Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Escolha o melhor cereal para emagrecer

Nutricionistas comparam mais de dez opções e elegem a campeã da dieta

Cereais e alguns tipos de sementes são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã. "Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos", afirma a nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço e estufamento.

São tantas as opções à venda, no entanto, que fica difícil escolher a melhor. "Eleger os grãos integrais, que conservam mais nutrientes, é um bom começo", diz a nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Para facilitar a seleção, o Minha Vida pediu às nutricionistas que fizessem um ranking com os melhores tipos para quem quer emagrecer, considerando a quantidade de fibras, mais importante até que a quantidade calórica, de acordo com as especialistas, e outros benefícios extras.
 
Semente de chia - Foto: Getty ImagesChia
A sementinha mexicana que ainda está ganhando popularidade no Brasil foi eleita uma das melhores opções para o café da manhã. "Além do alto teor de fibras, ela forma uma espécie de gel no estômago que auxilia na redução do apetite ao aumentar ainda mais a saciedade", afirma Bruna Pinheiro.

A chia também fornece mais proteínas do que flocos de milho, arroz, trigo e até mesmo a poderosa aveia. Outros nutrientes encontrados são cálcio, ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre. Por ter sabor leve, ela pode ser adicionada a sucos, vitaminas e iogurte sem prejuízos ao paladar. Uma colher de sobremesa por dia já é uma quantidade ideal.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 536
Carboidrato: 44g
Proteína: 17,2g
Gordura: 32,8g
Fibras: 27,6g
 
Semente de linhaça - Foto: Getty ImagesLinhaça
Além de rica em fibras, a semente de linhaça é rica em uma gordura que faz bem à saúde: o ômega 3. "Tanto a chia quanto a linhaça são oleaginosas que apresentam gorduras de origem vegetal (poli e mono insaturadas), que são muito importantes para a saúde cerebral e cardiovascular", afirma a nutricionista Flávia.

As especialistas também contam que a semente é rica em lignana, substância que ajuda na prevenção do câncer de mama e próstata, além de proteínas, vitaminas e minerais. Bruna Pinheiro sugere moer ou triturar a semente para aproveitar melhor os nutrientes. "Estudos também mostram que uma colher de sopa por dia é a quantidade ideal de consumo", afirma.

Uma porção de 100 gramas de linhaça dourada contém:
Calorias: 453,3
Carboidrato: 0
Proteína: 15g
Gordura: 42,66g
Fibras: 25,33g
 
Centeio em grãos - Foto: Getty ImagesCenteio
O centeio também é um campeão em fibras para ajudar na saciedade. Ele costuma ser encontrado misturado a outros cereais e ajuda a fornecer proteínas, que dão mais energia para o corpo e ajudam você a ficar satisfeito. A quantidade deste e dos outros cereais pode ser maior do que as oleaginosas, por volta de duas colheres de sopa por dia. "Mas quem tem doença celíaca deve passar longe desse cereal, que contém glúten", adverte Bruna Pinheiro.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 336 kcal
Carboidrato: 73,3
Proteína: 12,5g
Gordura: 1,8g
Fibras: 15,5g
 
Trigo em grãos - Foto: Getty ImagesTrigo em grãos
"Diferente dos grãos refinados, o trigo em grão preserva o gérmen e o farelo, onde se concentram a maior parte das fibras, vitaminas e minerais", afirma a nutricionista Bruna. Mas fique atento ao rótulo se for escolher esse tipo: há produtos feitos com trigo refinado e, por isso, são mais pobres em fibras. Para disfarçar o gosto da versão integral, que é meio amargo, você pode fazer uma mistura de cereal, frutas e iogurte ou leite.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 342,2 Kcal
Carboidrato: 75,5g
Proteína: 11,3g
Gordura: 1,7g
Fibras: 12,2g
 
Mix de grãos e frutas - Foto: Getty ImagesMüsli
Por ser um mix de cereais com frutos secos, o müsli (ou muesli) é ainda mais rico em nutrientes do que apenas os cereais puros. Sem contar que o sabor é agradável sem precisar aumentar demais as calorias, já que as frutas são naturalmente doces, sem adição de açúcar. Essa mistura também se diferencia da granola por conter alguns ingredientes crus, aumentando ainda mais o teor nutritivo.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 397,5
Carboidrato: 55g
Proteína: 12,5g
Gordura: 15,5g
Fibras: 11g
 
Farelo de aveia - Foto: Getty ImagesAveia
Este cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. "A aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês", afirma Bruna Pinheiro. Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 400 kcal
Carboidrato: 60g
Proteína: 10g
Gordura: 10g
Fibras: 10g
 
Granola - Foto: Getty ImagesGranola
A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso - uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia.

Uma porção de 100 gramas de granola tradicional contém:
Calorias: 480 kcal
Carboidrato: 11,2g
Proteína: 9,75g
Gordura: 18,7g
Fibras: 8,5g
 
Cevada - Foto: Getty ImagesCevada em grãos
A cevada é um dos cereais que menos apresenta gorduras prejudiciais ao emagrecimento. "Além de fibras e carboidratos, a cevada também possui vitaminas do complexo B, selênio e magnésio", afirma a nutricionista Bruna.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 351,1
Carboidrato: 75,5g
Proteína: 10g
Gordura: 2g
Fibras: 6,4g
 
Amaranto em flocos - Foto: Getty ImagesAmaranto em flocos
Embora o amaranto seja considerado um pseudo cereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral. "Ele fornece vitamina C, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio", afirma Bruna Pinheiro. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 380
Carboidrato: 80g
Proteína: 7,6g
Gordura: 4,6g
Fibras: 6g
 
Flocos de arroz - Foto: Getty ImagesArroz integral
Independente do tipo de arroz, esse cereal é fonte de carboidratos e aminoácidos indispensáveis para o organismo, além de ser rico em vitaminas do complexo B. Como o teor de fibras não é muito alto, o ideal é combinar esse cereal com versões mais ricas no nutriente amigo do intestino.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 370
Carboidrato: 78g
Proteína: 8g
Gordura: 3g
Fibras: 3,6g
 
Flocos de milho - Foto: Getty ImagesFlocos de milho
O milho contém praticamente os mesmos nutrientes que os demais cereais: fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B. Como a quantidade de fibras não é elevada, vale a pena misturar com outros cereais que ocupam o topo dessa lista.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 393,3
Carboidratos: 86,6
Proteínas: 9,3
Gorduras: 1,3
Fibras: 3,3
 
Quinua - Foto: Getty ImagesQuinua
Considerada um pseudo cereal, assim como o amaranto, a quinua tem mais proteína que outros cereais, dando mais energia. "Ela também fornece minerais e vitaminas, além de ácidos graxos ômega 3 e 6, que previnem câncer e doenças cardiovasculares", afirma Bruna Pinheiro. A nutricionista faz questão de lembrar que, apesar de a quinua ter menos quantidade de fibras e, por isso, ocupar o final da lista de grãos para emagrecer, ela é uma das opções mais ricas em diversos nutrientes que fazem bem à saúde. Por isso, combine essa versão com outras e garanta um café da manhã ainda mais nutritivo.

Uma porção de 100 gramas contém:
Calorias: 397,7
Carboidrato: 73,3g
Proteína: 12g
Gordura: 6g
Fibras: 3,1g 
 
Fonte Minha Vida 

Nove motivos para incluir o painço na dieta

Grão favorece o emagrecimento, dá energia e previne o câncer de mama

Pequeno, redondinho e amarelo, o painço também é chamado de milho alvo e tem sua origem na China. Apesar de ser muito usado para alimentar pássaros, a introdução desse cereal no nosso cardápio ajuda tanto na dieta para controlar do peso quanto na prevenção de diversas doenças. Segundo a nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa, em Brasília, o painço pode ser consumido na forma de farinha, como ingrediente de sucos e bolos ou adicionado à comida, assim como se faz com a farinha de linhaça e de banana verde.

Confira todos os benefícios que esse grão traz para a sua saúde:
 
painço - Foto: Getty ImagesAjuda a emagrecer e controlar o peso
O painço é uma rica fonte de fibras. "Elas ajudam na digestão e no funcionamento do intestino" afirma nutricionista Daniela Jobst, especialista do Minha Vida. Além disso, esses nutrientes dão mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.
 
mulher segurando um coração de papel - Foto: Getty ImagesProtege o coração
Segundo a nutricionista Joana, o painço é fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, fatores que podem diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas. "No entanto, todos esses benefícios só são aproveitados se acompanhados de uma dieta saudável", lembra a especialista.
 
diabetes - Foto: Getty ImagesControle do diabetes
"As fibras presentes nesse grão ajudam na absorção de glicose pelo organismo ? uma ótima vantagem para quem tem diabetes", diz Daniela Jobst. Segundo a nutricionista, o magnésio é outro nutriente do painço que está envolvido no controle da glicemia, ajudando o portador de diabetes a controlar melhor a doença.
 
idosa levantando peso - Foto: Getty ImagesOssos fortes
Magnésio, manganês e fósforo são os nutrientes do painço que ajudam a manter os ossos mais fortes. "O fósforo e o manganês participam da formação dos ossos, já o magnésio ajuda na absorção do cálcio, essencial para manter a estrutura óssea forte, prevenindo a osteoporose", explica a nutricionista Joana.
 
mulher feliz - Foto: Getty ImagesEnergia para o corpo
Se você anda muito desanimado e sem disposição, deixe de moleza e invista no painço. Segundo Joana Lucyk, ele é rico em carboidratos e fósforo, nutrientes essenciais para que o nosso corpo tenha mais energia. "Quando ingerimos carboidratos, eles se transformam em moléculas de ATP, responsáveis por dar energia para que nossas células funcionem a todo o vapor", diz a nutricionista. "O fósforo também é indispensável para a formação de ATP pelo nosso organismo."
 
mulher com dores lombares - Foto: Getty ImagesPedras na vesícula
Esse benefício fica a cargo das fibras, que podem evitar o surgimento de cálculo biliar. "Alimentos ricos em fibras, como o painço, diminuem a absorção de gordura e a secreção de bile, protegendo a vesícula dos cálculos", diz a nutricionista Joana.
 
mulher apalpando as mamas - Foto: Getty ImagesCâncer de mama
"Assim como a linhaça, o painço possui lignanas, substâncias capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e em períodos menstruais", diz Daniela Jobst. Com os hormônios regulados e uma alimentação saudável, os riscos de câncer de mama poderão ser bem menores.
 
mulher olhando as rugas no espelho - Foto: Getty ImagesAntienvelhecimento
O painço é rico em antioxidantes, essenciais para a varredura de radicais livres no organismo. "Os radicais livres são substâncias constantemente produzidas pelo corpo que danificam as estruturas celulares, comprometendo o seu funcionamento e favorecendo o aparecimento de doenças", diz a nutricionista Joana.
 
mulher feliz - Foto: Getty ImagesFelicidade em dobro
Fonte de uma substância chamada triptofano, o painço ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. "O magnésio, também presente no painço, ajuda na conversão do triptofano para serotonina", diz a nutricionista Daniela. Por isso, que come painço tem felicidade dupla, já que ingere tanto o triptofano como também o magnésio.
 
Fonte Minha Vida

Gordura na barriga ameaça o coração mesmo com IMC normal

O perigo é maior do que quando há obesidade, veja se o seu abdômen está no limite saudável

O peso normal, com IMC na medida, indica que está tudo bem. Mas a barriga saliente, que incomoda mesmo na hora da praia ou de fechar a calça jeans, dá o alerta: hora de procurar uma atividade física e controlar a alimentação. Se esse é o seu caso, faça isso o quanto antes e evite as complicações mapeadas pelos pesquisadores da famosa Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Eles comprovaram, a partir de um estudo rigoroso e muito abrangente, que pessoas com peso considerado normal, mas com acúmulo de gordura na barriga, têm mais riscos de morrer por doenças cardiovasculares do que pessoas com obesidade. O estudo foi apresentado durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Participaram da pesquisa 12.785 pessoas com 18 anos ou mais, que forneceram seus dados para o Terceiro Levantamento Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, amostra representativa da população dos Estados Unidos. Foram registradas medidas corporais como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, assim como condição socioeconômica e doenças relacionadas. A idade média dos participantes era de 44 anos e 47,4% eram homens. O tempo médio de acompanhamento foi de 14,3 anos.

Os voluntários foram divididos em três categorias de IMC: normal (18,5-24,9), sobrepeso (25-29,9) e com obesidade (acima de 30); e em duas categorias de circunferência de cintura-quadril: normal (abaixo de 0,85 para mulheres e de 0,9 para homens) e alta (acima ou igual a 0,85 para mulheres, e acima de 0,9 para homens). As análises foram ajustadas por idade e sexo e variantes como cigarro, hipertensão, diabetes e IMC. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica ou câncer foram excluídas. Durante o período estudado, foram registradas 2.562 mortes, das quais 1.138 estavam relacionadas com condições cardiovasculares.

Analisando os resultados, os cientistas descobriram que indivíduos com IMC normal, mas com obesidade central (definida por um índice de circunferência quadril-cintura elevado) tinham os riscos mais elevados de morrer de todas as causas. O risco de morte cardiovascular era 2,75 vezes mais alto e o de morte por todas as causas era 2,08 vezes maior em pessoas com IMC normal, mas com obesidade central, se comparadas com aquelas de IMC e circunferência quadril-cintura normais.

Os autores afirmam que esse é o primeiro estudo que relaciona estimativas de morte com obesidade central, mesmo na ausência de obesidade por IMC. De acordo com eles, o alto risco de morte pode estar relacionado com um maior acúmulo de gordura visceral, que está associado com resistência à insulina e outros fatores de risco.

