Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de março de 2012

Vitamina D significa menos fraturas para as meninas

As que consomem mais vitamina D estão 52% menos propensas a ter fraturas por estresse do que as que consomem menos, apontou estudo

Um novo estudo descobriu que quantidades maiores de vitamina D na dieta estão associadas a um risco menor de fraturas dos ossos em adolescentes do sexo feminino.

Os pesquisadores examinaram as fraturas por estresse – tipo que ocorre por estresse repetido e não por estresse repentino do osso – em 6.712 meninas com idades entre 9 e 15 anos, ao longo de 7 anos.

Quase 4% das adolescentes pesquisadas tiveram fraturas por estresse, assim como 90% das que participaram de atividades físicas de alto impacto, como basquete, corrida e vôlei ao menos uma hora por dia.

Usando questionários sobre a dieta das meninas, os pesquisadores calcularam a ingestão de cálcio, vitamina D e derivados de leite.

Levando em conta menarca (primeira menstruação), índice de massa corporal (IMC), história materna de baixa densidade óssea, entre outros fatores, os pesquisadores descobriram que as adolescentes do grupo que consumia mais vitamina D estavam 52% menos propensas a sofrer fraturas por estresse do que as do grupo que consumia menos. O consumo de cálcio e laticínios não produziu qualquer efeito.

"Não podemos dizer de forma conclusiva que o consumo de vitamina D irá prevenir fraturas por estresse", afirmou Kendrin R. Sonneville, principal autora do estudo e pesquisadora do Hospital Infantil de Boston.

"Esse estudo é apenas observacional. Contudo, não é prejudicial e pode ser benéfico tomar as doses recomendadas ou doses maiores de vitamina D."

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário