Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 29 de março de 2012

O remédio milagroso que mata todo tipo de câncer

Um único remédio conseguiu diminuir ou até matar cânceres de ovário, cólon, cérebro, fígado e bexiga transplantados para ratos.

O tratamento consiste em um anticorpo que bloqueia um sinal – que engana o sistema imunológico – das células cancerosas.

Uma década atrás, o biólogo Irving Weissman, da Universidade de Stanford, descobriu que as células de leucemia produziam altos níveis da proteína CD47. Essa proteína também está presente em células sanguíneas saudáveis, servindo como um sinalizador para não serem destruídas. Dessa maneira, o câncer consegue enganar nosso sistema imunológico.

“O que revelamos é que a CD47 não é importante apenas em leucemias e linfomas”, afirma Weissman. “Está em todo tumor humano primário que testamos”. O laboratório de Weissman acabou descobrindo que todas as células cancerígenas possuem mais da proteína do que as saudáveis.

A equipe transplantou tumores humanos para as patas de ratos, onde eles poderiam ser facilmente monitorados. Quando os animais receberam remédios anti-CD47, os tumores encolheram e não se espalharam pelo resto do corpo.

Em todos os ratos que receberam tumores humanos de bexiga, por exemplo, o câncer se espalhou para o sistema linfático. No caso dos que receberam o tratamento, apenas um em cada 10 apresentou sinais do câncer ter se espalhado nesse sistema. No geral, o tumor implantando ficou menor após o tratamento. No caso de cinco ratos com células cancerígenas de mama, os animais ficaram sem sinais de câncer até quatro meses após o fim do tratamento.

“Nós mostramos que mesmo quando o tumor já tomou conta, o anticorpo pode curar o tumor ou diminuir seu crescimento, prevenindo a metástase”, afirma Weissman.

Uma questão importante, que surge agora, é como os anticorpos de CD47 vão complementar os tratamentos existentes. Quando usados em conjunto com a quimioterapia, por exemplo, isso pode ser contraprodutivo, já que o stress desse tratamento poderia fazer com que as células normais produzam mais CD47 do que o comum.

“Nós já temos dados suficientes para afirmar que nós vamos passar para a fase de testes em humanos”, afirma Weissman. [ScienceNow]

Fonte Hypescience

Coração artificial sem pulso substitui o natural com sucesso

Três seres humanos e 50 bezerros estão usufruindo de um impressionante aparato tecnológico da medicina moderna: um coração artificial que deixa o paciente sem nenhum pulso, mas vivendo perfeitamente bem. Tal “órgão” não imita exatamente o funcionamento interno do coração, podendo ser classificado como um bombeador de sangue.

O aparelho foi desenvolvido por dois cientistas do Instituto Cardiológico do Texas, em Dallas (EUA). Este coração mecânico é capaz de fazer o sangue circular eficientemente, em uma corrente contínua, sem necessidade de pulsação para movimentá-lo.

A primeira máquina concebida para substituir o coração humano foi criada em 1982. Os primeiros modelos, de metal ou de plástico, enfrentaram uma limitação, que é a necessidade de um compressor de ar ligado ao corpo do paciente, para inflar e desinflar em um movimento que simula a pulsação.

Os mais modernos, tais como o HeartMate (“companheiro de coração”) II, foi mais além: era um dispositivo elétrico com ímãs acoplados em seu eixo. O eixo gira sobre um rolamento lubrificado pelo próprio sangue, e a energia provém de uma bateria. Mas este artefato também não substitui completamente o coração.

A novidade deste novo sistema, desenvolvido pelos cardiologistas americanos, é uma turbina que gira continuamente (em testes de laboratório, girou por oito anos sem demonstrar defeito). Ao invés de o paciente precisar ficar preso a um enorme sistema de balões infláveis, basta carregar uma pequena bateria sobre os ombros.

E a implantação deste novo coração artificial, que funciona a 10 mil rotações por minuto, tem uma curiosidade: foi só quando os cientistas o testaram com sucesso pela primeira vez, em um bezerro, é que descobriram que o animal ficava sem pulso.

Inicialmente, imaginaram que seria um problema. Mas acabaram descobrindo um trunfo, o fato de que um coração artificial não precisa imitar o funcionamento do verdadeiro para cumprir sua função. [Daily Tech]

Fonte Hypescience

EUA quer implantar nanotecnologia no corpo de soldados

Tratar doenças em soldados, durante guerras, é mais complicado do que cuidar de pacientes civis em uma cidade. Nas cercanias de locais de conflito, os médicos ficariam muito agradecidos se recebessem uma mãozinha da nanotecnologia em seu trabalho.

Pois este momento parece ter chegado: no último dia 15, a Agência de Projetos de Pesquisa de Defesa Avançada (DARPA, na sigla em inglês), do governo dos EUA, anunciou a intenção de instalar mini robôs-médicos no organismo dos militares.

Historicamente, as guerras registram mais mortes por doenças em combate do que propriamente pelas batalhas em si. O objetivo da DARPA é criar um sensor que monitore a saúde dos soldados e dê diagnósticos precisos antes que a má saúde represente uma baixa nas fileiras do exército.

Ainda em 2012, os pesquisadores esperam lançar um protótipo para testes deste dispositivo, que é focado na interação com nanopartículas do corpo. O aparelho será de utilidade para evitar cirurgias, já que alguns locais onde as forças armadas dos EUA têm atuado (como o Iraque, por exemplo) estão a centenas de quilômetros de um centro hospitalar capacitado para procedimentos complicados. Muitos soldados americanos têm voltado para casa por este motivo.

Em uma meta de longo prazo, os cientistas idealizam que este mecanismo sirva não apenas para fazer diagnósticos, mas também para auxiliar nos tratamentos. Para cumprir esta finalidade, já estão em planejamento alguns testes do aparelho em funcionamento no corpo de animais. [LiveScience, Foto]

Fonte Hypescience

O homem que nunca parou de rir após cirurgia no quadril

Quer viver sempre sorrindo e gargalhando? Que tal fazer uma cirurgia no quadril?

Pelo menos funcionou bem para Huug Bosse, um holandês que passou por uma cirurgia de quadril alguns anos atrás, e não parou de rir desde então. Sua esposa acha irritante, seu irmão e sua filha não aguentam mais, mas Bosse só pode rir descontroladamente em resposta.

Cuidado, seu riso é contagioso! Se você vê-rindo no vídeo, vai rir também. Mas depois de um tempo, cansa. Imagina viver na mesma casa que ele. Deve ser penoso.

A causa de sua condição não é exatamente clara, mas cientistas suspeitam que é provavelmente devido à anestesia da operação.

A esposa de Bosse diz que ele era um homem normal antes da cirurgia. Embora a sua filha e irmão nem sequer o visitam mais por causa de seu riso constante, Huug não acha que haja nada de errado com ele. Ele considera normal uma pessoa ter uma mudança de personalidade depois de uma cirurgia, e diz que seus clientes o consideram a pessoa mais doce do mundo. Já sua esposa diz que ele sempre teve um senso de humor, mas nos últimos dois anos, passa rindo o dia todo.

Apesar de tudo, ainda há uma coisa que pode levar Bosse às lágrimas: o que ele chama de a música mais bonita do mundo, o hino nacional holandês. Se eu fosse a esposa, deixava o hino tocando grande parte do dia para poder ter pelo menos uma conversa séria. E você? Conseguiria conviver com alguém que ri o tempo todo?


Para ativar as legendas em português clique no botão “cc” e em “Translate captions”.

Fonte Hypescience

Qual é a pior característica de um chefe?

Segundo um novo estudo que analisou as características boas e ruins dos patrões, a pior qualidade em um chefe é a arrogância. Bons chefes, por outro lado, são considerados confiáveis.

O estudo de personalidade e desenvolvimento de liderança da empresa de avaliações e consultoria Hogan Assessment Systems foi baseado em pesquisas com 1.000 empregados.

Os piores líderes foram mais frequentemente descritos como arrogantes. Outras qualidades que levam a antipatia de um trabalhador pelo seu supervisor é ser manipulador, emocionalmente instável, pouco gerenciador, passivo-agressivo e desconfiado dos outros.

Grandes chefes, ao contrário, foram mais frequentemente descritos como confiáveis, responsáveis, inspiradores, sensíveis, e com capacidade de se manterem calmos sob pressão.

Um dado do estudo foi revelador: o trabalhador médio estaria disposto a voltar a trabalhar com menos da metade de seus antigos patrões, o que significa que não existem muitos bons líderes por aí.

Pesquisas anteriores a essa já mostravam que mais da metade dos líderes falha em sua função. Por isso, Natalie Tracy, diretora de marketing da Hogan Assessment Systems, disse que é importante compreender o que faz os funcionários gostarem dos ou desprezarem seus gerentes.

“Má liderança causa engajamento reduzido e até mesmo problemas de saúde entre os funcionários”, disse ela. “Com uma melhor compreensão do que separa os bons líderes dos ruins, as organizações e empresas podem avaliar e decidir quem fica no comando”.

Independentemente de quem está no comando, no entanto, o estudo descobriu que os funcionários acham importante gostar de seu chefe, e consideram igualmente essencial que o chefe goste deles. Ou seja, pode estar na hora de mudar a imagem de “vilão” dos chefes, para uma mais amigável.[LiveScience, Foto]

Fonte Hypescience

Alterações na Lei Seca devem ser votadas pelo Congresso nos próximos dias

Mudanças podem aumentar possibilidade de comprovar embriaguez e tornar crime qualquer concentração de álcool no sangue de motorista

A Câmara dos Deputados deve votar nos próximos dias alterações na chamada Lei Seca que endurecem as penas e criam melhores condições de atuação por parte dos órgãos fiscalizadores. Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já existe acordo partidário para isso e o objetivo das mudanças é fazer com que esses órgãos "trabalhem com mais eficiência" no combate aos motoristas e motociclistas que dirigem embriagados ou com o teor de álcool consumido maior do que a legislação permite.

A Lei de Tolerância Zero torna crime dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool. A prova contra motoristas que se recusarem a soprar o bafômetro poderá ser feita por testemunhas, imagens ou vídeo ou por outro meio que indique a embriaguez. As penas contra os infratores serão de 6 a 12 anos, em caso de lesão corporal; e de 8 a 16 anos, no caso de morte.

"Nós vamos endurecer as regras e ao mesmo tempo aumentar as penalidades para quem comete esse tipo de crime", disse o parlamentar logo depois de uma sessão do Congresso Nacional. Ontem (28), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o bafômetro e o exame de sangue são os únicos meios que podem provar embriaguez ao volante.

Marco Maia ressaltou que essa decisão do STJ valeu para demonstrar a necessidade do Congresso votar com mais rapidez as alterações na Lei Seca e defendeu o endurecimento das punições. No entender do presidente da Câmara quem comete um delito de trânsito embriagado ou qualquer tipo de outro crime em decorrência da ingestão de álcool "deve ter punições mais rigorosas e mais rígidas por parte do Estado".

O deputado alertou para a necessidade das autoridades policiais estarem atentas a essa questão durante a Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014. O projeto da Lei Geral da Copa aprovado pela Câmara, nesta quarta-feira, permite o consumo de bebidas alcoólicas em estádios onde serão realizadas partidas de futebol. "As pessoas que forem aos estádios pegas dirigindo alcoolizadas tem que ser punidas", disse o presidente da Câmara.

Fonte iG

Idosos obesos podem ter declínio cognitivo prematuro

Estudo mostra relação entre tamanho da cintura, IMC e risco para declínio cognitivo prematuro.

A gordura visceral, ou abdominal, é aquela que se acumula entre os órgãos internos da barriga, como fígado, pâncreas, intestino. Fator de risco para doenças cardíacas, um novo estudo mostra que, principalmente para os adultos mais velhos, ela também pode ser responsável pelo desenvolvimento de declínio cognitivo ou demência prematura.

Neste estudo, Dae Hyun Yoon, do Hospital Universitário de Seoul, na Coréia do Sul, reuniu 250 voluntários, com idades que variaram dos 60 aos 70 anos. Todos tiveram seus índices de massa corporal (IMC), tamanhos da cintura e habilidades cognitivas testados ou medidos. Os pesquisadores também realizaram tomografias dos abdômens dos voluntários.

Publicado no periódico Age and Ageing, o resultado aponta relação entre o tamanho da cintura, índice de massa corporal e declínio cognitivo: aqueles com os maiores valores de IMC e tamanho da cintura tiveram as piores pontuações nos testes cognitivos. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que esta conexão entre gordura abdominal e declínio cognitivo só foi encontrada entre os idosos mais jovens, com idades inferiores a 70 anos.

“Nossos resultados têm importantes implicações na saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente a central, pode ser importante para a prevenção do declínio cognitivo ou demência”, diz o autor. “A adiposidade visceral, em particular, foi associada com o funcionamento cognitivo pobre em jovens idosos”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Autodiagnóstico pela internet pode levar a uma percepção de risco errada sobre a própria saúde

O autodiagnóstico é um assunto complicado. O indivíduo tem um sintoma e vai ao computador checar o que pode ser: gripe ou câncer? Pesquisas apontam que aproximadamente 60% dos americanos adultos e com acesso à internet já se autodiagnosticaram, e boa parte deles foi ao médico já com uma possível doença para ser confirmada. Mas como este tipo de informação afeta as percepções e decisões sobre a própria saúde?

Esse foi o foco de uma pesquisa liderada por Virginia Kwan, da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, e que aponta que a forma como as condições são apresentadas – em especial a listagem dos sintomas – pode fazer com que as pessoas fiquem mais ou menos preocupadas com o que estão sentindo.

“As pessoas, de forma pouco racional, normalmente associam um sintoma inicial a outros quando vêm em uma listagem simples disponibilizada online”, diz a pesquisadora cujo estudo foi feito em conjunto com a Universidade da Califórnia e a Universidade de Warnick, também nos EUA, e publicada no periódico Psychological Science. Ou seja, ao buscar informações sobre um sintoma os indivíduos podem acabar correndo um maoir risco de se perceberem doentes.

Na pesquisa, grupos de estudantes universitários foram “dignosticados” com uma série de sintomas fictícios e apresentados a listagens dos sintomas de possíveis doenças. O que se observou foi que, quando as listagens começavam diretamente com os sintomas apresentados, eles se sentiam induzidos a se autodiagnosticarem com uma condição de forma mais rápida do que quando viam listas de sintomas alternadamente (os sintomas que sentiam e sintomas sem relação alguma com o que havia sido diagnosticado “erroneamente”).

Os sintomas induzidos pelos pesquisadores podiam ser de um câncer de tireóide ou de uma dor de garganta simples. Os participantes que haviam lido as listagens específicas (cujos sintomas listados inicialmente indicavam um provável câncer) afirmavam ter maiores sentimentos de que realmente estavam desenvolvendo um câncer. Aqueles apresentados à listagens alternadas ou genéricas dificilmente tinham essa reação.

Há duas situções possíveis, apontam os autores. Esses indivíduos podiam ter realmente algo sério e, graças à forma como os sintomas eram apresentados online, deixavam de confirmar o diagnóstico ou podiam não ter nada e já decidirem ter uma doença muito séria antes mesmo de ir ao médico.

Talvez uma estratégia para quem lida com esse tipo de informação, dizem os pesquisadores, pode ser listar os sintomas raros já no topo de um texto informativo sobre a condição. Isto já faria as pessoas pensarem sobre a real seriedade da sua condição de saúde. Entender que o tipo de público também afeta estas percepções é outro ponto importante. “Pessoas jovens, como os estudantes observados, são menos propensos no geral a se sentirem doentes, mesmo assim se autodiagnosticavam erroneamente. Pessoas de outras idades e de grupos sócioeconômicos diversos podem fazer uma leitura diferente”, alertam.

Fonte O que eu tenho

Sensibilidade ao glúten não é tão comum quanto se acredita, indica especialista

Em um artigo publicado no periódico Annals of Internal Medicine, pesquisadores da Universidade de Pavia, na Itália, pedem diagnósticos mais criteriosos para sensibilidade ao glúten. Segundo os autores, muitas pessoas que acreditam sofrer desta condição na realidade estão tendo uma resposta nocebo – elas fabricam os sintomas por acreditar que tem a doença -, uma vez que a grande maioria nunca recebeu um diagnóstico apropriado.

O efeito nocebo, ao contrário do efeito placebo, é quando uma pessoa sente a piora de sintomas específicos ao ingerir um um fármaco inerte, ou placebo – um comprimido de açúcar, por exemplo.

O termo sensibilidade ao glúten tem sido usado recentemente para descrever indivíduos que também não podem tolerar o glúten e apresentam sintomas gastrointestinais semelhantes àqueles da doença celíaca, mas não apresentam ocorrência do tTG ou de co-morbidades autoimunes. Pessoas que acreditam serem sensíveis ao glúten, ao ingerirem alimentos com trigo, centeio, aveia, cevada ou malte, podem sentir dores abdominais, de cabeça, diarréia, vômitos.

Para Antonio Di Sabatino, um dos autores, quando um paciente aparece com estes sintomas subjetivos – uma vez que são comuns a outras doenças também – é preciso critério na hora do diagnóstico. Na realidade, aponta, como hoje não existe um biomarcador conhecido para o diagnóstico da sensibilidade ao glúten, é necessário criar padrões.

Sintomas fabricados
Di Sabatino e uma equipe da Universidade estão com um estudo em andamento sobre o assunto. Eles selecionaram um grupo de pessoas que acreditam ter sensibilidade ao glúten e submeteram elas a um teste cego, onde eles deveriam diferenciar os alimentos com ou livres de glúten.

Os resultados preliminares mostram que a quantidade de pessoas que realmente têm a doença – aqueles que conseguiram diferenciar os alimentos – é muito menor do que se supôs.

“O correto é primeiro descartar a doença celíaca e depois realizar testes para verificar se aqueles sintomas não são, na realidade, uma resposta nocebo ou uma realção alérgica a outras substâncias daquele alimento que não o glúten”, destaca.

Por quê? Primeiro, indica Di Sabatino, porque iniciar uma dieta livre de glúten compromete o diagnóstico correto para doença celíaca. Segundo, porque este aumento de pacientes talvez seja um efeito midiático. “As pessoas estão passando a acreditar que tem a doença como resultado de inúmeros artigos em periódicos e até jornais famosos dizendo que a sensibilidade ao glúten é uma doença comum, em crescimento. Então é necessário prudência”, conclui.

Fonte O que eu tenho

É possível aprender enquanto se dorme, aponta pesquisa

Dormir sobre os livros não é uma ideia tão ruim assim. Pesquisa mostra que o sono melhora a capacidade de aprendizado.

O estudo feito por Jessica Payne, da Universidade de Notre Dame, nos EUA, e publicado no periódico PLoS One, acompanhou mais de 200 estudantes e as respostas da memória após uma noite de sono. Um grupo controle realizou testes sem o intervalo de sono. Os resultados apontam que dormir após as aulas é uma boa ideia.

Os testes, realizados pela equipe de Payne, foram feitos com os dois grupos: um deles tinha que decorar pares de palavras em um período noturno, após o qual eles iam para a cama dormir. O segundo grupo tinha que decorar as palavras pela manhã. Ambos os grupos eram testados 12 horas depois.

O grupo que dormiu após as “aulas”, mostrou uma recorrência da memória – se lembravam das palavras – de forma mais acentuada do que o grupo que realizou os testes no mesmo dia. Entretanto, quando testados após 24 horas (com ambos os grupos tendo passado por uma noite de sono), a diferença entre resultados diminuiu, mas, ainda assim, aqueles que tinham decorado as palavras e dormido em seguida ainda apresentaram resultados superiores.

“Nosso estudo confirma que o sono logo após aprender algo tem um efeito benéfico sobre a memória”, diz Payne. “No caso de dormirem muito tempo após uma sequência de aprendizado esse benefício também ocorria, mas de forma menos acentuada”, diz a pesquisadora, que aponta ainda que um método para inverter isso é fazer uma breve recapitulação do que foi aprendido logo antes de uma noite de sono. “De alguma forma, “dizer” ao cérebro que é preciso consolidar aquela memória específica pode ser um meio de fazê-lo melhorar a lembrança dessa determinada informação”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Dormir bem é o segredo para longevidade, aponta o estudo

Problemas de saúde são associados à má qualidade do sono

Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. A pesquisa, publicada na revista científica Sleep, foi a primeiro a analisar problemas de sono em uma grande amostra de adultos de idade avançada, de 60 a mais que 100 anos.

A partir da análise de 2.800 pessoas, os resultados mostraram que cerca de 65% das pessoas relataram que sua qualidade de sono foi boa ou muito boa e o tempo médio diário de sono foi de 7,5 horas, incluindo cochilos.

Os mais velhos, de 100 anos, e os adultos acima de 70 foram os mais prováveis de relatar boa qualidade de sono do que os participantes mais jovens, de 65 a 79, após controle de variáveis como as características demográficas, socioeconômicas e de saúde. Além disso, os homens eram 23% mais propícios a ter uma boa noite de sono, em comparação com as mulheres.

Os problemas de saúde foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a auto-avaliação de saúde insatisfatória também relataram não dormir bem. As chances de um bom sono foram também menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.

O estudo envolveu a análise dos dados da Pesquisa de Longevidade Saudável feita na China. Realizada em 2005, essa amostra foi composta por 15.638 adultos com 65 anos de idade ou mais. Segundo os autores, a população da China de mais de 1,3 bilhão de pessoas inclui a maior população de idosos no mundo, tornando o país um recurso valioso para estudar a longevidade saudável. O Banco Mundial estima que a China tem cerca de 40.500 mil pessoas de 75 anos de idade e mais velhos.

A pesquisa chinesa constatou que o acesso aos cuidados de saúde e o status econômico foram fortemente relacionados com a boa qualidade de sono. O total de 84% dos participantes que relataram dormir bem tinham assistência médica adequada e 56% relataram boa qualidade de sono quando a família estava em boa condição econômica.

Fonte Minha Vida

Confira hábitos que favorecem o envelhecimento saudável

Entenda quais os fatores são responsáveis pela longevidade da população brasileira

O Brasil está mais maduro. De acordo com dados do Censo 2010, levantado pelo IBGE, a população idosa no Brasil aumentou consideravelmente na última década. Em 1999, o número de idosos no país (a partir de 60 anos de idade) era de 14,8 milhões, e em 2009, esse número passou para 21,7 milhões. Em contrapartida, o crescimento da população jovem (até 19 anos) teve seu crescimento interrompido.

A tendência do envelhecimento da população revela dados ainda mais importantes. O relatório aponta que a população de pessoas acima de 70 anos era de 6,4 milhões. Já em 2009, o índice pulou para 9,7 milhões de pessoas. O número de centenários também cresceu. Com cerca de 80% da população já recenseada, as pessoas com mais de 100 anos já somam 17.615 no Censo 2010 diante das 14 mil do Censo 2000. Mas quais seriam os fatores responsáveis pelo aumento do número de idosos e por sua longevidade? Vejam abaixo alguns hábitos que trazem essas respostas.

Eles se alimentam melhor
Consumir alimentos saudáveis através de uma dieta balanceada pode ser fundamental para viver mais. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Por outro lado, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. O Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, comprovou que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, quando passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, graças a presença do ômega 3.

Um estudo da Universidade de Cingapura diz que o consumo diário de chá verde é um poderoso aliado da memória e pode prolongar a expectativa de vida dos idosos. Após mais de dois anos estudando os efeitos da bebida, os pesquisadores concluíram que 65% dos idosos habituados a consumir chá-verde mantiveram a capacidade cognitiva inalterada, incluindo memória e atenção. Isso porque, a bebida contém a teanina, um aminoácido com substâncias capazes de combater doenças degenerativas como a Doença de Alzheimer e ainda está relacionada à melhoria da capacidade de aprendizado, concentração e sensações de prazer, pois aumenta a produção de serotonina e dopamina.

Eles movimentam mais o corpo
Um estudo apresentado na Universidade de Estocolmo, na Suécia, revela que em qualquer idade, um homem obeso apresenta o dobro de chances de morrer comparado a um que não apresente sobrepeso. Além disso, os resultados revelam que a obesidade diminui a longevidade em aproximadamente 10% para cada ponto acima do Índice de Massa Corpórea (IMC) recomendado pelos médicos. Praticar exercícios é um dos principais aliados para combater a obesidade.

Além de diminuir o peso, praticar exercícios também ajuda a fortalecer os músculos e articulações, o que melhora o equilíbrio e evita quedas e outros acidentes. Os benefícios dos exercícios são sentidos pelos idosos desde a melhora da saúde até o aumento da capacidade física, cognitiva e da autoestima.

"Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força, como o pilates, são fundamentais para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor. A melhora da força e da massa muscular é também importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose, obesidade e o diabetes", explica o fisiatra Gilson Shinzato, do Hcor, em São Paulo.

Eles tem boa qualidade do sono
A perda de sono é comum com o passar da idade. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Surrey, no Reino Unido diz que os idosos podem dormir menos do que os jovens sem prejudicar sua saúde. Os especialistas acompanharam 110 pessoas de diversas idades durante oito horas de sono. Como resultado, pessoas acima de 65 anos chegaram a te cerca de 20 minutos de sono a menos do que pessoas entre 40 a 50 anos. A diferença para os jovens de 20 aos aumentou ainda mais, para 44 minutos. Os cientistas afirmam que a menor necessidade de sono está naturalmente relacionada ao envelhecimento saudável.

Eles tem mais convívio social
Pesquisas revelam que idosos que mantêm vida social ativa apresentam maior qualidade de vida e longevidade. "A convivência social, a flexibilidade e hábitos saudáveis são características principais para a longevidade", explica a geriatra Maysa Cendoroglo, da Unifesp.

Além disso, uma pesquisa recente revela que a solidão é um fator determinante para a baixa qualidade de vida e da expectativa de vida. De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Brigham Young, nos EUA, cercar-se de amigos, familiares e pessoas queridas pode aumentar a longevidade em até 50% mais do que aqueles que vivem sós. Os dados ainda mostram que quando tomamos conta de alguém que precisa, como um idoso, mantemos os laços sociais vivos, o que também aumenta a sobrevida.

Para os cientistas, a análise dos resultados de cerca de 150 estudos que envolviam mais de 300 mil pessoas foi realizada por um período de sete anos e revela que perder o apoio social pode diminuir as chances de sobrevivência ainda mais do que a obesidade ou o sedentarismo. Além disso, os estudos dizem que a solidão é tão prejudicial quanto ser alcoólatra ou fumar 15 cigarros por dia.

A evolução da medicina já determina a necessidade de olhar para saúde do idoso com um fator preventivo, ou seja, identificar o desequilíbrio, enquanto ainda não é um problema. O engajamento e o suporte familiar pesam muito na longevidade dos velhinhos. "A família deve perceber que o idoso acamado, quieto, muito magro... Não está normal. Este não é o processo aceitável de envelhecimento", explica a geriatra Maysa Cendoroglo, da Unifesp.

Para a especialista o diagnóstico de fatores de risco deve ser privilegiada a fim de evitar o envelhecimento complicado. "O perfil ideal de envelhecimento é o do idoso ativo, bem sucedido profissional e socialmente."

Fonte Minha Vida

Ficar muito tempo sentado pode prejudicar a longevidade

Estudo encontrou incidência 40% maior de óbito em quem passa mais de 11 horas sentado

Um estudo da Universidade de Sidney e publicado pelo Archives of Internal Medicine faz um alerta aos sedentários no ambiente de trabalho: pessoas que passam muito tempo sentadas podem estar até 40% mais suscetíveis a morrer por qualquer causa, em comparação com aquelas que não ficam sentadas por períodos tão longos. O estudo acompanhou cerca de 222.500 adultos australianos com mais de 45 anos por cerca de três anos.

Durante o período da análise, a longevidade foi relacionada com quanto tempo eles gastaram sentados. Em comparação com pessoas que passaram menos de quatro horas por dia, as chances de morte em quem passava mais tempo nessa posição foram:

- 15% maior para pessoas que ficavam sentadas por pelo menos oito horas;

- 40% maior para pessoas que ficavam sentadas por 11 ou mais horas por dia.

"Nossas conclusões reafirmam a necessidade de os programas públicos de saúde agirem a favor tanto do aumento dos níveis de atividade física como da redução do tempo em que os indivíduos passam sentados", relatam os pesquisadores. No entanto, o estudo não prova que sentar demais mata pessoas. Ainda não está claro o que veio primeiro: uma saúde mais precária ou permanecer sentado por muito tempo.

Mesmo assim, os autores do estudo afirmam que não há dúvidas de que se movimentar é fundamental para a saúde. Um recente estudo, realizado pela Sociedade Americana do Câncer, em Atlanta, também encontrou a mesma associação. Os especialistas acreditam que esses resultados demonstram que, mesmo em diferentes populações, há uma relação evidente entre redução da longevidade e o sedentarismo.

Os motivos dessa relação ainda não são totalmente claros, mas sabe-se que o exercício e a movimentação têm um efeito positivo sobre o funcionamento cardiovascular. "Eles ajudam no controle de triglicérides, diminuem o risco cardíaco e ainda melhoram a pressão arterial", dizem os autores do estudo. O conselho é mudar as atitudes: em vez de mandar mensagens de texto ou e-mails a um colega, ande um pouco para dizer olá.

Largue o sedentarismo e se proteja contra 5 doenças
Pouco tempo, preguiça, vergonha de encarar a academia ou falta de dinheiro são motivos comuns para correr dos exercícios. Mas nenhum deles ganha - ou deveria ganhar! - da lista de benefícios que você usufrui quando começa um treino regular. O sedentarismo favorece uma série de doenças, além de agravar muitos problemas de saúde. Combatê-lo é uma forma de viver mais e melhor. Confira a lista de inimigos que você deixa para trás quando começa a mexer o corpo.

Diabetes
Segundo o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Albert Einstein, o aumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal, é um dos principais fatores que levam ao quadro de resistência à insulina. "O hormônio sintetizado no pâncreas não consegue mais agir no organismo, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique muito elevado", explica. A melhor forma de se prevenir contra o diabetes é aliando uma boa alimentação à prática regular de exercícios físicos.

Câncer
Alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, estão diretamente associados à obesidade, uma das principais doenças decorrentes do sedentarismo. Isso porque o excesso de peso aumenta a produção de radicais livres pelo corpo, fazendo com que o organismo não dê conta de combatê-los. Isso origina pequenas inflamações que podem se tornar um câncer. Além disso, pessoas que praticam exercícios também costumam ter hábitos de vida mais saudáveis, como se alimentar de maneira equilibrada e fazer exames médicos rotineiramente.

Pressão alta
"Indivíduos sedentários obrigam o coração a trabalhar mais: o músculo cardíaco precisa fazer mais pressão para que o sangue consiga correr por todo o corpo, aumentando a pressão arterial", explica o cardiologista Rui Ramos, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Por isso, quem realiza atividades físicas não só reduz a pressão como ainda previne contra o aparecimento da doença, pois aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular.

Osteoporose
"Os exercícios ajudam na formação de massa óssea e, por isso, previnem o desenvolvimento da osteoporose", afirma Ricardo Nahas. Segundo ele, a atividade física também ajuda a fixar o cálcio nos ossos, o que é fundamental para evitar a doença, uma vez que ela é causada pela progressiva descalcificação.

Depressão
"O sedentário não tem disposição para executar as tarefas do trabalho, realizar programas de lazer e ainda se entrega mais facilmente a vícios, como o alcoolismo", afirma o médico do esporte Ricardo. Se você já tem predisposição à depressão, a ausência de atividades físicas acentua ainda mais esta tendência. Por outro lado, aderir a um treino regular pode funcionar como coadjuvante no tratamento da doença.

Fonte Minha Vida

Pílula anticoncepcional piora o sexo, mas pode aumentar relacionamentos em até dois anos

Estudo mostra que percepção feminina em relação ao amor e o sexo muda com o medicamento

A pílula anticoncepcional piora o sexo, mas pode aumentar os relacionamentos em até dois anos, de acordo com um estudo da Universidade Stirling, na Inglaterra. A informação foi publicada no jornal britânico Daily Mail nesta quarta-feira (28).

De acordo com a pesquisa, o uso deste medicamento pode alterar as percepções da mulher em relação ao amor e também ao sexo. O médico autor do estudo Craig Roberts disse que as mulheres deveriam optar um método preventivo de contracepção não hormonal meses antes do casamento.

- Pode ser uma maneira para a mulher se assegurar ou verificar se realmente está atraída por seu parceiro.

Ainda segundo Roberts, as mulheres que conheceram seus maridos tomando a pílula tiveram relacionamentos mais longos – dois anos a mais em média, e eram menos propensas a se separar.

- Portanto, não é uma notícia boa e uma má notícia para as mulheres que tomam o medicamento. Um efeito parece compensar para o outro.

Fonte R7

Grávida acusa implante de silicone PIP estourado por morte de seu bebê

pip
Após parto prematuro, ela põe culpa no material industrial que vazou no corpo dela

Suzanne, uma inglesa de 31 anos, está culpando os implantes de silicone PIP (que foram banidos no Brasil) pela morte de seu bebê, durante sua gravidez.

Como a morte do bebê ficou sem explicação aparente, ela aposta no vazamento do implante e quer evitar que outras mulheres passem pelo mesmo problema.

- Fiquei doente por anos quando descobri que meus implantes haviam rompido, vazando silicone industrial pelo meu corpo. O silicone supostamente deveria ser usado em colchões, não em humanos. Se ele conseguiu me deixar tão doente, não tenho dúvida do que deve ter feito com meu pequeno e indefeso bebê.

Suzanne, que é de Widnes, na Inglaterra, também tem uma filha de 14 anos. Agora ela está esperando para que seus implantes sejam removidos, enquanto visita, semanalmente, o túmulo de seu bebê - que nasceu prematuramente com 27 semanas.

- Quando eu decidi ter implantes, eu achei que sabia dos riscos. Eu nunca pensei que perder meu filho fosse um deles. Agora quero pressionar por uma investigação, porque eu acho que meu filho estaria vivo agora se meus implantes não tivessem estourado. Nenhuma mãe deveria enterrar seu filho. A ideia de que meus implantes podem ter tido um papel crucial na morte dele me mata.

Suzanne colocou os implantes em Manchester, cidade grande inglesa, em 2007 - quando ela tinha 26 anos.

Fonte R7

Estabelecimento que oferecer mamografia ruim será punido

Locais terão que provar qualidade até o fim do ano, de acordo com o Ministério da Saúde

Os 1.386 estabelecimentos que oferecem exames de imagem de mamografia no País, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, têm até o final do ano para comprovar ao Ministério da Saúde a qualidade dos serviços.

Após esse prazo, irregularidades constatadas recentemente (mamógrafos mal utilizados, profissionais sem capacitação técnica para operar os equipamentos e erros em laudos) poderão ser punidas com o descredenciamento dos estabelecimentos particulares dos planos de saúde e o corte do repasse feito pela Pasta no caso de exames via SUS (Sistema Único de Saúde).

A medida está prevista no Pnqm (Programa Nacional de Qualidade em Mamografia), cujas regras foram publicadas terça-feira (27) no Diário Oficial.

O objetivo é certificar os 3.200 mamógrafos do País para melhorar o diagnóstico do câncer de mama e diminuir em até 20% a taxa de mortalidade pela doença.

Fonte R7

Estudo descobre proteína responsável pela calvície

Pesquisa norte americana foi desenvolvida em camundongos com cabelo humano

Pesquisadores descobriram uma proteína que é a responsável por afinar e provocar a queda dos cabelos. Ela se concentra principalmente nas regiões calvas, de acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, o estudo ajudará a desenvolver um creme para atuar contra a queda.

O estudo foi feito em camundongos que receberam cabelos humanos implantados.

Assista ao vídeo:


Fonte R7

São Paulo terá atestado médico digital

O recurso deve ajudar a combater fraudes no sistema de saúde

Os médicos do Estado de São Paulo terão uma ferramenta para emitir atestados digitais a partir de segunda-feira (2). A novidade, lançada pela APM (Associação Paulista de Medicina), permitirá que empregadores verifiquem pela internet a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários.

O recurso, garante a associação, ajudará a combater fraudes no sistema de saúde, avalia o médico Florisval Meinão, presidente da APM.

— A gente não tem uma dimensão exata das fraudes, mas sabe que é uma coisa muito comum.
Segundo ele, muitos médicos são chamados às delegacias para prestar esclarecimentos sobre atestados emitidos em seus nomes. O documento digital teria, portanto, a finalidade de provar que se trata de um atestado autêntico.

Para emitir o chamado e-atestado, o médico deverá ter um documento eletrônico de identidade (e-CPF) e registrar as informações do paciente nos campos indicados no site da APM.

Cada atestado, que custará R$ 1, gerará um número único que poderá ser usado pelos empregadores para a verificação da autenticidade do documento apresentado.

O médico Davi Uip comenta a novidade:

 Fonte R7

Pro Matre inaugura unidade de terapia semi-intensiva

Foco do espaço está no tratamento das patologias mais frequentes na gestação, como trabalho de parto prematuro, a diabetes gestacional, a ruptura prematura de membranas, entre outras

A Maternidade Pro Matre Paulista acaba de anunciar a nova Unidade de Terapia Semi-Intensiva, com foco no tratamento das patologias mais frequentes na gestação, como a DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gestação), o trabalho de parto prematuro, a diabetes gestacional, a ruptura prematura de membranas, entre outras.

O serviço acolhe, principalmente, grávidas com idade gestacional mais próxima de 40 semanas. “Manter essa paciente internada, com monitorização constante, geralmente possibilita estender mais a gravidez, o que é importante para a saúde do feto, ajudando a evitar partos prematuros e, consequentemente, a internação no bebê na UTI Neonatal”, afirmou a instituição em comunicado.

Gestação de risco
De acordo com a Pro Matre, as gestações de risco, que aumentaram consideravelmente nos últimos anos, estão relacionadas com as consequências da vida urbana, com excesso de compromissos, trânsito, poluição ambiental, alimentação inadequada, etc.

Além dos fatores ambientais, mulheres na faixa acima de trinta anos de idade constituem o perfil de pacientes com maior potencial para gestação de risco.

Fonte Saudeeb

Campanha de descarte de medicamentos em Itatiba -SP

Regras de descarte de medicamentos podem ser votadas pela CAS

A dispensação de remédios para uso humano e veterinário pode passar a ser responsabilidade de seus fabricantes e de toda a cadeia de comércio

O descarte de medicamentos para uso humano e veterinário pode passar a ser responsabilidade de seus fabricantes e de toda a cadeia de comércio. Proposta com o objetivo de estabelecer a chamada logística reversa consta na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desta quarta-feira (28).

O projeto de lei do Senado (PLS) 148/2011, do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), altera a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) para obrigar fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes desses medicamentos a assegurar sistema de logística reversa para que os consumidores devolvam esses aos comerciantes ou distribuidores, após o uso. Desta forma, os produtos seriam descartados de forma segura.

Ao justificar o projeto, o autor ressaltou que medicamentos são a primeira causa de intoxicação das pessoas na maioria dos países desenvolvidos e no Brasil. As principais vítimas, observou, são crianças menores de cinco anos. A matéria tramita em conjunto com os PLS 718/2007, 169/2008 e 494/2009, e tem parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS).

Fonte SaudeWeb

Linha de crédito para reestruturação financeira de filantrópicas é assinada

Taxa de juros entre convênio do BNDES e Ministério ficará no máximo em 10% ao ano, uma redução, no mínimo, de três pontos e meio percentuais

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assina nesta quarta-feira (28) convênio em reunião da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da área de saúde. O convênio entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Saúde se destina à reestruturação da linha de crédito BNDES – Saúde.

A assinatura do convênio entre o BNDES e o Ministério da Saúde é resultado da audiência pública proposta pelos deputados Antonio Brito (PTB-BA) e Saraiva Felipe (PMDB-MG), realizada no ano passado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O BNDES aprovou novas condições para a linha de crédito “BNDES Saúde” destinada à reestruturação financeira das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da saúde que prestam serviços ao Sistema Único do Saúde (SUS).

Inicialmente a linha de crédito previa uma taxa de juros da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo – 6%) mais 4% de remuneração básica do BNDES e 0,5% de taxa de intermediação financeira, além de não estipular limite para a taxa de remuneração da instituição financeira credenciada a operar a linha de crédito, mas que em geral vinha sendo praticado em torno de 3%, perfazendo um total de 13,5% ao ano.

Com as novas condições, a linha de crédito ficará no máximo em 10% ao ano, uma redução, no mínimo, de três pontos e meio percentuais, ficando a TJLP, mais 1,5% de remuneração, 0,5% de intermediação e limitando-se ao máximo de 2% a remuneração da instituição que operará o empréstimo.

Houve também uma ampliação no prazo de pagamento do empréstimo que era de 72 meses com 12 de carências, incluso no prazo total, passando agora para 120 meses, com 1 mês de carência, ou seja, um aumento de 4 anos para pagamento.

Certificação de entidades beneficentes
As entidades filantrópicas na área da saúde têm encontrado grande dificuldade na renovação dos seus certificados junto ao Ministério da Saúde. Durante o evento, um técnico do ministério vai esclarecer a situação atual da certificação das entidades beneficentes de assistência social na área da saúde (Cebas) e tirar dúvidas.

Fonte SaudeWeb

AACD e Microsoft assinam protocolo para reabilitação física

O objetivo é estimular o desenvolvimento de tecnologias baseadas no Kinect, sensor de movimento para jogos do Xbox 360, para uso no tratamento de pacientes da entidade

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a Microsoft Brasil assinaram, nesta terça-feira (27), um protocolo de cooperação que visa ao desenvolvimento de produtos e aplicações destinadas a ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência.

Para o superintendente geral – CEO da AACD, João Octaviano Machado Neto, o acordo tem a missão de representar um avanço tecnológico em benefício das crianças e dos adolescentes com deficiência física. Ele diz que são dois parceiros que tem o objetivo de aplicar tecnologias modernas à fisioterapia.

De acordo com o diretor de competitividade nacional da Microsoft Brasil, Roberto Prado, a medida que a Microsoft cresce, aumenta o desejo de promover um impacto positivo. E ressalta que tem a meta de criar tecnologias que mudem a vida das pessoas.

Brincar virtual
Jogos de Xbox são aplicados na AACD no espaço Brincar Virtual, uma das modalidades terapêuticas da Terapia Ocupacional. A superintendente técnica de reabilitação da AACD, Alice Ramos, conta que praticando os jogos, o paciente trabalha a amplitude de movimentos articulares, a coordenação motora, o equilíbrio, a organização espaço/temporal, além de promover melhora da capacidade de atenção e concentração nas atividades, repercutindo nos ambientes domiciliar e escolar.

Alice esclarece que a terapia virtual é complementar às demais, não havendo substituição de uma pela outra. E ressalta que é uma complementação ao tratamento convencional. Tem objetivos claros, específicos e com tempo de intervenção definido. Não é como brincar em casa, mas as crianças certamente encontram um tempo de diversão e lazer enquanto os nossos terapeutas as observam clinicamente.

Fonte SaudeWeb

Fabricante BlackBerry aposta em Saúde

Empresa RIM, que fabrica o PlayBook, está com um projeto em andamento com uma secretaria estadual para implantação do prontuário eletrônico

A briga pelo mercado de tablets tem sido intensa. Desde que a Apple colocou o iPad no mercado, a concorrência tem trabalhado forte e evoluído o conceito, trazendo diversas opções com variedade de tamanho e sistema operacional. Depois do iOS, o Android tem sido uma das plataformas que mais ganha mercado, mas a Research in Motion (RIM), fabricante dos equipamentos BlackBarry, acredita que seu PlayBook ainda pode virar o jogo, sobretudo, no ambiente corporativo.

A recente atualização do sistema operacional do tablet, agora na versão 2.0, traz modificações que podem ajudar na estratégia da RIM, como apresentou Renato Martins, gerente de contas estratégias da fabricante, em evento para jornalistas em São Paulo. Entre as melhorias está a inclusão de um cliente nativo de email, assim, o usuário não precisa necessariamente ter um BlackBerry em mãos para cadastrar uma conta de email e acessá-la via PlayBook. Integração de calendários, compatibilidade com aplicativos Android e evolução do teclado virtual são outras vantagens.

Saúde
Mas afora essa atualização da plataforma, Martins entende que a boa receptividade ao tablet no mundo corporativo está muito baseada nas características robustas do aparelho, na segurança oferecida e, também, na função de vídeochamada. “A aceitação tem sido muito boa. Acreditamos que entre os setores mais fortes estão financeiro (incluindo seguradoras), governo, com saúde também, e educação.”

Na área de saúde, por exemplo, a RIM está com um projeto em andamento com uma secretaria estadual para implantação do prontuário eletrônico, a partir de uma aplicação desenvolvida por um parceiro com base em HTML5. Como se trata de um piloto e a compra depende de processos de licitação, os detalhes do projeto não podem ser divulgados, mas Martins entende que implantações como essas tendem a ser comuns.

Outras duas iniciativas citadas como exemplos pelo executivo e que, de certa forma, mostram que a RIM trabalha para recuperar um espaço ainda dominado por iPad e tablets Androids, são um projeto com uma seguradora, para levar o business intelligence e um sistema de cotação de seguros para o PlayBook, tudo via aplicativo, e outro com um colégio privado de ensino médio, para melhorar a interatividade dos alunos na sala de aula.

Fonte Saudeweb

Planos devem cobrir tratamentos de emergência, mesmo durante carência

A Quarta Turma do STJ determinou não ser possível à seguradora invocar prazo de carência para restringir o custeio de procedimentos

A Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao acolher o recurso de um segurado contra uma operadora de plano de saúde, determinou não ser possível à seguradora invocar prazo de carência para restringir o custeio de procedimento de emergência. As informações são do jornal Infomoney.

O relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão, disse que é possível a estipulação contratual de prazo de carência, conforme o artigo 12 da Lei 9.656. Entretanto, ressaltou o ministro, o inciso V da mesma lei estabelece o prazo máximo de 24 horas para cobertura dos casos de urgência e emergência.

O ministro disse ainda que os contratos de seguro e assistência à saúde são pactos de cooperação e solidariedade, cativos e de longa duração, regidos pelo princípio da boa-fé objetiva e pela função social, com o objetivo principal de assegurar ao consumidor tratamento e segurança.

De acordo com Salomão, o Código de Defesa do Consumidor prevê a necessidade da adequação dos produtos e serviços à legítima expectativa que o consumidor tem de, em caso de pactuação de contrato oneroso de seguro de saúde, não ficar desamparado, no que tange a procedimento médico premente e essencial à preservação de sua vida.

O caso
O caso em questão ocorreu em setembro de 2002, quando uma das maiores operadoras de plano de saúde do país se recusou a pagar os procedimentos de quimioterapia, de cirurgia, hospitalares e correlatos, relativos a menor de idade com tumor diagnosticado no cérebro.

Na época, a seguradora alegou que o menor constava no grupo de carência 2 do contrato, estando submetido ao prazo de carência de 180 dias, a partir da data de adesão ao seguro. Ao julgar o caso, o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) considerou válida a cláusula que estabeleceu prazo de carência, mesmo porque o período estava de acordo com os limites impostos na legislação específica e o fato era conhecido do representante legal do menor.

Entretanto, o Tribunal entendeu que a seguradora tinha obrigação de arcar com as despesas de internação nas primeiras 12 horas de atendimento, incluindo exames solicitas antes da cirurgia.

A defesa do segurado recorreu, contudo, ao STJ, alegando que o artigo 35-C da lei 9.656/98 não limita o custeio dos procedimentos de urgência ou emergência às primeiras 12 horas de internação, sustentando que o titular do seguro aderiu a um plano hospitalar, que, conforme Resolução 13 do Conselho de Saúde Complementar, estabelece que, nos contratos de plano hospitalar, deve haver cobertura aos atendimentos de urgência e emergência que evoluírem para internação, desde a admissão do paciente até sua alta

Fonte SaudeWeb

Prefeitura Municipal de Caconde - SP

A Prefeitura Municipal de Caconde, São Paulo, realiza concurso para provimento de 2 vagas para o Distrito de Barrânia.

Inscrições:
Até 30 de março, no Centro Cultural e Comunitário Portal da Amizade, Rua Isaías Fernandes Correia, nº. 225, Distrito de Barrânia, Caconde

Valor:
R$ 10,00.

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 600,00

Provas:
Prova escrita: 15 de abril

Prefeitura Municipal de Araçariguama - SP

A Prefeitura Municipal de Araçariguama realiza concurso para provimento de 56 vagas

Inscrições:
Até 16 de abril pelo http://www.institutobrio.org.br/


Valor:
R$ 25,00, R$ 30,00 ou R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 701,12 a R$ 2.298,48

Provas:
Prova objetiva: 6 de junho
Haverá prova prática para Coletor de Lixo e prova de títulos para nível superior.

Cargos:
Fundamental - Coletor de Lixo, Auxiliar de Consultório de Odontologia, Motorista de Ambulância e Recepcionista da Saúde;
Médio - Técnico em Gesso, Instrutor Educacional de Braille e Interlocutor de Libras;
Superior - Nutricionista, Professor Adjunto de artes, artes cênicas, ciências, espanhol, filosofia, geografia, história, inglês, matemática, português e sociologia, Professor Adjunto - Ensino Fundamental - Ciclo I, Professor Adjunto - Educação Infantil, Professor de Deficiência Intelectual, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental - Ciclo I, Professor de matemática, informática, artes cênicas e dança, Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Altos – PI

A Prefeitura Municipal de Altos – PI realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 26 de abril, pelo http://www.institutomachadodeassis.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.800,00

Provas:
Prova objetiva: 6 de maio
Haverá prova de títulos para nível médio e superior

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Diversos e Vigia;
Médio - Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Professor Classe - A - Ensino Médio, Facilitador Social de Oficinas, Monitor de Informática, Monitor de Peti, Monitor de Futebol, Monitor de Música - Percussionista, Motorista D, Entrevistador Cadastral, Educador Social, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório, Auxiliar de Enfermagem e Eletricista;
Superior - Professor Classe - A - Nível I - Polivalência, Assistente Social, Psicólogo, Educador Pedagogo, Educador Físico, Orientador Social, Nutricionista, Procurador do Município, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Arte Terapeuta, Médico, Médico - PSF, Engenheiro Civil e Fiscal de Tributos

Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre - IMESF/RS

O IMESF - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 9 de abril, pelo http://www.fundacaolasalle.org.br/.


Valor:
De R$ 45,00 a R$ 100,00.

Cargos:
Nível Superior: Administrador (2), Assessor para Assuntos Jurídicos (1), Cirurgião-Dentista (37), Contador (1), Enfermeiro (140), Médico (140);
Nível Médio/Técnico: Assistente Administrativo (8), Técnico em Contabilidade (2), Técnico em Enfermagem (280), Técnico em Saúde Bucal (37), Técnico em Segurança do Trabalho (1);
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde da ESF (319), Agente de Combate às Endemias (140), Auxiliar de Gabinete Odontológico (37).

Remuneração:
De R$ 1.333,03 a R$ 9.681,20.

Provas:
Prova Objetiva
Provas de Títulos para Auxiliar de Gabinete Odontológico, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde da ESF, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem e Médico;
Haverá Prova de Redação para Assistente Administrativo; exame de Experiência Profissional para Auxiliar de Gabinete Odontológico, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde da ESF, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal; e Prova Discursiva para Assessor para Assuntos Jurídicos.

As provas serão realizadas em 6 e/ou 13 de maio

Governo da Bahia

O Governo da Bahia realiza concurso para provimento temporário de vagas para a Secretaria de Saúde

Inscrições:
Até 30 de março, pelo http://www.saude.ba.gov.br/


Área:
Medicina

Seleção:
Haverá Análise Curricular e entrevista

Câmara Municpal de João Pessoa - PB

A Câmara Municpal de João Pessoa, Paraíba, realiza concurso para provimento de 28 vagas

Inscrições:
De 19 de março a 11 de abril, pelo www.faperp.org.br/cmjp.


Valor:
De R$ 60,00 a R$ 80,00

Cargos:
Médio - Assistente de Estúdio, Diretor de Imagem, Editor de Imagem, Operador de Áudio, Operador de Câmera, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico Legislativo.
Superior - Consultor Contábil, Consultor em Comunicação Social, Consultor Jurídico, Médico e Redator de Atas.

Remuneração:
R$ 2.529,87.

Provas:
Provas objetivas e provas discursivas: 20 de abril

Câmara Municipal e Prefeitura de Chuí - RS

A Câmara e a Prefeitura de Chuí, Rio Grande do Sul, realizam concurso para o preenchimento de 81 vagas

Inscrições:
Até 9 de abril, pelo www.objetivas.com. ou na Rua Chile, nº. 1.553, centro

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 90,00

Remuneração:
De R$ 389,96 a R$ 1.481,82

Provas:
Prova escrita: 13 de maio
Haverá prova prática para Agente Social, Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para Pedagogo, Professor de Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Professor Ensino Fundamental Séries Iniciais e Supervisor Escolar.

Cargos:
Fundamental - Atendente, Fiscal, Merendeira, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Servente, Zelador, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Expediente.
Médio - Agente Administrativo, Agente Sanitário, Agente Social, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.
Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Instrutor de Informática, Médico-Veterinário, Pedagogo na área de Orientação Educacional, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais nas disciplinas de Artes Plásticas, Educação Física, História, Inglês e Português, Psicólogo e Supervisor Educacional.
br

Prefeitura de Naviraí (MS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 09 vagas de nível médio, com salário de até R$ 770,59.
Cargos: Auxiliar em saúde bucal, Auxiliar de Laboratório e Auxiliar de Enfermagem.
As inscrições serão recebidas diariamente nos dias úteis, na Gerência Municipal de Saúde de Naviraí, situada na Avenida Amélia Fukuda, 100, Centro, Naviraí – MS, no período de 20 a 30 de março de 2012, nos horários de 07:30 às 17:00. Não será cobrada taxa de inscrição.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: Fotocópia da Carteira de Identidade, Fotocópia do CPF, PIS/PASEP, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade (certificado de conclusão do curso profissionalizante) Cédula de Identidade fornecida pelo conselho de classe.
Os documentos poderão ser autenticados no ato da inscrição pelos membros da Comissão, desde que o candidato apresente para conferência os originais juntamente com a cópia.
O processo seletivo será constituído de análise de currículos e títulos e terá validade pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Salgadinho (PE) abre processo seletivo

O Prefeito do Município de Salgadinho, Estado do Pernambuco, vem através de aviso informar que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de provas. Serão ofertadas 04 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente de Combate às Endemias – ACE.
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março de 2012, a serem realizadas na Secretaria de Ação Social, situada à rua Beira Rio, s/n, centro, Salgadinho/PE.
Maiores informações na Secretaria de saúde no endereço: Rua Antônio Gomes de Moura, 54 centro.

Prefeitura de Esplanada – BA abre Processo Seletivo

A Prefeitura da cidade baiana de Esplanada abriu processo seletivo para preenchimento de 205 vagas em todos os níveis de escolaridade. As contratações dos aprovados dentro do quantitativo de vagas se darão por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), tendo validade inicial de 01 ano para todos os cargos almejados. Confira o edital.

Cargos

Ensino Fundamental Incompleto: Motorista Categoria B, Ajudante de Pedreiro.
Ensino Fundamental Completo: Condutor de Turismo, Auxiliar Administrativo, Salva-Vidas.
Ensino Médio e Especializações Técnicas: Educador Social, Orientador Social, Facilitador Social, Coordenador, Secretário Escolar, Técnico em ACD de PSF, Enfermeiro de PSF, Técnico de Enfermagem de PSF, Enfermeiro Coordenador, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Técnico de RX, Condutor, Coordenador Técnico, Facilitador, Fiscal de Obras e Posturas, Auxiliar Administrativo.
Ensino Superior, Graduações Técnicas e Especializações: Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Professor Instrutor de Libras, Professor, Odontólogo de PSF, Médico de PSF, Enfermeiro de PSF, Médico Clínico PACS, Médico Psiquiatra do CAPS, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional do CAPS, Assistência Social do CAPS, Psicólogo do CAPS, Médico Acupunturista do NASF, Médico Ginecologista do NASF, Fisioterapeuta NASF, Instrutor de Educação Física do NASF, Médico Plantonista, Enfermeiro Coordenador, Médico Pediatra.

Inscrições

Todas as inscrições poderão ser realizadas através do site da organizadora (http://www.libri.com.br/) até o dia 03 de abril de 2012. As taxas de inscrição são dividas em três valores de acordo o grau de instrução:
Nível Fundamental: R$ 25,00
Nível Médio: R$ 40,00
Nível Superior: R$ 50,00
O prazo para pagamento do boleto bancário é até dia 04 de abril de 2012, caso esta data seja ultrapassada não será mais aceita.

Avaliações

As avaliações do processo seletivo para todos os candidatos será constituída de questões de múltipla escolha, mas cada prova será elaborada de acordo o nível de instrução. 
A prova de títulos será específica para Ensino Superior e deverá ser divulgada pelo portal da organizadora.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Vista Alegre do Alto – SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto, que possui população de 6.889 habitantes, lançou concurso público para provimento de 55 vagas em todos os níveis de instrução. Os salários estão de acordo o cargo exercido e variam entre R$ 1.000,00 a R$ 3.598,00.
Cargos: Servente, Merendeira, Ajudante Geral, Inspetor de Alunos, Varredor de Rua, Cozinheira, Zelador Velório, Faxineiro, Mensalista I, Lixeiro, Jardineiro chefe, Tratorista, Auxiliar de Enfermagem, Motorista de Ambulância, Monitor de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Enfermeira Padrão, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico.
Todas as inscrições deverão ser realizadas somente de forma presencial, podendo ser também feita por um procurador. O local indicado é a Biblioteca Municipal de Vista Alegre do Alto, sita à Praça Dr. E. H. Ower  Sandolth, nº 278, Centro e o horário de atendimento é de 08 às 17 horas no período que se estenderá até o dia 30 de março de 2012.
As provas práticas (para alguns cargos) e objetivas serão aplicadas em data ainda a ser divulgada.

Concurso Prefeitura de Irupi (ES) 2012

A Prefeitura de Irupi, cidade com 11.729 habitantes localizada no Estado do Espírito Santo, anunciou que estarão abertas inscrições para concurso público de provas e títulos. São oferecidas 51 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2532,54. Confira o edital.

Cargos

Braçal, Monitor de Transporte Escolar, Merendeira, Servente, Bombeiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Atendente, Distribuidor de Merenda, Guarda Municipal, Atendente de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Escriturário, Auxiliar de Secretaria Escolar, Oficial Administrativo, Secretário Escolar, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Vigilância Epidemiológica, Pedagogo, Professor, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista e Psicólogo. Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período compreendido entre 10 e 27 de abril de 2012, das 09:00 às 16:00 horas, na Secretaria Municipal de Esportes, situada a Rua Jalmas Gomes de Freitas, s/n, Centro ou através do site http://www.magnusconcursos.com.br/.
As inscrições variam entre R$ 36,00 e R$ 149,00 de acordo o cargo escolhido.

Prova

O concurso será constituído de provas objetivas, práticas e de títulos.
As provas objetivas e práticas serão realizadas na própria cidade, nos dias prováveis 19 e 20 de maio de 2012, em locais e horários a serem divulgados na sede da Prefeitura de Irupi e pela internet a partir do dia 16 de maio de 2012.
Quanto aos títulos, o candidato deverá enviá-los por meio de SEDEX com aviso de recebimento e data de postagem até o dia 06 de junho de 2012, para a Prefeitura Municipal de Irupi - Concurso Público 001/2012, Rua Jalmas Gomes de Freitas, s/n, Centro – Irupi / ES – CEP: 29398-000.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Prudentópolis (PR) 2012

Com a finalidade de preencher 34 vagas mais cadastro reserva, a Prefeitura de Prudentópolis, cidade localizada a 203 km de Curitiba, no Paraná, abre inscrições para concurso público. São oferecidas oportunidades para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
O salário inicial varia entre R$ 622,00 a R$ 10.919,60, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Agente de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Engenheiro, Médico, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo, Técnico Agrícola, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Enfermeiro, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional, Artesão, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Dentista e Auxiliar de Odontologia.
As inscrições seguem até o dia 25 de abril de 2012, no site http://www.saber.srv.br/. A taxa é de R$ 30,00 para os cargos de níveis fundamental, R$ 60,00 de médio e R$ 120,00 para os de nível superior.
As provas objetivas e práticas estão previstas para 13 de maio de 2012, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.
O gabarito preliminar será publicado no site http://www.saber.srv.br/ e afixado no mural da Prefeitura de Prudentópolis – PR às 21 horas do dia 13 de maio de 2012.
O presente concurso público terá validade de 02 anos, a serem contados da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Bela Vista da Caroba - PR

A Prefeitura de Bela Vista da Caroba, no Estado do Paraná, está com inscrições abertas para realização de concurso público, visando o provimento de 30 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos oferecidos variam de R$ 510,24 a R$ 5.157,70, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Serão destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas existentes.
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de abril de 2012, através da internet, no endereço eletrônico http://www.saber.srv.br/.
Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 60,00 nível médio e R$ 100,00 para nível superior.
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 20 de maio de 2012, no período da manhã, em local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.
O Concurso Público terá validade por 02 (dois) anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Inácio Martins - PR

Destinado ao preenchimento de 42 vagas nos cargos de níveis médio e superior, a Prefeitura de Inácio Martins, no Paraná, abriu inscrições para concurso público, através do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda.
Os salários previstos variam de R$ 622,00 a R$ 8.200,00, em jornadas de 40 horas semanais para todos os cargos.
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de abril de 2012, através da internet, no endereço eletrônico http://www.saber.srv.br/.
Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 50,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior.
A prova escrita objetiva será realizada em data provável de 27 de maio de 2012, em horário e local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.
O concurso público - Emprego Público terá validade por 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Saiba mais