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sexta-feira, 23 de março de 2012

Veja novidades da nova TISS versão 3.0

Nova versão traz algumas novidades, entre elas a rastreabilidade das faturas eletrônicas e a inclusão das terminologias em saúde e seus códigos unificados nas guias

A Comissão de Estudo Técnico TISS realizou a terceira edição do Implanta TISS – TUSS, na última segunda-feira (19), em São Paulo. O tema central do evento foi a nova versão da TISS, a de número 3.0, que deverá ser lançada no final de abril, segundo o gerente geral de Integração Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Antonio Carlos Endrigo.

A nova versão traz algumas novidades, entre elas a rastreabilidade das faturas eletrônicas – que permitirá aos prestadores identificar as guias pagas e as glosadas – e a inclusão das terminologias em saúde e seus códigos unificados nas guias.

A ANS publicará uma Resolução Normativa disponibilizando a versão 3.0 da TISS, além de definir prazos para adequação às novas regras. A partir da nova versão e da validação da futura resolução, todas as guias trocadas entre prestadores e operadoras de planos de saúde deverão ser enviadas para a agência.

Outra medida será a realização de oficinas de treinamento sobre o novo programa, desta vez com especial enfoque nas empresas de tecnologia envolvidas no processo de transferência de dados.

Para o representante da Orizon, Sérgio Santos, a versão 3.0 deve ser mais atrativa, porque traz mais benefícios às instituições. Segundo ele, a possibilidade de rastreabilidade das guias é um forte argumento para que o mercado adote rapidamente a nova versão.

TUSS
Até o momento, às vésperas do lançamento, Terminologia Unificada da Saúde Suplementar conta com 108.378 termos codificados. Segundo Antonio Carlos Endrigo, a agência ainda não sabe se vai conseguir lançar a nova versão contemplando todos os códigos, ou se terá que deixar de fora os materiais, as órteses e as próteses. A dificuldade, segundo ele, é a diversidade de fornecedores de cada produto, as combinações possíveis entre os tipos de produtos e a relação desses códigos com a precificação.

Fonte SaudeWeb

CIOs de saúde precisam entender as necessidades dos médicos

Doutores estão frustrados com sistemas imaturos e regras de pagamento por desempenho questionáveis

A habilidade de se compadecer do sofrimento de outra pessoa é uma das admiráveis diferenças que separam o homem do restante do reino animal. É também uma habilidade que pode, certamente, ajudar os executivos de TI em saúde a trabalharem mais efetivamente com seus parceiros clínicos.

Essa percepção chegou a mim enquanto lia os comentários do “Dr. A.”, que reclamou sobre a medicina computadorizada e métricas de pagamento por desempenho que ganharam artigo publicado no Journal of the American Medical Association, sob a manchete “Use of Quality Indicators in Patient Care”.

Dr. A, recentemente, saiu de uma clínica particular que se apoiava em registros em papel e se juntou a um grande grupo afiliado à uma rede de hospital equipada com um grande sistema de registro eletrônico de saúde (EHR, da sigla em inglês). Ele acredita que o cuidado oferecido a seus pacientes na outra clínica era superior ao oferecido hoje. “Acredito que o registro eletrônico e a contagem eletrônica das coisas ajudará, mas ainda estamos em um estágio embrionário que não é bom.”

Uma de suas principais preocupações é a falta de dados clínicos acionáveis. Ele esperava por informações práticas e em tempo real sobre as deficiências a serem tratadas. Em vez disso, recebe boletins financeiros e pedidos para respeitar normas de qualidade para doenças cardíacas, doença arterial periférica e diabetes que ele considera questionáveis.

Ele não está sozinho. Apesar de alguns centros médicos acadêmicos terem publicado relatórios mostrando ótimos benefícios clínicos e financeiros com a implantação dos EHRs, vários estudos falharam em duplicar tais melhorias. Segundo análise recente da HIMSS e do Advisory Board Company, “EMR Benefits and Benefit Realization Methods of Stage 6 and 7 Hospistals”, uma provável explicação para estes relatos conflitantes é que a maioria dos hospitais com EMRs ainda implanta sistemas de suporte à decisão clínica (CDS, da sigla em inglês).

CDS é essencial para o sucesso da informática em medicina, suspeito que a falha em tal sistema é a causa da angústia do Dr. A. E não é apenas o sistema que é necessário, especialistas em informática também são essenciais.

De acordo com uma pesquisa da PwC, “Needles in a Haystack: Seeking Knowledge with Clinical Informatics”, provedores de saúde começam a perceber que seus EHRs têm potencial limitado. “No espaço clínico, há a crença que colocando seus problemas de interoperabilidade em um EHR, tudo vai embora”, afirmou John Edwards, diretor da PwC. “Há evidências nas pesquisas que os provedores estão percebendo que é preciso reforçar os EHRs com pessoal clínico de informática.”

Em termos práticos, estabelecer um sistema CDS exige, no mínimo, ter um diretor médico de informática (CMIO) em cada sistema de saúde para ajudar a criar e dirigir o sistema de organização do CDS. Se o tamanho da organização não sustentar o custo de um CMIO integral, deve procurar um médico na equipe para dividir seu tempo entre os cuidados do paciente e informática clínica. Como o relatório da PwC coloca: “Precisamos (CMIOs) entender como a mineração de dados e computação podem ser usadas para ter sentido no enorme conjunto de dados clínicos”.

E para avaliar a preocupação do Dr. A sobre as regras questionáveis do pagamento por desempenho, CIOs e CMIOs devem juntar forças e observar as práticas sobre quais as regras são baseadas.

Compaixão e empatia são palavras populares nos negócios. Mas uma dose modesta de cada uma ajudará os executivos de TI de saúde a enxergarem o que seus colegas estão passando no momento. Tais percepções podem remover os obstáculos para o cuidado ao paciente custo efetivo.

Fonte: Paul Cerrato InformationWeek EUA; replicada pela InformatioWeek Brasil

Por SaudeWeb

Alerta: proteção dos dados e da credibilidade na Saúde

PwC realiza pequisa e identifica que 51% de presidentes e diretores de empresas nacionais não adotam processos para verificar ameaças à informação. Especialistas alertam o perigo para o segmento da Saúde

A sexta edição da “Pesquisa Global sobre Crimes Econômicos”, elaborada pela PwC e apresentada em fevereiro de 2012, revela que, do universo de empresas brasileiras entrevistadas, nada menos do que 32% manifestaram ter sofrido algum tipo de crime digital em 2011. O indicativo doméstico está razoavelmente acima da média do resto do planeta, posicionada na ordem de 23%, demonstrando bem o grau de vulnerabilidade a que as organizações locais estão expostas quando o assunto é segurança da informação – a vitimização manifestada por quase um terço dos respondentes é autoexplicativa.

Pior é o relato, constatado pelo mesmo estudo, de que os crimes eletrônicos são o segundo principal delito sofrido pelas empresas nacionais, depois de roubos de ativos. Esse indicativo oferece uma importante mensuração a respeito de quanto proteger a informação significa um elemento central para a vida das empresas. Na Saúde, contudo, essa preocupação deve (ou pelo menos deveria) ser elevada à máxima potência. Afinal, o que será da credibilidade de um hospital e quais podem ser os efeitos sobre seu faturamento se “vazar” alguma informação de um paciente ou da fatura pelos serviços médicos prestados? Certamente as consequências serão catastróficas.

Parece incrível, mas esse risco ainda é subestimado por alguns administradores no Brasil. Para não centrar crítica restrita ao setor de Saúde: a mesma pesquisa da PwC informa que 51% dos ouvidos manifestaram que presidentes e diretores de empresas nacionais de diversos setores da economia “não adotaram processos para verificar ameaças” à informação, no ano passado.

Alertas sobre os riscos potenciais não faltam. O noticiário é farto, diariamente, de exemplos de roubo ou mesmo de vazamento de informações armazenadas nos sistemas corporativos. Há todo o tipo de episódio: do furto de senhas bancárias ou desvio de pensões até a publicidade das informações íntimas de personalidades públicas. Claro que o choque e o estarrecimento diante de tais divulgações, no campo da Saúde, ainda prevalecem e ninguém considera essa prática admissível. O prontuário clínico é um ativo de propriedade do paciente, a guarda é de responsabilidade do serviço de saúde, como um fiel depositário, e as informações clínicas são sigilosas.

Como também são as informações financeiras, de faturamento, de compras e de recursos humanos, que obviamente necessitam ser tratadas de forma confidencial e por colaboradores dotados de expertise e responsabilidade para acessá-las e administrá-las. Gerenciar de forma efetiva os acessos dos colaboradores às informações é, portanto, crucial. Quem já não viu, com alguma recorrência, um funcionário se desligar da instituição, mas sua senha de acesso aos sistemas corporativos não ser desabilitada?

Não se trata de estabelecer um Big Brother, mas as empresas têm o dever e a responsabilidade de saber o que seus colaboradores diretos, terceiros e temporários acessam e postam em redes sociais, via rede interna da empresa. Para aportar mais dificuldade a este desafio, é importante lembrar que os sistemas corporativos das instituições de saúde contam com níveis de acesso dos mais variados, indo desde o simples conhecimento dos dados cadastrais até resultado de exames, informações de prontuários e de valores de fatura. Com os recentes avanços da

Tecnologia da Informação e Comunicação, temos hoje uma função a mais neste processo: o acesso remoto a informações clínicas, tanto de exames quanto do histórico do paciente. Como qualquer arquivo digital armazenado “nas nuvens”, também se cogita deixar acessível, em qualquer lugar, todos os dados do paciente. Isto traz um ganho enorme para o seguimento e tratamento do paciente, mas com certeza envolverá um risco à segurança dos dados que precisará ser monitorado e gerenciado de forma adequada.

Promover a gestão de acessos significa, dessa maneira, contar com tecnologia e infraestrutura que auxilie no desenho e gestão de acessos, com uma política de segurança muito bem definida, comunicada e monitorada.

O acesso envolve ainda entender e estabelecer a alçada de cada profissional e por qual motivo ele precisa obter ou prover determinada informação para o adequado andamento dos trabalhos. É aceitável, assim, que o acesso da informação seja hierarquizado, por meio do estabelecimento dos níveis de autoridade nos processos de aprovação de liberação de senhas e de informações. Definir, de forma precisa, os processos de trabalho da empresa e criar os papéis e perfis correspondentes específicos dentro dos sistemas corporativos são condicionantes desse sistema de gestão, tanto para concessão quanto para revogação de acessos.

Criar, implementar e monitorar a adoção desta política e os respectivos processos geram, por outro lado, benefícios imensos. Imediatamente, minimizam-se os riscos de acessos indevidos. Também preserva-se a integridade e o sigilo das informações. Outro impacto positivo está no registro dos acessos e rastreabilidade dos processos de trabalho.

No atual contexto de competitividade da área e de busca permanente por ganhos de produtividade, e sempre compreendendo que credibilidade é um requisito básico, cada vez mais as instituições de saúde terão de se preocupar com as suas informações, fruto da intensificação do uso de sistemas informatizados para operacionalizar os processos de trabalho.

Criar a cultura de gestão de acessos dentro das instituições é fundamental para evitar fuga de informações e minimizar erros. Só que, para esse modelo seguir adiante e ser bem-sucedido, administradores e lideranças precisam se envolver. Se não pelos claros benefícios, pelo enorme potencial de estragos.

*Leandro Gausmann,Consultor Sênior da PwC Brasil, e Dr. Carlos Suslik, Diretor da PwC Brasil, especialistas em consultoria em gestão no setor de Saúde

Fonte SaudeWeb

Beneficência Portuguesa de SP inaugura nova unidade

Hospital Santo Antônio, que contou com investimentos de R$ 5 milhões, atenderá exclusivamente pacientes do SUS na média complexidade e maternidade

Nesta quinta feira (22), foi inaugurada na Zona Leste de São Paulo, a nova unidade da Beneficência Portuguesa, o Hospital Santo Antonio, que deve entrar em operação na segunda quinzena de abril. Ao todo foram investidos cinco milhões de reais em reformas e aquisição de novos equipamentos. Estes recursos foram aplicados pela própria entidade, que não contou com apoio financeiro do Estado de São Paulo.

Durante a solenidade compareceram o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab e o presidente da diretoria administrativa da Beneficência Portuguesa Rubens Ermírio de Moraes.

Em entrevista coletiva, Alckmin destacou a importância da Beneficência Portuguesa no atendimento à saúde pública em São Paulo. “Essa é uma grande conquista para São Paulo, especialmente para a Zona Leste Ao todo, com seus três hospitais, São José, São Joaquim e agora o Santo Antônio, A Beneficência Portuguesa soma cerca de 1.90 leitos para internação dedicados à saúde pública, o que faz dela uma das grandes instituições de saúde da América.”

Estrutura
A nova unidade, que hoje ocupa o prédio do antigo Hospital Nossa Senhora da Penha, contará com 166 leitos de internação, sendo 46 deles destinados internação cirúrgica de média complexidade, dez para UTI adulta e 20 neonatal, 44 leitos de alojamento conjunto e cinco quartos para parto humanizado. Além de maternidade a instituição atenderá as especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia, urologia, obstetrícia e cirurgias, vascular e geral.

O Hospital Santo Antônio conta com 460 profissionais de saúde em sua equipe, sendo 250 enfermeiros e 210 colaboradores administrativos, além de 90 médicos. Para 2013 o hospital já prevê a expansão de seus leitos, saltando de 166 para 255.

Segundo o superintendente geral da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Luiz Koiti, a expectativa do hospital é prestar um atendimento de qualidade à população alinhado com as necessidades dos gestores municipais. “Só na maternidade pretendemos realizar cerca de 300 partos por mês.”

Fonte SaudeWeb

Abbot escolhe nome AbbVie para nova empresa farmacêutica

Companhia independente será dedicada a produtos de pesquisa e deve iniciar suas operações por volta do final de 2012

A Abbott anunciou nesta quarta-feira, (21) que AbbVie será o nome da nova empresa farmacêutica independente dedicada a produtos de pesquisa e que deve iniciar suas operações por volta do final de 2012.

De acordo com a empresa, a escolha do nome da nova companhia é a etapa final no processo que começou em outubro de 2011, quando a Abbott anunciou a separação em duas companhias independentes – uma dedicada a produtos médicos e outra, a produtos farmacêuticos de pesquisa.

A AbbVie, a empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa, irá abrigar o portfólio atual de produtos farmacêuticos e biológicos patenteados da Abbott. A companhia de produtos médicos diversificados, que manterá o nome Abbott, abrigará o portfólio de produtos médicos diversificados, incluindo os produtos farmacêuticos genéricos, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais.

Miles D. White continuará como chairman e CEO da Abbott. Richard A. Gonzalez, atual vice-presidente executivo de produtos farmacêuticos globais, será o chairman e CEO da AbbVie. O nome da nova empresa deriva da combinação de “Abbott” e “Vie”, cuja raiz latina “vi” significa vida.

Segundo Gonzalez, a primeira parte do nome associa a nova companhia a Abbott e ao seu legado de pioneirismo científico. Já ‘vie’ chama atenção para o trabalho vital que a companhia continuará a desempenhar para melhorar as vidas das pessoas ao redor do mundo, explica.

A empresa de produtos de pesquisa apresenta aproximadamente US$ 18 bilhões em faturamento anual e terá um portfólio de marcas como Humira, Lupron, Synagis, Kaletra, Creon* e Synthroid. No Brasil, Creon continuará no portfólio de produtos da Abbott.

Fonte SaudeWeb

Empresas poderão quitar dívidas de ICMS fazendo exames ao SUS

Opção vale para laboratórios e hospitais que entraram na dívida ativa pelo não recolhimento do imposto em importações de equipamentos entre 2002 e 2008

Foi sancionada na última sexta-feira, (16), a lei que vai permitir que empresas devedoras de ICMS no Estado paguem suas dívidas realizando exames de diagnóstico, como ultrassom, ecocardiograma, tomografia, ressonâncias magnéticas e medicina nuclear em pacientes atendidos pelo SUS. A opção vale para laboratórios e hospitais que entraram na dívida ativa pelo não recolhimento do imposto em importações de equipamentos entre 2002 e 2008.

Nesse período, alguns estabelecimentos realizaram importações através de outros estados, com menor alíquota de ICMS e, por conta dessa irregularidade, foram autuados pelo Estado. O valor total da dívida está em cerca de R$ 40 milhões. Com a nova lei, os contribuintes ganham a chance de quitar seus débitos prestando serviços à população.

Para calcular o abatimento das dívidas será usada a tabela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), da Associação Médica Brasileira. A tabela é referencia para a remuneração desses servicos no mercado. A medida visa obter a adesão do maior número possível de empresas para que mais exames sejam realizados e mais pessoas, beneficiadas.

Fonte SaudeWeb

TCU decide investigar hospitais universitários de todo o país

Objetivo da vistoria é para analisar contratos de prestação de serviços. Serão auditados pelo menos um hospital em cada estado da federação e no Distrito Federal

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, (21), abrir auditorias em hospitais universitários de todo país, para analisar contratos de prestação de serviços. De acordo com o relator da medida, ministro José Jorge, serão investigados pelo menos um hospital em cada estado da federação e no Distrito Federal.

Já no estado do Rio de Janeiro, o alvo das investigações será o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), retratado na reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (18), que mostrou empresários e representantes de quatro empresas oferecendo propina para prestar serviços para a instituição.

Além do oferecimento de propina, a reportagem também exibiu um esquema de simulação de concorrência entre empresas para burlar licitações.

De acordo com o presidente do TCU, Benjamim Zymler, o setor de inteligência do órgão já está empenhado na investigação das quatro empresas flagradas na reportagem: Bella Vista Refeições Industriais, Locanty Soluções (da área de coleta de lixo), Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Toesa Sérvice (locadora de ambulâncias).

“As áreas de inteligência da Segecex (Secretaria Geral e Controle Externo) está levantando dados relativos aos contratos celebrados com as empresas mencionadas na reportagem em tela e daquelas que participaram de licitações com indícios de fraude”, comunicou.

Zymler também informou que outras empresas registradas nos nomes dos sócios das empresas citadas e em nome de seus parentes próximos também serão alvos de investigação. O objetivo, de acordo com o presidente, é identificar possíveis “conluios para fraudar licitações”.

“Adicionalmente está sendo apurada a existência de indícios de conluios dessas empresas em processos licitatórios, inclusive no que concerne à participação de empresas pertencentes aos mesmos sócios ou a seus parentes próximos”, explicou o presidente.

Fonte SaudeWeb

ANS vai fiscalizar prática do cheque caução, diz Maurício Ceschin

Tal orientação partiu da própria Presidência da República e o Ministério da Saúde está entrando com um projeto de lei para fazer essa modificação no código civil e penal

“A gente se propõe a estender a capacidade de fiscalização e punição aos prestadores no quesito cheque caução em serviços de urgência e emergência” afirmou o o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, na noite de quarta-feira (21), em apresentação no “Programa de Gestão Estratégica em Saúde” realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a IT Mídia, em Nova Lima (MG).

“ O cidadão que vai ao Pronto-Socorro para ser atendido e tem 200 reais no bolso e precisa pagar 300 para ser atendido e por isso não consegue atendimento, não vai acontecer, a agência vai trabalhar nessa fiscalização”, completou. Segundo ele, essa prática se dará em serviços de urgência e emergência com comprovada classificação de risco, pois “em atendimentos eletivos, via de regra, é menos comum”, afirmou.

Tal orientação partiu da própria Presidência da República e, de acordo com ele, o Ministério da Saúde está entrando com um projeto de lei para fazer essa modificação no código civil e penal, além de uma modificação na Lei 9.656 para abolir à prática.

Questionado se caberia a ANS regular todos os prestadores de serviço que se relacionam com a saúde suplementar também em outros quesitos além dos citados acima, (envolvendo além de hospitais, laboratórios e indústria), Ceschin foi objetivo: “Não é intenção da agência regular os prestadores, não temos essa possibilidade, o serviço da cadeia de saúde suplementar também passa pela área pública e viraríamos um segundo ministério. Teríamos que multiplicar a ANS por 5”, afirmou, justificando que hoje há cerca de 4 mil hospitais que atendem a saúde suplementar e a agência possui apenas 90 fiscais, cerca de 1 para cada 600 mil beneficiários.

Balanço
Após seis meses da Resolução Normativa 265, que incentiva a participação dos beneficiários em programas de envelhecimento ativo, com a possibilidade de descontos e prêmios, alcançou 1 milhão de beneficiários antes eram apenas 180 mil inscritos. “Lançamos a RN em setembro e, pela primeira vez, permitimos os convênios dar desconto e bonificação. Cerca de 200 mil já recebem descontos e prêmios”, disse o Ceschin.

Ceschin fez ainda um balanço da saúde suplementar. Em 2011, o número de pessoas com assistência médica hospitalar chegou a 47, 6 milhões, na área de planos odontológicos a marca alcançou 16 milhões. O segmento movimentou mais R$80 bilhões e, hoje, 22% da população já possui um plano de saúde ou 1/3 da população brasileira.

O diretor- presidente encerrou o segundo dia do “Programa Gestão Estratégica em Saúde”, realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a IT Mídia, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Fonte SaudeWeb

Amil Resgate Saúde neutraliza emissões de carbono

A emissão originada foi compensada por meio da aquisição de 959 toneladas de CO2 do projeto Pequena Saldanha, além da utilização de energia renovável

A Amil Resgate Saúde, empresa da holding Amil Participações (Amilpar), quantificou e neutralizou as emissões de carbono geradas por toda a sua operação, que incluiu desde o transporte aeromédico, como aviões, helicópteros e ambulâncias, até o funcionamento das unidades de atendimento.

A emissão originada foi compensada por meio da aquisição de 959 toneladas de CO2 do projeto Pequena Saldanha, que consiste na instalação de pequena hidrelétrica no Rio Saldanha, em Rondônia, para gerar eletricidade em áreas remotas. Além disso, num esforço de utilizar mais energia renovável, toda a frota do Amil Resgate Saúde é abastecida com biodiesel, combustível renovável e biodegradável, contribuindo para a sustentabilidade e o meio ambiente.

De acordo com o diretor da Amil Resgate Saúde, Francisco de Andrade Souto, há mais de dois anos a divisão optou peplo biodiesel como combustível de toda a frota de ambulâncias. Além disso, também foi implantando um programa de manutenção periódica dos veículos, no intuito de reduzir a emissão de poluentes.

Segundo o executivo, os próximos passos incluem o biodiesel no abastecimento de geradores de energia utilizados nas sedes do Amil Resgate Saúde e a adoção de óleo diesel mais puro, que tem previsão de chegar ao mercado entre 2013 e 2014.

Souto diz que para a Amil Resgates Saúde, a sustentabilidade é um alvo móvel que precisa ser constantemente alinhado com as demandas da sociedade.

Fonte SaudeWeb

Justiça determina legalidade para ressarcimento ao SUS

Juiza alegou veracidade da prescrição de três anos para o Sistema Único de Saúde (SUS) cobrar das operadoras de planos de saúde o ressarcimento por serviços prestados pela rede pública

Em decisão, a juíza Tania Lika Takeuchi, da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, determinou a legalidade da prescrição de três anos para o Sistema Único de Saúde (SUS) cobrar das operadoras de planos de saúde o ressarcimento por serviços prestados pela rede pública.

O deferimento em primeira instância da liminar, na ação proposta pela Advocacia Dagoberto J. S. Lima em favor de uma operadora de planos de saúde em São Paulo, abre um precedente para mais de 5 mil ações similares que tramitam na Justiça. Estima-se que o ônus total das operadoras seja reduzido em pelo menos R$ 1,7 bilhão.

Na referida ação judicial, o escritório baseava-se em posicionamentos jurídicos, inclusive os pontos da decisão liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 1931-8 da Confederação Nacional de Saúde (CNS).

A Advocacia Dagoberto J. S. Lima argumentava que, em função do caráter civil e da natureza indenizatória do ressarcimento, deveria ser aplicada a prescrição trienal prevista no artigo 206, parágrafo 3°, inciso IV do Código Civil.

A juíza da 6ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo reconheceu a procedência da denúncia da prescrição trienal da cobrança do ressarcimento, pelos motivos acima apresentados.

Fonte SaudeWeb

Empresas brasileiras criam a gigante farmacêutica Bionovis

Hypermarcas será titular de ações representativas de 25% do capital social da nova companhia

A Hypermarcas informou nesta sexta-feira que assinou os contratos relativos à associação da companhia com a Aché Laboratórios Farmacêuticos, EMS Participações e União Química Farmacêutica Nacional, que estabelece os termos e condições para constituição de uma joint venture denominada Bionovis.

Conforme o fato relevante, a Hypermarcas será titular de ações representativas de 25% do capital social da nova companhia. A Bionovis terá como principal objetivo a pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e comercialização de produtos biotecnológicos, com investimentos previstos de R$ 500 milhões para os próximos 5 anos e obrigação de não concorrência dos acionistas com relação ao negócio.

A Hypermarcas informa ainda que, "através da Bionovis, busca fomentar o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional e incentivar a inovação de medicamentos, colaborando com os poderes públicos para implementar soluções e políticas de saúde pública".

Fonte iG

Estresse no começo da gestação pode reduzir a proporção de meninos nascidos

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O estresse, entre o segundo e o terceiro mês de gestação, pode elevar o risco de partos prematuros e danificar à proporção de meninos nascidos, segundo uma pesquisa divulgada, nesta quarta-feira (7), sobre o efeito da tensão originada pelo terremoto de 7,9 graus na escola Richter, no Chile em 2005.

Apesar de saber que o estresse pode comprometer a duração da gravidez, até o momento, nenhum estudo havia analisado o efeito da tensão sobre a proporção de meninas e meninos nascidos, asseguram suas autoras. O estudo, foi divulgado na edição digital da revista “Human Reproduction”.

Terremoto
As professoras Karine Kleinhaus e Florencia Torche, da Universidade de Nova York, avaliaram os documentos de nascimento dos recém-nascidos no Chile entre 2004 e 2006 para analisar peso, sexo estatura e idade. As autoras do estudo também analisaram a idade da mãe, se ela tinha estado grávida anteriormente e em qual das 350  cidades chilenas vivia, para tentar esclarecer como o tremor afetou as mães que estiveram mais próximas do epicentro.

Os estudos chegaram a conclusão que as mulheres que passaram pelo abalo de maneira mais severa, durante o segundo e o terceiro mês de gestação, tiveram a gravidez reduzida e um maior risco de parto prematuro.

Outro ponto apurado foi que os nascimentos de meninos foram reduzidos em relação ao de meninas. Em geral, nascem mais meninos que meninas, já que a proporção geralmente é 51% contra 49%. Porém, as decorrências apontaram uma redução de 5,8, segundo Karine Kleinhaus acompanhante de Psiquiatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Ambiental.

Fonte Mundo das Tribos

Os principais inimigos da fertilidade

Aproximadamente um em cada seis casais tem dificuldade para engravidar. Esse é um problema comum, que leva muitas pessoas a frustração enquanto espera um bebê. Não é fácil descobrir as causas do problema, que podem ser inúmeros.

Porém, os maiores inimigos para a fertilidade não são difíceis de se resolver. Muitas vezes apenas a mudança de hábito pode melhorar a capacidade de engravidar.

Inimigos da fertilidade

•Tabagismo.
◦Mulheres: o hábito de fumar interfere na fertilidade, uma vez que, as substâncias presentes no cigarro danificam a função ovariana, desequilibram a quantidade de estrógeno, reduzem o número de óvulos e, também, podem prejudicar a qualidade dos embriões.
◦Homens: O uso de cigarros pelos homens, diminui a quantidade total de espermatozoides e o potencial de fertilização. Além de poder dificultar na ereção e ejaculação.

•Álcool
◦Mulheres: A ingestão excessiva de etanol pode levar a uma diminuição da função ovariana, reduzindo a capacidade de fertilização. As bebidas alcoólicas também aumentam a chance de ocorrência de aborto.
◦Homens: O consumo excessivo leva a uma diminuição da capacidade de fecundidade dos espermatozoides.

•Metais pesados
◦As exposições a substâncias como o chumbo ou arsênico podem prejudicar a produção de espermatozoides nos homens.

•Radiação
◦Os tratamentos à base de radiação, como radioterapia, comprometem a vida dos espermatozoides, tornando o homem infértil.

•Ansiedade excessiva
◦Há muitos relatos de que a ansiedade tenha dificultado o casal a engravidar. Muitas vezes ocorre pressão do lado da família ou mesmo do próprio casal, levando a diminuição da capacidade de fertilização. Por isso, é importante que o casal esteja calmo, fazendo um tratamento psicológico, se necessário, para que essa causa seja excluída e a fecundação ocorra.

Quando procurar um médico?
Se você vem mantendo relações sexuais de duas a três vezes por semana, sem nenhum método anticoncepcional, há mais de seis meses e ainda não engravidou, é hora de procurar ajuda profissional.

O primeiro passo é conversar com um médico para avaliar seu estado geral de saúde. Muitos problemas de fertilidade podem ser diagnosticados e tratados. O médico pedirá uma série de exames para conseguir chegar a um diagnóstico sobre qual fator está acarretando a infertilidade do casal. O problema pode estar no homem, na mulher ou em ambos.

Causas de infertilidade
Na mulher:

•Endometriose;
•Problemas na ovulação;
•Baixa qualidade dos óvulos;
•Síndrome do ovário policístico;
•Obstrução das trompas.

No homem

•Obstrução do canal deferente;
•Problemas nos espermatozoides;
•Alergia relacionada aos espermatozoides.
Além das causas orgânicas, há causas inespecíficas para a falta de fertilidade. Muitas vezes os problemas psicológicos podem causar o problema, sendo necessária a ajuda de um psicólogo.

Fonte Mundo das Tribos

Alimentos que aumentam a chance de engravidar

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Os alimentos certos podem ser ótimos aliados no objetivo de engravidar. Conheça quais alimentos devem ser consumidos e quais devem ser evitados

Muitas mulheres querem ser mães, o problema é que nem sempre esse objetivo é fácil de ser alcançado. Pesquisas mostram que cerca de 15% da população em idade reprodutiva tem dificuldade para engravidar, problema que pode ser causado por diversos fatores, envolvendo tanto a saúde da própria mulher como a de seu parceiro.

Uma alimentação saudável pode ser uma ótima aliada nessa tarefa. A seguir daremos dicas imperdíveis, confira.

