Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portugal: Detetadas irregularidades financeiras no Centro do norte de células do cordão umbilical

"Irregularidades de gestão, processuais e financeiras" foram detetadas no Centro de Histocompatibilidade do Norte (CNH), revelou hoje, em comunicado, o Instituto Português do Sangue e do Transplante, que anuncia o encerramento daquela instituição durante dois a três meses.

As irregularidades originaram um "relatório preliminar" enviado às "autoridades competentes" para que sejam "desenvolvidas as inspeções necessárias ao completo esclarecimento das situações e apuramento de eventuais responsabilidades", acrescenta o comunicado.

A Lusa tentou saber pormenores junto do Instituto, mas tal não foi possível.

A situação é revelada poucos dias depois do CHN ter passado, a 23 de agosto, para a tutela do Instituto do Sangue.

Na mesma nota é ainda anunciada a suspensão, durante 60 a 90 dias, da colheita para o banco público de células do cordão umbilical que funciona no CNH.

O comunicado não faz qualquer associação entre as irregularidades detetadas e a suspensão das funções.

A interrupção no funcionamento tem por objetivo "avaliar a atividade do banco e assegurar no futuro uma maior proficiência técnica da sua atividade", refere o texto.

Da decisão "não resultam riscos para os doentes, nem uma diminuição da atividade de transplantação", acrescenta.

Fonte RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário