Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de julho de 2013

Risco de surto viral leva cientistas à Arábia Saudita

Cientistas tentam determinar origem do vírus da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) examinando morcegos em vilarejo saudita abandonado
K.J. Olival/EcoHealth Alliance/The New York Times
Cientistas tentam determinar origem do vírus da Mers
(Síndrome Respiratória do Oriente Médio) examinando
morcegos em vilarejo saudita abandonado
Quando os cientistas olharam para a escuridão, viram centenas de olhos que os encaravam desde as paredes e o teto. Num povoado abandonado no sudoeste da Arábia Saudita, eles tinham encontrado um grande poleiro de morcegos. Era o lugar ideal para montar armadilhas.
 
A procura pelos morcegos faz parte da investigação sobre uma doença viral mortífera que está atraindo cientistas ao país. O vírus foi detectado aqui, no ano passado, e já contaminou pelo menos 77 pessoas em oito países, matando 40 delas.
 
A doença é a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, ou Mers, provocada por um coronavírus relacionado ao vírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que se originou na China e em 2003 provocou um surto internacional, infectando pelo menos 8.000 pessoas e matando quase 800.
 
Os cientistas não sabem de onde veio a Mers, onde o vírus existe na natureza, por que ele apareceu agora, como as pessoas estão sendo expostas a ele e se existe a possibilidade de um surto muito maior.
 
É quase certo que a doença tenha começado com uma ou mais pessoas contraindo o vírus de animais -provavelmente morcegos-, mas os cientistas ignoram quantas vezes já houve essa transmissão ou quais as chances de ela continuar a acontecer.
 
Dos casos conhecidos da doença, metade resultou em morte, mas é quase certo que tenham ocorrido casos mais brandos que passaram despercebidos.
 
Mesmo assim, o vírus preocupa porque já demonstrou facilidade em se espalhar entre pacientes num hospital. Ele provoca sintomas semelhantes aos da gripe, mas que podem progredir para uma pneumonia grave.
 
A doença é um exemplo preocupante das chamadas infecções emergentes causadas por vírus ou outros organismos que chegam aos humanos de maneira inesperada. Muitas dessas doenças são zoonóticas, ou seja, seus portadores normalmente são animais, mas, de alguma maneira, elas conseguem migrar para outras espécies.
 
A Arábia Saudita é o país que, até agora, teve o maior número de pacientes com Mers (62), mas já houve casos da doença que se originaram na Jordânia, no Qatar e nos Emirados Árabes Unidos. Viajantes da península Arábica já levaram a doença ao Reino Unido, à França, à Itália e à Tunísia, infectando algumas pessoas nesses países. Especialistas em saúde se preocupam também com o Hajj, a peregrinação muçulmana que em outubro atrairá milhões de visitantes à Arábia Saudita.
 
A doença pode ser transmitida por meio da tosse, do espirro ou de superfícies contaminadas, e pessoas com doenças crônicas parecem ser especialmente vulneráveis a ela.

Mais homens que mulheres adoeceram até agora, possivelmente porque as mulheres teriam sido protegidas pelo véu.
 
Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, comentou que as doenças ficam "a apenas uma viagem de avião de distância", não importa onde se originem. Embora a Mers não seja altamente contagiosa, como a gripe, disse ele, "a probabilidade de ela se espalhar não é pequena".
 
Se a origem da doença for descoberta, talvez seja possível dizer às pessoas como evitá-la. Os principais suspeitos são os morcegos, por constituírem uma reserva do vírus da Sars e por serem portadores de outros corona vírus geneticamente semelhantes ao vírus da Mers. Os morcegos podem estar transmitindo a Mers diretamente a humanos ou a outro animal, que então o transmite aos humanos.
 
Em outubro passado, uma equipe de cientistas do Ministério da Saúde saudita, da Universidade Columbia (em Nova York) e da EcoHealth Alliance começou a vasculhar cidades sauditas próximas aos locais onde foram relatados casos de Mers.
 
Um homem os conduziu até um vilarejo abandonado que teria existido por centenas de anos. Ali, os cientistas encontraram um cômodo pequeno ocupado por cerca de 500 morcegos. Eles passaram a noite examinando os animais para verificar a presença do vírus da Mers.
 
Os morcegos podem pesar apenas quatro gramas, mas ter envergadura de 20 centímetros. "São verdadeiras bolinhas peludas voadoras", comentou Kevin J. Olival, especialista em ecologia de doenças junto à EcoHealth Alliance.
 
Quinze minutos são necessários para pesar e medir um morcego e para retirar amostras de saliva, fezes, sangue e pele do animal, que devem ser submetidas a exames de DNA para confirmar sua espécie.
 
Se os animais são portadores do vírus, isso significa que eles adoecem? Eles contaminam os humanos ao tossir? Transmitem o vírus em suas fezes ou urina? Ou contaminam pessoas que limpam suas cocheiras?
 
Para Olival, encontrar os animais que portam a doença "não é um simples exercício acadêmico". Isso é feito para que possam ser tomadas "medidas de saúde pública que barrem as doenças zoonóticas antes de elas contaminarem humanos".
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário