Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Técnica criada no Brasil salva vida de bebê no útero da mãe

Reprodução/ Rede Record
Em novo método, médicos fazem pequenos furos no abdome da
 gestante e operam o feto ainda dentro do útero
Em novo método, é possível operar a criança antes do nascimento
 
Uma técnica desenvolvida aqui no Brasil torna muito mais simples e mais segura uma cirurgia complicada que corrige um problema na medula dos recém-nascidos. O novo método, que está sendo realizado em São Paulo, faz com que seja possível operar o bebê ainda dentro do útero da mãe, minimizando os riscos a sua vida.
 
Em uma gestação normal, a espinha dorsal se fecha na sétima semana, mas um defeito congênito, a mielominingocele, também conhecida por espinha bífida, não deixa isso acontecer. Assim, a medula do bebê fica exposta e o liquido amniótico provoca lesões em sua coluna.
 
Diferentemente da cirurgia tradicional em que o bebe é operado fora da barriga da mãe e depois é colocado de volta, no novo método, os médicos fazem pequenos furos no abdome da gestante e operam o feto ainda dentro do útero. Uma película desenvolvida pela médica Denise Pedreira reveste a medula do bebe até que a pele cicatrize.
 
― É uma técnica em que fazemos correção do defeito, mas de uma forma minimamente invasiva.
 
Segundo os médicos, a exposição da medula durante a gestação pode causar problemas para andar, incontinência urinária e hidrocefalia.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário