Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Paulistas respiram ar quatro vezes mais poluído que índice aceito pela OMS

Luiz Guarnieri/05.05.2014/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Em certos horários, índice de poluição passa a ser dez vezes mais poluído do
 que o aceitado pela OMS
Inalar a poluição equivale a fumar 3 cigarros por dia

Uma pesquisa inédita realizada pela USP ( Universidade de São Paulo) revela que a população de São Paulo respira um ar quatro vezes mais poluído que o índice aceito pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Problemas respiratórios, cardiovasculares e agravamentos de outras doenças são as principais consequências da poluição de São Paulo que, em 16 anos, deve matar mais de 200 mil pessoas.

Segundo o engenheiro ambiental Marco Antônio Martins, inalar a poluição da capital paulista corresponde a fumar, pelo menos, três cigarros por dia.

­― A poluição pode causar desde um derrame cerebral, até problemas de fertilidade.

R7

44% das cassações de registro de médico são por assédio

Entre 2008 e 2013, foram 286 denúncias de assédio praticado por médicos em São Paulo

O assédio sexual contra pacientes foi responsável por 44% das cassações de registros profissionais de médicos ocorridas no País desde 2009, conforme dados inéditos do CFM (Conselho Federal de Medicina) obtidos pelo Estado. De 2009 até julho deste ano, 61 médicos brasileiros perderam em definitivo o direito de trabalhar após serem julgados culpados pelo conselho por algum tipo de delito ético. Em 27 dos casos, mostram os dados, o motivo da cassação foi assédio sexual.

O recorde de cassações por esse motivo aconteceu em 2011, mesmo ano em que Roger Abdelmassih perdeu o registro após ter sido considerado culpado pelo CFM nas investigações de violência sexual contra pacientes de sua clínica de reprodução assistida. Além de ser impedido de exercer a medicina, ele foi condenado pela Justiça a 278 anos de prisão por 48 estupros contra 37 pacientes.

Naquele ano, das 13 cassações referendadas pelo CFM, dez estavam relacionadas com denúncias de assédio sexual, o que representa 77% do total

Nos outros anos, os casos de abuso foram responsáveis por, no máximo, 58% das cassações. No ano anterior ao recorde, 2010, apenas quatro médicos tiveram seu registro cassado, nenhum por assédio.

Segundo Roberto Luiz d’Avila, presidente do CFM, embora não haja um estudo que comprove a relação do caso Abdelmassih com o aumento de denúncias, a ampla divulgação da história pode ter estimulado vítimas de outros médicos a procurar os conselhos de classe para denunciar o delito.

— Ao verem a possibilidade de justiça [com a punição de Abdelmassih], as pessoas que vivenciaram essas situações e não viam, até aquele momento, perspectiva de buscar a punição dos culpados podem ter tomado coragem para ir até a polícia, ao Conselho de Medicina ou até dividir seu trauma com um amigo, que, por sua vez, dá o apoio para que ela rompa seu silêncio.

São Paulo
No Estado de São Paulo, o caso Abdelmassih também teve reflexo no número de denúncias de assédio sexual. Em 2009, quando os primeiros relatos de pacientes vieram a público, o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremesp) recebeu 82 denúncias do tipo, mais do que o dobro do registrado no ano anterior.

Entre 2008 e 2013, foram 286 denúncias de assédio praticado por médicos em São Paulo. Desse total, 114 viraram processos éticos até agora, abertos quando o conselho constata que há, de fato, indícios do delito. As especialidades que registram o maior número de queixas de assédio são ginecologia, psiquiatria e clínica geral.

— Nem todas as denúncias se transformam em processos éticos profissionais. Já identificamos uma minoria de situações em que o paciente quer extorquir o médico ou faz a denúncia por vingança.

A declaração é de Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenadora da Comissão Técnica de Assédio do Cremesp, criada em 2007.

Até agora, 14 processos já foram julgados e em 11 casos o profissional foi considerado culpado. Os demais procedimentos estão em apuração — o Cremesp tem cinco anos para julgar o processo e, quando a pena aplicada é a cassação, a decisão precisa ser referendada pelo CFM.

Para Maria do Patrocínio, é importante que qualquer caso de assédio seja comunicado aos conselhos regionais.

— A medicina é uma profissão que depende da confiabilidade e da lealdade. Aqueles que não têm condições de exercê-la devem ser removidos. É nosso dever avaliar isso.

Estadão Conteúdo

Rosácea: entenda melhor quais são os quatro subtipos desse problema de pele

Cada tipo se caracteriza por manifestações diferentes e também pede tratamentos diferenciados 

Por Dra. Denise Steiner

A rosácea é uma doença crônica que atinge, principalmente, mulheres entre 30 e 50 anos. Ela não é contagiosa e tem origem desconhecida. A rosácea aparece como área avermelhada, com pápulas e pústulas que se manifestam no rosto e podem comprometer os olhos e o nariz. A doença pode ser classificada quatro tipos: eritemato telangectasia (a mais comum), pápula pustular, fimatosa e ocular. 

Os tipos variam de acordo com a forma como ela se manifesta. No primeiro caso, na eritemato telangectasia, a pele fica muito vermelha e repleta de vasos (telangectasias). Isso é muito evidente principalmente na região centro facial. O avermelhamento pode ser agravado por vários fatores, entre eles: o álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor. Quem possui a rosácea, tem a sensação de estar com a pele pinicando ou queimando. Neste caso, a pessoa afetada é sensível a qualquer creme. 

A rosácea pápula pustulosa é caracterizada pelo avermelhamento e pelo aparecimento de lesões pápulo-pustulosas em surtos, como se fossem espinhas. Nesse tipo, a rosácea lembra a acne - tanto que por muito tempo foi chamada de acne rosácea. O tipo pápula pustular é bastante comum em homens, com períodos de piora e melhora alternados. 

O tipo menos frequente é a rosácea fimatosa que causa uma inflamação na pele, tornando-a mais espessa e vermelha. O terceiro tipo de rosácea (fimatosa) é caracterizado pelo aumento e infiltração de áreas como as glândulas sebáceas do nariz e é comum em homens com mais de 40 anos. Com o tempo, o nariz pode até dobrar de tamanho. Queixo, rosto, olhos e ouvidos podem ser comprometidos. 

A rosácea ocular atinge a região dos olhos. Cerca de 20% dos casos são descobertos em visita a um oftalmologista. O indicativo da doença é uma inflamação (chamada de blefarite) com avermelhamento e descamação na área dos cílios. Este tipo é o mais grave de todos, podendo evoluir para a perda da visão. 

Existe outro subtipo mais raro da rosácea, chamado granulomatosa. Sua característica principal é o aparecimento de nódulos acastanhados na face. Cerca de 15% dos pacientes com a doença podem ter lesões em outros locais. É um tipo que tem tratamento difícil. 

A rosácea também pode se misturar. Pode ocorrer, por exemplo, a combinação do fimatosa com o tipo pápula pustulosa e também com a forma mais comum, a eritemato telangiectásica. Também é muito frequente a associação de rosácea do tipo fulminante com a ocular. 

O tratamento das doenças crônicas que não têm origem conhecida são um desafio para o dermatologista. No caso da rosácea, o tratamento do tipo mais comum é feito com produtos tópicos, como metronidazol 0,75%, ácido azelaico 0,75%, peróxido de benzoila e retinoides tópicos. O objetivo principal do tratamento é diminuir a inflamação do paciente, usando as substâncias citadas cerca de 1 a 2 vezes por dia. 

Outra alternativa é a utilização de oximetozolina e da brimonidina. Ambos diminuem e controlam o flushing (vermelhidão). É bom lembrar que eles não curam a rosácea, mas diminuem o avermelhamento. Os inibidores da calcineurina também melhoram a inflamação. 

Para a rosácea pápula pustulosa ocular e fimatosa é necessário utilizar o antibiótico do grupo das ciclinas: a tetraciclina e a miniciclina. Eles são utilizados até o controle clínico da doença e, com o tempo, a dose do remédio vai baixando aos poucos. 
Já a isotretinoína pode ser utilizada nos quatro tipos de rosácea. O tratamento dura em torno de 3 a 4 meses. Em todas essas situações, pode haver associação dos medicamentos com o laser. 

A correção cirúrgica da rosácea é indicada nos casos de fimatosa ? o quarto tipo. E para tratar a rosácea ocular, muitas vezes é necessário abordagem específica, como o uso de colírios locais (com antibióticos) e também imunossupressores, como a ciclosporina. 

Também é importante o uso do laser ou da luz pulsada para vasos. A luz do laser atinge os vasos, promove sua destruição e clareia a região. Os tipos de laser mais utilizados são o Pulsed Dye Laser e NdYag.

Minha Vida

Vitamina B12 é essencial para formação das hemácias e do sistema nervoso central

O nutriente também é importante para a formação do DNA, previne anemia e pode ser bom para os músculos 

A vitamina B12 é lipossolúvel e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA e previne pode ser boa para os músculos. 

Este nutriente ainda previne a anemia perniciosa, também conhecida como anemia megaloblástica. A vitamina B12 pode ser especialmente benéfica para idosos, pois estudos apontam que ela previne o encolhimento do cérebro. 

Benefícios comprovados da vitamina B12 

Importante para formação das células vermelhas do sangue: A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando este nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

Essencial para o sistema nervoso central: A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

Importante para o DNA: Uma pesquisa realizada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State University dos Estados Unidos descobriu que a ingestão de vitamina B12 reduziu o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA. Sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o câncer.  

Previne a anemia megaloblástica: A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. Como a vitamina B12 ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias, ela também pode prevenir a anemia megaloblástica.    

O fígado é rico em vitamina B12
Benefícios da vitamina B12 em estudo

Boa para idosos: A vitamina B12 é benéfica para os idosos por dois motivos. Um deles é porque ela é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Além disso, um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, Inglaterra, comprovou que os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro ao longo dos dois anos do estudo.

Boa para os músculos: Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.   

Previne depressão: Uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry concluiu que boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco da pessoa desenvolver depressão.  

Deficiência de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas. A ausência da substância leva a lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Isso irá provocar neuropatias que tem como sintomas mais comuns o formigamento nas pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária.

A ausência de vitamina B12 também aumenta o risco da pessoas desenvolver depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. 

Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

- Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço

- Falta de concentração

- Falhas na memória

- Paranoia e alucinações

- Pele amarelada (icterícia)

Língua inchada e inflamada

Interações
O álcool e o tabaco podem interferir na absorção de vitamina B12. Evite consumir alimentos ricos em fibras junto com fontes de vitamina B12. Isto porque as fibras também podem atrapalhar a absorção da vitamina. Alguns medicamentos interagem com a vitamina B12, são eles: neomicina, colchicina, ácido aminossalicílico e metformina.  

Combinações da vitamina B12

Vitamina B12 + ácido fólico = Esta combinação é importante para manter em bom estado os níveis de homocisteína do corpo.

Fontes de vitamina B12
A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. 

AlimentoQuantidade de vitamina B12
Fígado cozido - 100 gramas 70 mcg
Atum cozido - 100 gramas 10 mcg
Truta cozida - 100 gramas 7.49 mcg
Salmão cozido - 100 gramas 3.26 mcg
Leite - um copo - 244 g 0.88 mcg
Ovo - uma unidade 0.44 mcg

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos  

O uso do suplemento de vitamina B12
O suplemento de vitamina B12 é orientado quando há carência deste nutriente e isto é detectado por meio de um exame de sangue. Apenas os nutrólogos e nutricionistas podem recomendar a suplementação da vitamina B12. Como as principais fontes de vitamina B12 vem dos alimentos de origem animal, os vegetarianos, especialmente os veganos, têm mais chances de desenvolver carência do nutriente.  

Por isso, é importante que eles realizem exame e conversem com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade da suplementação com a vitamina B12. Alguns cereais e produtos de soja podem conter boas quantidades de vitamina B12. 

Por isso, é importante que eles realizem exame e conversem com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade da suplementação com a vitamina B12. Alguns cereais e produtos de soja podem conter boas quantidades de vitamina B12. 

Pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica tem mais chances de desenvolver deficiência de vitamina B12 porque a absorção dela se dá no intestino delgado depois de ter sido ativada no estômago. Por isso, é comum os pacientes serem suplementados com a vitamina B12 após a bariátrica e o acompanhamento continuar conforme a dieta evolui.  

Riscos do consumo em excesso de vitamina B12
O excesso de vitamina B12 geralmente ocorre por meio da suplementação, mas também pode acontecer devido ao excesso na alimentação. Grandes quantidades desta vitamina podem provocar pequenas alterações no baço e alteração e aumento dos linfócitos. Os problemas em decorrência dos excessos geralmente ocorrem quando a pessoa ingere suplementos sem orientação do nutricionista ou médico.  

