Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mortes bizarras durante o Sexo

Sexo-Mata-Veja-Como-01-650x487Reunimos 14 casos bizarros de mortes durante o sexo, vejam abaixo:
 
1. Começando por Sharai Mawera. Ela e o namorado resolveram curtir um sexo ao ar livre, mas escolheram o lugar errado pra fazer isso, a selva africana. Os dois estavam no maior bem bom em Kariba, na região norte do Zimbábue, quando um leão chegou e literalmente jantou a moça. Sobre o parceiro dela, ninguém sabe nada. Pelo visto ele continua correndo até agora!
 
2. O americano Robert Giles morreu no quarto de um hotel nas Filipinas em 2001 enquanto tirava fotos sensuais de uma modelo. O cara ficou tão excitado que sofreu um ataque do coração!
 
3. O casal americano Toby e Kristen Taylor gostava de se eletrocutar como parte das brincadeiras no sexo. A brincadeira acabou em janeiro de 2008, quando Toby errou na voltagem e eletrocutou a mulher com o fio do secador de cabelos.
 
4. Os japoneses Sachi e Tomio Hidaka eram virgens até os 34 anos de idade. Recatados e puritanos, eles se guardaram para a lua-de-mel, na qual teriam uma noite de amor única em suas vidas. Foi bem isso que aconteceu: ambos morreram do coração durante a consumação do ato.
 
sexo5. A peruana Rosa Vela era casada com um sujeito excessivamente ciumento. Ele era tão ciumento que, quando saía de casa ele a obrigava a usar um cinto de castidade. Foi bem por causa disso, sem choro nem vela, que o ciumentão ficou sem o seu grande amor: Rosa Vela morreu aos 22 anos de idade, por causa de uma infecção generalizada ocasionada pelo cinto de castidade enferrujado que o idiota do marido a obrigava a usar.
 
6. Em 2002, o filipino Haginis Jungao foi para um motel com a mulher e a amante ao mesmo tempo. O que parecia ser uma noite de festa virou um filme de terror quando as duas saíram pelos corredores, gritando que o homem havia morrido. Aconteceu que Jungao não aguentou o tranco de ter que satisfazer as duas ao mesmo tempo e teve um fulminante ataque do coração!
 
7. O treinador de animais Hannibal Cantori matou a mulher e depois cometeu suicídio em 1993. O que há de diferente nessa história? Bom, o “outro” com quem Hannibal pegou sua mulher era um cavalo!
 
8. Depois de uma noite de bebedeira, um grupo de amigos machões das Filipinas decidiu fazer um desafio para ver quem teria o maior “instrumento”. Durante a competição, Eduardo Cristomar não se conteve e deu risada do tamanho do membro do colega Arnel Orbeta. Revoltado, Arnel tirou das calças outra pistola – essa sim era grande – e matou Eduardo a tiros!
 
9. Simon Burley, de 38 anos, gostava de sadomasoquismo. Ele pediu então que a mulher, Elizabeth Hallam, fingisse de carrasca e o enforcasse. Para isso, ele se amarrou em uma corda e deu uma faca para a mulher cortá-la quando a coisa ficasse preta. O problema foi que a faca estava cega e Elizabeth não conseguiu cortá-la. A coisa então ficou roxa!
 
10. Frank Burton, de 85 anos, era um viúvo de Hampshire, na Inglaterra. Depois da morte de sua esposa ele mal falava com os vizinhos, mas também, não se queixava da solidão. Uma noite, em 2002, ele decidiu que ia tentar aquele jogo erótico de autos sufocamento, que consiste em trancar a respiração no momento do orgasmo. Para isso, ele enfiou uma touca de banho na boca, mas ela era maior do que ele imaginava. Resultado: o orgasmo nunca veio e seu corpo só foi encontrado dois meses depois.
 
car11. É possível que um casal esteja tão entretido no sexo que não seja capaz de perceber que o carro – dentro do qual estão transando, perdeu o freio e caiu dentro do rio? Pois foi exatamente isso que aconteceu com Anita Harold e Richard Lang em novembro de 2002. Os dois já haviam dito para todos os amigos que curtiam ir para lugares afastados e inóspitos para transar dentro do carro. Acho que elas levaram a sério o trecho da música Você Não Soube Me Amar, que diz “até debaixo d’ água nosso amor era mais gostoso”!
 
12. Se um dia rolar de você for a São Francisco, na Califórnia (EUA), visite o bar chamado Condor e se prepare para impressionar os amigos com esta bizarra história de sexo, morte e música. O Condor foi o primeiro bar nos Estados Unidos a permitir que as dançarinas fizessem seus números com os seios de fora, mas, além disso, também serviu de palco para um dos mais bizarros casos de morte ligadas à sexo.
 
Em uma noite de novembro de 1983, o porteiro Jimmy Ferrozzo, que tinha um caso com uma das dançarinas da casa chamada Theresa Hill, decidiu que transar sobre o piano seria uma boa ideia. O piano do Condor, porém, era famoso por descer do teto para que o pianista entrasse no palco em grande estilo.
 
No meio do furor do sexo, os dois esbarraram no mecanismo e, antes que eles pudessem perceber, o piano foi subindo em direção ao teto e esmagou o corpo de Ferrozzo, que morreu na hora. Ferrozzo ainda conseguiu salvar a amada e, com os braços impediu que a dançarina fosse esmagada, também. Por isso, Theresa ficou presa entre o teto e o cadáver de Ferrozo até que o faxineiro aparecesse para limpar o lugar na manhã seguinte.
 
Fonte falafil.com.br

Veja alguns dos benefícios do chá verde

Muito se vê falar em relação aos benefícios à saúde causados por determinados produtos naturais e, dentre os que mais se destacam em relação a isso, sem dúvida se encontra o chá verde.
 
Embora seu gosto não seja dos mais agradáveis, sua ingestão acaba sendo um sacrifício compensador vide suas propriedades nutricionais e consequente resultado benéfico trazido à saúde.
 
De acordo com nutricionistas, o chá possui boas quantias de elementos como, Potássio, Manganês, Vitamina K, Vitamina C e algumas das variações encontradas no complexo B, o que, reunido, resulta em melhor desempenho do corpo.
 
Visando informar nossos leitores de maneira mais clara sobre os benefícios do chá, traremos a seguir uma lista contendo seus principais benefícios ao organismo.
 
Veja alguns dos benefícios do chá verde:
 
Chá verde ajuda na redução de peso
Não por acaso, o chá verde é utilizado por aquelas pessoas que estão em busca do corpo perfeito, ele possui quantia expressiva de antioxidantes como o café, por exemplo, que faz com que o metabolismo seja acelerado, tornando, assim, a perca de peso mais acentuada, visto que esse procedimento tende a queimar as gorduras indesejadas.
 
Chá verde beneficia o funcionalismo cardíaco
Devido aos flavonoides presentes no chá verde, que fazem com que os impactos decorrentes das alterações constantes da pressão arterial sejam reduzidos, o chá é altamente recomendado para prevenir problemas do coração. Estima-se que cerca de três copos diários da bebida sejam suficientes para resultados nesse sentido.
 
