Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dispositivo permite detecção da infecção por malária em estágio inicial

Sungjae Ha (a esq.) e Anantha Chandrakasan mostram o chip no Nanomechanics Laboratory
        Foto: Patricia Sampson/EECS
Sungjae Ha (a esq.) e Anantha Chandrakasan mostram o chip
 no Nanomechanics Laboratory
Protótipo criado nos EUA reconhece as propriedades elétricas das células infectadas como assinaturas de doença
 
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, descobriram uma forma de detectar a infecção malárica em células do sangue em estágio inicial, medindo mudanças nas propriedades elétricas das células infectadas.
 
Os cientistas construíram um microdispositivo experimental que utiliza uma gota de sangue e a analisa por meio de um eletrodo que mede um sinal de diferenciação de células infectadas das células não infectadas.
 
O trabalho é um primeiro passo em direção a um dispositivo de detecção de malária de baixo custo e portátil.
 
"Em última análise, o objetivo seria a criação de um dispositivo do tamanho de um selo postal com eletrônica integrada, que pode detectar se uma pessoa tem malária e em que fase", o pesquisador Anantha Chandrakasan.
 
Quando o parasita da malária Plasmodium falciparum infecta um glóbulo vermelho, a célula torna-se mais magnética e mais rígida, propriedades que podem ser detectadas em um dispositivo de rápido diagnóstico. Mas, essas mudanças são difíceis de detectar antes que o parasita amadureça além do estágio de anel - sua primeira fase, e a única fase encontrada no sangue circulante. Em estádios mais tardios da infecção, as células vermelhas do sangue infectadas se aderem a pequenos capilares, obstruindo a circulação e causando vários sintomas e até mesmo a morte em casos graves.
 
Assim, os pesquisadores decidiram usar a impedância elétrica como um sinal de diagnóstico. Vários tipos de infecção, incluindo a malária, alteram a impedância de uma célula, uma medida da resistência elétrica através da membrana celular.
 
Estudos já haviam medido mudanças elétricas em células infectadas no último estágio, mas não estava claro que as células que atingiram apenas o estágio de anel apresentam alterações elétricas.
 
Para descobrir, primeiros os autores construíram um microdispositivo capaz de medir a magnitude e a fase da impedância elétrica de células individuais. O dispositivo é essencialmente um dispositivo de contagem de células, uma abordagem semelhante à de outros dispositivos portáteis e de baixo custo.
 
O desafio, no entanto, envolveu a otimização da eletrônica para permitir medições muito precisas da impedância para cada célula enquanto ela passa.
 
Em testes de células de quatro tipos de células - células não infectadas e células infectadas no anel, estágios de trofozoíto e esquizonte - o dispositivo detectou pequenas diferenças nas medidas de magnitude e diferenças aparentemente aleatórias em fase, mas não o bastante para diferenciar definitivamente entre etapas.
 
Contudo, combinando matematicamente as medidas em um índice chamado delta, as diferenças entre as células não infectadas e todas as três fases tornaram-se claras.
 
"O que é realmente interessante sobre este dispositivo é que ele pode realmente diferenciar os glóbulos vermelhos não infectados dos glóbulos vermelhos infectados na fase de anel, embora o parasita ainda seja muito pequeno nesta fase e as células hospedeiras dificilmente teriam sido modificadas", afirmam os pesquisadores.
 
Os próximos passos para o desenvolvimento envolvem a integração desta nova tecnologia em um pacote pequeno e de baixo custo. "Nossa esperança é que tais tecnologias como as descritas neste trabalho possam ajudar a atender a necessidade de uma nova geração de diagnósticos portátil, descartáveis e baratos para uma variedade de doenças humanas", concluem os autores.
 
isaude.net

1 em cada 5 norte-americanos morre em decorrência da obesidade

Obesidade será responsável por uma parcela crescente de mortes nos Estados Unidos e pode levar a uma queda da expectativa de vida
Obesidade será responsável por uma parcela crescente de mortes
 nos Estados Unidos e pode levar a uma queda da expectativa de vida
Estudo revela que doença é muito mais mortal do que se pensava, causando 18% das mortes entre pessoas de 40 a 85 anos nos EUA
 
Estudo financiado pela Fundação Robert Wood Johnson, nos EUA, mostrou que 1 em cada 5 norte-americanos morre em decorrência da obesidade.
 
Os resultados mostram que a obesidade é muito mais mortal do que se pensava anteriormente, sendo responsável por 18% das mortes entre os cidadãos com idades de 40 a 85 anos.
 
A descoberta desafia a sabedoria predominante entre os cientistas, que coloca essa parcela de mortalidade por obesidade em torno de 5%.
 
"A obesidade tem dramaticamente piores consequências para a saúde do que alguns relatórios recentes nos levaram a acreditar. Esperamos que a obesidade será responsável por uma parcela crescente de mortes nos Estados Unidos e talvez leve a uma queda da expectativa de vida dos EUA", afirma o autor principal Ryan Masters.
 
De acordo com os pesquisadores, embora tenha havido sinais de que a obesidade está em declínio em alguns grupos de jovens, as taxas continuam a estar perto de máximos históricos. Para a maior parte das crianças e adultos que já são obesos, a condição provavelmente irá persistir, causando danos ao longo de suas vidas.
 
Entre norte-americanos mais velhos, o número crescente de obesidade já é evidente. Masters e seus colegas documentaram seu efeito no aumento da mortalidade em homens que morreram entre as idades de 65 e 70 nos anos de 1986 a 2006. A obesidade foi responsável por cerca de 3,5% das mortes de pessoas que nasceram entre 1915 e 1919. Para aqueles que nasceram 10 anos mais tarde, a condição foi responsável por cerca de 5% das mortes. Dez anos mais tarde, a obesidade matou mais de 7%.
 
"Crianças com cinco anos de idade, crescendo hoje estão vivendo em um ambiente onde a obesidade é muito mais a regra do que era para crianças com cinco anos de idade uma ou duas gerações atrás.
 
Tamanhos de bebidas são maiores, roupas são maiores e mais crianças são obesas. E uma vez que alguém é obeso, é muito difícil de desfazer. Então é lógico que não vamos ver o pior da epidemia até a atual geração de crianças envelhecer", afirma o coautor Bruce Link, da Universidade de Columbia.
 
Para a pesquisa, a equipe analisou dados dos registros de mortalidade para os anos de 1986 a 2006. Eles se concentraram em idades de 40 a 85 de modo a excluir mortes acidentais, homicídios e condições congênitas, que são as principais causas de morte para as pessoas mais jovens.
 
Segundo os pesquisadores, por meio de uma abordagem nova e mais rigorosa, a nova pesquisa mostra que a obesidade é muito mais consequente do que anteriormente reconhecido, que o impacto da epidemia está apenas começando a ser sentido e que alguns grupos da população são afetados de forma muito mais poderosa do que outros.
 
 
isaude.net

Substância presente em vegetais mata células do câncer de pâncreas

Plantas como aipo, alcachofra, ervas e orégano contêm substâncias que matam as células cancerosas
Plantas como aipo, alcachofra, ervas e orégano contêm substâncias
 que matam as células cancerosas
Plantas como aipo e orégano contêm flavonoides que agem inibindo uma enzima importante ligada à doença
 
Cientistas da Universidade de Illinois, nos EUA, descobriram que plantas como aipo, alcachofra, ervas e orégano contêm substâncias que matam as células cancerosas pancreáticas humanas em laboratório.
 
Os resultados mostraram que as substâncias apigenina, luteolina e flavonoides inibiram uma enzima importante ligada à doença.
 
"Sozinha a apigenin induziu a morte celular em duas linhas de células humanas do câncer pancreático. No entanto, recebemos os melhores resultados quando nós pré-tratamos as células cancerosas com apigenina por 24 horas e, em seguida, aplicamos o quimioterápico gemcitabina por 36 horas", afirma a líder da pesquisa Elvira de Mejia.
 
Segundo os pesquisadores, o truque parece ser usar os flavonoides como um pré-tratamento, em vez de aplicá-lo junto com o medicamento quimioterápico ao mesmo tempo.
 
"Mesmo que o tema ainda seja controverso, nosso estudo indicou que tomar suplementos antioxidantes no mesmo dia de medicamentos quimioterápicos pode anular o efeito dessas drogas", afirma de Mejia.
 
"Isto acontece porque os flavonoides podem atuar como antioxidantes. Uma das maneiras que as drogas quimioterápicas matam as células é baseada na sua atividade pró-oxidante, o que significa que os flavonoides e os medicamentos quimioterapêuticos podem competir uns com os outros quando são introduzidos ao mesmo tempo", explica a pesquisadora.
 
Os cientistas descobriram que a apigenina inibiu uma enzima chamada de glicogênio sintase quinase-3ß (GSK-3ß), o que levou a uma diminuição na produção de genes anti-apoptóticos nas células do câncer de pâncreas. Apoptose significa que a célula cancerosa se autodestrói porque seu DNA foi danificado.
 
Em uma das linhas de células de câncer, a porcentagem de células em apoptose foi de 8,4% em células que não tinham sido tratadas com flavonoide a 43% em células que foram tratadas com a substância. Neste caso, nenhuma droga de quimioterapia tinha sido adicionada.
 
"Pacientes com câncer pancreático provavelmente não seriam capazes de comer bastante alimentos ricos em flavonoides para elevar os níveis plasmáticos sanguíneos do flavonoide a um patamar eficaz. Mas os cientistas poderiam desenvolver drogas que permitam alcançar as concentrações", afirma de Mejia.
 
Segundo os pesquisadores, a prevenção desta doença é outra história. "Se você comer um monte de frutas e legumes em toda a sua vida, você vai ter a exposição crônica a esses flavonoides bioativos, o que certamente ajudaria a reduzir o risco de câncer", conclui de Mejia.
 
isaude.net

Aleitamento materno protege contra a gagueira persistente na infância

Estudos sugerem que a falta de DHA adequada durante o desenvolvimento pode afetar a estrutura e a função do cérebro
Foto: Acutez Media
Estudos sugerem que a falta de DHA adequada durante o
desenvolvimento pode afetar a estrutura e a função do cérebro
Pesquisa encontrou associação dose-dependente entre a amamentação e a probabilidade de recuperação da gagueira
 
Estudo realizado com 47 crianças que desenvolveram gagueira na infância mostrou que aquelas que foram amamentadas na infância eram mais propensas a se recuperar da condição e voltar a ter um discurso fluente.
 
Os resultados encontraram uma associação dose-dependente entre o aleitamento materno e a probabilidade de recuperação da gagueira de uma criança, com aquelas que foram amamentadas sendo mais propensas a se recuperar.
 
Meninos, que são desproporcionalmente afetados pela gagueira, pareceram se beneficiar mais. Os meninos no estudo que amamentaram por mais de um ano tinham cerca de um sexto menor probabilidade de desenvolver gagueira persistente do que aqueles que nunca amamentaram.
 
"Sabemos há anos que fatores genéticos e ambientais contribuem para a gagueira, mas a nossa compreensão das variáveis ambientais específicas em jogo era obscura. Essas descobertas podem melhorar a nossa compreensão e recuperação da gagueira persistente", afirma a líder da pesquisa Jamie Mahurin-Smith, da University of Illinois.
 
Estudos anteriores haviam encontrado uma associação consistente entre o aleitamento materno e o melhor desenvolvimento da linguagem, de acordo com os pesquisadores. Um estudo de 1997 descobriu que bebês amamentados por mais de nove meses apresentaram um risco significativamente menor de comprometimento da linguagem do que aqueles amamentados por períodos mais curtos de tempo.
 
Outros estudos encontraram associações entre a duração do aleitamento materno e o QI verbal ou a probabilidade de uma criança ser diagnosticada com um transtorno do espectro do autismo.
 
Mahurin-Smith e seus colegas sugerem que os ácidos graxos essenciais encontrados no leite materno, e que muitas vezes faltam em fórmulas para lactentes, pode ajudar a explicar por que a longa duração da amamentação está associada a um melhor desenvolvimento do cérebro e da linguagem.
 
"Ácidos graxos de cadeia longa presentes no leite humano, especificamente o ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, desempenham um papel importante no desenvolvimento de tecido neural. O discurso fluente requer que uma sequência extremamente complexa de eventos se desdobre rapidamente, e nossa hipótese era de que as primeiras diferenças de neurodesenvolvimento podem causar dificuldades com fluência mais tarde na vida", explica Mahurin-Smith.
 
O cérebro dos bebês triplica de tamanho em seu primeiro ano de vida, e mais de metade do peso sólido do tecido recém-construído é lipídico. DHA é o ácido graxo predominante no cérebro de mamíferos. Lactentes com falta de DHA na dieta podem sintetizar a partir de outros ácidos graxos, mas a pesquisa mostra que a taxa em que o DHA é incorporado no tecido do cérebro ultrapassa a taxa à qual ele pode ser sintetizado.
 
Estudos sugerem que a falta de DHA adequada durante o desenvolvimento pode afetar a estrutura e a função do cérebro. Os ácidos graxos também são conhecidos por influenciar a expressão do gene, a ligação a fatores de transcrição que regulam a atividade de vários genes.
 
"Pode ser que a ingestão de ácidos graxos afete a expressão de genes responsáveis pela gagueira", afirmam os autores.
 
De acordo com Mahurin-Smith, o estudo adiciona à evidência que sugere que o leite humano pode exercer uma influência significativa sobre o neurodesenvolvimento.
 
isaude.net

Bombas de insulina são mais eficazes que injeções no controle do diabetes

Terapia com bomba reduziu os episódios de hipoglicemia grave de 14,7 para 7,2 eventos por 100 pacientes por ano
Terapia com bomba reduziu os episódios de hipoglicemia grave
 de 14,7 para 7,2 eventos por 100 pacientes por ano
Pesquisa revela que as bombas regulam o açúcar no sangue por mais tempo e provocam menos complicações
 
Pesquisadores do Princess Margaret Hospital for Children, na Austrália, demonstraram que as bombas de insulina são mais eficazes no controle do açúcar no sangue do que as injeções de insulina.
 
A pesquisa revela que as bombas possuem um efeito mais duradouro e provocam menos complicações.
 
Os resultados foram publicados na revista Diabetologia.
 
O crescente uso da terapia com bomba de insulina ao longo dos últimos 15 anos, particularmente em crianças, tem sido impulsionado por melhorias na tecnologia da bomba e pela disponibilidade de análogos de insulina. Apesar deste aumento, os resultados da terapia com bomba continuam a ser debatidos. No entanto, tem havido investigação inadequada sobre os efeitos de longo prazo da terapia com bomba em crianças, com estudos de curta duração ou não recrutando pacientes suficientes.
 
No atual estudo, um total de 345 pacientes em terapia com bomba foi comparado com controles que usavam injeções. A média de idade foi de 11 anos.
 
A redução A1c (um método padrão para a medição de controle da glicose no sangue) no grupo da bomba foi de 0,6% (6,6 mmol / mol). Esta melhoria da HbA1c permaneceu significativa após sete anos de acompanhamento.
 
De acordo com os resultados, a terapia com bomba reduziu os episódios de hipoglicemia grave (níveis perigosamente baixos de glicose no sangue) de 14,7 para 7,2 eventos por 100 pacientes por ano. Em contraste, a hipoglicemia grave aumentou no grupo que não usava a bomba com relação ao mesmo período de 6,8 para 10,2 eventos por 100 pacientes por ano.
 
Dos 345 pacientes em terapia com a bomba, 38 cessaram a terapia com bomba durante o estudo, seis no primeiro ano de tratamento, 7 no segundo, 10 no terceiro ano de tratamento. Algumas crianças param porque ficam cansadas da atenção extra necessária para gerenciar a bomba. Outras crianças, por vezes, tiram umas "férias" da bomba temporária e depois recomeçam seu uso.
 