Entenda os riscos de ter uma barriga saliente
Pegue a fita métrica e vamos às medições: se você é homem, o ideal é que tenha a circunferência abdominal inferior a 94 cm. De 94 cm a 102 cm, você está na "zona de alerta" e, acima disso, precisa de atenção. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, as mulheres ocidentais devem ter essa circunferência abaixo de 88 cm, enquanto as orientais não podem passar de 80 cm. Confira se você sabe como lidar com esse acúmulo:

Abdominal seca a barriga?
Não. O exercício abdominal serve para fortalecer a musculatura do abdômen, mas não fará a barriga sumir. Segundo a personal trainer Cloe Celentano, esses músculos ficam abaixo da gordura e só aparecerão quando ela sumir. Para que haja queima de gordura, o metabolismo pede oxigênio abundante, o que acontece em exercícios aeróbicos, como a caminhada.

É possível eliminar a barriga com lipoaspiração e abdominoplastia?
Segundo Ivani Manzzo, especialista em Fisiologia do Exercício, a lipoaspiração e abdominoplastia podem sim cuidar da gordura subcutânea (de baixo da pele), ajudando na parte estética, mas não chegam perto da gordura visceral - que está próxima das vísceras, como o coração, e é a grande vilã do risco cardíaco.

Qual a maneira ideal de queimar a barriga?
Não há discussão: o trio dieta balanceada, exercícios aeróbios e séries localizadas, como a musculação, é a forma mais eficaz de combater a gordura visceral. "Dieta é o princípio de tudo. Você deve consumir menos do que gasta e ter balanço energético negativo pra perder gordura", explica a personal trainer Cloe Celentano.

O que não pode faltar na dieta de quem quer diminuir a gordura visceral?
"Algumas substâncias diminuem a produção de citocinas pró-inflamatórias e, assim, diminuem a tendência de acumular gordura na barriga", explica o nutrólogo Roberto Navarro. São elas: gorduras poliinsaturadas - ômega 3 e 6, encontrados em peixes como salmão, atum e sardinha e oleaginosas -, gorduras monoinsaturadas - ômega 9, presente em azeite extra virgem e oleaginosas - e antioxidantes - selênio, vitamina E, vitamina C e betacaroteno de oleaginosas, óleos vegetais, frutas e verduras coloridas.

Fonte Minha Vida

Cuba registra dispositivo para detectar câncer de cólon

Estudo foi realizado com mais de 7.000 adultos maiores de 50 anos

Cuba registrou um dispositivo para detectar câncer de cólon, uma doença que matou 2.281 cubanos em 2011, após provar sua eficácia em um estudo realizado com mais de 7.000 adultos maiores de 50 anos, informou um especialista local.

O dispositivo, denominado SUMASOHF, que "obteve o registro sanitário", detecta mediante um teste rápido o "sangue humano oculto em fezes", importante marcador de risco da provável presença de câncer colorretal e outros males do trato digestivo, afirmou Aramis Sánchez, chefe de Programas Nacionais do Centro de Testes Imunológicos de Havana.

Citado pelo jornal oficial Granma, Sánchez explicou o procedimento, desenvolvido por cientistas deste centro, "foi validado em um estudo realizado com 7.450 adultos maiores de 50 anos de ambos os sexos" nas províncias cubanas de Santiago de Cuba (sudeste) e Mayabeque (oeste).

Deste total de pessoas, "662 mostraram resultados positivos" e "555 doenças do trato digestivo, entre elas 14 casos de câncer de cólon e outros 78 com pólipos adenomatosos e colite ulcerativa", acrescentou o especialista.

O registro é o que permite usar o dispositivo maciçamente nas pesquisas ativas de câncer de cólon ralizadas na ilha.

Sánchez destacou que o Centro está em condições de "abastecer os dispositivos e reativos necessários para garantir a progressiva introdução deste teste no sistema nacional de saúde, a partir dos meses finais do ano presente".

No Centro de Teste Imunológico faz parte do Pólo Científico do oeste de Havana, umas 20 instituições encarregadas da produção e da venda de produtos farmacêuticos por cerca de R$ 800 milhões anuais (US$ 400 milhões), o segundo maior item de exportações da ilha, depois do níquel.

Granma destacou que 2.281 cubanos faleceram em 2011 com câncer de cólon e que a doença, que ocupa em nível mundial "o terceiro lugar das mortes" por tumores malignos, mostra na ilha "uma tendência geral ao aumento de sua incidência e mortalidade".

Fonte R7

Remédios antigos: Aldomet 250mg

Ministério anuncia repasse à UPA de Guarulhos em SP

Segundo a pasta, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade

O Ministério da Saúde anunciou que vai repassar R$ 3 milhões anuais para o custeio e manutenção para a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas, existente em Guarulhos (SP).

Uma portaria publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) amplia os aportes da pasta em UPAs. Além do repasse a Guarulhos, o ministério anunciou a criação de uma UPA 24 horas no município de Camaragibe (PE) e outra na cidade de São José (SC). As três UPAS habilitadas são do tipo 1.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os planos de ação para a organização das urgências nos Estados e municípios é uma etapa importante na melhoria da saúde pública no País. Para ele, a ideia é estimular os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a organizarem as redes de assistência para que os serviços funcionem de forma integrada.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências. Segundo a pasta, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. As UPAs são divididas em três categorias, conforme a capacidade de atendimento.

As tipo III apresentam estruturas de até 20 leitos e podem atender até 450 pessoas por dia. As unidades do tipo II, contam com até 12 leitos e recebem até 300 pessoas/dia, enquanto a do tipo I, tem oito leitos e possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

Fonte R7

Sol, praia e fertilização: Espanha vira Meca do turismo reprodutivo

Clínicas espanholas têm registrado aumento de clientes não-europeias, inclusive brasileiras

Um resort cinco estrelas com vista para o mar, praias de areia branca que se perdem no horizonte, céu azul da aurora ao entardecer — e um procedimento de fertilização artificial no fim da tarde.

É oferecendo roteiros como esse — e bons índices de sucesso em vários procedimentos de reprodução assistida, da inseminação artificial à fertilização in vitro — que algumas agências e clínicas espanholas ajudaram a consolidar o país como a Meca europeia do chamado 'turismo reprodutivo', o conjunto de serviços oferecidos a estrangeiros com problemas de fertilidade para ajudá-los a alcançar o sonho de ter um filho.

Estatísticas globais são desconhecidas, mas estima-se que só na Europa mais de 20 mil mulheres cruzem as fronteiras de seus países com o objetivo de voltarem grávidas.

De 35% a 40% dessas europeias vão à Espanha, segundo a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE na sigla em inglês). E nos últimos anos, as clínicas espanholas têm registrado um aumento de clientes não-europeus, inclusive brasileiras — o que ajudou a animar uma das mais conhecidas, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) a abrir duas filiais no Brasil.

