Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de junho de 2014

Vai fazer dieta? Veja as vantagens de não contar calorias

É importante observar a tabela nutriciona
Observar outros nutrientes dos alimentos antes de fazer suas escolhas contribui para a perda de peso com saúde

Preocupar-se somente com as calorias dos alimentos pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Isto porque ao ignorar os outros nutrientes presentes nas comidas e bebidas há o risco da pessoa desenvolver carências nutricionais e aumentam as chances dela desenvolver problemas cardíacos, derrames, entre outros. 

O que são calorias
As temidas calorias são a energia que o alimento fornece ao nosso organismo quando é digerido. Essa energia contida neles vem dos macronutrientes, os carboidratos, as proteínas, as gorduras e o álcool etílico, contido nas bebidas alcoólicas.

"Somente os macronutrientes fornecem energia e, portanto, os micronutrientes que são os sais minerais e as vitaminas, não são fontes de energia", explica Roberta Stella, nutricionista chefe do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde

A quantidade de energia que esses macronutrientes fornecem é:               
  • Carboidratos: 4 calorias por grama, Proteínas: 4 calorias por grama, Gorduras: 9 calorias por grama, Álcool etílico: 7 calorias por grama.
O ganho de peso está relacionado a quantidade de calorias ingeridas. "Cada pessoa tem um gasto calórico mediante o peso, idade e atividade física, o indivíduo engorda porque consome uma quantidade calórica maior do que gasta", explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especializada em nutrição clínica.  

Menos calorias pode não ser igual a dieta saudável 
Contudo, levar em conta somente as calorias pode implicar em problemas nutricionais. "Temos que estabelecer o que é uma alimentação saudável e que emagrece, se o objetivo é puramente perder peso contar calorias é o suficiente, mas a pessoa pode fazer uma dieta completamente desbalanceada", alerta o endocrinologista Bruno Halpern, médico da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). 

Isto porque somente a quantidade de energia não fornece necessariamente a informação de que o alimento é saudável ou não. Uma comida ou bebida com baixas calorias pode ter açúcar refinado, gorduras poucos saudáveis e baixa quantidade de fibras, vitaminas e minerais. 

Consumir somente alimentos pobres em nutrientes a longo prazo pode implicar em carências nutricionais e problemas como anemia, carência de vitamina B e ferro, e baixa imunidade, aumentando as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.

Menos calorias não é sinônimo de dieta saudável
Fuja destes nutrientes
Para que os alimentos tenham melhor qualidade nutricional, é importante que algumas substâncias estejam presentes em menores quantidades. Fique atento aos valores de açúcares ou carboidratos simples, pois em grandes quantidades eles podem disparar as taxas de açúcar no sangue, já que a glicose disponível neles é rapidamente digerida e entra na circulação. Se o consumo de alimentos deste tipo for constante, aumentam os riscos de resistência à insulina, quadro que no futuro eleva as chances de diabetes tipo 2. 

A quantidade de gorduras saturadas e gorduras trans presentes nos alimentos também é preocupante. Ambas quando consumidas em excesso favorecem problemas cardíacos, derrames, o ganho de peso e até mesmo alguns tipos de câncer. 

O colesterol presente no alimento traz malefícios em grandes quantidades, pois pode contribuir para o aumento dos níveis do colesterol ruim, LDL. O consumo diário de colesterol não deve ultrapassar 300 miligramas. O sódio em excesso favorece a hipertensão arterial e o aumento do risco de doenças cardiovasculares. 

Para saber o que são menores quantidades, observe a tabela nutricional. "O interessante é que o alimento tenha menos de 5% do valor diário. Na tabela há uma coluna indicando a porcentagem do valor diário", explica Roberta Stella.

O primeiro ponto a notar na tabela nutricional é o tamanho da porção. "As informações nutricionais dos alimentos são dadas por uma certa quantidade. É importante saber qual é a quantidade analisada para que, se consumir, por exemplo, o dobro do que é informado na tabela, todos os valores, calorias e nutrientes, sejam multiplicados por dois", orienta Roberta Stella.

Observe também as calorias do alimento, afinal é importante saber o quanto de energia ele fornece. Evite alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples, gorduras saturadas e trans, colesterol e sódio.  

Procure ingerir aquelas bebidas ou comidas que tiverem boas quantidades de fibras, que estimulam o trânsito intestinal, vitaminas e minerais, ambos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

A vitamina A está relacionada ao sistema imunológico, as do complexo B são fundamentais para o metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos, enquanto a C contribui para tornar o corpo mais resistente à infecções, a E conta com ação antioxidante, e a K é fundamental para manter os ossos saudáveis e também atua no processo de coagulação sanguínea. 

O que observar na tabela nutricional
Entre os minerais os benefícios também são diversos. O selênio é bom para a memória e para quem apresente Alzheimer, o cálcio e o magnésio são importantes para a saúde dos ossos, o zinco é necessário para a ação de diversas enzimas e fortalece o sistema imunológico. O ferro é importante para prevenir a anemia. 

As gorduras saudáveis, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, são boas escolhas para a saúde. Elas são importantes para o cérebro, coração, imunidade, cicatrização, colesterol, perda de peso, tem ação anti-inflamatória, entre outros benefícios. 

É importante focar nas porcentagens dos nutrientes e não nos gramas ou miligramas. Porcentagens menores do que 5%¨do valor diário são consideradas baixas e, superiores a 20% é uma quantidade elevada. 

Alguns alimentos podem conter as mesmas quantidades de calorias ou até menos do que outros, porém algumas vezes essas opções mais calóricas podem ser melhores. "Um exemplo são os sucos naturais, eles têm mais calorias do que um refrigerante light, mas também tem mais vitaminas, minerais e antioxidantes, enquanto o outro tem uma série de componentes químicos que não são bons para a saúde", explica Rita Novais. 

Outros exemplos são os alimentos integrais e as versões comuns. Apesar de pães, massas e bolos integrais terem as mesmas calorias dos comuns, eles são melhores especialmente por serem ricos em fibras. Este nutriente melhora o trânsito intestinal, proporciona saciedade e previnem o aumento repentino dos níveis de açúcar no organismo. 

Certas frutas também podem ter quase as mesmas calorias de um bombom de chocolate, porém as primeiras terão mais vitaminas, minerais e fibras. Lanches com maior quantidade de proteínas ao invés de carboidratos também são interessantes, pois proporcionam saciedade por mais tempo.

Fuja de alimentos calóricos e sem nutrientes
Contar pontos e não calorias
A dietas dos pontos é um dos melhores exemplos de que o emagrecimento acontece mesmo sem contar calorias. "É mais fácil de fazer as contas. Porém, a principal vantagem é que ela se adapta ao estilo de vida da pessoa. Quando a dieta é muito definida a chance de dar errado é gigante", explica Halpern. 

Mas a mesma dieta pode ter metodologias distintas. Algumas versões consideram uma conta básica em que um ponto equivale a 3,6 calorias. Além disso, algumas versões da dieta dos pontos não levam em conta somente as calorias, mas também os outros nutrientes, o que ajuda a elevar a qualidade nutricional do que é consumido. "Na metodologia da Dieta dos Pontos do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, por exemplo, um ponto considera nutrientes como gorduras saturadas, gorduras trans e açúcares, que aumentam a pontuação do alimento, e fibras que diminui a pontuação", explica Roberta Stella. 

A cota de pontos varia de acordo com o peso atual e o sexo. Ao final do dia é esperado que a cota não seja ultrapassada, mas que também não fique abaixo do recomendado, isto contribui para que o indivíduo tenha uma dieta saudável. "Como os alimentos menos saudáveis são mais pontuados, naturalmente, o usuário percebe que está gastando muitos pontos com pouca quantidade de alimentos. Assim, na maioria das vezes, as escolhas saudáveis são uma maneira para se manter dentro da pontuação diária", explica Roberta Stella. Ao observar os pontos por tanto tempo, as pessoas também passam a saber o que é melhor para a sua alimentação.   

Melhorar a qualidade, mas sem esquecer as quantidades
Comer de forma balanceada é essencial para a perda de peso saudável. Porém, eles não podem ser ingeridos sem limites. "É preciso comer menos, melhorar somente a qualidade das comidas e bebidas não é o suficiente para quem quer perder peso", nota Halpern. Então, os alimentos calóricos e saudáveis, como os produtos integrais, ainda devem ser consumidos com parcimônia.

Minha Vida

Pés podem apresentar sinais de obstrução das artérias

http://www.makeupworld.com.br/wp-content/uploads/cuidados_com_os_pes-258x319.pngPrestar atenção neles pode prever doenças cardiovasculares, como infarto e AVC 

Por Dr. Bruno Valdigem

"Os pequenos detalhes são os mais importantes", Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle.

Os pés são uma parte do corpo negligenciada por todos. Embrulhamos em panos apertados (meias), depois colocamos em caixotes de couro (sapatos) que são feitos em formato padrão, não respeitando diferenças individuais. Chegando em casa não temos o hábito de secar entre os dedos, acumulando fungos e restos de pele morta. É a parte que menos cuidamos e menos observamos, mesmo na posição de médico. Quantas vezes um médico examinou seus pés? 

Os pés estão na periferia do sistema circulatório e por isso sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea. São menos aquecidos também. As doenças circulatórias podem ser relacionadas a três ?sistemas?: o arterial (não chega sangue), o venoso (não drena o sangue adequadamente) e o linfático (o sistema venoso não tem o suporte de drenagem que deveria). Os dois últimos são difíceis de diferenciar e, como trabalham juntos, vamos juntar os dois em "venoso". 

Doença venosa é adquirida ao longo da vida, com dilatações das veias para acomodar mais sangue. Essas dilatações formam verdadeiros sacos cheios de sangue (as varizes). A distensão dos sacos provoca dores, extravasamento de líquidos (inchaço), e escurecimento da pele (pelo deposito de hemossiderina, vindo das hemácias mortas). O Inchaço é maior à noite, pela gravidade, bem como a dor é maior quando a pessoa esta de pé. 

A doença arterial é mais grave. A obstrução de artérias grandes (como femoral, ilíaca e até aorta) e menores (pediosa, poplítea) levam a falta de sangue crônica, inicialmente nos dedos e cada vem mais próximo da raiz da coxa. Os pelos das pernas e pés diminuem, pelo sofrimento crônico, e a pele em especial da planta dos pés e dedos se torna pálida, e em casos mais greves, escura e com feridas. Quando a pessoa faz esforço com as pernas, elas doem. E isso obedece um padrão evolutivo: primeiro dores durante longas caminhadas, depois médias distâncias e depois qualquer distância. As dores desaparecem assim que a pessoa para de andar. 

Identifique o problema
Um teste simples que pode ser feito em casa é comprimir com o dedo uma polpa digital. Assim que você solta, ela esta pálida, e logo depois o sangue que você "espremeu" para fora preenche de novo a região deixando ela cor de rosa ou vermelha. Meça também no dedão do pé. O tempo tem que ser menor que três segundos - mais do que isso é suspeito. 

Existe um exame chamado índice tornozelo braquial que usa esse princípio. Com um ultrassom ele mede a pressão em uma artéria do pé e compara com a pressão em uma artéria do braço do mesmo lado. Se a razão entre a pressão do tornozelo sobre a do braço for menor que 0,9, é sinal de risco aumentado para doença arterial periférica, e isso já coloca a pessoa em uma condição de maior risco de infarto, angina e AVC. 

O não tratamento de doença arterial periférica pode levar à obstrução aguda, ruptura de placas, gangrena e necrose de dedos e pés. Muitas pessoas são amputadas anualmente sem necessidade, e não chegariam a isso se tivessem prevenido. A prevenção passa por dieta, exercícios e medicamentos para controle de colesterol e triglicerídeos. 

Resumindo, cuide bem de quem sempre carregou você. E preste atenção no que ele tentar avisar!

Minha Vida

Oito alimentos que ajudam a combater a hipertensão

Azeite de oliva - Foto Getty Images
O Azeite de oliva é rico em ômega 3
Aveia, cereais integrais e até leite são peças chave nessa luta 

Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. E se você já pensou "não tenho tempo para praticar exercícios ou qualquer coisa semelhante", saiba que apenas incluindo alguns alimentos em sua dieta, a prevenção e o controle já são desenvolvidos naturalmente pelo seu organismo. 

Confira a seguir oito desses alimentos:

Aveia
"A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", explica Cátia Medeiros, especialista em nutrição clínica pelo Ganep-SP e membro da clínica Espaço Nutrição. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.

Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

Amêndoa e noz
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas, como explica a nutricionista Cátia Medeiros.

Alimentos ricos em ômega 3
Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, os ácidos graxos ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão em uma dose acima do valor diário recomendado normalmente, aponta a nutricionista Cátia Medeiros.

Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura.

Ervas
O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. "Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos", alerta a nutricionista Cátia Medeiros. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.

Alho
Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue. 

Cereais integrais
Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos. 

Alimentos ricos em potássio
Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica Cátia. 

Leite e derivados
Importantes fontes de cálcio, leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Minha Vida

Concurso Prefeitura de Terra Boa - PR

A Prefeitura de Terra Boa, no estado do Paraná, publicou edital n° 03/2014 de concurso público, visando o preenchimento de 05 vagas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.240,72 por jornada semanal de trabalho que varia de 20 a 44 horas. O concurso público será executado pela FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri. 

Cargos
As oportunidades são para as funções de agente de máquinas e veículos (motorista e operador de máquina pesada), agente de serviços de enfermagem, agentes universitários: arquiteto, assistente social, agente universitário, contador, enfermeiro, engenheiro civil, fonoaudiólogo e professor de Educação Física.

Inscrições e Taxas
Será admitida a inscrição efetuada via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, no período entre 9h de 23 de junho às 17hs de 21 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas são de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 80,00, de acordo com a função escolhida.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará acesso à internet na Biblioteca Cidadã, a Rua Arthur Bernardes, no horário das 08hs30  às 11hs e das 13hs30 às 16h, em dias úteis durante o período de inscrição.
Provas e Gabaritos

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 24 de agosto de 2014. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, nos sites www.fadct.org.br e www.terraboa.pr.gov.br, a partir da data provável de 19 de agosto de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 18 horas do primeiro dia útil subsequente à realização da prova objetiva. O resultado final das provas objetivas e o resultado da prova de títulos - que será aplicada para alguns cargos- serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados na internet, nos portais www.fadct.org.br e www.terraboa.pr.gov.br.

