Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de março de 2013

Refluxo provoca sensação de azia, queimação e mal-estar

Refluxo gastro-esofágico provoca sensação de azia,
queimação e mal-estar
Tratamento pode ser feito com mudanças de hábitos na alimentação diária
 
A famosa sensação de queimação no estômago, popularmente chamada de azia (pirose), é reflexo de uma das doenças mais comuns ligadas a digestão: o refluxo gastro-esofágico (DRGE). Embora tenha um nome pouco popular, o distúrbio é o motivo mais frequente de consultas ao gastroenterologista. O DRGE consiste basicamente no refluxo do conteúdo presente no estômago para o esôfago.

O problema é causado pela incapacidade de uma espécie de válvula (esfincter), que se abre para o alimento passar para o estômago, de reter o que foi ingerido e os sucos gástricos no interior do órgão, o que acaba provocando o vômito, azia, ardor, queimação e mal-estar. Em casos mais graves e raros, o DRGE pode provocar problemas respiratórios.
 
Sintomas da doença
O DRGE é desencadeado por fatores que geralmente passam por banais e corriqueiros, como os excessos cometidos diante de uma refeição saborosa. Molhos condimentados, bebidas álcoolicas, cigarros e obesidade complementam os gatilhos que favorecem o aparecimento da doença.

De acordo com o gastroenterologista Ricardo Blanc, a azia, principal sintoma do DRGE, não é um fator determinante para diagnosticar o problema, a menos que a frequência das ocorrências sejam grande. Segundo o profissional, geralmente ela aparece quando você come demais. O descontrole diante do prato, neste caso, provoca a irritação da mucosa que causa a queimação. No entanto, se a sensação for habitual, é necessário tomar cuidado, pois ela pode facilitar o surgimento de feridas no esôfago. O diagnóstico do DRGE é feito a parir de uma endoscopia.
 
Complicações
Segundo Blanc, o contato prolongado da mucosa do esôfago com o suco gástrico refluído pode provocar feridas superficiais. Em casos menos frequentementes, é possível o surgimento de úlceras ou até estenose (estreitamento na parte inferior do estômago). As lesões do esôfago podem levar a sangramento crônico, provocando anemia. Em algumas situações, a inflamação crônica pode até facilitar o aparecimento de câncer no esôfago.

Tratamentos
O combate da DRGE pode ser feito com medicamentos e mudanças de hábitos na rotina de quem sofre com o problema. O cigarro deve ser evitado, pois ele diminui a proteção da mucosa do estômago. Frituras, chocolates, molho de tomate, cebola, entre outros, devem ficar fora do cardápio, pois estes alimentos não são de fácil digestão. A sonequinha depois da refeição não é estimulada, assim como fazer esforço quando o estômago estiver cheio. Ambas as situações favorecem o refluxo.

Fonte Minha Vida

Equipe cria nanopartículas que regulam processo inflamatório no organismo

Partículas impedem estado constante de hiper-inflamação que pode levar a doenças como aterosclerose e câncer
 
Cientistas do Brigham and Womens' Hospital e do Columbia University Medical Center, ambos nos EUA, desenvolveram uma nanopartícula biodegradável que resolve eficazmente a inflamação no organismo.
 
A inflamação é o mecanismo de defesa natural contra organismos invasores e lesão tecidual. Na inflamação aguda, os mediadores de agentes patogénicos ou inflamatórios são limpos e homeostase é atingida, no entanto, em estados inflamatórios crônicos, esta resposta é prejudicada, resultando em danos nos tecidos.
 
Os cientistas acreditam que a inflamação é um fator importante que contribui para a progressão de uma série de doenças devastadoras, tais como aterosclerose, artrite, e outras doenças neurodegenerativas, além do câncer. Uma vez que o nível de inflamação em tais doenças é muito elevado, a segmentação de soluções terapêuticas são necessárias para ajudar a manter a inflamação sob controle.
 
Agora, a equipe de pesquisa desenvolveu nanopartículas que são capazes de encapsular e liberar uma droga peptídica contra inflamação.
 
Os autores mostraram que as nanopartículas são potentes nanomedicamentos, capazes de seletivamente chegar a locais de lesão tecidual em ratos, e liberando sua carga terapêutica útil de forma controlada ao longo do tempo. Excepcionalmente, estas nanopartículas são projetadas para atingir o microambiente extracelular de tecidos inflamados. As partículas então lentamente liberam a carga de resolução de inflamação potente.
 
O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
 
"A beleza desta abordagem é que ela tira vantagem da própria natureza para prevenir danos induzidos pela inflamação, e, ao contrário de outras estratégias anti-inflamatórias, não compromete a defesa do hospedeiro e promove a reparação do tecido", afirma o coautor sênior do estudo Ira Tabas.
 
Polímeros compostos por três cadeias anexas foram desenvolvidos como blocos de construção para as nanopartículas. Uma cadeia permitiu a liberação controlada e retenção da carga útil terapêutica, neste caso, um péptido que imita as propriedades da proteína anexina A1. Outra cadeia conferiu propriedades de discrição para as nanopartículas, permitindo sua circulação longa após a administração sistêmica. Ainda uma terceira cadeia forneceu a capacidade das nanopartículas para atacar a proteína de colágeno IV da parede vascular.
 
Como tal, estas nanopartículas são capazes de seletivamente furar a vasculatura ferida permitindo que sua carga terapêutica anti-inflamatória seja liberada onde ela é necessária para promover eficazmente a resolução da inflamação de forma deliberada e orientada.
 
"Estas nanopartículas são capazes de impedir os neutrófilos, forma mais abundante de células brancas do sangue, de se infiltrarem em locais de doença ou lesão, em doses muito pequenas. Esta ação impede ainda os neutrófilos deliberarem outras moléculas de sinalização, que poderiam levar a um estado hiper-inflamatório constante e outras complicações e doenças", explica a coautora da pesquisa Nazila Kamaly.
 
Fonte isaude.net

Tomates geneticamente modificados imitam ação do colesterol bom no organismo

Tomates modificados são ricos em peptídeo 6F, que imita ação da principal proteína do HDL
Tomates modificados são ricos em peptídeo 6F, que imita
 ação da principal proteína do HDL
Ratos alimentados com os tomates ricos em peptídeo tiveram menos inflamação e menor acúmulo de placa em suas artérias
 
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, criaram tomates geneticamente modificados capazes de produzir um peptídeo que imita as ações do bom colesterol quando consumidos.
 
Os resultados indicam que ratos que foram alimentados com estes tomates em forma liofilizada, tiveram menos inflamação e menor acúmulo de placa em suas artérias.
 
"Este é um dos primeiros exemplos de um peptídeo que atua como a principal proteína no colesterol bom e pode ser entregue por meio da ingestão de certos alimentos. Não houve necessidade de isolar ou purificar o peptídeo, ele foi totalmente ativo depois que a planta foi ingerida", afirma o autor sênior Alan M. Fogelman.
 
Após os tomates serem comidos, o peptídeo foi encontrado ativo no intestino delgado, mas não no sangue, o que sugere que a segmentação do intestino delgado pode ser uma nova estratégia para prevenir a aterosclerose induzida por dieta, doença que pode levar a ataques cardíacos e derrames.
 
Especificamente para o estudo, a equipe alterou geneticamente os tomates para produzirem 6F, pequeno peptídeo que imita a ação de apo-1, principal proteína na lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol "bom").
 
Cientistas deram os tomates a ratos que não tinham capacidade de remover lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol "ruim") do sangue e desenvolviam instantaneamente inflamação e aterosclerose quando consumiam uma dieta rica em gordura.
 
Os pesquisadores descobriram que os ratos que comeram os tomates risco em peptídeo, que representaram 2,2% da deita estilo ocidental rica em gordura, tinham níveis significativamente mais baixos de inflamação, atividade maior de paraoxonase, enzima antioxidante associada com o colesterol bom; níveis mais elevados do colesterol bom; diminuição do ácido lisofosfatídico, que promove tumores e acelera a formação de placa nas artérias e menos placa aterosclerótica.
 
Várias horas após os ratinhos terminarem de comer, o peptídeo intacto foi encontrado no intestino delgado, mas nenhum peptídeo intacto foi encontrado no sangue. Segundo os pesquisadores, isto fortemente sugere que o peptídeo atuou no intestino delgado e foi então degradado a aminoácidos naturais antes de ser absorvido pelo sangue, como é o caso de outros peptídeos e proteínas no tomate.

Se o trabalho em modelos animais se aplica aos seres humanos, Fogelman acredita que consumir formas geneticamente modificadas de alimentos que contêm peptídeos relacionados a apo-1 poderia ajudar a melhorar muitas condições.
 
O peptídeo seria considerado uma droga, se administrado por injeção ou numa forma de comprimido purificado, mas quando ela é uma parte do fruto de uma planta, pode não haver diferença no ponto de vista da segurança dos alimentos no qual ele está contido e pode ser melhor tolerado do que um fármaco.
 
 
Fonte isaude.net

Chip implantado na pele realiza exame de sangue com resultado imediato

Implante mede cerca de 14mm e compreende cinco sensores, uma bobina de energia sem fio, bem como eletrônicos miniaturizados para a comunicação
Reprodução: EPFL
Implante mede cerca de 14mm e compreende cinco sensores,
uma bobina de energia sem fio, bem como eletrônicos
 miniaturizados para a comunicação
Protótipo detecta várias proteínas e ácidos orgânicos ao mesmo tempo e transmite resultados para uma tela de computador
 
Cientistas da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um pequeno dispositivo que pode ser implantado sob a pele para analisar a concentração de substâncias no sangue.
 
O aparelho pode detectar até cinco proteínas e ácidos orgânicos, simultaneamente, e depois transmitir os resultados diretamente para o computador de um médico. Este método permitirá um nível muito mais personalizado de cuidados do que os testes tradicionais de sangue podem proporcionar.
 
Segundo os pesquisadores, prestadores de cuidados de saúde serão mais capazes de monitorar os pacientes, particularmente aqueles com doença crônica ou submetidos a quimioterapia. O protótipo, ainda em fase experimental, demonstrou que pode detectar várias substâncias comumente traçadas.

Três milímetros cúbicos de tecnologia
O dispositivo foi desenvolvido por uma equipe liderada por Giovanni de Micheli e Sandro Carrara. O implante tem apenas alguns milímetros cúbicos em volume, mas inclui cinco sensores, um rádio transmissor e um sistema de fornecimento de energia.
 
Fora do corpo, uma bateria em forma de adesivo fornece a energia, através da pele do paciente, portanto, não há necessidade de cirurgia cada vez que a bateria precise de mudança.
 
A informação é encaminhada através de uma série de fases, do corpo do paciente para o computador do médico. O implante emite ondas de rádio. O adesivo coleta os dados e os transmite via Bluetooth a um telefone celular, que os envia ao médico através da rede celular.
 
Para capturar a substância alvo no corpo, por exemplo, lactato, glucose, ou ATP, cada sensor tem a superfície coberta com uma enzima. "Potencialmente, podemos detectar qualquer coisa. Mas as enzimas têm uma vida útil limitada, e temos que projetá-las para durar o maior tempo possível", explica De Micheli.
 
As enzimas sendo testadas atualmente são bons por cerca de um mês e meio, que é já tempo suficiente para muitas aplicações.

Outras aplicações
O implante pode ser particularmente útil na quimioterapia. Atualmente, os oncologistas usam exames de sangue ocasionais para avaliar a tolerância de seus pacientes a uma dose de tratamento especial. Nestas condições, é muito difícil administrar a dose ótima. De Micheli está convencido que seu sistema será um passo importante para melhorar a medicina personalizada. "Isso permitirá o monitoramento direto e contínuo com base na tolerância individual do paciente, e não em gráficos de peso e idade ou exames de sangue semanais", afirma.
 
O protótipo já foi testado em laboratório para cinco substâncias diferentes, e mostrou-se tão confiável quanto os métodos tradicionais de análise. Os pesquisadores esperam que o sistema esteja disponível comercialmente dentro de 4 anos.
 

Fonte isaude.net

Depressão na infância aumenta risco de problemas cardíacos mais tarde na vida

Crianças deprimidas foram mais propensas a fumar
Foto: Lipstiq
Crianças deprimidas foram mais propensas a fumar
Adolescentes que estavam deprimidos na fase infantil foram muito mais propensos à obesidade, ao fumo e ao sedentarismo
 
Depressão na infância pode aumentar o risco de problemas cardíacos mais tarde na vida, de acordo com pesquisadores da Washington University School of Medicine, nos EUA.
 
Os dados indicam que adolescentes que estavam deprimidos na fase infantil foram muito mais propensos à obesidade, ao fumo e ao sedentarismo, mesmo que já não fossem mais depressivos.
 
Os pesquisadores relataram suas descobertas na Reunião Anual da American Psychosomatic Society.
 
"Parte da razão de isso ser tão preocupante é que uma série de estudos recentes tem mostrado que quando os adolescentes têm esses fatores de risco cardíaco, eles são muito mais propensos a desenvolver doença cardíaca na vida adulta e até mesmo a ter uma vida útil mais curta. Fumantes ativos na adolescência são duas vezes mais propensos a morrer com a idade de 55 anos do que os não fumantes, e vemos riscos semelhantes com a obesidade, assim a descoberta dessa ligação entre depressão infantil e fatores de risco sugere que é preciso acompanhar de perto os jovens que têm apresentado depressão", afirma primeiro autor Robert M. Carney.
 
Os pesquisadores sabem há anos que os adultos com depressão tendem a ter ataques cardíacos e outros problemas cardíacos, mas não ficou claro quando os fatores de risco para doenças do coração, tais como tabagismo, obesidade e sedentarismo unem forças com depressão para aumentar o risco de problemas do coração.
 
"Nós sabemos que a depressão em adultos está associada a doenças cardíacas e um risco maior de morrer de um ataque cardíaco ou de ter complicações graves. O que nós não sabemos é em que fase da vida poderíamos começar a ver evidências de associação entre a depressão e estes fatores de risco cardíaco" , observa Carney.
 
A equipe de pesquisa estudou crianças que haviam participado de um estudo de 2004 sobre a genética de depressão. Na época, a média de idade foi de 9 anos. Os pesquisadores entrevistaram 201 crianças com histórico de depressão clínica, juntamente com 195 de seus irmãos que nunca haviam sido deprimidos. Eles também reuniram informações de 161 crianças não relacionadas e sem histórico de depressão.
 