Chá verde auxilia na prevenção ao câncer
Muito se tem dito em relação aos benefícios anticancerígenos observados no chá verde e, de fato, a informação possui fundamento, é o que afirmam nutricionistas. Elementos como a Catequina, contida no chá, aliado aos bioflavonoides, impedem alterações celulares originárias dos tumores da doença.
 
Chá verde pode funcionar como antidepressivo
Especialistas afirmam que a bebida contém substâncias capazes de proporcionar significantes resultados no combate à depressão, dentre os principais fatores que contribuem para esse tipo de resultado, destaca-se a presença da Theanina. Para verificar efeitos consideráveis na prevenção da depressão, estima-se que a ingestão de três a quatro copos diários sejam suficientes.
 
Fonte clickgratis

Coração e próstata: especialista alerta para as principais doenças masculinas

Homens são as principais vítimas das doenças cardiovasculares
Aumento da próstata e doença cardiovascular são os principais vilões do homem
 
Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia Nacional do Homem e, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está entre os dez países com o maior índice de mortes por doenças cardiovasculares, sendo os homens a maioria das vítimas.
 
O cardiologista Allyson Nakamoto, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, atribui baixo índice de testosterona e apneia do sono como alguns dos fatores que contribuem para o aumento dos casos de doenças cardiovasculares entre o público masculino.
 
— Homens com níveis baixos do hormônio apresentam maior incidência de infarto e angina.
 
A apneia do sono, doença que acomete principalmente homens, altera o padrão do sono, acarretando aumento da pressão arterial, alterações metabólicas e arritmias cardíacas.
 
— A prática de atividade física regular aliada à alimentação saudável faz parte da fórmula para driblar esses problemas. Porém, eles são intrínsecos com a chegada da idade.
 
Os maus hábitos são os principais desencadeadores dos problemas do coração. Além disso, homens com histórico de hipertensão, diabetes, dislipidemia e obesidade devem redobrar a atenção com a saúde.
 
Segundo o médico, as principais consequências da doença cardiovascular podem variar de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) até infarto do miocárdio, levando, em alguns casos, à morte.
 
De olho na próstata
Não é apenas a barriga que costuma aumentar com o decorrer do tempo. A partir dos 50 anos, o crescimento da próstata torna-se bastante comum entre os homens. Esta pequena glândula, responsável pela produção do espermatozoide, aumenta de tamanho com o passar dos anos e obstrui parcial ou totalmente a uretra.
 
Chamada de hiperplasia prostática, a doença começa silenciosa, mas com o tempo pode causar dor e a sensação de que a bexiga nunca se esvazia, o que prejudica a rotina e qualidade de vida do homem, que precisa ir ao banheiro várias vezes ao dia, explica o urologista Sandro Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Vera Cruz.
 
— Ele não consegue participar de uma reunião, dormir a noite toda, ir ao cinema ou viajar. Casos graves levam o homem à retenção ou incontinência urinária ou até insuficiência renal.
 
De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), 70% dos homens com mais de 50 anos vão sofrer com a próstata aumentada. O especialista acrescenta que a chance de o homem apresentar hiperplasia benigna dobra a cada década e algumas condições favorecem o crescimento da próstata, entre elas fatores genéticos, diabetes, obesidade e tabagismo.
 
O diagnóstico é feito pela história clínica e toque retal, mas segundo Faria a hiperplasia benigna ainda é uma doença negligenciada.
 
— Há muitos casos de subdiagnóstico. Não temos dados estatísticos no Brasil, mas estima-se que, de seis milhões de pessoas que precisariam receber atenção ao problema, apenas 300 mil estão em tratamento.
 
O médico explica que casos mais leves são tratados com medicamento, mas 30% dos pacientes precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata. No entanto, Faria garante que o crescimento da próstata não evolui para o câncer.
 
Para prevenir a doença, o urologista orienta ter uma vida saudável, com alimentação equilibrada e sem cigarro. Além disso, ele recomenda fazer checkup após os 40 anos.
 
Fonte R7

Homens poderão fazer exames gratuitos para prevenção de doenças no centro de São Paulo

Homens poderão fazer exames gratuitos no metrô Sé, em SP
Na ação será possível fazer exames medição de glicemia, exames de IMC entre outros
 
Os homens que passarem pelo metrô Sé, centro de São Paulo, nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16) entre 7h e 15h, poderão fazer exames gratuitos. A ação da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals, tem como objetivo chamar atenção da população sobre cuidados básicos para prevenir doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.
Na ação comemorativa do Dia do Homem, que acontece nesta segunda-feira, será possível fazer exames medição de glicemia, exames de IMC (índice de massa corporal), peso, altura e pressão arterial.
 
Segundo uma pesquisa recente feita pela SBU com 5.000 homens em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte 44% não costuma ir ao médico urologista; 47% nunca fizeram o exame para detectar câncer de próstata; 30% fizeram apenas uma vez e 23% fazem anualmente.
 
Câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre a população masculina, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). São cerca de 60 mil novos casos todos os anos. Neste tipo de tumor, a doença pode se espalhar para outros órgãos (metástases) como, por exemplo, os ossos.
 
Cerca de 40% dos casos podem apresentar metástases, e identificar estas lesões corretamente é essencial para a definição do tratamento. Após o tratamento com cirurgia ou radioterapia, alguns pacientes ainda apresentam alterações em seus exames de sangue. Nestes casos, geralmente são solicitados exames de imagem como tomografia, ressonância e cintilografia óssea para descobrir se a doença ainda está na próstata ou atingiu algum outro órgão.
 
Serviço:
 
Mutirão Saúde do Homem no metrô Sé

Data: 15 e 16 de julho

Horário: 7h às 15h
 
Fonte R7

UFMG realiza provas de revalidação de diploma médico em agosto

A etapa é composta de provas teóricas nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública
 
Mais e 1 mil candidatos farão, nos dias 3 e 4 de agosto, as provas de revalidação do diploma de Medicina pela UFMG, em Belo Horizonte.
 
De acordo com a Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro (CPRDM), no dia 3, sábado, a prova terá início às 18h e terá quatro horas de duração. No domingo, dia 4, o início será às 14h e terá cinco horas de duração.
 
A CPRDM encaminhou a todos os convocados, por e-mail e por carta registrada, as normas para a realização das provas. Esta etapa é composta de provas teóricas de conhecimentos gerais, nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Ao todo, serão 110 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas. Datas, locais e horários das avaliações práticas serão informados posteriormente, também por e-mail, aos classificados nas provas teóricas.
 
Confira as informações e atualizações sobre o processo nas páginas da Pró-reitoria de Graduação e da Faculdade de Medicina da UFMG.

O presidente da CPRDM, professor André Cabral, lembra ainda que há décadas a UFMG têm um processo legítimo e respeitado de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão. Ele conta que há todo um cuidado em propor questões que sejam bastante relevantes na prática médica, e ainda que todas elas sejam tecnicamente referenciadas de modo que a prova atenda aos critérios de fidedignidade, validade e relevância social.
 
Fonte isaude.net

Estudo mostra que americanos chegam menos deprimidos à terceira idade

Idosos praticam exercícios físicos. Taxa de depressão vem caindo entre americanos com mais de 50 anos
Foto: Divulgação
Idosos praticam exercícios físicos. Taxa de depressão vem
caindo entre americanos com mais de 50 anos
Pesquisa com base no National Institute of Aging mostra que taxas da doença entre pessoas mais velhas estão em declínio
 
Um novo estudo da Universidade de Michigam (UM) mostra as taxas de depressão entre americanos com mais de 50 anos estão em declínio.

Entre 1998 e 2008, os índices de depressão grave caíram entre a maioria dos adultos, especialmente os idosos, que têm sido, historicamente, um grupo de maior risco para a depressão.

"Ao longo dessa década, observamos uma diminuição significativa da depressão entre os idosos. Agora, precisamos de novos estudos para analisar se estes índices são resultados da melhora dos tratamentos", afirma a pesquisadora Kara Zivin.

A incidência da depressão no fim de vida tem sido uma das principais áreas de preocupação entre os profissionais de saúde, com estudos mostrando aumento da depressão num momento em que muitos enfrentam a morte de entes queridos, isolamento, problemas de saúde ou mudanças de status econômico. O novo estudo, porém, sugere melhorias nesta tendência, com a queda mais acentuada dos sintomas depressivos em pessoas na faixa etária 80-84.

Por outro lado, o estudo mostrou aumentos nas taxas de depressão no final da meia-idade, entre 55-59, pessoas que, em geral, não estão entre os grupos considerados de risco.

Os pesquisadores usaram dados do Health and Retirement Study, um dos bancos de dados mais representativos com informações de americanos mais velhos, disponibilizado pelo National Institute of Aging.
 
Fonte isaude.net

Descoberta via molecular que controla a resistência do sistema imunológico

Daniel Gray e Antonia Policheni do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research, em Melbourne, na Austrália
Foto: Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research
Daniel Gray e Antonia Policheni do Walter and Eliza Hall
Institute of Medical Research, em Melbourne, na Austrália
A novidade pode levar ao desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de doenças do sistema imunológico
 
Pesquisadores do Instituto sueco VIB e d o Walter and Eliza Hall Institute, da Austrália, descobriram os genes que controlam o número de células T reguladoras no corpo, um fator determinante para definir a força das respostas imunes. Esta descoberta pode ser um ponto de partida importante para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de doenças do sistema imunológico.


Em circunstâncias ideais, o sistema imunológico em equilíbrio protege o corpo contra infecções. Este equilíbrio pode ser interrompido causando doenças do sistema imunológico. Um sistema imune hipoativo permite o desenvolvimento de infecções e tumores, enquanto que um sistema imunitário hiperativo pode conduzir a alergias e doenças autoimunes como diabetes e artrite.

As células T reguladoras são um tipo de células brancas do sangue especializadas em manter o sistema imunológico em equilíbrio. Para descobrir como o nível adequado de equilíbrio é alcançado, Adrian Liston, do VIB, desenvolveu um trabalho conjunto com o grupo de pesquisa australiano liderado por Daniel Gray e Antonia Policheni, especialistas em morte celular do Walter and Eliza Hall Institute.

Em um projeto de pesquisa de quatro anos, os dois grupos descobriram uma rede de controle genético que determinou se as células T reguladoras viviam ou morriam, definindo o nível de atividade imune em ratos. " Os genes envolvidos são praticamente inalterados entre camundongos e humanos, proporcionando forte esperança de que o mesmo resultado possa ser obtido em pacientes," afirmam os pesquisadores.

" Ao trabalhar o mecanismo de controle genético sobre o número de células T reguladoras, criamos um verdadeiro desafio e uma oportunidade para os pesquisadores farmacêuticos, disse o professor Liston. Temos, agora, o projeto para controlar o nível de ativação imune. O próximo passo é identificar os medicamentos que influenciam este sistema, para que possamos corrigir distúrbios quando eles ocorrem. Em teoria, tais drogas podem ser utilizadas para combater quase tudo, desde o câncer (quando o sistema imunológico precisa ser estimulado para as células cancerosas) a alergias e doenças auto-imunes (quando o sistema imunológico precisa de ser inibido).
 
Fonte isaude.net

Mais da metade dos adolescentes da capital mineira tem um autoconceito negativo

Os fatores mais apontados foram instabilidade afetiva e insatisfação com condição social
Foto: Divulgação Mimandote
Os fatores mais apontados foram instabilidade afetiva e
insatisfação com condição social
O índice é resultado de estudo realizado com mais de 1 mil adolescentes em 33 escolas públicas e privadas de Belo Horizonte
 
Mais da metade (55%) dos adolescentes avaliados em pesquisa realizada em Belo Horizonte apresentou um autoconceito considerado negativo, sendo que o maior percentual foi observado na faixa etária de 10 a 14 anos (57%). Dentre os fatores que levam à avaliação de um autoconceito negativo estão instabilidade na vida afetiva e insatisfação com a condição social.

O autoconceito pode ser definido como uma construção do indivíduo acerca de si e do mundo, isto é, a imagem, a concepção e as idealizações que faz dos outros e de si mesmo. " Entender o autoconceito nesta fase é chegar ao melhor entendimento do processo do desenvolvimento humano" , afirma a psicopedagoga Lauriza Maria Nunes Pinto, responsável pelo estudo

Durante a pesquisa, iniciada em 2009, 1199 questionários foram respondidos por adolescentes em 33 escolas públicas e privadas, de todos os nove distritos sanitários de Belo Horizonte. Foram abordados temas cotidianos, como família, sexualidade, escola, violência e muitos aspectos sobre o que eles pensam de si, do mundo, das relações que estabelecem, do modo como vivem e das expectativas que desenham para o futuro.

Mais da metade dos adolescentes avaliados (55%) apresentou um autoconceito considerado negativo, sendo que o maior percentual foi observado na faixa etária de 10 a 14 anos (57%). Dentre os fatores que levam à avaliação de um autoconceito negativo estão instabilidade na vida afetiva e insatisfação com a condição social.

Por outro lado, a aceitação das próprias limitações e o bem-estar com seu físico reforçam o autoconceito positivo. A escola também foi considerada como importante fator de estabilidade para eles - sentir-se seguro na escola diminui as chances de um autoconceito negativo. Segundo Lauriza Pinto, o adolescente quer ser visível de forma positiva, mas muitas vezes não encontra espaço.
 
A pesquisa é tema da dissertação de mestrado profissional defendida pela psicopedagoga no Programa de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.
 
Fonte isaude.net

Minas cria programa para agrupar pacientes com deficiência intelectual

No Estado, 420 entidades da rede Apae recebem recursos do Governo de Minas
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG
No Estado, 420 entidades da rede Apae recebem recursos
do Governo de Minas
Decreto criou, ainda, a Semana Estadual da Síndrome de Down, a ser celebrada, todos os anos, a  partir de 21 de março
 
Desde junho deste ano, todas as ações governamentais foram agrupadas no Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Minas Inclui), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), sob a responsabilidade Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade).

Até 2015, o Governo de Minas prevê investir cerca de R$ 500 milhões para ampliar a inclusão social das pessoas com deficiência. Entre os grupos contemplados, estão as pessoas com Síndrome de Down. Decreto promulgado pelo governador Antonio Anastasia, em junho deste ano, cria a Semana Estadual da Síndrome de Down, a ser celebrada, todos os anos, a partir de 21 de março.

" A Caade fortalece essas pessoas que, por muito tempo, viveram a margem da sociedade. Temos o objetivo de agregar diversidade, respeito e empoderamento à vida delas. A Semana Estadual da Síndrome de Down dará mais visibilidade para o segmento" , acredita a gestora do Caade, Ana Lúcia de Oliveira.

As ações de amparo estão presentes em diversas áreas da administração pública estadual. Na rede estadual de ensino, a criança que apresentar Síndrome de Down, bem como qualquer tipo de deficiência (física, mental, visual, surdez, deficiência múltipla e transtornos globais), tem o direito de estudar em escola próxima de sua residência e de ser matriculada em instituições especiais para atendimentos educacionais especializados.

Ao todo, a rede estadual de ensino mantém 34 escolas especiais, sendo oito delas na capital. Além disso, nas escolas comuns também há atendimentos especializados. " Trabalhamos dentro da perspectiva da educação inclusiva, com o foco de ações nas pessoas com deficiência. Desenvolvemos um trabalho de implementação do ensino especial em todas as escolas do Estado" , ressalta a diretora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ana Regina de Carvalho.

Também em junho deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou a criação do Programa de Intervenção Precoce Avançada (Pipa). Com aporte de R$ 13 milhões, a intenção é de incentivar o acompanhamento de recém-nascidos com risco de desenvolver deficiência intelectual para prevenir e minimizar agravos. A ação também prevê melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas, além de capacitar os profissionais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que estimula e orienta o desenvolvimento a partir de atividades sensoriais e psicomotoras para os portadores da Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, por intermédio de equipe multiprofissional.

" O resultado maior é a articulação de pontos de atenção que permitem a atenção integral com serviços especializados e qualificados. A integração de diversos setores, a qualidade dos profissionais e a tecnologia assistiva são componentes importantes das políticas" , enfatiza a Coordenadora da Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência da SES, Mônica Farina Neves Santos.
 
Fonte isaude.net

Instituto Estadual do Cérebro atende mais de 100 pacientes em duas semanas

Leitos do Instituto Estadual do Cérebro
Foto: Marcelo Horn/SECOM RJ
Leitos do Instituto Estadual do Cérebro
Segundo os técnicos da unidade, para estes pacientes, a primeira consulta é o passo mais próximo da realização da difícil cirurgia
 
Há duas semanas em funcionamento, o ambulatório do Instituto Estadual do Cérebro já atendeu 111 pacientes, entre crianças e adultos. Para eles, a primeira consulta é o passo mais próximo da realização da esperada cirurgia.

É o caso da pequena Maria Clara de Andrade Araújo, de 9 anos, que aguarda pela cirurgia desde quando foi diagnosticada com epilepsia de difícil controle causada por displasia cortical, aos 4 meses de vida. O maior sonho da dona de casa Eliane Vieira de Andrade é que a filha tenha uma vida normal, como qualquer outra criança.

Maria Clara é nossa primeira filha. Já são nove anos esperando por essa cirurgia. Meu maior sonho é que minha filha possa ter uma vida. O filho especial ensina a dar valor aos pequenos gestos, como um carinho, quando acontece é uma festa disse Eliane.

Estima-se que há de 1,8 a 3,6 milhões de epilépticos no Brasil. A displasia cortical é a principal causa de epilepsia na infância. Ela é considerada uma desordem cerebral resultante do desenvolvimento anormal dos neurônios do córtex cerebral no primeiro trimestre da gestação, que se manifesta precocemente com crises epilépticas nos primeiros anos de vida.

O caso da Maria Clara é típico de indicação cirúrgica, e felizmente agora vamos conseguir operá-la com a maravilhosa estrutura do Instituto Estadual do Cérebro. Ela tem crises epilépticas diárias, resistentes aos remédios e que levam a quedas e traumas faciais repetidos. Acreditamos que exista uma perspectiva de melhora muito grande após a cirurgia explicou o coordenador do Centro de Epilepsia do hospital, Eduardo Faveret.
 
Fonte isaude.net

Equipe do Ministério da Saúde lança Mais Médicos na Espanha e em Portugal

A equipe apresentou o programa para médicos e estudantes de Medicina ao lado de representantes dos governos locais
 
Uma comitiva do Ministério da Saúde encerrou nesta sexta-feira (12) um tour de quatro dias pela Espanha e por Portugal no qual apresentou o Programa Mais Médicos. Liderada pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Salles, a equipe apresentou o programa para médicos e estudantes de Medicina de cada país, ao lado de representantes dos governos locais de Madri, Sevilha, Santiago de Compostela, Barcelona e Lisboa.

O Ministério da Saúde oferece bolsa federal de R$ 10 mil a médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde, sob a supervisão de instituições públicas de ensino, por um período fixo de três anos. Só erão selecionados médicos formados em instituições de ensino reconhecidas em seu país e devem ter conhecimento da língua portuguesa.

Os profissionais selecionados atuarão exclusivamente na atenção básica, com o acompanhamento de tutores e supervisores de uma instituição de ensino. O edital para inscrição de municípios e de médicos brasileiros foi publicado na terça-feira (9) e as inscrições poderão ser feitas até o dia 25 para a primeira seleção. Após esse período, os profissionais estrangeiros poderão se inscrever para as seleções posteriores.

Além desta seleção, a iniciativa prevê o aumento do número de vagas de medicina e de residência no país; e a inclusão de um novo ciclo no currículo da graduação para atuação, por dois anos, na rede pública de saúde.O Ministério da Saúde também está investindo em infraestrutura, totalizando R$ 15 bilhões para melhorar as condições físicas das unidades de saúde. Já estão em execução R$ 7,4 bilhões, distribuídos para equipar, reformar, ampliar e construir mais de 16 mil UBS, 818 hospitais e 877 UPAs. E R$ 7,5 bilhões são recursos novos - R$ 5,5 bilhões para construção de seis mil unidades básicas de saúde (UBS), reforma e ampliação de 11,8 mil UBS e para construção de 225 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de R$ 2 bilhões para a construção de 14 hospitais universitários.

Lançado pelo governo federal e instituído por medida provisória na segunda-feira (8), o Mais Médicos tem o objetivo de ampliar o número destes profissionais de saúde nas regiões de maior vulnerabilidade social, além de qualificar a formação médica no Brasil.

Segundo o governo, a prioridade do programa é atrair médicos brasileiros para regiões onde há carência de profissionais. Porém, serão selecionados médicos estrangeiros nos municípios que não conseguirem atrair profissionais brasileiros. A Espanha e Portugal estão entre os países que preenchem os pré-requisitos necessários para participar, pois têm proporção de médico por habitante maior que a do Brasil (1,8 médicos por mil habitantes). A Espanha tem 4 médicos por cada mil habitantes, e de Portugal, com 3,9.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Capim Grosso (BA) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Capim Grosso, cidade localizada a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou o edital de processo seletivo nº. 001/2013, destinado ao provimento de 96 vagas para vários cargos da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo 58 para posse imediata e 38 para cadastro reserva. As vagas providas são para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários variados de R$ 678,00 a R$ 2.300,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Capim Grosso e executado pela empresa Instituto de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Municipal - IEPDM. Das vagas existentes, 5% por cargo, serão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social Secretaria, Assistente Social do CRAS, Assistente Social do CREAS, Psicólogo de CRAS, Psicólogo de CREAS, Coordenador do CREAS, Coordenador do CRAS, Coordenador do SCFV, Educador Física SCFV, Educador social para o SCFV, Agente de Serviço de Secretaria, Agente de Apoio Secretaria, Cadastrador de Bolsa Família, Digitador Bolsa Família e demais cargos.

