Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Índia registra casos de tuberculose "incurável"

De 12 infectados, três morreram por resistirem aos medicamentos

Um tipo de tuberculose totalmente resistente ao tratamento com antibióticos está preocupando as autoridades sanitárias da Índia.

De 12 pacientes em Mumbai considerados "totalmente resistentes aos remédios", três já morreram.

Os casos estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde indiano.

A tuberculose é uma das maiores causas de morte no mundo. Entre as doenças contagiosas, fica atrás apenas do HIV.

O tratamento com antibióticos para pacientes com tuberculose dura, em média, de seis a nove meses.

Novas bactérias
Não é a primeira vez que bactérias resistentes aos antibióticos causam preocupação nas autoridades médicas.

Alguns tipos de tuberculoses "incuráveis" já foram registrados em países como Itália e Irã.

Vertentes resistentes a um grupo específico de medicamentos também apareceram na Rússia e na China.

Segundo os médicos do hospital Hinduja, em Mumbai, os pacientes têm sido tratados com uma bateria de drogas há dois anos, sem sucesso.

A maioria dos doentes viviam em favelas na cidade, onde a proximidade entre as pessoas facilita o contágio.

O Centro Americano para Controle de Doenças (CDC na sigla em inglês) confirmou que a vertente indiana parece ser completamente resistente.

"Toda vez que vemos algo assim, procuramos assumir o controle antes que se torne um problema disseminado", disse Kenneth Castro, diretor de Eliminação de Tuberculose do CDC.

O caso se agrava quando os pacientes interrompem o tratamento, criando o ambiente perfeito para que a bactéria desenvolva resistência.

Fonte R7

Pfizer anuncia fracasso de tratamento com latrepirdina contra o Alzheimer

Remédio não mostrou eficácia em pacientes com formas leves e moderadas da doença

O grupo farmacêutico americano Pfizer admitiu nesta terça-feira (17) o fracasso de um tratamento contra o Mal de Alzheimer, que teria chegado à última etapa de testes antes do pedido de autorização de comercialização.

O Dimebon (nome científico: latrepirdina) não demonstrou sua eficácia no tratamento de pacientes com formas leves a moderadas da doença, quando administrado em combinação com um tratamento existente, o Aricept (nome científico: donepezil), informou a Pzifer em um comunicado.

O tratamento foi desenvolvido em associação com a empresa de biotecnologia Medivation.

Pfizer e Medivation anunciaram que suspenderão o desenvolvimento do Dimebon em todas as suas indicações. As duas companhias também concluíram sua associação para desenvolver e distribuir esta molécula.

Apesar deste contratempo, a Pfizer assegurou que continuará investindo na pesquisa contra o Alzheimer.

Fonte R7

Governo envia vacinas contra difteria e tétano para estados afetados por chuvas

Em regiões afetadas por enxurradas é comum o surgimento de doenças devido à propagação de bactérias

O Ministério da Saúde enviou 430 mil doses de vacina contra difteria e tétano (dupla bacteriana) para Minas Gerais e o Espírito Santo, estados atingidos pelos temporais. Minas Gerais recebeu 400 mil doses, o dobro do envio rotineiro, e o Espírito Santo 30 mil. Na última sexta-feira, dia 13, um carregamento com 150 mil doses foi mandado para o Rio de Janeiro.

Em regiões afetadas por enxurradas é comum o surgimento de casos das doenças. Isso porque as bactérias causadoras são disseminadas pela sujeira trazida com as enchentes. A bactéria do tétano entra por pequenos ferimentos em contato com a água contaminada. A difteria é transmitida pela saliva ao tossir, espirrar ou falar.

O tétano acidental causa rigidez em várias partes do corpo, como na nuca, no abdômen e no rosto. Os sintomas da difteria são dor de garganta, febre baixa, gânglios no pescoço, náuseas e dificuldade de engolir.

O ministério recomenda que as pessoas evitem nadar ou andar em poças d`água, lagos ou rios contaminados pelas águas das enxurradas.

Fonte Estadão

Revista médica apoia omissão do sexo do feto para evitar abortos de meninas

Segundo texto, problema na América do Norte é causado por imigrantes asiáticos, onde o aborto de fetos femininos é elevado

A revista da Associação Médica do Canadá considera que os médicos não deveriam revelar o sexo do feto até as 30 semanas de gravidez para evitar o aborto de meninas.

A revista, na página editorial de sua última edição, indica que o problema de aborto de meninas na América do Norte é causado por imigrantes asiáticos (principalmente da Índia e China, onde o aborto de fetos femininos é elevado).

Para a publicação, o número de abortos de meninas é suficientemente significativo para "distorcer a proporção entre homens e mulheres em alguns grupos étnicos".

O Canadá, segundo a revista, se transformou em "um paraíso" para os pais que desejam abortar os fetos femininos, tendo em vista sua preferência por filhos do sexo masculino.

Os dados do artigo indicam que a taxa natural de nascimentos entre homens e mulheres é de 1,05, ou seja, para cada 100 meninas, nascem 105 meninos.

A revista indica que a taxa de nascimentos de homens no primeiro bebê nascido de casais de imigrantes asiáticos que residem no Canadá é apenas ligeiramente superior a esse número: 1,08. Mas a revista destaca que o número é alarmante quando os primeiros filhos de uma família asiática são meninas.

Neste caso, a taxa do terceiro nascimento em famílias de imigrantes da China, Coreia e Vietnã que já têm duas filhas é de 1,39. Entre os imigrantes indianos, o número dispara a 1,90, ou seja, quase duas crianças para cada menina nascida.

O editorial ressalta que uma variedade de fatores, inclusive o fácil acesso tanto a abortos como a serviços de determinação de sexo, assim como o profundo respeito pela diversidade do Canadá, permitiu que os abortos seletivos conforme o sexo disparassem no Canadá. Nos Estados Unidos, esta tendência também foi detectada.

Para a revista, o sexo do feto é informação medicamente irrelevante e, exceto em relação a incomuns doenças relacionadas ao sexo, não afeta o cuidado. "Tal informação poderia, em alguns casos, facilitar o feticídio feminino", complementa.

Fonte Estadão

Austrália alerta sobre consumo abusivo de energéticos

De acordo com pesquisa feita no país, houve um aumento nos casos de toxicidade, como a overdose, entre jovens que misturam a bebida com álcool, cafeína ou substâncias ilícitas

Especialistas australianos pediram que as bebidas energéticas incluam avisos sobre danos após detectarem um aumento nos casos de toxicidade entre jovens consumidores.

Uma pesquisa publicada na Revista Médica da Austrália mostra que 65 pessoas entraram em contato com o centro de venenos do estado de Nova Gales do Sul por problemas causados por bebidas energéticas em 2010 - em 2004 foram apenas 12 casos.

A média de idade dessas pessoas era 17 anos, principalmente homens, de acordo com a investigação. A maioria dos casos de overdose reportados aconteceram quando as pessoas ingeriram esse produto em situações recreativas como festas juntamente com bebidas alcoólicas, cafeína ou substâncias ilícitas.

Os sintomas mais comuns foram palpitações, agitação, tremores e moléstias gastrointestinais. Em alguns casos ocorreram alucinações e problemas cardíacos.

O diretor médico do centro de venenos, Naren Gunja, disse que "as pessoas acreditam que as bebidas energéticas são boas pela marca, mas elas podem causar o mesmo problema que 20 xícaras de café", disse a emissora local ABC.

Gunja solicitou mais regulamentação na venda das bebidas e que, por exemplo, fique claro quanta cafeína elas contêm, quantas podem ser compradas de uma só vez e com qual idade pode-se adquiri-las.

Mas o diretor executivo do Conselho Australiano de Bebidas, Geoff Parker, assegurou em comunicado que essas bebidas estão fortemente regulamentadas e que incluem informações sobre quantidade de cafeína.

Parker ressaltou a "responsabilidade pessoal" para não consumir o produto, que é "perfeitamente seguro", em excesso.

No Canadá, as autoridades obrigam os produtores de bebidas energéticas a limitar a quantidade de cafeína em cada lata e incluir no rótulo advertências sobre possíveis efeitos nocivos.

Fonte Estadão

Identificadas 2 proteínas-chaves para controlar a doença de Chagas

Cientistas poderão conhecer e controlar como atua o agente infeccioso nos tecidos durante a fase assintomática da doença

Pesquisadores espanhóis identificaram duas proteínas-chaves para controlar a doença de Chagas, uma patologia endêmica na América Latina com mais de 10 milhões de infectados que é transmitida pelo barbeiro, inseto que vive em paredes e telhados de casas feitas com barro e palha.

As descobertas publicadas nas revistas científicas "BMC Infectious Diseases" e "Clinical and Vaccine Immunology" são da equipe Rede de Pesquisa Cooperativa em Doenças Tropicais (Ricet, na sigla em espanhol), formada por diferentes centros espanhóis.

Como contou à Agência Efe o pesquisador Manuel Carlos López, coordenador do trabalho da Ricet, graças à identificação destes dois biomarcadores os analistas poderão conhecer e controlar como atua o agente infeccioso nos tecidos durante a fase assintomática da doença e decidir sobre a conveniência ou não de tratar o paciente.

Apesar de existir pesquisas em outros países na mesma direção, esta é a primeira vez que duas proteínas são identificadas e é possível comprovar a partir de experiência com pacientes a importância dos indicadores para o Chagas, assinalou López.

A doença de Chagas, ou tripanosomiasis americana, é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e tem incidência principalmente na América Latina, onde é transmitida aos seres humanos pelos sedimentos de insetos triatomíneos conhecidos como barbeiros.

A infecção pode passar também de mãe para filho, através de transfusões de sangue ou por meio de um órgão transplantado de um doador infectado.

Embora a doença tenha sido descoberta há mais de 100 anos pelo médico brasileiro Carlos Chagas ainda hoje existe quem tenha a doença sem saber, isso porque os sintomas são silenciosos.

A doença tem uma primeira fase aguda com sintomas similares aos da gripe, e se não for tratada, torna-se crônica, e passados 20 ou 30 anos os pacientes desenvolvem alterações cardíacas, digestivas ou ambas e, em menor medida, neurológicas.

Durante esses anos de fase indeterminada, o parasita está no organismo reproduzindo-se e provocando em silêncio danos em diferentes tecidos sem apresentar sintomas, detalhou López.

Fonte Estadão

Fila para cirurgias de reconstrução preocupa pacientes

Operação complicada. Próteses da PIP com defeito; troca deve afetar fila de vítimas de câncer - Eric Gaillard/ReutersEstimativa é de que pelo menos 20 mil mulheres a serem diagnosticadas com câncer em 2012 precisarão de operação

Ao mesmo tempo em que o Ministério da Saúde afirma que o SUS vai trocar as próteses de silicone das marcas PIP e Rofil das mulheres que apresentarem ruptura, centenas de outras mulheres em tratamento contra o câncer de mama estão na fila para fazer a reconstrução das mamas.

Isso tem preocupado entidades como a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Instituto Oncoguia, que lidam diretamente com mulheres em tratamento de câncer.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 52 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama em 2012. E a Sociedade Brasileira de Mastologia estima que ao menos 20 mil delas precisarão fazer uma cirurgia de retirada das mamas, sendo que apenas cerca de 10% delas sairão do centro cirúrgico com a mama já reconstruída.

Para Luciana Holtz, psico-oncologista e presidente do Oncoguia, o governo precisa deixar claro como vai organizar as filas das mulheres que precisam fazer mastectomia, das mulheres que precisam fazer a reconstrução e das que possuem próteses da PIP ou Rofil com problemas.

“Nós entendemos que o centro cirúrgico é um só. E existem centenas de mulheres com câncer esperando de três a seis meses só para fazer a mastectomia. Para fazer a reconstrução, demora uns dois anos. Qual a urgência de trocar a prótese dessas outras mulheres? A fila será única ou separada?”, pergunta Luciana.

Para a mastologista Maira Caleffi, o governo está correto em garantir a assistência para as mulheres que tiverem problemas com as próteses PIP ou Rofil, mas ela também frisa que a fila de espera para uma mastectomia e para a reconstrução das mamas ainda é muito grande.

“O SUS poderia fazer as duas cirurgias ao mesmo tempo: a retirada e a reconstrução. Mas, em geral, os centros não fazem isso porque aumentaria o tempo de cirurgia. Nesse tempo, eles poderiam fazer outra cirurgia e tirar uma mulher da fila. E agora, como vai ficar?”, diz Maira.

Fila. O Ministério da Saúde diz que não tem como informar quantas mulheres estão na fila de espera nem quanto tempo está demorando a cirurgia porque o gerenciamento das filas é descentralizado e é feito por cada Estado e município.

A aposentada Loeny Menezes da Rosa, de 61 anos, no entanto, esperou cinco anos na fila para conseguir fazer a cirurgia de reconstrução da mama pelo SUS. Ela descobriu o câncer em 2001 e só conseguiu reconstruir a mama em 2006.

“O médico disse que se eu quisesse colocar silicone na hora eu teria de pagar à parte. Naquela época eu não tinha como pagar, por isso decidi esperar. Entrei na fila de novo e só fui chamada em 2006”, contou Loeny, que só implantou o silicone em uma das mamas - a outra foi reduzida. “Ficou horroroso”, diz.

O mastologista José Luiz Pedrini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, entende que a reconstrução deveria ser feita ao mesmo tempo em que as mamas são retiradas, com exceção dos casos em que há contraindicação - como em mulheres fumantes, com diabete ou doenças cardíacas graves.

“Na maioria dos centros, isso não acontece. A sociedade de mastologia preconiza que a reconstrução seja feita imediatamente e nas duas mamas, mesmo que apenas uma tenha sido retirada. Isso garantiria a simetria das mamas e aumentaria a autoestima dessas mulheres.”

Reconstrução das mamas é prevista desde 1999
A reconstrução das mamas após a cirurgia de mastectomia (retirada das mamas em decorrência do tratamento de um câncer) é um direito das mulheres garantido pelo Ministério da Saúde desde 1999.

A portaria prevê a realização de uma plástica reconstrutiva com implante de uma ou duas próteses de silicone pós-mastectomia. O documento, no entanto, não deixa claro se a mulher teria direito de fazer a reconstrução imediatamente no ato cirúrgico da mastectomia ou não, mas frisa que esse procedimento proporciona um melhor efeito psicológico para a estética da mulher.