Fontes consultadas: 

- Nutricionista Liliam Teixeira Francisco, sócia da Cliínica ENDOdiagnostic 

- Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar  

Minha Vida

Grávidas devem evitar atum, recomenda levantamento

Revista especializada colocou o peixe em grupo com maior concentração de mercúrio

A revista Consumer Reports fez um novo levantamento sobre segurança no consumo de frutos do mar. A nova pesquisa levantou uma questão entre as mulheres grávidas: exposição ao mercúrio. "Estamos preocupados com o atum enlatado, que é um dos alimentos consumidos mais comumente nos Estados Unidos. Encorajamos as mulheres grávidas a evitar todo o atum", disse Jean Halloran, diretor da instituição, apontando para os altos níveis de mercúrio encontrados em animais marinhos.

Embora o artigo faça o alerta principalmente para grávidas e crianças, o estudo ainda aponta que o problema pode atingir todos que consumirem quantidades elevadas do alimento. Adultos que comem mais 680 gramas de frutos do mar por semana devem evitar este grupos de alimentos que podem conter altas quantidades de mercúrio, explica o texto, citando o sushi de atum como um deles.

No entanto, a publicação explica que há 20 tipo de frutos do mar que podem ser ingeridos por crianças e grávidas várias vezes por semana sem a mesma preocupação. A pesquisa encontrou baixos níveis de mercúrio no salmão, vieiras, camarrão, caranguejo, truta, linguado e tilápia. 

Peixes frutos do mar são ricos em ômega-3, ácidos graxos saudáveis e outrs nutrientes em geral. Porém, o contato frequente com mercúrio pode trazer danos ao cérebro e sistema nervoso.

Terra

Japão disposto a entregar tratamento experimental contra o Ebola

Favipiravir
O Japão anunciou nesta segunda-feira estar disposto a entregar um tratamento experimental elaborado por uma empresa nipônica para lutar contra o vírus Ebola

A atual epidemia da doença já matou mais de 1.400 pessoas em quatro países da África ocidental.

"Nosso país está disposto a entregar medicamento em cooperação com o fabricante se a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitar", declarou o secretário-geral do governo, Yoshihide Suga.

Até o momento não existe nenhuma vacina ou antiviral homologado contra o Ebola. Diante da atual epidemia, a comunidade médica internacional aprovou em meados de agosto os tratamentos experimentais.

O medicamento japonês se chama favipiravir (ou "T-705"). É comercializado pela Toyama Chemical, filial da empresa de imagens FujiFilm Holdings, com o nome Avigan.

Na comparação com o ZMapp, o soro experimental americano com o qual foram tratados com sucesso dois pacientes americanos, apresenta a vantagem de ter sido homologado em março no Japão como antiviral contra a gripe e está atualmente em fase de exames técnicos nos Estados Unidos.

"Antes mesmo da OMS tomar uma decisão, estamos dispostos a responder aos pedidos individuais (de médicos) sob certas condições porque é um caso urgente", declarou Suga.

"Temos estoque suficiente para mais de 20.000 pessoas", completou.

A atual epidemia, a mais grave desde a descoberta do vírus em 1976, deixou pelo menos 1.427 mortos na Libéria, Serra Leoa, Guiné e, em menor medida, Nigéria, segundo a OMS.

AFP / Terra

Concurso Prefeitura de Pedra Branca - CE

A Prefeitura de Pedra Branca, no estado do Ceará, publicou editais n°s 001 e 002/2014 de concurso público, destinados à selecionar candidatos de nível fundamental, médio e superior para a ocupação dos cargos efetivos. O concurso será para provimento de vagas nas secretarias, disponibilizando um total de 395 vagas, sendo 289 vagas para nível fundamental e médio e 106 para nível superior. Os salários podem chegar a R$ 7.000,00.

O certame, que será realizado através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC da Universidade Federal do Ceará, abre vagas para os empregos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Técnico de Enfermagem, Vigia e demais funções.

A inscrição será efetuada de 1º a 10 de setembro de 2014, diretamente no site www.concursos.fcpc.ufc.br ou www.pedrabranca.ce.gov.br.

A taxa de inscrição será de:
R$ 110,00 para cargos de nível superior;
R$ 70,00 para os cargos de Nível Médio; e
R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental.

A prova será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014, no município de Pedra Branca-CE, em locais e horários a serem divulgados na data provável de 11 de novembro de 2014, no site concursos.fcpc.ufc.br. O gabarito será publicado provavelmente, a partir das 14 horas do dia 18 de novembro de 2014.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Pedra Branca - CE.

Concurso Prefeitura de Mauriti - CE

A Prefeitura de Mauriti, no estado do Ceará, tornou público o edital nº 001/2014, que rege o concurso público destinado a ocupar 10 vagas de ampla concorrência e 02 para portadores de necessidades especiais em cargos de nível superior, por salários que vão de R$ 2.281,23 a 3.041,64, mais vantagens salarial, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

O concurso público que está sob a responsabilidade da empresa Real Concursos, tem o objetivo de ocupar vagas nos cargos de Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Fisioterapeuta e Médico Veterinário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro de 2014, através do site realconcursos.esy.es.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 85,00 ou R$ 105,00, de acordo com o cargo pretendido.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 19 de outubro de 2014, em horário e local a serem divulgados através do site realconcursos.esy.es.

Os gabaritos preliminares estão previstos para serem divulgados no dia 23 de outubro de 2014 no Quadro de Aviso da Prefeitura, e no site realconcursos.esy.es.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.  

Reabertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Feijó - AC

Foram reabertas as inscrições ao concurso público nº 04/2014 da Prefeitura de Feijó, no estado do Acre. Os interessados têm até o dia 04 de setembro de 2014 para preencher o formulário eletrônico disponível no site da FUNDAPE: fundape.ufac.br.

Ao todo, são ofertas 114 vagas, sendo 78 imediatas (73 de ampla concorrência e 05 para portadores de necessidades especiais) mais 36 para formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de professor, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, médico e enfermeiro.

Candidatos com escolaridade nos ensinos médio e superior podem participar do certame. Os salários oferecidos variam de acordo com a função a ser desempenhada. O mínimo é de R$ 724,00 e o máximo é de R$ 13.125,00. Todos os profissionais cumprirão carga horária de 40 horas por semana.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, para o cargo de auxiliar bucal; R$ 80,00, para professor e enfermeiro; e de R$ 100,00 para candidatos às vagas de odontólogo e médico.

A prova de conhecimentos será aplicada provavelmente no dia 21 de setembro de 2014. O cartão de informação do candidato, confirmando a data, o local e horário da prova será disponibilizado provavelmente a partir do dia 16 de setembro 2014, através do site: fundape.ufac.br. O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 24 de setembro de 2014.

O certame será válido pelo período de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Ibirubá - RS retifica edital e reabre inscrições

A Prefeitura de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, retificou o edital n° 023/2014, referente ao concurso público destinado ao preenchimento de 20 vagas em diversos cargos de administração municipal. Devido às alterações, o órgão decidiu reabrir as as inscrições para candidatos interessados em concorrer às vagas de zelador.

Podem se inscrever, no período de 25 a 29 de agosto de 2014, candidatos alfabetizados. Para garantir participação, o interessado deve acessar o site www.unars.com.br e preencher o formulário eletrônico. Contudo, a inscrição só será computada após pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 40,00.

A prova objetiva para a função de zelador será realizada na data prevista de 21 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 12 de setembro de 2014. Já as provas práticas para os cargos de carpinteiro, operador de máquinas e pedreiro, serão aplicadas na data provável de 12 de outubro de 2014.

O certame, que está sob a responsabilidade da empresa Una Gestão e Assessoria, também vai resultar na contratação de dois médicos para assumirem cargos de "médico geral comunitário". Ao todo, são 20 vagas em diversas funções que contemplam profissionais alfabetizados, ensino fundamental incompleto e superior completo. Lembrando que o cronograma das demais funções permanece inalterado.

Os salários variam de R$ 1.022,00 a R$ 6.809,45, por jornada de trabalho que poderá ser de 20, 36 ou 40 horas semanais. Também será concedido vale alimentação de R$ 250,00 e possibilidade de adesão ao plano de saúde IPERGS.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final e pode ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Garuva - SC abre processo seletivo na Saúde

A Prefeitura de Garuva, no estado de Santa Catarina, anunciou que fará um processo seletivo regido pelo edital nº 013/2014, recém publicado. O instrumento contém as normas para a realização do certame, que dispõe de 02 vagas imediatas, mais cadastro de reservas, no cargo de médico (clínico geral). Os profissionais contratados receberão remuneração no valor de R$ 11.209,74.

As inscrições poderão ser feitas até 26 de agosto de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde de Garuva, Rua Papa João XXIII, nº 353 – Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Os candidatos serão avaliados através de currículo profissional, que deve ser entregue no ato da inscrição.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 28 de agosto de 2014, no mural da Secretaria Municipal de Garuva, na Prefeitura Municipal e no site www.garuva.sc.gov.br.

O certame será válido pelo período de 06 meses, contados após a homologação do resultado.

Prefeitura de Itapoá - SC lança editais de processos seletivos

A Prefeitura de Itapoá, em Santa Catarina, através da Secretaria de Saúde divulgou os editais nº 029/2014, nº 030/2014 e nº 031/2014 de processos seletivos simplificados, destinados ao provimento total de cinco vagas, mais cadastro de reserva, para o cargo de agente comunitário de saúde, nas localidades de Pontal do Norte, Itapema do Norte e Saí Mirim.

Para essas vagas, é exigido certificado do ensino fundamental. Os aprovados receberão salário inicial de R$ 1.014,00, por jornada de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas entre os dias 8, 9 e 10 de setembro de 2014, para as localidades de Pontal do Norte e Saí Mirim, já para a localidade de Itapema do Norte, as inscrições ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2014. Todas as candidaturas serão feitas no Setor de Protocolo da Prefeitura, das 8h às 13h. A taxa de inscrição corresponde a R$ 12,00.

As seleções acontecerão através de prova objetiva, com data prevista para o dia 28 de setembro de 2014, em local e horário a serem informados até o dia 22 de setembro de 2014, mediante edital afixado no Paço Municipal da Prefeitura e também no site: www.itapoa.sc.gov.br.

O resultado final está previsto para ser divulgado por edital no dia 9 de outubro de 2014, a partir das 10h00, no Paço Municipal.
Os certames serão válidos por dois anos, podendo haver prorrogação por igual período.

Prefeitura de Várzea Grande - MT lança edital de processo seletivo

Foram abertas 268 vagas na prefeitura de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. Os cargos públicos disponíveis são para lotação na Secretaria de Assistência Social do município mato-grossense. Candidatos com escolaridade nos níveis médio e superior podem concorrer às vagas, das quais 29 serão reservadas para pessoas com deficiência física. Os salários ofertados variam entre R$ 725,00 a R$ 2.400,00. 

Para profissionais de nível médio, as chances são para os cargos de orientador social, facilitador, operador do cadastro único, entrevistador do cadastro único, motorista "B", cuidadores, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, agente de segurança, técnico de informática, merendeira, administrativo e educador social.

Já nos cargos de nível superior, as ofertas são para os empregos de psicopedagogo, assistente social, terapeuta ocupacional, técnico administrativo, contador e administrador.

As inscrições serão realizadas no período de 25 de agosto até às 23h de 29 de agosto de 2014, somente via internet, através do site www.redeceteps.com.br. A inscrição é gratuita.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 19 de outubro de 2014, às 8h, sendo que o local será divulgado no dia 10 de outubro de 2014. No dia 20 de outubro de 2014, a partir das 19h30, no site www.redeceteps.com.br, será divulgado o gabarito preliminar da prova.

O prazo de validade do processo seletivo vai até 14 de novembro de 2015, admitindo prorrogação por mais um ano.

O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso, de 22 de agosto de 2014, pág. 247 e 251.

Concurso Prefeitura de Guarani das Missões - RS

A Prefeitura de Guarani das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital nº 001/2014, que estabelece normas para a realização do concurso público nº 001/2014, cujo objetivo é ocupar 37 vagas imediatas, além de formar cadastro de reservas, em diversos cargos da administração municipal.

As oportunidades são para os cargos de operário, pedreiro, servente, motorista, médico, eletricista, agente comunitário de saúde, professor, psicólogo, médico, entre outras. Os salários variam de R$ 666,30 a R$ 8.009,58, por jornadas mínima de 20 e máxima de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas no período de 25 de agosto a 14 de setembro de 2014, através do site www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos. Os valores das taxas variam entre R$ 50,00, R$ 75,00 e R$ 120,00, de acordo com o cargo pretendido.

A prova objetiva está prevista para 19 de outubro de 2014, em horário e local a serem divulgados.

Os candidatos aos cargos de professor, que forem aprovados na prova objetiva, serão submetidos à prova de títulos, que está prevista para ser aplicada em data, local horário a ser informado.

Haverá também prova prática para os cargos de carpinteiro, cozinheiro, eletricista, instalador, mecânico, monitor de informática, motorista, oficineiro de artesanato, operador de máquinas, pedreiro e técnico em informática, em local e horário a serem informados através dos sites www.guaranidasmissoes.rs.cnm.org.br e www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos.

