Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Compulsão e vício: transtornos alimentares predispõem à vício em drogas

Em estudo realizado com modelos animais, pesquisadores mostram que a compulsão alimentar tem relação ao desenvolvimento de outros comportamentos compulsivos ou vícios, como o abuso de álcool ou de drogas.

“A dependência de drogas é um grande problema de saúde pública nos EUA [onde foi realizado o estudo], assim como a ingestão excessiva de alimentos”, diz Patricia Sue Grigson, do departamento de ciências neurais e comportamentais da Universidade Estadual da Pensilvânea.

Grigson explica que o abuso de substâncias e a compulsão alimentar são ambos caracterizados por uma perda de controle sobre o consumo. “Dadas as características comuns destes dois tipos de transtornos, não é de estranhar a comordidade entre transtornos alimentares e dependência de abuso de substâncias”. O objetivo era comprovar se a perda de controle em um transtorno predispõe um indivíduo à perda de controle em outro.

Para isso, a pesquisadora utilizou um grupo de modelos animais com histórico de compulsão alimentar. Em um outro experimento, estes ratos foram divididos em quatro grupos. Todos tinham acesso irrestrito à ração e água, mas três grupo poderiam também provar um outro tipo de ração rica em calorias, mas de formas diferentes. Um dos grupos tinha acesso à ração rica em gordura de forma irrestrita, o outro só poderia consumir a ração alterada durante uma hora por dia e o último grupo só tinha acesso a ração diferente durante uma hora, mas apenas três vezes por semana.

Os pesquisadores observaram que este último grupo era o que comia mais da ração me menos tempo. Estes ratos foram então encaminhados a outro laboratório, desta vez sob supervisão da equipe de Grigson. Ali eles foram mantidos em um ambiente onde tinham acesso à ração comum, água e cocaína. Os ratos com histórico de compulsão alimentar foram os que mais consumiram a droga. Este grupo também foi o que mais se esforçou para chegar na droga quando testados.

Fonte O que eu tenho

5 coisas que você deve saber sobre insônia

Mauricio Bagnato, médico responsável pelo Setor de Medicina do Sono e Polissonografia do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo responde às questões sobre a condição.

1. O que é Insônia ?
É a dificuldade de iniciar ou manter o sono.

O problema pode ser agudo, quando causado por algo passageiro. As causas mais comuns, nesses casos, são os chamados fatores psicosifiológicos, como aqueles causados por um problema que não se resolve, onde ficamos remoendo uma angústia e perdemos algumas noites de sono. Além disso fatores ambientais (temperatura do quarto, colchão ruim, luz excessiva, ruído) também são um causador desse tipo de insônia.

Quando a insônia é crônica, ou seja, há perda do sono constantemente sem motivos aparentes, o problema pode ser um conjunto de fatores. Normalmente esses fatores são as chamadas condições principais que, como sintoma, causam insônia.

2. Por quais razões a Insônia se desenvolve?
Por fatores psicofisiológicos, como já dissemos, no caso da insônia aguda.

A insônia crônica pode ser causada por fatores genéticos – normalmente os pais ou parentes próximos também sofrem com a condição –, por condições que envolvem dor ou então trasntornos mentais.

Indivíduos com dores crônicas comumente sofrem de insônia. Essas dores podem ter várias causas, mas as causas ortopédicas são as mais comuns.

No caso de transtornos mentais, o mais comum são indivíduos com trasntornos ansiosos ou depressivos sofrerem com a dificuldade de ter um sono normal.

A apinéia do sono é outro fator que leva a um sono ruim, assim como a chamada Síndrome do Movimento Periódico dos Membros Inferiores, onde a pessoa tem espasmos noturnos nas pernas.

3. Como sei identificar se alguém está com este problema?
A insônia aguda é comum em pessoas saudáveis. A grande maioria das pessoas já teve episódios esporádicos de insônia.

Mas quanto esses episódios são frequentes pode haver um problema mais complicado. Quem tem dor crônica já identifica imediatemente seu problema. Mas indivíduos ansiosos ou depressivos, e que ainda não foram diagnosticados têm maior dificuldade de saber a causa das noites mal dormidas.

Pessoas com insônia crônica têm pior memória, raciocínio mais lento, maior irritabilidade e cosequentemente uma piora na qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho.

Nos casos de apnéia, pré-apnéia ou outros problemas um exame de polissonografia (que faz o mapeamento noturno do sono e do organismo) também ajuda a identificar a causa exata.

4. A Insônia tem tratamento?
Sim.
O tratamento pode envolver profissionais de psicologia – a Terapia Cognitvo Comportamental é uma das mais eficazes – e, associado, a utilização de fármacos como remédios hipnóticos ou ansiolíticos por um determinado período de tempo.

5. A quem devo pedir ajuda/auxílio?
Uma visita a um clínico geral já pode ajudar a indentificar o tipo de insônia.

Mesmo a insônia aguda pode requerer a indicação para um psicólogo ou psiquiatra. Já na insônia crônica o ideal é o encaminhamento para um profissional especializado em Medicina do Sono. Algumas vezes o neurologista também é necessário.

Para mais informações o site da Associação Brasileira do Sono (ABSono) tem mais informações especializadas

Fonte o que eu tenho

Sentir frio demais foge da normalidade

A tremedeira pode ser sinal de que a saúde vai mal

É só baixar a temperatura dos termômetros para tirar casacos e cobertores do fundo do armário Afê, que frio! - com o objetivo de aquecer o corpo e esquentar os pés e mãos gelados. Na maioria das vezes, o casulo de roupas quentinhas dá mais do que conta do recado, mas, mesmo assim, tem gente que pena com a tremedeira, boca roxa e bateção dos dentes. E, de fato, para determinadas pessoas, a sensação de frio é bem mais intensa. Porém, na maioria das vezes, esta hipersensibilidade pode esconder algum problema de saúde.

Hipotiroidismo e Síndrome de Raynaud são exemplos de doenças que provocam constrangimento nos pacientes. O MinhaVida conversou com especialistas para tirar as dúvidas sobre o assunto.

Tireóide em pane
A tireóide é responsável pela produção de uma série de hormônios que regulam todas as funções do nosso organismo, inclusive as responsáveis pelo controle térmico. Mas, quando essas susbstâncias estão com níveis abaixo do normal, caracteriza-se o hipotiroidismo.

"Com esses hormônios desregulados, o corpo perde um pouco da sua capacidade de se aquecer com o próprio metabolismo e a pessoa sente mais frio", explica o endocrinologista Frederico Marchisotti, do laboratório Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, de São Paulo.

Outro sintoma da baixa hormonal da tireóide é que o coração também bate em uma frequência menor do que o normal. Essa situação desacelerada é caracterizada como bradicardia o contrário de taquicardia, quando os batimentos são acelerados.

"Com o tratamento hormonal e o uso de medicamentos, este sintoma desaparece e as funções cardíacas voltam ao normal", explica a especialista em cirurgia vascular Aline Lamaita, de São Paulo.

Síndrome de Raynaud
Nos dias frios, o corpo humano reage naturalmente à mudança de temperatura gerando uma vasoconstrição das artérias.Quando há um desequilíbrio deste mecanismo natural, acontece a falta de irrigação do sangue nas extremidades do corpo. É quando mãos, pés, pontos de dedos e até o nariz chegam a ficar roxos. Com o comprometimento da irrigação, o sangue deixa de aquecer o corpo e a pessoa sente mais frio.