A verdade, porém, é que a grande vantagem da Espanha nesse setor está longe de ser apenas a qualidade de suas clínicas, muito menos a possibilidade de as pacientes passarem pelo tratamento durante as férias de verão na Costa do Sol ou Barcelona, conforme explicaram à BBC Brasil Guido Pennings, professor de bioética da Universidade de Ghent, na Bélgica, e Françoise Shenfield, da University College London.

Eles integram uma força-tarefa formada por especialistas do ESHRE para entender o setor do 'turismo da fertilidade' — ou, como preferem os médicos: os movimentos transfronteiriços em busca de cuidados reprodutivos.

O motivo pelo qual Espanha e outros países — como Chipre, Panamá, Índia, Bélgica e EUA — estão atraindo um número crescente de casais e solteiros com dificuldade para ter filhos é por possuírem leis e regras menos restritivas, o que lhes permite, primeiro, atender pessoas às quais é vedado tratamento em outros países em função de sua idade ou estado civil.

Além disso, esses países exploram com mais eficiência (ainda que com níveis diferentes de racionalidade comercial) um polêmico mercado de óvulos, sêmen e, no caso da Índia e EUA, até barrigas de aluguel, inexistente ou incipiente em outros países.

Na Europa, as regras para o setor variam bastante. França e Itália proíbem mulheres solteiras e casais gays de fazer inseminação artificial ou de ter acesso à fertilização in vitro. Na Alemanha e Holanda, há limites de idade.

A Espanha, além de ter restrições mínimas de acesso ao tratamento, tem como uma das suas maiores vantagens comparativas o estoque relativamente abundante de um componente que em muitos casos é importante para quem quer engravidar perto dos 40 anos: óvulos de mulheres mais jovens.

Vantagem comparativa
Os índices de doação de gametas femininos (óvulos) em clínicas espanholas estão entre os maiores do mundo enquanto em outros países há filas imensas para receber doações.

É esse o problema do Brasil, por exemplo, onde, segundo Artur Dzik, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, alguns médicos têm sido obrigados a enviar suas pacientes para o país europeu para completar o tratamento.

'Eu mesmo cheguei a enviar três ou quatro pacientes para a Espanha, porque aqui elas teriam de esperar até 12 meses para receber as doações enquanto lá há um banco de gametas femininos, e o óvulo está disponível no mês seguinte', afirma Dzik, explicando que 20% das suas pacientes têm mais de 40 anos - uma faixa etária na qual é comum a indicação para uma 'ovodoação'.

A britânica Katie Brunton, por exemplo, decidiu ir à Espanha para tentar engravidar aos 37 anos. Solteira, queria muito um filho e começou o tratamento tentando inseminação artificial na Grã-Bretanha. Após as primeiras tentativas, médicos britânicos lhe disseram que ela precisaria também de uma doação de óvulo, mas em seu país a fila para conseguir o gameta feminino poderia chegar a um ou até dois anos - e Katie não podia esperar.

Sua filha, nasceu em 2011. 'Foi a possibilidade de viajar para Espanha que me ajudou a ter hoje ela nos braços', diz Katie.

Mas o que faz com que os índices de doação espanhóis sejam maiores que o de outros lugares?

O principal motivo, segundo especialistas e organizações que advogam pela expansão do acesso a tratamentos reprodutivos, é o valor pago às doadoras.

A União Européia - como o Brasil - proíbe o comércio de gametas (óvulos e espermatozóides). 'O raciocínio que norteia essa proibição é que, do ponto de vista ético, permitir a venda de partes do corpo seria uma afronta à dignidade humana', explica Pennings.

Mas isso não quer dizer que os doadores de gametas não recebam nada. Alguns países, como a Espanha, 'driblam' a proibição oferecendo uma 'compensação' aos doadores.

'Compensações'
A doação de óvulos é um processo que toma tempo e exige que a mulher tome grandes doses hormonais. Na Espanha, a 'compensação' a quem se dispõe a passar por esse processo em geral é de R$ 2.290 (900 euros) — enquanto os homens recebem cerca de R$ 126 (50 euros) por doações de sêmen, por exemplo.

Nos EUA — um dos poucos países onde o comércio de gametas é permitido — algumas clínicas chegam a fazer anúncios oferecendo mais de R$ 80 mil (US$ 40 mil) para doadores com características específicas — em geral relacionadas à beleza física e inteligência.

A Itália proíbe a coleta de óvulos desde 2004. França e Alemanha, bem como Brasil, vetam o pagamento de 'compensações'. 'Aqui muitas das doações são feitas por outras pacientes, que fazem tratamento porque têm outros problemas, não relacionados a ovulação', explica a médica Silvana Chedid, diretora da IVI em São Paulo.

Na Grã-Bretanha, o valor da 'compensação' era de 250 libras (R$ 800 reais), mas há dez meses foi triplicado na tentativa de impulsionar as doações. 'Não é uma surpresa que tenha chegado exatamente ao nível espanhol', diz Shenfield.

Segundo Pennings ainda é cedo para avaliar o efeito da mudança, mas para ele há muitos outros fatores, além do financeiro, que influenciam a taxa de doações.

'Um deles certamente é a questão do anonimato', explica o médico Jordi Suñol, Diretor do Departamento Internacional da clínica de reprodução assistida Instituto Marques, que nos últimos anos abriu escritórios em Londres e Dublin para enviar pacientes para a Espanha.

Anonimato
Enquanto as doações espanholas são anônimas, na Grã-Bretanha, por exemplo, ao atingir 18 anos os jovens têm o direito de pesquisar a identidade dos doadores.

Isso significa que um doador de sêmen ou óvulo arca com o risco de ter algum jovem — ou jovens — batendo na porta de casa duas décadas depois da doação.

'Também chama a atenção que a Espanha tem índices altos de doações de órgãos, por exemplo', diz Suñol - ecoando uma observação feita por Penning.

Para o médico, esses níveis gerais de doação poderiam ser explicados por uma espécie de cultura 'altruísta' bastante disseminada no país. 'Se uma jovem conhece pessoas que já tiveram de fazer algum tratamento para ter filhos, por exemplo, pode se sentir convencida de que deve doar', afirma.

Um dos efeitos que algumas clínicas espanholas já estão sentindo com o aprofundamento da crise econômica no país é o aumento da oferta de doadoras.

Segundo os representantes das clínicas, isso lhes permite serem ainda mais rigorosos em seus processos de seleção - que incluem avaliações do estado de saúde das potenciais doadoras até análises de seu histórico familiar de doenças.

Fonte R7

Brasil também entrou na rota do turismo reprodutivo e atrai africanas

Clínicas especializadas em fertilização vêm recebendo número crescente de pacientes estrangeiros

Nos últimos anos, o Brasil também entrou na rota do chamado 'turismo da fertilidade' — o setor que atende estrangeiros que cruzam a fronteira de seus países para ter acesso a tratamentos para ter filhos em outros lugares.

Clínicas brasileiras especializadas em fertilização in vitro e outras técnicas de reprodução assistida vêm recebendo um número crescente de pacientes estrangeiros, principalmente (embora não apenas) de origem africana, que procuram o Brasil para realizar o sonho da maternidade ou paternidade.

Segundo especialistas consultados pela BBC Brasil haveria dois atrativos para as africanas: a qualidade das clínicas privadas brasileiras e o idioma comum.

O Brasil tem mais de 100 clínicas especializadas em medicina reprodutiva e profissionais de boa reputação. O Dr. Artur Dzik, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, explica a escolha pelo País.

— Em geral, essas pacientes vêm de países em que não há boas clínicas.

Além disso, a maioria é proveniente de países cujo idioma é o português, como Angola e Moçambique — e o fato de poderem falar na sua língua com o médico e as enfermeiras é algo que ajuda a explicar porque escolheram o Brasil.

Preço
Outro atrativo do país é baixo custo dos procedimentos se comparado com os valores cobrados por clínicas europeias e americanas, por exemplo.

No Brasil, um procedimento de fertilização in vitro custa por volta de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Nos países desenvolvidos, em geral, se paga o dobro. Silvana Chedid, diretora da clínica Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), em São Paulo, reforça que o custo é um forte atrativo.

— A busca por custos mais baixos também é uma das motivações de americanas e canadenses que nos procuram.

Ela explica que o fator 'preço' também contribui para que brasileiras que moram no exterior e são casadas com estrangeiros optem por voltar para o País para fazer o tratamento na hora de ter filho.

O Brasil também tem enviado algumas pacientes para outros lugares — principalmente para a Espanha — em geral quando há problemas para encontrar doadoras de óvulos no país.

Dzik diz já ter encaminhado pessoalmente algumas brasileiras para o país europeu. Segundo Chedid, em sua clínica esse encaminhamento ocorre nos casos em que a receptora não consegue encontrar um fenótipo específico de doadora no Brasil.

Fonte R7

Dormir depois do almoço pode salvar sua vida

Especialistas afirmam que tirar uma soneca após a refeição pode até evitar acidentes de trabalho

Quem nunca sentiu uma vontade incontrolável de cochilar depois do almoço? Se no Brasil, tirar uma soneca pode ainda ser visto como uma prática preguiçosa, médicos especialistas no sono computam esses minutinhos a mais com o travesseiro como um tempo preciso no seu dia.

A sesta, tradição europeia, fortalece a memória, aumenta a concentração, além de melhorar a parte motora, evitando acidentes de trabalho, como explica o Doutor Fernando Morgadinho, neurologista do Instituto do Sono.

— Vivemos em uma sociedade que nos priva do sono, dormimos menos do que deveríamos. Repousar após o almoço recarrega as energias e nos torna mais produtivos.

Contudo, é importante estar atento à duração deste descanso vespertino. O excesso de cansaço pode significar que a qualidade do sono noturno não anda bem, complementa Morgadinho.

— O ideal é que o cochilo não ultrapasse os 40 minutos, pois nessa fase o sono é leve. A sesta não substitui uma noite de sono, ela complementa.

Recentemente, São Paulo ganhou uma loja que oferece um serviço precioso: o descanso. Quatro cabines acústicas foram instaladas para comercializar a soneca. O cliente escolhe quanto tempo quer dormir, se acomoda em uma cama que melhora a circulação e dorme sabendo que vai acordar na hora certa, como garante Alicia Jankavski, proprietária da “Cochilo”.

— Depois que o tempo escolhido para sesta se esgotou, a cama começa a vibrar, as luzes piscam e se acendem. Na saída oferecemos um cafezinho para dar aquela acordada.

Outro estabelecimento que apostou na soneca para atrair clientes foi o restaurante Bello Bello. Em uma tenda arábe, tatames e futons ficam a disposição para quem quiser relaxar, gratuitamente, depois do almoço.

Serviços:
Cochilo Shopping Porto Paulista Endereço: Rua Augusta, 1600 – Consolação Telefone: (011) 3796-8444 Valores: R$ 20 – 30 minutos; R$ 25 – 45 minutos; R$ 30 – 60 minutos.

Restaurante Bello Bello Rua Teodoro Sampaio, 1097 – Pinheiros Telefone: (011) 3088-2242

Fonte R7

Portugal: Greve dos enfermeiros do Alto Minho suspensa

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses desconvocou a greve de três dias prevista para esta semana, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), depois de a administração ter garantido a regularização de pagamentos em atraso.

O anúncio foi feito esta segunda-feira à Lusa pelo sindicalista Carlos Barata, após uma reunião com o conselho de administração da ULSAM, que garantiu o pagamento de horas extraordinárias aos profissionais daquela unidade EPE (Entidade Pública Empresarial) com vínculo de Contrato Individual de Trabalho (CIT), conforme a restante tabela.

"A administração confirmou que essas alterações [pagamento com tabela única] passam a produzir efeito já a partir de Setembro e que também pagará, posteriormente, retroactivos a 1 de Janeiro de 2012. Por esse motivo, o objectivo da greve deixou de existir e foi suspensa", acrescentou Carlos Barata.

O SEP tinha anunciado, em Agosto, a realização de uma greve a 5, 6 e 7 de Setembro, abrangendo cerca de 300 profissionais daquela unidade.

Em causa estava o facto de o Orçamento do Estado para 2012 "consagrar" que aos enfermeiros com CIT "deverão ser pagas as horas extraordinárias e penosas de igual forma que aos enfermeiros com Contrato de Trabalho em Funções Públicas", ou seja, os "antigos funcionários públicos".

A estes enfermeiros, contratados já na vigência daquela unidade EPE, a ULSAM estava a pagar horas extraordinárias a 25 por cento (primeira hora) e 37,5 por cento (segunda hora). Ao fim de semana, o pagamento era de 50 por cento.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: 11 milhões para consultas em casa

Os médicos de família das Unidades de Saúde Familiar (USF) receberam no primeiro semestre deste ano 11,2 milhões de euros como pagamento de incentivos pela realização de 374 099 consultas domiciliárias.

Por cada consulta em casa do doente, o médico de família recebe um abono de 30 euros. Os enfermeiros não recebem esses incentivos, o que é, segundo Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, uma "discriminação".

O número de consultas domiciliárias tem vindo a aumentar: em Janeiro, foram feitas 15 622 consultas, enquanto em Junho o número passou para 106 530.

Explicações do aumento de consultas são avançadas ao CM por Rui Nogueira, da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. "Há mais USF a funcionar e mais idosos sem capacidade para se deslocarem aos centros de saúde." O responsável acrescentou haver um maior cuidado com este tipo de actividade, acrescido do facto de se observar uma "diminuição das consultas presenciais nos centros de saúde". Quanto ao valor dos incentivos, o médico disse não considerar "exagerado", tendo em conta os benefícios para os doentes.

A redução do valor das horas extras, que o Governo defende, "não será aceite" pelos médicos, apurou o CM junto dos sindicatos, que negoceiam com os ministérios da Saúde e das Finanças as carreiras e a grelha salarial para o novo horário de 40 horas semanais. O Governo já não avança com o aumento da idade dos médicos que fazem Urgências.

Pensionistas em protesto
Mais de uma centena de reformados dos lanifícios manifestou-se ontem à porta do Centro de Saúde da Covilhã contra a alteração do modelo de comparticipação de medicamentos de que beneficiavam. Até agora, a comparticipação do Estado era paga directamente às farmácias, e os utentes podiam levantar os medicamentos na hora. A alteração, em vigor desde o dia 1, implica que os idosos paguem a totalidade dos remédios e sejam depois reembolsados pelo Estado. "Isto é dificultar a vida aos idosos", denunciou José Mendes, de 69 anos.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Encerramento do Lusocord será "atentado à saúde dos portugueses"

O deputado socialista Manuel Pizarro considerou esta terça-feira que o encerramento definitivo do Banco Público de Células do Cordão Umbilical (Lusocord) seria "um atentado contra a saúde e bem-estar dos portugueses".

O deputado do PS, ex-secretário de Estado da Saúde e responsável pela criação do banco em 2009, falava à Lusa a propósito de um comunicado emitido na segunda-feira pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação que aponta "Irregularidades de gestão, processuais e financeiras" no Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN) e anuncia a suspensão, durante 60 a 90 dias, da colheita para o banco público de células do cordão umbilical que funciona no CHN.

As irregularidades originaram um "relatório preliminar" enviado às "autoridades competentes" para que sejam "desenvolvidas as inspecções necessárias ao completo esclarecimento das situações e apuramento de eventuais responsabilidades", acrescenta o comunicado.

Manuel Pizarro defende que "as condições de funcionamento, nomeadamente as condições de gestão administrativa e financeira desta instituição, devem ser avaliadas".

"Isso deve ser acautelado e parece-me, desse ponto de vista, que se trata apenas de uma suspensão provisória das colheitas. Acompanharei atentamente a questão para me assegurar de que por trás desta suspensão provisória não esteja o retomar de uma intenção do Governo de encerrar o banco público", afirmou.

"O que eu não gostava que acontecesse era o Estado ter andado meses a limitar as condições técnicas e financeiras do funcionamento do banco para agora culpar o banco pelas falhas que resultam dessas limitações que lhe foram impostas", sublinhou Manuel Pizarro.

Em seu entender, o que está em causa é que "os mesmos que dificultaram ao máximo o funcionamento do banco vêm agora criticar as dificuldades, mesmo de natureza administrativa que o banco teve. Pois, se o banco não tinha pessoal administrativo, se não tinha técnicos superiores para a área dos concursos, não se podia esperar que todos esses procedimentos administrativos e concursais tenham sido feitos de acordo com o cumprimento de todas as regras. A alternativa era de que o banco tivesse sido encerrado e, se calhar, era isso que o Governo pretendia".

O deputado, que recentemente visitou as instalações do Lusocord, referiu que os dados dos bancos internacionais apontam para uma taxa de criopreservação entre os 30 e os 40 por cento.

Durante os seus três anos de funcionamento no Porto, o Lusocord recebeu mais de 28.500 doações de sangue do cordão umbilical e procedeu à criopreservação de mais de oito mil. Resultados que o socialista considera "extremamente favoráveis" e que se assemelham aos dos "melhores bancos do mundo".

Manuel Pizarro defendeu ainda que "o banco público de células do cordão umbilical é absolutamente essencial para o país" e "completamente indispensável", lembrando que "há um conjunto de tratamentos de doenças muito graves, potencialmente mortais, que dependem da disponibilidade de células do cordão umbilical para a transplantação".

"O banco de células está a ser privado de uma possível receita resultante da sua actividade, porque não tem o financiamento inicial que é necessário para que tudo esteja a funcionar em condições", disse.

No orçamento de 2011, da responsabilidade do anterior Governo, estava prevista uma dotação orçamental de dois milhões de euros, dos quais "só foram atribuídos 500 mil euros", disse.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Detetadas irregularidades financeiras no Centro do norte de células do cordão umbilical

"Irregularidades de gestão, processuais e financeiras" foram detetadas no Centro de Histocompatibilidade do Norte (CNH), revelou hoje, em comunicado, o Instituto Português do Sangue e do Transplante, que anuncia o encerramento daquela instituição durante dois a três meses.

As irregularidades originaram um "relatório preliminar" enviado às "autoridades competentes" para que sejam "desenvolvidas as inspeções necessárias ao completo esclarecimento das situações e apuramento de eventuais responsabilidades", acrescenta o comunicado.

A Lusa tentou saber pormenores junto do Instituto, mas tal não foi possível.

A situação é revelada poucos dias depois do CHN ter passado, a 23 de agosto, para a tutela do Instituto do Sangue.

Na mesma nota é ainda anunciada a suspensão, durante 60 a 90 dias, da colheita para o banco público de células do cordão umbilical que funciona no CNH.

O comunicado não faz qualquer associação entre as irregularidades detetadas e a suspensão das funções.

A interrupção no funcionamento tem por objetivo "avaliar a atividade do banco e assegurar no futuro uma maior proficiência técnica da sua atividade", refere o texto.

Da decisão "não resultam riscos para os doentes, nem uma diminuição da atividade de transplantação", acrescenta.

Fonte RTP

Plano de genética no SUS não saiu do papel desde 2009

A política de atenção em genética no Sistema Único de Saúde (SUS) deveria ter saído do papel há pelo menos três anos e meio. Publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2009, a proposta organizava e ampliava os serviços existentes na rede pública.
 
A intenção era regulamentar a portaria no mês seguinte, mas isso não foi feito até hoje. A ideia era ter mais recursos para o diagnóstico e o tratamento de anomalias congênitas, erros inatos do metabolismo e deficiência mental de causa genética.
 
A proposta previa também o aconselhamento genético dos pais para prevenir novos casos. “A maioria da população depende do SUS, mas infelizmente essa política nunca saiu do papel. E os pacientes ficam sem orientação”, diz Eduardo Borges da Fonseca, presidente do Departamento de Medicina Fetal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e consultor da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad).
 
Novo grupo José Eduardo Fagolin Passos, coordenador-geral da área de média e alta complexidade do Ministério da Saúde, diz que a política de atenção em genética não foi esquecida e está sendo ampliada pela pasta. Segundo Passos, em janeiro deste ano o governo formou um novo grupo técnico (incluindo geneticistas e representantes de sociedades médicas) para atualizar e criar normas para regulamentar a proposta.
 
Passos explica que a política não será mais apenas de atenção em genética - agora vai englobar também doenças raras. “Nem toda doença rara é genética. Entendemos que, se a política fosse apenas para doenças genéticas, muitos pacientes ficariam sem atendimento”, afirmou. Protocolos Desde o início do ano, o grupo técnico realizou 5 reuniões e criou 18 novos protocolos clínicos para algumas doenças, como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito e doença de Gaucher.
 
A nova proposta, segundo Passos, inclui melhorar a estrutura da rede de atenção básica, criar centros de referência nas principais cidades e incluir exames para diagnóstico, além de fornecer a medicação necessária para o tratamento dessas doenças. Passos não informou quais são os exames e medicamentos que serão incluídos na proposta.
 
Para Passos, o fato de o País ter apenas 200 médicos geneticistas não é um problema para colocar a proposta em prática. “Não há necessidade de ter geneticistas em todas as cidades. Se o médico da rede suspeitar de uma doença, o paciente será encaminhado para os centros de especialidade e lá terá geneticista.”
 
A nova proposta deve ser concluída até o final do ano, quando entrará em consulta pública. Se tudo for aprovado, a política deve entrar em vigor em 2013. “
 
É um processo lento, gradual, mas estamos andando. Estruturar a rede não é simples”, diz.

Fernanda Bassette

Fonte R7

SES - DF lança edital para contratação de médicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal divulgou através do Diário Oficial do Distrito Federal edital nº. 34, de 23 de agosto de 2012, para realização de concurso público. São ofertadas 816 vagas para a carreira Médica do quadro de pessoal de nível superior do Distrito Federal, além de formação de cadastro-reserva. O salário é de até R$ 3.949,22, para o cumprimento de jornada semanal de 20 horas.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas do dia 30 de agosto a 17 de setembro de 2012, na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF, das 10:00 às 17:00 horas ou no endereço eletrônico www.universa.org.br.
 
A prova objetiva está agendada para 21 de outubro de 2012, em locais e os horários que serão divulgados no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, a partir do dia 2 de outubro de 2012.
 
O gabarito oficial preliminar será disponibilizado no primeiro dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, por conveniência administrativa.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na SESA - CE

A Secretária de Saúde do Estado do Ceará está promovendo o processo seletivo regido pelo edital Nº. 01/2012 para o preenchimento de 150 vagas de estágio. Os estudantes selecionados irão integrar o Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA - PROENSINO SESA.
 
A bolsa de estágio mensal será de R$ 538,37, além de auxílio transporte, lembrando que serão destinadas 21 vagas para as pessoas com deficiência.
 
As inscrições serão realizadas do dia 28 de agosto à 03 de setembro de 2012, na CEV/UECE, através do site www.uece.br/cev.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e análise de currículo.
 
A prova escrita será realizada provavelmente às 08 horas do dia 16 de setembro de 2012, em local e horário que serão oportunamente definido pela Comissão Organizadora e devidamente divulgado por meio do site www.uece.br/cev.
 
O resultado da prova escrita será divulgado a partir 17 horas do dia 25 de setembro de 2012, no sites da UECE, SESA e será fixado na CGTES/SESA.
 
O currículo e os documentos deverão ser entregues na CEV/UECE, situada na Av. Paranjana, nº1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, CEP: 60.740-000, telefone: (85) 3101.9710, no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
 
O resultado desta etapa será divulgado a partir das 17h do dia 16 de outubro de 2012, através do site www.uece.br/cev. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final.

Concurso Prefeitura de Ibotirama - BA

A Prefeitura de Ibotirama, Estado da Bahia, através da empresa Seleta Seleção e Consultoria Ltda, divulgou edital de concurso público N° 01/2012, destinado ao preenchimento de 178 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00, por carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Advogado, Analista de Controle Interno, Arquiteto, Auditor Fiscal, Enfermeiro Obstetra, Engenheiro Civil, Médico, Nutricionista, Professores, Supervisor Escolar, Porteiro, Gari, Cozinheira, Monitor de Transporte Escolar, Mecânico de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Saúde Bucal e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis no período de 03 a 21 de setembro de 2012, na cidade de Ibotirama, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Centro, no horário das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou através da internet no site: www.seletaconcursos.com.br, no período de 03 a 23 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e validade
As provas serão realizadas no Município de Ibotirama e a entrega de títulos se dará no prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva, em data, horário e local a serem publicados oportunamente através da página eletrônica da Seleta.
 
O prazo de validade do Concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez.

Edital / Publicações

Concurso COREN - AP

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá - COREN/AP, através da empresa Intelectus, lançou edital (n° 001/2012) de concurso público destinado ao provimento de 05 vagas mais cadastro de rereserva de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.093,41 e R$ 3.500,00, além de Auxílio-alimentação e Vale-Transporte, em carga horária de 30 e 40h semanais.
 
Cargos: Agente Administrativo, Enfermeiro Fiscal e Contador.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.intelectus-ap.com.br, até o dia 06 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).

A aplicação das Provas Objetivas deste Concurso está prevista para o dia 23 de setembro de 2012 e realizar-se-á na cidade de Macapá/AP, domingo, no horário especificado neste Edital e local a serem oportunamente informados por meio do CDI, que deverá ser impresso pelo candidato.

Os gabaritos serão divulgados na portaria do COREN/AP (sede), no site www.intelectus-ap.com.br até o 2º dia subsequente ao da aplicação da prova.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período, a critério do COREN/AP.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na SESAU de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde - SESAU, em Alagoas, lançou edital de Processo de Seleção de Estagiários de Medicina para o preenchimento de 30 vagas, mais cadastro reserva na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, município de Arapiraca. Do total de vagas, 10% são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

Para participar, o aluno precisa está regularmente matriculado e com freqüência efetiva no 4º ano e/ou 7º ou 8º período do Curso de Medicina das Instituições de Ensino que oferecem o Curso de Medicina e possuem convênio de estágio celebrado com esta Secretaria.

O estagiário terá direito a uma bolsa de complementação educacional, além de auxilio-transporte por mês de estágio e seguro de acidentes pessoais, a cargo da Secretaria de Estado da Saúde. O estágio terá duração de 4 meses, compreendidos de 10 de setembro de 2012 a 09 de janeiro de 2013.

As inscrições foram prorrogadas e estarão abertas aos estudantes do curso de medicina até o dia 14 de setembro de 2012, pela Internet, no site da SESAU www.saude.al.gov.br.

As inscrições serão realizadas mediante a entrega dos documentos exigidos, dentro do prazo de inscrições, ao Centro de Estudos Prof. Rodrigo Ramalho do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela - HGE, situado à Avenida Siqueira Campos, nº 2095, Trapiche da Barra, CEP: 57.010-001, Maceió, Alagoas, Fone: 3315-7366, e-mail: centrodeestudos­hge@hottnail.com

A prova será realizada na data provável de 19 de setembro de 2012, com início previsto para 14 horas e término às 17 horas, nas dependências da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (antigo Centro Formador de Recursos Humanos da UNCISAL, à rua Pedro Monteiro, 347, Centro (próximo à Santa Casa de Misericórdia).

O gabarito da prova estará disponível no dia 20 de setembro de 2012, apartir das 9 horas no site www.saude.al.gov.br e nos quadros de avisos do Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE), da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e da Unidade de Emergência DE Daniel Houly (UEDH).

O resultado definitivo estará disponível a partir do dia 28 de setembro de 2012, a partir das 9 horas, no endereço eletrônico: www.saude.al.gov.br e nos quadros gerais de avisos do Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela, da SESAU e da UEDH.

Concurso Prefeitura de Girau do Ponciano - AL

A Prefeitura de Girau do Ponciano, Estado de Alagoas, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. Serão preenchidas 337 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, com vencimento que varia entre R$ 622,00 e R$ 5.500,00. Do total das vagas ofertadas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Auxiliar Administrativo Educacional, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Vigilância, Agente Comunitário de Saúde, Professor, Agente Fiscal de Trânsito e Transporte, Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Odontólogo.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever através do site www.fapec-al.com.br, até o dia 21 de setembro de 2012.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 20 e/ou 21 de outubro de 2012, em horário previamente informado nos cartões de convocação do candidato, a partir do dia 15 de outubro de 2012.
 
O gabarito oficial deverá ser divulgado nos quadros de avisos do município ou em outro local previamente informado, inclusive na internet, até às 12:00 horas do dia 23 de outubro 2012.

Validade

A validade do concurso será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso SESACRE 2012: Edital e Inscrição

Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), publicaram através do Diário Oficial do Estado do Acre edital SGA/SESACRE Nº 001/2012 de processo seletivo. São ofertadas 121 vagas de nível superior para o cargo de médico. O salário é de até R$ 7.820,00, acrescido de interiorização.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 03 a 14 de setembro de 2012, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, nos seguintes endereços:
 
Regional I - Brasiléia - Núcleo de Educação da Secretaria de Estado da Educação - Rua Benjamin Constant, 148 - Centro;

Regional II - Rio Branco - Instituto Estadual Lourenço Filho – Avenida Getúlio Vargas, 2855 – Bairro Vila Ivonete;

Regional III - Sena Madureira - Núcleo de Educação da Secretaria de Estado da Educação - Avenida Avelino Chaves, nº 690 - Centro;

Regional IV - Tarauacá - Núcleo de Educação da Secretaria de Estado da Educação - Rua Justiniano de Serpa, s/n - Centro;

Regional V - Cruzeiro do Sul - Núcleo de Educação da Secretaria de Estado da Educação - Rua Djalma Dutra, nº 132 - Centro.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de análise curricular e entrevista.
 
A entrevista será realizada em data, locais e horários a serem divulgados no edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado do Acre - www.diario.ac.gov.br.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Afrânio - PE

A Prefeitura de Afrânio, Estado do Pernambuco, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 280 vagas na estrutura administrativa do Município, distribuídas em 48 cargos públicos. O concurso será realizado através da empresa ASCONPREV e será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Haverá várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 10.500,00.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Agente de Manutenção Mecânica, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Advogado de Assistência Judiciária, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais e demais cargos.
 
Inscrições e Provas
As inscrições, que ocorrerão até o dia 03 de outubro de 2012, serão efetuadas pela internet através do site: www.asconprev.com.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 para os cargos de nível Superior, R$ 70,00 para os cargos de nível Médio e nível Técnico e R$ 45,00 Nível Fundamental.
 
A prova objetiva será realizada em datas, locais e horários a serem divulgados no site www.asconprev.com.br. As provas e o gabarito preliminar serão disponibilizados, ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso.

Edital / Publicações

Prefeitura de Schroeder (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Schroeder, localizada 220 km da capital, em Santa Catarina, lançou edital nº 01 -03/2012 de processo seletivo para atender às necessidades de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Os funcionários selecionados serão contratados por tempo determinado, suprindo a vacância dos cargos efetivos do quadro de Pessoal do Programa Saúde da Família.
 
É ofertada 01 vaga mais cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração que pode variar entre R$ 835,32 a R$ 10.184,63.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Odontólogo e Auxiliar Consultório Dentário.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas, gratuitamente, das 00h de 19 às 23h59min do dia 24 de setembro de 2012, pelo site www.schroeder.sc.gov.br.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, a Prefeitura de Schroeder disponibilizará o acesso para a inscrição na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza, situada na Rua Paulo Jahn, 325, Centro, no Município de Schroeder, das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, durante os dias úteis, considerando-se o horário de Brasília, sendo que o término para inscrição neste local será até às 15 h (horário de Brasília) do dia 24 de setembro de 2012, onde serão disponibilizados computadores para a realização das inscrições.
 
Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de setembro de 2012, na Escola Municipal Professor Emílio da Silva, situada na rua Paulo Jahn, n°215, às 08h00min.
 
O gabarito será divulgado, provavelmente, no dia 01 de outubro de 2012, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Santa Catarina – www.diariomunicipal.sc.gov.br, bem como no site do município - www.schroeder.sc.gov.br.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 09 de outubro de 2012 e o processo seletivo será válido por 06 meses, a partir da data de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Nova Araçá - RS

A Prefeitura de Nova Araçá, Estado do Rio Grande do Sul, lançou os editais n°s 001 e 002/2012 de concurso público e processo seletivo, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. São oferecidas 07 vagas para os cargos de engenheiro, médico, agente comunitário de saúde e operário, com salários variados de R$ 871,00 a R$ 9.190,22.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 23 de setembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada em 27 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 04 de outubro de 2012.
 
O certame terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério do Município de Nova Araçá.

Concurso Prefeitura de Chaval - CE

Foi divulgado extrato do edital nº. 001/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Chaval, no Estado do Ceará. O concurso destina-se ao preenchimento de 213 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento que pode chegar a R$ 7.000,00.
Cargos

Merendeira, Motorista, Gari, Vigia, Monitor de Criança, Professor, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Educador Social, Técnico Agropecuário, Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Odontólogo, Médico, Fisioterapeuta, Veterinário e Engenheiro Civil.
 
Inscrições e provas
As inscrições serão realizadas no período de 3 a 21 de setembro de 2012, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, na Secretaria de Educação – Auditório Margareth Carneiro, localizada na Rua Monsenhor Carneiro, SN - Centro – Chaval/CE ou pelo site www.consep-pi.com.br.
 
Taxas de inscrição é de: R$ 40,00 e 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 e 90,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).
 
O concurso será constituído de prova escrita e de títulos. A prova escrita será realizada na data provável de 28 de outubro de 2012, a partir das 9:00 horas com três horas de duração, em locais que serão divulgados até dia 22 de outubro de 2012, na sede da Prefeitura de Chaval e no site www.consep-pi.com.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações