Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tamarindo – Benefícios e propriedades

O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta
 
Fruto tropical originário da África do Sul, o tamarindo pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais e subtropicais da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe.
 
No Brasil, esta fruta (também classificada como legume, por ser uma vagem) é consumida, principalmente, nos estados do Nordeste.
 
Os frutos do tamarindo apresentam casca marrom e o formato é parecido ao da vagem. Por causa de suas propriedades nutricionais, o tamarindo proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde.
 
Os benefícios do tamarindo
 
- O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitamina C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem desta fruta um eficaz antioxidante e agente anti-inflamatório;
 
- Pode ser usado para tratar problemas digestivos, como, por exemplo, a prisão de ventre. O tamarindo é um laxante leve;
 
- Possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas e ajuda a diminuir a febre e a tosse;
 
- As folhas do fruto também são benéficas, sendo utilizadas, quando fervida em água, para retirar pedras nos rins;
 
- A fruta ajuda a prevenir as doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue;
 
- O tamarindo possui elevado teor de ácido tartárico, que é um eficiente antioxidante e ajuda a proteger o organismo da ação prejudicial dos radicais livres.
 
Como aproveitar os benefícios desta fruta?
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo tamarindo, este pode ser consumido em sua forma natural ou no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, além de ser utilizado como tempero.
 
Chás preparados com o tamarindo também trazem benefícios à nossa saúde. Ele pode ser encontrado no formato da própria fruta ou na forma de polpa. A seguir, confira uma sugestão de suco de tamarindo para prisão de ventre:

Receita de suco de tamarindo para prisão de ventre

Ingredientes:
– 100 gramas de polpa de tamarindo;

– 2 limões;

– 2 copos de água;

– Mel para adoçar.
 
Modo de preparo:
Esprema os limões e coloque no liquidificador. Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel. Bata tudo e o suco está pronto!

A indicação de consumo é de 2 copos deste suco todos os dias.
 

Doença rara pode ter inspirado mito da sereia na Antiguidade

Foto: Daily Mail / Reprodução
Sirenomelia consiste na malformação nas pernas, que se mostram unidas por uma membrana, como se fosse um membro só
 
Uma doença congênita rara pode ter servido de inspiração para a criação do mito da sereia, criatura meio peixe, meio humana, que ocupa o mundo da fantasia, dos contos de fada e do folclore. As informações são do Daily Mail.
 
A sirenomelia consiste na malformação nas pernas, que se mostram unidas por uma membrana, como se fosse um membro só. A doença, que atinge um bebê em cada 100 mil crianças, costuma ocorrer em casos de gêmeos idênticos. 
 
Especialistas chegaram à conclusão de que a doença chegou a afetar alguns bebês na antiguidade.
 
Essas crianças teriam servido como inspiração para a criação do mito da sereia.
 
Crianças que nascem com sirenomelia não costumam viver por muitos dias. Se não forem submetidas a uma cirurgia de separação dos membros pouco depois do nascimento, a ameaça de sérios problemas nos rins e na bexiga se torna perigosa.
 
A mulher mais velha que já teve a doença é Tiffany Yorks, uma americana que nasceu em 1988. Ela passou pela cirurgia antes de completar seu primeiro ano de vida e ainda sofre com problemas de mobilidade. Aos 26 anos, usa cadeira de rodas e muletas para se locomover, devido aos seus ossos frágeis.
 
Terra

Pesquisa: 7% dos pacientes com câncer deixam tratamento por efeito colateral

De acordo com uma pesquisa realizada com 7.899 pessoas da França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha e que foi apresentada neste domingo no Congresso ESMO 2014, 7% dos pacientes oncológicos interrompem o tratamento pelos efeitos colaterais
 
"Dentre esses 7% (531 de um total de 7.899), 87% seguiam um tratamento citotóxico e 13% um tratamento hormonal", explicou Reena Khanna, da empresa de consultoria "IMS Health" em Londres e primeira signatária do trabalho.
 
A informação foi recolhida pelos próprios oncologistas a partir de questionários; cada especialista apresentou uma seleção de seus casos mais recentes.
 
Os 531 casos analisados de pacientes que interromperam seus tratamentos por efeitos colaterais foram registrados entre janeiro e dezembro de 2013 nos cinco países participantes.
 
Os cânceres com maior taxa de interrupção de tratamento neste estudo coincidiram com os mais prevalentes.
 
Assim, entre os cinco países, 22% dos que deixaram o tratamento tinham um tumor de mama; 14% um câncer colorretal e 13% câncer de pulmão de não pequenas células.
 
Aproximadamente 65% dos pacientes europeus que interromperam o tratamento recebiam quimioterapia, em 39% dos casos uma combinação de citostáticos tradicional com um ou mais fármacos, e o resto algum tratamento dirigido.
 
Os principais efeitos secundários para provocar o abandono foram neutropenia -baixa drástica de defesas - (36%), náuseas e vômitos (23%), anemia (21%), neuropatia (17%) e mucosite (15%).
 
"Apesar dos guias do ESMO para o manejo da neutropenia, este continua sendo um efeito secundário ao qual é atribuída a interrupção do tratamento em muitos tipos de tumor", explicou Khanna.
 
No caso dos pacientes que recebiam um tratamento hormonal, a dor (51%) foi o principal efeito adverso para deixar o tratamento, seguido dos sufocos (31%).
 
No Congresso também foi apresentado hoje um novo tratamento que aumenta em 40% a sobrevivência de um tipo de câncer de mama muito agressivo, HER2 positivo com metástases, segundo recolhe um estudo.
 
Nesta pesquisa participaram 250 centros de 19 países e 808 mulheres com este tipo de câncer de mama.
 
Um acompanhamento a longo prazo, de 50 meses, deste estudo demonstrou os benefícios do novo fármaco neste câncer com metástases, assinalam seus autores, já que a sobrevivência global passou de uma média de 40,8 meses a 56,5, alcançando 15,7 meses mais de vida.
 
O tratamento acrescenta um novo princípio ativo, pertuzumab, ao atual com trastuzumabe e quimioterapia.
 
O câncer de mama HER2 positivo representa entre 15% e 20% do total deste tipo de tumores.
 
EFE / Terra

Arquiteto russo cria projeto de 'hospital mais agradável do mundo'

Divulgação: O projeto do White Sails Hospital & Spa, que tem
forma de um iate
Em forma de iate, estrutura prevista para ser erguida na Tunísia tem piscinas e funcionários com roupas temáticas
 
Rio - Para muita gente hospital é uma ambiente traumático. Mas se este local fosse transformado num ambiente realmente convidativo? O arquiteto russo Vasily Klyukin projetou e desenvolveu um plano para construir "o hospital mais agradável do mundo", chamado de "White Sails Hospital & Spa". A ideia é que a estrutura integre a Tunísia Economic City, uma cidade futurista orçada em R$ 150 bilhões, planejada para ser erguida na Tunísia.
 
Com a forma de um iate gigante, o projeto do hospital tem quatro torres em forma de vela em uma plataforma elevada. Tudo isso rodeado por piscinas que devem dar a sensação de navegação no mar.
 
Divulgação: Para a noite, estrutura terá iluminação especial
 
De acordo com o arquiteto, a ideia por trás da estrutura fazer com que as pessoas experimentem calma e tranquilidade, em vez de sentir medo e insegurança enquanto estiverem no local. Ele também pretende fazer com que os visitantes se sintam como convidados em um cruzeiro de pacientes durante a sua estadia. Detalhe: o projeto prevê que os funcionários estejam vestidos com uniformes de marinheiro para combinar com o tema.
 
Divulgação: Projeto também tem áreas verdes e piscinas
 
"Vou voar para o espaço no próximo ano e meu estado de saúde deve ser verificado a cada seis meses. É por isso que conheço estes sentimentos muito bem. Toda vez que me aproximando de um prédio branco de uma clínica, não sinto nenhuma alegria. Com este projeto, meu filho poderia perguntar: 'Papai, quando vamos visitar o navio de novo'", disse ele em seu site.
 
Pesquisadores atestam que, de fato, a forma como os hospitais são projetados e ambientados influenciam na recuperação dos pacientes. O diretor do Center for Health Systems and Design da Texas A&M University, nos Estados Unidos, Roger Ulrich, já realizou estudos sobre estes aspectos. Em uma das pesquisas, por exemplo, ele sugere que o contato com jardins melhora a recuperação dos pacientes, reduzindo o estresse dessas pessoas.

O Globo

Surto de ebola na África deixa cerca de 3700 crianças órfãs, alerta Unicef

Foto: Pascal Guyot/AFP
Funcionários de saúde recolhem corpo de pessoa morta por ebola em uma
casa em Monróvia, na Libéria
Situação de crianças que perderam seus pais para o surto é agravada pelo risco de contágio
 
Cerca de 3700 crianças perderam seus pais para o surto de ebola na África Ocidental, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). São órfãos de uma crise de saúde pública que já matou mais de 3 mil pessoas na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria.
 
Para agravar a situação, essas pequenas vítimas da doença estão sendo evitadas porque podem estar contaminadas e, sendo assim, um simples abraço de conforto pode significar um contágio. A Unicef, braço da ONU para a infância, fez um apelo mundial por cuidados para as crianças.
 
O cálculo sobre o número de órfãos do ebola foi feito ao longo de um trabalho de duas semanas da Unicef nos três países africanos. Inicialmente, foram contados 4900 órfãos, mas a quantidade depois foi corrigida para 3700. Mas o órgão estima que, nas próximas semanas, esse universo deve aumentar em duas vezes.
 
Segundo a pesquisa, crianças de 3 ou 4 anos de idade estão sendo abandonadas devido ao surto mortal. Pequenos africanos tem sido descobertos sozinhos em hospitais onde seus pais morreram, ou então nas suas comunidades, onde, com sorte, recebem algum tipo de cuidado de seus vizinhos, que, mesmo assim, evitam qualquer tipo de contato físico.
 
"Milhares de crianças estão sobrevivendo às mortes de suas famílias", disse Manuel Fontaine, representante da Unicef. "Essas crianças merecem atenção especial e apoio urgente. Mas muitos se sentem evitados ou mesmo abandonados".
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

A Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, divulgou os editais nº 11 e 12/2014-SAM 01 de concursos públicos, os quais são destinados ao provimento total de 83 postos de trabalho existentes em seu quadro, com a exigência de níveis médio e superior. Os salários dos novos servidores variam entre as cifras de R$ 1.688,89 a R$ 12.450,61, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
O edital nº 11/2014 traz a oferta de 71 vagas nas funções Médicos nas especialidades de Alergista, Anestesista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Cirurgião Pediatra, Clínico Geral, Clínico Geral Intensivista, do Adolescente, Endocrinologista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Hematologista, Infectologista, Neurologista, Neuropediatra, Neurocirurgião, Ortopedista, Pediatra, Pediatra Intensivista, Pneumologista, Pneumologista Pediatra, Psiquiatra, Psiquiatra Pediatra, Reumatologista, Socorrista Clínico Geral, Socorrista Ortopedista, Socorrista Pediatra, Socorrista Psiquiatra, Ultrassonografista, Urologista e Médico da Família.
 
No edital nº 12/2014 foram disponibilizadas 12 vagas para Assistente de Gestão Pública, Especialista em Saúde (Serviço Social) e Oficial de Controle Animal.
 
Inscrições
Para concorrer, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br até às 23h59min do dia 16 de outubro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de R$ 64,00 para cargos de nível médio e R$ 83,00 para funções de nível superior.
 
Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, lembrando que, dependendo da função pretendida, serão aplicadas prova prática e títulos. A aplicação das provas objetivas serão realizadas na cidade de Guarulhos-SP e está prevista para o dia 02 de novembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Campos Altos - MG

A Prefeitura de Campos Altos, Estado de Minas Gerais, anuncia a abertura do edital de nº 001/2014 de concurso público, com vistas ao preenchimento de 270 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.237,00, em jornadas de 20 a 40 horas por semana.
 
Oportunidades
 Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviços I – (Agente Coletor de Lixo, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Jardineiro, Ajudante de Máquina, Ajudante de Mecânico, Servente de Pedreiro, Trabalhador Braçal, Coveiro, Servente Sanitário), Motorista I – Motorista Veículos Leves, Motorista II – Motorista de Caminhão, Oficial Especializado I – Pintor, Oficial Especializado III – Eletricista, Oficial Especializado III – Mecânico de Veículo, Operador de Máquinas I – Máquinas Leves (Trator Agrícola e Equipamentos Leves), Operador de Máquinas II – Máquinas Pesadas (Trator de Esteira, Pá Carregadeira) e Similares, Operador de Máquinas III – Máquinas Pesadas (Motoniveladora, Retroescavadeira), Auxiliar de Apoio da Educação, Auxiliar de Saúde I – Auxiliar de Serviço Geral e Auxiliar de Saúde I – Vigia.
 
Nível Fundamental Completo - Auxiliar de Administração – Auxiliar de Almoxarife e de Estoquista, Motorista III – Motorista de Vans e Similares – Setor Saúde e Educação, Telefonista I, Auxiliar de Saúde II ( Agente de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário e Auxiliar de Enfermagem).
 
Nível Médio - Assistente Técnico Administrativo III, Fiscal de Obras II, Fiscal de Postura II, Fiscal de Tributos II, Oficial de Administração III, Técnico de Segurança do Trabalho II, Instrutor em Atividades Extracurriculares, Técnico em Administração Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos, Assistente Técnico em Saúde I (Auxiliar Administrativo, – Auxiliar de Farmácia e Auxiliar de Laboratório), Assistente Técnico em Saúde II (Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Raio X).
 
Nível Superior - Técnico em Educação Infantil, Técnico Superior Serviço Público (Administrador Público, Advogado, Assistente Social, Contador e Engenheiro Civil), Assistente Social, Especialista de Educação Básica – Orientador, Especialista de Educação Básica – Supervisão, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Educação Infantil II, Professor de Ensino Fundamental II, Professor de Ensino Fundamental III (Artes, Geografia, História, Matemática, Português, Religião e Educação Física), Psicólogo da Educação, Especialista em Saúde I (Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Psicóloga, Veterinário), Especialista em Saúde II (Cardiologista, Ginecologista/Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra e Biomédico).
 
Inscrições
As inscrições serão aceitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 01 de dezembro 2014 a 04 de janeiro de 2015.
 
O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível escolar, sendo R$ 40,00 nível fundamental, R$ 60,00 nível médio e R$ 80,00 nível superior.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 08 de fevereiro de 2015, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG tem inscrições reabertas

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, Estado de Minas Gerais, lançou o edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de preencher 168 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar até R$ 2.278,70, por carga horária que varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para Motorista de veículo pesado, Agente de Defesa Civil, Agente de Trânsito, Assistente Administrativo, Cuidador de Crianças e Adolescentes, Cuidador de Idosos, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Transporte, Orientador Socioeducativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transporte e Trânsito, Topógrafo, Administrador, Analista Fiscal, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Trânsito, Geógrafo e Jornalista.

As pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% das vagas, cuja a deficiência seja compatível com as atribuições da vaga.

As inscrições foram reabertas e podem ser feitas no período 26 de novembro de 2014 a 09 de janeiro de 2015, através do site www.gestaodeconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00.

A aplicação das provas está prevista para 29 de março de 2015, em Ribeirão das Neves e em Belo Horizonte. O local e horário podem ser verificados através do comprovante definitivo de inscrição, disponibilizado até 5 dias antes da aplicação da prova no site www.gestaodeconcursos.com.br.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de São Manoel do Paraná - PR

A Prefeitura de São Manoel do Paraná, no interior do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 002/2014, visando à contratação de 04 profissionais de nível superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 1.479,69 a R$ 8.007,51, e terão que cumprir jornadas de 30 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de cirurgião dentista, médico, psicólogo e pedagogo.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 13 de outubro de 2014, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 100,00.
 
A partir do dia 20 de outubro de 2014, será divulgado o local e horário de realização da prova, através do site www.klcconcursos.com.br.
 
Os candidatos aos cargos de pedagogo, serão submetidos à prova de títulos, os quais devem ser entregue ao fiscal da sala de prova, no dia da prova objetiva.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura e no site www.klcconcursos.com.br.
 
O concurso público será organizado e executado pela KLC – Consultoria Em Gestão Pública Ltda.  
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura. 

Concurso da Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG reabre inscrição

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, no estado de Minas Gerais, informa aos interessados que foram reabertas as inscrições para os cargos do concurso público da área da saúde, Edital 02/2014. O certame oferece 457 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.557,39.
 
Cargos: Motorista de Ambulância, Técnico (Enfermagem, Radiologia, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Patologia Clínica), Biólogo, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Epidemiologista, Farmacêutico, Fiscal (Sanitário e Saúde Pública), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico (Alergologista, Anestesiologista, Cirurgião Plástico, Psiquiatra Socorrista Adulto e Psiquiatra Socorrista Pediátrico).
 
As inscrições serão realizadas provavelmente das 09h de 26 de novembro até às 20h de 09 de janeiro de 2014, no site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental: R$ 35,00;
Nível Médio e Técnico: R$ 45,00;
Nível Superior: R$ 70,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de março de 2014, com duração total de 4 horas e será realizada em Ribeirão das Neves e em Belo Horizonte. A confirmação da data de realização da prova será publicada em aviso no Órgão Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais, com antecedência mínima de 15 dias.
 
O gabarito será divulgado no site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Para preencher o formulário de avaliação de títulos o candidato deverá acessar o site www.gestaodeconcursos.com.br, inserir o CPF e senha na área do candidato e clicar em entrar.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de São Paulo do Potengi - RN abre concurso público

A Prefeitura de São Paulo do Potengi, no estado do Rio Grande do Norte, abriu edital de concurso público, com a finalidade de ocupar 111 vagas em funções de níveis médio e superior. O concurso será organizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os salários variam de acordo com o nível escolar exigido e sua jornada de trabalho, entre R$ 724,00 e R$ 2.500,00.

Para nível médio as ofertas são para Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Ambiental, Agente Social, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Técnico em Gestão Ambiental.

Os candidatos de nível superior podem tentar vagas de Advogado, Assistente Social, Auditor em Sistema de Saúde, Contador, Dentista, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Recursos Humanos, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Psiquiatra, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico Veterinário, Nutricionista, Procurado, Professor de Artes, Professor de Ciência, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º ano, Psicólogo, Psicopedagogo, Sanitarista, Técnico em Assuntos Culturais, Terapeuta Ocupacional e Turismólogo.

A inscrição será feita via internet, a partir das 8h do dia 13 de outubro às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014, observando o horário oficial local, através do site www.comperve.ufrn.br. A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para os cargos de nível médio e R$ 100,00 para os de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de São Paulo do Potengi, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 25 de novembro de 2014. Já o gabarito preliminar será divulgado no dia 30 de novembro de 2014, pelo site www.comperve.ufrn.br.

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

O edital foi divulgado pelo Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 29 de setembro de 2014, entre as páginas 83 e 92.

Concurso Prefeitura de Boa Saúde - RN

A Prefeitura de Boa Saúde, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou edital de concurso público, com a finalidade de preencher 139 vagas e formar cadastro reserva em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A seleção será coordenada pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.
 
Cargos
- Nível fundamental: Agente de Proteção Patrimonial/Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeiro/Cozinheiro, Motorista e Coveiro;

- Nível médio/técnico: Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Agropecuária e Técnico em Saúde Bucal;

- Nível superior: Advogado, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Português e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
A inscrição será feita exclusivamente via internet, pelo site www.comperve.ufrn.br a partir das 8h do dia 13 de outubro às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.
 
Provas e Gabaritos
O concurso será constituído de provas objetivas para todos os cargos e avaliação de títulos para os empregos de nível superior. As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de Boa Saúde. O local de realização das provas será divulgado no site da Compreve, a partir do dia 25 de novembro de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.comperve.ufrn.br, uma hora após o término da aplicação das provas.
 
Validade
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período. O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 29 de setembro de 2014, entre as páginas 09 e 16.

Concurso Prefeitura de Castro - PR

Lançado edital nº 002/2014 de concurso público da Prefeitura de Castro, no Estado do Paraná, para contratação de 08 profissionais de nível superior, mais cadastro de reserva. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com salários que variam de R$ 3.357,26 a R$ 6.434,76, além de gratificação de até R$ 7.000,00.
 
O Concurso será organizado e executado pela KLC – Consultoria em Gestão Pública LTDA.
 
As oportunidades são para Analista de Informática, Assistente Social, Contador, Médico do Trabalho, Médico nas funções de Clínico Geral, Médico da Família e Psiquiatra.
 
As inscrições ficarão abertas até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de outubro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A efetivação da inscrição será mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 120,00.
 
A Prova Escrita Objetiva para os cargos será aplicada na data provável do dia 26 de outubro de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Castro – PR e no site da empresa responsável pela organização do Concurso Público www.klcconcursos.com.br.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Agudos do Sul - PR

A Prefeitura de Agudos do Sul, no Paraná, abriu inscrições referentes a dois editais nº 001 e 002/2014 de concurso público, que juntos oferecem 53 vagas em cargos que englobam todos os níveis de escolaridade.
 
Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 770,22 a R$ 2.456,89, respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
O edital nº 001/2014 conta com 45 oportunidades, as quais são divididas entre funções de Agente Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais II, Gari, Monitor de Alunos, Patroleiro (Nível fundamental), Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem (nível médio), Professor e Enfermeiro (nível superior).
 
Já o edital nº 002/2014 dispõe de 08 chances para postos Agente Comunitário de Saúde – ESF, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário - ESB (nível médio) e Cirurgião Dentista - ESB (nível superior).
 
Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 16 de outubro de 2014.
 
Para participar, é preciso efetivar o pagamento da taxa de inscrição nos valores de R$ 30,00 nível fundamental, R$ 50,00 nível médio e R$ 100,00 nível superior.
 
Provas e gabaritos
As provas para todos os cargos estão previstas para serem realizadas no dia 16 de novembro de 2014, às 9h. Já as provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. Além de e provas com valoração de títulos para o cargo Professor.
 
Os locais serão divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Guapiara - SP

A Prefeitura de Guapiara, no estado de São Paulo, através da empresa Viclan Treinamento e Comércio Ltda, publicou edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 114 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.691,00 em carga horária de até 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os empregos de Agente de Crédito, Agente de Procon, Assistente Social, Atendente de Biblioteca, Auxiliar de CEMAE (cozinha piloto), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Biomédico, Borracheiro, Coletor de Lixo, Controle Interno, Eletricista, Enfermeiro Padrão (SAMU), Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil e demais funções.

Inscrições
As inscrições serão feitas somente via internet através do site www.viclamtreinamento.com.br, até o dia 13 de outubro de 2014.

Taxas
Alfabetizado - R$ 25,00;
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 25,00;
Ensino Fundamental Completo - R$ 35,00;
Ensino Médio - R$ 40,00;
Ensino Superior - R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Guapiara/SP, e está prevista para o dia 09 de novembro de 2014, sendo que a confirmação das datas e as informações sobre horários e locais para realização das mesmas serão divulgadas, oportunamente, através de Edital de Convocação. O gabarito oficial deverá ser divulgado em até 03 dias após a realização da prova.

Validade
O concurso para todos os efeitos tem validade de 02 anos contados a partir da data de sua homologação, a qual será publicada no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Roma do Sul - RS

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, apresenta o edital de nº 001/2014 de concurso público, com vistas ao preenchimento de 08 vagas, além de formação de cadastro reserva, entre as funções que abrange os níveis médio e superior.
 
As oportunidades são para os cargos de agente administrativo I e II, agente comunitário de saúde, agente de educação infantil, agente de manutenção e reparos I e II, agente de serviços gerais, enfermeiro, fiscal de obras e posturas, fiscal sanitário e meio ambiente, fiscal tributário, médico clinico geral, médico especialista em psiquiatra, motorista, nutricionista, operador de máquina, psicólogo e técnico agrícola.
 
Os rendimentos para tais cargos variam entre R$ 983,92 a R$ 6.408,34, por jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 10 de outubro de 2014 , no site  www.energiaessencial.com, mediante pagamento de taxa nos valores de R$ 60,00 para nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.
 
As provas objetivas serão aplicadas, para todos os cargos, no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Nova Roma do Sul, na data prevista de 15 de novembro de 2014. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 18 de novembro de 2014.
 
A validade do Concurso Público será de até 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Serra Caiada - RN

Divulgado o edital de concurso público nº 005/2014, da Prefeitura de Serra Caiada, no estado do Rio Grande do Norte. O concurso está oferecendo 52 oportunidades para cargos níveis médio e superior, com vencimentos entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.
 
CargosAgente Administrativo, ente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Obras, Merendeira, Motorista, Operador (Máquinas Pesadas e Microcomputador), Porteiro, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Tratorista, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal de Tributos, Médico, Nutricionista, Professor (Artes, Educação Física, Educação Infantil, História, Inglês, Matemática, Matemática e Ensino Fundamental I) e Psicólogo.
 
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, no site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h00min do dia 13 de outubro de 2014 até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014, observando o horário oficial local.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
As provas serão aplicadas no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário que serão divulgados no site da COMPERVE, a partir do dia 25 de novembro de 2014.
 
O gabarito oficial preliminar será divulgado no site da COMPERVE, uma hora após o término da aplicação das provas.
 
O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, na edição de 29 de setembro de 2014. 

Concurso Prefeitura de Irapuã - SP

A Prefeitura de Irapuã, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, cujo objetivo é preencher 42 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 816,66 a R$ 3.226,49, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para servente, lavandeira, pedreiro, eletricista, motorista escriturário, assistente odontológico, assistente de contabilidade, dentista, psicóloga, farmacêutico-bioquímico, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro de 2014, através do site www.irapuã.sp.gov.br/novoportal.
 
O valor mínimo da taxa de inscrição é de R$ 25,00 e o máximo é de R$ 60,00.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 09 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.irapua.sp.gov.br.
 
O gabarito oficial da prova objetiva está previsto para ser divulgado em até 03 dias úteis após a realização da prova objetiva, no site já citado.
 
Os candidatos aos cargos de braçal, pedreiro, cozinheira, motorista e motorista de gabinete, serão submetidos a provas práticas, prevista para o dia 23 de novembro de 2014, em locais e horários a serem informados.
 
O concurso público, será executado pela empresa JBO-Assessoria Contábil e Pesquisa S/C Ltda.
 
A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Senador Elói de Souza - RN

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Senador Elói de Souza, no Rio Grande do Norte, lançou edital nº 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 51 vagas para contratação de profissionais de níveis médio e superior, para fazer parte do quadro permanente de funcionários. Os aprovados receberão salários de até R$ 7.000,00.
 
Cargos
Nível Médio - Agente de Endemias, Auxiliar Técnico Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Nível Superior - Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista,Professor de Artes e Cultura, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Jovens e Adultos - EJA, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Geografia, Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Matemática e Psicólogo.
 
Inscrição
A inscrição será efetuada no site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h00min do dia 13 de outubro até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014, observando o horário oficial local. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior.
 
Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de novembro de 2014, em locais e horário a serem divulgados no site www.comperve.ufrn.br, a partir do dia 25 de novembro de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site da COMPERVE, uma hora após o término da aplicação das provas
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição de 29 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Santa Maria - RN

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Santa Maria, estado do Rio Grande do Norte, divulgou edital Nº 001/2014 de concurso público para provimento de 24 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 3.500,00 em regime de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Motorista, Técnico de Enfermagem, Vigilante, Operador de Máquinas Agrícolas/Urbanas, Agente Comunitário de Saúde, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo Clínico e Médico (Cardiologista, Neurologista, Obstetra, Pediatra e Ultrassonografista).
 
Do total de vagas destinadas a cada cargo, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do concurso, 5% serão providas por candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Para se inscrever, o candidato deverá, acessar o site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h00min do dia 13 de outubro até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014, observando o horário oficial local.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para 30 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 25 de novembro de 2014.
 
O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 29 de setembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Guaíba – RS

A Prefeitura do município de Guaíba, localizado na microrregião de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, berço da revolução farroupilha, lançou edital de concurso público n° 053/2014. A iniciativa tem a finalidade de preencher 66 vagas, mais cadastro de reserva, atualmente existentes no quadro da Prefeitura, em cargos de todos os níveis de ensino.

O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. Os vencimentos iniciais estipulados pelo edital varia conforme o cargo, podendo ir R$ 652,18 a R$ 2.989,55, em carga horária de 24 a 40 horas semanais.

As chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Apoio Administrativo, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Endocrinologista, Médico Pediatra, Médico Pediatra Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Neurologista, Motorista e Tesoureiro.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 19 de outubro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 30 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 01 de novembro de 2014.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Tangará - RN

A Prefeitura de Tangará, no estado do Rio Grande do Norte, abriu edital de concurso público n° 039/2014, que será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O concurso oferece 103 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
Nível fundamental: Coveiro, Eletricista, Guarda Municipal, Guarda Municipal de Trânsito, Mecânico, Motorista, Motorista de Ônibus e Pedreiro;

Nível médio: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Laboratório, Digitador, Fiscal de Obras, Monitor de Programas Sociais, Operador de Microcomputador e Técnico de Enfermagem;

Nível superior: Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Enfermeiro ESF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo PSB, Professor Artes, Professor Educação Física, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Professor Geografia, Professor Inglês, Professor Língua Portuguesa e Professor Matemática.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 13 de outubro até o dia 11 de novembro de 2014, através do site www.comperve.ufrn.br. As taxas custam R$ 60,00 para nível fundamental, R$ 80,00 para médio e R$ 100,00 para nível superior.

Provas
O  concurso terá aplicação de provas objetivas, para todos, além de prova prática para os empregos de Motorista e Operador de Máquinas, teste de aptidão física para Guardas e avaliações de títulos pra os cargos de nível superior.

As provas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de Tangará, em local que será divulgado no sítio www.comperve.ufrn.br a partir do dia 25 de novembro de 2014.

Gabaritos e Validade
O gabarito preliminar será divulgado uma hora após o término da prova. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

O edital completo foi divulgado pelo Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte de 29 de setembro de 2014, entre as páginas 110 e 116.

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE tem inscrições prorrogadas

Com a finalidade de preencher 224 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Pacajus, município localizado a cerca de 51 km de Fortaleza, no Ceará, prorrogou as  inscrições para o concurso público nº 002/2014. A iniciativa servirá para a seleção de profissionais de níveis médio/técnico e superior.
 
O concurso será realizado pela empresa CONSEP Consultoria e Estudos Pedagógicos e terá reserva de 8 vagas para portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.
 
Cargos
- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos Municipais, Guarda Municipal, Guarda Vidas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Secretário Escolar.

- Nível superior: Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro PSF, Educador Físico, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Plantonista de Fim de Semana, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Médico Plantonista de Fim de Semana, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Educaçao Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições Prorrogadas
Serão realizadas até 10 de outubro de 2014, pela internet, através dos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br, ou de forma presencial no Posto de Atendimento da CONSEP, localizado na localizado na Rua Guarany, 520 1º Andar - Bairro Centro, Pacajus - CE no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 70,00 para os cargos de nível médio e de R$ 120,00 para os de ensino superior.
 
Provas e Gabaritos
O concurso será constituído por meio de provas objetivas para todos os cargos, alem de teste de capacitação física para o cargo de Guarda Municipal e prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro 2014, às 9h (horário local) com três horas de duração, sendo este horário (9 h) o limite para o candidato ingressar no local de aplicação das provas.
 
Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Pacajus e nos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de novembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Itaguara - MG prorroga inscrições de processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Itaguara, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, que pretende preencher, em caráter temporário, 67 vagas em cargos de níveis superior, médio, médio/técnico e fundamental. Os salários ofertados variam entre R$ 724,00 e R$ 10.332,74, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Para nível superior, as ofertas são para os empregos de Enfermeiro, Médico PSF, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social. Os cargos de Técnico em Enfermagem, Facilitador Social e Orientador Social exigem nível médio ou técnico; e para nível fundamental, as chances são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias e Auxiliar de Consultório Odontológico. Do total de vagas abertas, 4 serão reservadas para pessoas com deficiência.

Inscrições e Taxas
Ficam prorrogadas as inscrições do concurso público 001/2014 até o dia 09 de outubro de 2014, podendo o boleto da taxa de inscrição ser pago até o dia 10 de outubro de 2014, no site www.idecan.org.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 70,00.

Provas
O certame terá provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, além de avaliação de títulos para os cargos de Agente de Combate as Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Enfermeiro, Facilitador Social, Médico PSF e Orientador Social.

As provas escritas objetivas serão realizadas em Itaguara/MG, na data prevista de 02 de novembro de 2014. O local de realização da prova será divulgado a partir de 20 de outubro.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.idecan.org.br, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas.

Validade
A validade do processo seletivo é de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Morro do Chapéu - BA tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Morro do Chapéu, na Bahia, abriu os editais n°s 01 e 02/2014 que anunciam a realização de concurso público e processo seletivo, respectivamente. Juntas, as seleções oferecem 376 vagas, além de formar cadastro de reserva, em diversos cargos que contemplam candidatos de todos os níveis de instrução. Os vencimentos oferecidos variam de R$ 724,00 a R$ 11.000,00.
 
A organização e execução das provas ficarão sob a responsabilidade da empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda. As inscrições foram prorrogadas e devem ser realizadas até o dia 01 de outubro de 2014, via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 90,00.

As vagas do concurso nº 01 estão assim distribuídas: 138 colocações para os cargos de Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária e Agente Comunitário de Saúde.

Já o edital de processo seletivo n° 02/2014 prevê a ocupação de 238 vagas temporárias nas funções de odontólogo, auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico pediatra, médico, agente público, assistente administrativo, recepcionista, jardineiro, médico do SAMU, bioquímico, técnico de laboratório, arteterapeuta, oficineiro, cirurgião dentista, protético, psicólogo, orientador social, vigia, motorista - categorias "C" e "D", pedagogo e professor das seguintes disciplinas: matemática, geografia, educação artística, história e português, ciências e educação física.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 19 de outubro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 08 de outubro de 2014. Já os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 20 de outubro de 2014, no site da organizadora.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração vigente.

Prefeitura de Lauro Muller - SC promove processo seletivo

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Lauro Muller publicou os editais Nº. 004 e 005/2014  de processo seletivo para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. A seleção a ser executada pela Nubes Tecnologia e Serviços LTDA, visa o provimento de 40 profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.211,50.
 
Cargos
Técnico em Enfermagem, Farmacêutico, Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar Administrativo e Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais/Finais, Ensino Religioso, Matemática, Arte, Ciências, Geografia, Educação Física, Historia, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do site www.nubesconcursos.com.br, até o dia 16 de outubro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 30,00 (aos cargos de Professores, Auxiliar de Educação Infantil e Auxiliar Administrativo);
R$ 80,00 para (Técnico em Enfermagem);
R$ 100,00 (Farmacêutico).
 
Prova
As provas serão realizadas na data provável de 09 de novembro de 2014, em local e horário a serem definidos e publicados, com ampla divulgação no mural de publicações da Prefeitura de Lauro Müller, situada à Rua Walter Vetterli, 239, Centro, Município de Lauro Müller, Estado de Santa Catarina, no site oficial do Município www.lauromuller.sc.gov.br, no site da empresa www.nubesconcursos.com.br e no Diário Oficial dos Municípios.
 
O gabarito provisório será divulgado no dia seguinte a realização das provas.
 
Validade
O processo terá validade de 12 meses, contados da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Campos Novos - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campos Novos, Estado de Santa Catarina, através da empresa Amplasc, divulgou edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas em caráter temporário n°001/2014. Há 26 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 15.206,30 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Fisioterapeuta NASF, Assistente Social NASF, Fonoaudiólogo NASF, Nutricionista NASF, Educador Físico NASF, Técnico em Enfermagem SAMU, Médico Comunitário – Clinica Geral (ESF), Auxiliar de Enfermagem Comunitário-ESF, Auxiliar De Odontologia Comunitário (Auxiliar em Saúde Bucal) ESF e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições estarão abertas e somente serão efetuadas pela internet, no site www.amplasc.org.br ou www.camposnovos.sc.gov.br até as 23:59 horas do dia 17 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

A prova escrita será obrigatória para todos os candidatos/cargos, independente de qualquer outra condição, sob pena de eliminação sumária da seleção. A referida prova será realizada provavelmente no dia 01 de novembro de 2014, das 15:00 às 18:00 horas, na Escola Municipal Novos Campos, sita a Rua Assis Camargo Costa, S/N, saída para Tangará, sendo obrigatório o ingresso do candidato ao local de provas com no mínimo 30 minutos de antecedência.

O gabarito oficial das questões será divulgado junto ao mural da Prefeitura Municipal de Campos Novos e nos sites www.camposnovos.sc.gov.br e www.amplasc.org.br.

O prazo de validade deste processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por mais um período de 01 ano.

Concurso Prefeitura de São Pedro - RN

A Prefeitura de São Pedro, no Estado do Rio Grande do Norte, anunciou por meio de edital nº 001/2014, divulgado no Diário Oficial dos Municípios, que realizará concurso público para provimento de 63 vagas, destinadas a candidatos de todos os níveis de ensino.
 
O município oferece oportunidades aos cargos de agente de serviços gerais, coveiro, merendeiro, motorista, pedreiro, porteiro, servente de pedreiro, tratorista, agente comunitário de saúde, agente de endemias, arquivista, assistente administrativo, digitador, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, recepcionista, técnico de enfermagem, assistente social, bioquímico, engenheiro agrônomo, médico, veterinário, nutricionista, professores, psicopedagogo, psicólogo e zootecnista.
 
Haverá reserva mínima de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. As remunerações oferecidas variam de R$ 724,00 a R$ 2.000,00, em jornadas de 30 e 40 horas.
 
As inscrições terão início no dia 13 de outubro de 2014, a partir das 8h00, via endereço eletrônico: www.comperve.ufrn.br e término no dia 10 de novembro de 2014, com taxa de R$ 60,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 80,00 para nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 30 de novembro de 2014. O local de realização está previsto para ser divulgado a partir do dia 25 de novembro de 2014. Estima-se que o gabarito seja disponibilizado uma hora após o término das provas.
 
Todos os atos do concurso serão publicados no Diário Oficial da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e também divulgados no endereço eletrônico: www.comperve.ufrn.br.
 
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Doenças podem ser evitadas com vitaminas

Conheça quais são os alimentos que podem ser adotados para compor uma dieta balanceada
 
Essenciais para o funcionamento do organismo, as vitaminas são compostos orgânicos presentes em quase todos os alimentos naturais. Ter o hábito de ingerir certos alimentos diariamente pode ajudar o indivíduo a suprir as necessidades do corpo, evitando o aparecimento de problemas como insônia, raquitismo, osteoporose, anemia, seborreia, dor de cabeça e dermatite, entre outras doenças. A orientação é da clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), a Dra. Ligia Raquel Brito.
 
“As pessoas devem se lembrar de que algumas não são produzidas pelo organismo, exceto a vitamina D, que é gerada em pequena quantidade. Em razão disso, é extremamente importante realizar dietas balanceadas e ricas em vitaminas, pois elas favorecem as necessidades do corpo, beneficiando as funções dos órgãos”, analisa a médica.
 
Ainda de acordo com ela, o corpo humano necessita de 13 diferentes tipos de vitaminas para ter o funcionamento esperado por especialistas em saúde. Podemos dividi-las em dois grupos distintos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As primeiras são solúveis em lipídios ou gorduras, que podem acumular no organismo e alcançar níveis tóxicos. Entre elas estão as vitaminas A, D, E e K.
 
Já as vitaminas solúveis em água, as chamadas hidrossolúveis, são as presentes no complexo B e na vitamina C. Eliminadas pela urina, essas não acumulam no organismo e, em razão disso, exigem o consumo de doses diárias para reposição. “As vitaminas não funcionam como constituintes do nosso corpo ou como fonte de energia, mas são indispensáveis para que ele possa funcionar. Apesar de existirem no corpo em quantidades mínimas, cada vitamina tem um papel importante no funcionamento de alguma parte do organismo ou na formação de determinado tecido ou órgão”, esclarece Ligia.
 
Com funções diferentes, as vitaminas são importantes para a estrutura dos ossos (D), resistência dos dentes (A e D), cicatrização de feridas (A, E e K), interrupção de hemorragias (K), anemia (B) e sangramento em gengivas. Mas é preciso ficar atento: os suplementos e os remédios vitamínicos devem ser consumidos apenas com acompanhamento clínico e laboratorial, pois o excesso de vitaminas pode ocasionar diversos efeitos colaterais.

Vitamians : Principais funções e fontes alimentares

Vitamina A : Mantém a função das células epiteliais, das membranas mucosas, da pele, do osso; constituinte dos pigmentos visuais.

Fontes : Fígado, gema de ovo, manteiga, creme de leite enriquecido e laticínios, margarina enriquecida, cereais de desjejum enriquecidos, vegetais verdes e amarelos, abricós, melão.

Vitamina D : Absorção do cálcio e do fósforo e utilização no crescimento ósseo; também no metabolismo do fígado e imunidade.

Fontes : Leite fortificado, cereais de desjejum fortificado, manteiga, gema de ovo, fígado, salmão, sardinhas, atum, castanhas e nozes.

Vitamina E : Protege todas as estruturas celulares.

Fontes : Germe de trigo, vegetais folhosos, óleos vegetais, gema de ovo, legumes, amendoins, margarina.

Vitamina K : Necessária à formação de quatro fatores essenciais à coagulação do sangue.

Fontes : Repolho, couve-flor, espinafre, outros vegetais folhosos, fígado de vitela, óleos vegetais.

Vitamina C : Formação de colágeno, oxidação e redução.

Fontes : Frutas cítricas, morango, melão, tomates, pimentão doce, repolho, batatas, couve, salsa, nabo verde.

Tiamina : Metabolismo energético.

Fontes : Carne de porco, fígado, vísceras, cereais integrais, derivados de cereais enriquecidos, nozes leguminosas e batatas.

Riboflavina : Metabolismo dos glicídios.

Fontes : Fígado, leite, carnes, ovos, derivados de cereais enriquecidos, vegetais folhosos verdes.

Niacina : Metabolismo dos glicídios, lipídios e proteínas.

Fontes : fígado, aves, carnes, peixes, cereais integrais, derivados de cereais enriquecidos, leguminosas, cogumelos.

Vitamina B6 : Metabolismo de aminoácidos.

Fontes : Carne de porco, vísceras, leguminosas, cereais, batatas, bananas.

Vitamina B12 : Formação de sangue, metabolismo de aminoácidos, manutenção do sistema nervoso.

Fontes : Fígado e outras vísceras, leite, ovos.
 
Tabela abaixo apresenta possíveis patologias por carência de vitamina

Vitaminas   Doenças
A                 Problemas de visão, secura na pele, diminuição de Glóbulos vermelhos e formação de     cálculos renais

D                 Raquitismo e Osteoporose

E                  Dificuldades visuais e alterações neurológicas

K                  Deficiência na coagulação do sangue e hemorragias

B1                Beribéri

B2                Inflamações na língua, anemias e seborreia

B5                Fadigas, cãibras musculares e insônia

B6                Seborreia, anemia e distúrbios de crescimento

B12              Anemia perniciosa

C                  Escorbuto

H                  Eczemas, exaustão, dores musculares e dermatite

M ou B9      Anemia megaloblástica e doenças do tubo neural

PP ou B3     Insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia e depressão

Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3618 / 3093-3605
Inês Castelo - ines@tree.inf.br
Diego Palmieri - diego.palmieri@tree.inf.br 

Calvície pode indicar diversos problemas de saúde

Desde doença cardíaca até problemas na tireoide, a queda de cabelo pode ser um sintoma importante
 
Os  homens podem temer a calvície, mas pelos menos sabem que ela não pode matá-los. Será mesmo? Na semana passada, uma nova pesquisa sobre calvície masculina – que afeta cerca de metade dos homens na faixa dos 50 – ligou o problema à uma forma agressiva de câncer de próstata.
Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
O estudo americano, publicado no Journal of Clinical Oncology, descobriu que aqueles que perderam cabelo na frente da cabeça eram 40% mais propensos a desenvolver este tipo de tumor.
 
 
Doença cardíaca: Homens carecas parecem ter maior risco de desenvolver doença cardíaca. A condição, que faz com que a oferta de sangue do coração seja reduzida devido à obstrução das artérias, é a causa mais comum de morte no Reino Unido, matando cerca de 180 mil pessoas por ano.
 
Os homens são mais propensos a morrer de doença cardíaca. Um estudo de 2013 mostrou que homens que haviam perdido a maior parte do seu cabelo se mostraram 32% mais propensos a apresentar a doença.
 
Aumento da próstata: Estudos sugerem que a calvície tem laços estreitos com a saúde da próstata – a glândula que secreta o líquido seminal e é enrolada em torno da uretra.
 
Assim como o câncer de próstata, a perda de cabelo tem sido associada ao aumento desta glândula, uma condição que afeta 40% de homens acima dos 50 anos e que pode levar a sintomas como dificuldade para iniciar ou parar de urinar.
 
Um estudo feito com 30 homens, por pesquisadores espanhóis, mostrou que homens calvos apresentaram glândulas 34% maiores do que os que não sofriam do problema.
 
Estresse: Homens e mulheres estressados produzem grande quantidade de adrenalina, cortisol e testosterona. Eles fazem com que os folículos capilares entrem na fase de ‘descanso’, quando o fio cai e o folículo permanece inativo por três meses.
 
Segundo o clínico Philip Kingsley, o estresse está associado também a condições como a alopecia, quando a perda de cabelo é dramática e repentina.
 
Diabetes do tipo 2: Algumas pessoas com diabetes do tipo 2, que acontece quando o corpo para de produzir insulina, reportam queda de cabelo.
 
Embora as evidências ainda não sejam suficientes, os especialistas acreditam que os níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos que alimentam os folículos capilares com oxigênio e nutrientes, levando à perda de cabelo.
 
Períodos irregulares: A perda de cabelo em mulheres pode estar relacionada a níveis excessivos de testosterona. “Mulheres que sofrem com perda de cabelo nos seus anos reprodutivos podem ter problemas que afetam sua fertilidade, em especial a doença do ovário policístico”, diz Kinglsey.
 
A condição, em que múltiplos cistos são formados nos ovários, desencadeia sintomas como acne, excesso de pelos ou a queda de cabelos, períodos menstruais irregulares e infertilidade.
 
Um projeto de pesquisa do Imperial College London, de 2003, mostrou que 68% das mulheres com a condição também tiveram queda de cabelo, relacionada a altos níveis de hormônios.
 
Tireóide anormal: Manchas no couro cabeludo e queda de cabelo podem ser um sinal de anormalidade na glândula da tireoide, especialmente em mulheres.
 
A glândula, que fica no pescoço, libera hormônios que regulam funções vitais do corpo, incluindo o crescimento do cabelo.
 
Problemas no sistema imunológico: A calvície pode ser causada pelo lúpus, doença autoimune que provoca inflamação por todo o corpo e afeta mais de 15 mil pessoas no Reino Unido. “A perda de cabelo pode ser o primeiro sintoma de doença”, diz Geraldine Leonard, da instituição Lupus UK. “O sistema imunológico do corpo pode atacar os folículos capilares”, reforça.
 
A boa notícia
Perder o cabelo nem sempre aumenta o risco de doenças. Um estudo americano de 2010 mostrou que homens calvos tinham menor probabilidade de desenvolver tumor no testículo.
 
Além disso, ser careca pode ser uma boa notícia para a vida sexual. Altos níveis de testosterona, que danificam os folículos capilares, também são associados a uma maior libido masculina.
 
Terra