Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de março de 2014

Comissão internacional pede mais governança global da Saúde

Relatório formulado com participação da Fiocruz indica disfunções de políticas públicas na área e propõe soluções
 
Um documento recentemente lançado pela Comissão Lancet sobre Governança Global para a Saúde (que pode ser lido aqui), criada pela revista científica The Lancet, quer chamar atenção da comunidade internacional para os chamados determinantes políticos globais da saúde. Intitulado As origens políticas da iniquidade em saúde: perspectivas de mudança, o relatório, que foi elaborado com a participação da Fiocruz, analisa as disparidades e dinâmicas de poder existentes em políticas que afetam a saúde, como crises econômicas, medidas de propriedade intelectual, segurança alimentar, conflitos violentos, imigração ilegal e atividades empresariais transnacionais.
 
“Com este informe, estamos prestando um excelente serviço às reflexões sobre as origens políticas das inequidades em saúde e propondo mecanismos que podem ajudar na transformação das tamanhas injustiças vigentes”, destaca o coautor do documento e coordenador geral do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss.
 
A Comissão argumenta que os determinantes políticos globais que afetam negativamente a saúde de alguns grupos, quando comparados a outros, são injustos. Para solucionar parte dos danos por eles causados, os autores propõem a melhoria da governança global.
 
“É urgente que saibamos como melhor proteger e promover a saúde pública no campo da governança global, que inclui a distribuição de recursos econômicos, intelectuais, normativos e políticos. Para avaliar seu impacto sobre a saúde, é necessária a realização de uma análise de poder”, afirma trecho do documento.
 
Disfunções
O relatório indica cinco disfunções do sistema de governança global que colaboram para que os efeitos adversos dos determinantes políticos globais da saúde permaneçam: o déficit democrático, os fracos mecanismos de responsabilização dos atores por suas ações, a imobilidade institucional, o espaço político inadequado para a saúde e a inexistência de instituições internacionais para a formulação de políticas.
 
No documento, os autores sugerem a criação de uma plataforma de governança para a saúde, que funcione como fórum de discussão de políticas, e propõem a adoção de medidas para o controle dos determinantes políticos da saúde, entre elas, o uso de “sanções mais firmes contra um amplo espectro de violações cometidas por agentes não estatais através do sistema jurídico internacional”.
 
O documento propõe ainda a elaboração de um Painel de Monitoramento Científico Independente que analise os efeitos das políticas sobre a saúde, além da adoção de medidas que facilitem o controle dos determinantes políticos da saúde por meio do uso de instrumentos de direitos humanos, como a indicação de Relatores Especiais e a criação de penalidades mais firmes contra violações cometidas por agentes não estatais.
 
“Esses relatores ajudariam a acionar espaços de produção de sanções. Ainda não há leis e espaço para essas pessoas serem julgadas”, alerta Buss. Segundo ele, o documento será difundido para o apoio e crítica de países, associações médicas e outros setores da sociedade. “Esperamos que o relatório seja encaminhado para o debate das Nações Unidas e discutido ano que vem juntamente com a definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma.

SaudeWeb

7 fases para se tornar um hospital digital

Em parceria com Abcis, HIMSS desembarca no Brasil para difundir adoção do prontuário eletrônico do paciente (PEP
 
O termo Eletronical Medical Registration Addoption Model (EMRAM) ou modelo de adoção do prontuário eletrônico ficará mais comum no vocabulário dos profissionais de TI dos hospitais brasileiros, ao menos se depender da difusão do conceito pela Associação Brasileira de CIOs de Saúde (Abcis). Liderada pelo diretor técnico do departamento de Saúde da secretaria estadual de saúde de São Paulo, André Luiz Almeida, a tradução e adaptação dos estágios de uso de prontuário eletrônico está pronta e em breve começará a ser aplicada nas entidades brasileiras.
 
O modelo originado da divisão analítica da HIMSS- Healthcare Information and Management Systems Society, qualifica os hospitais em estágios que vão do zero ao sete, sendo que o zero é quando a instituição ainda não tem prontuário e o nível sete, que pode ser considerado o hospital digital. No Brasil, ainda não há hospitais formalmente classificado pelo modelo e, segundo o executivo, quando começarem as avaliações ocorrerá grande diversidade de categorização. “É muito dispare. Temos hospitais com uso de tecnologia alto e outros que não passam do zero”.
 
A Abcis é parceira da HIMSS na aplicação dos questionários e na coleta de dados junto aos hospitais. Depois desta etapa, a validação do material é realizada pela HIMSS na Europa e a tabulação e armazenamento das informações são feitos pela entidade americana. Em caso de classificação nível seis ou sete, inspetores da HIMSS vem ao Brasil para realizar avaliação in loco.
 
“Os estágios refletem o nível de adoção da tecnologia da informação ligada ao prontuário, é o quanto o hospital usa de tecnologia”, explica o consultor da E- Folks, Claudio Giulliano, que pretende auxiliar os hospitais a melhorarem os estágios. O executivo concorda com Almeida sobre a diversidade e acredita que já de partida teremos alguns nível cinco ou seis.

 Nos Estados Unidos existem 120 hospitais nível sete. Na Europa apenas dois, o Marina Salud de Denia, na Espanha e outro ligado à Universidade de Hamburgo, na Alemanha. No Chile, há a Clínica de Los Condes que está classificada como nível seis.
 
A aliança entre as associações engloba também o evento HIMSS Latin America, que teve sua divulgação oficializada durante a HIMSS, que ocorre em Orlando (EUA). “Vamos realizá-la com o intuito de angariar fundos para fazer o EMRAM sem custo para os hospitais”, afirma Almeida. O congresso ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em São Paulo (SP).
 
*Conheça os estágios do EMRAM ou adoção do modelo de prontuário:
 
Fase 0
Os três sistemas auxiliares – (LIS, RIS, PHIS) não estão instalados ou não há processamento de dados online advindos de Laboratório, Radiologia, Farmácia e de prestadores de serviço externos
 
Fase 1
Sistemas Auxiliares – Laboratório, Radiologia, Farmácia – Todos os dados LIS, RIS, PHIS instalados ou há dados processados online de prestadores de serviço externo
 
Fase 2
Repositório de Dados Clínicos –CDR (Clinical Data Repository, em inglês) / Registo Eletrônico do Paciente; pode ter vocabulário médico controlado, apoio a tomada de decisões clínicas ( ou Clinical Decision Support, em inglês) para verificação simplificada de conflitos, “Imagiologia” de documentos, ou seja, informações obtidas por meio de sistemas de imagem; e capacidade de troca de informações de saúde – HIE (Healthcare Information Exchange, em inglês)
 
Fase 3
Documentação de enfermagem/clínica (fluxogramas); pode ter Apoio de Tomada de Decisões Clínicas para verificação de erros durante a entrada do pedido e/ou PACS disponíveis fora da Radiologia
 
Fase 4
CPOE pelo menos numa área de serviço clínico e/ou para medicação (ou seja, Prescrição Eletrônica); pode ter Apoio de Tomada de Decisões Clínicas com base em protocolos clínicos

Fase 5

PACS completo dispensando o uso de filmes
 
Fase 6
Interação da documentação dos médicos com CDSS completo (modelos estruturados relativos a protocolos clínicos que disparam alertas de variação & compatibilidade) e circuito fechado na administração de medicamentos
 
Fase 7
Eletronic Medical Record (EMR) completo; transações CCD, (no Brasil não) para compartilhar dados; relatórios de resultados em armazenamento de dados, garantia da qualidade e business intelligence; continuidade de dados com ED (nos departamentos de emergência), ambulatório, centro cirúrgico.

* A tradução e adaptação foi feita com base no modelo europeu onde há uma pequena diferença entre os estágios 5 e 6, quando comparado ao modelo americano
 
SaudeWeb

Cade defende a condenação de cooperativas médicas

A condenação de duas cooperativas e de duas sociedades médicas por infrações à ordem econômica no mercado de prestação de serviços de anestesiologia no Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso do Sul está sendo oficialmente defendida pela superintendência geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
Pareceres nesse sentido, publicados nesta quarta-feira, 5 e sexta-feira, 28, citam a Cooperativa de Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest-RN), a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB), a Central de Anestesia Ltda. (Ceanest) e a Servan Anestesiologia e Tratamento de Dor de Campo Grande.

Em nota, o Cade destaca que em todos os casos foi identificado que as representadas têm como cooperados ou associados parcela significativa dos médicos anestesiologistas do Estado ou do município onde atuam.
 
Na avaliação da Superintendência do Cade, essa concentração comprometeu a possibilidade de concorrência entre prestadores de serviços de anestesiologia e permitiu a adoção de condutas anticompetitivas. As práticas adotadas pelas cooperativas ou sociedades variam em cada caso.
 
Algumas das condutas consideradas anticompetitivas envolvem boicotes abusivos e ameaças de descredenciamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a planos de saúde, exigência de exclusividade dos médicos associados, inviabilização de concorrência na contratação de serviços médicos ao SUS, garantindo a contratação das cooperativas com dispensa de licitação, além de acordos de não concorrência entre cooperativas.

A superintendência geral do Cade considera que esse conjunto de práticas extrapolou o direito de associação legítimo dos médicos e teve como objeto elevar o poder de mercado das cooperativas e das sociedades médicas - muitas vezes gerando monopólios na prestação de serviços de anestesiologia.
 
Os processos seguirão para julgamento pelo Tribunal do Cade, responsável pela decisão final.
 
Os indícios de infração obtidos nesses e em outros processos semelhantes também levaram a Superintendência Geral do Cade a instaurar, na última sexta-feira, 28, processo administrativo contra a Federação Brasileira de Cooperativas de Anestesiologia (Febracan), a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e um ex-diretor da SBA. Essas entidades representam em âmbito nacional as cooperativas e sociedades de anestesiologia estaduais, explica o Cade.
 
Estadão

Fumo passivo 'danifica artérias de crianças', indica estudo

Que as crianças são prejudicadas quando expostas ao fumo passivo é algo que vem sendo provado há anos.
 
Mas um estudo recém-publicado no European Heart Journal traz novos dados sobre o risco que as crianças correm ao conviverem com adultos fumantes.
 
De acordo com a pesquisa, o fumo passivo causa danos irreversíveis às artérias de crianças, tornando os vasos sanguíneos até três anos 'mais velhos' do que se não estivessem expostos à fumaça.
 
Esse 'envelhecimento' engrossa as paredes das artérias, o que eleva o risco de ataques cardíacos e enfartes na idade adulta.
 
O estudo analisou mais de 2 mil crianças com idades entre 3 e 18 anos na Finlândia e na Austrália e concluiu que esse tipo de dano ocorria quando pai e mãe fumavam.
 
'Nosso estudo mostra que a exposição ao fumo passivo na infância causa um dano direto e irreversível à estrutura das artérias', disse a coordenadora do estudo, Seana Gall, da Universidade da Tasmânia (Austrália).
 
'Pais, ou mesmo casais pensando em ter filhos, devem parar de fumar. Não apenas para recuperar sua própria saúde, mas para proteger a saúde de seus filhos no futuro.'
 
Carótida
Exames de ultrassom mostraram como os filhos de pais fumantes apresentavam mudanças na principal artéria do corpo, que vai do pescoço à cabeça.
 
O estudo acompanhou as crianças durante anos. No início, as diferenças de espessura na parte da carótida analisada eram modestas. No entanto, elas passaram a ser bastante significativas após cerca de 20 anos, quando as crianças chegavam à idade adulta.
 
O estudo levou em conta outros fatores que poderiam explicar os danos arteriais, como se as crianças passaram a fumar quando adultas, mas os resultados se mantiveram mesmo assim.
 
Esse dano, no entanto, não foi encontrado em crianças que cresceram com apenas um dos pais fumando - provavelmente porque o nível de exposição à fumaça não era tão alto.
 
Mesmo assim, os pesquisadores afirmaram que não há um nível 'seguro' de fumo passivo.
 
'Alarmismo'
Para Doireann Maddock, enfermeira cardíaca da Fundação British Heart, o estudo dá uma passo adiante nas pesquisas sobre o tema, já que ele mostra como o fumo passivo pode aumentar as chances de a criança sofrer problemas no coração após alguns anos.
 
'Se você é fumante, o jeito mais eficaz de reduzir os riscos para o seu filho é parar de fumar. Se isso realmente não for possível, a melhor alternativa é manter tanto a casa como o carro livres de fumaça, jamais acendendo um cigarro nesses locais.'
 
Mas para Simon Clark, diretor do grupo de fumantes Forest, 'é preciso evitar o alarmismo, porque danos arteriais podem ser causados por vários fatores, como uma dieta pobre (em nutrientes) ou poluição'.
 
'Se por um lado é sensível e atencioso não fumar ao lado de crianças em um espaço pequeno e confinado, é fácil ficar apontando o dedo para os fumantes quando um assunto é complicado', afirmou.

BBC Brasil / R7

Empresa quer fazer as pessoas viverem até os 100 anos

BBC
Será analisado o DNA de cerca de 100 mil pessoas por ano
para a montagem de um banco de dados
Companhia americana digitalizará DNA humano para ampliar a longevidade
 
Craig Venter, pioneiro em sequenciar o primeiro genoma humano nos EUA, tem um novo objetivo: ajudar a humanidade a viver com saúde até os 100 anos. As informações são do site americano Bloomberg.

Peter Diamandis, co-fundador do projeto, diz que o propósito é fazer com que "os 100 anos seja os novos 60".

Diamandis analisa o DNA de cerca de 100 mil pessoas por ano, para montar um banco de dados que desenvolvem novos testes para ajudar a prolongar a expectativa de uma vida saudável.

A empresa Human Longevity Inc., fundada por Venter, decodificará o DNA de várias pessoas, desde crianças a pessoas centenárias.
 
Sediada em San Diego, a Human Longevity irá reunir as informações em um banco de dados que incluem informações sobre genomas e microbiomas, os micróbios que vivem em nosso intestino. O objetivo é ajudar os pesquisadores a entender as doenças associadas ao envelhecimento. A empresa possui um orçamento inicial de US$ 70 milhões, de acordo com comunicado liberado nesta terça-feira (04).

— Estamos criando a maior instalação de sequenciamento do genoma humano do mundo. Queremos promover o envelhecimento saudável usando métodos avançados de terapia com células estaminais.

Venter fundou a empresa com Diamandis, que é pesquisador de células-tronco.

Melhoria das máquinas
Segundo Venter, a velocidade e precisão das máquinas digitalizadoras de DNA aumentou de tal forma que, pela primeira vez, o sequenciamento clínico poderá ser feito de maneira maciça, ou seja, será possível uma análise em grande número.

— Eu esperei 13 anos por essa tecnologia. Esse avanço não só terá um impacto significativo em nossos estudos, como também na medicina em geral.
 
A Human Longevity tem um acordo com a Universidade da Califórnia, em San Diego, para realizar o sequenciamento de genoma nos pacientes do Centro de Câncer Moores, de acordo com o comunicado. Além do genoma e do microbioma, a empresa vai coletar dados sobre substâncias bioquímicas e lipídios no organismo dos pacientes.

Em setembro de 2013, o Google anunciou que estava interessado em investir na empresa de Venter.
 
R7

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Getty Images
Alimentos como a laranja ajudam a aumentar a energia
Nutrólogo da Abran dá dicas para melhorar o seu dia
 
Bom dia! Hoje acordou precisando de mais energia? Não está muito empolgado para começar suas atividades? Fique calmo! Saiba que alguns alimentos te darão mais ânimo e ainda protegem seu corpo contra doenças.
 
O nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) explica que os pratos coloridos, com maior diversidade de legumes e verduras, são opções saudáveis e completas em vitaminas e minerais.
 
— Alimentos cítricos como limão, abacaxi, laranja e acerola possuem vitamina C e aumentam a energia.
 
O consumo de carnes magras como os peixes é essencial, pois têm baixo teor de gordura saturada e são ótima fonte de ômega-3, que ajuda a melhorar a imunidade.
 
Não esqueça de manter sempre o corpo hidratado. Aposte em água mineral, água de coco, chá gelado e suco de frutas, que são essenciais e ótimas fontes de minerais e vitaminas.
 
R7

Prefeitura de Palminópolis - GO abre concurso público

A Prefeitura de Palminópolis, no estado de Goiás, comunicou que realizará o concurso público regido pelo edital 01/2014, publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 24 de janeiro de 2014. O objetivo é a contratação efetiva de 125 novos servidores de diversas áreas profissionais, que possam reforçar o quadro da Administração Pública.
 
As inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro a 07 de março de 2014, na sede da Prefeitura de Palminópolis, que fica na Rua Elpídio de Paula Ribeiro, nº 395, Centro.
 
Mais informações estarão disponíveis nos sites da organizadora (http://www.personacapacitacao.com.br/) e da Prefeitura (www.palminopolis.go.gov.br)

Prefeitura de Cariacica - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, no estado do Espírito Santo, abriu as inscrições referentes ao edital de processo seletivo nº 01/2014, destinado ao provimento de 43 cargos voltados para níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.622,43, em jornadas de 40 horas semanais.
As chances são para Médico, Enfermeiro, Assistente Social, Odontólogo, Técnico Nível Médio (Enfermagem) e Auxiliar Consultório Dentário.
 
As inscrições devem ser preenchidas de 26 de fevereiro a 14 de março de 2014, no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, situado à BR 262, Nº 3.700 - Bairro Alto Lage – Cariacica. Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
A divulgação oficial das etapas deste Processo Seletivo dar-se-á através de aviso a ser publicado em jornal de grande circulação e através do endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Cariacica (www.cariacica.es.gov.br).
 
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Quixeló – CE

A Prefeitura de Quixeló, no Ceará, abriu concurso público por meio do edital nº 001/2014 visando preencher um total de 75 vagas de emprego, disponíveis para cargos de todos os níveis. Os salários oferecidos são de R$ 724 a R$ 5.475,00 em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas estão distribuídas entre os cargos de Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Atendente de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar em Enfermagem, Enfermeiro Auditor, Dentista, Assistente Social, Médico Clínico – Geral, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II em Ciências Humanas, Educação Física, Inglês, Linguagens e Códigos e Matemática; Agente Rural, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais, Magarefe, Médico Veterinário, Motorista e Encanador Bombeiro Hidráulico.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, entre os dias 06 e 30 de março de 2014, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos–NEJA, Rua Pedro Gomes de Araújo, 205, Centro, Quixeló/CE. Caso prefira, o candidato também pode fazer sua inscrição pela internet, no www.consulpam.com.br, desde que respeitando o prazo citado acima. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 120, de acordo com o cargo pretendido.
 
Os que tiverem a inscrição homologada serão avaliados por prova objetiva. Para motorista haverá também prova prática e para os cargos de níveis médio e superior, prova de títulos. A provável data da Prova Objetiva será 20 de abril de 2014, enquanto a data de publicação dos gabaritos preliminares será em 21 de abril, no mesmo sítio onde deve ser feita a inscrição.
 
A Prova Prática – somente para o cargo de Motorista – será realizada provavelmente em 11 de maio. Já o resultado final com a lista de aprovados será comunicado em 11 de junho de 2014.
 
A validade do concurso será de dois anos, com possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Vagas de estágio na SESAB - BA

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) lançou editais 003 e 004/2014 de processo seletivo para ingresso em estágios não obrigatórios nas unidades/setores da SESAB, no âmbito dos programas PERMANECERSUS e Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB - PAIST e Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo (CotidianoSUS) e Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE).

O certame oferece 456 vagas para estagiários e será executado por meio da empresa Noroeste Concursos, empresa contratada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Do total de vagas, 10% estão reservadas, conforme Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008, para pessoas com deficiência.
 
O Estágio terá duração máxima de 12 meses, com início previsto para maio de 2014. O estagiário receberá bolsa mensal no valor de R$ 400,00 e auxílio transporte, para cumprir uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. O local para exercício do estágio será definido de acordo com as vagas disponibilizadas por cada área de atuação, nas unidades/setores da rede SESAB, nos seguintes municípios: Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista.
 
Inscrições
Os estudantes que atendam aos requisitos dos editais devem se inscrever exclusivamente via internet, até o dia 16 de março de 2014, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br. A inscrição no processo seletivo é gratuita e isenta de taxas.
 
Provas
Os municípios onde serão aplicadas as provas dependerão, exclusivamente, do código de área escolhido pelo candidato no momento da inscrição, sendo que as mesmas serão aplicadas simultaneamente nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista.

Os locais, datas e horários de realização das provas objetivas dependerão da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas e serão divulgados no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, sendo que a data prevista de aplicação das provas é 06 de abril de 2014.

O prazo de validade do certame é de 12 meses, contados a partir da publicação do Resultado Final, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Concurso COREN - BA 2014

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - COREN-BA, lançou edital normativo n° 01/2014 de concurso público, para provimento de 19 vagas  imediatas, e formação de cadastro de reserva em seu quadro de pessoal. Há oportunidades para os cargos de nível médio de Assistente de Desenvolvimento e Auxiliar de Fiscalização, bem como para os cargos de nível superior de Administrador, Advogado, Analista em TI, Contador, Enfermeiro Fiscal e Jornalista.
 
Os salários variam entre R$ 1.400,00 e R$ 3.803,00, considerando como base o mês de janeiro de 2014. Os candidatos aprovados e contratados cumprirão jornada de trabalho semanal de 40 horas, com direito a benefícios como Vale Refeição, mais Auxílio Transporte.
 
O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix e a inscrição poderá ser feita apenas via internet, no endereço eletrônico: www.quadrix.org.br, no período entre 03 de fevereiro e 17 de março de 2014, considerando-se o horário de Brasília.
 
As taxas variam de R$ 42,00 para os cargos de nível médio, e R$ 70,00 para os cargos de nível superior. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 18 de março de 2014.
 
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas nas cidades baianas de Feira de Santana, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista, e/ou nas cidades vizinhas, considerando o horário de Brasília, tendo a duração de quatro horas. A data de aplicação será o dia provável 30 de março de 2014, no turno da tarde.
 
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico de inscrição e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 24 de março de 2014.
 
O resultado final do concurso público será homologado na data provável de 13 de junho de 2014.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, passíveis de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Feira Grande - AL

A Prefeitura de Feira Grande, no estado de Alagoas, anunciou a realização de concurso público pelo edital nº 001/2014, com intuito de prover 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2 mil e jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicologo, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Digitador, Escriturário, Inspetor Escolar, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Motorista (Categoria D).
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, pelo no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, dependendo do cargo.
 
De acordo com o edital, a seleção será constituída de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 18 de maio de 2014, na cidade de Feira Grande, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão divulgados no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014. Segundo o certame, o concurso também constará de prova de títulos, apenas para o cargo de Professor, e o resultado final será anunciado em 25 de julho deste ano.

Concurso Prefeitura de Assis Brasil - AC

A Prefeitura de Assis Brasil, no estado do Acre, através da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 69 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 830,00 a R$ 4.500,00, em jornadas semanais de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para os empregos de Coveiro, Barqueiro, Auxiliar Administrativo, Nutricionista, Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Microscopista, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Consultório Odontológico, Técnico em enfermagem, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Professor, Pedagogo, Assistente Social, Psicólogo e demais cargos.
 
As inscrições devem ser efetuadas até o dia 11 de março de 2014, exclusivamente pelo site da organizadora, no site  www.noroesteconcursos.com.br. A taxa é de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para médio e R$ 70,00 para superior.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Assis Brasil, na data prevista de 27 de abril de 2014 (manhã e tarde), em locais e horários a serem divulgados. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 28 de abril de 2014.
 
O certame valerá por dois anos, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Tailândia - PA: inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Tailândia, no Pará, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o concurso público de edital 001/2014, destinado ao preenchimento de 181 vagas distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Endemias (ACE). O vencimento inicial de ambos os cargos é de um salário mínimo (R$ 724,00), lembrando que também será formado cadastro de reserva.
 
O certame será executado pela organizadora INAZ DO PARÁ – Serviços de Concursos Públicos LTDA e o período de inscrição segue aberto até 21 de março de 2014, pelo site www.paconcursos.com.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 44,00.
 
A seleção para todos os cargos será composta de prova objetiva e Curso de Formação Continuada. A aplicação da prova se dará no dia 06 de abril de 2014, em horários diferenciados, conforme o cargo.
 
Confira o edital completo e todas as retificações no site: http://site1389985673.hospedagemdesites.ws/tailandia/

Prefeitura de Dobrada – SP abre vagas em concurso público

A Prefeitura de Dobrada, em São Paulo, ainda está com inscrições abertas para o concurso público 01/2014 regido pelo edital nº 002/2014. O objetivo é preencher 07 vagas disponíveis para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental), por salário mensal de R$ 724 em jornada de 40 horas semanais.
 
Os interessados têm até 10 de março de 2014 para efetivar a inscrição, a qual deve ser feita exclusivamente pela internet, no site www.visaoassessoria.com. A taxa é de R$ 20.
 
Todos os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, que será realizada na data provável de 16 de março de 2014. O local e horário da avaliação serão comunicados pelo www.visaoassessoria.com.
 
Nesse mesmo portal será comunicado o resultado final do certame.

Concurso Prefeitura de Quixeló – CE

A Prefeitura de Quixeló, no Ceará, abriu concurso público por meio do edital nº 001/2014 visando preencher um total de 75 vagas de emprego, disponíveis para cargos de todos os níveis. Os salários oferecidos são de R$ 724 a R$ 5.475,00 em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas estão distribuídas entre os cargos de Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Atendente de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar em Enfermagem, Enfermeiro Auditor, Dentista, Assistente Social, Médico Clínico – Geral, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II em Ciências Humanas, Educação Física, Inglês, Linguagens e Códigos e Matemática; Agente Rural, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais, Magarefe, Médico Veterinário, Motorista e Encanador Bombeiro Hidráulico.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, entre os dias 06 e 30 de março de 2014, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos–NEJA, Rua Pedro Gomes de Araújo, 205, Centro, Quixeló/CE. Caso prefira, o candidato também pode fazer sua inscrição pela internet, no www.consulpam.com.br, desde que respeitando o prazo citado acima. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 120, de acordo com o cargo pretendido.
 
Os que tiverem a inscrição homologada serão avaliados por prova objetiva. Para motorista haverá também prova prática e para os cargos de níveis médio e superior, prova de títulos. A provável data da Prova Objetiva será 20 de abril de 2014, enquanto a data de publicação dos gabaritos preliminares será em 21 de abril, no mesmo sítio onde deve ser feita a inscrição.
 
A Prova Prática – somente para o cargo de Motorista – será realizada provavelmente em 11 de maio. Já o resultado final com a lista de aprovados será comunicado em 11 de junho de 2014.
 
A validade do concurso será de dois anos, com possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Processo seletivo Prefeitura de Aracitaba - MG (Saúde)

A Prefeitura de Aracitaba, em Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, para contratação temporária de Auxiliar de Saúde Bucal – PSF e Enfermeiro do PSF (níveis médio e superior). São ofertadas 02 vagas, por salários variados de R$ 875,00 e R$ 1.500,00 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 17 de março a 04 de abril de 2014 na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba, situada à Praça Barão de Montes Claros, 16, Centro, Aracitaba-MG, no horário de 13h as 17h, exceto sábado e domingo e feriados. As taxas de inscrição são de R$ 70,00 a R$ 100,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de maio de 2014 às 9h, na Escola Municipal Jorge Moreira Guilarducci, situada à Rua Cel. José Homem – Centro – Aracitaba-MG. Havendo necessidade de se utilizar outro local para realização das provas, em virtude do número de inscritos não comportar no local indicado no item anterior, este será comunicado no quadro de avisos da Prefeitura e nos sites www.aracitaba.mg.gov.br e www.jcmconcursos.com.br.

Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de maio de 2014 nos sites www.aracitaba.mg.gov.br e www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba.

A Lista de classificação deste processo seletivo terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Feira Grande - AL

A Prefeitura de Feira Grande, no estado de Alagoas, anunciou a realização de concurso público pelo edital nº 001/2014, com intuito de prover 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2 mil e jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicologo, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Digitador, Escriturário, Inspetor Escolar, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Motorista (Categoria D).
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, pelo no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, dependendo do cargo.
 
De acordo com o edital, a seleção será constituída de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 18 de maio de 2014, na cidade de Feira Grande, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão divulgados no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014. Segundo o certame, o concurso também constará de prova de títulos, apenas para o cargo de Professor, e o resultado final será anunciado em 25 de julho deste ano.

Concurso Prefeitura de Itaú de Minas – MG 2014

Com o objetivo de preencher 140 vagas de emprego para contratação imediata, a Prefeitura de Itaú de Minas, no estado de Minas Gerais, anunciou o concurso público nº 001/2014. Há chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade, por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais e salários que vão de R$ 724 a R$ 2.726, 53.
 
Cargos
Os cargos oferecidos são Auxiliar de Serviços e Obras Públicas, Operador de Usina de Reciclagem, Oficial de Manutenção de Piscinas, Auxiliar de Manutenção em Veículos, Agente de Serviços Funerários, Auxiliar de Serviços, Motorista, Eletricista, Pintor, Mecânico, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde Pública, Estoquista e Comprador, Assistente Técnico de Biblioteca, Fiscal de Tributos Municipais, Tesoureiro, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Escolares, Analista Fazendário, Assistente Administrativo, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Técnico Segurança do Trabalho, Educador de 1ª Infância, Técnico em Informática, Professor, Professor de Português, Professor de Educação Física, Médico Clínico Geral, Pediatra, Orientador Educacional, Bioquímico, Técnico Superior em Edificações e Obras Públicas, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Assistente Social e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 02 a 31 de maio de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, das 08h às 11h e 12h30 às 16h ou também pela internet, no site www.polisauditoria.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20 a R$ 80, de acordo com o cargo almejado pelo candidato.
 
Seleção
O concurso será composto por Prova Objetiva, Análise de Títulos e Prova Prática. A Prova Objetiva será realizada provavelmente em 20 de julho de 2014, em locais e horários a serem definidos e informados na sede da Prefeitura Municipal e também no site www.polisauditoria.com.br. Já a Prova Prática (somente para alguns cargos) será realizada provavelmente em 17 de agosto de 2014, em local e horário também a definir. Os gabaritos definitivos da Prova Objetiva estarão disponíveis no www.polisauditoria.com.br até 12 de agosto.  
 
Até às 17h de 09 de setembro de 2014, deverá ser divulgada a lista com o nome dos aprovados.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Aracitaba - MG

A Prefeitura de Aracitaba, no estado de Minas Gerais, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 19 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.380,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Contador, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Angiologista, Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo e Técnico em Enfermagem.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 6 de maio a 6 de junho de 2014, por meio do site  www.concursosjcm.com.br. Os interessados devem comparecer à sede da prefeitura (Praça Barão de Montes Claros, nº. 16, Centro), das 13h às 17h, para efetivarem a inscrição. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, que será realizada no município de Aracitaba, provavelmente em 06 de julho de 2014. O horário e local das provas serão informados na ficha de inscrição definitiva. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de julho de 2014, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Aracitaba. Alguns cargos também serão avaliados pelos títulos.

Também haverá Prova Prática para os cargos de Coveiro, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas, do concurso.

As provas práticas serão realizadas, no município de Aracitaba, no dia 05 de julho de 2014 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Coronel Freitas (SC)

A Prefeitura de Coronel Freitas, no Estado de Santa Catarina, lançou extrato do edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, tendo como objetivo a contratação de profissionais de níveis fundamental, médio e superior, nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Operador de máquinas II, Auxiliar administrativo, Agente comunitário de saúde, Mecânico, Fiscal de tributos/obras/vigilância sanitária, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Assistente Social, Farmacêutico, Médico Clinico Geral, Professor de Língua Estrangeira/Inglês, Coordenador Pedagógico.
 
As inscrições serão recebidas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, no site www.exitoprojetos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 65 a R$ 105, de acordo com o cargo.
 
Maiores informações na Prefeitura de Coronel Freitas/SC e pelo telefone (49) 33470323.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 05 de março de 2014, pág. 150.

Concurso Prefeitura de Bom Princípio - RS

A Prefeitura de Bom Princípio, localizado a 76 km da capital Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 51 vagas nos cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 3.360,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O concurso será realizado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

As vagas são para as funções de Engenheiro Civil, Farmacêutico, Professor de Arte, Professor de Ciências Naturais, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Estrangeira Moderna Alemã, Professor de Língua Estrangeira Moderna Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo, Auxiliar de Educação Infantil, Professor de Séries Iniciais e Professor de Educação Infantil.

As inscrições serão realizadas até 02 de abril de 2014, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. A FUNDATEC e a Prefeitura Municipal de Bom Princípio disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.

Valores das taxas de inscrição:
-Nível Superior: R$ 100,00;
-Nível Médio: R$ 75,00.

A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada na data prevista de 27 de abril de 2014, no Município de Bom Princípio. Não havendo disponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.

O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 28 de abril de 2014.

O concurso público em pauta tem o prazo de validade de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Piquete - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Piquete, localizada a 180 km da capital paulista, publicou extrato do edital de processo seletivo n° 02/2014, visando à contratação por prazo determinado e formação de cadastro reserva de profissionais nos cargos de Atendente, Condutor, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições, gratuitamente, de 10 a 19 de março de 2014. O Edital em inteiro teor poderá ser obtido no site da Prefeitura Municipal de Piquete (www.piquete.sp.gov.br), no átrio da Secretaria Municipal de Saúde e no Mural da Prefeitura Municipal de Piquete.
 
O extrato foi publicado no Diário Oficial de São Paulo, na edição de 1º de março de 2014, na página 176.

Concurso UERGS 2014

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, através da empresa Fundatec, divulgou editais de 18 concursos públicos para preencher 33 vagas imediatas e formar cadastro reserva para Professores Adjunto e Assistente. Para a classe de Professor Adjunto a remuneração para 40 horas semanais corresponde ao salário básico de R$ 6.339,10, acrescido de 40% a título de DE. Já para a classe de Professor Assistente a remuneração para 40 horas semanais corresponde ao salário básico de R$ 5.100,73, acrescido de 40% a título de DE.

Os professores contratados serão lotados nas unidades Universitárias da UERGS, que integram 7 Campus Regionais: CR I – Guaíba, Osório, Novo Hamburgo e Porto Alegre; CR II – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria; CR III – Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen e Sananduva; CR IV – São Luiz Gonzaga e Três Passos; CR V – Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul; CR VI – Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Borja; CR VII -Tapes.

As inscrições serão efetuadas somente pela internet até 20 de março de 2014, nos endereços eletrônicos www.fundatec.org.br e www.uergs.edu.br. O valor da taxa de inscrição para todos os concursos é de R$ 145,21.

Haverá prova escrita, prova didática e exame de títulos e trabalhos. Data, horário e local de realização das etapas devem ser confirmados posteriormente. As provas dos concursos serão realizadas no município de Porto Alegre, nas datas e no endereço divulgado nos editais individuais de convocação para instalação de cada certame.

Os resultados preliminares das provas serão divulgados nas páginas eletrônicas www.fundatec.org.br e www.uergs.edu.br, nas datas definidas e comunicadas aos candidatos no ato de instalação de seu concurso.

Os concursos terão validade de dois anos, contados da data de publicação dos respectivos editais de homologação, podendo ser prorrogados uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Turvelândia - GO

A Prefeitura de Turvelândia, no estado do Goiás, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 20 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 5.000,00 em carga horária de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os empregos de enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, cirurgião dentista e nutricionista. O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste Concursos.

As inscrições, no valor de R$ 150,00, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br no período de 1º de abril a 1º de maio de 2014.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado na Secretária Municipal de Administração, Avenida José Mário da Costa Rezende, nº 13, Centro, Turvelândia – Goiás, das 9h as 11h e das 14h as 16h.

As provas serão aplicadas na data prevista de 1º de junho de 2014, na cidade de Turvelândia - GO, com duração máxima de 3h (três horas), incluso o tempo para preenchimento da Folha de Respostas.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, disponível no site oficial do Município www.turvelandia.go.gov.br e no  www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ipeúna - SP

A Prefeitura de Ipeúna, no estado de São Paulo, lançou os editais 001 e 002/2014 de concurso público, com intuito de prover 13 vagas de emprego voltadas para candidatos de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 1.512,35 por jornada de 24 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Professor e Técnico de Enfermagem. Os interessados devem se inscrever até 13 de março de 2014, www.sigmaassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 22 a R$ 32.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva será realizada na data prevista de 30 de março de 2014 e o gabarito será divulgado no dia 05 de abril deste ano.
 
O resultado final será anunciado em 26 de abril ou 03 de maio de 2014. O prazo de validade será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Solidão e sensação de inutilidade comprometem a saúde dos idosos

Solidão e sensação de inutilidade comprometem a saúde
dos idosos
Doenças como hipertensão e fibromialgia, com causas emocionais, são comuns na velhice
 
Um dia você olha no espelho e percebe que o tempo passou. O corpo e a pele já não são os mesmos, a disposição vai dando espaço ao cansaço e a insegurança das primeiras experiências se transformou em sabedoria.

Muitos idosos lidam bem com esta situação e até fazem da Terceira Idade, a melhor fase de suas vidas, saindo para dançar, participando de grupos de atividades e curtindo tudo o que a vida pode lhes oferecer sem dar espaço para a solidão, porém, boa parte deles não consegue superar a sensação de inutilidade e vazio decorrentes das mudanças no corpo e na rotina e acaba se isolando de seu ciclo social, seja por vergonha de estar parado, seja por se sentir descartado: "muita gente acha que os problemas de saúde dos idosos são decorrentes da saúde fragilizada. De fato, nosso organismo fica mais vulnerável com o passar dos anos e, assim como toda máquina, vai perdendo suas reservas, mas manter a autoestima em alta e receber afeto ajuda a fortalecer o sistema imunológico nesta fase da vida", explica o psicofisiologista da Unifesp, Ricardo Moneze. 
 
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos comprova o poder das emoções na saúde dos idosos. Depois de avaliar 229 pessoas, com idade entre 50 e 68 anos, os pesquisadores descobriram que idosos solitários têm pressão sanguínea até 30% mais elevada do que os mais ativos.

Além disso, constataram também, que estes pacientes são mais propensos a apresentar doenças cardíacas. 
 
Mas eu nem comecei a viver ainda!
Um dos grandes dilemas dos idosos é assumir para si mesmos que a idade chegou e conseguir manter o ânimo mesmo depois de perceber que o corpo e a vida já não seguem no mesmo ritmo da época da juventude:

"alguns sofrem e teimam em aceitar que a idade chegou. Em geral, isso acontece porque se criou uma ideia falsa de que a terceira idade é ruim. Estar velho não é um problema ou uma doença e pode representar o começo e não o fim, como muitos pensam. Você pode até não conseguir mais dançar salsa como gostava, mas pode começar uma aula de tango ou uma valsa e descobrir o prazer destas outras danças", explica Moneze. "Ser idoso significa acumular experiências e não deixar de vivê-las",continua. 
 
Aposentado?
Que nada! Outra situação que leva os idosos ao isolamento, é a sensação de inutilidade diante da aposentadoria. Para eles, principalmente para os homens, deixar de trabalhar significa deixar de ser útil e capaz de comandar sua própria vida e o isolamento funciona como válvula de escape nestes casos: "é uma questão social. Desde sempre o trabalho dignifica o homem, porém, não ter uma ocupação formal não significa que a pessoa é inútil, ela apenas já cumpriu suas obrigações quanto a isso e está na fase de aproveitar e descansar", explica.

Se a sensação de ficar parado incomoda, que tal fazer uma aula de dança ou um curso de artesanato? Participar de grupos da Terceira Idade também pode ajudar a manter a mente saudável. 
 
Lidando com as perdas
Se no começo da vida reunimos amigos, aumentamos a família e vemos a prosperidade como sinônimo de ganhos, na velhice, uma das coisas mais desagradáveis e dolorosas é lidar com as perdas. É o melhor amigo que se foi, o filho que mudou de cidade, a aposentadoria, a beleza que dá lugar as rugas.

Sem dúvida, lidar com tantas perdas é muito difícil e doloroso e exige maturidade e preparo emocional para não causar medos, traumas e depressão, mas não adianta encará-las como algo negativo, elas são naturais na vida de qualquer pessoa e devem ser vistas como tal: "não dá para achar que a vida se resume em perdas. Elas doem, a saudade bate na porta, mas a vida é assim e não há nada que se possa fazer para mudar isso. O melhor é encarar e seguir em frente pensando não no que se perdeu, mas no que ainda é possível ganhar", diz.  
 
Descartável por quê?
Muitas vezes, não é o idoso que se isola, é a família que o deixa de escanteio por não ter paciência ou por falta de tempo para conversar e dar a atenção necessária.

Nestes casos, é preciso que todos os que convivem com o idoso se sensibilize e perceba que deixá-lo de lado pode trazer consequências graves em função da sensação de abandono:

"para se ter uma ideia da gravidade do problema, mais da metade dos idosos atendidos no consultório apresentam doenças típicas de quem está sofrendo emocionalmente. São quadros clínicos diversos, como psoríase e hipertensão, mas que em geral, são motivados por solidão e tristeza", explica Ricardo. 
 
Algumas doenças motivadas pelo estresse emocional, bastante comuns na velhice:

-Fribromialgia: "o idoso passa a sentir dores e incômodos e acha que tem a ver com a fraqueza dos ossos, mas muitas vezes elas são decorrentes da apatia e não da debilidade do sistema imunológico", explica Ricardo.

-Psoríase: "as doenças de pele são mais comumente relacionadas a saúde emocional do paciente. Nos idosos, tem havido um crescimento considerável do número de casos deste tipo de patologia em função da dor emocional", continua. -Hipertensão: a falta de ocupação e a tristeza provocam um quadro de estresse emocional nos idosos e por isso a pressão arterial sobe.

-Falta de vitamina D: como têm a mobilidade comprometida pelos aspectos típicos da idade e tendem a se isolar em decorrência da depressão, os idosos não pegam sol, uma das principais fontes de absorção de vitamina D o que ocasiona uma deficiência deste nutriente no organismo. Os baixos níveis de vitamina D estão relacionados à depressão, incontinência urinária e até câncer de mama.
 
Uma balança com saldo positivo
Uma das melhores alternativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos, segundo o especialista é mudar a concepção negativa de velhice e fazer uma avaliação dos aspectos negativos e positivos da vida até ali. É só comparar para ver qual lado da balança pesa mais: "não tem como dar saldo negativo. Por pior que tenha sido sua vida, você pode aprender com ela, conheceu pessoas, amou, riu, chorou, isso é viver e a sabedoria dos mais velhos ajuda a compreender a vida desta maneira, basta tentar", sugere.  
 
De bem com a vida
Se o assunto é qualidade de vida na terceira idade, a dica é relaxar e curtir o momento: "a melhor maneira de afastar os pensamentos ruins é ocupar a cabeça e o tempo com atividades prazerosas, assim, mente e corpo entram em harmonia sem sofrimentos e frustrações", explica Ricardo.

Quer curtir a terceira idade longe da solidão?
 
Preste atenção nas dicas do especialista:

-Pratique exercícios físicos. Eles trazem saúde, bem-estar e favorecem o contato social.

  -Mantenha uma alimentação equilibrada, sem muita gordura, sal e açúcar. Mas não se torture, a hora da refeição tem que ser prazerosa.

  -Evite cigarros e bebidas alcoólicas. "Os vícios fazem mal a saúde em qualquer fase da vida, mas quando acumulados, na velhice podem trazer consequências maiores", afirma Ricardo. 

Minha Vida 

Adaptar-se ao envelhecimento garante mais qualidade de vida na terceira idade

Para isso, é preciso saber conviver com problemas e limitações que podem surgir
 
Por Dr. Roberto Miranda
 
Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento. 
 
A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, são fundamentais para uma vida plena. Para isso o idoso precisa estar com suas plenas capacidades físicas, mentais e emocionais, a fim de poder cuidar da própria vida e dar sentido para a própria existência. 
 
Para algumas pessoas há o medo da velhice, da solidão e o senso de sentir-se menos competente para realizar suas atividades cotidianas ou sua capacidade de tomar decisões e governar sua vida influencia na maneira como cada um enfrenta e vive o envelhecimento. 
 
Idosos que não conseguem se adaptar a essas mudanças acabam se isolando socialmente diminuindo a interação com outras pessoas, o que pode levar a perda da satisfação com a própria vida, do prazer e da motivação, comprometendo suas capacidades físicas, intelectuais e emocionais. 
 
Para os indivíduos que apresentam alguma doença crônica, como diabetes, colesterol alto, artrite reumatoide, hipertensão, adaptar-se ao processo de envelhecer juntamente com essas doenças pode ser mais trabalhoso, mas não impossível, além de ajudar a diminuir o impacto da doença na qualidade de vida e evitar maiores comprometimentos. 
 
É necessário reavaliar as possibilidades, redefinir metas e alterar estratégias de enfrentamento do ambiente e dos próprios sentimentos para poder se adaptar as novas demandas dessa fase da vida e vive-la da melhor maneira possível, mesmo que acompanhada de doenças crônicas e limitações físicas. 
 
Com o aumento geral da população idosa, torna-se importante garantir aos idosos não apenas maior longevidade, mas felicidade e satisfação com a vida. Pesquisas são realizadas no mundo todo com o objetivo descrever os fatores associados ao grau de satisfação com a vida entre a população de idosos. 
 
Um estudo recente publicado, em janeiro de 2014, no Canadian Medical Association Journal pesquisou a relação entre o prazer com a vida e o declínio da função física em idades mais avançadas. Participaram 3199 homens e mulheres com idade acima de 60 anos. 
 
Nesta pesquisa foi verificado que pessoas que tem mais safisfação com a vida, ou seja, que expressam sentimentos de felicidade e prazer vivem até 8 anos mais e em condições físicas melhores do que as pessoas que não estão satisfeitas com suas vidas. 
 
Em 2012, um estudo realizado por pesquisadores da University College London (UCL), no Reino Unido, conclui que os idosos que gostam da vida tendem a viver mais e com uma condição física melhor do que os indivíduos infelizes. Os pesquisadores avaliaram até que ponto eles tinham dificuldade em realizar atividades diárias, como tomar banho ou se vestir, o estudo descobriu que as pessoas que tinham um baixo senso de bem-estar foram três vezes mais propensas a ter problemas em realizar atividades diárias. 
 
O estudo mostra que pessoas em idades avançadas e que estão felizes e aproveitam a vida mostram declínios mais lentos na capacidade física. Ou seja, conseguir adaptar-se as mudanças ao longo do processo de envelhecimento e encontrar formas alternativas de aproveitar a vida e ficar feliz com o que realiza contribui para uma vida mais longa e saudável. 
 
Escrito em conjunto com Mariela Besse, terapeuta ocupacional do Instituto Longevità. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Afiliada à Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 
 
Minha Vida

Osteoporose: saiba como evitar fraturas, dores e a progressão da doença

Manter o peso ideal e fazer adaptações em casa evitam complicações

Caracterizada pela baixa densidade da massa óssea e deterioração do tecido dos ossos, a osteoporose deixa os ossos mais frágeis, facilitando fraturas.
 
Quem convive com a doença deve tomar certos cuidados, desde a alimentação até a prática de exercícios físicos para evitar quedas, dores nas articulações e a própria evolução da doença.
 
Conversamos com especialistas e temos as dicas para os pacientes com osteoporose caminharem sem medo.
 
Confira:
 
mulher subindo em uma balança - Foto Getty ImagesMantenha-se no peso ideal
Se a manutenção do peso é benéfica como um todo, para pessoas com osteoporose ela é a ainda mais importante. E não é só a obesidade que atrapalha a vida do paciente, não - aqueles que estão muito abaixo do peso também correm riscos. "Os pacientes acima do peso têm dificuldade de realizar exercícios e tendência a desenvolver outros problemas, como hipertensão arterial e diabetes, além de geralmente manterem uma alimentação inadequada, sem o aporte nutricional que a osteoporose pede", explica o ortopedista Roberto Santin, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. "Ao passo que os de peso muito baixo têm, em geral, deficiência alimentar por pouca ou má ingestão de nutrientes", completa. Inclusive, os mais magros são mais atingidos com a osteoporose, justamente porque a gordura periférica ? em menor quantidade naqueles abaixo do peso - ajuda a manter o aporte de cálcio, deixando os ossos mais fortalecidos. "Uma das explicações para isso seria o fato de que um paciente muito acima do peso se fraturaria mais facilmente ao se levantar pra caminhar, então a natureza dá a essas pessoas uma força extra para poder aguentar o seu próprio peso", explica o ortopedista Weldson Muniz, do Hospital Santa Luzia, em Brasília. No entanto, uma vez com osteoporose, o excesso de peso pode causar um esforço muito grande das articulações, favorecendo dores e quedas.  
 
idosa levantando halteres - Foto Getty ImagesPratique exercícios
A atividade física é fundamental para os pacientes com osteoporose. "Além de aumentar o aporte de cálcio ao osso, o exercício ajuda no equilíbrio para evitar quedas", diz o ortopedista Weldson. Praticar exercícios também ajuda a manter a densidade óssea à medida que envelhecemos, diminui a dor nas articulações e ainda por cima elimina os quilos que por ventura estiverem sobrando e forçando as articulações. Exercícios de fortalecimento e flexibilidade, bem como atividades aeróbicas, são as mais indicadas para os portadores de osteoporose. Os primeiros ajudam a manter a densidade óssea e fortalecer as articulações, já os exercícios de flexibilidade, como alongamento e ioga, além de beneficiar as articulações também ajudam a preservar a amplitude do movimento. Por fim, as atividades aeróbicas podem ajudar a construir ossos e manter as articulações saudáveis, bem como fortalecer os músculos, coração e pulmões. Segundo o ortopedista Weldson, hoje em dia muitas das academias já dispõem de sistemas de treino de equilíbrio. "Devemos lembrar, no entanto, que todos os pacientes devem ser avaliados para poder executar os exercícios corretos e na época adequada, especialmente os idosos", acrescenta o ortopedista Roberto. 
 
idosa cozinhando - Foto Getty ImagesNutrientes em dia
A osteoporose está intimamente ligada à alimentação. Se você não está ingerindo os nutrientes na quantidade certa, o seu corpo está em risco. Os nutrientes mais importantes na luta da osteoporose são o cálcio e a vitamina D. "O primeiro é essencial para a formação dos ossos, enquanto o segundo é quem permite que o cálcio seja absorvido e atue na formação da matriz óssea", explica a nutricionista Priscila. Os dois andam sempre de mãos dadas: se você ingerir muito cálcio, mas não tiver vitamina D, de nada adianta, pois não será absorvido. O mesmo vale para quem ingere muita vitamina D, mas não tem a quantidade de cálcio suficiente para ser absorvida. A recomendação diária de cálcio para adultos varia entre 1.000mg e 1.200mg, enquanto a vitamina D tem sua dose de 800 a 1.200 UI por dia. Boas fontes de cálcio são leite e seus derivados, bem como vegetais verdes escuros e produtos fortificados. Quanto a vitamina D, a melhor forma de obtê-la é se expondo ao sol. "É indicado no mínimo 30 minutos de sol por dia, lembrando que deve ser o sol da manhã ou o do final do dia", diz Priscila.  
 
maço de cigarros - Foto Getty ImagesPare de fumar
O cigarro é atualmente considerado não só um fator de risco, como um agravante da osteoporose, e como tal deve ser abandonado. Isso acontece porque a fumaça tóxica do cigarro, quando chega à corrente sanguínea, interfere no funcionamento das células osteoblásticas - uma das responsáveis por construir e reparar a matriz óssea. E nunca é tarde para largar o vício, pois ao parar de fumar, o risco de baixa densidade óssea e fraturas tende a se reduzir com o passar do tempo. "Todo fumante deveria ter consciência do grande mal que o cigarro causa", diz o ortopedista Roberto.  
 
cerveja - Foto Getty ImagesEvite o álcool
O consumo excessivo de bebida alcoólica diminui as reservas de cálcio e, como consequência, faz com que os ossos fiquem mais fracos. "Alguns estudos mostram que o aumento de álcool no dia a dia acarreta no aumento dos níveis do paratormônio, que é um hormônio responsável por equilibrar a quantidade de cálcio nos ossos", afirma a nutricionista Priscila Ceseke, do Hospital Santa Luzia, em Brasília. O álcool em excesso também interfere na absorção de cálcio e vitamina D pelo pâncreas, ambos nutrientes essenciais para os ossos.
 
banheiro com barras - Foto Getty ImagesFaça adaptações em casa
As mudanças para uma casa segura são muito importantes para evitar quedas no paciente com osteoporose. "Evitar tapetes soltos, sapatos de salto deslizante e pisos derrapantes em áreas como banheiro e cozinhas é fundamental para quem tem a doença", ressalta Roberto Santin. A colocação de apoio com barras fixas nas paredes ajuda na movimentação dentro de casa. "Prender ao solo móveis que podem escorregar é outro artifício eficiente." É importante também manter todos os objetos dentro do campo de visão, principalmente entre os mais idosos, pois eles apresentam uma redução do seu campo visual, e por isso objetos deixados em qualquer lugar são potencialmente perigosos.
 
vários remédios - Foto Getty ImagesTome os medicamentos quando necessário
No geral, todos os pacientes com osteoporose precisarão ingerir algum tipo de medicação no decorrer da doença. "A receita dependerá de fatores como o grau de porose do osso e resposta ao tratamento", diz Weldson Muniz. Medicamentos à base de calcitocina e a reposição hormonal são alguns dos tratamentos que podem ser necessários. No entanto, não esqueça que toda a medicação deve ser receitada e acompanhada por um profissional especializado, bem como a necessidade de cessá-la.  
 
vidro de suplemento alimentar - Foto Getty ImagesNão esqueça a suplementação
É muito comum a pessoa com osteoporose precisar tomar suplementos de cálcio e vitamina D - que geralmente são combinados em um só produto. Entretanto, alguns pacientes precisarão da suplementação apenas de um dos nutrientes, e as quantidades também variam conforme o quadro. "Se você é diagnosticado com osteoporose, é importante para obter quantidade suficiente de cálcio e vitamina D e tomar os suplementos prescritos para a doença, pois eles garantem que você está absorvendo as quantidades nutricionais necessárias", lembra a nutricionista Priscila. 
 
homem no médico - Foto Getty ImagesFaça a densitometria óssea regularmente
O exame de densitometria óssea é usado para medir a densidade de nossos ossos, ou a massa óssea. "Ele usa um aparelho especial de raio-x, e é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento", explica o ortopedista Roberto. O controle com o exame geralmente é anual, mas a frequência pode mudar conforme orientação. "A densitometria avalia o grau da osteoporose e acusa a probabilidade de fraturas", lembra o ortopedista Weldson. 
 
Minha Vida

Amamentação ajuda no posicionamento do maxilar e auxilia a respiração das crianças

Foto: Reprodução
Amamentação ajuda no posicionamento do maxilar e auxilia
a respiração das crianças
Conheça as vantagens do aleitamento materno para a dentição e problemas maxilares
 
Por Dra. FabÍola Lanfredi
 
Atualmente tem sido enfatizada a importância da amamentação, uma vez que o leite materno é o melhor alimento do ponto de vista nutricional e ótimo reforço ao sistema imunológico do bebê contra doenças infecciosas e alérgicas, aumentando o número de anticorpos e previne doenças respiratórias e gastrointestinais. 
 
O aleitamento materno preenche também as necessidades emocionais do bebê, fortalecendo o vínculo mãe-filho, pois enquanto se alimenta no seio materno, o bebê passa por sensações que já eram percebidas no útero, como ouvir os batimentos cardíacos e respiração da mãe, o que proporciona calma, bem-estar e carinho materno, muito importante para o desenvolvimento emocional. 
 
Outro fato importante é que a amamentação é fator decisivo e primordial para a correta maturação e crescimento dos ossos e músculos da face, mantendo essas estruturas aptas para um bom funcionamento e desenvolvimento de toda região facial e oral que guiará e estimulará todas as funções fisiológicas futuras. 
 
Relação entre amamentação e dentição
Ao sugar o seio materno, a criança estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua. Os músculos envolvidos estão adequadamente estimulados, aumentando o tônus e promovendo a postura correta para futuramente exercer a função de mastigação. Por este motivo, procura-se enfatizar a amamentação materna como uma forma de prevenção a problemas futuros da criança, por proporcionar o preparo e o aprimoramento da condição neuromuscular das estruturas bucais, ou seja, desde respiração, deglutição e fala, até funções mais complexas. 
 
O crescimento e desenvolvimento do crânio e da face tem o objetivo de conseguir um estado de equilíbrio estrutural e funcional entre todos os músculos e ossos envolvidos. O bebê quando nasce, tem a mandíbula pequena e retraída, o que é chamado de retrognatismo. A cavidade bucal é pequena e assim, a língua se posiciona mais para frente, apoiando-se sobre a gengiva. Junto com o movimento muscular da amamentação, ocorre o desenvolvimento ósseo e crescimento anterior da mandíbula, assim, o retrognatismo mandibular que os bebês apresentam ao nascer deve ser corrigido até a época da erupção dos primeiros dentes de leite para que sua oclusão possa ser correta. 
 
A correta amamentação é, portanto, estímulo a todas as estruturas bucais, como lábios, língua, bochechas, ossos e músculos da face e visa ao preparo e aprimoramento da condição neuromuscular das estruturas bucais. A anatomia e a função se desenvolvem com a amamentação e se aprimoram com a mastigação, deglutição, respiração e fonoarticulação. O aleitamento natural é portanto uma forte ferramenta para prevenção de problemas oclusais, como arcadas dentárias estreitas, falta de espaço para os dentes, má relação entre arcos superior e inferior, postura incorreta da mandíbula etc. 
 
Amamentar é um verdadeiro exercício para o bebê, e é fundamental para o correto desenvolvimento da face e estruturas bucais. A sucção no seio materno promove uma correta e intensa atividade muscular e o bebê executa de 2000 a 3500 movimentos de mandíbula. Ao passo que ao utilizar a mamadeira, estes exercícios não acontecem ou acontecem pela metade. 
 
O bebê apresenta o reflexo da sucção a partir da 32ª semana de gestação e está preparado neurologicamente para o processo da amamentação. O ato da sucção envolve desde a sensibilidade dos lábios do bebê no mamilo da mãe, até o momento da deglutição do leite materno. 
 
Sobre o uso da mamadeira
Vários estudos mostram que crianças que fazem uso de mamadeiras apresentam uma maior propensão a padrões anormais de respiração (respiração bucal) e de deglutição, com interposição anterior da língua e também maior associação com hábitos de sucção de chupeta e dedo. 
 
Muitas mães oferecem mamadeiras e/ou chupetas por dificuldades na prática de amamentação ou por falta de motivação devido a vários fatores, como a vida profissional, outros filhos e até mesmo o tabagismo. Muitas vezes também por falta de conhecimento no que diz respeito à saúde, crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Porém, o aleitamento materno, como vimos até aqui, é importantíssimo. 
 
A amamentação no seio proporciona, portanto, uma melhor oclusão, evitando assim, tratamentos ortodônticos longos, com extrações dentárias no futuro. A correta oclusão e o bom posicionamento dentário são imprescindíveis logo na erupção dos dentes de leite para que ocorra também na dentição permanente, assim a criança poderá ter desde cedo um bom desenvolvimento e qualidade de vida. 
 
Toda criança se desenvolve sob a presença e interferência de dois estímulos: características genéticas herdadas dos pais e influências de meio ambiente sobre o organismo do bebê. O tipo de parto, hábitos e modo de alimentação são exemplos de estímulos que atuam no crânio e determinam as respostas de desenvolvimento do sistema mastigatório, respiratório, face, fala e postura corporal. 
 
Portanto, é importante facilitarmos o desenvolvimento do bebê oferecendo a ele os estímulos que lhe proporcionem perfeita função, além de evitarmos ao máximo o uso de mamadeiras e chupetas. 
 
Minha Vida