Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Você sabe o que é astenia?

Cansaço constante que não se recupera com o descanso pode ser sinal do problema

Qual consumidor nunca se sentiu cansado e sem energia? Segundo pesquisa solicitada pela marca Targifor à Conectaí – empresa do IBOPE Inteligência, 98% dos brasileiros se sentem um pouco ou muito cansados mental e fisicamente. Situações às quais a maioria das pessoas está sujeita atualmente como vida agitada, stress e sedentarismo podem intensificar um quadro de astenia e comprometer a qualidade de vida da população.
 
Mas, o que é essa palavra que faz parte da vida da população? A astenia nada mais é do que a fadiga, um cansaço significativo, que não se recupera com o descanso diário e que, se não tratada, pode interferir no desempenho físico, psicológico e social.
 
O estudo também revelou um aspecto preocupante. O cansaço está muito presente na vida de jovens entre 20 e 29 anos, indivíduos em início de carreira. Com relação à amostragem nesta faixa de idade, a pesquisa mostrou que 99% deles apontaram que se sentem um pouco ou muito fatigados mental e fisicamente. O que impacta na qualidade de sua performance profissional, já que 60% dos entrevistados nessa faixa etária declarou estar mediamente disposto para o trabalho/estudo.
 
O mesmo levantamento apontou que as mulheres, cada vez mais, encaram jornada dupla acumulando a vida profissional e afazeres da vida familiar, vivem em estado de ‘muito cansada’ e/ou ‘bastante cansada’, de acordo com o relatado na pesquisa.
 
“Já que diminuir a correria do dia-a-dia nem sempre é possível, algumas outras medidas ajudam a prevenir a astenia para que esta não seja desencadeada ou para auxiliar sua melhora. Manter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercício físico e suplementar a dieta com nutrientes que ajudam a combater o cansaço físico e mental, como é o caso do aspartato de arginina, são cuidados básicos e especiais para quem não quer sentir-se sempre cansado”, explica a fisioterapeuta pela Universidade Metodista de Piracicaba, com doutorado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo e coordenadora científica do Centro de Estudos em Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE), Dra. Gerseli.
 
De acordo ainda com a especialista, o aspartato e a arginina são aminoácidos (moléculas que formam as proteínas) que atuam no ciclo de geração de energia do organismo, ajudando a combater o cansaço físico e mental. “Alguns produtos no mercado contêm essas substâncias e nos ajudam a complementar a ingestão desses nutrientes”, destaca.
 
Além da suplementação, a arginina pode ser encontrada em alimentos como chocolate; granola; derivados do leite; oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoim); sementes (abóbora, girassol); carnes; frutos do mar; e soja cozida.
 
“Sabemos, entretanto, que a fadiga em excesso pode ser decorrente de outros problemas de saúde. Por isso, o diagnóstico correto deve vir sempre do médico”, finaliza a Dra. Gerseli.

Maxpress Net

Os testes que mudarão o futuro da sua saúde

É possível planejar uma vida mais saudável

Uma nova safra de exames genéticos chega ao Brasil. Eles mostram as reações do corpo de cada um a medicamentos, a alimentos, a exercícios e a predisposição a várias doenças.
 
Os testes de DNA, que são feitos com amostras de saliva, de sangue ou de células bucais (colhidas com cotonete), começam a ser oferecidos no País por centros de medicina genética, hospitais e, em alguns casos, diretamente por médicos.

Na lista de inovações disponíveis ou em fase final de implantação estão diversos painéis genéticos, exames assim chamados porque analisam vários genes ao mesmo tempo e com maior rapidez.
 
Há desde “pacotes” para estimar o risco personalizado de problemas cardiovasculares, a tendência à obesidade ou conhecer as respostas do organismo a medicamentos usados para tratar a depressão e a ansiedade até opções como os perfis genéticos destinados a medir a propensão da pele à degradação do colágeno (proteína que lhe dá sustentação) ou a velocidade de metabolização da cafeína.
 
Fonte: Isto É

Ciência aposta na mudança na composição das pastas de dente contra cáries

Medidas biotecnológicas e mudanças na composição das pastas de dente estão entre as alternativas mais recentes para prevenir a principal doença bucal do mundo
 
A cárie é o segundo problema de saúde mais comum no mundo. Segundo especialistas, só perde para a gripe.

Estimativas indicam que a incidência da doença bucal varia de 50% a 99% dos integrantes na maioria das comunidades. Saídas para evitá-la, portanto, são bem-vindas. E desafiam cada vez mais cientistas de instituições brasileiras.

Soluções tecnológicas e mudanças na escovação surgem como opções preventivas. Algumas ainda não saíram dos laboratórios. Outras partiram com sucesso para a aplicação clínica.

É o caso de uma técnica criada em pesquisa liderada por Paulo Frazão, dentista e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se da escovação vestíbulo-lingual, que consiste em escovar os dentes de crianças de 2 a 7 anos com mais cuidado nas partes vulneráveis às lesões. “Com o método, o auxiliar de saúde concentra-se nos molares permanentes, que estão se desenvolvendo”, explica Frazão.
 
A adoção da prática em municípios paulistas resultou em reduções nos casos da doença e ganhou repercussão em revistas científicas internacionais.

A selagem também se apresenta como alternativa aos dentes mais delicados. Sobre eles, coloca-se uma espécie de filme plástico. Desse modo, a comida pode ser retirada com mais facilidade, evitando o acúmulo de bactérias. O procedimento também é indicado para as crianças. “Considero uma medida interessante e benéfica, mas só pode ser adotada se recomendada pelo dentista”, destaca Frazão.
 
Outra solução simples são os cremes dentais da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Um deles, já à venda, tem trimetafosfato de sódio — substância que potencializa a ação preventiva e agride menos os dentes — e teor menor de flúor, evitando as manchas esbranquiçadas causadas pelo uso excessivo do composto. “É perigoso para uma criança engolir as pastas de dente convencionais. Elas têm entre 1.100 e 1.500ppm (partes por milhão) de flúor, uma quantidade excessiva para quem está aprendendo a escovar”, diz Alberto Carlos Botazzo Delbem, responsável pelo estudo. A pasta criada por eles tem a metade desse flúor.

O segundo projeto da equipe consiste em uma pasta dental com fosfato, substância que também ajuda no controle da cárie. “Essa ainda está em teste, mas o objetivo é fazer com que também seja comercializada. Acreditamos que dará uma proteção maior na hora da escovação”, diz Delbem.
 
Alimentos modificados
No campo das soluções biotecnológicas, o alvo é o açúcar, um grande vilão dos dentes. Cientistas buscam modificar a composição do produto para que ele se torne menos prejudicial. Projeto nessa linha ainda são bastante experimentais. Por isso, há quem aposte em atalhos, como o desenvolvimento de alimentos que reduzam a possibilidade de surgimento de cáries.
 
Correio Braziliense

A cor de uma pílula pode influenciar sua eficácia

Propaganda e marketing podem usar a psicologia para manipulá-lo a pensar de uma determinada forma, sem que você perceba o que está acontecendo
 
E se você acha que é esperto demais cair no blá blá blá de anúncios aos quais você sequer presta atenção, prepare-se para ficar de queixo caído.
 
A cor de uma pílula pode influenciar sua eficácia
Em “Matrix”, a pílula vermelha deixaria Neo “acordar” para o mundo real, e a pílula azul o deixaria ficar “adormecido” no mundo dos sonhos. Agora vá para a sua farmácia. De que cor são todas as pílulas para dormir?
 
Azuis, certo? Se não a pílula, pelo menos sua embalagem. Isso não é coincidência. Pesquisadores descobriram que a cor de uma pílula faz diferença na forma como ela funciona. Em um estudo, cada paciente recebeu o mesmo sedativo, mas alguns o receberam em uma pílula azul e outros em uma pílula laranja. Quem tomou a pílula azul dormiu 30 minutos mais rápido, e por 30 minutos mais tempo.
 
Essa é mais uma manifestação estranha do efeito placebo. Esse fenômeno já ilógico também é afetado pela cor da pílula. Em um experimento diferente, os participantes foram informados de que receberiam um sedativo ou estimulante, quando na verdade todas as pílulas eram placebos. No entanto, 66% dos indivíduos que tomaram pílulas azuis relataram se sentir menos alertas, em comparação com apenas 26% daqueles que tomaram pílulas cor-de-rosa. Isso porque somos treinados a pensar que azul = sono.
 
Em outro estudo, quando pesquisadores colocaram vários pacotes de medicamentos falsos na frente de voluntários, eles associaram certas cores de caixas com certos tipos de remédios. Cores quentes, como marrom e vermelho, foram percebidos como mais potentes – e é por isso que remédios para o coração, por exemplo, são geralmente dessa cor. Os remédios verde e amarelo pareciam mais fracos para os participantes do estudo.
 
Por fim, associações de cores também são culturais. Na América, o azul é uma cor calmante, mas na Itália é associada com a equipe nacional de futebol. Assim, cientistas descobriram que pílulas azuis não deixam os italianos calmos, mas sim agitados.
 

Gengibre pode diminuir dor muscular

Abusou do futebol no final de semana? A solução pode ser o folclórico gengibre, comumente associado a remédios populares
 
Pesquisadores descobriram que o consumo diário de gengibre reduz as dores musculares causadas por exercícios físicos.
 
O efeito do condimento como anti-inflamatório já foi comprovado em roedores. “Mas seu efeito como relaxante muscular nos humanos foi bem pouco explorado”, diz o pesquisador da Universidade de Geórgia, Patrick O’Connor.
 
O’Connor conduziu dois experimentos para a pesquisa. Os participantes do estudo consumiram cápsulas contendo dois gramas de gengibre (tanto crus quanto cozidos) ou um placebo durante onze dias consecutivos. No oitavo dia eles realizaram pesados exercícios físicos com carga alta para induzir lesão muscular moderada para o braço.
 
Os estudos mostraram que o suplemento diário de gengibre reduziu a dor induzida pelo exercício em 25%. O efeito não foi reforçado pelo aquecimento do gengibre. O estudo envolveu um pequeno número de indivíduos, no entanto, mais estudos seriam necessários para confirmar os resultados.
 
“A dor muscular induzida pelo exercício é um tipo comum de lesões relacionadas com esportes ou lazer”, lembra O’Connor. “Qualquer coisa que possa aliviar este tipo de dor será muito bem acolhida por muitas pessoas que passam por isso”, completa.
 
Live Science /  Hypescience

Dor muscular? Nós temos o remédio

Quando a gente sente aquela dor nas pernas agoniante para descer as escadas depois de um treino duro na academia, sempre fica aquela pulga atrás da orelha: essa dor é boa, porque significa que a gente mandou bem e o treino está tendo o efeito esperado, ou é sinal de que a gente exagerou?
 
A resposta está em um meio-termo.
 
De onde a dor vem e como fazer com que ela não judie de você
Aquela dor do dia seguinte ao primeiro treino (ou mudança de treino) não é de ácido láctico ou quaisquer toxinas produzidas durante o exercício. Pense assim: se fosse isso, a dor iria começar na academia e passaria ao longo do tempo. Ao invés disso, ele é chamada de dor muscular de início tardio (ou DMT), justamente porque começa várias horas depois do treino, e tem picos (em média) em torno de dois dias após o exercício.
 
Exatamente como dor muscular de início tardio se desenvolve não se sabe exatamente, mas os cientistas que estudam exercícios físicos concordam que as pessoas que estão experimentando essa dor também estão experimentando lesão e reconstrução muscular. As proteínas deixam as células musculares lesadas, enquanto as células brancas do sangue correm para fazer o resgate delas.
 
Conforme o tempo passa, as células musculares são remendadas e novas células também nascem, e todas se recheiam com proteínas contráteis. Esse processo dá uma dica, ou a resposta inteira do por quê ficamos tão doloridos.
 
Qual é a causa exata?
Quase qualquer tipo de exercício pesado pode resultar em dores musculares, especialmente se são uma novidade para você. Mesmo alguém que está em excelente forma pode se machucar após um treino incomum (digamos, se tentar um novo esporte achando que é o bonzão logo de cara), da mesma forma que alguém que está acostumado a sua rotina pode evitar dores, mesmo que seus exercícios sejam matadores.
 
Alguns tipos de exercício são mais propensos a nos deixar doloridos, no entanto. Os mais notórios são exercícios excêntricos, que são aqueles em que um músculo passa por uma certa contração, como é o caso de alongamentos, por exemplo. Pense na parte do bíceps que você é obrigado a forçar quando está abaixando um peso; isso é um exemplo clássico de exercício excêntrico, uma vez que o bíceps está trabalhando (para abaixar o peso) e, assim, está se alongando.
 
O alongamento também pode causar dor, especialmente se você fizer um extremo. Quem nunca entrou naquela aula que tinha música de passarinhos achando que ia relaxar e mal conseguiu colocar os pés no chão no dia seguinte?
 
Essa dor acontece provavelmente porque o alongamento causa danos às fibras musculares. O alongamento estático e balístico (que são os mais populares) também podem machucar os músculos.
 
Se você quer melhorar a sua flexibilidade sem sentir dor, um suave alongamento estático ou um alongamento dinâmico provavelmente são as melhores apostas.
 
Quando a dor muscular é uma coisa boa?
A dor tem muito a ver com o crescimento, reparação e recuperação muscular. Assim, neste sentido, é um sinal de que coisas boas estão acontecendo. Se você viver a vida de um rato de academia, ou tiver uma vida ativa ao ar livre, você vai se machucar algumas vezes e isso é realmente OK.
 
E também é tudo bem não sentir dores. É possível sim construir o músculo sem dor, ou deixar de se machucar depois de ter se acostumado a uma rotina de treino particular. Isso não significa que a rotina não está mais funcionando.
 
Quando a dor muscular é uma coisa ruim?
O segredo sujo da dor muscular tardia é que ele vem com uma perda de força. Não é só que você não se sinta com vontade de se exercitar. Quando você está dolorido, seus músculos não podem produzir tanta força quanto gostaríamos. Essa fraqueza pode durar mais tempo do que a dor, por dias ou até semanas. Se você sente dores musculares o tempo todo, você pode estar sabotando seus próprios esforços de treino.
 
Como a dor e o dano muscular caminham lado a lado, o dano muscular grave que ameaça a sua saúde, chamado rabdomiólise, vai aparecer como uma dor severa. Se alguma vez você acordar tão dolorido que mal consiga se mover ou se estiver fazendo xixi marrom, procure um hospital imediatamente.
 
Esse dano pode acontecer com os atletas que praticam treinos muito longos e difíceis, e acham que quanto mais duro for o treino, melhor. Ou que tudo é apenas uma questão de estar mentalmente determinado o suficiente. Ou que são apenas burros o suficiente para não parar quando um treino está ficando fora de mão.
 
Também pode acontecer com os atletas que confiam em seus treinadores, quando os seus treinadores têm essas mesmas qualidades.

 Se só essas ideias já são aterrorizantes para você, e você está se perguntando se a sua meia hora na academia poderiam colocá-lo em risco, relaxe. Você não está no grupo de risco.
 
O que você pode (e não pode) fazer sobre isso?
 
Quando você está dolorido, veja o que você pode e não pode fazer:
 
Alongamento: se faz você se sentir bem, então beleza. Mas estique só um pouco. No entanto, se isso não vai fazer você se sentir melhor no resto do dia, um intenso alongamento não é melhor do que um alongamento suave. Alongamento pré e pós-treino não vão ser capazes de evitar as dores também.
 
Gelo: banhos de gelo e massagem com gelo não aliviam a dor, apesar de que o frio e a dormência podem distrair sua mente dessa sensação. Mas é algo apenas paliativo.
 
Roupas de compressão: usá-las após o exercício pode realmente ajudar se forem colocadas corretamente. Isso é: elas devem estar confortáveis, e não super apertadas.
 
- Exercícios leves, como ir para uma corrida fácil, é outra coisa que vai fazer você se sentir melhor temporariamente, mas não vai acelerar a sua recuperação de uma forma real.
 
- Massagem? Sim, pode ajudar, mas não está claro para os cientistas que tipo de massagem é melhor ou quando você deve fazê-la. Enquanto esperamos por mais estudos, faça uma massagem se você se sente bem com isso.
 
- O medicamento ibuprofeno reduz a inflamação, e em grandes quantidades pode deixar você com menos dor. Mas ibuprofeno também interfere no crescimento muscular. Então provavelmente não vale a pena. E se eu tomar em doses baixas? Bom, não vai fazer qualquer dano, mas também pode não ajudar com a dor.
 
- Arnica, que é vendido como medicamento homeopático ou como um gel, simplesmente não funciona. Não caia nessa.
 
A melhor alternativa de todas
Dito tudo isso, a conclusão é que, na maioria das vezes, a sua melhor aposta é só esperar mesmo.
 
Não há problema em ir para o seu próximo treino, mas vá com calma. Contanto que você não piore a situação, a dor vai diminuir em poucos dias. Dormir e comer bem nunca são uma má ideia.
 
Atenção: jamais tome qualquer medicamento sem antes consultar o seu médico.
 
lifehacker /  Hypescience

Nova injeção que promete ajudar na perda de peso de forma rápida e saudável está prestes a ser lançada

Nova injeção que promete ajudar na perda de peso está prestes a ser lançada
Nova injeção prometendo ajudar mulheres a perder peso de
maneira mais rápida e saudável está prestes a ser lançada no
Reino Unido, mas preço alto pode atrapalhar consumo
Uma nova injeção prometendo ajudar mulheres a perder aproximadamente 9 quilos por ano está prestes a ser lançada, apesar de ser considerada muito cara
 
Os médicos chamaram a injeção, “Liraglutide”, de uma droga milagrosa para obesos, após estudos revelarem que ela era capaz de fazer com que as pessoas perdessem peso de maneira saudável.
 
O experimento já foi aprovado após ser testado em cães, e pode estar disponível com receita médica daqui alguns meses, inicialmente no Reino Unido.
 
Nova injeção prometendo ajudar mulheres a perder peso de maneira mais rápida e saudável está prestes a ser lançada no Reino Unido, mas preço alto pode atrapalhar consumo.
 
Algumas pessoas severamente obesas, que também participaram de testes com a injeção, chegaram a abandonar cadeiras de rodas e conseguir andar primeira vez em anos.
 
Também foram relatados melhora na pressão arterial, aumento do bom colesterol e prevenção de diabetes.
 
Apesar de ter que ser aprovada pelas autoridades de saúde antes de ser disponibilizada, teme-se que o alto custo do produto na Grã-Bretanha faça com que ele não seja um medicamente de uso rotineiro.
 
O preço do medicamento é de aproximadamente 9 reais por dia, fazendo com que seja o dobro do Orlistat, o único outro medicamento de prescrição de dieta vendido no Reino Unido. De acordo com os testes, a nova injeção tem um efeito de perda de peso duas vezes maior que o Orlistat.
 
A droga teria o efeito de suprimir o apetite das pessoas.
 
A Comissão Europeia deverá aprovar a licença da droga dentro dos próximos dois meses, podendo ser lançada no Reino Unido no final deste ano.
 

Ruibarbo: Um excelente digestivo

Ruibarbo - Um excelente digestivo
Ruibarbo: Rheum palmatum
De nome científico Rheum palmatum, o ruibarbo é uma planta comestível que tem origem na Ásia
 
A parte utilizada é o seu caule que é grosso e possui coloração avermelhada. Também conhecido como ruibarbo da china, ruibarbo palmado e ruibarbo do campo, a planta possui folhas são grandes, entre 30 e 40 cm de comprimento, e as flores da planta variam de coloração entre o vermelho amarelado e o verde-esbranquiçado, aparecendo sempre durante o verão.
 
O talo é usado para fins medicinais, assim como para a alimentação, não devendo as folhas serem consumidas devido à alta concentração de ácido oxálico que é corrosivo e nefrotóxico.
 
Benefícios e propriedades
O consumo de ruibarbo é usado como um excelente digestivo, estimulante do fígado, laxante e estomáquico, sendo indicado, inclusive, para tratamento de atonia gástrica que vem acompanhada de constipação. Além disso, pode ser usado no tratamento de prisão de ventre, amenorreia, coágulos no sangue, diarreia, icterícia, disenteria, coágulos no sangue, feridas na boca, vermes, queimaduras, sintomas da menopausa e no tratamento de hemorroidas. Quando associada ao Ácido Acetil Salicílico, também conhecido como AAS, pode ser eficaz no tratamento de gengivite e estomatite.
Entre suas propriedades encontramos sua ação como laxante, estomáquico, digestivo, tônico estomacal, antisséptico, anti-inflamatório, antibacteriano, adstringente e anti-helmíntico.
 
Como consumir?
Para tratamento de febre, queimaduras  e feridas na pele, faça um chá de ruibarbo e aguarde até amornar. Em seguida, umedeça um pano limpo com ele. Aplique nas regiões afetadas. Não precisa enxaguar.
 
Para limpeza bucal e feridas na boca, o mesmo chá deve ser usado para bochecho uma vez ao dia.
 
Como preparar o chá?
Em um recipiente, coloque um litro de água e duas colheres de sopa do caule de ruibarbo. Em seguida, leve ao fogo e deixe cozinhar, após alcançar fervura, por cerca de dez minutos. Passado esse período, desligue o fogo e tampe, deixando repousar por mais cerca de dez minutos. Quando amornar, coe e consuma em uma dose entre duas e três xícaras por dia.
 
Contraindicações
O consumo é contraindicado para pacientes com cálculo renal ou gota, uma vez que tem alto teor de oxalato. Além disso, mulheres gestantes ou em período de amamentação não devem consumir o ruibarbo sem orientação médica.
 
O consumo deve ser observado para quem o usa na alimentação, pois pode dificultar a absorção de ferro.
 
Atenção: antes de consumir qualquer medicamento natural ou industrializado, procure indicação médica.
 
Remédio Caseiro

Azia pode ser sinal de câncer esôfago ou estômago, diz estudo

Thinkstock: Azia pode ser sinal de câncer
Paciente deve procurar ajuda médica, após três semanas com sintoma
 
Ataques de azia, por três ou mais semanas, podem ser um claro sinal de câncer do esôfago ou estômago e devem ser tratados de imediato, de acordo com uma pesquisa da rede de saúde pública da Inglaterra. A informação foi publicada no site Daily Mail desta segunda-feira (26). 
 
A azia ocorre quando o ácido e sucos digestivos fluem do estômago para o esófago. Os canais por onde passam a substância não têm um revestimento de proteção e provoca a inflamação e dor.
 
De acordo com o levantamento, apenas 50% das pessoas procuram um médico quando sentem azia.
 
O diretor clínico do NHS (Nacional de Câncer Inglaterra) disse que o diagnóstico precoce do câncer é absolutamente fundamental para a possibilidade de sobrevivência do paciente e, por isso, ir ao médico caso a dor persista é fundamental.
 
— Precisamos melhorar as taxas de diagnóstico precoce e, para isso, devemos incentivar as pessoas a procurarem seus médicos com mais frequência.
 
A nova pesquisa descobriu que 59% dos entrevistados não sabiam que a azia pode ser um sinal de câncer, e revela que, na maioria dos casos, o diagnóstico podia ser facilmente revelado.
 
Cerca de 13 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de esôfago a cada ano na Inglaterra, e aproximadamente 10 mil pessoas morrem da doenças anualmente por não procurarem um médico diante dos sintomas.

R7

Estudo aponta que 24% da água de SP oferecem riscos para a saúde dos dentes

Falta de flúor na água favorece surgimento de cárie em crianças
Falta de flúor na água aumenta o risco de cárie; excesso facilita o aparecimento de manchas
 
São Paulo já está enfrentando uma das piores crises hídricas da história. Para agravar a situação, os resultados parciais de um levantamento sobre a fluoretação da água dos 645 municípios do Estado de São Paulo aponta que 24,57% estão com teores de flúor inadequados para a saúde bucal. Das 2.772 amostras analisadas até o momento, 16,67% estão com baixa quantidade da substância. Essa deficiência favorece o surgimento de cáries em crianças de 0 a 12 anos.
 
De acordo com o estudo, 7,9% das amostras estão com superdosagem de flúor, o que pode facilitar o caminho para a fluorose dentária — manchas, geralmente esbranquiçadas, que aparecem nos dentes. O restante, 75,43% das coletas apresentaram fluoretação adequada.
 
As análises foram realizadas pelo CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), em parceira com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Para concluir o Senso do Flúor, apelidado dados pelos pesquisadores, ainda falta analisar 8.733 amostras para completar as 11.505 coletadas.
 
O presidente do CROSP, Cláudio Miyake, garante que a correta quantidade de flúor aplicada na água combate a formação de cáries, assim como teores altos são igualmente prejudiciais.
 
— Os desdobramentos da iniciativa foram muito bons, mas fica evidente que este tipo de análise deve acontecer de forma sistemática e ampliada, garantido que a população não corra riscos em virtude da má fluoretação das águas.
 
O estudo completo, apresentando um mapa com a condição específica de cada município, só será possível a partir de maio desse ano. 

R7

Prefeitura de Tupanciretã - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Tupanciretã, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda., tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2015, destinado à contratação de 25 profissionais de ensino fundamental. 
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, a remuneração prevista é de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais. 
 
As inscrições serão aceitas até o dia 09 de fevereiro de 2015, por meio do site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 14,00. 
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva e de títulos. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, o local e horário serão divulgados no edital de homologação das inscrições. 
 
O processo seletivo terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Bandeira - MG

Com oferta de 67 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Bandeira, no estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 007/2015 para realização de concurso público.
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 9.000,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Técnico (informática, higiene dental, enfermagem, edificações, agrimensura e agrícola), psicólogo, professor PEB III (inglês, história, geografia e educação física), professor PEB II, pedreiro, operário, operador de máquinas pesadas, oficial administrativo, odontólogo, nutricionista, motorista, médico clinico geral, mecânico, gari, fisioterapeuta, farmacêutico/bioquímico, especialista em educação, engenheiro civil, enfermeiro, eletricista, educador físico, contador, auxiliar de saúde bucal, auxiliar (serviços públicos e administrativo), assistente social, agente (cerimonial/locução e administrativo) e advogado.
 
Inscrição
As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 25 de março a 26 de abril de 2015, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Prefeitura de Bandeira, situada à rua Antônio Bandeira, nº18 – centro –Bandeira/MG ou pela internet, no site www.msmconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 36,00, 38,00, 40,00, 48,00 e 60,00;
Nível médio: R$ 38,00, 39,00, 48,00, 51,00, 55,00, 60,00 e 75,00;
Nível superior: R$ 53,00, 55,00, 64,00, 100,00,  106,00, 140,00 e 150,00.
 
Prova
O concurso será realizado em duas etapas, sendo que a primeira etapa consistirá de provas objetivas de múltipla escolha e prova prática para o cargo de operador de máquinas pesadas, e a segunda de prova de títulos.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 31 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados através de edital de convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à rua Antônio Bandeira, 18 - Centro – Bandeira–MG e no site www.msmconsultoria.com.br, a partir do dia 25 de maio de 2015.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado a partir das 18 horas do dia 1 de junho de 2015, no site www.msmconsultoria.com.br.
 
Os títulos dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso poderão ser entregues na Prefeitura de Bandeira, local da realização das inscrições presenciais, situada à Rua Antônio Bandeira, nº 18 – Centro – Bandeira–MG ou encaminhados pelos correios via sedex com aviso de recebimento “AR”, para MSM Consultoria e Projetos Ltda, localizada na Rua Desembargador Eustáquio Peixoto, nº 205 – Bairro São Diogo, em Teófilo Otoni/MG - CEP 39803-007, no período entre 1 e 3 de julho de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de até dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no edital dentro do prazo de validade do certame.

Concurso Prefeitura de Carlos Barbosa - RS

A Prefeitura de Carlos Barbosa, no interior do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos, divulgou o edital de concurso público e processo seletivo nº 001/2015. O objetivo é a contratação de 15 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, mais o cadastro de reserva. A remuneração prevista vai de R$ 1.290,05 a R$ 9.794,02, em jornadas que vão de 20 a 40 horas semanais. 
 
As chances são para os cargos de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de trânsito e mobilidade urbana, agente fiscal, arquivista, assistente social, auxiliar de farmácia, enfermeiro, engenheiro civil, fiscal sanitarista e de meio ambiente, inspetor de alunos, médicos, monitor de creche, motorista, operador de máquinas, entre outros. 
 
As inscrições serão aceitas até o dia 20 de fevereiro de 2015, através do site www.objetivas.com.br.  
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 50,00 cargos de nível fundamental, R$ 70,00 nível médio e R$ 90,00 nível superior. 
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva, prática e de títulos. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente. 
 
O concurso público terá validade por 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual prazo, a critério do Município de Carlos Barbosa.

Prefeitura de Dracena - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Dracena, no estado de São Paulo, através da empresa Consesp, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2015. O objetivo é a contratação de seis profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista varia de R$ 799,68 a R$ 1.313,18, conforme o grau de instrução do candidato. A carga horária também depende da função a ser assumida, podendo ser de 20 a 44 horas semanais. 
 
As chances são para os cargos de atendente, auxiliar de enfermagem, monitor de transporte escolar, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro de 2015, pelo site www.consesp.com.br
 
O valor da taxa de inscrição para os inscritos em vagas que exigem o nível fundamental é de R$ 21,00. Já para as de nível médio é de R$ 29,00 e de nível superior R$ 39,00. 
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 01 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados através do site www.consesp.com.br
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados. 

Prefeitura de Nova Lacerda - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Nova Lacerda, no estado do Mato Grosso, tornou público o edital de processo seletivo nº 003/2015. O objetivo é a contratação de 37 de profissionais, em diversas áreas do serviço público. Podem concorrer às vagas candidatos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 3.765,08, em jornadas que vai de  20 a 40 horas semanais, a depender da função.
 
As chances são para os cargos de agente de combate a endemias, agente de serviços gerais, assistente social, auxiliar administrativo, bioquímico/farmacêutico, instrutor de música, motorista nível II/sede, nutricionista, professores, psicólogo, técnico administrativo e vigia. 
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de fevereiro de 2015, pelo site www.klcconcursos.com.br.  
 
Os inscritos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente. 
 
A validade do concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa KLC Concursos, será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Pau D’arco do Piauí - PI

A Prefeitura de Pau D’arco do Piauí tornou pública a realização de concurso público, cujo edital nº 01/2015 visa a contratação de 85 profissionais com escolaridade nos níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
O anúncio foi feito através do edital nº 01/2015, organizado pelo Instituto Legatus LTDA., que dispõe de vagas em cargos de procurador, engenheiro civil, controlador, analista de recursos humanos, médico, dentista, enfermeiro, veterinário, fisioterapeuta, farmacêutico/bioquímico, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, nutricionista, professor, bibliotecário,  fiscal de tributos, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal, assistente de informática, atendente de farmácia, agente administrativo, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, vigia, motorista (A e B) e operador de máquina pesada. A remuneração é de R$ 788,00 a R$ 4.500,00, por jornadas semanais de 20 a 40 horas.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 15 de fevereiro de 2015, através do site: www.institutolegatus.com.br, mediante taxa de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
Aos inscritos será aplicada prova objetiva na data estimada de 22 de março de 2015, com início às 8h, em local a ser informado brevemente. É provável que o gabarito seja disponibilizado no mesmo dia. Há cargos que necessitam de avaliação de títulos, os quais deverão ser entregues até o dia 4 de maio de 2015.  O resultado é aguardado para o dia 01 de junho de 2015.
 
O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por período semelhante.

Concurso Prefeitura de Ouro Verde do Oeste - PR

A Prefeitura de Ouro Verde do Oeste, no estado do Paraná, através do Instituto Saber, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015 destinado à contratação de profissionais de ensino médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 1.128,43 a R$ 7.142,71, em jornadas que variam de 10 a 40 horas semanais, a depender da função a ser exercida. 
 