"Este é o maior estudo do uso de bomba de insulina em crianças e também tem o maior período de acompanhamento de qualquer estudo da terapia com bomba de insulina em crianças. Nossos dados confirmam que a terapia com bomba de insulina proporciona uma melhora no controle glicêmico que é sustentada por pelo menos sete anos. Crianças e adolescentes com mau controle tiveram maior redução na HbA1c com a terapia de bomba de insulina. Embora este não é seja um estudo aleatório, é experiência de "vida real" em uma grande amostra de base populacional sobre um período de tempo prolongado e, como tal, fornece informações importantes", conclui a líder da pesquisa Elizabeth Davis.
 
isaude.net

Prefeitura de Aracruz (ES) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Aracruz, no estado do Espírito Santo, lançou edital de processo seletivo nº. 01/2013, com o fito de ocupar 135 vagas temporárias, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos vão de R$ 768,64 a R$ 1.689,95, com cargas semanais de 30, 40 e 44 horas, além de escalas de 48x72.
 
Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (23), Cuidador Social (12), Manipulador de Alimentos (3) e Motorista Administrativo (10);

- Nível Médio: Agente Administrativo (17), Agente Cadastrador (13), Agente de Triagem (1) e Educador Social (15);

- Nível Superior: Arte Educador (1), Assistente Social (18), Educador Físico (4), Nutricionista (1), Pedagogo (2) e Psicólogo (15).
 
Inscrições, Seleção e Validade
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 26 e 27 de agosto de 2013, das 9h às 17h, na Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz, localizada na Rua Quintino Loureiro, nº. 234, Centro.
O certame será constituído em duas etapas: comprovação dos requisitos e pontuação de títulos.

O certame terá validade por 12 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

Concurso Prefeitura de Breves - PA

A Prefeitura de Breves, no estado do Pará, lançou edital de concurso público N° 001/2013, com a intenção de ocupar 439 vagas de níveis superior, médio e fundamental. A organização ficará por conta da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e os contratados receberão salários que variam de R$ 678,00 a R$ 1.305,90 em jornadas de 20h ou 40h semanais.

Cargos
- Ensino Fundamental - Agente de Limpeza Educacional, Agente de Alimentação Educacional e Zelador Educacional;

- Ensino Médio - Secretário Escolar, Técnico em Informática e Professor;

- Ensino Superior - Nutricionista Educacional, Assistente Social Educacional, Fonoaudiólogo Educacional, Psicólogo Educacional, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil e Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Física, Professor de Arte, Professor de Língua Estrangeira - Inglês, Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Ciências, (9) Ensino Religioso, Professor Especialista em Educação Especial - Apoio Pedagógico, Professor Especialista em Educação Especial - Atendimento Múltiplo, Professor Especialista em Educação Especial - Itinerante e Técnico Pedagógico Educacional.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.fadesp.org.br, até às 16h do dia 16 de setembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para disputar as funções de nível fundamental, de R$ 50,00 para médio e de R$ 60,00 para superior.

Provas
O concurso constará de exame de conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Esta avaliação será realizada provavelmente no dia 29 de setembro de 2013. Também haverá avaliação de títulos, de caráter classificatório, para Professores. O local de realização das provas objetivas constará no cartão de inscrição do candidato.

Validade
Este concurso terá a validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Monteiro Lobato (SP) 2013

A Prefeitura de Monteiro Lobato, no estado de São Paulo, lançou edital de  concurso público N° 001/2013, que será realizado através da empresa CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. São oferecidas 45 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.657,00, mais 2.311,00 em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para as funções de Auxiliar de Serviço Braçal, Lavador de Veículos, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Máquina Hidráulica, Pedreiro, Servente, Atendente, Eletricista, Inspetor de Alunos, Motorista Comprador, Assistente Administrativo, Assistente Serviço Transporte, Auxiliar de Saúde Bucal, Escriturário, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico em Agropecuária, Tesoureiro, Assistente Social (CRAS), Dentista, Médico Clínico Geral (P.S.F.) 20 horas, Médico Clínico Geral (P.S.F.) 40 horas e Professor de Educação Básicas I – Educação Infantil.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 05 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 58,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas no dia 29 de setembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Catas Altas (MG) promove processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, cidade localizada a 130 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou dois extratos de editais de processo seletivo para admissão em caráter temporário para os cargos de Odontólogo e  Auxiliar de Consultório Dentário.

As inscrições serão realizadas no período de 19 a 23 de agosto de 2013, no Departamento Pessoal da Prefeitura de Catas Altas, das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Outras informações por meio do telefone (31) 3832 -7113.
 
Os extratos dos editais estão publicados no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, na edição do dia 16 de agosto de 2013.

Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu - SP abre processo seletivo

A Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, no Estado de São Paulo, abriu os editais N°s 001 e 002/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 18 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 10.000,00, mais 20% Insalubridade, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do processo seletivo serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os cargos de Motorista, Atendente, Auxiliar de Enfermagem – ESF I, Auxiliar de Enfermagem – ESF II, Medico Clínico Geral - ESF I, Medico Clínico Geral - ESF II, Medico Pediatra, Enfermeira – ESF I, Enfermeira – ESF II, Psicólogo, Fisioterapeuta, Cirurgião Dentista e Médico Clínico Geral (Presídio).
 
As inscrições, nos valores de R$ 22,00 a R$ 32,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 25 de agosto de 2013.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 08 de setembro de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura de Irapuru e Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Processo Seletivo Prefeitura de Novo Horizonte do Norte - MT

A Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, no estado de Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo nº 002/2013, com a finalidade de contratar 01 Bioquímico (nível superior), com remuneração de R$ 2.317,47 e jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até 26 de agosto de 2013, na Secretaria Municipal de Administração, na Rua Augusto de Souza, nº 171, Centro, Novo Horizonte do Norte-MT. Não será cobrada taxa de inscrição. 
 
As provas serão realizadas na Escola Municipal Ulisses Guimarães, Avenida Kara José, nº 395, Centro, provavelmente no dia 1º de setembro de 2013. O gabarito das provas será publicado no Mural da Prefeitura e Câmara Municipal; no Diário Oficial dos Municípios (www.diariomunicipal.com.br/amm-mt/), no Jornal Oficial do Tribunal de Contas ( www.tce.mt.gov.br) e nos jornais locais de grande circulação, no dia 02 de setembro deste ano. 
 
O resultado final está previsto para ser homologado em 12 de setembro de 2013.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 16 de agosto de 2013. 

Concurso Prefeitura de Navegantes (SC)

A Prefeitura de Navegantes, no estado de Santa Catarina, lançou três editais de N°s 001, 002 e 003/2013 de concurso público e processo seletivo, destinado ao provimento de 122 vagas, sob a coordenação do Instituto o Barriga Verde. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

De acordo com os editais publicados, os cargos disponíveis são de Agente de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Consultório Dentário, Monitor de Educação Infantil, Motorista, Técnico em Enfermagem,Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Auditor, Auditor Fiscal, Médicos várias especialidades, Odontólogo, Professores várias disciplinas, Assistente de Biblioteca, Assistente de Produção Cultural, Monitor de Oficinas de Artes Culturais, Monitor de Telecentro, Técnico de Cinema, Técnico de Teatro, Bibliotecário, Produtor Cultural, Instrutor, Arte, Leiturista e Monitor.

O certame contemplará vagas para Cargos de nível alfabetizado, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. O salário proposto aos profissionais classificados pode chegar a R$ 8.500,00, para carga horária de 10 a 40 horas semanais de trabalho.

As inscrições poderão ser feitas no site, através do endereço eletrônico www.iobv.com.br, no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Para os candidatos que não possuem internet, haverá uma central de atendimento do Instituto o Barriga Verde em sala cedida pela Prefeitura Municipal de Navegantes, localizada à Rua João Emilio, nº 100, com atendimento das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min.

O valor da taxa de inscrição é de:
R$ 20,00 e 30,00 para cargos de nível Alfabetizado e ensino fundamental completo;
R$ 30,00 e 40,00 para cargos de nível médio;
R$ 50,00 e 60,00 para cargos de nível superior.

As provas escritas objetivas, serão aplicadas no município de Navegantes, provavelmente no dia 20 de outubro de 2013, com a duração de até 3 (três) horas.

A confirmação da data e as informações sobre horários, locais e distribuição dos cargos e alocação dos candidatos por sala serão divulgadas oportunamente por meio de edital próprio a ser publicado no mural oficial da Prefeitura e nos sites www.iobv.com.br e www.navegantes.sc.gov.br.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no dia 21 de outubro de 2013, no site www.iobv.com.br.
 
Vale lembrar que, o prazo de validade do concurso público e do processo será dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.
 
Para obter mais informações sobre os editais acesse os sites www.iobv.com.br e www.navegantes.sc.gov.br.

Concurso RIOPRETOPREV (SP) 2013

A Regime Próprio de Previdência do Município de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV), em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, abriu edital normativo do concurso público N° 01/2013, destinado ao provimento de 12 (doze) vagas para cargos efetivos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.861,70 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

A organização e realização do concurso estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.

As chances são para os cargos de Advogado, Analista Contábil, Analista Previdenciário - Psicologia, Analista Previdenciário - Serviço Social, Analista Previdenciário - Tecnologia da Informação e Comunicação, Analista Previdenciário - Terapia Ocupacional e Agente Previdenciário.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br, no período entre as 9 horas do dia 28 de agosto, e às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de setembro de 2013, (horário de Brasília).
 
Para candidatos sem acesso à internet, o Programa Acessa São Paulo disponibiliza, gratuitamente, acesso à internet. Existem unidades do Programa Acessa São Paulo em diversas localidades da região. Em São José do Rio Preto está localizada na Unidade do Poupatempo, Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, em dias úteis, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas.

O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 35,00 para o cargo de nível médio e R$ 60,00 para os cargos de nível superior. O boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas até o dia 27 de setembro de 2013.

O concurso público será composto de:
- 2 (duas) fases para o cargo de nível médio, sendo elas, prova objetiva e prova discursiva.
- 3 (três) fases para os cargos de nível superior, sendo elas, prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos.

As provas serão realizadas no município de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, exceto no caso de indisponibilidade de locais suficientes e/ou adequados, situação que ocasionará a realização em outras localidades, sendo os custos com deslocamento de responsabilidade do candidato.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 13 de outubro de 2013 e serão realizadas para o cargo de nível médio em período distinto ao dos cargos de nível superior. Havendo alteração de data, será informada a nova data na imprensa e no sítio da Faperp, www.concursosfaperp.com.br, constando local, data e horário das provas.

O concurso terá prazo de validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da RIOPRETOPREV, a contar da data de publicação de sua homologação.

PROCAPE lança edital de processo seletivo

O Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), lançou edital para realização de processo seletivo oferecendo 80 vagas para profissionais de nível superior e médio/técnico. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 1.837. 
 
As chances são para as funções de Biólogo, Biomédico/Bioquímico, Físico, Fisioterapeuta Respiratório, Farmacêutico Hospitalar, Enfermeiro, Técnico de Laboratório, Técnico de Perfusão e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições, no valor de R$ 40 e 60, serão efetuadas até 08 de setembro de 2013, no endereço eletrônico www.upenet.com.br.
 
De acordo com o edital, o concurso será composto de prova objetiva e avaliação curricular. A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de setembro de 2013 e o gabarito preliminar anunciado no mesmo dia de aplicação da avaliação escrita.
 
Os candidatos classificados serão contratados por um prazo de até 24 meses, prorrogáveis por iguais períodos até o máximo de seis anos, respeitadas as disposições contidas na legislação e as condições mencionadas no edital.
 
O edital (Portaria Conjunta SAD/UPE nº 106/2013) e demais anexos ou atualizações podem ser acessados no endereço www.upenet.com.br.

Concurso UNIOESTE 2013

Foi divulgado edital para realização do 11º concurso público nº. 143/2013 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com oferta de 23 vagas para Agentes Universitários de níveis superior e médio, bem como para Agentes Universitários Operacionais de nível fundamental. Os profissionais a serem contratados receberão salários que variam de R$ 862,04 a R$ 2.674,04 em jornada semanal de 40 horas.

Cargos
- Ensino Fundamental - Auxiliar Operacional;
- Ensino Médio/Técnico - Técnico em Agropecuária, Técnico em Anatomia e Necropsia, Motorista, Técnico em Biblioteca, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática e Cozinheiro;
- Ensino Superior - Administrador, Engenheiro Civil, Assistente Social e Farmacêutico.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.unioeste.br/concursos, até às 17h do dia 17 de setembro de 2013, e preencher o formulário de inscrição. A taxa de participação é de R$ 150,00 para Agente Universitário de Nível Superior, de R$ 100,00 para Agente Universitário de Nível Médio e de R$ 50,00 para Agente Universitário Operacional.

Da Seleção
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos da Função, Conhecimentos Específicos do Serviço Público do Estado do Paraná, e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta avaliação será aplicada no dia 20 de outubro de 2013, das 14h às 18h, nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, em locais a serem divulgados.

Também haverá prova prática, de caráter eliminatório, para Motorista; prova de títulos, classificatória, para Administrador, Assistente Social, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Cozinheiro, Motorista, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Biblioteca, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho. Por fim, ainda haverá prova de aptidão física, de caráter eliminatório, para Auxiliar Operacional.

Gabaritos e Validade
A divulgação da prova objetiva e gabarito provisório será na data prevista de 21 de outubro de 2013, até às 17h. Já a publicação do resultado final dos classificados será no dia 16 de dezembro de 2013.

O certame terá a validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação da Resolução de homologação, no Diário Oficial do Estado do Paraná, pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da Unioeste.

AHM – SP anuncia processo seletivo

A Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo - AHM/SP, divulgou por meio da publicação do comunicado de nº. 15/2013/SUP.G/AHM, que será realizado processo seletivo para contratação emergencial de 35 Especialistas em Saúde na função de Cirurgião-Dentista. Os vencimentos variam de R$ 1.044,91 e R$ 1.253,91, por carga horária de 20 e 24h semanais.

As oportunidades serão distribuídas entre o HM "Dr. José Soares Hungria", PSM Perus, HM de "Tide Setúbal", HM "Professor Waldomiro de Paula", HM "Dr. Cármino Caricchio", HM "Dr. Alexandre Zaio", HM "Dr. Ignácio Proença de Gouvêa", HM "Dr. Arthur Ribeiro de Saboya", HM "Dr. Fernando Mauro P. Rocha" e PA Jardim Macedônia, nas regiões Noroeste, Leste I e II, Sudeste e Sul, com contratos válidos por 12 meses.

As inscrições serão realizadas nos dias 26 e 27 de agosto de 2013 das 9h às 15h nos HMs "Dr. José Soares Hungria", "Dr. Alípio Correa Neto", "Dr. Cármino Caricchio" e "Dr. Fernando Mauro Pires Rocha" (ver endereços no edital completo). Deve-se, na ocasião, apresentar ficha preenchida, originais e cópias dos documentos pessoais, comprovantes de experiência profissional, formação acadêmica.

A seleção será feita pela somatória de pontos da documentação entregue e os candidatos serão convocados para escolha de vaga e contratação.

O processo seletivo para contratação por tempo determinado, terá validade de 02 anos contados a partir da data de publicação da Lista de Classificação Definitiva em Diário Oficial da Cidade-DOC, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Paulista (PE) abre vagas em processo seletivo

O Município de Paulista, no estado de Pernambuco, dispõe de 179 vagas para profissionais da área de saúde, que possuam níveis médio/técnico ou superior. As oportunidades foram divulgadas por meio de edital de processo seletivo simplificado, acessível pela página eletrônica do IPAD Concursos Públicos e Seleções (http://www.ipad.com.br/selecaopublicapaulista2013/). 
 
Cargos 
Agente de Saúde Escolar, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Condutor - Samu, Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Cuidador - Residência Terapêutica, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Samu, Acupunturista, Citopatologista, Cardiologista, Clínico, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ginecologista, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Ortopedista,  Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra, Traumato-Ortopedia, Urologista, Auditor e Psiquiatra), Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição e Seleção
Os interessados podem fazer a inscrição até 30 de agosto de 2013, pelo site www.ipad.com.br/selecaopublicapaulista2013. As taxas de inscrição variam de R$ 35 a R$ 65. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, e o gabarito preliminar será anunciado em 23 de setembro. 
 
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pedrão - BA

A Prefeitura de Pedrão, localizada no estado da Bahia, anunciou a realização de concurso público, por meio do edital Nº 01/2013. São ofertadas 143 oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com vencimentos de até R$ 7 mil, por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos 
Auxiliar de Almoxarifado, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Infraestrutura, Porteiro, Recepcionista, Motorista – categoria B e D, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Eletricista, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Vigilância Sanitária, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Classe, Enfermeiro, Médico (PSF e P.A.), Odontólogo do PSF, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Professor Nível I, Psicopedagogo e Professor (Matemática, História, Geografia, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa, Artes e Ciências). 
 
Inscrição, Seleção e Validade 
As inscrições ficarão abertas no período de 19 a 30 de agosto de 2013, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Renato Valverde, 39, Centro, ou pelo site www.seprod.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 80. 
 
A seleção constará de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, para os cargos de Motorista “B” e “D”, e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrem às vagas de nível superior. Segundo o edital, a prova objetiva será aplicada na data prevista de 06 de outubro de 2013. 
 
O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

IABAS - RJ abre processo seletivo

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) do estado do Rio de Janeiro publicou edital Nº 32/2013 de processo seletivo com o objetivo de preencher 34 vagas e formar cadastro de reserva. As chances são para nível médio/técnico e superior, com salários de até R$ R$ 6.270.  
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente de Departamento de Pessoal, Assistente Social, Auxiliar Técnico Administrativo, Auxiliar Administrativo - Recepção e Almoxarifado, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Saúde Bucal, Dentista, Enfermeiro - Diarista e Plantonista, Farmacêutico - Responsável Técnico, Faturista, Maqueiro, Médico – Clínico Geral e Pediatra, Técnico de Enfermagem e Técnico de Radiologia. 
 
As inscrições serão aceitas no período de 19 de agosto a 02 de setembro, pelo endereço eletrônico www.concursos.biorio.org.br. As taxas variam de R$ 35 a R$ 75.

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, Entrevista Técnica e Avaliação de Títulos. As Provas Objetivas serão aplicadas na data prevista de 15 de setembro de 2013. 
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data da publicação de primeira classificação após a realização da Primeira Chamada da Entrevista Técnica, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão do IABAS.

Concurso Prefeitura de Limoeiro de Anadia - AL prorroga inscrição

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, no estado de Alagoas, prorrogou as inscrições do edital n° 01/2013 de concurso público para provimento de 98 vagas em vários níveis escolares. A responsabilidade pelo concurso será compartilhada entre a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) e o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (NEPS/COPEVE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
 
São 33 cargos, entre os níveis fundamental, médio e superior para profissionais formados em  Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo, Psicólogo Educação Básica, Terapeuta Ocupacional, Professor de 1º ao 5º Ano, Professor Educação Infantil, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de Matemática e Professor de História, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Estatística, Fiscal de Tributos, Leiturista, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Merendeira Escolar e Vigilante. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até às 23h59min do dia 28 de agosto de 2013.

As taxas variam de:
Nível Fundamental - R$ 35,00;
Nível Médio e Técnico - R$ 50,00;
Nível Superior - R$ 70,00.

As provas serão aplicadas na data prevista de 06 de outubro de 2013. Os locais e os horários de realização das provas estarão indicados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico de inscrição a partir do dia 30 de setembro de 2013. O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão publicados na página de inscrição a partir das 21 horas do dia 10 de outubro de 2013 e o resultado final para todos os cargos será divulgado na data provável de 20 de dezembro de 2013.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Excesso de vitaminas pode causar problemas para a saúde

Excesso de vitaminas pode causar problemas para a saúde Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Hipervitaminose normalmente se dá pela ingestão indiscriminada
de suplementos vitamínicos
Quadro é geralmente mais grave quando o paciente tem grandes quantidades de vitaminas A e D no organismo
 
As vitaminas são essenciais para manter o corpo saudável e a mente sempre alerta. A falta de algumas delas pode levar a fadiga, doenças de pele e deficiências nos dentes e ossos.
 
Mas, apesar de pertencerem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental, as vitaminas devem ser ingeridas em porções adequadas. Em excesso, elas podem por em risco a sua saúde e até levar a sintomas tóxicos.

A hipervitaminose, ou envenenamento por vitaminas, ocorre quando o indivíduo ingere altos níveis de vitaminas, que pode levar à intoxicação. O quadro clínico irá depender da substância, mas é geralmente mais grave quando o paciente tem grandes quantidades de vitamina A e D no organismo, já que com outras não é tão habitual, uma vez que elas são eliminadas, normalmente, através da urina.

— A hipervitaminose dificilmente se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas, mas sim pela ingestão indiscriminada de suplementos vitamínicos. Por isso, é muito importante seguir as recomendações do médico na hora de usar qualquer tipo de medicamento —, adverte o dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.

Fique atento aos sintomas
Na hipervitaminose A, os sintomas iniciais da intoxicação crônica são o cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca. As cefaleias intensas, a hipertensão intracraniana e a fraqueza generalizada são manifestações tardias.

Em crianças, as excrescências ósseas e as dores articulares são comuns. Além disso, o fígado e o baço também podem aumentar de tamanho.

Segundo Macedo, o diagnóstico de intoxicação pela vitamina A é baseado nos sintomas e na concentração anormalmente alta do composto no sangue. Os sintomas desaparecem quatro semanas após a interrupção do uso do suplemento.

No caso de hipervitaminose causada pela ingestão excessiva de vitamina B, quando se trata da B12 (cianocobalamina), pode levar a reações alérgicas e alterações esplênicas. Quando a intoxicação for, por sua vez, por vitamina B1 (tiamina), pode levar a uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, e até óbito por paralisia do centro respiratório.
 
Quando o excesso é de vitamina D, os sintomas só aparecem meses após a administração de altas doses dessa substância, podendo causar graves danos aos ossos e uma fragilidade dos tecidos e dos rins. Provoca também um aumento exacerbado de cálcio sanguíneo, retirando este mineral dos ossos para a corrente sanguínea, que tende a ser depositado nos tecidos moles do organismo. Em razão disso, pode haver a formação de litíases renais, pois o sangue tentará excretar o cálcio, além de esclerose dos vasos sanguíneos.

O dermatologista explica que o tratamento consiste na interrupção do uso do suplemento de vitamina D e na instituição de uma dieta pobre em cálcio, que visa reduzir os efeitos da concentração elevada do mineral no organismo. O médico também pode prescrever corticosteroides para reduzir o risco de lesão tissular, e cloreto de amônio, para manter a urina ácida, reduzindo o risco de formação de cálculos de cálcio.

Nem todas são vilãs
É importante ressaltar, entretanto, que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose.

A vitamina K, por exemplo, quando em altas doses, não apresenta toxicidade, assim como o excesso de vitamina C, que também não apresenta efeitos tóxicos quando administrada no tratamento de doenças graves. No entanto, em indivíduos saudáveis, a superdosagem pode causar um forte efeito laxativo.
 
Zero Hora

Meditação pode ajudar quem quer parar de fumar

Meditação pode ajudar quem quer parar de fumar Corbis/Divulgação
Foto: Corbis / Divulgação
No final do treinamento realizado na pesquisa, os fumantes
que meditaram fumaram 60% menos
Estudo apontou que prática auxilia no auto-controle
 
As tentativas de acabar com o vício na nicotina são muitas, e diversas vezes não dão em nada. Mas um pequeno estudo sugere que a meditação pode ser uma aliada nessa difícil tarefa.
 
Um estudo dos EUA publicado na semana passada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que, depois de algumas horas de meditação, os fumantes apresentam significativamente menos inchaço e mostram um aumento da atividade em áreas do cérebro associadas ao autocontrole.
 
Pesquisadores da Universidade de Oregon recrutaram 60 estudantes universitários, incluindo 27 fumantes. Metade do grupo aprendeu uma técnica de meditação chamada de treinamento integrativo de corpo-mente, ou IBMT na sigla em inglês. Alguns dos indivíduos meditaram por cinco horas durante um período de duas semanas. Os outros seguiram a mesma programação, mas praticaram terapia de relaxamento, na qual se concentravam em liberar a tensão de diferentes partes do corpo.
 
No final do treinamento, os fumantes que meditaram fumaram 60% menos, enquanto que os hábitos de tabagismo dos que estavam no grupo de relaxamento não sofreram alterações.
 
O pesquisador chefe Michael Posner e a equipe de pesquisa também usaram uma máquina de ressonância magnética funcional para examinar a atividade cerebral dos participantes, encontrando uma mudança na atividade em regiões associadas com o auto-controle nas fumantes que meditaram. Mais uma vez, nenhuma alteração foi observada em indivíduos que seguiram o programa de relaxamento.
 
— Nós descobrimos que os participantes que receberam treinamento IBMT também experimentaram uma diminuição significativa em sua ânsia por cigarros. A meditação centrada na mente promove o controle pessoal e mostrou que influencia positivamente a atenção e uma abertura às experiências internas e externas, portanto, acreditamos que a meditação pode ser útil para lidar com os sintomas do vício — disse o co-autor do estudo, Yi-Yuan Tang, da Texas Tech University.
 
Tang desenvolveu a técnica IBMT em meados da década de 1990, com base na medicina tradicional chinesa, o taoísmo e o confucionismo. Ao contrário de outras técnicas de meditação, que se concentram no controle do pensamento e requerem treinamento a longo prazo, ele diz que sua técnica é focada na consciência de corpo e mente, com posturas corporais e de respiração. De acordo com Tang, com o treinador certo, você pode aprender a técnica em menos de cinco dias.
 
Tang e Posner realizaram um estudo prévio que revelou que onze horas de prática da técnica (mesmo para principiantes) pode ter um efeito positivo físico no cérebro, aumentando a conectividade e eficiência. Esse estudo foi publicado no ano passado no periódico Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.
 
AFP/Zero Hora

Café e chá podem proteger o fígado

Café e chá podem proteger o fígado Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas
com doença hepática gordurosa não alcoólica
Estudo aponta que cafeína pode reduzir gordura do órgão
 
Aquele copo de café ou xícara de chá que muitas pessoas costumam tomar pelas manhãs podem fazer mais do que ajudar a despertar. Um novo estudo descobriu que as bebidas com cafeína protegem o fígado de doenças.
 
Em um estudo anunciado na semana passada, uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Duke University School of Medicine, na Carolina do Norte, sugere que o aumento da ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA na sigla em inglês).
 
Em todo o mundo, 70% das pessoas diagnosticadas com diabetes e obesidade têm DHGNA, a principal causa de esteatose hepática que não é causada pelo consumo excessivo de álcool, disseram os pesquisadores. Atualmente, não existem tratamentos eficazes para a DHGNA, exceto dieta e exercícios físicos.
 
Usando células e ratos de laboratório, os pesquisadores descobriram que a cafeína estimula a metabolização de lipídios armazenados nas células do fígado e diminuiu o chamado "fígado gordo" de ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.
 
Os resultados da pesquisa mostraram que o consumo de cafeína equivalente a quatro xícaras de café ou de chá por dia pode ser benéfico na prevenção e proteção contra a progressão da DHGNA em seres humanos. O estudo já está disponível online e será publicado na edição de setembro do periódico Hepatology.
 
— Este é o primeiro estudo detalhado do mecanismo de ação da cafeína sobre os lipídios no fígado e os resultados são muito interessantes. Café e chá são tão comumente consumidos e a noção de que eles podem ser terapêuticos, especialmente porque têm uma reputação de fazerem mau à saúde, é especialmente esclarecedora — disse Paul M. Yen, um dos autores da pesquisa.
 
Pesquisas anteriores já associaram a cafeína com a diminuição do risco de doença hepática e redução de fibrose em pacientes com doença hepática crônica. Em 2012, um estudo à parte publicado no mesmo periódico descobriu que beber café reduz o risco de fibrose avançada nas pessoas com DHGNA.
 
AFP/Zero Hora

Confira alimentos que podem ajudar a manter a aparência jovem

Confira alimentos que podem ajudar a manter a aparência jovem Douglas Tadeu Aby Saber Filho/Divulgação
Foto: Douglas Tadeu Aby Saber Filho / Divulgação
Salmão e frutas e legumes coloridos são alguns dos aliados
da jovialidade
Além de reduzir os riscos de envelhecimento precoce, eles também trazem benefícios como combate ao câncer
 
Em uma época onde é grande a procura pelos procedimentos estéticos, a aparência jovial não precisa ser encontrada somente no bisturi. Embora não seja novidade para ninguém que uma dieta balanceada é boa para saúde, uma alimentação saudável pode fazer muito mais por você.

Confira alguns alimentos que podem ajudar na manutenção da jovialidade.

O que se deve consumir
Invista em frutas e vegetais coloridos e ricos em antioxidantes, tentando ingerir de cinco a nove porções por dia.

Estudos apontam que a vitamina C pode deixar sua pele com aparência mais jovem, e uma pesquisa de 2010 também descobriu que comer vegetais amarelos e verdes está ligado a menor número de rugas.

Além disso, o resveratrol, um antioxidante encontrado em vinho e uvas, pode reduzir riscos de câncer e de envelhecimento precoce.

Peixes frescos e gordurosos, como o salmão, também tem ligação com uma aparência mais jovem. O alto teor de proteínas também ajuda a manter a pele firme e tonificada, além de conter os ácidos graxos ômega 3 e 6.

O que não se deve consumir
Segundo um estudo publicado no início do ano no jornal Age, um dos maiores culpados do envelhecimento precoce é o açúcar.

A pesquisa, feita com 670 pessoas entre 50 e 70 anos, constatou que cada vez que aumentava um milimol por litro o nível de glicose no sangue, os pesquisados pareciam cinco meses mais velhos, como reporta o site MyHealthNewsDailys.com.

Para não sofrer tanto os com os malefícios do açúcar, evite aqueles do tipo refinado, substituindo pelos naturais, como os das frutas, Stevia ou Xylitol. De acordo com o portal, pegue leve também com carnes gordurosas, laticínios e panificados, que além de não fazerem nenhum favor à sua pele, podem obstruir as artérias com gorduras saturadas.

Diminua, também, o sal, que produz o inchaço e aumenta e pressão sanguínea, o que pode, com o tempo, danificar seus rins, olhos e cérebro. Limite o consumo de sódio a 2.400 mg — cerca de uma colher de chá — para o dia inteiro.
 
AFP/Zero Hora

Entenda por que incontinência urinária pode ocorrer na gravidez

Mulheres que sofreram com a incontinência durante a gestação têm seis vezes mais chances de continuar com o problema depois de o bebê nascer
 
Incontinência urinária é um grande incômodo para que sofre desse problema. Esse distúrbio, mais frequente no sexo feminino, pode ser aumentado durante a gravidez. Especialmente no final da gestação, quando as grávidas percebem o aumento das idas ao banheiro por causa do peso do bebê e do útero que está distendido, comprimindo a bexiga. Essa alteração favorece que a mãe armazene menos líquido fazendo com que a urina vaze, principalmente se fizer algum esforço mais forte ou inesperado, como espirrar ou tossir. Mas quando a vontade de urinar vem e a gestante não consegue segurar ou controlar, esse vazamento é um sinal de incontinência urinária mista.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a incontinência urinária mista está associada a dois tipos de incontinência mais comuns.
 
— Esse problema ocorre quando não é possível ter controle sobre a urina que sai da uretra, canal que leva a urina da bexiga para fora do organismo. A gestante não deve ignorar esse problema que aos poucos pode se agravar e apresentar características de dois tipos de incontinência urinária ao mesmo tempo — explica.
 
Uma pesquisa feita pela a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida apontou que o problema atinge principalmente mulheres após a menopausa, quando 35% delas sofrem de incontinência urinária ao fazer algum esforço. E, segundo o estudo, 40% das gestantes vão apresentar um ou mais episódios de incontinência urinária durante a gestação ou logo após o parto.
 
Porque a incontinência urinária aparece?
A gravidez e o parto por via vaginal são fatores desencadeantes da incontinência.
 
— São diversos os fatores que podem influenciar o surgimento de um ou dois tipos de incontinência, como por exemplo, enfraquecimento das estruturas da pele, aumento da pressão no abdômen devido ao crescimento e posição do bebê e alterações hormonais durante a gestação — afirma a ginecologista.
 
Quando a incontinência urinária é mista
Mas as mamães podem ficar tranquilas! A perda do controle da bexiga não é uma doença, e sim um sintoma que pode surgir por determinadas causas.
 
— Se você não consegue segurar a urina quando ri, tosse ou espirra e ocorre um vazamento ou sente uma necessidade súbita e forte de urinar toda hora, o seu diagnóstico provavelmente resultará em incontinência urinária mista, que é quando a gestante apresenta os dois tipos de incontinência: de esforço e de urgência — revela Érica.
 
A gestante deve ficar atenta ao tipo de incontinência urinária, principalmente se for mista.
 
— É muito importante perceber qual o tipo de incontinência que afeta a mãe. A gestante precisa conversar sempre com seu médico e explicar seu seus sintomas para que ele defina com clareza quais são os tipos de incontinência que estão envolvidos — aconselha a médica.
 
Alguns especialistas alertam que as mulheres que sofreram com a incontinência durante a gestação têm seis vezes mais chances de continuar com o problema depois de o bebê nascer.
 
— Caso o parto seja vaginal e o bebê for muito grande ou se o parto for mal assistido sem os devidos cuidados médicos para preservar o períneo, a mãe tem chances de apresenta incontinência urinária depois do parto. Mas a boa notícia é que não são todos os partos vaginais que causam a lesão nos músculos — destaca a médica.
 
Portanto, se o seu parto for vaginal, não precisa ficar preocupada. O problema não depende apenas do tipo de parto, mas também de alterações hormonais, presença de doenças associadas como diabetes, doenças pulmonares, neurológicas, uso de medicamentos, obesidade e cirurgias pélvicas prévias.
 
Como tratar?
O tratamento da gestante com incontinência urinária mista consiste nas mudanças de hábitos que visam melhorar a qualidade de vida e o controle da urina.
 
— A gestante pode apostar nos exercícios de Kegel, que sugerem a contração dos músculos do assoalho pélvico por 10 segundos e que pode ser praticado em qualquer hora do dia, ou reeducar a bexiga, urinando em horários programados. Porém esse exercício deve ser feito apenas com indicação médica — sugere Mantelli.
 
Para conter o vazamento, a gestante pode fazer o uso de absorventes ou fraldas para adultos.
 
— É importante para a mãe manter a prática dos exercícios de Kegel durante a gravidez e logo após o parto, pois eles podem ajudar a prevenir a incontinência relacionada ao parto — aconselha a ginecologista.
 
Lembrando que o tempo de tratamento vai depender da gravidade da incontinência e da colaboração da mamãe, pois será necessário dedicar alguns minutos do dia fazendo os exercícios várias vezes para conseguir atingir o controle da eliminação da urina.
 
Zero Hora

Saiba por que comer doces pode causar mais fome

Ciclo vicioso pode prejudicar a saúde
 
A vontade de comer mais logo após consumir um doce não é apenas gula ou falta de força de vontade de quem está de dieta. Como os alimentos ricos em carboidrato oferecem sensação de bem-estar, a área do cérebro chamada de "área de recompensa" também é ativada quando consumimos esse tipo de alimento.
 
— As pesquisas têm mostrado que o consumo de alimentos com alto índice glicêmico estimula diretamente o hipotálamo, fazendo com que aconteça um aumento da fome nas horas seguintes à ingestão — explica a endocrinologista Andressa Heimbecher.
 
Esse ciclo vicioso acaba por prejudicar não apenas a dieta de quem precisa emagrecer, mas também de quem já está dentro do peso. E não são apenas os alimentos que podem prejudicar a saúde. Qualquer tipo de doce pode desencadear o processo, inclusive as bebidas. Por isso, os refrigerantes também são vilões para a saúde, pois além de ter alto valor calórico, elevar o peso e aumentar o risco de osteoporose, dão vontade de comer mais doces.
 
— Sabe-se que, hoje em dia, o consumo de refrigerantes é um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade — ressalta a especialista.
 
Segundo a médica, não adianta querer "enganar" o organismo consumindo refrigerantes diet ou zero e outras bebidas adoçadas artificialmente, pois elas são responsáveis pelo aumento do risco de várias doenças crônicas, como aumento de peso, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença cardiovascular e pressão alta.
 
— Estudos mostram evidências de que pessoas que trocaram as bebidas normais pelas diet não regularizaram os níveis de glicose no sangue, diferente daquelas que substituíram o refrigerante normal por água — afirma a especialista.
 
Confusão no organismo
Andressa afirma que isso acontece porque as bebidas artificialmente adoçadas interferem nas respostas normais do organismo.
 
— O consumo constante de bebidas artificialmente adoçadas confunde a habilidade natural do organismo de controlar o consumo de calorias, baseado no sabor doce. O corpo regula a fome reunindo informações sobre o sabor doce do alimento e seu valor calórico. Como o sabor não vem acompanhado de calorias existe um efeito rebote que determina mais fome e mais vontade de consumir esses alimentos.
 
A médica cita estudos que compararam, por meio de ressonância magnética, pessoas que beberam água adoçada com açúcar e com sucralose (adoçante).
 
— Os que beberam água com açúcar ativaram mais a área de recompensa do que os que beberam com sucralose. Isso pode explicar porque, em tese, quem ingere muito adoçante tende também a comer mais doces. Afinal, a área de recompensa não fica totalmente "recompensada" com o adoçante. Quem ingere açúcar tem mais vontade de ingerir açúcar, criando um ciclo vicioso.
 
Ela alerta que até mesmo aqueles sucos destinados ao público infantil — que, em tese, seriam mais saudáveis — possuem altos índices de carboidratos.
 
— É preciso avaliar atentamente os rótulos, cortar os refrigerantes normais e evitar ao máximo os zero ou diet para manter a saúde em dia — conclui a médica.
 
Zero Hora

Sesc Santo André terá aulas de ioga grátis para crianças

Durante todo o mês de setembro, o Sesc Santo André terá aulas gratuitas de ioga para pais e filhos.
 
No dia 1º, domingo, pais e crianças com mais de cinco anos podem participar de uma aula que mistura práticas de artes marciais, narração de histórias e ioga.
 
No dia 22, às 14h, crianças com mais de quatro anos poderão aprender exercícios e posturas tradicionais da ioga.
 
Por fim, no dia 29, uma aula vai juntar capoeira com preceitos da prática indiana.
 
Pesquisas já mostraram que a prática da ioga melhora o sono, reduz a fadiga e que, em crianças, pode ser usada como tratamento complementar para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
 
O Sesc Santo André fica na R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Informações pelo tel. 0/xx/11/4469-1200.

Folhaonline

App para bebê não tem valor didático e pode ser prejudicial, diz grupo dos EUA

Frankie Thevenot, 3, brinca com iPad em seu quarto na sua casa, em Metairie, Louisiana; grupo diz que apps podem ser prejudiciais
Gerald Herbert/Associated Press
Frankie Thevenot, 3, brinca com iPad em seu quarto na sua casa,
 em Metairie, Louisiana; grupo diz que apps podem ser prejudiciais
Os vídeos da série "Baby Einstein", da Walt Disney Company, não transformam bebês em prodígios. E, apesar do que diz a propaganda da Fisher-Price, sua popular linha de aplicativos Laugh & Learn talvez não ajude os bebês a desenvolverem habilidades linguísticas ou matemáticas, segundo uma queixa apresentada à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.
 