A prova prática será realizada em data, local e horário estabelecidos no edital de convocação para prova prática que será divulgado no site www.fadct.org.br e no órgão oficial do município. Não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos de realização do exame fora da data, horário e local estabelecidos pelo edital.

Validade 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Itaúba - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Itaúba, no estado do Mato Grosso, publicou os editais nºs. 001 e 002/2014 de processo seletivo, destinados a selecionar candidatos para admissão no quadro de servidores do município. São ofertadas 04 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por vencimento de até R$ 6.200,00, em jornada semanal de 40 horas.

Cargos: técnico em enfermagem, odontólogo e agente de saúde ambiental e combate às endemias.

Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As  inscrições serão efetuadas on line, através do site www.itauba.mt.gov.br, ou de forma presencial, na Secretaria Municipal de Saúde, com endereço na Av. Tancredo Neves, 799, Centro, em Itaúba-MT. Neste caso, o atendimento ao público será destinado das 08h às 11h e das 13h às 15h. O período de inscrição será de 23 de junho a 04 de julho de 2014 e não haverá cobrança de taxa.  

Documentação necessária para inscrição: 
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  • Cédula de Identidade (CÓPIA);
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF (CÓPIA);
  • Titulo de Eleitor (CÓPIA);
O certame será constituído de prova objetiva, a ser aplicada provavelmente no dia 13 de julho de 2014, das 08h às 12h, na Escola Municipal Educandário Nossa Senhora Aparecida, situada à Rua Bárbara Max, s/nº, Centro.

O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 20 de junho de 2014, pág. 317 a 331.

Prefeitura de Lagoa Vermelha - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 16 vagas na função de agente comunitário de saúde (nível fundamental). O salário oferecido é de R$ 952,18, por regime de 40 horas semanais.

O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. As inscrições seguem até 07 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de 73,62. O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, até o dia 08 de julho de 2014.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 03 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 18 de julho de 2014.

O certame terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Lagoa Vermelha/RS.

Prefeitura de São Gabriel do Oeste - MS abre vagas em seletivo

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2014, visando compor banco de profissionais habilitados de todos os níveis de escolaridade para contratos emergenciais e futuras admissões. 

Cargos
As vagas são para agente comunitário de saúde, atendente administrativo, auxiliar de odontologia, fisioterapeuta, médico PSF, psiquiatra, motorista de ambulância, psicólogo e técnico de enfermagem.

Inscrição
As inscrições serão recebidas nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2014, no horário entre às 07h e 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Martimiano Alves Dias, nº 1.211, Centro, no Polo Administrativo da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.

O modelo de currículo será disponibilizado no site www.saogabriel.ms.gov.br. Contudo, recomenda-se que so mesmo seja preenchido e impresso pelos próprios candidatos.

Prova
A seleção será constituída de análise curricular eliminatória e classificatória.

O resultado em ordem classificatória dos candidatos será divulgado em 07 de julho de 2014, em edital específico, divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul - www.diariomunicipal.com.br/assomasul, no site da Prefeitura Municipal - www.saogabriel.ms.gov.br e no mural de avisos da Prefeitura.

Validade
O processo seletivo tem validade até 31 de julho de 2015, podendo ser prorrogado por 1 ano.

O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, de 20 de junho de 2014, pág. 49 a 57.

Concurso Prefeitura de Ponte Preta - RS

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Ponte Preta publicou edital nº. 001/2014 de concurso público, para contratação imediata e formação de cadastro reserva em alguns cargos na administração municipal. Sob a coordenação técnica da Alternative Concursos, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 08 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.110,72. 

Cargos
Gari, Motorista, Merendeira, Operador de Máquinas, Operário, Servente, Telefonista/Recepcionista, Auxiliar de Administração, Inspetor Tributário, Monitor de Escola, Monitor de Classe Escolar, Técnico em Contabilidade, Tesoureiro, Assistente Social, Médico e Professor (Classes Especiais, Educação Física e Língua Inglesa). Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 23 de junho a 14 de julho de 2014, exclusivamente via internet, através do site www.alternativeconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 110,00 (nível superior).

Prova
O certame será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

O formulário e as fotocópias devidamente autenticadas em serventia pública (cartório) dos títulos deverão ser enviados, VIA SEDEX, no período compreendido entre 23 de junho a 14 de julho de 2014 (data do protocolo ou carimbo dos Correios) para a empresa responsável pelo concurso público, Alternative Concursos Ltda, no seguinte endereço: Avenida Padre Antônio, n.º 590, Sala 02 - Centro, Maravilha (SC), CEP 89874-000.

A prova objetiva será realizada na data provável de 03 de agosto de 2014, das 09h às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio São José, situada na Avenida Antônio Paris, n.° 461, Centro, no município de Ponte Preta/RS. Já a prova prática será aplicada aos cargos/funções de gari e operário na mesma data da prova objetiva, no Parque de Máquinas Municipal, situado à Rua Fidélio Berto, s/n.º, Centro, no Município de Ponte Preta (RS), em horário a ser anunciado por edital de convocação e reforçado no dia da prova escrita objetiva.

A partir do dia 04 de agosto de 2014, será divulgado o gabarito preliminar no mural oficial do município de Ponte Preta/RS, em seu site oficial www.pontepreta.rs.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

O edital encontra-se publicado no site www.pontepreta.rs.gov.br.

Prefeitura de Alambari - SP prorroga inscrições de concurso

Os candidatos que estão de olho em uma das vagas oferecidas pela Prefeitura de Alambari, no estado de São Paulo, têm mais uma chance de concorrer ao processo seletivo nº 02/2014. As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de julho de 2014.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no site www.publiconsult.com.br. A inscrição será computada após o pagamento do boleto. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 30,00 de acordo com a vaga pleiteada.

O certame, sob a responsabilidade técnica da empresa Publiconsult ACP Ltda, dispõe de 12 vagas nos cargos de assistente administrativo, auxiliar administrativo I, auxiliar administrativo II, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços educacionais do ensino fundamental I, auxiliar de serviços gerais, eletricista, monitor, motorista e tratorista (níveis fundamental e médio). Os salários vão até R$ 1.798,42, por carga horária de 40h por semana.

A data para aplicação das provas também foi alterada, ficando prevista para o dia 27 de julho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no edital de convocação, que será disponibilizado nos sites www.publiconsult.com.br e publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Alambari.

A partir das 18H do primeiro dia útil seguinte ao da aplicação das provas, o candidato poderá consultar o gabarito no endereço eletrônico supracitado e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Alambari.

O concurso público terá validade de dois anos, sendo facultada a sua prorrogação uma vez por igual período.

EBDA abre vagas para níveis médio e superior

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA publicou edital n° 001/2014 de processo seletivo. O certame visa a contratação de 90 candidatos, sendo 31 técnicos de nível superior e 59 técnicos de nível médio, pelo prazo determinado de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

A lotação dos profissionais será de acordo com as necessidades da empresa em municípios dos territórios Piemonte Norte do Itapicuru, Sisal e Irecê. Os salários iniciais variam de R$ 1.201,59 e R$ 2.543,11, para técnico de nível médio e superior, respectivamente. 

Para todas as funções temporárias haverá na remuneração o acréscimo de R$ 12,00, por dia útil trabalhado, referente ao auxílio refeição. A jornada de trabalho semanal é de 40 horas.

As oportunidades são para profissionais das áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia, Economia, Administração e Gestão de Cooperativas, Análise de Sistema, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, Serviço Social, Pedagogia, Letras e Ciências Sociais, além de Técnico em Agropecuária.

