Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de julho de 2013

Exame de sangue poderá prever taxa de envelhecimento, diz estudo

No futuro, exame de sangue poderá prever envelhecimento (Foto: BBC)
No futuro, exame de sangue poderá prever
envelhecimento (Foto: AP/BBC)
Pesquisadores britânicos descobriram componente químico que pode influenciar estado de saúde com o avanço da idade
 
Cientistas britânicos do King's College acreditam que um simples exame de sangue poderá prever o grau de envelhecimento de uma pessoa no futuro.
 
Os pesquisadores descobriram que as "impressões digitais" químicas no sangue, conhecidas como metabólitos, deixadas como resultado de mudanças moleculares ainda antes do nascimento ou durante a infância, podem fornecer pistas sobre o estado geral de saúde no longo prazo e também sobre a taxa de envelhecimento.
 
Ao estudar gêmeos, os cientistas encontraram um grupo de 22 metabólitos ligados ao envelhecimento. Um destes, considerado como uma nova descoberta, está ligado a traços como função pulmonar, densidade mineral dos ossos e também fortemente ligado ao peso no momento do nascimento, um fator conhecido que determina a saúde durante o envelhecimento.
 
Segundo os pesquisadores, os níveis deste novo metabólito, que podem ser determinados ainda na gravidez e afetados pela nutrição durante o desenvolvimento da criança, podem refletir um envelhecimento acelerado.
 
De acordo com os cientistas, no futuro será possível identificar estes marcadores de envelhecimento com um simples exame de sangue, o que poderá fornecer mais informações sobre a expectativa de vida e abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos de doenças relacionadas a esta época da vida de uma pessoa.
 
"Cientistas sabem há muito tempo que o peso de uma pessoa no momento do nascimento é um fator importante para a saúde na meia-idade e velhice e que pessoas que nascem com peso baixo são mais propensas a doenças relacionadas à idade. Até agora os mecanismos moleculares que ligam o baixo peso ao nascer com saúde e doença na velhice ainda eram evasivos, mas esta descoberta revelou um dos caminhos moleculares envolvidos", afirmou Tim Spector, chefe do Departamento de Pesquisa com Gêmeos do King's College de Londres.
 
O estudo foi publicado na revista especializada International Journal of Epidemiology.
 
Perfil
Os pesquisadores fizeram um perfil dos metabólitos analisando amostras de sangue doadas por mais de 6 mil gêmeos.
 
Eles identificaram 22 metabólitos diretamente ligados ao envelhecimento cronológico. A concentração dos metabólitos era maior entre pessoas mais velhas do que entre os mais jovens.
 
Um metabólito em particular, chamado de C-glyTrp, está associado com a função pulmonar, densidade mineral nos ossos, índice de colesterol e pressão sanguínea. O papel deste metabólito no envelhecimento é uma descoberta completamente nova.
 
Ao comparar os pesos no nascimento de gêmeos idênticos que participaram da pesquisa, os pesquisadores descobriram que este metabólito também estava associado a um peso mais baixo em recém-nascidos.
 
"Este metabólito único, que está relacionado ao envelhecimento e a doenças ligadas ao envelhecimento, era diferente em gêmeos idênticos que tinham pesos diferentes ao nascer. Isto nos mostra que o peso ao nascer afeta um mecanismo molecular que altera este metabólito", afirmou Ana Valdes, a pesquisadora que liderou o estudo.
 
"Isto vai nos ajudar a entender como uma nutrição mais baixa ainda no útero altera os caminhos moleculares que vão resultar em um envelhecimento mais rápido e maior risco de doenças ligadas ao envelhecimento 50 anos depois", acrescentou.
 
A cientista afirma que a compreensão destes caminhos moleculares envolvidos nos processos de envelhecimento pode abrir caminho para a criação, no futuro, de exames simples para detectar e terapias para tratar doenças ligadas ao envelhecimento.
 
"Como estes 22 metabólitos ligados ao envelhecimento são detectáveis no sangue, agora podemos ver a verdadeira idade a partir de uma amostra de sangue e, no futuro, isto poderá ser melhorado e poderemos identificar o futuro do envelhecimento biológico das pessoas", disse.
 
Fonte G1

Conheça os alimentos que aumentam suas chances de engravidar

Conheça melhor a dieta da fertilidadeDieta da fertilidade reúne alimentos de baixo índice glicêmico, sem gordura trans e ricos em vitaminas e minerais
 
Muitos casais têm um relacionamento feliz, com amor, confiança e compreensão, mas acreditam que ele poderia ser ainda melhor com mais um integrante: um bebê. No entanto, nem sempre a gravidez ocorre facilmente e, às vezes, é necessário pensar em tratamentos específicos ou até mesmo rever os próprios hábitos. E sabia que a alimentação da futura mamãe pode ser um fator importante na hora de aumentar a família? Mulheres com desequilíbrios ovulatórios são as que mais se beneficiam com uma dieta pró-fertilidade.
 
O assunto é tema central de um estudo realizado pelos pesquisadores Jorge Chavarro e Walter C. Willett da Universidade de Harvard (EUA), e que resultou no livro The Fertility Diet (Dieta da Fertilidade, Editora Campus-Elsevier). A principal conclusão dessa dupla de cientistas foi constatar que a insulina e a enzima globulina influenciam na ovulação feminina e a ação dessas duas substâncias é resultado direto dos alimentos que são consumidos.

"Existe uma proteína chamada globulina que é ligada aos hormônios sexuais (SHBG) e é regulada pela insulina e esse é o princípio da "Dieta da Fertilidade" dos pesquisadores de Harvard. Essa proteína é influenciada pela queda e aumento bruto da insulina", explica a ginecologista Paula Fettback, especialista em reprodução assistida do grupo Huntington.

Segundo a especialista, essa dieta é indicada, principalmente para quem tem algum desequilíbrio ovulatório, como a síndrome do ovário policístico. Mulheres acima do peso ou com peso abaixo do considerado saudável também se beneficiam, pois apesar de focar nas disfunções do ovário, essa é uma dieta equilibrada.

Para o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a dieta da fertilidade deveria ser seguida por qualquer pessoa. "Tem alguns princípios básicos que tanto mulheres que querem engravidar como aquelas que buscam saúde devem seguir: comer com moderação, evitando gorduras ruins (saturadas e trans) e alimentos industrializados, ricos em sódio. Não comer sem ter apetite, evitar doces e tentar incluir ao máximo vegetais que garantirão muitas vitaminas", afirma. O especialista ainda faz um alerta: mulheres tentando engravidar devem evitar regimes restritivos que podem prejudicar a ovulação.

Vale ressaltar que os problemas de fertilidade devem ser investigados por médicos especialistas.
 
Confira a seguir os cuidados na alimentação que podem ajudar você ganhar a barriga que tanto deseja:  
 
grão de bico - foto Getty ImagesAlimentos de baixo índice glicêmico
Sabe o pãozinho branco do café da manhã? Ou o bolinho que você come junto com o café no meio da tarde? Esses alimentos refinados têm o poder de elevar o seu índice glicêmico, o medidor de aumento da velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rápida absorção de açúcar no sangue.

Funciona da seguinte forma: quando ingerimos alimentos muito ricos em açúcar ou seja, de alto índice glicêmico, a taxa de insulina, hormônio transportador do açúcar para a célula, sobe rapidamente, fazendo com que o açúcar entre muito rápido na célula e a proteína globulina acompanhe sua flutuação. A globulina, sintetizada no fígado, funciona como uma proteína de transporte para a maioria dos hormônios. "Esse "sobe e desce" da enzima pode fazer com que os hormônios masculinos (andrógenos) aumentem, o que prejudica a ovulação", declara a ginecologista Paula Fettback. Com a insulina regulada, você faz com que os hormônios sexuais se mantenham mais estáveis e fisiológicos, na quantidade adequada. Deixando os ciclos mais regulares e com a ovulação saudável.

E sabia que quanto mais dentro do peso a pessoa estiver maior a chance dela ter filhos? "A mulher com sobrepeso ou obesidade já tem uma taxa de hormônios masculinos maior porque o tecido adiposo produz mais andrógenos periféricos. Ela pode deixar de ovular só por causa da obesidade", diz a especialista em reprodução assistida. Uma dieta com índice glicêmico mais equilibrado, que ajuda a reduzir o índice de massa corpórea (IMC), vai ajudar nesse aspecto.

Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, o índice glicêmico do alimento é a quantidade de açúcar que aquele alimento contém, enquanto a carga glicêmica é a quantidade de insulina que aquele alimento demanda para ser absorvido. O especialista ressalta que a melhor forma de baixar a carga glicêmica é combinando alimentos do grupo dos carboidratos com o das proteínas. Ou seja, em vez de comer o pão puro, você pode recheá-lo com peito de peru ou atum. E se acrescentar uma gordura boa, como a do azeite extra virgem, você controla ainda melhor essa carga glicêmica.

Algumas fontes de alimentos de baixo índice glicêmico: arroz integral, aveia em flocos, mandioquinha, batata-doce, milho, inhame, quinoa, maçã, pera, ameixa, atum e grão-de-bico.
 
feijão - foto Getty ImagesProteínas vegetais
As proteínas, principalmente, as dos vegetais também podem te ajudar na hora de tentar engravidar. "A maioria das dietas, principalmente, a brasileira, ultrapassa essa "cota saudável" de proteína animal. Consumir carnes três vezes por semana já é suficiente", garante a ginecologista Paula Fettback.

De acordo com a especialista, a gordura saturada proveniente das carnes, em especial, os cortes mais gordos, pode ajudar a aumentar o tecido adiposo, fazendo com que a mulher produza mais hormônios masculinos e levando a uma irregularidade hormonal.

Boas fontes de proteínas vegetais são: soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico, quinoa.  
 
leite integral - foto Getty ImagesLeite integral
O estudo dos pesquisadores de Harvard constatou que laticínios sem gordura ajudam a aumentar o desequilíbrio hormonal. Um copo de leite integral por dia, por sua vez, já ajudaria a regular os hormônios.

"O leite integral causa uma menor oscilação na insulina. O fato de o alimento ser integral faz com que ele seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo, garantindo saciedade e menor oscilação da globulina, que ajuda no transporte dos hormônios ligados à fertilidade", enfatiza a especialista em reprodução assistida Paula Fettback.  
 
óleo de soja - foto Getty ImagesAlimentos sem gordura trans
Alimentos sem gordura trans, mas que contenham gordura boa, devem estar presentes na alimentação da futura mamãe. Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, os hormônios ligados à gravidez precisam da gordura boa para funcionarem adequadamente.

"As gorduras poli-insaturadas, presentes nos óleos de soja e canola, deram indícios de que protegem o aparelho reprodutor feminino", afirma a ginecologista Paula Fettback. Alimentos fontes de gordura insaturada, como o ômega 3, também são aconselhados. Ela está presente na linhaça, nas nozes, na chia e nos peixes de águas profundas e frias (salmão, bacalhau, atum, sardinha, truta).

A gordura trans pode levar à obesidade e a outras doenças metabólicas, diabetes e hipertensão, que podem prejudicar a fertilidade feminina. Segundo a especialista, a mulher com diabetes pode ter distúrbios da microcirculação na própria placenta (útero), queda da receptividade embrionária pelo útero ou diminuição da vascularização para o ovário. Já a mulher com hipertensão pode ter danos na vascularização. "O útero depende do bom fluxo sanguíneo para que o feto se desenvolva. Ela pode ter complicações gestacionais", explica. Tanto o diabetes como a hipertensão aumentam o risco de aborto.
 
tomate - foto Getty ImagesAlimentos ricos em licopeno
Um nutriente que muitas mulheres não sabem da importância para a gerar um bebê é o licopeno, que está presente, principalmente, nos tomates. "Ele é benéfico para os ovários, ajudando a regular a produção hormonal e deixando o ciclo ovulatório normal", ensina a ginecologista Paula Fettback.

Além do tomate, outras boas fontes do nutriente são: melancia, goiaba vermelha, mamão papaia, cenoura, abóbora, caqui e pitanga.  
 
ovos - foto Getty ImagesAlimentos ricos em vitaminas A e D
Que as vitaminas são muito importantes para nossa saúde, imunidade e para regular o nosso organismo todo mundo sabe. O que nem sempre é da sua influência sobre as chances de engravidar. "Nenhuma vitamina é milagrosa, mas tendo elas equilibradas em seu corpo, você balanceia a dieta e, consequentemente, aumenta as chances de gravidez", expõe a ginecologista Paula Fettback.

A vitamina A ajuda na produção de hormônios femininos. Já a vitamina D ajuda o corpo na ovulação, garantindo o equilíbrio hormonal, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Boas fontes de vitamina A: fígado, ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão.

Boas fontes de vitamina D: sardinha, atum, iogurte, ovos, fígado, manteiga. Mas a principal fonte do nutriente é a luz solar, bastam 15 minutos diários de exposição para conseguir sintetizar a vitamina.

salmão - foto Getty ImagesAlimentos ricos em vitamina do complexo B (B6, B9, B12)
As vitaminas B6, B9, mais conhecida como ácido fólico e B12 também ajudam na fertilidade e na formação de um feto saudável. "A vitamina B6 ajuda a regular o açúcar no sangue, evitando picos de insulina. A B9 (ácido fólico) diminui problemas na formação do tubo neural do bebê. Já a B12 melhora a camada do útero que vai receber o embrião e regula o ciclo menstrual", enumera o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Boas fontes de vitamina B6: Batata, banana, peito de frango, salmão, atum, abacate.

Boas fontes de vitamina B9 (ácido fólico): vegetais verde-escuros, fígado, lentilha, feijão, laranja, amêndoas, espinafre.

Boas fontes de vitamina B12: carnes, peixes, ovos, leite e queijos. 
 
frutas cítricas - foto Getty ImagesAlimentos ricos em vitamina C
Outra vitamina que não pode faltar no cardápio e que dá uma ajudinha extra para a "cegonha" é a vitamina C. "Além de ser essencial para manter a imunidade em dia, diminuindo o risco de doenças, devido ao seu poder antioxidante, a vitamina C normaliza a ovulação", relata o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Boas fontes de vitamina C: laranja, limão, abacaxi, mamão, goiaba, pimentão.
 
alface - foto Getty ImagesAlimentos ricos em vitamina E
Segundo a ginecologista Paula Fettback, a vitamina E atua, principalmente, melhorando a qualidade do endométrio e do útero, aumentando a vascularização da região. "Em estudos realizados com ratos, uma das maiores causas da infertilidade comprovadas é a falta de vitamina E, que protege o DNA", afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Boas fontes de vitamina E: Alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais. 
 
castanha-do-pará - foto Getty ImagesAlimentos ricos em zinco e selênio
Segundo a ginecologista Paula Fettback, o ciclo hormonal também depende de a mulher ter uma quantidade adequada de hormônios sexuais tanto produzida pelos ovários, pelas glândulas suprarrenais como pelo tecido periférico (gordura).

E aí entram vários nutrientes, entre eles, o zinco e o selênio que ajudam a regular a produção hormonal, deixando os hormônios nas quantidades ideais para a fertilidade.

"Mulheres muito abaixo do peso podem ter quantidade insuficiente de hormônio que faz com que ela não consiga ovular pelo desequilíbrio hormonal causado pela "subnutrição" ou uma irregularidade menstrual, que acontece comumente em casos de anorexia", acrescenta a especialista.

Boas fontes de zinco: ostras, nozes, castanhas, carne bovina, farelo de aveia.

Boas fontes de selênio: gérmen de trigo, atum, salmão, alho, castanha-do-pará, ovos, arroz integral. 
 
carne vermelha - foto Getty ImagesAlimentos ricos em Ferro
A deficiência desse mineral está relacionada ao mau desenvolvimento do feto, mas também pode prejudicar na própria fertilidade de quem anseia por um filho. "Quando o ferro está em baixa no organismo da mulher, ela pode não ovular", afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Além disso, sua ausência pode causar anemia ferropriva, que diminui o oxigênio no organismo, deixando-o insuficiente para que o organismo complete suas funções vitais.

Boas fontes de ferro: carne vermelha, fígado, aves e peixes, vegetais verde-escuros, leguminosas. 
 
Fonte Minha Vida

Chineses têm maior risco de morte por Acidente Vascular Cerebral

Enquanto o AVC é a segunda causa de morte no mundo, na China, é a principal causa de morte e incapacidade em adultos
 
Um novo estudo sugere que os chineses podem estar em maior risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que pacientes caucasianos.
 
Enquanto o AVC é a segunda causa de mortes no mundo, na China, é a principal causa de morte e incapacitação de adultos, disse o autor do estudo Chung-Fen Tsai, da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
 
O levantamento é resultado da revisão de estudos realizados a partir de 1990, com um total de 404 mil chineses. O estudo incluiu mais de dois milhões de pessoas por ano e 3.935 derrames.
 
Os pesquisadores também identificaram 10 estudos baseados em comunidades caucasianas, incluindo 1.8 milhões de pessoas, mais de 3,2 milhões por ano e 4.568 derrames.
 
Comparando os dois grupos, a pesquisa constatou um risco ligeiramente maior de AVC no povo chinês do que em caucasianos, com uma gama de 205-584 AVCs por 100 mil no povo chinês de 45 anos a 74, em comparação com 170-335 AVCs por 100 mil em pessoas caucasianas da mesma faixa etária.
 
Os chineses também tinham um risco maior de hemorragia intracerebral em comparação com as pessoas caucasianas, ou 33% de todos os acidentes vasculares cerebrais, em comparação com 12% de todos os cursos em estudos de base comunitária. A idade média em que as ocorrências foram registradas também é desfavorável para os chineses, com maior média de AVCs em idades de 66 a 70 anos, contra 72 a 76 anos de idade, para os brancos.
 
A pesquisa foi publicada, nesta terça-feira (16), na edição impressa of Neurology.
 
Fonte isaude.net

Pediatras americanos tratam tabagismo dos pais para apoiar saúde de crianças

Jonathan Winickoff, líder do estudo
Foto: MGHC
Jonathan Winickoff, líder do estudo
O programa chamado CEASE, alerta os pais sobre os males do cigarro e incentiva o abandono do vício
 
Em um estudo recente, um grupo de pediatras incorporou um sistema chamado Esforço Clínico Contra a Exposição ao Fumo Passivo (CEASE), num esforço para apoiar a saúde das crianças através de seus pais.
 
O sistema começa com uma pergunta simples aos pais. Se eles fumam. Se a resposta é positiva, o médico inicia uma abordagem para ajudar os pais a abandonarem o vício mostrando os males que o cigarro pode causar a eles e à saúde dos filhos.
 
Em seguida, os médicos perguntaram aos pais o que poderia ajudá-los a abandonar o vício. Com base nestas respostas eles iniciam programas de apoio que podem ir desde a indicação de serviços estatais até o fornecimento, quando necessário, de medicamentos como goma de reposição de nicotina.
 
Os grupos que adotaram os procedimentos do CEASE tiveram um sucesso 12 vezes maior no controle do tabaco em comparação com iniciativas que não adotaram o programa.
 
" O estudo mostra que nós podemos fazer um pouco mais, ajudando os pais a pararem de fumar, disse o pediatra Jonathan P. Winickoff, autor principal do estudo do Massachusetts General Hospital for Children.
 
O levantamento englobou 20 procedimentos pediátricos, em 16 estados. Deste total, 10 receberam treinamento e materiais para que pudessem prestar assistência baseada no CEASE e os demais mantiveram as práticas de cuidado tradicionais.
 
A abordagem foi utilizada em 999 pais dos quais 981 realizavam alguma prática de controle do fumo.
Os resultados mostraram que o grupo que utilizou os procedimentos do CEASE teve uma taxa de retorno de cerca na conscientização dos pais de cerca de 42%. A mesma taxa no grupo que utilizou técnicas tradicionais foi 3,5%.
 
Outros índices também mostraram o sucesso do programa, afirmam os cientistas. As taxas de inscrição em novos programas para largar o fumo foram de 10% nos integrantes do CESAE contra 0% no outro grupo. O acesso a remédios que ajudam a abandonar o vício foi de 12% contra 0% e o acesso aos aconselhamentos contra os males do cigarro chegaram a 24% contra 2%.
 
Fonte isaude.net

Forma de conseguir ereção pode influenciar no tamanho do pênis

O estudo publicado no Journal of Sexual Medicine mostra, ainda, que o tamanho médio do pênis do americano é de 14,15 centímetros
 
A forma de se conseguir a ereção pode influencia nas dimensões do pênis ereto. A informação é de artigo publicado Journal of Sexual Medicine.
 
De acordo com os pesquisadores, quando a ereção foi conseguida com sexo oral, as medidas enviadas pelos integrantes do estudo tiveram um aumento significativo em relação às medidas realizadas com estimulação conseguida por estimulação manual do próprio pesquisado.
 
O mesmo estudo mostra que o tamanho médio do pênis do homem americano é de 14,15 centímetros, variando entre 4 e 26 centímetros, com circunferência média de 12,23 centímetros.
 
Os dados são de uma fase inicial um grande estudo prospectivo, realizado vai Internet com 1.661 homens. As características dos participantes não foram associadas com o comprimento medido ou a circunferência.
 
O objetivo do estudo foi avaliar as dimensões do pênis ereto, explorando a associação entre as dimensões, os métodos de medição e os dados demográficos.


Fonte isaude.net

Uso diário de aspirina pode reduzir incidência do câncer de cólon em mulheres

Antiga sede da Bayer coberto pela maior caixa de aspirina do mundo, em 1999
Foto: Bayer AG
Antiga sede da Bayer coberto pela maior caixa de aspirina
 do mundo, em 1999
Um dos maiores estudos do tipo já realizados acompanhou cerca de 40 mil mulheres acima dos 45 anos
 
utilização de uma pequena dose de aspirina diariamente pode reduzir o risco de câncer colorretal, de acordo com estudo realizado com 40 mil mulheres com idades acima dos 45 anos.

"Depois de 18 anos de acompanhamento, constatamos uma redução de 20 % no câncer de cólon durante todo o período. Quando analisamos os resultados no espaço de 10 a 18 anos, a redução atingiu 42%, disse a pesquisadora Nancy Cook, professora de medicina do Hospital Brigham and Women e da Harvard Medical School.

" Os resultados não são rápidos. Começamos a registrar os efeitos a partir do décimo ano de tratamento. Também por esta motivo, é preciso considerar os riscos relacionados com a aspirina, como sangramento gastrointestinal," afirmou a pesquisadora.

A pesquisa acompanhou mulheres registradas no Women's Health Study , um estudo que avaliou os benefícios e riscos de baixa dose de aspirina e vitamina E na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres. As mulheres não tinham histórico de câncer (exceto câncer de pele não melanoma), doença cardiovascular ou de outras grandes doenças crônicas quando matriculadas.

As participantes do estudo foram divididas em dois grupos. O primeiro tomou 100 miligramas de aspirina diariamente, e o grupo de comparação recebeu pílulas de placebo em dias alternados.

Depois de terminado o estudo, os pesquisadores continuaram a acompanhar mais de 33 mil mulheres por mais 7 anos. As mulheres foram orientados a continuar o regime, embora os pesquisadores tivessem parado de fornecer os comprimidos.

O grupo tratado com aspirina apresentou mais sangramento gastrointestinal, um efeito colateral conhecido, e mais úlceras pépticas. Enquanto 8,3% do grupo da aspirina apresentaram hemorragia GI, as integrantes do grupo placebo tiveram 7,3%. As úlceras pépticas afetaram 7,3% do grupo da aspirina, e 6,2% do grupo do placebo,

 
Fonte isaude.net

Pessoas que aposentam mais tarde estão em menor risco de desenvolver Alzheimer

Segundo pesquisa, cada ano a mais de trabalho corresponde a uma redução de 3,2% no risco de demência
Foto: AG Fiocruz
Segundo pesquisa, cada ano a mais de trabalho corresponde
 a uma redução de 3,2% no risco de demência
O estudo foi apresentado pelo instituto francês INSERM durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer
 
Pessoas que adiam a aposentadoria podem ter menos risco de desenvolver a doença de Alzheimer ou outros tipos de demência, de acordo com trabalho apresentado, nesta segunda-feira (15), na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Boston.

Embora não se conheça a causa do Alzheimer e ainda não existam tratamentos eficazes que retardem a sua progressão, o trabalho tende a manter as pessoas fisicamente ativas, socialmente conectadas e com menos problemas mentais.

Os pesquisadores analisaram registros de 429 mil trabalhadores, a maioria comerciantes ou artesãos (como padeiros e marceneiros), com media de idade de 74 anos e com cerca de 12 anos de aposentadoria.

"Para cada ano adicional de trabalho, o risco de contrair demência foi reduzido em 3,2%", disse Carole Dufouil, pesquisadora da Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM), do governo francês, instituição responsável pelo estudo.

" Uma pessoa que se aposentou aos 65 anos apresentou um risco 15 % menor de desenvolver doenças neurodegenerativas em comparação com alguém se aposentou aos 60 anos," disse Dufouil.

Heather Snyder, diretor de operações médicas e científicas da Associação de Alzheimer afirmou que "é importante para qualquer pessoa permanecer mental e socialmente ativa, mantendo atividades que lhe sejam agradáveis."
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Salto de Pirapora (SP)

A Prefeitura de Salto de Pirapora (SP) abriu dois concursos para o total de 146 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 188,25 a R$ 12.711,60.

Os cargos de nível fundamental são de agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais para limpeza, coletor de lixo, cozinheira, escriturário, fiscal, motorista para ambulância, padeiro, pintor e telefonista.

O cargo de nível médio é de técnico de enfermagem.

 Os cargos de nível superior são de médico PSF, assistente social, coordenador pedagógico, dentista, enfermeira obstetra, engenheiro civil, médico, médico anestesista, médico dermatologista, médico endocrinologista, médico gastroenterologista, médico hematologista, médico nefrologista, médico plantonista neonatologista, médico oftalmologista, médico plantonista ginecologista/obstetra, médico psiquiatra, médico reumatologista, professor de educação básica I, professor de educação artística, professor de educação física e psicólogo.

As inscrições devem ser feitas de 10 a 24 de julho pelo site www.consesp.com.br. A taxa varia de R$ 25 a R$ 45.

As provas serão realizadas no dia 18 de agosto.

Prefeitura de Ferreira Gomes (AP)

A Prefeitura de Ferreira Gomes (AP) abriu concurso para 310 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 700 a R$ 1.965,02.
No site da organizadora é possível ler o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior assistente social, psicólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, professor nas disciplinas de letras, história, geografia, educação física, matemática, língua francesa, ciências, ensino religioso e artes em educação, pedagogo, biblioteconomista, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, especialista em serviço de gestão e saúde, médio radiologista e veterinário.

As vagas de nível médio agente administrativo, agente de fiscalização ambiental, agente de licenciamento ambiental, fiscal de tributos, técnico em segurança do trabalho, técnico em contabilidade, técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em informática, professor de 1ª a 4ª série, professor de ensino especial, auxiliar de disciplina, agente administrativo, agente comunitário de endemias, agente de endemias, técnico em farmácia, técnico em higiene dental, técnico em laboratório, técnico em radiologia e técnico em enfermagem.

Os postos de nível fundamental motorista rodoviário, motorista marítimo, merendeira, servente e auxiliar administrativo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro pelo site www.intelectus-ap.com.br. A taxa é de R$ 45 para nível fundamental, R$ 55 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

 Os candidatos também podem se inscrever na sede da organizadora, localizada na Avenida Ernestino Borges, 591.

As provas objetivas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de setembro nas cidades de Macapá e Ferreira Gomes.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Forquilha (CE)

A Prefeitura de Forquilha (CE) abriu concurso para 2.220 vagas - 555 imediatas e 1.665 para cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 678 a R$ 3.900.

Os cargos de nível fundamental são de agente de endemias, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de consultório dentário, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, eletricista de autos, mecânico, motorista e operador de máquina pesada.

Os cargos de nível médio são de agente administrativo, educador físico, educador social, fiscal de tributos, fiscal de obras, pedreiro, secretário escolar, técnico agrícola técnico administrativo, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem, técnico em edificações, técnico de laboratório, técnico em radiologia, técnico saúde bucal e topógrafo.

Os cargos de nível superior são de arquiteto, assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro civil, estatístico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico - PSF, médico auditor, médico clínico geral, médico cardiologista, médico gineco-obstetra, pediatra, radiologista, psiquiatra, ultrassonografista, nutricionista, pedagogo, procurador, professor PEB II, professor PEB II de educação infantil, professor PEB II de ciências, professor PEB II - educação física, professor PEB II - inglês, professor PEB II - matemática, professor PEB II - música, professor PEB II - português, psicopedagogo, psicólogo, sociólogo, terapeuta ocupacional e veterinário.

As inscrições devem ser feitas até 26 de julho pelos sites www.funcepe.org.br ou www.neoexitus.com.br. A taxa varia de R$ 60 a R$ 120.

A prova objetiva será aplicada no dia 25 de agosto.

Maternidade Santa Isabel - SP

A Maternidade Santa Isabel, em Bauru - SP, realiza concurso para provimento de uma vaga no cargo de Técnico de Enfermagem

Inscrições:
8 a 19 de julho de 2013, pelo www.famesp.fmb.unesp.br

Valor:
R$ 35,00

Remuneração:
R$ 1.103,00

Provas:
Haverá Prova Escrita

Maternidade Santa Isabel - SP

A Maternidade Santa Isabel, em Bauru - SP, realiza concurso para provimento de uma vaga no cargo de Técnico de Enfermagem

Inscrições:
8 a 19 de julho de 2013, pelo www.famesp.fmb.unesp.br

Valor:
R$ 35,00

Remuneração:
R$ 1.103,00

Provas:
Haverá Prova Escrita

Prefeitura de Lutécia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Lutécia, no estado de São Paulo, abriu edital n° 03/2013 de concurso público para contratação de 03 Médicos, com remuneração de até R$ 7.526 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições no período de 15 a 26 de julho de 2013, na E.M.E.F. “Antônio Monteiro da Silva”, sita à Rua Manoel Lourenço, nº 235, no município de Lutécia – SP. A taxa de participação é de R$ 50.

De acordo com o edital, as provas serão aplicadas na data provável de 25 de agosto de 2013, na E.M.E.F. “Antônio Monteiro da Silva”. O concurso público destina-se ao provimento efetivo de cargos vagos, para um prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.
 
O edital completo está disponível no site www.exitusconcursos.com.br

Concurso Conselho Regional de Odontologia de Goiás

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) abriu edital de concurso público n° 02/2013, com o objetivo de preencher 03 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de fiscal cirurgião-dentista e jornalista, ambos de nível superior. Os salários variam de R$ 1.632,33 e R$ 4.500,00 por carga horária de 20 e 30 horas semanais.

As vagas são para a cidade de Goiânia. Além da remuneração informada, os candidatos aprovados, para todos os cargos, também terão a possibilidade de adesão aos Planos Médico e Odontológico. O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. Neste certame será respeitado 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas de 15 de julho e 23 horas e 59 minutos do dia 05 de setembro de 2013.

A prova objetiva será realizada na cidade de Goiânia (GO), considerando o horário de Brasília, terá a duração de quatro horas e será aplicada na data provável de 22 de setembro de 2013, no turno da tarde. Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 16 de setembro de 2013.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois  anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Iracema do Oeste - PR

A Prefeitura de Iracema do Oeste, no estado do Paraná, promove concurso público por meio do edital 01/2013 para o provimento de 80 vagas em todos os níveis escolares. De acordo com o edital, os profissionais contratados farão jus a remuneração de até R$ 1.831,08, em jornada de trabalho de 20 ou 40 horas por semana.
 
Cargos
Advogado, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Educador Infantil, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Motorista, Nutricionista, Operador de Pá Carregadeira, Operário, Pedreiro, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo II, Vigia e Zeladora.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Para participar, os interessados devem efetuar a inscrição no site www.saber.srv.br, entre os dias 17 de julho e 08 de agosto de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 80.
 
O concurso constará de prova escrita objetiva e prova de títulos, para todos os cargos, Prova de Aptidão Prática, apenas para os cargos de Motorista e Operador de Pá Carregadeira, além de exame médico pré-admissional. A prova escrita objetiva será realizada na data provável de 15 de setembro de 2013, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
 
O certame terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Iracemápolis - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Iracemápolis, no estado de São Paulo, através do Instituto Brio Conhecimentos, divulgou edital de processo seletivo n° 01/2013, destinado à contratação de vários profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.478,37 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As chances são para servente, agente comunitário de saúde, agente de controle de vetores, motorista, monitor de transporte escolar, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem, médico psiquiatra e professor de apoio infantil.

As inscrições, nos valores de R$ 20,00 e R$ 25,00, ficarão abertas exclusivamente através da internet (www.institutobrio.org.br), até o dia 19 de julho de 2013.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 11 de agosto de 2013 no município de  Iracemápolis/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas. Os candidatos poderão confirmar datas e informações gerais sobre as provas nos sites de inscrição, da Prefeitura (www.iracemápolis.sp.gov.br) e por afixação na Prefeitura. 
 
O gabarito oficial e o resultado preliminar deverão ser divulgados a partir das 18h00min do dia da realização da prova, bem como o caderno de questões que ficará disponível na internet apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

Concurso Prefeitura de Tiradentes do Sul - RS

A Prefeitura de Tiradentes do Sul, no estado de Rio Grande do Sul, abriu os editais 001 e 002/2013 de concurso público visando a ocupação de 63 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.270,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais. O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.

Cargos
As vagas são para os cargos de Monitor PIM, Visitador PIM, Agente Comunitário de Saúde, Agente Sanitário, Auxiliar de mecânico, Eletricista, Gari, Operário, Pedreiro, Servente, Vigia, Assistente Social, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clinico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor Téc. Agropecuária, Professor de Ciências, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Espanhola, Professor Séries Iniciais/Educação Infantil; Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Agente de Apoio Escolar, Fiscal Tributário, Tesoureiro, Técnico em enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em saúde bucal, Motorista e Operador de Máquinas.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 31 de julho de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 15 de setembro de 2013, na cidade de Tiradentes do Sul - RS, com duração de três horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.tiradentesdosul.rs.gov.br e no site da organizadora.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Cosmorama (SP) lança edital de concurso público

A Prefeitura da cidade paulista de Cosmorama abriu prazo de inscrições de concurso público (edital 01/2013) com o objetivo de prover 32 vagas mais cadastro reserva para os níveis fundamental, médio e superior. De acordo com o edital, a remuneração para os cargos pode chegar a R$ R$ 1.636,43.
 
As oportunidades são para Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Dentista do PSF, Enfermeiro do PSF, Executor de Serviços Gerais, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Auxiliar de Dentista, Escriturário, Executor de Serviços Gerais (Braçais –Masculino), Operador de Máquinas, Segurança e Visitador Domiciliar (masculino).
 
As inscrições serão realizadas até o dia 07 de agosto de 2013, mediante acesso ao site www.conrio.com.br. A taxa varia de R$ 25 a R$ 50.
 
O concurso será constituído de provas objetivas, que estão previstas para serem aplicadas  no dia 18 de agosto de 2013, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
 
A validade do certame será de dois anos, a contar da homologação final, podendo ser prorrogada por igual período.

Concurso Prefeitura de Portão (RS) 2013

Em Portão, cidade do Rio Grande do Sul, há dois certames abertos, com o fim das inscrições marcado para o dia 29 de julho de 2013. Trata-se do concurso público nº. 59/2013 e do processo seletivo nº. 60/2013, os quais, juntos, estão oferecendo 08 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de todos os níveis escolares.

Os salários variam de R$ 1.097,71 a R$ 12.100,00 em carga horária de 20 a 44 horas semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da UNA Gestão e Assessoria.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente de controle interno, arquiteto, biólogo, higienizadora para área da saúde, médico clinico-geral, motorista, procurador, recepcionista para área da saúde, técnico em edificações, tesoureiro, veterinário e médico do PSF.

Inscrições Taxas
As inscrições serão somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 29 de julho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Gabaritos
A prova escrita será aplicada na data prevista de 31 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados por Edital, no dia 23 de agosto de 2013. Os gabaritos preliminares serão divulgados na data prevista de 02 de setembro, a partir das 15h no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

Validade
O certame será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Polícia Militar (SC) abre vagas para Médicos

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina abriu edital de concurso público N° 028/CESIEP/2013 para admissão no Curso de Oficiais do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar, no cargo Médico. Os salários vão até R$ 6.862,18.
 
Este concurso oferecerá 06 vagas, sendo 04 vagas para Oficiais Médicos com especialização em Medicina Interna; 01 vaga para Oficial Médico com especialização em Medicina do Trabalho e 01 vaga para Oficial Médico com especialização em Psiquiatria. As oportunidades são para os municípios de Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó.
 
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet pelo site www.iobv.com.br, até às 16h00 min do dia 14 de agosto de 2013. O valor da inscrição será de R$ 120,00.
 
A prova escrita será aplicada na data prevista de 25 de agosto de 2013, em locais e horários a serem divulgados. A publicação do gabarito provisório será no dia 25 de agosto de 2013, a partir das 20h00min. Haverá também prova de títulos.
 
O resultado final dos classificados na Prova Escrita do certame será publicado no endereço www.pm.sc.gov.br, www.iobv.com.br e no Diário Oficial do Estado, e, em ato continuo será homologado pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado dos classificados na Prova Escrita, no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Prefeitura de Alvorada d'Oeste - RO promove processo seletivo

A Prefeitura de Alvorada d'Oeste, no estado de Rondônia, divulgou edital de processo seletivo nº 002/2013 - SEMADES para o provimento de 02 profissionais para os cargos de Assistente Social e Psicólogo, de ambos os sexos, para atender no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Econômico e Social, Programa de Atenção Integral à Família – PAIF e no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que deverão atuar como Técnicos de Referência CRAS/PAIF. A jornada de trabalho dos aprovados será de 40 horas semanais e os mesmos receberão subsídios de até R$ 1.200,00.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 23 de julho de 2013, das 07:30 às 13:30, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Econômico e Social, localizada na Avenida Marechal Deodoro nº 4596, Bairro Três Poderes, Alvorada D´O este/RO.
 
Os documentos destinados a classificação como certificados de curso superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, deverão ser entregue pelo candidato ou pelo seu procurador legalmente constituído, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Econômico e Social, no mesmo período da inscrição, no horário compreendido entre as 07h30minh às 13h30minh (horário oficial de Rondônia).
 
O candidato aprovado será admitido em caráter emergencial e temporário pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site da Prefeitura de Alvorada d'Oeste - www.alvoradadooeste.ro.gov.br.

Concurso Prefeitura de Toropi - RS

A Prefeitura de Toropi, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de 09 vagas mais cadastro reserva para todos os níveis de escolaridade, com vencimentos de até R$ 5.239,82. A jornada de trabalho, por semana, vai de 24 a 44 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços Complementares, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico, Operador de Máquinas e Técnico em Enfermagem.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, no site www.objetivas.com.br, entre os dias 15 e 29 de julho de 2013.  A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 70.
 
O certame será constituído de prova objetiva, com aplicação para todos os cargos na data provável de 24 de agosto de 2013, e prova prática, apenas para o cargo de Operador de Máquinas.
 
Der acordo com o edital, o prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Orizânia - MG

A Prefeitura de Orizânia, no estado de Minas Gerais, através da empresa Ágora Consultoria, publicou os editais de concurso público e processo seletivo N°001/2013, com o objetivo de ocupar 110 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar até R$ 1.480 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Assistente de Administração da Educação Básica, Auxiliar Técnico da Educação Básica, Professor da Educação Básica (PEB-I, II e III), Secretário de Unidade Escolar da Educação Básica, Fonoaudiólogo da Educação Básica, Nutricionista da Educação Básica, Psicólogo da Educação Básica, Analista da Educação Básica, Auxiliar de Serviços Gerais, Digitador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Técnico de Enfermagem, Coveiro, Gari, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Trabalhador Braçal, Vigilante, Zelador de Cemitério, Enfermeiro, Odontólogo, Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social “Casa das Famílias”, Rua João Henrique da Rocha, nº 39, Centro, Orizânia - MG, das 08 às 16 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, ou via internet por meio do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br.

As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.

As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 24 de novembro de 2013. Os locais e horários serão divulgados no dia 19 de novembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Orizânia e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas será na data provável de 24 de novembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Orizânia e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Tejupá - SP

A Prefeitura de Tejupá, localizada no estado de São Paulo, lançou edital N° 01/2013 de concurso público, com o intuito de selecionar e contratar 27 profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários para os cargos podem chegar a R$ 3.403,20 para o cumprimento de 40 horas semanais.  
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do endereço eletrônico www.cematconcurso.com.br, no período de 15 a 24 de julho de 2013. Os candidatos  também poderão utilizar os serviços do Acessa São Paulo, no Centro Educativo Social e Cultural Holanda/Brasil, sito à Rua Alexandre Absy, 585, Centro - Tejupá – SP. A taxa varia de R$ 35 a R$ 50.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 04 de agosto de 2013, na EMEF “Hilda Boranelli”, situada à Travessa Antonio Nicolau Ferreira, s/nº. Segundo o edital, o prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Rio Negro (PR) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da Capita do Estado do Paraná, está realizando o processo seletivo nº. 025/2013 no qual é ofertada 01 vaga de nível superior para o cargo de Médico Clínico Geral, para atuar junto a Estratégia de Saúde da Família. O salário pode chegar a R$ 8.476,29 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até o dia 25 de julho de 2013, no horário das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.
 
No ato da inscrição o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
  • Identidade;
  • CPF;
  • Se do sexo masculino Certificado de Reservista;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Diploma ou histórico escolar com declaração de conclusão da graduação;
  • Registro no Conselho de Classe correspondente.
 
A seleção será realizada através de prova de títulos e experiência profissional.
 
A experiência profissional será comprovada mediante apresentação de contrato de trabalho, declaração de prestação de serviço em órgão público ou privado, em papel timbrado devidamente assinado pelo Recursos Humanos do órgão e, na ausência deste setor, deverá estar assinado pelo dirigente máximo da Unidade Executora; e para prestadores de serviço autônomo através de RPA.
 
Após análise da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição será atribuída pontuação aos títulos apresentados, pela Comissão de Seleção, em sessão pública a ser realizada na data provável de 29 de julho de 2013 às 13:30h, na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga maternidade), situada na Praça João Pessoa,131 – Centro – Rio Negro/PR.
 
Caso haja lista de espera, esta será válida pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 15 de julho de 2013, pág. 41 a 42.

CRP 12ª Região (SC) abre processo seletivo

O Conselho Regional de Psicologia - 12ª REGIÃO - CRP-12, publicou edital nº. 001/2013 de processo seletivo visando a contratação temporária de 02 vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo, sendo 01 para a sede do CRP-12, na cidade de Florianópolis, e 01 para a cidade de Chapecó. A remuneração pode chegar a R$ 1.467,09 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para se inscrever o candidato deverá encaminhar ao CRP-12, a ficha de inscrição e o curriculum vitae, acrescido dos respectivos documentos e certificados comprobatórios, do dia 30 de julho a 02 de agosto de 2013, da seguinte forma: para os candidatos que irão concorrer a vaga da cidade de Florianópolis/SC - pessoalmente, na sede do CRP-12, situada à Rua Professor Bayer Filho, n. 110, Coqueiros, Florianópolis/SC, no horário de 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, de segunda-feira à sexta-feira, exceto feriados. Já para os candidatos que irão concorrer a vaga para a cidade de Chapecó/SC - Pelo correio, através de carta registrada, sendo que para fins de inscrição será utilizada a data de postagem.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia autenticada de escolaridade (diploma emitida por órgão oficial de ensino);
  • Cópia autenticada da Cédula de Identidade;
  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Curriculum Vitae atualizado.
 
O processo seletivo consistirá de análise de curriculum vitae e entrevista.
 
A entrevista será realizada no período de 06 a 08 de agosto de 2013, em horários e endereços previamente comunicados através de comunicação pelo correio eletrônico do candidato.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 06 meses.

Vagas de estágio nos Correios do Ceará

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Diretoria Regional do Ceará, divulgou edital N° 135/2013 de processo seletivo de estagiários, com oferta de bolsa-auxílio no valor de R$ 459,86, acrescida de auxílio transporte (R$ 80,72) e vale alimentação (R$ 171,37), em jornada de 20 horas semanais.
 
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 13 vagas e à formação de cadastro de estagiários para a cidade de Fortaleza. Podem concorrem estudantes dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Arquitetura, Comércio Exterior, Computação e cursos afins, Economia, Engenharia Civil, Jornalismo e Publicidade.
 
Os estudantes interessados em participar da seleção deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 22 de julho a 07 de agosto de 2013.
 
O formulário de inscrição eletrônico, após devidamente preenchido, bem como os documentos informados em edital, devem ser entregues, pessoalmente, no seguinte endereço: Rua Senador Alencar, 38, sala 310 – Centro – Fortaleza/CE, ou encaminhados para o endereço eletrônico: cecaptacao@correios.com.br.
 
O processo seletivo será composto de análise curricular e análise de documentos. O processo seletivo terá validade de 06 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Xangri-lá (RS) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Xangri-Lá, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, lançou edital N° 143/2013 de processo seletivo, visando a contratação do pessoal, por prazo determinado para desempenharem as suas funções junto à Secretaria de Saúde.
 
O certame oferece 01 vaga para o cargo de Farmacêutico (nível superior), com salário de R$ 4.161,63 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Comissão designada, junto à sede administrativa do Município, sito à Rua Rio Jacuí, nº 854, Centro, Xangri-Lá, até o dia 19 de julho de 2013, das 08:30 às 11:30 horas, não havendo expediente no sábado e domingo. As inscrições serão gratuitas.
 
O processo seletivo irá consistir em análise de títulos julgados pela Comissão Organizadora, conforme está definido em edital.  A contratação será pelo prazo determinado de até 12 (doze) meses e se regerá pelo Regime Jurídico Estatutário.

Prefeitura de Nova Trento (SC) abre vagas

A Prefeitura de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, abre inscrições para realização dos processos seletivos 07 e 08/2013, destinados a selecionar 15 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 7.879,43 mais abono de R$ 113,37 e jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Operador de Máquinas, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro, Médico, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Hospitalar e Coordenador Escolar.
 
Inscrição
As inscrições encontram-se abertas até o dia 19 de julho de 2013, no horário das 08h30min às 17h00min no prédio da prefeitura de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculinos);
  • Currículo contendo em anexo cópia do(s) diploma(s), título(s), certificado(s), certidão(ões);
  • Documento(s) que comprove(m) a formação superior em conformidade com a habilitação exigida;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Carteira nacional de habilitação – CNH.
 
Seleção
O certame será realizado através de prova prática e análise curricular/títulos
 
A prova prática (para o cargo de Operador de Máquinas) será aplicada na data provável de 20 de julho de 2013, com início às 08h00min e termino às 12h00min. O local será divulgado pela comissão no dia 18 de julho de 2013 no site oficial da Prefeitura de Nova Trento - www.novatrento.sc.gov.br, no mural de avisos da Prefeitura, sem prejuízo de divulgação informativa prévia em jornais de circulação regional.
 
A partir do dia 22 de julho de 2013 será divulgado a classificação parcial no site oficial da Prefeitura de Nova Trento - www.novatrento.sc.gov.br, no mural de avisos da Prefeitura, sem prejuízo de divulgação informativa prévia em jornais de circulação regional.
 
O processo seletivo será  válido por 12 meses.

Comissão aprova piso salarial de R$ 9 mil para médicos e dentistas

Comissão aprova piso salarial de R$ 9 mil para médicos e dentistas
 
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou na semana passada piso salarial para médicos e cirurgiões dentistas no valor de R$ 9 mil. Pela proposta, a carga horária desses profissionais será de 20 horas semanais.
 
Foi aprovado substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ao Projeto de Lei 2750/11, do deputado Andre Moura (PSC-SE). O texto original menciona apenas médicos e determina remuneração por hora de R$ 40,89.
 
Para Morais, é necessário deixar claro na lei a ser aprovada que a jornada de trabalho é de 20 horas semanais, como prevê a Lei 3.999/61, que regula o piso salarial de médicos e dentistas. A relatora também sugeriu a revogação desta lei por entendê-la ultrapassada.
 
No substitutivo consta que o valor de R$ 9 mil será corrigido pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre novembro de 2011 e o mês imediatamente anterior ao do início de vigência desta lei. Depois de promulgada a nova legislação, a correção será anual pelo menor índice.
 
Em caráter conclusivo, a proposta foi encaminhada para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte SaudeWeb

Número de médicos no Brasil cresce devagar

Levantamento mostra que número de hospitais, leitos e equipamentos aumentou mais que o de profissionais
 
Um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo e publicado neste sábado (13) revelou que nos últimos cinco anos o número de médicos no Brasil cresceu em ritmo mais lento do que a infraestrutura de saúde.
 
Enquanto o número de equipamentos registrados pelo governo federal cresceu 72,3%, o de leitos hospitalares subiu 17,3% e o estabelecimentos de saúde 44,5%, a oferta de médicos foi elevada 13,4%.
 
Os dados fazem parte do DataSUS, banco de dados do Ministério da Saúde que registra detalhes das redes pública e privada no País, incluindo hospitais, consultórios, clínicas e postos de saúde.
 
Os números mostram que embora a maioria dos equipamentos de saúde ainda estejam nos Estados mais ricos, houve maior crescimento na região Norte.
 
Entidades médicas, no entanto, relativizam a comparação. Para elas, não há déficit no número de profissionais no País, e o problema é a atratividade da carreira em regiões em que a infraestrutura deixa a desejar.
 
* com informações do jornal O Estado de S. Paulo
 
Fonte SaudeWeb

Ministério da Saúde amplia acesso à vacina contra hepatite B

Pessoas com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente; medida busca beneficiar 150 milhões
 
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação contra a hepatite B. Homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medida beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas – 75,6% da população total do Brasil.
 
Em 2012, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D.
 
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.
 
“Todas as crianças recém-nascidas são vacinadas, mas estamos expandindo a faixa etária a outros grupos visando à eliminação da doença no futuro. Ela é segura, feita com engenharia genética e não tem contraindicação”, ressaltou o secretário.
 
A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.
 
Doença
As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantã. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.
 
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.
 
Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo.
 
O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, foram distribuídos 759,2 mil testes rápidos para triagem de hepatite B. Outros 5,1 milhões de testes convencionais foram realizados no SUS.
 
Fonte SaudeWeb

Risco de surto viral leva cientistas à Arábia Saudita

Cientistas tentam determinar origem do vírus da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) examinando morcegos em vilarejo saudita abandonado
K.J. Olival/EcoHealth Alliance/The New York Times
Cientistas tentam determinar origem do vírus da Mers
(Síndrome Respiratória do Oriente Médio) examinando
morcegos em vilarejo saudita abandonado
Quando os cientistas olharam para a escuridão, viram centenas de olhos que os encaravam desde as paredes e o teto. Num povoado abandonado no sudoeste da Arábia Saudita, eles tinham encontrado um grande poleiro de morcegos. Era o lugar ideal para montar armadilhas.
 
A procura pelos morcegos faz parte da investigação sobre uma doença viral mortífera que está atraindo cientistas ao país. O vírus foi detectado aqui, no ano passado, e já contaminou pelo menos 77 pessoas em oito países, matando 40 delas.
 
A doença é a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, ou Mers, provocada por um coronavírus relacionado ao vírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que se originou na China e em 2003 provocou um surto internacional, infectando pelo menos 8.000 pessoas e matando quase 800.
 
Os cientistas não sabem de onde veio a Mers, onde o vírus existe na natureza, por que ele apareceu agora, como as pessoas estão sendo expostas a ele e se existe a possibilidade de um surto muito maior.
 
É quase certo que a doença tenha começado com uma ou mais pessoas contraindo o vírus de animais -provavelmente morcegos-, mas os cientistas ignoram quantas vezes já houve essa transmissão ou quais as chances de ela continuar a acontecer.
 
Dos casos conhecidos da doença, metade resultou em morte, mas é quase certo que tenham ocorrido casos mais brandos que passaram despercebidos.
 
Mesmo assim, o vírus preocupa porque já demonstrou facilidade em se espalhar entre pacientes num hospital. Ele provoca sintomas semelhantes aos da gripe, mas que podem progredir para uma pneumonia grave.
 
A doença é um exemplo preocupante das chamadas infecções emergentes causadas por vírus ou outros organismos que chegam aos humanos de maneira inesperada. Muitas dessas doenças são zoonóticas, ou seja, seus portadores normalmente são animais, mas, de alguma maneira, elas conseguem migrar para outras espécies.
 
A Arábia Saudita é o país que, até agora, teve o maior número de pacientes com Mers (62), mas já houve casos da doença que se originaram na Jordânia, no Qatar e nos Emirados Árabes Unidos. Viajantes da península Arábica já levaram a doença ao Reino Unido, à França, à Itália e à Tunísia, infectando algumas pessoas nesses países. Especialistas em saúde se preocupam também com o Hajj, a peregrinação muçulmana que em outubro atrairá milhões de visitantes à Arábia Saudita.
 
A doença pode ser transmitida por meio da tosse, do espirro ou de superfícies contaminadas, e pessoas com doenças crônicas parecem ser especialmente vulneráveis a ela.

Mais homens que mulheres adoeceram até agora, possivelmente porque as mulheres teriam sido protegidas pelo véu.
 
Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, comentou que as doenças ficam "a apenas uma viagem de avião de distância", não importa onde se originem. Embora a Mers não seja altamente contagiosa, como a gripe, disse ele, "a probabilidade de ela se espalhar não é pequena".
 
Se a origem da doença for descoberta, talvez seja possível dizer às pessoas como evitá-la. Os principais suspeitos são os morcegos, por constituírem uma reserva do vírus da Sars e por serem portadores de outros corona vírus geneticamente semelhantes ao vírus da Mers. Os morcegos podem estar transmitindo a Mers diretamente a humanos ou a outro animal, que então o transmite aos humanos.
 
Em outubro passado, uma equipe de cientistas do Ministério da Saúde saudita, da Universidade Columbia (em Nova York) e da EcoHealth Alliance começou a vasculhar cidades sauditas próximas aos locais onde foram relatados casos de Mers.
 
Um homem os conduziu até um vilarejo abandonado que teria existido por centenas de anos. Ali, os cientistas encontraram um cômodo pequeno ocupado por cerca de 500 morcegos. Eles passaram a noite examinando os animais para verificar a presença do vírus da Mers.
 
Os morcegos podem pesar apenas quatro gramas, mas ter envergadura de 20 centímetros. "São verdadeiras bolinhas peludas voadoras", comentou Kevin J. Olival, especialista em ecologia de doenças junto à EcoHealth Alliance.
 
Quinze minutos são necessários para pesar e medir um morcego e para retirar amostras de saliva, fezes, sangue e pele do animal, que devem ser submetidas a exames de DNA para confirmar sua espécie.
 
Se os animais são portadores do vírus, isso significa que eles adoecem? Eles contaminam os humanos ao tossir? Transmitem o vírus em suas fezes ou urina? Ou contaminam pessoas que limpam suas cocheiras?
 
Para Olival, encontrar os animais que portam a doença "não é um simples exercício acadêmico". Isso é feito para que possam ser tomadas "medidas de saúde pública que barrem as doenças zoonóticas antes de elas contaminarem humanos".
 
Fonte Folhaonline