São oferecidas seis vagas imediatas mais cadastros de reserva. Os cargos a serem preenchidos são os de médico (clínico geral, pediatra e ginecologista), cirurgião dentista e cuidador social. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 27 de janeiro até o dia 26 de fevereiro de 2015, pelo site www.saber.srv.br
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 60,00 para os candidatos a cargos de ensino médio e R$ 100,00 para os de ensino superior. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 29 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. 
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal. 

Vagas para estágio na Prefeitura de Concórdia - SC

A Prefeitura de Concórdia, estado de Santa Catarina, publicou o edital nº 1/2015 para realização do processo seletivo que visa a contratação de estudantes de níveis médio e superior para assumirem postos de estágio.
 
Os contratados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 653,54 e cumprirão carga horária de 30 horas semanais. O estagiário terá direito ao vale-transporte e ao seguro obrigatório.
 
São reservadas às pessoas com deficiência 5% das vagas oferecidas.
 
Inscrição
As inscrições acontecerão nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2015, no horário das 8h às 10h30min e das 13h às 16h no Telecentro, situado no Terminal Rodoviário Municipal Prefeito Neudy Primo Massolini, localizada na Rua Dr. Maruri, 1.474, Concórdia/SC.
 
O candidato no ato da inscrição deverá estar munido do documento de identidade e do CPF - Cadastro de Pessoa Física, originais.
 
Prova
As provas escritas e as entrevistas serão realizadas nas mesmas datas e local das inscrições, no horário das 8h30min às 10h30min e das 13h às 16h.
 
A partir do dia 27 de fevereiro de 2015 será divulgado o resultado final no mural do Centro Administrativo Municipal e no site www.concordia.sc.gov.br.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado a critério das necessidades da administração municipal.
 
o edital foi divulgado no site www.concordia.sc.gov.br.

Prefeitura de Nova Olímpia – MT abre concurso público

Sob a organização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, a Prefeitura mato-grossense de Nova Olímpia abriu 71 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O comunicado foi feito através do edital nº 001/2015 de concurso público.
 
As chances são para as funções de agente de combate às endemias, agente de saúde, agente tributário II, analista de recursos humanos, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais (feminino e masculino), cirurgião dentista, contador, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gari, inspetor de alunos, jardineiro, médico (clinico geral, ginecologista, ortopedista e pediatra), veterinário, motorista, nutricionista, operador de máquinas I e II, pedreiro, professor (educação infantil e ensino fundamental), psicólogo, recepcionista, secretário escolar, técnico (agrícola, em contabilidade, em enfermagem, em radiologia e em vigilância sanitária), telefonista, tesoureiro, tratorista e vigia. As remunerações variam de R$ 788,00 a R$ 8.104,58, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados terão do dia 27 de janeiro ao dia 26 de fevereiro de 2015, para efetuarem inscrições, via endereço eletrônico: www.fauel.org.br e www.novaolimpia.pr.gov.br, mediante taxas de R$ 40,00 a R$ 90,00.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva, programada para o dia 29 de março de 2015, em local e horário a ser informado. Estima-se que o gabarito seja divulgado no dia seguinte a prova, a partir das 19h00. Para alguns cargos também haverá avaliação de títulos, no dia da prova e prova prática. A classificação final é aguardada para o dia 13 de abril de 2015.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Concórdia - SC abre vagas para Médicos

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Concórdia publicou o edital nº 4/2015 de processo seletivo, objetivando a contratação de 9 médicos para atuar no Programa Estratégia Saúde da Família – ESF. Os aprovados serão contratados, por tempo determinado, e lotados nas unidades de Saúde do Município de Concórdia/SC, em regime de 20 ou 40 horas semanal. Os vencimentos podem chegar até R$ 13.298,46.
 
As inscrições estarão abertas no período de 28 de janeiro a 12 de fevereiro de 2015, somente via internet, pelo site www.concordia.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e avaliação de títulos.
 
A prova escrita está prevista para o dia 01 de março de 2015, com início às 8h e término às 12h, em local a ser publicado no edital de homologação das inscrições, a partir do dia 23 de fevereiro de 2015, nos murais do Centro Administrativo Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores e no site www.concordia.sc.gov.br.
 
O gabarito provisório será disponibilizado a partir do dia 2 de março de 2015, nos mesmos meios acima citados.
 
A entrega de títulos acontecerá no período de inscrições, na Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, situada à Rua Atalípio Magarinos, 326, Centro, Concórdia, SC, devendo o candidato comparecer no local, munido dos originais e cópias dos títulos que possui.

Concurso Prefeitura de Raposos - MG

A Prefeitura de Raposos, no estado de Minas Gerais, através da empresa JMS, abriu edital n° 01/2015 de concurso público para provimento de cargos de todos os níveis de escolaridade. Há 252 vagas no total com reserva de 22 vagas para os candidatos portadores de deficiência. Os vencimentos variam entre R$ 695,70 e R$ 1.800,00.

As vagas são para Administrador, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente Técnico, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Secretaria, Bibliotecário, Calceteiro, Contador, Eletricista de Instalações, Encarregado, Enfermeiro, Farmacêutico/ Bioquímico, Fiscal Municipal de Obras, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Fiscal de Rendas, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Médico Plantonista, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Servente, Técnico em Laboratório, Técnico de Informática, Técnico de Raio X e Professor Nível Superior.

O candidato realizará sua inscrição exclusivamente através da internet no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso, das 00hs do dia 30 de março até às 23:59 hs do dia 29 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 35,00 e R$ 50,00.

O concurso público constará de prova objetiva de múltipla escolha, teste dirigido (múltipla escolha), prova prática de direção e prova de títulos. A data prevista para realização das provas é dia 31 de maio de 2015.
 
Os candidatos inscritos no concurso farão a Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, em data, local e horário a serem informados, através publicação feita no Quadro de Avisos de Publicações da Prefeitura Municipal de Raposos, bem como no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br/concurso e a data de sua realização ocorrerá depois de transcorridos o prazo mínimo de 30 (trinta) dias após o encerramento das inscrições.

O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Canaã Paulista - SP

A Prefeitura de Nova Canaã Paulista, no estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli, publicou edital n° 002/2015 de concurso público n°001/2015, com a finalidade de preencher sete vagas, mais cadastro de reserva, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde do PSF, Assistente de Administração I, Auxiliar de Serviços Diversos, PEB II – Nível I (Ed. Artística), PEB II – Nível I (Educação Física), PEB II – Nível I (Inglês) e Tratorista (níveis fundamental e superior). Os salários vão até R$ 1.054,57, em carga horária de 10h/a para Peb II e 40 horas para os demais cargos.

Será realizada exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até às 22h do dia 05 de fevereiro de 2015. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 22 de fevereiro 2015, na Escola Municipal Criança Feliz, Rua Seis, nº 280, Centro – Nova Canaã Paulista. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de fevereiro de 2015.

As provas práticas serão realizadas no município de Nova Canaã Paulista, em data e horários a serem agendados após a divulgação da Lista de Classificação nos meios previstos do Edital.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Nova Canaã Paulista.

Concursos Prefeitura de Capivari - SP

No Estado do São Paulo, a Prefeitura de Capivari publicou edital Nº. 1, 2 e 3/2015  de concurso público para provimento de cargos públicos em seu quadro de pessoal. Sob coordenação técnica da Publiconsult - Assessoria e Consultoria Pública Ltda, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 29 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.120,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Analista de Laboratório, Atendente de Consultório Dentário, Atendente de Saúde, Auxiliar de Laboratório, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Motorista, Oficineiro de Artesanato do CAPS e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas de 26 de janeiro a 22 de fevereiro de 2015, exclusivamente pela internet, através do site www.publiconsult.com.br. A taxa é de R$ 30 ou R$ 40.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas e práticas.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados no edital de convocação disponibilizado no quadro de avisos da Secretaria Municipal da Saúde de CAPIVARI e no site www.publiconsult.com.br.
 
A partir das 18 horas do dia útil seguinte ao da aplicação das provas objetivas, o candidato poderá consultar o gabarito oficial no site www.publiconsult.com.br e no quadro de avisos da Secretaria Municipal da Saúde de Capivari.
 