Nos casos mais simples, basta agasalhar os membros mais afetados para aquecer. Já nos casos mais delicados, que têm origem cardiovascular, o aparecimento de Raynaud se dá em razão de alguma doença reumática e o paciente pode sentir pontadas fortes nas extremidades e ficar com as mãos e pés ainda mais escurecidos.

Baixa ingestão de calorias
Pessoas mais magras são mais friorentas? O assunto gera controvérsias. Para Ellen Simone Paiva, diretora clínica do Centro Integrado de Terapia Nutricional, de São Paulo, a hipersensibilidade ao frio não está relacionada à ingestão calórica em si, mas a sua consequência, que é o peso do indivíduo. "Assim, pessoas mais gordinhas sentem menos frio, já que a gordura é um isolante térmico, e pessoas magras sentem mais frio por lhes faltarem maior quantidade deste isolante", explica

Por outro lado, o endocrionologista Frederico Marchisotti acredita que frio e calorias podem estar relacionados se levarmos em conta o fato de que o organismo precisa de energia para produzir calor e que só a obtemos através da ingestão de alimentos, embora não haja nenhuma teoria cientificamente comprovada sobre o assunto.

Fonte Minha Vida

Meninas com falta de vitamina D podem ter menstruação precoce

Menstruar cedo pode acarretar problemas psicossociais e de saúde nas adolescentes

Estudo acha a ligação entre baixos níveis de vitamina D em garotas que menstruaram muito cedo. A menstruação precoce é um fator de risco para essas meninas, já que pode afetar a sua saúde nesta idade e na fase adulta.

Pesquisadores da University of Michigan School of Public Health (EUA) mediram os níveis de vitamina D no sangue de 242 adolescentes entre cinco e 12 anos, todas de Bogotá, Colômbia. Essas garotas foram acompanhadas por 30 meses.

Foi observado que as meninas com baixos níveis de vitamina D no sangue eram duas vezes mais propensas a ter sua menarca (primeira menstruação) durante o estudo do que aquelas com níveis suficientes da vitamina. Durante a análise, 57% das garotas com deficiência de vitamina D passaram pela primeira menstruação, comparadas às 27% do grupo com níveis suficientes da vitamina.

Em termos de idade, as participantes do primeiro grupo menstruaram com, em média, 11,8 anos de idade, enquanto a média do segundo grupo era de 12,6 anos. Os pesquisadores entendem que essa diferença de 10 meses é substancial, pois nesse tempo podem ocorrer muitas mudanças no corpo da jovem.

A descoberta é importante por algumas razões. Segundo os estudiosos, existe uma tendência mundial de a primeira menstruação acontecer cada vez mais cedo. Eles sugerem que o fenômeno tem causa ambiental, já que os fatores genéticos que ativam a puberdade não mudaram.

A menstruação precoce é um fator de risco para problemas comportamentais e psicossociais em adolescentes. Além disso, garotas que tiveram sua menarca muito cedo possuem maior risco de desenvolver doenças cardiometabólicas e câncer - particularmente o câncer de mama - quando adultas.

Menstruação precoce pode ser fator de gravidez de risco
Outro estudo, este realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugere que meninas que menstruaram antes dos 12 anos de idade, estão mais propensas a sofrer complicações na hora do parto.

Depois de analisar mais de 3.700 mulheres que deram à luz, os cientistas afirmam que aquelas que ficam menstruadas antes do 12 anos, apresentam uma chance maior de sofrer com intervenção médica durante o parto, como ter que passar por uma cesárea ou o uso do fórceps.

De acordo com os cientistas, o causador do problema é o fato do útero ficar mais tempo exposto aos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, que com o passar do tempo, alteram a qualidade do útero.

Os cientistas também ressaltaram que as mulheres que tiveram a primeira menstruação após os 15 anos conseguiam, na maioria, dar à luz sem nenhum tipo de ajuda complementar.

Fonte Minha Vida

Separe a gordura boa da ruim

Gorduras ruins
Controlando o consumo; você pode comer de tudo sem prejudicar a dieta

Apesar de a má fama ter sido espalhada há pouco tempo, a gordura trans sempre fez parte do time de gorduras prejudiciais à saúde. E, se você acha que ela só atrapalha a perda de uns quilinhos, melhor checar a sua despensa. Doenças do coração, derrames e até alguns tipos de câncer têm sido relacionados ao mau consumo de alguns tipos de gorduras.

Não à toa, portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ordenou que todas as empresas alimentícias indiquem, no rótulo de cada produto, a quantidade presente desse tipo de gordura.

A mudança aconteceu em julho de 2006, transformando uma simples ida ao supermercado numa epopéia em busca do prato saudável. O problema é que, além da trans, há muitas outras variações desse nutriente. E haja cabeça para diferenciar um do outro e incluir cada um deles no cardápio, sem comprometer a saúde.

Para acabar com essa confusão de uma vez por todas, convocamos a responsável pela equipe nutricional do Dieta e Saúde, Roberta Stella. Ela montou um guia completo sobre todos os tipos de gordura consumidos por você do café-da-manhã ao jantar, passando ainda pelo lanchinho da tarde. Tome nota!

Coloque os vilões fora de combate
Roberta alerta para uma mudança notável no padrão alimentar dos brasileiros. "A elevada ingestão de alimentos ricos em gorduras ruins, aliada ao excesso de peso e ao sedentarismo eleva o risco de desenvolver doenças cardiovasculares". Confira a lista dos tipos de gorduras prejudiciais ao organismo

Gorduras boas
 Colesterol
Tipo de gordura com duas faces, o colesterol desempenha um papel importante no organismo, já que participa da produção dos hormônios sexuais e das glândulas supra-renais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (substância produzida pelo fígado, fundamental para a digestão das gorduras).

O problema dessa gordura está relacionado ao seu excesso. "A quantidade de ingestão diária não deve ultrapassar 300mg", ressalta Roberta. A razão disso é que, para ser transportado pelo corpo, o colesterol conta com a ajuda de uma proteína chamada LDL. No vai-e-vem, a proteína acaba deixando rastros da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde.

Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também ajudante no transporte do colesterol pelo corpo, ela entra em ação como uma espécie de faxineira varrendo todos os rastros nocivos.

Por isso, é importante que as taxas de HDL sempre estejam acima das de LDL O segredo para manter essa proporção em equilíbrio e ficar longe das doenças cardiovasculares é controlar os alimentos de origem animal, como carne, leite, derivados e embutidos, apresentam esse tipo de gordura.

Gorduras saturadas
Sólidas em temperatura ambiente e viscosas quando aquecidas, as gorduras saturadas são uma ótima isca para doenças cardiovasculares. Isso porque elas colaboram para o aumento de LDL, colesterol ruim, que circula pelo sangue.

Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo sem falar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta. "Esse tipo de gordura está presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, ovos", alerta a nutricionista.

Gordura trans
Responsável pela forma, textura e sabor aos alimentos industrializados, a gordura trans tem origem na gordura vegetal (que é insaturada e não causa danos à saúde) e torna-se prejudicial depois do processo de hidrogenação. Na prática, a gordura que era líquida e insaturada passa a ser sólida e saturada, sendo conhecida também como gordura vegetal hidrogenada.

Portanto, assim como a gordura saturada, a trans aumenta os níveis do mau colesterol no sangue e ainda diminui as taxas do colesterol benéfico ao organismo, o HDL.

Entre os alimentos que contêm gordura trans, encontramos bolos e tortas industrializadas, biscoitos salgados e recheados, pratos congelados, sorvetes cremosos e margarinas. De acordo com Roberta, ainda não existe uma recomendação de quantidade ideal para o consumo de gordura trans. "Mas alguns especialistas dizem que ela não deve passar de dois gramas por dia", afirma.

Time do bem
Engana-se quem pensa que todo tipo de gordura causa malefícios ao organismo. Entre a equipe do bem, os destaques vão para as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Gorduras monoinsaturadas
São líquidas em temperatura ambiente, mas iniciam a solidificação quando levadas à geladeira. Um bom exemplo de gordura monoinsaturada são os molhos à base de azeite, opacos na geladeira e transparentes em temperatura ambiente. Além de fornecer energia ao corpo, esse tipo de gordura conta com mais uma vantagem: ajuda a diminuir o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Para aproveitar os benefícios das gorduras monoinsaturadas, recorra ao óleo de canola e de soja, azeite de oliva, abacate, castanhas e amêndoas. Mas não exagere na dose. Se comparados a outros tipos de gordura, eles realmente não causam tantos malefícios ao coração. Mas, em contrapartida, são bastante calóricos e podem pôr o seu regime a perder.

Gorduras poliinsaturadas
Assim como as monoinsaturadas, esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol ruim. Por outro lado, se consumidas mais do que o indicado, as poliinsaturadas podem fazer os níveis de HDL (o bom colesterol) diminuírem. Conte com elas também para ficar longe dos coágulos nas artérias.

A ajuda acontece porque a gordura diminui a agregação das plaquetas. As gorduras poliinsaturadas são encontradas nos peixes de água fria e nos óleos de soja, milho e girassol. Somando sua ingestão com as monoinsaturadas, as gorduras não devem ultrapassar os 20% do total de calorias diárias.

Fonte Minha Vida

O que é enxaqueca?

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). A localização da dor normalmente é de um lado da cabeça, às vezes, dos dois.

Causas

1. Alimentos e bebidas
•Queijos amarelos envelhecidos
•Frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego)
•Banana (principalmente d'água)
•Linguiças
•Salsichas e alimentos de coloração avermelhada, em conserva
•Frituras e gorduras
•Chocolates
•Café, chá e refrigerantes à base de cola
•Aspartame (adoçante artificial)
•Glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa)
•Vinhos (principalmente o tinto)
•Cervejas e chope.

2. Hábitos alimentares e sono
•Ficar mais de cinco horas seguidas sem se alimentar
•Dormir mais ou menos do que o de costume.

3. Variações bruscas de temperatura e umidade do ar
•Entrada em ambientes frios, estando antes em ambiente quente e viceversa
•Ingestão de líquidos gelados com o organismo aquecido ou suando muito.

4. Fatores hormonais, emocionais e estresse
•É muito comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação
•Muitas mulheres têm as crises pioradas a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais
•Na menopausa, muitas mulheres melhoram espontaneamente e voltam a piorar quando iniciam a reposição hormonal.

Tratamento de Enxaqueca
Somente o médico pode dizer qual a melhor medicação para quem sofre de enxaqueca, mas as crises podem ser reduzidas ao evitar os fatores desencadeantes.

O que fazer quando estiver em crise?
•Esteja sempre preparado: os portadores devem ter a medicação para as crises sempre à mão
•Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, mas não deite
•Coloque gelo sobre as áreas doloridas
•Tome o medicamento recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana
•Beba muita água e coma moderadamente
•Descanse.

Fonte Minha Vida

Os fatores mais frequentes que podem iniciar uma crise são:

GE e Hospital de Câncer de Barretos promovem capacitação de profissionais

Capacitação de técnicos, médicos e especialistas para diagnóstico precoce do câncer de mama é o foco dos cursos, auditados pelo instituo holândes LRCB e reconhecidos pelo MEC

Considerado um dos melhores hospitais que atende cem por cento o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Câncer de Barretos foi pioneiro em promover atendimentos em unidades móveis pelo País. Atualmente, a entidade, em parceria com a GE Healthcare, investe seus esforços em um novo projeto de capacitação de técnicos, médicos e especialistas para diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os cursos, realizados pelo Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia do hospital e certificado pelo instituo holândes LRCB, conta ainda com o apoio da Organização Social das Américas Amigas e da Faculdade Dr. Paulo Prata. De acordo com a física-médica do Hospital Câncer de Barretos Mariana Costa, o treinamento contribui para a qualificação dos profissionais, inclusive os que atuam nas unidades móveis de mamografias. Estas chegam a fazer até 100 exames por dia.

Para se ter uma ideia, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, mas quando detectado precocemente, tem até 90% de cura.

Os mamógrafos da GE, presente nas unidades móveis, também chamadas de carretas da saúde, são totalmente adaptados às especificidades do ambiente. “A GE é nossa parceira há anos, pois além dos equipamentos, dá todo o suporte nos projetos educacionais também”, conta Mariana.

Fonte SaudeWeb

Siemens traz ressonância de 7 Tesla ao Brasil em parceria com USP

Equipamento é o primeiro da América Latina e vai compor um núcleo de P&D em diagnóstico por imagem no País

Unir o serviço de autópsia brasileiro, que é o maior do mundo, com avançado conhecimento em imagem é o que pretende a parceria firmada entre a faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Siemens Healthcare, anunciada na manhã desta quinta-feira (03), durante a 42°Jornada Paulista de Radiologia (JPR).

Para isso, a USP adquiriu, com auxílio de US$ 3 milhões da Fapesp, o primeiro equipamento de ressonância magnética 7 tesla da América Latina, fabricado pela Siemens, na Alemanha.

De acordo com o coordenador do projeto e médico patologista da USP, Paulo Saldiva, o conhecimento proveniente de pesquisas com o 7 Tesla será fundamental para consolidar um núcleo de P&D em diagnóstico por imagem no País.

Atualmente, o equipamento, que possui o maior nível de detalhamento em ressonância, não é utilizado para fins clínicos. Todas as suas potencialidades e perigos ainda não foram mensurados pelos cientistas.

Os possíveis riscos desse exame devem-se ao fato de que o campo magnético do aparelho e a temperatura em que atinge são muito maiores do que os padrões de mercado.

Entretanto, testes já estão sendo realizados em cadáveres, animais e, até, pessoas, e as imagens são 10 vezes melhores do que o padrão 3 Tesla, utilizado, hoje, nos grandes centros de referência do mundo, inclusive no Brasil em hospitais como o Sírio Libanês, Albert Einstein, HCor, entre outros.

“Imagine pegar todo o banco de autópsia que o Brasil possui e uni-lo à capacidade do 7 Tesla. Isso vai trazer muito conhecimento”, afirma Saldiva.

Apesar de não haver uma previsão do tempo que levaria para que o equipamento seja utilizado clinicamente, Saldiva ressalta a importância de se trazer uma ciência de ponta ao País. “Esse projeto é aberto ao mundo. Muitas instituições já demonstraram interesse. Harvard é uma delas por exemplo”, conta.

A Siemens, além de ser a fabricante do equipamento, apoiará o projeto com manutenção e capacitação de profissionais por meio de treinamentos e educação continuada. “A Siemens foi a única empresa que encontramos com o desejo de realmente fazer uma parceria de pesquisa, tanto é que jogou o preço lá embaixo para viabilizar a compra”, diz Saldiva.

O equipamento fará parte do laboratório da USP, composto por aparelhos de ultrassons e tomógrafos, que deve ser lançado entre um a dois anos.

Além de conhecimento de ponta, a cooperação, segundo o médico, trará grandes avanços no diagnóstico precoce de doenças cancerígenas, neurológicas, cardiológicas, entre outras, devido à detecção de novas e precisas informações.

Fonte SaudeWeb

“A saúde da empresa e dos colaboradores em ambientes de alta transição”

A autoestima corporativa depende da visão dos que administram as empresas. A liderança que não está preparada para criar uma cultura de valores compartilhados acaba produzindo um impacto negativo sobre a saúde econômica

Por Myrthes Lutke

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 450 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental em todo o mundo. No Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde de 2008, cerca de 20% da população apresenta algum mal psíquico. A OMS, assim como outras pesquisas e especialistas, aponta o estresse no ambiente de trabalho como uma das principais causas ou fatores de risco. Mas fora o acirramento da concorrência, a pressão por resultados e os atritos cotidianos, o que intensifica o estresse e a infelicidade no ambiente profissional?

Uma possível resposta é a necessidade de constantes mudanças que o atual ambiente empresarial exige. Avanços tecnológicos, mudanças de processos e gestão, migração de mercado, outsourcing, abertura de capital, fusões e aquisições se tornaram constantes na vida das empresas. Tamanhas transformações exigem cuidado, preparação e tempo.

Quando estas situações não são resolvidas, o corpo fica em estado de constante atividade, o que acelera o ritmo de desgaste dos sistemas biológicos. Isso acaba levando ao esgotamento ou a lesões, e a capacidade do corpo de se defender pode diminuir muito. Em consequência, aumenta o risco de doenças cardiovasculares (hipertensão, AVCs etc.), afecções músculo-esqueléticas (que afetam a coluna ou extremidades inferiores), distúrbios psicológicos (depressão, esgotamento, insônia), acidentes no local de trabalho, suicídio, câncer, úlceras e distúrbios do sistema imunológico, conforme descreve Simon Dolan no livro “Estresse, autoestima, saúde e trabalho”.

Como consequência organizacional, uma situação prolongada de estresse negativo conduz a uma deterioração do ambiente de trabalho, enfraquecimento das relações interpessoais, aumento do índice de absenteísmo, bem como a perda de produtividade e desempenho no trabalho, além do aumento de gastos com planos de saúde, pois o número de sinistros aumenta significativamente.

Detectado o problema, existe alguma maneira de evitar que, em processos de mudança (também conhecidos como processos de alta transição), os profissionais sofram algum tipo de distúrbio, contribuindo para o insucesso destes processos?

A resposta é simples, porém de difícil execução: sim, uma abordagem formal de Gestão de Mudança, aliada a uma valorização das pessoas que serão impactadas pela transformação, traz resultados muito positivos. Das quatro dimensões da organização, dentro de uma visão holística, geralmente são analisadas somente estas duas – Processos e Ferramentas. As dimensões de Estratégia/Cultura e Relações/Pessoas são esquecidas ou muito pouco consideradas. Quando as falhas ocorrem dentro de um processo de mudança, podem, ocasionar perdas estratégicas e doenças psicossociais em seus funcionários.

A autoestima corporativa depende muito da visão e da coragem dos que administram as empresas. A liderança que não está preparada para criar uma cultura de valores compartilhados acaba produzindo um impacto negativo sobre a saúde econômica e a sobre a saúde tanto econômico como a dos colaboradores. Sentimentos como desconfiança, dúvida e medo são comuns, principalmente quando o indivíduo não compreende as razões e benefícios da mudança e quando não consegue se enxergar na nova situação.

A transição mais suave por estas etapas começa por uma comunicação clara. Os profissionais devem receber comunicações precisas sobre a mudança e sua evolução. Para os colaboradores de uma empresa adquirida, por exemplo, em um processo de fusão e aquisição, é importante transmitir o respeito e a valorização do passado. A condução destes processos, adotando-se uma Gestão de Mudança bem estruturada, multidisciplinar e customizada para o ambiente de cada organização traz vários benefícios, como: colaboradores com mais responsabilidade e habilidades para administrar a própria carreira; melhor e mais rápida integração com a nova cultura organizacional; retenção do conhecimento e valor da empresa/equipe incorporada (aprendizado mútuo); fortalecimento da imagem da empresa pela valorização do capital humano; desenvolvimentos de pontes saudáveis entre indivíduo e organização (identidade, relações, processos e recursos), o que contribuem inclusive para a valorização da empresa no mercado.

*Myrthes Lutke é diretora da Dextera com foco no desenvolvimento de lideranças para a Gestão de Mudança

Fonte SaudeWeb

Deputados querem uma comissão sobre financiamento da saúde

Pedido foi entregue pelos representantes da Comissão de Seguridade Social e Família ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia

Representantes da Comissão de Seguridade Social e Família entregaram nesta quarta-feira (02) ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, proposta de criação de uma comissão especial destinada a discutir o financiamento da saúde.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Mandetta (DEM-MS), Marco Maia prometeu analisar a questão.

Agentes de saúde
Convidado pela Comissão de Seguridade, um grupo de agentes comunitários de saúde e deputados solicitou a Marco Maia que o projeto de lei que trata da regulamentação do piso da categoria ( PL 7495/06 ) seja votado em Plenário. Segundo Mandetta, o presidente afirmou que falta apenas uma posição do líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para a proposta ser votada.

Segundo a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, o piso atual é o salário mínimo (R$ 622). Os agentes querem dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.244. Ela lembrou que o piso foi determinado pela Emenda Constitucional 63.

Fonte SaudeWeb

Faculdade de Medicina de Petrópolis investe em Hospital de Ensino

Serão destinados R$ 800 mil para a reforma da emergência, R$ 300 mil para métodos complementares e R$ 260 mil para a enfermaria antiga, que abrigará os pacientes durante a reforma

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai investir mais de R$1 milhão no Hospital Alcides Carneiro em 2012. O dinheiro será aplicado na adequação das instalações antigas, por conta do aumento da demanda da unidade.

De acordo com a instituição, serão destinados R$ 800 mil para a reforma da emergência, R$ 300 mil para métodos complementares e R$ 260 mil para a enfermaria antiga, que abrigará os pacientes durante a reforma. O início das obras está previsto para maio, com término em novembro.

A FMP/Fase será responsável pela reforma estrutural e a prefeitura arcará com os gastos de equipamentos.

Segundo a instituição foi montado um projeto de atendimento do serviço de emergência durante as obras. No período, não será possível realizar atendimentos pediátricos e manter pacientes em isolamento. O setor também abrigará, no máximo, dois pacientes graves.

Segundo o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, os alunos da FMP não são formados somente para atuar em consultórios confortáveis, mas também para atender na rede do SUS de forma mais humanizada.

Em outubro do ano passado, a FMP reafirmou convênio com o Governo Municipal, assumindo novos investimentos na qualificação e modernização do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que conquistou em 2011 a renovação da certificação pelo Governo Federal, através dos Ministérios da Saúde e da Educação. O HAC é o principal campo de ensino da Faculdade de Medicina.

Fonte SaudeWeb

Dinâmicas de grupo ocupam novos espaços fora do escritório

Dinâmicas de grupo ocupam novos espaços fora do escritório Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS    Dinâmicas feitas ao ar livre
Atividades de integração ajudam a atribuir significado às terefas do dia a dia na empresa

Construir botes, cruzar pontes e fazer trilhas em meio à mata tem se mostrado mais eficaz para integrar a equipe do que rodadas de palestras no escritório e videoconferências entre unidades em sedes distantes. Baseado no método de Treinamento Experiencial ao Ar Livre (Teal), resorts e estâncias oferecem a empresas programas de exercícios em contato com a natureza, com atividades que reproduzem, em outros ambientes, as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho.

Um desses locais é a Quinta da Estância, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com 103 hectares de área verde, a fazenda oferece trilhas ecológicas para desafiar os profissionais ao trabalho em equipe, confiança nos colegas, concentração, liderança, solidariedade, estratégia e planejamento.

— O principal vem depois, que é o processamento do treinamento vivencial, ou seja, concretizar o aprendizado em atitudes no dia a dia de trabalho — diz o diretor-executivo da fazenda, Lucas Goelzer.

Álvaro Trucolo, diretor de uma empresa de assessoria em comércio exterior, resolveu sair da formalidade e levou a equipe para a fazenda na tradicional apresentação do planejamento estratégico anual da empresa.

— Até hoje o pessoal ainda faz brincadeiras sobre coisas que aconteceram naquele dia. Os desafios propostos na fazenda criaram uma sinergia interessante na equipe — avalia Trucolo.

Para a psicóloga Isabel Doval, diretora de ciência e educação da Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (SBDG), esse tipo de treinamento é uma tendência na área de gestão de pessoas, principalmente no cenário globalizado das empresas.

Esse tipo de programa se torna mais interessante para integrar executivos de empresas com sedes espalhadas em locais diversos. No entanto, pequenas empresas também podem se beneficiar da prática, que tem como objetivo principal dar significado às tarefas de cada um na empresa, não tanto fornecer informações.

A lógica, segundo Isabel, é que tudo aquilo que tem um significado comum se torna mais motivador, estimula o senso de colaboração e isso resulta tanto em melhores resultados da equipe quanto em um ambiente com mais qualidade de vida.

— O bem-estar aumenta quando as pessoas reconhecem o valor do que fazem no dia a dia — conclui.

Fonte Zero Hora

Exposição itinerante leva boca, nariz e ouvido gigantes ao Parque da Redenção de Porto alegre

Exposição itinerante leva boca, nariz e ouvido gigantes ao Parque da Redenção Jean Schwarz/Agencia RBS
Idealizador salienta que exposição é uma forma lúdica de mostrar a anatomia dos órgãos Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS
Caminhos da Otorrinolaringologia será aberta ao público na sexta-feira com orientações de prevenção de doenças

E se fosse possível, como em um desenho animado, ficar tão pequeno a ponto de entrar por um ouvido e sair pelo outro para ver, por dentro, como funciona a audição? É mais ou menos essa experiência que a exposição itinerante Caminhos da Otorrinolaringologia pretende proporcionar aos visitantes.

Organizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a mostra, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, será aberta ao público na sexta-feira.

Até domingo, será possível percorrer o interior de nariz, boca e ouvido gigantes e receber orientações de prevenção a doenças que acometem essas áreas e que vão desde uma simples crise alérgica até a perda de audição ou câncer de laringe.

— É uma forma lúdica de mostrar a anatomia desses órgãos, fazendo uma associação entre o caminho pelo modelo inflável e os caminhos do próprio corpo — diz o otorrinolaringologista Marcelo Hueb, presidente da associação e idealizador da exposição.

Percorrendo a orelha inflável, por exemplo, o visitante segue por um corredor que reproduz o canal auditivo. No fim do tour pela audição, otorrinolaringologistas medem o som de fones de ouvido para criar um banco de dados com o perfil de quem ouve música em dispositivos portáteis. O alerta é para o risco de perda da audição por conta da exposição assídua a sons acima de 85 decibéis.

Quem sofre com alergias respiratórias, como rinite e sinusite, poderá entender como o problema afeta o organismo passeando por dentro de um nariz de cinco metros de altura, 12 metros de largura e 15 metros de comprimento.

O caminho pela narina direita mostra a estrutura de um nariz humano saudável, enquanto a esquerda ajuda e entender as principais doenças que afetam a respiração. O Jogo do Aroma convida a testar o olfato com cheiros que saem de uma caixa surpresa.

Ao ser "engolido" pela boca gigante, o público tem acesso a uma enorme laringe, onde pode conhecer o mecanismo das cordas vocais e entender as principais doenças que afetam a voz.

Antes de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo já receberam a exposição. No próximo fim de semana, será a vez de Florianópolis (SC).

Serviço

O que:
exposição Caminhos da Otorrinolaringologia
Onde: Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre
Quando: de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h
Quanto: gratuito

Fonte Zero Hora

Prefeitura de Senador Modestino Gonçalves - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Senador Modestino Gonçalves, Estado de Minas Gerais, abriu inscrições para processo seletivo, sob a responsabilidade da empresa Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C Ltda. São oferecidas 14 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.800,00 para carga horária de 40h semanais.

Cargos
Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Agente de Zoonoses, Fiscal Sanitário e Monitor de Tele Centro.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições, até o dia 14 de maio de 2012, na Sede da Prefeitura Municipal, na Av. Nossa Sra. das Mercês nº 128, Centro – Senador Modestino Gonçalves - MG, pessoalmente ou por intermédio de procurador, das 08.00 hs. às 11.00 hs, e de 13.00 hs. às 17.00 hs, ou pela internet, no site  http://www.impellizzieri.com.br/. As taxas variam de R$ 33,00 para cargos de nível médio e de R$ 63,00 para nível superior.

Provas e Validade
As provas terão a duração máxima de 03 horas e serão realizadas provavelmente no dia 09 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O prazo de validade do certame para contratações é de até 02 anos.

Edital / Publicações

Garopaba (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, Estado de Santa Catarina, divulgou 02 editais Nº. 0015 e 0016/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa preencher várias vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior, com vencimento de até R$ 6.453,20 e carga horária de 10, 20 e 40 horas semanais.
Cargos
Fiscal de Tributos(CR) e Médico(05 + CR).
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de maio de 2012, das 14h às 17h, na Diretoria de Fiscalização, na Prefeitura de Garopaba, situada a Praça Governador Ivo Silveira, 296, Centro, em Garopaba/SC.
ProvaO processo seletivo será constituído de somatório de pontos da contagem de títulos, da experiência comprovada e entrevista.
A aplicação e avaliação da entrevista serão realizadas na Diretoria de Fiscalização Municipal, situada na Praça Governador Ivo Silveira, 296, Centro, em Garopaba/SC, fone: (48) 3254-8100, em data, horário e local a serem divulgados no site http://www.diariomunicipal.sc.gov.br/ e em locais de livre acesso, depois de finalizadas as inscrições.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Francisco de Assis - RS

Com o objetivo de preencher 28 vagas, o município de São Francisco de Assis, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda, publicou edital de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas nos cargos efetivos do quadro geral de servidores da Prefeitura Municipal.
Há várias vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 587,83 a R$ 5.556,16, em carga horária de 22 a 40h semanais. Além do vencimento a Prefeitura disponibiliza, nos termos da Legislação Municipal: auxílio-alimentação, adicional de insalubridade, adicional por tempo de serviço (5% do triênio) e plano de carreira e para o cargo de médico clinico geral gratificação pelo exercício da função.
Cargos
As chances são para cargos de Professor, Médico Psiquiatra, Médico Clínico Geral PSF/CAPS, Agente de Obras, Engenheiro Civil, Auxiliar de Operações, Agente Comunitário de Saúde, Motorista – Categoria D e E, Agente de Manutenção, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Turismo, Calceteiro, Eletricista, Encanador Hidráulico, Agrônomo, Marceneiro, Pedreiro e Telefonista.
Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas, até as 24h00min do dia 12 de maio de 2012, pelo site http://www.pontuaconcursos.com.br/. Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no período das inscrições, nos dias úteis, no horário das 8h00min às 14h00min, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Rua 13 de Janeiro, 1467 - Centro, São Francisco de Assis/RS.
Taxas
Nível Alfabetizado - R$ 20,00;
Nível Fundamental Incompleto - R$ 30,00;
Nível Fundamental Completo - R$ 35,00;
Nível Médio - R$ 40,00;
Nível Superior – Magistério - R$ 50,00;
Nível Superior – Demais cargos - R$ 80,00;
Nível Superior - Saúde - R$ 90,00.
Provas e Gabaritos

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 03 de junho de 2012, para todos os cargos, os locais e horários das provas serão divulgados, no Mural de Publicação da Prefeitura e em caráter meramente informativo, nos sites http://www.pontuaconcursos.com.br/ e http://www.saofranciscodeassis.rs.gov.br/. O gabarito preliminar (antes da análise dos recursos) será divulgado, no primeiro dia útil após a realização da prova objetiva e, ao término da análise dos recursos, será divulgado o Gabarito Definitivo.
Validade

A validade do concurso público será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Cruz Alta – RS

A prefeitura do município de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, acaba de lançar editais de concurso público no regime estatutário e processo seletivo no regime celetista para provimento de vagas no quadro de servidores municipais. As vagas destinam-se a candidatos de todos os níveis de formação e oferece salários iniciais que oscilam entre R$ 504,53 a R$ 9.053,35 para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas por semana. Ao todo serão disponíveis 63 vagas mais cadastro de reservas.
Nível Fundamental:
Agente de Serviços Gerais II (Merenda, Cozinha e Padaria), Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Topografia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Operador de Máquinas.
Nível Médio e Técnico:
Técnico em Enfermagem Plantonista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais, Orientador Social, Fiscal Sanitário, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Ambiental, Educador Social, Educador Infantil, Desenhista Técnico, Cuidador, Condutor de Ambulância em Resgate, Agente Fiscal de Trânsito, Agente Administrativo II.
Nível Superior:
Dentista ESF, Médico do Hemocentro, Médico ESF, Médico Pediatra Plantonista, Médico Plantonista, Agente de Defesa Ambiental, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bacharel em Comunicação Social, Bacharel em Comunicação Visual, Bibiliotecário, Contador, Economista, Educador Especial - Saúde, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro ou Arquiteto do Trabalho, Farmacêutico, Fiscal Avaliador, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Obstetra, Médico Oftalmologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Traumatologista, Médico Urologista / Nefrologista, Médico Veterinário, Museólogo, Nutricionista, Pedagogo, Procurador, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Ciências, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Educação Física, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Geografia, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais História, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Inglês, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Matemática, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais Português, Psicólogo, Sociólogo, Terapeuta Ocupacional.
Inscrições:
Os interessados poderão realizar suas inscrições no período de 02 a 11 de maio de 2012 através do site da organizadora no endereço eletrônico: http://www.energiaessencial.com.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 para Nível Superior, de R$ 35,00 para Ensino Médio e R$ 25,00 para nível fundamental.
Provas:
Para ambos os editais, tanto o concurso, quanto o processo seletivo, haverá prova objetiva, de títulos e prática. As provas objetivas estão marcadas para a data de 27 de maio de 2012. O local e horário específico será divulgado através de edital.
Gabarito:
Os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis no primeiro dia útil após a prestação das provas através do site da organizadora: http://www.energiaessencial.com/.
Validade:
Este concurso e processo seletivo, terão validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Prefeitura de Beberibe - CE lança concurso público

Destinado ao provimento de 584 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Beberibe, localizada no Estado do Ceará, torna pública, aos candidatos interessados, que já estão disponíveis os três aguardados editais de concurso público.
O concurso será realizado através da Coordenadoria de Concursos - CCV.
O salário oferecido é de até R$ 2432,35, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
Inscrições

Os interessados poderão se inscrever através da internet, no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br/, até o dia 13 de maio de 2012.
O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para cargo que exige o nível fundamental, R$ 50,00 para cargo que precisa do nível médio/técnico e R$ 100,00 para cargo de nível superior.

Confira os cargos disponíveis

Cargos do Edital n° 001/2012

Nível Fundamental - Agente Comunitário Saúde(Diogo), Agente Comunitário Saúde(Lagoa do Arroz), Agente Comunitário Saúde(Lagoa dos Tanques), Agente Comunitário Saúde(Lagoa Nova), Agente Comunitário Saúde(Sambarão), Agente Comunitário Saúde(Sede), Agente Comunitário Saúde(Sítio Santo Antonio), Agente Comunitário Saúde(Tapuio), Agente Comunitário Saúde(Uberaba/Coqueiro), Agente Comunitário Saúde(Várzea da Serra), Agente de Combate as Endemias, Auxiliar de Administração, Bombeiro Hidráulico, Cadastrador Imobiliário, Eletricista, Merendeira, Motorista Categoria B, Motorista Categoria D e Motorista Escolar.
Os salários previstos a esses cargos variam de R$ 622,00 a R$ 778,39, por jornadas de 40 horas semanais.

Cargos do Edital n° 002/2012

Nível Médio/Técnico  - Agente de Administração, Agente Fiscal, Agente Municipal de Trânsito e Transporte, Agente Social, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Cadista, Inspetor Sanitário, Orientador Social, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Técnico em Edificações, Técnico em meio Ambiente, Técnico em Pesca e Aquicultura, Técnico em Trânsito, Técnico em Turismo e Topógrafo.
A remuneração oferecida a essas funções são de R$ 622,00 a R$ 971,39, com carga horária de 40 horas semanais.

Cargos do Edital n° 003/2012

Nível Superior - Advogado, Assistente Social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Ciências(6o ao 9o ano), Cirurgião Dentista, Educação Física(6o ao 9o ano), Educação Infantil, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Centro Cirurgico, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro PSF, Engenheiro Civil (AUTOCAD), Engenheiro de Pesca, Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geografia(6o ao 9o ano), Gestor Hospitalar, História(6o ao 9o ano), Historiador, Inglês(6 ao 9o ano), Matemática(6o ao 9ano), Médico PSF, Médico/Cliníco Geral, Médico/Ginecologista-Obstetra, Médico/Pediatra, Nutricionista, Pedagogo(CRAS), Português(6o ao 9o ano)), Psicólogo(CRAS), Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Turismologo.
Os vencimentos para tais cargos variam entre R$ 582,83 e R$ 2.432,35, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
Provas
As provas serão realizadas na data provável de 03 de junho de 2012, no município de Beberibe, exclusivamente, no local a ser informado no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br/, no dia 30 de maio de 2012.

Os gabaritos das provas serão divulgados a partir das 19 horas do dia 03 de junho de 2012, no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br/.
Validade

O Concurso será válido por 2 (dois) anos a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Beberibe.

Edital / Publicações

Concurso UFCSPA - Porto Alegre RS

No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está com inscrições abertas para o concurso público nº 15/2012. O certame é destinado ao preenchimento de 17 cargos vagos de Fotógrafo, Técnico em Audiovisual, Engenheiro/Área Civil, Estatístico e Farmacêutico para trabalhar em regime de 40 horas semanais. O concurso será realizado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e realizado pela FUNDATEC. A remuneração varia de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33.
As inscrições serão realizadas, até o dia 21 de maio de 2012, via internet, através dos endereços http://www.ufcspa.edu.br/ e/ou http://www.fundatec.org.br/.
Os valores das Taxas de Inscrição são os seguintes:
-Para os Cargos de Nível de Classificação E (Nível Superior): R$ 110,00;
-Para os Cargos de Nível de Classificação D (Nível Médio): R$ 70,00;
-Para os Cargos de Nível de Classificação C (Nível Apoio): R$ 60,00.
As provas serão aplicadas na data prevista de 24 de junho de 2012, na cidade de Porto Alegre, e terá a duração de quatro horas, em locais e horários a serem publicados.
O concurso terá a validade de 02 anos, prorrogável por igual período, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da primeira homologação de resultado no Diário Oficial da União.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mangueirinha (PR)

Com a finalidade de preencher 210 vagas, a Prefeitura de Mangueirinha, localizada no Estado do Paraná, publicou edital para realização de concurso público. O concurso é destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece 53 vagas imediatas e  157 para cadastro reserva, com salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 3.201,96, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Gari, Borracheiro, Mecânico de Máquinas Pesadas, Carpinteiro, Pedreiro, Motorista, Operador de Máquina de Pesada, Mecânico de Veículos Automotores, Eletricista de Manutenção e Instalação, Assistente Administrativo, Desenhista, Técnico em Higiene Dental, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Psicólogo, Engenheiro Civil, Médico, Administrador, Professor e Assistente Social.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico: http://www.pmmangueirinha.com.br/, solicitada no período de 12h00 de 04 de maio até 17 de maio de 2012.
A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Prova

O  concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva, prova prática, prova de esforço físico (para o cargo de gari) e prova de títulos.
A prova escrita será realizada na data provável de 27 de maio de 2012, em local e horário a serem definidos no edital de homologação das inscrições.
O gabarito preliminar será publicado no site http://www.pmmangueirinha.com.br/ e afixado no mural da Prefeitura de Mangueirinha – PR às 10 horas do dia 28 de maio de 2012.
Os títulos deverão ser entregues no início da prova objetiva ao fiscal responsável pela sala em que o candidato realizará a prova, em envelope A4 lacrado contendo cópia autenticada em cartório dos títulos (frente e verso).
A prova prática será realizada em data, local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições e será aplicada ao cargo de operador de máquinas pesadas.
A prova de esforço físico será realizada em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições, a ser divulgado no mural da prefeitura Municipal, no site: http://www.pmmangueirinha.pr.gov.br/ e no Órgão Oficial do Município de Mangueirinha, e será aplicada ao cargo de Gari.

Validade

O presente concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso CRM – Minas Gerais

Mais um grande concurso encontra-se em aberto no Estado das Minas Gerais, trata-se do Concurso do Conselho Regional de Medicina. Sob a regência da organizadora de concursos Dexter Consultoria o edital dispõe de vaga efetiva e cadastro de reserva em funções que exigem os níveis médio e superior. As vagas destinam-se a atuação em diversas cidades mineiras.
Nível Médio e Técnico:
Agente Administrativo, Agente de Fiscalização.
Nível Superior:
Administrador de Rede, Analista de Sistemas, Advogado, Bibliotecário, Jornalista.
Vale ressaltar que todos os cargos de nível superior e o cargo de agente de fiscalização serão destinados à Capital do Estado, Belo Horizonte.
Salários:
Os vencimentos iniciais são relativos, pois, dependem do cargo a ser exercido, todavia, os valores oscilam entre R$ 2.100,66 e R$ 3.722,78 para jornada de trabalho de 8 horas diária.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas única e exclusivamente através do site da organizadora pelo endereço eletrônico: http://www.dexter.net.br/ no período que compreenderá 18 de maio a 01 de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição será único e custa R$ 14,00.
Provas:
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório a serem aplicadas nas respectivas cidades em que serão destinados a atuar os candidatos aprovados, sendo elas às seguintes:
Alfenas, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Belo Horizonte.
A data prevista para que as provas sejam aplicadas é o dia 17 de junho de 2012. Informações de horário e local de realização serão divulgadas no site da organizadora: http://www.dexter.net.br/.
Gabaritos:
Os gabaritos com os respectivos resultados parciais estarão disponíveis no primeiro dia útil após a prestação das provas.
Validade:
A validade do concurso será de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Prefeitura de Óbidos (PA) abre concurso público

Aberto o Concurso Nº 001/2012  para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Óbidos, Estado do Pará. O certame é destinado ao preenchimento de 67 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental, médio/técnico e superior. O maior salário oferecido é de R$ 6.000,00.
Fica reservado o percentual de 5% do total das vagas de cada cargo para os candidatos portadores de deficiência física ou sensorial, em função compatível com a sua aptidão.
Cargos: As oportunidades são para os cargos de Gari, Operador de Sistema de Água e Energia, Mecânico de Máquinas Pesadas e Leves, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Meio Ambiente, Técnico (Vigilância Sanitária, Laboratório, Radiologia, Enfermagem, Agropecuária e Meio Ambiente), Assistente Social, Engenheiro (Florestal, Ambiental, Sanitário, Agrícola e Civil), Médico, Enfermeiro, Nutricionista, Farmacêutico, Odontólogo, Psicólogo, Bioquímico, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta.
Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio de 2012, no site http://www.portalfic.com.br/, se encerrando às 23h59 (hora de Belém) do dia 10 de maio de 2012.
Taxa: A taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, 45,00, 55,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.
Provas: O concurso será constituído de prova escrita, prova de títulos e curso introdutório de formação inicial e continuada.
A prova escrita terá duração máxima de 4 horas e será realizada na data provável de 03 de junho de 2012 em horário a ser divulgado quando da publicação das inscrições a partir do dia 15 de maio de 2012 (hora de Óbidos).
O período de matrícula para o curso introdutório de formação inicial e continuada será de 13 a 14 de junho de 2012, das 8h00 às 14h00 na sede da Prefeitura Municipal, situada à rua Deputado Raimundo Chaves, 338, Centro, Óbidos-PA.
Os títulos deverão ser entregues no período de 13 a 14 de junho de 2012, das 8h00 às 14h00 (hora de Óbidos), na sede da Prefeitura Municipal, Rua Deputado Raimundo Chaves, 338, Centro Óbidos-PA.
Validade: O prazo de validade deste concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, prorrogável, uma vez, por até dois anos.

Edital / Publicações

Prefeitura de Camaragibe - PE abre processo seletivo para 131 vagas

A Prefeitura de Camaragibe, Estado do Pernambuco, promove edital n°006/2012 de processo seletivo para provimento de 131 vagas, para atender às necessidades da Secretaria de Saúde do Município.

Há oportunidades de trabalho para os candidatos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 622,00 a R$ 1.838,05.

As vagas oferecidas são para as funções de  Agente Redutor de Danos, Agente de Apoio em Saúde Mental, Técnicos de Referência para Residências Terapêutica, Cuidador de Residências Terapêutica, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Arte Educador e Auxiliar de Serviços Gerais.

As inscrições serão realizadas única e exclusivamente no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, na sede da Prefeitura Municipal (sala 22), no período de 09 e 10 de maio de 2012, não sendo cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos serão avaliados através de análise de currículo e avaliação oral.

A entrevista será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2012, das 13 às 14h, na Diretoria de Atenção à Saúde, sede da Prefeitura sala 21.

O resultado final será divulgado na data provável de 01 de junho de 2012, no mural da sede da Prefeitura de Camaragibe e no site http://www.camaragibe.pe.gov.br/.

O prazo de validade da seleção pública será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado, no máximo, por mais 01 (um) ano.

Concurso Prefeitura de Imbituva – PR

Acaba de ser divulgado edital de abertura do concurso público para provimento de cargos no quadro de servidores do município de Imbituva, Estado de São Paulo, que dista 174 km até a capital do estadual. O número de vagas neste concurso público é 81 e dividem-se para concurseiros de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
Nível Fundamental:
Agente Social, Auxiliar de Operação e Manutenção - M, Auxiliar de Serviços Gerais - F, Mecânico, Motorista "D", Operador de Máquinas, Pedreiro.
Nível Médio e Técnico:
Agente Administrativo, Analista Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar Técnico de Esportes, Eletricista Predial, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Instrutor de Informática, Mãe Social, Professor com Habilitação em Magistério p/ Educação Infantil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Licitação, Técnico em Recursos Humanos.
Nível Superior:
Advogado, Assistente Social - 40 horas, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapêuta, Fonoaudiólogo, Médico - 20 horas, Médico - 40 horas, Nutricionista, Odontólogo I, Orientador Educacional, Professor com Pedagogia, Professor de Educação Física, Psicólogo, Tecnólogo de Alimentos.
Vencimentos:
Os vencimentos variam entre R$ 828,62 e R$ 7.638,74 para jornadas de 20 e 40 horas por semana.
Inscrições:
As inscrições serão de forma presencial diretamente no Departamento de Pessoal da Secretaria de Educação da Prefeitura do município de Imbituva, situada à Rua Padre Tomaz Kanea, nº 149, Jardim Horizonte, na cidade de Imbituva - Paraná. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 75,00. O prazo para a realização das inscrições irá encerrar no dia 07 de maio de 2012.
Provas:
Haverá prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos na data prevista de 20 de maio de 2012. O local e horário será divulgado através de edital a ser fixado no mural da prefeitura de Imbituva.
Gabaritos:
Os gabaritos estarão disponíveis na data de 21 de junho de 2012, ou seja, um dia após a realização das provas. Para consultar os candidatos poderão deslocar-se a sede administrativa da prefeitura ou acessar a página oficial do município: http://www.imbituva.pr.gov.br/.
Validade:
O Concurso Público será de dois anos, contados a partir da data da publicação da respectiva homologação no Diário Oficial do Município de Imbituva, podendo, a critério, interesse e conveniência do Município de Imbituva, ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CRF - MS

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul - CRFMS, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 05 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 2.446,40.
Cargos
Farmacêutico Fiscal, Contador e Assistente Administrativo.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente através do site www.crfms.org.br/concurso, até às 18h do dia 27 de maio de 2012.
Os valores das taxas de inscrição serão de R$ 60,00 (nível médio) e de R$ 90,00 (nível superior).
A prova objetiva está prevista para 03 de junho de 2012, das 8h às 12h (Horário do MS), na cidade de Campo Grande, em local a ser divulgado até o dia 29 de maio de 2012, no endereço eletrônico www.crfms.org.br/concurso.
O gabarito será divulgado 24 horas após a realização das provas no endereço eletrônico www.crfms.org.br/concurso.
O prazo de validade deste concurso público será de 2 anos, contados da data da publicação da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Conselho Regional de Farmácia - MS.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Dourado (SP)

A Prefeitura de Dourado, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público para o preenchimento de 16 vagas dos cargos de Cuidador de Educação Básica, Agente Comunitário de Saúde PSF III, Recepcionista, Enfermeiro, Engenheiro Civil e Médico de níveis fundamental, médio e superior. Os salários para os aprovados variam de R$ 637,57 a R$ 2.332,74, com jornadas de trabalho de 12 a 44h semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente, no site http://www.consesp.com.br/ no período de 05 a 17 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 35,00 para níveis fundamental e médio e de R$ 50,00 para nível superior.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de junho de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados à partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campos Sales - CE

A Prefeitura de Campos Sales, Ceará, abriu nesta quarta-feira, dia 02 de maio, as inscrições para concurso público que selecionará 34 candidatos para doze cargos de atuação. A faixa salarial vai de R$ 1.200,00 a 5.800,00.
Ao candidato portador de deficiência serão reservados 5% das vagas ofertadas em cargos pré-definidos, desde que a deficiência seja compatível com o cargo.
Cargos: Assistente Social, Bioquímico, Engenheiro (Civil e Agrônomo), Fisioterapeuta, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo, Médico, Odontólogo, Veterinário e Terapeuta Ocupacional.
As  inscrições, no valor de R$ 300,00, serão realizadas até o dia 16 de maio de 2012, através do site http://www.aecnordeste.com.br/ ou de forma presencial na Prefeitura de Campo Sales\Ce, situada na Travessa Sul, nº 440, Centro – Campos Sales Prox. Igreja Matriz, das 8h às 12h.
A prova objetiva está prevista para 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados no endereço eletrônico http://www.aecnordeste.com.br/.
O gabarito será divulgado na data provável de 04 de junho de 2012, a partir das 12:00 horas através do site http://www.aecnordeste.com.br/.
Os títulos deverão ser entregues provavelmente nos dias 12 e 13 de junho de 2012, na Prefeitura de Campo Sales/CE, situada na Travessa Sul, nº 440, Centro – Campos Sales Prox. Igreja Matriz, das 8h às 12h.
O concurso público será válido por 02 anos, prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Maragogipe (BA)

Com o objetivo de preencher 137 vagas, a Prefeitura de Maragogipe, Estado da Bahia, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo, destinado a selecionar candidatos para provimento temporário de vagas nos cargos/especialidades do Quadro de Pessoal da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social. O certame será realizado sob a responsabilidade da Empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA.

As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 2.500,00, em carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
As chances são para cargos de coordenador, oficineiro de artes, esporte e lazer, orientador social, pedagogo, orientador social, facilitador de técnico geral (ftg), facilitador de oficinas de convívio por esporte e lazer, facilitador de oficinas de convívio por arte e cultura, agente social, assistente social, coordenador, psicólogo, assistente social, coordenador, educador social, assistente social, nutricionista e psicólogo.
Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de maio de 2012, através do site: http://www.srconcursosepesquisas.com.br/ ou, presencialmente nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2012, em posto de inscrição presencial, localizado no Município de Maragogipe, na Casa da Cultura, situada à Praça Ermezindo Mendes, nº01, Maragogipe-Ba, CEP 44.420-000, no horário de funcionamento da Prefeitura do Município (8h às 12h; 14h às 17h). As taxas variam de R$ 40,00 para cargos de nível médio e R$ 50,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas na data prevista de 10 de junho de 2012. A publicação do Edital de Convocação dos Candidatos inscritos para aplicação das provas pelo site: http://www.srconcursosepesquisas.com.br/ e o relatório no quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Maragogipe. O gabarito será publicado no dia 11 de junho de 2012.
Validade
O prazo de validade do certame será de 02 anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Edital / Publicações