Inscrições
Só serão aceitas inscrição via internet e, unicamente através do endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br, até as 17:00 do dia 19 de julho de 2013.

Taxas
- Nível Médio e Técnico - R$ 40,00;
- Nível Superior R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente em 28 de julho de 2013, em locais a serem previamente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Processo Seletivo no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo antes de esgotado prazo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

Prefeitura de Lagoa da Confusão - TO tem inscrições prorrogadas

Em Lagoa da Confusão, município do estado do Tocantins, foi publicado o edital n°001/2013 de abertura de concurso público destinado ao provimento de 138 vagas para cargos de níveis alfabetizado, médio/técnico e superior. O salário varia entre R$ 678 e R$ 2.845 por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Professores (Normal Superior/Pedagogia, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física), Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Raio - X, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Digitador, Entrevistador, Guarda Municipal e Ambiental, Monitor Educacional de Transporte Escolar, Monitor Educacional Escolar, Orientador Social, Recepcionista, Cozinheiro, Motorista CNH "D", Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira e Vigia.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer a inscrição via internet, até às 23h59min do dia 25 de julho de 2013, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura Municipal, na Rua Firmino Lacerda, nº 25, Quadra 53, Lote 07 – Lagoa da Confusão/TO, na mesma data, de 08h30min às 16h00min.
 
Provas
O IDECAN realizará o concurso em quatro etapas: a primeira será de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos; a segunda de provas práticas somente para os cargos de Cozinheiro, Motorista CNH “D” e Merendeira; a terceira etapa será  avaliação de títulos somente para os cargos de "Professor", de caráter apenas classificatório; e a quarta etapa será a comprovação de requisitos, que envolverão apresentação de documentos e exames médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizado após a homologação do resultado final pela Prefeitura Municipal de Lagoa da Confusão/TO.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade Lagoa da Confusão/TO, com data inicialmente prevista para o dia 25 de agosto de 2013 (domingo). Já as provas práticas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de setembro de 2013.
 
Os locais de realização da prova escrita, para os quais deverão se dirigir os candidatos, será divulgado a partir de 29 de julho de 2013 no site de inscrição.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados  a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha (segunda-feira).
 
A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Sarzedo - MG promove processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Sarzedo, no estado de Minas Gerais, anunciou a abertura do edital nº 02/2013 de processo seletivo, visando a contratar 4 profissionais e formar cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração para os cargos é de até R$ 2.194,16.
 
Cargos
Professor de Inglês, Monitor Flexibilizador, Monitor de Artes Marciais, Monitor de Corpo e Movimento, Monitor de Dança, Monitor de Informática, Monitor de Música, Monitor Substituto, Auxiliar de Serviços Gerais, Fonoaudiólogo, Monitor para oficina de Alfabetização, Monitor Psicossocial, Oficineiro, Psicólogo, Psicopedagogo, Auxiliar de Serviços Gerais de Creche, Cozinheira de Creche, Educador Infantil de Creche, Especialista em Educação de Creche, Monitor de Creche, Secretário Escolar de Creche, Monitor de Educação Infantil e Monitor de Telecurso. 
 
Inscrição, Seleção e Resultado
A inscrição deverá ser efetuada por meio de entrega da ficha de inscrição na Prefeitura de Sarzedo, situada na Rua Eloy Candido de Melo, nº 477, bairro Centro, no período de 15 a 26 de julho de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A avaliação constará de Prova Objetiva, Entrevista Psicológica e Exame Pré-Admissional. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 04 de agosto de 2013, em local a ser divulgado no dia 31 de julho deste ano.  
 
De acordo com o edital, o resultado final será homologado na data provável de 03 de setembro de 2013 e será publicado nos sites www.sarzedo.mg.gov.br e www.reisauditores.com.br.

Prefeitura de Brusque - SC tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Brusque, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº. 023/2013, destinado à contratação de Arte Educador, Auxiliar de Consultório Odontológico e Técnico em Enfermagem, em caráter temporário a fim de atender  necessidade de excepcional interesse público, para atuação na Secretaria Municipal de Saúde.
 
São ofertadas várias vagas para cadastro de reserva , em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.799,26, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Prefeitura Municipal de Brusque, até o dia 19 de julho de 2013, nos seguintes horários: das 08h30min às 11h30min e das 14h00min às 17h00min.
 
A prova será aplicada na data prevista de 21 de julho de 2013, das 09 horas até as 12 horas, nas dependências da UNIFEBE, situada na Rua Dorval Luz, 123 - Bairro Santa Terezinha, Brusque-SC. O gabarito oficial das questões objetivas será divulgado provavelmente no dia 22 de julho de 2013, no site da Prefeitura (www.brusque.sc.gov.br).
 
As listagens dos aprovados na ordem decrescente de classificação serão divulgadas na data de 24 de  julho de 2013, através do site da Prefeitura de Brusque, bem como em listas afixadas no mural da Prefeitura.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano.

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP 2013

A Prefeitura de Guarulhos, no estado de São Paulo, por meio do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização, lançou os editais n°s 04, 05, 06 e 07/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 171 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar até R$ 11.376,22 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será executado através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM e as chances são para as funções de agente de defesa civil, atendente SUS, agente de manutenção de automotores, auxiliar administrativo, fonoaudiólogo(a), operador(a) de maquina pesada, técnico(a) de saúde (prótese dentária), técnico(a) de saúde (saúde bucal), técnico(a) em microfilmagem e digitalização e médico de várias especialidades.
 
As inscrições ficarão abertas pela internet, no endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br, no período de 15 de julho a 01 de agosto de 2013, e no Posto de Atendimento do IBAM, instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, à Rua João Gonçalves, 439 - Centro - Guarulhos-SP, no período de 30 de julho a 02 de agosto de 2013 (das 9 as 15 horas). As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 79,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 25 de agosto de 2013 e serão realizadas na cidade de Guarulhos-SP. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas a ser publicado no dia 16 de agosto de 2013 no Diário Oficial do Município de Guarulhos, nos sites do IBAM e da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br), bem como através de informativos que serão encaminhados pelo IBAM, por e-mails ou pelos correios.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

UNIPAMPA abre concurso público

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 122/2013 de concurso público destinado a contratar 14 Professores da Carreira do Magistério Superior. Os candidatos selecionados farão jus a remuneração de até R$ R$ 8.049,77, dependendo da titulação. 
 
Os contratados irão atuar nas áreas de Educação Musical, Engenharia Química, Ensino de Química, Administração, Educação Infantil, Educação, Ensino de Matemática e Ensino de Ciências, Linguagem e Alfabetização, Produção Cultural, Turismo e Hospitalidade, Administração Pública, Economia Internacional, Matemática e Estatística Aplicadas à Economia e Teoria Econômica.
 
Inscrições e taxas
As inscrições estarão abertas no período 15 de julho a 12 de agosto de 2013, mediante acesso ao endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos. A taxa de inscrição é de R$ 100.
 
Provas e Validade
O concurso será constituído de provas Escrita, Didática, de Defesa do Memorial de Trajetória Acadêmica e de Títulos, no período entre 09 e 27 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, prorrogável por mais 01 ano, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Santana de Mangueira - PB

A Prefeitura de Santana de Mangueira, estado da Paraíba, promove concurso público (edital 01/2013) para o provimento de 199 vagas em todos os níveis escolares, com remuneração de até R$ 4.500. Todas as etapas do certame serão executadas pela organizadora Real Concursos. A jornada de trabalho é de 30 ou 40 horas por semana.
 
Cargos
Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Assistente Social, Nutricionista, Bibliotecário, Pedagogo, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico Administrativo, Técnico em Informática, Agente Comunitário de Saúde, Educador Artístico, Brinquedista/ Animador, Orientador Social, Artesão, Monitor de Creche, Digitador, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Vigilância, Eletricista, Gari, Coveiro, Pedreiro, Cozinheiro/ Merendeiro, Carpinteiro, Porteiro, Encanador, Podador, Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Atendente de Farmácia, Motorista, Tratorista, Mecânico e Professor Fundamental I e II.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas no período de 29 de julho a 29 de agosto de 2013, pelo site www.realconcursospb.com.br ou na sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua José Quintino de Magalhães s/n – Centro. A taxa varia de R$ 30 a R$ 60.
 
As provas escritas serão aplicadas provavelmente no dia 29 de setembro de 2013 e os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página da organizadora, no dia 1º de outubro deste ano.
 
Os títulos deverão ser enviados entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013 para o seguinte endereço: Rua Prefeito Unias Ramalho, 285 – Centro – Conceição – PB, Cep: 58970-000.  
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UERR 2013

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) divulgou edital N° 041/2013 de concurso público, com o fito de ocupar 18 vagas para o cargo de Professor (nível superior). As oportunidades são para as localidades de Iracema, Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza e Pacaraima.
 
Serão destinadas 2 vagas do total de vagas ofertadas as pessoas com deficiência. Os vencimentos variam de R$ 3.195,35 a R$ 6.975,07 com carga horária de 40 horas semanais.
 
Os servidores lotados e residentes nos municípios do interior recebem gratificação de interiorização nos percentuais de 15%, 25% ou 35% do vencimento básico de acordo com a distância da Capital, conforme disposto na Lei 581/2007, e suas alterações.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 18 de agosto de 2013, exclusivamente via internet, no endereço www.uerr.edu.br/concurso. O valor da inscrição é de R$ 100,00.
 
O concurso será realizado em data a ser determinada, em dias e horários que serão disponibilizados na página eletrônica da UERR e fixados nos murais institucionais, com 15 dias de antecipação.
 
O concurso para o cargo de Professor constará de 03 etapas:
- Etapa I – Prova Escrita de caráter Eliminatória e Classificatória;
- Etapa II – Prova Didática de caráter Eliminatória e Classificatória;
- Etapa III - Análise do Currículo de caráter classificatório.
 
A validade do concurso será de um ano, contada a partir da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Instituição.

Concurso Prefeitura de Guaporé - RS

A Prefeitura de Guaporé, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº. 706/2013 para realização de concurso público. O certame tem como objetivo o preenchimento de 39 vagas para cargos de nível médio, porremuneração de até R$ 1.364,96 e jornada de trabalho de até 44 horas semanais.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% do total das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargos
Agente Administrativo e Monitor de Educação.
 
InscriçãoAs inscrições, no valor de R$ 50,00, serão efetuadas até o dia 25 de julho de 2013, pelo site www.objetivas.com.br.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de agosto de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir do dia 08 de agosto de 2013.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério da Prefeitura de Guaporé.

Grupo Hospitalar Conceição abre processo seletivo

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital N° 01/2013 de processo seletivo, através de provas seletivas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle.
 
São ofertadas 13 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de técnico de radiologia, terapeuta ocupacional e médico em várias especialidades (níveis médio/técnico e superior), com  salários variados de R$ 1.882,80 a R$ 16.033,20.

As inscrições serão realizadas até o dia 11 de agosto de 20013, exclusivamente pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição por cargo corresponde a:
- Cargos de nível médio/técnico – R$ 52,00;
- Cargos de nível superior – R$ 92,00.
 
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 29 de setembro de 2013, das 9h30min às 12h30min. Os locais e salas das provas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos após o término das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 30 de setembro de 2013.
 
Este certame terá validade de dois anos, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Diretoria do GHC.

Prefeitura de Batalha (PI) promove seleção

A Prefeitura de Batalha, no estado do Piauí, realiza teste seletivo por meio dos editais 01 e 02/2013, destinado ao provimento de 92 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 5.860, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Médico Generalista – PSF, Médico Psiquiatra, Dentista – PSB, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico, Assistente Social, Agente Administrativo, Digitador, Técnico em Enfermagem, Técnico de Análise Clínico, Técnico de Higiene Dental, Motorista, Agente Comunitários de Saúde, Agente de Saúde Ambiental, Auxiliar de Serviços Gerais, Psicopedagogo, Vigia, Professor Classe A e B. 
 
As inscrições serão efetuadas até 18 de julho de 2013, somente de forma presencial, das 8 às 17 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Batalha. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 70.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada na data provável de 18 de agosto de 2013, na cidade de Batalha - PI. As informações referentes ao teste seletivo serão publicadas nos  Murais da Prefeitura Municipal de Batalha e no endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br, na imprensa local e do Diário Oficial dos Municípios.
 
O teste seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a conveniência da administração pública por igual período.

Concurso Prefeitura de Não-Me-Toque (RS)

A Prefeitura de Não-Me-Toque, no estado de Rio Grande do Sul, publicou os editais n°s 01 e 02/2013 de concurso público e processo seletivo, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle. São ofertadas 15 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários de até R$ 3.461,00 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Pedreiro, Motorista, Eletricista, Atendente de Farmácia, Oficial Administrativo, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Bibliotecário, Contador, Nutricionista, Médico e Procurador Jurídico.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de agosto de 2013, exclusivamente pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
Taxas de inscrição:
- Cargo de nível escolar fundamental (incompleto e completo) – R$ 30,00;
- Cargo de nível escolar médio/técnico – R$ 50,00;
- Cargo de nível escolar superior – R$ 80,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 25 de agosto de 2013, em locais e salas informados no site de inscrição, após o término das inscrições. A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas, se dará um dia depois (26 de agosto de 2013).
 
Este certame terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Não-Me-Toque.

Concurso Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Santana do Parnaíba, estado de São Paulo, lançou os editais de concurso público 01, 02 e 03/2013. A iniciativa destina-se ao provimento de 243 vagas imediatas e a formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os aprovados e convocados seguirão o regime estatutário e perceberão remuneração que pode chegar a R$ 6.996,17.
 
Cargos
Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Combate às Endemias, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Técnico de Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Veterinário, Médico (Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Cirurgia Geral e Neonatologia), Agente de Organização Escolar, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor Adjunto, PEB I e PEB II (Biologia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Educação Especial – Deficiência Intelectual/ Deficiência Visual/ Atendimento Educacional Especializado (AEE). A jornada de trabalho será de 15, 20, 24, 27, 30 ou 40 horas semanais
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.institutomais.org.br, no período das 10 horas do dia 29 de julho até às 17 horas do dia 21 de agosto de 2013.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 28,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 55,00.
 
No caso dos candidatos portadores de deficiência, os mesmos deverão enviar, obrigatoriamente, laudo médico e caso necessite, solicitação de condição especial, via SEDEX, ao Instituto Mais, localizado à Rua Cunha Gago, 740 – CEP 05421-001 – São Paulo – Capital, identificando no envelope o nome do candidato e do concurso.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, dissertativa, prática, títulos e avaliação psicológica.
 
As prova objetivas e dissertativas serão realizadas na data provável de 22 de setembro de 2013, em local e horário para a serem divulgados a partir do dia 13 de setembro de 2013, em listagem afixada no DRH da Prefeitura, situado à Rua São Miguel Arcanjo, 90 – Centro - Santana de Parnaíba - SP, nos dias úteis, das 9 às 16 horas, nos sites www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br e no setor de atendimento ao candidato do Instituto Mais, pelos telefones (11) 2659-5746 / 2659-5748, das 09h às 17h (horário de Brasília), nos dias úteis.
 
Os documentos relativos à prova de títulos (para os cargos de Professor Adjunto, PEB I – Educação Infantil e PEB II) deverão ser entregues para o fiscal da sala exclusivamente no dia e horário de aplicação das provas objetivas e de redação.
 
O gabarito oficial da prova objetiva estará disponível no segundo dia útil após a data de realização da prova.
 
O edital de convocação contendo o local e horário para a realização da prova prática será divulgado por ocasião da divulgação do resultado da prova objetiva.
 
A avaliação psicológica para os cargos de Agente de Organização Escolar e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, será realizada na cidade de Santana de Parnaíba, em locais e horário informados por ocasião da divulgação do resultado das provas objetiva e/ou da prática.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Santana de Parnaíba, ser prorrogado uma vez por igual período.

UFRJ promove processo seletivo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou edital Nº 211/13 de processo seletivo para o provimento de 06 vagas no cargo de Professor Substituto, cujos salários podem chegar a R$ 4.649,65. As oportunidades são para Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Biologia, Escola de Educação Física e Desportos e Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 15 e 17 de julho de 2013, nas unidades para qual o candidato pretende concorrer a uma vaga.
 
A seleção será composta por análise curricular e os aprovados nesta etapa serão avaliados por meio prova escrita, didática e/ou prática. A validade do processo seletivo esgotar-se-á 12 meses após a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Leopoldina - MG anuncia processo seletivo

Com o objetivo de contratar por tempo determinado 01 médico para atender ao Programa de Saúde da Família - Núcleo do bairro Nova Leopoldina, a Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, publicou o edital nº 014/2013 de chamamento público. O salário pode chegar a R$ 6.427,05, por carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 21 de julho de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina, MG, das 07:00 às 18:00 horas (de segunda a sexta-feira).

 A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional. O resultado do processo seletivo será divulgado no site do Município www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município - Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Leopoldina.

O certame terá validade de 01 ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da Administração.

Processo seletivo Secretaria de Saúde - MS

A Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul promove processo seletivo por meio do edital 01/2013 para contratação de 01 Médico Clínico Geral que irá atuar na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário. A remuneração é de R$ 1.969,64, acrescida de 50%, em carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no período de 22 a 26 de julho de 2013, mediante entrega do "curriculum vitae", na Secretaria de Estado de Saúde, Av. do Poeta, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS.
 
A avaliação será constituída de análise curricular. O período de contratação será de 12 meses, podendo ser prorrogado, uma única vez, de acordo com as necessidades da Administração.

UEFS abre seleção pública para professor substi

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no estado da Bahia, inscreve até o dia 25 de julho de 2013 para a seleção pública destinada à contratação de professor substituto, regida pelo Edital 003/2013.
 
São oferecidas 19 vagas distribuídas para área como Anatomia Humana, Fisiologia Animal, Microbiologia/Imunologia, Sistemas Digitais, Sistemas de Computação, Enfermagem, Clínica Médica, entre outras. 
 
A inscrição deve ser feita mediante acesso ao endereço eletrônico http://www.uefs.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 que pode ser recolhido na rede bancária.  A documentação exigida poderá ser postada por sedex, entregue pessoalmente ou através de procurador, na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central da UEFS. 
 
A seleção será composta por entrevista (prevista para 05 de agosto de 2013), prova de títulos e aula pública (em data, local e horário a serem informados).
 
O prazo de validade da seleção é de no máximo dois anos, com possibilidade de prorrogação.
 
Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Monções (SP)

A Prefeitura de Monções, estado de São Paulo, publicou o edital Nº 01/2013 de concurso público para o provimento de 11 vagas nos cargos de Professor de Educação Básica, Psicólogo Chefe e Médico Clínico Geral. A remuneração é de até R$ 5.882,38, em jornadas de 20 a 30 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no período compreendido entre 15 e 19 de julho de 2013. A taxa varia de R$ 60 a R$ 100.
 
Conforme o cronograma do concurso, as provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 04 de agosto de 2013, às 9 horas, em locais que serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora do certame, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Monções e na imprensa escrita, em 26 de julho de 2013. De acordo com o edital, o gabarito das provas será publicado no dia 06 de agosto de 2013, a partir das 10 horas.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período. 

Prefeitura de Jaguaraçu - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Jaguaraçu, estado de Minas Gerais, promove o processo seletivo Nº 01/2013 para o provimento de 11 vagas em cargos de níveis alfabetizado, médio e superior. Segundo o edital, os vencimentos podem chegar a R$ 4 mil por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Médico Psiquiatra, Porteiro, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.
 
A inscrição poderá ser realizada via internet, mediante acesso ao site www.maximaauditores.com.br, ou, presencialmente, na Prefeitura Municipal, localizada na Rua do Rosário, 114, Centro, no período de 25 de julho a 04 de agosto de 2013.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 18 de agosto de 2013, na Escola Municipal Joaquim Araújo Miranda, situada na Rua 19 de Março, s/n, bairro Centro, Jaguaraçu – MG.
 
O processo seletivo terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Agronômica - SC publica edital de processo seletivo

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Agronômica, localizada no estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 001/2013 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 10 vagas mais formação de cadastro reserva para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá-Carregadeira e Retroescavadeira e Psicólogo. 
 
As chances são para níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 550 a R$ 2.430, em carga horária de 20 a 40 horas por semana.
 
Os interessados devem efetuar a inscrição no site www.exatagg.com.br, no período entre 22 de julho e 1º de agosto de 2013. A taxa varia de R$ 20 a R$ 60.
 
O processo seletivo constará de prova escrita para todos os cargos, além de prova prática para Motorista, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá-Carregadeira e Retroescavadeira. A prova escrita será realizada provavelmente no dia 11 de agosto de 2013.
 
De acordo com o edital, o gabarito provisório da prova escrita será divulgado no dia 12 de agosto de 2013 e o resultado da classificação final será anunciado em 28 de agosto deste ano, a partir das 14 horas, no Mural Oficial do Município de Agronômica e no site www.agronomica.sc.gov.br.

Humor: Falta de remédios nas farmácias do SUS

Portugal: Fraudes na Saúde ultrapassam os 130 milhões de euros

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou  que o número de casos reportados sobre fraudes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é já superior a 130 milhões de euros, uma vez que os casos "continuam a crescer".
 
"Nós transmitimos um valor de casos reportados superior a 130 milhões de euros e os casos continuam a crescer em termos do seu reporte às autoridades.
 
O valor será com certeza maior e, sobretudo, tendo em atenção que o Ministério Público recentemente divulgou um conjunto de casos que estão em investigação e ainda não foram concluídos", disse Paulo Macedo.
 
O ministro falava aos jornalistas à margem de uma conferência sobre estratégias de Saúde em Cascais, reagindo às detenções feitas na terça-feira pela Polícia Judiciária de pessoas ligadas à atividade médica, farmacêutica e da distribuição de medicamentos por fraudes no SNS.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Congresso - Personalizar a saúde na mira dos médicos

Trataras pessoas e não as doenças serve de mote para um encontro nacional que é feito de inovação
 
Personalizar é a palavra de ordem na próxima edição, a quinta, do iMed–Innovating Medicine Conference®, um congresso que pretende trazer a inovação, na primeira pessoa, a estudantes da área das Ciências da Vida. «A Medicina do ‘one size fits all’ é, cada vez mais, um conceito ultrapassado», explica ao Destak Diogo Cabral, presidente da comissão organizadora do evento, a cargo da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. «Avançamos na direção da personalização, e esta é uma ideia que deve ser claramente difundida junto de todos os médicos e cientistas em início de carreira», remata.
 
O que significa adaptar o tratamento à pessoa. «Sabemos que, por vezes, a mesma doença se manifesta de maneira distinta, e que muita dessa variação se deve aos genes. Se, de pessoa para pessoa, a doença é diferente, porquê tratar toda a gente da mesma forma?», questiona, defendendo que esta «porta», agora aberta pela Medicina personalizada, «vai permitir tratar mais e melhor as pessoas, e não as doenças».
 
Com data marcada para os dias 11, 12 e 13 de outubro na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o encontro, que lança aos estudantes - investigadores pré-graduados o desafio de apresentarem as suas ideias, candidatas a uma bolsa de investigação de 5 mil euros, tem como ponto alto as intervenções de três Nobel da Medicina e Química, associando, defende Diogo Cabral, Portugal à excelência. «Na mesma semana em que o País foi notícia nos tabloides pela crise política, recebemos o patrocínio do comissário europeu para a política de saúde. Por alguns instantes se terá constatado, ao mais alto nível, que por cá, e mesmo em tempos difíceis, há espaço para boas ideias.»
 
Uma crise que preocupa os estudantes de Medicina. «Vemos o futuro com apreensão – sabemos que não vai haver lugar para todos
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Fundação para a Saúde quer internacionalizar sucessos do SNS

A Fundação para a Saúde pretende criar um projeto para pôr o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no mapa europeu e internacional, "transferindo os seus sucessos" para países que deles queiram beneficiar.
 
Constantino Sakellarides, presidente da Fundação, explicou à agência Lusa que esta proposta será submetida ao congresso, que se realizará em setembro, "SNS: Um Património de Todos".
 
A ideia será a Fundação para a Saúde oferecer a sua disponibilidade para colaborar tecnicamente com o Ministério da Saúde para realizar esta internacionalização.
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Capitania vai manter bandeira amarela nas praias suspeitas de contaminação

Banhos desaconselhados na praia de Carcavelos e na Torre
A Capitania de Lisboa vai manter hoje a bandeira amarela nas praias de Santo Amaro, Carcavelos e Torre, na linha de Cascais, CDS e São João, na Caparica, que podem estar contaminadas, disse à Lusa a Capitania de Lisboa.
 
Em declarações hoje de manhã à agência Lusa, o comandante Cruz Gomes, da Capitania de Lisboa, adiantou que os banhistas vão ser aconselhados a não entrar no mar, depois de terem sido detetados casos de alergias naquelas praias.
 
"A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já desaconselhou a prática de banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos, Torre e São João da Caparica durante o dia de hoje, principalmente por parte de crianças e pessoas com mais sensibilidade", disse.
 
Fonte Destak/Lusa

Foto Tvi 24

Santa Casa de São Paulo moderniza infraestrutura tecnológica

Processos administrativos, financeiros, clínicos e assistenciais de 39 unidades serão unificados
 
A Irmandade da Santa Casa de São Paulo está modernização sua infraestrutura tecnológica. As 39 unidades que compõem a instituição irão unificar e integrar processos administrativos, financeiros, clínicos e assistenciais utilizando um sistema de gestão, o Soul, da MV. O projeto está em andamento desde o primeiro trimestre.
 
Nos últimos anos, a Santa Casa ampliou o leque de atuação. Além de unidades próprias, com perfil privado e filantrópico, passou a gerenciar unidades estaduais e municipais. Reunindo unidades distintas, como hospitais, políclinas, pronto-atendimentos, pronto-socorros, ambulatórios e unidades básicas de saúde, localizadas em regiões distantes em São Paulo e Guarulhos, a Santa Casa começou a enfrentar dificuldades com a demanda crescente de gestão de informações. O software próprio até então utilizado em algumas unidades não conseguia agrupar todas as informações.
 
O novo sistema será adotado gradativamente nas 39 unidades que compõem a Santa Casa. Ao todo, mais de 18 mil profissionais serão capacitados, de acordo com o perfil de trabalho. A meta da instituição é padronizar os processos de todas as unidades e popularizar o uso de recursos como o agendamento de consultas e a utilização do prontuário eletrônico pela equipe clínica-assistencial, além das soluções de Business Inteligence (BI) e Balanced Scorecard pela superintendência e pelas diretorias corporativas.
 
A Irmandade Santa Casa de São Paulo administra aproximadamente 2 mil leitos. Em 2012, realizou 1,56 milhões de atendimentos ambulatoriais, 1,81 milhões de atendimentos de emergência, 47,2 mil cirurgias e 5,77 milhões de exames.
 
Fonte SaudeWeb

Em três anos, saúde foi área técnica que gerou mais empregos

Quase 100 mil postos de trabalho foram criados para técnicos de nível médio entre 2009 e 2012, segundo o Ipea
 
Aproximadamente 402,5 mil postos de trabalho para técnicos de nível médio foram criados no Brasil entre 2009 e 2012, e os técnicos capacitados em ciências da saúde ocuparam a maioria das vagas, ou quase 100 mil. Os dados, oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), integram um estudo divulgado na quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
Em segundo lugar vieram os técnicos em eletroeletrônica e fotônica e em terceiro os técnicos em operações comerciais. Integram a estatística de vagas em saúde técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em próteses ou imobilizações ortopédicas, técnicos em odontologia, técnicos em óptica e em optometria, e tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas.
 
O salário médio desses técnicos aumentou de R$ 1.280, média de janeiro de 2009, para cerca de R$ 1.410 em dezembro de 2012 (ganho real de aproximadamente 10%). As ocupações com maiores ganhos salariais foram técnicos em operação de câmara fotográfica, cinema e televisão (+51,1%), técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa (+41,6%) e técnicos em laboratório (+29,3%).
 
Fonte SaudeWeb