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sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ipê amarelo – Propriedades e usos

Ipê amarelo - Propriedades e usos
O ipê amarelo, além de ser uma bela planta é muito utilizado medicinalmente. No pantanal é conhecido como “paratudo”, pois é usado para diversas coisas
 
Ele é muito eficaz contra a anemia, verminoses e até para amenizar o mal-estar que é causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a famosa ressaca. Conheça um pouco mais sobre o ipê amarelo agora.
 
Origem
O ipê amarelo é uma árvore que tem origem na América tropical, desde o México até a Argentina, porém é no Brasil que encontramos a maior quantidade dessa árvore, de norte a sul de todo o país.
 
O ipê é uma das árvores mais belas do nosso país e foi eleita árvore-símbolo da cidade de Petrópolis. Pertence à família das Bignoniáceas e é cientificamente conhecida como Tabebuia chrysotricha. A madeira dessa árvore é muito resistente e era muito usada na construção de telhados de igrejas durante os séculos XVII e XVIII. Nos dias atuais é usada na fabricação de artesanatos, instrumentos musicais, lápis, construção civil e naval e vários outros objetos.
 
Características
O ipê amarelo, também conhecido como piúva, ipeúva, pau darco amarelo e paratudo. É uma árvore frondosa, que pode possuir casca lisa ou rugosa. As suas folhas possuem 5 folíolos digitiformes com pelos estrelados curtos, cálice piloso, de cor ruivo-ferruginoso e a corola amarela. Esta árvore possui nove espécies diferentes, com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Quando seu porte varia entre pequeno e médio, sua função principal é para o paisagismo, onde é utilizada devido à sua beleza e cor de suas flores.
 
Propriedades e usos
Toda a árvore possui utilidade, a casca, entrecasca e a folha possuem propriedades medicinais que são utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes, pruridos, coceiras, eczemas e algumas doenças dos olhos. São também consideradas antidiarreicas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais, febrífugas, analgésicas e cicatrizantes. Sua raiz é utilizada contra a gripe e seus brotos como depurativos e antisséptico. O ipê fornece ainda um corante amarelo, que é usado para a tintura.
 
Como analgésico, é indicado o chá. Você deve colocar uma colher de chá do pó do ipê amarelo em uma xícara de chá com água fervente. Abafe por aproximadamente 10 minutos, em seguida coe.
 
Tome uma xícara de chá duas vezes ao dia.
 
Para tratar feridas de mau aspecto, pruridos, coceiras e doenças da pele, você deve colocar uma colher de sopa de entrecascas picadas em um copo de água fervente. Deixe ferver durante 5 minutos e em seguida coe. Faça aplicações locais com um chumaço de algodão.
 
Para inflamações de gengiva e da garganta, em um pilão você deve colocar 3 colheres de sopa de flores frescas e picadas. Amasse bem e em seguida adicione duas xícaras de café de água fervente.
 
Misture, coe e depois adicione uma xícara de café de mel. Faça aplicações na gengiva com um chumaço de algodão e pincele a mucosa da garganta.
 
Contraindicações e efeitos colaterais
Não há registros de contraindicação ou de efeitos colaterais. Porém não é aconselhado usar nos primeiros 3 meses de gravidez, pois não foram feitos estudos nesse período da gestação.

http://www.remedio-caseiro.com/ipe-amarelo-propriedades-e-usos/

Políticas de controle do tabaco reduziram o número de fumantes, mostra pesquisa

O Ministério da Saúde, a Fiocruz e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram essa semana o primeiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), desenvolvida durante o ano de 2013
 
A pesquisa apontou uma redução expressiva do número de fumantes no Brasil. Ao comparar os dados da PNS com os da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), de 2008, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) observou que o percentual de fumantes adultos de 18 anos ou mais diminuiu.
 
A Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) indicava o percentual de 18,2% de fumantes adultos, número que caiu para 14,7% na análise da PNS, o que representa uma redução percentual de 19,2%. Analisando por gênero, os homens representavam 22,9% na PETab, e na PNS caíram para 18,9%, uma redução percentual de 17,5%. Na análise feminina os números foram de 13,9% (PETab) para 11% (PNS), ou seja, 20,9% de redução percentual.
 
Para a coordenadora do Cetab, Valeska Figueiredo, a queda é resultado, principalmente, do avanço das políticas de controle do tabaco. Ela recorda que no período entre as pesquisas – PETab de 2008 e PNS de 2013 – as políticas de controle do tabaco obtiveram grandes avanços que contribuíram significativamente para a redução do número de fumantes. Entre eles, o aumento do número de municípios e estados brasileiros com legislação que proíbe fumar em ambientes públicos fechados e a política de aumento de preços e impostos que vem diminuindo o acesso do tabaco a pessoas de baixa renda e de menor classe social.
 
Outro aspecto analisado foi o nível de escolaridade dos fumantes relacionado à redução do consumo. Os dados mostram que na PETab 23,4% dos fumantes não tinham instrução ou possuíam ensino fundamental incompleto, na PNS o número foi para 20,2%, totalizando 13,7% de redução percentual. Nas pessoas com ensino fundamental completo e ensino médio incompleto, os números foram de 18% (PETab) para 16,6% (PNS), reduzindo percentualmente em 7,8% o número de fumantes.
 
“Apesar dos avanços, infelizmente o tabagismo continua sendo uma das mais importantes causas de desigualdade no Brasil. A comparação dos dados mostra que enquanto entre pessoas com nível superior a redução do percentual de fumantes foi de 22,1%, entre pessoas sem instrução ou com nível fundamental incompleto foi de 13,7%”, lamentou a coordenadora.
 
Na análise da população com nível de escolaridade maior, os resultados foram melhores. Usuários de tabaco com ensino médio completo ou superior incompleto passaram de 12,1% na Pesquisa Nacional de Tabagismo para 10,4% na Pesquisa Nacional de Saúde, uma redução percentual de 14%. Nos fumantes com nível superior completo a redução percentual foi ainda maior, 22,1%, saindo de 11,3% na PETab para 8,8% na PNS.
 
As políticas de controle do tabagismo vêm sendo implementadas pelas lideranças da Comissão para Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (Coniq), do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer em parceria com ação da sociedade civil sob a liderança da Aliança para o Controle do Tabaco (ACT). O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp) foi criado em 2011 e desenvolve estudos que oferecem subsídios as ações dessas instituições.
 
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
A Pesquisa Nacional de Saúde é um inquérito de base domiciliar de âmbito nacional realizado em 2013, que tem como objetivo caracterizar a situação de saúde e os estilos de vida da população, bem como a atenção à sua saúde quanto ao acesso e uso dos serviços, às ações preventivas, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência.
 
A PNS faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e terá periodicidade de cinco anos. Ela traz uma amostra de 80 mil domicílios, essa amostra contém recortes regionais do Brasil, entre grandes regiões; unidades da Federação e municípios das capitais; e Distrito Federal. As informações são apresentadas por gênero, faixa etária, nível socioeconômico e educacional.
 

Santa Casa vai cortar parte dos serviços

Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo/18.12.2014
Adoção do plano de contingência tem como objetivo
"dar prioridade à assistência de urgência", informou a
 Santa Casa
Atendimentos não urgentes serão reduzidos; medida faz parte de um plano de contingência
 
Em crise financeira e com déficit superior a R$ 400 milhões, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo anunciou, na quinta-feira (18), ao corpo clínico que reduzirá os atendimentos eletivos (não urgentes) como parte de um plano de contingência iniciado quinta.
 
Em comunicado interno obtido pela reportagem, o novo superintendente da instituição, Irineu Massaia, informa a Mesa Administrativa e os funcionários da instituição sobre as medidas a serem adotadas, entre elas restrição do atendimento eletivo ambulatorial, revisão do fluxo de atendimento, priorizando emergência e unidades críticas, e até a transferência de pacientes internados.
 
De acordo com médicos ouvidos pela reportagem que participaram de reunião com o superintendente, o pronto-socorro da instituição não aceitará doentes com quadros menos graves e poderá recusar pacientes ambulatoriais novos, ou seja, que ainda não fazem tratamento no complexo.
No comunicado, o superintendente classifica a situação da Santa Casa como insolvente e diz ser "impossível, em curto prazo, honrar débitos com fornecedores, funcionários e dívidas fiscais da gestão passada".
 
Ressalta que, com a suspensão do contrato da empresa que cuidava da limpeza e manutenção da Santa Casa, anunciada quinta-feira por falta de pagamento, foi perdida a "capacidade integral de manutenção de equipamentos essenciais ao atendimento e segurança de pacientes e colaboradores".
 
Diz ainda que há iminente risco de greve por causa do atraso nos pagamentos dos salários e que o plano de contingência adotado tem como objetivo "a mitigação de danos".
 
A assessoria de imprensa da Santa Casa confirmou que a adoção do plano de contingência tem como objetivo "racionalizar o número de atendimentos eletivos ambulatoriais e cirúrgicos para dar prioridade à assistência de urgência". A entidade afirmou que entrará em contato com os pacientes que têm procedimentos agendados para os próximos dias para confirmar o atendimento ou informar o adiamento.
 
Salários
Nesta quinta, em reunião na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, a Santa Casa voltou a adiar a data para pagamento de salários e 13º atrasados. A entidade pediu aos sindicatos que aguardem até o dia 29, proposta aceita pelos trabalhadores.

R7

Cientistas afirmam: ficar sentado por mais de 8 horas diárias faz tão mal quanto fumar cigarros

Ficar sentado por mais de 8 horas diárias faz tão mal quanto fumar cigarros, afirmam cientistas Estudos recentemente divulgados alertam sobre um problema que pode afetar milhões de pessoas. A alegação é de que ficar sentado por mais de oito horas diárias faz tão mal quanto fumar
 
A pesquisa acabou chamando a atenção de pessoas em todo o mundo, principalmente escritórios onde os ambientes exigem que os funcionários trabalhem na posição. Para não comprometer a saúde de seus empregados, um destes estabelecimentos inovou.
 
O escritório de arquitetura RAAAF, de Amsterdã, na Holanda, contou com a ajuda da designer Barbara Visser para criar um ambiente diferente e favorável aos funcionários. Com um ar futurístico, o local permite que os trabalhadores exerçam suas funções de pé.
 
Estudos recentemente divulgados alertam sobre um problema que pode afetar milhões de pessoas. Ficar sentado por mais de oito horas diárias faz tão mal quanto fumar.
 
O escritório recebeu o nome de “The End of Sitting” (O fim do sentar). Ele é formado por uma espécie de labirinto onde as cadeiras e mesas são substituídas por rampas inclinadas e outras plataformas. Estas contam com blocos que servem de apoio para o corpo.
 
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A proposta é que os funcionários se inclinem sobre as superfícies ou trabalhem algum tempo de pé. A intenção é priorizar a produtividade, e não o conforto.
 
O projeto foi criado em apenas 10 dias. Um protótipo está em exposição em um espaço de arte de Amsterdã.

 Gizmodo

Leite materno: os desafios de garantir a amamentação exclusiva

Amamentar é um ato de amor. Você provavelmente já ouviu ou leu essa frase em algum lugar, e não costumam existir dúvidas a respeito do valor que o gesto tem. Porém, além de amor, o processo de amamentação envolve confiança, dedicação, apoio e muita informação
 
Muitas mães têm a sorte de viver o momento de forma tranquila desde o princípio. O leite desce no tempo previsto, o filho pega bem o peito e os meses de mamadas dão força à relação dos dois e saúde ao recém-nascido.
 
Para outras mães, contudo, um mundo de dificuldades se coloca no caminho, e o desafio é transpô-las sem perder a chance de viver uma fase única em afeto e aprendizado. “Tive muita dificuldade na amamentação. Meus seios ficaram muito feridos. Para mim, a melhor hora era quando ela estava dormindo. Pensar que teria que amamentar quando ela acordasse me deixava angustiada”. É o que relembra a jornalista Cristal Sá.
 
Morena, que hoje está no puro encantamento dos seus três aninhos, nem imagina o que sua mãe precisou fazer para garantir que ela tivesse amamentação exclusiva por cinco meses e meio. Os bicos dos seios racharam, fazer a retirada de leite pela ordenha era dolorido, e coisas muito inusitadas surgiram no caminho, como a recomendação de usar banana para ajudar a cicatrizar e minimizar a dor. “Não conseguia vestir nada. Andava sem blusa e pingando leite. Isso derruba qualquer autoestima. Todo dia eu pensava comigo mesma: só vou amamentar hoje. Amanhã eu desisto. Mas, no dia seguinte, recomeçava.”
 
A história de Cristal é uma dentre várias que acontecem todos os dias, fazendo com que muitas mães desistam de amamentar, apesar de todas as provas de que o leite materno é a melhor alimentação para o bebê.
 
As dificuldades biológicas podem vir do tipo de bico do seio que a mãe possui ou da quantidade de leite que ela consegue produzir. Mas também há aquelas do tipo cultural: as cobranças, palpites, enganos e publicidades muito bem produzidas de laticínios colocam a insegurança na rota das mulheres.
 
Os dois tipos de dificuldade impedem que o índice de amamentação exclusiva até os seis meses, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, atinja o padrão desejado.
 
Uma pesquisa realizada em 2008 e sistematizada em 2010 pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz em 227 municípios brasileiros, com 120.125 crianças, apontou que 87% dos municípios (198) apresentam um índice apenas razoável de amamentação exclusiva, quando algo entre 12% e 49% dos entrevistados declararam realizar a prática.
 
Para a doula e educadora perinatal, coordenadora da Roda Bebedubem, e mãe de três crianças, Débora Regina Diniz, grande parte das dificuldades é cultural. Segundo ela, ante o desafio de amamentar, toda mãe se cobra, é cobrada e alvejada por centenas de interferências que a distanciam da sua condição natural de mamífera. “Temos todos os aparatos, mas frente ao bebê e com toda a nossa insegurança, fica difícil reconhecer o poder que toda mulher tem. Precisamos confiar em nosso instinto”.
 
No Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a enfermeira Nina Savoldi e a médica Marlene Assumpção, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, recebem diariamente um sem número de mães e pais aflitos com as dificuldades de amamentar.
 
Muitos dos pais já são desencorajados na maternidade de persistir nas tentativas, e recebem recomendações de fórmulas {em forma de pó, são misturadas em água}, acessórios e medicamentos que nem sempre resolvem os problemas, e muitas vezes causam outros. “A recomendação da fórmula {substância em pó, a ser diluída em água, fabricada para ser muito parecida com o leite materno} nos primeiros dias de vida, quando tanto mãe quanto bebê estão aprendendo a viver o processo de amamentação, muitas vezes ancorada numa perda de peso instantânea do recém-nascido, revela o desconhecimento de alguns profissionais de saúde, mesmo que estes tenham boa vontade.”, explica Marlene.
 

Epidemia de sono: moradores de vilarejo dormem por dias; causa ainda é mistério

Foto: Reprodução/DailyMail
Médicos de várias especialidades falharam em descobrir origem do problema
 
Moradores do vilarejo de Kalachi, no Cazaquistão, sofrem com um misterioso evento em que todos eles caem no sono de repente e sem causa conhecida. De acordo com informações do DailyMail, os moradores passam dias dormindo direto.
 
Até o momento, a doença misteriosa já atinge 100 pessoas no vilarejo. Em um dos casos mais recentes, oito crianças dormiram do nada na escola por uma hora.
 
Em outro evento, 20 pessoas ficaram inconscientes ao mesmo tempo e não conseguiam acordar por vários dias.
 
Um motorista de ambulância do vilarejo afirmou que já atendeu um caso em que 60 pessoas estavam sofrendo com a condição ao mesmo tempo.
 
Médicos, virologistas, radiologistas e toxicologistas já foram até a aldeia para tentar explicar o fenômeno, mas até o momento nenhum deles conseguiu uma explicação.

R7

135 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue e chikungunya

No Brasil, 135 municípios estão em situação de risco para epidemia de dengue e chikungunya
 
Os dados fazem parte do LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, do Ministério da Saúde.
 
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esse levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e pode ajudar nas ações de combate .
 
"Muitos municípios ainda acham que o LIRAa é um requisito do ministério. Não é. Nós fazemos a análise nacional. Mas quem pode usar esses dados para agir é o prefeito.
 
O LIRAa permite ao prefeito saber qual é o bairro onde tem o maior índice de infestação, então, com isso, ele pode mobilizar além das ações de saúde, ações como mutirão de limpeza urbana, mobilização das lideranças comunitárias, da igreja.
 
O LIRAa permite que o município conheça onde pode ser o epicentro da futura epidemia da dengue e chicungunya. Por isso é importante ele fazer o LIRAa em outubro, agir durante os meses de novembro e dezembro, em janeiro fazer outro LIRAa, planejar as ações e fazê-las com o máximo de antecipação possível."
 
O município de Feira de Santana, na Bahia, por exemplo, está entre os 135 municípios em situação de risco de epidemia de dengue e do chikungunya. A coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Francisca Oliveira, conta quais são as ações que estão sendo realizadas para combater essas doenças na cidade . "Infelizmente a gente tem algumas situações, tipo, formação de criadouros nas casas.
 
 
As pessoas ainda não têm essa conscientização. Alguns locais, a população é necessário armazenar água limpa dentro de tanque sem a proteção adequada. Então, decorrente dessa situação, nós temos alguns bairros que tem presença do mosquito.
 
A gente está realizando ações de educação e saúde no próprio bairro onde a gente tem um maior número de infestação. É importante que a população tenha consciência, que os esforços têm que ser múltiplo, tanto da Secretaria Municipal de Saúde, quanto do próprio morador. ".
 
Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue e chikungunya, o Ministério da Saúde irá repassar um recurso adicional de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros.
 
Agência Saúde

ANVISA suspende diversos produtos nesta sexta-feira

Anvisa suspende três produtos para saúde irregulares
 
A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (19/12), a suspensão da distribuição, comércio e implante de todos os lotes, fabricados antes de 23/07/2014, dos produtos Componente Acetabular Cimentado de Polietileno Meta Bio, Prótese para Artroplastia de Quadril Meta Bio – Co-Cr-Mo e Prótese para Artroplastia de Quadril Meta Bio Titânio.
 
A medida se deve após uma inspeção investigativa verificar que o fabricante não realizava ensaios de esfericidade e rugosidade nas peças. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº16/2013, esses testes são obrigatórios, já que é a “confirmação por análise e evidência objetiva que os requisitos definidos para uma determinada finalidade conduzem, de forma consistente, ao resultado esperado”.
 
A Meta Bio Industrial Ltda informou que iniciou o controle de rugosidade a partir de 07/07/2014 e os testes de esfericidade a partir de 23/07/2014, portanto, os lotes produzidos a partir desta data estão regularizados e não apresentam risco à população.
 
A empresa fabricante fica responsável por recolher do mercado todos os estoques dos produtos previamente citados.
 
Empresa regulariza situação de produto
A Agência liberou a importação, distribuição, comércio e uso, em todo o país, do produto Tegeline 5g/100mL. A empresa fabricante, LFB Biomedicaments, atendeu às exigências regulamentares da Anvisa sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) e promoveu o recolhimento de todos os lotes que se encontravam em situação irregular. Atualmente, o produto é importado e associado ao diluente água para injeção, que é fabricado por empresa aprovada na Agência.
 
O produto havia sido suspenso em 1º/04/2013 por ser produzido em condições sanitárias inadequadas.
 
Interditado lote de pimenta com salmonela
Foi interditado cautelarmente em todo o país, pelo prazo de 90 dias, o lote 1311 do produto Pimenta do Reino em pó, marca Sabor Condimentos, fabricado pela empresa Sabor Comércio & Indústria de Produtos Alimentícios Ltda. De acordo com o laudo de análise emitido pela Fundação Ezequiel Dias, foram coletadas seis unidades de 30g do lote, sendo que foi comprovada a presença de salmonella em 25g, classificando o produto como potencialmente capaz de causar toxinfecção alimentar.
 
Suspensas publicidades não aprovadas em alimentos
Foi determinada também a suspensão de todas as publicidades do produto Super Ômega – Chia + Linhaça que atribuam alegações não estabelecidas pela legislação sanitária vigente. O produto estava sendo anunciado em endereço eletrônico com diversas alegações não aprovadas (terapêuticas ou medicamentosas) que contrariam o registro do alimento na Agência e podem induzir o consumidor ao engano em relação à verdadeira natureza do produto.
 
Lote de álcool emgel é suspenso
O lote nº 1013 do saneante Álcool em gel, marca Valor, fabricado por Super Sol Indústria e Comércio Ltda também foi suspenso. O lote, que possui validade até 10/2016, obteve resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem primária, pH e teor de álcool etílico.
 
Cosmético capilar sem registro é suspenso
Por último foi suspensa a fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e uso do cosmético Defrizante Restaurador de fios – Diamantes Liss Step 2, fabricado por Bisdoxe Comercial e Industrial Ltda. O cosmético não possui um registro válido na Agência e, além disso, apresentou a utilização de dois componentes — Glyxyloyl Carbocysteine e Glyoxyloyl Keratin Amino Acid — em concentração de 25%, o que não é permitido para produtos Grau 1.
 
Todas as determinações acima vigoram em todo o país a partir de hoje (19/12), data da publicação das normas no Diário Oficial da União.
 
Clique aqui para visualizar as resoluções na íntegra.

Poluição pode dobrar o risco de grávida dar à luz criança autista, diz estudo

Foto Reprodução: Diretor de pesquisa ressalta que ‘nem todas as mães
expostas à poluição do ar terão filhos com autismo’
Pesquisa de Harvard deverá ajudar a desvendar os mistérios da doença
 
Rio - Mulheres grávidas podem quase dobrar o risco de dar à luz uma criança com autismo por inalação de fumaça expelida pelos veículos ou chaminés, de acordo com um novo estudo de Harvard que pode ajudar a desvendar os mais profundos mistérios do autismo.
 
A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, fortalece descobertas científicas anteriores que ligavam a poluição do ar com o autismo. E oferece ideias frescas, mostrando que as mulheres em seus terceiros trimestres de gestação parecem estar mais vulneráveis à doença quando respiram níveis elevados de partículas transportadas pelo ar emitidas por usinas de energia, incêndios e automóveis. Os resultados aparecem on-line na revista "Environmental Health Perspectives".
 
— Encontramos uma associação que foi específica da gravidez e, especialmente, para o terceiro trimestre, identificando uma janela que pode lançar luz sobre os processos que podem levar ao autismo — disse Marc Weisskopf, autor sênior do estudo e professor associado de epidemiologia ambiental e ocupacional na Faculdade de Saúde Pública de Harvard.
 
Quanto mais elevada for a taxa de exposição, maior o risco, segundo ele. Ligar as mini toxinas ao último trimestre pode oferecer uma pista convincente, Weisskopf acrescentou, porque a maior parte do crescimento neuronal ocorre durante esses três meses - “um momento em que o desenvolvimento do cérebro pode ser afetado”.
 
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A equipe de Harvard observou mulheres grávidas que participaram do Estudo II de Saúde das Enfermeiras, um grupo de mais de 116 mil enfermeiras norte-americanas que concordaram em ser monitoradas a partir de 1989. Os pesquisadores acumularam dados sobre onde as participantes viveram durante a gravidez e seu cruzamento com a leitura de poluição do ar para essas áreas, registrado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
 
Entre as mães, o pesquisador e seus colegas identificaram 245 crianças que foram diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) durante o período de tempo analisado.
 
Embora os resultados de Harvard não sejam os primeiros a ligar poluição do ar com autismo, o papel está “entre os estudos mais fortes até agora”, apontou Michael Rosanoff, diretor de pesquisa em saúde pública para o grupo de defesa Autism Speaks.
 
— Nem todas as mães expostas à poluição do ar terão filhos com autismo — afirmou Rosanoff. — Nós sabemos que o autismo é complexo. Sabemos que existe biologia subjacente em combinação com a exposição ambiental que pode ter causado o autismo de seus filhos. (Mas) a poluição do ar parece aumentar o risco em duas vezes.
 
De fato, um outro indício descoberto pela equipe de Harvard parece focar no tamanho infinitesimal de algumas das partículas mais perigosas de poluição - derivando partículas que têm 2,5 mícrons de diâmetro ou são menores. Para fins de comparação, é de cerca de um mícron da largura de uma célula vermelha do sangue. Quando inaladas “as partículas finas” de carros, caminhões e emissões industriais podem penetrar profundamente nos pulmões.
 
— Nós estamos realmente construindo uma base sólida de evidência para a poluição do ar agora que está ficando forte — colocou Weisskopf. — Estamos chegando a um ponto em que a evidência aponta para um papel do meio ambiente no aumento do risco para o autismo.

O Globo

Rio: Pastoral do Menor comemora 30 anos com atividades gratuitas para o público

Projeto social atende cerca de 10 mil crianças e adolescentes por ano
 
O projeto Pastoral do Menor do Rio de Janeiro comemora amanhã, dia 20, 30 anos de atuação com uma missa celebrada por dom Orani Tempesta, responsável pelo projeto, às 9h, em Campinho, Zona Norte do Rio. Além disso, o evento contará com atividades lúdicas para crianças e adolescentes – mais de 500 de diversas comunidades participarão – e também feira de saúde, com atendimento aos participantes. Ao longo das três décadas de ações sociais, a Pastoral assiste cerca de 10 mil jovens em situação de risco no município do Rio de Janeiro por ano.
 
Segundo o presidente do Conselho da Pastoral do Menor, o médico Romeu Cortês Domingues, a entidade atua para resgatar a cidadania e promover a inclusão social. “O intuito do nosso trabalho é colaborar com o desenvolvimento desses jovens, defendendo a vida, valorizando suas habilidades, inserindo-os na sociedade, incentivando a permanência deles no sistema educacional e capacitando-os para o mercado de trabalho”, conta Romeu.
 
Atualmente, a Pastoral do Menor possui mais de 20 iniciativas de assistência, entre as quais o Programa de Apoio Familiar (PAF), que já beneficiou cerca de 4 mil pessoas, o projeto Pleitear, o projeto Jovem Aprendiz, o Passaporte da Cidadania e o Programa de Inclusão Digital, Programa de Saúde Bucal e atividades de assessoria e capacitação e o Centro Sócio Esportivo Armindo da Fonseca.
 
Saiba mais sobe a Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor, criada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, é uma ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil que assume posturas de comprometimento com os menos favorecidos, sempre na defesa dos direitos sociais e da promoção humana. A iniciativa atua em toda a cidade, por meio de 30 polos que atendem a 144 comunidades favelizadas.
 
Tem como alguns dos seus objetivos contribuir para a inserção e permanência de crianças e jovens no sistema educacional, possibilitar a ampliação do universo informacional, promovendo a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, e exercer ações de caráter preventivo, protetivo e proativo que possibilitem o fortalecimento de vínculos familiares, atuando também om crianças e adolescentes em situação de rua.
 
Alguns números da Pastoral em 2013:
 
- 1.200 crianças, adolescentes e suas famílias atendidas no Centro Esportivo Comendador Armindo da Fonseca, Campinho;
 
- 4.670 atendimentos a crianças e adolescentes no Centro Sócio Esportivo;
 
- 1.198 atendimentos sociais no Pleitear - Programa de Atendimento a Adolescentes em Vulnerabilidade;
 
- 158 jovens aprendizes;
 
- 1.736 jovens formados no Programa de Inclusão Digital;
 
- 4.804 pessoas beneficiadas pelo Programa de Apoio Familiar;
 
- 1.312 atendimentos odontológicos na Unidade Móvel de Saúde Bucal;
 
- 1.300 atendimentos a crianças e adolescentes em situação de rua - Passaporte da Cidadania;
 
- Capacitação e Assessoria - 70 Agentes de Pastoral e Educadores Sociais.
 
Eliane Belleza
Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Fortaleza - CE lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, através da Secretaria de Saúde, publicou o edital de processo seletivo nº 68/2014, com a finalidade de ocupar 150 vagas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde. O certame será realizado por meio do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos – IMPARH.

De acordo com o edital, a função de Gestor da Unidade de Atenção Primária à Saúde dispõe de 5 vagas para ampla concorrência e 145 para formação de cadastro reserva. Podem se inscrever profissionais que possuam graduação em qualquer curso de nível superior.
 
Os aprovados receberão salários de R$ 1.087,18, acrescido de R$ 444,73 correspondente à comissão para os selecionados que não tenham vínculo com a administração pública; R$ 960,00 de Gratificação pela Execução de Trabalho Relevante, Técnico ou Científico, e auxilio refeição no valor de R$ 165,00.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh até o dia 04 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.
 
A prova escrita objetiva deve ser realizada na data provável de 18 de janeiro de 2015. Haverá análise curricular também para selecionar os inscritos. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 18 de janeiro de 2015, a partir das 19h.
 
Todas as atividades, ações, informações, requerimentos, respostas de recursos e resultados das diversas etapas, bem como o final, serão divulgados, exclusivamente, no endereço eletrônico do IMPARH: www.fortaleza.ce.gov.br/imparh.
 
A seleção terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da administração pública.

Prefeitura de Caxias do Sul - RS realiza processo seletivo

Publicado edital de processo seletivo nº 01/2014 da Prefeitura de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O certame, a ser executado pela empresa Objetiva Concursos LTDA., oferece 68 vagas, distribuídas em cargos de Agente Comunitário de Saúde (38) e Agente de Combate a Endemias (30). Do total ofertado, nove serão reservadas aos portadores de deficiência e sete para candidatos afrodescendentes.
 
As funções exigem ensino fundamental completo e os Agentes de Saúde deverão ainda residir na área da comunidade em que forem atuar. O salário dos futuros contratados será de R$ 1.015,01 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições seguem abertas até as 16h do dia 29 de dezembro de 2014. Os inscritos nos cargos de Agentes Comunitários de Saúde poderão fazê-la pelo site www.objetivas.com.br. Já os interessados nas vagas de Agentes de Combate a Endemias só poderão se inscrever presencialmente no Centro Administrativo da Prefeitura de Caxias do Sul, Rua Alfredo Chaves, 1333, 2º andar, Bairro Exposição, de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 16h, pessoalmente ou por procuração. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 25 de janeiro de 2015, no turno da manhã, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir do dia 9 de janeiro de 2015.
 
A validade da seleção será de dois anos a partir da homologação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de dois anos, a critério da autoridade administrativa.

Prefeitura de Campinas - SP abre 300 vagas na área da Saúde

Com a finalidade de contratar 300 médicos, a Prefeitura Municipal de Campinas, no estado de São Paulo, anunciou, através do edital nº 10/2014, a realização de um grande concurso público. A remuneração devida aos aprovados efetivados varia de R$ 2.205,11 até R$ 6.615,42, de acordo com a jornada de trabalho, que pode ser de 12, 20, 24, 30 e 36 horas semanais. Além disso, há prêmio por produtividade, que será de R$ 333,00 até R$ 4.174,95, dependendo da jornada e do local de trabalho.
 
As vagas são para Clínica Geral (150), Ginecologia e Obstetrícia (50), Medicina de Família e Comunidade (50) e Pediatria (50). É preciso apresentar registro no Conselho Regional de Medicina, ter Residência Médica e/ou Titulação específica.

Os interessados podem realizar inscrição até 15 de janeiro de 2014, exclusivamente pelo site www.campinas.sp.gov.br, acessando Concurso Público - Médicos. O valor da taxa a ser recolhida é de R$ 65,00.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que será aplicada possivelmente na data de 01 de fevereiro de 2015, obedecendo os critérios estabelecidos no edital de abertura. A convocação para a prova objetiva está prevista para ocorrer em 26 de janeiro de 2015, através de publicação específica no Diário Oficial de Campinas (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial).

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação, mas este poderá ser prorrogado por uma única vez, se for de interesse do Município.

Concurso Prefeitura de Rubelita - MG

A Prefeitura de Rubelita, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital de concurso público nº 1/2014, visando a contratação de 123 profissionais, mais o cadastro de reservas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto vai de R$ 724,00 a R$ 6.400,00, e a carga horária a ser cumprida vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coveiro, jardineiro, motorista, operador de máquinas, servente escolar, vigilante, agente comunitário de saúde, assistente administrativo, auxiliar de consultório odontológico, fiscal sanitário, professores, técnico em radiologia, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, médico, odontólogo, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h do dia 18 de fevereiro até às 18h do dia 20 de março de 2015, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 50,00 até R$ 150,00.
 
Os inscritos serão submetidos a prova de múltipla escolha e prova de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas de múltipla escolha provavelmente serão aplicadas no dia 26 abril de 2015, em local e horário a serem divulgados no site  www.cotec.unimontes.br.
 
O prazo de validade deste Concurso Público, que será executado pela Unimontes/Cotec, é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. 

Concurso Prefeitura de Araújos - MG

Com oferta de 93 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Araújos, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 01/2014 para realização de concurso público.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 732,47 e R$ 7.433,54. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Advogado, Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Saúde, Agente de Serviço Administrativo, Agente Fiscal, Assistente Administrativo, Assistente Educacional, Assistente Social, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviço Administrativo, Auxiliar de Serviço Público, Auxiliar de Serviço da Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Jardineiro, Mecânico, Médico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor, Psicólogo, Recepcionista e Técnico (Administrativo, Enfermagem, Higiene Dental, Raio X, Vigilância Sanitária e Informática).
 
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do site www.exameconsultores.com.br, no período compreendido entre 9h do dia 9 de março e 23h59 do dia 8 de abril de 2015.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 44, 45, 50, 56, 65 e 72;
Nível médio: R$ 45, 48, 56, 58 e  59;
Nivel superior: R$ 61, 84, 96, 123, 128, 167 e 200.
 
Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado atendimento presencial na sede da Prefeitura de Araújos, situada na Av. 1º de janeiro, nº 1.748, Centro, CEP 35603-000, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 12h às 17h, munidos dos seguintes documentos:
  • Original da cédula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal;
  • Original do CPF.
Prova
O concurso será constituído de provas objetivas, títulos e práticas.
 
As provas objetivas e práticas serão aplicadas na data provável de 17 de maio de 2015, em locais e horários que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Araújos e no site www.exameconsultores.com.br, a partir do dia 4 de abril de 2015.
 
O gabarito provisório da prova objetiva será divulgado a partir das 14 horas do dia 19 de maio de 2015, no quadro de avisos da Prefeitura de Araújos e no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br.
 
Os títulos deverão ser entregues na sede da Prefeitura de Araújos, situada na Av. 1º de janeiro, nº 1.748, Centro, CEP 35603-000, Araújos/MG, a partir do dia 3 de junho de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Prefeitura de Guapiaçu - SP divulgou editais de processo seletivo

A Prefeitura de Guapiaçu, no estado de São Paulo, tornou público dois editais de processo seletivo nºs 02 e 03/2014. O objetivo é o cadastro de reservas em cargos de ensino médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 852,00 a R$ 1.276,00, e a carga horária a ser desempenhada varia de 30 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de professor I de apoio, professor III de apoio(artes - ciências - educação física - geografia - história - matemática - português/inglês) e técnico de enfermagem.
 
As inscrições podem ser feitas mediante ao pagamento da taxa de inscrição, via depósito no Banco Caixa Econômica Federal, Agência 3425, Operação 006, Conta Corrente nº 1-7 (Prefeitura Municipal de Guapiaçu), não serão aceitos depósitos feitos em cheques e em caixas eletrônicos. O prazo de inscrição vai até 19 de dezembro de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 50,00.
 
Apos o pagamento da taxa de inscrição os candidatos deverão apresentar o comprovante de deposito na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Rui Barbosa, 651, Centro, e formalizar a inscrição através do preenchimento do formulário e retirada do comprovante, também até o dia 19 de dezembro de 2014, das 08hs às 12hs e das 13hs às 16hs. 
 
Os inscritos serão submetidos a prova objetiva, títulos e tempo de serviço, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 04 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
A validade processo seletivo nº 02/2014 será para o ano letivo de 2015, já o processo seletivo nº 03/2014 será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério exclusivo da Prefeitura de Guapiaçu.

Prefeitura de Cruzeiro - SP abre vagas para estágio

A Prefeitura de Cruzeiro, em São Paulo, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), lançou o edital nº 02/2014 de processo seletivo para cadastro de reserva de estudantes de níveis técnico e superior de ensino.
 
Farão parte do quadro de estagiários, alunos dos cursos técnicos em edificações, enfermagem, informática, meio ambiente e em manutenção eletromecânica. Também serão recrutados alunos do superior em administração (1º ao 4º ano em 2015), arquitetura (3º e 4º ano em 2015), artes, biologia, comunicação social (jornalismo, publicidade e propaganda e rádio e TV), ciências contábeis, direito (1º ao 4º ano em 2015), educação física (3º e 4º ano em 2015), enfermagem (3º e 4º ano em 2015), engenharia de produção (3º e 4º ano em 2015),  fisioterapia (3º e 4º ano em 2015), informática, música, pedagogia, psicologia e turismo.
 
O estágio é remunerado com bolsa auxílio de R$ 269,60 e R$ 414,40 para nível técnico, em jornadas de quatro a seis horas e de R$ 342,00 e R$ 523,00 para nível superior em jornadas semelhantes. Ambos receberão R$ 20,00, mensal referente a auxílio transporte.
 
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de janeiro de 2015, no site do CIEE (www.ciee.org.br).
 
O seletivo será composto por prova objetiva e entrevista. Estima-se que a prova será aplicada no dia 17 de janeiro de 2015, na FACIC, situada à Rua das Andradas nº 1039, Vila Brasil, às 9h30. É provável que o gabarito seja disponibilizado no dia 19 de janeiro de 2015.
 
Os aprovados na primeira etapa serão convocados para a entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 26 de janeiro de 2015, no site do CIEE: www.ciee.org.br.
 
O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, ou até que se esgotem as vagas.

Prefeitura de Santa Terezinha - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Santa Terezinha, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 04/2014, o mesmo visa a contratação de três funcionários de níveis fundamental e superior, para compor o quadro de pessoal da prefeitura.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, motorista, operador de máquinas, dentista, enfermeiro ESF e faxineira. A carga horária a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2015, pelo site www.infinityprovas.com.br.
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 40,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e prática, de acordo com o cargo pretendido.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 25 de janeiro de 2015, na EEB Padre João Kominek, situada na AV. Bruno Pieczarka, Nº 1304, Centro.
 
A prova prática provavelmente será aplicada no mesmo dia da prova objetiva, em local a ser informado no edital.
 
O gabarito provisório provavelmente será divulgado a partir das 18h do dia de aplicação da prova objetiva.
 
O Processo Seletivo, que será realizado pela empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda., terá validade de 01 ano, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Teixeirópolis - RO abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Teixerópolis, no estado de Rondônia, vai promover um processo seletivo, visando a contratação temporária de dois médicos, com especialidade em Clínica Geral, para atuar na rede municipal de saúde, conforme noticiou através do edital 004/2014. 
 
São duas vagas disponíveis para o cargo, que oferece salário de R$ 6.681,93, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até dia 19 de dezembro de 2014, das 8h às 13h, no setor de Protocolo, junto à Prefeitura de Teixeirópolis, localizada Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro.
 
Os candidatos serão selecionados por meio da análise de títulos, os quais devem ser entregues em envelopes devidamente identificados e lacrados, dentro do prazo de inscrição, na Av. Afonso Pena, n° 2280, Centro – Teixeirópolis/RO.
 
A validade do seletivo será de 12 meses, tendo possibilidades de prorrogação por mais doze meses.

Concurso Prefeitura de Imbé - RS

Termina no dia 23 de dezembro de 2014 o prazo para inscrições ao concurso público da Prefeitura de Imbé, no Estado do Rio Grande do Sul. Por intermédio da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), o edital nº 001/2014 visa o cadastramento de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas ofertadas são para os cargos de fonoaudiólogo, nutricionista, orientador educacional, professor (diversas disciplinas), secretário de escola, atendente de biblioteca, auxiliar de educação infantil, auxiliar de disciplinas e cozinheira. As remunerações propostas variam de R$ 584,72 a R$ 1.900,36, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas em um prédio situado na Avenida Paraguassú nº 2325, Centro, das 8h00 às 18h00. Haverá taxa de inscrição de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 8 de fevereiro de 2015. O gabarito será disponibilizado no dia seguinte.
 
A entrega de títulos deverá ocorrer entre os dias 16 e 17 de março de 2015 e o resultado é aguardado para o dia 14 de abril de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito.

EBSERH abre concurso para preencher quase mil vagas

A presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH, no uso das suas atribuições, disponibilizou os editais de abertura de concurso público nacional para 22 hospitais universitários distribuídos entre vários estados (veja relação dos hospitais ao final da notícia). O propósito é o preenchimento 964 vagas para candidatos dos níveis médio, médio técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 8.252,10.
 
Vagas EBSERH
O Edital nº 02/2014 prevê o preenchimento de 640 vagas para profissionais médicos em diversas especialidades. O salário inicial para esta categoria será de R$ 6.894,44. 
 
O Edital nº 03/2014 informa que serão preenchidas 306 vagas na área assistencial, para empregos como Fisioterapeuta, Técnico em Necropsia, Técnico em Radiologia - Radioterapia, Enfermeiro, Físico, Profissional de Educação Física, entre outros.
 
Já no Edital nº 04/2014 estão previstas 18 vagas na área administrativa e formação de cadastro de reserva, para os empregos de Analista Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro, entre outros.
 
Os candidatos que ingressarem no quadro de pessoal da EBSERH serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho(CLT).
 
Inscrições Concurso EBSERH
As inscrições para os três concursos estão sendo realizadas até às 23h59min do dia 19 de janeiro de 2015, por meio do sítio da organizadora Instituto AOCP - http://www.institutoaocp.org.br
 
Os candidatos que preferirem se inscrever presencialmente, devem obedecer se dirigir a um dos locais informados nos editais, até às 12h do dia 24 de dezembro de 2014 e das 12h do dia 05 de janeiro até às 17h do dia 19 de janeiro de 2015.
 
Taxa:
Médio/Técnico: R$ 70,00
Superior: R$ 90,00 ou R$ 130,00
 
Provas Concurso EBSERH
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 01 de março de 2015, e será realizada nas cidades de Aracajú (SE), Belo Horizonte, Uberaba (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Dourados (MS), Fortaleza CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Petrolina, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Cruz (RN), Santa Maria (RS), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), (MG), Vitória (ES).
 
O local, a sala e o horário de realização das Provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Instituto AOCP, a partir de 04 de fevereiro de 2015.
 
Também será realizada a etapa de avaliação curricular de Títulos e de Experiência Profissional, de caráter exclusivamente classificatório.
 
As contratações oriundas deste concurso vão permitir a regularização de parte da força de trabalho que atua nas unidades hospitalares as quais se destinam as vagas, bem como permitir que esses hospitais ofereçam condições para a formação profissional de qualidade e para o desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, possibilitarão a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O concurso público será válido por dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.
 
Os editais completo estão disponíveis em breve nos endereços eletrônicos: http://www.institutoaocp.org.br e http://www.ebserh.mec.gov.br
 
Relação dos hospitais c0m oferta de vagas e as cidades onde estão localizados
 
01 - Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) - Teresina
 
02 - Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB - UnB )– Brasília
 
03 - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) - São Luís
 
04 - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) - Uberaba
 
05 - Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam- UFES) -Vitória
 
06 - Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB-UFRN) - Santa Cruz
 
07 - Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN )- Natal
 
08 - Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN) - Natal
 
09 - Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) – Grande Dourados
 
10 - Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) - Aracaju
 
11 - Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-UFAM) -Manaus
 
12 - Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT) -Cuiabá
 
13 - Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) - Santa Maria
 
14 - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) - Recife
 
15 - Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA )- Salvador
 
16 - Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia – (Hupes-UFBA) - Salvador
 
17 - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) – Belo Horizonte

18 - Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (HUWC/Meac) - Fortaleza
 
19 - Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) João Pessoa
 
20 - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – (Humap -UFMS)– Campo Grande
 
21 - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas –(Hupaa-Ufal) Maceió
 
22 - Hospital de Ensino Doutor Washington Antônio de Barros da Universidade Federal do Vale do São Francisco – (HU-Univasf) - Petrolina

Prefeitura de São Sebastião do Passé - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Passé, na Bahia, lançou o edital de processo seletivo n° 007/2014, com a finalidade de ocupar 247 postos de trabalho destinados a profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
O processo seletivo será realizado sob a organização da empresa S&R Concursos e Pesquisas Ltda. Os salários variam de R$ 782,45 a R$ 2.435,26, por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Manutenção e Reparos;

- Nível Médio/ Técnico: Assistente de Creche e Pré-escola, Agente de Atividades Artísticas nas áreas de Dança, Capoeira, Teatro, Artes Manuais, Música/ Instrumentos e Canto, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Segurança, Motorista, Agente de Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária, Fiscal de Serviços Públicos e Agente de Trânsito e Transporte;

- Nível Superior: Nutricionista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Engenheiro Civil, Arquiteto, Assistente Social, Coordenador Pedagógico e Professores nível I de Educação Infantil e 1º segmento, bem como das disciplinas de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, Língua Estrangeira - Inglês, Letras e Matemática.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas até 19 de dezembro de 2014, no site srconcursosepesquisas.com.br. As taxas são de R$ 20,00, R$ 30,00 e R$ 35,00.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no dia 18 de janeiro de 2015 e os locais serão divulgados através de edital publicado no quadro de informações desta no site da empresa organizadora do processo seletivo nos seguintes endereços eletrônicos: www.srconcursosepesquisas.com.br, www.saosebastiaodopasse.ba.gov.br e www.saosebastiaodopasse.io.org.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 20 de janeiro de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo, para efeito de nomeação será de 02 anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Concurso Prefeitura de Canoinhas - SC

A Prefeitura de Canoinhas, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é a contratação de 140 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 709,29 a R$ 10.270,30, e a carga horária vai de 10 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de calceteiro, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro, servente, agente comunitário de saúde, auxiliar de odontólogo, instrutor (agrícola - canto - informática - pintura em tela, tecido e desenho - teatro - teclado - violão, violino e violoncelo), educador social, monitor de educação especial, motorista, técnico em radiologia, engenheiro civil, arquivista, farmacêutico, médicos, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de janeiro de 2015, no site www.iobv.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, cargos de ensino médio R$ 60,00 e cargos de ensino superior R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 08 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados no site www.iobv.org.br.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 09 de fevereiro de 2015, no site do Instituto O Barriga Verde www.iobv.org.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade do Instituto O Barriga Verde, terá validade pelo prazo de 02 anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Canoinhas – SC.

Concurso Prefeitura de Cururupu - MA

A Prefeitura de Cururupu, Estado do Maranhão, prorrogou o prazo de inscrições do concurso publico regido pelo edital nº 001/2014, com vistas ao preenchimento de 262 vagas para profissionais de todos os níveis de formação.
 
A faixa salarial gira em torno de R$ 724,00 a R$ 2.882,00 e os selecionados cumprirão jornadas de 20 ou 40 horas por semana.
 
Há vagas para Motorista, Coveiro, Mecânico, Mecânico de Máquina Pesada, Merendeira, Operador de Motoniveladora, Operador de Máquina Pesada, Porteiro, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Bioquímico, entre outras funções.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de dezembro de 2014, no endereço www.consep-pi.com.br.
 
Os interessados precisam pagar uma taxa de inscrição nos valores de R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 70,00, conforme o grau de escolaridade.
 
Os inscritos serão avaliados através de provas objetivas e provas e títulos. As provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 11 de Janeiro de 2015.
 
Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até dia 5 de Janeiro de 2015, na sede da Prefeitura de Cururupu e no site www.consep-pi.com.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O concurso público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.

Prefeitura de Imbé - RS lança concurso público

Sob a organização da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), a Prefeitura de Imbé, no Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 002/2014 de concurso público, para cadastro de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são para os cargos de assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico (cardiologista, cirurgião, clínico geral, dermatologista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista, neurologista, neuropediatra, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, radiologista, traumatologista e urologista), veterinário, psicólogo, técnico (enfermagem e radiologia), auxiliar de radiologia, agente pulverizador de zoonoses, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, vigilante e auxiliar de higienização. Os salários variam de R$ 584,72 a R$ 2.894,40, em jornadas de 12 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 23 de dezembro de 2014, no prédio da Avenida Paraguassú nº 2325, Centro, das 8h00 às 18h00, com taxas de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva e para algumas funções haverá análise de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local a ser informado posteriormente. Com isso o mais provável é que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte.
 
A entrega de títulos está prevista para ocorrer entre os dias 26 e 27 de março de 2015. Estima-se que o resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2015.
 
A validade do concurso será de dois anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Imbé - RS abre concurso público

A Prefeitura de Imbé, no Rio Grande do Sul, anunciou por meio do edital nº 003/2014 de concurso público, que fará cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Por intermédio da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), são ofertadas vagas para arquiteto, bacharel em turismo, biólogo, contador, engenheiro civil, geólogo, fiscal ambiental, técnico em contabilidade, técnico em informática, tesoureiro, assistente de execução fiscal, assistente de fiscalização ambiental, guarda civil municipal, assistente de tesouraria, técnico tributário, assistente administrativo, oficial geral de manutenção, auxiliar administrativo, contínuo, fiscal de obras, fiscal de tributos, mecânico de máquinas (leves e pesadas), oficial administrativo, recepcionista, cadastrador imobiliário, motorista, operador de máquinas, operário especializado, servente, serviços gerais, telefonista e vigia. A remuneração será de R$ 584,72 a R$ 3.362,18, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão comparecer a Avenida Paraguassú nº 2325, em um prédio para efetuarem inscrições. O atendimento ocorre até o dia 22 de dezembro de 2014, das 8h00 as 18h00, com taxas que variam de R$ 30,00 a R$ 120,00.
 
O concurso será composto por prova objetiva, análise de títulos e teste de aptidão física. A prova objetiva será aplicada a todos os participantes provavelmente no dia 1º de março de 2015, em local e horário a ser informado brevemente.  Estima-se que o gabarito será disponibilizado no dia seguinte a prova. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 7 e 8 de abril de 2015.
 
Prevê-se que a prova prática e o teste de aptidão física sejam aplicados no mesmo dia, 12 de abril de 2015.  A homologação é aguardada para o dia 13 de maio de 2015.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Morro Agudo de Goiás - GO

A Prefeitura goiana de Morro Agudo de Goiás comunicou por meio do edital nº 001/2014, de concurso público, que está com 50 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As chances são para as funções de auxiliar de higiene e alimentação, eletricista, executor de serviços gerais, pedreiro, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, agente de vigilância sanitária, analista de controle interno, auxiliar de consultório dentário, avaliador, executor de processamento de dados e recursos humanos, mecânico, mestre de obras, monitor, motorista, operador de máquinas (grande porte pesadas e de médio porte, trator de pneus, dentre outros), técnico em enfermagem, técnico em radiologia, assistente social, farmacêutico bioquímico, fiscal de tributos (obras e tributos), fisioterapeuta, gestor de resíduos sólidos, médico, nutricionista, odontólogo, professor (geografia, história, matemática e português) e psicólogo. Os aprovados e contratados farão jus a remunerações de R$ 724,00 a R$ 7.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.ibeg.org.br, com taxas de R$ 35,00 a R$ 150,00, até o dia 11 de janeiro de 2015.
 
O concurso será composto por prova escrita e avaliação de títulos. A prova está programada para ser aplicada no dia 1º de março de 2015, em local a ser informado posteriormente. É provável que o gabarito seja disponibilizado ainda no dia da prova.
 
Os títulos deverão ser entregues entre os dias 26 e 27 de março de 2015. Estima-se que o resultado final será divulgado no dia 8 abril de 2015.
 
Sob a organização do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG), o concurso terá validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura.

CRATOD - SP abre concurso público

O CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, Coordenadoria de Serviços de Saúde, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, divulgou edital n° 13/2014 de concurso público. A finalidade é a contratação por tempo determinado de Auxiliar de Saúde - Atendente de Consultório Dentário, com remuneração de R$ 1.170,11, quando somados o básico e o incentivo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
 
O requisito para concorrer é o nível fundamental completo, acima de 18 anos, e ter registro no CRO - Conselho Regional de Odontologia.
 
As inscrições serão recebidas no período de 23 de dezembro de 2014 até 23 de janeiro de 2015, das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00 horas (exceto sábados, domingos, feriados e nos dias 24/12/2014 e 31/12/2014 com expediente das 08:00 às 12:00), e nos dias 26/12/2014 e 02/01/2015 (sem expediente), na unidade detentora do certame, situada na Rua Prates, 165, 2º andar, Núcleo de Recursos Humanos - Bom Retiro/SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 11,08.
 
O candidato poderá preencher e imprimir a FICHA DE INSCRIÇÃO pelo site da Coordenadoria de Recursos Humanos (www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/selecao/candidato/ficha-de-inscricao) e entregá-la na unidade detentora, conforme instruções do edital.
 
A prova de conhecimentos gerais e específicos será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista  para o dia 08 de fevereiro de 2014. Também serão avaliados os títulos, devendo as informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos serem divulgadas em edital específico, oportunamente.
 
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período.
 
O edital e retificações foram originalmente publicados no site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br), de 16 e 17 de dezembro de 2014, seção 1, página a partir da 124. 

Concurso da Prefeitura de Hidrolândia - GO

A Prefeitura de Hidrolândia, no estado do Goiás, reabriu o período de inscrições do concurso público nº 01/2014, que visa a contratação imediata de mais de 100 profissionais, além de formar cadastro reservas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
 
Os contratados serão lotados nas secretarias de Administração, Educação e Saúde, conforme vaga concorrida. A remuneração prevista vai de R$ 724,00 a R$ 1.900,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais, a depender da função. 
 
As vagas são para motorista, pedreiro, pintor, cozinheira, topógrafo, professor, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, entre outros.
 
São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais cerca de 5% das vagas abertas para cada cargo ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público.
 
As inscrições foram reprogramadas para o período de 05 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015, através dos sites www.itame.com.br e www.hidrolandia.go.gov.br.
 
Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 50,00, para candidatos de nível fundamental; R$ 90,00, de ensino médio e/ou técnico; e de R$ 120,00, para vagas que exigem o grau superior.
 
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas e haverá também provas práticas para alguns cargos. A data provável da prova prática será 23 de maio de 2015. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de abril de 2015, em locais e horários a serem previamente divulgados nos endereços eletrônicos já citados.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril de 2015.
 
O concurso público, que será executado pelo instituto ITAME, será válido pelo período de dois anos.
 
Confira o edital e outras retificações do concurso, nos sites: www.itame.com.br e www.hidrolandia.go.gov.br