A portaria também não estipula prazos para que a reconstrução das mamas seja realizada. Estima-se que as mulheres demorem pelo menos dois anos para conseguir reconstruir as mamas na rede pública.

A Sociedade Brasileira de Mastologia entende que os dois procedimentos deveriam acontecer em um único ato cirúrgico. / F.B.

Fonte Estadão

Concurso Prefeitura de Navegantes (SC)

Em Navegantes, cidade que fica no Vale do Itajaí, Santa Catarina e tem de 62. 186 habitantes, encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Público e Processo Seletivo visando o provimento de 264 vagas em seu quadro de funcionários. Os certames serão organizados e executados pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) e oferecem salários de até R$ 8.500,00.
Os interessados nos empregos disponíveis deverão se inscrever pelo site da Sociedade Educacional de Santa Catarina - www.sociesc.org.br/concursos, no período de 16 de janeiro a 14 de fevereiro de 2012 e as taxas custam R$ 35,00, R$ 60,00 e R$ 80,00.
Cargos disponíveis na Prefeitura:
Alfabetizado/Fundamental - Agente de Serviços Gerais - Abrigo, Obras, Educação e Saúde - Calceteiro, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Agente de Serviços Especiais, Vigia, Instrutor de Artes Aplicadas Bijuteria, Instrutor de Corte de Cabelo, Instrutor de Corte e Costura e Instrutor de Informática.
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Consultório, Monitor de Educação, Monitora do Abrigo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Arte Educador - Dança de Salão, Percussão e Violão - Atendente de Postos de Saúde, Auxiliar Educacional, Auxiliar Educacional - Nível Médio com Magistério - Leiturista, Monitor de Área Azul, Monitor de Educação Especial, Monitor de Educação Infantil, Monitora do Abrigo, Motorista Socorrista do Samu e Técnico de Enfermagem.
Superior - Auditor Fiscal, Médico Cardiologista, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Gastroenterologista, Ginecologista, Oftalmologista, Pediatra, Radiologista, Reumatologista, Odontólogo Traumatologista Buco Maxilofacial, Professor de Educação Infantil, Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental - Artes, Ciências, Ensino Religioso, História, Geografia, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa - Educador de Canto e de Artes Plásticas, Enfermeiro, Professor de Recursos Multifuncionais, Professor de Reforço Escolar
A aplicação das provas objetivas do processo seletivo está prevista para o dia 04 de março de 2012 e os inscritos deverão consultar demais dados a partir do dia 29 de fevereiro de 2012 no site de inscrições.
Para os concorrentes às vagas do concurso público, as provas serão em 11 de março e a consulta da data, horário e local será a partir do dia 05 do mesmo mês.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão publicados no site da SOCIESC www.sociesc.org.br/concursos até as 24h do dia da aplicação das provas. A entrega dos títulos deve ser feita na mesma data, horário e local da prova objetiva, quando os candidatos deverão entregá-los aos fiscais de sala em envelope lacrado e identificado com nome, CPF, número de inscrição e cargo.
O resultado final será publicado no Quadro Mural da Prefeitura, nos sites www.sociesc.org.br/concursos e www.navegantes.sc.gov.br e na Imprensa Local. A aprovação do candidato no certame não implicará na obrigatoriedade da sua contratação, cabendo a Prefeitura Municipal de Navegantes o direito de preencher somente o número de vagas estabelecido no edital.
O concurso e o processo seletivo terão validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período a critério do Poder Executivo Municipal.

Confira os Editais

Processo Seletivo da Prefeitura de Pracinha

A Prefeitura Municipal de Pracinha, Estado de São Paulo, cidade de 2.863 habitantes, anunciou a realização de Processo Seletivo para formação de cadastro reserva, visando a contratação futura de profissionais em caráter temporário. Há vagas para os cargos de professor e psicólogo e o maior salário oferecido chega a R$ 1447,81.
A organização ficará por conta da empresa CEMAT e os profissionais interessados nos empregos poderão se inscrever no site da instituição no período de 16 a 20 de janeiro de 2012. O endereço é www.cematconcurso.com.br  e a taxa para todos os cargos é de R$ 45,00.
O ACESSA SP em Pracinha, localizado à Avenida Francisco Gimenes, no 175, Centro, estará disponível em horário de expediente, para o uso de quem não tem acesso à internet.
As provas escritas serão aplicadas na Escola Municipal "Profa Terezinha Zanelli", situada à Alameda Osvaldo Cruz, n°516, Centro, na data de 05 de fevereiro de 2012 (um domingo), com início às nove horas.
Os contratos dos candidatos aprovados decorrentes deste processo seletivo serão firmados por prazo determinado de até doze meses, contados da data do termo da assinatura, podendo ser prorrogado a critério da Administração Municipal.
Da mesma forma, o processo seletivo terá validade de 12 meses, contados da data de sua homologação, sendo passível de prorrogação.

Concurso Prefeitura de União Paulista - SP 2012

A Prefeitura de União Paulista, Estado de São Paulo, publicou editais de concurso e processo seletivo públicos. São 08 vagas distribuídas entre os cargos de Monitor Escolar e Médico, funções de nível fundamental e superior, respectivamente, com salários entre R$ 622,00 a R$ 1.736,89 e carga horária variada de 20 a 40h semanais.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, até as 17 h do dia 20 de janeiro de 2012, observando o horário de Brasília/DF. A taxa é de R$ 35,00 e R$ 100,00.
Provas
As provas objetivas para emprego público municipal do cargo de Monitor Escolar serão aplicadas provavelmente no dia 05 de fevereiro de 2012, com início as 09h e término as 12h, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no Quadro de Avisos na Prefeitura Municipal de União Paulista e na imprensa escrita, em 27 de janeiro de 2011.
Validade
O concurso terá prazo de validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Butiá (RS)

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá, no Estado do Rio Grande do Sul, oferece oportunidades de emprego mediante Concurso Público sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA. São 04 vagas para provimento de cargos legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores.
Cargos:
Nível fundamental - Serviçal;
Nível médio - Técnico em Informática, Tesoureiro, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Saúde Bucal;
Nível superior - Controlador Interno e Fiscal Municipal.
As jornadas de trabalho são de 20h, 35h ou 40h semanais e os salários vão de R$ 816,00 a R$ 1.920,00.
Quem se interessar por alguns dos cargos devererá inscrever-se de segunda à sexta-feira, em dias úteis, entre 16 de janeiro e 03 de fevereiro de 2012, no Centro Administrativo Municipal, das 07h30min às 11 h45min e das 13h30min às 16h15min, e as taxas são de R$ 50,00 e R$ 100,00.
Os pretendentes poderão inscrever-se em mais de um cargo, desde que observados os turnos de aplicação da prova escrita (manhã - Controlador Interno, Fiscal Municipal e Serviçal; tarde - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Informática e Tesoureiro).
A prova escrita para todos os cargos será aplicada dia 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, possivelmente no dia 16 de fevereiro.
A classificação final do Concurso será publicada por edital, apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo, em ordem decrescente de pontos e será composta de duas listas.
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério do poder público municipal.

Concurso Prefeitura de Matupá (MT) 2012

Foi divulgado edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público da Prefeitura de Matupá, Estado do Mato Grosso. O concurso oferece 71 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 7.500,00 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservados 5% das vagas dos cargos previstos.

Cargos

Trabalhador Braçal, Operador de Máquinas, Nutrição Escolar, Motorista, Manutenção e Limpeza, Guarda, Gari, Agente de Combate às Endemias, Agente de Limpeza, Recepcionista, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Administrativo, Professor, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Médico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Controlador Interno, Contador, Bioquímico, Assistente Social e Advogado.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 06 de fevereiro de 2012, na Prefeitura de Matupá/MT (Avenida Dr. Hermínio Ometto, n° 101, Bairro ZE-022, CEP: 78525-000), das 08h às 11:30 h ou através dos sites www.acpi.inf.br e www.matupa.mt.gov.br.

As taxas variam em função do nível de escolaridade exigido:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova

As provas objetivas estão previstas para o dia 26 de fevereiro de 2012, no período matutino nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no nos sites www.acpi.inf.br e www.matupa.mt.gov.br e será afixado no local de costume.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da Prefeitura de Matupá - MT e nos sites www.acpi.inf.br e www.matupa.mt.gov.br.

Validade

O presente concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, se for do interesse da administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Balneário Barra do Sul (SC)

A Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul, no Estado de Santa Catarina, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Os aprovados ficarão aptos ao cargo que escolherem, sempre que houver necessidade de contratação temporária, em substituição a servidores efetivos licenciados por qualquer motivo.
Cargos disponíveis:
Nível fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Calceteiro, Coveiro, Motorista, Servente, Telefonista e Vigilante;
Nível médio - Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática;
Nível superior - Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Médico, Médico PSF, Nutricionista, Orientador Escolar, Professor EJA nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática, Professor II - Educação Infantil, Professor II - Séries Iniciais, Psicólogo, Supervisor Escolar e Terapeuta Ocupacional.
Os interessados poderão inscrever-se até o dia 19 de janeiro de 2012 das 08h às 14h, na sede da Biblioteca Pública Municipal da Prefeitura.
A prova objetiva será realizada no dia 25 de janeiro de 2012 das 08h às 11h nas dependências da escola de Educação Básica Dom Gregório Warmeling, situada à Avenida São Francisco do Sul, SN, Centro.
A classificação será divulgada e publicada no mural da Prefeitura Municipal e no site oficial do município (www.balneariobarradosul.sc.gov.br), no dia 27 de janeiro de 2012.
A homologação do resultado final deste processo seletivo simplificado será efetuada por cargo-função e especialidade a critério da Prefeitura Municipal, a partir de 30 de janeiro de 2012. O prazo de validade do certame será de doze meses, a contar dessa data.

Prefeitura de Carlinda (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Carlinda, Estado de Mato Grosso, abriu o processo seletivo regido pelo edital 001/2012, visando o preenchimento de 12 vagas de nível fundamental, com salário de até R$ 687,22 e carga horária de 40 horas semanais.
Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente, no período de 19 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, das 08:00 as 11:00 e das 13:00 às 15:00 horas, na Secretaria de Saúde de Carlinda/MT.

Provas

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 05 de fevereiro de 2012, na Escola Manoel Bandeira, com início as 08h e término às 12h.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no mural da Prefeitura de Carlinda/MT até às 16h00min no dia 07 de fevereiro de 2012.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 2 anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.

Concurso Consórcio Intermunicipal de Saúde "08 de Abril"

O Consórcio Intermunicipal de Saúde "08 de Abril" realizará seleção pública para preenchimento de vagas e constituição de cadastro reserva no quadro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Empregos - Administrativos e na Área da Saúde. Os contratados serão lotados nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Estiva Gerbi, Conchal e Espírito Santo do Pinhal, todas no Estado de São Paulo.
A seleção pública terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, a contar da data de publicação do Edital de Homologação. Confira o edital.
Cargos disponíveis:
O concurso abre 227 vagas com remuneração de até R$ 7680,74. Confira os cargos:
Fundamental - Motorista e Auxiliar Administrativo.
Médio - Operador de Rádio, Técnico de Enfermagem, Telefonista e Técnico em Saúde Bucal.
Superior - Enfermeiro, Médico Socorrista, Médico Anestesiologista, Cardiologista, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista Obstetra, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista Infantil e Adulto, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Plantonista, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Psiquiatra, Reumatologista, Ultrasonografista, Urologista, Generalista PSF e Cirurgião-Dentista (Pacientes Especiais e Periodontia, Buco Maxilofacial, Radiologista e Endodontista).
Inscrições
A organização ficará por conta da ORHION Consultoria LTDA e as inscrições poderão ser feitas no seu site - www.orhion.com.br - até 22 de janeiro de 2012, sendo as taxas de R$ 37,00 ou de R$ 57,00.
Processo de seleção dos candidatos
A data, horário e local de realização das provas objetivas ainda não foram definidos e serão divulgados juntamente com o Edital de Homologação das Inscrições.
Os noventa primeiros candidatos aprovados com mais de 50% da prova objetiva serão convocados para a prova prática, visando aferir os conhecimentos e habilidades para a execução das atribuições exigidas pelo cargo.
Os títulos deverão ser apresentados, na data, horário e local da realização da prova objetiva , em envelope aberto, para que sejam efetuadas as conferências dos documentos apresentados e lacrados na presença do candidato.
A classificação final será divulgada na página da organizadora e da Prefeitura, além de outros locais.

Saiba mais

Concurso da Prefeitura de Dores do Rio Preto (ES)

A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, Estado do Espírito Santo, anunciou a realização de Concurso Público para preenchimento de 57 vagas no quadro de funcionários do município. Há chances em cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.117,50
O concurso acontece sob assessoria técnica especializada da empresa GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda, em cujo site os interessados poderão fazer suas inscrições. O endereço eletrônico é www.gualimp.com.br e a fase de inscrição ficará aberta até 30 de janeiro de 2012, mediante o pagamento de R$ 30,00 ou R$ 90,00.
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas dia 11 de março de 2012, pela manhã e pela tarde, com duração de 03 horas em cada turno. A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, será feita às 12h do dia 12 de março de 2012, nos endereços eletrônicos www.gualimp.com.br e www.doresdoriopreto.es.gov.br.
As provas práticas estão previstas para o dia 15 de abril de 2012 em local previamente divulgado por edital, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br em até cinco dias após divulgado o resultado final da prova objetiva.
A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, contendo na primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais, e na segunda, somente a pontuação destes últimos.
O prazo de validade deste concurso público é de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Marcelândia (MT) lançou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Marcelândia, Estado do Mato Grosso, abriu processo seletivo com a finalidade de contratar temporariamente 110 profissionais substitutos. O certame servirá também para a reserva de vagas que possam atender às necessidades das Secretarias Municipais de Educação e Obras.
Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, sendo a remuneração entre R$ 510,00 e R$ 1.344,60 e a carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
Do total de chances, fica reservado às pessoas portadoras de deficiências físicas o percentual de 5 % do total das vagas oferecidas por cargo, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do cargo pretendido.
O prazo de validade inicial deste processo será até dia 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Cargos

Professor, Zelador, Merendeira, Vigia, Fonoaudiólogo, Instrutor de Cursos de Projetos Educacionais, Instrutor de Cursos de Projetos Esportivos, Motorista e Coletor de Lixo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 26 de janeiro de 2012, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Rua Guaíra nº 777 - Centro em Marcelândia/MT).

