Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Técnica criada no Brasil salva vida de bebê no útero da mãe

Reprodução/ Rede Record
Em novo método, médicos fazem pequenos furos no abdome da
 gestante e operam o feto ainda dentro do útero
Em novo método, é possível operar a criança antes do nascimento
 
Uma técnica desenvolvida aqui no Brasil torna muito mais simples e mais segura uma cirurgia complicada que corrige um problema na medula dos recém-nascidos. O novo método, que está sendo realizado em São Paulo, faz com que seja possível operar o bebê ainda dentro do útero da mãe, minimizando os riscos a sua vida.
 
Em uma gestação normal, a espinha dorsal se fecha na sétima semana, mas um defeito congênito, a mielominingocele, também conhecida por espinha bífida, não deixa isso acontecer. Assim, a medula do bebê fica exposta e o liquido amniótico provoca lesões em sua coluna.
 
Diferentemente da cirurgia tradicional em que o bebe é operado fora da barriga da mãe e depois é colocado de volta, no novo método, os médicos fazem pequenos furos no abdome da gestante e operam o feto ainda dentro do útero. Uma película desenvolvida pela médica Denise Pedreira reveste a medula do bebe até que a pele cicatrize.
 
― É uma técnica em que fazemos correção do defeito, mas de uma forma minimamente invasiva.
 
Segundo os médicos, a exposição da medula durante a gestação pode causar problemas para andar, incontinência urinária e hidrocefalia.
 
R7

Receita de suco que previne e combate doenças da próstata

Foto: Reprodução
Graças ao tomate, um dos ingredientes da receita, este suco é riquíssimo em licopeno
 
O licopeno é a substância que dá a cor vermelha ao tomate, à cenoura, à goiaba, ao mamão, à melancia e a outros alimentos com essa cor.
 
É uma substância antioxidante que, quando absorvida pelo organismo, minimiza a ação dos radicais livres nas células.
 
Muitas pesquisas mostram o licopeno com propriedades para diminuir o risco de câncer de próstata e de doenças cardiovasculares.
 
O licopeno contribui também para atrasar o envelhecimento da pele e, por isso, auxilia no combate aos males dos raios ultravioleta.
 
O aipo/salsão, outro ingrediente da receita, é um diurético natural e, por isso, ajuda a glândula prostática, já que um dos maiores problemas causados pelo aumento da próstata é tentar urinar e não conseguir.
 
O aipo ainda é fonte de apigenina, substância que elimina e inibe a proliferação de células cancerosas.
 
E o gengibre, terceiro e último ingrediente da receita, é um poderoso anti-inflamatório, além de diurético, o que beneficia também a próstata.
 
A seguir, a receita do suco que previne problemas de próstata.
 
Ingredientes
  • 100 mL de água
  • 6 tomates
  • 2 ramos de aipo/salsão
  • 1 pedaço de 2,5 cm de gengibre
Modo de preparo
- Comece batendo no liquidificador os seis tomates e a água.
 
- Acrescente os dois ramos de aipo/salsão. Sem parar de bater, coloque o pedaço de gengibre.
 
- Coe e beba o suco na hora.
 
A Cura Pela Natureza

Manequim tecnológico simula emoções para treinar enfermeiros

Objetivo é que médicos e enfermeiros aprendam a 'ler' expressões faciais e ter compaixão por pacientes (Foto: BBC)
Foto: BBC
Objetivo é que médicos e enfermeiros aprendam a 'ler' expressões
 e ter compaixão por pacientes
O hospital universitário de Sheffield Hallam, na Grã-Bretanha, está testando um novo método para treinar estudantes de Medicina e Enfermagem
 
Trata-se de um manequim de treinamento que, quando visto sob a lente de um aplicativo de tablet, mostra uma imagem em 3D de uma 'pessoa real', com emoções, dores e aparência características de determinadas doenças. Veja o vídeo.
 
São gravações variadas, feitas por atores, simulando problemas médicos. O manequim reage então a estímulos provocados pelos estudantes.
 
Para Mandy Braislford, palestrante sênior do hospital universitário, isso permite avaliar a técnica usada pelos futuros enfermeiros e médicos - bem como a forma como eles tratam o paciente.
 
Manequim ajuda a avaliar atendimento de médicos e enfermeiros (Foto: BBC)
Foto: BBC
Manequim ajuda a avaliar atendimento de médicos e enfermeiros
 
BBC Brasil / R7

10 alimentos proibidos para cães

Foto: Reprodução
Cuidado com o que você dá ao seu animal de estimação
 
O que pode parecer inofensivo - como um pedaço de chocolate - pode ser fatal.
 
Se você não quer pôr a saúde de seu cachorro em risco, leia e divulgue a relação abaixo, que mostra 10 alimentos proibidos para cães.
 
Confira:
 
1. Cebola: contém tiossulfato, que é tóxico para cães. Ela pode causar anemia hemolítica, diarreia, vômito, febre e depressão.
 
2. Chocolate: contém teobromina, substância tóxica para cães.
 
3. Café e chá: contém cafeína, teobromina e teofilina, que podem afetar o sistema nervoso central, entre outras complicações.
 
4. Uva: contém uma substância que causa insuficiência renal em cães.
 
5. Nozes: são prejudiciais aos cães pelo alto teor de fósforo.
 
6. Abacate: pode causar pancreatite pela sua riqueza em gordura.
 
7. Bebidas alcoólicas: podem afetar o sistema nervoso, respiratório e cardíaco.
 
8. Leite: pela falta da enzima necessária para dissolver a lactose, o leite pode causar em cães vômito e diarreia.
 
9. Carnes processadas: Contêm gorduras e sal em excesso, que podem causar dor no estômago e pancreatite.
 
10. Sal: pode causar vômito, diarreia, depressão, tremores, febre, convulsão e morte.
 
A Cura Pela Natureza

Plantas medicinais: conheça as ervas que ajudam a combater doenças



Há poucos dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária) criou o registro dos produtos tradicionais fitoterápicos, que
atualizou o registro dos medicamentos deste tipo no Brasil. Segundo a agência,
são considerados produtos tradicionais fitoterápicos aqueles registrados com
base em literatura que indique uso seguro do produto em seres humanos por, no
mínimo, 30 anos.

A partir de agora, a substância só
poderá ser indicada para doenças que possam ser tratadas sem médico e não
poderão ser indicados para uso oftálmico, isso é, relativo aos olhos, ou injetável.O órgão também divulgou a “lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro
simplificado”, que engloba 43 plantas para quais a Anvisa reconhece a segurança,
eficácia e efetividade, devido a uma grande quantidade de dados já existentes
publicados sobre as espécies.

E você? Você já testou tomar uma xícara de chá para acabar com aquela sensação 
de inchaço ou dor de estômago, por exemplo? Veja as legendas a seguir e descubra que certas ervas ajudam a combater doenças!
Reprodução
Chá de erva-doce ajuda a aliviar dor de barriga e hortelã melhora diarreia
 
Há poucos dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou o registro dos produtos tradicionais fitoterápicos, que atualizou o registro dos medicamentos deste tipo no Brasil. Segundo a agência, são considerados produtos tradicionais fitoterápicos aqueles registrados com base em literatura que indique uso seguro do produto em seres humanos por, no mínimo, 30 anos.

A partir de agora, a substância só poderá ser indicada para doenças que possam ser tratadas sem médico e não poderão ser indicados para uso oftálmico, isso é, relativo aos olhos, ou injetável.

O órgão também divulgou a “lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro simplificado”, que engloba 43 plantas para quais a Anvisa reconhece a segurança, eficácia e efetividade, devido a uma grande quantidade de dados já existentes publicados sobre as espécies.

E você, já testou tomar uma xícara de chá para acabar com aquela sensação de inchaço ou dor de estômago, por exemplo?
 
Veja as legendas a seguir e descubra que certas ervas ajudam a combater doenças:
 
Segundo o farmacêutico Luiz Pianowski, presidente do laboratório Kyolab e membro do Conselho Científico da Amazônia, as ervas podem ser tão eficazes quanto alguns medicamentos no combate de doenças, “desde que o consumo seja feito na dose certa”.

— Antes de consumir qualquer tipo de chá, é necessário consultar o médico para diagnosticar corretamente o problema. O chá tem dose correta para ser consumido e, se ingerido de forma inadequada, pode mascarar os sintomas de uma doença mais grave ou piorar a saúde do paciente. Uma dica é verificar na embalagem do chá a dose diária indicada para consumo e a forma de preparo.
 
O especialista alerta que pacientes em tratamento de câncer e Aids não podem substituir os medicamentos pelas ervas. No entanto, ele ressalta que a terapia alopática também utiliza algumas moléculas de plantas medicinais.

— Para a quimioterapia, é usado o extrato de taxol que vem da planta taxus brevifolia. Ele é um anti-cancerígeno que impede a divisão das células cancerígenas. Já para o tratamento da Aids é utilizado a eufósia. No entanto, como essas plantas contêm substâncias tóxicas, separamos apenas algumas de suas moléculas. Se usadas em grandes quantidades, podem intoxicar o organismo e levar o paciente à morte.
 
De acordo com o farmacêutico, a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras. Por isso, é comum observar o nome do ingrediente na composição de muitos produtos para queimadura solar.— É importante lavar a planta antes de aplicar seu ”gel” na área afetada. Caso ela esteja contaminada com algum tipo de bactéria, pode piorar a queimadura. Mas, vale ressaltar que dependendo da gravidade do quadro, é fundamental procurar o médico
Getty Images
a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras
Para Pianowski, as plantas medicinais têm tanto o poder de aliviar os sintomas de algumas doenças como também de curá-las.

— No caso de gases, as ervas ajudam a romper as bolhas formadas no organismo e alivia a dor e o incômodo. Já a irritação gástrica provocada por algum alimento ou nervosismo, pode ser tratada com a planta espinheira santa. Como ela contém uma substância chamada tanino, é capaz de revestir o estômago e melhorar o quadro. Neste caso, podemos dizer que a planta pode curar.   

No entanto, o especialista acrescenta que se a pessoa apresentar uma úlcera grave, por exemplo, não deve consumir nenhum tipo de chá medicinal. Neste caso, ele recomenda procurar ajuda médica.
 
De acordo com o farmacêutico, as plantas medicinais mais consumidas são erva-doce, camomila, boldo, espinheira santa, erva-cidreira e capim santo. 

— Os chás destas plantas podem ser consumidos por dois dias, período em que os sintomas costumam desaparecer.
 
Segundo o farmacêutico, o chá de erva-doce é utilizado para aliviar dor de barriga, gases e inchaço. No caso de gases, ele explica que “uma xícara deste chá substitui medicamentos, como o dimeticona ou simeticona”. 
 
Já o chá de espinheira santa pode ser consumido por pessoas que sofrem de gastrite nervosa ou úlcera leve.
 
Pianowski explica que a folha de hortelã contribui no combate a giárdia (diarreia e dificuldade na absorção intestinal) e ameba. Já o chá de camomila é usado como anti-inflamatório e dores estomacais.

— No caso de pessoas com problemas no fígado, o mais indicado é o chá de boldo ou carqueja. Esta última, inclusive, também ajuda a combater dores de estômago.
 
Para as pessoas muito ansiosas ou com insônia, o farmacêutico recomenda a erva-cidreira (também chamada de capim santo). Segundo ele, a planta promove um efeito calmante, contribuindo para o relaxamento e uma boa noite de sono.
 
O chá de pata de vaca ajuda a baixar a taxa de glicose no sangue, mas de forma temporária, avisa o farmacêutico.

— Por mais que a planta ajude a controlar a glicemia, é imprescindível que o diabético tenha acompanhamento médico e não deixe de tomar o medicamento ou aplicar a insulina. Outro ponto importante é que a pata de vaca só é eficaz para o diabetes tipo 2.
 
A isoflavona da soja é um derivado da soja que pode minimizar os sintomas da menopausa, como calor, transpiração, suores noturnos e irritabilidade.

— Para obter o benefício, a concentração de isoflavona precisa ser alta, por isso a melhor forma de consumir o produto é em comprimidos.
 
De acordo com o farmacêutico, a babosa é utilizada para tratar vários tipos de queimaduras. Por isso, é comum observar o nome do ingrediente na composição de muitos produtos para queimadura solar.

— É importante lavar a planta antes de aplicar seu ”gel” na área afetada. Caso ela esteja contaminada com algum tipo de bactéria, pode piorar a queimadura. Mas, vale ressaltar que dependendo da gravidade do quadro, é fundamental procurar o médico.
 
A alcachofra é uma planta medicinal que tem boa ação nos rins, fígado e digestão, além de contribuir para o emagrecimento. Segundo o farmacêutico, ela pode ser consumida diariamente, “em forma de salada, chá ou comprimidos”.
 
O guaco é uma planta medicinal com efeito broncodilatador e expectorante. A erva é muito usada para combater gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse e bronquite. O farmacêutico ensina adicionar mel ao chá e também lembra que a planta pode ser encontrada na composição de xaropes.
 
R7

Cientistas chineses acham relação entre mutação genética e câncer de pâncreas

Reprodução
Câncer de pâncreas
Um grupo de cientistas de Xangai encontrou relação entre a mutação de um gene humano com o desenvolvimento de um tipo de câncer de pâncreas, descoberta publicada pela revista "Nature Medicine"
 
"Este tipo de câncer foi detectado pela primeira vez há 100 anos, mas sempre tinha sido um mistério", explicou a pesquisadora Lu Yanjun, que lidera o projeto, ao jornal oficial "Shanghai Daily", que repercutiu nesta quarta-feira a descoberta. Lu e sua equipe do Hospital Popular Número 10 de Xangai detectaram que em todas as amostras estudadas do carcinoma adenoescamoso de pâncreas, um dos tipos mais agressivos de câncer pancreático, havia uma mutação do gene denominado 'UPF1'.
 
E descobriram que essa mutação interfere na formação e no desenvolvimento da doença. "Conhecer a mutação do UPF1 permitirá estabelecer uma medida de diagnóstico rápido e um alvo para a medicação no futuro", disse Lu.
 
Ele é especialmente difícil de detectar nos estágios iniciais porque a maioria dos pacientes é assintomática e só costuma ser diagnosticado em períodos avançados, quando menos de 10% dos pacientes consegue sobreviver à doença por mais de cinco anos.

Efe / R7

Falta de dinheiro para vacinar cães causa 'milhares de mortes' por raiva

Wally Santana/AP
De acordo com especialista, algumas das vacinas usadas
atualmente para prevenir a raiva em cães e outros animais são
de qualidade inferior à desejada
De acordo com especialista, tratamento da doença é mais caro que prevenção 
 
A falta de recursos para a vacinação de cachorros está provocando a morte, anualmente, de milhares de crianças em vários países do mundo. O diretor da OIE (Organização Internacional da Saúde Animal), Bernard Vallat, disse à BBC que o assassino invisível - o vírus causador da raiva, ou hidrofobia - poderia ser eliminado por um décimo dos custos de tratamento de um paciente.
 
Uma das doenças mais antigas de que se tem conhecimento no mundo, a raiva é transmitida normalmente pelo contato com a saliva de cães ou morcegos infectados. Segundo as estimativas mais recentes, a raiva mata cerca de 55 mil pessoas anualmente. Cerca de 40% das vítimas têm menos de 15 anos de idade.
 
O vírus afeta o sistema nervoso central e provoca inchaço no cérebro. Se não é tratada a tempo, a doença torna-se incurável.
 
Prevenção
Em 1885, os cientistas Louis Pasteur e Emile Roux desenvolveram uma vacina que, desde então, salvou milhões de pessoas da raiva. Ela também foi usada para erradicar a doença em várias partes do mundo, eliminando o vírus de cachorros e outras espécies que podem transmitir a infecção, incluindo raposas.
 
Mas os custos da vacinação preventiva continuam relativamente altos - e isso significa que a doença continua presente, por exemplo, em regiões pobres da Ásia.
 
As vítimas com frequência são crianças que se aproximam dos animais sem saber dos riscos. E como crianças muito pequenas não são capazes de contar aos pais o que lhes aconteceu, profissionais de saúde temem que o número total de vítimas do vírus seja bem maior do que as estimativas oficiais.
 
Em palestra durante o congresso anual da OIE em Paris, Vallat afirmou que investimentos internacionais para a erradicação da doença são escassos.
 
― Mesmo quando mostramos que o custo de vacinar cachorros é 10% do custo de tratar pessoas mordidas por cães no mundo, não somos capazes de convencer os doadores.
 
Vallat comparou a falta de investimentos no combate à raiva às manchetes que geradas pela descoberta, recentemente, do vírus da Mers (sigla em inglês para Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
― A raiva está em um número pequeno de países, não é visível. Temos cerca de 70 mil crianças morrendo, anualmente, com dores terríveis, e a mídia não fala disso, fala da Mers, que matou 200 pessoas bem idosas.
 
Vacinas ruins
Outra razão para preocupação é o fato de que algumas das vacinas usadas atualmente para prevenir a raiva em cães e outros animais serem de qualidade inferior à desejada. Isso pode, na verdade, piorar a situação.
 
― Há vacinas bem baratas para a raiva, são vacinas atenuadas (em que o vírus encontra-se vivo porém, sem capacidade de produzir a doença). Se não forem controladas, você pode acabar infectando os animais com o vírus.
 
'Nosso padrão é usar vacinas inativas, (com as quais) o animal cria anticorpos com base em um vírus que não está vivo', completou.
 
BBC Brasil / R7

Mutirão em SP oferece exames e tira dúvidas sobre malefícios do cigarro

Getty Images
Segundo especialista, 90% dos casos de enfisemas pulmonares
são causados pelo cigarro
Evento acontece nesta quarta-feira (28), na avenida Paulista, das 8h as 16h
 
A SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia) fará um mutirão de atendimento gratuito aos interessados em tirar dúvidas sobre os prejuízos causados pelo cigarro. O evento é aberto a toda a população e acontece entre 8h e 16h, desta quarta-feira (27), no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo.
 
O mutirão oferecerá diversos serviços, desde a calculadora do vício, que mostra quanto dinheiro foi gasto com a compra de cigarros, até medições de monóxido de carbono inalado e de dependência do tabaco.
 
Segundo Oliver Nascimento, presidente da SPPT também serão realizadas espirometrias (exames que medem a função pulmonar) para as pessoas que tiverem sintomas de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
 
― Essa doença, também conhecida como enfisema pulmonar, é causada pelo cigarro em 90% das vezes e traz grandes consequências aos fumantes. Por isso, nossa expectativa é de conseguir avaliar 300 a 400 pessoas, alertando para os perigos do cigarro e da necessidade de abandonar o vício.
 
Serviço:
Mutirão antitabagismo
Data: 28 de maio de 2014
Horário: 8h às 16h
Local: avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – Jardim Paulista, São Paulo – SP
 
R7

Prefeitura de Campos Gerais (MG)

A Prefeitura de Campos Gerais (MG) divulgou edital para concurso público com 110 vagas disponíveis para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$724 a R$10.164,49, dependendo da vaga pretendida.

As vagas de nível superior são para assistente social, cirurgião dentista do sistema PSF, educadora, enfermeiro, enfermeiro especialista em saúde mental, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, médicos cardiologista, pediatra, psiquiatra, clínico geral e médico supervisor do sistema PSF.

Os cargos de nível médio/técnico são para oficial de administração em contabilidade pública, professor de educação básica e técnico em enfermagem. Apenas com ensino médio são para agente comunitário de saúde e fiscal de vigilância epidemiológica.

Já os postos de nível fundamental completo são para oficial de serviços de borracheiro, de estrada, lavrador, soldador, e operador de máquinas. E ensino fundamental incompleto para auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviço escolar e motorista de veículo pesado.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 de julho a 14 de agosto pela internet ou no atendimento presencial que será realizado no Sine de Campos Gerais, localizado na Rua Luíz Marques Rabelo, 423, centro.

A realização da prova está prevista para o dia 21 de setembro. O concurso terá validade de dois anos podendo ser prorrogado por uma vez pelo mesmo período.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o edital de concurso público com 261 vagas para 22 cargos de níveis médio e superior. A remuneração básica varia de R$ 1.640,34 a R$ 3.392,42. O salário pode chegar a R$ 5.936,73, dependendo do cargo e da formação.

Os interessados devem fazer a inscrição pela internet de 26 de maio a 5 de junho. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 70, dependendo do cargo escolhido. A prova de seleção será realizada em 15 de junho.

 As vagas de nível superior são para os cargos de administrador (16), bibliotecário (12), contador (12), enfermeiro (12), engenheiro de segurança do trabalho (2), jornalista (6), pedagogo (20), programador visual (6), psicólogo (8), técnico em assuntos educacionais (12) e tecnólogo-área gestão financeira (10).

Em nível médio, as oportunidades são para os cargos de assistente de alunos (10), assistente em administração (45), auxiliar de biblioteca (16), auxiliar em administração (15), técnico de tecnologia da informação (6), técnico em audiovisual (12), técnico em contabilidade (14), técnico em eletrotécnica (5), técnico em secretariado (15), técnico de laboratório - área química (4) e técnico de laboratório - área informática (3).

Concurso Exército II

O Exército abriu concurso para o Exame de Admissão os cursos de Formação de Sargentos de Saúde e Músicos, com início em maio de 2015. São 80 vagas para saúde, e 80 para músicos.

O candidato deve ter concluído o ensino médio e ter entre 17 anos e 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2015.

O Curso de Formação de Sargentos tem duração de cerca de 18 meses. Os primeiros sete ocorrem em uma das 13 organizações espalhadas pelo país. O restante ocorre na Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações (MG).

As inscrições devem ser feitas entre 12 de maio e 7 de julho pelo site http://www.esa.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 70.

O processo seletivo terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.

Concurso Exército

O Exército abriu concurso para 1.380 vagas no curso de formação de sargentos na Escola de Sargentos das Armas. As áreas são de combatente/logística-técnica, aviação, música e saúde. A área com maior número de vagas é a de combatente, com 1.220. O curso terá início em abril de 2015 e término em dezembro de 2016.

Os cursos serão realizados em dois períodos, sendo o básico composto por 34 semanas, e o de qualificação por 43 semanas.

Na área de combatente/logística-técnica e aviação, as vagas são para as modalidades de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico – manutenção de viatura auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, manutenção de comunicações, topografia, intendência e aviação, manutenção.

Na área da música, o candidato poderá escolher até três naipes de instrumentos para realizar a prova prática de habilitação musical. As opções são clarineta, fagote em dó/contra fagote em dó, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/ corne inglês, saxofone, saxofone, tuba, trombone, trompa e trompete.

Na área de saúde são 80 vagas para técnico de enfermagem.

 O candidato deve ser do sexo masculino para todas as áreas, exceção feita para a área saúde, na qual poderá ser de ambos os sexos; ter concluído o ensino médio e, se estiver cursando a última série desse nível escolar no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do concurso de admissão.

O candidato deve ter ainda, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 anos de idade, além de medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m para o sexo feminino. Os candidatos da área de saúde deverão, também, apresentar registro no Coren.

Os candidatos da área música deverão comprovar serem possuidores de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas estabelecidas em Portaria do Estado-Maior do Exército, a ser verificada em exames específicos do concurso de admissão.
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até 7 de julho pelo site pelo site www.esa.ensino.eb.br. O valor da taxa não foi informado.

O processo seletivo é composto de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A segunda fase é composta de revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos do candidato.

O exame intelectual será realizado dia 12 de outubro.

Concurso Prefeitura de Valparaíso de Goiás tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, publicou o edital de concurso público nº. 001/2014, organizado pelo Instituto Cidades, para o provimento de 7.453 vagas de trabalho, sendo 1.856 imediatas e 5.597 para cadastro de reserva, para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 2.381,36, por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para cargos de agente de educação, assistente de educação, assistente social, biólogo, bioquímico, contador, desenhista, economista, escriturário, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, orientador educacional, professor, entre outros.
 
Inscrições Prefeitura de Valparaíso de Goiás 2014
As inscrições foram prorrogadas 1º de junho de 2014, podendo ser efetuadas pelo site – www.institutocidades.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para concorrer às funções de nível médio e de R$ 70,00 para superior. A taxa deverá ser paga até o dia 2 de junho de 2014.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, no Shopping Sul, BR 040, Km 12, Gleba F – Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás – GO, de segunda a sábado, das 10h às 22h.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas em Valparaíso de Goiás, com data prevista para o dia 22 de junho de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente.
 
A prova de títulos será aplicada somente aos candidatos que concorrerem aos cargos de professor, orientador educacional, e supervisor pedagógico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, devidamente classificados nas provas objetivas.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.
 
O edital completo e outras atualizações estão disponíveis no site do Instituto Cidades (http://www.institutocidades.org.br/).

Prefeitura de Sete de Setembro - RS abre concurso público

A Prefeitura de Sete de Setembro, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, abriu edital de concurso público n° 01/2014, para provimento de 18 vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal. O certame terá execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.524,35, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 27 de junho de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br. As taxas variam de R$ 49,06 a R$ 130,76 de acordo com a função escolhida.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no mesmo período citado acima, em dias úteis, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Prefeitura Municipal, Rua Edmundo Grassel, nº 1245 - Bairro Centro - Sete de Setembro/RS.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 26 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 11 de julho de 2014.
O prazo de validade do concurso será até dois anos.

Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 27 vagas de trabalho para contratações imediatas, nos cargos de Agente de Administração Escolar, Operador de Máquinas e Agente de Desenvolvimento Infantil – ADI (níveis fundamental, médio e superior). Os salários variam de R$ 852,46 a R$ 1.002,83, por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até 10 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 32,00, R$ 39,00 e R$ 54,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente em 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município, sites www.consesp.com.br e www.aracoiaba.sp.gov.br com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. Haverá Análise de Títulos para algumas funções.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Guariba - SP retifica edital de concurso público

A Prefeitura de Guariba, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 002/2014, com o objetivo de preencher 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.641,18 em carga horária de 12 a 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para as funções de Apanhador de Lixo, Motorista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico de Informática, Agente de Desenvolvimento Infantil - ADI, Advogado do CREAS, Arquiteto, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Urologista, Médico Psiquiatra e Médico Infectologista.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 1º de junho de 2014. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente em 29 de junho de 2014, às 9h, em locais e horário a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Ibiam - SC abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Ibiam lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios (26 de maio de 2014, a partir da pág. 181) processo seletivo nº 04/2014. A seleção tem como objetivo o preenchimento de 03 vagas para os cargos de Médico, Psicóloga e Assistente Social. O salário oferecido é de até R$ 16.285,64 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 24 de junho de 2014, no horário compreendido das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Pessoal da Prefeitura de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, 20.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de escolaridade para o cargo pretendido.
O processo seletivo constará de prova objetiva, a ser realizada na data provável de 30 de junho de 2014, com início 08h30 e término 11h30, no Centro Educacional Municipal - Eliziane Titon.
 
O gabarito da prova será publicado até o dia 1º de julho de 2014, no site www.ibiam.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por 2 anos, a contar da data da homologação da classificação final.

Concurso Prefeitura de Anitápolis - SC

A Prefeitura de Anitápolis, no estado de Santa Catarina, através da empresa Infinity Assessoria Pedagógica, lançou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.819,09 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os empregos de Auxiliar Administrativo II, Aux. Contábil/Financeiro III, Aux. de Serviços Gerais, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Médico ESF, Médico Veterinário, Motorista II, Operador de Equipamentos, Operário Braçal, Professor De Artes, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Operador de Estação de Água - E.T.A e Encanador.

O candidato deverá acessar o site (www.infinityprovas.com.br) onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período de 30 de maio a 29 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 40,0 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, com início às 08h e término às 12h, sendo recomendada a chegada dos candidatos com 45 (quarenta e cinco) minutos de antecedência, munidos de documento de identificação oficial com foto, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 07h45.

A prova prática será realizada no dia 27 de julho de 2014 com início as 14h, levando em consideração que os portões de acesso ao local das provas serão fechados às 13h45.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no sítio www.infinityprovas.com.br, no dia 14 de junho de 2014.

Este concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Corupá - SC lança edital de processo seletivo

Com oferta de várias vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Corupá, no Estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 03/2014 para realização de processo seletivo.
 
A carga horária é de 10 a 44 horas semanais, por salários entre R$ 291,91 e R$ 2.374,28, além de adicional de auxílio alimentação para carga horária acima de 30 horas R$ 286,00, de 20 horas a 29 horas R$ 143,00 e de 10 horas a 19 horas R$ 71,50.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Fonoaudiólogo, Psicólogo, Agente Epidemiológico, Agente Comunitário, Merendeira, Auxiliar de Serviços, Mecânico de Máquinas e Veículos Gerais, Professor II (Inglês, Português e Artes) e Instrutor de Música - Violino.
 
As inscrições serão recebidas até 20 de junho de 2014, no horário compreendido das 8 às 12 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Corupá.
 
São condições para a inscrição:
  • Preencher corretamente a Ficha de Inscrição do Processo Seletivo;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 18 anos até o último dia da inscrição;
  • Encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  • Estar quites com as obrigações militares e eleitorais;
  • Apresentar fotocópia da Cédula de Identidade (frente e verso);
  • Apresentar fotocópia do CPF;
  • Apresentar fotocópia do Comprovante de Residência (Conta de água, Telefone ou Luz), ou o candidato deverá apresentar como prova para comprovar a residência;
  • Apresentar fotocópia do Comprovante de Escolaridade, conforme a exigência do cargo;
  • Apresentar declaração de tempo de serviço para os cargos de ensino superior e de professor, até 30 de abril de 2014;
  • Fornecer com exatidão todos os demais dados necessários para o preenchimento da ficha de inscrição;
  • Conhecer e estar de acordo com as exigências do edital.
Os cargos de Professor, Fonoaudiólogo e Psicólogo, serão classificados por meio da comprovação de escolaridade e declaração do tempo de serviço, até 30 de abril de 2014, entregues no ato da inscrição. Já os candidatos ao cargo de Instrutor de Música deverão apresentar escolaridade e declaração do tempo de serviço, até 30 de abril de 2014 entregues no ato da inscrição, devendo também fazer teste prático, na data provável de 23 de junho, na Escola de Música Jazz Band Elite, no prédio da Secretaria de Educação, com início às 8 horas. Aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Merendeira, Mecânico de Máquinas e Veículos, as provas escritas serão dispensadas, mas deverá apresentar experiência na função por meio de declaração dos locais trabalhados. A classificação será pela comprovação do tempo de experiência até 30 de abril de 2014, entregues no ato da inscrição. Para os cargos de Agente Epidemiológico e Agente Comunitário haverá prova escrita, na modalidade redação, no dia 23 de junho, na Aciac (Associação Comercial e Industrial de Corupá), com início às 9 horas.
 
As listagens de classificação serão afixadas no mural da Prefeitura no dia 27 de junho de 2014 e na Secretaria Municipal de Educação de Cultura.
 
A vigência do processo seletivo será de 01 ano.
 
O edital na íntegra encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, edição de 26 de maio de 2014, pág. 135 a 137.

Prefeitura de Ibatiba - ES abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Ibatiba, no Estado do Espírito Santo, divulgou resumo do edital nº. 008/2014 de processo seletivo, tendo como objetivo a formação do quadro de profissionais do CRAS, CREAS, SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, INCLUIR e CASA LAR, da Rede Pública Municipal de Assistência Social.
 
Os aprovados atuarão nos seguintes cargos temporários: Cuidadora, Auxiliar de Cuidadora, Auxiliar de Serviços, Motorista, Atendente, Técnico Administrativo, Recepcionista, Monitor de Brinquedoteca, Orientador Social, Técnico Administrativo, Assistente Social, Psicólogo e Assessor Jurídico.
 
As inscrições serão realizadas no período de 28 e 29 de maio de 2014, no horário de 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Ação Social, localizada à Rua Salomão Fadlalah, nº 44, Centro, Ibatiba.
 
O resumo do edital está publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Diversos, edição de 27 de maio de 2014, pág. 10.

Prefeitura de Vila Pavão - ES publica edital de processo seletivo

A prefeitura de Vila Pavão, cidade do estado do Espírito Santo, publicou os editais nº 003 e 004/2014 de processo seletivo, destinados à contração temporária nas funções de Médico e Professor. Os aprovados atuarão em regime de 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 10.080,00.
 
Interessados podem se inscrever no período de 02 a 05 de junho de 2014, das 9h às 11h e das 13h às 16h, nos seguintes locais:
 
Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua XV de Novembro, s/nº, 1º Andar, Centro, Vila Pavão/ES, CEP: 29.843-000;

Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Rodolfo Magewiski, s/nº, Centro, Vila Pavão/ES.
 
Documentação necessária para a inscrição:
  • Cópia da cédula de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Cópia do Titulo de Eleitor e do comprovante da última votação;
  • Comprovação da quitação com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino;
  • Cópia do comprovante de Escolaridade conforme cargo pleiteado/escolhido;
  • Cópia de comprovante de inscrição no Órgão ou Conselho de sua categoria, conforme o cargo pleiteados/escolhido. Não se admitirá protocolo de requerimento de inscrição;
  • Comprovação de experiência profissional e/ou tempo de serviço, se houver;
  • Títulos (qualificação e/ou cursos) conforme estabelecido neste Edital de acordo com a função pleiteada;
  • Instrumento procuratório específico, com firma reconhecida, se candidato inscrito por meio de procurador, bem como cópia autenticada do documento de identidade deste último;
  • Declaração de Tempo de Serviço;
  • Cópia do comprovante de formação (Diploma ou Declaração de Conclusão com data da colação de grau para graduação; certificado ou declaração de conclusão com histórico no caso de Pós-Graduação lato sensu);
  • Cópia dos Cursos Avulsos.
O processo seletivo será realizado em etapa única, consistente em prova de títulos de caráter classificatório.
 
Os editais foram publicados no site www.vilapavao.es.gov.br.

Prefeitura de Cajuru - SP abre concurso público

A Prefeitura de Cajuru, no estado de São Paulo, através da empresa Apta Assessoria e Consultoria Ltda, lançou edital de concurso público n° 001/2014, para provimento de 81 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.924,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental completo e incompleto: Ajudante de Serviços Diversos, Auxiliar de Mecânico, Borracheiro, Carpinteiro, Eletricista, Eletricista de Veículos, Lavador de Veículos, Mecânico, Monitor, Monitor de Transporte Escolar, Operador de Máquinas, Padeiro, Pedreiro, Auxiliar de Dentista, Fiscal, Motorista e Técnico Desportista;

- Nível Médio/Técnico: Assistente Administrativo, Assistente de Licitações e Compras, Auxiliar de Laboratório, Supervisor Chefe de Merenda Escolar e Técnico em Enfermagem;

- Nível Superior: Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Instrutor de Artes Cênicas, Médico, Neurologista, Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Música, Programador de Sistemas, Psicólogo e Técnico da Casa Abrigo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.aptarp.com.br, até 05 de junho de 2014.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 20,00;
Ensino Fundamental Completo - R$ 30,00;
Ensino Médio Completo e/ou Técnico - R$ 40,00;
Ensino Superior Completo - R$ 50,00.

Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, com data prevista para 15 d ejunho de 2014. Haverá prova prática para Operador de Máquinas e Motorista e, por fim, prova de títulos para Professor de Música.

Gabaritos
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de Edital a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, Jornal, “O JORNALZÃO” através de afixação na Prefeitura Municipal de Cajuru, localizada no Largo São Bento, nº 985 - Centro, Cajuru, SP e no endereço eletrônico www.aptarp.com.br.

Validade
O concurso terá validade de dois anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério da Prefeitura Municipal de Cajuru por igual período.

Prefeitura de Capitão Andrade - MG anuncia processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Capitão Andrade, no estado de Minas Gerais, abrirá inscrições dia 30 de junho, para o processo seletivo regido pelo edital nº 01/2014, destinado ao provimento de 47 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino, com vencimentos que variam de R$ 724,00 a R$ 4.500,00. O certame será realizado, sob a responsabilidade da empresa Exame Auditores & Consultores.
 
As oportunidades são para os empregos de Agente de Fiscalização de Tributos Municipais; Ajudante de Pedreiro; Assistente Administrativo; Assistente Social - Cras; Atendente Setor de Dispensação; Auxiliar de Secretaria; Borracheiro; Coordenador II - Cras; Coveiro; Educador Físico - Nasf; Eletricista; Facilitador de Programas Computacionais; Fiscal Sanitário; Fisioterapeuta - Nasf; Jardineiro; Mecânico; Médico Clínico Geral; Médico Pediatra; Monitor de Educação Física; Nutricionista - Nasf; Odontólogo Psf; Operador de Máquina I; Operador de Máquina II; Orientador do Programa Projovem; Professor I - Nível I; Psicólogo; Psicólogo - Cras; Psicólogo - Nasf ; Técnico de Enfermagem e Terapeuta Ocupacional - Nasf.

As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br - até 06 de julho de 2014. Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Capitão Andrade, com endereço à Rua Messias Nogueira da Silva, nº 500, Centro, CEP 35123-000, Capitão Andrade/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 225,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para 27 de julho de 2014. O gabarito provisório será divulgado na data provável de 29 de julho de 2014.

A disponibilização do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI de todos os candidatos, a divulgação da relação de candidatos inscritos, dos locais de realização das provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) e confirmação de data e horários de provas, ocorrerá até 14h do dia 21 de julho de 2014.

O prazo de validade do certame é de 01 ano contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Lagoa do Mato - MA promove processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa do Mato, no estado do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu edital n° 002/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 03 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível médio).

As jornadas semanais é de 40h e a remuneração é de R$ 950,00. O certame será executado por meio da Fundação Madre Juliana.

Os interessados deverão comparecer na sede da Secretaria (avenida Roseana Sarney, s/nº., Centro) até 2 de junho de 2014, das 8h às 12h e das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados para realizar inscrição. A taxa é de R$ 40,00.

O certame será composto por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, prevista para 22 de junho de 2014, às 8h30.

A validade do certame é de 12 meses e pode ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de Borba - AM tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Borba, Estado do Amazonas, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento 740 de vagas imediatas e cadastro de reserva do quadro de pessoal efetivo de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e nível fundamental incompleto, por salários que podem chegar até R$ 10.000,00.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Jardinagem; Auxiliar de Serviços Gerais; Copeiro; Costureiro; Cozinheiro; Gari; Lavador de Roupas Hospitalar; Merendeiro; Motorista; Servente de Obras; Agente de Vigilância Patrimonial; Agente de Zoonoses; Artífice; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Mecânico; Auxiliar de Protocolo; Borracheiro; Carpinteiro; Comandante Embarcação Fluvial; Encanador; Guarda Municipal; Lubrificador de Veículos Automotores; Maqueiro Hospitalar; Marceneiro; Marinheiro de Convés; Marinheiro de Máquina; Mecânico de Veículos Leves; Mensageiro; Operador de Bomba; Operador de Gerador; Operador de Máquinas Pesadas; Operador de Roçadeira; Pedreiro; Pintor; Rebobinador; Recepcionista; Soldador; Agente de Vigilância Sanitária; Assistente Administrativo; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Patologia Clínica; Digitador; Eletricista; Fiscal de Obras; Fiscal de Posturas; Fiscal de Terras; Jardineiro; Protocolista; Técnico de Controle Interno; Agente de Saúde Bucal; Técnico Agrícola; Técnico em Contabilidade; Técnico em Edificações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Hematologia; Técnico em Higiene Dental; Técnico em Informática; Técnico em Mamógrafo; Técnico em Patologia Clínica; Técnico em Radiologia; Técnico em Recursos Pesqueiros; Analista de Controle Interno; Assistente Social; Biomédico; Bioquímico; Educador Físico; Enfermeiro; Engenheiro de Pesca; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médicos Anestesista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra; Médico Veterinário; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; Professor I; Professor II; Professor de Informática e Pedagogo.
 
Será admitida somente a inscrição online (via internet) no endereço eletrônico www.iaspec.com.br, até 10 de junho de 2014. As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial no endereço Av. 13 de maio, 108, Centro, Borba/AM (próximo à praça da Basílica de Santo Antônio) entre os dias 27 de maio a 10 de junho de 2014, das 09h às 17h (horário local).
 
O valor da taxa de inscrição é:
  • R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental incompleto;
  • R$ 50,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo; 
  • R$ 60,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
  • R$ 70,00 para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.
O pagamento das inscrições realizadas através de boleto bancário será admitido até às 23:59h (horário local) do dia 11 de junho de 2014.
 
As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data prevista de 27 de julho de 2014, no turno da manhã, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível fundamental completo e nível superior, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30 (horário local), para os cargos de nível médio e nível fundamental incompleto.
 
O resultado final do concurso público será homologado pelo Prefeito Municipal de Borba e publicado aviso no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, bem como publicado no endereço eletrônico www.iaspec.com.br, que permanecerá durante todo o prazo de validade do concurso.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

IFC – SC abre seleções para docentes

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC/SC) está com as inscrições abertas para os processos seletivos regidos por três editais diferentes. Os certames dispõem de vagas para Professores Substitutos e Temporários, que possuam formação nas áreas de Português, Inglês e Sociologia (edital 360/2014), Ciências Biológicas (edital 362/2014) e Automação (edital 363/2014). A remuneração vai depender da titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.699,21.
 
As inscrições para as vagas dos editais 360 e 362/2014 estarão abertas até 06 de junho de 2014, no seguinte local: Coordenação de Gestão de Pessoas do IFC–Videira, Rodovia SC 135, km 125 – Bairro Campo Experimental Videira –SC.
 
Já o período de inscrição do edital 363/2014 será de 02 a 13 de junho de 2014, no Instituto Federal Catarinense - Campus de Luzerna: Rua São Roque, nº 41, Centro, Luzerna/SC Fone (49) 3523-4300.
 
Os candidatos deverão entregar a documentação solicitada, conforme as instruções dos editais, lembrando que a taxa de inscrição tem valor de R$ 20,00.
 
A seleção se dará em duas etapas: Prova de Desempenho Didático e Análise de Curriculum.
 
Para conferir as datas de cada evento e demais informações, acesse os editais, disponíveis no site do IFC - http://ifc.edu.br/ (seção de "Editais")

Concurso Prefeitura de Careiro da Várzea - AM

A Prefeitura de Careiro da Várzea,  no estado de Amazonas, promove concurso público por meio do edital nº 001/2014. O certame visa preencher 286 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 3.799,00.
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Artífice, Carpinteiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro de Máquina, Motorista de Saúde Fluvial, Motorista Habilitação "B", Merendeiro, Operador de Máquinas, Pintor, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Fiscal de Abastecimento/Produção, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Turismo, Professor 1° ao 5° ano - Índio, Secretário de Escola, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Farmacêutico Bioquímico, Professor Educação Infantil, Professor 1° ao 5° ano - Ensino Fundamental, Professor - Língua Portuguesa, Professor - Matemática, Professor - História, Professor - Espanhol, Professor - Geografia, Pedagogo, Nutricionista e Médico Veterinário.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até 10 de julho de 2014, por meio do site www.iaspec.com.br.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 31 de agosto de 2014, nos horários das 8 às 12h (níveis fundamental e superior) e das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível médio.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no site www.iaspec.com.br.

Prefeitura de Santo Antônio - RN abre vagas

No Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Santo Antônio publicou edital nº. 01/2014  de processo seletivo para provimento de 15 Agentes Comunitários de Saúde, por regime de 40 horas semanal e remuneração de um salário mínimo.
 
As inscrições serão realizadas no dia 29 de maio de 2014, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Administração, na sede da prefeitura, situada à rua Padre Cerveira Nº 505, centro – Santo Antônio.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 15 de junho de 2014, no horário das 8h às 12h, na Escola Municipal Maria Umbelino de Melo, situada à Rua Marechal Floriano nº 375, centro, Santo Antônio.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogada por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 27 de maio de 2014, pág. 79 a 80.

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração

Getty Images
O chá preto ajuda a emagrecer
Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro
 
O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas. 
 
A diferença entre os chás preto, branco, verde está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. Entenda como cada um deles é elaborado: 
 
Chá branco: É produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e por isso conta com a ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural. 
 
Chá verde: É elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. 
 
Chá preto: É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso. Os processos para a sua produção são: drenagem interna sem rotação, rotação, fermentação, secagem fina.
 
Nutrientes do chá preto
O chá preto conta com grandes quantidades de cafeína. Esta substância, quando consumida com moderação, diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro. Ela também irá ajudar na digestão, já que aumenta a produção de ácidos digestivos, e aumentar a irrigação coronária. Por fim, a cafeína conta com uma ação termogênica, ou seja, aliado à uma alimentação saudável, contribui para o emagrecimento porque estimula a queima de gorduras. 
 
A bebida também conta com flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a oxidação do colesterol ruim, LDL, e também contam com ação anti-inflamatória. Porém, o chá preto possui uma quantidade de polifenóis muito menor do que a do chá branco e o chá verde. 
 
Outra substância presente no chá preto é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  
 
A bebida conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. Os taninos não podem ser consumidos em abundância, pois inibem a absorção de outros nutrientes importantes, especialmente o ferro e aminoácidos.
 
Getty Imges
O chá preto também possui ação antioxidante
Benefícios comprovados do chá preto
 
Ajuda a emagrecer: O chá preto ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras. 
 
Um artigo científico sobre o chá verde, que possui substâncias semelhantes ao preto, publicado em 2011 no Obesity Reviews sugere que os polifenóis do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também. 
 
É importante ressaltar que o chá preto só pode contribuir para o emagrecimento se a pessoa também tiver uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. 
 
Melhora o humor: O chá preto proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  
 
Previne doenças cardiovasculares: A bebida ajuda a evitar estes problemas de saúde porque seus polifenóis bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, LDL, principal causa da arteriosclerose. Esta doença consiste no endurecimento das artérias que ocorre quando a gordura, colesterol e outras substâncias, se acumula na parede das artérias e forma placa. Além disso, a cafeína presente no chá preto irá ajudar na dilatação coronária, melhorando na saúde do coração. 
 
Protege o cérebro: O envelhecimento do cérebro e as doenças neurodegenerativas dos idosos são caracterizados por danos oxidativos, desregulação da homeostase dos metais e inflamação. Os polifenóis presentes no chá preto são capazes de neutralizar o estresse induzido por radicais livres e pela inflamação devido à ação antioxidante e assim protegem o cérebro. Desta forma, a bebida é capaz de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson. Porém, é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa para proteger o cérebro, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e, consequentemente, maior ação antioxidante. 
 
Previne o câncer: O acúmulo de radicais livres pode causar danos no DNA, alterar a atividade enzimática, e, dessa forma, influenciar o desenvolvimento do câncer. Os polifenóis presentes no chá preto possuem ação antioxidante e por isso agem combatendo os radicais livres e assim previnem o câncer. 
 
Neste caso também é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa de chá para prevenir o câncer, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e assim maior ação antioxidante. 
 
Quantidade recomendada de chá preto
O consumo de chá preto deve ser associado à uma alimentação equilibrada e recomenda-se o consumo de até três xícaras com cerca de 300 ml cada uma. 
 
Como consumir o chá preto
Para cada um litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois, coe e tome. 
 
O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições. Evite ingerir a bebida durante as refeições, pois os taninos presentes nela irão atrapalhar a absorção de algumas substâncias, especialmente o ferro e aminoácidos. Não beba o chá preto durante noite porque a cafeína presente na bebida pode dificultar o sono. Quem tem insônia deve tomar a última xícara até às 17:00.  
 
Compare o chá preto com outros alimentos
Estudos realizados no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos, mostraram que o chá preto possui menos catequinas do que o chá branco e o verde. Por isso, sua ação antioxidante é menor quando comparada a essas outras bebidas.
 
Getty Images
Não é bom ingerir o chá preto durante a noite
Porém, o chá preto conta com maior quantidade de cafeína do que o verde e o branco. Por isso, seu poder emagrecedor é maior do que os outros dois. Entre os três chás, a melhor alternativa para quem quer emagrecer com saúde é o chá verde, pois ele conta com uma quantidade significativa de cafeína, mas também tem boas concentrações de catequinas, mais do que o preto. 
 
Quando comparado com o café, o chá preto possui menos cafeína. Contudo, ele é melhor porque contém catequinas, que tem ação antioxidante, e L-teaninas, que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  
 
Contraindicações
Por conter cafeína, o chá preto deve ser evitado por grávidas e lactantes. Isto porque a substância atravessa a barreira placentária e o leite materno. Pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem tomar cuidado com o excesso de chá preto e consultar o médico antes do consumo da bebida. 
 
Riscos do consumo excessivo
Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso do chá preto pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia. Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia. 
 
Um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, observou que homens que consumiam sete xícaras de chá preto por dia tinham 50% a mais de chances de desenvolver câncer de próstata do que quem não tomava a bebida. 
 
Onde encontrar
O chá preto pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. 
 
Fontes consultadas:
 
- Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especialista em nutrição clínica, nutrição parental e em Vigilância Sanitária de Alimentos pelo Ganep e USP
 
- Nutricionista Paula Crook, da PB consultoria em Nutrição
 
Minha Vida

Confira as bebidas que hidratam o corpo após o treino

Água de coco - Foto: Getty Images
Getty Images
Água de coco
Além da água, outros líquidos são feras da hidratação
 
Não adianta só fazer os exercícios direitinho e comer bem - hidratar-se adequadamente é de extrema importância. Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo perde líquido e fica desidratado. A nutricionista Camila Leonel recomenda que a reposição de líquido seja feita imediatamente após o término do exercício, continuamente e de forma fracionada.

Quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é água. Porém, ela não precisa ser a única opção. Para hidratar-se, você também pode ingerir sucos e chás, por exemplo. Fizemos uma lista com algumas das bebidas mais comuns, se devemos ou não consumi-las após os treinos e por quê.
 
Confira:
 
Bebidas isotônicas
SIM: "Elas são bebidas cuja composição é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração", diz a nutricionista Camila Leonel. Alguns exemplos de isotônicos são o soro caseiro, a água de coco e algumas fórmulas industrializadas.

Fique atento! Por conta dos sais minerais em excesso, essa bebida deve ser evitada por gestantes, lactantes, pessoas com hipertensão e/ou diabetes e pacientes com doenças renais não devem consumir a bebida isotônica industrializada, como afirma Camila.                     
 
Refrigerantes
NÃO: os refrigerantes fornecem apenas açúcar, água e carboidratos, não possuindo nenhum tipo de nutriente. Além disso, segundo a nutricionista Camila Leonel, "eles são bebidas gaseificadas e, por isso, podem causar desconfortos intestinais, além de ter uma absorção mais lenta". 
 
Bebidas energéticas
NÃO: os energéticos são bebidas estimulantes e, por isso, contêm muita cafeína, além de açúcar. Eles têm, sim, aminoácidos e vitaminas. Porém, não são nada eficazes quando o assunto é hidratação e a nutricionista Camila Leonel explica por quê: "A combinação açúcar e cafeína auxilia na eliminação de água, devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede, ou seja, consumir energéticos causa o efeito contrário".  
 
Água de coco
SIM: a água de coco é considerada um isotônico natural, já que apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais. "É um líquido perfeito para reposição de água e minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação", diz a nutricionista Camila Leonel. 
 
Suco de frutas naturais
SIM: ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem bem o papel de hidratar o corpo. "Além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Mas devem ser alternados com a água e não substituí-la", lembra a nutricionista Camila Leonel. 
 
Água de cheiro ou com sabor
NÃO: muitas pessoas tem trocado a água natural por esse tipo de água aromatizada ou com um leve sabor de fruta como fonte de hidratação. Ou seja, estão literalmente substituindo a água. O que muitas pessoas podem não saber é que, para que esse tipo de bebida fique com sabor, são adicionados aromatizantes, conservantes e adoçantes (para substituir o açúcar).

"Como alguns conservantes e adoçantes são à base de sódio, a tendência é que essas bebidas aumentem o nível de sódio do organismo", alerta a nutricionista Camila Leonel. "Apesar de todo apelo comercial acerca desses produtos, a melhor escolha é sempre a água", aconselha. 
 
Minha Vida