Alimentos que aumentam a chance de engravidar
1. Zinco: é importantíssimo no desenvolvimento do espermatozoide saudável e ainda aumenta a fertilidade feminina, em especial quando sua ingestão está associada ao consumo de vitamina B6. Os alimentos ricos nesse mineral são carne de peru, feijões, ostras e carne de boi.

2. Vitamina B6: essa vitamina é importantíssima para as mulheres que pretendem engravidar e sua falta pode ocasionar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne e depressão. Pode ser encontrada no açúcar mascavo, vegetais de folhas verdes, carne, grãos integrais, gérmen de trigo e ovos.

3. Vitamina E: além de prevenir o aborto por estimular o desenvolvimento de uma parede do útero mais resistente e uma placenta mais saudável, essa vitamina ainda atua no homem, melhorando a motilidade dos espermatozoides. É encontrada em gérmen de trigo, grãos integrais, noz crua, sucos de fruta e vegetais.

4. Vitamina C: atua no aumento da quantidade de espermatozoides e ainda melhora sua motilidade. Na mulher, age sobre os ovários, melhorando sua função e levando a um melhor desenvolvimento dos óvulos. Os alimentos ricos nessa vitamina são as frutas cítricas, como limão e laranja, as verduras como a couve-flor, frutos como o tomate, a acerola e goiaba, dentre outros.

5. Vitamina A: essa vitamina é essencial para o bom desenvolvimento dos espermatozoides e sua ausência leva à degeneração e queda no número dessas células. Os alimentos ricos nessa vitamina são a cenoura, batata-doce, ervilhas, couve-flor, espinafre, óleo de fígado de bacalhau e mamão, entre outros.

6. Selênio: No homem, o sêmen é o fluido que contém a maior concentração desse mineral, atuando na produção de espermatozoides mais saudáveis. Os grãos integrais e o ovo são alimentos ricos em selênio.

Alimentos que devem ser evitados
1. Fique atenta com os produtos light, que acabam dificultando a fertilidade por diminuírem a concentração de gorduras que são matéria-prima para formação de hormônios.

2. O café é uma bebida que deve ser evitada, pois estudos em animais e humanos mostram que seu consumo aumenta o risco de aborto espontâneo e está associado ao retardo no crescimento fetal.

Praticar atividade física regularmente (a obesidade é outro fator que pode diminuir a fertilidade) e manter uma dieta balanceada, escolhendo os alimentos ricos nos fatores acima mencionados, com certeza vão ajudar muito a melhora da fertilidade das mulheres que pretendem ser mamães. Se houver dificuldade persistente para engravidar, a ajuda de um médico pode ser necessária.

Fonte Mundo das Tribos

Dicas para deixar sua memória sempre em dia

Não raro, surge aquele “branco”, um esquecimento, exatamente sobre algo que deveria realizar em uma determinada hora importante. Isto pode ocorrer devido ao estresse e excesso de informações. O cérebro acaba sofrendo lapsos de memória e saiba que não têm nada a ver com a idade.

Veja algumas dicas para melhorar sua memória:
  • Inclua vitamina B12 (frutos do mar, laticínios, grãos germinados, levedo, alface);
  • Vitamina B15 (damasco, arroz);
  • Vitamina C (hortaliças e frutas);
  • Vitamina E (óleo de gérmem de trigo, abacate, gema de ovo);
  • Colina (gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, nozes);
  • Selênio (levado, ovo, alho e cebola);
  • Zinco (frutos do mar, peixe, laticínios, gérmem de trigo, maxixe);
  • Exercícios físicos;
  • Meditação;
  • Jogos mentais (palavras cruzadas, sudoku, xadrez);
  • Terapia para eliminar fatos traumáticos.
Pode ter certeza que sua memória vai ficar turbinada!

Fonte Mundo das Tribos

Vitamina B2 – Tabela de alimentos

410076 Vitamina B2 – Tabela de alimentos1.jpg Vitamina B2 – Tabela de alimentos
Além de auxiliar no desenvolvimento do corpo e na reprodução, a vitamina B2 ainda melhora a visão, tonifica unhas e cabelos e ajuda na cicatrização lesões.

A vitamina B2 ou riboflavina, como também é chamada, é uma substância termoestável, isto é, não é facilmente dissolvida pelo aumento da temperatura, o que faz com que o processo de digestão não gere grandes perdas da concentração de seus ativos. É uma substância importante para o bom funcionamento de nosso corpo, já que, é responsável pelo mantimento dos desempenhos metabólicos, que é participante nas reações de oxidação celular e no transporte de oxigênio para as células e “promotor” do desenvolvimento do corpo humano.

Além de auxiliar no desenvolvimento do corpo e na reprodução, ela também melhora a visão, tonifica unhas e cabelos e ajuda na cicatrização lesões. Como é armazenada em abundância em nosso corpo, sendo assim, não é possível notar os níveis de toxinas e/ou decorrências de seu consumo demasiado. Sua excreção se dá através da urina, em quantidades relativas ao seu consumo. A vitamina B2 é muito encontrada em laticínios, mas existem determinados cereais, carnes e frutas que igualmente contém a vitamina em grande quantidade.

A seguir, confira a tabela de alguns alimentos que contém a vitamina:

•Leite
•Ovos
•Carne vermelha
•Coração
•Frango
•Vegetais de folhas verdes
•Levedura de cerveja
•Espinafre
•Beringela
•Fígado
•Mandioca
•Cará
•Feijões
•Ervilhas
•Soja
•Lentilha
•Amendoim
•Grão-de-bico
•Trigo
•Arroz
•Pêssego
•Pera
•Ameixa
•Damasco
•Amêndoa

É importante destacar que mulheres que fazem o uso de anticoncepcionais, estejam em gestação ou em fase de amamentação devem consumir uma dosagem maior desta vitamina. Além disso, se você realiza dieta para tratamento de úlcera ou diabetes ou possui baixo consumo de carne vermelha e laticínios, é imprescindível que consuma uma quantia maior da vitamina, sob risco de desenvolver doenças que, caso não tratadas corretamente podem se tornar extremamente perigosas.

Fonte Mundo das Tribos

Krav Maga ensina como se proteger e é ótimo exercício físico

Arte de defesa pessoal israelense usa coragem, equilíbrio, paciência e respeito

Arte de defesa pessoal de origem militar, o Krav Maga surgiu em Israel em meados de 1940.

Única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial, a técnica tem objetivo de impedir que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação independentemente da força física.

A técnica trabalha com quatro princípios: Coragem para enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão; Equilíbrio emocional para controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação; Paciência: ao proporcionar uma mudança de postura em relação à vida e a si próprio, o que acontece gradativamente, cada um ao seu tempo; e Respeito: respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.

No Krav Maga não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo. Ensina também a pessoa comum como a se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.

Fonte R7

Médicos orientam pacientes a manter cirurgias plásticas de mama previstas para as próximas semanas

Anvisa suspendeu a importação e a venda de próteses temporariamente no Brasil

Enquanto o selo de qualidade para as próteses de silicone de mama não fica pronto, médicos orientam as pacientes a manter as cirurgias marcadas para as próximas semanas.

Desde esta quinta-feira (22), todo implante nacional ou importado só poderá ser vendido após receber o aval do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), seguindo determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada ontem o Diário Oficial da União.

Os requisitos para a concessão do selo ainda estão em análise pelo instituto, processo que deve ser concluído no final deste mês.

Durante esse período, as próteses estocadas nas clínicas, fábricas e pelos importadores podem ser usadas até a chegada do selo.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, José Pedrini, a mulher não precisa adiar a operação, pois os produtos disponíveis no mercado são confiáveis, mesmo sem terem passado pelos novos testes estipulados pela Anvisa.

- Podem continuar fazendo as cirurgias. Não precisam ficar preocupadas.

As próteses são usadas para fins estéticos (aumento dos seios) e reconstrução (quando a mama é retirada por causa de um câncer). A cada ano, cerca de 10 mil brasileiras reconstroem a mama.

Antes de chegar ao mercado, os implantes passarão por testes de resistência e composição do silicone, conforme as novas normas.

Até então, as empresas precisavam apresentar apenas documentos atestando a qualidade do produto para conseguir o registro. Os lotes não eram examinados.

A Anvisa decidiu mudar o processo de liberação da venda depois das denúncias de irregularidades envolvendo as marcas francesa Poly Implant Prothese (PIP) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado aumentando o risco de o implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde.

Na avaliação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, os problemas são restritos à PIP e Rofil e não se estendem a outras marcas.

- Podem fazer as cirurgias com as próteses que estão no mercado. Avaliamos que o problema é focal com as marcas PIP e Rofil. Não predomina em outras próteses.

O presidente da Lifesil, Jorge Wagenfurh, acredita que faltará prótese no mercado até o Inmetro emitir o selo de qualidade. A empresa é uma das duas fabricantes nacionais de implantes de silicone para seios. De acordo com ele, a Anvisa deveria ter avisado o setor com antecedência sobre a nova norma.

- A ideia é excelente [da testagem]. A forma como foi colocada é que não foi correta. A gente não conseguiu se preparar. Nosso estoque regulador não é grande. O que a gente produz a gente vende.

O mastologista José Pedrini disse que a associação tomará medidas, em caso de desabastecimento.

- Se isso acontecer, vamos denunciar ao Ministério Público porque é uma infração ao direito do cidadão.

Na última quarta-feira (21), a assessoria da Anvisa informou que a agência reguladora não tem como "precisar" se faltará implantes.

Em nota, a Silimed, outra fabricante brasileira, sediada no Rio de Janeiro, informou que aguarda orientação do Inmetro para se adequar aos novos testes que precisarão ser realizados.

Além das duas nacionais, 18 empresas estrangeiras têm autorização para vender implante de silicone de mama no Brasil.

Fonte R7

Hospital das Clínicas em SP fará campanha para diagnóstico de câncer

No próximo sábado (amanhã), a Clínica de Urologia do Hospital das Clínicas promoverá uma campanha para o diagnóstico precoce do câncer de próstata - doença que acomete anualmente 3% da população masculina acima dos 50 anos.

A previsão é atender mil homens, de 50 a 70 anos de idade, das 8 horas às 15 horas. As consultas ocorrerão no Prédio dos Ambulatórios, na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, em São Paulo.

Inscrições devem ser feitas pelo (11) 2661-3370.

Fonte R7

Projeto prevê profissionais em escolas para atender crianças com diabetes

Quando os níveis de açúcar estão baixos, a pessoa pode até entrar em coma

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que impede o pâncreas de produzir insulina.

O hormônio é o responsável por transformar a glicose ingerida em energia.

Quando os níveis de açúcar estão baixos, o indivíduo pode até entrar em coma.

Se o nível de açúcar sobe, outras complicações graves surgem.

Muitas crianças portadoras doença sabem manipular os aparelhos mas precisa do acompanhamento de um adulto.
Fonte R7

Antibiótico fica no corpo por até dois anos

Ele só deve ser usado quando seus benefícios compensarem os riscos

Estudo feito pelo Instituto Sueco para Controle de Doenças Infecciosas e publicado na revista Microbiology informou que basta tomar um antibiótico por sete dias que as defesas do organismo de um indivíduo ficam prejudicadas por até dois anos.

Já é sabido que os efeitos de tais remédios são nocivos à flora intestinal, mas o estudo revela agora que as alterações duram muito mais tempo do que se imaginava.

Para os especialistas, o antibiótico só deve ser usado quando seus benefícios compensarem os riscos.

Só para citar algumas dos efeitos colaterais que ocorrem na flora intestinal, as colites (inflamações), diarreias e enjoos, são os mais comuns.

Na flora intestinal existe um conjunto de bactérias que protegem, regulam e equilibram o organismo no que se refere à digestão.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Caratinga - MG: Sai edital para 285 vagas

Sob a organização da empresa Exame Auditores e Consultores, a Prefeitura de Caratinga, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº 01/2012 de concurso público para o preenchimento de 285 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio, técnico, magistério, superior e alguns com exigência de especialidades e registros profissionais. Vale lembrar também que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos

Agente tributário, assistente administrativo I, assistente administrativo II, assistente jurídico, assistente social, auxiliar de campo, auxiliar de escritório, dentista da família, encarregado de serviços, enfermeiro, enfermeiro da família, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, fiscal, fiscal sanitário, fiscal tributário, fisioterapeuta, mecânico de máquinas pesadas, médico clinico geral, médico da família, médico do trabalho, médico geriatra, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista, medico pediatra, médico psiquiatra, médico veterinário, monitor, nutricionista, operador de máquinas agrícolas, professor primário, professor de educação física, psicólogo, servente escolar, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em radiologia, turismólogo e vigia.
Os proventos básicos para essas funções variam de R$ 622,00 a R$ 4.038,25, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de maio, sendo encerradas no dia 21 de junho de 2012. Os interessados poderão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico http://www.exameconsultores.com.br/ ou nos postos de inscrição localizados no prédio do antigo PSIU, na Praça Cesário a Alvim, nº 1, piso 01, Centro ou, ainda, na Central de Atendimento ao Cidadão, situado à Rua Raul Soares, nº 145, Centro. Para efetuar a inscrição é preciso estar munido de documento de identidade e CPF.
O candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com seu nível escolar, sendo, R$ 45,00 para nível fundamental, R$ 60,00 nível médio/técnico e R$ 80,00 para nível superior e magistério. As taxas são pagas através de boleto bancário, emitidos no ato da inscrição tanto presencial ou via internet.
Provas

Os candidatos serão avaliados através de três etapas: prova objetiva, avaliação de títulos e prova prática.
A aplicação da prova objetiva de múltipla escolha acontecerá na data provável do dia 29 de julho de 2012, no Município de Caratinga, com horário e local a serem confirmados.  A prova valerá 100 pontos e só serão classificados para as outras etapas os candidatos que tiverem no mínimo 50% de aproveitamento.
O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 31 de julho de 2012, às 14h, nos termos do item XV-1 deste Edital – Das Disposições Gerais.
Validade
O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Encantado (RS) 2012

No município sul-rio-grandense de Encantado, localizado a 148 km de Porto Alegre, a Prefeitura abriu concurso público com o objetivo de preencher diversos postos. Sob a  execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos LTDA, o certame irá selecionar 16 candidatos a cargos de todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 798,84 e R$ 6.293,60. Confira o edital deste concurso, que terá validade de até 2 anos.
Cargos
Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Assistente Social, Fiscal, Médico Psiquiatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Psicólogo e Agente Comunitário de Saúde.
Inscrição
As inscrições ocorrerão pela internet (http://www.energiaessencial.com/) ou através de link de redirecionamento no site da Prefeitura de Encantado (http://www.encantado-rs.com.br/), ou ainda no departamento pessoal da Prefeitura de Encantado, com endereço na Rua Monsenhor Scalabrini, 1047, Encantado, de 2ª a 5ª - das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16 horas - 6ª feira - das 8 às 12 horas até o dia 26 de março de 2012. As taxas de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 80,00.
Prova
A prova objetiva será aplicada no dia 15 de abril de 2012,em locais e horários a serem divulgados no edital de convocação para as provas objetivas, a partir do dia 05 de abril de 2012.
O gabarito será divulgado, provavelmente no dia 17 de abril de 2012.
A apresentação dos títulos será feita, preliminarmente, no dia 26 de abril de 2012, no Departamento de Pessoal da Prefeitura, e o servidor que tiver o encargo de recebê-los fará verificação de autenticidade e correspondência das duas vias exibidas, bem como a conferência entre a relação oferecida pelo candidato e os títulos efetivamente entregues, firmando qualquer ressalva ou discordância existente e devolvendo a segunda via ao candidato, devidamente datada, carimbada e assinada.
As provas práticas estão previstas para 06 de maio de 2012.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Joanópolis SP

A Prefeitura de Joanópolis, Estado de São Paulo, lançou os editais 03 e 04/2012 para realização de concurso público. O concurso de Joanópolis está oferecendo 42 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.424,26.
Serão reservadas o percentual de 5% das vagas existentes às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Guarda Municipal, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Cozinheira, Eletricista, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Monitor de Ônibus, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina, Operador de Motosserra, Orientador Esportivo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Tratorista.

Inscrição

As inscrições serão recebidas até o dia 29 de março de 2012 e serão efetuadas pela internet no endereço http://www.rboconcursos.com.br/.
O candidato que não tiver acesso à internet ou optar pela inscrição local poderá dirigir-se a sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Francisco Wohlers, 170, Centro - Joanópolis/SP, das 09h00min às 16h00min, durante o período de inscrição, para emissão de seu boleto bancário, que é o meio utilizado para pagamento da inscrição; exceto aos sábados, domingos e feriados.
A taxa de inscrição poderá variar conforme o nível de escolaridade:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 35,00;
Nível superior: R$ 50,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para 29 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgados nos sites http://www.joanopolis.sp.gov.br/ e http://www.rboconcursos.com.br/, a partir do dia 20 de abril de 2012. Após a homologação do resultado final, este concurso público passará a ter vigência de 02 anos.

Saiba mais

Prefeitura de Cotriguaçu (MT) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital 001/2012, que estabelece a abertura do processo seletivo da Prefeitura de Cotriguaçu, Estado do Mato Grosso. A seleção se destina ao preenchimento de 73 vagas, sendo 39 imediatas e 34 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior.

Cargos

Apoio Administrativo Educacional, Professor, Operador de Motoniveladora, Operador de Trator de Esteira, Pedreiro, Assistente Social, Ajudante de Pedreiro, Técnico em Enfermagem, Motorista, Técnico Agrícola ou em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo e Apoio Administrativo Educacional.
A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 2.431,21, com carga horária de 20, 25, 30 e 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições estarão abertas do dia 02 a 17 de abril de 2012, no horário das 08h às 10h30minh e das 14h às 17h00min, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida 20 de dezembro, 725 - Centro no município de Cotriguaçu – MT. Não será cobrada taxa de inscrição.

Prova

As provas escritas serão realizadas na data provável de 29 de abril de 2012, em local a ser divulgado, no horário das 09h00min às 11h00min.
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 30 de abril de 2012, às 14:00, na Prefeitura Municipal e no site http://www.cotriguacu.mt.gov.br/.
A prova prática será realizada logo após o termino da prova teórica, na sede da Prefeitura Municipal.
Os títulos deverão ser apresentados no ato da inscrição em fotocópia do diploma ou certificado expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente.

Concurso Petrobras 2012 - Edital e Inscrição

A Petrobras acaba de abrir Processo Seletivo Público oferecendo oportunidades para candidatos dos níveis superior e médio com formação técnica. A empresa, que é basicamente estatal e atua no setor energético (exploração de petróleo, gás natural, biocombustíveis, entre outros), pretende recompor parte do seu quadro, contratando 1.521 novos funcionários, inclusive com reserva de 25 vagas em alguns cargos para portadores de necessidades especiais (item 3 do Edital).
O vencimento inicial oferecido, a depender do cargo, poderá oscilar entre R$ 1.994,30 e R$ 6.883,05. A esse valor, serão adicionados benefícios como auxílio creche/acompanhante/ensino, complementação educacional,  assistência à saúde (médica, odontológica, psicológica, farmacêutica e hospitalar), plano opcional de Previdência Complementar, além de inclusão no Programa de Assistência Especial (PAE), destinado a pessoas com deficiência, filhos de empregados, participação nos lucros e/ou resultados, incentivo ao ensino superior e até participação no Programa de Formação de Empregados.

Cargos

Quem possui diploma de nível superior com a respectiva formação exigida, poderá disputar uma das 647  vagas em âmbito nacional, distribuídas entre os cargos de Administrador(a) júnior, Advogado(a) júnior, Analista ambiental júnior - biologia, Analista de comercialização e logística júnior - comércio e suprimento, Analista de comercialização e logística júnior - transporte marítimo, Analista de pesquisa operacional júnior, Analista de sistemas júnior - engenharia de software, Analista de sistemas júnior - infraestrutura, Analista de sistemas júnior - processos de negócio, Bibliotecário(a) júnior, Economista júnior, Engenheiro(a) agrônomo júnior, Engenheiro(a) civil júnior, Engenheiro(a) de equipamentos júnior - elétrica, Engenheiro(a) de equipamentos júnior - eletrônica, Engenheiro(a) de equipamentos júnior - inspeção, Engenheiro(a) de equipamentos júnior - mecânica, Engenheiro(a) de equipamentos júnior - terminais e dutos, Engenheiro(a) de meio ambiente júnior, Engenheiro(a) de petróleo júnior, Engenheiro(a) de processamento júnior, Engenheiro(a) de produção júnior, Engenheiro(a) de telecomunicações júnior, Engenheiro(a) naval júnior, Geofísico(a) júnior - física, Ge6logo(a) júnior, Médico(a) do trabalho júnior, Profissional de comunicação social júnior - relações públicas, Psicólogo(a) júnior.
Candidatos de nível médio completo poderão concorrer a um dos 874 postos nas seguintes ocupações: Inspetor (a) de Segurança Interna Júnior, Técnico(a) ambiental júnior, Técnico(a) de administração e controle júnior, Técnico(a) de comercialização e logística júnior, Técnico(a) de contabilidade júnior, Técnico(a) de Enfermagem do trabalho júnior, Técnico(a) de estabilidade júnior, Técnico(a) de exploração de petróleo júnior - geologia, Técnico(a) de informática júnior, Técnico(a) de inspeção de equipamentos e instalações júnior, Técnico(a) de logística de transporte júnior - controle, Técnico(a) de logística de transporte júnior - controle, Técnico(a) de manutenção júnior - caldeiraria, Técnico(a) de manutenção júnior - elétrica, Técnico(a) de manutenção júnior - eletrônica, Técnico(a) de manutenção júnior - instrumentação, Técnico(a) de manutenção júnior - mecânica, Técnico(a) de operação júnior, Técnico(a) de perfuração e poços júnior, Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior - edificações, Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior - elétrica, Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior - eletrônica, Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior - estruturas navais, Técnico(a) de projetos , construção e montagem júnior - instrumentação, Técnico(a) de projetos, construção e montagem júnior - mecânica, Técnico(a) de segurança júnior, Técnico(a) de suprimento de bens e serviços júnior - administração, Técnico(a) de suprimento de bens e serviços júnior - elétrica, Técnico(a) de suprimento de bens e serviços júnior - mecânica, Técnico(a) de telecomunicações júnior e Técnico(a) químico(a) de petróleo júnior.
Para esses cargos, os polos de lotação poderão ser Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Macaé, Paulínia, Rio de Janeiro, Santos, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, São José dos Campos, São Paulo, Goiás, Maranhão, Paraná, Pará, Mauá e São Mateus do Sul.
Entre os requisitos para ocupar o cargo estão a idade mínima de 18 ou 21 anos (caso do cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior) e a comprovação da escolaridade e da experiência, quando esta for requerida.

Período de inscrição

A inscrição deverá ser efetuada, no período de 27 de março a 11 de abril de 2012, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br/), sendo necessário o pagamento de taxa no valor de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
A inscrição poderá ser confirmada a partir de 02 de maio de 2012 no próprio site da organizadora.

Provas e resultados finais

O Processo Seletivo Público será constituído de Provas Objetivas para todos os cargos. Além disso, farão Prova Discursiva os inscritos ao cargo de Advogado(a) Júnior e Exame de capacitação Física os candidatos aos  cargos de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior. Provas Objetivas e Discursiva serão aplicadas no dia 06 de maio de 2012 e os gabaritos sairão um dia depois.
No dia 31 de maio de 2012 serão divulgadas as notas das provas objetivas para os cargos de Advogado(a) Júnior, Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior, bem como a divulgação das notas da prova discursiva para o cargo de Advogado(a) Júnior. Nessa mesma data será publicada a convocação para o Exame de Capacitação Física.
As cidades onde serão realizadas as Provas Objetivas  são: Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP, Três Lagoas/MS e Vitória/ES. Já o Exame de Capacitação Física será realizado na cidade de provas correspondente ao polo de trabalho optado pelo candidato.
A divulgação e homologação dos resultados finais para todos os cargos será feira em 08 de junho de 2012, com exceção dos cargos de Advogado(a) Júnior, Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e Técnico(a) de Perfuração e Poços Júnior, que terão seus resultados divulgados em 25 de junho de 2012.
Após a divulgação da homologação dos resultados finais este Processo Seletivo terá validade de seis meses, passíveis de apenas uma prorrogação, pelo mesmo período.

Saiba mais

» Edital Concurso Petrobras

Concurso Prefeitura de Pontalina (GO) 2012

Abertas as inscrições para o concurso nº  001/2012 da Prefeitura de Pontalina, no Estado de Goiás, destinado ao preenchimento de 08 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 3.350,00.  Desse total, está prevista ainda a reserva de 5% das vagas abertas e as que forem criadas para os portadores de necessidades especiais.
Este certame terá prazo de validade de 02 anos, somente considerados a partir da homologação do resultado final, sendo passível de prorrogação.

Cargos

Médico e Técnico em Enfermagem.

Inscrição

As inscrições serão admitidas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.itco.org.br/ solicitada até ás 23 horas e 59 minutos do dia 09 de abril de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As taxas de inscrições são de R$ 20,00 (nível médio) R$ 65,00 e 160,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 06 de maio de 2012, no horário 09:00 às 12:00 horas, cujo local será previamente divulgados pelo ITCO no endereço eletrônico http://www.itco.org.br/.
Os gabaritos preliminares serão publicados no site do ITCO - http://www.itco.org.br/, no mesmo dia de realização das provas objetivas, a partir das 18:00 horas.

Concurso Prefeitura de Amontada - CE

A Prefeitura de Amontada, no Estado do Ceará, publicou edital de concurso público para provimento de 582 vagas, sendo 196 cargos vagos pertencentes ao Quadro Permanente e 386 para Cadastro de Reserva, que será realizado pelo Instituto Educar - Educação, Cultura e Meio Ambiente.
As vagas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia de R$ 622,00 a R$ 7.800,00.

Cargos

Agente Administrativo, Agente de Combate às Endemias, Agente Fiscal, Assistente Social, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Administrativos, Cirurgião Dentista, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Inclusão Digital, Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Motorista, Músico com especialidade em Bombardino, Músico com especialidade em Clarinete, Músico com especialidade em Flauta, Músico com especialidade em Percussão, Música com especialidade em Sax-Horne, Músico com especialidade em Sousa Fone, Músico com especialidade em Trombone de Vara, Músico com especialidade em Trompete, Nutricionista, Operador de Máquina Pesada, Professor de Educação Básica II, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional e Vigia.
Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 26 de março a 12 de abril de 2012, exceto sábado, domingo e feriado, na Centro Cultural Raimundo Gomes Garcez, situado à Av. General Alípio dos Santos, S/N - Centro - Amontada/CE, Das 07h00min às 11h00min e de 13h00min às 17h00min.
Prova

A prova está prevista para ser aplicada no dia 13 de maio de 2012, em locais e horários que serão divulgados.
Em breve mais informações!

Concurso Prefeitura de Japoatã (SE) 2012

No Município  de Japoatã, localizado a 693 km de Aracaju, Sergipe, haverá concurso publico para preencher vagas no quadro de pessoal da Prefeitura. Serão ocupados 89 postos de trabalho de todos os níveis de escolaridade, com salário que pode chegar a R$ 4.000,00. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coveiro, encanador, gari (coleta de lixo), gari/margarida (varrição e limpeza urbana), pedreiro, pintor, vigia, motorista (cat. B), oficineiro – PRO JOVEM, operador de motoniveladora (cat. D), tratorista (cat. D), assistente administrativo, educador social do PETI, fiscal de obras, motorista (cat. D), instrutor de informática, recepcionista, técnico agrícola, técnico em edificações, técnico de segurança no trabalho, técnico em eletricidade, assistente social, engenheiro civil, médico veterinário, nutricionista, professor de ciências, professor de educação física, professor polivalente, psicólogo e psicopedagogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 01 de abril de 2012, através do site www.amigapublica.com.br/concursos, mediante o pagamento de taxa de inscrição, no seguinte valor:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 75,00.
Aos candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 09h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos, na sede da Prefeitura de Japoatã/SE, durante todo o período de inscrição (respeitados os dias de funcionamento do Órgão).

Prova

As provas objetivas estão previstas para os dias 29 de abril de 2012, às 09: 00 e às 14:00, em local a ser divulgado no site www.amigapublica.com.br/concursos e no quadro de avisos da Prefeitura de Japoatã/SE.
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até 05 dias da sua realização, afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Japoatã/SE e através da Internet no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, prorrogável, a critério da administração do município de Japoatã, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

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Concurso Prefeitura de Brotas (SP) 2012

Estão abertas a inscrições para o concurso público da Prefeitura de Brotas, município localizado a 235 de São Paulo. A meta da administração é preencher 55 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 752,50 e R$ 8.470,00. Serão reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
Cargos
Guarda Civil Municipal, Agente de Saúde, Auxiliar de Creche, Escriturário, Secretário de Escola, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Médico, Professor, Psicólogo e Técnico em Informática.
Inscrição
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 08 de abril de 2012.
As taxas de inscrição são as que seguem:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 55,00.
Prova
As provas objetivas serão realizadas possivelmente em 29 de abril de 2012, às 08:00 e às 14:00 horas, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.
Os candidatos deverão apresentar na data das provas, até 30 após o encerramento das mesmas, em salas especialmente designadas, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam.
Os gabaritos serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova objetiva e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.
O teste de aptidão física (TAF), para o cargo de Guarda Civil Municipal, será realizado em data, locais e horários
a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas.
Validade
A validade do presente concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

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Prefeitura de Tanabi - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Tanabi, Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o processo seletivo de provas e provas de títulos. A seleção visa o preenchimento de 20 vagas de nível fundamental e médio, com salário de até R$ 1.618,88 e carga horária de 40 horas semanais. Confira o edital.
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Crédito Banco do Povo Paulista e Professor.

É necessário destacar que 5% das vagas que surgirem durante o prazo de validade do processo seletivo serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 08 de abril de 2012.
As taxas de inscrições são de R$ 30,00 e R$ 40,00.
As provas objetivas estão previstas para 29 de abril de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.
Os candidatos deverão apresentar na data das provas até 30 após o encerramento das mesmas, em salas especialmente designadas, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam.
Após homologado o resultado final, este presente processo seletivo será válido por 2 anos, podendo haver prorrogação por igual ou menor período.

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