Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de junho de 2012

Cochilo depois do almoço favorece a memória e o coração

Bastam apenas 15 minutos para que o seu organismo se beneficie com a soneca

Em casa, ele já reinava absoluto. Nas empresas e escritórios, além de liberado tem virado febre mundial. Se para alguns o cochilo (aqueles poucos minutos de sono) não faz a menor diferença ou é sinônimo de preguiça, para a maioria é tão valioso que revigora o corpo e fortalece a memória.

O fato foi recentemente comprovado por pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), após testes feitos com 39 jovens saudáveis. Os participantes tinham que decorar cem nomes e rostos na hora do almoço. Em seguida, uma parte deles era liberado para dormir.

Às 18h, o grupo voltava e precisava decorar outros cem nomes e rostos. A conclusão do estudo foi de que os 20 jovens que tiraram uma soneca apresentaram desempenho 10% melhor na tarefa, o que apontou para um melhor funcionamento do cérebro após a soneca.

Mas será que todo o organismo se beneficia com o cochilo após a hora do almoço? O MinhaVida conversou com os especialistas em sono, o pneumologista Denis Martinez, e o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono, que mostram por que o cochilo faz bem para o corpo e para a mente

Almoço: horário nobre do cochilo
Ao contrário do que muita gente pensa, o sono que bate logo depois do almoço não é conseqüência da ação da alimentação no organismo e sim, um instinto natural do nosso organismo, que reage assim quando nossas reservas de energia caem.

"Fomos nos adaptando a correria dos tempos modernos e deixando de cochilar na hora do almoço, mas a sesta é tradicional em muitos países (principalmente nos países europeus) até hoje, por ser uma necessidade biológica do ser humano já que por volta deste horário, as reservas de ATP e glicogênio que nos dão energia sofrem uma baixa", explica Denis Martinez. "Nestes casos, o cochilo não indica nenhum tipo de distúrbio e não interfere na qualidade de sono à noite", afirma.

Mas e o papel da comida nesta história então?
Ela deixa nosso organismo um pouco mais lento já que o processo de digestão requer certo gasto energético para se concretizar, porém, este gasto é praticamente insignificante, o que explica a pouca relação da ingestão de alimentos e o sono na hora do almoço: "juntando a baixa de energia natural e biológica que sofremos na hora do almoço, com a pequena moleza típica da digestão, ficamos mais sonolentos, mas o processo digestivo interfere muito pouco na sonolência que sentimos", explica Denis Martinez.

Noites mal dormidas x cochilos constantes
Se por um lado o sono na hora do almoço é um processo natural e biológico, por outro, sua recorrência em outros períodos do dia de forma intensa, pode ser sinal de que você tem algum distúrbio do sono.

Em geral, pessoas que se sentem sonolentas ao longo do dia ou não se sentem descansadas depois da soneca, sofrem de insônia, apneia do sono ou algum distúrbio do sono, e como não conseguem repor a energia de forma suficiente durante a noite e até mesmo depois de um cochilo, continuam sonolentas.

"Quando isso acontece, o ideal é procurar um especialista e identificar o distúrbio, para manter a qualidade de seu sono e evitar o estado de soneca constante. Tem gente que acha que o cochilo atrapalha o sono à noite e na verdade não é assim que funciona. Muitas vezes, um simples e gostoso cochilo não atrapalha o sono, mas é um indício de que ele já não vai bem", explica Denis.

30 minutos depois, você já está pronto para outra!
Se já está comprovado que 15 minutos são suficientes para deixar nosso corpo em ordem, a média de tempo que levamos para voltar ao estado normal depois do cochilo ainda é bastante discutível:

"alguns especialistas acreditam que apenas cinco minutos já são suficientes para a pessoa voltar a ativa numa boa depois do cochilo, já outros, explicam que este tempo depende da duração do cochilo. Se a pessoa cochilou mais de 20 minutos, deve demorar cerca de uma hora e meia para voltar ao normal. Acredito que uma média razoável são 30 minutos após a soneca", explica Denis.

Haja memória!
A parte do cérebro que mais trabalha ao longo do dia é exatamente a que está ligada a memória. Quando não dormimos bem, ela reflete o nosso cansaço, e é por isso, que em geral, pessoas sonolentas não conseguem focar sua atenção e muito menos se lembrar de algo.

O sono funciona para nós seres humanos como um repositor de energia. Durante a noite, enquanto dormimos, repomos nossas energias através da produção de ATP e glicogênio, que abastecem nosso organismo para o dia seguinte: "se a pessoa não dorme, se sente muito mais cansada e desatenta porque está com suas reservas de glicogênio e ATP em baixa. Quando cochilamos por cerca de 15 a 20 minutos, conseguimos ativar este mecanismo de forma a repor parte das energias perdidas ou que não foram repostas durante a noite", explica Denis.

Memória e concentração: além do cansaço e da irritabilidade, a pessoa que sofre de insônia também apresenta dificuldades de concentração e memorização de fatos recentes.

Para Shigueo Yonekura, isso acontece porque interrompemos um processo natural de memorização e aprendizado. "É durante o sono que gravamos o que aprendemos ao longo do dia. Se o sono falha, a memória e a concentração ficam prejudicadas", diz.

15 minutinhos que valem ouro
Se você é do tipo que acha sinal de preguiça tirar uma sonequinha na hora do almoço, preste atenção em alguns dos benefícios que ela traz a saúde:

-Fortalece a memória

-Diminui os riscos de ataques cardíacos

-Confere mais disposição e energia

- Aumenta a concentração, reduzindo acidente

- Aumenta a sua produtividade no trabalho

Consequências para a saúde de quem não dorme bem
-Obesidade: "durante a noite produzimos a leptina, um inibidor natural de apetite. Quando não dormimos, cai a produção deste hormônio e a pessoa fica mais propensa a ganhar peso", explica Shigueo.

-Envelhecimento precoce e dificuldade de crescimento: Shigueo explica que é também durante o sono que produzimos o GH, hormônio do crescimento, responsável pelo crescimento do nosso corpo e pela elasticidade da nossa pele.

-Baixa de testosterona: outra consequência da insônia, para os homens, é a baixa da produção de testosterona, diminuindo a libido. "É durante o sono que repomos muitos de nossos hormônios, se dormimos mal, deixamos de produzi-los de maneira natural", finaliza Shigueo.

Fonte Minha Vida

Estudo vincula nascimentos prematuros a maior risco de doenças mentais

Os especialistas enfatizam, no entanto, que os riscos são baixos

Bebês nascidos prematuramente correm maiores riscos de desenvolver doenças mentais mais tarde em suas vidas, dizem pesquisadores da Suécia e Grã-Bretanha.

Segundo um estudo publicado na revista científica The Archives of General Psychiatry, há mais chances de que esses bebês sofram de doenças como distúrbio bipolar, depressão e psicose.

Os especialistas enfatizam, no entanto, que os riscos são baixos, ainda que sejam maiores em bebês prematuros.

Eles lembram também que houve muitos avanços nos cuidados oferecidos a bebês prematuros nas últimas décadas e, portanto, os riscos devem ser menores para os nascidos hoje.

Números
Uma gravidez normal dura cerca de 40 semanas. Um em cada 13 bebês, no entanto, nasce prematuro - antes de completar 36 semanas.

Os especialistas do Instituto de Psiquiatria do King's College London, na Grã-Bretanha, e do Karolinska Institute, na Suécia, analisaram dados de 1,3 milhão de pessoas nascidas na Suécia entre 1973 e 1985.

Eles verificaram que 10.523 pessoas do grupo foram admitidas em hospitais com doenças psiquiátricas e que 580 destas tinham nascido prematuramente.

As análises estatísticas revelaram que duas em cada mil crianças nascidas após a gestação padrão desenvolveram doenças mentais.

A incidência subiu para quatro em cada mil entre bebês nascidos antes de completar 36 semanas e seis em cada mil para bebês nascidos com menos de 32 semanas.

Entre bebês muito prematuros, a probabilidade de sofrerem de distúrbio bipolar foi sete vezes maior - em comparação a bebês nascidos após gestação normal. E a probabilidade de sofrerem de depressão foi quase três vezes maior.

Segundo uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, Chiara Nosarti, os índices podem ser maiores, já que casos menos graves de doenças mentais muitas vezes não chegam ao hospital.

Mas ela disse à BBC que, de maneira geral, os riscos são relativamente baixos e que a vasta maioria de bebês prematuros é saudável.

'Não acho que os pais devam se preocupar, mas sabemos que nascimentos antes do tempo implicam em uma maior vulnerabilidade a várias doenças psiquiátricas', disse. 'Talvez os pais devam estar conscientes disso e monitorar sinais, logo cedo, de problemas mais sérios no futuro'.

Sobre as possíveis causas desses problemas, a especialista especula que 'perturbações no desenvolvimento' possam, talvez, afetar os cérebros dos bebês.

Repercussão
A presidente da entidade beneficente britânica de saúde mental SANE, Marjorie Wallace, disse: 'Já sabíamos que partos prematuros podem estar associados à esquizofrenia, mas obter evidências vinculando isso a uma gama de doenças psiquiátricas que resultaram em hospitalização é impressionante'.

Uma ONG britânica que aconselha pais sobre cuidados com bebês, a entidade beneficente Bliss, disse que já foi estabelecido que o nascimento prematuro afeta o desenvolvimento do cérebro.

Entretanto, o presidente da entidade, Andy Cole, ressaltou o fato de que algumas das pessoas incluídas no estudo nasceram 40 anos atrás.

'Práticas clínicas para limitar danos neurológicos a recém nascidos sofreram transformações nas últimas quatro décadas, com resultados melhores observados hoje', disse.

'Houve desenvolvimentos em (técnicas de) resfriamento do cérebro para evitar danos, assim como melhorias na ventilação para assegurar que chegue oxigênio suficiente ao cérebro', explicou.

Fonte

Tumor na cara deixa garoto de 5 anos com "duas cabeças"

tumorgigante
Reprodução/Mirror
Wang não consegue mais enxergar com um dos olhos,
e a cabeça pesa para o lado
Wang e seu avô agora pedem doações nas ruas para tratarem o problema

O pequeno Wang Xingao, de 5 anos, sofre com um inchaço gigante em seu rosto, que praticamente duplicou o tamanho de sua cabeça. De uma família de fazendeiros pobres na China, ele já visitou muitos hospitais — mas ainda não conseguiu se tratar, principalmente por causa dos custos.

Seu avô, Liu Jun, agora pede ajuda para seu neto do lado de fora de uma movimentada estação de metrô, segundo o tabloide inglês Mirror.

— Era só um carocinho quando apareceu, então quando ficou do tamanho de um ovo pequeno, tentamos conseguir ajuda. Eu e minha filha, que é mãe do garoto, fomos a vários hospitais, mas foi em vão. Tudo o que conseguimos foi ir de hospital a hospital enquanto víamos ficar maior. E agora está tão grande quanto a cabeça dele.

Segundo o avô Liu Jun, o problema não é só estético: está afetando seriamente a saúde do garoto.

— Pesa tanto que está puxando a cabeça dele para um dos lados, e agora está em um ponto em que ele sofre muita dor. Ele nem consegue mais enxergar com aquele olho.

Uma das pessoas que passava pelo metrô conseguiu que o garoto fosse examinado em um hospital de Xangai. O pessoal do hospital afirmou que, sem tratamento, o garoto não vai conseguir viver por muito tempo.

— Mesmo com o tratamento será muito difícil fazer alguma coisa, porque qualquer câncer na cabeça é muito difícil de se tratar. Especialmente um avançado como este.

Por enquanto, o garoto e o avô estão pedindo doações nas ruas para tentar iniciar o procedimento. O grupo Jornalistas Sem Fronteiras concordou em ajudar a levantar fundos.

Fonte R7

Garota passa por cirurgias para corrigir rosto deformado

meninaKatie, de 16 anos, possui higroma cístico, condição que causa má formação na face

Katie Meehan, de 16 anos, de Londres, passou por várias cirurgias para corrigir o rosto deformado.

A garota nasceu com higroma cístico, uma condição em que há o acúmulo benigno de tecido linfático, frequentemente encontrados na região cervical e nas axilas. No caso da menina, foram encontrados na cabeça e no pescoço, deixando o rosto malformado e a língua alargada, segundo o site Daily Mail.

Esta condição que Katie tinha era também com risco à vida, pois se ela contraísse um resfriado ou uma gripe, seu rosto incharia o dobro, suas vias áreas poderiam fechar e, consequentemente, ela poderia parar de respirar.

A primeira operação de Katie, que durou cinco horas, ocorreu em 2000, no Hospital St.Tomas, realizada pelo professor Ian Jackson. Em 2001, ela passou por uma segunda cirurgia e, dois anos depois, passou pela terceira.

Mesmo tendo passado por três cirurgias, a garota ainda precisaria de outra operação na língua e outra dentro da boca.
Sua mãe, Dawn McIntyre, de 49 anos, disse:

— Nós não estamos correndo com isso. Katie é uma garota feliz e confiante, por isso não há pressa. E também vamos nos concentrar em sua educação.

Katie comemorou o fim da escola com seus amigos em um baile de formatura no Hotel Hilton, em Gateshead. Muito feliz, a garota disse:

— O baile foi fantástico e foi ótimo ver todos os meus amigos felizes e bem vestidos.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Ibiapina - CE

Foi publicado edital N° 001/2012 de concurso público de provas e de provas e títulos para provimento de cargos efetivos vagos e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do Poder Executivo do Município de Ibiapina, Estado do Ceará, sob a execução da sociedade empresária Pró-Município Serviços LTDA.
São ofertadas 442 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ R$ 6.500,00. Para as pessoas com deficiência fica reservado 5% do total de vagas oferecidas no concurso público de provas e títulos.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 18 de junho e às 23h e 59min do dia 20 de julho de 2012, observado o horário local.
Taxas
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 26 de agosto de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de agosto de 2012.
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez por semelhante período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Joaçaba - SC

Estão abertas a partir do dia 04 de junho as inscrições para o processo seletivo n°003/2012 da prefeitura de Joaçaba, Estado de Santa Catarina. Será selecionado um servidor de nível superior para o cargo de Médico Veterinário, com salário de até R$ 2.197,04 e carga horária de 35 horas semanais.
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 18 de junho de 2012, na Prefeitura de Joaçaba (SC) no setor de protocolo, localizada na Avenida XV de Novembro, n0 378, na cidade de Joaçaba-SC, no horário das 13 às 18 horas.
Prova
A prova objetiva está prevista para 24 de junho de 2012, no Prédio do CERT- Centro de Educacional Roberto Trompowsky, às 08:00 horas.
O gabarito provisório será divulgado na data provável de 25 de junho de 2012.
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

CETAS - RO abre processo seletivo

Acaba de ser lançado o edital de processo seletivo do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETAS. As 03 vagas imediatas destinam-se ao cargo de instrutor em odontologia, mas será formado cadastro reserva com outros 06 classificados.
Para se inscrever os interessados deverão comparecer no Centro de Educação Técnica Profissional na área de Saúde, Cetas e Gerência Regional de Saúde de Jí-Paraná, situada à Rua Rafael Vaz e Silva, nº 3047, Bairro Liberdade, no período de 04 a 22 de junho de 2012.
Os candidatos serão avaliados através dos títulos apresentados. A remuneração será de R$ 29,00 por hora/aula.
Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no dia 29 de junho de 2012 no Diário Oficial e nos Sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br e fixado nas dependências do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde - CETAS.
O Processo Seletivo Simplificado do CETAS terá validade de 01 ano.

Prefeitura de Fernão (SP) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital nº 002/2012 para realização do processo seletivo da Prefeitura de Fernão, Estado de São Paulo. O objetivo é o preenchimento de cargos vagos na área de saúde pública do referido município, com remuneração de até R$ 1.700,00.
Cargos
Fisioterapeuta, Educador Físico, Médico Ortopedista.
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 07 de Junho de 2012, através do endereço eletrônico www.valedobandeirantes.com.br, mediante pagamento da taxa de R$ 30,00.
Prova
As provas objetivas estão agendadas para 17 de junho de 2012, às 8h, nas dependências da Escola Professora Maria do Carmo da Silva Julião, situada à Rua José Bonifácio, 111, Centro, Fernão, São Paulo.
Validade
A validade deste processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação, uma única vez, por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Prefeitura de Júlio Mesquita (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Júlio Mesquita, Estado de São Paulo, abre inscrições para a realização de processo seletivo, visando o preenchimento de cadastro de reserva na função de Fisioterapeuta, com remuneração de R$ 1.567,02.
Inscrições e Taxa
As inscrições devem ser feitas na sede da prefeitura municipal de Júlio Mesquita, situada à Rua Francisco Fonseca, nº 213, Centro. Outra opção será o endereço eletrônico da organizadora: www.srconcursos.com.br. O período das inscrições será de 04 a 11 de junho de 2012.
A taxa de inscrição custará R$50,00.
Provas
As provas devem ser aplicadas no dia 24 de junho de 2012 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Boiça, situada à Rua Jorge Moraes de Barros' n° 618, Centro de Júlio Mesquita-SP.

Este processo seletivo terá validade de 1 ano, contado a partir da homologação final dos resultados, mas poderá ser prorrogado.

Edital / Publicações

Prefeitura de Bodocó (PE) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº. 001/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Bodocó, Estado do Pernambuco. A seleção visa preencher 08 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 763,00.
Serão destinados 3% do total das vagas para pessoa com deficiência.
Os candidatos deverão se inscrever, gratuitamente, do dia 05 a 14 de junho de 2012, das 07:30h às 15:00h, os candidatos deverão comparecer ao prédio sede da Prefeitura de Bodocó, localizada a Av. Floriano Peixoto, Nº:78, Centro, Bodocó - PE.
A prova objetiva será realizada na cidade de Bodocó, na data provável de 17 de junho de 2012, no Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz, sito a Av. José Pires da Silva, s/n, Centro, Bodocó/PE, às 09:00 horas.
O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 18 de junho de 2012, no sites da Asconprev - www.asconprev.com.br e da Prefeitura de Bodocó - www.bodoco.pe.gov.br, no Átrio da Prefeitura de Bodocó e Átrio da Câmara de Vereadores.
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da publicação do edital de homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás 2012

A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, publicou extrato do edital nº. 001/2012 para realização de concurso público oferecendo 76 vagas, sendo 36 imediatas e 40 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 10.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Chefe de Campo, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari), Operador de Máquinas, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Edemias, Porteiro Servente, Agente Arrecadador, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal da Vigilância Sanitária, Gestor de Resíduos, Fiscal de Postura, Médico (cirurgião e clínico geral), Procurador do Município, Odontólogo, Enfermeiro e Gestor Público.

Inscrição

As inscrições foram reabertas, podendo ser realizadas através do site www.fundaso.com.br, até o dia 08 de junho de 2012, mediante o pagamento de taxa:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00 e 100,00.
Lembrando que os portadores de deficiência têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público.

Prova

As provas objetivas e discursivas estão previstas para 08 de julho de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás – GO, e no comprovante definitivo disponível na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.
O gabarito preliminar será afixado em mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás - GO e divulgado na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.

Cis – verde abre processo seletivo

Encontra-se aberto o processo seletivo nº 001/2012 que provê 03 vagas para candidatos de níveis de escolaridade médio e fundamental no Consórcio Intermunicipal de Saúde Verde CIS - verde, Minas Gerais. Os cargos disponíveis são para Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente e Técnico de Enfermagem. A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 875,00.
Para participar do processo de seleção será necessário se inscrever no endereço eletrônico www.ecapconsultoria.com.braté o dia 13 de junho. A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 30,00.
O processo seletivo terá como forma de avaliação e classificação a aplicação de provas objetivas de múltipla escolha. Serão 20 questões de português, matemática e conhecimentos gerais e específicos. A data prevista para realização destas provas será dia 01 de julho de 2012.
Os gabaritos serão divulgados no mesmo dia através do site da organizadora: www.ecapconsultoria.com.br.
A validade desde processo seletivo será de 06 meses, mas poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu inscrições para o concurso público N° 074/2012, destinado ao provimento de 12 vagas docentes junto as Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Odontologia e Farmácia, Institutos de Bioquímica Médica e de Microbiologia, Escolas de Serviço Social, Belas Artes e Politécnica e Museu Nacional. As remunerações previstas são de R$ 7.333,67 para a classe Adjunto e de R$ 11.755,05 para Titulares.
São 02 oportunidades para Titular e outras 10 para Adjunto, com atuação nas áreas de Métodos Quantitativos, Ortodontia, Tecnologia Industrial Farmacêutica, Bioquímica de Sistemas, Virologia Geral, Serviço Social, Escultura, História da Arte - Estética, Telecomunicações e Antropologia Social em jornadas de 40h semanais e regime de Dedicação Exclusiva.
Os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria da respectiva Unidade Acadêmica a qual pretende concorrer a vaga, até 6 de julho de 2012. As taxas variam de R$ 180,00 para (Adjunto) e R$ 290,00 para (Titular); e título da Conferência (Titular).
A previsão é de que seja aplicada prova escrita para a classe de Adjunto; Conferência para a classe de Titular; prova prática, facultativa e somente para Adjunto; e apreciação de títulos e trabalhos referidos no Curriculum Vitae e arguição do memorial para todos os concorrentes.
As datas das provas serão divulgadas aos candidatos, com antecedência mínima de 30 dias, por via postal registrada, com aviso de recebimento, encaminhada ao endereço indicado no requerimento de inscrição, e com um intervalo de, no mínimo, 60 dias contados da data de publicação do edital.

Instituto Nacional de Tecnologia - RJ lança edital de concurso

O Instituto Nacional de Tecnologia - INT, Unidade de Pesquisa integrante da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, publicou edital n° 01/2012 de concurso público para provimento de vagas no cargo de Pesquisador Adjunto I da Carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, e nos cargos de Tecnologista Sênior I, Tecnologista Pleno 3 - I, Tecnologista Pleno 2 - I, Tecnologista Pleno 1 - I, Tecnologista Júnior I e Técnico 1 - I da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico do Plano de Carreiras para a Área de Ciência e Tecnologia.

No total, são oferecidas 35 vagas, sendo 02 para o cargo de Pesquisador (nível superior), 18 para o cargo de Tecnologista (nível superior) e 15 para o cargo de Técnico (nível médio/técnico). O salário varia de R$ 2.504,68 a R$ 9.905,28, com jornada de trabalho composta de 40 horas semanais, 8 horas diárias.
Para nível médio/técnico, as vagas são para os cargos de técnico I - catálise heterogênea, corrosão e degradação, energia alternativa e avaliação de conformidade, engenharia de manutenção, ensaio de materiais e produtos, ensaios de caracterização de materiais, informação e prospecção tecnológica, laboratório de modelos 3D, química analítica, química inorgânica, tecnologia de materiais poliméricos e tecnologia de pós.