As provas práticas serão realizadas no município de Capivari, em data, local e horário a ser comunicado através de edital de convocação para as provas práticas a ser disponibilizado no site www.publiconsult.com.br e publicado no quadro de avisos da Secretaria Municipal da Saúde de Capivari.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Água Boa - MG

A Prefeitura de Água Boa, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público n° 001/2015, com o objetivo de ocupar 151 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 4.521,39 em carga horária variada de 20 a 40 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa Absoluto RH. As vagas são para as funções de Agente Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Assistente Educacional, Assistente Apoio Ensino, Assistente Administrativo, Assistente Apoio Ensino Infantil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais - Faxineira, Auxiliar de Serviços Públicos – Coveiro e demais cargos.

As inscrições e emissão de segunda via do boleto bancário poderão ser realizadas através do endereço eletrônico www.absolutorhconcursos.com.br das 09h00min do dia 06 de abril até às 21h00min do dia 06 de maio de 2015. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00.

Os interessados no concurso, sem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal situada a Rua Borba Gato, 74, Centro - Sabará - MG, CEP 34505-830, exceto aos sábados, domingos, feriados ou ponto facultativo. O candidato poderá emitir 2ª via do Boleto Bancário no endereço eletrônico www.absolutorhconcursos.com.br até o dia 06 de maio de 2015, para efetuar o pagamento na rede bancária até a data de vencimento do mesmo, no próximo dia útil.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 07 de junho de 2015, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 25 de maio de 2015. A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados provavelmente no dia 08 de junho de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Água Boa e no endereço eletrônico www.absolutorhconcursos.com.br

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Água Boa - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Água Boa, no estado de Minas Gerais, abriu edital de processo seletivo n° 01/2015, destinado ao  provimento de 41 vagas para os empregos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde PSF (nível fundamental) com salário de R$ 1.014,00 por carga horária de 40 horas semanais.

O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Absoluto RH. As inscrições, no valor de R$ 35,00, serão realizadas através do endereço eletrônico www.absolutorhconcursos.com.br, das 10:00h do dia 19 de fevereiro até o dia 19 de março de 2015, às 22:00 h.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados na sede da Prefeitura Municipal de Água Boa, situado a Avenida Espírito Santo, 14, Centro - Água Boa/MG - CEP 39.790-000,Tel: (33) 3515 - 1554, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no  horário de 09 às 16 h.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 19 de abril de 2015, em locais e horários a serem divulgados. A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas sairão na data provável de 20 de abril de 2015, na  Prefeitura Municipal de Água Boa e no site www.absolutorhconcursos.com.br.

O gabarito para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela ABSOLUTO RH conforme Cronograma, após a realização das provas, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Água Boa e através do site www.absolutorhconcursos.com.br.

O prazo de validade do processo seletivo é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Alvorada de Minas - MG abre seletivo

Por meio do edital nº 001/2015 de processo seletivo, a Prefeitura de Alvorada de Minas, em Minas Gerais, abriu nove vagas para agente de saúde, técnico em enfermagem e médico. A remuneração varia de R$ 788,00 a R$ 11.000,00, em jornada semanal de 40 horas.
 
As inscrições serão realizadas no Setor de Pessoal, na sede da Prefeitura, situada na Avenida José Madureira Horta nº 190, Centro, das 9h00 às 16h00, até o dia 30 de janeiro de 2015. A raxa de inscrição é de R$ 20.
 
Será aplicada prova de múltipla escolha em data estimada de 2 de fevereiro de 2015, às  9h00, na Escola Estadual José Madureira Horta, localizada na Avenida José Madureira Horta, Centro. Também haverá análise de títulos
 
A lista de classificação do seletivo será publicada no Quadro Oficial de Avisos da Prefeitura.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, contados da data da homologação e as contratações poderão ocorrer por seis meses, prorrogáveis por mais seis meses.
 
Mais informações podem ser extraídas no edital lançado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, publicado no dia 23 de janeiro de 2015, edição 1420, link: http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/materia/1799833.

Humor: Automedicação

Abandono infantil provoca danos cerebrais

Foto: Divulgação/Romanian Children’s Relief
Sem cuidados. Crianças romenas em orfanato. Organização
Estudo de Harvard mostra que crianças negligenciadas têm redução da capacidade linguística e mental
 
Além de traumas psicológicos, o abandono pode provocar danos cerebrais graves em crianças. Um estudo do Hospital de Crianças de Boston, da Universidade de Harvard, acompanha, desde o ano 2000, crianças negligenciadas em abrigos da Romênia, e muitas delas apresentam, segundo as análises, problemas de desenvolvimento da chamada substância branca do cérebro — região que ajuda na comunicação entre os neurônios, as células do sistema nervoso —, o que leva à redução da capacidade linguística e mental.
 
Os pesquisadores americanos começaram acompanhando crianças entre 6 meses e 2,5 anos. No início do estudo, a Romênia vivia os ecos das ações implementadas pelo regime de Nicolae Ceausescu — de 1965 a 1989, ano de sua execução — para aumentar a natalidade, como a proibição do aborto e do uso de contraceptivos.
 
O resultado foi a explosão de nascimentos de bebês, que foram encaminhados para orfanatos estatais, onde receberam pouco estímulo linguístico e sensorial. Segundo estimativas de ONGs, mais de 170 mil órfãos viveram em 700 instituições superlotadas e precárias no país, situação que começou a mudar apenas em meados dos anos 2000.
 
O cuidado infantil não é uma questão apenas de “trocar fraldas” ou “alimentar” as crianças, ressaltam os autores da pesquisa. O desenvolvimento cerebral de bebês e crianças pequenas depende de estímulos de seus pais ou cuidadores, entre eles a interação social. Se elas são abandonadas e pouco estimuladas, este desenvolvimento é prejudicado.
 
Para testar o impacto da falta de cuidados, os autores começaram na Romênia um projeto com 136 crianças que tinham vivido pelo menos metade de suas vidas em orfanatos de Bucareste. Destas, metade continuou nas instituições e outra metade foi encaminhada a famílias adotivas ou centros de cuidados de alto nível criados especialmente para o projeto de Harvard. Outras 72 crianças analisadas sempre viveram com suas famílias biológicas. Elas vem sendo avaliadas periodicamente e serão reexaminadas aos 16 anos.
 
Iintevenção precoce pode reverter o quadro
O grupo americano publicou uma série de estudos mostrando que as crianças destas instituições públicas tiveram prejuízos no QI, transtornos sociais e emocionais, além de alterações no desenvolvimento cerebral. No último estudo, publicado ontem na revista “Jama Pediatrics”, os autores analisaram dados de 69 crianças e notaram danos na substância branca.
 
De acordo com a pesquisa, “havia forte associação entre a negligência no início da vida e a integridade do corpo caloso e dos intervalos do circuito límbico, no processamento sensorial e em outras áreas”. O corpo caloso permite que as duas metades do cérebro se comuniquem, o que é essencial para a linguagem, e os demais têm relação com dificuldades de atenção e de tomada de decisões. Estes problemas não teriam relação com deficiências nutritivas.
 
— O estudo mostra, por outro lado, que uma intervenção precoce em crianças vulneráveis garante o desenvolvimento neurológico normal, e isto pode ser aplicado a outras crianças expostas a adversidades, como as que sofrem maus-tratos na família — explica Johanna Bick, autora principal do estudo, cujo próximo passo será analisar as melhorias cognitivas e emocionais no cérebro dessas crianças.
 
Fundamental à comunicação entre neurônios
Por muitos anos, acreditou-se que a substância branca do cérebro tinha pouca utilidade se comparada à massa cinzenta. Hoje cientistas entendem que ela é fundamental para a comunicação entre os neurônios, nas diferentes áreas do cérebro.
 
A infância é um período crítico para o desenvolvimento neuronal, e adversidades podem provocar efeitos duradouros e até permanentes no cérebro. Pesquisadores sabem que danos nesta área podem levar a problemas de linguagem, memória e habilidade visuo-espacial. A longo prazo, têm relação com demências vasculares e com Mal de Alzheimer.

O Globo

Os perigos da automedicação

Medicamentos são a primeira causa de intoxicação na população desde 1994

Quem nunca precisou acordar à noite para tomar um comprimido e correu o risco de trocar o medicamento? Qual o risco de tomar antibióticos ou anti-inflamatórios sem receita médica?
 
As perguntas acima refletem a preocupação de médicos, farmacêuticos, técnicos e gestores públicos da saúde sobre um hábito comum na população chamado: automedicação. Mas, qual o risco de se ingerir um medicamento sem prescrição médica?
 
Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox 2010), da FioCruz, os medicamentos são a primeira causa de intoxicação na população desde 1994, sendo responsável por 40% das internações por intoxicação no Brasil e por 27,8% das 86.700 intoxicações registradas no sistema. As crianças menores de 5 anos representam cerca de 35% destes casos.
 
Conforme explica a farmacêutica que ministrou palestra em evento do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió, Danielle Rose Coimbra, a população costuma manter em casa uma farmácia com todo tipo de medicamento, desde aquele receitado pelo médico para tratar doenças específicas de alguém da família até aqueles não controlados ou que não exigem retenção de receita.
 
O problema é que os anti-inflamatórios são medicamentos perigosos e, se administrados indiscriminadamente, podem fazer muito mal, provocando contração dos vasos, retenção de sódio e água, aumentando a pressão arterial, e colocando em risco o coração e os rins. Estes medicamentos têm, ainda, ação lesiva sobre o fígado, provocam gastrite e lesão intestinal, tornando o indivíduo passível de desenvolver úlceras no aparelho digestivo. "Outro risco é que a automedicação pode mascarar doenças ou até mesmo agravá-las", finalizou Danielle.
 
Já a farmacêutica Mirtes Peinado lembrou em outro encontro que a dificuldade da população em ter assistência médica na rede pública de saúde e a facilidade no acesso a medicamentos formam uma perigosa combinação que favorece a automedicação. "Cerca 80 milhões de pessoas são adeptas da automedicação no País, fato que nos deixa muito preocupados", disse Mirtes, lembrando que é preciso disseminar pela mídia os riscos da automedicação.
 
 
Alagoas 24 Horas

Vitamina D é aliada contra doenças do fígado

Casos de fibrose hepática têm apresentado resultados satisfatórios com a presença da vitamina no organismo

Exposição ao sol, sempre com moderação, pode trazer diversos benefícios à saúde. Lá está a vitamina D, de graça, sem custo algum. De acordo com estudos, a presença dela no organismo é capaz de evitar uma série de problemas, entre elas as temidas doenças do fígado.
 
"A vitamina D desempenha um importante papel na produção da glutationa (GSH), um dos principais antioxidantes que atuam no fígado, ajudando na eliminação de toxinas celulares", explica o médico e diretor superintendente do Hospital São Vicente - Funef, de Curitiba, Marcial Carlos Ribeiro.
 
O sol é a principal fonte de vitamina D, mas é preciso cuidado para não se expor demais às radiações UVA e UVB. Segundo o especialista, a glutationa está constantemente em ação protegendo o corpo contra doenças, toxinas, vírus, poluentes, radiação e estresse oxidativo. "Ela desempenha um importante papel no sistema imunológico. Se glutationa suficiente não estiver disponível, as toxinas vão sobrecarregar o fígado", alerta Ribeiro.
 
Em estudos recentes, o tratamento à base da vitamina D apresentou resposta satisfatória em pacientes com fibrose hepática, por exemplo. "A doença é causada principalmente por infecções crônicas do vírus da hepatite, como a hepatite B e C, o consumo de álcool, e a esteato-hepatite não alcoólica", detalha.
 
Fonte: Jornal de Beltrão

TDAH na vida adulta: comum na infância, transtorno afeta de 2% a 6% da população em idade produtiva

Quem tem perde, em média, 35 dias de trabalho por ano e têm problemas como ansiedade e depressão
 
Falar ao celular, comer, ler, mexer no computador, abrir a janela do quarto... Você tem o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo e qualquer ruído normalmente o incomoda? Então, há grandes chances de ser um portador de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
 
Mais comum na infância, o distúrbio passa despercebido nos primeiros anos de vida e os sintomas e desconfortos acabam tornando-se evidentes na fase adulta. As consequências podem influir diretamente no seu desempenho: dados recentes apontam que adultos com TDAH perdem, em média, 35 dias de trabalho por ano, além de gastar o dobro de tempo para realizar as tarefas.

Os sintomas mais comuns na vida adulta são problemas de desatenção para tarefas simples do cotidiano e do trabalho, bem como a memória. Não raro, os hiperativos são esquecidos, inquietos, impulsivos e vivem mudando de assunto. Por ter dificuldade em avaliar o próprio comportamento, podem ser considerados egoístas. Em 80% dos casos, a origem é genética. Um parente de primeiro grau tem o risco em apresentar o transtorno aumentado de duas a oito vezes.
 
“O diagnóstico de TDAH em adultos é oficialmente reconhecido e atualmente há um corpo sólido de conhecimento científico evidenciando que a doença se mantém ao longo da vida, contrariando a ideia de que persistia apenas até a adolescência.
 
A modificação ou atenuação dos sinais de hiperatividade e por vezes também os de impulsividade fazem do quadro no adulto um transtorno com predomínio de sintomas cognitivos, em contraposição ao quadro predominantemente motor e comportamental na infância”, ressalta o diretor da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), Carlos Guilherme da Silva Figueiredo.

Diagnóstico
O especialista explica que problemas emocionais e de relacionamento comuns nessas pessoas, somado aos diversos transtornos que aparecem depois do TDAH, dificultam o diagnóstico e requerem do profissional uma maior perícia e familiaridade para lidar com ele.

O manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM) classifica a síndrome em três tipos: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado. “Adultos com TDAH mantêm a tríade de sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade em graus variados. Eles apresentam, com frequência, comprometimento das funções executivas, incluindo ativação para as tarefas, persistência, planejamento, organização, automonitoramento, controle de impulsos, estabelecimento de prioridades, tomada de decisões e integração de diferentes atividades mentais de momento a momento.
 
Em termos práticos, esse comprometimento acarreta problemas na estimativa e uso do tempo, com o cumprimento de obrigações, e dificuldades de colocar na vida prática proposições e combinações feitas no plano teórico. Essas funções têm um papel cada vez mais importante à medida que o indivíduo amadurece e passa a ser exigido em sua capacidade de autonomia para tomar decisões e resolver problemas do cotidiano”, acrescenta o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva.

Prevalência

O distúrbio não é novo nem reflexo da vida cada dia mais corrida. Já no século 19 passou a ser descrito por especialistas. Desde a década de 1980, passou a surgir nas classificações internacionais. O primeiro medicamento estimulante, principal forma de tratamento, foi liberado para comercialização no Brasil apenas em 1998. “Nas últimas duas décadas, o interesse, as pesquisas e o conhecimento sobre o tema aumentaram significativamente”, aponta Figueiredo.

A prevalência na infância e adolescência varia entre 3% e 5%, enquanto nos adultos varia de 2% a 6%. Se não tratado, o distúrbio pode levar ainda a uma série de problemas comportamentais que impactam na saúde, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

A forma de tratamento mais utilizada envolve uma abordagem múltipla, englobando psicoterapia e prescrição de medicamentos com metilfenidato e antidepressivos. A eficácia do método é de 80% em média, segundo a ABP. O que depende de cada caso. “Além da redução da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade, o tratamento melhora os comportamentos associados ao transtorno, como o desempenho acadêmico, no trabalho e o funcionamento social”, acrescenta Silva. Estudos recentes demonstram que a prevalência de TDAH é parecida em diferentes regiões do mundo, o que descarta fatores culturais ou geográficos relacionados a sua origem.

Três perguntas para...
 
Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Quais os perfis mais comuns de adultos com TDAH no Brasil?

Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude, impulsividade e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH.

Geralmente, são bem ou malsucedidos nos âmbitos social e profissional?
A instabilidade profissional, maior índice de desemprego e de desistência e evasões de universidades e cursos profissionalizantes, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes, dificuldade para expressar suas ideias e para planejar-se, além de um rendimento abaixo da capacidade intelectual, são comuns em adultos.

Quais são as formas mais eficazes de tratamento para se amenizarem os efeitos, sobretudo no trabalho?
O tratamento do transtorno envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, com eficácia no tratamento de até 80%. Além da redução da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade, o tratamento melhora os comportamentos associados ao transtorno, como o desempenho acadêmico, no trabalho e o funcionamento social.

O que é o TDAH?
É um transtorno neurobiológico, geralmente de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Às vezes é chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA). Em inglês, é ADD, ADHD ou de AD/HD. É reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como os EUA, os portadores são protegidos por lei para receberem tratamento diferenciado na escola.
 
Sintomas
– Desatenção

– Hiperatividade e impulsividade
 
Causas
– Estudos apontam predisposição genética e alterações nas substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios) na região frontal do cérebro

– Hereditariedade

– Substâncias ingeridas na gravidez, como nicotina e álcool

– Sofrimento fetal

– Exposição a chumbo

– Problemas familiares
 
Tratamento
Varia de acordo com a presença de mais doenças ou outros males associados. Consiste em psicoterapia e na prescrição de metilfenidato (medicamento psicoestimulante) e antidepressivos
 
Estado de Minas / Saúde Plena

O garfo como arma para evitar o câncer

Antonio More/Gazeta do Povo / Frutas vermelhas, o açafrão, o brócolis, o ômega-3, o chá verde e o tomate estão entre os citados
Antonio More/Gazeta do Povo: Frutas vermelhas, o açafrão, o
brócolis, o ômega-3, o chá verde e o tomate estão entre os citados
Controversa, mudança nas práticas alimentares é confirmada como uma das medidas mais eficazes na prevenção
 
Especialistas do mundo todo não têm dúvidas em afirmar que os hábitos alimentares estão profundamente relacionados ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Nacional de Câncer brasileiro (Inca), o Instituto Nacional do Câncer norte-americano e o órgão britânico de pesquisa em câncer coincidem em apontar a mudança da alimentação das pessoas como uma das medidas mais importantes de prevenção. Estima-se que entre 30% e 60% dos casos poderiam ser evitados com um dieta apropriada.
 
A preocupação aumenta diante do que alguns consideram uma epidemia da enfermidade. Nas últimas décadas, a incidência dos tumores cresceu e passou a atingir grupos mais jovens. Não por acaso, o avanço do câncer coincidiu com uma mudança sem precedentes na alimentação da humanidade.

Ao longo de meio século, houve um incremento espantoso no consumo de açúcar e de alimentos processados pela indústria, que passaram a incluir doses maciças das perigosas gorduras trans e produtos químicos desconhecidos no passado. Em paralelo a isso, a agricultura e a pecuária se transformaram para ganhar produtividade.

Na lavoura, disseminaram-se os pesticidas, enquanto os animais passaram a receber hormônios e outras fontes de alimento, para crescer mais rápido. Tudo isso mudou o que nos chega ao prato. E muitos especialistas acreditam que colaborou para nosso risco de ter um câncer aumentar.
 
Precaução
Meses atrás, Susan Levin, diretora de educação em nutrição do Comitê de Médicos pela Responsabilidade na Medicina, uma organização norte-americana, publicou com um grupo de colegas um artigo conclamando população, médicos e autoridades a adotar o princípio da precaução no que diz respeito à relação entre câncer e comida.
 
Ela usa o cigarro como comparação: “Durante décadas, os indivíduos e os governos tomaram poucas medidas para reduzir doenças e mortes relacionadas ao fumo. Não podemos fazer o mesmo com a dieta e esperar 50 anos para prevenir o consumo de alimentos que induzem doenças”.
 
De acordo com Levin, o princípio da precaução já é aplicado a toxinas em relação às quais ainda se acumulam evidências a respeito de seu prejuízo à saúde. Com base nessa abordagem, deve-se limitar carnes vermelhas, carnes processadas e laticínios. “Um estudo publicado em 2013 analisou dados de 21 cânceres diferentes em 157 países e concluiu que a associação entre ingestão de produtos de origem animal e o câncer é tão forte quanto a relação entre o tabaco e o câncer”, afirmou.
 
Além de evitar carnes vermelhas, gorduras trans e açúcar, que estão relacionados ao aumento dos casos de câncer, pesquisadores e autoridades recomendam a adoção de uma dieta equilibrada, com forte presença de frutas, verduras e legumes.
 
Outro norte-americano, Tim Byers, diretor associado de controle e prevenção ao câncer do Centro de Câncer da Universidade do Colorado, afirma que a dieta capaz de prevenir o surgimento de tumores não precisa ter nada de especial: seria a mesma indicada para reduzir o risco de outras doenças graves, como diabetes, derrames e doenças do coração. “Ingerir menos calorias e consumir frutas, vegetais e grãos integrais reduz todas essas doenças, além de evitar a obesidade, que é um fator de risco para pelos menos dez tipos de câncer, incluindo os de mama, cólon, esôfago, útero, rim e fígado” alerta Byers.
 
Cuidar da alimentação é importante mesmo depois do diagnóstico
Os hospitais já aproveitam em sua rotina as novas descobertas sobre os alimentos. O Albert Einstein, em São Paulo, tem um serviço para orientar familiares de pacientes oncológicos sobre a dieta capaz de reduzir o risco de câncer.

A partir deste ano, serão oferecidas aulas sobre o assunto. O A.C. Camargo Cancer Center, também em São Paulo, oferece oficinas de culinária, com a oferta de receitas que ajudariam na prevenção, abertas ao público em geral. “Infelizmente, muitas pessoas só se dão conta da importância da alimentação depois do diagnóstico. Aí, procuram mudar de hábitos. Mas os estudos mostram que o papel mais importante da dieta é na prevenção”, observa Ana Carolina Cantelli, nutricionista do A.C. Camargo.
 
Ainda assim, muitas pesquisas revelaram que uma mudança na dieta pode ter um papel crucial também para quem já é paciente de câncer, seja colaborando no tratamento ou reduzindo o risco de uma reincidência do tumor. “Mudar os hábitos alimentares melhora o prognóstico do paciente. Ele tem uma melhor resposta ao tratamento, vive mais e tem menos chances de recidiva e de um segundo câncer. É uma coisa que frisamos muito com os pacientes, mesmo quando estão curados. Há estudos sobre o ômega-3, por exemplo, mostrando que ele ajuda no tratamento de quem já tem o câncer”, exemplifica Andréa.
 
A atuação no corpo
Uma dieta com base em frutas, verduras, legumes e grãos tem sido tradicionalmente recomendada por médicos como forma de reduzir o risco de desenvolver o câncer. A novidade é que uma enorme quantidade de estudos recentes identifica exatamente quais devem ser consumidos para evitar a doença. Alguns deles emergem das pesquisas científicas com o status de anticancerígenos poderosos.
 
O princípio básico é que o desenvolvimento do câncer depende, com frequência, do fato de um microtumor encontrar condições favoráveis ou desfavoráveis para crescer. É aí que entram os alimentos. Alguns deles têm características que fomentam o câncer. Outros podem desacelerar o processo. Quando são estes últimos que predominam na dieta, a doença teria condições de ser contida e evitada.
 
Nos alimentos com esse potencial, os cientistas encontraram compostos fitoquímicos de propriedades antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidante que agem sobre os mecanismos biológicos agressores. Conforme as moléculas presentes em sua composição, esses alimentos conseguem eliminar toxinas cancerígenas, reforçar o sistema imunológico, brecar a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos necessários ao crescimento dos tumores), combater inflamações, bloquear a invasão de tecidos e induzir o suicídio de células malignas.
 
Entre os produtos citados com mais entusiasmo estão as frutas vermelhas, o açafrão, o brócolis, o ômega-3, o chá verde e o tomate. A nutróloga da oncologia Andréa Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, observa que as pesquisas sobre o efeito preventivo de certos alimentos ainda é incipiente e gera controvérsia, mas os indícios de que eles podem trazer benefícios já justifica a inclusão no prato.
 
“Há trabalhos mostrando que a curcumina, presente na cúrcuma, diminui o risco de câncer. Também foi demonstrado que o licopeno, encontrado no tomate e nas frutas vermelhas, tem ação preventiva. Há trabalhos que mostram que funciona e outros que não funciona. Muitos estudos ainda estão sendo feitos, mas com base nos indícios existentes há certos alimentos que podem ter um papel importante na prevenção e que seria interessante introduzir na dieta”, diz Andréa.
 
Gazeta do Povo