O certame será organizado pela FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O concurso público será válido pelo período de dois dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Mairiporã - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Mairiporã, no estado de São Paulo, abriu inscrições para o processo seletivo n° 01/2014, oferecendo 11 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde (nível fundamental). O salário é de R$ 1.014,00 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas de 25 de agosto a 02 de setembro de 2014, das 08h30 às 16h30, na Rua Alzira Campos, 480 – Jardim Fernão Dias.

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, na EM Mufarrege Salomão Chamma, localizada a Rua Celso Epaminondas, s/n°, Bairro Lavapés, às 09h, para os inscritos até o número 270. Na hipótese de número de inscrições ser superior a 270 o candidato deverá observar o local de realização de sua prova em seu comprovante de inscrição.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será publicado na Imprensa Oficial do Município no dia 19 de Setembro de 2014.

A classificação dos candidatos será publicada no dia 10 de outubro de 2014, na Imprensa Oficial do Município.

O certame terá o prazo de validade de 01 ano, contado a partir da data de homologação, prorrogável por mais 01 ano.

Processo seletivo Prefeitura de Itaiópolis - SC

Estarão abertas até o próximo dia 29 de agosto de 2014, as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Itaiópolis, no Estado de Santa Catarina.  O edital nº 009/2014 oferece uma vaga para médico clínico geral, mais cadastro de reserva, para esse cargo e também para médico plantonista.

Para se candidatar é necessário ir ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas nº 308, Centro. O atendimento ocorre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

A remuneração obedecerá à legislação municipal vigente, quanto a jornada trabalhista, será de 40 horas semanais, para o cargo de clínico e para o cargo de plantonista será aplicado regime de plantão conforme escala. 

A seleção será feita mediante análise curricular, com o resultado previsão para ser divulgado no dia 8 de setembro de 2014, através do endereço eletrônico: www.itaiopolis.sc.gov.br.

Todas as informações referentes ao certame serão publicadas no site da Prefeitura.

O processo seletivo será para o exercício de 2014, podendo ser prorrogado para mais dois anos.

Prefeitura de Itapevi - SP abre mais de 140 vagas em concurso público

A Prefeitura de Itapevi, Estado de São Paulo, torna pública a 1ª Rerratificação do edital resumido do Concurso Público PMI 001/2014. O edital retifica o cargo de Fiscal (Fiscalização de Tributos).
                          -------------------------------------------------------------------
Foi divulgado edital resumido n° 001/2014 de concurso público para a Prefeitura de Itapevi, Estado de São Paulo. Serão disponibilizadas 142 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.  Sob a responsabilidade da empresa SHDias Consultoria e Assessoria, os salários vão até R$ 5.951,26 por carga horária de até 40 horas semanais.

Benefícios:
- Auxílio Transporte no valor de R$ 150,00;

- Auxílio Alimentação no valor de R$ 200,00.

Cargos
As vagas são para Agente Comunitário de Saúde I, Técnico em Saúde (Controle de Endemias), Técnico em Saúde (Dispensação de Medicamentos), Técnico em Saúde (ASB – Auxiliar de Saúde Bucal), Analista do Executivo (Arquitetura e Urbanismo), Analista do Executivo (Contabilidade e Controladoria), Analista do Executivo (Engenharia Civil), Especialista em Saúde (Especialidades Odontológicas), Especialista em Saúde (Farmácia e Bioquímica), Especialista em Saúde (Fisioterapia), Especialista em Saúde (Fonoaudiologia), Especialista em Saúde (Nutrição) e demais funções.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de setembro de 2014, no site www.shdias.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o emprego escolhido.

Provas
A realização da prova escrita está prevista para 19 de outubro de 2014. O Termo de Convocação para a Prova Escrita contendo a data, o local e o horário para a realização das Provas será publicado no Diário Oficial do Município de Itapevi e, em caráter informativo, estará disponível no site www.shdias.com.br e www.itapevi.sp.gov.br, a partir de 04 de outubro de 2014.

Todos os atos administrativos (Editais do Concurso Público, Convocações para as Provas, Gabaritos, Classificação Final dos aprovados, Retificações e Informativos) até a homologação do Concurso Público serão publicados no Diário Oficial do Município de Itapevi e disponibilizados em caráter informativo nos sites www.shdias.com.br e www.itapevi.sp.gov.br.

Validade
O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Itapevi, por igual período.

Concurso Prefeitura de Itapira -SP

A Prefeitura de Itapira, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público PMIT nº 02/2014. O certame propõe 50 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior, com remunerações que vão de R$ 1.016,94 a R$ 2.607,14, por carga horária de 100 ou 200 horas mensais. A empresa responsável pela organização e realização do Concurso Público será a SHDias Consultoria e Assessoria.

As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Administração IV - Técnico de Gesso, Agente de Administração V - Auxiliar de Saúde Bucal/Técnico de Manutenção Hospitalar, Agente de Administração VI – Técnico de Enfermagem, Gestor Público IV – Biomédico, Gestor Público IV – Farmacêutico, Gestor Público X - Médico Anestesiologista, entre outras.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro de 2014, por meio do site www.shdias.com.br ou presencialmente na CVT- Centro de Valorização do Trabalho, Rua Vitorio Coppus, 122, São Benedito, Itapira-SP, das 8h as 12h e das 13h as 16h. 

Os valores das inscrições variam entre R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio/técnico e R$ 65,00 nível superior.

A aplicação da prova escrita está prevista para o dia 28 de setembro de 2014. O local, data e horário para a realização das provas serão publicados no Jornal Oficial de Itapira e, em caráter informativo, estará disponível no site www.shdias.com.br, provavelmente a partir de 17 de setembro de 2014.

O Gabarito Oficial, Resultados da Prova Escrita e Classificação Final serão divulgados no site www.shdias.com.br em datas previstas a serem informadas no site da SHDias Consultoria e Assessoria.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Itapira, por igual período.

Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - RS abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, abriu o edital nº 01/2014 de processo seletivo nº 08/2014, destinado ao provimento de 24 vagas para médicos.

As oportunidades são para os campos de anestesiologista, clinico geral/generalista, emergencialista, pediatria clínica, plantonista de UTI, ortopedista/traumatologia, ginecologia/obstetrícia, neonatologista e psiquiatra.

Os selecionados receberão salário estimado de R$ 7.272,68 a R$ 14.088,32, mais benefícios, por carga horária de 120 horas mensais.

As inscrições serão aceitas até o dia 1º de setembro de 2014, somente via endereço eletrônico: www.fsnh.net.br.

No dia 02 de setembro de 2014, os resultados preliminares serão divulgados no site www.fsnh.net.br.

A classificação será feita através de prova de títulos, com resultado final previsto para ser divulgado no dia 8 de setembro de 2014.

Esse processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período. 

Concurso Prefeitura de Cachoeira do Sul - RS

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Cachoeira do Sul publicou edital nº. 001/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da empresa PIASCON - Sociedade PI de Acessoria e Consultoria LTDA, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 266 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 9.846,36, para carga horária de 20 ou 40h semanais.

Cargos
Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente Redutor de Danos a Saúde, Apreensor de Animais, Arquiteto, Assessor de Comunicação Social, Assistente Social, Auxiliar de Administração, Bibliotecário, Calceteiro, Carpinteiro, Conservador/Restaurador, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Eletricista e Civil), Farmacêutico, Fiscal de Obras/Posturas, Geólogo, Marceneiro, Mecânico Diesel, Médico ( angiologista, auditor,  cardiologista,,  clínico geral esf, dermatologista, trabalho, endocrinologista, gastroenterologista, generalista, ginecologista, infectologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, perito, pneumologista, psiquiatra, socorrista SAMU, urologista, traumatologista e ultrassonografista), Veterinário, Monitor, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Psicopedagogo, Regente Instrutor Musical, Servente, Serviços Gerais, Técnico (agrícola, enfermagem, biblioteconomia, edificações e nutrição/dietética), Tecnólogo em Turismo e Professor (educação artística, geografia, história, língua inglesa e orientador educacional).

Inscrição
Interessados, deverão se inscrever exclusivamente pela internet, através do site www.piascon.com.br, no período entre 28 de agosto e 25 de setembro de 2014.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 69,40;
Nível médio: R$ 92,54;
Nível superior: R$ 115,67.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva, prática e títulos.

A prova objetiva está prevista para 1º de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados posteriormente. Já a prova prática será realizada na data provável de 22 de novembro de 2014, às 8h, em local a ser divulgado posteriormente mediante edital.

Os títulos deverão ser entregues na banca da PIASCON, após a realização das provas objetivas.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir do resultado da homologação do resultado final, porrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Piedade - SP abre concurso por salário até R$ 5.513,08

A Prefeitura de Piedade, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 02/2014, com o intuito de ocupar 23 vagas voltadas para cargos com formação em níveis médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.513,08 em carga horária de até 220 horas por mês.

Para cargos de nível médio, as chances são para Agente Administrativo Escolar, Agente Técnico Administrativo e Secretário de Escola.

Já nos cargos de nível superior, as oportunidades sãp para Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Psicólogo, Médico Clínico Geral, Gestor de Escola, Professor de Educação Física PEB II, Professor de Educação Infantil PEB I e Professor de Educação Básica II - Educação Inclusiva PEB II.

As inscrições ficarão abertas de 23 de agosto a 23 de setembro de 2014, através da internet, no site www.directacarreiras.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 23 de novembro de 2014, no Município de Piedade/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, que será publicada no jornal “Oficial do Município de Piedade” e pela Internet no endereço www.directacarreiras.com.br e www.piedade.sp.gov.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Piedade/SP.

Concurso Prefeitura de Paço do Lumiar - MA

A Prefeitura de Paço do Lumiar, no estado do Maranhão, divulgou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de preencher 603 vagas em cargos efetivos, bem como à formação de cadastro reserva. As remunerações vão de R$ 724,00 a R$ 2.986,50, para jornadas semanais de 30h e 40 horas.

O concurso será realizado, sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.

As vagas serão para profissionais de níveis Fundamental, Médio e Superior, nas funções de Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Ensino Fundamental em diversas áreas, Topógrafo, Agente Comunitário de Saúde e Merendeiro, entre outras.

Os interesssados deverão fazer suas inscrições pela internet, por meio dos sites www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br, no período de 27 de agosto a 10 de setembro de 2014 . As taxas de inscrição são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00, de acordo com a taxa de escolaridade.

Todos os inscritos serão submetidos à prova teórica de múltipla escolha, porém, em alguns casos, os concorrentes farão também Provas de Títulos e Prática. As provas serão realizadas provavelmente no dia 19 de outubro de 2014, na cidade de Paço do Lumiar - MA, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data provável de 20 de outubro de 2014.

O resultado final do concurso será válido por 01 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme as necessidades da Administração Municipal.

Novos Programas de Governo e Velhos Resultados para a Saúde da população

Os programas de campanha dos governos continuam sendo os mesmos que não resolveram os problemas da saúde pública do Brasil. Quem acredita que poderão resolver no futuro ?

Por Enio Salu 

Como é desagradável esperar alguns anos pelas eleições e se decepcionar novamente ao ver os programas de governo !

Nenhum alento, nenhuma luz no fim do túnel ... as mesmas pessoas, prometendo as mesmas coisas que não deram certo no passado.

Realmente é difícil entender a lógica: deve ter muita gente que acredita que o que se propõe dá resultado, porque os ‘marqueteiros de campanha’ costumam direcionar os programas de acordo com aquilo que as pessoas querem, senão ‘não dá voto’, e esta é a razão de afirmar que é difícil entende a lógica. A decepção vem da análise de que todos os partidos políticos, em todas as instâncias governamentais, não têm plano de governo desenvolvidos por técnicos que sabem o que é necessário para resolver os problemas – são panfletos de propaganda desenvolvidos por quem sabe o que ‘dá voto’. 

Por exemplo, escutamos: “Vamos inaugurar centros integrados de saúde, hospitais, centros de diagnósticos, etc., equipados com os mais avançados equipamentos”. Nas eleições passadas foi a mesma coisa. Não duvido mesmo se alguém disser que foi inaugurado 1 serviço de saúde para cada cidadão, mas duvido que 1 único cidadão realmente tenha sentido alguma melhora no sistema de saúde público. Então, por que acreditar que inaugurar mais hospitais é a solução para este sistema de saúde caótico ?

Escutamos: “Vamos contratar mais médicos”. Ouvimos isso também nas eleições passadas, e também não duvido que o número de médicos tenha sido multiplicado por mil, mas duvido que na prática isso significou melhoria na assistência dos pacientes do sistema público de saúde. Então também perguntamos: por que acreditar que contratar mais médicos é a solução para este sistema de saúde caótico ?

Poderia citar tudo que estão dizendo que vão fazer, e lembrar que já foi dito nas eleições passadas, e não deu resultado. Não há discurso de qualquer instância de governo que faça alguém acreditar que nosso sistema de saúde realmente evoluiu, quando analisamos o resultado para o maior necessitado: o paciente. Tudo o que está sendo proposto tem sido feito há décadas, e o resultado continua sendo um sistema de saúde público caótico!

Você conhece alguém, em qualquer cidade do Brasil, governada por qualquer partido político, que tenha abandonado seu plano de saúde porque o SUS passou a lhe atender de forma satisfatória ?

Fala sério !

Só conheço gente que troca a saúde suplementar pelo SUS quando falta dinheiro no bolso !!!

Dizer “vou construir mais hospitais’ é fácil, porque ‘dá voto’ e é barato. Dizer “vou fazer os hospitais funcionarem” com eficiência e eficácia, isso ninguém diz, porque ‘não dá voto’ e exige mais do que simplesmente ‘tirar dinheiro de um bolso e passar para outro’ ... exige esforço de gestão e abandono de qualquer tipo de interesse partidário ou individual.

Temos milhares de equipamentos públicos inaugurados nos últimos anos, e centenas em promessas de campanha. Cada um deles rotulado como ‘a solução para o nosso problema’, em pouco tempo após a inauguração se transforma em ‘um elefante branco’, ineficaz, ineficiente, sem gerar o resultado que a população necessita. Os programas de governo que vemos são apenas a continuidade da ‘reprodução de elefantes brancos em cativeiro’.

Quem é do ramo gostaria de ver programas de governo diferentes, por exemplo: comprometidos com a valorização dos profissionais que já estão nos hospitais existem, capacitando-os de forma adequada, e motivando-os a produzir mais. Como é ‘politicamente incorreto’ dizer durante a campanha que os funcionários públicos necessitam de capacitação, afinal de contas o ‘marqueteiro de campanha’ vai dizer que eles (os funcionários públicos que trabalham em hospitais) vão ficar ofendidos e não darão o seu voto, isso não entra no plano, mesmo não sendo verdade que eles ficariam ofendidos.

Quem não é do segmento da saúde não sabe o quanto os funcionários públicos da área da saúde entendem sua atual condição. Não sabem avaliar o quanto eles retribuiriam se o governo parasse de investir tanto em ‘concreto e argamassa’ e reservasse parte do orçamento para investir na capacitação e motivação para quem está diretamente envolvido na assistência ao paciente. Só quem convive com eles sabe a dificuldade que têm, e o que sentem ao constatar que os serviços de saúde privados oferecem muito mais condições de trabalho do que o governo lhes concede.

Neste ano mais uma vez tive a benção de poder atuar profissionalmente dando aulas em cursos para algumas centenas de profissionais do segmento da saúde, sendo quase a metade formada por profissionais que atuam em hospitais públicos e santas casas. Digo ‘a benção’ porque me considero privilegiado em poder ajudar na capacitação em gestão de profissionais que, além de necessitar muito do conhecimento que é passado, agradecem a rara oportunidade de poderem se atualizar.

A maioria absoluta destes profissionais de saúde presentes nos cursos não esteve lá porque um programa de governo assim definiu: esteve lá porque um administrador hospitalar, por sua conta e risco, tirou verba de algum outro recurso e julgou que capacitação é tão importante quanto, por exemplo, adquirir um novo equipamento de ultrassom. Infelizmente a raríssima capacitação dos profissionais que atuam no segmento público de saúde do Brasil é resultado da iniciativa de meia dúzia de administradores hospitalares visionários que têm coragem de ‘remar contra a maré’.

Capacitação é apenas um exemplo. Gostaríamos muito de ver programas de governo direcionados para a melhoria da gestão, a desburocratização, a humanização, a eficácia assistencial, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, a eficiência administrativa, e outras ‘coisinhas que não dão voto’, e os ‘marqueteiros de campanha’, por não conhecerem o segmento, não sabem avaliar o real potencial de resultado que podem trazer para a população. Não conseguem avaliar, por exemplo, que é muito melhor para a população aumentar o giro dos leitos existentes, do que aumentar o número de leitos.

Para cada hospital ‘bonitinho’ que se inaugura e ‘dá voto’, dezenas de outros que já existem vão sendo gradativamente negligenciados pela gestão pública da saúde: perdem para a iniciativa privada os médicos, enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, administradores hospitalares ... a gestão de materiais vai afrouxar, e começar a faltar medicamentos ... a gestão predial vai afrouxar e as coisas literalmente vão parar de funcionar ... o faturamento vai afrouxar e a receita vai começar a ‘minguar’.

Que pena que os programas de governo que estamos vendo: 

- Continuam tendendo à ‘importar jogadores argentinos’ ao invés de capacitar e motivar os nossos jogadores a ‘não irem atuar na Europa’; 

- Continuam pregando que o ‘futebol brasileiro’ vai melhorar porque temos meia dúzia de estádios novos ‘padrão FIFA’, ao invés de pensar que 99% dos jogos continuarão sendo jogados nos ditos ‘estádios ultrapassados’, ao ‘Deus dará’. 

Que pena que os programas de governo continuam sendo somente políticos e não especializados !

Saúde Web

Modelos internacionais e um horizonte para a Saúde brasileira

Para advogado especialista no segmento, modelos europeu e americano podem fornecer exemplos para o sistema brasileiro

Por Ricardo Ramires*

Quando pensamos em sistemas de saúde, logo nos vem à cabeça o setor público brasileiro, notoriamente reconhecido por sua fragilidade. Contudo, é necessário mudar essa visão e começar a pensar como gostaríamos, de fato, que essa rede funcionasse para que possamos adotar atitudes reais e efetivas. Para tanto, devemos observar atentamente dois ótimos exemplos - os sistemas de saúde europeu e americano -, valendo reforçar que a lei que originou o Sistema Único de Saúde (SUS) foi inspirada, inicialmente, no sistema europeu.

O presente trabalho não pretende discutir políticas públicas de saúde, modalidades de financiamento do sistema atual ou ideologias partidárias. Ele se pauta em apresentar um norte no qual o sistema público de saúde do Brasil possa se enquadrar e iniciar uma longa jornada de desenvolvimento, com o simples objetivo de fazer com que funcione conforme foi idealizado.

Os modelos europeu e americano passaram por grandes reformas ao longo dos últimos anos, e, mais recentemente, o sistema americano está mais uma vez experimentando uma nova reformulação, considerada por muitos como utópica. Apesar disso, a esmagadora maioria dos cidadãos americanos aprovou essa mudança, que introduz várias e renovadas políticas de saúde aplicadas aos sistemas público e privado.

Um fator muito importante é que o sistema americano atualmente em vigor já vinha sendo introduzido e aperfeiçoado há mais de uma década. Portanto, o que testemunhamos hoje é fruto de um trabalho concebido tempos atrás e que vem sendo desenvolvido com três grandes objetivos centrais: melhorar a acessibilidade, a qualidade do serviço e a redução de custos.

Neste texto, destaco exclusivamente no capítulo que trata sobre melhora da qualidade do serviço do sistema americano e a relação intrínseca existente com a redução de custos. O atual sistema alterou por completo a modalidade de remuneração dos prestadores, passando a adotar o “pagamento por performance”. Outra novidade que impactou a todos foi a criação do ACO (Accountable for Organizations), uma modalidade de pagamento originada na remuneração por pacote, só que agora englobando o pagamento de tratamentos completos.

Ambas as novidades surgiram de programas pilotos desenvolvidos por alguns hospitais e, principalmente, pelo Center for Medicaid and Medcare Services (CMS), gestor dos programas nacionais de saúde. Esse último pautou-se na identificação dos gargalos do sistema e na melhora da qualidade do serviço e a acessibilidade das pessoas, além da redução dos custos.

Os projetos foram desenvolvidos, inicialmente, para o controle do tratamento de algumas doenças, como pneumonia, infarto do miocárdio e problemas cardíacos. O programa foi criado em 2003 e se estendeu até 2007, sendo que 252 hospitais, de um total de 421, aceitaram participar da iniciativa. Em 2007, abrangeu as 17 doenças e tratamentos mais dispendiosos para o Governo.

O programa teve como meta identificar quais áreas concentravam os altos custos médicos e, a partir dessa avaliação, foram realizados estudos com diferentes frentes de análise. Nesses levantamentos, identificou-se que, por exemplo, as infecções hospitalares e a utilização de determinados protocolos médicos ocasionavam uma maior permanência do paciente internado. Além disso, pelo fato de existir um alto índice de redução no atendimento de pacientes, aumentando exponencialmente o custo de internação, foram criados protocolos buscando oferecer um atendimento médico mais completo, contribuindo para instituir metas para os médicos e demais membros do corpo clínico.

No início da implantação do programa, as medidas adotadas pareciam não surtir efeito, haja vista que os resultados práticos - ou seja, o dispêndio de dinheiro - eram muito similares quando comparados entre os hospitais que participavam do programa e aqueles que não tinham aderido à proposta. Contudo, com o passar dos anos, a adoção de protocolos médicos unificados, o engajamento do corpo clínico e diretivo e a redução do tempo de internação e das readmissões hospitalares demonstraram que, em longo prazo, o pagamento por performance, baseado em protocolos unificados, metas e bonificações, é uma solução que trouxe maior qualidade no atendimento dos pacientes. A adoção dessas práticas diminui o tempo de permanência no hospital e gera, consequentemente, uma economia significativa nos recursos do Governo.

Em 2010, entrou em vigor a primeira fase do chamado Obama Care, programa que é resultado dos anos de estudo feito pela CMS. Ele foi pensado em longo prazo, tanto que a sua implementação final está prevista para 2022. A reforma é altamente complexa e atinge a todos, compradores de serviços, tomadores, pacientes e profissionais da saúde.

A primeira fase vem se revelando a mais complicada porque houve o estabelecimento da obrigatoriedade de contratação de planos privados de saúde por parte de todos os cidadãos americanos (individual mandate). Tal disposição afeta a todos que puderem pagar. Contudo, o Governo Federal ou o Estado subsidiará parte do pagamento para aqueles que não puderem custear o valor total e, ainda, tentará enquadrar aqueles sem capacidade contributiva nos sistemas Medcaid ou Medcare, chamado de Expansão do Programa.

Além disso, ficou estabelecido que todos os hospitais, com ou sem fins lucrativos, participantes dos programas nacionais de saúde, serão pagos mediante o sistema de performance, ou seja, a sua remuneração deixará de ser free-for-service e passará a ser composta por um valor fixo e outro variável, no caso do atingimento das metas impostas. O sistema prevê que aqueles hospitais que conseguirem ficar acima da média nacional podem receber até 4% de sua receita mensal.

Outro fator importante para o sucesso do programa está diretamente ligado à melhora da remuneração dos médicos e enfermeiros. No entanto, esses também participam do pagamento por performance, podendo receber até 2% de seu salário, como bonificação, havendo metas de qualidade para todos.

É claro que o sistema brasileiro está a anos luz deste sistema. Entretanto, devemos observar pontos que podemos começar a implementar agora, tais como:

- Programa de Não Readmissão - Caso um paciente tenha sido atendido ou passado por cirurgia em determinado estabelecimento hospitalar e volte ao mesmo ou a outro hospital nos 30 primeiros dias após o procedimento, buscando tratamento relacionado a cirurgia ou procedimento antes realizado, mesmo que não diretamente ligado ao ato, a primeira instituição hospitalar não recebe pelo tratamento.

Isto tem o condão de impor aos médicos e demais profissionais que deem o melhor tratamento e atenção possíveis na ocasião do primeiro atendimento, fazendo de tudo para que o paciente possa se recuperar mais rápido, sempre focando na qualidade, evitando, assim, desperdício de dinheiro público em um novo tratamento.

- Imposição de penalidades - O Programa Obama (ACA) prevê, ainda, a aplicação de multas pecuniárias aos hospitais que tiverem alto índice de reduções dentro do ambiente hospitalar, complicações por uso prolongado de cateter e até por formação de escaras. Segundo estudos da CMS, este sistema deverá poupar aos cofres públicos cerca de 3.2 bilhões de dólares.

Outra medida adotada é a criação de programas Anti-Fraude, Anti-Abuso e Anti-Desperdício. Esses três programas visam reprimir gastos indevidos, como excessivo número de pedidos de exames por determinados médicos, utilização exagerada de determinadas próteses e controlar informações para que não haja duplicidade na realização dos exames. Para tanto, haverá um monitoramento e compartilhamento de informações entre os hospitais, principalmente dos prontuários médicos, evitando assim a repetição de procedimentos e também a adoção de tratamentos que podem complicar o quadro clínico do paciente, devido a medicações ministradas anteriormente em outro estabelecimento.

Tais programas poderiam ser implementados em nosso país? A resposta é sim. Porém, é essencial o desenvolvimento de projetos pilotos, principalmente no setor público, no qual a necessidade de mudança é premente. O passo mais importante para que seja possível idealizar alguma melhora é ter a vontade de mudar, de fazer com melhor qualidade e com maior acessibilidade.

Muitos podem dizer que o sistema americano é uma utopia, mas esse modelo está bem mais próximo de oferecer à população algo digno, uma vez que o primeiro passo foi dado, deixando para trás ideologias e interesses. Afinal, dignidade é algo que, de acordo com o presidente Barack Obama, todos trabalhamos uma vida inteira para ter.

* Ricardo Ramires é sócio da Dagoberto Advogados

Saúde Web