No nível superior, as ofertas são para os cargos de pesquisador adjunto I - catálise heterogênea, tecnologista júnior I - certificação de produtos, engenharia de avaliações e desempenho de motores, gestão da qualidade, química inorgânica, tecnologista pleno I - biocatálise, biocorrosão e biodegradação, caracterização de materiais, corrosão e degradação, energias renováveis, combustíveis e biocombustíveis, engenharia de manutenção, ensaio de produtos médicos hospitalares, espectrometria de massas, modelos tridimensionais, tecnologia de materiais poliméricos, tecnologista pleno II - energia alternativa e avaliação de conformidade, tecnologia de pós, tecnologista pleno III - ensaio de corrosividade pelo H2S, CO2 e tecnologista sênior I - ergonomia e biomecânica.
As inscrições serão realizadas somente via internet, no período compreendido entre 6 de julho a 6 de agosto de 2012, no site www.idecan.org.br. Caso não haja inscritos ou o número de inscritos apurados para cada cargo seja inferior ao número de vagas o cronograma geral do concurso será automaticamente prorrogado uma única vez por 30 dias corridos.

A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 150,00, de acordo com o cargo desejado.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, com data inicialmente prevista para o dia 2 de setembro de 2012, com duração de 4 (quatro) horas para sua realização, em 2 turnos, conforme disposto no quadro a seguir:

DATA PROVÁVELHORÁRIOCARGOS
2 de setembro de 2012
(Domingo)
MANHÃ:
09h00min às 13h00min
Pesquisador Adjunto I, Tecnologista Sênior I, Tecnologista Pleno 3, Tecnologista Pleno 2, Tecnologista Pleno 1, Tecnologista Junior I.
TARDE:
15h00min às 19h00min
Técnico
O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato será divulgado a partir do dia 27 de agosto de 2012 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas escritas e comparecimento no horário determinado.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia subsequente ao da realização da prova escrita (segunda-feira).
A validade do concurso público é de 1 (um) ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Radiologia: confira quais são as tendências desse mercado

Foco no conforto e segurança do paciente, redução da dose de radiação, integração das soluções, produtividade x custos, crescimento da fabricação local, entre outros, são tendências da indústria de radiologia

Mais de 12 mil pessoas, dentre estas, mais de quatro mil radiologistas de 27 países, todos circulavam por estandes com variados tamanhos e cores. Os cerca de 110 expositores não pouparam investimentos para propagandear seus lançamentos e novidades durante o maior encontro da área de diagnóstico por imagem para a América Latina e 4º maior do mundo.

Com direito à apresentação de escola de samba e acrobacias circenses, a 42° Jornada Paulista de Radiologia (JPR), realizada entre os dias 3 e 6 de maio, em São Paulo, chamou a atenção para o que há de mais moderno em soluções e equipamentos médicos para o segmento de radiologia.

Um setor que, em 2011, movimentou US$ 1 bilhão no Brasil, segundo a Abimed (Associação Brasileira de Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares) e que deve crescer, em média, 9,5% ao ano, de acordo com estimativa da Abimo (Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios).

Mesmo sob a lógica de mercado, onde o lucro e a competição são fatores cruciais para os negócios, o foco no paciente parece ser a estratégia prioritária dos fabricantes. “Listaria como tendência aspectos como conforto, segurança do paciente e melhoria da definição de imagem dos equipamentos”, ressalta o vice-presidente da GE Healthcare para a América Latina, Daurio Speranzini.

Lançada há apenas seis meses, mas com importantes contratos de venda, a ressonância magnética Discovery MR750w + GEM, de 3 Tesla, é exemplo de conforto ao proporcionar, segundo Speranzini, alívio ao paciente por ser maior do que os aparelhos tradicionais.
O executivo conta que 14 máquinas já foram negociadas sendo oito com laboratório Dasa, cinco com o Fleury e uma com o Hospital do Coração (HCor).

Para a geração de imagens com mais detalhes e brilho, o que possibilita maior precisão ao diagnóstico, as fabricantes de monitores apostam em tecnologias LED, OLED (superior ao LCD), Full HD e 3D.

Um exemplo é a japonesa Eizo que agitou seu estande com o monitor multitouch capaz de aumentar ou diminuir as imagens com toque dos dedos, o MS231WT.

Trabalhar com menores doses de radiação é outro fator perseguido pelas empresas no intuito de proteger o paciente. As últimas tecnologias, apresentadas durante a JPR, aumentam a precisão do tratamento e diminuem os efeitos colaterais. São exemplos disso a radioterapia de intensidade modulada (IMRT), uma técnica que libera doses variadas de radiação; e a radioterapia guiada por imagens (IMRT), em que imagens tridimensionais de um tumor, por exemplo, são geradas por máquinas capazes de direcionar os feixes de radiação para o ponto exato.

A alemã Siemens levou à Jornada Paulista de Radiologia um sistema de imagem intervencionista, batizado de Syngo DynaCT 360, que utiliza tecnologia robótica e permite um procedimento de angiografia (visualização por radiografia da anatomia do coração) gire 360 graus em seis segundos, fornecendo imagens de tecidos moles com grande campo de visão (35×25 cm, 13,8 x 9,9 polegadas), durante o tratamento minimamente invasivo, bem como para acompanhamento de tumores.

As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que em 2012 vão ocorrer cerca de 520 mil novos casos de câncer no País e 312 mil brasileiros receberão indicação para radioterapia. A previsão, que já não é motivadora, acarreta em outra conta: 90 mil pacientes vão deixar de receber o tratamento devido à defasagem no número de serviços de radioterapia.

O Inca aponta que o Brasil possui uma carência de aproximadamente 140 aparelhos de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o País conta com aproximadamente 230 aceleradores lineares, atendendo apenas 66% da demanda.

Integração das soluções
A oferta de infraestrutura para exames de imagem é um gargalo que o Brasil precisa enfrentar, tendo em vista a demanda crescente, impulsionada pelo aquecimento econômico e o consequente aumento no número de empregos e poder aquisitivo das classes C e D. Paralelo a este cenário, as empresas sofrem, ainda, com as pressões sobre os custos dos sistemas de saúde.

Plataforma de soluções integradas e a busca pela fabricação local tem sido a estratégia comum de alguns fabricantes do segmento de diagnóstico diante dessa constatação.

“O brasileiro, hoje, busca por uma saúde melhor e de menor custo. O hospital e a clínica têm que ter uma solução mais integrada. O médico precisa de uma infraestrutura não apenas de TI, mas hospitalar”, garante o vice-presidente sênior de Healthcare da Philips, Vitor Rocha.

Conseguir fazer mais com menor custo. Esta é uma das premissas da Carestream – líder global em imagens de raios x. Entre as novidades presentes na JPR estão os detectores wireless de raios x, conhecidos como DRX-1.

“O detector possibilita transformar um raio-x tradicional em digital, assim o hospital não precisa trocar o equipamento e consegue, no mínimo, dobrar a capacidade de exames”, explica o diretor geral da Carestream Health Brasil, Robert Eisenbraun.

Integração também é tendência para a tecnologia PACs (Picture Archieving Communication System, na sigla em inglês). A catarinense Pixeon lançou em março deste ano, a terceira versão do software Aurora 3.0, que, segundo o CEO da empresa, Fernando Peixoto, é o único PACS do mercado que não precisa fazer transferência de imagens multi-slices para o servidor e depois para as estações diagnósticas. O processamento das imagens já é realizado diretamente no servidor, o que elimina tempo e custo.

“Hoje a reconstrução da imagem dos concorrentes normalmente está na estação diagnóstica. O custo do hardware na ponta é muito maior. Essa tecnologia não tem mais o segundo passo. Esse tempo de processamento que oscilava entre 30 segundos a um minuto e meio, agora, se transforma 5 segundos por exame”, disse Peixoto ao Saúde Web, às vésperas do lançamento do Aurora 3.0.

Apesar dessa tendência global de integração das tecnologias e serviços, a realidade do Brasil ainda está distante do que se almeja. A impressão dos exames, por exemplo, ainda é largamente feita nos tradicionais filmes.

“O material é nocivo ao meio ambiente e o custo é oneroso. A forma mais simples e econômica é o papel”, conta o coordenador de marketing da japonesa OKI, Márcio Marquese. Entretanto, a impressão em papel torna-se cada vez mais irrisória nos países em que o sistema de saúde possui uma rede de informações digitalizada, como é o caso do Canadá. Mas, de acordo com a realidade brasileira, o papel ainda é o meio mais adequado, na opinião de Marquese.

Estimativas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) apontam que menos de 20% dos equipamentos médicos de diagnósticos são digitais, incluindo raios-x.

Fabricação Local
Tornar o Brasil polo de fabricação e posteriormente de exportação é o desejo de Speranzini, da GE. O vice-presidente da companhia acredita que esta é a forma do Brasil se destacar entre emergentes como a China, que é o “quintal de fabricação do mundo” e a Índia, referência em serviços devido a sua mão de obra barata.

A fábrica da companhia, em Contagem (MG), inaugurada há dois anos, recentemente obteve o aval de órgãos reguladores para a fabricação de tomógrafos. Atualmente, ela está em plena operação produzindo raios-x analógicos e digitais. A GE aguarda a liberação de outros tipos de equipamentos.

Entre as fabricantes, a Philips é a que possui o maior portfólio nacional, cerca de 70% dos aparelhos vendidos são produzidos localmente, entre eles estão: a linha completa de raio-x, ressonância magnética de 1,5 e 3 Tesla, tomógrafos de 16 e 64 cortes, linha de monitores Dixtal e de anestesia.

Já a Siemens, em plena JPR, anunciou a expansão do parque fabril, de Joinville (SC), para a produção de equipamentos de ressonância magnética, tomografia, raio-x analógico e digital. A fábrica, que contou com investimentos de R$ 50 milhões, deve começar a operar a partir do segundo semestre deste ano.

“A consolidação da produção local é importante para atender essa demanda crescente do setor”, ressalta o presidente da divisão de Saúde no Brasil, Armando Lopes.

Seguindo a tendência dos concorrentes globais, a Toshiba Medical também decidiu pela fabricação local. A fábrica de aparelhos de diagnóstico por imagem será inaugurada até o fim deste ano, em Campinas (SP). O objetivo da empresa é também desenvolver localmente softwares
complementares aos equipamentos.

“Há dez anos, 80% das multinacionais tinham sedes no exterior. Agora, quase 90% delas possuem uma sede na América Latina, onde o principal alvo é o Brasil”, enfatiza o presidente da Sociedade Paulista de Radiologia, Ricardo Baaklini.

A JPR evidenciou que inovação e pesquisa e desenvolvimento já estão a caminho do Brasil. Foco no paciente, integração das soluções, redução de custos e aumento de produtividade pavimentam essa estrada, que ainda será longa.

Fonte SaudeWeb

Equipamento pode ajudar na produção de remédios

Síncroton é um aparelho usado para analisar as características microscópicas dos materiais. Essas características têm o objetivo de ajudar em pesquisas por novos remédios contra o câncer

Contemporâneo ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), fundado em 1987, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) está criando um projeto de modernização de laboratório. Batizada como “Sirius”, a construção ainda não começou, mas a previsão é de que seja erguido até 2018, no mesmo campus em que fica o LNLS, em Campinas (SP), com um custo aproximado de R$ 400 milhões. As informações são do Portal G1.

Síncroton é um aparelho usado para analisar as características microscópicas dos materiais. O equipamento emite luz visível, em infravermelho, em ultravioleta e raios X. Essas características têm o objetivo de ajudar em pesquisas que vão desde a busca por novos remédios contra o câncer até o desenvolvimento de materiais usados para extrair o petróleo do pré-sal

Entre 1997 e 2011, o uso da estrutura do LNLS mais que dobrou. No último ano, o local foi usado por 1.335 cientistas envolvidos em 443 propostas de pesquisas, que levaram à publicação de 337 artigos.

De acordo com o diretor científico do LNLS, Harry Westfahl Jr, a lâmpada utilizada para a produção do infravermelho no controle remoto não é a mesma lâmpada que o médico usa para produzir o raio X. Ele conta que o síncroton produz toda essa radiação em um único acelerador, é uma única fonte que produz todas essas faixas de energia.

A tecnologia usada em um síncroton é a mesma que é usada no LHC, acelerador de partículas construído pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) entre a Suíça e a França, que é considerado a maior máquina do mundo.

Nos dois equipamentos, os pesquisadores aceleram partículas de átomos dentro de um tubo. O processo de aceleração de partículas libera radiação naturalmente.

O projeto inicial dos aceleradores era estudar apenas as partículas. É o trabalho que o LHC desempenha, com a radiação gerada é vista como um efeito colateral. O síncroton, no entanto, faz o contrário. Ele descarta as partículas e utiliza a radiação para criar uma poderosa ferramenta para a visualização de materiais — que Westfahl define como “olhos microscópicos”.

No síncroton, os elétrons são acelerados em um anel interior por meio de micro-ondas. Quando são liberadas para o anel externo, essas partículas estão com altíssima quantidade de energia – no LNLS, esse número chega a 1,7 gigaeletronvolts (GeV), mais de seis vezes mais que a energia de uma partícula liberada em uma bomba atômica.

O LNLS tem 16 “estações experimentais” (como são chamadas essas linhas) que servem a diversos estudos de instituições científicas e também de indústrias – Petrobras e Natura são algumas das empresas que utilizam o espaço em suas pesquisas.

De acordo com o gerente regional de vendas da National Instruments, Leandro Fonseca, a máquina pode ter um papel importante no desenvolvimento tecnológico do Brasil. E acredita que o síncroton é uma máquina extremamente concorrida. E conseguir prioridade para os experimentos do Brasil rodarem no exterior é difícil. Então a vantagem de ter essa máquina aqui é isso: as empresas nacionais podem patrocinar o síncroton e, em contrapartida, ter direito a horas de uso

Sirius
Harry Westfahl, do LNLS, acredita que a construção do Sirius vá acelerar ainda mais esse processo. O novo laboratório terá mais de 40 linhas de luz, praticamente o triplo da capacidade do atual síncroton brasileiro. Além disso, será também mais eficaz na execução dos experimentos.

O LNLS é considerado um síncroton de segunda geração – uma evolução das primeiras máquinas do tipo, elaboradas a partir da década de 1950. Já o Sirius faz parte da terceira geração, já disponível em laboratórios do exterior, bem mais moderna e eficiente.

Fonte SaudeWeb

Medicina Clínica: veja salário de 9 cargos

Um médico ginecologista obstetra ganha em média R$ 9.270,67. Confira a remuneração de outros cargos

Pesquisa da Catho Online, empresa de classificados online de currículos, traz média salarial de profissionais de diversas áreas da saúde. O levantamento é atualizado a cada três meses.

Confira a remuneração do setor de Medicina Clínica:

Cargo: Coordenador, Supervisor ou Chefe de Medicina Clínica
Média Salarial: R$ 9.592,50

Cargo: Médico Ginecologista Obstetra
Média Salarial: R$ 9.270,67

Cargo: Médico de Medicina Clínica
Média Salarial: R$ 5.834,52

Cargo: Médico Dermatologista
Média Salarial: R$ 9.158,48

Cargo: Médico Oftalmologista
Média Salarial: R$ 10.980,67

Cargo: Médico Pediátra
Média Salarial: R$ 6.940,84

Cargo: Técnico de Medicina Clínica
Média Salarial: R$ 2.213,50

Cargo: Auxiliar de Medicina Clínica
Média Salarial: R$ 852,10

Cargo: Estagiário de Medicina Clínica
Média Salarial: R$ 723,41

Metodologia
O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21 regiões geográficas do Brasil, além de 7 faixas de faturamento para classificação de porte de empresa.

Fonte SaudeWeb

São Caetano inaugura Núcleo de Atenção à Saúde do Homem

Ao todo, cerca de 15 profissionais da Saúde, entre médicos e enfermeiros, vão trabalhar no local, que possui cerca de 150 metros quadrados. A expectativa da Prefeitura é conseguir atender até 1.000 usuários por mês

O município de São Caetano está inaugurando o primeiro serviço público da região destinado à população masculina. O Núcleo de Atenção à Saúde do Homem passa a funcionar na ala que estava desativada no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio. O local pretende atender desde garotos a idosos. As informações são do jornal Diário do Grande ABC.

Casos como problemas urológicos, infertilidade, infecção urinária, distúrbios sexuais (ejaculação precoce e impotência), fimose e câncer de próstata, entre outras patologias, agora poderão ser absorvidos pelo serviço de forma unificada. Antes, a população já contava com a assistência, mas de forma pulverizada em outros endereços.

A assessora especial de Coordenação da Ação Social, Regina Maura Zetone conta que agora poderão ser realizados testes urodinâmicos. Ela ressalta que a referência antiga Hospital Estadual Serraria, (em Diadema), mas lá são feitos apenas dois por semana. O exame avalia o funcionamento da bexiga, uretra e próstata, além de ser utilizado para verificar indicação de cirurgias.

O exame, muitas vezes feito com ajuda de um cateter, geralmente causa constrangimento ao homem. Um dos objetivos principais do serviço é oferecer ao paciente a ajuda de profissionais treinados e especializados para lidar com esse tipo de situação. Além de exames e consultas ambulatoriais com urologistas e outros especialistas, serão feitas cirurgias de pequeno e médio porte, ou aquelas que necessitem de anestesia local.

Ao todo, cerca de 15 profissionais da Saúde, entre médicos e enfermeiros, vão trabalhar no local, que possui cerca de 150 metros quadrados. Para agendar consultas, o munícipe precisa receber encaminhamento da rede de atenção básica. A expectativa da Prefeitura é conseguir atender até 1.000 usuários por mês.

Preocupação tardia
A preocupação e o cuidado regular com a saúde geralmente não é característica dos homens. Ao contrário das mulheres, é comum que o público masculino – especialmente os mais velhos – ignore sinais do corpo que possam evidenciar o surgimento de alguma doença. A cada três pessoas adultas que morrem, duas são homens.

De acordo com o Ministério da Saúde, quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é até 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas.

Foi para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde que o governo federal criou, em 2009, a Política Nacional de Saúde do Homem, alinhada à Política Nacional de Atenção Básica e integrante do Programa Mais Saúde. A iniciativa foca os homens que têm entre 20 a 59 anos.

Fonte SaudeWeb

Médicos de todo o Brasil acompanham audiência sobre MP 568

Nesta terça-feira (05/06), profissionais vão acompanhar audiência na qual serão debatidos pontos polêmicos da medida que reduz pela metade o salário de cerca de 50 mil médicos do SUS

Médicos de todo o país estarão em Brasília, hoje 5/06, para acompanhar audiência pública no Congresso Nacional, durante a qual serão analisados e debatidos pontos polêmicos da Medida Provisória 568/12, que reduzem pela metade o salário de cerca de 50 mil médicos que atuam em hospitais públicos federais e de ensino, entre outras instituições.

A audiência pública está prevista para começar às 14h00, de terça-feira próxima, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. No entanto desde o período da manhã, os médicos pretendem estar no Congresso para conversar com os parlamentares de seus estados e apresentarem seus argumentos contra o ato do Governo.

No dia 12 de junho, os conselhos de medicina, com apoio de outras entidades representativas, organizarão um protesto nacional contra a MP 568 e em defesa da qualidade da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). As entidades querem chamar a atenção da sociedade para o impacto negativo da decisão para o atendimento da população, especialmente nos hospitais universitários e de federais.

Em nota aprovada também na reunião de 1º de junho, o CFM e os 27 CRMs expressam sua preocupação e repúdio com relação aos artigos da MP 568, que cortam a remuneração dos médicos em até 50%. No texto, os representantes da categoria ressaltam que a PM “desconsidera arcabouço legal, como a Lei 3999/61, que estabelece carga horária semanal de 20 horas para médicos, e a Lei 9436/97, que permite aos médicos que já trabalham 20 horas solicitar outras 20 horas, ficando com um total de 40 horas semanais, estendendo-se integralmente tal benefício à aposentadoria e às pensões. Além disso, a Constituição Federal, em seu artigo 37, veda a redução de vencimentos”.

Confira a íntegra do documento abaixo:

Manifesto contra a redução dos salários dos médicos do serviço federal
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) aprovaram, em reunião no dia 1º de junho, documento pelo qual manifestam publicamente seu repúdio aos artigos da Medida Provisória 568/12, que reduzem em até 50% os salários dos médicos servidores públicos federais (ativos e inativos).

Este ato do Governo gera graves consequências para a qualidade da assistência oferecida à população, já penalizada pelos inúmeros problemas relacionados ao SUS. Da mesma forma, penaliza o ensino médico, inclusive na fase de pós-graduação (Residência Médica), comprometendo-se assim a formação dos futuros médicos.

É inegável o desestímulo que a MP 568/12 traz para os 48 mil médicos vinculados ao serviço público federal que, diante da possibilidade de redução significativa de seus ganhos, podem abrir mão de suas funções, abrindo lacunas nas equipes já reduzidas que atendem nos consultórios e hospitais e que se ocupam da formação dos alunos e residentes.

A MP 568/12 representa um retrocesso nas relações de trabalho no país, nos artigos de 42 a 47, por meio dos quais são impostos aos atuais e futuros servidores médicos jornadas em dobro sem acréscimo de vencimentos, redução dos salários em até 50% e corte dos valores pagos por insalubridade e periculosidade.

O texto desconsidera arcabouço legal, como a Lei 3999/61, que estabelece carga horária semanal de 20 horas para médicos, e a Lei 9436/97, que permite aos médicos que já trabalham 20 horas solicitar outras 20 horas, ficando com um total de 40 horas semanais, estendendo-se integralmente tal benefício à aposentadoria e às pensões. Além disso, a Constituição Federal, em seu artigo 37, veda a redução de vencimentos.

A chamada Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), criada para compensar as perdas, inviabiliza o recebimento de gratificações e progressões previstas. Trata-se de um instrumento que implica num tipo de congelamento dos salários dos médicos atingidos.

Apelamos aos parlamentares federais, agora encarregados de avaliar a admissibilidade e o mérito dessa Medida Provisória, para que efetuem as correções necessárias na proposta. Da mesma forma, convidamos o Governo Federal para um debate que efetivamente contribua para a qualificação do ensino médico e da assistência em saúde.

Entre as medidas propostas pelas entidades médicas, constam o aumento do orçamento da saúde e a adoção de políticas públicas que valorizem o profissional, como a criação de uma carreira de Estado para o médico do SUS, garantindo-lhe remuneração adequada e condições de trabalho dignas para assegurar o bom atendimento da população.

Por fim, conclamamos a sociedade – a maior prejudica com a edição da MP 568/12 – a unir forças contra os abusos praticados, sendo que, desde já, os Conselhos de Medicina se colocam na linha de frente na defesa dos direitos assegurados aos trabalhadores e aos pacientes de acesso ao atendimento de qualidade.

Fonte SaudeWeb

São Caetano estrutura “Hospital de Clínicas para 2014″

Hospital São Caetano quer ser referência no atendimento de alta complexidade nos próximos dois anos, segundo informou o Diário do Grande ABC.

O hospital oferece atendimento de ortopedia e cardiologia e passou a contar com serviço especializado em urologia. A expectativa é que seja aberto setor de fisioterapia para terceira idade na próxima semana, centro de diagnóstico e acompanhamento de doenças neurológicas degenerativas, no prazo de 90 a 120 dias, e ala de psiquiatria.

De acordo com o prefeito, José Auricchio Júnior, a incidência de população da terceira idade é alta e, dessa forma, é preciso ter diagnóstico precoce e tratamento para o mal de Alzheimer e outras doenças.