Das Inscrições
As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, até  24 de junho de 2014. Para participar, o candidato deve enviar o currículo para o endereço eletrônico ebda.selecao@ebda.ba.gov.br.

Etapas da seleção
1ª Etapa: Análise Curricular (eliminatória e classificatória);
2ª Etapa: Entrevista (classificatória).

A 1ª etapa: Análise Curricular será realizada pela Comissão no período de 25 a 27 de junho de 2014, através da análise dos currículos enviados eletronicamente por meio do endereço eletrônico ebda.selecao@ebda.ba.gov.br.

A convocação dos candidatos selecionados para a 2ª etapa: Entrevista do Processo Seletivo Simplificado será através do endereço eletrônico www.ebda.ba.gov.br, a partir do dia 1º de julho de 2014.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data da homologação do seu resultado final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Diretor Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.

SESAU – TO abre vagas para Instrutores

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo nº 104/2014 da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins, que oferece 02 vagas de Instrutores de Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas. A remuneração do profissional pode variar conforme o título do candidato, ficando entre R$ 100,00 e R$ 180,00 por hora/aula, para jornada mensal de 30 horas por módulo.

As inscrições para o certame podem ser realizadas gratuitamente pela internet, por meio do site formsus.datasus.gov.br, até 30 de junho de 2014.

A escolha dos candidatos será realizada por meio de análise de currículo. O resultado provisório do certame será divulgado na data provável de 04 de julho de 2014, no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

Já o resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 09 de julho de 2014. A seleção será válida por um ano e poderá ser prorrogada por igual período, conforme necessidade do órgão.

Concurso Prefeitura de Espinosa - MG está suspenso

Foram suspensas as inscrições do concsuro da Prefeitura de Espinosa, em Minas Gerais. 

Mais informações na Prefeitura de Espinosa, situada na Praça Coronel Heitor Antunes, nº 132, Centro, CEP 39510-000, Espinosa, Minas Gerais ou pelo Telefone: (38) 3812-2000.

As informações detalhadas encontram-se no Decreto nº 1.579/2014, disponível no site da organizadora (http://www.exameconsultores.com.br/).

******

A Prefeitura de Espinosa, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 213 vagas, sendo 201 para ampla concorrência e 12 para pessoas com deficiência PcD. As chances são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.850,00.

As chances são para os empregos de Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Serviços Gerais - Servente Escolar; Condutor de Veículos Leves; Condutor de Veículos Pesados; Fiscal de Obras e Posturas; Fiscal de Rendas; Gari; Oficial de Serviços Públicos: Bombeiro, Eletricista, Marceneiro e Pedreiro; Pedagogo; Professor PI; Técnico Administrativo; Técnico de Nível Médio em Radiologia; Técnico de Nível Médio em Saúde - Técnico em Enfermagem; Técnico de Nível Superior Administrativo - Engenheiro Civil; Técnico de Nível Superior em Assistência - Assistente Social; Técnico de Nível Superior em Saúde - Biomédico, Enfermeiro Saúde Mental; Enfermeiro e Nutricionista. As jornadas de trabalho são de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, por meio do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 16 de junho a 15 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 93,00 de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Espinosa, situada na Praça Coronel Heitor Antunes, nº 132, Centro, CEP 39510-000, Espinosa/MG.

As provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) serão realizadas no município de Espinosa, na data prevista de 17 de agosto de 2014, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Espinosa e no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br. O gabarito provisório será divulgado na data provável de 19 de agosto de 2014.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Hospital Regional de Juazeiro - BA abre seletivo

O Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia, realizará processo seletivo com o intuito de formar cadastro reserva para os cargos de fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, técnico em segurança do trabalho, almoxarife, auxiliar de farmácia, jardineiro e cozinheiro.

Os profissionais que virem a ser convocados serão admitidos pela IMIP, empresa responsável pela gestão da unidade hospitalar, que também é a organizadora do certame. Os interessados em participar da seleção devem efetuar suas inscrições entre os dias 26 e 27 de junho de 2014,  exclusivamente via internet, pelo site http://www1.imip.org.br/cms/opencms/imip/pt/home/.

Neste mesmo portal será disponibilizado o edital completo do certame, cujas consultas poderão ser feitas a partir do dia 25 de junho de 2014. A publicação trará todos os detalhes do concurso, a exemplo de salários, jornadas de trabalho, entre outros.

As provas estão previstas para serem aplicadas em 19 de julho de 2014, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape).

Concurso Prefeitura de Cândido Rodrigues - SP

No Estado de São Paulo, a prefeitura de Cândido Rodrigues divulgou edital n° 001/2014 de concurso público, objetivando o provimento de 17 cargos vagos. As chances são para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração vai de R$ 855,14 a R$ 4.672,05, variando conforme a função dos contratados. Aos portadores de deficiência física e sensorial fica reservado 5% das vagas.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da S. R. Digitalizações e Serviços Ltda.

Há vagas nas funções de trabalhador braçal, serviços gerais, merendeira, motorista, monitor, pajem, atendente, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, médico (20 e 40 horas), médico plantonista, nutricionista, professor de educação física, psicólogo educacional, terapeuta ocupacional e veterinário.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.srconcursos.com.br, a partir de 24 de junho até 04 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 50,00, conforme o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente em 27 de julho de 2014, às 09h, na Escola Municipal "Rizzieri Poletti", situada à Rua Paraná nº. 81 - Centro, Cândido Rodrigues - SP.

Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares nas escolas localizadas na cidade, a S. R. Digitalizações e Serviços Ltda. e a Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues poderão alterar horários e locais das provas ou até mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as publicações oficiais e por meio do site www.srconcursos.com.br.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por até igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Jacuizinho - RS

O Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos (IDRH) lançou o edital n° 026/2014 de concurso público 001/2014 da Prefeitura de Jacuizinho, no Rio Grande do Sul. O certame oferece 09 vagas para contratação imediata, mais a formação de cadastros reserva, em cargos que contemplam profissionais com níveis fundamental, médio e superior. Os salários oscilam de R$ 724,37 a R$ 3.164,35. As jornadas de trabalho variam de acordo com a função, podendo ser de 16h, 20h, 24h e 40h semanais.

Há vagas para agente administrativo, auxiliar técnico em manutenção, biólogo, contador, farmacêutico, fiscal, motorista, nutricionista, oficial administrativo, operador de máquinas pesadas, operador de trator agrícola, professor séries finais educação artística, professor séries finais geografia, entre outras profissões.

As inscrições devem ser realizadas até 4 de julho de 2014, na sede da prefeitura (Avenida Eloi Tatim da Silva, s/nº, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, com entrega dos documentos solicitados em edital. A taxa é de R$ 66,94.

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos, enquanto a prova de títulos é destinada apenas a professores e psicopedagogo. Já a prova prática será realizada para as funções de motorista, operador de máquinas pesadas e operador de trator agrícola.

Quanto aos locais das provas, estes serão divulgados posteriormente, através de edital a ser afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Jacuizinho - RS e no site www.idrhconcursos.com.br. Não serão realizadas provas fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.

O concurso terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Jacuizinho - RS.

Prefeitura de Cariacica - ES reabre inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, no estado do Espírito Santo, está promovendo processo seletivo para preencher 120 cargos temporários na função de Agente de Saúde Ambiental. Os candidatos cuja classificação for superior ao número de vagas oferecido formarão um cadastro reserva para convocação futura, se e quando surgir oportunidade.

De acordo com informações do edital de processo seletivo nº 003/2013, os interessados em participar da seleção ainda têm chance. As inscrições serão reabertas e poderão ser realizadas presencialmente, no período de 25 de junho a 11 de julho de 2014, das 9h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h, no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, situada à BR-262, KM 3,0 – Nº 3.700 - Bairro Alto Lage – Cariacica-ES.

Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia simples do documento de identidade com foto;
  • Cópia simples de documento que comprove a inscrição no CPF;
  • Cópia simples do Diploma ou Histórico Escolar.
O certame será constituído de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados farão jus à remuneração de até R$ 745,86, em regime de trabalho de 40 horas semanal.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Poço Fundo - MG

Foram reabertas as inscrições de concurso público, sob edital n° 01/2014, da Prefeitura de Poço Fundo, no estado de Minas Gerais, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos. O certame oferece 50 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.884,25.

As vagas são para os cargos de calceteiro, coveiro, jardineiro, lixeiro, mecânico, motorista II, operador de máquinas pesadas, pedreiro, profissional braçal, profissional de serviços gerais, servente escolar, agente de administração, agente fiscal, auxiliar de vigilância sanitária, monitor, assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, médico (cardiologista, ortopedista, pediatra e nutricionista) e Professor Nível Superior – Pré-Escolar 1º a 4º ciclo do Ensino Fundamental.

As inscrições, nos valores de R$ 20,00 a R$ 70,00, deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, no período de 24 de junho até 16 de julho de 2014.

A prova objetiva será aplicada no município de Poço Fundo/MG, na data provável de 17 de agosto de 2014, das 9h até às 12h e das 14h às 17h, a depender da vaga disputada. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Borborema – SP lança concurso com mais de 60 vagas

A Prefeitura Municipal de Borborema, no estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 61 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 11.342,54, em carga horária de 10 a 40 horas semanal.

As vagas são para Assistente Social, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gestor Ambiental, Médico (cardiologista, obstetra, psiquiatra, Médico I – cirurgião vascular, Médico I – oftalmologista, Médico I – pediatra, Médico PSF), Nutricionista, Procurador Jurídico, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo e demais funções.

As inscrições deverão ser efetuadas até 04 de julho de 2014, pela internet, no site da organizadora (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com a função escolhida. As pessoas que não tiverem acesso particular à rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o Acessa São Paulo, em horário de expediente, localizado à Rua Stélio Loureiro Machado, nº 31, Centro, na cidade de Borborema - SP.

As provas serão aplicadas na cidade de Borborema - SP, na Escola Estadual “Manoel Silveira Bueno”, localizada à Rua Fernão Sales, s/nº, Centro, na data prevista de 20 de julho de 2014 (domingo), com início às 9h00.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Ronda Alta - RS

A  Prefeitura de Ronda Alta, no Estado do Rio Grande do Sul, publicou 2 editais nº. 1/2014 para a realização de concurso público e processo seletivo. O certame a ser executado pela Assessoria e Consultoria Pública de Privada Eireli – EPP (ASSCON-PP) oferece 48 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 800,02 e R$ 9.257,62 por jornada de 20, 25 ou 40 horas semanais.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde (4+2CR), Agente Administrativo (1), Auxiliar de Artífice (1), Auxiliar de Serviços (1), Artífice I (1), Assistente Social (1), Bioquímico (1), Coordenador Sistema Controle Interno (1), Enfermeiro (2), Medico (Clínico Geral, Ginecologista e Obstetra) (3), Nutricionista (1), Operador (4), Vigilante Sanitário (1), Telefonista (1), Técnico em Enfermagem (1), Técnico Manutenção Máquinas (2), Técnico Agrícola (1), Professor (Educação Infantil, Séries Iniciais, Português, Inglês, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências e Matemática) (12), Atendente (1), Dentista (1), Enfermeiro (1), Fisioterapeuta (1) Fonoaudiólogo (1), Veterinário (1) e Psicólogo (1).

Inscrição
As inscrições estarão abertas até 15 de julho de 2014, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br.

A  taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00

Prova
Os certames serão composto de prova objetiva, prática e de títulos.

A prova objetiva, juntamente com a entrega dos títulos, estão previstas para 3 de agosto de 2014, nas dependências da Escola Estadual de Educação Básica Professor Alfredo Gaviolli, localizada na Avenida Presidente Vargas, 470, Ronda Alta/RS. Já a prova prática será realizada na data provável de 17 de agosto de 2014, nas dependências do Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Ronda Alta, localizado na Rua Juvêncio Rodrigues da Silva, Ronda Alta/RS.

O gabarito será disponibilizado a partir das 19h de 3 de agosto de 2014, nos sites www.assconpp.com.br e www.rondaalta.rs.gov.br.

Validade
Os certames serão válidos por 2 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Igarapé - MG lança edital de concurso público

A Prefeitura de Igarapé, no estado de Minas Gerais, através da empresa Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), lançou edital de concurso público n°03/2014, para preencher 283 vagas imediatas e formar cadastro reserva em várias funções municipais. As chances são para cargos de todos os níveis de escolaridade, por salários ofertados que podem chegar a R$ 4.010,83, em carga horária de 12 a 44 horas semanais.

Segundo o edital, no mínimo 5% do total de vagas oferecidas neste concurso público serão reservadas a pessoas com deficiência, totalizando 20 vagas na reserva.
Cargos
- Nível superior: Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Contador, Engenheiro Sanitarista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Professor de Inglês, Professor de Informática e Psicopedagogo;

- Nível médio: Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Tributação, Auxiliar de Tributação Sanitária, Fiscal de Posturas, Fiscal de Trânsito, Fiscal Sanitário, Técnico Agrícola, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Topografia e Técnico em Tributação;

- Nível fundamental completo: Artesão, Auxiliar de Administração, Bombeiro e Borracheiro;

- Nível fundamental incompleto: Ajudante de Obras e Serviços, Auxiliar de Jardinagem, Coveiro, Eletricista, Gari, Mecânico, Motorista "D", Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Roçadeira, Pedreiro, Pintor, Servente Contínuo e Soldador.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas via internet, de 14 de julho a 13 de agosto de 2014, pela internet, através do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.

Será disponibilizado, às pessoas que não tiverem acesso à internet, um computador para que possam realizar inscrições, requerimentos, solicitações e/ou recursos para qualquer etapa deste concurso, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato realizar o respectivo procedimento nos termos deste Edital, nos seguintes locais:
- Gerência de Concursos da Fundep, situada Av. Presidente Antônio Carlos, n° 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte-MG (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram, Portão 2), no horário das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min (exceto sábados, domingos e feriados);

- Prefeitura Municipal de Igarapé - MG, situado na Avenida Governador Valadares, nº 325, Centro, Igarapé - MG, no horário das 9h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados).
Taxas
O valor a ser pago a título de Inscrição é o seguinte:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 35,00;
- Cargos de Nível Médio e Técnico: R$ 45,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 75,00.

Provas
O concurso público será composto de prova objetiva para todos os cargos, mais prova dissertativa para o cargo de advogado, prova prática para motorista e operador de máquina pesada e prova de títulos para empregos de nível superior.