Em 2011, quando os participantes do estudo atingiram a idade de 16 anos, os pesquisadores os entrevistaram novamente, olhando para as taxas de obesidade, tabagismo e atividade física em todos os três grupos de adolescentes.
 
Das crianças que estavam deprimidos aos 9 anos, 22% eram obesas aos 16 anos. Apenas 17% dos irmãos que não tiveram depressão eram obesos, e a taxa de obesidade foi de 11% nas crianças não relacionadas que nunca haviam sido deprimidas.
 
Carney e seus colegas encontraram padrões semelhantes quando olharam para tabagismo e atividade física. "Um terço dos que estavam deprimidos na infância se tornaram fumantes diários, em comparação com 13% de seus irmãos não deprimidos e apenas 2,5% do grupo controle", afirma.
 
Em termos de atividade física, os adolescentes que haviam sido deprimidos foram os mais sedentários. Seus irmãos eram um pouco mais ativos, e os membros do grupo controle foram os mais ativos.
 
Os resultados sugerem que qualquer histórico de depressão na infância parece influenciar a presença de fatores de risco cardíaco durante a adolescência, de acordo com Carney. "A depressão parece vir em primeiro lugar. Ela tem um papel importante, se não um papel causal. Pode haver algumas influências genéticas relacionadas que dão origem a depressão e à doença de coração, ou pelo menos para esses tipos de comportamentos de risco cardíaco, mas mais estudos serão necessários antes que possamos tirar conclusões sólidas sobre isso", conclui.
 
Fonte isaude.net

Exames: Eletroforese de hemoglobina

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para eletroforese de hemoglobina.
 
Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: detecção de distúrbios associados a formas anormais de hemoglobina (p.ex.: drepanocitose, talassemias, etc).
 
Valores normais: as formas mais comuns de hemoglobina (Hb) são:

a HbA (97% do total),

HbA2 (2-3%),

HbF (menor que 2 %),

HbS,

HbC,

Hgb H,

e Hgb M
 
Valores elevados podem ocorrer em: anemia
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.


Aprenda exercícios que podem prevenir a trombose em viagens de avião

A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo, que ocorre geralmente na perna. A condição é extremamente perigosa, já que esses coágulos podem se deslocar pela corrente sanguínea e chegar a órgãos vitais.
 
Os médicos acreditam que períodos prolongados de imobilidade - como ficar sentado durante o trajeto do avião em viagens longas – são fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição.
 
Para prevenir o problema existem exercícios que o passageiro pode fazer em seu assento, mas eles não devem ser feitos se eles causarem desconforto ou não terem sido indicados pelo médico:
 
* Círculos com o tornozelo: erga seus pés e use-os para desenhar círculos no ar com os dedos apontados. Gire um pé durante 30 segundos, alternando posições. Repita o movimento com o outro pé.
 
* Bombeamentos: com os calcanhares no chão erga as pontas dos pés e aponte-as para o alto o máximo que conseguir. Depois coloque todo o pé no chão e repita o movimento, mas dessa vez deixando o peito do pé no chão e erguendo o calcanhar. Faça o exercício durante 30 segundos.
 
* Erga os joelhos: enquanto sentado marche no lugar, contraindo os músculos das coxas. Repita por 30 segundos.
 
* Joelho no peito: erga seu joelho esquerdo até o peito e puxe-o contra você mesmo. Segure a posição por 15 segundos e retorne a perna lentamente ao solo. Faça o movimento com a outra perna repita o exercício dez vezes.
 
 
Essa medida preventiva pode não ser indicada para todos, por isso é imprescindível que um profissional seja consultado. Apenas o especialista pode fazer indicações adequadas para cada caso e orientar o paciente de acordo com suas necessidades específicas.
 
Fonte Boa Saúde

Composto de jabuticaba prolonga vida de probióticos

Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) produziu um extrato natural da casca da jabuticaba. O composto bioativo foi utilizado em alimentos com probióticos (alimentos riscos em microorganismos vivos e que trazem benefícios para saúde, como o equilíbrio microbiano intestinal).
 
O composto da jabuticaba nos produtos acarretou no aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e na ação antioxidante natural.
 
De acordo com o engenheiro de alimentos Rodrigo Nunes Cavalcanti, que desenvolveu a pesquisa em parceria com o também engenheiro Adriano Gomes Cruz, o composto é um produto natural de alta qualidade e com duplo benefício à saúde por ter propriedades funcionais e antioxidantes.
 
O pesquisador ressalta que a indústria alimentícia faz largo uso de antioxidantes sintéticos para aumentar a vida útil de seus produtos, o que pode causar prejuízos à saúde do consumidor, um risco que não ocorre com os antioxidantes naturais.
 
O composto feito à base de jabuticaba não causou modificações no sabor ou cor dos alimentos usados no teste (iogurte e queijo petit suisse).
 
Entre os alimentos probióticos estão alguns tipos de queijos, iogurtes e bebidas lácteas.
Fonte Diário da Saúde

Médico cria pernas de cano de plástico

Reprodução / BBC
Modelo artesanal de prótese tem sido usado em vítimas do conflito na Síria
Viquar Qurashi colocou mais de 100 próteses, bem mais baratas do que as usuais, em vítimas de conflito na Síria
 
O cirurgião ortopedista Viquar Qurashi, do hospital Russells Hall, em Dudley, na Inglaterra, retornou recentemente de uma campo de refugiados sírios, onde colocou mais de 100 pernas artificiais em pessoas amputadas.
 
Qurashi criou um modelo de prótese feito de canos de plástico. O material é aquecido e moldado à parte não amputada da perna.
 
A vantagem desse modelo artesanal, quando comparado a modelos comerciais, fica no preço; enquanto que uma perna prostética custa em torno de R$ 3.900 no Reino Unido, a prótese desenvolvida por Qurashi custa aproximadamente R$ 90.
 
O médico planeja agora usar suas férias para treinar pessoas de países em desenvolvimento a produzir o seu modelo de prótese.

Fonte BBC Brasil

Mulheres que depilam a virilha podem ter mais doenças sexualmente transmissíveis, segundo estudo

De acordo com o texto, as brasileiras são as que mais
fazem este tipo de depilação
Segundo pesquisa, brasileiras são as que mais fazem este tipo de depilação
 
Mulheres que depilam ou raspam região da virilha tem mais propensão a ter doenças sexualmente transmissíveis, segundo estudo francês publicado pelo jornal britânico The Sun desta terça-feira (19). De acordo com o texto, as brasileiras são as que mais fazem este tipo de depilação.
 
Segundo os dermatologistas da pesquisa, sem a proteção dos pelos, as mulheres ficam mais suscetíveis a serem infectadas pelo vírus molusco contagioso, que é transmitido na relação sexual.
 
Para chegar ao resultado, especialistas entrevistaram homens e mulheres de uma clínica privada de pele na cidade de Nice, na França, entre janeiro de 2011 e março de 2012. Lá, foram encontrados 30 casos de mulheres que estavam com esta doença. Em quase 100% dos casos os pelos pubianos haviam sido removidos. Destes, cerca de 70% se depilaram com gilete e outras 10% com cera.
 
Em quatro destes casos, a infecção espalhou até o abdomen e as coxas. Dez mulheres tiveram pelos encravados, verrugas, cistos, cicatrizes e foliculite, uma infecção bacteriana da pele.
 
Ainda segundo os médicos, a pessoa pode espalhar o vírus pelo corpo por meio de arranhões e até a própria depilação.
 
Motivos para depilação
De acordo com o estudo, não há razões claras do porque as pessoas terem interesse em fazer este tipo de depilação. Segundo os cientistas, isso pode estar ligado ao aumento da sensação sexual e um desejo inconsciente de “simular um olhar infantil”.

Fonte R7

Apenas 67% das cidades controlam a qualidade da água

Reprodução BBC
Governo tem meta de chegar aos 75% das cidades até 2015
A meta é elevar aos 70% ainda neste ano, de acordo com o Ministério da Saúde
 
Em todo o país, apenas 67% das cidades dispõem de mecanismos para fiscalizar e avaliar a qualidade da água, informou ontem (19) o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto. Segundo ele, a meta é levar o serviço a 70% dos municípios neste ano. Até 2015, a taxa deve chegar a 75% das cidades do país.
 
O que caracteriza o controle é a capacidade de cadastrar as fontes de fornecimento de água e gerar dados de controle e vigilância sobre o serviço de abastecimento. Para Netto, esse desafio se tornará cada vez maior conforme a taxa avançar.
 
— Depois que chegarmos aos 80%, avançar dois pontos percentuais será um desafio maior do que é agora.
 
O diretor do Ministério da Saúde participou de um painel sobre saneamento ambiental e promoção da saúde no 4º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, promovido esta semana pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Participante da mesma mesa, o professor do UFMG (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais), Léo Heller, destacou a necessidade de se ampliar também a qualidade da distribuição de água, diferenciando cobertura de acesso.
 
— Acesso significa que a pessoa dispõe de um serviço de qualidade, e não apenas da ligação com o sistema de distribuição.
 
Segundo Heller, pelos dados do Pansab (Plano Nacional de Saneamento Básico), 33% da população brasileira não têm acesso à água nos termos mencionados por ele, seja por não estar conectado a um sistema de distribuição ou por não receber água de qualidade. Cerca de 50% não dispõem de tratamento de esgoto.
 
O professor defendeu uma abordagem menos tecnocêntrica nos planos de saneamento, com uma visão mais ampla dos problemas dos locais onde os projetos serão implementados.
 
— É preciso que a percepção da população seja captada. Em grandes investimentos de infraestrutura, se perde essa dimensão, o que compromete os esforços públicos.
 
Heller elogiou o Plansab, mas afirmou que ele deve moldar o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e não ser moldado por ele.
 
— O PAC prioriza a visão física e perde a visão de política pública. Obra, em si, não é o suficiente. É preciso que seja algo estruturado.
 
O doutor em engenharia lamentou ainda que alguns projetos que estão sendo preparados com base no Plansab sejam “arcaicos".
 
— Não basta planejar. O planejamento tem que modificar as decisões futuras. Muitos dos planejamentos que temos analisado infelizmente não farão isso. Podem cumprir as datas estipuladas, mas não vão alterar a tomada de decisões no futuro.
 
Fonte Agência Brasil

Goiânia terá mutirão de reconstrução mamária nesta quarta-feira

Mutirão irá ajudar na reconstrução mamária em Goiânia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz ação para trazer bem-estar as mulheres com câncer
 
A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) fará nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, em Goiânia, Goiás, um multirão de reconstrução mamária. O objetivo da ação é devolver o bem-estar e a qualidade de vida a mulheres que tiveram câncer de mama. O procedimento também será realizado em outras capitais.
 
Em março do ano passado, foram feitas cerca de 500 cirurgias da mama em pacientes que esperavam por esse atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o presidente da SBCP, José Horácio Aboudib, a meta é reunir o maior número de esforços possíveis para que essas ações sejam realizadas mensalmente. Assim, o número de beneficiadas irá crescer.
 
— O câncer é uma doença que assusta as mulheres pela sua alta incidência e também pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a imagem elas têm de si mesma e de sua sexualidade.
 
Além disso, outra preocupação é que a mastectomia é apontada como causa de separação de cerca de 30% das pacientes, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
 
— O tratamento do câncer de mama inclui o diagnóstico histopatológico, mastectomia, quimioterapia, radioterapia e por fim a reconstrução mamária.
 
Além de Goiânia, o mutirão vai acontecer também em Curitiba (PR) no dia 24 de abril.
 
Câncer de mama
O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres no Brasil. Segundo dados do INCA , 52.680 mulheres foram diagnosticadas em 2012.
 
Onde acontece o mutirão?
— Serviço Integrado de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Goiânia
— Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral de Goiânia – Dr. Alberto Rassi
— Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
 
Fonte R7

MPE investiga repasses irregulares a hospital de MS

O Hospital do Câncer em Campo Grande (MS) obteve repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a pelo menos sete pacientes que já tinham morrido.
 
A acusação consta em ação movida pelo Ministério Público estadual do Mato Grosso do Sul que pede a imediata destituição de três dirigentes da unidade, Adalberto Siufi, Blener Zan e Wagner Miranda dos cargos de diretor-geral, diretor-presidente e diretor-financeiro da instituição. Eles são suspeitos também de uma série de outras irregularidades.

A promotoria usou dados de 2009 colhidos pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). O relatório identificou repasses para tratamentos de quimioterapia aos pacientes falecidos, que somaram R$ 5.094,58, a título de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Alto Custo (APAC).

Autocontratação
A promotora Paula Volpe, autora da ação, aponta ainda que os dirigentes do hospital contratavam empresas próprias para prestação de serviços médicos, prática proibida por resolução da Procuradoria Geral de Justiça do Mato Grosso do Sul. "Mesmo com a proibição, (os dirigentes) estavam contratando as próprias empresas", diz.

Um exemplo é a empresa Saffar & Siufi Ltda, de propriedade de Adalberto Siufi, dirigente do hospital, e Issamir Farias Saffar. "A empresa do requerido Adalberto Siufi prevê como contraprestação dos serviços não só o pagamento do valor estipulado pelo SUS como também acréscimo de 70%" (nos contratos), escreve a promotora na ação. Entre 2007 e 2010, a empresa recebeu do hospital repasses que variaram de R$ 2,7 milhões a R$ 3,6 milhões por ano.

O contrato foi rescindido no final de 2012 após recomendação do MPE. A promotora argumenta, porém, que um novo contrato foi celebrado no início deste ano com a empresa Siufi & Saffar Ltda, dos mesmos proprietários, mas com apenas a ordem dos nomes trocada. "Houve prejuízos gravíssimos" aos usuários, diz a promotora. Para ela, o número de pacientes atendidos poderia ser "muito maior" sem os problemas de gestão. Em 2011, o repasse total do SUS ao hospital somou R$ 15 milhões.

Operação Sangue Frio
Adalberto Siufi e Blener Zan são alvo também de uma operação da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul, chamada de Sangue Frio, deflagrada na manhã desta terça-feira, que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão e 4 ordens judiciais de afastamento de funções de servidores públicos. A operação investiga suspeitas de irregularidades do Hospital do Câncer, em Campo Grande, além do Hospital Universitário.

A reportagem entrou em contato com o Hospital do Câncer. No entanto, nenhum dos dirigentes citados na ação estava no local.
 
Fonte R7

Um a cada três idosos morre de Alzheimer nos EUA

O Alzheimer afeta 36 milhões de pessoas em
todo o mundo
Um a cada três idosos nos Estados Unidos morre vítima do Mal de Alzheimer ou outra forma de demência, segundo um informe divulgado nesta terça-feira pela Associação Americana de Alzheimer.
 
"Hoje não há sobreviventes da doença do Alzheimer", salientou Harry Johns, presidente da associação.
 
"Agora sabemos que um a cada três idosos morre com a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência e é urgente atuar porque diante de uma população que envelhece, um número crescente de pessoas pode ser vítima desta degeneração cerebral incurável, sem nenhum tratamento para reduzir ou deter seu avanço", acrescentou.
 
O Mal de Alzheimer é a sexta causa principal de morte nos Estados Unidos, com 83.494 óbitos em 2010, um aumento de 39% em dez anos, apontam as últimas estatísticas federais.
 
Segundo os números da Associação Americana de Alzheimer, 450.000 pessoas morrerão em 2013 vítimas da doença ou de causas associadas ao mal.
 
Uma pesquisa recente sobre o tema, realizada a partir de dados nacionais, mostrou que a demência é o segundo fator mais importante de mortalidade nos Estados Unidos depois da insuficiência cardíaca.
Assim, entre as pessoas de 70 anos que sofrem de Alzheimer, a probabilidade de óbito no prazo de dez anos é de 61%, contra 30% para os que não sofrem desta doença, destaca o estudo.
 
O Alzheimer afeta 36 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 5,5 milhões de americanos. Esse número poderá alcançar a 13,8 milhões em 2050 nos Estados Unidos.
 
O custo para o sistema de saúde é elevado e poderá ser da ordem de 203 bilhões de dólares em 2013, dos quais 142 milhões de dólares seriam para Medicare, o seguro federal de saúde para os aposentados, e Medicaid, a cobertura sanitária para os pobres, segundo estima a Associação americana de Alzheimer.
 
Sem avanços médicos contra a doença, este custo deve aumentar 500% em 2050, até chegar a 1,2 trilhão de dólares, como previu a associação.
 
Segundo a fundação privada de luta contra a doença USAgainstAlzheimer, os Estados Unidos deverão destinar 2 bilhões de dólares anuais na pesquisa para combater o Alzheimer, ou seja, 4,4 vezes mais que o orçamento atual.
 
Fonte R7

Estudo indica que cirurgia nem sempre é melhor que fisioterapia para tratar do joelho

As pessoas que desejam evitar a artroscopia agora
podem ter certeza de que a fisioterapia é uma boa opção
Para tratar de um rompimento do menisco ou artrite no joelho, a cirurgia não necessariamente é a melhor solução. A fisioterapia também pode dar bons resultados, segundo um estudo clínico publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.
 
"Nossas pesquisas demonstram que não existe um tratamento único e melhor, já que tanto as pessoas tratadas com fisioterapia como com cirurgia no joelho (artroscopia) apresentaram uma notável melhora", disse Jeffrey Katz, professor de Cirurgia Ortopédica da Escola de Medicina da Universidade de Harvard.
 
Katz é o principal autor do estudo publicado na revista New England Journal of Medicine e apresentado na conferência anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, reunida em Chicago.
 
"As pessoas que desejam evitar a artroscopia agora podem ter certeza de que a fisioterapia é uma boa opção", acrescentou, apesar de advertir que "nem todos podem alcançar uma melhoria significativa da condição do joelho sem cirurgia".
 
O estudo clínico foi realizado com 351 participantes com mais de 45 anos com ruptura do menisco ou osteoartrite de joelho. A metade foi selecionada ao acaso para se submeter à cirurgia e a outra metade recebeu semanas de fisioterapia. Depois de um período de seis a 12 meses, os pesquisadores avaliaram o joelho dos pacientes.
 
Mais de 450.000 artroscopias são realizadas todos os anos nos Estados Unidos, especialmente para o tratamento de lesões do menisco.
 
O custo desta intervenção é de cerca de 4.500 dólares em média em comparação com um máximo de 2.000 dólares por sessões de fisioterapia.
 
Fonte R7

Anvisa aprova novas regras para fitoterápicos

Esta é a segunda alteração na regulamentação de
fitoterápicos feita em menos de dez dias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira novas regras para boas práticas de processamento e manipulação das plantas medicinais e fitoterápicos em "farmácias vivas", os viveiros onde são cultivados os vegetais que dão origem a esses produtos.
 
As novas normas deverão ser publicadas no "Diário Oficial" ainda esta semana.

Esta é a segunda alteração na regulamentação de fitoterápicos feita em menos de dez dias. Semana passada, a Anvisa publicou uma portaria determinando princípios para fabricação de fitoterápicos de uso tradicional e os notificados, aqueles considerados muito simples. O preceito define um conjunto de práticas que assegurem que todas as etapas de produção, desde a elaboração, até a rotulagem e armazenamento, sejam feitas de forma adequada.

É esperada ainda para as próximas semanas a publicação para consulta pública de novas regras para o reenquadramento do remédios fitoterápicos. O objetivo é permitir que medicamentos considerados importantes, de uso tradicional pela população, tenham regras mais simples para o registro, o que permitiria a continuidade no mercado.

Fonte Estadão

Bumbum esculpido com silicone: entenda como é feita a cirurgia

Bumbum esculpido com silicone: entenda como é feita a cirurgia  Sxc/Divulgação
Foto: Sxc / Divulgação
Colocação de prótese de silicone nos glúteos teve um crescimento de 30%
Aperfeiçoamento das técnicas traz resultados mais satisfatórios e recuperação mais rápida
 
Para ter o bumbum 'perfeito', as mulheres têm se submetido à cirurgia de aumento dos glúteos, que consiste na implantação de uma prótese de silicone com a finalidade de equilibrar, aumentar e remodelar o formato do derrière, como dizem os franceses. De acordo com o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira qualquer pessoa saudável, que esteja próximo do peso ideal, pode colocar silicone no bumbum.

— A cirurgia visa empinar ou melhorar o formato do glúteo, sendo que a prótese é segura e proporciona excelentes resultados — explica.

A popularização e evolução do procedimento vêm despertando a atenção para a cirurgia de implante no glúteo. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que a colocação de prótese de silicone nos glúteos teve um crescimento de 30%. O dado reflete o aperfeiçoamento das técnicas e próteses, que proporcionam resultados mais satisfatórios e recuperação mais rápida no pós-cirúrgico.

— A qualidade das novas próteses permite que o procedimento fique com um resultado natural — revela o cirurgião plástico.
 
Implantes: seios X bumbum
É importante esclarecer que há diferença entre a cirurgia de implante de silicone nos seios e nos glúteos. A recuperação da gluteoplastia exige cuidados mais específicos. Outro ponto é a duração do procedimento: no implante de silicone das mamas, a cirurgia é feita em uma hora; já nos glúteos é necessário, aproximadamente, duas horas. A intervenção pode levar esse tempo devido à musculatura da região, pois o silicone será inserido em uma área mais densa e espessa.
 
Bumbum à mostra
Existem vários tipos e modelos de prótese de glúteo, cada uma com diferente indicação dependendo do objetivo e biotipo de cada paciente. As próteses de silicone podem variar da forma, que pode ser redonda ou oval, e quanto à projeção. Como em todo procedimento cirúrgico, antes de se submeter à cirurgia, o paciente deve passar por uma adequada avaliação pré-operatória, onde é avaliado o histórico médico, exame físico e solicitação de exames complementares de acordo com cada paciente. Conforme orientação médica, a ingestão de determinados medicamentos pode ser suspensa.

O especialista explica que a cirurgia pode ser feita com anestesia peridural e sedação, raquianestesia ou geral.

— Após esse procedimento, o cirurgião faz uma incisão no sulco interglúteo (prega entre as nádegas), entre 5 e 7 cm, para colocar o implante de gel de silicone dentro do músculo glúteo moldando-o conforme a necessidade. A incisão é fechada com pontos internos e a cicatriz costuma ficar imperceptível — afirma.

Depois da cirurgia, o paciente deve usar uma cinta modeladora durante um mês.
 
Cinco dias de bumbum para cima
O pós-operatório pode ser um pouco mais doloroso que a de um implante de mama, pois há uma distinção das fibras musculares, no entanto, cede com anestésicos e anti-inflamatórios usuais. O paciente precisa evitar o decúbito dorsal por duas semanas, é prescrito o uso de cintas modeladoras, manter a região glútea bem higienizada e evitar esforços físicos. Dependendo do trabalho que exerce, pode voltar às atividades em duas semanas. Já os exercícios físicos só são liberados após dois meses da cirurgia.
 
Riscos e Resultados
O procedimento é indicado para pessoas saudáveis e dentro do peso. Pacientes que possuem o bumbum muito flácido e caído o lifting de glúteo é mais adequado. Assim como a prótese de mamas, a colocação do silicone no bumbum também pode apresentar hematomas, infecção e cicatrizes desfavoráveis. O resultado definitivo pode ser notado após três meses da cirurgia, pois nesse período a cicatriz ganha força e os inchaços são reduzidos.
 
Fonte Diário Catarinense

Veja dez dicas para amenizar as dores da cólica menstrual

A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio
 responsável pela contração do útero nessa fase
Cerca de 50% das mulheres podem sentir o incômodo em algum momento da sua vida
 
Como se não bastasse o incômodo e a irritação durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), algumas mulheres sofrem com cólicas durante o ciclo menstrual. Nesse período, a mulher pode sentir dores pélvicas, no baixo ventre. Se a dor for muito forte ou persistir após o final da menstruação, as causas devem ser investigadas pelo médico. Cerca de 50% das mulheres podem sentir cólica menstrual em algum momento da sua vida, e as dores podem ser de fraca a forte intensidade, interferindo negativamente na qualidade de vida.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a cólica menstrual é uma dor aguda que vai e volta. Quando é muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos e dor de cabeça.
 
— A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase. Em algumas mulheres esse processo de contração é mais intenso e o fluxo menstrual maior — explica.
 
A cólica menstrual pode ser primária ou secundária. No primeiro caso, o mais comum, trata-se apenas de uma condição normal do ciclo menstrual, produzida pelas prostaglandinas. Já a secundária ocorre devido a alguma patologia como miomas uterinos, alterações no ovário, cistos, infecção pélvica, endometriose, uso do DIU (dispositivo intrauterino) e pólipos, entre outras doenças que podem afetar o sistema reprodutivo.
 
Geralmente, quando as cólicas são mais intensas, provocam outros males. Na maioria dos casos, a dor pode estimular o enjoo e a diarréia porque o trânsito intestinal aumenta.
 
— Quando esses sintomas se tornam constantes é preciso ser feita uma avaliação médica mais precisa, pois a dor forte pode significar outras doenças, principalmente, a endometriose — alerta a ginecologista.
 
Sinal de alerta para a endometriose
A mulher deve ficar atenta à intensidade da cólica menstrual, principalmente, as adolescentes, já que as dores costumam incomodar mais entre 17 e 34 anos.
 
— Trata-se de uma doença que pode ocorrer em qualquer momento da fase fértil, da primeira até a última menstruação. Algumas mulheres só descobrem que tem a doença quando tentam engravidar e não conseguem. Por isso, é importante consultar o ginecologista sempre que sentir fortes dores no baixo ventre — avisa a ginecologista.
 
Veja dicas de como minimizar as dores causadas pelas cólicas:
 
1 - Descanse
Durante o período de menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. E com dor fica ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual.
 
2 - Faça exercícios físicos
Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.
 
3 - Abuse de alimentos certos
Na lista, estão: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará. Eles servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.
 
4 - Esqueça os alimentos gordurosos
Evite comer frituras, hambúrgueres ou alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Evite alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante.
 
5 - Fuja do estresse
Situações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Por isso, procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse.
 
6 - Chás são aliados
Beba chá de canela, pois a canela age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.
 
7 - Use bolsa de água quente
A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero.
 
8 - Aposte em massagens
Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. Alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.
 
9 - Acupuntura
As agulhas aplicadas em pontos estratégicos, entre eles, a região abdominal e lombar, podem auxiliar na liberação de endorfina e reduzir o incômodo causado pela dor abdominal.
 
10 - Quando optar pelos medicamentos
Pode parecer um sintoma simples, mas só um médico pode recomendar o melhor medicamento para diminuir a cólica menstrual. De acordo com a médica, algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher deve ser avaliada periodicamente pelo seu ginecologista para descartar doenças graves que podem se manifestar com dores do tipo cólica. Apesar de muitas vezes ser intensa, a cólica pode ser tratada e praticamente passar despercebida, sem prejudicar a rotina da mulher.

Fonte Zero Hora

Universidade Federal do Ceará - UFC

A Universidade Federal do Ceará - UFC realiza concurso para provimento de vagas para professor

Inscrições:
Até 20 de março de 2013

Cargos:
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica: Química Geral (02).
Departamento de Geografia: Geografia Humana (01)
Departamento de Física: Física de Dimensões Extras (01); Nanoestruturas de Carbono e Silício: Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM) (01)
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Departamento de Enfermagem: Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto II/ Estágio Curricular Supervisionado/ Hospitalar (01); Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva/ Estágio Curricular Supervisionado Eletivo (02); Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto I/ Semiologia/ Estágio Curricular Supervisionado em Comunidades Urbanas (01); Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto I/ Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso/ Estágio Curricular Supervisionado/ Eletivo (01);
Centro de Humanidades
Departamento de Psicologia: Processos Psicológicos (01).
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
Departamento de Administração: Administração de Sistemas de Informação e Administração Geral (01); Probabilidade e Estatística Aplicadas à Atuária (01); Técnicas de Secretariado e Comportamento Organizacional (01); Técnicas de Secretariado e Gestão Empresarial (01).
Faculdade de Educação
Departamento de Teoria e Prática do Ensino: Didática e Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental (02)
Centro de Ciências Agrárias,
Departamento de Economia Doméstica: Desenvolvimento Humano (01).

Provas:
Haverá provas Escrita Subjetiva; Didática; Prática, somente para o departamento: Enfermagem; Defesa de Projeto de Pesquisa, somente para os departamentos: Química Orgânica e Inorgânica; Teoria e Prática do Ensino e Física; Avaliação de Títulos.

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo realiza concurso para provimento de vagas para professor de 3º Grau

Inscrições:
11 de março a 9 de abril, dependendo do departamento

Cargos e vagas:
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Química e Física: Física/ Física Geral (1);
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Departamento de Administração: Administração/ Teoria das Organizações (2); Administração/ Gestão de Operações; Administração da Produção (1);
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Medicina Especializada: Medicina/ Otorrinolaringologia (1);
Departamento de Educação Integrada em Saúde: Fonoaudiologia/ Fonoaudiologia com Ênfase em Saúde Coletiva (1); Fonoaudiologia/ Fonoaudiologia com ênfase em Audiologia (1); Fonoaudiologia/ Fonoaudiologia com Ênfase em Motricidade Orofacial (2);

Remuneração:
R$ 2.342,65 a R$ 8.049,77

Provas:
Haverá Prova escrita, Prova de Aptidão Didático Prática, Prova de Plano de Trabalho e Prova de Títulos

Prefeitura de Veranópolis (RS) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Veranópolis, Estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital n° 043/2013 de processo seletivo visando a contratação de pessoal, por prazo determinado para desempenhar a função de Médico ESF 40 horas. O certame oferece 01 vaga mais cadastro de reserva, com salário de R$ 11.250,12.

As inscrições serão gratuitas e presenciais, devendo o candidato comparecer no Setor de Apoio Administrativo, na sede do Município, sito à Rua Alfredo Chaves, nº 366, de segundas às sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 26 de março de 2013.

A análise dos currículos será realizada nos dias 27 e 28 de março de 2013 e a publicação do resultado preliminar acontecerá no dia provável de 01 de abril de 2013.
 
As alterações de endereço dos candidatos devem ser comunicadas à Prefeitura Municipal de Veranópolis, no seguinte endereço: Rua Alfredo Chaves, n.º 366 – Centro, CEP 95330-000, Veranópolis – RS; ou por e-mail, folha@veranopolis.rs.gov.br, sob pena de exclusão do Processo Seletivo Simplificado.

O processo seletivo terá validade de 02 anos a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

UFPR publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital de n° 54/2013 abrindo processo seletivo destinado ao preenchimento de 12 vagas para Professor Substituto. A remuneração total chega a R$ 4.649,65 em jornadas de 20 e 40 horas semanais e o contratado ainda receberá auxílio alimentação de R$ 373,00.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições nas Secretarias dos Departamentos, até o dia 22 de março de 2013, no horário das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00.
 
Os candidatos deverão apresentar requerimento de inscrição disponível no site www.progepe.ufpr.br ou nas Secretarias dos Departamentos, cópia do documento de identidade, da titulação, do "curriculum vitae" acompanhado dos respectivos comprovantes e recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 36,00.
 
O certame será constituído das seguintes provas: Análise de Currículo e Didática.

Concurso ANVISA 2013 - Edital e Inscrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou o esperado edital de concurso público para o preenchimento de 314 vagas de níveis médio e superior, com oferta salarial entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos efetivos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (157), Analista Administrativo (29), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (100) e Técnico Administrativo (28), todas para lotação em Brasília (DF).
 
Para concorrer a uma das vagas de Técnico Administrativo ou Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária é preciso ter nível médio completo. Já candidatos aos cargos de Especialista ou Analista Administrativo deverão ter graduação em uma das áreas listadas no edital, entre as quais Administração, Economia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Enfermagem, Engenharia (diversas especialidades) e Medicina.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas na página da organizadora Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período entre 20 de março e 10 de abril de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
Provas e Curso de Formação
A etapa de provas objetivas e discursivas será realizada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES). Os candidatos deverão consultar as informações sobre locais e horários desses exames na página de inscrição, no Diário Oficial da União ou no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br).
 
Da fase de prova de títulos e do Curso de Formação Profissional participarão somente os candidatos aos cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e Analista Administrativo, desde que atendam às condições de habilitação previstas no regulamento.
 
Os documentos relativos aos títulos deverão ser postados no período de 17 a 22 de julho de 2013, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Cetro Concursos, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Concursos/REF. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - Edital N° 01/2013, localizado à Av. Paulista, 2001, 13° andar - CEP 01311-300 - Cerqueira César - São Paulo - Capital.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Pedra Lavrada - PB lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedra Lavrada, Estado da Paraíba, publicou edital N° 01/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 45 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os rendimentos oferecidos podem chegar a R$ 5.920,00, mais Gratificação PSF, para o cumprimento de carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Médico PSF, Odontólogo PSF, Médico Pediatra, Médico Anestesista, Médico Ginecologista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Fisioterapeuta, Agente PEVA, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Raio X, Condutor de Veiculo de Urgências, Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Professor da Educação Básica I, Nutricionista, Monitor PETI e Orientador Social Pró-Jovem.
 
As inscrições serão disponibilizadas exclusivamente na Secretaria de Finanças ou Administração da Prefeitura municipal, por meio do Formulário de Inscrição, até o dia 22 de março de 2013, das 08h às 12h. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 30,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 07 de abril de 2013, no próprio município de Pedra Lavrada/PB, em horários e locais a serem comunicados oportunamente através de edital divulgado no site www.pedralavrada.pb.gov.br, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada/PB e também da Gazeta Oficial Lavradense.
 
Após a realização das provas objetivas, a Prefeitura divulgará os respectivos gabaritos, no prazo máximo de 48 horas. O processo seletivo também considerará a avaliação de títulos.
 
O prazo de validade do certame é de 06 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Pedra Lavrada - PB lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedra Lavrada, Estado da Paraíba, publicou edital N° 01/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 45 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os rendimentos oferecidos podem chegar a R$ 5.920,00, mais Gratificação PSF, para o cumprimento de carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Médico PSF, Odontólogo PSF, Médico Pediatra, Médico Anestesista, Médico Ginecologista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Fisioterapeuta, Agente PEVA, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Raio X, Condutor de Veiculo de Urgências, Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Professor da Educação Básica I, Nutricionista, Monitor PETI e Orientador Social Pró-Jovem.
 
As inscrições serão disponibilizadas exclusivamente na Secretaria de Finanças ou Administração da Prefeitura municipal, por meio do Formulário de Inscrição, até o dia 22 de março de 2013, das 08h às 12h. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 30,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 07 de abril de 2013, no próprio município de Pedra Lavrada/PB, em horários e locais a serem comunicados oportunamente através de edital divulgado no site www.pedralavrada.pb.gov.br, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada/PB e também da Gazeta Oficial Lavradense.
 
Após a realização das provas objetivas, a Prefeitura divulgará os respectivos gabaritos, no prazo máximo de 48 horas. O processo seletivo também considerará a avaliação de títulos.
 
O prazo de validade do certame é de 06 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Leoberto Leal (SC) abre processo seletivo

Com oferta de 4 vagas de níveis fundamental e superior, a Prefeitura de Leoberto Leal, estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 002/2013 para realização de processo seletivo. As oportunidades são para contratação imediata (02) e para formação de cadastro reserva (02), nos cargos de Enfermeiro e Operador de Equipamentos II - Patrola. O salário pode chegar a R$ 2.103,28, mais abono de R$ 154,24.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas entre os dias 20 de março e 19 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Leoberto Leal – localizada a Rua Mainolvo Lehmkuhl, nº 20, município de Leoberto Leal, das 07h30min às 13h30min e das 13h30min às 17h30min. Não serão aceitas inscrições pelos correios, e-mail, fax, ou com falta de qualquer dos documentos exigidos.
 
Documentos necessários para inscrição: Carteira de identidade, CPF e Comprovante de residência.
 
Provas
A seleção será constituída de prova escrita e prova prática. A prova escrita será realizada provavelmente no dia 28 de abril de 2013, às 09h00min, nas dependências da Casa da Cidadania, situada na Avenida Adolfo Scheidt, nº 326, Centro, município de Leoberto Leal/SC.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal de Leoberto Leal.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 19 de março de 2013, pág. 147 a 153.

Processo Seletivo Prefeitura de Bombinhas (SC) 2013

A Prefeitura de Bombinhas, Estado de Santa Catarina, já divulgou edital (n° 003/2013) para realização de processo seletivo destinado à contratação de 03 Médicos para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O salário é de R$ 7.755,12, mais adicional de insalubridade em grau médio (20%). A carga horária é de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas, pessoalmente ou por procuração, entre os dias 19 e 22 de março de 2013, no protocolo da Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bombinhas, situada na Avenida Baleia Jubarte nº 328, bairro José Amândio, durante o horário regular de expediente (8h às 12h e 13h30 às 17h30).
 
O processo seletivo consistirá, com base em critérios objetivos de pontuação, na análise de currículo dos candidatos.
 
O resultado do certame será afixado no Paço Municipal de Bombinhas, situado na Avenida Baleia Jubarte nº 328, Bairro José Amândio, em Jornal de Circulação Local, bem como, no sítio eletrônico da Prefeitura (www.bombinhas.sc.gov.br), na data prevista de 26 de março de 2013, às 21h.
 
O prazo de validade do certame, que não se confunde com o prazo de eventual contratação, será de 1 ano, prorrogável uma vez por igual período.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está com inscrições abertas até 12 de abril de 2013 para o preenchimento de 16 vagas em cargos da carreira de Técnico-Administrativo em Educação, que exigem nível médio/técnico ou superior. A carga horária é de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 3.138,70.
 
As inscrições serão recebidas pelo endereço eletrônico: www.ifsertao-pe.edu.br e taxa varia de R$ 45 a R$ 75,00, de acordo com o cargo pretendido.
 
Cargos
São oferecidas oportunidades para Administrador, Pedagogo/área, Técnico em Assuntos Educacionais, Bibliotecário, Economista e Técnico em Intérprete em Linguagens de Sinais - Libras.
 
Seleção e Validade
Para os cargos de nível superior, o processo seletivo constará apenas de prova objetiva. Já para o cargo que exige nível médio/ técnico serão aplicadas provas objetiva e prática. Os locais de realização das provas serão divulgados no dia 13 de maio de 2013, no site do IF Sertão-PE.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada no dia 19 de maio de 2013, das 8h às 12h, na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco. O gabarito da prova escrita será divulgado no dia 20 de maio, no site de inscrições.
 
Para os candidatos que concorrerem às vagas de Intérprete em Linguagens de Sinais serão convocados os 10 primeiros candidatos de cada campus, que tenham obtido a nota mínima exigida na Prova Objetiva.
 
O concurso público terá validade de 12 meses a contar da data de publicação da homologação final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
 
O edital deste certame está disponível no endereço eletrônico http://www.ifsertao-pe.edu.br.

Hospital e Maternidade Santo Antônio de Lebon Régis abre vagas

A Autarquia Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio de Lebon Régis, estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo nº 01/2013. O certame, que será organizado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe do Peixe – AMARP, visa a contratação de pessoal, em caráter temporário, para atender necessidade de excepcional interesse público.
 
Cargos
Servente, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Oficial Administrativo. A remuneração pode chegar a R$ 925,28 e carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 17 de abril de 2013, das 13h30, às 17h30, na Prefeitura Municipal, com endereço na Rua Artur Barth, nº. 300, Centro, Lebon Régis/SC.
 
Taxa de inscrição:
 
Nível fundamental: R$ 15,00;

Nível médio: R$ 20,00.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
 
Cópia autenticada do documento de identidade;

Cópia autenticada do CPF;

Cópia autenticada do título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa apresentada à Justiça Eleitoral;

01 foto 3x4 recente;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Cópia da prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino);

Cópia autenticada do diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a escolaridade exigida para o cargo;

Cópia autenticada dos certificados e comprovantes de cursos (para a prova de títulos).
 
Prova
O certame constará de prova escrita e de títulos. A prova escrita será realizada na data provável de 28 de abril de 2013, com início às 14h e término às 17h, na Escola de Educação Básica Frei Caneca, no Município de Lebon Régis/SC.
 
O gabarito provisório será publicado no mural do Hospital Santo Antônio e da Prefeitura Municipal em até 2 dias úteis após a realização da prova escrita.
 
O resultado final será divulgado em até 15 dias após a realização da prova escrita, sendo que da classificação final caberá recurso.
 
Validade
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Lebon Régis (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Lebon Régis, estado de Santa Catarina, lançou os editais nº. 01 e 02/2013 de processo seletivo para contratação de pessoal, em caráter temporário, para atender necessidade temporária do município. A jornada de trabalho será de 20 e 40 horas semanais, com vencimento de até R$ 3.915,90.
 
Cargos: Agente de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Mecânico, Motorista de Veículo Escolar, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Servente de Serviços Internos, Vigia e Professor (Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Artes, Geografia, História, Ciências, Inglês, Pedagogia (1º ao 5º ano) e Magistério).
 
As inscrições foram reabertas e serão realizadas até o dia 18 de abril de 2013, das 13h, às 17h, na Prefeitura Municipal de Lebon Régis/SC, com endereço na Rua Arthur Barth, n. 300, centro, Lebon Régis/SC.
 
As inscrições já realizadas até o dia 11 de março de 2013 permanecem válidas, sendo dispensável a realização de nova inscrição.
 
Documentos a serem entregues no ato da inscrição:
 
Cópia autenticada do documento de identidade;

cópia autenticada do CPF;

Cópia autenticada do título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa apresentada à Justiça Eleitoral;

01 foto 3x4 recente;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Cópia da prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino);

Cópia autenticada da Carteira Nacional de Trânsito – CNH, para os cargos que exigem essa habilitação;

Cópia autenticada do diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a escolaridade exigida para o cargo;

Cópia autenticada dos certificados e comprovantes de cursos (para a prova de títulos).
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade:
 
Nível fundamental: R$ 15,00;

Nível médio: R$ 20,00;

Nível superior: R$ 30,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova escrita e prova de títulos.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 28 de abril de 2013, com início às 14h e término às 17h, na Escola de Educação Básica Frei Caneca, no Município de Lebon Régis/SC.
 
O gabarito provisório será publicado no mural da Prefeitura Municipal em até 2 dias úteis após a realização da prova escrita.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.