Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Camufle os vegetais para mantê-los no prato

Sopas e sucos são alternativas para quem não aprecia essa turma

Dá um nó no estômago só de pensar no gosto da cenoura ou do espinafre? O problema é que, sem eles, a dieta emperra. "Legumes e verduras são alimentos que apresentam baixa quantidade de calorias e, ao mesmo tempo, são fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. "Eles também são uma ótima alternativa para o regime, já que são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e, principalmente, de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e fazem com que a glicose do sangue aumente gradativamente, retardando a fome."

Para te ajudar a colocar os vegetais no prato, o MinhaVida separou dicas que camuflam esses alimentos e os deixam mais saborosos, seja no meio do prato predileto ou em uma deliciosa sopa ou suco . Confira as dicas e comece a tirar todos os benefícios dessa turma:

Como preparar
Antes de começar a missão de incluir os vegetais na sua alimentação, é preciso variar as maneiras de prepará-los. "Os vegetais podem ser feitos cozidos, assados, refogados ou grelhados. Para dar mais sabor a esses alimentos, deve-se fazer uso de temperos e ervas", explica a especialista. "Usar pouco óleo na preparação impedirá que o alimento ganhe muitas calorias. Dessa forma, os fritos, à milanesa e suflês devem ser evitados."


No seu prato preferido
Qual é seu prato predileto? Massas, lanches ou uma bela feijoada? Qualquer refeição comporta uma boa dose de vegetais. "Acostume-se aos poucos com os vegetais. Uma dica, para começar, é picar alguns deles nas receitas que aguçam o seu apetite". "Uma lasanha de berinjela ou um prato de feijoada acompanhado com uma porção de couve fazem parte das alternativas ", explica.

Sopa encorpada
A sopa é uma maneira perfeita de camuflar os vegetais. "Podemos adicionar acelga, repolho, cenoura e couve-flor. E o lado positivo é que o gosto não fica tão forte, ajudando o paladar a se acostumar com os sabores", afirma. "Vale lembrar que devemos evitar adicionar grandes quantidades de batata ou mandioquinha na preparação, já que elas apresentam maior valor calórico", diz.

Suco turbinado
Que tal um suco de laranja com beterraba? As misturas ficam deliciosas e o sabor da fruta prevalece, camuflando o vegetal. "Basta usar a criatividade para saborear um suco delicioso e ainda aproveitar todos os benefícios dos vegetais", recomenda Roberta. Experimente as opções de Laranja com rúcula e abacaxi com cenoura.

Reeduque o paladar
Se você não tem o costume de comer vegetais, vá com calma. Experimente um novo sabor por dia e vá montando sua lista de favoritos. Só não dá para desistir na primeira tentativa. O organismo precisa de tempo para aceitar a introdução dos novos sabores , afirma Roberta. 

Fonte Minha Vida

Sucos Poderosos soltam o intestino e refrescam

Três receitas deliciosas para acabar com a prisão de ventre

Suco Refrescante
Ingredientes
- 2 pires de rúcula picada
- 2 laranjas sem sementes -
1/2 copo de água
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Saiba mais!
A rúcula contém poucas calorias e muitas fibras. É uma hortaliça rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte o cálcio, ferro, enxofre, potássio e ômega 3. A laranja contém fibras e é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes. Ela apresenta propriedades antiinflamatórias e inibe a formação de coágulos no sangue.

Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)
Calorias: 228 Kcal
Carboidratos: 56,1 g
Proteínas: 3,8 g
Gorduras: 1,9 g
Fibras: 7,8 g

Vitamina Deliciosa
Ingredientes
- 1 unidade média de mamão papaya
- 2 laranjas sem sementes
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo


Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)
Calorias: 401,2 Kcal
Carboidratos: 81,9 g
Proteínas: 7,8 g
Gorduras: 8,1 g
Fibras: 16,9 g

Saiba mais!
A laranja é rica em fibras e o mamão papaya possui uma substância chamada papaína que estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes. A linhaça, além de ótima para o intestino, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Vitamina cremosa
Ingredientes
-
2 ameixas pretas sem caroço
- 1 pote de iogurte desnatado 0% de gordura
- 1 colher (sopa) de aveia
- 1 colher (sopa) de açúcar

Refresque-se neste verão e fique em forma. (Começar minha dieta)

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.
Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo) Calorias: 199,1 Kcal Carboidratos: 35,2 g Proteínas: 10,3 g Gorduras: 2,0 g Fibras: 13,7 g

Saiba mais!
A ameixa é laxativa graças ao seu conteúdo em fibra, especialmente pectina. A pectina tem ação cicatrizante, diminui o colesterol e ajuda na digestão. A aveia é rica em fibras e aumenta o bolo fecal, facilitando a expulsão das fezes. Dicas de saúde A adição de linhaça, aveia, lecitina de soja e fibras solúveis pode ser feita em qualquer uma das receitas para aumentar a quantidade de fibras e, portanto, a eficácia dos sucos. Prefira ingerir os sucos sem coar, para que todas as fibras dos alimentos sejam aproveitadas pelo organismo. O iogurte pode ser substituído por leite fermentado (Yakult, Chamyto). Entre em forma neste verão. Faça sua avaliação física. (Fazer minha avaliação gratuita)

Fonte Minha Vida
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Acabe com a prisão de ventre só com a dieta

Conheça os alimentos que são imbatíveis na luta contra o incômodo

Quem sofre com a tão conhecida prisão de ventre sabe o tamanho do incômodo que ela representa. Mau humor, pele marcada e estômago inchado tornam os dias quase insuportáveis. Mas a nutricionista Karina Gallerani afirma que há solução para o problema. "Basta uma alimentação caprichada somada a uma boa dose de exercícios físicos para garantir que a prisão de ventre desapareça". A seguir, ela mostra o que não pode faltar na casa de quem deseja viver de forma mais tranqüila.

Alimentos Crus: Comer verduras e legumes crus rende, além de muitas vitaminas, fibras para o seu organismo. Mastigue bem cada bocado e, em no máximo dois dias, você já vai notar a diferença.

Frutas com bagaço: O bagaço das frutas ajuda na formação do bolo fecal. Chupe laranja e mexerica, por exemplo, sem descartá-lo. Fazendo isso uma vez por dia, o seu intestino passa a funcionar com regularidade.

Água: Ela ajuda na digestão dos alimentos e impede o ressecamento das fezes, um problema comum se você demora muito tempo para ir ao banheiro. A hidratação ainda traz melhoras para sua pele, que fica mais clara e com mais brilho.

Iogurtes: Existem as versões específicas para quem sofre com a prisão de ventre. O consumo contínuo desses iogurtes regula o trânsito intestinal e manda o inchaço e a irritação para bem longe de você.

Alimentos integrais: São várias as opções de alimentos integrais que ajudam a acabar com a prisão de ventre; Arroz, trigo, pão, milho, aveia e granola são alguns exemplos. Uma porção desses alimentos por dia já é suficiente.

Evite: Para acabar de vez com o mal estar proporcionado pela prisão de ventre, também é preciso evitar alguns alimentos que colaboram com o transito intestinal. Entre eles estão as frituras, os biscoitos (com exceção daqueles à base de fibras) e os alimentos açucarados, como balas e chocolates.

Fonte Minha Vida

Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer

Se você anda precisando perder uns quilinhos, inclua os alimentos termogênicos na sua dieta alimentar.

Eles aumentam o metabolismo e a temperatura interna do nosso corpo e provocam uma perda de 10% do gasto total de energia.

Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como o brócolis, acelga, couve, gorduras vegetais e, em especial, a de coco, chocotale, alimentos que possuem ômega 3 como bacalhau, salmão e a sardinha são alguns exemplos de alimentos termogênicos. Mas não adianta ingeri-los indiscriminadamente.

Apesar de naturais, esses alimentos, se consumidos em excesso, podem provocar dor de cabeça, tontura e insônia. Os termogênicos precisam fazer parte de uma dieta saudável.

Quem deseja emagrecer deve também praticar atividade física. Uma boa e saudável opção dentro desta lista é a água gelada, além de hidratar o corpo, também ajuda a queimar calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a medida de nossa temperatura corporal interna.

Fonte R7

Comer limão diminui a compulsão por doces

suco-couve-limao-hortela-hg-20091211Fruta obriga o organismo a gastar calorias e é rica em vitamina C

Se começou uma dieta para emagrecer, experimente incrementá-la consumindo limão.

Tomada com água gelada em jejum, a fruta reduz a compulsão por doces. Sem falar que, misturada à água gelada, a bebida também tem efeito termogênico. Ou seja, obriga nosso organismo a gastar mais calorias para igualar a temperatura do corpo à temperatura ambiente.

A fruta também é rica em vitamina C, e age como um intensificador das propriedades de outros alimentos, ajudando a desintoxicar o organismo.

O limão tem cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B.

Por ser diurético, o limão é benéfico para quem tem problemas de cistite, cálculo renal e enxaqueca. A fruta purifica o sangue, é antitérmico e usado também no tratamento da artrite e gota. Ajuda a prevenir e curar osteoartrite e previne o desenvolvimento e progressão da arteriosclerose. É excelente tônico para o fígado.

Fonte R7

EUA registram contaminação com salmonela em NY e Nova Jérsei

Companhia está recolhendo a carne contaminada

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (9) que fígados de galinha contaminados com a bactéria salmonela deixaram algumas pessoas doentes em Nova Jérsei e Nova York. A companhia Schreiber Processing Corporation, de Masbeth (NY), está recolhendo a carne "relacionada a uma série de enfermidades causadas por salmonelas", enquanto autoridades federais investigam os casos.

O fígado de frango, que pode ser vendido picado, em produtos de carne, é especialmente perigoso no que diz respeito à contaminação. A aparência do fígado pode fazer o produto parecer totalmente cozido e pronto para o consumo, mas, na verdade, muitas vezes o cozimento do fígado ainda precisa ser finalizado pelos consumidores, explicou o USDA.

– Infecções com salmonela podem ameaçar a vida, especialmente a daqueles que têm sistemas imunológicos frágeis, como crianças, idosos, pessoas com HIV ou que fazem tratamentos de quimioterapia. As manifestações mais comuns de salmonelose são diarreia, cãibras abdominais e febre dentro de 6 a 72 horas.

Fonte R7

Hospital Miguel Couto (RJ) receberá R$ 300 mil por mês para melhorar atendimento de emergência

Programa do Ministério da Saúde vai beneficiar outros dez hospitais do país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (9) investimentos de R$ 300 mil mensais para melhorar o atendimento na emergência do Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio de Janeiro, durante visita à unidade.

De acordo com Padilha, o dinheiro vai instalar e garantir o funcionamento de um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, que vai verificar a gravidade no caso de cada paciente e diminuir o tempo de espera.

- Quem chegar na emergência vai ser recebido por um profissional, que vai perceber a gravidade da condição do paciente para acelerar o atendimento. Os profissionais desse núcleo também vão reforçar a capacidade de reunir informações sobre o que se faz na emergência e encaminhar, quando necessário, pacientes a outras unidades, como as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), desafogando o atendimento no hospital.

O ministro ressaltou que o SOS Emergências também prevê na unidade um investimento de R$ 3 milhões, destinados a compra de equipamentos e reformas no setor. Mais 10 hospitais do país serão beneficiados pelo programa.

Padilha destacou que a unidade deverá ganhar um serviço de enfermaria de retaguarda para os pacientes que, tendo sido atendidos nos serviços de emergência, precisem de leitos para continuar internadas por um tempo curto.

- Estamos começando esse programa pelas maiores emergências do país, e o Miguel Couto concentra atendimentos de trauma, neurológicos e acidentes de trânsito, que são um dos grandes problemas no país. Inicialmente são 11 emergências e vamos chegar a 40 hospitais até 2014.

No Rio, além do Miguel Couto, o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na zona oeste, também será contemplado pelo programa.

Fonte R7

Holanda faz primeira eutanásia em paciente com Alzheimer avançado

Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia

Uma pessoa sofrendo de Alzheimer em um nível muito avançado morreu por eutanásia na Holanda, no primeiro episódio do tipo no país, anunciou esta quarta-feira a Associação Holandesa por um Final Voluntário da Vida (NVVE).

Walburg de Jong, porta-voz da NVVE, deu entrevista à AFP.

– É verdadeiramente uma etapa importante: antes, os pacientes mortos por eutanásia se encontravam em um estado verdadeiramente precoce de demência, o que não era o caso desta mulher.

A legislação holandesa só autoriza a eutanásia quando o paciente manifesta o desejo em plena posse de suas faculdades mentais e padece de sofrimentos insuportáveis devido a uma doença diagnosticada como incurável por um médico.

A mulher, de 64 anos, originária do sul da Holanda, estava doente "há um longo tempo" e declarava "há vários anos" o desejo de morrer por eutanásia, segundo a NVVE.

Sua morte, em março, foi seguida de uma longa investigação, como determina a lei.

A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia, em 1º de abril de 2002. Mas cada passo deve ser apontado a uma das cinco comissões encarregadas de verificar se os critérios da lei foram respeitados.

Fonte R7

Estudantes argentinos formam a maior gota de sangue do mundo

Objetivo foi conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue

No Dia Nacional do Doador na Argentina, mais de 1.500 estudantes argentinos formaram em Buenos Aires a maior gota de sangue do mundo e entraram para o Guinness, o Livro dos Recordes. Vestidos com camisetas vermelhas, jovens de várias partes do país desenharam com seus próprios corpos uma gigantesca gota de sangue.

O objetivo foi aproveitar a data para conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. A iniciativa foi dos ministérios da Educação e da Saúde.

O ministro da Saúde, Juan Manzur disse que "não existe sangue nas farmácias ou nos mercados, por isso a única maneira de conseguir essa substância valiosa é por meio da doação". A gota argentina superou o antigo recorde, de 1.400 pessoas.

Fonte R7

Descoberta científica pode levar a vacina contra melioidose

Uma descoberta científica pode levar à produção de uma vacina contra a melioidose, doença tropical mortal que infecta milhões de pessoas no mundo, segundo estudo publicado publicado na revista científica Science.

Uma equipe internacional de cientistas mostrou como uma toxina produzida pela bactéria 'Burkholderia pseudomallei' (conhecida como bacilo de Whitmore), destrói células humanas, impedindo a síntese de proteínas e inibindo o crescimento da bactéria causadora da melioidose.

O estudo, chefiado pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para combater a bactéria causadora da doença, abundante no sudeste da Ásia e no norte da Austrália.

"Agora que sabemos da existência desta toxina, abrem-se as oportunidades para o desenvolvimento de novos remédios capazes de bloquear seus efeitos", afirmou o professor da Universidade de Sheffield, Stuart Wilson, membro da equipe de pesquisas.

Os cientistas querem agora pesquisar as possíveis aplicações da toxina bacteriana para combater outras doenças, como o câncer, onde poderia ser usada em tratamentos orientados a prevenir a proliferação de células cancerosas, destacou o estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

A melioidose é, ao lado do HIV e da tuberculose, é uma das três principais causas de morte por doenças infecciosas em algumas partes do sudeste asiático.

A doença pode ser difícil de diagnosticar e a taxa de mortalidade nas regiões onde a bactéria é encontrada pode chegar a 40%.

A bactéria causadora da melioidose prospera na água e nos solos quentes e úmidos e pode entrar no corpo por via pulmonar ou através de feridas abertas.

A doença pode permanecer latente no corpo, manifestando-se décadas depois da infecção.

Fonte R7

Eletroencefalograma detecta consciência em pacientes em estado vegetativo

Exames de eletroencefalograma (EEG) ajudaram médicos a perceber que alguns pacientes aparentemente em estado vegetativo permanente na verdade estavam conscientes, segundo estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista científica The Lancet.

A técnica poderia ser desenvolvida como uma forma portátil e mais barata de ajudar os médicos a fazer diagnósticos mais precisos e estabelecer contato com os pacientes que estão imóveis, mas conscientes, afirmaram os autores do estudo.

O estado vegetativo persistente ou permanente é definido como "vigilância sem percepção consciente de si e do meio". Em estado de coma, ao contrário, o paciente carece tanto de consciência quanto de vigilância.

Cientistas chefiados por Adrian Owen e Damian Cruse, do Centro de Cérebro e Mente da Universidade de Western Ontario, Canadá, fizeram um teste com 16 pacientes com danos cerebrais em estado vegetativo e 12 indivíduos de controle saudáveis.

O eletroencefalograma consiste na colocação de sensores no couro cabeludo para registrar os sinais elétricos que resultam da atividade de células cerebrais.

Segundo o artigo, três dos 16 pacientes demonstraram de forma precisa e persistente uma clara resposta ao EEG quando se pediu que imaginassem movimentos com os dedões da mão e do pé direito.

Sinais elétricos no topo do couro cabeludo combinaram com os dos controles quando se pediu aos pacientes para executar esta atividade motora, mesmo que seus corpos não tenham executado qualquer movimento.

Os autores afirmam que não querem tirar conclusões sobre os "mundos internos" dos três pacientes na base deste experimento.

Mas destacaram que compreender o comando e o processamento disto no cérebro era complexo e exige atenção contínua, selecionando a resposta correta e a compreensão da linguagem.

"Apesar do rigoroso acompanhamento clínico, muitos pacientes em estado vegetativo têm diagnóstico equivocado", afirmaram os cientistas.

"O método EEG que nós desenvolvemos é barato, portátil, amplamente disponível e objetivo. Pode ser usado em todos os pacientes vegetativos e fundamentalmente mudar sua avaliação no leito hospitalar", acrescentou.

A técnica é considerada menos sensível do que a ressonância magnética funcional (fMRI), que monitora o fluxo cerebral e tem sido usada em algumas experiências importantes para determinar a consciência em pacientes vegetativos.

Mas os escâneres de fMRI são muito caros e não podem ser usados em pacientes com metais no corpo, caso frequente em pacientes com danos cerebrais severos após sofrer acidente de carro.

Se refinado, o diagnóstico por EEG pode ir além das respostas "sim/não" e incluir métodos de comunicação mais expressivos, afirmaram os autores.

O desenvolvimento de técnicas de classificação em tempo real de formas diferentes de imagem mental "habilitará a comunicação em duas vias com alguns destes pacientes, permitindo-lhes compartilhar informação sobre seu mundo interior, experiências e necessidades", concluíram.

Ao contrário da morte cerebral, o estado vegetativo persistente não é reconhecido legalmente como morte.

A síndrome de "Locked-in" é uma condição na qual o funcionamento mental é normal, mas o corpo é inerte e incapaz de responder a comandos.

Fonte R7

Japão confirma primeiro caso de gripe aviária na atual temporada

Uma infecção causada por gripe aviária foi confirmada em um cisne morto coletado na cidade japonesa de Matsue, província de Shimane, o que representa o primeiro caso da doença no país durante a atual temporada, de acordo com o governo local.

Segundo a agência de notícias Kyodo News, o governo da província está avaliando se o vírus é do tipo mais agressivo. Os resultados dos exames devem sair em uma semana.

A infecção foi confirmada em um teste genético realizado no Instituto Nacional para Estudos Ambientais, na segunda-feira. As informações são da Dow Jones.

Fonte R7

Dois em cada três formandos de medicina não sabem tratar dor de garganta


médico provaEstudantes de São Paulo tiveram dificuldades para responder questões simples

Alunos que estão terminando o sexto e último ano do curso de medicina no Estado de São Paulo têm dificuldades para detectar e indicar tratamentos para doenças simples, como uma infecção de garganta. O diagnóstico é de um exame aplicado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) em outubro deste ano e que teve os resultados divulgados nesta quarta-feira (9).

Uma das questões com maior índice de erro testava a capacidade do aluno de decidir qual medicamento não era a melhor indicação para um paciente com infecção de garganta que fosse fazer o tratamento em casa. 66% dos 418 alunos que fizeram a prova responderam a pergunta errado.

Reinaldo Ayer, conselheiro do Cremesp e responsável pelo exame, disse ao R7 que a situação descrita na questão é “muito frequente” e requer “noções básicas de saúde”.

– Com o diagnóstico e o tratamento corretos, você aliviaria os hospitais, porque não precisaria internar o paciente.

Outra questão com alto índice de erros foi a que cobrava que os estudantes soubessem diagnosticar sepse (infecção generalizada) e meningite em um recém-nascido, algo que, de acordo com Ayer, exige um “raciocínio mais ou menos tranquilo”. 62% dos alunos erraram.

O índice de reprovações no exame foi alto. Apenas 54% dos alunos que fizeram o teste tiveram nota maior que 6, valor considerado de corte. No ano passado, o índice de aprovação foi de 57%, o melhor desde que a prova deixou o estágio experimental, em 2007. Em média, 2.500 médicos se formam por ano no Estado.

Nota baixa todo ano O índice de aprovações tem se mantido baixo nos últimos anos: se forem levados em conta os exames aplicados entre 2005 e 2011, realizados por 3.135 candidatos ao todo, a reprovação chega a 58,4%.

Nos últimos cinco anos, o índice de aprovação foi sempre menor que 60%, resultado que, de acordo com o conselho, “mantém uma tendência consistente e é considerado insatisfatório e preocupante”.

O teste, aplicado em outubro deste ano, foi realizado por 25 dos 30 cursos de medicina do Estado. Duas das escolas ainda não têm classes se formando e alunos de três faculdades - Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) - não tiveram qualquer representante.

Esses 418 estudantes representam 16% dos estudantes que cursam o sexto ano de medicina em São Paulo.

Deficiências de ensino O conselheiro diz que, em parte, esses resultados ruins são um reflexo do aumento no número de faculdades de medicina no Estado de São Paulo – ele considera 30 cursos um número “incontrolável”.

Nem todas as instituições conseguem manter um padrão de ensino, com professores capacitados e estrutura de laboratórios e hospitais que permitam que os alunos aprendam. Para ele, o exame revela que “nós temos estudantes que saem da faculdade com formação inadequada”.

– Hoje nós temos um número incontrolável de escolas, sem ambientes de ensino e hospitais universitários adequados, e professores que não têm formação para serem professores.

No geral, os alunos de universidades públicas tiveram resultados melhores que os estudantes das instituições privadas. 76% dos futuros médicos que estudam em escolas públicas foram aprovados, enquanto entre as particulares a taxa foi de 42,5%. Mas é preciso analisar esses dados com cuidado porque o comparecimento de alunos formados em escolas públicas foi menor e, de acordo com o conselho, “o resultado não é homogênio”.

– Há escolas privadas com bom desempenho e públicas com resultados menos satisfatórios.

O conselho defende que o exame seja obrigatório para quem se forma em medicina, assim como acontece com a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), necessária para formandos em direito que queiram exercer a advocacia. Mas isso depende de uma mobilização nacional.

Em nota, o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Junior, diz que o órgão está “convencido de que uma medida excepcional precisa ser tomada, em respeito à população que confia a saúde e a vida aos médicos”.

Fonte R7

Venda de bebibas alcoólicas em posto de combustíveis pode ser proibida

Um projeto de lei proposto pelo deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) sugere a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniências dos postos de combustíveis no Paraná.

O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa na quarta-feira (10) e propõe àqueles que infringirem a lei pena de advertência, multa de R$ 5 mil e até a cassação da respectiva inscrição estadual.

A medida, de acordo o Pastor Edson Praczyk, visa diminuir o número de acidentes de trânsito. Dados do Ministério da Saúde, mostram que, em 2010, 3.410 pessoas morrem no Paraná vítimas de acidentes de trânsito.

O deputado afirmou ao G1 que ainda que exista uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis, não existe uma fiscalização eficiente. “Eu tenho fotos de vários postos no Paraná que fazem um ‘puxadinho’ dentro do próprio posto e o pessoal fica enchendo a cara”, afirmou o deputado. Na avaliação dele, apenas uma medida mais radical, como a proibição da venda, para impedir a ocorrência de acidentes.

Praczyk disse também que acredita que haverá muito lobby para tentar derrubar o projeto dele, mas que vai fazer um grande esforço para que pelo menos a primeira discussão, em plenário, ocorra neste ano.

Discussão Nacional
Na quarta-feira (9), o Senado aprovou o projeto de lei que altera o Código de Trânsito brasileiro e reduz a zero a quantidade de álcool permetida para quem estiver dirigindo. O projeto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados. A Lei Seca hoje determina que é crime dirigir com uma concentração de seis decigramas de álcool por litro de sangue.

O projeto prevê ainda que a embriaguez ao volante também poder comprovada a partir de depoimentos de testemunhas, fotos, imagens ou vídeos. Na atual legislação o consumo de bebida alcóolica é comprovado pelo teste do bafômetro. Se o motorista se recusar a fazer o exame, ele é submetido a ações administrativas, como a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se flagrado, o motorista alcoolizado, mesmo que não tenha batido o carro, pode ficar preso de seis meses a três anos. Se provocar a morte de alguém, a pena pode chegar a 16 anos de prisão.

Fonte G1

Concurso Prefeitura de Ibaté - SP

Foi publicado edital (nº 001/2011) de concurso público da Prefeitura de Ibaté, Estado de São Paulo. A seleção visa preencher 34 vagas para cargos de nível médio e superior. A remuneração é de até R$ 4.600,00, por jornada de até 40 horas semanais. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia e Médicos nas seguintes especialidades: Anestesiologista, Clínico Geral do PSF, Ginecologista, Hematologista, Infectologista, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista, Psiquiatra (Infância e Adolescência).

As inscrições serão realizadas via Internet, no site www.sigmaassessoria.com.br a partir até às 24h do dia 13 de novembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF. 

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para cargos de nível médio completo e de R$ 40,00 para cargos de nível superior completo.

A prova escrita prevista inicialmente para o dia 03 de dezembro de 2011, sábado, será realizada em local e horário a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições acolhidas ao presente Concurso Público, através de publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Ibaté, no órgão oficial de imprensa do Município e em caráter meramente informativo nos sites: www.sigmaassessoria.com.br e www.ibate.sp.gov.br.

O prazo de validade deste Concurso Público é de 02 (dois) anos, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Madalena - CE

Com o objetivo de preencher 211 postos vagos em cargos dos níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Madalena, no Estado do Ceará, divulgou edital de concurso público. O certame, que será realizado pelo Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública – SERAP, servirá também para formação de Cadastro de Reserva de classificados. Os salários oferecidos variam entre R$ 545,00 a R$ 2.500,00, com jornadas de trabalho entre 20 e 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Administração, Assistente de Administração, Auxiliar de Serviços Gerais, Desenhista Técnico, Fiscal de Obras, Gari, Jardineiro, Motorista Categoria D, Operador de Computador, Operador de Trator, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Veterinário, Professor e Psicopedagogo.

Inscrições
As inscrições presenciais ou por procuração, serão efetuadas no período de 16 a 30 de novembro 2011 das 8:00 às 14:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, no prédio da Prefeitura Municipal de Madalena, situado à Av. Antonio Costa Vieira, 305 – Pinhos, Madalena – CE.

Taxas de Inscrição
As taxas  variam entre R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargos escolhido.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de (01) uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), do comprovante de inscrição, juntamente com o documento de  identidade de valor legal (que contenha a fotografia do identificado), indispensáveis para prestação do exame.

Gabaritos
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site “www.serap.com.br” e na sede da Prefeitura Municipal de Madalena, situada na Av. Antonio Costa Vieira, 305 - Pinhos - Madalena-CE.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Almas - TO

O Prefeito de Almas, município localizado no Estado do Tocantins, torna pública a abertura do edital N.º 01/2011 de concurso público destinado ao provimento de diversos cargos no quadro permanente de servidores. São 176 vagas a serem preenchidas neste certame, que está sendo conduzido pela Makro Assessoria Pública Municipal.

Do total das 176 (cento e setenta e seis) vagas oferecidas, 18 (dezoito), ou o equivalente a 11%, são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

Haverá chances para todos os níveis de escolaridade (Fundamental, Médio/ Técnico e Superior) e entre os cargos vagos estão Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Recepcionista, Digitador, Agente de Epidemiologia/Malária, Agente de Epidemiologia/Dengue, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Limpeza Pública (Gari), Merendeira, Motorista Cat. "D" e Guarda. O salário oferecido varia de R$ 545,00 a R$ 2.650,00, com jornada de 40 horas semanais.

Os interessados poderão garantir a participação entre o dia 21 de novembro a 21 de dezembro de 2011, exclusivamente, via internet através do site www.makroassessoria.com.br. 
Para os candidatos que não dispuserem de computador com acesso à internet, será possível comparecer à sede da Prefeitura Municipal de Almas, Avenida São João, n. 50, Centro, CEP 77.310-000, Almas – Tocantins, no período de 21 de novembro ao dia 12 de dezembro de 2011 no horário de 8h00 às 12h00 de segunda a sexta-feira.

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental completo;
R$ 60,00 para os cargos de nível médio/técnico;
R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 08 de janeiro de 2011, com duração de 4 horas, em local a ser oportunamente divulgado através de Edital publicado no placard da Prefeitura Municipal de Almas, no endereço eletrônico www.makroassessoria.com.br. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos oficiais, preliminar e definitivo, das provas objetivas serão publicados no endereço eletrônico www.makroassessoria.com.br, e no placard da Prefeitura Municipal de Almas, após a realização da prova.

O Concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Almas - TO.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Tapejara - PR

A Prefeitura de Tapejara, Estado do Paraná, já está recebendo inscrições para o seu concurso público de provas escritas e  provas práticas. O certame será realizado através da empresa Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL. Leia o edital.

O concurso de Tapejara é destinado ao provimento de 28 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 578,19 a R$ 5.845,53, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo. Serão  destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas.

Cargos: Zeladora, operador de máquinas, agente comunitário da saúde, assessor administrativo, fiscal de obras, fiscal tributário, pedagogo, procurador municipal, motorista II, auxiliar de serviços gerais e inseminador.

Inscrições: As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br, até às 17h (horário de Brasília) do dia 29 de novembro de 2011.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado um posto de  inscrição na Prefeitura do Município de Tapejara, situada na Av. Presidente Tancredo Neves, 442, centro Tapejara - PR, na mesma data das inscrições via internet, no horário das 08h às 11h e das 13h30min às 17h, durante os dias úteis, considerando-se o horário de Brasília, onde serão disponibilizados computadores e pessoal para orientação quanto à realização de inscrições.

Taxas: A taxa de inscrição será de:
R$ 30,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 60,00, para nível médio;
R$ 100,00, para nível superior.

Provas: O concurso será composto de provas objetivas, além de prova prática para Operador de Máquinas e exame médico para verificar se o candidato preenche todos os requisitos para investidura no cargo.
As provas escritas objetivas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011. Os locais e horários serão divulgados no Edital de Homologação das inscrições.

Gabaritos: O gabarito preliminar estará disponível no site www.fauel.org.br e www.tapejara.pr.gov.br até às 09 horas do dia 19 de dezembro de 2011.

Validade: O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Lagoa da Prata (MG) 2012

A Prefeitura de Lagoa da Prata, Estado de Minas Gerais, localizada a 211 km de Belo Horizonte, lançou concurso público (nº. 01/2011) com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 85 cargos em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 553,60 e R$ 7.850,00. Leia o edital.

Cargos

Odontólogo, Enfermeiro, Médico, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Telefonista, Técnico em Segurança no Trabalho, Técnico em Raio X, Técnico em Patologia Clinica, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agricultura, Servente Escolar, Servente de Obras, Sepultador, Salva Vidas, Psiquiatra, Psicólogo, Professor, Porteiro, Pediatra, Ortopedista, Operador de Motosserra, Operador de Máquinas Pesadas, Pintor, Pedreiro, Eletricista, Bombeiro, Oficial de Serviços Administrativos, Nutricionista, Motorista, Mestre de Obras, Mecânico, Jardineiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Especialista Educacional, Engenheiro, Eletricista de Automóveis, Desenhista/Cadista, Bioquímico, Bibliotecário, Auxiliar de Serviços Públicos, Auxiliar de Serviços Administrativos, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente Social, Assistente Administrativo, Arquiteto, Analista de Sistemas, Agrimensor, Agente Fiscal, Agente de Serviços Administrativos e Advogado.

Inscrição

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.fgr.org.br, durante o período de inscrições, no horário de 09:00 horas do dia 09 de janeiro até às 14:00 horas do dia 9 de fevereiro de 2012 (horário de Brasília/DF).
Os valores da taxa de inscrição são de R$ 30,00 para os empregos até nível fundamental completo, R$ 45,00 para empregos de nível médio/técnico e R$ 70,00 para os empregos de nível superior.

Prova

A prova objetiva terá duração máxima de 03 horas e será realizada na cidade de Lagoa da Prata (MG), na data provável de 11 de março de 2012, no horário de 09:00 horas às 12:00 horas, em locais que serão informados no CDI e divulgados nos endereços eletrônicos www.lagoadaprata.mg.gov.br e www.fgr.org.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério do município de Lagoa da Prata.

Saiba mais

Prefeitura de Campo do Meio - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Campo do Meio, Estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores LTDA, lançou edital de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas. O certame oferece 04 vagas, em cargos de nível fundamental e superior para assistente de serviço de saúde e médico da comunidade com salários de até R$ 7.500,00 para carga horária de 40 e 44h semanais.

Inscrições: Os interessados deverão fazer suas inscrições de 16 a 18 de novembro de 2011, exceto sábado, domingo e feriado, na Prefeitura Municipal de Campo do Meio.

Será admitida também inscrição via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, solicitada entre 9h do dia 16 até 23h59 do dia 20 de novembro de 2011.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 35,00 e R$ 70,00 e deverá ser paga até o dia 21 de novembro de 2011.

Provas: A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Campo do Meio, no dia previsto de 27 de novembro de 2011, às 9h. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horário de prova, serão divulgados até 13h do dia 24 de novembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Campo do Meio, no endereço eletrônico da empresa organizadora - mwww.exameconsultores.com.br e em mídia impressa (Diário Oficial do Estado – “Jornal Minas Gerais”.

Gabaritos: O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 29 de novembro de 2011, às 13h, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Campo do Meio, no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br e em mídia impressa (Diário Oficial do Estado – “Jornal Minas Gerais”.

Validade: O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, contado da data da homologação  do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Rio dos Cedros (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio dos Cedros, Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo para provimento de várias vagas. O certame oferece vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com remuneração de até R$ 6.143,24, para carga horária de 10 a 44h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Educação Infantil, Auxiliar de Consultório Dentário(PSF), Auxiliar de Serviços Gerais(educação), Farmacêutico, Fonoaudiólogo-(Saúde), Médico, Merendeira, Motorista(saúde), Motorista(obras), Operador de Máquinas, Pedreiro, Professor, Servente de Serviços Gerais (obras) e Agente de Recursos Humanos.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 18 de novembro de 2011, na  Secretaria de Educação de Rio dos Cedros, situada na Rua Jorge Lacerda, n.545, Centro, em Rio dos Cedros, Santa Catarina; Fone: (0xx) 47 3386-1050 – ramal 2300.

Provas
As provas objetivas ocorrerão, provavelmente, no dia 27 de novembro de 2011, nas dependências Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini, situada na Rua Jorge Lacerda, 621, Centro, em Rio dos Cedros das 09:00 às 10:30 horas.

Gabarito
A publicação do gabarito oficial preliminar, será na data prevista de 28 de novembro de 2011.

Validade
O processo seletivo terá validade para o ano de 2012 e 2013 podendo ser prorrogada a critério do Chefe do Poder Executivo por mesmo período.

Concurso Prefeitura de Nova Prata (RS) 2011

Com a finalidade de preencher 15 vagas, a Prefeitura de  Nova Prata, cidade localizada a 180 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público (nº. 157, de 24 de outubro de 2011) destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 711,65 a R$ 9.720,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 8% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Almoxarife, Atendente em Serviço de Saúde, Auxiliar de Arquivo, Bibliotecário, Bioquímico, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Odontólogo e Médico.

Inscrição

As inscrições ao concurso serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.sccursosetreinamentos.com.br, no período entre 16 de novembro e 15 de dezembro de 2011.
As taxas de inscrições são de R$ 30,00 e R$ 50,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 8 de janeiro de 2012, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Somavilla, sito na rua Augusto Pestana, 305, Bairro Santa Cruz, na cidade de Nova Prata/RS, com início às 9h.

No dia seguinte à realização das provas escritas, haverá a publicação dos gabaritos preliminares, também, por intermédio do site www.novaprata.rs.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da administração municipal

Concurso COREN (RO) 2011

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia. O concurso do COREN-RO visa o preenchimento de 14 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 600,00 e R$ 3.800,00, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Aos portadores de deficiências serão reservados 5% das vagas.

Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo, Motorista, Advogado, Contador e Enfermeiro.

Inscrição
As inscrições serão realizadas das 08h do dia 16 de novembro de 2011 às 23h59min do dia 05 de janeiro de 2012, observado horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico www.aocp.com.br.

As taxas de inscrições variam entre R$ 30,00 e R$ 65,00.

Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de janeiro de 2012, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br, a partir de 17 de janeiro de 2012.

O gabarito preliminar e os cadernos de questões serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.aocp.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração do COREN-RO.

Prefeitura de Colniza - MT publica regulamento de concurso

Já está postado, desde a terça-feira (08/11), no site da Prefeitura de Colniza (colniza.mt.gov.br), o decreto que regulamenta o concurso público do Município, previsto para este ano. O edital do concurso, contendo datas e prazos para inscrição, deve ser divulgado nos próximos dias.

O Decreto nº 405/GP-2011, assinado pela prefeita de Colniza, Nelci Capitani, dispõe sobre o regulamento do Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos nº 001/2011, da Prefeitura Municipal de Colniza e determina, em seu artigo primeiro, que o concurso será realizado nos termos da Lei Orgânica do Município, das leis complementares vigentes e será regido pelas normas contidas no presente regulamento.

O artigo segundo estabelece que o concurso público será de provas e de provas e títulos nas formas estabelecidas em seu edital e anexos, cuja publicação deverá ser divulgada nos próximos dias.

O edital define que haverá provas práticas de volante (direção) para candidatos a motoristas de veículos leves e pesados; de operacionalização, para operadores de ETA/DAÍ; de motoniveladora; de escavadeira hidráulica; de pá carregadeira e de trator de pneus.

Também serão realizadas provas práticas de digitação para os cargos de agente administrativo e técnico em contabilidade, conforme as disposições do respectivo edital.

O decreto define ainda o prazo de validade do concurso, de dois anos após sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do chefe do Executivo Municipal e também que a aprovação em concurso público não cria direito à nomeação imediata, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos.

O decreto também explica sobre o edital, prazo para as inscrições e dos demais atos, que devem ser divulgados no site oficial da Prefeitura de Colniza e da empresa responsável pela realização do concurso público.

Maiores informações sobre o regulamento podem ser obtidas no site colniza.mt.gov.br, no link prefeitura online, no item publicações, na subcategoria decretos 2011.

Fonte: Site da Prefeitura de Colniza

Prefeitura de Curitiba convoca aprovados em concurso

Candidatos aprovados para os cargos de gestor da informação, arquiteto e auxiliar de serviços escolares (inspetor de escola) estão sendo chamados para as reuniões de convocação para que possam assumir as vagas na Prefeitura. A lista, data, horário e local estão publicados no site www.curitiba.pr.gov.br. Basta clicar em concursos públicos e escolher o cargo.
A lista com os nomes dos 260 convocados será divulgada também no jornal Gazeta do Povo deste domingo, dia 13 de novembro. Para cada cargo haverá uma reunião de convocação.
As reuniões dos 38 aprovados para os cargos de gestor da informação (concurso de 2009) e arquiteto (concurso de 2010) serão realizadas no dia 16 de novembro, quarta-feira. Os gestores da informação devem se apresentar às 9h no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623) - 2º andar, torre A e os arquitetos têm reunião às 13h, no mesmo edifício, mas no 9º andar, torre C.
A reunião de convocação dos 222 auxiliares de serviços escolares (inspetores de escola) será no dia 21 de novembro no auditório do Centro de Capacitação, na rua Dr. Faivre, 398. Haverá reuniões de manhã e à tarde.
Em todos os casos, os aprovados que não comparecerem terão cinco dias úteis para procurar a Secretaria de Recursos Humanos (Ed. Delta - 9º andar - torre A). Gestores da informação e arquitetos terão prazo até 23 de novembro e auxiliares de serviços escolares poderão se apresentar até o dia 28 de novembro.
Nas reuniões de convocação, serão agendados os exames admissionais. Não será possível participar da reunião, caso o candidato chegue depois do horário marcado.
Os concursados deverão comparecer com os seguintes documentos: identidade, CPF, PIS ou Pasep, título de eleitor com o último comprovante de votação ou justificativa eleitoral, certificado de reservista, certidão de casamento e de nascimento dos filhos menores de 18 anos, comprovante de endereço e os comprovantes de escolaridade, conforme exigido nos editais de cada um dos concursos.
Estão sendo chamados mais candidatos, conforme a ordem de classificação, pois pode haver desistência ou não atendimento às exigências.

Concurso Prefeitura de Alto Feliz (RS) 2011

A Prefeitura de Alto Feliz, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital (nº. 018/2011) para realização de concurso público. O concurso de Alto Feliz está oferecendo 02 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.862,37, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% das vagas para cada cargo, do total das vagas oferecidas.

Cargos

Recepcionista, Professor, Operário, Monitor da Educação Básica e Enfermeiro.

Inscrição

As inscrições via internet poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2011, pelo site www.objetivas.com.br.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 22,00;
Nível médio: R$ 44,00;
Nível superior: R$ 66,00.

Prova

A prova escrita, para todos os cargos será aplicada na data prevista de 07 de janeiro de 2012, no Município de Alto Feliz/RS, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 15 de dezembro de 2011.
A prova prática será aplicada em data a ser informada por edital.
Os candidatos deverão apresentar seus títulos para concorrer à segunda etapa do concurso público, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, no período de 11 a 30 de novembro de 2011, nos dias úteis, na Prefeitura Municipal, localizada à rua Eugênio Kuhn, nº 300, Bairro Centro – Alto Feliz/RS.

Validade

O concurso será válido por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Alto Feliz/RS.

Prefeitura de Itapeva - SP abre processo seletivo

Foi publicado edital Nº 10/2011 de Processo Seletivo da Prefeitura de Itapeva, Estado de São Paulo, para contratação de agentes comunitários de saúde para atuar no Programa Saúde da Família em Itapeva.

São oferecidas 119 vagas em 18 bairros da zona urbana (Bela Vista, Jardim Grajaú, Jardim Imperador, Jardim Imperador, Jardim Virgínia, Parque Cimentolândia, Vila Bom Jesus, Vila Mariana, Vila São Benedito, Vila São Camilo, Morada do Sol, Vila São Miguel, Vila Taquari, Vila Camargo, Jardim Maringá, Parque São Jorge, Santa Maria e Vila Aparecida) e 6 na zona rural (Alto da Brancal, Caputera, São Roque, Guari/Jaó, Agrovila e Pacova). Serão reservadas mais 357 vagas.

O agente comunitário de saúde deve servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde, auxiliando as pessoas sobre os serviços na promoção e proteção da saúde, identificando situações de risco individual e coletivo e promovendo a educação para a conquista da saúde.

Para ocupar uma das vagas e fazer jus à remuneração de R$ 663,43 é preciso ter nível fundamental completo e residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público. A carga horária é de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 7 a 11 de novembro de 2011 na Secretaria Municipal de Saúde, Avenida Vaticano, nº. 1073, Jardim Europa - Itapeva-SP, telefone (15) 3521-1510, das 13h às 17h.

O Processo Seletivo Público será realizado em 3 etapas distintas e subsequentes, a saber:
-1ª Etapa: composta de Prova Objetiva de caráter eliminatório;
-2ª Etapa: Prova de títulos, de caráter classificatório;
-3ª Etapa: composta de Curso Introdutório de Formação Inicial, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa será realizada, provavelmente, no dia 20 de novembro de 2011, das 9h às 12h, horário de Brasília, em local a ser definido com antecedência mínima de 3 dias úteis da data de sua realização.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 28 de novembro de 2011, na Imprensa oficial da Prefeitura de Itapeva e através do “site” www.itapeva.sp.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Itapeva.

Saiba mais

Médicos alertam para necessidade de acelerar implantação de teste que detecta vírus antes de anticorpos

Apesar de o sangue usado em transfusões no país ser considerado seguro, médicos alertam para a necessidade de acelerar o processo de implantação do teste NAT, sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico, na rede pública de saúde.

O teste é eficaz para detectar a presença dos vírus HIV e da hepatite C antes de o organismo ter criado anticorpos contra esses vírus e, assim, evitar a transmissão de doenças nas transfusões.

O alerta foi feito no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia – Hemo 2011, que começou ontem (10) e vai até domingo (13), na capital paulista.

Com o NAT, o que se procura no sangue doado são partículas virais, que podem ser detectadas muito antes que os anticorpos o façam. “Atualmente, o que procuramos no sangue doado e que será transfundido para o doente são anticorpos, que são dirigidos contra esses vírus com os quais o doador pode ter sido infectado antes da doação. A formação desses anticorpos demora alguns dias, semanas ou até meses. De modo que, se eu utilizar um sangue que demonstra a ausência do anticorpo, esse sangue poderá já conter partículas dos vírus, mas ainda o teste ser negativo porque o anticorpo não foi formado”, explicou o presidente do congresso, José Orlando Bordim.

De acordo com Bordim, o teste custa caro e está em fase de implementação nos hemocentros brasileiros. O NAT, segundo o médico, pode trazer um índice de segurança de quase 100% para as transfusões. “Nós estamos quase lá, o mundo está quase lá. Mas nem nos Estados Unidos e na Europa o sangue está isento de qualquer nível de risco. Existe um risco residual que são aquelas situações em que, fazendo todo os testes disponíveis até hoje, ainda não é possível detectar alguma infecção”.

Fonte Agência Brasil

Integrantes do Conselho Nacional de Saúde veem com ressalvas atendimento domiciliar de pacientes do SUS

Lançado há três dias pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Melhor em Casa, que prevê atendimento médico domiciliar para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi visto com ressalvas por integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Para o conselheiro Francisco Batista Junior, se o Ministério da Saúde não cobrar a aplicação correta dos recursos do programa pelos municípios e estados, o atendimento em casa se tornará “apenas uma proposta interessante” dentro de pouco tempo. Segundo Batista Junior, o governo federal precisa impedir, por exemplo, que as secretarias locais contratem profissionais terceirizados para prestar o serviço, o que, para o conselheiro, ameaçaria a qualidade e a implantação do programa.

Ele defende a capacitação de médicos e outros funcionários da própria rede do SUS para integrar as equipes do Melhor em Casa. “Não há profissional qualificado em número suficiente. A tendência natural é terceirizar, contratar precariamente. O risco dos municípios pegar o dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde para contratar uma empresa privada que contratará as equipes para o atendimento domiciliar é enorme”, disse Francisco Junior, que representa a Confederação dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores.

Batista Junior considera mais interessante do que adotar um programa exclusivamente para atendimento domiciliar usar os recursos para aumentar o número de equipes de hospitais que já têm esse tipo de atendimento.

No Melhor em Casa, o dinheiro para custear as equipes será repassado pelo Ministério da Saúde e a contratação dos profissionais será responsabilidade dos municípios e estados. O governo federal vai dispor de R$ 1 bilhão para financiar mil equipes e 400 grupos de apoio até 2014. Até o final deste ano, serão repassados R$ 8,6 milhões.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que preside o conselho, disse hoje (10) que a pasta exigirá o cadastro atualizado mensal das equipes do programa para evitar fraudes. A declaração foi feita ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços, produzido em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Já a conselheira Maria de Lourdes Rodrigues teme que os cuidados em casa sobrecarreguem integrantes da família do paciente, principalmente as mulheres. “Tem que ter o olhar para essa família. Pode causar algum risco para a saúde das mulheres”, disse a representante do segmento dos usuários do SUS no conselho e também integrante da Liga Brasileira de Lésbicas.

O atendimento em casa será feito por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e outros profissionais, como fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Cada equipe vai atender, pelo menos, 60 pacientes durante toda a semana, 12 horas por dia. Nos fins de semana e feriados, o serviço será prestado em regime de plantão.

Poderão receber os cuidados médicos, em casa, pacientes com dificuldade de locomoção, idosos e recém-operados que não estejam em situação grave. Um dos argumentos do ministério para a criação do Melhor em Casa é o fato de o atendimento em casa oferecer menos risco de infecção e colaborar para a recuperação mais rápida do paciente, por estar em um ambiente conhecido e familiar. Com o programa, o governo federal espera reduzir as filas nas emergências dos hospitais.

Fonte Agência Brasil

Campanha alerta para o risco de doenças oculares em diabéticos

A  retinopatia, a catarata precoce e a degeneração macular relacionada à idade estão entre as graves complicações que podem afetar portadores de diabetes que não controlarem de forma adequada a doença. Em antecipação ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) promoveram ontem (10) a campanha Viver, Porque Ver É Viver.

Oftalmologistas atenderam gratuitamente portadores de diabetes no HSE, que fica na zona portuária, centro da cidade. O alerta da SBO é com relação ao risco dessas doenças oculares, especialmente a retinopatia diabética, que pode causar a perda da visão definitivamente. Segundo o presidente da SBO e diretor da clínica do Serviço de Oftalmologia do HSE, Aderbal Alves Jr., foram atendidos mais de 200 pacientes no mutirão realizado hoje. “Pelo menos cinco deles, que nunca tinham sido tratados, estavam com uma forma avançada de diabetes e se os problemas não tivessem sido identificados agora, eles certamente ficariam cegos”, disse.

O presidente da SBO destacou a importância do exame anual de fundo de olho para os portadores de diabetes. Segundo Alves Jr., o exame é essencial para o diagnóstico precoce da retinopatia, doença ocular que, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando a maior parte dos diabéticos. “Se a pessoa viver muito, em algum momento, tem uma chance enorme de ter a retinopatia. Pode ser até em um grau leve, se a pessoa tratar bem o diabetes, o que diminui muito a chance de ter essa complicação [a perda da visão]”, explicou.

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgada ontem (9), confirmou que a população brasileira ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Menos da metade (49%) dos mais de 2 mil entrevistados não souberam definir o diabetes e 50% disseram que um diabético pode levar uma vida normal. Os diferentes tipos da doença – diabetes tipo 1, tipo 2 ou mellitus e gestacional – são desconhecidos de 51% das pessoas ouvidas na pesquisa.

De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil. Em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o total de pessoas portadoras da doença pode chegar aos 250 milhões, número que pode alcançar os 380 milhões em 2025.

Fonte Agência Brasil

11 alimentos benéficos para o coração

 
1. Soja - A oleaginosa é rica em isoflavonas, substâncias chamadas fitoestrógenos por sua semelhança com os hormônios femininos que ajudam a controlar os níveis do colesterol

 
2. Aveia - O cereal possui fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue
 

3. Uva - Está lotada de antioxidantes, compostos que neutralizam os danos causados pelos radicais livres ao organismo. O principal é o resveratrol


4. Vinho tinto - A bebida possui os antioxidantes presentes na uva


5. Castanhas - Frutas como castanha, amêndoa e nozes têm a chamada gordura boa, que ajuda a reduzir os níveis do colesterol
 



6. Linhaça - É rica em ômega-3, um tipo de gordura boa que ajuda a baixar o colesterol

7. Maçã - Tem fibras solúveis, que reduzem o colesterol
8. Chocolate amargo - É rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que protege os vasos sanguíneos

9. Azeite -  Tem gordura monoinsaturada, tipo de gordura boa

10. Laranja - É rica em fibras solúveis

11. Salmão - Peixes de águas frias são fonte de ômega-3, um tipo de gordura que protege as artérias


Fonte Estadão

Cremesp fecha cerco a médicos ligados a ‘planos de saúde’ de funerárias


'Não estamos fazendo nada ilegal’, afirma gerente da funerária Ofebas, em Sorocaba - Gilson Hanashiro/AE
Gilson Hanashiro/AE
'Não estamos fazendo nada ilegal’, afirma gerente da funerária Ofebas, em Sorocaba

Pelo menos 575 médicos que mantêm parcerias com funerárias em troca de desconto em consultas e exames são notificados de violação do Código de Ética e terão de romper convênios sob risco de, em último caso, perder a licença

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) notificou 575 médicos e 100 estabelecimentos de saúde que mantêm parcerias com empresas do ramo funerário para oferecer descontos em consultas e outros procedimentos. A prática é proibida pelo Código de Ética Médica e condenada por órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com levantamento do Cremesp, há pelo menos 18 funerárias, com atuação em 95 cidades do Estado, que comercializam cartões de descontos e atuam na intermediação de consultas médicas e odontológicas. Algumas até colocam sua “rede credenciada” na internet, com indicação de médicos por especialidade. Outras abriram clínicas próprias para oferecer o atendimento a seus associados.

Renato Azevedo, presidente do Cremesp, explica que uma resolução da entidade de 2006 transformou em infração ética a vinculação de médicos a cartões de desconto. A proibição foi reforçada pelo novo Código de Ética, que entrou em vigor no ano passado. “O grande problema é que esse tipo de serviço não garante a integralidade da assistência. Não adianta dar desconto em consulta e não garantir internação e cirurgia.

Além disso, a consulta acaba se tornando um brinde de uma transação comercial, o que caracteriza a mercantilização da medicina”, afirma.

No mês passado, o Cremesp solicitou aos profissionais que encerrem os convênios com as funerárias e enviem ao Conselho, em 90 dias, o comprovante de desligamento. Quem não atender ao pedido pode sofrer processo ético e até perder a licença profissional.

Propaganda enganosa. Para Juliana Ferreira, a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a prática é ilegal e pode ser classificada como “propaganda enganosa”. “O consumidor é induzido a pensar que está adquirindo um plano de saúde e acha que vai ter um atendimento integral, que é o que a lei dos planos de saúde lhe garante. Mas não vai.” Segundo ela, caberia à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) coibir esse tipo de atividade. “Entendo que se a empresa comercializa serviço de assistência à saúde ela é uma operadora e deveria ser regulada pela ANS.”

Procurada, a ANS afirmou em nota que as operadoras registradas estão proibidas de oferecer cartões de desconto, mas “outras empresas não são impedidas de fazê-lo”. Em 2003 a agência divulgou um comunicado desaconselhando a prática.

Paulo Oliver, da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-SP), diz que a prática de intermediar descontos em assistência médica pode ser considerado um “possível estelionato moral”, pois as funerárias não assumem responsabilidade com a saúde dos compradores dos planos.

“Algo que foge à ética e em tom de piada leva-nos a crer que os médicos e outros praticam o crime de concorrência desleal, colocando em dúvida se esses seriam bons profissionais, pois deveriam buscar a vida e a saúde e não trabalharem como parceiros da morte.”

Diretrizes. Já Lourival Panhozzi, presidente da Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários, afirma que antiético seria “impedir que as pessoas carentes tenham acesso à saúde”. As funerárias, diz ele, descobriram que uma forma de cativar seus clientes é ter essa atuação social. “Assim demonstram que não estão apenas interessada no óbito do cliente. Ilegalidade não existe. Elas não comercializam planos de saúde e deixam isso claro aos associados no contrato.” Panhozzi diz ainda que o setor está disposto a discutir com o Cremesp a criação de diretrizes para o atendimento.

A prática das funerárias foi denunciada no relatório final da CPI dos Planos de Saúde da Câmara dos Deputados, em 2003. Já na Assembleia Legislativa de São Paulo chegou a tramitar um projeto de lei que proibia a comercialização de sistemas de vinculação do consumidor a prestadores de serviços funerários. O projeto foi arquivado.

EXEMPLOS
Grupo Flamboyant
Oferece descontos de até 70% em médicos, clínicas e escolas para associados do Plano Flamboyant. No site há uma rede com médicos de diversas áreas, hospitais e laboratórios. Atende a região de Campinas.

Org. Campo Santo
Atende o Vale do Paraíba e oferece planos funerários com benefícios em vida. Conta com rede de médicos e outros profissionais de saúde.

Família Excel
A cooperativa vende planos funerários e de saúde. O Excel Light é mais barato pois só oferece serviços médicos e odontológicos.

Grupo Athia
A funerária criou em 1997 a Clínica Santa Catarina, empresa de prestação de serviços médicos e odontológicos que atende seus segurados. Tem unidades em Presidente Prudente, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio (SP), e Bataguassu (MS).

Fonte Estadão