As provas serão aplicadas no estado de Minas Gerais, nas cidades de Igarapé e Betim, se necessário, na data provável de 21 de setembro de 2014, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. O caderno de questões e os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, no dia 21 de setembro de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Amarante do Maranhão - MA suspende concurso

Concurso Suspenso
EDITAL N.º 001/2014  CONCURSO PÚBLICO - ADITIVO 02
 
A Excelentíssima Sr.ª Prefeita de Amarante do Maranhão, no uso das suas atribuições legais, torna público, para o conhecimento dos interessados, a suspensão temporária das inscrições para alterações no edital e cargos do referido concurso.
 
Amarante do Maranhão– MA, 23 de junho de 2014.

 Adriana Luriko Kamada Ribeiro
Prefeita Municipal

Fonte: http://www.institutoludus.com.br
********
A Prefeitura de Amarante do Maranhão, no estado do Maranhão, lançou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 222 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A organização do certame é do Instituto Ludus e do total de vagas anunciadas, 19 são para pessoas com necessidades especiais.

As chances são para os empregos de assistente social; biólogo; biomédico; contador; economista; educador físico; enfermeiro; engenheiro agrônomo; engenheiro civil; engenheiro florestal; farmacêutico/bioquímico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico cirurgião; médico clínico; médico veterinário; nutricionista; odontólogo (cirurgião-dentista); pedagogo; psicólogo; psicopedagogo; terapeuta ocupacional, entre outros, com jornadas semanais de 20h, 30h e 40h e salários que variam de R$ 724,00 a R$ 13.000,00.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 2 de julho de 2014, pelo site www.institutoludus.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00, conforme o cargo.

A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 21 de Setembro (domingo), na cidade de Amarante do Maranhão– MA, no horário das 08:00 às 11:00h. A aplicação da prova na data e horário prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização, podendo o mesmo ser realizado em dois turnos.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais da Prova serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br. O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no primeiro dia útil a data da aplicação das provas, a partir das 18:00h no site www.institutoludus.com.br.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação da homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Suspenso Concurso da Prefeitura de Nova Nazaré - MT

A prefeita de Nova Nazaré, no Mato Grosso, determinou a imediata suspensão do concurso 001/2014, por prazo indeterminado. Também foi suspensa a contratação da empresa vencedora do certame (A. F. ROZA-ME) assim como a imediata suspensão de pagamento à referida empresa.

As informações detalhadas encontram-se aqui: http://www.prismaconsultoria.adm.br/concursos/ver/5/prefeita-municipal-de-nova-nazare.

********

A Prefeitura de Nova Nazaré, município localizado a 800 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, lançou edital de concurso público nº. 001/2014, ofertando 39 vagas de trabalho, sendo 33 imediatas e 6 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 7.826,81, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Advogado, Biólogo, Bioquímico/Farmacêutico, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Agente Administrativo, Apontador de Obras, Apoio Administrativo Educacional – Monitor de Sala, Instrutor de Informática, Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Atendente, Atendente Geral em Saúde, Motorista, Agente de Limpeza e Auxiliar de Serviços Gerais. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inscrição
As inscrições estarão abertas de 17 de junho até 09 de julho de 2014, através do site www.prismaconsultoria.adm.br.
Taxas:

Nível fundamental: R$ 40,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 10 de agosto de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, situada à Rua Fabiane Alves de Lima, s/n, Centro, na cidade de Nova Nazaré/MT.

A prova prática/aptidão de digitação para o cargo de Agente Administrativo poderá ser realizada no mesmo dia das provas objetivas,dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova; caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos sites www.diariomunicipal.com.br, www.novanazare.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.adm.br.

Os gabaritos preliminares serão divulgados nos sites www.diariomunicipal.com.br, www.novanazare.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.adm.br, a partir do dia 11 de agosto de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a juízo da autoridade competente da administração.

O edital foi publicado no site www.prismaconsultoria.adm.br.

Aberto Concurso na Prefeitura de Urupema – SC

Com 13 vagas de trabalho para contratações imediatas e vagas separadas para formação de cadastro de reserva, a Prefeitura de Urupema, no estado de Santa Catarina, abre edital de Concurso Público nº 01/2014. Os salários variam de R$ 724 a R$ 8.024,07, em jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais/Braçal, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Vigia, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Nutricionista, Professor, Médico, Psicólogo e Farnacêutico Bioquímico.

As inscrições só podem ser feitas pela internet, no site da organizadora do certame, endereçado no www.clicksolucoesinteligentes.com.br, de 27 de junho a 20 de julho de 2014. A taxa de inscrição vai de R$ 30 a R$ 80, de acordo com o nível de escolaridade do candidato.

O Concurso será composto de Prova Escrita – aplicada a todos os inscritos, além de Prova Prática e Prova de Títulos (somente para alguns cargos). A Prova Escrita será aplicada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a serem, informados, com antecedência, no www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Será de dois anos o prazo de validade do certame, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Tucunduva - RS abre seletivo (II)

Por meio do edital de Processo Seletivo nº 14/2014, a Prefeitura de Tucunduva, no Rio Grande do Sul, oferece 07 vagas para contratação imediata de Agente Comunitário de Saúde além de formação de cadastro de reserva. Os interessados devem ter fundamental como escolaridade mínima, por salário será de R$ 866,55 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas até 02 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.

A Prova Objetiva será realizada na data provável de 02 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados, futuramente, no www.objetivas.com.br, em 18 de julho de 2014.  

O seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Tucunduva – RS abre concurso

A Prefeitura de Tucunduva, no estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital nº 013/2014 de Concurso Público, visa ocupar 40 vagas de trabalho voltadas para candidatos em todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 757,82 a R$ 8.439,56, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanal.

As vagas são para Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Carpinteiro, Cirurgião-dentista, Engenheiro Civil, Instrutor de Música, Médico, Motorista, Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, Operário, Pedreiro, Professor em diversas disciplinas, Servente, Técnico em Informática, Telefonista/ Recepcionista e Vigia.

As inscrições serão somente pela internet, no www.objetivas.com.br, até 02 de julho de 2014. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100, de acordo com o grau de escolaridade do candidato.

O certame será composto de Prova Objetiva – comum a todos os inscritos, mais Prova Prática e de Títulos somente para algumas funções. A data provável da Prova Objetiva é 02 de agosto de 2014. O local da prova será comunicado com antecedência no www.objetivas.com.br e o turno da prova vai depender de qual vaga o candidato pleiteia.

O resultado final terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Depressão é maior causa de consulta na América Latina, dizem especialistas

http://terapiasparatodos.com.br/wp-content/uploads/2014/04/dep.jpgUm congresso regional de psiquiatria realizado em Santo Domingo, capital da República Dominicana, divulgou dados que revelam que a depressão é a principal causa de consulta psiquiátrica na América Latina

De acordo com as estatísticas apresentadas pela especialista Olga Casado Blancas, os latino-americanos que mais sofrem essa doença são, em 46,3%, os que possuem apenas o nível primário; seguidos em 40,7% dos que realizaram estudos secundários. A especialista afirmou, em comunicado enviado pelos organizadores do XVIII Congresso Centro-Americano de Psiquiatria, que os que menos se queixam de depressão são os profissionais, 12%, e a população analfabeta, 0,9%. Ela explicou que o estado civil também influência.

