Recreio - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, divulgou extrato do edital nº. 001/2014 de processo seletivo, visando à contratação temporária de 01 Médico, para atuar no Programa Saúde da Família - PSF.

O salário pode chegar a R$ 7.563,29 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 16 de janeiro 2014, na sede da Prefeitura de Recreio, situada à Rua Prefeito José Antônio, 126, Centro, das 13h às 17h.

O extrato do edital encontra-se no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 08 de janeiro de 2014, pág. 67.

Prefeitura de Mariópolis - PR publica edital de concurso


Com objetivo de preencher 49 vagas, a Prefeitura de Mariópolis, cidade do estado do Paraná, abriu inscrições para realização de concurso público e teste seletivo por meio do edital 01/2014. Os certames serão realizados pelo Instituto Saber e oferta 49 vagas com remuneração de até R$ 10.579,30. 

Cargos
As oportunidades são para Motorista, Servente, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Médico da Família, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Operador de Máquinas, Professor Ensino Fundamental e Técnico em Enfermagem. 

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico www.saber.srv.br, no período de 08 a 23 de janeiro de 2014.

A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A seleção será composta de prova escrita, prova prática, prova de títulos e exame médico pré-admissional. A prova escrita será realizada na data prevista de 02 de fevereiro de 2014, em local e horário a ser definido no edital de homologação das inscrições.

Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 21 horas do dia da aplicação das provas. 

Validade
O prazo de validade será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Dom Aquino - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Dom Aquino, no estado de Mato Grosso, através da Secretária de Educação, Esporte e Lazer lançou edital de processo seletivo nº. 001/2014. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 1.146,38 em regime de trabalho de 25 e 30 horas semanais.

Cargos: Professor (Pedagogo, Língua Portuguesa e Matemática) e Apoio Administrativo (Limpeza, Nutrição, Vigia).

As inscrições serão recebidas no período de 09 a 16 de janeiro de 2014, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, situada na Avenida Cuiabá, s/nº - centro, no Município de Dom Aquino - MT.

O certame constará de prova objetiva, análise de currículo e declaração de aptidão.

A prova objetiva está prevista para 18 de janeiro de 2014, no horário das 8:00 às 11:00, nas dependências da Escola Municipal Professora Juliana Nazaré de Oliveira, situada na Rua Presidente Vargas, S/Nº, Centro.

A validade do processo seletivo será até o dia 20 de dezembro de 2014.

O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 08 de janeiro de 2014, pág. 55 e 56.

Concurso Prefeitura de Granja - CE

Na cidade cearense de Granja, a Prefeitura lançou o edital 01/2014, de concurso público, destinado a selecionar 323 candidatos para provimento de vagas do quadro permanente. O concurso será executado pela Consulpam e os salários são de até R$ 10 mil. 

Cargos
Nível Fundamental: Atendente, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Vigia, Merendeira, Motorista Categoria B e D. 

Nível Médio: Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Técnico Educacional, Fiscal de Tributos, Atendente de Consultório Odontológico, Digitador, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Infantil.

Nível Superior:  Professor de Ciências Humanas, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Anestesiologista, Médico Psiquiatra, Médico Cardiologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Nutricionista, Psicopedagogo, Enfermeiro com Especialização em Saúde Mental, Fisioterapeuta, Psicólogo, Veterinário, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Dentista, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional e Zootecnista.

Inscrições
As  inscrições serão realizadas do dia 10 a 24 de janeiro de 2014, no Polo de Convivência Social, localizado no Auditório Antônio Moreira Batista, na rua Dr. João Pessoa, s/n, Bairro Exposição, Granja – Ceará e também no site www.consulpam.com.br. As taxas variam de R$ 25 a R$ 100. 

Seleção e Validade
O concurso constará de prova escrita, prova prática e análise de títulos. A prova escrita será aplicada na data prevista de 23 de fevereiro de 2014.

A validade do certame será de 01 ano. 

Prefeitura de Groaíras - CE anuncia processo seletivo

Com a finalidade de preencher 07 vagas em cargos de níveis médio e superior, a Prefeitura de Groaíras, município localizado a 220 km de Fortaleza, no Estado do Ceará, publicou edital nº. 002/2014 para a realização de processo seletivo. O salário varia de R$ 400,00 a R$ 2.400,00 em regime de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos: Orientador Social, Facilitador de Oficinas de Esporte/Lazer, Assistente Social e Psicólogo.

Inscrição e Seleção
As inscrições serão recebidas gratuitamente junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Vereador Marcolino Olavo, nº 770, bairro Centro, Groaíras, Ceará, nos dias 09 e 10 de janeiro de 2014, das 08h às 14h.

O candidato obrigatoriamente deverá apresentar, no ato da inscrição, cumulativamente, os seguintes documentos e requisitos:
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Certificado de alistamento militar ou carteira de reservista e comprovação de estar quites com o serviço militar, quando do sexo masculino;
  • Título de eleitor e comprovação de estar quites com suas obrigações eleitorais e no gozo de seus direitos políticos e civis;
  • Uma foto 3 x 4 recente;
  • Cédula de Identidade ou carteira profissional;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Não ter condenação criminal ou em processo de improbidade administrativa transitado em julgado;
  • Curriculum vitae, com documentos que atestem a experiência informada;
Os candidatos aos cargos de Orientador Social e Facilitador de Oficinas de Esporte e Lazer deverão apresentar no ato da inscrição o Certificado de conclusão do Ensino Médio e Declaração de nível superior em curso. Já os candidatos aos cargos de Assistente Social e Psicólogo deverão apresentar original e cópia do Registro no respectivo Conselho Profissional.

O certame será constituído de análise do curriculum vitae e entrevista.

A análise de currículo será realizada provavelmente no dia 13 de janeiro de 2014, das 08h às 14h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Segurança Alimentar. Já as entrevistas serão realizadas na data provável de 16 de janeiro de 2014, das 08h às 14h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Segurança Alimentar.

O resultado preliminar será divulgado mediante edital, a partir do dia 20 de janeiro de 2014, às 14h e, definitivo do dia 27 de janeiro de 2014, às 14h, a ser publicado em local próprio da sede da Prefeitura de Groaíras e na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os contratados serão contratados pelo período de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Ceará, de 08 de janeiro de 2014, pág. 1 a 5. 

Concurso Prefeitura de Ribeirão Bonito - SP

A Prefeitura de Ribeirão Bonito, estado de São Paulo, publicou o edital n° 001/2014, de concurso público, destinado ao provimento de vagas que irá atender as necessidades da administração municipal. A remuneração dos contratados será de até R$ 3.566,00 e as inscrições serão realizadas até 26 de janeiro de 2014, pelo site www.iuds.org.br. A taxa varia de R$ 10,53 a R$ 18,72. 

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Pessoal, Coordenador de Sist. De Controle Interno, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola Fundamental, Diretor de Escola Adjunto, Professor de Educação Básica II - Matemática, Auxiliar de Enfermagem, Assessor Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Berçarista, Cozinheira, Encanador, Pedreiro e Auxiliar de Serviços Gerais.

As provas serão aplicadas na cidade de Ribeirão Bonito - SP, na data prevista de 16 de fevereiro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site de inscrição. O gabarito será divulgado no dia 17 de fevereiro. 

O processo seletivo terá validade de dois anos, contado da homologação final dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Leopoldina - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2014, para contratação de 01 Médico para atender ao Programa Estratégia de Saúde da Família. O salário é de R$ 6.427,05 em carga horária de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 09 a 15 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina, MG, das 07h às 16h (de segunda a sexta-feira).

A seleção constará da análise de currículo.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de janeiro de 2014 no site do Município www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Leopoldina.

O certame terá validade de 06 meses, contados da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da Administração.

Pelo menos 15% das mulheres fumam durante a gravidez

A nicotina atravessa a placenta da mãe fumante e circula no
feto em níveis 15% maiores do que o sangue materno
Permanência do hábito durante gestação pode prejudicar gravemente o desenvolvimento do feto

O consumo de tabaco durante a gestação é uma das principais causas passíveis de prevenção de complicações na gravidez, tanto para a mãe quanto para o feto. Este é um problema de saúde pública, já que o fumo é uma das drogas mais frequentes usadas por gestantes e a associação entre o hábito e complicações na gravidez e formação fetal está documentada na literatura médica há mais de 50 anos. De acordo com a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), pelo menos 15% das mulheres insistem no uso da droga enquanto grávidas.

— O motivo para esta insistência é, principalmente, a falta de informação sobre os malefícios do cigarro durante a gestação. Resumidamente, a droga restringe o crescimento fetal e aumenta o risco de algumas intercorrências graves, como o descolamento de placenta, por exemplo — alerta a ginecologista e obstetra Janete Vetorazzi.

A nicotina atravessa a placenta da mãe fumante e circula no feto em níveis 15% maiores do que o sangue materno. O cigarro possui 4 mil componentes químicos, cuja repercussão na gravidez não é conhecida. Substâncias como o monóxido de carbono e a cianida, respectivamente, reduzem o aporte de oxigênio para o bebê em formação e a concentração de vitamina B12, fundamental para o crescimento saudável.

Além de abortos espontâneos e concepção de natimortos, o peso baixo e a prematuridade são desfechos cotidianos entre as gestações de mães fumantes. De acordo com o número de cigarros consumidos por dia, o feto corre riscos de sofrer redução da circunferência craniana, más-formações craniofaciais, síndrome da morte súbita infantil, asma brônquica, infecções respiratórias repetidas, distúrbios do comportamento, atraso no desenvolvimento neurológico, transtorno do déficit de atenção, hiperatividade e cardiopatias.

Zero Hora

Queda na taxa de tabagismo no mundo é maior entre as mulheres, aponta estudo

Queda na taxa de tabagismo no mundo é maior entre as mulheres, aponta estudo Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Pesquisa realizada em 187 países mostra que fumo entre elas caiu 42% em 32 anos

O mundo passou a fumar menos nos últimos 32 anos. É o que aponta um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica da Associação Médica Americana (JAMA) e que avaliou a prevalência do fumo em 187 países entre os anos de 1980 e 2012.

A taxa mundial de tabagismo entre os homens era de 41% em 1980, mas caiu para 31% em 2012, uma queda de 24%. Entre as mulheres, a prevalência estimada de consumo diário de tabaco era de 10,6% em 1980 e em 2012 este percentual havia caído para 6,2%, o que representa uma queda de 42%.

O estudo, realizado pelo Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde da Universidade de Washington, identificou três fases na redução do tabagismo: um modesto progresso entre 1980 e 1996, uma aceleração nos dez anos seguintes e uma queda mais lentamente 2006 e 2012, com uma aparente alta da fatia de fumantes homens a partir de 2010.

"Esta desaceleração na tendência global (de redução do tabagismo) se deveu, em parte, ao aumento do número de fumantes desde 2006 em muitos grandes países, incluindo Bangladesh, China, Indonésia e Rússia", destacou o estudo.

No Brasil, a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2012, do Ministério da Saúde, registrou queda de 20% na parcela da população brasileira fumante entre 2006 e 2012. Em Porto Alegre, a pesquisa apontou que o número de fumantes reduziu 10%, passando de 20%, em 2006, para 18%, em 2012.

Apesar da queda nas taxas, a pesquisa norte-americana mostra que o aumento da população com mais de 15 anos de idade fez o número absoluto de homens e mulheres que fumam diariamente crescer.

Em todo o mundo, 721 milhões de pessoas fumavam em 1980, índice que aumentou para 967 milhões em 2012. O número de cigarros fumados anualmente também subiu 26% nesses 32 anos. De acordo com o estudo, essa alta é explicada também pelo crescente aumento da popularidade do cigarro em países emergentes como China, Índia e Rússia.

"Uma vez que o cigarro permanece uma ameaça à saúde da população mundial, são necessários esforços intensificados para controlar seu uso", conclui o estudo.

Zero Hora e AFP

Entenda a importância de exames de visão em crianças

70% das crianças com idade entre 7 e 10 anos nunca foi ao oftalmologista
Os maiores riscos são as doenças congênitas diagnosticadas pelo teste do olhinho ou fotos e o estrabismo que pode ser checado em casa

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no Brasil 33 mil crianças são cegas e 40% das perdas de visão na infância poderiam ser evitadas ou tratadas. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, o olho se desenvolve até a idade de 6 anos. Por isso, qualquer obstáculo neste período pode causar danos irreparáveis. O problema é que um levantamento com 37 mil crianças mostra que 70% das crianças com idade entre 7 e 10 anos nunca foi ao oftalmologista.

O médico afirma que uma das principais causas da cegueira infantil é a falta de diagnóstico de doenças sistêmicas contraídas pela mãe durante a gravidez. Outras são o estrabismo e grande diferença de grau entre os olhos conhecida como anisometropia.

Ele ressalta que contrair na gestação rubéola, sífilis ou toxoplasmose pode desencadear no bebê doenças oculares congênitas. As principais são: catarata, glaucoma, retinoblastoma (tumor na retina). Vacinas e orientação às gestantes sobre a descontaminação de alimentos ainda são as melhores formas de prevenir.

Teste do olhinho e fotos
O especialista destaca que as doenças oculares congênitas podem ser diagnosticadas logo que o bebê nasce pelo teste do olhinho. O exame, embora rápido e barato, é obrigatório em poucos estados. Consiste em focalizar a luz de um oftalmoscópio, espécie de lanterna, em cada olho do bebê a uma distância de 30 cm. Se a luz for contínua indica que o olho é sadio. Se for descontínua sinaliza doença congênita.

Queiroz Neto explica que a catarata em crianças é uma emergência médica porque a opacificação do cristalino em crianças impede o bom desenvolvimento do olho. Pelo mesmo motivo o glaucoma infantil também deve ser operado antes que cause danos irreparáveis ao nervo óptico. Já o retinoblastoma, pode colocar a vida do bebê em risco caso não seja tratado logo no início.

A dica do médico é tirar fotos do bebê com flash para confirmar o resultado do teste do olhinho. Caso o reflexo do flash no olho for vermelho indica ausência de doença. Se não tiver reflexo sinaliza alguma doença congênita e necessidade de consultar um oftalmologista imediatamente.

Estrabismo
O estrabismo, desalinhamento dos olhos pode ser diagnosticado a partir dos seis primeiros meses de vida.

— Em crianças com desvio ocular, o cérebro anula a visão do olho desalinhado e só o outro olho se desenvolve. Por isso, o estrabismo é uma importante causa da ambliopia ou olho preguiçoso, maior causa de cegueira monocular em crianças — afirma Neto.

O desvio do olho pode ser causado por miopia, hipermetropia ou musculatura ocular assimétrica. O médico diz que o tratamento pode incluir a oclusão do olho de melhor visão para forçar o desenvolvimento do outro, uso de óculos, exercícios ortópticos ou cirurgia. Algumas crianças, comenta, não permanecem com o olho torto o tempo todo.

Para checar o estrabismo em casa a dica do médico é fazer o teste de Hirschberg. Consiste em acender uma lanterna e dirigir um facho suave de luz para os olhos da criança. Se o reflexo da luz da lanterna cair simultaneamente bem no centro da pupila dos dois olhos significa que a criança não é estrábica. Caso contrário, deve consultar um oftalmologista.

Sinais de problemas de visão
Queiroz Neto afirma que os sinais de problemas visuais variam conforme a faixa etária. Os principais são:

Nos dois primeiros anos de vida:

- Lacrimejamento.

-  Desinteresse pelo ambiente.

-  Olhos desviados para o nariz ou para fora.

- "Menina dos olhos" muito grande, com reflexo luminoso, acinzentada ou opaca

-  Olhos constantemente vermelhos e com secreção.

-  Tremor constante dos olhos.

-  Esbarra com freqüência nos objetos e móveis.

Dos três aos seis anos de vida:

-  Desvio nos olhos.

-  Cai com freqüência.

-  Assiste à televisão de uma distância muito pequena (miopia)

-  Inclina a cabeça para um dos lados (ambliopia)

-  Vira um dos olhos para fora quando está distraída (estrabismo)

-  Fecha um dos olhos (ambliopia)

-  Faz "careta" ou franze a testa para enxergar.

-  Queixa-se de dor nos olhos ou dor de cabeça.

-  Coça muito os olhos

-  Queixa-se de visão dupla ou embaralhada

-  Olhos vermelhos quando esforça a visão.

Dos seis aos sete anos (início da fase escolar):

-  Faz "careta" ou franze a testa para enxergar.

-  Queixa-se de dor ou cansaço nos olhos e dor de cabeça.

-  Coça muito os olhos

-  Olhos vermelhos após esforço.

-  Dificuldade em ver o que está escrito na lousa. (miopia)

-  Chega o rosto muito próximo ao caderno ou livro. (hipermetropia)

-  Apresenta baixo rendimento escolar.

-  Desinteresse na sala de aula.

-  É excessivamente tímida.

-  Recusa-se em participar de atividades esportivas (miopia).

-  Tem dificuldade em distinguir ou combinar cores (daltonismo).

Zero Hora

Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais dobra o risco de glaucoma, aponta estudo

Tomar pílulas anticoncepcionais por três anos ou mais aumenta
 a probabilidade de ter um diagnóstico de glaucoma
Componente chave do contraceptivo, o hormônio estrogênio, pode ser o causador do aumento do risco

O uso prolongado da pílula anticoncepcional dobra o risco de uma das principais causas de cegueira: o glaucoma. Segundo informações do site Huffingtonpost, os cientistas envolvidos no estudo que fez a descoberta advertiram que a pílula pode desempenhar um papel na doença e alertou as mulheres sobre o risco que o uso prolongado dos contraceptivos.

O glaucoma é causado por uma acumulação da pressão do fluido no olho, o que resulta em danos irreversíveis para o nervo óptico. A forma mais comum e crônica da doença afeta cerca de 480 mil pessoas na Inglaterra.

Estudos anteriores sugeriram que a hormônio estrogênio, um componente chave da pílula, pode estar envolvido no desenvolvimento do glaucoma.

A nova descoberta, apresentado na reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia em Nova Orleans, é resultado de um estudo com 3.406 mulheres com 40 anos ou mais. As mulheres foram questionadas sobre sua história reprodutiva e passaram por exames oftalmológicos .

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usaram contraceptivos orais de três anos ou mais tinham duas vezes mais probabilidade de ter tido um diagnóstico de glaucoma. Não fazia diferença que tipo de contraceptivo oral as mulheres vinham utilizando.

Os cientistas disseram que tomar a pílula a longo prazo pode ser um fator de risco para glaucoma que também inclui o histórico familiar da doença, ascendência africana, miopia, aumento da pressão no olho e diabetes.

Segundo o líder do estudo, professor Shan Lin da Universidade da Califórnia em San Francisco, o estudo deve servir de impulso para futuras pesquisas para comprovar a causa e o efeito dos contraceptivos orais e glaucoma.

— Neste momento, as mulheres que tomaram contraceptivos orais por três anos ou mais devem ser rastreada e seguidas de perto por um oftalmologista, especialmente se eles têm outros fatores de risco já existentes — ressaltou.

Existem quatro tipos principais de glaucoma, o mais comum é o glaucoma de ângulo aberto crônico, que se desenvolve lentamente.

Já o glaucoma de ângulo fechado é uma forma rara que pode ocorrer lentamente ou se desenvolver rapidamente, conduzindo a perda de visão rápida em um ou ambos os olhos.

O glaucoma secundário é o resultado de uma lesão ou outra condição ocular do olho, tais como a inflamação. Já o glaucoma congênito é uma outra versão rara da doença causada por um defeito de nascença.

Zero Hora

Oftalmologista explica como identificar sinais de problemas oculares nas crianças

Oftalmologista explica como identificar sinais de problemas oculares nas crianças Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Pais e professores devem estar atentos aos sintomas dos pequenos

O diagnóstico de doenças oculares na infância é muito difícil, pois é preciso que pais e professores observem qualquer queixa da criança. Para evitar que doenças graves se desenvolvam o ideal é realizar a primeira consulta até os três anos de idade e a segunda visita, entre cinco e seis anos.

De acordo com a oftalmologista Erika Silvino Rodrigues, a primeira avaliação é feita logo após o nascimento, o chamado "teste do olhinho". Com ele, é possível ver se há algum obstáculo ou alguma opacidade que impeça a entrada de luz no olho. O teste do olhinho pode identificar problemas como catarata congênita, cicatriz na córnea e até mesmo tumores.

— Crianças prematuras com peso inferior a 1500g ou que necessitaram de oxigênio após o nascimento e filhos de mães que tiveram problemas de infecção durante a gestação, precisam fazer exame detalhado da retina (mapeamento de retina), pois há risco de comprometimento da visão durante a formação — explica a especialista.

Como identificar os problemas nas crianças?
Até os seis meses, é comum o olho da criança tremer esporadicamente, assim como entortar. Isso porque, nessa idade, a criança não tem a musculatura do olho bem desenvolvida.

— No entanto, se o tremor for constante ou olhinho ficar sempre torto, os pais devem procurar um especialista — afirma Erika.

Além disso, dores de cabeça, vermelhidão nos olhos e o ato de franzir a testa podem ser outros sintomas para sinalizar anormalidades na visão de crianças. Ainda de acordo com a oftalmologista, a falta de interesse dos pequenos por algumas atividades pode ser sinal de algum distúrbio visual. Ao detectar esses sintomas, é possível evitar problemas no desempenho escolar da criança.

As soluções mais indicadas
A redução da visão em um dos olhos dificilmente é notada por pais ou professores. Esta precisa ser diagnosticada precocemente para que possa ser feito estímulo na visão fraca.

— Essa estimulação é realizada por meio da oclusão (tampão) do olho saudável, para que a criança force a outra visão, estimulando a área responsável pela formação da imagem.

Entretanto, crianças acima de cinco anos já apresentam a área responsável pela imagem desenvolvida e por isso é preciso consultar um médico antes dessa idade.

Pais e professores devem ficar atentos. Os principais problemas visuais em idade escolar são a miopia, hipermetropia e astigmatismo, conhecidos como erros de refração que podem ser corrigidos com o uso de óculos. Caso o pequeno necessite do uso de óculos, as visitas ao oftalmologista devem ser feitas entre seis e 12 meses, seguindo sempre a orientação médica.

Zero Hora

Como evitar o mau hálito

Pesquisas indicam que 50 milhões de brasileiros sofrem deste mal
Escape desta bomba-relógio que sabota todos os tipos de relacionamento, dos amorosos aos profissionais

A garota pode ser fantástica, simpática, atlética, exuberantemente linda, inteligente, fogosa e cheirosa – mas se a suave fragrância que exala do corpo não for a mesma que escapa da boca, de nada servem todas essas qualidades. Em outras palavras: se ela tiver aquele hálito que desorienta, será no máximo sua amiga. Ou melhor ainda, colega. E apenas virtual.

Halitose é o nome técnico do mau hálito – e  isso provavelmente não é a única coisa que você não sabe sobre o assunto. Esse é um tema de tanta seriedade que existe até a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), organização que se compromete a levar programas de prevenção e orientação de higiene bucal para a sociedade.

A primeira coisa a ser esclarecida é que o mau hálito não é uma doença, mas um sintoma. Portanto, quando for identificado algum problema desse tipo deve-se fazer um diagnóstico com um bom profissional para se iniciar um tratamento. Resolver esse tipo de problema pode não ser tão simples quanto alguns produtos costumam anunciar pela mídia. As diferentes causas da halitose (que são contabilizadas em aproximadamente 60) apesar de terem origem na cavidade bucal em mais de 90% dos casos, podem ser originadas também em outros lugares do corpo.

Jejum prolongado, dietas descontroladas, má higiene bucal, baixa produção de saliva, problemas em vias aéreas, estresse, diabetes, desorganização renal, prisão de ventre acentuada são apenas algumas das causas desse sintoma. “Os problemas relacionados ao estômago muito raramente interferem na condição do hálito alterado, o que por muito tempo, e até os dias de hoje, se constitui numa crença com pouca ou nenhuma evidência científica”, diz a ABHA.

Pesquisas indicam que cerca de 50 milhões de pessoas tem halitose no Brasil. Logo, você provavelmente conhece alguém com mau hálito. Então como proceder diante disso?

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO) entrevistou 127 pessoas com halitose para conhecer o perfil de quem sofre desse problema. O resultado mostrou que 99% delas acreditam que quem tem mau hálito deve ser alertado desse fato. Acontece que essa não é uma tarefa das mais simples. De acordo com a mesma pesquisa, 49% dos entrevistados disseram ter recebido a notícia por outra pessoa com constrangimento.

Uma solução para que isso seja feito de forma mais suave é oferecida pela própria ABHA. Quando você entra no site da instituição, a primeira coisa que aparece é um pop-up que traz os dizeres: “SOS Mau Hálito”. Ao seguir as orientações do pop-up, você poderá avisar algum amigo ou conhecido que ele possui halitose sem constrangimento. A pessoa receberá um correio anônimo (eletrônico ou não) informando-a sobre seu mau hálito.

A carta ou o e-mail explica com delicadeza o motivo da mensagem e esclarece pontos básicos sobre o problema. O que é a halitose, o porquê de os portadores não sentirem o próprio mau hálito (os bulbos olfativos acabam acostumando com o odor constante) e como proceder diante dessa situação são algumas respostas que a pessoa encontrará na mensagem. Fica a dica para quem não aguenta mais o papo diário com o colega de trabalho.

Falando em dica, o site traz algumas que poderão nos ajudar a prevenir o que é motivo de pesadelo de qualquer amante. Seguem cinco delas:

- Realizar pequenas refeições a cada três horas

- Ingerir bastante liquido com preferência para a água

- Realizar adequada higiene bucal (incluindo limpeza da língua) e evitar o uso de soluções para bochecho com álcool na composição

- Praticar atividades físicas

- Evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados)

Além de tudo o que foi dito o mau hálito também pode causar sérios problemas emocionais. Quando a halitose é muito forte a pessoa normalmente se sente insegura em se aproximar dos outros, tem dificuldades em estabelecer relações (tanto amorosas como afetivas), tem forte resistência ao sorriso, falta de confiança, encontra grandes dificuldades em situações profissionais do dia-a-dia e, por conta de tudo isso, pode entrar em depressão.

Portanto, previna-se ou logo você receberá uma mensagem da Associação Brasileira de Halitose na sua caixa de entrada do e-mail.

El Hombre