A queixa, feita pela Campanha para uma Infância Livre de Comércio, mesma organização sem fins lucrativos que obrigou o "Baby Einstein" a recuar das afirmações sobre seu caráter didático, contesta a ideia de que aplicativos educacionais ofereçam algo a mais do que entretenimento.
 
Além da queixa contra os aplicativos Laugh & Learn, da Fisher-Price, já baixados mais de 2,8 milhões de vezes, a ONG apresentou uma queixa semelhante contra aplicativos para bebês comercializados pela Open Solutions.
 
Segundo essas queixas, as empresas propagandeiam que seus aplicativos ensinam habilidades espaciais, números, linguagem ou habilidades motoras aos bebês. Mas, afirmam os críticos, não há provas científicas de que os produtos garantam tais benefícios.
 
"A indústria é notória por comercializar produtos como sendo educativos, quando, na verdade, não há provas de que o sejam", disse Susan Linn, diretora da Campanha para uma Infância Livre de Comércio, em Boston.
 
O grupo argumenta que o uso desses aplicativos "pode até ser prejudicial para bebês". Linn afirmou que os programas podem roubar tempo de outras atividades, como brincadeiras manuais criativas ou momentos frente a frente com adultos afetuosos. Segundo ela, a Associação Americana de Pediatria recomenda que os pais evitem mídias com telas para crianças menores de dois anos.
 
Kathleen Alfano, diretora-sênior de pesquisas com crianças da Fisher-Price, disse que a empresa realiza amplas pesquisas "para criar brinquedos apropriados".
 
Stefan Babinec, executivo da Open Solutions, com sede em Bratislava, na Eslováquia, diz que o marketing da sua empresa não faz afirmações como "pegue o jogo e deixe que ele ensine tudo ao seu filho". Em vez disso, afirmou, a empresa acha que seus aplicativos "ajudam pais com bebês".
 
A Campanha para uma Infância Livre de Comércio apontou sete aplicativos comercializados pela Fisher-Price, junto com oito da Open Solutions, que estão disponíveis nas lojas App Store e iTunes, ambas da Apple. Os aplicativos apresentam ilustrações animadas ou em alta definição de personagens animais que convidam crianças pequenas a escutar frases ou barulhos de bichos e a apontar as partes do corpo do animal. Os aplicativos são comercializados como tendo valor educativo para crianças muito pequenas.
 
A página de informação de um aplicativo para iPad da Fisher-Price chamado Laugh & Learn Let's Count Animals for Baby, por exemplo, diz que o aplicativo "ensina números, a contagem de um a dez e primeiras palavras".
 
Russ Chupnik, vice-presidente-sênior de análise setorial da empresa de pesquisa de mercado NPD Group, disse que os pais sentem que a tecnologia tornou o aprendizado mais fácil e divertido para os seus filhos.
 
Imagem do site da Fisher-Price mostra os aplicativos para crianças da empresa; grupo afirma que essa companhia e a Open Solutions estão tentando levar os pais a acreditarem que seus apps tornam as crianças mais inteligentes
Reprodução/Associated Press
Imagem do site da Fisher-Price mostra os aplicativos para crianças da empresa; grupo afirma que essa companhia e a Open Solutions estão tentando levar os pais a acreditarem que seus apps tornam as crianças mais inteligentes
 
Em 2011, o grupo de defesa do consumidor protocolou uma queixa contra um vídeo chamado "Your Baby Can Read" (seu bebê consegue ler). Propagandas sugeriam que o produto poderia ensinar bebês com idade a partir de nove meses a ler.
 
No ano passado, a empresa, chamada Your Baby Can, aceitou um acordo que levou a Comissão de Comércio a arquivar as acusações de propaganda enganosa.
 
Agora, desenvolvedores de aplicativos estão comercializando esse mesmo tipo de programa para o aprendizado de bebês em formatos para dispositivos portáteis.
 
Para Linn, isso tem o potencial de aumentar o tempo que os bebês passam diante de telas, afetando seu desenvolvimento cerebral.
 
Folhaonline

Risco de morrer aumenta com mais de 4 xícaras de café ao dia, adverte estudo

Pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que pessoas com menos de 55 anos aumentam em mais de 50% a chance de morte prematura
 
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que as pessoas têm um risco maior de morrer prematuramente se tomarem mais de quatro xícaras (de 250 ml) de café por dia - especialmente as com menos de 55 anos.
 
No estudo, realizado por cientistas da Universidade da Carolina do Sul e divulgado na publicação científica Mayo Clinic Proceedings, a saúde de 43.727 participantes entre 20 e 87 anos de idade foi analisada por, em média, 17 anos, entre os anos 1971 e 2002.
           
No período, foram registradas 2.512 mortes, sendo que 32% dos óbitos foram causados por doenças cardiovasculares.
 
Homens e mulheres com menos de 55 anos mostraram ter mais tendência à mortalidade mesmo que tivessem consumido menos café. Mas, no caso de um consumo de mais de 28 xícaras por semana, os cientistas comprovaram um aumento de mais de 50% na incidência de óbitos (56% no caso de homens), incluindo-se todas as causas de morte, em relação aos que bebiam menos café.
 
Levando-se em conta homens de todas as idades, o mesmo consumo de café foi associado a um risco 21% maior de mortes prematuras.
 
No entanto, os cientistas não encontraram uma associação “estatisticamente significativa” entre número de mortes e consumo de café especificamente nos voluntários com mais de 55 anos.
           
"Nós criamos a hipótese de que a associação entre café e mortalidade pode ocorrer por causa da interação entre idade e consumo de café, combinado com um componente genético de vício à bebida", diz a pesquisadora Xuemei Sui, que participou do estudo.
 
Fumo
 Outro dado importante detectado pelos pesquisadores foi uma correlação entre café, fumo e baixa performance respiratória.
 
Os homens e mulheres que relataram ter consumido quantidades maiores de café apresentaram estatisticamente maior tendência a fumar e a ter pouco condicionamento respiratório, duas características comuns em quem desenvolve problemas cardíacos.
            
O café é uma complexa mistura química que consiste em milhares de componentes. Estudos recentes demonstraram que a bebida é uma grande fonte de antioxidantes na dieta e traz benefícios na redução das inflamações e na melhora das funções cognitivas.
 
Entretanto, o café tem efeitos adversos por causa da cafeína, que leva à liberação de adrenalina, inibe a atividade da insulina, aumenta a pressão sanguínea e os níveis de homocisteína - um tipo de aminoácido associado a problemas no coração e demência.
 
"Todos estes mecanismos (bons e ruins) podem contrabalançar uns aos outros. Pesquisas também sugerem que aqueles que consomem o café excessivamente podem apresentar riscos adicionais por meio de mecanismos genéticos, devido aos efeitos de outros fatores de risco com os quais o consumo de café está associado", explica a pesquisadora que liderou o estudo, Junxiu Liu, do Departamento de Bioestatística e Epidemiologia, da Universidade da Carolina do Sul.
 
Devido às conclusões da pesquisa, os cientistas sugerem que pessoas mais jovens, em particular, evitem o consumo de mais de 28 xícaras por semana, ou quatro xícaras num dia. Entretanto, eles enfatizam que mais estudos são necessários em diferentes populações.
 
Além disso, mais pesquisas seriam necessárias para entender melhor a possível relação entre consumo demasiado de café e mortes por qualquer tipo de doença ou, mais especificamente, a relação entre o alto consumo da bebida e mortes por doenças cardiovasculares.
 
Para Carl Lavie, do Departamento de Doenças Cardiovasculares do Centro Médico Ochsner, em New Orleans, e coautor do estudo, "continua a haver um debate considerável sobre os benefícios da cafeína e do café, principalmente com alguns estudos sugerindo a toxicidade da bebida e outros relatando seus benefícios".             

iG