Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Está com dor de garganta? veja o que fazer para amenizar o problema

Quando o clima fica seco ou a temperatura começa a cair, o resfriado e a consequente dor de garganta, dois dos problemas mais comuns nessas ocasiões, acabam vindo à tona
 
O problema é que na maioria das vezes as pessoas não estão preparadas para lidar com esse tipo situação de modo efetivo, pelo que, muitas acabam optando por aguardar até que os sintomas se dispersem naturalmente.
 
Felizmente, no entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas por aqueles que querem amenizar os incômodos sintomas.
 
A seguir, por exemplo, listamos algumas delas. Veja!
 
1. Uso de menta para alívio da dor de garganta
A menta auxilia no aumento da produção de saliva, proporcionando uma sensação de frescor, causando alívio dos sintomas.
 
Vale ressaltar aqui, que em determinados casos a sensação de frescor proporcionado também pode agravar o quadro, por isso, a dica é avaliar atentamente a reação provocada e suspender o uso da menta em caso de aumento da irritação.
 
2. O própolis age no alívio da dor de garganta
O própolis é uma substância que proporciona alívio aos sintomas decorrentes de inflamações, no entanto, é preciso ficar atento à composição do mesmo, produtos à base de própolis que possuem álcool em sua composição podem acabar irritando ainda mais a garganta.
 
3. Gengibre também auxilia no alívio do problema
Apesar de a raiz de gengibre se mostrar poderosa em sua ação anti-inflamatória, é preciso esclarecer que ela apenas proporciona alívio esporádico aos sintomas, não acabando efetivamente com o problema (na maioria dos casos).
 
Em todo caso, se a intenção é um alívio temporário, o consumo de chás à base da raiz é naturalmente recomendável, assim como o consumo das famosas balinhas doces de gengibre.
 
4. Chás para dores de garganta podem funcionar
O consumo de chás tende a ser fundamental para o tratamento principalmente por causa da água. Além disso, os chás feitos à base de gengibre ou alho ajudam na redução do inchaço.
 
A precaução que se deve ter diz respeito à temperatura do mesmo na hora da ingestão, quando muito quente ele pode acabar agravando a irritabilidade da garganta.
 
5. Frutas cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, sendo também anti-inflamatórias e antioxidantes. Apesar de não existir nenhum estudo capaz de comprovar a eficácia desse tipo de fruta na cura efetiva do problema, elas proporcionam aumento na salivação, o que aumenta a lubrificação das cordas vocais.
 
6. Hexamidina em spray
Medicamento à base de hexamidina e que possui efeito analgésico. Ele traz alívio apenas enquanto o paciente está sob efeito dos componentes presentes no mesmo. Contudo, é preciso cuidado com o seu uso
 
O fato dele anestesiar a garganta por determinado período pode acabar levando a pessoa a forçar a garganta involuntariamente, prejudicando assim o quadro. Diante disso, recomenda-se o uso moderado do produto.
 
7. Misturas caseiras para dores de garganta
O ditado que diz que “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”, faz todo sentido. Afinal, a maioria das famílias tem aquela pessoa que sempre tá recomendando um produto natural à base de própolis mel e gengibre para os problemas mais comuns da garganta.
 
Essas misturinhas caseiras prometem curar rapidamente a dor, mas de acordo com especialistas, essas misturas de anti-inflamatórios não necessariamente resultam na cura.
 
Eles ressaltam, no entanto, que no caso do própolis, mel e gengibre, elas também não tendem a ser prejudiciais, podendo contribuir de alguma forma com a solução do problema.
 
Click Grátis
 
Obs.: jamais use qualquer medicamento sem autorização do seu médico.

Congresso Nacional participa do Novembro Azul

Prédio ganha iluminação para alertar homens sobre do câncer de próstata 
 
Pelo segundo ano consecutivo, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul, ao longo do mês de novembro, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iluminação especial será inaugurada nesta segunda-feira (3), por volta das 19h, horário em que está previsto o fim da sessão solene em homenagem aos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer — Saúde do Homem. A sessão ocorrerá no plenário do Senado, às 17h.

Na terça-feira (4), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promoverá o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, das 14h às 18h. Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.
 
R7

Cientistas descobrem melhor posição sexual para evitar dor; veja

Reprodução/Daily Mail: Segundo estudo, conchinha pode
ser uma das piores posições para quem tem dor nas costas
Estilo"conchinha" pode piorar certos tipos de dores, afirma pesquisadora
 
Pesquisadores do Canadá afirmam ter encontrado a posição sexual ideal para as mulheres que sofrem com dor nas costas. Apesar da crendice popular apontar que a “conchinha” é a melhor posição, os cientistas da Universidade de Warterloo descobriram que o estilo cachorrinho ou a posição do missionário são melhores para aliviar a dor.
 
As novas descobertas, publicadas no European Journal Spnine, aconteceram uma mês após um estudo publicar quais eram as melhores posições sexuais para os homens. Segundo Natalie Sidorkewicz, líder do estudo, o estilo conchinha foi e ainda é o mais recomendado pelos médicos.
 
― Quando examinamos o movimento da coluna e a atividade muscular, descobrimos que essa posição pode ser uma das piores para certos tipos de dor de costa.
 
A pesquisa concluiu que para as mulheres que são intolerantes à extensão ― o que significa que as suas dores são agravadas pelo arqueamento das costas ou ao deitarem de barriga para baixo ― a posição ideal é a de missionário. Os pesquisadores ainda recomendam que um travesseiro seja utilizado para dar um suporte à lombar.
 
Para aquelas que são intolerantes à flexão ― em que as dores pioram quando ficam sentadas por muito tempo ― os pesquisadores recomendam o estilo cachorrinho, em que a mulher sustenta a parte superior do corpo com as mãos e não com os cotovelos.
 
Segundo Natalie, as posições sexuais que são adequados para um tipo de dor nas costas não são apropriados para outro tipo de dor.
 
― Essas diretrizes têm o potencial de melhorar a qualidade de vida, incluindo a amorosa, para muitos casais.

R7

Medicamento indisponível no SUS daria até 8 anos de vida a pacientes com câncer

Remédio é usado por mulheres com câncer de mama sem chance de cura
 
Nos próximos dez anos, o câncer deverá se tornar a principal causa de morte no mundo. Estimativas mostram que em 2030 existirão 30 milhões de novos casos da doença em todo o mundo. No sexo feminino, o câncer mais comum é o de mama, e até o final de 2014, 57 mil mulheres descobrirão ter a doença, de acordo como Inca (Instituto Nacional de Câncer). O cenário fica mais preocupante ao considerar que a taxa de mortalidade do câncer de mama subiu 16,7%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e que em metade dos casos a doença é descoberta já em estágio avançado e com metástase.
 
Para a maioria das mulheres nessa situação o câncer não tem cura, mas é possível viver mais cinco anos, em média, depois do diagnóstico. Segundo o médico oncologista Carlos Barrios, professor da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e diretor do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), há casos de pacientes que ultrapassaram essa estimativa em dois ou três anos.
 
Essa possibilidade existe graças a dois medicamentos que as pacientes devem utilizar, além do tratamento de quimioterapia.
 
— Em 2000, se tratava essas pacientes com quimioterapia e o tempo de vida delas era de aproximadamente 20 meses. Quando se colocou o trastuzumab no tratamento, a expectativa foi para 37 meses.
 
Se além do trastuzumab e da quimioterapia, a paciente tiver acesso ao remédio pertuzumab, a expectativa de vida sobe para mais de 56 meses, e os médicos garantem que é possível levar uma vida normal nesse período. Segundo o oncologista e chefe-geral do Centro de Oncologia Antônio Ermírio de Moraes do Hospital São José, em São Paulo, Antônio Carlos Buzaid, após a quimioterapia, que dura cerca de seis meses, a paciente passa a fazer uso só do trastuzumab e pertuzumab, e não há mais efeitos colaterais.

— O cabelo cresce e a paciente pode trabalhar, viajar, levar uma vida normal.
 
Entretanto, o trastuzumab, hoje, não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), em que 73% das 57 mil pacientes com câncer de mama se trata. Já o pertuzumab está disponível na rede pública, mas em casos muito específicos, de acordo com o médico oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus Stephen Stefani.
 
—  O trastuzumab somente é disponível na rede pública em casos de tratamento preventivo, e não de controle de doença avançada, apesar dos estudos já disponíveis há quase uma década.
 
O medicamento é usado não só para aumento da sobrevida de pacientes sem chance de cura, mas também após cirurgias de retirada de câncer em mulheres com o gene HER2, que aumenta a predisposição à doença. Nesses casos, o trastuzumab evita que células cancerígenas apareçam novamente.
 
Para Stefani, não há perspectiva de mudança no padrão de atendimento público e inclusão de remédios novos e mais sofisticados no atendimento oferecido pelo SUS.
 
De acordo com o médico oncologista Sérgio Jobim de Azevedo, membro do serviço de oncologia do Hospital Mãe de Deus, os remédios trastuzumab e pertuzumab têm um custo muito elevado para o hospital e, consequentemente, para o governo.
 
— Quando fazíamos só quimioterapia, cada paciente custava ao hospital R$ 318. Mas quando começamos a usar novas tecnologias, os números saem de proporção. E isso é um problema, porque ao mesmo tempo que damos boas vindas às novas tecnologias, temos que nos dar conta de que estamos impondo um custo elevado. Para um tratamento de seis meses com trastuzumab, o custo é de R$ 57 mil.
 
O preço cobrado por cada medicamento pela indústria farmacêutica pode parecer um exagero e, para Barrios, esses valores não são definidos de forma clara.
 
— Trabalho na pesquisa clínica com a indústria farmacêutica há muito tempo e para mim isso não é transparente. Cerca de 95% da investigação clínica que se faz em câncer no Brasil é patrocinada pela indústria farmacêutica. E a proporção do ambiente privado na indústria farmacêutica tem aumentado. Nesse sentido, estamos nas mãos da indústria.
 
Mas, para o oncologista, mesmo que não seja possível para o governo disponibilizar os medicamentos no SUS o assunto precisa ser discutido para que isso, em algum momento, se torne viável.
 
— Vamos ter que definir quanto custa a vida de uma mulher com câncer de mama no Brasil. E eu quero ver quem é o político que vai matar essa no peito.
 
O médico defende que a vida de um paciente deve sempre ser mais importante que o dinheiro, e mulheres estão morrendo por falta de tratamento no sistema público.
 
— Quando a gente se vê nessa situação tem que sentar e fazer com que o preço seja discutido.
 
Pesquisa clínica é alternativa para pacientes
Barrios chama atenção para outra dificuldade no tratamento desses pacientes: a demora na aprovação de pesquisas clínicas no Brasil. Quando um novo medicamento está pronto, precisa ser utilizado em seres humanos para que os pesquisadores observem como acontecem as reações de cada organismo, e se elas variam entre etnias, por exemplo. Para isso é feita a pesquisa clínica, que não gera despesas ao governo, e que só é liberada após a avaliação de um comitê que a analisa do ponto de vista científico e ético, para garantir a proteção dos pacientes.
 
No Brasil, essa autorização pode demorar até 14 meses para sair, enquanto nos Estados Unidos e na Inglaterra o tempo necessário para avaliar cada pesquisa é de, no máximo três meses, segundo o especialista.
 
—  O número de pacientes é completo antes de começarmos a participação na pesquisa. E a gente perde em todos os sentidos. Perde porque os estudos não vêm para o Brasil, porque os recursos desses estudos também não vêm pro Brasil, e perde em relação ao possível resultado.
 
A necessidade de discutir tanto a autorização para as pesquisas clínicas quando o preço dos novos medicamentos é, para Barrios, urgente. Principalmente porque a incidência de câncer só tende a aumentar, e as taxas de mortalidade são muito maiores em países como o Brasil, que não dispõem dos mesmos recursos dos Estados Unidos.
 
— Câncer é um problema sério e vai adquirir proporções epidêmicas.
 
Em nota, o Ministério da Saúde informou que "ainda não recebeu, até o momento, pedido de análise para incorporação, quer seja de empresas produtoras, sociedades médicas, ou sociedade civil. O Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde não fornecem diretamente medicamentos contra o câncer. A oferta é feita com a inclusão nos procedimentos quimioterápicos registrados no subsistema APAC-SIA-SUS, devendo ser fornecidos pelos hospitais credenciados no SUS e habilitados em Oncologia, com o ressarcimento do Ministério da Saúde. Por meio do valor pago pela APAC, a instituição tem autonomia para adquirir a medicação que avaliar necessário para cada caso".
 
O Governo Federal também disse que " tem investido na melhoria do acesso da população à prevenção, exames e tratamentos do câncer. Desde 2012, o Ministério da Saúde incluiu 114 medicamentos e procedimentos no SUS, que equivale a quase três vezes a média anual de incorporações feitas nos últimos seis anos. Além de medicamentos, o SUS os procedimentos de radioterapia e hormonioterapia para o câncer de mama.
 
R7

Anvisa suspende medicamentos e interdita saneante e cosmético

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (03/11), a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote AIIM/16 do medicamento Torisel 25 mg/ml (Tensirolimo) que contém diluente do lote AHZW/1N
 
A empresa fabricante, Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda, comunicou o recolhimento voluntário do lote após receber queixas relatando a presença de cristais no diluente do medicamento citado. O lote possui validade até junho de 2016.
 
Também foi determinada a suspensão dos lotes 924040 e 924423 do medicamento Yervoy (Ipilimumabe)200 mg/40 ml, solução injetável, fabricado por Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A. O fabricante comunicou recolhimento voluntário dos lotes, como medida de precaução, após receber reclamações referentes a rachaduras em frascos do lote citado. Tais rachaduras podem comprometer a esterilidade do produto e/ou a introdução de pequenas partículas de vidro no interior do frasco.
 
Foi interditado cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 002 do saneante Desinfetante para uso geral – Eucalipto, marca Candura, 2l, fabricado por Iplasa Indústria e Comércio de Produtos Domissanitários. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de teor de tensoativo catiônico e determinação de pH.
 
Também foi determinada a interdição cautelar do lote 1574 do cosmético Hygipart Gel Antisséptico (Gel Alcoólico Antisséptico), frasco de 600 mL/440g. O lote foi fabricado pela empresa Kelldrin Industrial Ltda em 01/2014 e possui validade até 01/2016. A medida é por causa do resultado insatisfatório no ensaio de teor de álcool etílico.
 
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Gestor público pode ser punido por má gestão

Gestor poderá ser punido com a perda do cargo e inabilitação por até cinco anos, de acordo com a Lei dos Crimes de Responsabilidade
 
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7585/14, do Senado, que cria a Lei de Responsabilidade Sanitária (LRS) para punir maus gestores públicos na área da saúde. A punição prevista na proposta vale para presidente, governadores e prefeitos, além dos responsáveis pelos órgãos de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada ente.

O gestor poderá ser punido com a perda do cargo e inabilitação por até cinco anos, de acordo com a Lei dos Crimes de Responsabilidade (1.079/50).

O projeto define como crime de responsabilidade sanitária, por exemplo, deixar de prestar serviço de saúde; transferir recurso do fundo de saúde para outra conta; ou dar informações falsas no relatório de gestão. Caso o gestor deixe de estruturar o fundo de saúde ou não dê condições para funcionamento do conselho de saúde, ele poderá ter multa de 10 a 50 salários mínimos, além de advertência.

O texto altera a Lei 8.080/90, que regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional.

De acordo com o autor do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), a legislação atual não pune o mau gestor. O senador afirma que, atualmente, a única punição é impedir a transferência de recursos do Ministério da Saúde a estados e municípios até a comprovação dos servidos prestados. “Isso não pune o mau gestor, apenas prejudica a execução das políticas de saúde pública e cria transtornos ainda maiores para a população”, argumenta.

Planejamento
A responsabilização do gestor será avaliada se ele deixar de cumprir as políticas de saúde definidas em um plano plurianual para o setor. A proposta determina que os planos de saúde sejam plurianuais com programação anual e definição de metas e recursos financeiros a ser usados.

Os planos devem buscar ampliar o acesso a ações e serviços de saúde, com qualidade e humanização do atendimento; reduzir desigualdades regionais e de riscos à saúde; e aprimorar mecanismos de gestão, financiamento e controle social.
 
Segundo o projeto, os planos devem ser aprovados pelo conselho de saúde municipal, estadual ou federal e farão parte da lei orçamentária do ente relacionado. Qualquer mudança no plano precisará ser aprovada pelo conselho de saúde e estar de acordo com o orçamento anual. O texto proíbe a transferência de recursos não prevista no plano, exceto em casos de emergência ou calamidade pública.

Comissões
A organização dos gestores em saúde deve ser feita em comissões tripartite, com representação federal, estadual e municipal; ou bipartite, com representantes municipais e estaduais. Essas comissões devem assumir pactos federativos para gestão da saúde, assinados em contratos de ação pública do setor.

O contrato terá eficácia de título executivo extrajudicial e garantirá as obrigações assumidas por cada gestor. “Pela primeira vez na história do País, os acordos de saúde pública terão valor jurídico”, diz Costa.

Relatórios
Entre as responsabilidades do gestor de saúde definidas na proposta estão a estruturação do Fundo de Saúde, a elaboração de relatórios de gestão e a busca pela implementação dos sistemas nacionais de transplantes e de sangue e hemoderivados.

O fundo de saúde receberá todos os recursos para financiamento da área e deverá ter a movimentação financeira acessível ao público e explicada nos relatórios de gestão. O relatório deverá conter balanços financeiros e orçamentários do fundo, comprovar a execução do piso constitucional para o setor e demonstrar se foram executadas as ações previstas e atingidas as metas.

O documento deve ser apresentado pelo gestor para o conselho de saúde até o fim de março do ano seguinte ao da execução dos serviços. A partir daí, o conselho terá 60 dias para emitir parecer que deve ficar disponível na internet para análise da população, do Legislativo, do Ministério Público e do tribunal de contas respectivo. Se houver indícios de infração ou crime, o conselho de saúde e o Sistema Nacional de Auditoria do SUS devem requerer a investigação e punição pela má gestão.

O fundo de saúde deve manter por, pelo menos dez anos, os documentos e dados sob sua responsabilidade.

Ajuste de conduta
O projeto cria a possibilidade de os entes federados celebrarem termo de ajuste de conduta sanitária (Tacs) para corrigir erros de gestão, como a interrupção de planos de gestão da saúde. O instrumento não pode ser usado em casos de desvio de dinheiro ou bens.

Segundo Costa, a medida ajudará a “corrigir rumos e rotinas” de gestão. “Essa medida demonstra que o caráter da proposição não é meramente punitivo”, afirmou.

O termo de ajuste deverá ter plano de trabalho com ações a serem realizadas e metas a alcançar, com definição da fonte de financiamento e dos responsáveis por cada ação.

Caberá ao conselho de saúde avaliar a execução do Tacs. Já o Ministério da Saúde acompanhará a incidência do instrumento para evitar que novos termos de ajustes tenham de ser celebrados.

O projeto revoga a classificação do uso de recursos do SUS como crime de emprego irregular de verbas públicas, com pena de 1 a 3 meses ou multa.

Tramitação
A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o Plenário.
 
Saúde Web

Anvisa registra vacina inédita para gripe no Brasil

A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (3/11), o registro de uma nova vacina influenza ainda inédita no País, a vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada)
 
Com isso, pacientes e médicos terão uma nova opção de prevenção contra a gripe a partir do momento que a vacina chegar ao mercado.
 
As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação contra a gripe no Brasil são trivalentes, ou seja, imunizam contra três cepas de vírus influenza: dois tipos de cepa A e um tipo de cepa B. Já a vacina tetravalente (fragmentada, inativada) é composta por dois tipos de cepas do vírus influenza B, adicionalmente às cepas influenza A.
 
A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano, a vacina da gripe é modificada no intuito de proteger contra os tipos mais comuns de vírus naquela época.
 
A vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) é indicada para imunização ativa de adultos e crianças acima de 3 anos.

Assessoria de Imprensa da ANVISA

Livro recomenda dieta de oito horas de comida livre e 16 de jejum

André Mello: Livro atrai com promessa de poder comer o que se
quer durante oito horas, desde que se faça um jejum de 16 horas em,
pelo menos, três dias na semana
Mais nova dieta da moda parece liberar geral e, mesmo assim, emagrecer, mas apela a preceitos ligados a um estilo saudável
 
Falar da possibilidade de comer o que quiser e, ainda assim, emagrecer é falar ao coração de qualquer pessoa que faça dieta, principalmente quem já passou pelas mais variadas experiências — da sopa aos pontos, de Atkins a Dukan. Pois é o que prega o livro “Dieta das 8 horas”, de David Zinczenko e Peter Moore, recém-lançado aqui pela Sextante. Só que não é bem assim que funciona.
 
É possível emagrecer com a dieta do livro. E atrai bastante a promessa de poder comer o que se quer durante oito horas, desde que se faça um jejum de 16 horas em, pelo menos, três dias na semana. Já tendo fisgado o gordinho de plantão, no entanto, Zinczenko (ex-editor da revista “Men’s Health” e autor do famoso livro “A dieta do abdômen”) e Moore (atual editor da “Men’s Health” americana) dão o bote com bons hábitos que, na verdade, estão presentes nas dietas mais equilibradas, mas aqui são empacotados com muito marketing. Diante do primeiro impulso de fome, por exemplo, aconselham água ou chá. Para adoçar, a dica é usar açúcar, mel ou agave (adoçante natural com baixo índice glicêmico, extraído da planta da tequila) em vez de adoçantes artificiais.
 
Além disso, é recomendável fazer oito minutos de exercício logo de manhã e incluir na alimentação oito grupos de alimentos poderosos, que são carnes magras, ovos, iogurte e laticínios, pães e massa integrais, frutas com pouco açúcar, feijões, hortaliças verdes e castanhas. Pronto: só isso já garante uma alimentação melhor, sem falar na restrição de horário, já que ninguém consegue comer tanto em oito horas, mesmo que coma muito. Ao criar uma regra simples e reduzir o número de horas de alimentação, os autores do livro simplificam o processo. Ao Globo, Peter Moore explica que a tendência após o jejum é escolher alimentos de alta qualidade:
 
— O jejum é um profundo agente de mudança na saúde mental e física, mas, para atingir o benefício máximo, é preciso comer os alimentos poderosos e evitar os sabotadores (farinha branca e carne gordurosa, por exemplo).
 
Acordar e já ir comer? Por que?
A ciência por trás dessa nova dieta também não é nova, privilegia o funcionamento do nosso relógio biológico ao propor que as oito horas de alimentação sejam as mais ativas do dia — dessa forma, em vez de acordar e tomar café às 8h, uma pessoa que trabalha o dia inteiro fará a primeira refeição na hora do almoço. Segundo os autores, a primeira coisa que o organismo faz ao acordar é procurar energia para gastar, recorrendo ao rápido glicogênio armazenado no fígado. Mas, como acordamos e comemos, aquele glicogênio continua armazenado, e o organismo queima primeiro o café da manhã.
 
— Normalmente damos energia ao corpo antes que ele peça. Em tese não precisaríamos comer ao acordar, pois ainda não gastamos energia — explica a médica ortomolecular Sara Bragança. — Mas, se a pessoa for fazer exercício sem energia, vai ter hipoglicemia e desmaiar.
 
O livro se baseia em várias pesquisas, mas principalmente num superestudo do neurocientista Satchin Panda, PhD que estuda o mecanismo molecular do relógio biológico em ratos no Instituto Salk, na Califórnia (EUA). Ele testou dois grupos de ratos: um alimentado com dieta rica em calorias por apenas oito horas durante o dia, e outro com a mesma dieta consumida quando quisessem, dia e noite.Os que se alimentavam só durante o dia ganharam menos peso. Ao Globo, Panda deixa claro que não endossa nenhum livro e que suas pesquisas foram feitas com ratos:
 
— Há muitas diferenças entre ratos e humanos, e, se eu tentar transportar o modelo que eu tenho, será apenas especulação, sem qualquer base científica.
 
Essa diferença faz toda a diferença para a nutricionista Bia Rique, chefe de nutrição da enfermaria de cirurgia plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio.
 
— É claro que é melhor não comer carboidrato à noite, mas somos seres sociais. Ratos não lidam com socialização. Nem com os aspectos psicológico e comportamental do alimento — diz.
 
Segundo Bia, as pessoas que engordam e as que vivem de dieta tendem a comer sem fome e perdem a conexão com as respostas fisiológicas reais. Fazer jejum, no caso de pessoas que não sofrem de ansiedade ou compulsão, obriga a reconhecer os sinais de fome, embora seja uma medida extrema.
 
— Se essa pessoa acordar e tomar café com pão 100% integral, queijo branco, tomate e pepino, por exemplo, duvido que tenha fome mesmo sem o jejum — aconselha a nutricionista. — O principal em qualquer dieta é comer só quando estiver com fome. E, com fome, escolher bons alimentos.
 
O Globo

França confirma segundo caso de ebola em seu território

Foto: Sai Kambou  / AFP: Segundo paciente com ebola da França teria
 contraído o vírus em Serra Leoa
Paciente seria funcionário da ONU e teria trabalhado em Serra Leoa
 
Rio - O Ministério da Saúde da França confirmou neste domingo (02) o segundo caso de ebola no país. O paciente trabalhou pela ONU em Serra Leoa na contenção da epidemia.
 
O governo francês não revelou a identidade da pessoa. Segundo a pasta, ela foi devidamente transportada para a França e posta em uma sala de isolamento de alta segurança no Hospital de Instrução das Forças Armadas Bégin, em Saint-Mandé, perto de Paris.
 
Até então, o único caso de ebola no país era o de uma enfermeira da organização Médico Sem Fronteiras. Ela contraiu o vírus durante uma missão na Libéria e também também foi atendida no mesmo hospital militar, de onde recebeu alta há cerca de um mês.
 
A epidemia já matou 4.951, de um total de 13.567 casos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado sexta-feira (31). Ao todo, oito países já informaram ter pacientes com a doença.
 
Na França, de acordo com o Ministério da Saúde, houve pelo menos 500 "alertas" para ebola foram relatados desde junho. Destes, 18 casos foram classificados como "possível", mas nenhum deles acabou se confirmando. positiva. Para "possíveis" casos, as análises são realizadas em poucas horas por um laboratório de referência em Lyon.
 
Estes casos são então isolados e tratados em um dos doze hospitais de referência para receber casos suspeitos ou confirmados de ebola na França.
 
O Globo

Coreia do Norte bane estrangeiros e coloca viajantes em quarentena por medo de ebola

Foto: Wong Maye-E / AP: Agentes de saúde ficam de prontidão no
 aeroporto de Pyongyang, capital da Coreia do Norte
As medidas são as mais duras do mundo contra o surto, embora o país comunista esteja a milhares de quilômetros da África
 
Rio - Turistas estrangeiros são proibidos de entrar no país, independentemente da origem. Já os cidadãos nacionais que estavam de viagem são detidos ainda no aeroporto e precisam ficar em quarentena durante três semanas por conta do medo de ebola. Documentários e explicações sobre as características do vírus são veiculados diariamente na mídia.
 
À primeira vista, a descrição das medidas mais duras contra o surto impostas por um país poderia se aplicar a alguma nação que estivesse próxima ou mantivesse forte contato com os locais mais afetados. Mas essa política draconiana de segurança foi adotada desde o dia 23 de outubro por ninguém menos do que a já isolada Coreia do Norte, milhares de quilômetros distante da África.
 
Quem relatou o ambiente de tensão no país foi uma equipe do jornal inglês The Guardian, que conseguiu entrar no país dias antes da imposição das medidas. De acordo com a reportagem, embora agências de notícias oficiais do governo mostrem diariamente informações sobre o ebola, o medo de contágio e a desinformação entre os cidadãos é visível. “Os noticiários parecem ter alarmado ao invés de tranquilizar muitos norte-coreanos”, afirmou o jornal.
 
- As pessoas estão nos pedindo informação. Elas não entendem o que é ebola e realmente não sabem o que é – disse um estrangeiro que está na Coreia do Norte.
 
A reportagem indica que o reforço na segurança vem de encontro com o desejo de maior abertura do país comunista para o mundo, principalmente para o turismo, já que o país está seco por reservas internacionais. No aeroporto de Pyongyang, por exemplo, grupos de soldados uniformizados se esforçam para concluir o novo prédio reluzente que em breve substituirá o pequeno e discreto terminal.
 
A nação asiática também anda promovendo eventos internacionais para atrair o turista, como as extravagantes performances aquáticas e o parque Mirim Riding Club, onde os turistas podem correr em torno de uma arena coberta de serragem com um treinador por US $ 40.
 
Mas todo esse impulso pode estar minado pelo ebola. Após as medidas de segurança, hotéis e cassinos ficaram vazios. Pessoas são impedidas até mesmo de circular internamente pelo país, principalmente quando a rota tem como destino a capital Pyongyang.
 
As novas regras de banir turistas estrangeiros e colocar em quarentena qualquer pessoa que chegue do exterior, independentemente da origem, já foi posta em prática durante a gripe aviária e o surto da síndrome respiratória aguda grave (Sars), que castigou os principais países do Extremo-Oriente. Essas medidas draconianas conseguiram colocar a Coreia do Norte como uma ilha livre de infeção em meio aos seus vizinhos.
 
O The Guardian revela, no entanto, que as regras também se explicam pelo precário sistema de saúde do país, e pela escassez de recursos básicos como a água. Uma epidemia na nação comunista, segundo o jornal, seria um “desastre”.
 
Canadá suspende vistos para países africanos
Já o Canadá anunciou que vai suspender os pedidos de visto de residentes e titulares de passaportes de países da África Ocidental mais afetados pelo surto de Ebola. A decisão segue o exemplo similar da Austrália, que recebeu críticas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
A proibição não especifica os país que serão alvo. O governo canadense informou apenas que ela se aplica a países com "transmissão generalizada e persistente intenso". Na prática, no entanto, ela tem como destino a Libéria, Serra Leoa e Guiné, que juntos já têm quase cinco mil cidadãos mortos pelo vírus.
 
A OMS disse na sexta-feira que 4.951 pessoas morreram durante o surto atual, com 13.567 casos notificados até 29 de outubro.
 
O Globo

UNEAL abre concurso público

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) publicou edital do concurso público nº 016/2014, que prevê a nomeação de 50 professores, sendo 16 auxiliares, 26 assistentes e 08 adjuntos. As funções serão desempenhadas em regime de 20 ou 40 horas semanais, com remuneração que varia entre R$ 2.463,37 e R$ 7.092,26.
 
Podem concorrer, candidatos com titulação de Especialista, Mestre ou Doutor. Os aprovados atuarão nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió, à frente de cursos de bacharelado e licenciatura.

A inscrição segue aberta até o dia 14 de novembro de 2014, na Sala dos Conselhos, junto ao prédio da Reitoria da UNEAL, situado na Rua Governador Luiz Cavalcante, s/n, Bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca - AL. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.

Os profissionais que tiverem suas inscrições deferidas serão submetidos às provas escrita, de desempenho didático e de títulos.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

UNCISAL abre concurso público

Por meio do edital de concurso público (n° 003/2014), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL disponibilizou mais 565 vagas, todas destinadas a profissionais com formação em nível médio e técnico, com salários de até R$ 1.229,93 e carga horária de 30 horas semanais.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de assistente em administração, auxiliar de necropsia, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia.
 
As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2014, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concursopublico.uncisal.edu.br. A taxa é de R$ 58,00.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar, dentro do prazo de inscrição (exceto aos sábados, domingos e feriados), um dos terminais disponibilizados nos seguintes locais:
 
- Sede da COPEVE/UFAL, situada no Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió-AL, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h;

- Sede da UNCISAL, situada na Rua Jorge de Lima, nº 113, Trapiche, Maceió-AL, na Sala do Espaço Digital 1, 3º andar, no horário das 08h às 14h.

As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na data provável de 21 de dezembro de 2014, na cidade de Maceió, capital alagoana, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na referida cidade não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br na data provável de 23 de dezembro de 2014, a partir das 21h.

O resultado final do concurso público será divulgado na data provável de 09 de fevereiro de 2015, nos endereços eletrônicos concursopublico.uncisal.edu.br, www.copeve.ufal.br e www.fundepes.br e posteriormente homologado pelo governador do estado de Alagoas, mediante despacho publicado através de extrato no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE), constituindo-se em único documento hábil comprobatório, onde também o candidato tomará ciência das instruções que se fizerem necessárias.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

UNCISAL oferece 324 vagas em concurso para nível superior

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL lançou edital de concurso público n° 004/2014, com a finalidade de contratar 324 profissionais de nível superior. A oferta salarial pode chegar até R$ 5.806,04, em carga horária de 20 a 30 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES.

As vagas são para os empregos de analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, biomédico, biomédico/citogenética, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor em planejamento de saúde, médico, nutricionista, psicólogo, psicólogo/psicopedagogia, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais, técnico em recursos humanos e terapeuta ocupacional.
 
As inscrições para o concurso da UNCISAL serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concursopublico.uncisal.edu.br, até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2014. Para efetivação da inscrição, o candidato deverá pagar taxa de inscrição no valor de R$ 105,00.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar, no período estabelecido para inscrição (exceto sábados, domingos e feriados), os equipamentos disponibilizados nos seguintes locais:
 
- Sede da COPEVE-UFAL, situada no Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió-AL, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

- Sede da UNCISAL, situada na Rua Jorge de Lima, nº 113, Trapiche, Maceió-AL, na Sala do Espaço Digital 1, 3º andar, no horário das 08h às 14h.

As provas serão realizadas na data provável de 11 de janeiro de 2015, na cidade de Maceió, situada no estado de Alagoas, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na referida cidade não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, na data provável de 15 de janeiro de 2015, a partir das 21h.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Nova Laranjeiras - PR

A Prefeitura de Nova Laranjeiras, no Paraná, por meio do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda, divulgou edital de concurso público n° 002/2014 que pretende preencher 15 vagas e formar cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários para os aprovados variam de R$ 738,92 a R$ 9.500,40, por jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
Do total de vagas ofertadas neste concurso, uma delas será reservada para pessoas com deficiência.

Há oportunidades para candidatos de ensino fundamental nas funções de Agente Comunitário de Saúde e Operador de Máquinas; para cargos de nível médio/técnico, as ofertas são para Técnico em Saúde Bucal; já para profissionais de nível superior, as vagas são para os empregos de Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Pediatra e Médico Clínico Geral PSF.

As inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até às 23h59min do dia 24 de novembro de 2014. A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para os cargos de nível médio, R$ 100,00 para nível superior e não haverá cobrança de inscrição para os empregos que exigem nível fundamental.

O concurso constará das seguintes avaliações:
- Prova escrita objetiva para todos;
- Prova prática para o cargo de Operador de Máquinas;
- Prova de títulos para cargos de nível superior;
- Prova de Aptidão Física para função de Agente Comunitário de Saúde.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, no período da manhã, em local e horário a ser divulgado no edital de homologação das inscrições. A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva, sairá na data provável de 14 de dezembro de 2014, às 21 horas.

O concurso público terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Içara - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Içara, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 009/2014 de processo seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para admissão em caráter temporário. Serão oferecidas 146 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 10.641,45 em carga horária de 10 a 40 horas semanais.

O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE. As ofertas são para as funções de agente de serviços gerais, merendeira/cozinheira, artesão, aux. cons. dentário, auxiliar administrativo, auxiliar cons. dentário, educador social, monitor de artesanato, monitor de dança/bale, monitor de informática, monitores de dança, motorista, recepcionista, técnico de enfermagem, técnico em saúde bucal e demais cargos.

A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico do Concurso Público www.icara.fepese.org.br/ das 12 horas de 17 de novembro às 15 horas do dia 5 de dezembro de 2014.

O valor da taxa de inscrição é de:
- Para os cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00;
- Para os cargos com exigência de ensino médio: R$ 80,00; e
- para os cargos com exigência de ensino fundamental ou fundamental incompleto e alfabetizado: R$ 50,00.

A prova escrita será realizada na data prevista de 21 de dezembro de 2014, com a duração de 3 horas, em locais que serão divulgados na data de 16 de dezembro de 2014, no sitio do Processo Seletivo na Internet: www.icara.fepese.org.br/.

A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico icara.fepese.org.br, a partir das 20 horas do dia da sua realização.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vaga

A Prefeitura de Santa Barbara, em Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 017/14, cujo objetivo é a contratação de um médico PSF para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, no período de novembro a dezembro de 2014. A remuneração pode chegar a R$ 12.000,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 03 a 14 de novembro de 2014, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 17h, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ser portador de diploma de Curso Superior em Medicina;
  • Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM.
O candidato será selecionado através de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O processo seletivo será válido pelo período de um ano.
 

Prefeitura de Auriflama - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Auriflama, no estado de São Paulo, através da empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda, tornou público o edital de processo seletivo nº 03/14. O objetivo é suprir 19 vagas em cargos de agente comunitário de saúde. O salário previsto para os contratados é de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Para concorrer a vaga é necessário ter, ensino fundamental e residir na micro área, desde a data da publicação do edital.
 
As inscrições serão aceitas no período de 03 a 12 de novembro de 2014, através do site www.concursospublica.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, na EMEF Clara Carvalho Ferreira, localizada à Rua Alfredo Dainezi, nº 50-43, Cachopa, em horário a ser divulgado com antecedência.
 
A prova objetiva e o gabarito oficial serão disponibilizados no site www.concursospublica.com.br a partir das 16h30m da segunda–feira subsequente à aplicação da prova e permanecerão até as 16h30m da quarta–feira da mesma semana.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de Içara - SC divulga edital de concurso público

Em Içara, no estado de Santa Catarina, a Prefeitura abriu edital n° 006/2014 de concurso público para provimento de vagas e para a formação de cadastro reserva de aprovados para novas vagas que forem criadas dentro do prazo de validade do concurso público.

Há 102 vagas para profissionais de níveis fundamental incompleto e completo, médio e superior, com salários de até R$ 4.966,01 em carga horária de até 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE.
 
As ofertas serão distribuídas entre os cargos de agente de serviços gerais, coveiro, mecânico, agente de autoridade de trânsito, assistente administrativo, auxiliar de compras, auxiliar de eletricista, auxiliar de mecânico, eletricista, monitor de sistema de informática, motorista, operador de máquina, técnico agrícola, técnico em atendimento e demais empregos.
 
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico do concurso público icara.fepese.org.br/ das 12 horas de 17 de novembro às 15 horas do dia 5 de dezembro de 2014.

O valor da taxa de inscrição é de:
- Para os cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00;

- Para os cargos com exigência de ensino médio: R$ 80,00; e

- para os cargos com exigência de ensino fundamental ou fundamental incompleto e alfabetizado: R$ 50,00.

A prova escrita será realizada na data prevista de 21 de dezembro de 2014, com a duração de 3 horas, em locais que serão divulgados a partir de 16 de dezembro de 2014, na internet, por meio do site icara.fepese.org.br.

A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico icara.fepese.org.br/a partir das 20 horas do dia da sua realização.

O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Olivedos - PB

A Prefeitura de Olivedos, no estado da Paraíba, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é suprir 90 vagas em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 3.000,00, em jornadas de 20, 25 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de professor, técnico de laboratório, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, eletricista, gari, motorista, vigia, operador de máquinas pesadas, médico, farmacêutico, assistente social, entre outras.
 
Para os candidatos portadores de necessidades especiais, será reservado o percentual de 5% das vagas existentes, que vierem a surgir ou forem criadas no prazo de validade do Concurso. 
 
As inscrições serão aceitas no período de 09 de janeiro a 19 de fevereiro de 2015, e podem ser feitas através do site www.ufcg.edu.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 55,00, nível médio é de R$ 75,00 e nível superior R$ 100,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem informados antecipadamente.
 
O gabarito provisório, provavelmente será divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova no endereço eletrônico www.ufcg.edu.br.
 
O concurso público será válido pelo período de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período.

Concurso FUNDAI de Içara - SC

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara - FUNDAI, no estado de Santa Catarina, publicou por meio do edital n° 008/2014, o concurso público que oferece quatro vagas para cargos de níveis médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 1.418,86 e R$ 4.966,01, em carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE. As oportunidades são para os empregos de auxiliar de fiscalização, engenheiro ambiental, engenheiro sanitarista e engenheiro químico.

A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico do concurso público www.icara.fepese.org.br/ das 12 horas de 17 de novembro às 15 horas do dia 5 de dezembro de 2014. As taxas vão até R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será realizada na data provável de 21 de dezembro de 2014, com a duração de 3 horas, em locais que serão divulgados na data de 16 de dezembro de 2014, no sitio do Concurso Público na Internet: www.icara.fepese.org.br.

A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico icara.fepese.org.br/a partir das 20 horas do dia da sua realização.

O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Elísio Medrado - BA

Visando o preenchimento de 149 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Elísio Medrado, na Bahia, lançou o edital01/2014 de concurso público. O concurso a ser executado pela SEPROD - Serviço de Processamento de Dados, oferece vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 883,50, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais. 
 
Fica reservado 5% do total de vagas existentes aos candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Operador de Máquinas/Equipamentos Elétricos, Operador de Sistema de Abastecimento de Água, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Professor de Educação Básica e Assistente Social.
 
Inscrição
Será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.seprod.com.br, solicitada no período de 10 a 21 de novembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 11 de janeiro de 2015, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 22 de dezembro de 2014, no site www.seprod.com.br.
 
O gabarito será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.
 
Os candidatos convocados para participar da prova de títulos, deverão preencher o Requerimento de Cadastro de Títulos disponível no site www.seprod.com.br no período que será estabelecido no Edital de Convocação para Prova de Títulos e entregá-los no endereço estabelecido no edital de convocação.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura de Elísio Medrado.

Processo seletivo Prefeitura de Sinimbu - RS

A Prefeitura de Sinimbu, no estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital de processo seletivo nº 033/2014. O objetivo é preencher uma vaga, na função de enfermeiro. A remuneração prevista para o contratado é de R$ 3.756,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Para concorrer a vaga os interessados devem possuir formação em nível superior completo, com habilitação legal para o exercício da profissão de enfermeiro e carteira de habilitação categoria “B”.
 
As inscrições serão aceitas no período de 03 a 07 de novembro 2014, das 8h às 14h, junto ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração.
 
Os candidatos serão selecionados por meio dos títulos apresentados.
 
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de novembro de 2014, no mural de publicações legais da Prefeitura e no site www.sinimbu.rs.gov.br.

Concurso Prefeitura de Cuiabá - MT abre mais de 2 mil vagas na saúde

A Prefeitura de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, lançou o edital n° 001/2014 do concurso público para preenchimento de 760 vagas imediatas e 1.520 vagas para formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde. O valor bruto da remuneração varia de R$ 952,89 a R$ 6.380,66.

Será reservado o percentual mínimo de 10% das vagas para candidatos com deficiência física, conforme disposto no artigo 16, parágrafo 9, da Lei Complementar n° 23 de 23 de junho de 2003, bem como o percentual mínimo de 20% previsto na Lei Municipal n° 5.842, de 30 de julho de 2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para negros e índios.

Cargos
Nível Superior - Ao todo, são 386 vagas para nível superior e 374 para nível médio. Estão sendo oferecidas 85 vagas imediatas para médicos de diversas especialidades, sendo 65 ampla concorrência, oito para deficientes e 12 para negros e índios, além de 170 vagas para cadastro reserva. As especialidades médicas são: broncoscopista, cardiovascular, cirurgião geral, clínico geral, médico do trabalho, endocrinologista, especialista em auditoria, gastroenterologista, geriatra, ginecologista e obstetra, homeopata, imunoalergista, infectologista, intensivista, intensivista pediatra, mastologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista, oncologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, reumatologista e urologista.

São 186 vagas de contratação imediata para especialistas em Saúde na ampla concorrência, e 429 para formação de cadastro de reserva. Os especialista em Saúde são: administrador hospitalar, biólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, químico, terapeuta ocupacional e médico veterinário; além de seis vagas imediatas para contador e pedagogo e outras 12 para cadastro de reserva.

Também para nível superior estão sendo oferecidas 109 vagas imediatas para o cargo de Enfermeiro, divididas entre ampla concorrência (76), candidatos com deficiência (11) e índios e negros (22), além de 218 para formação de cadastro de reserva.

Nível Médio - Para o nível médio são 374 vagas divididas entre Agente de Saúde (74) e Técnico de Enfermagem (300). No caso de agente de saúde, as especialidades oferecidas são patologia clínica, radiologia e higiene dental.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas por meio do endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradecuiaba a partir das 14 horas do dia 3 de novembro até as 23h59 do dia 2 de dezembro de 2014. O valor varia de acordo com o cargo pretendido, sendo nível superior R$ 85,00 e nível médio R$ 66,00.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no Município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, provavelmente, no dia 25 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradecuiaba.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados uma única vez pelo mesmo período a critério da Administração da Prefeitura do Município de Cuiabá.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial de Contas (www.tce.mt.gov.br/diario) do dia 29 de outubro de 2014. Os interessados também poderão acessar o edital pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada para a realização do concurso.

Prefeitura de Garopaba - SC lança edital de processo seletivo

O Município de Garopaba, no interior do estado de Santa Catarina, lançou os editais de processo seletivo nº 017 e 018/2014, para contratação em caráter temporário de 13 profissionais de níveis fundamental, médio e superior . A  remuneração pode chegar a R$ 10.642,46 em regime de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos: (10) Auxiliares de Conservação/Manutenção, (1) Médico Emergencista, (1) Médico Veterinário – NASF e (1) Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 14 de novembro de 2014, das 13h às 18h, nos seguintes locais:
Secretaria Municipal de de Infra-Estrutura, situada na Praça Governador Ivo Silveira, 296, Centro, em Garopaba/SC;

Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, localizada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de que é alfabetizado Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência;
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de classe;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo.
O processo seletivo será realizado em três etapas: análise de documentos, entrevista e avaliação de experiências profissionais. A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições, no DOM/SC, www.diariomunicipal.sc.gov.br e na página oficial da Prefeitura de Garopaba www.garopaba.sc.gov.br.
 
Os editais foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, edição de 31 de outubro de 2014.

Prefeitura de Cuiabá - MT abre concurso para mais de 800 vagas

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que realizará, por intermédio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, um concurso público, com o intuito de suprir vagas atualmente ociosas, além de formar cadastro reserva, para futuras convocações. O salário é de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
O edital n° 002/2014, destina-se à contratação de 830 profissionais em cargos Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (ambos exigem que os postulantes tenham ao menos o Ensino Fundamental como nível mínimo de escolaridade). Do total de vagas, 594 são para vagas imediatas e 236 para cadastro de reserva.
 
Será reservado o percentual mínimo de 10% das vagas para candidatos com deficiência física, conforme disposto no artigo 16, parágrafo 9, da Lei Complementar n° 23 de 23 de junho de 2003, bem como o percentual mínimo de 20% previsto na Lei Municipal n° 5.842, de 30 de julho de 2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para negros e índios.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet no site www.funcab.org, no período de 03 de novembro a 09 de dezembro de 2014. O valor da inscrição será de R$ 44,00.

O concurso público será composto das seguintes fases:
- 1ª Fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- 2ª Fase: curso introdutório de formação inicial, de caráter classificatório e eliminatório.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados, na data provável de 05 de janeiro de 2015. O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário de Cuiabá/MT).

Ao final de cada fase o resultado será divulgado nos sites www.funcab.org, www.cuiaba.mt.gov.br e www.tce.mt.gov.br/diario.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ubatuba - SP

Com intuito de contratar 468 profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura da Estância Balneária de Ubatuba, em São Paulo, publicou o edital de concurso público nº 002/2014. A remuneração dos contratados será de até R$ 2.841,25 por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (Auditor, Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Trabalho, Ginecologista/Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Regulador e Urologista), Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Educação Básica II – Artes, Psicopedagogo, Analista de Sistemas, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Contador, Educador Físico, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil e Florestal), Fiscal de Tributos, Geógrafo, Jornalista, Veterinário, Publicitário, Químico, Sanitarista, Sociólogo, Turismólogo, Técnico em Aquicultura, Técnico (Contabilidade, Enfermagem, Gestão Ambiental, Informática, Nutrição, Segurança do Trabalho e Turismo), Topógrafo, Agente (Administrativo, Atividade Agropecuária, Trânsito, Educacional, Epidemiológico e Operacional de Defesa Civil), Almoxarife, Auxiliar de Necropsia, Bombeiro Civil, Comprador, Desenhista, Educador Social, Fiscal (Obras e Saúde Pública), Intérprete de Libras, Mestre de Obras, Motorista, Operador (Máquinas e Trator Agrícola), Pintor Letrista, Tesoureiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Ajudante de Manutenção, Auxiliar de Topografia, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor, Operador de Balança, Operador de Motosserra, Vigia, Ajudante de Obras, Ajudante Geral, Auxiliar de Serviço de Campo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cortador de Pedras, Gari e Jardineiro.
 
Aos candidatos que se declararem negros, índios e quilombolas será reservada a cota de 20% (vinte por cento) das vagas para cada cargo. Já aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas das 17h00min do dia 24 de outubro às 23h59min do dia 20 de novembro de 2014, no site www.idecan.org.br.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 35,00;

Nível médio: R$ 40,00 e 45,00;

Nível superior: R$ 65,00.

Provas
O concurso será composto de 5 etapas, sendo:

1ª etapa – provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos e prova escrita discursiva (redação) somente para os cargos de Jornalista, Publicitário e Psicólogo, ambas de caráter eliminatório e classificatório;

2ª etapa – provas práticas somente para os cargos de: Carpinteiro, Cortador de Pedras, Eletricista, Encanador, Gari, Marceneiro, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Motosserra, Operador de Trator Agrícola, Pedreiro, Pintor e Pintor Letrista, de caráter classificatório e eliminatório;

3ª etapa – avaliação de títulos somente para os cargos de nível superior na área de educação de caráter apenas classificatório;

4ª etapa – avaliação física somente para os cargos de Agente de Trânsito, Agente Operacional de Defesa Civil e Bombeiro Civil, de caráter apenas eliminatório;

5ª etapa – comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório.

As provas escritas objetivas e discursiva (redação) serão realizadas na data provável de 21 de dezembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 15 de dezembro de 2014, no endereço eletrônico do IDECAN - www.idecan.org.br.

As provas práticas serão realizadas na cidade da Estância Balneária de Ubatuba/SP, em local e data que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site do IDECAN www.idecan.org.br.

Os títulos, acompanhados do formulário de envio de títulos devidamente preenchido e assinado, deverão ser enviados (original ou cópia autenticada em cartório), impreterivelmente, via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR, para a sede do IDECAN – Caixa Postal 8552, CEP: 70.312-970 Brasília/DF, em período oportunamente divulgado no edital de convocação para envio de títulos.

O edital de convocação contemplando os locais e horários para a realização da avaliação física será divulgado na internet, por meio do site www.idecan.org.br juntamente com a relação dos candidatos convocados para esta etapa.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital e outras atualizações do concurso aqui: http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=DM53ep9qHiA=

Concurso INPI: inscrições prorrogadas para 140 vagas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) prorrogou o prazo de inscrições ao concurso público nº 1/2014, que permitirá a contratação de 140 profissionais para ocuparem os cargos de Pesquisador e Tecnologista em Propriedade Industrial.  O concurso será executado pelo Cespe/UnB.
 
A jornada de trabalho dos efetivados será de 40 horas semanais e a remuneração pode alcançar o valor de R$ 7.421,60, que será somado ao auxílio alimentação (R$ 373,00), totalizando R$ 7.794,60.
Para participar, é preciso que o candidato tenha diploma de conclusão de curso de graduação na área de interesse, conforme especializações dispostas no edital.
 
Inscrição Concurso INPI
As inscrições podem ser feitas até as 23h59min do dia 12 de novembro de 2014, no site do Cespe (www.cespe.unb.br/concursos/inpi_14).
 
Taxa de inscrição:
Tecnologista em Propriedade Industrial: R$ 90,00; 

Pesquisador em Propriedade Industrial: R$ 100,00.
 
Para os candidatos que não têm acesso à internet, o CESPE disponibilizará local com computadores, na LJ Infocenter - Rua Souza Franco, nº 279, loja A - Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ, durante o período de inscrição, observados o dia e o horário de atendimento do estabelecimento.
 
Provas e gabaritos
O concurso será composto por provas objetiva e discursiva, além da avaliação de títulos.
 
As provas serão aplicadas na data provável de 14 de dezembro de 2014, conforme retificação de edital publicada em 01/10/2014 no DOU. O local e o horário serão divulgados na internet, na página do CESPE, provavelmente em 1 de dezembro de 2014.
 
O resultado final das provas objetivas, a divulgação do padrão definitivo de resposta da prova discursiva e o resultado provisório da prova discursiva serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na página da Cespe na internet, na data provável de 19 de janeiro de 2015.
 
Validade
O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, se for de interesse da Administração do INPI.
 
 
Sobre o INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal,cuja finalidade principal é executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, sendo de sua responsabilidade o registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e Topografia de Circuito Integrado.

Aprovação de genéricos inéditos amplia acesso a tratamentos no país

A Anvisa aprovou o registro de três novos genéricos cujas substâncias ainda não têm concorrentes no mercado
 
Isso significa que os pacientes e médicos poderão ter novas opções de tratamento a um custo mais acessível, afinal os genéricos chegam ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço de tabela dos produtos de referência.
 
Os três casos são de genéricos inéditos, ou seja, cópias de medicamentos que não possuem concorrentes no mercado.
 
Um destes produtos é o genérico da substância temozolomida, utilizada no tratamento de tumores e que apresenta efeitos logo nas primeiras doses. Sua indicação é para o tratamento de tumores cerebrais em tratamento combinado com radioterapia ou em caso de reincidência ou progressão após o tratamento padrão. A temozolomida também é indicada no tratamento de pacientes com melanoma maligno.
 
O segundo genérico inédito aprovado pela Anvisa é a cópia da substância ertapeném sódico. Trata-se de um antibiótico muito importante no tratamento de infecções de nível moderado a grave. Entre suas indicações estão infecções de pele, incluindo pé diabético, infecções do trato urinário, septicemia bacteriana, entre outros.
 
O terceiro produto aprovado pela Anvisa é o genérico do voriconazol. Este fármaco é indicado no tratamento de infecções invasivas causadas por fungos, como a cândida e aspergilose, doença que ataca o pulmão e que pode ser fatal em pacientes debilitados. Esta substância é considerada um importante agente antifúngico no tratamento da aspergilose invasiva, infecções graves por cândida e no tratamento de infecções causadas por Scedosporium spp. e Fusarium spp.
 
A concessão dos registros significa que estes produtos são cópias fiéis de seus referências e que possuem eficácia e segurança comprovada.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Conheça os sinais que seus olhos podem te dar sobre doenças

Foto: iStock / Animal Planet
De diabetes a pressão alta, saiba como identificar possíveis problemas ao avaliar sua visão
 
Quando não estamos bem, nosso corpo todo transparece, mas os olhos são um dos primeiros órgãos que podem te ajudar a prestar atenção na sua saúde. Ao olhar no espelho, alguns sinais podem evidenciar possíveis doenças, segundo oftalmologistas entrevistados pelo site da revista Glamour norte-americana.
 
Manchas nos olhos, por exemplo, podem ser sinais de retinite, uma condição mais comum em homens, mas também encontrada em mulheres. Essas manchas podem ser causadas por stress, por isso o ideal é sempre uma consulta no oftalmologista. A pressão alta também pode ser detectada em um exame, se o médico observar suas veias e nervos ópticos.
 
Veias estouradas nos olhos também devem ser consideradas um sinal de alerta. Isso porque a diabetes é uma das doenças capazes de comprometer a visão
 
Se seus olhos estão muito secos e irritados e você tem dificuldade para focalizar certos objetos, o melhor é ficar atento. Os sintomas podem ser originados por uma síndrome comum entre pessoas que usam o computador por muitas horas.
 
Terra