Segundo Olga, 63% dos deprimidos são casados; 20,4% são separados; 8,3% são solteiros; e 7,4% são viúvos. Dessa totalidade, 34,6% têm familiares que sofrem o mesmo.

A especialista afirmou ainda que a depressão nas mulheres na etapa da menopausa pode ser causada por diversos fatores, como questões financeiras, baixo nível de escolaridade, obesidade, doenças crônicas, antecedentes de depressão e consumo de álcool.
As estatísticas mostram que os mais afetados pela depressão têm entre 20 e 50 anos, mas que já há registros em pessoas mais jovens.

A psiquiatra Rhody Peña alertou sobre o aumento da doença em crianças e adolescentes, com maior frequência nas mulheres; e que estudos realizados desde 1940 neste mesmo setor da população e em adultos, estabelecem que este transtorno aparece cada vez mais cedo. “Apesar de muitos só procurarem uma consulta psiquiátrica em último caso, nos últimos tempos um dos principais transtornos que leva os pacientes a um consultório psiquiátrico é a depressão”, indicou.

Já Enrique Acuña afirmou que perceber a presença dessa doença deve ir além de notar sintomas como desânimo, ansiedade, medo, irritabilidade e solidão. “É preciso ter certeza que o paciente saiu da anedonia (perda da capacidade de sentir prazer) ou falta de interesse, para a alegria, entusiasmo, recuperando as energias, a motivação e a confiança em si mesmo”, apontou. Ele explicou que um dos efeitos mais devastadores da depressão é o “embotamento afetivo”, quando a pessoa perde a vontade de estar com a família, trabalhar e estudar.

No entanto, o Héctor Guerrero Heredia destacou que os sintomas da depressão não são apenas emocionais, mas também físico e causam dor. “Possui múltiplas dimensões, provocados por uma baixa na serotonina, como mudança no padrão do sono e nas habilidades psicomotoras, excessiva preocupação com a saúde física, diminuição da concentração e falta de apetite”, considerou.

R7

Vitamina D pode evitar mortes por câncer e doenças cardiovasculares

http://3.bp.blogspot.com/-yOQI8gsY-jo/TrkQyHH3QfI/AAAAAAAACjU/6Bh716Zl4ls/s320/vitamina_d.jpgEstudo observou que prevalência de mortes causadas por essas doenças é maior entre pessoas com baixos níveis do nutriente

Apresentar baixos níveis de vitamina D no organismo pode aumentar o risco de morte por diversas doenças, inclusive as cardiovasculares e o câncer, de acordo com um estudo alemão publicado nesta terça-feira. Segundo os pesquisadores, é possível que o nutriente exerça um papel importante na melhora do prognóstico dessas condições e que, portanto, seja um aliado no tratamento delas. 

O trabalho foi realizado no Centro Alemão para Pesquisa em Câncer e divulgado no periódico British Medical Journal (BMJ). As conclusões se basearam nos dados de 26.000 pessoas de 50 a 79 anos dos Estados Unidos e Europa que foram acompanhadas durante 16 anos. Nesse período, houve 6.695 mortes – 2.624 por doenças cardiovasculares e 2.227 por câncer.

Os autores identificaram que as pessoas com os menores níveis de vitamina D foram 57% mais propensas a morrer por qualquer causa durante o estudo em comparação com as que apresentavam os maiores níveis do nutriente no organismo. Esse risco foi semelhante quando os pesquisadores avaliaram apenas as mortes provocadas por doenças cardiovasculares.

Além disso, a pesquisa indicou que menores níveis de vitamina D aumentam em até 70% as chances de morte por câncer — mas apenas entre pessoas que já haviam apresentado a doença antes de o estudo começar.

Segundo os autores, é provável que a vitamina D ajude no combate a doenças cardiovasculares e câncer, mas essa conclusão deve ser comprovada em novos e mais aprofundados estudos. Mesmo assim, a equipe acredita que a pesquisa tem uma grande relevância na saúde pública, mostrando que o combate à deficiência em vitamina D deve ser uma prioridade.

Revista Veja

Surto de ebola está fora de controle, alerta Médicos sem Fronteiras

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2012/7/29/1343568200997/Ebola-virus-008.jpgO surto de ebola que atinge a África Ocidental está fora de controle, advertiram especialistas da ONG Médicos sem Fronteiras na última sexta-feira (20). Essa é maior epidemia da doença já registrada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o vírus já matou 330 pessoas

Somente na última semana, foram registrados 47 casos suspeitos e 14 mortes. “A realidade é evidente que a epidemia está agora em uma segunda onda. E, para mim, está totalmente fora de controle”, afirmou o diretor de operações da Médicos sem Fronteiras, Bart Janssens.

Para Janssens, organizações internacionais e governos envolvidos precisam enviar mais especialistas em saúde e ampliar as campanhas educativas sobre como evitar a propagação da doença.

O país mais afetado com o ebola é a Guiné, onde o surto se iniciou há três meses. Até o momento, 264 pessoas morreram no país e outras 398 estão sendo tratadas da doença.

Outros casos foram registrados em Serra Leoa e Libéria. Na última semana, a Serra Leoa fechou suas fronteiras para tentar evitar a expansão da doença.

O ebola é o vírus mais contagioso do mundo. Não existe uma vacina ou medicamento para combatê-lo. A doença mata 90% dos infectados. Seus principais sintomas são vômito e diarreia graves, febre e hemorragia interna e externa.

UOL

Uso de antidepressivos durante a gravidez pode causar obesidade e diabetes nos filhos

http://saojoaquimonline.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Depress%C3%A3o-na-Gravidez.jpgEstima-se que uma em cada cinco grávidas tem sintomas de depressão durante a gestação

 Mulheres que tomam antidepressivos durante a gravidez podem estar, inconscientemente, predispondo seus bebês ao diabetes tipo 2 e à obesidade, de acordo com nova pesquisa da Universidade McMaster.

Atualmente, até 20% das mulheres nos Estados Unidos e cerca de 7% das canadenses recebem prescrição de antidepressivos durante a gravidez.

— A obesidade e o diabetes do tipo 2 em crianças estão aumentando e há o argumento de que estão relacionadas ao estilo de vida, à disponibilidade de alimentos de alto teor calórico e à redução da atividade física, mas nosso estudo revelou que o uso de antidepressivos materno também pode ser um fator que contribui para a epidemia de obesidade e diabetes — disse a pesquisadora Alison Holloway, da Universidade de McMaster.

Estudos anteriores descobriram que as mulheres grávidas são especialmente vulneráveis ​​à depressão e estima-se que até uma em cada cinco grávidas tem sintomas de depressão durante a gravidez.

— Embora se saiba que essas drogas podem aumentar o risco de obesidade em adultos, não se sabe se o uso de antidepressivos de uma mulher durante a gravidez aumenta o risco de distúrbios metabólicos em seus filhos — diz Holloway, acrescentando que o objetivo de seu projeto foi determinar se a exposição materna para um antidepressivo utilizado está relacionado com o desenvolvimento de fígado gordo, um resultado frequentemente observado com a obesidade, em seus filhos

—— Nós demonstramos pela primeira vez em um modelo animal que o uso materno de uma classe de antidepressivos chamados inibidores da recaptação da serotonina resultou no aumento da acumulação de gordura e inflamação no fígado da prole adulta, levantando novas preocupações a longo prazo sobre complicações metabólicas em crianças nascidas de mulheres que tomam antidepressivos — diz o estudante de doutoramento Nicole De Long, que apresentou esta pesquisa em 22 de junho na reunião conjunta da Sociedade Internacional de Endocrinologia e The Endocrine Society.

O estudo não sugere que as mulheres devem evitar tomar antidepressivos durante a gravidez, mas alerta que podem haver riscos associados aos antidepressivos que não tenham sido previamente identificados, afirma Holloway.

O Globo

Anvisa interdita cautelarmente lotes de alimento infantil e suspende produtos e propaganda

http://www.sinfrerj.com.br/sites/default/files/zoom-sinal-de-alerta-963.jpg?1396971042A Anvisa determinou na última sexta-feira (20/6) a interdição cautelar, por 90 dias, de dois lotes do Alimento em Pó para Dietas com Restrições de Fenilalanina da marca Profenil 2, fabricado pela empresa Dynamic Lab Indústria Farmacêutica Ltda. Os lotes interditados são os de número 07N042 22 e 02P08

Nos dois casos foram identificadas variações da composição em relação a lista de ingredientes declarados no rótulo dos produtos,

No caso do lote 07N042 22, foram feitas análises que apontaram para a ausência do aminoácido isoleucina, declarada no produto. Já no lote 02P082foi identificada a presença de 9,79g do aminoácido isoleucina, isto é, 117% acima do valor de 4,5g declarado no rótulo. Também foi apontado que o lote não contém o aminoácido valina na composição, apesar de constar na lista de ingredientes.

A Vigilância Sanitária do Paraná recebeu informações de que crianças portadoras de fenilcetonúria tiveram reações adversas após consumir o produto, mas não há conclusão sobre a relação entre as reações e a variação da composição do produto.

Medicamentos falsificados
A Agência determinou a apreensão e inutilização, em todo o país, do lote Z0018 do medicamento Glivec 400 mg(mesilato de imatinibe), apresentação de 30 comprimidos revestidos. A empresa Novartis Biociências SA, detentora do registro do medicamento, informou que existem no mercado unidades falsificadas do lote em questão. A investigação técnica verificou irregularidades na rotulagem do medicamento, tais como não constar na tarja vermelha da embalagem a tinta reativa “Raspe aqui”.

Também foi determinada a apreensão e inutilização do lote nº CC30141 do medicamento Hormotrop (somatropina), na apresentação de 12 UI Pó Liófilo Injetável. O Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, fabricante do produto, informou que o lote em questão foi destinado somente a órgãos públicos. As unidades do lote disponíveis para venda em estabelecimentos comerciais são, portanto, falsificadas.

Suspensão de saneantes e cosmético
Foi determinada a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Mund Paracetic, bem como todos os saneantes produzidos pela empresa Ps Monteiro Cezar Distribuidora de Medicamentos e Antissépticos Hospitalares. A medida é por conta da empresa não possuir Autorização de Funcionamento.

Já o cosmético Sete em um Professional Minas Flor, fabricado pela empresa Inbras – Indústria Brasileira de Cosméticos Ltda foi suspensa por apresentar formulação e indicações distintas das aprovadas por esta Agência.

Suspensão de propaganda
Todas as propagandas relativas ao produto Reneaste que o atribuíam propriedades não estabelecidas pela Legislação Sanitária estão suspensas, sejam elas divulgadas no site do produto ou em qualquer outro tipo de mídia. As propagandas faziam indicações de que o produto possui propriedades medicinais ou terapêuticas, induzindo o consumidor ao engano em relação a verdadeira natureza do produto.

Fonte: CRF-PR e Assessoria de Imprensa da Anvisa

Abscesso Dentário

http://medfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Esquema-abscesso-dent%C3%A1rio.jpg
Foto: Reprodução -  Abscesso dentário
O que é Abscesso dentário? 
Sinônimos: Abscesso periapical, Abscesso dentário, Infecção dentária; Abscesso - dente

Um abscesso no dente é um acumulo de material infectado (pus), devido a uma infecção bacteriana no centro de um dente.

Mais sobre Abscesso dentário
Um abscesso no dente é uma complicação da cárie dentária. Também pode resultar de trauma ao dente, por exemplo, quando um dente é quebrado ou lascado. Aberturas no esmalte dos dentes permitem que as bactérias infectem o centro do dente (a polpa). A infecção pode disseminar-se para fora a partir da raiz do dente e para os ossos de sustentação do dente.

A infecção resulta em um acúmulo de pus (tecido morto, bactérias vivas e mortas, células brancas do sangue) e inchaço dos tecidos dentro do dente. Isso causa uma grave dor de dente. Se a polpa do dente morrer, a dor de dente pode parar, a menos que um abscesso se desenvolva. Isto é especialmente verdade se a infecção permanecer ativa e continuar a se espalhar e a destruir os tecidos.

O dentista vai olhar atentamente seus dentes, boca e gengivas. Você pode sentir dor quando o dentista tocar no dente. Morder ou fechar a boca firmemente também aumenta a dor. As gengivas podem estar inchadas e vermelhas e podem drenar material espesso.

Raios-x dos dentes e outros testes podem ajudar o seu dentista a determinar qual dente ou dentes que está(ão) causando o problema.

Consulte o seu dentista se você tiver uma dor de dente latejante e persistente. 

Sintomas de Abscesso dentário
O principal sintoma é uma dor de dente grave. A dor é contínua e pode ser descrita como torturante, aguda, forte ou latejante. 

Outros sintomas podem incluir: 

- Gosto amargo na boca

- Mau hálito

- Desconforto geral, inquietação ou mal-estar 
- Febre

- Dor ao mastigar

- Sensibilidade dos dentes ao calor ou frio
 
- Inchaço da gengiva sobre o dente infectado, que pode parecer uma espinha
 
- Glândulas inchadas do pescoço

- Área inchada do maxilar superior ou inferior (sintoma muito grave) 

Tratamento de Abscesso dentário
Os objetivos do tratamento são curar a infecção, salvar o dente e evitar complicações. 

Antibióticos podem ser administrados para combater a infecção. Enxágues com água morna e salgada podem gerar alívio. Analgésicos vendidos sem prescrição podem aliviar a dor de dente e a febre. 

NÃO coloque aspirina diretamente sobre o dente ou gengivas, porque isto aumenta a irritação dos tecidos e pode resultar em úlceras orais.

Um canal pode ser recomendado em uma tentativa de salvar o dente. 

Se houver uma infecção grave, o dente podem ser removido ou uma cirurgia pode ser necessária para drenar o abscesso. 

Algumas pessoas podem precisar de internação hospitalar. 

Expectativas
Abscessos não tratados podem piorar e podem levar a complicações potencialmente fatais. 

O tratamento imediato geralmente cura a infecção. O dente geralmente pode ser salvo em muitos casos.

Complicações possíveis 

- Perda do dente
 
- Infecção sanguínea (sepsia)
 
- Disseminação da infecção ao tecido mole (celulite facial, Angina de Ludwig)
 
- Disseminação da infecção para o osso da mandíbula (osteomielite da mandíbula)

- Propagação da infecção a outras áreas do corpo, resultando em abscesso cerebral, endocarditepneumonia  ou outras complicações
 
Prevenção
O tratamento imediato de cárie dentária reduz o risco de abscesso no dente. Dentes traumatizados devem ser examinados imediatamente pelo dentista.

Minha Vida