Prova

As provas serão realizadas na Escola Municipal Castro Alves - rua Vanuza de Souza Barcelos nº 30, Vila Esperança, Marcelândia MT - provavelmente no dia 29 de janeiro de 2012, das 08h às 12h.
A prova prática para os candidatos a motorista ocorrerá na Secretaria Municipal de Obras coordenadas pelo chefe de Transporte Escolar no período vespertino das 14h00min do mesmo dia da prova objetiva, em caráter eliminatório.

Saiba mais

Vagas de empregos do SineBahia para esta terça-feira (17/01)

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo Sine Bahia.
Açougueiro
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

AdvogadoEnsino superior completo em Direito / OAB
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Agente de organização escolarMorar no eixo Vila de Abrantes–Itapuã /Informática
Ensino médio/Auxiliar professores/alunos
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Ajudante de açougueiroConferir/desossar/embalar/ Atender cliente
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Ajustador de rebarbadorCurso de Mecânica ou Eletromecânica
Ensino médio / Atuar com linha de produção
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Armador de ferragens na construção civilEnsino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Auxiliar administrativoPossuir vivência administrativa em condomínio
Experiência mínima de 06 meses em carteira
Ensino médio completo / informática
02 vagas

Auxiliar de contabilidade Disponibilidade para trabalhar em Simões Filho
Ensino médio completo / Vivência com tributação
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Auxiliar laboratorista de solos e concretoEnsino fundamental completo / CNH D ou E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulicaEnsino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Auxiliar em saúde bucalResidir próximo a Lauro de Freitas / feminino
Ensino médio completo / curso na área
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

CartazeiroEnsino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Conferente de mercadoriaEnsino médio completo
Experiência de 06 meses na área ou em almoxarifado
01 vaga

Consultor de vendasPossuir carro / inglês intermediário
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Demonstrador de mercadoriasBoa comunicação e apresentação / postura
Ensino médio completo / temporária
Experiência mínima de 06 meses na função
40 vagas

Eletricista de instalaçõesDisponibilidade para residir em Brumado
Ensino médio completo / Curso NR10
Experiência mínima de 06 meses em carteira
15 vagas

Gerente de bar e lanchoneteDisponibilidade de horário / atuar em rede fast foodEnsino superior completo em ADM ou áreas afins
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Instalador de equipamentos de comunicaçãoDisponibilidade para morar no Espírito Santo
Ensino médio / Vivência com telecomunicações
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Instalador de equipamentos de comunicaçãoCurso de Telecomunicações, Eletrotécnica ou Eletrônica
Ensino médio / Disponibilidade para morar no Espírito Santo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Instalador de estações telefônicasDisponibilidade para trabalhar em MG e ES
Ensino médio completo / curso na área
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mandrilador CNCVivência na área industrial / leitura de desenhos
Ensino médio / Curso de Mecânica ou Eletromecânica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de caminhão a dieselAtuar na manutenção de motores
Ensino fundamental completo/CNH D ou E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Mecânico eletricista de dieselSistemas de veículos / Manutenção de motores
Ensino fundamental completo / CNH D ou E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Mecânico de máquinas pesadasEnsino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Mecânico de motocicletasVivência com motor e parte elétrica de motos
Ensino fundamental completo / CNH A – 1 ano
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de refrigeraçãoEnsino médio incompleto / área de hotelaria
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Montador IIIVivência com leitura de desenhos / instrumentos de medição
Ensino médio / Curso de Mecânica ou Eletromecânica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Montador de móveis de madeiraEnsino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Motorista de bomba de concretoRealizar manutenção preventiva básica
Ensino fundamental incompleto / CNH E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Motorista operador de betoneiraProdução e fornecimento de concreto
Ensino fundamental completo / CNH E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Operador de bomba de concretoEnsino fundamental completo / CNH E
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Operador de comando numéricoCentro de usinagem / Interpretação de desenho
Ensino médio / Curso de Mecânica e Eletromecânica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

PadeiroEnsino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

PadeiroPreparo de biscoitos e pães
Ensino fundamental completo / curso
Não exige experiência
05 vagas

PadeiroDisponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Promotor de vendasVenda de aparelhos de telefonia
Ensino médio completo / informática básica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

SerigrafistaPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio completo/Pintar peças em acrílico
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico de controle de qualidadeRelatórios / organização de treinamentos / Construção Civil
Curso técnico em edificações / ISO 9001
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Técnico orçamentista na construção civilDisponibilidade para viajar / Inglês básico
Ensino médio/ AUTO CAD/Rede dutos/ Planilhas
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Técnico de planejamento e manutençãoNoções de orçamento / vivência em manutenção industrial
Ensino superior completo em ADM ou Logística
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico de telecomunicaçõesDisponibilidade para trabalhar em MG e ES
Ensino médio completo / curso na área / inglês básico
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Torneiro CNC Curso de Mecânica ou Eletromecânica
Ensino médio / Vivência na área industrial
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Vendedor internoRealizar controle de qualidade de segurança
Ensino médio completo / inglês básico
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Vendedor internoVivência com consórcio de motos / financiamento
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Vendedor porta a portaAtuar com telefonia e internet
Ensino médio incompleto
Não exige experiência
30 vagas

Vendedor porta a portaPlanos odontológicos
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
08 vagas

Para o atendimento, é preciso que o trabalhador compareça à unidade central do SineBahia (Avenida ACM, nº 3359, Condomínio Torres do Iguatemi), das 8 às 17h, portando RG, CPF, carteira de trabalho e os comprovantes de residência e escolaridade.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Turvo (SP)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Turvo, em São Paulo. O concurso público abre 24 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3115,00. O processo seletivo, por sua vez, é destinado à formação de cadastro de reserva em caráter temporário, com remuneração de até R$ 1609,50 e em cargos dos mesmos níveis acima.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 27 de janeiro de 2012, através do endereço eletrônico www.cematconcurso.com.br e as taxas são de R$ 30,00 R$ 35,00 e R$ 50,00. Quem não tiver acesso particular a rede mundial de computadores poderá utilizar o TELECENTRO ou ACESSA SP.
As provas serão realizadas na Escola Municipal Antonio Gonçalves das Neves, situada à Rua Antonio Martins, n°. 01-42, Centro, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012 (sábado e domingo), pela manhã e a tarde, com início às 9h e às 13h, respectivamente.
Alguns cargos do concurso e do processo seletivo exigem que os candidatos aprovados na prova objetiva passem por outras etapas como provas práticas e avaliação de títulos. Lembrando que a aprovação do candidato não caracteriza obrigatoriedade de contratação pela Prefeitura, pois a contratação se dará de acordo com a disponibilidade e necessidade do gestor público.
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, e do processo seletivo será de apenas um. No entanto, ambos poderão ser prorrogados pelo mesmo e respectivo período, desde que o interesse público considere conveniente.

Concurso IFMG oferece vagas para o campus Ouro Preto

Estão abertas as inscrições para concurso público de Provas e de Provas e Títulos para provimento de 12 cargos efetivos da carreira de Técnico-Administrativos em Educação, do Quadro de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Serão reservados, 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.
As vagas oferecidas são para os cargos de Médico, Assistente em Administração, Técnico Laboratório, Auxiliar em Assuntos Educacionais e Auxiliar de Biblioteca de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 1.777,58 a 2.989,33.
A jornada de trabalho dos candidatos a serem nomeados será de 30 horas semanais para o cargo de Médico/Área e os demais serão de 40 horas semanais, podendo ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição.
Das Inscrições
A inscrição será realizada exclusivamente por via eletrônica no sítio www.ifmg.edu.br, até o dia 05 de fevereiro de 2012.
As taxas variam de acordo com o cargo:
E / Superior - R$ 70,00;
D / Médio - R$ 50,00;
C / Médio - R$ 30,00.
Das Provas
O Concurso Público será constituído de Prova Objetiva/Dissertativa (para todos os Cargos); Prova de Desempenho Prático (para os cargos de Técnico de Laboratório/Área - CODAGASTRO, Técnico de Laboratório/Área - Física, Técnico de Laboratório/Área - Química e Microbiologia Ambiental, Técnico de Laboratório/Área - CODARES) e Prova de Títulos (para os cargos de Médico/Área, Técnico de Laboratório/Área - Física, Técnico de Laboratório/Área - Química e Microbiologia Ambiental).

As Provas Objetivas e Dissertativa serão realizadas provavelmente no dia 12 de fevereiro de 2012 a partir das 14 horas. O local de realização das provas será divulgado juntamente com a homologação das inscrições.

O IFMG divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico www.ifmg.edu.br a partir das 17 horas do dia 13 de fevereiro de 2012.

Exames: Ressonância Magnética (RM)

O que é
Exame que usa um campo magnético para gerar imagens em alta definição de ossos, órgãos e tecidos do corpo humano.

Para que serve
É um dos melhores recursos para analisar com detalhes a anatomia do corpo, pois aponta com precisão tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. A RM ajuda os médicos no diagnóstico e no acompanhamento de uma série de doenças e condições, sendo um grande guia para cirurgiões durante operações e procedimentos invasivos.

Como é feito
A pessoa é deitada em uma maca, que desliza para dentro de um tubo que, em funcionamento, registra as imagens da região desejada. Deve-se evitar movimentos durante a realização do exame. O procedimento dura em média 40 minutos.

Preparo
A pessoa deve estar em jejum de seis horas e deve entrar na sala do exame já sem qualquer objeto metálico no corpo (brincos, pulseira, relógio, etc.). Às vezes é necessário o uso de contraste, uma substância que não causa efeitos colaterais – exceto em pessoas alérgicas a ela. Pessoas claustrofóbicas podem necessitar de sedação.

Valores de referência
Um especialista analisa as imagens captadas pela máquina e produz um laudo com a análise sobre o que observou.

Fonte iG

Abscesso

Definição
Um abscesso é um acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências.

Causas, incidência e fatores de risco
Os abscessos ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela. Os glóbulos brancos se movimentam pelas paredes dos vasos sanguíneos até a área infectada e coletam o tecido danificado. Durante esse processo, o pus é formado. Pus é o acúmulo de fluidos, glóbulos brancos vivos e mortos, tecido morto, bactérias e outras substâncias estranhas.

Os abscessos podem se formar em quase todas as partes do corpo. Os locais mais comuns são a pele, sob a pele e os dentes. Os abscessos podem ser provocados por bactérias, parasitas e substâncias estranhas.

Os abscessos cutâneos são fáceis de enxergar. Eles são vermelhos, elevados e causam dor. Os abscessos em outras regiões do corpo podem não ser percebidos; ainda assim, causam danos significativos ao órgão.

Alguns tipos específicos de abscessos são:

Abscessos abdominais
Abscesso hepático amébico
Abscesso anorretal
Abscesso na glândula de Bartholin
Abscesso cerebral
Abscesso epidural
Abscesso peritonsilar
Abscesso hepático piogênico
Abscesso cutâneo
Abscesso na medula espinhal
Abscesso subcutâneo
Abscesso dental


Exames e testes
Com frequência, uma amostra do líquido é extraída do abscesso e examinada para verificar que organismo está causando o problema.

Tratamento
Os tratamentos variam, mas geralmente incluem cirurgia, antibióticos ou ambos.

Ligando para o médico
Ligue para seu médico se tiver qualquer tipo de abscesso.

Prevenção
A prevenção de abscessos depende do local em que eles se desenvolvem. Por exemplo, uma boa higiene pode ajudar a prevenir os abscessos cutâneos. A higiene dental e cuidados de rotina irão prevenir os abscessos dentais.

Fonte iG

Primeiros Socorros: Ferimento em crianças

Pequenos traumas e ferimentos são comuns em crianças. Eles podem acontecer na escola, no parque ou até mesmo dentro de casa. Quando isso ocorre é importante manter a calma, afastar a criança do local do acidente, acalmá-la e limpar bem a área acidentada, mesmo que a criança chore.

Como agir:
- Lave o local com água corrente em abundância e sabão. É importante limpar bem a ferida, para tirar restos de areia, pedras ou qualquer outro tipo de resíduo do ferimento

- Finalize a limpeza com um antisséptico e um curativo com gaze, trocando-o uma vez ao dia

- Se não tratados com a devida atenção, ferimentos leves podem infeccionar. Se isso acontecer, é prudente levar a criança a um serviço médico

Como prevenir:
- Não deixe as crianças sem a supervisão de um adulto. O cuidado constante é essencial para evitar todo tipo de acidente

- Restrinja o acesso à cozinha colocando uma barreira na porta. Este é um dos locais onde a maioria dos acidentes acontece

- Jamais deixe a criança sozinha no banho

- Proteja pontas de mesas, criados-mudos e todos os tipos de objetos pontiagudos

- Não deixe o ferro ligado

- Tape as tomadas com proteção adequada

- Na escola e no parque a criança também precisa de supervisão constante. Fique atento à altura dos brinquedos

Fonte iG

Pesquisa abre caminho para produção industrial de vasos sanguíneos

Fabricação de vasos pode ser alternativa menos arriscada do que alguns procedimentos cirúrgicos de risco, como pontes de safena

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, construíram em laboratório os três tipos principais de células que formam os vasos sanguíneos, abrindo caminho para a produção industrial deste tipo de estrutura.

A fabricação de vasos pode ser uma alternativa menos arriscada do que alguns procedimentos cirúrgicos envolvendo o sistema circulatório, como as pontes de safena.

Embora células sanguíneas e cardíacas já tenham sido criadas em laboratório antes, a partir de células-tronco, esta foi a primeira vez que todos os principais tipos de músculos lisos foram desenvolvidos em um sistema que poderia ser transposto para uma escala industrial. Os resultados fazem parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira na revista científica Nature Biology.

"Esta pesquisa representa um importante passo para a geração do tipo correto de músculo liso para a construção de novos vasos sanguíneos", afirma o cientista que liderou o estudo, Sanjay Sinha.

Os músculos lisos são localizados nas paredes de órgãos ocos, como os vasos que compõem a circulação.

"Entre outros pacientes que podem se beneficiar destes novos vasos sanguíneos, estão aqueles com insuficiência renal que necessitem de enxertos vasculares para a diálise", disse o cientista.

Pureza
Na pesquisa, os cientistas usaram células-tronco embrionárias, capazes de formar qualquer tipo de célula no corpo, que foram retiradas de amostras da pele de pacientes. Com elas, foi encontrado um meio para criar músculos lisos vasculares de alto grau de pureza.

Os cientistas concluíram ainda que as origens distintas destes músculos lisos - que se originam de tecidos distintos ainda nos primeiros estágios do embrião - podem levar a doenças vasculares comuns, como aneurismas da artéria aorta e aterosclerose.

"Podemos começar a entender como a origem dos músculos lisos afetam o desenvolvimento de doenças vasculares, e por que algumas partes do sistema circulatório são protegidas de doenças", disse Sinha.

Fonte iG

OMS constata que desigualdades sociais aumentaram nos países ricos

Desigualdades e rendas nos países ricos alcançaram seu maior nível em quase 25 anos, disse presidente da entidade

As desigualdades sociais nos países ricos aumentaram, enquanto que nas regiões em desenvolvimento está retrocedendo a incidência de inúmeras doenças, afirmou nesta segunda-feira Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Em alguns países ricos, a diferença da qualidade de vida entre as gerações de mais idade e os jovens de hoje é a maior jamais registrada", declarou Chan ao abrir a reunião do conselho de administração desta agência da ONU.

"No ano passado, muitos países se deram conta de que estavam perdendo suas classes médias, o fundamento da democracia e da produtividade econômica", destacou a chefe da OMS, pedindo, inclusive, que sejam cumpridos os compromissos em termos de saúde pública.

Em seu discurso, Chen citou um relatório recente da OCDE que mostra que as desigualdades e rendas nos países ricos alcançaram seu maior nível em quase 25 anos. Chan também comentou que na primeira década do século XXI, as epidemias de aids e de tuberculose iniciaram um lento retrocesso, depois de alcançar um nível máximo de incidência.

Quanto à mortalidade infantil, indicou que esta caiu abaixo dos 10 milhões de casos pela primeira vez em quase 60 anos. Se em 1990 ocorreram 12 milhões de mortes de crianças com menos de cinco anos, em 2010 foram 7,6 milhões, de modo que caíram mais de 40%, destacou a funcionária. Na África subsahariana, no entanto, a taxa de mortalidade de crianças de menos de cinco anos se acelerou, segundo a OMS.

Da mesma forma, começou a cair o número de mães mortas durante o parto, "a estatística mais chocante em termos de saúde pública", segundo Chan.

Fonte iG

Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis

A rotina de exercícios pode ajudar mais do que apenas sua cintura.

Pessoas que mantêm um peso saudável e têm altos níveis de aptidão física mostraram incidência mais baixa de doença gengival severa, de acordo com um estudo publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology. Pesquisadores usaram o índice de massa corpórea e a porcentagem de gordura do corpo para registrar o peso e o consumo máximo de oxigênio como medidas de aptidão física, comparando ambos com os exames bucais dos indivíduos.

Aqueles com o IMC mais baixo e o nível mais alto de aptidão apresentaram índices significativamente mais baixos de doença gengival severa.

"O controle do peso e a aptidão física contribuem com a saúde geral e, agora, acreditamos que ficar em forma pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença gengival. Como a doença gengival está relacionada com outras doenças, como doença cardiovascular e diabetes, existem ainda mais razões para você se cuidar por meio da dieta e exercícios", diz dr. Samuel Low, reitor associado e professor de periodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade da Flórida e presidente da Academia Americana de Periodontia.

A Associação Dental Americana diz que os seguintes fatores podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doença gengival: o uso de tabaco para fumar ou mascar; diabetes, várias medicações como esteróides, drogas antiepilepsia e drogas para terapia do câncer; próteses mal adaptadas; dentes apinhados; restaurações defeituosas; gravidez ou uso de contraceptivos orais.

Os sinais de alarme incluem gengivas que sangram facilmente; gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis; gengivas que se afastaram dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; dentes permanentes que estão frouxos ou se afastando; qualquer alteração na forma como os dentes se encaixam ao morder; qualquer alteração no encaixe de próteses parciais.

A ADA recomenda que os pacientes escovem os dentes duas vezes ao dia, limpem entre os dentes todos os dias com fio dental, ingiram dieta balanceada e visitem o dentista regularmente.

Fonte Colgate-Palmolive

Raspadores de língua oferecem redução de curta duração do mau hálito

Um regime de higiene bucal proativo que inclui o uso de um raspador de língua pode oferecer às pessoas que têm halitose, ou mau hálito, algum alívio de curto prazo, de acordo com um estudo recente.

Pesquisadores estudaram a literatura examinando os efeitos do uso de raspadores linguais para limpar a língua, em vez do uso somente de escovas dentais para limpar compostos sulfurados voláteis, ou CSV, acumulados na língua. Encontraram que o uso de um raspador de língua mostrou uma diferença significativa na redução dos níveis de CSV produzidos quando bactérias e aminoácidos interagem para produzir mau hálito, mas apenas por um curto período de tempo. O estudo apareceu na edição de setembro/ outubro da publicação General Dentistry.

De acordo com a ADA, o mau hálito pode se originar de uma variedade de causas, incluindo alimentos fortes (como alho e cebolas), regimes, má higiene bucal, doença periodontal (gengival), boca seca (xerostomia), uso de produtos derivados do tabaco ou problemas de saúde como infecção respiratória, sinusite, gotejamento pós-nasal, bronquite, diabetes, distúrbio gastrointestinal ou doença hepática ou renal.

Indivíduos que se debatem com o mau hálito devem fazer check-ups regulares para possibilitar ao dentista detectar qualquer problema como doença periodontal, boca seca ou outros distúrbios que possam ser a causa. Manter boa higiene bucal, eliminar doença periodontal e agendar limpezas profissionais regulares são essenciais para a redução do mau hálito.

A boa higiene bucal é essencial para controlar o mau hálito. A ADA recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia, limpar entre os dentes diariamente com fio dental ou limpadores interdentais e limpar a língua. Usuários de próteses totais devem removê-las durante a noite e limpá-las completamente antes de recolocá-las na manhã seguinte.

Fonte Colgate-Palmolive

Cientistas desenvolvem "detector de mentiras" para dietas

Exame mede as "impressões digitais" químicas que aparecem na urina de uma pessoa que comeu carne vermelha, branca ou processada

Cientistas britânicos desenvolveram um exame de urina que pode detectar se uma pessoa está cumprindo uma dieta rigorosamente ou se está "mentindo" sobre ela.

Pesquisadores das universidades de Newcastle e Aberystwyth criaram um teste que pode determinar qual alimento e quais quantidades dele foram consumidas pelo paciente nos dias anteriores.

O exame mede as "impressões digitais" químicas, conhecidas como metabólitos, que aparecem na urina de uma pessoa que comeu carne vermelha, branca ou processada. Os cientistas agora querem aumentar a lista de metabólitos que poderão ser identificadas pelo exame.

