Logística Hospitalar e Saúde
Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é a Lordose?

A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.

A lordose é uma curvatura natural da coluna vertebral. Ela está presente na região cervical e lombar,enquanto na região torácica a curvatura normal é a cifose. Essas curvaturas estão presentes em todos os indivíduos normais.



As alterações da lordose são a hipolordose (quando a curva está diminuída) e a hiperlordose (aumento da curva), sendo essa a mais comum. A hiperlordose lombar pode ser gerada por várias causas, desde alterações genéticas a contraturas ou fraqueza muscular, principalmente da musculatura abdominal e dos quadris.

A hipolordose geralmente ocorre em pacientes idosos, com alterações degenerativas nos discos e ligamentos

Existem ainda aumentos e diminuição da lordose, mas dentro da normalidade. Pessoas da raça negra tem na média uma lordose maior que pessoas brancas e as asiáticas tendem a ter uma lordose menor. Um outro fato que tende aumentar a lordose é o uso de sapatos com salto alto, sendo reversível após a retirada do sapato.

O tratamento da hiperlordose lombar vai depender da sua causa. Pode variar desde fisioterapia até cirurgia, dependendo do caso

Para maiores esclarecimentos, procure um médico ortopesista especialista em coluna vertebral.

Fonte tratamentodecoluna.com.br
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Doenças raras e bizarras

Cuidado: cenas fortes que podem causar aflição e mal estar


Fonte maisuol.com.br
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

RDC n° 52 - ANOREXÍGENOS - Publicado no Diário Oficial

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em  10 de outubro de 2011, no  Diário Oficial da União a RDC n° 52/2011 que dispõe sobre a proibição da produção, comércio e uso de medicamentos à base das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros, bem como intermediários, assim como medidas de controle da prescrição e dispensação de medicamentos que contenham a substância sibutramina, seus sais e isômeros, bem como intermediários e dá outras providências.


Art. 13. Esta Resolução entra em vigor no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua publicação.




Acesse
aqui a
resolução:





Fonte IDVF
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Bebês de 15 meses têm senso de justiça, mostra estudo

Pais que sofrem para impedir que seu bebê arranque brinquedos das mãos dos amiguinhos podem não acreditar, mas crianças de apenas 15 meses já parecem ter um senso rudimentar de justiça, afirma um novo estudo.

Experimentos feitos com cerca de 50 crianças na Universidade de Washington, em Seattle (Costa Oeste dos EUA), mostraram que os pequenos ficam "chocados" quando presenciam uma divisão desigual de guloseimas.

Arte

E, apesar do berreiro que às vezes acontece quando bebês disputam brinquedos, as crianças do estudo, em quase dois terços dos testes, topavam dividir os seus com adultos desconhecidos.

Publicada na revista científica de acesso livre "PLoS One", a pesquisa se junta a uma série de trabalhos recentes que indicam a existência de um instinto moral aguçado nos filhotes da nossa espécie.

PRECOCE
Aliás, o estudo atual é o que revela evidências de comportamento "ético" mais cedo no desenvolvimento humano --os trabalhos anteriores só tinham demonstrado isso em meninos e meninas de dois anos de idade.

Um resumo do design experimental usado pelos psicólogos Marco Schmidt e Jessica Sommerville, autores do estudo, pode ser visto no infográfico.

Sempre no colo de um dos pais, para ficarem relaxados, os bebês primeiro assistiam a vídeos que mostravam a divisão igualitária ou desigual de comida (biscoitos ou leite) entre dois adultos.

Como os talentos linguísticos das crianças dessa idade ainda são limitados, os psicólogos usavam algo mais simples para saber o que os bebês tinham achado dos vídeos: o tempo que eles gastavam olhando para a tela.

Trata-se de uma ferramenta já estabelecida em outros estudos do tipo. Em geral, quanto mais uma situação surpreende os bebês, mais tempo eles ficam olhando para a cena. E, nesse caso, em média, a cena em que a divisão é desigual surpreendeu bem mais os pequenos.

Depois, os mesmos bebês podiam escolher entre dois brinquedos, ambos ofertados por um pesquisador que eles já conheciam. O cientista esperava a criança escolher seu brinquedo favorito e, depois, deixava os dois com ela.

Entrava então em cena um outro pesquisador, que a criança ainda não tinha visto. O sujeito perguntava: "Posso pegar um [dos brinquedos]?".

A maioria dos bebês dava um dos brinquedos para a pessoa, e um terço deles emprestava até o brinquedo considerado o preferido.

Aliás, havia uma correlação: as crianças mais "chocadas" com a divisão injusta do leite ou dos biscoitos eram justamente as que tinham mais tendência a compartilhar seus brinquedos com os estranhos, sugerindo que tendências parecidas explicam os comportamentos.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Grupo japonês cria cérebros transparentes

Um grupo de neurocientistas japoneses está tentando dar uma espiadinha dentro da mente --literalmente. Eles criaram um método que transforma a massa cinzenta do cérebro, normalmente opaca, numa substância vítrea e transparente.

Os pesquisadores do Centro Riken de Ciência do Cérebro, financiado pelo governo japonês, usa um coquetel químico barato que transforma os cérebro mortos numa espécie de geleia translúcida.

Mergulhar o tecido cerebral nessa solução facilita a visualização de sua estrutura, um passo, que esperam os cientistas, ajudaria a elucidar a base física de traços de personalidade, memórias e até mesmo da consciência.

"Estou muito empolgado com o potencial disso", declarou Atsushi Miyawaki, membro da equipe de pesquisa que descreveu o método na revista científica "Nature Neuroscience".

Os ingredientes da solução são ureia (encontrada na urina e em fertilizantes), glicerol e detergente. Embora já esteja patenteada, o conteúdo da mistura, incluindo o "modo de fazer", foi divulgado de graça pelos japoneses na publicação especializada.

Por enquanto, os cientistas ainda estão apenas começando a montar o que chamam de "conectoma" --um mapa das conexões cerebrais-- no cérebro de camundongos, que é menos complexo do que o cérebro humano.

Hoje, obter imagens detalhadas da estrutura interna do tecido cerebral é relativamente custoso e complicado. É preciso "fatiar" o órgão em muitas fatias muito finas. A nova tecnologia japonesa promete simplificar bastante esse processo.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Estudo sueco relaciona poluição com endurecimento das artérias

Os poluentes químicos presentes no meio ambiente foram vinculados pela primeira vez ao endurecimento das artérias, condição que pode provocar ataques cardíacos e apoplexias, segundo um estudo sueco publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Há tempos se sabe que o efeito de substâncias tóxicas no ambiente é de longa duração, como as dioxinas, os bifenis policlorados e os pesticidas que se acumulam no tecido adiposo do corpo e no interior das paredes dos vasos sanguíneos.

Mas o estudo publicado na revista americana "Environmental Health Perspectives" é o primeiro a analisar a relação entre o tipo de exposição aos poluentes e a probabilidade de sofrer de arteriosclerose.

O estudo mediu os níveis destes componentes químicos em mil suecos residentes na cidade de Upsala e os níveis de arteriosclerose na artéria carótida, utilizando tecnologia de ultrassom.

Os cientistas descobriram que aqueles com maiores níveis de poluentes circulando no sangue eram mais propensos a sofrer um endurecimento das artérias e a ter sinais de acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

"Estas descobertas indicam que os tóxicos ambientais de vida longa orgânica podem estar ligados ao aparecimento de arteriosclerose e, portanto, levar à morte por doenças cardiovasculares no futuro", explicou Lars Lind, professor do departamento de ciências médicas da Universidade de Upsala.

Os países industrializados tendem a ter o maior número de casos de doenças cardiovasculares, cuja causa principal é o endurecimento das artérias.

Os fatores de risco incluem dietas ricas em gordura, tabagismo, diabetes e pressão alta.

Apesar de muitos poluentes atualmente serem regulamentados ou proibidos em todo o mundo, eles podem permanecer no ambiente por décadas, explicou Monica Lind, coautora do estudo e professora associada de Medicina Ambiental do Instituto Karolinska.

"Na Suécia e em outros países do mundo muitas destas substâncias são proibidas hoje, mas ainda persistem no nosso ambiente", disse Lind.

"Nós ingerimos estes componentes tóxicos com os alimentos que comemos e enquanto são armazenados no nosso corpo, seus níveis aumentam à medida que envelhecemos", acrescentou.

A equipe planeja analisar em breve a existência de algum vínculo entre a presença dos poluentes no sangue e a incidência de apoplexias e ataques cardíacos.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Americana dá à luz logo após correr maratona; veja o vídeo

Amber Miller, de 27 anos, deu à luz uma menina logo depois de completar a maratona de Chicago, nos Estados Unidos.

Veja vídeo.

Miller, que estava na 39ª semana de gravidez, disse que já havia participado de uma maratona grávida antes, mas não tão perto do fim da gestação.

BBC Brasil
Americana dá à luz logo após correr maratona
Americana dá à luz a uma menina logo após correr maratona em Chicago, nos Estados Unidos

"Eu disse a meus pais na noite anterior que não tinha planos de realmente terminar o percurso", diz ela.

TORCIDA
Esta foi a 8ª maratona da americana, que recebeu ordens médicas para correr metade da distância e caminhar a outra metade.

Ela sentiu as contrações do parto logo após o fim do percurso. Sua filha, June, nasceu saudável.

Segundo Miller, o dia da maratona foi "o dia mais longo" da sua vida.

"Muitas pessoas torciam para mim, gritando: 'Vai, mulher grávida!'", diz.

Por ter caminhado durante metade do percurso de 42 quilômetros, ela completou a maratona em 6 horas e 25 minutos.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Morar sozinho aumenta risco de morte relacionada a alcoolismo

Um novo estudo descobriu que morar sozinho pode aumentar o risco de morte relacionada ao consumo de álcool.

Os pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional examinaram as mortes ocorridas antes e depois da redução do preço das bebidas alcoólicas na Finlândia.

Eles acompanharam as fatalidades que podiam ser atribuídas ao abuso de bebidas alcóolicas --doença hepática, intoxicação alcoólica, violência ou acidentes relacionados ao consumo do álcool, entre outras.

Os resultados aparecem na edição de setembro da revista "PLoS Medicine".

Entre as pessoas casadas ou vivendo juntas, a taxa de mortalidade por razões ligadas ao álcool era quase igual antes e depois da redução do preço das bebidas.

Antes da redução, os homens que moravam sozinhos estavam 3,7 vezes mais propensos a morrer de doença hepática --a mais comum entre as doenças relacionadas ao consumo de álcool-- do que os que moravam com outras pessoas.

Após a redução, os homens que moravam sozinhos estavam 4,9 vezes mais propensos a morrer por problemas no fígado.

Antes da redução, o risco de morte por doença hepática para as mulheres que moravam sozinhas era 1,7 vezes maior do que para as mulheres que viviam com outras pessoas. Após a redução, o risco era 2,4 vezes maior.

"Algumas pessoas bebem álcool em excesso porque estão vivendo sozinhas e algumas moram sozinhas porque bebem demais", afirmou Kimmo Herttua, principal autor do estudo. "As duas explicações estão corretas", afirma.

Os pesquisadores afirmaram que a conclusão do estudo talvez não se aplique a outras populações e culturas.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Cremes clareadores são reprovados em pesquisa da ProTeste

A ProTeste, entidade de defesa do consumidor, testou a eficácia de seis marcas de cremes clareadores que não precisam de receita médica para compra. Três produtos não atingiram o resultado esperado: Vitactive Clareador Gel, de O Boticário; Revitalift Clareador Fluido, da L'Oreal; e Avon Care Aclara Creme, da Avon.

Shutterstock
Pesquisa da ProTeste testou a eficácia de cremes cosméticos que clareiam manchas causadas pelo sol na pele
Pesquisa da ProTeste testou a eficácia de cremes de caráter cosmético que clareiam manchas causadas pelo sol na pele
O estudo avaliou o tolerância da pele, a qualidade dos cosméticos e a eficácia no clareamento e na redução de manchas.

Os resultados do teste foram considerados satisfatórios somente para três marcas: Klassis, Eurecin e Clariderm. Esses produtos conseguiram um clareamento das manchas entre 5% e 6%.

Nenhum dos cosméticos promete eliminar as manchas, mas sim clareá-las. Eles utilizam princípios ativos como a vitamina C e o ácido glicólico. Os rótulos não informam para que tipo de pele e de mancha são mais eficientes.

Segundo a ProTeste, o Klassis foi o único creme que, além de clarear as manchas, também reduziu seu tamanho, deixando a pele mais homogênea. O Clariderm cumpre com o que se propõe e tem preço mais acessível.

Na análise do rótulo, apenas o Vitactive indicou que é preciso um mês de utilização para verificar a eficácia do produto. Os demais cremes não trazem essa informação, deixando o consumidor desorientado quanto ao tempo de uso.

O creme Revitalift, da L'Oréal, também se propõe a combater rugas e dar mais firmeza à pele, mas o órgão avaliou somente a proposta de clarear manchas. Nesse quesito o produto se saiu mal. Sua compra não é recomendada, assim como a do Vitactive, de O Boticário.

Para avaliar as marcas mais comercializadas, a ProTeste pediu que voluntárias com manchas de sol, gravidez e hormonais usassem os produtos durante 28 dias. O estudo mediu a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas (com manchas e sem manchas).

Como parâmetro, foi usada uma escala de intensidade luminosa, que verifica a variação do brilho das áreas com manchas. Quanto mais brilhosa a mancha, melhor. Isso significa que se ficou mais clara, permitiu que a luz refletisse sobre ela.

Após 28 dias de aplicação diária do produto, as marcas que apresentaram melhor resultado, deixando as áreas manchadas mais brilhantes e homogêneas, foram Klassis, Eucerim e Clariderm. Os produtos Aclara, Vit Active e Revitalift não apresentaram qualquer evolução nesse quesito.

Também foi medida a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas: com manchas e sem manchas. As únicas marcas que proporcionaram um clareamento significativo foram Clariderm, Klassis e Eurecin.

Os produtos Revitalift e Vitactive proporcionaram uma leve melhora em algumas voluntárias, mas esse resultado não foi estatisticamente significativo, de acordo com a associação. Por isso, foram avaliados como "ruins" nesse item.

As manchas causadas pelo sol são resultado de anos de exposição a raios solares sem proteção. Em geral, elas começam a aparecer depois dos 25 anos, quando o acúmulo de radiação recebida sem proteção durante a infância e a adolescência começa a emergir.

SAIBA COMO EVITAR MANCHAS
Veja alguns cuidados para evitar novas manchas na pele:

- quem depila o buço deve evitar exposição ao sol por, no mínimo, três dias após a depilação. Mesmo que invisível, pode ocorrer uma reação inflamatória no local, que predispõe à formação de manchas;

- caso haja exposição ao sol, deve-se usar protetor com, no mínimo, FPS (fator de proteção solar) 30, com reaplicação a cada hora;

- não esquecer de usar chapéu de abas largas que fazem sombra até o pescoço e os ombros;

- assim como na praia, durante o dia a dia, não deixar de proteger também o colo, região sensível que com o tempo e o excesso de sol pode apresentar áreas de envelhecimento, sardas e manchas;

- evitar o sol no período entre 10h e 15h.

OUTRO LADO
A L'Oreal, que fabrica o RevitaLift Clareador Fluido, disse em nota que "o produto é registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que sustenta sua eficácia graças a rígidos testes clínicos e avaliações dermatológicas conduzidas".

Já O Boticário, que produz o Vitactive Clareador Gel, esclareceu que vai avaliar em detalhes os critérios e o resultado da pesquisa.

"Ressaltamos que, antes de chegar ao consumidor, todos os produtos da marca passam por rigorosos testes de segurança e eficácia, que compravam a qualidade e conformidade com os benefícios oferecidos", disse em nota.

A Avon, que faz o Avon Care Aclara Creme, também declarou que não acompanhou os métodos utilizados pela associação.

Em nota, declarou: "A comercialização dos produtos da Avon é atestada por rigorosos testes e critérios de qualidade assegurados por processos internos e submetidos a registro sanitário aprovado pela Anvisa."

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Suplementos de vitamina E aumentam risco de câncer de próstata

A ingestão diária de uma dose de vitamina E, antes considerada uma promessa de prevenção contra o câncer de próstata, aparentemente tem o efeito inverso: aumentaria em 20% o risco de desenvolver esse tipo de tumor.

A descoberta está em artigo na revista especializada "Journal of the American Medical Association", mais conhecida como "Jama".

Arte

Trata-se de uma demonstração importante de que tomar vitaminas está longe de cair na categoria "se não fizer bem, mal não vai fazer". "As pessoas tendem a pensar que vitaminas são como canja de galinha", o que é errado, alerta o líder do estudo, Eric Klein, da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

SEM MECANISMO
Klein e seus colegas afirmam que ainda não dá para saber qual o mecanismo biológico por trás do aumento do risco de câncer, mas consideram que os dados são suficientes para recomendar que os pacientes não tomem os suplementos vitamínicos.

O estudo publicado no "Jama" envolveu o acompanhamento de cerca de 35 mil homens, com idade superior a 50 anos, a partir de 2001.

Os pesquisadores forneceram aos pacientes, dependendo do subgrupo em que foram divididos, tanto vitamina E quanto o mineral selênio, cujo suposto efeito protetor contra tumores de próstata também estava sendo investigado. Num dos subgrupos, vitamina e selênio foram combinados, enquanto outro só recebeu placebo (inócuo).

Já em 2008, tinha ficado claro que os suplementos não estavam tendo efeito protetor, e a equipe da pesquisa recomendou que o uso de vitamina E e selênio fosse descontinuado. No entanto, foi preciso analisar os dados até este ano para que o aumento do risco fosse flagrado.

Esse aumento não é catastrófico, principalmente quando se olham os números absolutos: 620 dos pacientes que tomavam vitamina E desenvolveram tumores de próstata, contra 529 dos que tomavam apenas placebo --cada um desses grupos tinha quase 9.000 voluntários.

Os outros grupos também apresentaram número de casos ligeiramente maior do que o conjunto de homens que tomou só o placebo.

RELEVÂNCIA ESTATÍSTICA
No entanto, apesar da diferença sutil, as análises estatísticas conduzidas pelos pesquisadores mostram que o efeito negativo do suplemento de vitamina E é real --diferentemente do que acontece com os suplementos de selênio ou o suplemento combinado, por exemplo.

Como não há diferença importante entre estilo de vida, características étnicas ou outros fatores entre os vários grupos, os pesquisadores avaliam que o excedente de vitamina E provavelmente está por trás do risco maior.

É claro que a pesquisa não prova que a vitamina, um nutriente importante, faz mal para a saúde humana.

Mas, por via das dúvidas, tal como acontece com qualquer outro nutriente, a forma comprovadamente saudável de ingerir vitamina E é pela alimentação. Alimentos como espinafre, beterraba, tomate, azeitonas e mamão são ricos em vitamina E.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Maioria dos brasileiros está longe dos esportes

Embora o país esteja prestes a receber dois dos maiores eventos mundiais do esporte --as Olimpíadas e a Copa do Mundo--, 62,6% dos brasileiros não praticam nenhuma de suas modalidades.

A conclusão é de um estudo feito pela consultoria de marketing esportivo Sport+Markt, que entrevistou mais de 46 mil pessoas em todos os Estados do país. E, se o brasileiro anda sedentário, a situação da brasileira é ainda mais preocupante. Apenas 27,6% das mulheres fazem regularmente algum tipo de esporte.

"Muitas mulheres ainda dedicam parte do seu dia a outros afazeres, como cuidar da casa e da família, o que acaba se refletindo no resultado final", disse Cesar Gualdani, sócio-diretor da empresa, com base no que a equipe da pesquisa ouviu de justificativa das participantes.

Editoria de Arte / Folhapress

Além do gênero, o nível econômico e a faixa etária também influenciam na prática esportiva. O estudo mostrou que as pessoas mais ativas são as que têm condição financeira mais elevada.

O Sul é a região proporcionalmente com a maior quantidade de pessoas praticando esportes, quase 54% dos homens e 32% das mulheres. Entre os homens, a cidade de São Paulo ocupa a terceira posição na lista das capitais mais esportivas. Com 54,5% deles praticando alguma modalidade, fica atrás apenas de Porto Alegre (61%) e de Florianópolis (54,9%).

As mulheres paulistanas não são tão ativas --com 25,6%, a cidade ocupa a nona posição na lista encabeçada por Florianópolis, que tem Santos na sétima posição.

Apesar das praias, as cariocas ocupam apenas a 15ª colocação no ranking. "Esse resultado é preocupante. A obesidade hoje é uma epidemia no Brasil. Precisamos aproveitar a visibilidade dos grandes eventos esportivos para divulgar a importância de se exercitar", disse Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.

Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Paraná confirma segundo caso de dengue tipo 4

Curitiba - A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou o segundo caso de dengue tipo 4 no estado. O paciente mora em Santa Tereza do Oeste e esteve no Pará (Região Norte), entre os dias 12 e 28 de agosto. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, após apresentar sintomas característicos da doença, o paciente procurou o serviço de saúde e o diagnóstico foi confirmado. O caso, divulgado na noite de anteontem (10), é considerado importado, pois o contágio ocorreu fora do estado. A secretaria investiga ainda outro caso de dengue tipo 4, que está em fase de exame laboratorial.

O boletim informativo da dengue no Paraná foi reestruturado e, desde agosto, analisa os dados epidemiológicos a partir da 31ª semana do ano até a 30ª do ano seguinte (julho de 2012). De acordo com o superintendente, a ideia é ter uma noção clara da curva epidêmica da doença. De agosto até agora, a secretaria confirmou 30 casos de dengue no Paraná. Desse total, 27 foram autóctones – cuja infecção ocorreu dentro do estado – e três, importados.

De agosto de 2010 a julho de 2011, foram notificados 65.649 casos e confirmados 29 mil, sendo 28 mil autóctones. Quatorze pessoas morreram devido a complicações da doença. O Paraná vem apresentando redução nos casos autóctones de dengue. No primeiro semestre deste ano, foi registrada uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, a secretaria confirmou 25,7 mil casos autóctones, enquanto nos seis primeiros meses de 2010 o número chegou a 32,5 mil casos.

Segundo Paz, isso mostra que o Plano Emergencial de Controle da Dengue, lançado em janeiro deste ano, têm cumprido o objetivo. “Mas o combate à dengue deve continuar, o monitoramento será constante e a população não deve deixar que o mosquito se prolifere”, ressalta o superintendente.

O superintendente disse que a principal preocupação é com a introdução de mais um tipo do micro-organismo na população, que já tenha sido exposta aos outros tipos – 1, 2 e 3. Cada vez que uma pessoa tem contato com um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele, ou seja, pode ter dengue no máximo quatro vezes (de tipos diferentes). Mas, segundo ele, clinicamente os sintomas dos quatro sorotipos são iguais.

Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Excesso de peso eleva risco de doenças crônicas, alerta ministério

No Dia Mundial de Prevenção à Obsesidade, lembrado ontem (11), o Ministério da Saúde alerta que o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o infarto e o diabetes.

Dados do Vigitel (2010) indicam que 48,1% dos brasileiros adultos têm sobrepeso e 15% estão obesos. Entre 2006 e 2010, foi registrado um aumento do excesso de peso entre homens em 1,2 ponto percentual ao ano. Entre as mulheres, o aumento foi de 2,2 pontos percentuais ao ano. A frequência da obesidade também subiu entre o sexo feminino – em média, 1 ponto percentual ao ano no mesmo período.

O excesso de peso entre crianças e jovens, segundo o ministério, também preocupa. Um estudo com crianças de 5 a 9 anos mostra que, entre 2008 e 2009, o sobrepeso e a obesidade já registravam índices de 33,5% e 14,3%, respectivamente. Na população de 10 a 19 anos, o sobrepeso foi diagnosticado em cerca de 1/5 dos adolescentes e a prevalência de obesidade foi de 5,9% em meninos e 4% em meninas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sobrepeso e a obesidade respondem como a quinta causa de mortes em todo o mundo – pelo menos 2,8 bilhões de adultos morrem todos os anos em consequência dessas condições. Também estão relacionados ao excesso de peso 44% dos casos de diabetes, 23% das doenças do coração e entre 7% e 41% de determinados tipos de câncer.

Uma pessoa é considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 30. No caso do sobrepeso, o IMC é igual ou superior a 25. Para fazer o cálculo, basta dividir o peso atual (em quilos) pelo dobro da altura (em metros).

Dados globais mostram que a obesidade mais que dobrou desde a década de 80. Em 2008, mais 1,5 bilhão de adultos com 20 anos ou mais estavam acima do peso – desses, cerca de 200 milhões de homens e quase 300 milhões de mulheres eram obesos.

Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Casos de tuberculose caem pela primeira vez na história, diz OMS

O número de pessoas com tuberculose em todo o mundo caiu pela primeira vez, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Relatório de Controle Global da Tuberculose 2011 aponta que o número de infectados passou de 9 milhões em 2005 para 8,8 milhões no ano passado.

Dados globais indicam ainda que a doença matou 1,4 milhão de pessoas em 2010, após atingir o pico de 1,8 milhão de óbitos em 2003.

Grande parte do avanço registrado atualmente, de acordo com a OMS, é resultado da expansão de esforços em países como Quênia e Tanzânia, onde muitos casos da doença estão relacionados a pessoas soropositivas. O Brasil também foi citado no relatório por ter alcançado uma melhora “significante e sustentada” no cenário da tuberculose.

A OMS ressaltou, entretanto, que o progresso alcançado até hoje corre risco em razão do subfinanciamento no setor – sobretudo no combate a um tipo de tuberculose resistente a medicamentos. O problema, segundo o órgão, é que a maioria dos países de baixa renda depende exclusivamente de financiamento externo.

A estimativa é que o financiamento em 2012 totalize US$ 1 bilhão – dos quais US$ 200 milhões seriam para a resposta à forma mais resistente da tuberculose.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, avaliou que a queda no número de doentes e de mortes é motivo de celebração, mas não é motivo para complacência. Ele pediu apoio para o programa Stop TB Partnership, lançado em 2001, com o objetivo de eliminar a doença como um problema de saúde pública em todo o planeta.

A taxa de mortalidade da tuberculose caiu 40% entre 1990 e 2010. A expectativa é que, por meio do programa, todas as regiões do planeta, com exceção da África, alcancem uma redução de 50% até 2015.

Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Casos de dengue caem 24%; mortes têm redução de 25%

Os casos de dengue notificados no país entre janeiro e setembro deste ano caíram 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos graves tiveram redução de 40% e as mortes provocadas pela doença, de 25%, no mesmo período.

Os números foram divulgados ontem (11) pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, durante apresentação de um conjunto de ações para o enfrentamento da dengue no próximo verão.

Entre as medidas previstas estão um incentivo financeiro de R$ 90 milhões (20% a mais do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde) a ser distribuído para 989 municípios selecionados. O objetivo é qualificar ações de prevenção e controle da doença. Cada gestor local terá que notificar casos suspeitos de dengue grave e mortes, além de oferecer uma rede de atenção primária capaz de atender casos registrados em sua área de abrangência.

“Esse incentivo é para que os municípios e os estados tenham qualidade no combate à dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o incentivo deve funcionar como estímulo, por exemplo, para um aumento no número visitas domiciliares feitas pelos agentes.

A estratégia para o próximo verão inclui ainda a ampliação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), que vai passar a incluir 556 municípios .

Outra novidade anunciada pelo Ministério da Saúde trata do monitoramento da situação epidemiológica no país por meio de redes sociais como o Twitter. A ideia é analisar, em tempo real, informações sobre dengue em municípios com população acima de 100 mil habitantes. Os alertas serão acompanhados a partir de novembro pelo sistema de vigilância em saúde, que vai verificar possíveis regiões onde há indicativo de aumento de casos.

“O ministério vai usar todos os instrumentos para saber das informações que a população tem sobre a dengue. Um comentário, às vezes, pode antecipar a existência de um número maior de casos”, assinalou Padilha.

Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Padilha rebate críticas e diz que Programa Academia da Saúde será ampliado

Ao comentar críticas relacionadas ao Programa Academia da Saúde, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem (11) que o objetivo da pasta é atuar na prevenção de doenças e que o programa tem respaldo internacional.

A edição de hoje do jornal O Globo trouxe reportagem questionando o uso de recursos do Piso Nacional da Saúde para custear as 2 mil academias da saúde, no lugar de serem destinados ao atendimento básico.

“O programa é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo que o ministério fez no primeiro semestre mostrou que, nos projetos piloto, tivemos uma redução de até 50% do uso de medicamenos entre as pessoas que fizeram parte desse programa”, destacou Padilha.

Durante a apresentação de um conjunto de ações para o enfrentamento da dengue no próximo verão, o ministro ressaltou ainda que, no caso do projeto piloto de Belo Horizonte, foi comprovado que uma academia da saúde gerou uma economia equivalente ao gasto com 30 leitos de hospital.

“A ação de prevenção, além de garantir qualidade de vida para as pessoas, é uma ação de quem quer fazer uma boa gestão”, disse. “Vários projetos em algumas cidades são bastante reconhecidos e, por isso, o ministério vai propagar esse programa por todo o Brasil. Isso aqui é o Ministério da Saúde, não da doença. É um ministério que busca a prevenção, a melhoria da qualidade de vida e vai sim multiplicar um programa bastante reconhecido”.

Fonte Agência Beasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Prevenção da obesidade deve ser feita desde criança e começar por casa, alerta associação

A prevenção da obesidade desde criança e dentro de casa garante resultados melhores contra o excesso de peso e desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, alertou a representante da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Maria Edna de Melo.

“Se a gente começa a educar desde criança é lógico que teremos mais resultados no futuro. Quando uma criança aprende na escola e aprende a gostar do que é saudável esse quadro muda, mas é preciso também envolver os pais para que o resultado seja melhor em toda a família”.

No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado ontem (11), o objetivo é promover uma reflexão sobre os hábitos alimentares, o crescente ganho de peso da população e também estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis.

Ainda segundo a representante da associação, o Brasil precisa evoluir muito na questão da regulamentação de medicamentos para obesidade. “A maneira como a Anvisa (Associação Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso de medicamentos para emagrecer praticamente inviabiliza qualquer tratamento farmacológico da obesidade. Essas drogas proibidas aqui são as mais vendidas no tratamento contra a obesidade nos Estados Unidos, se tiram do mercado e restringem essas medicações o combate à obesidade vai ser muito difícil”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e acomete 1 bilhão de pessoas. Além disso, responde como a quinta causa de mortes em todo o mundo.

Uma pessoa pode ser considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal é igual ou superior a 30. No caso do sobrepeso, o índice é igual ou superior a 25. Para calcular é preciso dividir o peso (em quilos) pelo dobro da altura (em metros).

Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Olhos


O que é
O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.

O poder de usar a informação visual não depende apenas de ver, mas também de compreender o que foi visto. A compreensão das informações visuais – reconhecimento de contornos, cores e da relação com outros objetos – depende da forma como as células sensíveis à luz da retina estão conectadas com o sistema nervoso. Portanto, a função dos olhos no ser humano vai além da forma como a imagem visual é convertida em mensagem, ou seja, ela abrange também o campo de interpretação desta mensagem.

O olho é um órgão fotorreceptor e um conversor de energia luminosa em energia elétrica, ou impulsos nervosos, além de ser um eficiente transportador destes impulsos para o cérebro. Para desempenhar todas essas funções, ele conta com um complexo mecanismo constituído por várias camadas de tecidos especializados.

São músculos, nervos, veias sanguíneas e lente que se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens. O nervo óptico, por sua vez, faz a conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central.

O interior do olho é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externa, mantém a forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores. Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular. Ela produz muco para lubrificação do olho, evitando o ressecamento.

As três camadas de tecido que constituem o globo ocular, ou túnicas, são: fibrosa (externa), vascular (intermédia) e nervosa (interna). A primeira é composta pela esclera e a córnea. A esclera dá forma e proteção ao olho, além de sustentação para os músculos que o movimentam. Ela é a membrana branca e opaca encontrada na maior parte de sua superfície. A parte restante e frontal do globo é recoberta pela córnea, membrana transparente que atua como uma lente convergente.

Coróide, corpo ciliar, íris e cristalino (lente) são encontrados na túnica vascular. Estes elementos estão relacionados, respectivamente, com a nutrição e proteção do olho, sustentação e mudança da espessura do cristalino e bloqueio do excesso de luz que poderia queimar a retina. A retina é a túnica nervosa, propriamente dita. Está repleta de fotorreceptores – cones e bastonetes – para a percepção visual, além de células bipolares e ganglionares para a transmissão dos impulsos visuais para o nervo óptico.


Funcionamento
A córnea permite a passagem de ondas de luz para o interior do globo ocular. Mas, nem toda a luz atinge a área posterior do olho, revestida pela retina. Isto porque, a íris – um músculo contrátil opaco e pigmentado em sua superfície – regula a quantidade de luz adequada que poderá penetrar no olho. Este músculo, que dá a cor aos nossos olhos, opera como um diafragma ao aumentar ou diminuir uma abertura em seu centro, a pupila. O recurso evita que uma quantidade excessiva de luz possa queimar a retina.

Imediatamente atrás da íris, o cristalino toma a espessura adequada para focar o feixe de luz na retina, conforme constrição ou relaxamento do corpo ciliar ligado a ele. O feixe de luz chega à retina invertido, como a imagem de um espelho, e de ponta-cabeça devido à refração da luz pelo cristalino.

A retina é como um filme fotográfico. Ela contém células receptoras pigmentadas – cones e bastonetes – que convertem a luz em pulsos elétricos. Outras células da retina, bipolares e ganglionares fazem a coleta destes pulsos. Os impulsos de várias células receptoras são coletados por uma única célula ganglionar. Esta convergência aumenta a intensidade de luz, ou seja, uma luz fraca estimulando mil bastonetes produz um estímulo fortíssimo.

Os impulsos intensificados são levados pelo nervo óptico ao cérebro. Olhos e cérebro trabalham em conjunto para transformar ondas de luz em sensações que conhecemos por visão.

Curiosidades
É preciso que 11 bastonetes sejam excitados, cada um por um único fóton, para produzir a sensação de luz. Um estímulo muito fraco de luz não afeta a sensibilidade da célula receptora que o recebe. Mas, estímulos muito fracos apresentados várias vezes em sucessão rápida causam a sensação de luz. Isto significa que a intensidade de luz é multiplicada pelo número de vezes de exposição. É por esta razão que passamos a ver na penumbra depois de algum tempo.

Nem sempre as células nervosas da retina são excitadas pela descarga de outras. A descarga pode também inibir a outra célula. E é este o fenômeno que produz alguns efeitos de óptica. Por exemplo, o fenômeno de contraste de cor: se uma luz azul é projetada em uma grande tela branca, a tela parecerá amarela. Isto acontece, porque o estímulo de luz azul caindo na área central da retina causa a inibição da sensibilidade para o azul na área periférica. Então, a tela branca de fundo aparecerá como tendo perdido a luz azul – branco menos azul é uma mistura de vermelho e verde e, portanto, a tela aparece na cor amarela.

Doenças relacionadas
- Astigmatismo

- Câncer de olhos

- Catarata

- Cegueira noturna

- Conjuntivite

- Daltonismo

- Degeneração macular

- Estrabismo

- Glaucoma

- Hipermetropia

- Miopia

- Neurite óptica

- Retinite pigmentosa

- Retinopatia diabética

- Síndrome dos olhos secos

- Tracoma


Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Câncer de pele


Foto: ADAM
Estrutura da pele

Definição

O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.
Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

Causas, incidência e fatores de risco

A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta por diferentes tipos de células.
Os cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicas presentes:
  • O carcinoma basocelular se origina do crescimento anormal de células na camada mais profunda da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele
  • O carcinoma de células escamosas se refere a alterações nas células presentes na camada central da epiderme
  • O melanoma ocorre nos melanócitos (células que produzem pigmento) e é menos comum do que o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas, porém, é o tipo mais perigoso. É a principal causa de morte decorrente de doenças de pele

Foto: ADAM
Melanoma no pescoço

O melanoma no pescoço (identificado na figura ao lado) tem diversas cores, com uma área escura pigmentada no centro. Ele possui bordas irregulares e parece ter mais de 0,5 cm. O prognóstico em melanoma é mais bem definido por sua profundidade durante a ressecção.
O câncer de pele pode ser classificado como melanoma ou não melanoma. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas são os cânceres de pele não melanoma mais comuns. Outros tipos de cânceres não melanoma são sarcoma de Kaposi, carcinoma de célula de Merkel e linfoma cutâneo.
O câncer de pele é a forma mais comum de câncer nos Estados Unidos.
Os fatores de risco conhecidos do câncer de pele incluem os seguintes:
  • Compleição: O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, cabelos e olhos claros
  • Genética: Ter um histórico familiar de melanoma aumenta o risco de ocorrência desse câncer
  • Idade: O câncer de pele não melanoma é mais comum após os 40 anos
  • Exposição solar e queimadura do sol: A maior parte dos cânceres de pele ocorrem em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa de todos os cânceres de pele
O câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, não apenas nas pessoas que tenham esses fatores de risco. Pessoas jovens e saudáveis -- inclusive pessoas com pele, cabelos e olhos escuros -- podem sofrer de câncer de pele.

Sintomas

O câncer de pele pode ter muitas aparências diferentes. Eles podem ser pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados, com crostas ou sangramentos, ou possuir outros aspectos. Portanto, qualquer suspeita deve ser examinada por um médico. Veja os artigos sobre os tipos de câncer de pele específicos para obter mais informações.
Seguem abaixo alguns aspectos a serem considerados:
  • Assimetria: metade da área anormal da pele é diferente da outra metade
  • Bordas: bordas irregulares
  • Cor: varia de uma área para outra com tonalidade bronzeada, marrom ou preta (às vezes branca, vermelha e azul)
  • Diâmetro: geralmente (mas nem sempre) maior que 6 mm de tamanho (o diâmetro de uma borracha de lápis)
  • Qualquer formação na pele com sangramento ou que não cicatrize


Foto: ADAM
Melanoma maligno

Use um espelho ou peça para alguém olhar suas costas, ombros e outras áreas difíceis de examinar.

Tratamento

Cada tipo de câncer de pele exige uma abordagem de tratamento diferente. A remoção cirúrgica do câncer é muito comum.
Veja o tipo específico de câncer de pele para obter mais informações:
  • Carcinoma basocelular
  • Carcinoma de células escamosas
  • Melanoma
O melanoma maligno é o tipo mais perigoso de câncer de pele. Os melanomas embaixo da unha (identificado na figura ao lado) aparecem como uma descoloração preta ou preto-azulada.
Esse tipo de malignidade se espalha (em metástase) rapidamente.

Evolução (prognóstico)

O resultado depende de diversos fatores, inclusive o tipo de câncer e o estágio em que estava no momento em que foi diagnosticado. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas raramente se espalham para outras partes do corpo. O melanoma, por outro lado, tem mais probabilidade de disseminação. Veja os artigos sobre os tipos específicos de câncer de pele para obter mais informações.

Ligando para seu médico

Qualquer pinta, lesão ou formação suspeita na pele deve ser examinada por um médico imediatamente. Leve muito a sério quaisquer mudanças em uma pinta ou qualquer formação inesperada na pele.

Prevenção




Foto: ADAM
Proteção solar

Reduzir a exposição solar é a melhor maneira de evitar danos na pele, incluindo muitos tipos de câncer de pele:


  • Proteja sua pele do sol sempre que puder -- use chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças
  • Tente evitar exposição entre as 10 e as 16 horas, quando o sol é mais forte
  • Use protetor solar com FPS mínimo de 30. Aplique o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando-o constantemente
  • Aplique o protetor solar mesmo nos meses de inverno
Roupas que bloqueiam ou filtram os raios prejudiciais do sol (UVA e UVB), combinadas com chapéus de abas amplas, óculos de sol e protetor solar, são úteis na prevenção de danos aos olhos e à pele. Qualquer um deles por si só, mesmo o protetor solar, pode não ser suficiente para evitar danos solares.


Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Exames: Angiotomografia

O que é
É uma tomografia computadorizada dos vasos sanguíneos.

Para que serve
Ajuda o médico a detectar anormalidades nas estruturas dos vasos sanguíneos. Também é utilizado para analisar doenças do pericárdio (membrana que envolve o músculo do coração), da artéria aorta, coágulos ou tumores.

Como é feito
O paciente é deitado em uma maca e posicionado para a realização do exame. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem. O exame exige o uso de contraste.

Preparo
Jejum absoluto (alimentos e água) de 4 horas. Como é injetado contraste na veia, é necessário verificar se o paciente tem alergia ao iodo ou insuficiência renal. Às vezes, a critério médico, é necessário interromper o uso de algum medicamento.

Valores de referência
O resultado se dá por meio de laudo com a interpretação do médico.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Posso treinar quando estiver gripado?

Vírus baixa a resistência do organismo e exige repouso. Treino ainda pode dificultar a recuperação

Uma das características da gripe é baixar a resistência do organismo. O indivíduo se sente fraco, indisposto e o corpo pede descanso e boa alimentação para combater o vírus alojado e, assim, recuperar-se mais rapidamente. Portanto, não aconselho o aluno a realizar um treino quando estiver gripado. Musculação, corrida e spinning são atividades que não devem ser feitas nessa situação.

O aluno que insiste na prática de exercícios quando o corpo não está 100% corre o risco de permanecer mais tempo doente, porque o organismo irá dividir a energia que precisa para se regenerar com a que despende durante o treino. Mas se a vontade de praticar exercícios for maior do que a moleza causada pelo quadro é melhor apostar em alguma atividade regenerativa, como um alongamento, uma leve caminhada, hidroterapia ou yoga.

De qualquer forma, é fundamental descansar para ter uma recuperação mais rápida. O atleta que não sabe respeitar as limitações do próprio corpo está mais sujeito a enfermidades e lesões.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Posso treinar de ressaca?

Ir para a academia depois de uma noite de balada forte pode prejudicar a saúde

Quando uma pessoa está de ressaca, o maior prejuízo para o corpo é a desidratação – e isso é o que mais afeta a prática do exercício. Desidratado, o aluno pode até sofrer um desmaio. Se estiver se sentindo mal e não conseguir se alimentar, pior ainda, pois pode ficar sem energia. Em casos extremos, a falta de líquidos e de alimentos no corpo aliada a um esforço rigoroso leva à perda de minerais, carboidrato e glicose, podendo ocasionar até um acidente vascular cerebral (AVC).

Um dos exercícios mais perigosos nesse caso é a corrida, pois há uma grande eliminação de líquidos, o que pode agravar a situação de quem está de ressaca. Nesse momento, o corpo precisa de descanso para se recuperar. Não tem como dizermos qual é o tempo exato para isso acontecer, então o ideal é respeitar os próprios limites (em média, uma pessoa demora entre 12 e 36 horas para se restabelecer).

O mais aconselhável, durante a ressaca, é repor os líquidos e fazer uma ingestão saudável de glicose e carboidratos por meio de pratos leves e saudáveis. Se o aluno já estiver se sentindo bem, pode fazer, com moderação, uma caminhada, um passeio de bicicleta suave, um alongamento ou qualquer outro exercício leve com baixo gasto calórico.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

O único local que tenho para treinar é poluído. Devo continuar?

É melhor encontrar alternativas para fugir da poluição do que parar de se exercitar

João Paulo Póvoa é professor de educação física, diretor técnico da Run & Fun Assessoria Esportiva no Rio de Janeiro:

Sim, é melhor continuar com sua atividade física. Mas procure correr pela manhã quando os níveis de poluentes e calor são menores ou, ao menos, evite o horário de rush.

Caso as autoridades alertem para altos índices de poluição ou você perceba o ar mais carregado do que o normal, a sugestão é diminuir a intensidade do treino ou não treinar nesse dia.

Os benefícios da atividade física para a saúde são extremamente eficazes mesmo em pequenas quantidades.

Tendo em vista que já somos expostos a grandes quantidades de poluentes diariamente, mesmo considerando um aumento a essa exposição, sugiro que tome cuidados em relação a horário para treinar, intensidade e hidratação, e mantenha-se ativo.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Humor: Bis

Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

INCA: Exame de toque é mais preciso do que PSA

Diretor da entidade afirma que teste clínico é mais eficaz para detectar câncer de próstata do que o de sangue

Um grupo de trabalho formado por especialistas em saúde masculina dos Estados Unidos divulgou, no final da semana passada, uma nova recomendação para mapear o câncer de próstata.

Segundo o painel elaborado pelos técnicos do US Preventive Services Task Force (Força Tarefa de Saúde Preventiva que norteia o governo americano) com base nas análises de mais de um milhão de pacientes atendidos, os homens saudáveis com menos de 75 anos não precisam fazer o teste de sangue, conhecido como PSA, que sugere a presença da doença ao avaliar a quantidade de uma proteína no organismo.

De acordo com a publicação, o PSA não é eficaz para o diagnóstico precoce e ainda pode acarretar tratamentos e cirurgias em excesso já que “a maioria dos cânceres detectados não exigiria tratamento, mas ainda sim 90% dos homens com alterações são submetidos às técnicas invasivas.”

O iG Saúde entrevistou o diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Brasil, Luiz Antonio Santini, para saber se as recomendações brasileiras serão alteradas com a nova publicação. Santini afirmou que os achados internacionais só reforçam as práticas já adotadas por aqui.

“PSA aumentado não é sinônimo de câncer de próstata”. Ainda conforme Santini, o “exame de toque retal é muito mais fidedigno e deve fazer parte das consultas clínicas de rotina para homens com mais de 50 anos" disse. Confira a entrevista.

iG: As novas recomendações norte-americanas sobre o PSA alteram a prática brasileira?
Santini: Elas só reforçam a nossa recomendação já em prática. O PSA não é específico para detectar o câncer de próstata. Ele simplesmente indica que a próstata está aumentada e isso pode ser por causa de uma lesão maligna ou benigna. Por isso, o teste não é uma boa ferramenta de rastreamento da doença. Um outro fator é que, mesmo quando o PSA detecta um câncer, na maioria das vezes, o homem vai ser rastreado aos 50 anos e morrer, de outra causa, muitos anos depois de detectado o tumor e não por causa deste câncer.

iG: Isto significa que o PSA é um exame obsoleto?
Santini: Não. Significa que o PSA deve ser uma recomendação particular e não universal. O homem precisa fazer consultas periódicas com o urologista e é o médico que pode avaliar, caso a caso, a necessidade do PSA com base no quadro clínico de cada paciente. Diferentemente do tumor de mama, que obrigatoriamente precisa ser tratado, o tumo de próstata nem sempre exige intervenção ou operação. Fazer disso uma recomendação universal pode acarretar um excesso de tratamentos, que trariam efeitos colaterais não necessários, como uma possível sequela de impotência ou incontinência urinária. A decisão pelo PSA cabe a cada médico e seu paciente.

iG: E com relação ao exame de toque retal, há alguma dúvida?
Santini: Não há discussão sobre o toque retal e nem dúvidas. Ele faz parte do exame físico que deve ser aplicado em homens com mais de 50 anos. O toque retal é muito mais específico do que o PSA, já que uma próstata endurecida apalpada é mais fidedigna para mostrar presença de doenças que vão além do câncer de próstata. É por meio do toque retal que são detectados quadros agudos, como uma apendicite, um tumor na porção baixa do intestino ou até câncer anal. Até mesmo as mulheres, em alguns casos, precisam passar pelo toque quando o exame vaginal não consegue mapear as doenças.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Série de alongamentos

12 alongamentos básicos para fazer antes e depois do exercício



Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Pule corda e extermine calorias

Além de ajudar a emagrecer, a atividade melhora coordenação e resistência

Por parecer brincadeira de criança, muita gente não a valoriza. Mas pular corda é uma excelente atividade física.

Pode ser o empurrão que faltava para quem está tentando sair do sedentarismo ou até complementar outros esportes, com a intenção de reforçar o condicionamento físico.

“Para quem ainda não tem fôlego, pular corda é um bom início. Você pode começar bem leve, de 5 a 10 minutos por dia”, diz o professor de educação física Marcio Acoaviva, coordenador da Academia Needs, de São Paulo.

“A corda auxilia ainda na prática de corrida, ciclismo e boxe, entre outros esportes. Você varia o trabalho aeróbico e reforça o condicionamento cardiovascular”, completa o professor José Ricardo Martins Junior, gerente técnico da Academia Body Planet, do Rio de Janeiro.

A atividade é uma verdadeira máquina de exterminar excessos: a prática de 20 minutos pode queimar 300 calorias e reduzir a gordura corporal. Por outro lado, também proporciona o fortalecimento do abdômen, dos braços e dos membros inferiores (deixa panturrilhas e coxas torneadas e bumbum durinho). "E ainda aumenta a agilidade, a concentração, melhora o equilíbrio e a coordenação motora”, completa o professor José Ricardo.

Por ser uma atividade de impacto, só é preciso ter cuidado com lesões em tornozelos, quadris e joelhos. “Deve ser evitada por quem tem dor nessas áreas ou algum problema na coluna. Aliás, sentiu qualquer incômodo, interrompa o exercício”, alerta Marcio Acoaviva. De preferência, faça sob supervisão de um professor de educação física.

É fácil começar. Basta um pequeno espaço, uma corda firme e tênis de boa qualidade e com amortecimento capaz de deve absorver o impacto causado pelos saltos em sequência.

Inicie com séries de 5 a 10 minutos por dia, pelo menos duas vezes por semana para que os resultados possam ser eficientes. “Caso sinta cansaço, pare um pouco, respire. Verifique sua frequência cardíaca – se estiver alta, dê um tempo e só depois reinicie”, ensina o professor da Academia Needs.

“Pule dois minutos, descanse um. Repita de três a quatro a quatro vezes”, finaliza o especialista. Com a evolução, você pode chegar a pular três vezes por semana, em séries de 20 a 30 minutos.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Chocolate protege o cérebro, diz estudo

Mulheres que comeram 72g por dia tiveram 20% menos risco de ter acidente vascular cerebral (AVC)

Na mais recente pesquisa para avaliar os benefícios cardiovasculares de um alimento já amado, o chocolate, cientistas suecos relataram que consumi-lo parece diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em mulheres.

O estudo descobriu que mulheres que tiveram o maior consumo de chocolate – cerca de duas barras por semana – tinham um risco 20% de redução dessa ocorrência.

“O cacau contém flavonóides, com propriedades antioxidantes e pode suprimir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade [conhecida como o colesterol ruim], que favorece o surgimento de doenças cardiovasculares, incluindo o AVC”, explicou a autora do estudo, Susanna Larsson, professora associada da divisão de Epidemiologia Nutricional do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Os benefícios do chocolate não param por aí, disse Larsson, acrescentando que o consumo da versão escura – mais rica em cacau – também foi ajuda a reduzir a pressão arterial, a reduzir a resistência à insulina e ajuda evitar a formação de coágulos sanguíneos. A autora alerta: os resultados não significam que o chocolate deva ser acrescentado ao menu diário.

“É importante manter descobertas como essas dentro de contexto. Estes resultados não significam que as pessoas precisam devem trocar o chocolate pelo brócolis na dieta”, afirmou Nieca Goldberg, cardiologista e diretora médica do H. Joan Tisch Center for Womens Health, de Nova York.

“Chocolate tem antioxidantes e essas substâncias são benéficas à saúde. Elas podem ajudar a tornar as artérias mais flexíveis e que podem ajudar a reduzir a oxidação do colesterol. Mas, e se os cientistas tivessem testado no estudo cascas de maçã ou uvas?” questiona ela. Ao mesmo tempo em que o estudo observou uma associação entre o chocolate e o risco reduzido de AVC, ele não provou uma relação de causa e efeito.

Os resultados serão publicados em 18 de outubro na publicação científica Journal of American College of Cardiology.

O estudo incluiu mais de 33 mil mulheres suecas com idades entre 49 e 83. Nenhuma tinha qualquer histórico de acidente vascular cerebral, doença cardíaca, câncer ou diabetes quando o estudo começou, em 1997. Todas foram convidadas a preencher um questionário que incluía perguntas sobre mais de 350 fatores envolvendo dieta e estilo de vida.

Na década de 1990, escreveu Larsson, 90% do chocolate consumido na Suécia era à base de leite, e continha cerca de 30% de cacau na composição – uma concentração de cacau maior do que a encontrada na maioria dos chocolates escuros consumidos nos Estados Unidos.

Larsson revisou informações dos registros suecos de alta hospitalar entre 1998 e 2008 para documentar os casos de acidente vascular cerebral entre as mulheres participantes do estudo.

Ao todo, 1.549 das mulheres do estudo tiveram um AVC ao longo desse período. Desse total, cerca de 1,2 mil, tiveram AVCs do tipo isquêmico – quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado e deixa de receber sangue e oxigênio. Outros 224 AVCs foram do tipo hemorrágico, quando uma área do cérebro sangra, e este sangue inunda algumas áreas ou todo o cérebro. Os restantes 125 foram registrados como um tipo não especificado de AVC.

“Observamos que mulheres com o maior consumo de chocolate – cerca de 72g por semana – tinham um risco 20% inferior de AVC do que as que nunca ou raramente consumiam chocolate”, disse Larsson, acrescentando que, embora o estudo tenha sido feito com mulheres, espera-se que os resultados seriam semelhantes nos homens.

“Há um lado positivo e um lado negativo em tudo. Não acho que as pessoas devem comer todo o chocolate que podem, mas um pouco de chocolate com moderação pode ter benefícios”, disse Goldberg. Ela acrescentou que é importante lembrar que o chocolate é rico em açúcar e gordura, e também contém cafeína. Dessa forma, para quem é propenso a ter batimentos cardíacos irregulares ou a pressão alta, comer chocolate pode afetar essas condições.

Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Depressão

Definição

A depressão pode ser descrita como uma sensação de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de nós já se sentiu assim em algum momento, por um período breve.
A depressão clínica é um transtorno de humor no qual a sensação de tristeza, pesar, raiva e frustração interfere na vida diária por um longo período.
A depressão também pode ser:
  • Depressão adolescente
  • Depressão na terceira idade
  • Depressão maior

Nomes alternativos

Tristeza; Vazio; Desânimo; Melancolia

Considerações



Foto: ADAM
Depressão e insônia

Os sintomas de depressão incluem:


  • Desânimo ou irritação constante
  • Perda no prazer em atividades usuais
  • Problemas para dormir ou excesso de sono
  • Uma alteração dramática no apetite, muitas vezes com perda ou aumento de peso
  • Fadiga e falta de energia
  • Sensação de inutilidade, autodepreciação e culpa inapropriada
  • Dificuldade extrema para se concentrar
  • Movimentos físicos lentos ou agitados
  • Inatividade e isolamento das atividades usuais
  • Sensação de desesperança e impotência
  • Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio
Baixa autoestima é comum com a depressão. Explosões repentinas de raiva e falta de prazer em atividades que você pratica normalmente, incluindo sexo, também são comuns.
Crianças deprimidas talvez não apresentem os sintomas clássicos que se manifestam na depressão em adultos. Preste atenção especialmente em mudanças no desempenho escolar, nos hábitos de sono e no comportamento. Se você acha que seu filho pode estar deprimido, vale a pena procurar um médico.
Os principais tipos de depressão incluem:
  • Depressão maior -- cinco ou mais sintomas listados acima devem estar presentes por, no mínimo, 2 semanas, em um diagnóstico de depressão maior. A depressão maior costuma durar, no mínimo, 6 meses, se não for tratada. (A depressão é classificada como leve se você apresenta menos de cinco sintomas de depressão por, no mínimo, 2 semanas. Em outras palavras, a depressão leve é semelhante à maior, mas apresenta apenas 2 a 4 sintomas)
  • Depressão atípica -- ocorre em um terço dos pacientes com depressão. Os sintomas incluem comer e dormir em excesso. Esses pacientes costumam se sentir oprimidos e reagem fortemente à rejeição
  • Distimia -- uma forma geralmente mais moderada de depressão que dura anos, se não for tratada


Foto: ADAM
Depressão e ciclo menstrual

Outras formas comuns de depressão incluem:


  • Depressão pós-parto -- muitas mulheres se sentem melancólicas após terem um bebê, mas a verdadeira depressão pós-parto é mais grave e inclui os sintomas da depressão maior
  • Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) -- os sintomas de depressão ocorrem 1 semana antes da menstruação e desaparecem quando chega a menstruação
  • Transtorno afetivo sazonal -- ocorre geralmente durante o inverno/outono e desaparece durante a temporada de primavera/verão. Costuma estar relacionado à falta de luz do sol
Uma forma de depressão exclusiva das mulheres, o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma síndrome de sintomas depressivos desencadeados pela flutuação hormonal mensal. A depressão também pode se alternar com uma fase maníaca (também chamada de psicose maníaco-depressiva ou transtorno bipolar).
A depressão pode ser mais comum em mulheres do que em homens, mas talvez isso se deva ao fato de que as mulheres procuram ajuda com mais frequência do que os homens. A depressão também é especialmente comum durante a adolescência.

Causas comuns

A depressão muitas vezes é genética. A causa pode estar nos seus genes (herança genética), em comportamento adquirido ou ambos. Mesmo que devido aos seus genes você tenha mais tendência a ter depressão, um evento estressante ou trágico costuma provocar o princípio de um episódio depressivo.
Vários fatores podem causar depressão, incluindo:
  • Abuso de álcool ou drogas
  • Eventos ou situações difíceis, como:
    • Divórcio, incluindo a separação dos pais
    • Morte de um membro da família ou amigo
    • Doença na família
    • Abuso ou abandono
    • Perda do emprego
    • Isolamento social (causa comum da depressão em idosos)
    • Término de um namoro
    • Reprovação em escola/cursos
  • Doenças e tratamentos, como:
    • Tireoide inativa (hipotireodismo)
    • Alguns tipos de câncer
    • Dor prolongada
    • Problemas para dormir
    • Medicamentos com esteroides

Cuidados em casa

Se você está deprimido há 2 semanas ou mais, procure um médico, que poderá oferecer opções de tratamento.
Seja qual for o tipo e a gravidade de sua depressão, as seguintes medidas de cuidados em casa podem ajudar:
  • Durma o suficiente
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada
  • Pratique exercícios regularmente
  • Evite o álcool, a maconha e outras drogas recreativas
  • Dedique-se a atividades que tragam satisfação a você, mesmo que não esteja com disposição
  • Passe tempo com a família e os amigos
  • Se você é uma pessoa religiosa ou espiritualizada, converse com um sacerdote ou guia espiritual, que podem ajudá-lo a dar significado a experiências difíceis
  • Pratique meditação, tai chi ou atividades relacionadas ao relaxamento
  • Adote ácidos graxos com ômega 3 na sua dieta, eles podem ser encontrados em suplementos que podem ser vendidos sem prescrição médica ou em peixes, como atum, salmão etc.
Se sua depressão ocorre nos meses de outono ou inverno, experimente a fototerapia, com o uso de uma lâmpada especial que imita a luz do sol.
Se você apresentar depressão moderada ou grave, o plano de tratamento mais eficaz provavelmente envolverá uma combinação de psicoterapia, mudanças no estilo de vida e medicação.

Ligue para seu médico se

Ligue para 192 ou para um telefone de ajuda para quem cogita o suicídio, ou procure o atendimento de emergência mais próximo se você tem pensado em causar danos a si próprio ou a outras pessoas.
Ligue para o médico se:
  • Ouvir vozes que não são reais
  • Tiver crises de choro com pouca ou nenhuma justificativa
  • Tiver apresentado sintomas de depressão que atrapalham o trabalho, os estudos e a vida familiar há mais de 2 semanas
  • Apresentar três ou mais sintomas de depressão
  • Achar que um dos seus medicamentos atuais pode estar fazendo com que você se sinta deprimido -- NÃO altere nenhuma medicação sem falar com seu médico
  • Achar que deve parar de beber, ou se um membro da sua família ou um amigo sugeriu que você parasse, se você se sentir culpado pela quantidade de álcool que bebe ou se você bebe assim que acorda

O que esperar da consulta médica

Um histórico completo, uma entrevista psiquiátrica e um exame físico serão realizados para tentar classificar sua depressão como leve, moderada ou grave e para verificar se há uma causa subjacente e tratável (como o abuso de álcool ou uma tireoide inativa). A hospitalização costuma ser recomendada diante da possibilidade de comportamentos suicidas.
Provavelmente serão explorados os problemas e eventos associados aos seus sintomas de depressão.
O médico fará perguntas sobre:
  • Seu estado de ânimo depressivo e outros sintomas (sono, apetite, concentração, energia)
  • Possíveis fatores estressantes na sua vida e os sistemas de apoio existentes
  • Se você já pensou em dar fim à sua vida
  • Consumo de drogas e álcool, e os medicamentos que você toma atualmente, se estiver tomando algum
O tratamento poderá variar de acordo com a causa e a gravidade dos seus sintomas depressivos, assim como suas preferências pessoais. Para a depressão leve, orientação psicológica e práticas de cuidados caseiros sem medicação podem ser o suficiente. A terapia mais eficaz para depressão moderada ou grave é uma combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia (terapia por meio da conversa).
Seu médico poderá conduzi-lo a um psiquiatra se sua depressão for moderada ou grave, ou se o quadro não apresentar melhoras com o tratamento inicial.

Prevenção

Hábitos de estilo de vida saudáveis podem ajudar a prevenir a depressão e a diminuir as chances de uma recaída. Psicoterapia e antidepressivos também podem diminuir a probabilidade de você ter depressão novamente.
A psicoterapia pode ajudá-lo em períodos de dor, estresse ou tristeza. A terapia familiar pode ser especialmente importante para adolescentes que se sentem infelizes.
Manter o contato com outras pessoas é muito importante para evitar a depressão.


Fonte IG
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Pesquise um assunto

Eu sigo o blog / I follow the blog

TRANSLATE THIS BLOG

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Health visitors since oct/2010

4797662

Visiting Countries Since May 18, 2011

free counters

As mais lidas da semana

  • Remédios antigos: Fibrase
  • Remédios antigos - Calcigenol Irradiado e Composto
  • Remédios antigos - Pílulas de Vida do Doutor Ross
    PÍLULAS DE VIDA DO Dr. ROSS - ALÓINA + ASSOCIAÇÃO Aloína (principio ativo do Alce socrcotino) 16,2 MG; Pó de ipecacunha (da raiz cephaeli...
  • 7 alimentos que prolongam a vida
    A fórmula da juventude pode ser servida à mesa. Com benefícios comprovados, estes poderosos nutrientes vão ajudá-la a melhorar a saúde e re...
  • Remédios antigos: Jadit H solução
    Este medicamento era um verdadeiro campeão de vendas perante os seus concorrentes anti-micóticos. Deixou de ser fabricado na década de 90, n...
  • Procon aplica multa de R$ 3,1 milhões ao McDonald´s
    Medida foi motivada pela associação de venda de alimentos com brinquedos O Procon de São Paulo aplicou uma multa de R$ 3.192.300,00 ao McDo...
  • Anvisa proíbe a venda de remédio para emagrecer em todo o país
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta semana a venda de um remédio para emagrecer Vendido pela internet ...
  • Noções básicas de almoxarifado, estoque e transporte de materiais
    Noções Básicas de Almoxarifado Histórico dos Almoxarifados Primitivos O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e ma...
  • Medicamento Berotec está temporariamente indisponível
    Farmacêutica responsável por desenvolver o produto informou que desabastecimento acontece devido à escassez do bromidrato de fenoterol ...
  • O que significam TGO, TGP, GAMA GT e Bilirrunina?
    Icterícia A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças d...

Quem sou eu

Mauro Munhoz
Ver meu perfil completo

Seja um doador de órgãos

Seja um doador de órgãos
www.doevida.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores / Markers

  • Acreditação
  • Acupuntura/Acupuncture
  • Administração/Administration
  • Alimentação
  • Almoxarifado
  • ANVISA
  • Aplicativos
  • Armazenagem/Storage
  • Arquitetura Hospitalar/ Hospital Architecture
  • Automatização Farmacêutica
  • Carreira/Career
  • CID.10
  • Comportamento
  • Compras/Purchasing Department
  • Concursos
  • Dicionário Médico
  • Dietas
  • Doenças/Diseases
  • Downloads
  • drogaria/drugstore
  • Enfermagem/Nursing
  • Engenharia Clínica
  • Erro Médico
  • Exames
  • Farmácia Clínica/Assistência Farmacêutica
  • Farmacia Hospitalar/Hospital Pharmacy
  • Farmacoeconomia
  • Farmacologia/Pharmacology
  • Farmacopéia Brasileira
  • Farmacovigilância
  • Filhos
  • Fitoterapia
  • Fotos/Pictures
  • Geral/General
  • Gestão/Management
  • Gravidez
  • História/History
  • Home Care
  • Homeopatia
  • Humanização/Humanization
  • Humor
  • Legislação Farmacêutica/Pharmaceutical
  • Logistica Hospitalar/Hospital Logistics
  • Logística/Logistics
  • Marketing Pessoal
  • Medicamentos/Medicines
  • Medicina/Medicine
  • Negociações/Negotiations
  • OPME
  • Pesquisa Clínica
  • Primeiros Socorros
  • Propagandas antigas de remédios
  • Rastreabilidade
  • rem
  • RH/ Human Resources
  • Roubo de Materiais e Medicamentos
  • Saúde Bucal/Oral Health
  • Saúde em Portugal
  • Saúde/Health
  • Sexualidade
  • Tabela de Calorias
  • Tecnologia/Technology
  • Tecnovigilância/Technical Surveillance
  • Transporte Pneumático
  • Vigilância Sanitária

Arquivo do blog

  • ►  2010 (39)
    • ►  outubro (8)
      • ►  out. 12 (2)
      • ►  out. 13 (1)
      • ►  out. 15 (2)
      • ►  out. 22 (2)
      • ►  out. 26 (1)
    • ►  novembro (1)
      • ►  nov. 07 (1)
    • ►  dezembro (30)
      • ►  dez. 04 (1)
      • ►  dez. 05 (1)
      • ►  dez. 06 (2)
      • ►  dez. 13 (3)
      • ►  dez. 15 (6)
      • ►  dez. 17 (2)
      • ►  dez. 20 (1)
      • ►  dez. 21 (2)
      • ►  dez. 22 (4)
      • ►  dez. 23 (1)
      • ►  dez. 28 (2)
      • ►  dez. 29 (3)
      • ►  dez. 30 (2)
  • ▼  2011 (11083)
    • ►  janeiro (113)
      • ►  jan. 03 (1)
      • ►  jan. 04 (10)
      • ►  jan. 05 (1)
      • ►  jan. 06 (2)
      • ►  jan. 07 (4)
      • ►  jan. 10 (8)
      • ►  jan. 11 (6)
      • ►  jan. 12 (4)
      • ►  jan. 13 (7)
      • ►  jan. 14 (3)
      • ►  jan. 17 (7)
      • ►  jan. 18 (4)
      • ►  jan. 19 (1)
      • ►  jan. 20 (11)
      • ►  jan. 21 (2)
      • ►  jan. 24 (3)
      • ►  jan. 26 (8)
      • ►  jan. 27 (9)
      • ►  jan. 28 (11)
      • ►  jan. 31 (11)
    • ►  fevereiro (227)
      • ►  fev. 01 (11)
      • ►  fev. 02 (7)
      • ►  fev. 03 (15)
      • ►  fev. 04 (10)
      • ►  fev. 05 (2)
      • ►  fev. 07 (14)
      • ►  fev. 08 (8)
      • ►  fev. 09 (7)
      • ►  fev. 10 (13)
      • ►  fev. 11 (9)
      • ►  fev. 12 (7)
      • ►  fev. 14 (9)
      • ►  fev. 15 (8)
      • ►  fev. 16 (14)
      • ►  fev. 17 (20)
      • ►  fev. 18 (9)
      • ►  fev. 20 (5)
      • ►  fev. 21 (14)
      • ►  fev. 22 (11)
      • ►  fev. 23 (7)
      • ►  fev. 24 (11)
      • ►  fev. 26 (3)
      • ►  fev. 28 (13)
    • ►  março (409)
      • ►  mar. 01 (8)
      • ►  mar. 02 (12)
      • ►  mar. 03 (10)
      • ►  mar. 04 (22)
      • ►  mar. 07 (2)
      • ►  mar. 08 (6)
      • ►  mar. 09 (14)
      • ►  mar. 10 (11)
      • ►  mar. 11 (10)
      • ►  mar. 12 (6)
      • ►  mar. 13 (9)
      • ►  mar. 14 (11)
      • ►  mar. 15 (16)
      • ►  mar. 16 (11)
      • ►  mar. 17 (14)
      • ►  mar. 18 (21)
      • ►  mar. 19 (14)
      • ►  mar. 20 (4)
      • ►  mar. 21 (12)
      • ►  mar. 22 (22)
      • ►  mar. 23 (21)
      • ►  mar. 24 (25)
      • ►  mar. 25 (21)
      • ►  mar. 26 (7)
      • ►  mar. 27 (8)
      • ►  mar. 28 (16)
      • ►  mar. 29 (32)
      • ►  mar. 30 (21)
      • ►  mar. 31 (23)
    • ►  abril (572)
      • ►  abr. 01 (16)
      • ►  abr. 02 (12)
      • ►  abr. 03 (12)
      • ►  abr. 04 (16)
      • ►  abr. 05 (22)
      • ►  abr. 06 (25)
      • ►  abr. 07 (24)
      • ►  abr. 08 (30)
      • ►  abr. 09 (15)
      • ►  abr. 10 (8)
      • ►  abr. 11 (17)
      • ►  abr. 12 (23)
      • ►  abr. 13 (29)
      • ►  abr. 14 (26)
      • ►  abr. 15 (27)
      • ►  abr. 16 (19)
      • ►  abr. 18 (14)
      • ►  abr. 19 (26)
      • ►  abr. 20 (24)
      • ►  abr. 21 (18)
      • ►  abr. 22 (15)
      • ►  abr. 23 (12)
      • ►  abr. 24 (10)
      • ►  abr. 25 (21)
      • ►  abr. 26 (20)
      • ►  abr. 27 (24)
      • ►  abr. 28 (30)
      • ►  abr. 29 (27)
      • ►  abr. 30 (10)
    • ►  maio (798)
      • ►  mai. 01 (5)
      • ►  mai. 02 (15)
      • ►  mai. 03 (31)
      • ►  mai. 04 (24)
      • ►  mai. 05 (33)
      • ►  mai. 06 (19)
      • ►  mai. 07 (15)
      • ►  mai. 08 (6)
      • ►  mai. 09 (19)
      • ►  mai. 10 (37)
      • ►  mai. 11 (33)
      • ►  mai. 12 (15)
      • ►  mai. 15 (8)
      • ►  mai. 16 (42)
      • ►  mai. 17 (40)
      • ►  mai. 18 (45)
      • ►  mai. 19 (44)
      • ►  mai. 20 (41)
      • ►  mai. 21 (26)
      • ►  mai. 22 (20)
      • ►  mai. 23 (22)
      • ►  mai. 24 (22)
      • ►  mai. 25 (38)
      • ►  mai. 26 (45)
      • ►  mai. 27 (29)
      • ►  mai. 28 (5)
      • ►  mai. 29 (38)
      • ►  mai. 30 (39)
      • ►  mai. 31 (42)
    • ►  junho (1006)
      • ►  jun. 01 (19)
      • ►  jun. 02 (26)
      • ►  jun. 03 (33)
      • ►  jun. 04 (28)
      • ►  jun. 05 (22)
      • ►  jun. 06 (15)
      • ►  jun. 07 (43)
      • ►  jun. 08 (18)
      • ►  jun. 09 (47)
      • ►  jun. 10 (35)
      • ►  jun. 11 (21)
      • ►  jun. 12 (10)
      • ►  jun. 13 (28)
      • ►  jun. 14 (38)
      • ►  jun. 15 (41)
      • ►  jun. 16 (42)
      • ►  jun. 17 (39)
      • ►  jun. 18 (15)
      • ►  jun. 19 (11)
      • ►  jun. 20 (58)
      • ►  jun. 21 (45)
      • ►  jun. 22 (36)
      • ►  jun. 23 (45)
      • ►  jun. 24 (30)
      • ►  jun. 25 (27)
      • ►  jun. 26 (26)
      • ►  jun. 27 (74)
      • ►  jun. 28 (45)
      • ►  jun. 29 (50)
      • ►  jun. 30 (39)
    • ►  julho (1256)
      • ►  jul. 01 (48)
      • ►  jul. 02 (39)
      • ►  jul. 03 (20)
      • ►  jul. 04 (36)
      • ►  jul. 05 (43)
      • ►  jul. 06 (46)
      • ►  jul. 07 (42)
      • ►  jul. 08 (38)
      • ►  jul. 09 (32)
      • ►  jul. 10 (31)
      • ►  jul. 11 (33)
      • ►  jul. 12 (25)
      • ►  jul. 13 (37)
      • ►  jul. 14 (35)
      • ►  jul. 15 (52)
      • ►  jul. 16 (30)
      • ►  jul. 17 (20)
      • ►  jul. 18 (52)
      • ►  jul. 19 (52)
      • ►  jul. 20 (57)
      • ►  jul. 21 (50)
      • ►  jul. 22 (45)
      • ►  jul. 23 (33)
      • ►  jul. 24 (28)
      • ►  jul. 25 (43)
      • ►  jul. 26 (58)
      • ►  jul. 27 (61)
      • ►  jul. 28 (62)
      • ►  jul. 29 (46)
      • ►  jul. 30 (34)
      • ►  jul. 31 (28)
    • ►  agosto (1376)
      • ►  ago. 01 (59)
      • ►  ago. 02 (64)
      • ►  ago. 03 (47)
      • ►  ago. 04 (59)
      • ►  ago. 05 (47)
      • ►  ago. 06 (26)
      • ►  ago. 07 (10)
      • ►  ago. 08 (55)
      • ►  ago. 09 (43)
      • ►  ago. 10 (58)
      • ►  ago. 11 (52)
      • ►  ago. 12 (55)
      • ►  ago. 13 (18)
      • ►  ago. 14 (22)
      • ►  ago. 15 (55)
      • ►  ago. 16 (47)
      • ►  ago. 17 (54)
      • ►  ago. 18 (59)
      • ►  ago. 19 (42)
      • ►  ago. 20 (25)
      • ►  ago. 21 (9)
      • ►  ago. 22 (49)
      • ►  ago. 23 (57)
      • ►  ago. 24 (58)
      • ►  ago. 25 (56)
      • ►  ago. 26 (58)
      • ►  ago. 27 (5)
      • ►  ago. 28 (20)
      • ►  ago. 29 (51)
      • ►  ago. 30 (58)
      • ►  ago. 31 (58)
    • ►  setembro (1366)
      • ►  set. 01 (58)
      • ►  set. 02 (35)
      • ►  set. 03 (7)
      • ►  set. 04 (21)
      • ►  set. 05 (54)
      • ►  set. 06 (61)
      • ►  set. 07 (4)
      • ►  set. 08 (72)
      • ►  set. 09 (50)
      • ►  set. 10 (18)
      • ►  set. 11 (9)
      • ►  set. 12 (56)
      • ►  set. 13 (62)
      • ►  set. 14 (62)
      • ►  set. 15 (64)
      • ►  set. 16 (70)
      • ►  set. 17 (18)
      • ►  set. 18 (21)
      • ►  set. 19 (54)
      • ►  set. 20 (72)
      • ►  set. 21 (62)
      • ►  set. 22 (59)
      • ►  set. 23 (57)
      • ►  set. 24 (20)
      • ►  set. 25 (24)
      • ►  set. 26 (57)
      • ►  set. 27 (49)
      • ►  set. 28 (58)
      • ►  set. 29 (74)
      • ►  set. 30 (38)
    • ▼  outubro (1315)
      • ►  out. 01 (5)
      • ►  out. 02 (17)
      • ►  out. 03 (73)
      • ►  out. 04 (1)
      • ►  out. 05 (67)
      • ►  out. 06 (63)
      • ►  out. 07 (54)
      • ►  out. 08 (24)
      • ►  out. 09 (20)
      • ►  out. 10 (61)
      • ►  out. 11 (53)
      • ▼  out. 12 (31)
        • Café pode proteger mulheres da depressão
        • Os reais benefícios do desconhecido café verde
        • Depressão
        • Chocolate protege o cérebro, diz estudo
        • Pule corda e extermine calorias
        • Série de alongamentos
        • INCA: Exame de toque é mais preciso do que PSA
        • Humor: Bis
        • O único local que tenho para treinar é poluído. De...
        • Posso treinar de ressaca?
        • Posso treinar quando estiver gripado?
        • Exames: Angiotomografia
        • Câncer de pele
        • Olhos
        • Prevenção da obesidade deve ser feita desde crianç...
        • Padilha rebate críticas e diz que Programa Academi...
        • Casos de dengue caem 24%; mortes têm redução de 25%
        • Casos de tuberculose caem pela primeira vez na his...
        • Excesso de peso eleva risco de doenças crônicas, a...
        • Paraná confirma segundo caso de dengue tipo 4
        • Maioria dos brasileiros está longe dos esportes
        • Suplementos de vitamina E aumentam risco de câncer...
        • Cremes clareadores são reprovados em pesquisa da P...
        • Morar sozinho aumenta risco de morte relacionada a...
        • Americana dá à luz logo após correr maratona; veja...
        • Estudo sueco relaciona poluição com endurecimento ...
        • Grupo japonês cria cérebros transparentes
        • Bebês de 15 meses têm senso de justiça, mostra estudo
        • RDC n° 52 - ANOREXÍGENOS - Publicado no Diário Ofi...
        • Doenças raras e bizarras
        • O que é a Lordose?
      • ►  out. 13 (58)
      • ►  out. 14 (56)
      • ►  out. 15 (28)
      • ►  out. 16 (16)
      • ►  out. 17 (39)
      • ►  out. 18 (51)
      • ►  out. 19 (50)
      • ►  out. 20 (70)
      • ►  out. 21 (23)
      • ►  out. 22 (28)
      • ►  out. 23 (11)
      • ►  out. 24 (65)
      • ►  out. 25 (67)
      • ►  out. 26 (66)
      • ►  out. 27 (73)
      • ►  out. 28 (55)
      • ►  out. 29 (16)
      • ►  out. 30 (22)
      • ►  out. 31 (52)
    • ►  novembro (1327)
      • ►  nov. 01 (62)
      • ►  nov. 02 (5)
      • ►  nov. 03 (63)
      • ►  nov. 04 (74)
      • ►  nov. 05 (21)
      • ►  nov. 06 (71)
      • ►  nov. 07 (55)
      • ►  nov. 08 (52)
      • ►  nov. 09 (44)
      • ►  nov. 10 (57)
      • ►  nov. 11 (54)
      • ►  nov. 12 (14)
      • ►  nov. 13 (10)
      • ►  nov. 14 (18)
      • ►  nov. 15 (63)
      • ►  nov. 16 (60)
      • ►  nov. 17 (39)
      • ►  nov. 18 (59)
      • ►  nov. 19 (7)
      • ►  nov. 21 (72)
      • ►  nov. 22 (62)
      • ►  nov. 23 (64)
      • ►  nov. 24 (81)
      • ►  nov. 25 (38)
      • ►  nov. 28 (59)
      • ►  nov. 29 (69)
      • ►  nov. 30 (54)
    • ►  dezembro (1318)
      • ►  dez. 01 (69)
      • ►  dez. 02 (20)
      • ►  dez. 03 (30)
      • ►  dez. 04 (10)
      • ►  dez. 05 (50)
      • ►  dez. 06 (60)
      • ►  dez. 07 (30)
      • ►  dez. 08 (65)
      • ►  dez. 09 (55)
      • ►  dez. 10 (10)
      • ►  dez. 11 (6)
      • ►  dez. 12 (67)
      • ►  dez. 13 (58)
      • ►  dez. 14 (63)
      • ►  dez. 15 (57)
      • ►  dez. 16 (55)
      • ►  dez. 17 (11)
      • ►  dez. 18 (13)
      • ►  dez. 19 (53)
      • ►  dez. 20 (66)
      • ►  dez. 21 (72)
      • ►  dez. 22 (52)
      • ►  dez. 23 (54)
      • ►  dez. 24 (15)
      • ►  dez. 26 (61)
      • ►  dez. 27 (52)
      • ►  dez. 28 (54)
      • ►  dez. 29 (59)
      • ►  dez. 30 (36)
      • ►  dez. 31 (15)
  • ►  2012 (16142)
    • ►  janeiro (1496)
      • ►  jan. 01 (2)
      • ►  jan. 02 (61)
      • ►  jan. 03 (67)
      • ►  jan. 04 (64)
      • ►  jan. 05 (72)
      • ►  jan. 06 (65)
      • ►  jan. 07 (14)
      • ►  jan. 08 (6)
      • ►  jan. 09 (66)
      • ►  jan. 10 (71)
      • ►  jan. 11 (66)
      • ►  jan. 12 (75)
      • ►  jan. 13 (71)
      • ►  jan. 16 (58)
      • ►  jan. 17 (57)
      • ►  jan. 18 (63)
      • ►  jan. 19 (50)
      • ►  jan. 20 (49)
      • ►  jan. 21 (24)
      • ►  jan. 22 (23)
      • ►  jan. 23 (67)
      • ►  jan. 24 (82)
      • ►  jan. 25 (51)
      • ►  jan. 26 (78)
      • ►  jan. 27 (65)
      • ►  jan. 29 (21)
      • ►  jan. 30 (50)
      • ►  jan. 31 (58)
    • ►  fevereiro (1323)
      • ►  fev. 01 (51)
      • ►  fev. 02 (61)
      • ►  fev. 03 (56)
      • ►  fev. 06 (90)
      • ►  fev. 07 (65)
      • ►  fev. 08 (66)
      • ►  fev. 09 (70)
      • ►  fev. 10 (68)
      • ►  fev. 11 (13)
      • ►  fev. 12 (1)
      • ►  fev. 13 (75)
      • ►  fev. 14 (74)
      • ►  fev. 15 (74)
      • ►  fev. 16 (68)
      • ►  fev. 17 (70)
      • ►  fev. 18 (10)
      • ►  fev. 20 (11)
      • ►  fev. 21 (24)
      • ►  fev. 22 (69)
      • ►  fev. 23 (69)
      • ►  fev. 24 (75)
      • ►  fev. 25 (1)
      • ►  fev. 26 (8)
      • ►  fev. 27 (39)
      • ►  fev. 28 (60)
      • ►  fev. 29 (55)
    • ►  março (1328)
      • ►  mar. 01 (61)
      • ►  mar. 02 (57)
      • ►  mar. 03 (5)
      • ►  mar. 04 (10)
      • ►  mar. 05 (74)
      • ►  mar. 06 (51)
      • ►  mar. 07 (60)
      • ►  mar. 08 (30)
      • ►  mar. 09 (45)
      • ►  mar. 10 (24)
      • ►  mar. 11 (10)
      • ►  mar. 12 (71)
      • ►  mar. 13 (10)
      • ►  mar. 14 (66)
      • ►  mar. 15 (66)
      • ►  mar. 19 (70)
      • ►  mar. 20 (66)
      • ►  mar. 21 (68)
      • ►  mar. 22 (59)
      • ►  mar. 23 (61)
      • ►  mar. 25 (18)
      • ►  mar. 26 (69)
      • ►  mar. 27 (65)
      • ►  mar. 28 (64)
      • ►  mar. 29 (66)
      • ►  mar. 30 (70)
      • ►  mar. 31 (12)
    • ►  abril (1237)
      • ►  abr. 01 (12)
      • ►  abr. 02 (56)
      • ►  abr. 03 (67)
      • ►  abr. 04 (75)
      • ►  abr. 05 (61)
      • ►  abr. 06 (12)
      • ►  abr. 07 (3)
      • ►  abr. 08 (12)
      • ►  abr. 09 (63)
      • ►  abr. 10 (60)
      • ►  abr. 11 (57)
      • ►  abr. 12 (66)
      • ►  abr. 13 (79)
      • ►  abr. 14 (5)
      • ►  abr. 16 (73)
      • ►  abr. 17 (66)
      • ►  abr. 18 (61)
      • ►  abr. 19 (44)
      • ►  abr. 21 (9)
      • ►  abr. 22 (11)
      • ►  abr. 23 (66)
      • ►  abr. 24 (55)
      • ►  abr. 25 (55)
      • ►  abr. 26 (70)
      • ►  abr. 27 (65)
      • ►  abr. 30 (34)
    • ►  maio (1393)
      • ►  mai. 01 (19)
      • ►  mai. 02 (72)
      • ►  mai. 03 (63)
      • ►  mai. 04 (52)
      • ►  mai. 05 (10)
      • ►  mai. 06 (22)
      • ►  mai. 07 (66)
      • ►  mai. 08 (61)
      • ►  mai. 09 (61)
      • ►  mai. 10 (51)
      • ►  mai. 11 (56)
      • ►  mai. 13 (10)
      • ►  mai. 14 (61)
      • ►  mai. 15 (62)
      • ►  mai. 16 (66)
      • ►  mai. 17 (62)
      • ►  mai. 18 (59)
      • ►  mai. 19 (12)
      • ►  mai. 20 (5)
      • ►  mai. 21 (52)
      • ►  mai. 22 (61)
      • ►  mai. 23 (52)
      • ►  mai. 24 (70)
      • ►  mai. 25 (47)
      • ►  mai. 26 (12)
      • ►  mai. 27 (30)
      • ►  mai. 28 (61)
      • ►  mai. 29 (53)
      • ►  mai. 30 (29)
      • ►  mai. 31 (56)
    • ►  junho (1011)
      • ►  jun. 01 (54)
      • ►  jun. 02 (10)
      • ►  jun. 03 (12)
      • ►  jun. 04 (34)
      • ►  jun. 05 (60)
      • ►  jun. 06 (14)
      • ►  jun. 09 (35)
      • ►  jun. 10 (44)
      • ►  jun. 11 (7)
      • ►  jun. 12 (43)
      • ►  jun. 13 (39)
      • ►  jun. 14 (49)
      • ►  jun. 15 (30)
      • ►  jun. 16 (17)
      • ►  jun. 17 (12)
      • ►  jun. 18 (52)
      • ►  jun. 19 (43)
      • ►  jun. 20 (46)
      • ►  jun. 21 (48)
      • ►  jun. 22 (54)
      • ►  jun. 24 (16)
      • ►  jun. 25 (61)
      • ►  jun. 26 (66)
      • ►  jun. 27 (49)
      • ►  jun. 28 (52)
      • ►  jun. 29 (57)
      • ►  jun. 30 (7)
    • ►  julho (1410)
      • ►  jul. 01 (16)
      • ►  jul. 02 (53)
      • ►  jul. 03 (53)
      • ►  jul. 04 (59)
      • ►  jul. 05 (57)
      • ►  jul. 06 (46)
      • ►  jul. 08 (17)
      • ►  jul. 09 (21)
      • ►  jul. 10 (65)
      • ►  jul. 11 (53)
      • ►  jul. 12 (59)
      • ►  jul. 13 (57)
      • ►  jul. 15 (15)
      • ►  jul. 16 (62)
      • ►  jul. 17 (64)
      • ►  jul. 18 (52)
      • ►  jul. 19 (62)
      • ►  jul. 20 (66)
      • ►  jul. 21 (19)
      • ►  jul. 22 (16)
      • ►  jul. 23 (59)
      • ►  jul. 24 (67)
      • ►  jul. 25 (62)
      • ►  jul. 26 (84)
      • ►  jul. 27 (53)
      • ►  jul. 28 (23)
      • ►  jul. 29 (21)
      • ►  jul. 30 (66)
      • ►  jul. 31 (63)
    • ►  agosto (1566)
      • ►  ago. 01 (53)
      • ►  ago. 02 (73)
      • ►  ago. 03 (62)
      • ►  ago. 04 (25)
      • ►  ago. 05 (16)
      • ►  ago. 06 (61)
      • ►  ago. 07 (68)
      • ►  ago. 08 (58)
      • ►  ago. 09 (63)
      • ►  ago. 10 (54)
      • ►  ago. 11 (18)
      • ►  ago. 12 (11)
      • ►  ago. 13 (64)
      • ►  ago. 14 (61)
      • ►  ago. 15 (68)
      • ►  ago. 16 (64)
      • ►  ago. 17 (58)
      • ►  ago. 18 (15)
      • ►  ago. 19 (21)
      • ►  ago. 20 (65)
      • ►  ago. 21 (71)
      • ►  ago. 22 (61)
      • ►  ago. 23 (31)
      • ►  ago. 24 (64)
      • ►  ago. 25 (27)
      • ►  ago. 26 (7)
      • ►  ago. 27 (61)
      • ►  ago. 28 (62)
      • ►  ago. 29 (70)
      • ►  ago. 30 (63)
      • ►  ago. 31 (71)
    • ►  setembro (1373)
      • ►  set. 01 (21)
      • ►  set. 02 (10)
      • ►  set. 03 (62)
      • ►  set. 04 (64)
      • ►  set. 05 (65)
      • ►  set. 06 (66)
      • ►  set. 07 (46)
      • ►  set. 08 (14)
      • ►  set. 09 (21)
      • ►  set. 10 (60)
      • ►  set. 11 (61)
      • ►  set. 12 (62)
      • ►  set. 13 (60)
      • ►  set. 14 (66)
      • ►  set. 15 (21)
      • ►  set. 17 (64)
      • ►  set. 18 (63)
      • ►  set. 19 (68)
      • ►  set. 20 (66)
      • ►  set. 21 (50)
      • ►  set. 22 (16)
      • ►  set. 23 (18)
      • ►  set. 24 (63)
      • ►  set. 25 (52)
      • ►  set. 26 (56)
      • ►  set. 27 (57)
      • ►  set. 28 (63)
      • ►  set. 29 (22)
      • ►  set. 30 (16)
    • ►  outubro (1578)
      • ►  out. 01 (66)
      • ►  out. 02 (63)
      • ►  out. 03 (70)
      • ►  out. 04 (71)
      • ►  out. 05 (63)
      • ►  out. 06 (21)
      • ►  out. 07 (21)
      • ►  out. 08 (66)
      • ►  out. 09 (59)
      • ►  out. 10 (62)
      • ►  out. 11 (68)
      • ►  out. 12 (40)
      • ►  out. 13 (21)
      • ►  out. 14 (11)
      • ►  out. 15 (61)
      • ►  out. 16 (63)
      • ►  out. 17 (63)
      • ►  out. 18 (66)
      • ►  out. 19 (70)
      • ►  out. 20 (22)
      • ►  out. 21 (20)
      • ►  out. 22 (61)
      • ►  out. 23 (61)
      • ►  out. 24 (55)
      • ►  out. 25 (63)
      • ►  out. 26 (60)
      • ►  out. 27 (20)
      • ►  out. 28 (15)
      • ►  out. 29 (53)
      • ►  out. 30 (60)
      • ►  out. 31 (63)
    • ►  novembro (1307)
      • ►  nov. 01 (61)
      • ►  nov. 02 (30)
      • ►  nov. 03 (11)
      • ►  nov. 04 (16)
      • ►  nov. 05 (61)
      • ►  nov. 06 (63)
      • ►  nov. 07 (67)
      • ►  nov. 08 (66)
      • ►  nov. 09 (59)
      • ►  nov. 10 (17)
      • ►  nov. 11 (21)
      • ►  nov. 12 (64)
      • ►  nov. 13 (66)
      • ►  nov. 14 (63)
      • ►  nov. 15 (61)
      • ►  nov. 16 (62)
      • ►  nov. 17 (8)
      • ►  nov. 19 (57)
      • ►  nov. 20 (61)
      • ►  nov. 21 (66)
      • ►  nov. 22 (59)
      • ►  nov. 23 (30)
      • ►  nov. 24 (12)
      • ►  nov. 25 (12)
      • ►  nov. 26 (60)
      • ►  nov. 27 (63)
      • ►  nov. 28 (22)
      • ►  nov. 29 (51)
      • ►  nov. 30 (18)
    • ►  dezembro (1120)
      • ►  dez. 01 (45)
      • ►  dez. 02 (13)
      • ►  dez. 03 (60)
      • ►  dez. 04 (57)
      • ►  dez. 05 (61)
      • ►  dez. 06 (54)
      • ►  dez. 07 (65)
      • ►  dez. 08 (18)
      • ►  dez. 09 (14)
      • ►  dez. 10 (58)
      • ►  dez. 11 (61)
      • ►  dez. 12 (54)
      • ►  dez. 13 (66)
      • ►  dez. 14 (58)
      • ►  dez. 15 (15)
      • ►  dez. 17 (61)
      • ►  dez. 18 (58)
      • ►  dez. 19 (40)
      • ►  dez. 20 (51)
      • ►  dez. 21 (20)
      • ►  dez. 22 (36)
      • ►  dez. 24 (18)
      • ►  dez. 26 (51)
      • ►  dez. 27 (42)
      • ►  dez. 28 (41)
      • ►  dez. 29 (3)
  • ►  2013 (12436)
    • ►  janeiro (1032)
      • ►  jan. 01 (1)
      • ►  jan. 02 (21)
      • ►  jan. 03 (45)
      • ►  jan. 04 (49)
      • ►  jan. 05 (7)
      • ►  jan. 07 (48)
      • ►  jan. 08 (46)
      • ►  jan. 09 (57)
      • ►  jan. 10 (40)
      • ►  jan. 11 (15)
      • ►  jan. 12 (31)
      • ►  jan. 13 (10)
      • ►  jan. 14 (46)
      • ►  jan. 15 (45)
      • ►  jan. 16 (52)
      • ►  jan. 17 (51)
      • ►  jan. 18 (58)
      • ►  jan. 19 (16)
      • ►  jan. 20 (13)
      • ►  jan. 21 (18)
      • ►  jan. 22 (54)
      • ►  jan. 23 (48)
      • ►  jan. 24 (46)
      • ►  jan. 25 (25)
      • ►  jan. 26 (16)
      • ►  jan. 27 (16)
      • ►  jan. 28 (50)
      • ►  jan. 29 (47)
      • ►  jan. 30 (50)
      • ►  jan. 31 (11)
    • ►  fevereiro (878)
      • ►  fev. 01 (54)
      • ►  fev. 02 (18)
      • ►  fev. 03 (10)
      • ►  fev. 04 (51)
      • ►  fev. 05 (54)
      • ►  fev. 06 (50)
      • ►  fev. 07 (45)
      • ►  fev. 08 (41)
      • ►  fev. 09 (14)
      • ►  fev. 11 (21)
      • ►  fev. 12 (22)
      • ►  fev. 13 (25)
      • ►  fev. 14 (55)
      • ►  fev. 15 (50)
      • ►  fev. 16 (14)
      • ►  fev. 17 (9)
      • ►  fev. 18 (53)
      • ►  fev. 19 (49)
      • ►  fev. 20 (27)
      • ►  fev. 21 (52)
      • ►  fev. 25 (53)
      • ►  fev. 26 (53)
      • ►  fev. 27 (56)
      • ►  fev. 28 (2)
    • ►  março (1116)
      • ►  mar. 01 (16)
      • ►  mar. 02 (13)
      • ►  mar. 03 (6)
      • ►  mar. 04 (40)
      • ►  mar. 05 (35)
      • ►  mar. 06 (56)
      • ►  mar. 07 (47)
      • ►  mar. 11 (58)
      • ►  mar. 12 (64)
      • ►  mar. 13 (65)
      • ►  mar. 14 (58)
      • ►  mar. 15 (51)
      • ►  mar. 16 (12)
      • ►  mar. 17 (15)
      • ►  mar. 18 (59)
      • ►  mar. 19 (55)
      • ►  mar. 20 (60)
      • ►  mar. 21 (64)
      • ►  mar. 22 (59)
      • ►  mar. 23 (12)
      • ►  mar. 24 (6)
      • ►  mar. 25 (53)
      • ►  mar. 26 (50)
      • ►  mar. 27 (59)
      • ►  mar. 28 (55)
      • ►  mar. 29 (35)
      • ►  mar. 30 (8)
      • ►  mar. 31 (5)
    • ►  abril (1291)
      • ►  abr. 01 (51)
      • ►  abr. 02 (54)
      • ►  abr. 03 (59)
      • ►  abr. 04 (57)
      • ►  abr. 05 (50)
      • ►  abr. 06 (16)
      • ►  abr. 07 (11)
      • ►  abr. 08 (53)
      • ►  abr. 09 (51)
      • ►  abr. 10 (55)
      • ►  abr. 11 (55)
      • ►  abr. 12 (54)
      • ►  abr. 13 (6)
      • ►  abr. 14 (15)
      • ►  abr. 15 (55)
      • ►  abr. 16 (52)
      • ►  abr. 17 (54)
      • ►  abr. 18 (52)
      • ►  abr. 19 (54)
      • ►  abr. 20 (16)
      • ►  abr. 21 (11)
      • ►  abr. 22 (53)
      • ►  abr. 23 (54)
      • ►  abr. 24 (53)
      • ►  abr. 25 (57)
      • ►  abr. 26 (54)
      • ►  abr. 27 (13)
      • ►  abr. 28 (14)
      • ►  abr. 29 (58)
      • ►  abr. 30 (54)
    • ►  maio (1199)
      • ►  mai. 01 (11)
      • ►  mai. 02 (60)
      • ►  mai. 03 (53)
      • ►  mai. 04 (3)
      • ►  mai. 05 (16)
      • ►  mai. 06 (52)
      • ►  mai. 07 (51)
      • ►  mai. 08 (56)
      • ►  mai. 09 (52)
      • ►  mai. 10 (10)
      • ►  mai. 12 (11)
      • ►  mai. 13 (57)
      • ►  mai. 14 (57)
      • ►  mai. 15 (3)
      • ►  mai. 16 (52)
      • ►  mai. 17 (64)
      • ►  mai. 18 (12)
      • ►  mai. 19 (15)
      • ►  mai. 20 (57)
      • ►  mai. 21 (53)
      • ►  mai. 22 (56)
      • ►  mai. 23 (59)
      • ►  mai. 24 (58)
      • ►  mai. 25 (16)
      • ►  mai. 26 (13)
      • ►  mai. 27 (54)
      • ►  mai. 28 (54)
      • ►  mai. 29 (52)
      • ►  mai. 30 (45)
      • ►  mai. 31 (47)
    • ►  junho (1002)
      • ►  jun. 01 (13)
      • ►  jun. 02 (12)
      • ►  jun. 03 (54)
      • ►  jun. 04 (56)
      • ►  jun. 05 (52)
      • ►  jun. 06 (39)
      • ►  jun. 07 (52)
      • ►  jun. 08 (16)
      • ►  jun. 09 (18)
      • ►  jun. 10 (53)
      • ►  jun. 11 (52)
      • ►  jun. 12 (54)
      • ►  jun. 13 (50)
      • ►  jun. 14 (4)
      • ►  jun. 15 (10)
      • ►  jun. 17 (19)
      • ►  jun. 18 (52)
      • ►  jun. 19 (56)
      • ►  jun. 20 (50)
      • ►  jun. 21 (53)
      • ►  jun. 22 (16)
      • ►  jun. 24 (13)
      • ►  jun. 25 (48)
      • ►  jun. 26 (24)
      • ►  jun. 27 (51)
      • ►  jun. 28 (56)
      • ►  jun. 29 (17)
      • ►  jun. 30 (12)
    • ►  julho (1269)
      • ►  jul. 01 (53)
      • ►  jul. 02 (53)
      • ►  jul. 03 (47)
      • ►  jul. 04 (45)
      • ►  jul. 05 (51)
      • ►  jul. 06 (15)
      • ►  jul. 07 (20)
      • ►  jul. 08 (51)
      • ►  jul. 09 (30)
      • ►  jul. 10 (48)
      • ►  jul. 11 (56)
      • ►  jul. 12 (19)
      • ►  jul. 13 (43)
      • ►  jul. 14 (16)
      • ►  jul. 15 (57)
      • ►  jul. 16 (56)
      • ►  jul. 17 (50)
      • ►  jul. 18 (47)
      • ►  jul. 19 (56)
      • ►  jul. 20 (19)
      • ►  jul. 21 (12)
      • ►  jul. 22 (49)
      • ►  jul. 23 (50)
      • ►  jul. 24 (55)
      • ►  jul. 25 (51)
      • ►  jul. 26 (31)
      • ►  jul. 27 (15)
      • ►  jul. 28 (17)
      • ►  jul. 29 (47)
      • ►  jul. 30 (57)
      • ►  jul. 31 (53)
    • ►  agosto (955)
      • ►  ago. 01 (46)
      • ►  ago. 02 (49)
      • ►  ago. 03 (17)
      • ►  ago. 04 (10)
      • ►  ago. 05 (43)
      • ►  ago. 06 (21)
      • ►  ago. 07 (44)
      • ►  ago. 08 (27)
      • ►  ago. 09 (26)
      • ►  ago. 10 (11)
      • ►  ago. 11 (47)
      • ►  ago. 12 (26)
      • ►  ago. 13 (22)
      • ►  ago. 14 (12)
      • ►  ago. 15 (25)
      • ►  ago. 16 (50)
      • ►  ago. 18 (47)
      • ►  ago. 19 (3)
      • ►  ago. 20 (42)
      • ►  ago. 21 (44)
      • ►  ago. 22 (46)
      • ►  ago. 23 (52)
      • ►  ago. 24 (10)
      • ►  ago. 25 (31)
      • ►  ago. 26 (41)
      • ►  ago. 27 (11)
      • ►  ago. 28 (45)
      • ►  ago. 29 (46)
      • ►  ago. 30 (45)
      • ►  ago. 31 (16)
    • ►  setembro (1035)
      • ►  set. 01 (14)
      • ►  set. 02 (46)
      • ►  set. 03 (50)
      • ►  set. 04 (51)
      • ►  set. 05 (48)
      • ►  set. 06 (54)
      • ►  set. 07 (15)
      • ►  set. 08 (12)
      • ►  set. 09 (48)
      • ►  set. 10 (49)
      • ►  set. 11 (11)
      • ►  set. 12 (47)
      • ►  set. 13 (45)
      • ►  set. 14 (15)
      • ►  set. 15 (10)
      • ►  set. 16 (48)
      • ►  set. 17 (49)
      • ►  set. 18 (45)
      • ►  set. 19 (47)
      • ►  set. 20 (49)
      • ►  set. 21 (15)
      • ►  set. 22 (12)
      • ►  set. 23 (45)
      • ►  set. 24 (7)
      • ►  set. 25 (50)
      • ►  set. 26 (47)
      • ►  set. 27 (45)
      • ►  set. 29 (13)
      • ►  set. 30 (48)
    • ►  outubro (940)
      • ►  out. 01 (47)
      • ►  out. 02 (23)
      • ►  out. 03 (43)
      • ►  out. 04 (44)
      • ►  out. 06 (15)
      • ►  out. 07 (44)
      • ►  out. 08 (50)
      • ►  out. 09 (13)
      • ►  out. 10 (46)
      • ►  out. 11 (48)
      • ►  out. 12 (10)
      • ►  out. 13 (11)
      • ►  out. 14 (46)
      • ►  out. 15 (48)
      • ►  out. 16 (45)
      • ►  out. 17 (15)
      • ►  out. 18 (47)
      • ►  out. 19 (6)
      • ►  out. 20 (10)
      • ►  out. 21 (45)
      • ►  out. 22 (15)
      • ►  out. 23 (41)
      • ►  out. 24 (45)
      • ►  out. 25 (41)
      • ►  out. 26 (15)
      • ►  out. 27 (12)
      • ►  out. 28 (18)
      • ►  out. 29 (10)
      • ►  out. 30 (42)
      • ►  out. 31 (45)
    • ►  novembro (815)
      • ►  nov. 01 (20)
      • ►  nov. 02 (27)
      • ►  nov. 03 (6)
      • ►  nov. 04 (38)
      • ►  nov. 05 (49)
      • ►  nov. 06 (9)
      • ►  nov. 07 (7)
      • ►  nov. 08 (46)
      • ►  nov. 09 (6)
      • ►  nov. 11 (46)
      • ►  nov. 12 (45)
      • ►  nov. 13 (48)
      • ►  nov. 14 (44)
      • ►  nov. 15 (24)
      • ►  nov. 16 (9)
      • ►  nov. 17 (13)
      • ►  nov. 18 (43)
      • ►  nov. 19 (47)
      • ►  nov. 20 (20)
      • ►  nov. 21 (45)
      • ►  nov. 22 (22)
      • ►  nov. 23 (11)
      • ►  nov. 24 (13)
      • ►  nov. 25 (23)
      • ►  nov. 26 (20)
      • ►  nov. 27 (48)
      • ►  nov. 28 (23)
      • ►  nov. 29 (47)
      • ►  nov. 30 (16)
    • ►  dezembro (904)
      • ►  dez. 01 (17)
      • ►  dez. 02 (44)
      • ►  dez. 03 (37)
      • ►  dez. 04 (47)
      • ►  dez. 05 (44)
      • ►  dez. 06 (44)
      • ►  dez. 07 (12)
      • ►  dez. 08 (15)
      • ►  dez. 09 (44)
      • ►  dez. 10 (44)
      • ►  dez. 11 (16)
      • ►  dez. 12 (50)
      • ►  dez. 13 (21)
      • ►  dez. 15 (17)
      • ►  dez. 16 (25)
      • ►  dez. 17 (33)
      • ►  dez. 18 (50)
      • ►  dez. 19 (49)
      • ►  dez. 20 (44)
      • ►  dez. 21 (13)
      • ►  dez. 22 (19)
      • ►  dez. 23 (40)
      • ►  dez. 24 (18)
      • ►  dez. 25 (11)
      • ►  dez. 26 (32)
      • ►  dez. 27 (40)
      • ►  dez. 28 (13)
      • ►  dez. 29 (15)
      • ►  dez. 30 (35)
      • ►  dez. 31 (15)
  • ►  2014 (9579)
    • ►  janeiro (784)
      • ►  jan. 01 (10)
      • ►  jan. 02 (41)
      • ►  jan. 03 (43)
      • ►  jan. 05 (13)
      • ►  jan. 06 (42)
      • ►  jan. 07 (24)
      • ►  jan. 08 (43)
      • ►  jan. 09 (31)
      • ►  jan. 10 (46)
      • ►  jan. 11 (10)
      • ►  jan. 12 (15)
      • ►  jan. 13 (41)
      • ►  jan. 14 (3)
      • ►  jan. 15 (9)
      • ►  jan. 16 (12)
      • ►  jan. 17 (5)
      • ►  jan. 18 (15)
      • ►  jan. 19 (9)
      • ►  jan. 20 (43)
      • ►  jan. 21 (45)
      • ►  jan. 22 (42)
      • ►  jan. 23 (34)
      • ►  jan. 24 (39)
      • ►  jan. 25 (13)
      • ►  jan. 26 (10)
      • ►  jan. 27 (42)
      • ►  jan. 28 (43)
      • ►  jan. 29 (40)
      • ►  jan. 30 (9)
      • ►  jan. 31 (12)
    • ►  fevereiro (756)
      • ►  fev. 01 (12)
      • ►  fev. 02 (6)
      • ►  fev. 03 (41)
      • ►  fev. 04 (12)
      • ►  fev. 05 (42)
      • ►  fev. 06 (44)
      • ►  fev. 07 (43)
      • ►  fev. 08 (15)
      • ►  fev. 09 (10)
      • ►  fev. 10 (42)
      • ►  fev. 11 (44)
      • ►  fev. 12 (43)
      • ►  fev. 13 (43)
      • ►  fev. 14 (44)
      • ►  fev. 15 (16)
      • ►  fev. 16 (12)
      • ►  fev. 17 (18)
      • ►  fev. 18 (22)
      • ►  fev. 19 (44)
      • ►  fev. 20 (19)
      • ►  fev. 21 (44)
      • ►  fev. 23 (12)
      • ►  fev. 24 (41)
      • ►  fev. 25 (14)
      • ►  fev. 26 (14)
      • ►  fev. 27 (17)
      • ►  fev. 28 (42)
    • ►  março (613)
      • ►  mar. 01 (14)
      • ►  mar. 02 (13)
      • ►  mar. 03 (8)
      • ►  mar. 04 (11)
      • ►  mar. 05 (42)
      • ►  mar. 06 (40)
      • ►  mar. 07 (20)
      • ►  mar. 08 (4)
      • ►  mar. 10 (15)
      • ►  mar. 11 (15)
      • ►  mar. 12 (6)
      • ►  mar. 13 (42)
      • ►  mar. 14 (14)
      • ►  mar. 15 (12)
      • ►  mar. 16 (13)
      • ►  mar. 17 (42)
      • ►  mar. 18 (41)
      • ►  mar. 19 (17)
      • ►  mar. 20 (6)
      • ►  mar. 21 (22)
      • ►  mar. 22 (1)
      • ►  mar. 23 (9)
      • ►  mar. 24 (7)
      • ►  mar. 25 (33)
      • ►  mar. 26 (36)
      • ►  mar. 27 (44)
      • ►  mar. 28 (41)
      • ►  mar. 29 (10)
      • ►  mar. 30 (26)
      • ►  mar. 31 (9)
    • ►  abril (743)
      • ►  abr. 02 (23)
      • ►  abr. 03 (6)
      • ►  abr. 04 (23)
      • ►  abr. 05 (10)
      • ►  abr. 06 (12)
      • ►  abr. 07 (5)
      • ►  abr. 08 (21)
      • ►  abr. 09 (5)
      • ►  abr. 10 (13)
      • ►  abr. 11 (38)
      • ►  abr. 12 (12)
      • ►  abr. 13 (13)
      • ►  abr. 14 (40)
      • ►  abr. 15 (37)
      • ►  abr. 16 (48)
      • ►  abr. 17 (39)
      • ►  abr. 18 (16)
      • ►  abr. 19 (20)
      • ►  abr. 20 (16)
      • ►  abr. 21 (42)
      • ►  abr. 22 (41)
      • ►  abr. 23 (8)
      • ►  abr. 24 (45)
      • ►  abr. 25 (43)
      • ►  abr. 26 (18)
      • ►  abr. 27 (13)
      • ►  abr. 28 (43)
      • ►  abr. 29 (47)
      • ►  abr. 30 (46)
    • ►  maio (1100)
      • ►  mai. 01 (25)
      • ►  mai. 02 (42)
      • ►  mai. 03 (16)
      • ►  mai. 04 (17)
      • ►  mai. 05 (49)
      • ►  mai. 06 (46)
      • ►  mai. 07 (44)
      • ►  mai. 08 (45)
      • ►  mai. 09 (45)
      • ►  mai. 10 (18)
      • ►  mai. 11 (18)
      • ►  mai. 12 (45)
      • ►  mai. 13 (47)
      • ►  mai. 14 (45)
      • ►  mai. 15 (46)
      • ►  mai. 16 (44)
      • ►  mai. 17 (18)
      • ►  mai. 18 (19)
      • ►  mai. 19 (44)
      • ►  mai. 20 (43)
      • ►  mai. 21 (46)
      • ►  mai. 22 (42)
      • ►  mai. 23 (23)
      • ►  mai. 24 (18)
      • ►  mai. 25 (17)
      • ►  mai. 26 (48)
      • ►  mai. 27 (44)
      • ►  mai. 28 (44)
      • ►  mai. 29 (43)
      • ►  mai. 30 (45)
      • ►  mai. 31 (14)
    • ►  junho (933)
      • ►  jun. 01 (17)
      • ►  jun. 02 (41)
      • ►  jun. 03 (49)
      • ►  jun. 04 (48)
      • ►  jun. 05 (42)
      • ►  jun. 06 (41)
      • ►  jun. 07 (15)
      • ►  jun. 08 (16)
      • ►  jun. 09 (42)
      • ►  jun. 10 (45)
      • ►  jun. 11 (38)
      • ►  jun. 12 (36)
      • ►  jun. 13 (34)
      • ►  jun. 14 (16)
      • ►  jun. 15 (14)
      • ►  jun. 16 (37)
      • ►  jun. 17 (39)
      • ►  jun. 18 (35)
      • ►  jun. 19 (15)
      • ►  jun. 20 (39)
      • ►  jun. 21 (17)
      • ►  jun. 22 (15)
      • ►  jun. 23 (7)
      • ►  jun. 24 (42)
      • ►  jun. 25 (42)
      • ►  jun. 26 (46)
      • ►  jun. 27 (39)
      • ►  jun. 28 (14)
      • ►  jun. 29 (13)
      • ►  jun. 30 (39)
    • ►  julho (862)
      • ►  jul. 01 (44)
      • ►  jul. 02 (35)
      • ►  jul. 03 (23)
      • ►  jul. 04 (29)
      • ►  jul. 05 (13)
      • ►  jul. 06 (10)
      • ►  jul. 07 (50)
      • ►  jul. 08 (45)
      • ►  jul. 09 (13)
      • ►  jul. 10 (41)
      • ►  jul. 11 (12)
      • ►  jul. 12 (17)
      • ►  jul. 13 (10)
      • ►  jul. 14 (42)
      • ►  jul. 15 (36)
      • ►  jul. 16 (40)
      • ►  jul. 17 (24)
      • ►  jul. 18 (20)
      • ►  jul. 19 (3)
      • ►  jul. 20 (17)
      • ►  jul. 21 (40)
      • ►  jul. 22 (42)
      • ►  jul. 23 (5)
      • ►  jul. 24 (43)
      • ►  jul. 25 (38)
      • ►  jul. 26 (15)
      • ►  jul. 27 (10)
      • ►  jul. 28 (35)
      • ►  jul. 29 (40)
      • ►  jul. 30 (37)
      • ►  jul. 31 (33)
    • ►  agosto (832)
      • ►  ago. 01 (39)
      • ►  ago. 02 (16)
      • ►  ago. 03 (10)
      • ►  ago. 04 (38)
      • ►  ago. 05 (39)
      • ►  ago. 06 (40)
      • ►  ago. 07 (39)
      • ►  ago. 08 (37)
      • ►  ago. 09 (9)
      • ►  ago. 10 (11)
      • ►  ago. 11 (35)
      • ►  ago. 12 (43)
      • ►  ago. 13 (38)
      • ►  ago. 14 (29)
      • ►  ago. 15 (34)
      • ►  ago. 16 (6)
      • ►  ago. 17 (11)
      • ►  ago. 18 (36)
      • ►  ago. 19 (34)
      • ►  ago. 20 (38)
      • ►  ago. 21 (7)
      • ►  ago. 22 (39)
      • ►  ago. 23 (10)
      • ►  ago. 24 (7)
      • ►  ago. 25 (32)
      • ►  ago. 26 (38)
      • ►  ago. 27 (32)
      • ►  ago. 28 (33)
      • ►  ago. 29 (35)
      • ►  ago. 30 (9)
      • ►  ago. 31 (8)
    • ►  setembro (788)
      • ►  set. 01 (29)
      • ►  set. 02 (38)
      • ►  set. 03 (36)
      • ►  set. 04 (36)
      • ►  set. 05 (34)
      • ►  set. 06 (4)
      • ►  set. 07 (9)
      • ►  set. 08 (31)
      • ►  set. 09 (35)
      • ►  set. 10 (34)
      • ►  set. 11 (34)
      • ►  set. 12 (36)
      • ►  set. 13 (9)
      • ►  set. 14 (6)
      • ►  set. 15 (33)
      • ►  set. 16 (34)
      • ►  set. 17 (36)
      • ►  set. 18 (36)
      • ►  set. 19 (34)
      • ►  set. 20 (8)
      • ►  set. 21 (10)
      • ►  set. 22 (32)
      • ►  set. 23 (11)
      • ►  set. 24 (32)
      • ►  set. 25 (35)
      • ►  set. 26 (33)
      • ►  set. 27 (5)
      • ►  set. 28 (6)
      • ►  set. 29 (32)
      • ►  set. 30 (40)
    • ►  outubro (757)
      • ►  out. 01 (30)
      • ►  out. 02 (30)
      • ►  out. 03 (27)
      • ►  out. 04 (8)
      • ►  out. 05 (6)
      • ►  out. 06 (33)
      • ►  out. 07 (40)
      • ►  out. 08 (34)
      • ►  out. 09 (17)
      • ►  out. 10 (36)
      • ►  out. 11 (12)
      • ►  out. 12 (8)
      • ►  out. 13 (30)
      • ►  out. 14 (34)
      • ►  out. 15 (28)
      • ►  out. 16 (11)
      • ►  out. 17 (36)
      • ►  out. 18 (9)
      • ►  out. 19 (6)
      • ►  out. 20 (19)
      • ►  out. 21 (37)
      • ►  out. 22 (32)
      • ►  out. 23 (36)
      • ►  out. 24 (35)
      • ►  out. 25 (7)
      • ►  out. 27 (37)
      • ►  out. 28 (12)
      • ►  out. 29 (40)
      • ►  out. 30 (33)
      • ►  out. 31 (34)
    • ►  novembro (663)
      • ►  nov. 01 (10)
      • ►  nov. 02 (8)
      • ►  nov. 03 (39)
      • ►  nov. 04 (38)
      • ►  nov. 05 (31)
      • ►  nov. 06 (37)
      • ►  nov. 07 (13)
      • ►  nov. 08 (11)
      • ►  nov. 09 (9)
      • ►  nov. 10 (42)
      • ►  nov. 11 (41)
      • ►  nov. 13 (40)
      • ►  nov. 14 (38)
      • ►  nov. 15 (8)
      • ►  nov. 17 (37)
      • ►  nov. 18 (29)
      • ►  nov. 19 (19)
      • ►  nov. 20 (45)
      • ►  nov. 21 (32)
      • ►  nov. 22 (7)
      • ►  nov. 23 (9)
      • ►  nov. 24 (13)
      • ►  nov. 25 (35)
      • ►  nov. 26 (18)
      • ►  nov. 28 (43)
      • ►  nov. 29 (8)
      • ►  nov. 30 (3)
    • ►  dezembro (748)
      • ►  dez. 01 (29)
      • ►  dez. 02 (40)
      • ►  dez. 03 (36)
      • ►  dez. 04 (42)
      • ►  dez. 05 (38)
      • ►  dez. 07 (9)
      • ►  dez. 08 (38)
      • ►  dez. 09 (36)
      • ►  dez. 10 (37)
      • ►  dez. 11 (20)
      • ►  dez. 12 (35)
      • ►  dez. 13 (10)
      • ►  dez. 14 (7)
      • ►  dez. 15 (40)
      • ►  dez. 16 (34)
      • ►  dez. 17 (36)
      • ►  dez. 18 (10)
      • ►  dez. 19 (53)
      • ►  dez. 20 (10)
      • ►  dez. 21 (7)
      • ►  dez. 22 (30)
      • ►  dez. 23 (30)
      • ►  dez. 24 (16)
      • ►  dez. 26 (25)
      • ►  dez. 27 (7)
      • ►  dez. 28 (8)
      • ►  dez. 29 (19)
      • ►  dez. 30 (38)
      • ►  dez. 31 (8)
  • ►  2015 (4469)
    • ►  janeiro (804)
      • ►  jan. 02 (44)
      • ►  jan. 03 (8)
      • ►  jan. 04 (8)
      • ►  jan. 05 (42)
      • ►  jan. 06 (34)
      • ►  jan. 07 (38)
      • ►  jan. 08 (36)
      • ►  jan. 09 (37)
      • ►  jan. 10 (9)
      • ►  jan. 11 (9)
      • ►  jan. 12 (34)
      • ►  jan. 13 (37)
      • ►  jan. 14 (27)
      • ►  jan. 15 (36)
      • ►  jan. 16 (32)
      • ►  jan. 17 (6)
      • ►  jan. 19 (34)
      • ►  jan. 20 (37)
      • ►  jan. 21 (38)
      • ►  jan. 22 (40)
      • ►  jan. 23 (14)
      • ►  jan. 24 (8)
      • ►  jan. 25 (7)
      • ►  jan. 26 (41)
      • ►  jan. 27 (35)
      • ►  jan. 28 (35)
      • ►  jan. 29 (33)
      • ►  jan. 30 (38)
      • ►  jan. 31 (7)
    • ►  fevereiro (571)
      • ►  fev. 01 (7)
      • ►  fev. 02 (19)
      • ►  fev. 03 (21)
      • ►  fev. 04 (2)
      • ►  fev. 05 (43)
      • ►  fev. 06 (30)
      • ►  fev. 07 (8)
      • ►  fev. 08 (10)
      • ►  fev. 09 (40)
      • ►  fev. 10 (34)
      • ►  fev. 11 (40)
      • ►  fev. 12 (20)
      • ►  fev. 13 (15)
      • ►  fev. 14 (12)
      • ►  fev. 15 (8)
      • ►  fev. 16 (13)
      • ►  fev. 17 (14)
      • ►  fev. 18 (35)
      • ►  fev. 19 (34)
      • ►  fev. 20 (16)
      • ►  fev. 21 (10)
      • ►  fev. 22 (10)
      • ►  fev. 23 (36)
      • ►  fev. 24 (31)
      • ►  fev. 25 (32)
      • ►  fev. 26 (5)
      • ►  fev. 27 (16)
      • ►  fev. 28 (10)
    • ►  março (436)
      • ►  mar. 01 (9)
      • ►  mar. 02 (34)
      • ►  mar. 05 (7)
      • ►  mar. 06 (1)
      • ►  mar. 08 (9)
      • ►  mar. 09 (20)
      • ►  mar. 10 (16)
      • ►  mar. 11 (41)
      • ►  mar. 12 (25)
      • ►  mar. 13 (6)
      • ►  mar. 14 (3)
      • ►  mar. 16 (33)
      • ►  mar. 17 (33)
      • ►  mar. 18 (33)
      • ►  mar. 19 (2)
      • ►  mar. 20 (14)
      • ►  mar. 22 (3)
      • ►  mar. 23 (40)
      • ►  mar. 25 (13)
      • ►  mar. 26 (9)
      • ►  mar. 27 (11)
      • ►  mar. 28 (8)
      • ►  mar. 29 (9)
      • ►  mar. 30 (40)
      • ►  mar. 31 (17)
    • ►  abril (448)
      • ►  abr. 01 (35)
      • ►  abr. 02 (38)
      • ►  abr. 03 (11)
      • ►  abr. 04 (7)
      • ►  abr. 05 (7)
      • ►  abr. 06 (37)
      • ►  abr. 07 (33)
      • ►  abr. 08 (13)
      • ►  abr. 09 (9)
      • ►  abr. 10 (19)
      • ►  abr. 11 (8)
      • ►  abr. 12 (4)
      • ►  abr. 13 (28)
      • ►  abr. 14 (40)
      • ►  abr. 15 (13)
      • ►  abr. 16 (16)
      • ►  abr. 17 (16)
      • ►  abr. 18 (10)
      • ►  abr. 19 (7)
      • ►  abr. 20 (10)
      • ►  abr. 21 (7)
      • ►  abr. 22 (11)
      • ►  abr. 23 (7)
      • ►  abr. 24 (5)
      • ►  abr. 25 (8)
      • ►  abr. 26 (26)
      • ►  abr. 27 (4)
      • ►  abr. 28 (9)
      • ►  abr. 29 (5)
      • ►  abr. 30 (5)
    • ►  maio (275)
      • ►  mai. 01 (10)
      • ►  mai. 02 (7)
      • ►  mai. 03 (5)
      • ►  mai. 04 (8)
      • ►  mai. 05 (7)
      • ►  mai. 06 (10)
      • ►  mai. 07 (7)
      • ►  mai. 08 (12)
      • ►  mai. 09 (6)
      • ►  mai. 10 (8)
      • ►  mai. 11 (10)
      • ►  mai. 12 (8)
      • ►  mai. 13 (6)
      • ►  mai. 14 (16)
      • ►  mai. 15 (11)
      • ►  mai. 16 (8)
      • ►  mai. 17 (6)
      • ►  mai. 18 (10)
      • ►  mai. 19 (13)
      • ►  mai. 20 (11)
      • ►  mai. 21 (10)
      • ►  mai. 22 (11)
      • ►  mai. 23 (10)
      • ►  mai. 24 (1)
      • ►  mai. 25 (13)
      • ►  mai. 26 (13)
      • ►  mai. 27 (11)
      • ►  mai. 28 (11)
      • ►  mai. 29 (10)
      • ►  mai. 30 (5)
      • ►  mai. 31 (1)
    • ►  junho (260)
      • ►  jun. 01 (13)
      • ►  jun. 02 (12)
      • ►  jun. 03 (11)
      • ►  jun. 04 (8)
      • ►  jun. 05 (7)
      • ►  jun. 06 (4)
      • ►  jun. 08 (6)
      • ►  jun. 09 (11)
      • ►  jun. 10 (27)
      • ►  jun. 11 (10)
      • ►  jun. 12 (6)
      • ►  jun. 13 (8)
      • ►  jun. 14 (6)
      • ►  jun. 15 (12)
      • ►  jun. 16 (10)
      • ►  jun. 17 (5)
      • ►  jun. 18 (10)
      • ►  jun. 19 (5)
      • ►  jun. 22 (13)
      • ►  jun. 23 (11)
      • ►  jun. 24 (12)
      • ►  jun. 25 (12)
      • ►  jun. 26 (11)
      • ►  jun. 27 (3)
      • ►  jun. 28 (4)
      • ►  jun. 29 (10)
      • ►  jun. 30 (13)
    • ►  julho (233)
      • ►  jul. 01 (6)
      • ►  jul. 02 (9)
      • ►  jul. 03 (11)
      • ►  jul. 04 (8)
      • ►  jul. 05 (8)
      • ►  jul. 06 (10)
      • ►  jul. 07 (8)
      • ►  jul. 08 (9)
      • ►  jul. 09 (7)
      • ►  jul. 10 (11)
      • ►  jul. 11 (7)
      • ►  jul. 13 (7)
      • ►  jul. 14 (10)
      • ►  jul. 15 (6)
      • ►  jul. 16 (11)
      • ►  jul. 17 (10)
      • ►  jul. 20 (11)
      • ►  jul. 21 (9)
      • ►  jul. 22 (8)
      • ►  jul. 23 (10)
      • ►  jul. 24 (8)
      • ►  jul. 25 (4)
      • ►  jul. 27 (10)
      • ►  jul. 28 (9)
      • ►  jul. 29 (9)
      • ►  jul. 30 (8)
      • ►  jul. 31 (9)
    • ►  agosto (193)
      • ►  ago. 03 (10)
      • ►  ago. 04 (13)
      • ►  ago. 05 (11)
      • ►  ago. 06 (9)
      • ►  ago. 07 (8)
      • ►  ago. 08 (4)
      • ►  ago. 10 (9)
      • ►  ago. 11 (10)
      • ►  ago. 12 (9)
      • ►  ago. 13 (12)
      • ►  ago. 14 (5)
      • ►  ago. 15 (6)
      • ►  ago. 16 (2)
      • ►  ago. 17 (5)
      • ►  ago. 18 (5)
      • ►  ago. 19 (7)
      • ►  ago. 20 (7)
      • ►  ago. 21 (4)
      • ►  ago. 23 (5)
      • ►  ago. 24 (10)
      • ►  ago. 25 (5)
      • ►  ago. 26 (7)
      • ►  ago. 27 (10)
      • ►  ago. 28 (7)
      • ►  ago. 29 (1)
      • ►  ago. 30 (3)
      • ►  ago. 31 (9)
    • ►  setembro (216)
      • ►  set. 01 (7)
      • ►  set. 02 (8)
      • ►  set. 03 (10)
      • ►  set. 04 (10)
      • ►  set. 05 (7)
      • ►  set. 07 (6)
      • ►  set. 08 (9)
      • ►  set. 09 (11)
      • ►  set. 10 (11)
      • ►  set. 11 (8)
      • ►  set. 12 (5)
      • ►  set. 14 (10)
      • ►  set. 15 (9)
      • ►  set. 16 (3)
      • ►  set. 17 (8)
      • ►  set. 18 (8)
      • ►  set. 21 (11)
      • ►  set. 22 (13)
      • ►  set. 23 (12)
      • ►  set. 24 (12)
      • ►  set. 25 (6)
      • ►  set. 28 (11)
      • ►  set. 29 (13)
      • ►  set. 30 (8)
    • ►  outubro (246)
      • ►  out. 01 (10)
      • ►  out. 02 (10)
      • ►  out. 03 (4)
      • ►  out. 05 (8)
      • ►  out. 06 (9)
      • ►  out. 07 (9)
      • ►  out. 08 (13)
      • ►  out. 09 (12)
      • ►  out. 10 (7)
      • ►  out. 12 (1)
      • ►  out. 13 (14)
      • ►  out. 14 (11)
      • ►  out. 15 (10)
      • ►  out. 16 (10)
      • ►  out. 17 (4)
      • ►  out. 18 (7)
      • ►  out. 19 (9)
      • ►  out. 20 (4)
      • ►  out. 21 (16)
      • ►  out. 22 (13)
      • ►  out. 23 (9)
      • ►  out. 24 (5)
      • ►  out. 26 (10)
      • ►  out. 27 (13)
      • ►  out. 28 (11)
      • ►  out. 29 (2)
      • ►  out. 30 (11)
      • ►  out. 31 (4)
    • ►  novembro (342)
      • ►  nov. 02 (9)
      • ►  nov. 03 (10)
      • ►  nov. 04 (7)
      • ►  nov. 05 (8)
      • ►  nov. 06 (8)
      • ►  nov. 08 (5)
      • ►  nov. 09 (16)
      • ►  nov. 10 (17)
      • ►  nov. 11 (16)
      • ►  nov. 12 (21)
      • ►  nov. 13 (24)
      • ►  nov. 14 (2)
      • ►  nov. 16 (21)
      • ►  nov. 17 (7)
      • ►  nov. 18 (22)
      • ►  nov. 19 (17)
      • ►  nov. 20 (6)
      • ►  nov. 21 (6)
      • ►  nov. 23 (20)
      • ►  nov. 24 (15)
      • ►  nov. 25 (22)
      • ►  nov. 26 (17)
      • ►  nov. 27 (18)
      • ►  nov. 28 (6)
      • ►  nov. 30 (22)
    • ►  dezembro (445)
      • ►  dez. 01 (17)
      • ►  dez. 02 (26)
      • ►  dez. 03 (26)
      • ►  dez. 04 (22)
      • ►  dez. 06 (5)
      • ►  dez. 07 (25)
      • ►  dez. 08 (9)
      • ►  dez. 09 (27)
      • ►  dez. 10 (25)
      • ►  dez. 11 (28)
      • ►  dez. 14 (22)
      • ►  dez. 15 (10)
      • ►  dez. 16 (21)
      • ►  dez. 17 (24)
      • ►  dez. 18 (26)
      • ►  dez. 21 (25)
      • ►  dez. 22 (12)
      • ►  dez. 23 (20)
      • ►  dez. 24 (1)
      • ►  dez. 26 (6)
      • ►  dez. 28 (24)
      • ►  dez. 29 (18)
      • ►  dez. 30 (17)
      • ►  dez. 31 (9)
  • ►  2016 (713)
    • ►  janeiro (329)
      • ►  jan. 01 (6)
      • ►  jan. 03 (5)
      • ►  jan. 04 (23)
      • ►  jan. 06 (20)
      • ►  jan. 07 (25)
      • ►  jan. 08 (23)
      • ►  jan. 09 (4)
      • ►  jan. 11 (17)
      • ►  jan. 12 (12)
      • ►  jan. 13 (21)
      • ►  jan. 14 (19)
      • ►  jan. 15 (23)
      • ►  jan. 17 (1)
      • ►  jan. 18 (23)
      • ►  jan. 19 (11)
      • ►  jan. 20 (23)
      • ►  jan. 21 (19)
      • ►  jan. 22 (21)
      • ►  jan. 23 (9)
      • ►  jan. 25 (24)
    • ►  fevereiro (6)
      • ►  fev. 18 (1)
      • ►  fev. 19 (1)
      • ►  fev. 22 (1)
      • ►  fev. 23 (2)
      • ►  fev. 28 (1)
    • ►  março (16)
      • ►  mar. 05 (1)
      • ►  mar. 08 (2)
      • ►  mar. 10 (1)
      • ►  mar. 14 (3)
      • ►  mar. 18 (1)
      • ►  mar. 28 (2)
      • ►  mar. 29 (1)
      • ►  mar. 30 (2)
      • ►  mar. 31 (3)
    • ►  abril (19)
      • ►  abr. 01 (1)
      • ►  abr. 04 (1)
      • ►  abr. 06 (3)
      • ►  abr. 08 (1)
      • ►  abr. 09 (1)
      • ►  abr. 13 (2)
      • ►  abr. 15 (1)
      • ►  abr. 19 (2)
      • ►  abr. 25 (3)
      • ►  abr. 28 (1)
      • ►  abr. 29 (3)
    • ►  maio (38)
      • ►  mai. 03 (2)
      • ►  mai. 04 (4)
      • ►  mai. 09 (1)
      • ►  mai. 10 (3)
      • ►  mai. 16 (5)
      • ►  mai. 17 (1)
      • ►  mai. 18 (1)
      • ►  mai. 21 (4)
      • ►  mai. 25 (7)
      • ►  mai. 26 (4)
      • ►  mai. 27 (1)
      • ►  mai. 30 (3)
      • ►  mai. 31 (2)
    • ►  junho (40)
      • ►  jun. 02 (4)
      • ►  jun. 06 (5)
      • ►  jun. 09 (1)
      • ►  jun. 11 (1)
      • ►  jun. 12 (2)
      • ►  jun. 14 (3)
      • ►  jun. 15 (4)
      • ►  jun. 17 (3)
      • ►  jun. 20 (3)
      • ►  jun. 21 (4)
      • ►  jun. 22 (2)
      • ►  jun. 27 (3)
      • ►  jun. 28 (3)
      • ►  jun. 29 (1)
      • ►  jun. 30 (1)
    • ►  julho (42)
      • ►  jul. 05 (2)
      • ►  jul. 11 (1)
      • ►  jul. 12 (3)
      • ►  jul. 14 (2)
      • ►  jul. 15 (2)
      • ►  jul. 17 (2)
      • ►  jul. 18 (1)
      • ►  jul. 19 (3)
      • ►  jul. 20 (3)
      • ►  jul. 21 (3)
      • ►  jul. 22 (3)
      • ►  jul. 24 (3)
      • ►  jul. 25 (1)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 27 (3)
      • ►  jul. 28 (4)
      • ►  jul. 29 (4)
      • ►  jul. 31 (1)
    • ►  agosto (47)
      • ►  ago. 02 (1)
      • ►  ago. 03 (1)
      • ►  ago. 04 (3)
      • ►  ago. 08 (4)
      • ►  ago. 09 (3)
      • ►  ago. 10 (1)
      • ►  ago. 11 (2)
      • ►  ago. 12 (3)
      • ►  ago. 15 (1)
      • ►  ago. 16 (1)
      • ►  ago. 17 (4)
      • ►  ago. 19 (4)
      • ►  ago. 20 (1)
      • ►  ago. 23 (3)
      • ►  ago. 24 (5)
      • ►  ago. 25 (2)
      • ►  ago. 26 (2)
      • ►  ago. 29 (1)
      • ►  ago. 30 (4)
      • ►  ago. 31 (1)
    • ►  setembro (47)
      • ►  set. 01 (3)
      • ►  set. 05 (4)
      • ►  set. 07 (1)
      • ►  set. 09 (5)
      • ►  set. 12 (1)
      • ►  set. 13 (1)
      • ►  set. 14 (3)
      • ►  set. 15 (2)
      • ►  set. 16 (2)
      • ►  set. 17 (1)
      • ►  set. 20 (5)
      • ►  set. 21 (4)
      • ►  set. 22 (4)
      • ►  set. 23 (4)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 27 (3)
      • ►  set. 28 (1)
      • ►  set. 29 (2)
    • ►  outubro (44)
      • ►  out. 02 (2)
      • ►  out. 03 (3)
      • ►  out. 04 (4)
      • ►  out. 05 (1)
      • ►  out. 06 (2)
      • ►  out. 07 (3)
      • ►  out. 10 (2)
      • ►  out. 11 (4)
      • ►  out. 13 (1)
      • ►  out. 14 (3)
      • ►  out. 17 (2)
      • ►  out. 19 (3)
      • ►  out. 21 (3)
      • ►  out. 24 (4)
      • ►  out. 25 (2)
      • ►  out. 27 (2)
      • ►  out. 31 (3)
    • ►  novembro (36)
      • ►  nov. 01 (2)
      • ►  nov. 02 (1)
      • ►  nov. 03 (4)
      • ►  nov. 04 (1)
      • ►  nov. 07 (3)
      • ►  nov. 09 (4)
      • ►  nov. 10 (2)
      • ►  nov. 11 (2)
      • ►  nov. 14 (3)
      • ►  nov. 16 (2)
      • ►  nov. 18 (2)
      • ►  nov. 21 (3)
      • ►  nov. 23 (1)
      • ►  nov. 28 (2)
      • ►  nov. 29 (3)
      • ►  nov. 30 (1)
    • ►  dezembro (49)
      • ►  dez. 01 (4)
      • ►  dez. 02 (2)
      • ►  dez. 05 (3)
      • ►  dez. 06 (4)
      • ►  dez. 07 (3)
      • ►  dez. 11 (2)
      • ►  dez. 12 (1)
      • ►  dez. 13 (3)
      • ►  dez. 15 (4)
      • ►  dez. 16 (1)
      • ►  dez. 19 (4)
      • ►  dez. 20 (2)
      • ►  dez. 21 (4)
      • ►  dez. 22 (2)
      • ►  dez. 23 (2)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 27 (2)
      • ►  dez. 28 (2)
      • ►  dez. 29 (1)
      • ►  dez. 30 (2)
  • ►  2017 (598)
    • ►  janeiro (41)
      • ►  jan. 03 (4)
      • ►  jan. 05 (2)
      • ►  jan. 06 (2)
      • ►  jan. 09 (1)
      • ►  jan. 10 (2)
      • ►  jan. 11 (1)
      • ►  jan. 12 (2)
      • ►  jan. 13 (2)
      • ►  jan. 16 (2)
      • ►  jan. 17 (5)
      • ►  jan. 18 (1)
      • ►  jan. 19 (4)
      • ►  jan. 20 (3)
      • ►  jan. 21 (1)
      • ►  jan. 23 (4)
      • ►  jan. 24 (1)
      • ►  jan. 30 (1)
      • ►  jan. 31 (3)
    • ►  fevereiro (15)
      • ►  fev. 01 (3)
      • ►  fev. 02 (4)
      • ►  fev. 03 (4)
      • ►  fev. 27 (4)
    • ►  março (55)
      • ►  mar. 01 (3)
      • ►  mar. 02 (3)
      • ►  mar. 03 (1)
      • ►  mar. 07 (1)
      • ►  mar. 08 (2)
      • ►  mar. 09 (2)
      • ►  mar. 10 (2)
      • ►  mar. 13 (4)
      • ►  mar. 14 (3)
      • ►  mar. 15 (4)
      • ►  mar. 16 (1)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 18 (1)
      • ►  mar. 20 (3)
      • ►  mar. 21 (2)
      • ►  mar. 23 (3)
      • ►  mar. 24 (3)
      • ►  mar. 27 (4)
      • ►  mar. 28 (3)
      • ►  mar. 29 (4)
      • ►  mar. 30 (3)
      • ►  mar. 31 (2)
    • ►  abril (54)
      • ►  abr. 01 (1)
      • ►  abr. 03 (3)
      • ►  abr. 04 (4)
      • ►  abr. 05 (4)
      • ►  abr. 06 (3)
      • ►  abr. 07 (3)
      • ►  abr. 09 (1)
      • ►  abr. 10 (2)
      • ►  abr. 11 (3)
      • ►  abr. 12 (3)
      • ►  abr. 13 (2)
      • ►  abr. 15 (2)
      • ►  abr. 17 (1)
      • ►  abr. 18 (2)
      • ►  abr. 19 (2)
      • ►  abr. 20 (1)
      • ►  abr. 22 (1)
      • ►  abr. 23 (1)
      • ►  abr. 24 (1)
      • ►  abr. 25 (4)
      • ►  abr. 26 (2)
      • ►  abr. 27 (4)
      • ►  abr. 28 (2)
      • ►  abr. 29 (1)
      • ►  abr. 30 (1)
    • ►  maio (72)
      • ►  mai. 01 (1)
      • ►  mai. 02 (3)
      • ►  mai. 03 (1)
      • ►  mai. 04 (2)
      • ►  mai. 05 (4)
      • ►  mai. 08 (2)
      • ►  mai. 09 (3)
      • ►  mai. 10 (3)
      • ►  mai. 11 (3)
      • ►  mai. 12 (4)
      • ►  mai. 15 (2)
      • ►  mai. 16 (4)
      • ►  mai. 17 (3)
      • ►  mai. 18 (3)
      • ►  mai. 19 (4)
      • ►  mai. 22 (3)
      • ►  mai. 23 (5)
      • ►  mai. 24 (4)
      • ►  mai. 25 (5)
      • ►  mai. 26 (4)
      • ►  mai. 29 (3)
      • ►  mai. 30 (3)
      • ►  mai. 31 (3)
    • ►  junho (58)
      • ►  jun. 01 (2)
      • ►  jun. 02 (3)
      • ►  jun. 05 (3)
      • ►  jun. 06 (3)
      • ►  jun. 07 (5)
      • ►  jun. 08 (3)
      • ►  jun. 09 (5)
      • ►  jun. 11 (1)
      • ►  jun. 12 (3)
      • ►  jun. 13 (1)
      • ►  jun. 14 (4)
      • ►  jun. 20 (4)
      • ►  jun. 21 (4)
      • ►  jun. 22 (3)
      • ►  jun. 23 (2)
      • ►  jun. 26 (3)
      • ►  jun. 27 (3)
      • ►  jun. 28 (3)
      • ►  jun. 29 (3)
    • ►  julho (53)
      • ►  jul. 01 (1)
      • ►  jul. 02 (1)
      • ►  jul. 03 (4)
      • ►  jul. 04 (3)
      • ►  jul. 05 (4)
      • ►  jul. 06 (2)
      • ►  jul. 07 (4)
      • ►  jul. 08 (1)
      • ►  jul. 10 (3)
      • ►  jul. 13 (1)
      • ►  jul. 17 (3)
      • ►  jul. 18 (4)
      • ►  jul. 21 (5)
      • ►  jul. 24 (2)
      • ►  jul. 25 (4)
      • ►  jul. 26 (2)
      • ►  jul. 27 (2)
      • ►  jul. 28 (2)
      • ►  jul. 29 (2)
      • ►  jul. 31 (3)
    • ►  agosto (64)
      • ►  ago. 01 (2)
      • ►  ago. 02 (3)
      • ►  ago. 03 (4)
      • ►  ago. 04 (4)
      • ►  ago. 05 (1)
      • ►  ago. 07 (3)
      • ►  ago. 08 (4)
      • ►  ago. 09 (3)
      • ►  ago. 10 (3)
      • ►  ago. 14 (3)
      • ►  ago. 15 (3)
      • ►  ago. 16 (4)
      • ►  ago. 17 (4)
      • ►  ago. 18 (2)
      • ►  ago. 21 (4)
      • ►  ago. 22 (3)
      • ►  ago. 23 (2)
      • ►  ago. 24 (3)
      • ►  ago. 25 (1)
      • ►  ago. 27 (1)
      • ►  ago. 28 (1)
      • ►  ago. 29 (1)
      • ►  ago. 30 (2)
      • ►  ago. 31 (3)
    • ►  setembro (48)
      • ►  set. 01 (3)
      • ►  set. 04 (2)
      • ►  set. 05 (2)
      • ►  set. 06 (1)
      • ►  set. 08 (3)
      • ►  set. 11 (2)
      • ►  set. 12 (5)
      • ►  set. 13 (2)
      • ►  set. 15 (4)
      • ►  set. 18 (3)
      • ►  set. 19 (3)
      • ►  set. 20 (3)
      • ►  set. 21 (4)
      • ►  set. 22 (1)
      • ►  set. 25 (3)
      • ►  set. 27 (2)
      • ►  set. 28 (2)
      • ►  set. 29 (3)
    • ►  outubro (47)
      • ►  out. 02 (2)
      • ►  out. 03 (3)
      • ►  out. 04 (3)
      • ►  out. 05 (3)
      • ►  out. 06 (2)
      • ►  out. 10 (3)
      • ►  out. 11 (2)
      • ►  out. 12 (1)
      • ►  out. 16 (4)
      • ►  out. 17 (3)
      • ►  out. 18 (4)
      • ►  out. 20 (4)
      • ►  out. 23 (3)
      • ►  out. 24 (2)
      • ►  out. 25 (2)
      • ►  out. 27 (2)
      • ►  out. 30 (2)
      • ►  out. 31 (2)
    • ►  novembro (49)
      • ►  nov. 01 (2)
      • ►  nov. 03 (2)
      • ►  nov. 06 (2)
      • ►  nov. 07 (1)
      • ►  nov. 08 (3)
      • ►  nov. 09 (2)
      • ►  nov. 10 (4)
      • ►  nov. 13 (3)
      • ►  nov. 14 (3)
      • ►  nov. 15 (1)
      • ►  nov. 16 (2)
      • ►  nov. 17 (2)
      • ►  nov. 20 (2)
      • ►  nov. 21 (3)
      • ►  nov. 22 (2)
      • ►  nov. 23 (2)
      • ►  nov. 24 (2)
      • ►  nov. 25 (1)
      • ►  nov. 27 (3)
      • ►  nov. 28 (2)
      • ►  nov. 29 (3)
      • ►  nov. 30 (2)
    • ►  dezembro (42)
      • ►  dez. 01 (3)
      • ►  dez. 05 (3)
      • ►  dez. 06 (3)
      • ►  dez. 07 (2)
      • ►  dez. 11 (2)
      • ►  dez. 12 (3)
      • ►  dez. 13 (2)
      • ►  dez. 14 (2)
      • ►  dez. 15 (1)
      • ►  dez. 18 (2)
      • ►  dez. 19 (2)
      • ►  dez. 20 (3)
      • ►  dez. 21 (3)
      • ►  dez. 22 (3)
      • ►  dez. 26 (3)
      • ►  dez. 27 (1)
      • ►  dez. 28 (2)
      • ►  dez. 29 (2)
  • ►  2018 (242)
    • ►  janeiro (29)
      • ►  jan. 03 (2)
      • ►  jan. 04 (1)
      • ►  jan. 05 (1)
      • ►  jan. 08 (1)
      • ►  jan. 09 (2)
      • ►  jan. 10 (3)
      • ►  jan. 15 (2)
      • ►  jan. 17 (1)
      • ►  jan. 19 (2)
      • ►  jan. 22 (1)
      • ►  jan. 23 (2)
      • ►  jan. 24 (3)
      • ►  jan. 25 (1)
      • ►  jan. 26 (1)
      • ►  jan. 29 (3)
      • ►  jan. 30 (2)
      • ►  jan. 31 (1)
    • ►  fevereiro (18)
      • ►  fev. 01 (2)
      • ►  fev. 02 (3)
      • ►  fev. 05 (2)
      • ►  fev. 06 (2)
      • ►  fev. 07 (1)
      • ►  fev. 08 (2)
      • ►  fev. 14 (1)
      • ►  fev. 15 (2)
      • ►  fev. 16 (1)
      • ►  fev. 20 (2)
    • ►  março (43)
      • ►  mar. 02 (1)
      • ►  mar. 05 (1)
      • ►  mar. 06 (2)
      • ►  mar. 07 (2)
      • ►  mar. 08 (3)
      • ►  mar. 09 (3)
      • ►  mar. 12 (2)
      • ►  mar. 13 (2)
      • ►  mar. 14 (1)
      • ►  mar. 15 (3)
      • ►  mar. 16 (3)
      • ►  mar. 19 (2)
      • ►  mar. 20 (2)
      • ►  mar. 21 (2)
      • ►  mar. 23 (3)
      • ►  mar. 26 (2)
      • ►  mar. 27 (3)
      • ►  mar. 28 (2)
      • ►  mar. 29 (4)
    • ►  abril (56)
      • ►  abr. 02 (4)
      • ►  abr. 03 (4)
      • ►  abr. 04 (4)
      • ►  abr. 05 (3)
      • ►  abr. 09 (4)
      • ►  abr. 10 (4)
      • ►  abr. 11 (3)
      • ►  abr. 13 (4)
      • ►  abr. 16 (3)
      • ►  abr. 17 (2)
      • ►  abr. 18 (1)
      • ►  abr. 19 (2)
      • ►  abr. 20 (4)
      • ►  abr. 23 (4)
      • ►  abr. 24 (3)
      • ►  abr. 26 (4)
      • ►  abr. 27 (3)
    • ►  maio (6)
      • ►  mai. 02 (2)
      • ►  mai. 03 (1)
      • ►  mai. 14 (2)
      • ►  mai. 15 (1)
    • ►  junho (36)
      • ►  jun. 07 (3)
      • ►  jun. 08 (2)
      • ►  jun. 11 (2)
      • ►  jun. 12 (2)
      • ►  jun. 13 (2)
      • ►  jun. 14 (3)
      • ►  jun. 15 (4)
      • ►  jun. 18 (3)
      • ►  jun. 19 (1)
      • ►  jun. 20 (2)
      • ►  jun. 21 (1)
      • ►  jun. 25 (2)
      • ►  jun. 26 (3)
      • ►  jun. 27 (2)
      • ►  jun. 28 (2)
      • ►  jun. 29 (2)
    • ►  julho (40)
      • ►  jul. 03 (2)
      • ►  jul. 04 (5)
      • ►  jul. 05 (2)
      • ►  jul. 06 (1)
      • ►  jul. 10 (2)
      • ►  jul. 11 (3)
      • ►  jul. 12 (3)
      • ►  jul. 13 (1)
      • ►  jul. 16 (2)
      • ►  jul. 17 (2)
      • ►  jul. 18 (3)
      • ►  jul. 19 (3)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 23 (3)
      • ►  jul. 25 (2)
      • ►  jul. 27 (3)
      • ►  jul. 29 (1)
      • ►  jul. 30 (1)
    • ►  agosto (12)
      • ►  ago. 01 (2)
      • ►  ago. 02 (2)
      • ►  ago. 08 (3)
      • ►  ago. 12 (2)
      • ►  ago. 16 (1)
      • ►  ago. 21 (2)
    • ►  outubro (2)
      • ►  out. 23 (2)

Páginas

  • Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.