Um mutirão dermatológico, no dia 23, reabrirá o centro para pequenas cirurgias de superfície e a estimativa é recolocar a UTI em funcionamento até o fim do ano, segundo Auricchio. “Estamos reorganizando os serviços de forma paulatina para atender a demanda, o que não engloba serviço de pronto-socorro. Este será o Hospital de Clínicas de São Caetano”, disse ao Diário do Grande ABC.

O valor do investimento não foi informado, segundo o prefeito, isso vai depender da quantidade de profissionais e equipamentos necessários.

Fonte SaudeWeb

Rede de Reabilitação Lucy Montoro é inaugurada em Mogi Mirim

O serviço vai funcionar por meio de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL)

Na última sexta-feira, (1º) a Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi inaugurada, em Mogi Mirim. O serviço vai funcionar por meio de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), criado pelo Hospital Sírio-Libanês e que será responsável pela gestão das unidades.

De acordo com o diretor executivo do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Fábio Gregory, o projeto tem o objetivo de transferir para a saúde pública o conhecimento do Hospital Sírio Libanês.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Em Mogi Mirim, atenderá pacientes de toda a região de Piracicaba e São João da Boa Vista, em dois endereços.

Na Avenida Adib Chaib, será realizada a reabilitação física de média complexidade, com equipamentos e técnicas inéditas no Brasil para atender pacientes com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes e outras severas restrições de mobilidade.

O Centro de Reabilitação terá equipe multidisciplinar, formada por fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores físicos e outros especialistas em reabilitação física.

Na Avenida da Saudade, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro funcionará também como uma unidade de espaço de inclusão social, destinado a atividades e programas de geração de renda e capacitação profissional dos pacientes atendidos e seus familiares.

Donte SaudeWeb

Propagandas antigas: Sois calvo?

calvo
“Sois calvo? Diminuem os vossos cabelos? Enfraquecem? Caem? Desejo que aprendais então a conhecer perfeitamente o meu verdadeiro Hair Grower. Experimente-o e vede bem o que ele pode fazer Não quero que compreis a minha preparação se não há de dar-vos bom resultado. Es porque faço este oferecimento único. Se quiserdes escrever-me nos três dias que se vão seguir, enviar-vos,hei uma caixa do meu verdadeiro Hair Grower, e isso gratuitamente”.
23 de janeiro de 1909.

Fonte Estadão

Concurso Prefeitura de Vila Propício - GO

A Prefeitura de Vila Propício, Estado de Goiás, visando reforçar seu quadro de servidores, informa que estão reabertas as inscrições para concurso público. Serão ofertadas 749 vagas, sendo 182 imediatas e 567 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 5.000,00. Confira o edital.
Cargos
Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Biomédico, Procurador Municipal, Profissional da Educação, Professor, Fiscal de Obras/Postura e Vigilância Sanitária, Monitor Esportivo, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Executor Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Merendeira, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Gari, Auxiliar de Limpeza e Braçal.
A carga horária dessas ocupações poderá ser de 20, 30 ou 40 horas semanais
Inscrição
O candidato deverá realizar sua inscrição via internet, através do site www.ebraconconcursos.com.br, até às 23:59 horas do dia 11 de junho de 2012, horário de Brasília.
Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, sendo reservadas 5% das vagas de cada cargo oferecidas no concurso.
O valor da taxa de inscrição será: R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 35,00 para o cargo de nível médio e R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
Prova
A prova objetiva será aplicada na cidade de Vila Propício, na data, local e horário informados no site www.ebraconconcursos.com.br e no placar deste órgão, até no 10º dia útil após o encerramento das inscrições.
Os títulos a serem avaliados deverão ser enviados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340,Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por sedex, durante todo o período de inscrição do concurso e até o 1º dia útil após o encerramento das inscrições.
Este certame terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de João Monlevade (MG) abre processo seletivo

Com a finalidade de preencher 24 vagas e formar cadastro reserva, a Prefeitura de João Monlevade, cidade localizada a 110 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abre inscrições para processo seletivo Nº. 003/2012. Podem participar do certame profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 656,02 a R$ 3.858,74, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Fisioterapeuta e Enfermeiro.
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.640, bairro Belmonte, João Monlevade/MG, no período entre 11 e 15 de junho de 2012, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 07h00min às 10h30min e das 13h00min às 16h30min.
A prova objetiva será aplicada a todos os candidatos na data provável de 24 de junho de 2012, na Escola Cônego Higino de Freitas, situada à rua Dom Bosco, 813 - Aclimação, de 09h00min às 12h00min.
A classificação dos candidatos será afixada nas portarias da Prefeitura de João Monlevade e da Secretaria Municipal de Saúde, e também no site da Prefeitura www.pmjm.mg.gov.br, provavelmente, no dia 26 de junho de 2012.
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Estado do Espírito Santo, lançou edital n° 01/2012 de processo seletivo objetivando a contratação de profissionais através da Secretaria Municipal de Saúde. Serão distribuídas 07 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), com salário base de R$ 615,68, em jornada de 40 horas semanais.
O Agente Comunitário de Saúde - ACS tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Inscrições
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá, situada na Rua Hermann Miertschink, nº 23, Centro, Santa Maria de Jetibá/ES e nas Unidades de Saúde de São João do Garrafão, Caramuru, São Sebastião de Belém, Recreio e Alto Santa Maria no período de 11 a 15 de junho de 2012, das 8:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 16 horas
Prova
A Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos será realizada na data provável do dia 20 de junho de 2012 (quarta-feira) nas dependências da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá, localizada à Rua Hermmann Roelke, 230, Centro, Santa Maria de Jetibá/ES (Ao lado do Ginásio de Esportes), com início às 08:30 horas.
Validade
O Processo Seletivo terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, sendo facultada ao Conselho Municipal de Saúde a prorrogação do mesmo por até mais dois anos, conforme Resolução 216 de 11 de julho de 2003 da Comissão de Intergestores Bipartite - CIB.

Edital / Publicações

Concurso da Prefeitura de Borebi - SP

Aberto o concurso público nº. 01/2012 para preenchimento de cargos do quadro de funcionários da Prefeitura de Municipal de Borebi, Estado de São Paulo. A cidade localiza-se nas proximidades de Bauru e tem 2.295 habitantes, de acordo ao censo IBGE 2010.
São oferecidas 06 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 2.491,83. A seleção será organizada pela empresa Omega Consultoria e Planejamento Ltda e terá validade de dois anos, contados a partir da homologação final.
Cargos
Instrutor de Dança, Professor, Maestro de Banda e Dentista.
Os interessados poderão inscrever-se até o dia 08 de junho de 2012, das 09:00 às 11h00 e das 13h00 às 15:00 horas, na prefeitura de Borebi, situada na rua 12 de outubro, 429 - centro - Borebi.
As provas objetivas estão previstas para o dia 17 de junho de 2012, em horários e locais a serem divulgados, oportunamente, através de edital de convocação no mural da Prefeitura de Borebi, nos sites www.omegaitu.com.br, www.borebi.sp.gov.br e no jornal Correio Regional.
O gabarito oficial deverá ser divulgado no dia seguinte a realização da prova, nos mesmos veículos de comunicação já listados.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Descalvado – SP

Foram divulgados os editais de concurso público da prefeitura de Descalvado, Estado de São Paulo, para a contratação efetiva de profissionais que reforçem o quadro de servidores públicos municipal. O edital nº 001/2012 dispõe de 84 vagas para candidatos de todos os níveis de formação escolar, totalizando um número de 84 vagas, ao passo que o edital nº 002/2012 ofecere 10 vagas para Guarda civil, perfazendo um total de 94 oportunidades de trabalho.
Cargos:
Visitador sanitário, tratorista, terapeuta ocupacional, técnico em nutrição e dietética, secretário de escola, psicopedagogo, psicólogo, profissional de educação física, professor de educação básica matemática, professor de educação básica língua portuguesa, professor de educação básica língua inglesa, professor de educação básica história, professor de educação básica geografia, professor de educação básica educação física, professor de educação básica ciências, professor de educação básica arte, professor de educação básica, procurador jurídico municipal, pedreiro, operador de usinas de leite, operador de máquinas, operador de estação de tratamento de agua e esgoto, nutricionista, motorista, monitor de creche, médico urologista, médico psiquiatra, médico pediatra, médico otorrinolaringologista, médico ortopedista, médico neurologista, médico infectologista, médico clinico geral, médico cardiologista, laboratorista, instrutor de curso (artesanato), inspetor de alunos, fisioterapeuta, fiscal ambiental, farmacêutico, escriturário, engenheiro civil, dentista, cozinheiro, assistente social, assistente de consultório odontológico, artífice, analista ambiental, almoxarife e guarda civil municipal.
Inscrições:
Os interessados deverão efetuar a inscrição de forma presencial, comparecendo à Biblioteca Pública Municipal Professor Gerson Álfio de Marco, na Rua Guerino Osvaldo, 446 - Centro - Descalvado, São Paulo. O candidato terá ainda como opção de polo de inscrição o PAT - situado a Rua Madre Cecília, 397 - Jardim Belém - Descalvado/SP (prédio da ACID). O período para realizar as inscrições será de 11 a 15 de junho de 2012.
Provas:
A seleção se dará por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório na data de 15 de julho de 2012. A convocação para a prova escrita será devidademente publicizada provavelmente a partir do dia 29 de junho de 2012.
Validade:
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

SIMSAÚDE - Ubá lança edital de processo seletivo

O SIMSAÚDE - Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região, Estado de Minas Gerais, promoveu o edital 001/2012 para a realização de processo seletivo. O objetivo do Consórcio é contratar novos servidores por tempo determinado, oferecendo vencimento que varia entre R$ 622,00 a R$ 1.758,50, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
São ofertadas vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista / Telefonista, Técnico Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia e Enfermeiro.
As inscrições serão efetuadas até o dia 15 de junho de 2012, no endereço eletrônico www.ecapconsultoria.com.br, devendo o candidato pagar taxa de R$ 27,00 (nível fundamental), R$ 31,50 (nível médio) ou R$ 40,50 (nível superior).
A prova objetiva será realizada na data provável 24 de junho de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br.
O gabarito preliminar será divulgado no site www.ecapconsultoria.com.br no mesmo dia de realização da prova objetiva. O processo seletivo será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso FUNED 2012

Foi publicado o edital 01/2012 do concurso público para as carreiras de técnico de saúde e tecnologia e analista e pesquisador de saúde e tecnologia, do quadro de pessoal da Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Minas Gerais. O concurso será executado através do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC.

São oferecidas 151 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, com salários variados de R$ 825,16 a R$ 3.963,91 com carga horária de 40h semanais. Do total de vagas oferecidas 10%, serão reservadas a candidatos portadores de deficiência.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, no período de 02 a 31 de julho de 2012, observado o horário de Brasília.

Taxas e Cargos
Técnico de Saúde e Tecnologia – TST – Nível I Grau A R$ 40,00;
Técnico de Saúde e Tecnologia – TST – Nível II Grau A R$ 45,00;
Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – APST – Nível I Grau A R$ 62,00;
Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – APST – Nível III Grau A R$ 70,00;
Analista e Pesquisador de Saúde e Tecnologia – APST – Nível IV Grau A R$ 70,00.

Provas e Gabaritos
A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 02 de setembro de 2012, com duração de 4 horas e será realizada no Estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. O local, a sala e o horário de realização da prova objetiva serão disponibilizados no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, até 25 de agosto de 2012. O Gabarito das Provas Objetivas será divulgado em até 05 dias úteis após a aplicação da mesma.

Validade
Este Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Guanhães - MG abre processo seletivo

A Prefeitura mineira de Guanhães receberá inscrições para o processo seletivo N° 003/2012, destinado ao provimento de 47 vagas e formação de cadastro de reserva. As oportunidades são voltadas a profissionais de nível fundamental, médio e superior que tenham disponibilidade para atuar em jornadas semanais de 20h, 25h, 30h e 40h, conforme necessidade de cada cargo. Os salários previstos variam de R$ 622,00 a R$ 11.000,00.

Cargos
Nível Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Gari - Coletor de Lixo Masculino e Vigia;
Nível Médio/Técnico - Técnico em Higiene Dental;Superior - Médico PSF, Enfermeiro, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Educação Física e Professor II-I.

Cadastro de reserva
Nível Alfabetizado/Fundamental - Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde;
Nível Superior - Fisioterapeuta, Assistente Social e Médico-Veterinário.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições na sala de reuniões da prefeitura (Praça Néria Coelho Guimarães, nº. 100, Centro, 2º andar) das 13h às 17h, no período de 12 a 15 de junho de 2012.

Provas
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no município de Guanhães no dia 24 de junho de 2012, em local que será divulgado no dia 19 de junho de 2012, às 12:00, no quadro de avisos da prefeitura municipal de Guanhães e pelo Site Oficial: www.guanhaes.mg.gov.br. A prova terá duração máxima de 03 horas e o gabarito será divulgado um dia após a aplicação da mesma.

Prefeitura de Brasilândia - MS lança edital de processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Brasilândia, Estado do Mato Grosso do Sul destinado ao provimento de várias vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
As exigências mínimas para a candidatura a uma das vagas são: ter o Ensino Fundamental completo, ser maior de 18 anos, ter disponibilidade de trabalho durante oito horas diárias e ser residente na área da ESF. Além disso, o candidato para as áreas da Fazenda Pontal e Reassentamento Mutu.
As inscrições vão até o dia 15 de junho de 2012, das 7h às 11h e das 13h às 16h30 nos seguintes locais:
-ESF I - Rua Bartolomeu Viana Cavalcante, s/nº., Jardim Mão Amiga;
-USF Debrasa - Rua Walter Beck, nº. 11, Distrito Debrasa;
-Secretaria Municipal de Saúde - Rua Hélio Martinez Junior, nº. 1035, Centro.
As inscrições também serão realizadas na Fazenda Pontal, no dia 12 de junho de 2012, das 8h às 16h e no mesmo horário do dia 14 de junho, no Reassentamento Mutum.
A prova objetiva acontecerá no dia 24 de junho de 2012, às 7h30min, na Escola Municipal Arthur Hoffig, localizada na Rua Manoel Galdino de Souza, nº. 814. A entrevista também ocorrerá no mesmo dia. Os candidatos previamente aprovados em seleção serão contratados por prazo determinado e vinculados à ESF.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, publicou 02 extratos dos editais ACT Nº.0020 e 0021/2012 para realização de processo seletivo destinado à contratação temporária para a função pública. São ofertadas vagas de nível fundamental e superior.
Cargos: Motorista, Psicopedagoga e Fonoaudióloga.
As inscrições para o cargo de Motorista serão realizadas no período de 05 a 15 de junho de 2012, já para os cargos de Psicopedagoga e Fonoaudióloga até o dia 12 de junho de 2012, das 08:30 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
O processo seletivo será válido para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.
Maiores informações no site www.fraiburgo.sc.gov.br ou junto a Prefeitura de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3013.

Hospital Padre Bento – SP abre vagas

No Estado de São Paulo o processo seletivo nº 024/2012 do Hospital Padre Bento, Guarulhos, prossegue recebendo inscrições. Trata-se da seleção promovida pelo Complexo Hospitalar Padre Bento, que pretende contratar 05 profissionais na área de medicina.

As oportunidades são para Médico com especialidade em Clínica Médica. Os aprovados em seleção deverão atuar no referido Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, São Paulo.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de junho de 2012 na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, situado à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Os candidatos serão avaliados a partir da análise curricular. O prazo de validade deste processo seletivo será de 12 meses, mas poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.