Por meio do exame, os metabólitos já foram identificados para alimentos considerados saudáveis, como framboesas, salmão, brócolis e suco de laranja.

"Ao buscar na urina as 'impressões digitais' químicas de alimentos diferentes, a pesquisa dos cientistas demonstrou que podem determinar se os indivíduos têm uma dieta saudável ou não", disse um porta-voz da Universidade de Aberystwyth.

"O que comemos tem um grande impacto em nossa saúde, mas é muito difícil saber exatamente o que e quanto as pessoas comem no cotidiano, e as pessoas acham difícil registrar isto com honestidade", afirmou o porta-voz.

Doenças crônicas
"Este tipo de exame tem grande potencial como uma arma contra muitas doenças crônicas", afirmou o professor John Draper, que lidera a equipe de pesquisadores no Instituto de Ciências Biológicas, Ambientais e Rurais de Aberystwyth.

"Ele vai ajudar os médicos, enfermeiras e nutricionistas a descobrir o que seus pacientes andaram comendo."

O instituto está tentando desenvolver um exame mais simples para identificar metabólitos. No futuro, os pesquisadores esperam criar um sensor que poderá ser utilizado com pequenas quantidades de amostra de urina para descobrir quais os principais alimentos que a pessoa consumiu.

"No longo prazo, este tipo de exame vai ajudar a descobrir novas ligações entre padrões de alimentação e saúde", disse o professor John Mathers, que lidera os cientistas no Centro de Pesquisa em Nutrição Humana da Universidade de Newcastle.

Para Mathers, quando os cientistas conseguirem mais conhecimento sobre os metabólitos, eles poderão "acrescentar estes ao nosso exame e, com isso, os pesquisadores poderão afirmar com certeza quais alimentos ajudam a proteger contra doenças específicas e quais devemos estimular (o consumo) para promover a saúde" do paciente.

Fonte iG

Maratonistas têm baixo risco de parada cardíaca

Com o condicionamento adequado,
corridas de longa distância são seguras
Um novo estudo descobriu que a participação em corridas de longa distância não coloca o coração em risco

Se você é um corredor de longa distância saudável, suas chances de morrer de parada cardíaca súbita durante uma corrida são extremamente baixas, indica um novo estudo.

Na última década, um em cada 259 mil corredores que participaram de uma maratona (42 km) ou meia-maratona (21 km) dos Estados Unidos morreu, descobriram os pesquisadores. E a maioria que entrou em colapso tinha uma doença oculta no coração.

Os resultados devem tranquilizar aqueles que praticam a modalidade - e muitos o fazem, são mais de 450 mil que completam uma corrida dessas por ano nos Estados Unidos, de acordo com David Watt, diretor-executivo da American Running Association.

O estudo teve início em 2000, liderado por Aaron Baggish, diretor do Programa de Desempenho Cardiovascular no Massachusetts General Hospital, em Boston. Os pesquisadores analisaram paradas cardíacas sofridas entre competidores de maratonas ou meia-maratonas até 2010.

De quase 11 milhões de corredores de longa distância dos EUA, 59 tiveram parada cardíaca, ou seja, de repente o coração parou de bater. Quarenta ocorreram em maratonas e a idade média dos corredores era de 42 anos. Os homens estavam em risco significativamente maior do que as mulheres.

Quarenta e duas das paradas cardíacas (71%) foram fatais, mostrou o estudo, publicado na edição de 12 de janeiro do New England Journal of Medicine. A idade média dos que morreram foi de 39 anos, comparado a 49 anos dos sobreviventes.

Para o estudo, estatísticas anuais sobre a participação em corridas, fornecidas pela associação comercial de corridas dos EUA, entraram em um banco de dados. Pesquisadores identificaram casos de parada cardíaca por meio de uma combinação de métodos, incluindo mecanismos de busca públicos e contato com diretores de provas.

Eles entrevistaram corredores que sobreviveram a uma parada cardíaca, ou parentes próximos, e olharam os registros médicos e dados de autópsia. Estas informações estavam disponíveis para 31 dos 59 corredores afetados.

Uma condição chamada cardiomiopatia hipertrófica foi a causa definida ou provável da morte de 15 corredores, disseram os pesquisadores. Essa é a causa mais comum de morte súbita cardíaca em atletas jovens.

Cardiomiopatia hipertrófica é uma doença na qual uma porção do miocárdio (músculo do coração) está hipertrofiada sem nenhuma causa aparente. Ela normalmente decorrente de uma anomalia genética, explicou Kirk Garratt, diretor clínico do setor de pesquisa de cardiologia intervencionista no Hospital Lenox Hill, em Nova York.

Nove dos que morreram de cardiomiopatia hipertrófica tinham problemas cardíacos adicionais, tais como doença arterial coronariana obstrutiva, doenças congênitas e miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco.

"Um achado interessante: a prevalência de doença arterial coronária foi baixa", disse Garratt.

Um corredor morreu de insolação e outro de hiponatremia, que pode ocorrer quando uma pessoa bebe muito líquido, diminuindo a concentração de sódio. Outros dois, presume-se, morreram de arritmia (ritmo anormal do coração).

Um fator chave para a sobrevivência foi a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) feita por espectadores da corrida, disse Baggish, cardiologista da tradicional Maratona de Boston.

"Estamos, pela primeira vez, oferecendo treinamento em RCP para corredores que vêm a Boston este ano para a nossa maratona", disse Baggish.

Desfibrilação rápida também é crucial, disse o co-autor do estudo, William Roberts, professor de medicina familiar na Universidade de Minnesota e diretor médico da Maratona Twin Cities. Nessa corrida "você tem um desfibrilador a cada milha ", disse.

A cada ano novas corridas surgem, especialmente meia-maratonas, disse Watt. E atraem um tipo diferente de corredor.

"O corredor de hoje é mais velho, mais lento, comprometido com mais eventos e provavelmente não tão atlético", disse ele.

Alguns são corredores inexperientes ou que defendem causas sociais através do esporte e chegam à corrida para ajudar instituições de caridade ou perder peso.

No estudo, os homens tinham uma taxa de parada cardíaca de 0,16 por 100 mil corredores, quase o dobro das mulheres, mas ainda extremamente pequena. Garratt teve algumas reservas quanto à metodologia do estudo.

"Eles foram a um clube de corrida para encontrar o denominador. Em seguida, buscaram uma variedade de fontes, incluindo fontes baseadas na internet. Para piorar as coisas, em cerca de metade dos incidentes, foram incapazes de obter informações clínicas completas", disse.

Roberts reconheceu que seus dados não levaram em conta a preparação para a maratona. "Como podemos saber quantas pessoas nós perdemos com menor [treinamento] em corridas?", questionou.

Ele disse que com o condicionamento adequado, corrida de longa distância "é segura se você ouvir seu corpo, se não tentar prosseguir com dor no peito ou falta de ar ou se você não ignorar fatores como o colesterol muito alto."

"Todos os corredores, sejam eles jovens ou mais velhos, devem ter uma conversa com seus médicos sobre a intenção de correr e deve haver uma avaliação muito clara de fatores de risco", finalizou Baggish.

Fonte iG